Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Otávio suspenso por dois jogos por afirmar que o “Benfica jogou com mais três”

Quem deve ocupar a vaga do brasileiro? Está num grande momento, ainda por cima, pela maneira como pressiona, recupera e ocupa os espaços, tem um papel decisivo nesta equipa de Sérgio Conceição.

Otávio foi suspenso por dois jogos pelo Conselho de Disciplina da FPF, pelas declarações que teve após o FC Porto conquistar a Taça de Portugal, a 2 de agosto. O médio dos azuis e brancos, na altura, acusou os árbitros de terem favorecido o Benfica. “Já merecíamos esta taça há muito tempo. O árbitro podia fazer o que quisesse que nós não perdíamos. Merecemos isto. A jogarmos com 10? Com 10 não, eles é que jogaram com mais três e nós com menos quatro ou cinco. Mas faz parte. estava escrito que não perdíamos. Assim sabe melhor”, disse o brasileiro.

50 Comentários

  • AbbasK
    Posted Dezembro 28, 2020 at 8:40 pm

    Este e Pepe fazem um péssimo serviço à toxicidade do futebol português, especialmente este. Já não é a primeira vez que diz coisas deste género ou piores. Dentro de campo, sempre a pressionar os árbitros, a picar adversários, a fazer faltas sujas (um clássico dele é fazer o adversário tropeçar na proteção de bola junto à linha). Castigo justo. Desportivismo inexistente neste indivíduo.

  • AndrePires
    Posted Dezembro 28, 2020 at 8:43 pm

    Nada contra a justiça do castigo, mas… só agora?

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 28, 2020 at 9:13 pm

      Como assim? AInda não houve qualquer jogo do FCP depois desse… Desta vez até acho que foram “breves” e não há espaço a que a concorrência entre em teorias que o castigo foi “guardado” para um altura em que prejudicasse meno o Porto. Otávio é bom jogador – eu já gostava do seu futebol quando foi emprestado ao Vitória – mas tem personalidade conflituosa…

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Dezembro 28, 2020 at 9:16 pm

      Correção André Pires :) eu li mal e pensei que as declarações tivessem sido agora, depois da Supertaça. Assim sendo não faz sentido a minha pergunta e peço desculpa :)

      • AndrePires
        Posted Dezembro 28, 2020 at 10:46 pm

        Tranquilo, erros acontecem :)
        Mais uma razão para os castigos saírem a tempo e a horas, não faz sentido uma suspensão sair 4 meses depois da infracção, mais um pouco estava o Otávio a assinar por outro clube e o castigo ainda por sair. Porque não podemos fazer como em Inglaterra, em que se demora no máximo 2 ou 3 dias?

  • Rodrigo 77
    Posted Dezembro 28, 2020 at 8:43 pm

    Finalmente!

    Podem vir, com a conversa dos títulos, a quem ninguém retira o mérito, mas a pressão feita sobre os árbitros, a impunidade que os jogadores do Porto sentem, tem de acabar.
    Este comportamento noutra Liga, seria severamente punido, todas as semanas. Aqui tem de ser igual.

    O Hugo Seco levou dois jogos de suspensão, por uma afirmação menos grave que esta.

  • Ventola28
    Posted Dezembro 28, 2020 at 8:49 pm

    Vai fazer falta este, a maneira como ele pressiona os arbitros e faz o que quer em campo vai ser uma baixa importante!
    É o jogador mais vergonhoso e porco que anda no futebol portugues!
    Os jogadores do porto em portugal vivem uma impunidade que nao se vê em mais lado nenhum!
    Alias basta ver a atitude dos jogadores do porto para com os arbitros no campeonato portugues e depois vimos os jogos do porto na champions e os jogadores parecem cordeirinhos, aqui ate se espumam todos!
    Vergonhoso demorar 5 meses a sair um castigo! O futebol portugues precisa de acabar, limpar tudo o que lá anda e começar de novo!
    Tamos com um campeonato ao nivel do romeno e turco, é um autentico lamaçal!

