Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sofrido mas Portugal garantiu bilhete para o Europeu sub-21

Exibição muito pobre da seleção portuguesa que sofreu bastante para vencer um adversário que não tem, nem de perto, o nível dos jogadores portugueses. Rui Jorge consegue a qualificação e isso deve ser o suficiente para se manter confortável no lugar mas têm sido demasiadas este tipo de exibições muito aquém do exigível e as suas opções vão sendo cada vez mais discutíveis. O seleccionador continua a ignorar o momento dos jogadores, colocando vários elementos que nem jogam nos clubes, como Gedson, Vitinha, Jota, Florentino ou os centrais (apesar de o ex-FC Porto até ter sido dos melhores) e a insistir em Dany Mota e até as substituições pareceram fazer pouco sentido, já que Leão estava a ser o mais perigoso. Individualmente, além de Vitinha, Nuno Mendes esteve também em evidência, sendo que Jota e João Mário estragaram quase todos os lances em que participaram.

Portugal venceu o Chipre por 2-1 e selou a qualificação para o Europeu de sub-21, a realizar em 2021. A equipa das Quinas não fez uma exibição de encher o olho, longe disso, e sentiu muitas dificuldades para derrotar os cipriotas, tendo mesmo começado a perder. Quanto ao jogo, começou praticamente com o golo do Chipre, com Artymatas a bater Diogo Leite nas alturas e a cabecear sem hipóteses para Diogo Costa. Portugal, como seria de esperar, tomou as rédeas do encontro, mas não conseguiu criar grandes oportunidades (Leão esteve nas poucas) e só chegou ao empate em cima do minuto 45′, com Thierry Correia a sofrer falta dentro de área (infantilidade do defesa cipriota) e Gedson, a meias com o guarda-redes, a empatar a partida. Ao intervalo, Rui Jorge tirou Leão e Dany Mota e colocou João Mário e Gonçalo Ramos, mas o tom do jogo manteve-se monótono e pouco inspirado, acabando Diogo Queirós por desatar o nó, na sequência de um pontapé de canto. Com este resultado, Portugal garante um lugar no Euro’2021 como um dos melhores segundos, podendo chegar ao 1.º se vencer os Países Baixos na última jornada.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

61 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:24 pm

    Foi terrível.

    Por favor, é impossível alguém ser tão mau treinador. Por favor, Rui Jorge. É mau demais. Mau demais.

    Vamos ao Euro sub-21 mas a manter este nível saímos de lá de saco cheio.

    É pena porque há talento que se podia potenciar.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2020 at 9:31 pm

      Quem escolhias para seleccionador sub21no lugar do Rui Jorge?

      • Amigos e bola
        Posted Novembro 15, 2020 at 9:36 pm

        Não estivesse no Sporting e acharia que um Ruben Amorim era o ideal para esta seleção.

      • fmadu8
        Posted Novembro 15, 2020 at 9:38 pm

        O António só pode ser familiar do Rui Jorge, é o único que defende constantemente o Rui Jorge? Quem é que escolhias para o lugar do Rui Jorge? Isto só pode ser brincadeira! Existem tantos treinadores portugueses com muito mais competências que este bronco, amigo dos agentes! Tenha noção

        • Antonio Clismo
          Posted Novembro 15, 2020 at 9:54 pm

          Diz-me então 3 nomes que estejam disponíveis que pudessem assumir já a selecção sub21 e fazer melhor trabalho do que o Rui Jorge. Isto se conseguires, claro. Só 3 nomes, não é pedir muito.

          • Amigos e bola
            Posted Novembro 15, 2020 at 10:47 pm

            Posso-te dar 3 nomes que certamente fariam melhor figura que o Rui Jorge: Ricardo Sousa, do Beira-Mar, e ex internacional, João Tralhão que está no Vilafranquense e… José Couceiro.

            • Antonio Clismo
              Posted Novembro 16, 2020 at 12:29 am

              O Ricardo Sousa não tem mãos para o CNS e vai ter para a selecção sub21? Mais valia o Silas…

              Em relação ao Tralhão.. bom treinador de formação mas isto não são os sub19.. todas as suas experiências no futebol sénior falhou redondamente.. especialmente como adjunto no Monaco…

              Em relação ao Couceiro.. já lá esteve e não teve resultados nenhuns

            • RuiF
              Posted Novembro 16, 2020 at 3:15 am

              João Tralhão? Ai que lol.
              Um nome a sério seria o Bruno Lage. Porém não me acredito que queira treinar uma seleção.

  • fmadu8
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:27 pm

    Quarta feira vamos levar cabaz da Holanda, no verão teremos euro e com sorte ficamos em último nos grupos e com muita sorte fazemos finalmente a festa que todos merecemos! Fim de linha rui Jorge!

