Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O futebol não é só para os jogadores perfeitos

O futebol tem várias faces. A estrofe rimada contemplaria Messi, Maradona ou (Gerd) Muller que, para além da primeira letra do sobrenome, se compaginam pelas pautas harmoniosas. A melodia do piano inebria e tranquiliza, despoletando o estranho sentimento de conectar paradoxos. Belo, esplêndido e espetacular! Mas não deixa de ser um de vários preâmbulos, pois o futebol vai além da poesia lírica. O véu destapa-se e entram em cena os artistas alternativos.

O atrativo dos exemplos costuma estar presente, pelo que ilustrar com um servirá de mote ao que vem a seguir. Islam Slimani é o nome de um dos avançados ‘alternativos’ do momento. O ponta de lança, que ainda há bem pouco tempo substituía o LCD de 70 polegadas pelo cinema “de rua”, parece capaz de escrever algumas páginas na história do Sporting. Chegado em 2013 – ano em que se estreou pela seleção – pela módica quantia de 400.000 euros, o magrebino viu-se privado da titularidade pelo então goleador, Fredy Montero. De forma progressiva, o rótulo de ‘suplente’ passou a ‘arma secreta’ e, posteriormente, a ‘titular indiscutível’. A chegada de Jesus aumentou-lhe a preponderância, sendo um dos ‘fetiches’ do técnico. Os números que subiram, desde então, não foram apenas os da conta bancária. «Super Sli» tem feito vários golos (média de 1 tento a cada dois jogos) e parece relevar apetência para faturar frente ao Benfica. A progressão do jogador é uma evidência: capaz de desgastar fisicamente qualquer central, baralha as marcações defensivas com constantes movimentos exteriores, funciona como elo de ligação com a equipa, não se limitando a montar a tenda na área adversária. Apesar do estilo pouco ortodoxo – apresenta dificuldades nítidas na receção e, por vezes, no passe – o argelino tem vindo a ganhar algo de Liedson (com as devidas diferenças) e a aprimorar um jogo aéreo que, não sendo possível clonar, traz à lembrança Jardel.
Slimani é, por estes dias, um dos assuntos de momento. Com JJ, o dianteiro parece mais afoito, leva a agressividade aos limites – chega a ultrapassá-los – funcionando como um autêntico tanque de combate. Da Argélia chegou com um único projétil, hoje prime o gatilho e continua com munição para a guerra.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Renato Santarém

0 Comentários

  • RF
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:37 pm

    Ha PL assim que são agressivos e dão muita luta aos defesas tipo Diego Costa e Suarez e Derlei noutros tempos, que dão mais pau nos defesas do que o contrario. Quando sao os defesas pauliteiros todos gostam se e o PL ja e um problema.
    Eu gosto muito, mas não quer dizer que não seja a favor do video arbitro e que estes meninos quando fossem apanhados não levassem pela medida grossa.

    Acabar de uma vez por todas com a historia do arbitro e ladrao e mais nao sei o que. Temos de dar condicoes ao arbitros para fazerem um bom trabalho e nao serem julgados passados 15 segundos por toda a gente sentada no sofa. Acabavam logo os programas da treta com os paineleiros e passavam a haver programas a discutir futebol.

    PS: desculpem a escrita sem acentos

    • coach407
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:28 pm

      "Ha PL (…) que dão mais pau nos defesas do que o contrario". Adorei ahaha

      Já agora, como árbitro, gostei bastante do teu comentário e agradeço por isso.

    • Andrez
      Posted Novembro 25, 2015 at 6:27 pm

      Também podemosi falar das agressões do Eliseu, do Jardel e do Samaris. Ou essas já não precisavam de ajuda do video-árbitro?

  • Nuno Pardal
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:41 pm

    Slimani é a minha definição de 'deixar a pele em campo'!!
    SL

  • Rui Sousa
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:44 pm

    Bom texto!
    Concordo de forma geral com todas as palavras. Não é um tipo de avançado que goste, e até há bem pouco tempo pouco crédito lhe concedia, mas a verdade é que tem evoluído e muito desde que chegou ao Sporting e tem sido dos melhors do campeonato este ano. Não sendo propriamente dotado tecnicamente, acaba por conseguir compensar com garra e com (um bom) instinto goleador. De relembrar que há 2/3 (quando chegou ao SCP) anos atrás era comparado (e visto por uma parte das pessoas (eu inclusivé) como inferior) ao Ghilas e agora vê-se o que faz um e outro, o só atesta a evolução que teve e preponderância quqe ganhou.

    Cumps

    • Pedro
      Posted Novembro 25, 2015 at 6:20 am

      Evoluiu muito, aliás não tenho vergonha de admitir que lhe apelidava de "Slimanco" ate à època passada… Hoje é dos jogadores que mais gosto de ver a jogar no meu Sporting.

