Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não há duas sem três ou à terceira é de vez?

Coincidências da vida, que depois daquela que foi a mais polémica transferência de um treinador de que há memória, os dois clubes envolvidos, Sporting e Benfica, se voltem a defrontar entre si, naquele que será o terceiro confronto em menos de meio ano. Um derby é sempre um derby, sendo que o primeiro decidiu um troféu (menor, mas ainda assim um título), e o segundo pouco ou nada definiu em termos de campeonato, mas teve grande impacto nos índices de confiança (por todo o ambiente que o antecedeu, e devido ao resultado final e modo como este foi obtido). O de Sábado tem contornos decisivos em termos desportivos, pois trata-se de uma partida a eliminar, para aquela que é a segunda prova mais importante do calendário interno. E de certeza que tanto Rui Vitória como Jorge Jesus não quererão desperdiçar a chance de serem os primeiros a receber a Taça das mãos do Professor Marcelo. Como não podia deixar de ser, os dois treinadores são cabeças de cartaz. Jesus, o Cérebro, volta a defrontar Vitória, o Navegador. O treinador do Sporting mostrou nos dois confrontos anteriores que sabe bem como a sua ex-equipa funciona, e quais as fragilidades a explorar. Esta é uma situação natural, pois a maior parte dos atletas usados pelo Benfica foram treinados por Jorge Jesus (apenas Jimenez, Mitroglou e Semedo fogem a esta regra), pelo que não surpreende que o Sporting, por exemplo, tenha na Luz pressionado as saídas de bola de André Almeida, ou explorado o espaço entre Jardel e Eliseu. Jogando perante o seu público, é possível que a abordagem ao jogo por parte dos leões seja algo diferente, aparecendo mais pressionantes desde o apito inicial, em contraponto com a postura expectante mostrada na Luz. Já quanto a Rui Vitória, tem um teste que pode bem determinar o seu futuro enquanto timoneiro da armada encarnada. É certo que uma derrota não irá provocar o seu despedimento sumário, mas três derrotas em três jogos frente ao histórico rival são um lastro demasiado pesado. No encontro para a Liga, o colectivo mostrou dificuldades em furar a muralha verde e branca, e vacilou em questões básicas como a saída de bola ou recuperação defensiva. O Benfica dispôs as suas embarcações em modo de ataque, mas três tiros certeiros afundaram a frota encarnada, deixando apenas uma equipa à deriva, e cujas debilidades ficaram claramente expostas. Portanto, ao Benfica cabe não só vencer, mas também convencer, e a Rui Vitória provar que as duas derrotas anteriores foram mera coincidência.

Dúvidas
Do lado do Sporting, a grande dúvida prende-se com a utilização de Jefferson. O brasileiro é pedra basilar no processo ofensivo, e as recentes movimentações só vêm provar que Jonathan não merece total confiança. Do lado do Benfica, há três questões a responder: se Jonas vai jogar, caso esteja apto quem joga ao seu lado (sendo que não será surpreendente que seja Gaitán, num sistema de 4-2-3-1, com Carcela numa ala), e quem fará dupla com Samaris. O mexicano Jimenez tem sido opção, mas a sua ineficácia é inversamente proporcional ao seu espaço de manobra no onze. No meio-campo, o grego tem sido indiscutível, mas ainda não encontrou parceiro certo. Talisca ou Pizzi podem ser opção, mas a natureza da partida aconselha uma prudência que bem se pode traduzir na presença de André Almeida como segundo médio, o que acrescenta coesão defensiva, mas retira poder na transição ofensiva. Outro aspecto a considerar é o desgaste de vários jogadores vindos de compromissos internacionais ao serviço das suas selecções. Já se sabe que os lusitanos se cansaram por terras longínquas, mas é preciso não esquecer que Gaitan e Jimenez andaram por terras para lá do Atlântico, tal como Ruiz e Gutierrez, enquanto que Slimani regressa após meter 4 lanças em África.
Ás de trunfo
Benfica é Gaitan, e o mau jogo para a Liga também se deveu ao menor rendimento do argentino. Como um raio não cai duas vezes no mesmo sítio, é natural que desta vez ele se coloque do lado de João Pereira, que tem mostrado claras dificuldades defensivas esta temporada. Muitas das esperanças encarnadas recaem naquilo que o extremo possa fazer, quer em termos de criação de jogo, quer em termos de arrancar faltas e sanções disciplinares. Quanto ao Sporting, é indiscutível o papel
fundamental de Slimani, hoje em dia o centro de decisão do ataque leonino. Presença imponente na área, o modo como se movimenta e ataca a bola fazem dele um alvo difícil de marcar. Na Luz, desfeiteou Júlio César com uma cabeçada bem colocada, e participou num golo em que cavalgou meio campo perante a apatia contrária.
Joker
João Mário deve continuar à direita, embora claramente renda mais no centro do terreno. Mas Jesus não deve querer abdicar da pressão de Adrien sobre os médios contrários, nem expôr demasiado a sua equipa ao utilizar dois extremos aberto, isto porque Ruiz, caso esteja em condições, será titular. Mitroglu pode ser a surpresa de Rui Vitória. O grego não tem a capacidade de movimentação e luta de Jimenez, mas é muito mais forte dentro da área, e tem um jogo aéreo que pode fazer mossa.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