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2020 at 9:37 pm

      A fase de grupos do próximo Europeu sub21 joga-se em Março e as eliminatórias em Junho. Quase de certeza que Portugal não será cabeça de série no seu grupo.

      Tem pelo menos Alemanha, Espanha, França e Inglaterra com melhor ranking para o sorteio

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:30 pm

    Ficou bem patente que o Rafael Leão não serve para jogar em ataque posicional. A sua falta de dinâmica e vontade até se sente no momento de cantar o hino. Mas pode ser útil contra equipas de igual valia que joguem com a defesa mais subida, vamos ver o que é capaz de fazer contra a Holanda.

    Com a fase de grupos a ser disputada em Março não vejo muitas oportunidades para treinarem e preparem esses jogos, quando ainda é preciso preparar uma equipa para o Mundial sub20 em Maio.

    Os melhores: Vitinha, Nuno Mendes, Florentino.

    Os piores: Jota, Thierry Correia, Gedson, Dany Mota, Rafael Leão, João Mário.

    Se jogarem assim contra a Holanda levam 5…

    • Amigos e bola
      Posted Novembro 15, 2020 at 9:40 pm

      O Danny Mota quando muito, jogará numa Académica.
      O Rui Jorge tem de ter um fetiche por um jogador banal em cada geração.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 15, 2020 at 9:58 pm

        Curiosamente é o melhor marcador da selecção neste apuramento… Pode não ser um portento de técnica mas tem mais vontade do que os outros todos juntos.

        O Éder nunca sequer foi opção para as selecções jovens de Portugal e deu-nos um Europeu anos mais tarde.

        O Rui Jorge é que os conhece e sabe melhor quem é que pode dar mais rendimento dentro de campo.

      • w0bbly
        Posted Novembro 16, 2020 at 11:01 am

        Primeiro respeito pela Académica. Não é o clube ali da borda da estrada.
        Depois não lhe desejes tanto mal. Já me chega aturar os que cá andam

  • Bolseiro
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:40 pm

    Rui Jorge não ignora o momento dos jogadores. Rui Jorge cede a pressões de certos empresários para colocar no 11 determinados futebolistas em detrimento de outros, isso sim.

  • tiagoagm
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:41 pm

    Ver Thierry a jogar é triste, muito triste. E ver esta equipa a jogar é outra. Pedro Gonçalves tem de ser sempre titular. Leão que vá jogar nos reservas no Milão.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2020 at 9:49 pm

      O Sporting não o deixa fazer mais do que 45 minutos por jogo. Até estou surpreso o Nuno Mendes estar ter tanta utilização nos sub21, julgo que o Rúben Amorim não esteja muito contente com isso.

      Mas sim, tira o lugar ao Gedson todos os dias. O Gedson sempre foi muito atlético mas está a ficar cada vez com uma pior relação com a bola nos pés. Nota-se perfeitamente que está destruído emocionalmente. Talvez pensasse que o futebol sénior iria ser fácil mas este último ano mostrou-lhe que não é bem assim.

      • Chomate
        Posted Novembro 15, 2020 at 10:07 pm

        Fontes?

      • Artur Trindade
        Posted Novembro 15, 2020 at 10:11 pm

        O Pote e o Leão pelo facto de serem titulares nos seus clubes, e serem os melhores jogadores ofensivamente desta seleção têm que ser titulares, ponto final. Não sâo apenas por Rui Jorge, não inventes.

  • Malloy
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:43 pm

    O Hélio já la deveria estar há muito ; nunca o deviam ter deixado sair da federação

  • coach407
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:45 pm

    5 jogos, 5 vitórias, 16 golos marcados, 2 sofridos, 4 goleadas, algumas poderiam ter sido históricas e só a eficácia impediu um amasso dos antigos. Este foi o jogo mais fraco, mas foi uma bela qualificação no geral.

    Em relação às opções, se formos a excluir os jogadores que não são opção no ataque podes ter Pote, Rafael Leão e Dany Mota que são jogadores que jogam com regularidade. Na defesa também se arranja 4. E no meio-campo joga quem? Fábio Vieira, eventualmente, e mais quem? E na baliza joga quem? É que nenhum joga…

    O Florentino tem de jogar porque não há mais nenhum e o Vitinha ao que tem jogado também tem de jogar sempre. Estranho seria eles não jogarem.

    • coach407
      Posted Novembro 16, 2020 at 1:36 am

      Refiro-me, obviamente, à fase de qualificação em 2020.

      Estamos aqui a falar de fases com praticamente 1 ano de distância em que surgiram novos jogadores “do nada” como Nuno Mendes, Pote ou Gonçalo Ramos que reforçaram esta equipa e Dalot, Bragança, Joelson ou Fábio Veira são jogadores claramente melhores que há 1 ano.

      Vamos ver o que acontece neste segundo encontro com a Holanda, mas dava jeito uma mãozinha do Trincão e do Pedro Neto.

