Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona: Quique Sétien despedido

É desta que o Barça contrata um treinador? Desde 2013 que os catalães tem andado a brincar às experiências, primeiro com Tata, depois Valverde e agora Sétien, que não tinha currículo, estaleca (ficou claro que os jogadores nunca o respeitaram) nem capacidade para estas andanças. É certo que foi para aí a 5.ª opção, mas o ex-Bétis conseguiu piorar o trabalho de Ernesto Valverde, que já não era famoso, e destruiu por completo uma equipa, que em Janeiro ainda parecia pelo menos favorita na La Liga.

Josep Maria Bartomeu afirmou ao “El Partidazo de COPE” que Quique Setién foi demitido do comando técnico do Barcelona. O treinador espanhol dura assim apenas 7 meses no cargo, apesar de ter contrato até 2022. Durante o período à frente dos Culés, Setién comandou a equipa em 25 jogos, perdido a liderança do campeonato para o Real Madrid e sido eliminado da Taça do Rei aos pés do Athletic Bilbao e da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

86 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:37 pm

    Esta saída era óbvia. Não trouxe nada à equipa, os jogadores não o ouviam nem respeitavam, enfim, foi mais um erro de «casting».

    Consta nos mentideros que Messi se quer marchar de Barcelona já. Acresce que os catalães têm uma equipa envelhecida e NÃO HÁ DINHEIRO. Parece que vão passar uma longa travessia do deserto, como muitos de nós previmos aqui há algum tempo.

    • JDTM
      Posted Agosto 16, 2020 at 11:19 pm

      Concordo, só falta a direcção sair que é o mais importante. Em relação ao não ter dinheiro é relativo, sou a favor de fazer já as mudanças todas que têm que ser feitas mas isso só devia acontecer já com a nova direcção no comando. Vender Messi (atenção é o meu jogador preferido e o melhor que já vi, mas ao contrário de muitos, para mim o clube está sempre acima dos jogadores, referir que ele para mim é o menos culpado porque é dos poucos que deu tudo pelo clube), 100M-150M mais 80M do ordenado, recuperamos logo cerca de 200M. Vender Pique, Busquets, Rakitic, Vidal, Suarez, Griezmann, Coutinho, mais de 300M em vendas e salários. Óbvio que nada disto deve acontecer mas era o que eu gostava para mudar o rumo do clube. Alterar a forma de jogar também é importante porque todas as equipas têm antídoto para uma equipa que passa o jogo a passar a bola ao guarda redes e a jogar a passo de caracol. Visca el Barça!!! Por um futuro melhor!!!

      • DNowitzki
        Posted Agosto 16, 2020 at 11:37 pm

        Mal comparando, associo o Barça ao Benfica: há ali muita gente acomodada e aburguesada, que ganhou com o tempo uma influência nefasta.

        O Piqué foi muito elogiado pelas declarações pós-hecatombe, mas não seu até que ponto aquilo não foi fita, para mostrar que está disposto a sacrificar o seu lugar pela equipa e tal.

        O Messi, entre outros, tem um problema: quando não está constantemente em contacto com a bola, desliga-se do jogo.

        • O Rúben
          Posted Agosto 16, 2020 at 11:56 pm

          Ele nunca se desliga do jogo. Ele faz a sua própria gestão fisica durante o jogo. E o “ler 1 ou 2 segundos à frente dos colegas” é porque analisou o jogo antes enquanto está a passo.

        • JDTM
          Posted Agosto 17, 2020 at 12:02 am

          Sim tal e qual, a única diferença entre o futebol do Valverde e do Setien foi que os jogadores mais velhos gostavam do primeiro e deste não, já que o futebol quase sempre foi fraco com ambos. Esse é mesmo o problema de alguns jogadores das duas equipas, estão demasiado acomodados e deixam as relações pessoais interferir nas profissionais.

  • Kafka
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:39 pm

    Desde 2012 que o Barça não tem um treinador top10 Mundial… Por mais 2 anos fazem uma década sem um treinador top10 Mundial, portanto é contratarem mais um treinador medíocre

    • DNowitzki
      Posted Agosto 16, 2020 at 10:49 pm

      Kafka, mas quem é que, conhecendo o interior do clube, quer ir treinar o Barcelona? Guardiola foi-se embora por causa de Messi, que o desrespeitava sucessivamente e possuía um poder cada vez maior no seio da agremiação.

      Os Piqués, Albas, Busquets, Messis e companhia mandam no clube na prática. Por isso se diz que querem Xávi. Há muito tempo que se sabe isto. Desde quando é que Messi tem perfil para ser capitão? Nunca teve ou terá! Só enverga a braçadeira para o manterem contente.

      A culpa do que está a suceder tem de ser dividida por duas frentes: direção e jogadores. Em que mundo é que o Setien marca treinos, os jogadores dizem que não os querem fazer e o treinador os anula ou transforma em voluntários?

      • Miguel SADSC
        Posted Agosto 16, 2020 at 10:54 pm

        Guardiola foi se embora porque não havia mais nada para fazer e estava exausto. É alguém de desafios diferentes, insinuar que Messi o desrespeitava é absurdo ainda para mais com a quantidade de elogios que lhe faz constantemente e pela forma apaixonada que fala dele.

        • DNowitzki
          Posted Agosto 16, 2020 at 11:01 pm

          O Guardiola estava farto de certas atitudes do Messi. Uma coisa é o talento dentro do relvado, outra é o que se passa antes e após, ou, se quiseres, em torno do relvado.

      • Outsider
        Posted Agosto 16, 2020 at 11:11 pm

        Guardiola foi-se embora por causa de Messi? Messi desrespeitava-o? Ahahah essa é boa, obrigado por animar aqui o blog amigo

      • Kafka
        Posted Agosto 16, 2020 at 11:15 pm

        Sim isso é verdade Nowitzki, actualmente ninguém com 2 neurónios vai querer ir para o autêntico cemitério que é o Barça…. A Milanizaçao já está em curso e é um processo irreversível

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 17, 2020 at 12:49 am

        Guardiola foi embora por um acumular de situações, poucas delas tendo a ver com o plantel.