  • Anónimo
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:45 pm

    Dos avançados que mais gosto tenho em ver jogar no Mundo, nao pela qualidade mundial (obviamente), mas sim pela garra, vontade, e pelo que se dá ao jogo, seja num batatal da 3° divisão,ou em pelo Maracaná

    Emilio

    • Francisco A.
      Posted Novembro 24, 2015 at 1:50 pm

      Dos avançados que dá mais cacetada que há por aí a jogar.
      Não confundamos a raça de um jogador com agressividade. O Slimani é um jogador maldoso.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:13 pm

      Tens o lance ao Samaris,num jogo onde se fartou de apanhar,de resto não é um jogador conflituoso

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:25 pm

      Gonçalo Duarte no jogo com o Arouca, na sequência de um canto, deu uma cotovelada num defesa exactamente igual com uma agravante..foi dentro da área.

      No jogo contra o Benfica também agrediu o Jardel e vê-se nas imagens posteriormente o brasileiro chamar "filho da fruta" ao argelino.

      Sou Benfiquista e sei reconhecer que o Samaris é raro abordar um lance sem acertar num adversário, também sei reconhecer a qualidade e acima de tudo a evolução do Slimani, mas nao venham dizer que ele alem de desdentado não é conflituoso. Sim conflituoso pq ele agride mesmo os adversarios de forma propositada.

      DF

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:28 pm

      Oh Emilio, não sejas Inácio… o Slimani nem no top50 de PL está no Mundo e dizes que é dos que mais gosto te dá, o homem só dá pau.

      Vê bem os lances no último dérby com o Samaris, ou até na Luz aquele pontapé bárbaro ao Gaitán, já para não falar daquela "pitonzada" no Julio Cesar que os anjinhos dizem ser sem querer (parecem aqueles quando o Pepe pisou a mão do Messi).

      Quando é o Diego Costa ninguém se lembra de elogiá-lo, é só chamá-lo porco e isto e aquilo, Slimani em 2 dérbys faz 3 agressões mas ninguém fala disso aqui.

      Até pode ser um bom avançado, mas joga sujo e para mim isso fá-lo perder qualquer credibilidade, para mim é uma pessoa maldosa.

      FM

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:33 pm

      E esqueci-me do empurrão ao Jardel, que foi nada mais nada menos que uma tentativa de magoá-lo empurrando-o pelas costas contra o Julio Cesar e ainda foi provocar dando uma chapada, eu tinha vergonha se na minha equipa tivesse um jogador desses.

      Quando o Slimani marcar um golaço avisem-me camaradas.

      FM

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:37 pm

      Piada do dia. Slimani dos melhores do mundo.

      António

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:38 pm

      DF
      O lance contra o Arouca não vi,mas sendo assim são 2,vires falar do lance do Jardel é de rir,ele vai pedir desculpa ao Jardel e o Jardel empurra-o ai depois Slimani insulta-o,mas duvido que tenha sido sequer em português

    • NoSense
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:51 pm

      FM, diz-me a diferença entre essa que o slimani tenta chegar á bola e atinge a perna do julio cesar, com a que o julio cesar acerta no tornozelo do ruiz (em ambas os jogadores tentam chegar à bola e acertam nos jogadores de forma não intencional).
      E já agora, tambem podes dizer-me a diferença entre o vermelho do isco neste fim de semana com o pontapé do jonas ao joao mario
      Julio César é maldoso? Jonas é maldoso? Se é para falar de maldades, vamos questionar o porquê de em 3 derrotas, em 2 acabar em confusão (na outra o JJ foi ter com o jonas e desta o joao pereira foi ter com o eliseu, mas quem não tem maldade já devia estar habituado a estas picardias, é só ver o que o joao pereira ainda no benfica fez num final de jogo ao tello e este nem respondeu). E tambem o porque de em 3 derrotas, numa foi as sms (o golo limpo anulado ao teo e a expulsao perdoada a silvio nao interessam porque houve um penalti sobre o gaitan) e nos outros foi a arbitragem (3-0, mas houve um penalti aos 6 sobre o luisao, e neste onde jardel, eliseu e samaris foi o que se viu, fala-se de jogo agressivo e 2 jogadores no hospital quando um deles deixaram-no jogar 100 minutos com tonturas)

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:51 pm

      Pena de quem não sabe interpretarem um texto…
      Mas eu repito, e dos que ME dá mais gosto ver jogar. E felizmente, ainda não se pode oprimir gostos, nem estes mesmo definem as pessoas.
      Quanto a ser conflituoso, tirem as palas. Nao digo com intençoes clubisticas, mas por exemplo, o Pepe é um assassino, mas esteve quase 1 ano sem levar amarelo.

      Emilio

    • Nuno R
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:01 pm

      Beauty is in the eye of the beholder

      Lembro-me do Derlei ser um jogador raçudo, mas coorrecto, mas passar a ser um sarrafeiro do pior quando jogou no Sporting. Ou vice-versa

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:50 pm

      Gonçalo Duarte ele empurra o Jardel contra o Julio Cesar, quis "matar" dois coelhos de uma vez só e no meu comentario disse que o Jardel é que o insultou e foi em portugues, talvez meio abriseleirado mas em portugues.