  • fabinho18
    Posted Dezembro 28, 2020 at 8:53 pm

    Só dois jogos?? Só mesmo em Portugal.

  • stanpanan
    Posted Dezembro 28, 2020 at 8:55 pm

    A impunidade com que passa jogo a jogo a fazer pressão nos árbitros, fala como lhe apetece e os árbitros parecem ter medo… Só mesmo em Portugal… O que o Benfica tem a menos o porto tem claramente a mais… Tanto na garra, na agressividade e na pressão aos árbitros

  • Af2711
    Posted Dezembro 28, 2020 at 9:02 pm

    Não tinha visto esta flash, mas esbanjou arrogância…
    Como jogador, acho que seria um tipo que se dava bem num Atlético ou Inter integrando o plantel, pela combatividade que dá ao jogo.

  • Francisco Ramos
    Posted Dezembro 28, 2020 at 9:44 pm

    Este é um castigo que se aceita.

    Depois do dia 2 de Agosto, o Conselho de Disciplina da FPF nunca mais teve reuniões e os 13 jogos seguintes do Porto foram a feijões, pelo que apenas agora era possível aplicar um castigo de 2 jogos.

  • Dracarys
    Posted Dezembro 28, 2020 at 9:57 pm

    Os castigos têm de começar a ser aplicados a tempo e horas. A falta de celeridade no anúncio e aplicação dos castigos não só demonstra incompetência por parte do Conselho de Disciplina, como despreocupação pelas repercussões que o atraso na aplicação dos castigos acarreta. É que se não são publicados num curto espaço de tempo após a infração, vão sempre abrir espaço para acusações de estarem a aguardar para desfalcar equipa X num jogo complicado, ou para “limparem” o castigo contra um adversário mais acessível. Passaram quase 4 meses desde esta flash. É inadmissível.

  • RenatoFr
    Posted Dezembro 28, 2020 at 10:13 pm

    Pode ser que comecem também a ser penalizados a sério pelos atrasos no retorno ao campo no intervalo.
    Em pt dá 700€ de multa por serem reincidentes
    na champions dá 40.000€

  • Flavio Trindade
    Posted Dezembro 28, 2020 at 10:20 pm

    Ora bem…

    Há aqui dois pontos a considerar.

    1. A justiça do castigo. E sobre isso nada em absoluto a dizer.

    2. O tempo que a sanção demorou a ser aplicada.
    Declarações após a final da Taça? Mas um castigo simples destes demora quase meio ano a sair?

    É absolutamente inaceitável.
    E por ser inaceitável é que há todas as teorias de conspiração que há…

    Esta “justiça” assim as alimenta.

    Aliás a justiça desportiva está neste caso para o futebol como a justiça na sua globalidade está para a sociedade em geral.

    Má, tardia, cheia de buracos e escapatórias “legais”, permeável à suspeição e ao tráfico de influências e passe o pleonasmo, uma justiça profundamente injusta.

    É o país que temos.

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 28, 2020 at 11:18 pm

      Flavio,

      Totalmente de acordo.

      Agora em jeito de brincadeira: a trilha sonora do futebol português poderia ser a música da série Ficheiros Secretos que assim combina bem com as teorias da conspiração que por cá abundam ?

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Dezembro 29, 2020 at 9:32 am

        Estigarribia,

        Até o ficheiro do castigo era secreto visto que só apareceu 5 meses e 13 jogos depois!

        Saudações desPortistas.

  • Sporting1906
    Posted Dezembro 28, 2020 at 10:25 pm

    É absolutamente ridículo o castigo sair agora. Esquecendo essa parte, tenho dúvidas sobre a justiça deste castigo: por um lado, acho que os jogadores têm que ser castigados quando fazem declarações destas porque podem levar a adeptos atacarem ou ameaçarem os árbitros mas por outro lado acho que esta protecção dos árbitros leva-o a poderem falhar praticamente sem consequências e neste jogo em particular o árbitro falhou muito e sempre para o mesmo lado por isso consigo compreender as declarações do Otávio.