      A Holanda tem uma equipa surreal e está ainda mais crescida.

      Os laterais deles são dois autênticos Nuno Mendes, um tem sido titular no PSV e outro no PSG esta época. Claramente dava jeito ter extremos de outro patamar.

    • hortalica
      Posted Novembro 16, 2020 at 9:09 am

      Deves ser dos poucos que consegue ver alguma coisa positiva nesses jogos… Por exemplo, nos jogos desta semana em 180min (excluindo compensações) não marcaste um golo de bola corrida contra selecções fracas como Bielorrússia e Chipre, precisaste de 3 penaltis, 1 golo na própria e 1 golo de canto (isto quando tivemos mais de 20 no agregado dos 2 jogos) é preocupante.

      E ao Rui Jorge falta coerência (entre outras coisas), não chama Tiago Tomás que tem jogado na equipa A do SCP e tem aproveitado as oportunidades e consegue chamar Joelson que joga no Campeonato Nacional na equipa B (qualidade dessa liga é muito inferior). Depois chama jogadores que mal jogam (alguns nem jogam) em prol de quem anda a brilhar nos seus clubes, tens o Dani Figueira que está a fazer uma boa época e não o chama para chamar 3 Gk´s que não jogam… Para não chamar o Tiago Tomás (que até tem jogado bem) chama Joelson do Campeonato Nacional e depois tem um GK em grande forma na Segunda Liga e não o chama para chamar 3 GK´s que não jogam? Alguém entende isto?

      • coach407
        Posted Novembro 16, 2020 at 4:47 pm

        Digo e repito: em 2020 a nossa seleção sub-21 goleou em todos os jogos. Até este jogo mais atípico em que a equipa voltou a ter de suar num jogo, algo que não se via há 1 ano dado que todos os jogos foram um massacre.

        Claro que os adversários eram fracos, normal, não se goleia em todos os jogos contra adversários de elite.

        Tentares dizeres coisas para parecer que esta equipa teve dificuldades em criar oportunidades de golo em jogo corrido é de uma hipocrisia brutal. O título do VM do jogo contra a Bielorrússia começou por “Curto!” e isto deveu-se ao verdadeiro massacre que foi o jogo com uma facilidade tremenda em marcar golos de todas as formas e feitios. Se ficasse 7-0 era um resultado perfeitamente normal dada a capacidade da seleção em anular completamente qualquer intenção da Bielorrússia e depois no ataque não tiveram dificuldade nenhuma em desmontar a defesa de forma constante. Não foram eficazes? Não, mas é culpa do selecionador? O selecionador é que tem de desenvolver as capacidades de finalização dos jogadores em treinos de 2 semanas? Isso é um trabalho de longo prazo, nos clubes. O trabalho do selecionador é pegar em jogadores que jogam num enquadramento tático distinto e com jogadores diferentes, tentar unir estas peças de puzzles muito diferentes. É um trabalho tático intensivo para em poucos dias pôr a equipa a interpretar um modelo de jogo e entrosados com os colegas. E isto nos sub-21 é ainda mais difícil porque na seleção principal podes ter uma base de jogadores com o mesmo selecionador durante muitos anos que já sabem perfeitamente o que o selecionador quer, mas nos sub-21 é muito mais difícil já que todos passam pelas mãos do Rui Jorge durante pouco tempo, chegam novos e a carreira deles é muito mais instável. Tanto tens o Florentino, Gedson ou Vitinha em destaque nas equipas principais do Benfica ou Porto como de repente deixam de jogar e afirmam-se outros com um rendimento que obriga-os a ter em conta e já tens de mudar tudo (ou não ceder e, por vezes, manter a base mesmo que o jogador não jogue). Isto tudo para dizer o quê: o trabalho do Rui Jorge é tático, não é técnico. Não tem tempo para ensinar os jogadores a finalizar ou a fazer passes. Portanto se Portugal foi fortíssimo a anular qualquer tentativa da Bielorrússia e foi fortíssimo a criar oportunidades de golo. A partir daqui o trabalho do Rui Jorge está feito. Se os jogadores falham estando num contexto extremamente favorável então pergunta aos treinadores deles o que andam a fazer que isso é competência deles.

        Mas pronto percebe-se que não estás propriamente interessado em ter uma conversa racional quando dizes que o auto-golo não foi um golo de bola corrida quando foi uma grande jogada da seleção, enorme classe na combinação entre o Jota e o Nuno Mendee um cruzamento que é 90% golo. Foi o defesa a marcar, mas podia ter sido o Fábio Vieira sozinho nas costas dele.

        Mas, enfim, vamos fingir que o desequilíbrio foi conseguido através de bola parada….

        • hortalica
          Posted Novembro 17, 2020 at 8:56 am

          Chipre ganhámos 2-1 e 0-4
          Gibraltar 4-0 e 0-3
          Bielorrússia 3-0 e 0-2.