      Volto a dizer, o meu Benfiquismo nao me impede de ver que Slimani quando chegou era um cepo e tem evoluido muito ao longo de 3 anos, sendo agora um muito bom avançado. No entanto é um jogador sujo com agressoes em jogos consecutivos (nao, nao foi so agora contra o Benfica) e se for suspenso é muito bem feita.

      Ps 1- Slimani agride em Arouca dentro da area – não ha penalti, nao ha expulsao e a seguir marca o golo da vitoria; 2- Slimani agride Samaris aos 5 segundos (!) da 2ª parte – não ha expulsao e a seguir marca o golo da vitoria…

      DF

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:17 pm

      DF, ver estes comentários todos , faz-me ver que realmente o seu benfiquismo nao o impede de ver a evolução do Slimani, mas tapa-o completamente no tema das agressões…

      No jogo da Luz, o que eu mais vi foi pancada, e jogo sujo por principalmente de Jonas e Gaitan, quando se viam a perder por 3-0, foi simulações, agressões, entradas feias(isto já de outros jogadores).

      No jogo em Alvalade, vi o Jardel empurrar o adjunto do JJ, o Renato Sanches a cuspir para o Octavio, vi o Jardel a dar uma cacetada ao Adrien num contra-ataque, vi o Eliseu desde o 1º minuto a chutoes contra jogadores do Sporting com o jogo parado, vi a dar pisadas, vi o Jonas a pontapear João Mario, vi o Jardel a mostrar a sola no tornozelo do Slimani…

      Mas claro…agora o que interessa falar é de um lance no meio de 20 que aconteceram, e fala-se desse porque foi ele que marcou, se fosse o Adrien este era o escolhido.

      Estes jogos foram tão calmos que por exemplo o William ficou lesionado no tornozelo, foi o Slimani também.

      Jogo sujo é o que o Benfica anda a fazer desde que JJ se mudou para o SCP, agora é ver se metem o Slimani fora, quando se houvesse coerencia se fosse o Slimani, iam mais uns tantos atras dele.

    • luis vieira
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:19 pm

      Impressionante ver a quantidade de benfiquistas que nestes últimos dias estão a falar de arbitragens e esses mesmos que passam a vida a falar disso já que dá para ver que têm memória curto recomendo-vos a ler os vossos próprios comentários quando o Sporting foi eliminado pelo CSKA com um roubo escandaloso e depois comparem esses comentários com os destes últimos dias e talvez assim notem alguma diferença de coerência. Serei eu o único a reparar nisto?

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 5:08 pm

      Rodrigo Aleixo está a misturar coisas, é obvio que houve entradas mais rispidas de jogadores do Benfica assim como houve do Sporting mas isso nao é comparavel a cotoveladas (duas) ao pescoço/cabeça sem bola! E aí é que esta a diferença! Parar um contra-ataque nao é a mesma coisa que agredir um jogador que nao tem a bola no seu poder sequer, uma é uma situaçao normal em futebol a outra é uma situaçao normal em Luta Livre (UFC).

      Em relaçao ao Renato Sanches nao vi confesso mas se vier a ver nao terei problemas em dar-lhe razao. Se tiver o link agradecia-lhe que assim evitava estar à procura.

      Ja a situação de Raul Jose é engraçado so ver para um lado. Esse senhor é pior ainda que Jesus (que tambem admito que este ano, tirando na altura da Supertaça, ate tem estado calmo) e tem um rol de expulsoes quase tao grande como o seu chefe. É evidente pelas imagens que ele vai provocar ao ouvido de um elemento do staff do Benfica (sim pq dar-lhe os parabens nao foi de certeza) e após ser ingorado volta a insistir. Jardel sai em defesa do seu novo treinador adjunto e nao considero que aquele empurrao seja uma agressao, acho que foi mais para afastar o provocador, neste caso o Raul Jose.

      DF

    • Diogo
      Posted Novembro 24, 2015 at 7:16 pm

      DF, veja então o murro/chapada propositado que o eliseu dá ao joao mario quando a bola já tinha saído pela linha de fundo.
      Já não vai dizer agora que também é uma situação normal no futebol…

    • Pedro Silva
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:12 pm

      Se me tentassem partir a perna ao minuto 35, sem bola, so para magoar eu provavelmente faria pior. E ja agora, dos jogadores mais maldosos que vi jogar é o Jonas, ja para nao falar de mesquinho, bons pes mas de cabeça so deve ter coisaa indevidas para se dizer aqui. E o Slimani nao se deve ter esquecido de como o Samaris nao foi expulso no jogo anterior, tentou perceber em campo como ele fez essa proeza. Vejo gente de memória muito muito curta.

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:39 pm

      DF

      O que o Isco fez ao Neymar foi uma simples faltas?Ninguem está a misturar nada, é que existem entradas e entradas, algumas entradas deixam de ser agrsssões por serem faltas?