    • Tiago Peixoto
      Posted Dezembro 29, 2020 at 2:39 am

      Acaba por roçar um pouco a supressão da liberdade de expressão. Mas por outro lado, um jogador profissional tem de medir bem o que diz. É uma situação difícil.

      • SantAimar
        Posted Dezembro 29, 2020 at 9:04 am

        Supressão da liberdade de expressão???? Penso que não se devia escrever algo deste nível aqui, até porque a liberdade de expressão existiu, ele tem é de lidar com as consequências do que disse… E o que não faltam são casos iguais, se alguém te ofender e tu o processares estas a suprimir a liberdade de expressão da pessoa?
        Oh tempos de informação rasa

      • El Pipito
        Posted Dezembro 29, 2020 at 2:56 pm

        A culpa é do Salazar!

  • Justo da Bola
    Posted Dezembro 28, 2020 at 10:43 pm

    O castigo é justo, o que não é justo é o timing. Nada que não admira de quem gere o futebol português. É uma vergonha, este castigo, sair agora! Vergonha, logo um dia antes de um jogo importante. Sejamos justos, é ridículo é incompreensível! Novamente, o castigo é justo, mas não devia nem podia ser agora, 4 meses para se decidir e logo antes de um jogo? Tenham vergonha na cara!
    Saudações desportistas

    • El Pipito
      Posted Dezembro 29, 2020 at 5:25 am

      Mais injusto era ele continuar a andar por aí sem lhe acontecer nada depois de dizer barbaridades destas. O que na verdade todos os portistas queriam que acontecesse, era que ele não levasse castigo nenhum.

      • Justo da Bola
        Posted Dezembro 29, 2020 at 11:30 am

        El Pipito,
        Vou voltar a referir, o castigo é justo, o timing é que não. Não faz sentido ser agora, é completamente vergonhoso, ninguém se lembrava disto. É ridículo ser agora. Mas se tu achas que é merecedor do castigo agora, quero saber as tuas razões. Passaram 4 meses não te esqueças. Não me venhas com a história que demoraram 4 meses a decidir, se ele disse diretamente o que quis dizer.
        Volto a referir, decisão ridícula numa questão temporal, e nunca de justiça.

        Saudações desportivas

        • El Pipito
          Posted Dezembro 29, 2020 at 2:49 pm

          Amigo, ridículo era ele não ser castigado. Se ainda não o castigaram, agora ele já não devia ser castigado? Prefiro que seja agora do que no final de época. Isso é que era ainda mais ridículo. Devia ter sido logo no momento destas palavras idiotas, certo. Mas, se não o castigaram no momento que o castiguem agora.

  • Tiago Peixoto
    Posted Dezembro 28, 2020 at 10:48 pm

    Meio ano para castigar o jogador quando está provavelmente na melhor forma da carreira? Este Conselho da Disciplina é mesmo brincalhão. Foi preciso meio ano para ver a entrevista e castigar? Viram quantas vezes? 12 mil vezes? Estes timings das suspensões enfim, são sempre maravilhosos, quer a pecar por tardios, quer a pecar por castigar quando não há jogos, não se percebe.

    Quanto à justiça, é naquela. Não pode de maneira alguma ter aquele tipo de declarações, mas vendo o vídeo se calhar podiam ter em conta o contexto (se calhar até tiverem e por isso foram só 2 jogos). O Otávio parece que fala meio na brincadeira, está a ser entrevistado por um amigo (o Migas) e com certeza já tem umas cervejas em cima. Repito, não pode ter aquele tipo de declarações, mas também penso que não podem ser levadas muito a sério. Penso que neste tipo de situações podiam abordar os castigos de outra forma, ou seja, a nível monetário. Carregavam bem no valor da multa. Para mim faria mais sentido.