          Honestamente achas isto bons resultados tendo em conta a qualidade individual, estruturas, campeonatos (etc) que Portugal tem ao seu dispor, comparado com as outras 3 selecções? Uma coisa é ter azar de não golear um jogo, agora no rescaldo desses 6 jogos não haver um resultado mais dilatado? Achas normal uma equipa como Portugal em 9 jogos marcar menos 18 golos(!) que a Holanda? Se achas isto tudo normal é porque temos níveis diferentes de exigência.

    • DiogoC
      Posted Novembro 16, 2020 at 9:10 am

      O Florentino não sendo um titular do Mónaco tem feito alguns jogos.

  • Malloy
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:48 pm

    Agora é tarde para o Hélio , está a fazer um ótimo trabalho no Bahrain e garanto que está a ganhar uma pipa de massa

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2020 at 10:22 pm

      O Hélio depois de ganhar o Europeu sub19 com esta geração teve a chance de fazer o Mundial sub20 e devido a uma preparação amadora chegou lá e fez um péssimo trabalho.

      Ok, ele já tinha a proposta do Bahrein no bolso na altura do Mundial sub20 mas mesmo assim foi muito fraco para uma equipa que era considerada a favorita a ganhar esse Mundial.. Cair na fase de grupos num grupo com África do Sul, uma Argentina inofensiva e Coreia do Sul é uma vergonha..

  • Artur Trindade
    Posted Novembro 15, 2020 at 9:48 pm

    Quando Jota, que tem 0 minutos em Vallecas e apenas alguns jogos sem relevo como profissional, consegue nestes 2 jogos obscurecer o melhor jogador da liga portuguesa até ao momento, e o titular do Milan, vê-se a capacidade de análise de Rui Jorge.

    • Marco Carvalho
      Posted Novembro 15, 2020 at 10:02 pm

      Concordo. Exceto Vallecas que é em Madrid ;)

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 15, 2020 at 10:16 pm

      O Pote não precisa dos minutos dos sub21 para manter o seu valor de mercado… Já quanto ao Jota… se não fossem os sub21, não teria absolutamente nada desde Janeiro…

      Este espaço de competição deveria ser apenas através de chamada por um sistema de meritocracia.. Mas como poucos jogam regularmente nos seus clubes o Rui Jorge precisa de se envolver mais (é um treinador que se envolve muito com os seus jogadores e sabe o que precisam) e sabendo que uma chamada aos sub21 representa estímulos diferentes faz as convocatórias em função de ajudar certos jogadores a ganhar ritmo (Gedson, Florentino, Queirós, Leite, Jota) e há mesmo casos de jogadores que não têm sido opção e o Rui Jorge nunca desiste deles como o Vitinha ou Fábio Vieira.

      Mesmo no ano passado quando o Dalot não jogava no Manchester o Rui Jorge só não o chamou quando estava lesionado, também nunca desistiu do Trincão e do Pedro Neto mesmo quando eles não jogavam.

      Mas a partir daqui o Rui Jorge tem que deixar de ser o pai dos meninos e feita a qualificação com bons números (8 vitórias em 9 jogos) a partir daqui tem que chamar os melhores e só os melhores.

      Se o Jota não jogar em Espanha, sai fora
      Se o Leite não tiver tempo e jogo no Porto, sai fora
      Se o Tiago Djaló não jogar no Lille, sai fora
      Se o João Virgínia não passar das reservas do Everton, sai fora
      João Mário quer ser chamado aos sub21 quando ainda joga na equipa B do Porto? Jogar na equipa B serve para ser chamado aos sub19 ou sub20 agora para ser chamado para uma fase final de eu europeu jogar ainda numa equipa B é manifestamente pouco.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 15, 2020 at 10:33 pm

        Nenhum dos 3 GR chamados jogam nos seus clubes. Quando há o Dani Figueira a ser o melhor GR da Segunda Liga e nem sequer é chamado.

        Thierry Correia a lateral esquerdo: Pode sempre chamar o Nuno Tavares, Ruben Vinagre ou Francisco Moura.

        Tiago Djaló não conta para o Lille – David Carmo para ontem.

        Não há substituto neste esquema para o Florentino? É convencer o Gustavo Assunção a jogar nos sub21.

        Gedson está fora de forma? É chamar o Domingos Quina, Matheus Nunes, Filipe Soares ou Nuno Santos.

        Não há alternativas nas alas para as chamadas do Pedro Neto e Trincão á equipa principal? E que tal tentar chamar o Angel Gomes? E como está a siuação do Umaró Embaló? Marcos Paulo titular do Fluminense não é testado nos sub21 porque razão?

        No ataque se o Leão ou o Dany Mota não servem é apostar no Gonçalo Ramos e se não servir é chamar o Tiago Tomás.