        – Retirada da presidência honorífica a Cruyff (referência de Guardiola, mentor de Guardiola, indivíduo próximo de Guardiola, escolha a gosto) no primeiro ou segundo mês de mandato de Rosell, com afastamento do holandês da vida corrente do clube (início das divergências).
        – Primeira vez na história do clube em que uma direcção levou a tribunal a direcção que a precedeu (posteriormente declarada inocente), a que incluía vários amigos pessoais (é público) do próprio Guardiola (o próprio Laporta – com quem também teve as suas divergências a seu tempo, é certo – Txiki, Juste, etc).
        – Conferência(s) de imprensa, já na segunda temporada de Rosell, em que Guardiola defendeu, publicamente, a direcção anterior face a acusação da direcção vigente, ainda com julgamento em curso.
        – Falta de defesa pública da direcção dos “ataques” vindos de Madrid.
        – Início do “assédio” da própria imprensa catalã (Mundo Deportivo à cabeça) ao próprio Guardiola.
        – Desrespeito da própria direcção em conversas internas. Se tiver tempo e interesse, leia o livro Pep Confidential de Martí Perarnau.
        – No mesmo livro também se refere a pouca autoridade que se deu a Guardiola para voltar a limpar o balneário, sendo as ventas mais relevantes Piqué (olhe aqui até o ajudo ;) ), Fabregas e, se bem me recordo, Alves.

        Informe-se. :)

        • DNowitzki
          Posted Agosto 17, 2020 at 1:28 am

          Meu caro,

          no desporto, em particular no futebol, há a versão oficial, a publicada,etc., e depois há aquelas «coisinhas» que se passam no balneário, no seio da equipa, etc. E essas coisas só muito raramente ou muito posteriormente chegam ao grande público, digamos assim.

          Não obstante, realço o seu «poucas delas» e o penúltimo parágrafo. Juntando essa admissão, como não poderia deixar de ser, a uma série de episódios que foram ocorrendo e acumulando ao longo do tempo (e que também incluem a questão da independência da Catalunha) dos elencos e do balneário, e temos Guardiola a sair do Barcelona.

          Como ninguém travou os pesos pesados do balneário, o que sucedeu a seguir com vários treinadores é a consequência natural do poder que os ditos foram acumulando, mas que já vinha de trás.
          Quem manda, há muito templo, é uma clique de jogadores. Há muito tempo… só que essas coisas ficam no balneário… exceto se alguém for vazando.

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 17, 2020 at 10:10 am

            Meu caro,

            quando fala em coisas que apenas chegam ao grande público posteriormente, refere-se também a aquelas declarações de Ibra que parafraseio aqui? “Messi, Xavi, Iniesta, etc pareciam miúdos da escola, ouvindo e fazendo tudo o que Guardiola dizia sem levantar a voz”.
            Veja lá que até estou na dúvida se isto foram umas simples declarações ou se constam mesmo da auto-biografia do mesmíssimo Ibra.

            Sim senhor, eu não tenho problema em abordar as duas caras dos dados que apresento, quer fazer vista grossa a tudo o resto e realçar apenas a parte que suporta o seu ponto? Tudo bem! Debatamos isso então.

            Para começar, mesmo agarrando-se à minha “admissão” (palavra sua), vai uma boa distância do seu “Guardiola foi-se embora por causa de Messi” ou até por causa do balneário para um “Guardiola queria livrar-se de algumas unidades do balneário”.
            Em primeiro porque Guardiola tinha problemas maiores que o balneário (podemos deixar isto como uma opinião minha, tomando por base a situação geral que apresentei, se você discorda, aconselho novamente que se informe melhor, mas tudo bem, tenho que aceitar! ).
            Depois, esse penúltimo parágrafo fala especificamente de vendas, parece-me facilmente dedutível que a tal falta de autoridade dada a Guardiola se refere à postura da direcção. Como bem deve entender, não era Guardiola que negociava as saídas dos jogadores, ele tinha que falar com a direção para que estes encontrassem um destino para os mesmos. Se a direcção simplesmente ignorava esses pedidos, retira a Guardiola o poder de decidir sobre o plantel com que quer trabalhar. Espero ter sido mais claro agora, mas disponha caso tenha ficado algo mal explicado! Terei todo o gosto em tentar aprofundar mais se houver interesse da sua parte.

            Entrando mais no ponto único que você quer tocar. Guardiola via atitudes tóxicas nalguns elementos? Sim. Nomeadamente os que citei (já confirmei que Alves era mesmo um deles). Segundo consta no livro de Perarnau, por terem uma entrega ao jogo que variava consoante a disposição, coisa que Guardiola considerava prejudicial para o resto da equipa. Perarnau não refere faltas de respeito ao próprio Guardiola. Podiam existir? Claro, não digo que não. Suficientes para o empurrar para fora do clube? Permita-me dizer que me faz pouco sentido. Numa estrutura hierárquica bem definida num trabalho, uma falta de respeito de um “inferior” (confesso que não sei se é o termo correcto, se puder corrigir agradeço) pode ser facilmente resolvida, o mesmo já não se pode dizer de uma falta de respeito de um superior.
            Entrando então nessa questão da hierarquia definida, em caso que esta existisse naquele momento, realmente não vejo sentido que Guardiola se fosse embora por casos isolados – sim, isolados – entre os seus “inferiores” (novamente o tal termo). Caso não existisse essa estrutura, parece-me desacertado dizer que saiu pelo balneário, eu diria antes que saiu porque a direcção não lhe dava condições para lidar com o balneário da forma mais desejável.

            • DNowitzki
              Posted Agosto 17, 2020 at 4:34 pm

              Tanto texto para, afinal, apesar de, não obstante, todavia, contudo… havia problemas com o balneário. «I rest my case.»

              • SenyorPuyol
                Posted Agosto 17, 2020 at 4:46 pm

                Errado, tanto texto porque, efectivamente, existiam muito mais factores antes de chegar ao “havia problemas com o balneário”.

                O seu “case” era “Guardiola saiu por Messi”. A sua defesa foi ignorar tudo para além do que lhe interessou.
                Sem nada a aportar para além da sua selectividade neste “debate”, penso que o seu “case” descansa realmente na terra por onde caiu.

                • DNowitzki
                  Posted Agosto 17, 2020 at 9:30 pm

                  Primeiro: não gosto do provincianismo oco e bacoco de falar estrangeiro.

                  Segundo: de seletividade sofre o caro. Há meses que escrevo aqui sobre o assunto Barcelona e o porquê da sua decadência visível há imenso tempo. Que não tenhas tempo e paciência para ler, aceito perfeitamente e até considero qie fazes bem. Agora,da próxima relê com olhos de tal e não queiras ser o Quixote da tua Dulcineia.

                  Terceiro: repito que Guardiola estava fartinho de vários elementos do plantel e que Messi se tornou uma prima-dona com cada vez mais poder, juntamente com outros burgueses.