    Desportivamente, vai fazer muita falta como é óbvio (é neste momento o jogador mais importante da equipa), especialmente frente ao Vitória.

  • Pedro Geraldo
    Posted Dezembro 28, 2020 at 11:19 pm

    Que vitimização que por aqui vai. Só os jogadores ou elementos ligados ao Porto é que fazem críticas arbitragem, tudo o resto se rege por comportamentos de uma integridade imaculada. Quanto ao tempo que demorou o castigo a ser aplicado é patético, obviamente. Como se o conselho de disciplina da FPF tivesse muito que fazer. Isto devem ser casos diários de indisciplina para tratar, realmente.

  • DICAS
    Posted Dezembro 28, 2020 at 11:30 pm

    Já não é o Porto que manda nos bastidores a vários anos … Só não vê quem não quer

    • El Pipito
      Posted Dezembro 29, 2020 at 5:23 am

      Que comédia de comentário. Difícil é encontrar jogos do FC Porto este ano em que não foram beneficiados. Difícil é não encontrar casos como este, em que a suspensão não sai no timing certo para o lado deles. Só o menino Sérginho podia ficar uns quantos jogos de fora e com umas belas multas, mas nunca o vemos a acontecer. É preciso ser um anjinho e andar muito desatento para dizer uma coisa destas.

    • troza
      Posted Dezembro 29, 2020 at 3:35 pm

      Concordo.
      Já não mandam, eles são o sistema.

      Desde que Sérgio Conceição se queixou dos pênaltis o Porto só tem um número de pênaltis a favor equivalente a 5 campeonatos de seguida ganhos pelo Real Madrid ou pelo Barça aqui ao lado.

      Ainda na supertaça marcam um golo irregular e ficou um pênalti por marcar a favor do Benfica.

      Falando então do primeiro golo, o Porto este ano é golos atrás de golos precedidos de falta. É muito bom quando se pode recuperar a bola de qualquer forma e nunca é falta.

      Depois admiram-se que uma vez sejam justamente expulsos e acham que são roubados. Não admira. É só não serem favorecidos que já parece estranho né?

  • Luis Sousa
    Posted Dezembro 28, 2020 at 11:39 pm

    Não digo que foi o que aconteceu, mas um castigo destes tanto tempo depois das declarações quando o jogador é influente como nunca na equipa, dá aspecto de que foram procurar declarações para o encostar… Não terá sido assim, mas que fica mal fica. Além de que declarações destas há imensas, embora não deixem de ser reprováveis, claro. Mesmo quando a equipa tem de facto razão de queixa, podem sempre comentar de outra forma.

  • GoldenFCP
    Posted Dezembro 28, 2020 at 11:53 pm

    Primeiramente dizer que o castigo é justo, o Otavio ja tinha bebido demais, o normal durante uma comemoração, mas não pode dizer o que lhe apetece.
    Mas expliquem-me uma coisa: se um jogador é incompetente vai para o banco ou deixa de jogar; se um treinador é incompetente é despedido, porque é que um arbitro pode ser incompetente sem que lhe aconteça nada? Quando é que vamos parar de dar proteção desmedida a estes tipos que muitas das vezes nem se importam com o que estão a fazer?
    Por ultimo, belo timing do anuncio do castigo. 6 meses depois e a 24 horas de um jogo dificílimo. Como não adorar o futebol português, entravamos facil num filme de comedia de hollywood