      Então vai dizer que o pontapé que o Joao Mario levou é uma simples falta?Então se o arbitro marcasse falta no lance do Slimani, deixava de ser agressão?

      Até parece que casos destes não aconteceram para ambos os lados…

  • Emerson Garrine
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:47 pm

    Sem mesmo ser sportinguista admiro este jogador. Sem muito talento nos pés mas com a cabeça no lugar (não só para os cabeceamentos mas) pra pensar. É um exemplo de atitude e disciplina na mesma pessoa. Se alguns jogadores talentosos como Quaresma e Ballotelli tivessem a cabeça de Slimani estariam noutro patamar. Super Sli um exemplo a seguir pelos mais novos.

  • José Miguel Mota Pinho
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:51 pm

    Tive a mesma ideia na comparação com Liedson no jogo com o Benfica no modo de ele guardar a bola e a sacar faltas.
    Pinho

  • Kafka I
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:51 pm

    Bom texto Renato

    Nada disto é surpreendente, em Junho disse aqui que muitos jogadores do Sporting como João Mário, William Carvalho ou Slimani iriam crescer bastante nas mãos de Jesus e iriam ser potenciados para um patamar superior…e os resultados começam a aparecer

    O Sporting vai começar a entrar na roda dos milhões das grandes vendas, que até aqui eram exclusivo em Portugal de Porto e Benfica…

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:25 pm

      Slimani não deverá trazer um grande encaixe ao Sporting (20M talvez). Outro aspeto em que o Sporting perde para os rivais e também por isso realiza vendas não tão boas é o litígio com vários empresários e principalmente a inexistente relação com o Jorge Mendes (não podemos negar que ele impulsionou muitas vendas tanto a Porto como Benfica).
      Pinho

    • Kafka I
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:43 pm

      José Pinho

      Sem duvida, Jorge Mendes faz "aumentar" alguns preços a jogadores que Benfica e Porto venderam (é certo que depois também mete entulho com fartura em Benfica e Porto para compensar)

      Agora mesmo com esse handicap, muitos dos jogadores do Sporting vão subir um patamar de qualidade nas mãos do Jesus, e a roda dos milhões vai começar a girar para o Sporting…

    • Pedro Silva
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:54 pm

      Espero que o Gelson, o Matheus e o Paulo oliveira também desenvolvam como é esperado

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:22 pm

      José Miguel Mota Pinho, 20 milhões não é um grande encaixe? Muitas vendas em Portugal tem saído por esses valores(na casa dos 20) , mas se considerar o custo do Slimani , torna-o num dos maiores negócios de SEMPRE em Portugal..,pois o lucro é abismal.

    • coach407
      Posted Novembro 24, 2015 at 5:05 pm

      Melhores negócios de sempre? Mesmo que tivesse vindo a custo zero, tinhas, por exemplo, Enzo (25M€, custou 5), Falcão (mais de 40M€, custou 6M€), James (45M€, 5,1M€), Hulk (40M€, 20M€), Witsel (40M€, 8,5M€), Di Maria (mais de 30M€, 8M€), Coentrão (30M€, ?)…

      Se é pelo lucro ser abismal, tens imensos exemplos de maiores lucros portanto podes pôr o sempre em letras minúsculas ou até tirá-lo

    • Diogo
      Posted Novembro 24, 2015 at 7:20 pm

      coach407, veja as percentagens do valor dessas transferências que foram para os clubes vendedores e vai chegar a outra conclusão.

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 8:29 pm

      Coach 407, no relatorio de contas do FCP o Falcão deu um lucro de 20M e não de 40 como afirmas, os outros não sei mas tenho sérias duvidas quanto esse numeros que falas.
      António Santos

    • Liondamaia
      Posted Novembro 24, 2015 at 10:33 pm

      Coach, uma coisa é vender por 30 e ganhar, comissões pagas, 28 e outra, muito diferente e, infelizmente, muito vulgar no nosso futebol, vender por 60 e, contas feitas, entram 10 na Tesouraria do clube.
      Não confundas. Vai ver os R&C dos grandes; vê o volume de vendas, o valor dos investimentos, os resultados finais.
      Que interessa gastar 70, vender 180 e ter prejuízo? Para onde, para quem vai o dinheiro?
      Para os clubes já se vê que não é, estão cada vez mais endividados…

    • Pedro Silva
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:20 pm

      Fora ordenados e comissões… Entao do Hulk quase que arrisco dizer que só tiveram rendimento desportivo do mesmo.

    • Rodrigo Aleixo
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:50 pm

      coach como já aqui foi dito convém ver as percentagens e as comissões que foram pagas, fora ordenados ,etc

      Um grande exemplo que sempre me lembrei(não tenho razão nenhuma, mas ficou na memoria) , foi a venda do Markovic…na altura foi comprado por 10 milhões e vendido por 25 milhoes ao Liverpool, nas suas contas talvez o lucro do Benfica fosse 15 milhões, na realidade pegando nestes valores que foram falados, foram 2,5 milhões. É só um grande exemplo como as % mudam muito… Não é só o Sporting , já que era o clube onde antes se falava muito das percentagens dos jogadores.