                  Como o mundo é a cores, porém, se o Messi quiser ir para o City, o Guardiola aluga uma trotinete e vai buscá-lo ao aeroporto. A vida segue…

                  • SenyorPuyol
                    Posted Agosto 17, 2020 at 11:05 pm

                    Esta expresso no meu comentário. “Selectividade neste debate”. Eu não o acusei de sofrer o que quer que seja, se foi isso que interpretou, peço-lhe que leia melhor. Ou se for caso disso, agradeço qualquer correcção à minha expressão escrita, sei que está longe de ser perfeita e, por isso, assumo que pode motivar equívocos.

                    De resto, sinceramente encontro bastante interesse em ler qualquer opinião sobre o Barça, que dê mais ou menos crédito às mesmas já é outra coisa, mas pode ter a certeza que, se escreveu algo num post relativo ao Barça, eu li.

                    O que me pareceu desacertado foi a referência a Dulcineia. Eu também entenderei que você não leia, ou mesmo não tenha interesse em ler os meus comentários, mas nesse caso não insinue a minha posição (ou a que eu queira assumir). É que eu também levo tempo aqui a falar do assunto Barcelona e já enumerei, quando me pareceu oportuno, os que me parecem ser os problemas do clube. Simplesmente não vejo necessidade em repeti-los até à exaustão, daí que não me encontre em todos os posts a recalcar a mesma mensagem. Pessoalmente não encontro utilidade nem interesse nisso.

                    Sobre o terceiro ponto. É de notar a diferença entre o que escreveu aqui e a sua declaração inicial. Finalmente deixando de lado o apontar de uma causalidade directa, não tenho nada a apontar a esta opinião que expressou agora.

        • Daniel Alves
          Posted Agosto 17, 2020 at 3:52 am

          Focando-me só na parte final, O Guardiola queria despachar o Pique, o Alves e o Fabregas?

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 17, 2020 at 10:18 am

            Segundo consta, sim.
            Não sei se houve atritos pessoais ou não, é possível, mas lá está, é apenas especulativo.

            A razão apontada pela fonte em que me baseio (o livro que refiro no comentário anterior) era um certo desleixo de uma minoria (palavra do autor) do plantel em jogos fora de casa ou em condições adversas. Os três jogadores citados poderiam ser a totalidade ou apenas fazer parte dessa tal minoria.
            Peço desculpa desde já, gostaria de fazê-lo mas não consigo acrescentar mais nada de substancial, pois o livro também não aprofunda mais essa questão em específico.

            • Daniel Alves
              Posted Agosto 22, 2020 at 3:25 am

              O que disseste já é bom, não sabia desses pormenores.
              O Pique e o Dani Alves até ficaram lá muito tempo, mas o Fabregas até só durou mais 2 épocas. De certeza que até ele não ia querer passar os melhores anos da carreira no banco. O Thiago Alcantara também quis sair por causa disso, acho eu.

    • Miguel SADSC
      Posted Agosto 16, 2020 at 10:57 pm

      Ou seja, tudo o que não seja top 10 mundial é medíocre. Bem sei que contigo não há cinzento, é tudo a preto e branco mas enfim. Valverde é ótimo e não chega para o Barcelona. Não o torna medíocre, torna o incapaz para uma equipa deste tamanho como são 98% dos treinadores do mundo. Daí a ser medíocre quando fez trabalhos muito bons na carreira… Luis Enrique podia não ser top 10 mas como é óbvio não é medíocre. Medíocre é um Costinha ou Vercauteren. Esses sim.

  • Pedro Raimundo
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:40 pm

    Vamos lá ver se JJ começa a época no Benfica

    • Miguel SADSC
      Posted Agosto 16, 2020 at 10:51 pm

      O contrato de dois anos indica que ainda quer experimentar algo de nível superior ao Benfica. Este plantel ridículo para a realidade portuguesa e a duração do contrato indicam que JJ está aqui para dominar e tentar chegar a um patamar superior no que lhe resta da carreira. Mas duvido que o Barcelona vá sequer pensar nele.
      Nem sei quem é se seguirá no Barça por que neste momento é um clube pouco atrativo. Gestão péssima, plantel horrivelmente construído e envelhecido e finanças na miséria. A juntar à pressão enorme. Independentemente de quem venha o resultado muito provavelmente será negativo. É preciso uma limpeza de cima a baixo.

      • Dca
        Posted Agosto 16, 2020 at 11:26 pm

        Também me parece isso Miguel. Ele ao fim de 2 anos quererá ver o que tem de propostas de nível superior. Se não tiver nenhuma, acredito que fique.

  • Miguel SADSC
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:47 pm

    Venha quem vier, vai dar quase ao mesmo. O clube está uma miséria a todos os níveis, gestão péssima, o plantel mal construído e envelhecido e não há dinheiro portanto o mais provável é falhar.

  • Kacal
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:53 pm

    Inevitável. Primeiro a equipa não teve uma melhoria significativa no seu futebol e os resultados não foram fantásticos. Além disso depois desta goleada perdeu o comando do balneário, não vejo que o respeitem sinceramente. Parecia perdido e conformado no banco contra o Bayern. Penso que não haveria condições de continuar. No entanto a não ser que invistam num treinador de topo com provas dadas e “pulso” juntando 2-3 reforços de peso (mesmo com esta direcção poderá disfarçar e ganharem), com esta direcção e consequente instabilidade e más decisões, duvido que o sucesso aconteça. A mudança tem que vir de cima, só depois da equipa técnica e dos jogadores.

  • Richrad
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:53 pm

    Posso mandar a bojarda do dia?
    Saiem Quique Setien e Abidal;
    Entram Guardiola e Begiristáin.
    Para Manchester chega Mauricio Pochettino.

  • O Rúben
    Posted Agosto 16, 2020 at 10:57 pm

    Deveria passar pelo que o Chelsea e o Arsenal estão a fazer. Tem de ser um processo gradual porque não se pode mandar embora a equipa toda de uma vez e a academia está destruída. Tem de ser um planeamento a curto/médio prazo e não emergencial.

    Xavi era ideal para tal, mas nem ele quer se meter nesta casa a arder. Até Messi quer se por a andar, ele que sempre foi grato ao clube. É complicado, mas arrisco numa Milinização e receio que as receitas para as contratação dependam em demasia das vendas.

    Complicado.

  • FCPenta
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:01 pm

    Que é feito de Laurent Blanc?

