Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sérgio Conceição ‘ataca’ Vítor Pereira por causa do ADN defensivo: “Foi tão básico”

40 Comentários

  • El Barto
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 1:31 pm

    Dou-lhe muito valor pelo que tem feito no Porto nos últimos anos com tudo o que se tem passado no clube, apesar do futebol “feio”. Mas esta mania de comentar tudo o que os outros dizem sobre ele já cansa. Tá num lugar importante, é normal que haja muita gente a comentar. Que se habitue a isso e se deixe de dramas, que já teve tempo mais que suficiente para o fazer.

  • O tal Portista
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 1:39 pm

    O treinador que sempre que a coisa aperta mete centrais só para defender o resultado (mesmo contra adversários imensamente inferiores) começa a chorar logo que alguém lhe chama defensivo. E esse alguém neste caso até é um treinador bem superior a ele.
    E nem sei se foi impressão minha, mas pelo meio ainda tentou dar uma aula do que é organização defensiva ao VP?? Epa, se fosse ao Bielsa até podia entender mas dizer isso a um treinador que no Porto sempre foi fantástico nesse aspecto é um bocadinho parvo.

  • josediogo
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 1:49 pm

    O SC deve passar a maioria do tempo a ver os programas de futebol, comentadores, etc.
    Já não é a primeira vez que leva a peito e responde a algo que se diz nesses espaços.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 1:57 pm

    Não vi a reportagem do Vítor Pereira porque não vejo programas desportivos visto que o objectivo da maioria deles é lavagem de roupa suja e muito poucos comentários de futebol, da táctica e da técnica, contudo SC não me parece defensivo por duas razões:

    – Somos o melhor ataque da competição, tal como fomos nas épocas em que fomos campeões (com a excepção do futebol avassalador de Lage que fez 100 golos no campeonato).
    – É uma equipa que está muitas vezes descompensada defensivamente por colocar demasiada gente na frente em processo ofensivo.

    Agora, também concordo que a base do jogo é não sofrer e só depois marcar. Quem não sofre nunca perde, logo conquista sempre pontos, e quem marca pode perder o jogo. Tanto esta premissa é também se costuma dizer que o ataque ganha jogos mas é a defesa que ganha campeonatos (e como tal é o Sporting que vai à frente). E também é verdade que assim que o Porto começou a defender melhor, não teve tantos maus resultados (tivemos uma série de 6 jogos inicial em que sofremos 9 golos e com isso perdemos pontos cruciais para as contas actuais).

    Sobre ser defensivo em certos momentos do jogo, faz parte. Não sou adepto mas no final o que contam é os 3 pontos e se não se está a conseguir marcar, é preferível não sofrer (como tem sido apanágio nos últimos jogos).

    Agora, numa coisa não lhe dou razão. Se um treinador tivesse que comentar tudo o que é dito na comunicação social, não fazia outra coisa e devia abster-se de comentar coisas que lê ou ouve a seu respeito e a respeito do clube.

    Saudações desPortistas.

    • RenatoFr
      Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:29 pm

      Em relação às “defesas ganharem titulos”, o canal de futebol Tifo tem um video muito bom chamado “Does Defence Actually Win Titles?” que faz uma análise estatistica deste tema de forma mt bem conseguida.

      • Francisco Ramos
        Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:58 pm

        Renato,

        Nos últimos 10 anos em Portugal, o Campeão foi a melhor defesa em 7 vezes e a 2ª melhor defesa em 3 vezes (+11, +1 e +3 golos sofridos). Em termos de ataque, foi o melhor ataque em 9 vezes e o 2º melhor em 1 vez (-7 golos marcados).

        Em todos os casos apresentavam melhor goal average que os seus adversários.

        Se analisarmos os principais campeonatos no últimos 5 anos, o principio mantêm-se?

        Na Alemanha, o Bayern foi o melhor ataque em 4 e a melhor defesa em 4 vezes. Na Espanha, o Campeão tinha o melhor ataque em 3 vezes e a melhor defesa em 1 vez. Na França, o Campeão tinha o melhor ataque em 4 vezes e a melhor defesa em 2 vezes. Em Itália, o Campeão tinha a melhor defesa em 4 vezes e nenhuma no ataque. E em Inglaterra, o Campeão tinha o melhor ataque em 2 vezes e a melhor defesa em 2 vezes.

        São contas muito simplistas mas mostra que varia de país para país e que não é uma verdade de La Palice. E a expressão não pode ser lida à letra mas enquadrada.

        Espero ter contribuído para o debate.

        Saudações desPortistas.

        • RenatoFr
          Posted Fevereiro 3, 2021 at 4:00 pm

          Mt obrigado Francisco, nunca me tinha dado ao trabalho de ir fazer as contas e ver os histórico.

          Olhando para a Liga Portuguesa este ano, e tendo como principal medida a diferença de golos, vemos que é uma corrida a dois (SCP com 25 vs Porto com 22) e espero que se cumpra a tendência e que o título vá para o SCP :)

          Saudações Leoninas

    • Sporting1906
      Posted Fevereiro 3, 2021 at 4:32 pm

      Uma equipa para ser campeã tem que ganhar muitos jogos por isso não precisa apenas de não sofrer, também tem que marcar. Marcar e não sofrer valem exactamente o mesmo.