0 Comentários

  • The Monster
    Posted Novembro 20, 2015 at 12:40 pm

    Não há duas sem três!
    Na última vez que se defrontaram Benfica e Sporting para a liga, também fizeram uma antevisão deste género aqui, e eu disse que o Sporting iria ganhar por 1-3, por pouco não acertei em cheio.
    Desta vez, o meu prognóstico é 3-2 para o Sporting, sendo que o jogo ficará empatado no tempo regulamentar por 2-2, e o Sporting ganhará o jogo no prolongamento.

  • Ricardo
    Posted Novembro 20, 2015 at 12:41 pm

    Também não acredito que o Téo jogue, acho que o Jesus vai abdicar de um avançado e meter mais um médio. Não ficava surpreso se fosse o André Martins.

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:37 pm

      Isso seria uma decisão à Jesus, ou seja parva. Espero que não aconteça ou então que meta Ruiz ou Aquilani no meio.

      Jonathan

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 20, 2015 at 2:06 pm

      Foi quando deixou de fazer isso, que o JJ começou a ganhar mais vezes aos rivais directos, inclusive no terreno deles. Espero sinceramente que não abdique dos seus princípios…

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2015 at 12:51 pm

    Se RV insistir num meio campo a dois é meio caminho andado para não haver duas sem três, se optar por Samaris e Talisca então o caminho fica completo….
    Incrível a insistência no 442/424 que nunca foi de RV e do qual JJ é dono e entendedor das forças e fraquezas.
    Bouça Nova

    • André Dias
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:41 pm

      Concordo. Penso que a insistência no 4-4-2 deve-se a não querer usar Jonas sozinho na frente. Como já foi dito aqui no blog, RV só deve usar o 4-2-3-1 se ficar até à próxima época e se Jonas sair.

      O 4-4-2 não funciona no Benfica porque nos falta um médio com características mais ofensivas que tenha capacidade para jogar num duplo pivot. Talisca, na minha opinião, é um jogador que rende mais atrás dos avançados e Pizzi é extremo, nenhum destes 2 tem capacidade para defender com rigor e sair a jogar com qualidade como se pede a um 8 que jogue ao lado de um 6.
      Com Fejsa e Samaris, Samaris e André Almeida ou AA e Fejsa também não vamos lá, o meio campo é demasiado defensivo e não tem capacidade para construir jogo.

      Acabaremos sempre por depender da magia de Gaitan ou de um rasgo de G. Guedes. O Sporting é mais equipa, à partida é favorito.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Novembro 20, 2015 at 1:55 pm

      Já pensaste que os jogadores do Benfica jogam nesse esquema desde que estão no Benfica? As ideias de jogo de um 4x3x3 são diferentes de um 4x4x2 e os jogadores náo estão familiarizados a jogaram juntos num 4x3x3. Não adianta nada mudar agora de tática de jogo quando não há bases para isso. Acrescento até, que geralmente quando JJ fazia isso corria mal.
      Pinho