    • jp
      Posted Agosto 17, 2020 at 12:14 am

      Ninguém sabe. Mas continua-se a falar sempre nele. Eu acho que foi numa expedição para a Amazónia e perdeu-se

    • Berto
      Posted Agosto 17, 2020 at 1:17 am

      Recentemente passou a ser agenciado pelo Jorge Mendes e dizia-se que teria clube para 2020-2021. Vamos aguardar

  • O Rúben
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:02 pm

    E mesmo Luis Enrique correu melhor do que o esperado, pois saiu com maior reputação do que entrou, se bem que no último ano o futebol foi deplorável, contudo foi dos poucos que trouxe mudanças com o famoso contra ataque MSN.

  • Berto
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:04 pm

    Tata Martino nao tinha grande CV mas vinha de ser selecionador argentino e constou-se que a escolha tera tido o aval ou sugestao do Messi. Valverde pode nao ser top mas vinha de um bom trabalho. Setien sempre foi por aqui muito idolatrado pelo trabalho no betis. O prox dizem que sera Koeman, que sinceramente tambem nao é top. No barcelona, mais que nomes, tem de se escolher alguem que tenha o ADN do clube. O Mourinho tem bom CV mas nunca poderia treina-los pois nao ha tiki-taka na sua forma de colocar as equipas a jogar. O proprio Xavi que tanta gente aponta como natural sucessor nao é top, nao tem cv, apenas 1 ano de treinador no Qatar.

    • Miguel SADSC
      Posted Agosto 16, 2020 at 11:10 pm

      Tata Martino só foi selecionador argentino depois de estar em Barcelona.

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2020 at 11:58 pm

      Claro que foi o Messi que escolheu o Tata Martino, tanto para o Barcelona como para a seleção argentina.

      • Kafka
        Posted Agosto 17, 2020 at 12:13 am

        O Coach diz que não comenta os assuntos extra jogo jogado do Benfica porque só quer saber de futebol e portanto diz que não comenta nada relacionado com as negociatas do Vieira porque só fala de futebol, mas depois sempre que se fala do Messi lá vem o Coach com as habituais mentiras e suposições sobre situações extra jogo jogado, como este caso em que afinal segundo o Coach o Messi é que escolhe os treinadores do Barça e Selecção

        Como não adorar o Coach e os seus malabarismos… Espinha dorsal? O que é isso msm? O Coach já não sabe o que é isso faz tempo

        • coach407
          Posted Agosto 17, 2020 at 12:58 am

          Eu nunca disse que não falo do “extra-jogo”. Disse que não falo do extra-futebol sendo que tudo desde o treinador ao roupeiro é sobre futebol.

          Nada tem a ver alegadas ilegalidades com a escolha de um treinador para assumir uma equipa.

          Como toda a gente sabe, até porque o próprio Tata Martino afirmou isso mal foi anunciado no Barcelona, o Messi e o seu pai conversaram e deram a sua opinião sobre o Tata Martino. Isto foi dito pelo próprio, basta pesquisaresque encontras logo. Também disse que não sabia o grau de influência que tiveram na decisão, mas é evidente que foi a % necessária para o contratarem. Uma coisa é o Barcelona querer o Guardiola e o Messi confirmar que pode ser. Outra coisa é ir buscar um Tata Martino que toda a gente sabe das ligações à família Messi.

        • E o que temos
          Posted Agosto 17, 2020 at 1:20 am

          Muito bom, tudo dito

  • Chico
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:24 pm

    Segue-se Bruno Lage.

  • Hugo
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:25 pm

    Pochettino para ontem

  • Berto
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:33 pm

    Setien de saida e ou muito me engano e Abidal vai ser mandado embora também. Quanto a Messi começa a chegar a sua hora, sendo que na cantera, Fati tem qualidades para ser a nova perola saida de La Masia.
    Vão é precisar de vender muito bem para terem alguma margem para atacar o mercado. Falase que a Juventus podera contratar Alba e Suarez. Gostava de ver para depois eles poderem comparar a liderança e capacidade de treino diario de um CR7 com do Messi.

    • Oldasity
      Posted Agosto 17, 2020 at 9:32 am

      Ahahahahahah, obrigado por alegrares uma segunda feira. Isso é desonestidade intelectual ou palas nos olhos?

      O Messi se não trabalhasse cá iria continuar no topo este tempo todo, sem dúvida. Ridículo.
      E se queres falar em liderança não ponhas CR7 na mesma frase já que ele é tudo menos um bom líder à semelhança do argentino.

  • Dca
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:40 pm

    Leio aqui que é um processo irreversível. Pois então não há nada a fazer é? Por favor, claro que há.
    Contratar um treinador a sério (era dar a vida por Guardiola ou Pocchetino), um diretor desportivo com nome no clube mas forte (Txiki Begiristain), vender: Piquel, Alba, Umtiti, Busquets, Vidal, Rakitic, Luis Suarez, Braithwaite e Griezmann.
    Contratava: Eric Garcia, Alex Telles, Upamecano, Rodri / Tonali, Thiago / Brandt, Kovacic / Van de Beek, Haaland, Malen (suplente) e Chiesa (pena não terem tentado Ferran Torres). Mantinha também o Coutinho.

    • Oldasity
      Posted Agosto 17, 2020 at 9:36 am

      Gosto muito de Telles mas algum dia é melhor que Alba?
      Se for para gastar dinheiro num defesa esquerdo mais vale gastar em Gaya. O Valência precisa de vender e quase de certeza que o consegue por 30M.

      Há jogadores que precisam sair como é o caso de Umtiti, Vidal, Rakitic, Braithwaite e talvez Griezmann e Suárez. E achando que o clube precisa de uma revolução, não se pode simplesmente mandar embora tudo o que mexe. Há jogadores que fazem mais parte da solução do que do problema.

      Eric Garcia, Upamecano, Tonali e Malen seriam bem vindos.

      • Dca
        Posted Agosto 17, 2020 at 9:56 am

        E o Gaya é melhor que o Telles?
        A equipa precisa de ambição, de sangue novo, de novas rotinas. Alba já toda a gente conhece de cor no Barcelona. Até o Dani Alves saiu do Barça. Nada é eterno.

        • Oldasity
          Posted Agosto 17, 2020 at 10:49 am

          Diria que estão num nível idêntico. A questão é que Gaya tem 25 anos feitos, deve custar cerca de 30M tendo em conta a situação do Valência e é espanhol. O Telles faz 28 este ano e vai custar 20/25M.

          Concordo que já conheçam Alba, mas não deixa de ser um dos melhores laterais do mundo. E concordo que seja necessário pensar em alguém, mas Telles não me parece que seja uma boa opção a médio/longo prazo.