        A partir deste momento não deveria haver lugares cativos, só seriam convocados os que estivessem em melhor forma.

        • coach407
          Posted Novembro 16, 2020 at 1:25 am

          Gonçalo Ramos?

          Em relação ao João Mário disseste “quer ser chamado aos sub-21 quando ainda joga na equipa B?” sendo que urge a questão: quantas vezes o João Mário foi sequer convocado para a equipa B esta época? Z-E-R-O. Zero!

          O João Mário que ainda foi utilizado no último jogo da equipa principal do FC Porto é um mero jogador da equipa B.

          Mas pronto percebo que não joga propriamente regularmente como o Fábio Vieira, por exemplo. No entanto o Gonçalo Ramos que fez 360 minutos na equipa B e também não joga já pode contar para os sub-21. Já é digno.

          Pior é que depois de dizeres isso do João Mário ainda tens a lata de falar no… Úmaro Embaló! Bem, é que este para a principal ainda nem serviu para ir aos treinos fazer número…

          E o Dani Figueira está aí referido porquê? Se os jogadores da equipa B não servem por estarem num patamar baixo (II Liga) porque haveria o Dani Figueira de ser convocado nesse nível reles? Parabéns para ele por já não estar nos sub-23 de um clube da II Liga, mas continua na II Liga portanto, pela tua lógica, só serve para os sub-19 ou sub-20. Se não tem capacidade para ser titular no FC Porto ou num Lille porque haveria de ser convocado? Pela lógica que tu seguiste do Diogo Leite e do Tiago Djaló não serem convocados então o Figueira é que não pode ser mesmo. Certamente o Diogo Leite e o Djaló não teriam problemas em ser os melhores defesas da II Liga……

          • Antonio Clismo
            Posted Novembro 16, 2020 at 10:55 am

            Não te esqueças que o Umaró Emabló era capitão da geração de 2000 que se sagrou vice-campeã da Europa no ano passado (apesar de ser de 2001) que tinha Tomás Tavares, Nuno Tavares, Fábio Vieira, Vitinha, etc e depois de ter falhado a sua transferência para o RB Leipzig nesse Verão tem sido completamente ostracizado pelo Benfica..

            • coach407
              Posted Novembro 16, 2020 at 12:46 pm

              O Úmaro Embaló quê? ?

              O único Europeu que o Úmaro Embaló participou foi o da sua geração, não foi o da geração de cima e ele nem era titular indiscutível (nos outros 2 jogaram Félix Correia e Jair Tavares) quanto mais capitão (Francisco Saldanha). A juntar a isto, nem sequer passamos da fase de grupos quando passavam 2 entre Noruega, Suécia, Eslovénia e Portugal.

              Não estou a ver onde é o Úmaro foi vice-campeão europeu. Portugal foi vice-campeão europeu no ano passado, sim senhor, mas o Úmaro Embaló nem convocado foi, até porque estava lesionado. E o capitão chama-se Vitor Ferreira, também conhecido como Vitinha.

              Não sei onde foste buscar essa ideia do Embaló ser o capitão da geração de 2000 quando nem foi o capitão da geração de 2001.

              Falhou o Euro por lesão, mas antes disso na qualificação só foi titular em 1 jogo e o capitão foi sempre o Romário Baró. E se não fosse ele ainda tinhas o Pedro Álvaro, Tiago Dantas ou Pedro Neto à frente desse suplente.

              Mesmo em Toulon, no torneio que serviu de preparação para o Euro Sub-19, o Embaló só foi titular em 1 jogo sendo o capitão o Romário Baró.

              Incompreensível onde foste sacar essa info do Embaló ser capitão de uma geração onde nunca foi titular e muito menos capitão.

              Por outro lado, o João Mário foi realmente titular em todos os jogos dessa equipa vice-campeã europeia. Na realidade mesmo. Não é na minha imaginação como essa do Embaló ser capitão da seleção.

              • Antonio Clismo
                Posted Novembro 16, 2020 at 2:20 pm

                Tens razão, estava a confundir. Mas era capitão da sua geração 2001 e não deixa de ser estranho o seu ocaso depois do falhanço que foi a sua transferência, por causa de exigências de última hora do seu empresário.. Foi riscado pelo Benfica a partir desse momento.

        • hortalica
          Posted Novembro 16, 2020 at 8:36 am

          Não devia haver lugares cativos e eu concordo contigo mas queres apostar o Gonçalo Ramos no 11? Está visto que o Gonçalo Ramos está no plantel SLB (A) a fazer número (vai ser rato de laboratório para experiências malucas do JJ) e devido ao excesso de jogos deve ser convocado quase todos os jogos (mas poucos minutos de jogo) e só deverá ter mais minutos nas taças (e talvez quando garantirem apuramento da LE). O Gonçalo Ramos deve ser completamente queimado este ano (quando devia continuar a ganhar rodagem na B ou ser emprestado).