    • Pedro Fernandes
      Posted Novembro 20, 2015 at 2:32 pm

      Exatamente, jogar com um meio campo a dois é colocar-se a jeito para perder o jogo novamente. Curioso para ver se, caso Jonas não jogue, irá jogar com um 4-2-3-1, com Mitroglou na frente e um trio composto por Gaitan, Guedes e Carcela. Mas isto sou eu a sonhar…

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:48 pm

      Compreendo que existem rotinas de 6 anos, mas já vimos que RV pura e simplesmente não consegue pôr a equipa a render em 442, por exemplo, JJ em meia época fez de Pizzi um 8 que rendia, não era um Enzo, mas foi muito competente, se não tinha jogador fazia um porque sabia exactamente o que queria tirar daquela posição, RV não sabe…
      Também não me parece nada saudável manter um sistema só porque já vinha de trás, ou então porque Jonas rende muito a segundo avançado. Acho que Jonas se é assim tão vital à equipa poderia adaptar-se a jogar na posição 10 (acaba por ter que o fazer muitas vezes durante os jogos). Para além disto jogar com 3 médios permitiria aproveitar as qualidades de alguns desaparecidos tipo, Djuricic, Cristante, Taraabt ou até Sanches (sendo que na posição 10 poderia entrar na equipa com mais margem de erro do que sozinho a 8.
      A ideia com que fico é que JJ chegou implementou o seu modelo e os jogadores adaptaram-se, RV tinha margem para fazer o mesmo e acho que não o fez por falta de coragem e agora ele e a equipa estão presos a um sistema que não lhe é familiar.
      Mas lá está, isto sou eu a especular, não vejo treinos nem sei se a filha do Moniz está feliz. Mas o que já vi em concreto é que RV ou impõe a sua ideia de jogo ou nunca mais vamos lá.
      Bouça Nova

    • Zecarias
      Posted Novembro 20, 2015 at 6:25 pm

      E o Sporting tinha rotinas de 4x3x3 também há bastante tempo…

    • Mister JóJó
      Posted Novembro 20, 2015 at 6:34 pm

      Até podiam jogar na tática que lhes apetecesse, não há qualidade de processos nem perspectivas de melhoras. Vai ser uma equipa de 11 contra 11 individualidades, como aliás foi no último jogo. Não acho que o Benfica vá perder por 3, mas o Sporting deve capaz de ganhar novamente.

  • Tiago Almeida
    Posted Novembro 20, 2015 at 12:58 pm

    ricardo, o jesus ganhou ao benfica dois jogos em 4 4 2 e tem jogado assim a epoca inteira. que sentido faz ele sentar o teo e meter a jogar o andre martins que tem 12 minutos de jogo contabilizados esta epoca? isto nao é de facto uma pergunta portanto nao estou a espera que me respondas

  • Joao X
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:01 pm

    Sou sportinguista mas acho que vai ser à terceira é de vez.. Espero estar errado!

  • PedroCastela
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:08 pm

    Penso que este jogo vai ser decidido pela parte psicológica.
    O Benfica tem de longe muito mais pressão e parte em óbvia desvantagem. Por outro lado, o excesso de confiança do SCP pois anda-se a pôr em bicos de pés, pode ser prejudicial.

    Penso que o SLB desta vez vai jogar mais na retranca, obrigando o Sporting a assumir o jogo, para tentar surpreender em transição. Se houver hipótese de ganhar, é assim.
    Eu jogaria com o Carcela na direita, e a dupla ofensiva seria Jonas o craque, e Gonçalo Guedes a carraça.

    A acompanhar o Samaris, todos menos o André Almeida. Eu colocaria o pizzi, mas infelizmente acho que vai jogar talisca. Também, venha o diabo e escolha..

    Já me começa a dar o nervoso miudinho. Amanhã é dia de clássicos! Força Benfica! Hala Madrid!

  • Pedritxo
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:09 pm

    O Sporting tem mais possibilidades de ganhar se:

    .O Benfica continuar a jogar em 424 , isto porque, jonas nao tem conseguido ligar os setores, fala-se de uma lesao, nao sei se e verdade ou nao.

    .Se Talisca ou Pizzi forem os parceiros de Samaris.

    .Se RV tiver a mesma ideia do ultimo jogo, Gaitan a direita.

    .Raul tem que ir para o banco.