          • Dca
            Posted Agosto 17, 2020 at 1:01 pm

            Pronto, o fator idade neste caso parece-me relevante sem duvida. Percebo então a contratação do Gaya.

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:41 pm

    Inevitável.
    Seguem-se nomes como Wenger, Blanc, Pochettino, Alegri.
    Mas sobretudo o problema do Barcelona é o de um modelo que tem de ser debatido e isso é uma questão de fundo muito mais grave a ser debatida.

  • T. Pinto13
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:46 pm

    Pessoalmente acho que o trabalho de Valverde não foi assim tão mau e depois do que fez em Bilbao merecia mais respeito.

    • Leandro
      Posted Agosto 17, 2020 at 1:28 am

      Eu também, há aqui quem diga que nem treinador é, o que é uma falta de noção. Como deu para ver fez milagres e Sétien que era tão admirado pelos catalães quando treinava o Betis, veio fazer muito pior.

      • Dca
        Posted Agosto 17, 2020 at 1:02 pm

        O Valverde fez milagres? Setién ter feito um trabalho horroroso não faz com que Valverde tenha feito milagres, longe longe disso. Se tu tiveres 4 num teste de 0 a 20 e eu 2 num teste de 0 a 20, foste melhor que eu, foste até 2x melhor que eu, não deixaste de ter negativa.

  • Gunnerz
    Posted Agosto 16, 2020 at 11:47 pm

    Eu acho q nunca vi o Barcelona ir buscar um treinador a sério. Mesmo guardiola e Luís Enrique saíram melhor do q quando entraram, na verdade não eram ngm antes de entrar. Será desta? Tbm se for desta será quem, pochettino? Koeman. Mesmo esses 2.. Allegri? Wenger?
    À espera dos próximos episódios..

  • O Rúben
    Posted Agosto 17, 2020 at 12:13 am

    Para se perceber o total desnorte desta direção é a busca incessante e cega por treinadores com “ADN Barça” e com um passado em comum com o clube, mas depois as contratações são quase sempre nada a ver com o tal ADN.

    É bonito manter a filosofia, mas quando ela mesma se vira contra o clube tem de se romper a tradição. Sobretudo porque não ha nenhum maestro para tocar essa música. E mesmo na ausência desse maestro, forçam um guitarrista de uma banda de rock a tocar sinfonias de Beethoven.

    Cada macaco no seu galho e o Barcelona foi na onda das megalomanias do mercado, deixando totalmente de lado o que no passado lhes fez sorrir. A academia hoje em dia só dá uma ou duas boas frutas. Veja-se o André Almeida do Barcelona: Sergi Roberto. Que capacidade tem ele para titular uma equipa nuns quartos de final contra o todo o poderoso Bayern que filiava na sua equipa um rapaz chamado Thiago que foi mandado embora? Os erros são imensos e todos conhecemo-los.

    • kurt cobain
      Posted Agosto 17, 2020 at 4:41 am

      Também eu quando vi o 11 do Barcelona contra o Bayern e vi lá o Sergi Roberto me lembrei automaticamente do André Almeida: jogador útil para ocasionalmente entrar na equipa, inútil para ser titular regularmente e, principalmente, a nível de champions.

  • SenyorPuyol
    Posted Agosto 17, 2020 at 12:17 am

    Já me fui pronunciando aqui no blog ao longo das últimas semanas sobre o caso de Setién, e mantenho o que disse. Para mim merecia uma época inteira independentemente do desfecho da Champions.
    Só falta um ano para as eleições, de que serve trazer um treinador novo para daqui a um ano ter o seu futuro novamente em incógnita?

    Quanto ao próprio Setién, pode não ter trazido resultados, mas tal como dizia enquanto estava Valverde no clube, para mim a equipa técnica tem uma parcela de culpa muito inferior à que atribuo ao plantel e, sobretudo, à direcção.
    Volto a lembrar que, segundo tudo indica (até mesmo por declarações do próprio), Setién não teve mão em qualquer saída ou entrada de jogadores, no máximo parecia ser-lhe dedicado um “por ti, tudo bem?”.
    Parece-me que apenas se lhe deixava realmente fazer o seu trabalho a espaços. O caso mais paradigmático é a forma como chegou com uma ideia clara de jogar com três centrais e passado semana e meia teve de mudar os planos. Mais tarde, quando se filtrava que o seu lugar estava em risco antes do jogo com o Atlético, de repente começa a experimentar um losango no meio campo, a correlação, pode não ser significativo, mas a mim dá-me, no mínimo, que pensar.
    Por último, mas talvez a mais importante, ele e Sarabia foram constantemente postos na boca do canhão pela imprensa (tanto madrilena como catalã), eu podia defender muito Valverde, mas a diferença de tratamento para um treinador e outro pareceu-me passar dos limites do compreensível.

    Da minha parte, obrigado Setién por, apesar de tudo isto, ter tentado ajudar o meu clube.

    • Oldasity
      Posted Agosto 17, 2020 at 9:48 am

      Se fosse à cerca de 1 mês ou 2 eu concordaria consigo e acho que Sétien merecia ficar e começar a época. Mas a verdade é que nas últimas jornadas do campeonato e agora nestas duas eliminatórias pareceu-me mostrar que não tem qualidade suficiente para um clube desta dimensão. Além disso os jogadores não pareceram respeitar minimamente Sétien e quanto a isso não há nada a fazer.
      Mesmo com a direção a lhe dificultar claramente o trabalho, situação idêntica ao que aconteceu com Valverde, há demasiadas decisões questionáveis. Como disse depois do jogo, não me parece que Sétien tenha mãozinhas para estar ali.
      Falando da mentalidade de Sétien em relação ao futebol, mesmo achando que de vez em quando é necessário mudar uma peça ou outra do XI e se adaptar ao adversário não acho que se deva abdicar das próprias ideias. Ideias essas que tentou impor desde o início. Não pode simplesmente entrar a “medo” e abdicar de tudo o que acredita e que tentou incutir desde o início.

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 17, 2020 at 12:24 pm

        Tudo bem, aceito. Principalmente vindo de si! A quem reconheço, de facto, essa paciência para avaliar o trabalho antes de opinar, e isto independentemente se concordamos ou não nessa avaliação.

        E fazendo um exercício de auto-consciência, vendo que eu próprio também disse, quando ele estava no Bétis, que Setién não me parecia indicado para o Barça, não aceitar agora essa perspectiva seria extremamente incoerente da minha parte!