      • coach407
        Posted Novembro 16, 2020 at 1:05 am

        Diogo Costa não joga sai fora, Max não joga sai fora, Virgínia não joga sai fora, Diogo Leite não joga sai fora, Florentino não joga sai fora, Gedson não joga sai fora, Vitinha não joga sai fora, Jota não joga sai fora, João Mário não joga sai fora, Joelson não joga sai fora e go on.

        Então diz-me lá quem seria a tua convocatória com base na meritocracia. Vá, nem peço convocatória para não te obrigar a ir buscar jogadores ao Campeonato de Portugal, diz-me só o 11 inicial sff.

        • Antonio Clismo
          Posted Novembro 16, 2020 at 2:28 pm

          Diogo Costa (ser nº2 do Porto é muito diferente de ser nº4 do Everton).
          Diogo Dalot
          Diogo Queirós
          David Carmo
          Rúben Vinagre
          Florentino
          Bragança
          Pote
          Vitinha
          Fábio Vieira
          Rafael Leão

          Jogaria em 4-4-2 losango com Fábio Vieira e Rafael Leão livres na frente a explorarem o espaço nas costas do adeversário que é o modelo onde o Rafael Leão causa mais estragos (de longe).

          Além disso com as chamadas do Trincão, Félix e Pedro Neto à selecção principal não vale a pena martelar em Jota ou João Mário nas alas porque não têm a mesma qualidade e só atrasam o jogo.. E Joelson Fernandes, Chico Conceição e Rodrigo Gomes ainda são novos demais para estas andanças neste momento.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 15, 2020 at 10:02 pm

    Por vezes, penso que devia empregar o meu tempo em coisas mais produtivas. Para a qualidade que temos (e é muita, algo não visto aos tempos), devíamos jogar bem melhor e penso que a culpa é inteiramente do treinador. O seu tempo já passou, neste momento não consegue ser passar a mensagem, e muito menos escolher os melhores. E com isso a análise individual.

    Não ponho em causa o valor individual de Gedson mas tendo Pedro Gonçalves numa forma estupenda e Fábio Veira no banco, é incrível como joga este a 10. Depois Bragança para 6, em jogos mais fechados faz mais sentido que Florentino (o melhor trinco português mas no processo defensivo). E depois Mota? Só por ser jogador da Juventus, é que em valor é metade de Ramos! Incrível como é indiscutível.

    Relativamente a Leite e Jota, nota-se que a falta de minutos que têm nos respectivos clubes. Leite tem problemas de posicionamento que se notou no golo e Jota tem de definição, acabando por baixar a cabeça em demasia.

    Pena não jogarem os melhores, iriamos jogar o triplo como diz Jesus.

  • Nazgul
    Posted Novembro 15, 2020 at 10:59 pm

    Maximiano
    Dalot leite Carmo mendes
    Gedson Tino Pote
    Trincao Ramos/leão Neto

    Acho que temos uma grande seleção até mesmo no banco temos algumas alternativas como Gonçalo Ramos, Vitinha, jota, baro, vinagre, Bragança, Nuno Tavares, quaresma podíamos e devíamos fazer mais com estes miúdos!

    • DiogoC
      Posted Novembro 16, 2020 at 9:07 am

      O Gedson não joga futebol a sério há quase um ano e meio. Não devia sequer ser convocado quanto mais titular

      • Nazgul
        Posted Novembro 16, 2020 at 1:11 pm

        O gedson não teve nenhuma lesão e está a um ano nos Spurs é normal jogar menos, no entanto não é pior que os outros que estão na seleção, se o trincao for suplente no barça tb não levavas ? Acho que isso não justifica!

      • GabCel
        Posted Novembro 16, 2020 at 7:25 pm

        até parece que um jogador titular na 2ª liga está habituado a estímulos superiores a um suplente na Premier League. Que afirmação mais ridícula.

        • DiogoC
          Posted Novembro 17, 2020 at 9:13 am

          Mas qual suplente. O Gedson nem ao banco vai. Está descartado. Não luta por nada. Está sem jogar há um ano em Londres e antes disso esteve meio ano sem jogar em Portugal. Não comparecem com o trincao que vai tendo minutos e treina para poder jogar. Quais estímulos? Um jogador que está 1 ano e meio sem jogar perde o ritmo e a confiança.

          • GabCel
            Posted Novembro 17, 2020 at 1:38 pm

            Continua a treinar com o Mourinho, e a jogar com muitos dos jogadores da melhor liga do mundo. só isso basta para encostar qualquer wannnabe da 2ª divisão Portuguesa.

