Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Lopetegui com o futuro resolvido até 2024

Qual a verdadeira versão de Lopetegui? A actual, em que tem dado cartas no Sevilla, ou a que deixou poucas saudades no FC Porto e Real.

Julen Lopetegui renovou o contrato que o liga ao Sevilla até 2024. O ex-FC Porto assumiu os andaluzes há um ano e meio, tendo conquistado a Liga Europa na primeira época. Esta temporada ocupa o 5.º lugar na La Liga, mas com 2 jogos a meses, e passou aos oitavos-de-final da Champions.

14 Comentários

  • Kacal
    Posted Janeiro 10, 2021 at 3:16 pm

    Acho que a verdadeira versão de Lopetegui é esta do Sevilla. Isto porque fez um trabalho positivo na seleccção espanhola e no Porto também teve coisas boas, sendo que no Real não foi o primeiro que lá fracassou. Diria que é um bom treinador mas tem limitações a nível de discurso e depois é um pouco teimoso, mas tem feito um bom trabalho no Sevilla e penso que será o nível máximo que pode almejar. Acima disso já penso que não terá capacidade.

  • Tiago Peixoto
    Posted Janeiro 10, 2021 at 4:03 pm

    Já o disse muitas vezes e volto a dizer, eu gostei do Lopetegui no Porto. O nível exibicional do 1.º ano foi bastante bom, fizemos uma ótima campanha na Liga dos Campeões (fica sempre aquela ideia que se tivéssemos ido a Munique com o Danilo e o Alex Sandro a 2.ª mão poderia ter sido muito diferente) e no Campeonato falhámos, sim, em momentos chave, uma vez que perdemos muitos pontos na 1.ª volta e na 2.ª, com 3 pontos de diferença para o Benfica, fomos empatar à Luz 0-0 e perdemos pontos sempre que o Benfica perdia (penso que foram 2 ou 3 jornadas).
    Na 2.ª época (após um verão em que perdemos 7 titulares, sim, sete titulares), depois de um bom início na Champions, ficámos de forma esquisita em 3.º (depois da 4.ª jornada a precisar de apenas 1 ponto em 2 jogos para a qualificação, perdemos os 2, sendo um deles em casa frente ao Dínamo Kyiv). No Campeonato, foi despedido a 4 pontos do 1.º lugar no início de janeiro (tal como agora, curiosamente…) e terminámos a época a 15 pontos do 1.º lugar. Acho que está tudo dito aqui.

    • Kacal
      Posted Janeiro 10, 2021 at 4:42 pm

      Concordo Tiago, subscrevo. Mas o discurso de Lopetegui era enfadonho e repetitivo sendo que tinha uma política de rotação excessivo duvidosa e por vezes era teimoso nas decisões que tomava. No seu jogo também faltava alguma objectividade no último terço. Esse jogo na Luz foi ridiculo porque pelo XI que escolheu para ir a jogo e a abordagem parece que o Benfica é que precisava de vencer.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 10, 2021 at 5:47 pm

        Passámos de rotação excessiva para rotação nula. Em relação a teimosia, acho que o SC é bem pior. Eu acho que o maior “mal” do Lopetegui é que era uma pessoa com a qual os adeptos não se identificavam e isso ajudou imenso a acelerar o despedimento (se já não sou fã de despedir treinadores a meio da época, então despedi-los quando estão a disputar ainda a Liga, a Taça e a Liga Europa para depois ir-se buscar o José Peseiro…).
        É o que é, agora faz parte do passado, também não acredito que fosse o treinador ideal para o Porto voltar a vencer títulos.

        • Kacal
          Posted Janeiro 10, 2021 at 6:39 pm

          Sim, o ideal é sempre o meio-termo no que toca à rotação. E concordo que SC é bem mais teimoso, mas a diferença é que Lopetegui teve melhores jogadores nas mãos e não venceu nada, SC sim logo são situações diferentes. Mas concordo que era mal amado o Lopetegui e isso prejudicou-o, embora ele também tenha contribuido para tal.

    • Valderrama
      Posted Janeiro 10, 2021 at 6:24 pm

      A óptima campanha na Champions foi passar um grupo com Atlético de Bilbao, Shaktar e BATE Borisov e depois eliminar o Basileia nos oitavos. A equipa era incapaz de virar um jogo em que começasse a perder e pela valia individual tinha toda a obrigação de ter vencido ao campeonato. Para além disso o 0-0 na Luz que referes em que era preciso vencer para ser campeão é um tratado do que é não ser Porto!