        Agora, também é verdade que, devido à situação em que chegámos a Janeiro, eu disse expressamente que o contexto mudava a minha visão, que via sentido na contratação de Setién.
        E mantenho isso, eu fui gostando de várias ideias de Setién, ideias essas que gostava de ver aplicadas assim que houvesse tempo para as trabalhar melhor.

        Mas tal como com Valverde a seu tempo, entendo e concordo consigo em que Setién deixou de ter condições para seguir.
        Pessoalmente não alinho muito nessa ideia de que os jogadores não respeitam Setién, pelo menos não por Setién em si. Houve desrespeito, sim. Mas não me parece uma constante para afirmar, assumindo-o como base, que “não respeitam”.
        Parece-me sim que andam saturados mas têm caído no erro de confundir o que é a direcção e o que é o clube, e quando se desleixam ou andam na “sua nuvem” acabam por desrespeitar o clube e os adeptos (o que passa a invalidar essa “saturação com a direcção” como uma desculpa para as suas atitudes! ), sendo que a equipa técnica apanha por tabela e é até o agente danificado mais visível.

        De resto, eu vejo as decisões questionáveis, que as há, como um condicionamento (activo e passivo) da direcção sobre o trabalho do treinador.
        Já citei várias vezes o abdicar da defesa a três uma semana e meia após chegar ao clube. Os súbitos aparecimento e posterior desaparecimento do losango no meio. A aposta em Puig durante 3/4 jogos seguidos para, de repente, desaparecer dos 11’s e das primeiras substituições (o deixar de ser sequer uma das primeiras opções, para mim invalida o regresso de de Jong como possível motivo).
        Parecem-me demasiadas coisas em tão pouco tempo para serem apenas “decisões questionáveis”. Não sei se o “medo” que refere é tanto do adversário ou se não será de viver com a corda no pescoço dentro do seu próprio clube, e não me refiro à eventual pressão dos jogadores, não são eles que assinam o contrato ou a rescisão de Setién, mas sim da direcção.

        Tentando apanhar tudo, poderia concordar que Setién não tivesse mãos para este Barça, mas a questão é que eu acho que não foram só “as mãos” dele que vimos a orientar este Barça.
        Tenho um amigo culé em Barcelona que me diz várias vezes algo como “se o chefe (Bartomeu) quer fazer tudo, mas ninguém sabe o que faz ou quer fazer, ninguém sabe quem está a mandar em quem e então todos fazem uma de duas coisas: ou tentam fazer qualquer coisa para ver o que cola, ou passam a não fazer nada. O que é certo é que ninguém faz o mesmo que outro”.
        Isto, para mim, aplica-se um pouco a Setién, mas também a vários jogadores. Na ausência de uma orientação definida, abre-se espaço a inúmeras orientações em outros tantos sentidos.
        Setién para mim é o menor culpado disto tudo, Valverde (para mim), já o era, e o treinador que vier (mais uma vez, para mim) também o será.

  • JDTM
    Posted Agosto 17, 2020 at 12:21 am

    Faltam lideres, desde a estrutura directiva, à estrutura técnica e por fim nos jogadores. Faz demasiada falta um Puyol, Xavi, Iniesta ou D.Alves (que ainda hoje não percebo porque não lhe renovaram contrato na altura, que ainda fazia mais duas épocas em grande).

    • Oldasity
      Posted Agosto 17, 2020 at 10:36 am

      Na altura se não estou em erro o Dani queria 3 anos de contrato e a direção só oferecia 2 pois estavam à espera de uma queda de rendimento do brasileiro após esses 2 anos. Acho que ninguém esperava que se mantivesse ao alto nível tanto tempo.

    • SenyorPuyol
      Posted Agosto 17, 2020 at 11:26 am

      JDTM, o que aponta é relevante. Sem dúvida.
      Gostava apenas de perguntar-lhe como compagina essa necessidade de líderes com a sua ideia de vender Messi e Busquets?
      – Eu também incluo Piqué aqui (mesmo tomando em conta o que escrevi em outros comentários neste post), mas é tão polémico e criticado (põe-se a jeito, é verdade) que tenho que compreender qualquer opinião contrária. Dito isto, neste comentário em específico vou referir-me apenas a Busquets e Messi. –

      Ponto prévio, eu sei que não são líderes equiparáveis a Puyol ou Xavi. Pegando na analogia feita por outro user neste post, aqui não estou a “trabalhar” no preto/branco, temos todo um mar de cinzento onde podemos debater.
      Aliás, acrescento que, cingindo-me apenas às quatro linhas, não associo em nada a palavra liderança a Busquets e Messi. Quero deixar isso claro.

      A minha pergunta vem no sentido de entender o porquê cortar inteiramente com as referências do passado recente do clube? Considera realmente que isso é benéfico?

      Passando a apresentar a minha posição, eu entendo que estes dois conhecem o clube com ninguém, têm a experiência vivida desde dentro de uma limpeza do balneário e reconstrução de projecto. Messi até estava presente no decair do anterior, Busquets foi uma das peças centrais do início do novo, como podem ser (assim espero) de Jong ou Puig agora.
      Segundo leio das suas posturas, são homens de clube, e eu quero ter homens de clube a definir o futuro do mesmo, no caso destes dois, pelo menos o início desse futuro. Olhando aos benefícios que penso que teriam, eles são vozes respeitadas, ou pelo menos, bastante ouvidas no balneário, isso é público. Podem não ser essas vozes autoritárias que sempre são precisas em situações mais apertadas, mas para orientar a forma de pensar que o plantel deve adoptar no longo prazo, parecem-me boas referências.
      Depois sim, há figuras em que vejo material para formar líderes, Stegen é muito respeitado entre os adeptos e de Jong dá ideia de querer ser uma voz activa e pró-activa na vida do clube. Puig é um miúdo de quem me agrada a personalidade, ainda é (muito) cedo para dizer que “vai dar líder”, mas por agora gosto do que vejo.
      Outro jogador interessante nesse sentido é Monchu, mas para além da mesma situação de Puig (muito cedo para afirmar algo em concreto), parece partir atrás de demasiada gente para chegar ao plantel principal.