    Se o Benfica quer jogar com 4 pessoas mais ofensivas, que jogue gaitan,Carcela e Guedes no apoio a Mitroglou, senao que reforçe o meio campo, e jogue tipo Samaris,Cristante e Renato Sanches.
    Sei bem que estes 3 no meio campo, poderia dar muito mal, porque nao tem ritmo com a equipa, mas melhor que talisca e pizzi juntos, acho que fariam.

    Curioso para saber se Lisandro ou Ederson vao ter uma oportunidade.

  • Francisco A.
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:11 pm

    Prevejo a vitória do Sporting por 2-0 com golos de Ewerton e do "Suleman".

    Neste jogo, espero um Benfica mais ofensivo e a entrada do Mitroglou no 11. Do outro lado, não vejo que o JJ mude o seu sistema para introduzir mais um médio, pode sim, colocar o Aquilani no lugar do Adrien ( para mim o Sporting não ficava a perder), mas, duvido muito.

    Se o Benfica continuar a jogar em modo "passa ao Gaitán" vai se dar mal porque o JJ sabe como diminuir a influência dos melhores jogadores dos rivais, no ano passado o Brahimi e Jackson não estiveram "presentes" contra o Benfica.

  • Zé Maria
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:13 pm

    O historial de encontros, o historial recente, os provérbios, etc, nada disso tem influência no futebol. É possível que haja alguma pressão do lado benfiquista, mas nada que os jogadores não saibam ultrapassar. Jogo muito difícil.

    SL

  • NoSense
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:19 pm

    Concordo com tudo o que foi dito, mas o que mais me preocupa neste momento é o parceiro de Paulo Oliveira…Ewerthon não jogou bem no ultimo jogo e vem de uma lesão e Tobias apesar da sua qualidade comete alguns erros de abordagem que o pior não é comprometerem aquele lance, mas o resto do jogo (curiosamente nas 2/3 expulsões na temporada passada o Sporting venceu sempre)

  • Diogre
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:29 pm

    Sou Sportinguista e espero estar errado no que vou prever, mas parece-me que o Benfica leva alguma vantagem para este 3º confronto.

    Apesar do nosso treinador ser muito melhor em praticamente todos os aspectos relevantes da preparação da equipa, o nosso rival não vai assumir este jogo como fez no confronto da Luz, e vai jogar com linhas recuadas a partir no contra ataque como gosta. Para somar a isto, as previsíveis ausências de Naldo e Jefferson debilitam a equipa do Sporting no seu sector defensivo, que é o seu ponto mais forte, a meu ver. Imaginar uma defesa subida e a comportar-se mal por falta de rotinas, contra jogadores como Gaitán, Guedes, Jonas e Mitroglou parece-me demasiado evidente que vamos sofrer golos.

    Sendo assim, penso que a melhor hipótese que o meu Sporting tem de eliminar o rival será também não correr riscos, e nesse caso teremos um derby semelhante em estratégia ao último da época passada. Espero que neste caso com mais sorte para o nosso lado.

    SL

    Sendo assim, não

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:36 pm

    O SLB que não seja inocente e coloque em prática um 3-5-2 com J.César, Jardel, Luisão, Lisandro, Sílvio, Samaris, R.Sanches, Gaitán, Jonas e Mitroglou e surpreenda o SCP.

    Ass: Carlos Redcliffe

    • Miguel Machado
      Posted Novembro 20, 2015 at 4:47 pm

      Claramente jogar com 10 jogadores iria surpreender o Sporting.

    • Miguel Machado
      Posted Novembro 20, 2015 at 4:49 pm

      Claramente que jogar com 10 jogadores iria surpreender…

    • Andre Carmo
      Posted Novembro 20, 2015 at 10:54 pm

      Miguel Machado, espero q por esta hora tenha reparado que o cometário q fez e completamente absurdo. Como é óbvio o utilizador a cima não referiu o guarda redes logo 3-5-2 mais o gk faz 11 jogadores
      A não ser que esteja a contar que o eliseu jogue e assim para talvez o benfica jogue e assim é menos um ahah

    • João Pedro
      Posted Novembro 21, 2015 at 12:43 am

      Eu também vejo ali dez jogadores já contando com o Júlio César.