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 10, 2021 at 7:27 pm

        Chegar aos quartos final com toda a facilidade e boas exibições, vencer o Bayern por 3-1 categoricamente e só ser eliminado em Munique devido aos castigos dos nossos 2 laterais não é uma ótima campanha na Champions? Eu também gostava muito de ainda viver num tempo em que qualquer equipa podia vencer a Champions, mas hoje em dia as coisas já não são assim, acho podemos ficar feliz com a prestação europeia essa temporada.
        Em relação à dificuldade em virar jogos, eu concordo, mas também nunca disse que o Lopetegui era nenhum Mourinho. Ainda assim conseguimos muitas goleadas essa temporada, o nível exibicional não era fraco.

        • Valderrama
          Posted Janeiro 10, 2021 at 8:37 pm

          Acho que foi boa, não acho que tenha sido óptima. Não esquecer que o Guardiola esteve muito limitado nessa eliminatória, não teve Robben nem Ribery e no jogo do Dragão tinha 14 jogadores disponíveis. Não há dúvida que não ter entrado com Danilo e Alex Sandro em Munique complicou muito o jogo mas o Lopetegui ter escolhido Reyes para lateral direito em vez de Ricardo Pereira e ter decidido entrar em 433 também foram claros tiros no pé com responsabilidades do treinador. Aos 40 minutos o Porto já perdia por 5-0. Passado poucos dias, num jogo em que precisava obrigatoriamente de ganhar na Luz já foi muito mais conservador do que em Munique, entrou num 442 que nunca desfez e o jogo arrastou-se para o fim sem grandes lances de perigo. No fim nem se falou disso pelo sururu armado com o Jorge Jesus e que desviou as atenções de um dos jogos que mais me custou ver enquanto adepto do Porto.
          No fim dessa época, tendo em conta o investimento feito e resultados apresentados, mesmo tendo em conta a boa Champions, já era claro que não fazia sentido continuar.

  • Filipe__Santos
    Posted Janeiro 10, 2021 at 5:26 pm

    Lopetegui é um tipo esquisito. Acho que não me lembro de nenhum treinador de topo (digo de topo porque anda há muitos anos sempre dentro dos 20-25 melhores cargos do mundo) que conseguisse ser tão unanimemente mal-amado como ele.

    lembro-me de ver algumas reações de jogadores do Real quando ele saiu de lá, a dizerem que tinham de refletir bem sobre o que tinha acontecido, porque o treinador percebia muito de futebol, era inovador no treino e exímio na análise aos adversários, e mesmo assim as coisas não funcionaram. E logo a seguir entra o Zidane, que põe os jogadores em fila indiana a tabelarem com ele para finalizarem em vólei, e o Real arranca para não sei quantos troféus em poucos anos.

    Ao que vai vazando (sobretudo dos tempos do Porto e desses do Real), Lopetegui é um bom entendedor de futebol, com um carisma ao nível de maçaneta da porta.

    Talvez seja alguém que só vai ter realmente sucesso a treinar jogadores/grupos/clubes em que não haja uma grande exigência de gestão de egos e os jogadores se deixem seduzir pelo lado futebolístico

    • Miguel SADSC
      Posted Janeiro 10, 2021 at 6:03 pm

      A maioria dos títulos de Zidane vieram quando sucederam Benítez, não Lopetegui. Estás a confundir timelines.

      • Filipe__Santos
        Posted Janeiro 10, 2021 at 6:23 pm

        Tens razão, obrigado. Lopetegui sucedeu até a Zidane, e não o contrário. A lógica do que quis dizer mantém-se.

  • Ricardo Lopes
    Posted Janeiro 10, 2021 at 6:02 pm

    Lopetegui está a viver no Sevilla o melhor momento como treinador de clubes. No FC Porto formou uma bela equipa, porém não conseguiu cumprir com os objetivos, mesmo com a maioria dos seus desejos de reforços cumpridos.
    Ficou-lhe mal a situação que causou na seleção espanhola, sendo despedido da mesma, passando a ser odiado por muita gente. A péssima passagem pelo Real Madrid também não ajudou à sua reputação, mas a missão de suceder a Zidane ia ser difícil para qualquer um.
    Agora na Andaluzia tem mostrado a sua versão vencedora, estando a fazer um campeonato positivo e aproveitando bem o plantel que dispõe. Na minha opinião é uma renovação merecida.

  • GoldenFCP
    Posted Janeiro 10, 2021 at 6:39 pm

    É um treinador com boas ideias e que tenta sempre praticar um futebol positivo. Acho que passou pelo porto numa fase prematura da carreira, agora esta mais maduro, e talvez por isso nao vingou. O mesmo se passou com NES e paulo fonseca. Tem feito um grande trabalho no sevilla, e apesar de ninguem falar tambem esteve muito bem á frente da seleção de espanha. Posto isto, renovação claramente merecida

  • Marcio Ricardo
    Posted Janeiro 10, 2021 at 6:58 pm

    O melhor profissional é aquele que está sempre em busca de evoluir, de saber mais. Por isso, não me admira nada que ele seja as duas versões. Veremos se ele realmente melhorou ou se é só uma questão de grupo.

Deixa um comentário