      Apenas para finalizar, vou dar o exemplo de duas referências pessoais minhas. Luis Enrique e Cocu. Eles faziam parte daquele Barça que celebrou uma classificação para a Champions como se de um título se tratasse (!). O mesmo Barça que no ano seguinte voltou a ficar em 4º e no seguinte em 6º na Liga, nessa altura já eram dois dos capitães, se a memória não me engana.
      No ano em que chegou Laporta, ambos estavam já na casa dos 33/34 anos, e vinham ambos das suas respectivas temporadas com menos jogos disputados durante as suas estadias em Barcelona, pois sofreram lesões que os afastaram alguns tempos do relvado.
      Nesse verão, Laporta levou a cabo uma primeira “revolução” do plantel, ainda assim, Cocu, que tinha a sua renovação congelada à espera das eleições, contou logo com a confiança de Laporta. Assim como Enrique.
      Cocu foi o jogador (ou o segundo) mais utilizado nesse época, e passado um ano, quis-se renovar novamente com ele! A ideia passava por que se retirasse no Barcelona. Mas sim, atenção, isto incluía uma redução salarial nesse último contrato e o holandês acabou por preferir voltar ao PSV pois não planeava retirar-se no Barcelona, ainda queria prolongar a sua carreira uns quantos anos.
      Enrique passou um pouco pelo mesmo, mas as suas lesões continuavam a afectá-lo, ainda assim foi ele o “12º jogador” do Barça nessa época, a ideia era também renová-lo! Mas o asturiano decidiu retirar-se no final dessa época no Barcelona.

      Fora das quatro linhas, estes dois jogadores, continuaram a constar entre os capitães, com outras figuras, já relevantes na altura, a ganhar cada vez mais peso. Gosto de acreditar que foram importantes no início da reestruturação do clube, que serviram um pouco como exemplo para tantas caras novas do que é o clube por dentro.

      Gosto também de acreditar que Busquets e Messi podem assumir papéis similares. Inocência minha? Talvez, não levo a mal que se veja como tal. Apenas queria partilhar a minha visão, e se possível, ler e entender melhor a sua.

  • leb8
    Posted Agosto 17, 2020 at 12:24 am

    Vejo muita gente aqui a sugerir o nome de Pochettino, mas ele próprio já disse mais do que uma vez que nunca na vida treinaria o Barcelona. Se ele vai cumprir a palavra não sei, mas que já o disse assertivamente, já…

  • Rui Oliveira
    Posted Agosto 17, 2020 at 12:42 am

    Eu como grande fã e adepto do Barcelona, a notícia já me fez ganhar o dia. Até que enfim, o Setien podia aproveitar e levar o Bartomeu na mala (se não é o pior presidente da História, anda lá perto).
    A minha escolha recairia em Allegri.
    Mas existe vários nomes, sendo que na minha opinião o próximo treinador do Barcelona vai ser um destes nomes:
    – Alegri
    – Pochettino
    – Laurent Blanc (este uma incógnita porque não tem treinado nos ultimos anos, está muito na sombra mas não sei até que ponto não poderão fazer uma aposta).

    De resto não estou a ver mais nenhum nome, a não ser o proprio Guardiola, que com a frustração da eliminação na Champions, e havendo interesse por parte do Barça, não sei até que ponto uma “chamada” do Messi não poderá resolver o problema. (Embora á primeira vista ache muito difícil, mas se o Bartomeu lhe der carta branca para contratações, aí já acredito).
    Mas qualquer um desses nomes, poderá levar o Barcelona de novo á glória, porque nos últimos anos, a nível de treinadores, andamos a brincar com a situação, as vezes correu bem, mas este ano foi um tiro no pé.

    • Berto
      Posted Agosto 17, 2020 at 1:12 am

      Então e Ronald Koeman e Xavi? Esses serão os mais obvios pela ligaçao ao clube e terem ADN Barça

  • Joao C. Nogueira
    Posted Agosto 17, 2020 at 1:09 am

    O problema do Barcelona vem de cima.
    Enquanto aquela direção continuar lá, não há treinador que valha ao clube, seja ele quem for.

    Só falta 1 ano (penso eu) para as eleições, mas adorava que estas fossem antecipadas e a direção fosse destituída, estamos a assistir ao vivo à destruição pura e dura de um dos maiores clubes do mundo. Enquanto adepto culé, entristece-me profundamente ver o meu segundo clube neste estado.

    Hoje tem circulado por várias fontes que Messi pediu para sair do clube. Não sei se será mera especulação ou se tem algum fundo de verdade, mas até pode ser mesmo para colocar pressão no Bartomeu para se demitir.

    Falando agora em nomes para assumir o banco dos culés, penso que as opções mais viáveis seriam:
    Pocchetino (ainda há dias se retratou daquela declaração de que nunca iria treinar o Barça)

    Koeman (acho que é a mais provável de acontecer, apesar de não ser a minha preferida)

    Allegri e Conte (dois dos melhores do mundo, seriam um corte com o passado e uma mudança de paradigma, mas quem sabe não é mesmo isso que o clube necessita)

    Guardiola (melhor treinador do mundo na minha opinião, mas o falhanço desta época poderá precipitar uma saída de Manchester)

    E… Naggelsmann (treinador com maior potencial no mundo, absolutamente fascinante. Mais tarde ou mais cedo estará num colosso, e adoraria que fosse no meu Barça)

  • Leandro
    Posted Agosto 17, 2020 at 1:32 am

    Não esquecer Tito Vilanova, estava a fazer um trabalho fantástico, infelizmente aconteceu aquilo que aconteceu. Talvez fosse o grande treinador do futuro, um novo Guardiola. Sinto que se foi um génio antes de o ser na totalidade.

    • Oldasity
      Posted Agosto 17, 2020 at 10:39 am

      Vi o Barça de Tito jogar melhor futebol do que o Barça de Guardiola, algo que é absolutamente incrível.

      • Khal Drogo
        Posted Agosto 17, 2020 at 1:11 pm

        E até fez uma pontuação superior a qualquer uma que o Guardiola fez: 100 pontos. No entanto, pouco se fala dele.

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 17, 2020 at 1:44 am

    Normalíssimo numa situação destas. E não vai sozinho. Nestes casos o lado mais fraco é sempre o que vai primeiro e depois do 8-2 alguns jogadores devem partir, com Nelson Semedo na pole position..

    Porém, o problema nem está tanto assim na qualidade dos jogadores, pelo que quem deveria sair realmente era a direção, e acho que se não houver eleições brevemente, então poderemos ver Messi sair de Barcelona. As notícias recentes sobre a estrela maior catalã, as declarações de Piqué e tudo o mais atestam facilmente o que estou a dizer..

  • N.S.
    Posted Agosto 17, 2020 at 2:37 am

    E alguém não se lembra dos primeiros meses de Luis Enrique? Os jogadores também lhe estavam a fazer o frete ao inicio mas felizmente LE teve estaleca e os resultados apareceram. É triste que os principais culpados sigam no clube. Messi é um óptimo jogador mas péssimo no papel de treinador-jogador, rodeando-se das “vacas sagradas” e ditando quem joga e quem não joga. Não é de estranhar que Coutinho, Grizmann e outros jogadores consagrados não se consigam afirmar. Estaria melhor o Barcelona em investir os 100M de salário bruto de Messi em reforçar verdadeiramente o plantel.