  • Pedro
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:54 pm

    o Slimani é a prova de que os cepos também têm lugar no futebol

  • Pedritxo
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:58 pm

    Slimani,de facto, tem evoluido de uma forma incrivel, nao e totalmente tosco com os pes, mas tambem nao e nenhum prodigio,mas tambem nao e aquele avançado que vejo muita gente dizer, porque ainda falha imensos golos.
    Uma das coisas que nao curto em Slimani, é a sua atitude em campo, porque esta sempre a reclamar, discute sempre com os arbitros, fora outras coisas.

  • Nuno R
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:59 pm

    Tirando da equação o lance com o Samaris, que é uma clara agressão e deveria ser sancionada (houve recurso a vídeo durante o jogo…), será verdade que o slimani foi o mais agressivo em campo?
    Apanhou pantufada a torto e a direito, uma das quais, a do Jardel,foi daquelas para "arrumar".
    Mas como foi escrito acima, se o defesa passar o jogo a distribuir paulada, é um jogador viril e duro, se um avançado der umas cacetadas, é um sarrafeiro. Isto sem sequer ir aos contactos físicos, onde os defesas agarram, empurram e fazem sei láa mais o quê, e o avançado tem de aguentar, sendo que ao contrário qualquer toque é logo falta ofensiva.

    • Nuno R
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:02 pm

      "houve" não, "houvesse"

    • Daniel Agostinho
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:17 pm

      Isso é um assunto que nem sequer pode ser discutido, toda a gente sabe que os centrais fazem trinta por uma linha quando o foco não está neles, quem jogou futebol sabe perfeitamente da picardia que existe principalmente entre o PL e os centrais.
      Quando nestes dias ouvi vários comentadores de painéis a dizer que o lance do Samaris é o acumular de uma primeira parte onde Slimani leva muitas vezes "paulada", há que concordar mas não é que justifique de maneira nenhuma.

      Da mesma forma que há este lance do Slimani e foi captado, quase que apostava que houve lances semelhantes que ficaram de fora, e não foram apanhados nas câmaras, onde foi ele o alvo.

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:34 pm

      Abordas-te um tema bastante importante, o que não me espanta visto seres das pessoas que melhor comenta na minha opinião.
      É que estão a denegrir a imagem do Slimani de uma forma ridícula, a agressão é clara e devia ter sido expulso sem dúvida, mas então e o Eliseu que mostrou uma falta de respeito gritante pelos colegas de profissão e de seleção ao pontapear mais que uma vez a bola enquanto eles estavam no chão. Também não foi vergonhoso o que ele fez? e o Jardel e as suas entradas para amarelo alaranjado, também não é excesso de agressividade, e já nem vou falar do Silvio que qualquer jogo que faça existe razões para ser expulso mas nunca o é ( tradição dos defesas direitos do SLB??).
      Respondendo á tua pergunta, não, o Slimani não foi o jogador mais agressivo dentro de campo, mas simplesmente é aquele que dá mais jeito neste momento culpar por tudo o que aconteceu.

      GF

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:35 pm

      Parece-me pouco inteligente da parte do Benfica pedir castigo para Slimani,porque abre um precente e Eliseu,Jardel,Luisão e Samaris também serão castigados.
      PS:Alguém sabe se o castigo a Slimani é viável?Se a agressão do Lito ao Naldo não pode ser punida porque só foi visto com recurso a vídeo este também não será

    • Nuno R
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:15 pm

      o Eliseu quis cortar a bola, apenas teve azar. Não chutou para fora, para a frente, ou ficou cm o esférico dominado, acertou num jogador que estava caído. Duas vezes.

      Caso o Sporting peça para lhe meterem um processo, aparecem 14 milhões de testemunhas abonatórias a confirmar a sua nabice na arte de chutar a bola, confirmando a casualidade do lance. LanceS.

    • ACT7
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:22 pm

      Sim toda a gente sabe das picardia entre central e avançado, mas na maior parte dos casos é mais fácil ser marcada falta por parte do defesa do que o contrário. Porque pontapé de baliza para o Benfica o Mitro agarra o PO mas o arbitro está focado no GR do Benfica, quando a bola chega ao PO/Mitro já está o PO a tentar livrar-se do Mitro sendo que naquele momento em que o arbitro olha para o lance quem faz falta é o PO, mas quem começou a falta foi o avançado.
      Não sei se me fiz entender. Foi apenas um exemplo destes dois jogadores.
      Por vezes os defesas dão pauladas daquele tipo para ''meter respeito'' ao avançado, quem já jogou futebol sabe disso (levar com um Suarez ou um Slimani não é fácil, quando eles até a dente lhe pegam).
      No caso do Eliseu é muito difícil provar que ele fez de propósito só pelo simples facto de o Eliseu nem saber fazer um passe para um colega quanto mais acertar em alguém, foi pura sorte ahahah

  • João Dias
    Posted Novembro 24, 2015 at 1:59 pm

    É um jogador que eu aprecio.