    • SantAimar
      Posted Dezembro 29, 2020 at 8:57 am

      Este comentário explica em tudo o porque de eu ter perdido o amor ao jogo, depois de tantos anos ser das coisas mais gosto me dava assistir e praticar. Para além de todos os agentes desnecessários que cada vez mais se envolvem neste negocio de dinheiro, estas mentalidades de guerrilha e próprias de uma pais subdesenvolvido a nível social só fazem cada dia que passa perder mais o gosto pelo futebol. Em primeiro a proteção que os árbitros tem é realmente desmedida, não fossem eles o agente do jogo que menos recebe e aquele que mais se expõe ao risco.
      Até porque meninos como este podem fazer o que bem lhe entender que no máximo vão para o banco, já os árbitros que sofrem pressões de todo o lado, voltam para casa com a possibilidade de um qualquer psicopata lhe infernizar a vida. Ainda mais meter esta questão em função de um jogo que de casos teve zero quase…
      Já agora deixo o reparo para olharmos para nós e compararmos estes comentários com os que acontecem em ligas de países mais desenvolvidos e vejamos onde existe a proteção dos árbitros em Portugal

      • GoldenFCP
        Posted Dezembro 29, 2020 at 12:18 pm

        Claro que nao quero que espanquem os arbitros mas deviam ser castigados quando erram como sao os jogadores e os treinadores. Há muita incompetencia em portugal no setor da arbitragem, exemplo do farense que ja foi prejudicado uma serie de vezes por alguns arbitros que na semana seguinte estavam apitar de novo sem que nada tivesse acontecido. Nao podemos ir pelo exemplo de inglaterra em que os arbitros sao vacas sagradas e que nao se pode fazer uma pequena critica que seja aos meninos. Era o que faltava.
        E já agora esse clima de paz que apregoas no futebol nunca existiu e dificilmente vai existir. Já esta no ADN do futebol portugues os conflitos, as provocações e as polemicas.

        • SantAimar
          Posted Dezembro 29, 2020 at 12:35 pm

          Eu sou mais da opinião que devia haver um espaço para os arbitros explicarem certas decisões no final dos jogos, estilo flash-interview. Porque os erros todos estamos sujeitos e eles são intervenientes como os jogadores.
          Em relação ao ADN que falas, esse mesmo esta sujeito a modificações por “cruzamento”, e a evolução faz parte do caminho normal. Se a sociedade não é capaz de evoluir em princípios tão rudimentares como estes, não iremos evoluir em mais nada.
          E atenção eu proprio já vivi essa mentalidade um pouco como todos nós. De alguma forma percebi que essa não era a mentalidade correta, e na maioria das vezes apenas se usam arbitros e outras variantes para desresponsabilizar o “nosso lado”

        • Pedro Geraldo
          Posted Dezembro 29, 2020 at 2:56 pm

          Sim, devem ser penalizados por uma má performance, mas pelas entidades competentes e não por jogadores, treinadores ou dirigentes. Eu joguei rugby durante 15 anos e nunca dirigi a palavra a um árbitro a não ser quando era capitão de equipa, e mesmo assim, sempre com o máximo de respeito. Eu concordo com a política em Inglaterra: defender e proteger ao máximo os árbitros. O erro faz parte do jogo: que me lembre nunca vi um árbitro a criticar um erro de um jogador ou treinador.

    • IKnowMyName
      Posted Dezembro 29, 2020 at 5:27 pm

      Se toda a gente deixasse os árbitros em paz, acreditem que os erros iam diminuir. GoldenFCP, o vosso treinador mete pressão nos árbitros semana sim, semana sim… Até o Jesus, de quem eu não sou fã (de todo) já percebeu que isso é coisa de 3o mundo. Imagina a pressão que sente um árbitro quando o Sérgio Conceição diz na conferência de imprensa que espera uma arbitragem x ou que espera que marquem penaltis e quando tem toda uma claque que até já foi vista a jantar no restaurante do pai de um árbitro na véspera/ou final de um jogo. Eu deixei de me desculpar com arbitragens por jogos onde o Benfica é prejudicado à muito tempo, primeiro porque não gosto deste clima, segundo porque os árbitros são quem tem menos culpa. É só meter-me no lugar deles. Acrescento, vir dizer o que disseste num jogo onde nem sequer houve casos, é tudo o que eu tenho nojo no futebol português.