  • Kacal
    Posted Novembro 16, 2020 at 12:04 am

    David Carmo e Pote, pelo menos estes dois, têm que ser titulares nesta selecção! Ambos são titulares nos respectivos clubes, apresentam já muita maturidade e têm imensa qualidade. Penso que elevariam o nível da posição onde jogam no XI. De resto, realmente poderá haver algumas dificuldades porque parte dos nomes do XI nem jogam com regularidade nas equipas principais dos respectivos clubes e não há propriamente muito a escolher que estejam numa situação diferente.

    No ataque temos Dany Mota, Rafael Leão e Gonçalo Ramos. Leão e Ramos parecem-me bem melhores que Dany Mota e conforme as características que o jogo pedir podem alternar entre si a titularidade, mas talvez o Tiago Tomás que tem jogado com uma regularidade interessante no Sporting e é um jogador que dá tudo em campo e tem boa relação com o golo pudesse ter uma oportunidade.

    De resto, é ver conforme a forma mas certas posições é necessário resolver a titularidade nos clubes nem que seja com empréstimos.

    Por fim, Pote não só devia ser titular como ser o “lider” desta equipa, mas enfim.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 16, 2020 at 11:04 am

      Todos malham no Dany Mota mas os números são estes:

      Rafael Leão: 10 jogos, 1 golo, 2 assistências.
      Dany Mota: 8 jogos, 4 golos, 3 assistências.

      É preferível um jogador pior tecnicamente mas raçudo e lutador do que alguém com toda a qualidade do mundo que só vem fazer frete.

      • Kacal
        Posted Novembro 16, 2020 at 5:18 pm

        Não digo o contrário, mas sinceramente prefiro um jogador que esteja a jogar num nível mais elevado e que tenha outra capacidade a envolver-se com os colegas no jogo colectivo. Agora concordo que neste momento nem há nenhum que esteja a jogar com regularidade num nível mais elevado e portanto aceita-se que vá jogando ele.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 16, 2020 at 9:55 am

    Olhando apenas para todos os nomes disponíveis e esquecendo os picos de forma, esta serão as possíveis escolhas para a fase final:

    GR: Diogo Costa, Max e 3º GR (Entre Virgínia e Daniel Figueira)
    DD: Dalot e Tomás Esteves
    DC: Queirós, Carmo, 3º e 4º DC (Entre Quaresma, Djaló, Leite e Gonçalo Cardoso)
    DE: Nuno Mendes e Vinagre
    MDF: Florentino e Samuel Costa (conseguir convencer Gustavo Assunção já me parece difícil)
    MC: (Entre Gedson, Vitinha, Bragança, Filipe Soares e Quina)
    MO: Pote e 2º MO (Entre Fábio Veira, Baró e Nuno Santos)
    EXT: Neto e Trincão (se não estiverem nos AA), Leão, (Entre Jota e João Mário)
    PL: Ramos, Tiago Tomás e Marcos Paulo (era perfeito convencer este, senão Fábio Silva?)

    Temos qualidade para deixar inclusive grandes valores de fora, caso não estejam a ter minutos nos seus clubes, colocados entre parênteses, visto que numa fase final o ritmo competitivo conta muito devido a ser disputada num curto período de tempo.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 16, 2020 at 10:51 am

      Não esquecer que no próximo ano também irá haver Mundial sub20, portanto acredito que jogadores como Tomás Esteves, Tomás Tavares, Quaresma, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Gonçalo Ramos, Joelson Fernandes, Marcos Paulo, Fábio Silva, etc todos esses que referes deverão ir ao Mundial sub20 no seu escalão.

      Acredito que jogadores como Pedro Pereira terão sempre prioridade nos sub21 em relação a Tomás Tavares, por exemplo por esse motivo.

      Mas fica bastante patente que com Pedro Neto e Trincão na equipa principal esta equipa fica órfã de talento nas alas e Jota e João Mário são terrivelmente medianos para desequilibrar neste escalão. Era preciso tentar sacar algum coelho da cartola até ao Europeu..

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 16, 2020 at 11:30 am

        Havendo Mundial e Europeu em simultâneo (que é ridículo na minha opinião) até por uma questão de transmissão televisiva e visibilidade do torneio em questão, provavelmente irá haver escolhas entre ambos os grupos.

        Contudo ainda não é certo que Portugal chegue à fase final a realizar nesta altura, visto que o torneio mudou de formato e a qualificação para estes melhores oito equipas será efectuado em Março, penso eu.

        Relativamente aos jogadores, Tomás Esteves pode ficar nos sub 20, tal como os selecionáveis João Ferreira e Rodrigo Conceição, que ainda existe Pedro Pereira, Thierry e Tavares para suplente visto que o titular será Dalot. Na ala contrária, descendo Nuno Mendes, ficaria Vinagre, Tavares e Francisco Moura, pelo que também será colmatada. No centro Quaresma não sequer obrigatório estar presente nos Sub-21, tal a quantidade de opções, podendo fazer dupla com Inácio pela química que já trazem do clube.