  • Kafka I
    Posted Novembro 20, 2015 at 1:38 pm

    Alguns dados interessantes:

    – Benfica não perdia 2 jogos oficias consecutivos com o Sporting desde 2004 – O mago do treino Rui Vitória resolveu
    – Benfica não perdia 1 jogo oficial na Luz com o Sporting desde 2006 – O mago do treino Rui Vitória resolveu
    – Benfica não era eliminado/perdia uma final com o Sporting desde 2000 – O mago do treino Rui Vitória resolveu

    ….

    – O Benfica não perde 3 jogos oficiais com o Sporting desde 1954 – Ainda o Rui Vitória não era nascido, mas será que ele vai resolver resolver novamente? para assim ele e todos nós nascidos pós 1954 termos a honra de ver mais esse feito ser desbloqueado por esse mago do treino Rui Vitória?

    Sim já sei que é embirração minha e ele é o melhor treinador do Mundo…obrigado LFV por teres trocado um treinador medíocre (JJ) por este mago do treino (RV)…

    Sim eu também sei que o Benfica não quis o Jesus porque ele pedia 6 milhões de eur, e isso era muito dinheiro para o Benfica e então o Benfica preferiu antes gastar 7 milhões de eur num atleta de Sumo (Taarbat) e num de futebol de praia (Victor Andrade) e portanto justifica-se plenamente não termos dado 6 milhões ao Jesus para gastar 7 milhões com estes 2 enormes (no Taarbat é mesmo no sentido lato da palavra) atletas…

    PS: Espero no Sabado vir-me retratar de mais este ataque ao RV, mas até agora ele só me tem dado razão fica difícil….

    • Kafka I
      Posted Novembro 20, 2015 at 2:57 pm

      *pequena rectificação, o Benfica não era eliminado/perdia uma final com o Sporting desde 2008 e não 2000 como lapso escrevi

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:17 pm

      Nos ultimos não sei quantos anos passámos duas vezes à fase seguinte na champions..talvez este ano seja a terceira..

      Obvio que não tenho gostado do inicio do campeonato, mas nem tanto ao ceu nem tanto à terra, e em alguns jogos tem existido algum azar noutros jogámos manifestamente mal.

      José

    • António Tonga
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:35 pm

      Kafka também era interessante salientares que JJ não conseguiu uma campanha tão positiva como esta de Rui Vitória na Champions(até agora), isto num ano de tremendo desinvestimento na equipa, ao mesmo tempo que se aplica uma mudança de paradigma e ainda assim não se ajusta os objectivos tendo em conta essa mesma mudança.
      Não sou o fã nº1 de Rui "Bartolomeu" Vitória, mas reconheço que este este está a ter uma prestação aceitável tendo em conta os inúmeros desafios a que foi colocado.

    • Miguel'zinho
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:44 pm

      António tinha, isso do desinvestimento esta época é mito, o investimento foi praticamente o mesmo de em anos anteriores.

    • Kafka I
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:52 pm

      António Tonga

      Se me permites é falacioso que se diga que o Benfica desinvestiu este ano, é que foram gastos 33 milhões de eur em contratações, para além da equipa ser a mesma do ano passado, tirando Maxi Pereira e Lima (que foi substituído por 2 jogadores que custaram mais de 10 milhões de eur)

      Logo desinvestimento???

      Quanto à Champions que tanto apregoam, antes demais isso dá direito a titulo em Maio? o Porto o ano passado festejou em Maio a ida aos 4ºs de final da Champions? contou como mais um titulo?

      Sim dá dinheiro eu sei, agora do que vale ter dinheiro se é para estoirar em Taarbat, Vitor Andrade, Jimenez e Mitroglu (aqui esta derretido todo o dinheiro ganho na Champions)…

      Depois mesmo que fosse para gastar no Messi, de que valia se o treinador é mediocre?

    • Gonçalo R
      Posted Novembro 20, 2015 at 4:47 pm

      Continuam a falar da champions. Como o kafka diz, aposto que em maio vão todos para a rua festejar os oitavos da champions. Podem continuar a ser a **** do sporting, ficar longe do 1°lugar, amealhar derrotas e não ter fio de jogo, o que interessa é que passamos na champions e ganhamos algum dinheiro que vai ser mal gasto.