  • Af2711
    Posted Agosto 17, 2020 at 2:41 am

    Não surpreende.

    Só quatro jogadores estão intocáveis, segundo o Marca: Messi, Ter Stegen, De Jong e Lenglet.
    Logicamente não haverá uma revolução em relação à todos os restantes, mas está claro para os adeptos quem são os jogadores que estão em sub-rendimento mas podem render, e aqueles que passaram do auge e continuam jogando pelo estatuto.

  • Pablo
    Posted Agosto 17, 2020 at 4:33 am

    Treinadores para o Barcelona: Allegri, Ancelotti ou Nagelsmann

  • Pablo
    Posted Agosto 17, 2020 at 4:36 am

    O têm de decidir entre Messi ou Griezmann. Os dois não conseguem jogar juntos. Uma troca de Neymar pelo francês seria ótimo. Ou até um empréstimo do Griezmann para Messi ficar mais um ano e depois colocá-lo no meio como substituto do argentino.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 17, 2020 at 8:13 am

    Era inevitável esta saída, ninguém resiste a uma humilhação destas depois de já estar a ser questionado.

    Apostaria todas as fichas em Guardiola, até porque seria uma garantia de bom futebol, do seu famoso tiki-taka e convenceria o Messi a ficar. Outra opção mais arriscada seria o Xavi, mas parece não se querer meter agora por lá.

    Sendo assim as outras opções que manteria debaixo de olho seriam o Wenger e o Gallardo.

  • cratera
    Posted Agosto 17, 2020 at 8:47 am

    Vou dizer ate morrer que o Barcelona deu um tiro no pe quand foi buscar Tata Martino em vez de Jesus, outro quando foi buscar Valverde em vez de Jesus, e um terceiro quando foi buscar Setien em vez de Jesus. Nossa, o que teria sido o Messi adaptado a lateral esquerdo! Haha estou a brincar… mas acho que Jesus era mesmo o gajo para treinar o Barca.

    Tem havido uma gestao terrivel a todos os niveis, e imenso dinheiro deitado fora em transferencias que nao resultaram.

    Enquanto houver Messi ha sempre qualidade e atencao dos media (com as receitas associadas), mas ele ja esta em fase descendente o Barca so tem mais 2-3 anos para dar a volta a isto, ou arrisca-se a Milanizar. Ha muitos comentarios que dizem que ja esta em curso, eu discordo porque acho que enquanto ha Messi estao minimamente safos.

    Ideal era convencerem Guardiola a regressar (nao me cheira), e se o Pochettino cumprir a palavra tambem esta fora de questao…. vejo em Koeman a pessoa mais apropriada.

  • Ivo.Pimenta
    Posted Agosto 17, 2020 at 8:49 am

    Desfecho óbvio, nem se percebeu a escolha. Barcelona tem de se reinventar. Será guardiola o homem certo? Creio que está direção irá dar mais um tiro pés independentemente da escolha.

  • salo
    Posted Agosto 17, 2020 at 11:52 am

    Se Bartomeu continuar não há treinador que salve o Barça. E os treinadores mais cotados não querem ir ao Barça enquanto o Bartomeu estiver. E o problema é que o Bartomeu já fincou o pé e diz que continua até às eleições, ou seja, verão do próximo ano.
    O que vai acontecer é irem buscar um Zé ninguém para ser treinador. E tudo indica que será Pimenta (Barça B).

  • troza
    Posted Agosto 17, 2020 at 2:29 pm

    Eu não sigo assim muito o Barcelona e se tenho pena por Nelson Semedo e Messi, não sou propriamente fã do clube e não me importo de os ver abaixo das expectativas…

    Valverde teve no primeiro ano apenas um jogo que o queimou… Roma… no segundo ano… Liverpool e final da copa do Rey… por causa de 3 jogos nem devia ter começado a época.

    É verdade que o Barça não jogava um futebol fantástico como anteriormente mas… dentro das limitações tirava partido do seu melhor jogador de uma forma bastante boa e eram competitivos até terem duas quebras mentais. Tinha ainda contra a excessiva dependência de Messi.

    Ora o Barça não vai conseguir queimar etápas mas terá de voltar (se Messi ficar) pelo menos ao patamar anterior para poder pensar em ir mais longe. Precisa de voltar a ganhar mesmo quando não joga bem, aproveitar bem o seu melhor jogador e, com sorte, diminuir as paragens cerebrais.

    Para mim o nome que anda aí que dá mais garantias é Allegri… e só não digo que fará facilmente melhor porque o seu último ano na Juventus não foi assim tão bom (e Messi, como Ronaldo, começa a esconder menos as suas fragilidades no jogo). Mas do que leio, precisa de conquistar o balneário… Seria capaz? Não sei.

    O resto dos nomes que se falam são nomes de treinadores que têm umas ideias giras e tal… mas Koeman (que é o que mais provas deu) tem grandes falhanços na sua carreira como treinador (e do que me lembro no Benfica é bem capaz de não ajudar às paragens cerebrais… aquela derrota no seu primeiro jogo do campeonato ficou bem vincado isso quando a equipa desnorteou quando se viu em desvantagem… mas também é capaz de coisas boas) mas não tantas como Alegri e o Pochetino fez coisas giras mas não ganhou nada… além de algumas declarações passadas anti-Barça.

    JJ num plantel como o Barça por um ou dois anos seria fantástico… mas não acredito que não tivesse problemas no balneário e que não existissem demasiados choques para começar.

    Por fim… a direcção tem de ir embora e o all in para aproveitar Messi enquanto dura não pode ser feito com jogadores sem futuro. É preciso jogadores mais competitivos e até mais jovens para compensar os que já não conseguem dar tanto. Uma revolução no plantel seria necessária mas só com uma estrutura para aguentar alguns jogadores… Nelson Semedo é um deles. Será a melhor escolha para titular? Não… mas não vamos começar a revolução por quem até foi útil nestes anos e é jovem… portanto… cuidado com as pseudo-revoluções.

  • Lusitano
    Posted Agosto 17, 2020 at 2:57 pm

    O Jorge Jesus seria o treinador ideal para o Barcelona, mas os Catalães têm um espinho atravessado na garganta em relação aos Portugueses, e não acredito que alguma vez considerem ter um treinador Português.

Deixa um comentário