    Tem carências inegáveis a nível técnico mas compensa essas lacunas com muita combatividade e espírito de trabalho.

    Um exemplo de empenho na atividade profissional que desempenha.

  • António Vilares
    Posted Novembro 24, 2015 at 2:08 pm

    Slimani é uma grande prova que o trabalho conta muito na evolução de um jogador. Quando chegou com Leonardo Jardim, era um jogador com dificuldades gritantes em jogar de costas para a baliza. Era utilizado nos instantes finais das partidas ou, numa fase posterior, quando o Sporting necessitou de alterar a forma de jogar, procurando um jogo exterior mais recorrente com Capel e Carrillo a servirem o argelino pelo seu jogo aéreo
    Com Marco Silva ganha uma evolução de jogo brutal, tornando-se capaz de jogar em apoios e sem tantas dificuldades em jogar mais distante da baliza adversária. As suas limitações técnicas ainda continuam lá, mas a sua postura e garra permitem colmatar algumas das suas dificuldades ao nível do transporte de bola e de passe.
    Não é por acaso que com Jorge Jesus é um jogador fundamental, é o nosso primeiro defesa na transição defensiva, e é o nosso pêndulo no ataque. É incrível a qualidade jogo que o argelino tem evidenciado e a evolução do mesmo de jogo para jogo.
    Devia ser mais contido na forma como reclama de todos os lances :) Mas isso percebo.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Novembro 24, 2015 at 2:19 pm

      Concordo com tudo especialmente na última frase,apesar de tudo tem razao quando reclama,mas acho que faz o espétaculo que faz porque não fala português

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 24, 2015 at 2:27 pm

    Tal como eu disse o Slimani não é nem de perto nem de longe o melhor jogador do SCP, mas é claramente e de muito longe o jogador mais importante do SCP.

    A juntar a tudo isto a evolução que tem tido, o grande trabalho individual a que foi sujeito nos treinos da época passada, a juntar a esta época tem disfarçado cada vez mais as suas limitações e hoje em dia ninguém o pode chamar de cepo.

  • Gonçalo Duarte
    Posted Novembro 24, 2015 at 2:29 pm

    Slimani está feito um grande PL,evolui de forma brutal em termos técnicos,agora está excelente a segurar,a bola,também evoluiu a jogar com os apoios apesar de continuar a ter limitações óbvias,dentro da área,e no jogo áereo,ninguém o bate,espetacular!De realçar o respeito que tem pelos adeptos,ao lutar por todos os lances,podem dizer que ele não é um grande craque em termos técnicos(nem pouco mais ou menos) mas uma equipa com 11 Slimanis está sempre mais perto de ganhar que uma equipa com 11 Djuricic's/Quinteros/Izmayloves

  • Guerreiro
    Posted Novembro 24, 2015 at 2:29 pm

    um dos melhores cabeceadores do mundo!

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:54 pm

      E quem sabe da Europa, haja noção…

      Gonçalo

    • Gonçalo Guedes
      Posted Novembro 24, 2015 at 5:55 pm

      De-me 3 pontas de lanças com um jogo de cabeça melhor que o do Slimani(se possivel com videos).

    • Nickles
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:25 pm

      Goncalo Guedes

      Harry Kane, Ronaldo (neste momento joga como PL), Cavani, Falcao, Peter Crouch… Queres mais? E estes só são os mais famosos! Ate podia meter o Mitroglou, mas entraríamos numa discussão sem fim.

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:30 pm

      Ibra, Ronado, Falcão.

      Jozef

    • RhaiL
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:42 pm

      Ronaldo (se quiseres considerar), Falcão, Lewa, Mandzukic, só para não pensar muito. Os vídeos já sabes onde estão.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 24, 2015 at 2:53 pm

    Bom texto, Renato.

    O Slimani, de facto, é um avançado peculiar. Não tem a técnica do Jonas, a potência do Aboubakar ou a habilidade dos grandes avançados, mas é um jogador com características muito interessantes para a posição. Frisei no início da época que a sua permanência era fundamental para a equipa, uma vez que iria ser crucial no modelo de jogo de Jorge Jesus. E está a ser.
    Na verdade, o argelino deixa a pele em campo com a sua combatividade e agressividade (por vezes excessiva, concordo), desgasta muito as defesas adversárias, está cada vez mais móvel, cai muito bem nas laterais (característica que parece herdar de Liedson que tu bem lembras), dá profundidade e parece estar cada vez mais frio na finalização, pese um ou outro jogo. Falar ainda do seu jogo aéreo, que é temível desde que aterrou em Portugal, sendo claramente o jogador em Portugal que melhor faz uso desse momento.
    Deste modo, numa hipotética comparação com Mitroglou no Verão, é visível porque preferia ficar com Slim. O grego é mais técnico, é mais mortífero possivelmente e igualmente forte fisicamente e frio na finalização, mas, por outro lado, não demonstra estes índices de combatividade, não desgasta tanto aos defesas adversárias durante 90 minutos jogo após jogo e não consegue dar a mesma profundidade e largura ao mesmo tempo.