    • Anónimo
      Posted Novembro 20, 2015 at 5:55 pm

      Ora bem, na Champions tem sido mais da mesma mediocridade em termos de jogo, pontuamos com muita sorte em Madrid, na Turquia foi uma vergonha e cá contra o Gala, só não empatamos por sorte.
      Para além dos resultados a campanha da Champions tem sido tão frágil como a do campeonato.

      Infelizmente tenho que concordar com o Kafka, RV prova, a cada jogo que passa, que não serve. Gosto muito de ver Guedes a jogar, o Nelsinho foi uma óptima surpresa e não duvido que com RV teriamos visto mais do Bernardo com a nossa camisola. Mas isto não chega.
      Só discordo na teoria de que deviamos ter mantido JJ. O facto de o sucessor estar a provar ser um erro de casting não invalida todos os defeitos e teimosias que ano após ano JJ impunha. Acho que Marco Silva se estivesse hoje ao comando do SLB, não jogaria em 442 e resistiria muito melhor à pressão psicológica que estes encontros SCP vs SLB têm acarretado.
      Bouça Nova

    • António Tonga
      Posted Novembro 20, 2015 at 6:59 pm

      Kafka, permite-me discordar, trata-se de desinvestimento, mas já agora podes dizer-me de onde foste buscar os 33M? é que eu conto 18M. Valor que traduz o tal desinvestimento.

      Jogos maus na Champions? Acho que já disseram tudo, não vale a pena discutir se dizem que temos jogado mal na Europa…

      Quanto ao teu argumento da Champions, digo-te que o Porto, muito devido à sua campanha europeia, conseguiu reunir o plantel que está à nossa vista… Está à vista que o Porto conseguiu expandir a sua Marca este, ano apesar de não ter sido campeão. Como é possível concluir o Porto consegue hoje muito mais facilmente convencer um jogador de cartel a enfiar-se neste cantinho da Europa.

      Eu não sou o maior fã de Rui Vitória apenas penso que o seu trabalho tem demasiadas condicionantes para ser tão precocemente "cretinizado" como está a ser.

      Por último mesmo com um treinador medíocre um Messi dá sempre jeito :D

    • João Pedro
      Posted Novembro 21, 2015 at 12:44 am

      O Benfica não empatou por sorte contra o Gala? E que tal lembrar que o Gala, no jogo na Luz, merecia sair com uma derrota maior? Até parece que os turcos têm feito melhor carreira que o Benfica (e mesmo o Atlético…)

    • fernando barão
      Posted Novembro 21, 2015 at 10:41 am

      Kafka concordo completamente contigo digam o que disserem o rui não é treinador para o Benfica,ah e dizerem que não estamos mal é de doidos. e como tens a mesma cor clubística que eu gostaria de saber o que pensas sobre o lfv?

  • António Vilares
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:02 pm

    Considero o Sporting mais forte neste momento, e para mim é o favorito para passar a eliminatória. Com João Mário na ala, esta equipa ganhou outra dimensão, especialmente contra equipas que arriscam na transição defensiva para ter bola. Não considero que no último jogo, apesar do resultado tenha dito o contrário, tenha sido um massacre pois o Benfica foi conseguindo ter bola embora sem nunca criar grande perigo. O que aconteceu foi que o Sporting sabia os pontos fracos, soube explora-los e foi eficaz na hora de finalizar. Amanhã espero um Sporting com mais bola e a procurar ganhar vantagem numérica no miolo, onde Samaris e André Almeida (talvez) poderão ter dificuldades para dar cobertura, pois com o perfil de jogadores como Ruiz, João Mário, Adrien e William a gestão da posse de bola, não sendo tão vertical quanto o desejo de JJ, é muito eficaz e tornar-se complicado a recuperação da mesma. Jogaria com Montero em vez de Téo precisamente para explorar mais este jogo entrelinhas.
    Assim, não acredito que à 3ª seja de vez para o Benfica.

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:03 pm

    Temos reunidas todas as condições para um excelente derby, no qual acredito que não há duas sem três. Fator importante vai ser entender até que ponto o desgaste das internacionalizações vai atrapalhar, sendo normal que os treinadores se resguardem desta situação.
    Tenho também dúvidas em relação à abordagem de RV tacticamente
    FR

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:04 pm

    Acho que pela primeira vez nos 3 encontros, o Sporting parte com ligeiro favoritismo (se é que tal existe nos derbys).