  • DNowitzki
    Posted Dezembro 29, 2020 at 12:43 am

    1. Louvo a celeridade da decisão e ainda bem que surgiu uns dias após a Supertaça.

    2. O Guardiola e o homem do Tondela são espanhóis e nós sabemos como estes são.

    3. As camadas desportivas dirigentes em Portugal são uma estrumeira.

    4. Afinal, o Corona fez ou não penalti na passada quarta-feira. Pergunto isto, porque não tenho visto a CMTV.

  • Schwifty
    Posted Dezembro 29, 2020 at 12:46 am

    Castigo estranho tendo em conta o momento de forma de Otávio! Se não gosto do Otávio como pessoa, então como profissional não posso deixar de o elogiar. Tem sido notória a evolução de Otávio com Conceição. É um jogador que se tem tornado extremamente intenso, agressivo e a juntar a isto, é um jogador com grande qualidade técnica. Caso saia a custo-zero será com certeza uma grande perda para o Porto. Mais do que Herrera e mesmo Marcano, quando estes saíram a custo zero.

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 29, 2020 at 12:52 am

    O que eu acho engraçado nestas declarações é que o Porto nem tem grandes razões de queixa do jogo.

    Eu espero ser vivo pra ver o Porto ser escandalosamente roubado frente ao Benfica ( como vi tantas vezes o contrário acontecer ) só pra ver como os portistas vão reagir e se sentir. Mas temo, com quase todas as organizações que mandam no futebol instaladas no Porto ( viva o centralismo ), aínda que viva mais 38 anos , talvez não chegue pra ver um cenário desses.

    E ainda dizem que o Porto já não manda nada.. Que ingênuos.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Dezembro 29, 2020 at 1:03 am

    Já foi tudo dito quanto ao quão ridiculo é o timing deste castigo, não foi a primeira vez nem vai ser a última, é assim que funciona por cá. Queria só destacar o quão desprezível é a atitude deste jogador, dos jogadores mais sujos e com menos desportivismo que cá passaram desde que eu vejo futebol. Dentro de campo, peço desculpa a expressão, mas é um an*rmal, constantemente em picardias desnecessárias criadas por ele, sempre a tentar arranjar confusão. Fora de campo, não é melhor como estas declarações comprovam.
    Nada contra o indivíduo como jogador, até pelo contrário, tudo contra como pessoa pelo que sempre demonstrou enquanto esteve cá. Não sou um tipo de rivalidades e, para mim, o Porto podia ganhar todos os troféus que o Benfica não tivesse a competir por, mas este gajo consegue acender a pequeníssima parte de mim que deseja nada de bom ao Porto.

  • Hugorr
    Posted Dezembro 29, 2020 at 3:29 am

    Como já dito anteriormente, castigo mais do que justo, mas este timing, meio ano após as declarações, é absurdo. Infelizmente, já estamos habituados por cá.

  • Litmanen
    Posted Dezembro 29, 2020 at 11:59 am

    Que tragédia… tanto as declarações, como o timing do castigo e o tempo que demora a sair. Tudo demasiado vergonhoso. Horrível mesmo o estado a que chegou este futebol português.
    Por que razão entra este castigo em vigor precisamente nesta altura? Porque não um mês atrás ou daqui a um mês? Porque não logo a seguir às declarações? Porque é que ninguém clarifica isto? Só serve para alimentar teorias de um lado e de outro…

    Tudo demasiado péssimo mesmo. Incrível.

  • Slayer666
    Posted Dezembro 29, 2020 at 4:55 pm

    Castigo justo e deveria ser sempre assim para deixarem estes comentários apenas para nós, meros adeptos/sócios.
    O tempo que demorou a decisão é que não faz qualquer sentido.

Deixa um comentário