    • Eagle
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:29 pm

      Não consigo perceber como consegue dizer que Mitroglou é mais técnico, mais físico e mortífero que Slimani, é que nem de perto nem de longe, Slimani hoje em dia e razoável com os pés, e na minha opinião melhor que o grego, fisicamente nem vale a pena falar, o argelino e muito superior, e mortífero também não preciso de falar muito, basta ver o 1 jogo do Mitroglou pelo Benfica e vê o mortífero que ele é. Mitroglou é inferior a Slimani acho que nem devia haver discussão aqui.

    • Diogo Palma
      Posted Novembro 24, 2015 at 3:58 pm

      Rodrigo,

      O Mitroglou só mostrou isso na Grécia porque em Portugal tem sido uma desilusão (e eu pensava que viria a ser uma das figuras do campeonato e desejava tê-lo no Sporting mas agora sou de opinião contrária).

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:10 pm

      A equipa funciona pior, é natural não demonstrar tanto rendimento. Eu no modelo de jogo prefiro Slimani, mas considero que o Mitroglou é melhor em alguns aspectos como referi.

    • Eagle
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:47 pm

      Consideras mal, o grego ainda não mostrou nada cá em Portugal para ser apelidado de mais físico e tecnicista que Slimani, neste momento, com a evolução de Slimani, o Mitroglou e inferior.

  • Anónimo
    Posted Novembro 24, 2015 at 2:59 pm

    Sou Benfiquista de alma e coração, mas, acima de tudo sou desportista e sei ver futebol.
    Aprecio as qualidades do Slimani enquanto lutador nato e de deixar a pele em campo (além de ser um exímio finalizador e mortífero de cabeça). Mas por outro lado, é dos jogadores mais falsos e que mais simula no futebol Português. Apesar de ter uma garra imensa, qualquer toquezinho deita-se para o chão como se tivesse sido baleado. Certamente já repararam nisso, mas caso ainda não o tenham feito, atentem.
    Saudações Desportistas.

    Mendes.

    • João Lima
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:08 pm

      O Teo é de longe mais "actor" que o Slimani e quem diz o Teo diz o Jonas, para mim são dois "piscineiros" apesar de terem grande qualidade pecam nesse aspecto.

    • Soares002
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:31 pm

      Como é possível dizer isso quando se tem o Jonas que é 10 X pior!

    • Sotto
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:34 pm

      Como desportista devias saber que é frequentemente pedido aos avançados que tentem amarelar a defesa contrária, daí que os maiores actores/piscineiros sejam quase sempre os jogadores de ataque.

    • RhaiL
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:45 pm

      Soares, já viste o Jonas a jogar ou apeteceu-te disparatar?

    • Octávio Alvarez
      Posted Novembro 24, 2015 at 10:09 pm

      Sou sportinguista e desde que vejo futebol que me lembro de 3 estrangeiros fantásticos em Portugal, Balakov, Madjer e Aimar, este último era um piscineiro do pior, no entanto e apesar de jogador de um clube rival fica "marcado" positivamente nesta memória com 41 anos. Em suma, uma coisa não invalida outra. SL

    • Dave Snow
      Posted Janeiro 3, 2016 at 7:35 pm

      Nem mais, tiraste me as palavras da boca. Mas a verdade seja dia, gostava que a maior parte dos jogadores do Benfica tivessem metade da força de vontade do Silimani.

  • David Gomes
    Posted Novembro 24, 2015 at 3:54 pm

    No íncio nunca pensei que ele fosse chegar ao nível técnico a que chegou. Apesar de obviamente não ser nenhum portento da técnica, já se sente muito mais à vontade com a bola no pé e já sai mais da sua zona de conforto caindo por vezes na ala, dando assim largura ao jogo da equipa. Desgasta imensamente os centrais adversários (ficou-me na retina o Argélia – Alemanha do último mundial) e é dos avançados com melhor jogo aéreo do mundo.
    No entanto, em termos de valorização futura, tem um handicap que é o facto de não possuir passaporte europeu e isso para mercados como o inglês conta. Sendo assim duvido que possa ser vendido por algo mais do que 20M

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 24, 2015 at 3:55 pm

    O Slimani é por estes dias o jogador que mais me dá vontade de ver em ação, é o jogador mais decisivo da equipa não só pelo que joga e marca mas também pela forma emotiva como o faz.
    É um atleta que galvaniza os adeptos a cada golo, a cada disputa de bola, a cada sprint …

    Neste momento é um ponta-de-lança muito mais completo do que quando chegou a Alvalade, em termos físicos é fortíssimo (aguenta muito bem o choque, tem resistência, é rápido, tem uma boa impulsão, não é propenso a lesões, etc), é muito voluntarioso e móvel, tem melhorado muito a nível técnico apesar de ainda estar a um nível mediano (mas já progredi com a bola dominada, faz passes, tabelas … até já centra de letra ;D), é dos jogadores mais decisivos no jogo aéreo que têm passado pelo Sporting (para mim o melhor no pós Jardel) e tem vindo a melhorar a sua média de golos com o tempo.