    O primeiro jogo era de início de temporada, estava tudo ainda muito indefinido… o jogo da Luz, a distância pontual entre ambos era pouca e o Benfica jogava em casa, pelo que, apesar do resultado na Supertaça, o Benfica partia como favorito, até pelo histórico recente dos derbys disputados na luz.

    Agora, penso que o Sporting parte com ligeira vantagem, por jogar em casa como já referi, mas também no aspecto psicológico, a começar pelo treinador (RV vai a Alvalade bem mais pressionado, sob pena de ficar com rótulo de não conseguir ganhar às equipas do seu nível) e a passar pela equipa (ver o ex-treinador e um rival ganhar duas vezes num curto espaço de tempo, ainda por cima quando não era habitual, pesa sempre um pouco). Isto por si só, nada garante, atenção, e favoritismos à parte, espero que o resultado final penda para o mesmo lado dos outros dois jogos, porque não considero que vá ser um jogo nada fácil para nenhuma das equipas.

    Por fim, que seja mais um jogo, fora do relvado, na linha do que foram os outros, sem incidentes e sem episódios tristes.

    Vamos a eles! Eu lá estarei, mais uma vez!

    • Kafka I
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:00 pm

      Não concordo, para mim o Sporting era favorito nos outros 2 jogos e é claro favorito para este…

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 20, 2015 at 7:23 pm

      O Sporting nunca pode ser favorito na Luz

    • Kafka I
      Posted Novembro 20, 2015 at 11:07 pm

      Se o Benfica jogar sem treinador, não só pode como era o favorito e confirmou isso mesmo…o Benfica não tem treinador de futebol desde Maio, não há milagres…

  • lupa
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:10 pm

    Acredito que no final a vitória sorrirá mais uma vez ao SCP. Jogará com
    RP
    JP. PO. TF. Jeff
    Ruiz. Adrien. WC. JM
    SL. Teo.
    O slb não assusta.

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:11 pm

    Perdemos em casa 3-0 perante 60mil adeptos a nosso favor, acham que é fora que ganhamos?
    se aos 9min cá com o 1-0 o jogo acabou, acham que o Benfica ainda por cima num ambiente hóstil vai aguentar? Não , não vai. Não temos treinador com estaleca para estes momento. Custa mas é a verdade.

    JP

    • Vermelho
      Posted Novembro 20, 2015 at 5:46 pm

      Sei que não e muito relevante e não lhe tiro alguma razão, mas neste jogo, embora seja em alvalade, não tem a mesma quantidade de adeptos da casa quanto um jogo na liga.

  • Kunta
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:33 pm

    Que jogue o Talisca!

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:37 pm

    A minha aposta vai para mais uma vitória leonina.

    Se voltarmos a apostar no 4-4-2 sendo um dos médios o Talisca tem tudo para sermos goleados.

    A saída de Jonas da equipa neste jogo por muito bizarro que pareça talvez fosse a opção acertada.

  • Anónimo
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:49 pm

    Estou a rezar por um 4-4-2 de Rui Vitória.

    SL

    DD

  • Romeu Paulo
    Posted Novembro 20, 2015 at 2:55 pm

    Das mãos do Professor Marcelo? Até parece que o homem já ganhou as eleições.

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 20, 2015 at 3:26 pm

    Como sportinguista estou muito confiante para este jogo, espero uma vitória convincente. Espero um Sporting personalizado e mandão no jogo.
    JJ deve manter a sua ideia de jogo e colocar o melhor 11 em campo ou seja um 4-4-2 com Patrício, J. Pereira, Oliveira, Ewerton (caso o brasileiro não esteja a 100% fica o Tobias), Jefferson (Jonathan para o caso do Jefferson não recuperar), William, Adrien, J. Mário, Ruiz, Teo e Slimani.

    Penso que o Rui Vitória vai mudar a equipa passando a usar um 4-3-3 com J. César, Silvio, Luisão, Jardel, Eliseu, Almeida, Samaris, Talisca, Guedes, Gaitan e Jonas (Mitroglou se o brasileiro estiver indisponível).
    Acho que o Benfica vai se encolher e tentar aguentar o 0-0 o máximo de tempo possível tentando explorar os contra golpes.