        Se avançarmos no terreno, Joelson terá que ser dos sub-20, como Embaló e Félix, pela falta de competitividade sénior que os restantes já têm. É preciso é que os alas (e Fábio Vieira e Nuno Santos podem jogar aqui) comecem a ter minutos e entre Neto e Trincão, um garantidamente estará aqui, e até podem estar os dois visto que ainda temos para os AA Guedes, Podence, Rafa, Gelson, Bruma, Jota, Bernardo, Horta e depende muito do esquema que FS queira utilizar.

        Na frente é escolher entre Gonçalo e Fábio (fica 1), entre Tomás e Marcos (fica 1) e entre Pedro Mendes e Mota (fica 1), sendo que Leão também pode jogar aqui se tivermos um excesso de alas disponíveis na altura.

        • Antonio Clismo
          Posted Novembro 16, 2020 at 12:12 pm

          Para não haver confusão no próximo ano (e já que o tempo é mínimo para preparar ambas as equipas) deveria-se definir o mais rapidamente possível que jogadores vão disputar o Europeu e que jogadores vão disputar o Mundial.

          Até porque o Mundial sub20 vai começar no final de Maio logo os jogadores terão de ficar indisponíveis no final das épocas portanto imagina que o Quaresma ganho o lugar ao Neto no Sporting? Imagina que o Gonçalo Ramos é importante na manobra do Benfica? Achas que os clubes os vão deixar ir? Claro que não.

          Essas coisas deveriam ficar definidas o quanto antes para não haverem trocas entre selecções e isso atrasa sempre as preparações porque as equipas do Rui Jorge (sub21) são sempre muito diferentes tacticamente do que as equipas do Rui Bento (sub 20).

          • Francisco Ramos
            Posted Novembro 16, 2020 at 12:41 pm

            O campeonato acaba no dia 16 de Maio, pelo que dá mais que tempo suficiente para dispensar os jogadores quer para o Europeu, quer para o Europeu de Sub-21, quer para o Mundial de Sub-20. Por isso não faz sentido nenhum decidir-se em que escalão jogam quem, até chegarmos a Fevereiro e Março com base nas suas evoluções, picos de forna, lesões, etc.

            E selecções é exactamente isto, pouco tempo de preparação para as fases finais, sejam elas quais forem, daí que nem todos os bons treinadores são bons seleccionadores.

            Para mim, é um argumento que não faz grande sentido, até porque grande parte dos jogadores já sabe se é do grupo selecionável dos Sub-20 ou Sub-21 com base nas últimas convocatórias. Mas não vamos limitar isso à convocatória final porque até lá falta muito tempo!

            • Antonio Clismo
              Posted Novembro 16, 2020 at 2:14 pm

              Sou apologista que de forma a preparar bem um torneio de curta duração como estes, pelo menos um mês de preparação é essencial. Se o Mundial começa no final de Maio então os atletas teriam de ser dispensados no final de Abril para treinarem, e quiçá habituarem-se a condições bastante diferentes (Indonésia é extremamente húmida e a diferença de horário é colossal).

              Se por acaso escolherem fazer o estágio em Bali então aí é que os miúdos se vão perder todos…

        • Judge_Dredd
          Posted Novembro 16, 2020 at 12:44 pm

          Na minha opinião, havendo Mundial Sub 20(apurados na secretaria pelo ranking) e Euro Sub21 deveriam ser respeitadas os limites de idade.
          Ou seja ao Euro sub 21 não deveria ir nenhum jogador nascido depois de 1 Janeiro de 2001(idade limite do Mundial Sub 20)
          Garantia 2 equipas com qualidade em ambas as competições

          • Antonio Clismo
            Posted Novembro 16, 2020 at 2:11 pm

            Tiago Dantas poderia ser seleccionável para o Mundial sub20 se não fosse por apenas uma semana!

          • Francisco Ramos
            Posted Novembro 16, 2020 at 2:32 pm

            Judge, eu prefiro ter uma equipa que nos permita vencer uma competição que duas com qualidade. Se tiver que tornar uma mais fraca, que seja, desde que seja estipulado previamente entre ambos os seleccionadores e a FPP.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 16, 2020 at 10:55 am

    Que jogo deplorável, para quando o crédito máximo a Rui Jorge? Diria mais, se não vencermos a Holanda ele deveria saltar fora, porque ganhar a Chipres e Bielorrússias até eu o faço. Temos equipa para muito mais, as escolhas duvidosas não podem continuar a acontecer, é meter os melhores e pronto! Chega de experiências, temos muitas opções para todos os lugares, é colocá-los a jogar com liberdade e criatividade, o nosso ataque até mete dó, só marcamos de bolas paradas e de penaltis.

    Contra a Holanda jogaria com Diogo Costa, Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Nuno Mendes, Florentino, Vitinha, Pote, Fábio Vieira, Leão e Gonçalo Ramos.

Deixa um comentário