    • Eagle
      Posted Novembro 24, 2015 at 4:04 pm

      Diogo Palma, eu não consegui ver o lance em que ele centrou de letra, sabe onde o posso encontrar?

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 5:26 pm

      Esse centro de letra foi o desperdiçar de uma boa jogada, é o que dá quando um taco tenta fazer algo bonito.

      João Seixas Inácio.

    • Eagle
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:22 pm

      taco? o que é um taco?

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:40 pm

      Taco na gíria, é uma pessoa que não sabe dominar uma bola, fazer um passe, fazer uma finta, ou seja, alguém sem qualidade técnica e sem beleza no seu futebol.

      João Seixas Inácio

    • Eagle
      Posted Novembro 24, 2015 at 6:50 pm

      Ele já foi um cepo, hoje em dia é longe de ser cepo, basta ver os jogos dele pelo Sporting… Não percebo porque diz isso dele mas pronto deve ser mais um dos vermelhos.

    • Joao Figueiredo
      Posted Novembro 24, 2015 at 7:42 pm

      João Inácio, o senhor faz jus ao seu sobrenome. Haja noção e saiba perder. Já teve várias oportunidades esta época para isso.
      Passe bem.

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 8:40 pm

      Estou muito longe de ser benfiquista, aliás sou portista, ou seja de um clube que tem tido bastantes avançados espetaculares, que dominavam todas as vertentes do jogo, o Slimani para mim não passa de um jogador esforçado que faz um golitos, e custa-me ver o hype que os sportinguistas lhe dão.

      Joçao Seixas Inácio.

    • Joao Figueiredo
      Posted Novembro 24, 2015 at 10:12 pm

      João, por 300k não tiveste nenhum assim, posso garantir. Mas percebo a tua opinião e só me resta respeitar!

      SL

    • Anónimo
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:30 pm

      João, mais vale dar 5, 8 ou 10 milhões pelos outros do que 300k por Slimani, mas também respeito a tua opinião, e obviamente que se o Sporting tivesse dinheiro para melhor não saberiamos quem é o Argelino, mas sim 300k equivale a muito menos do que o Slimani mostra em campo, apesar de não apreciar jogadores como ele, porque para mim um jogador da bola, tem se saber mesmo jogar a bola.

      João Seixas Inácio

    • Eagle
      Posted Novembro 24, 2015 at 11:50 pm

      Mas isso não é perceber muito de bola, o meu PL favorito e o Aguero e não me impede de gostar muito do estilo de jogo do Slimani, até porque dizer que ele é um cepo hoje em dia e exagerar e muito, por todos os motivos que fora referidos. Mas quando nos formos ao dragão, depois você vê melhor o Slimani a jogar.

  • Flávio Rodrigues
    Posted Novembro 24, 2015 at 4:29 pm

    Slimani não passa de um caceteiro ?
    sejam isentos uma vez na vida.
    Slimani luta o jogo inteiro, não dá um lance como perdido dá gosto ver um jogador assim e a forma como sente a camisola, ou a forma como se esforça em prol do clube.

  • Soares002
    Posted Novembro 24, 2015 at 4:30 pm

    Grande evolução em apenas três anos, e certo que ainda tem muitas dificuldades técnicas, mas compensa com a garra que entrega em todos os lances! Mas acho que seja um jogador maldoso ( tipo Diego Costa!) mas também não é nenhum anjo, como nemhum jogador e!

  • Posted Novembro 24, 2015 at 5:17 pm

    O Slimani do ano passado para o deste ano é como a noite é o dia. Parabéns ao JJ que fez dele um (muito) melhor jogador.

  • Stalley VM
    Posted Novembro 24, 2015 at 6:23 pm

    Belo texto Renato.
    De facto Slimani teve um evolução muito boa, sou daqueles que achava que o Argelino não marcava 20 golos no campeonato está época, achava que sim marcava 25 golos ao todo numa época, mas estou com um pressentimento que me vou enganar na aposta e ainda bem.
    Agora espero que tenha atenção ás cotoveladas e algumas atitudes menos boas em campo, prejudicam o Slimani e o próprio Sporting que ainda se pode ver privado do jogador.

  • Unknown
    Posted Janeiro 3, 2016 at 3:35 pm

    para as mentes brilhantes que para aqui divagam, gostava que me explicassem que se O Slimani é um PL banal que "só dá pau" como é que leva 10 golos no campeonato? Slimani é neste momento o PL que todas as equipas gostariam de ter, que dá tudo em campo, não o vejo como um jogador maldoso, até o considero um jogador bastante humilde, joga no limite e dá tudo, é diferente. Falem do Samaris, Eliseus e Maxis Pereiras e deixem-se de tangas… Deixem de ser facciosos….

Deixa um comentário