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 20, 2015 at 3:30 pm

    Um dos segredos que tem levado este Sporting de JJ a superiorizar-se perante o Benfica é o facto de o Gaitan estar a ser muito bem neutralizado tanto na esquerda como na direita.
    J. Mário e B. Ruiz têm tido um papel muito importante ajudando J. Pereira e Jefferson a fecharem os flancos e espero que no sábado isso volte a acontecer.

    • Kafka I
      Posted Novembro 20, 2015 at 3:47 pm

      O segredo para o Sporting se estar a superiorizar ao Benfica é o Benfica não ter um treinador de futebol

    • Bruno Miguel Gonçalves
      Posted Novembro 20, 2015 at 10:46 pm

      o kafka é 100% contra rui vitoria…ns como a coragem p comparar um 11 c julio cesar,n.semedo,luisao,jardel,eliseu,samaris,talisca,gaitan.,guedes,jonas,jimenez desta epoca c os planteis q jesus teve como 11 c oblak(atletico),maxi(porto),luisao,garay(jardel suplente),siqueira(atletico),matic(chelsea),enzo(valencia),salvio,gaitan(havia ainda markovic ou sulejmani),rodrigo(valencia),lima e ainda cardozo

    • Kafka I
      Posted Novembro 20, 2015 at 11:06 pm

      Bruno Gonçalves

      E os princípios de jogo colectivos inexistentes porque não comparas?

      Os princípios colectivos de uma equipa nada têm a ver com os jogadores que têm, mas sim com o treinador que tem…independentemente dos jogadores serem bons ou maus, a qualidade colectiva pode estar sempre presente, se tens duvidas experimenta ver um jogo do Rayo Vallecano e perceberás que é possivel existir qualidade com colectiva com jogadores medianos…

  • Diogo Palma
    Posted Novembro 20, 2015 at 3:36 pm

    Já vou apostar no Placard que o Sporting ganha no TR, ganha ao INT e ganha na DV … não me desapontem ;D

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Novembro 20, 2015 at 3:56 pm

    Este jogo resolve-se com um simples pormenor:

    – Se o RV meter o Benfica a entrar em 4-4-2 à lá JJ, perde o jogo num instante e com nova humilhação táctica, a não ser que haja o milagre de individualmente o Benfica ultrapassar de longe a colectividade incutida pelo JJ num jogo destas características;

    – Se o RV meter o Benfica num 4-2-3-1, ou até num 4-3-3 (mais do que a variação no papel, é a variação nos movimentos no campo), então acredito que seja um jogo a pender para um empate ou até prolongamento, porque ficará amarrado tacticamente;

    Tudo o resto será o folclore do costume…

    • Pedro Jorge
      Posted Novembro 20, 2015 at 5:45 pm

      se é empate, obviamente que vai a prolongamento…e não "…um empate ou até prolongamento"

  • Stalley VM
    Posted Novembro 20, 2015 at 4:53 pm

    Como já tinha referido num post anterior.
    A minha opinião é que este jogo decide uma época para qualquer um dos lados.
    No lado Sporting, o "estado de graça" onde se encontra neste momento, pode muito bem acabar com uma derrota amanhã, em Alvalade, ficaríamos somente "agarrados" aos campeonato e a uma Liga Europa que estamos mais fora do que dentro neste momento.
    Para o Benfica, se perder amanhã, fica de fora de uma competição, campeonato está a uma distancia considerável (8 pontos com um jogo a menos), perdia pela 3º vez com o Sporting está época, o ponto positivo seria a Liga dos Campeões, onde a passagem está praticamente garantida.
    Portanto penso que amanhã está muito em jogo para ambas as equipas.
    Em ambos os casos não considerei a Taça da Liga, porque isso não salva de todo um época.
    Para finalizar espero um grande jogo, um GRANDE ambiente em Alvalade e que no fim que vença o Sporting, que para mim parte com favoritismo para este jogo, vale o que vale, eu estou mais confiante do que estava no inicio da época.

    Já agora amanhã temos um dia cheio de excelentes jogos, Real Madrid vs Barcelona, o Derby Lisboeta, Juventus vs Milan, Manchester City vs Liverpool.

    SL!

Deixa um comentário