      • BenDover
        Posted Fevereiro 3, 2021 at 5:41 pm

        “Marcar e não sofrer valem exactamente o mesmo.”
        Errado. Marcar não garante pontos. Não sofrer garante o empate no mínimo.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 1:58 pm

    Mais uma vez demonstra ser um indivíduo pouco seguro de si mesmo, já que vive obcecado com a opinião que os outros têm dele

  • AbbasK
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:01 pm

    Há alguém no futebol nacional com um ego mais frágil que o Conceição? Pá, não consigo gostar minimamente da postura deste indivíduo. Quanto aos comentários do Vítor Pereira, é uma opinião legítima e desvalorizável, fiquei impressionado com o homem a comentar na Sport TV porque nunca tinha visto ninguém a comentar um jogo com tanta paixão e investimento no jogo, mesmo que às vezes se deixasse de ouvir a si próprio e entrasse em tangenciais hipercomplicadas (totalmente desligadas do que estava a ser debatido pelos restantes) e se risse de coisas estranhas. Parecia que estava lá dentro de campo ou então tinha fumado qualquer coisita.

  • Bmaster
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:17 pm

    O vp não disse nenhuma mentira, o Porto do Conceição sempre defendeu melhor do que atacou, apesar de ultimamente nem uma coisa nem outra. O Porto do vp, esse sim, era uma autêntica fortaleza impenetrável, no Dragão mal sofríamos golos.

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:20 pm

    Toda a gente sabe que VP gosta muito de sair a jogar por trás e não aceita outras opções no que toca a equipas como FCP, SLB, SCP ou SCB (notório nos comentários da Taça da Liga), penso que a questão é essa, VP chama SC defensivo porque este muitas vezes sai a jogar longo, pelo menos é o que retiro desta “polémica”. Também têm que ver com a matéria-prima (jogadores), por exemplo o FCP de VP tinha defesas com muito mais técnica para sair a jogar do que SC tem, talvez os defesas do FCP hoje em dia sejam mais assertivos defensivamente, são opções de cada um, pois eles têm palavra na constituição do plantel.
    Eu não acho SC defensivo, mas os seus processos (tal como RA) são mais simples do que outros treinadores (VP ou Carvalhal). Não quer dizer que uns sejam melhores ou piores, são diferentes, mas ambas as abordagens resultam, tendo em conta as características dos jogadores que têm/preferem para a sua ideia de jogo.

  • JJoker
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:20 pm

    É louvavel que tenha tempo para treinar tendo em conta que papa tudo o que sai nas televisões e jornais sobre ele.

  • Pablo
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:40 pm

    Falou bem, SC sempre prepara bem a equipa para jogar em qualquer jogo, a Champions dos últimos anos é um exemplo.

    • Vegeta
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 8:45 am

      Como o jogo do Krasnodar.
      Realmente o Sérgio Conceição é fantástico, por isso é que está a levar baile do Amorim que tem muito menos soluções e um plantel muito mais fraco.

      • RicardoFaria
        Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:16 am

        Não sei quando é que o SC levou baile do Amorim..

        Saudações DesPortistas!

      • Pablo
        Posted Fevereiro 4, 2021 at 12:20 pm

        O teu treinador mestre da tática, o catedrático inventor do futebol levou um baile! Disse que entende do 3x4x3 e que dificilmente voltaria a usar, mas borrou-se todo e utilizou esse sistema. Melhor ainda jogou para não perder (como sempre contra equipas do mesmo nível) e perdeu (como sempre esta época não ganhou uma equipa sequer de mesmo nível). Levou um baile do Abel e do Carvalhal.

  • AbbasK
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 2:57 pm

    De resto, Vítor Pereira foi campeão com o Porto em 2 anos com apenas uma derrota. No ano anterior como adjunto ganhou tudo (a separação de AVB de VP levou-o a baixar muito de nível, o que simboliza que VP teve muito impacto na melhor época do Porto pós-Mourinho). Vítor Pereira devia ser considerado dos melhores treinadores da história do Porto, está acima do Sérgio Conceição, claramente. Ah, mas tinha plantéis melhores… não nos esqueçamos que o Benfica estava MUITO melhor nesse tempo, tinha jogadores de elite e plantéis bem montados e orientados, e mesmo assim o Porto prevaleceu. Saiu VP, Benfica passa a dominar totalmente o futebol português. Portanto, VP acima de SC. Sei que não é o foco do post, mas quis referir.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 3, 2021 at 3:57 pm

      VP acima de SC porque?

      Em termos de plantel tinha um onze base de Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, Alvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Defour, James Rodrigues, Hulk e Varela com um banco de Lucho, Belluchi, Fucile, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Danilo, Guarin e outros. No ano seguinte entrou Jackson e saiu Hulk, Guarin e Alvaro Pereira.

      Ou seja, olhando para o plantel, tinha jogadores para jogar muito melhor que Sérgio Conceição. Mas mesmo muitos.

      A separação de Vitor com AVB levou a baixar o nível porque aumentou o nível dos clubes para onde foi. E para onde foi Vitor e o que fez a seguir? Logo mostra que o impacto é relativo e pouco tem a ver com o adjunto da época.

      Se com a saída de Vitor, o Benfica passou a dominar, com a entrada de Sérgio, o Benfica voltou a deixar de dominar. Logo é outro argumento que não é válido.

      Estatisticamente, já foi provado que Sérgio, com mais do dobro dos jogos, tem uma maior percentagem de vitórias, uma menor de derrotas, mais golos marcados e uma média pontual superior. Logo a estatística também está contra o Vítor.

      Volto a perguntar, acima porquê?

      • AbbasK
        Posted Fevereiro 3, 2021 at 4:29 pm

        A diferença dos plantéis do Benfica para agora é muito superior.

      • Brunoflip
        Posted Fevereiro 3, 2021 at 5:00 pm

        O SC tem uma média de derrotas mais elevada.

      • PaxBritannica
        Posted Fevereiro 3, 2021 at 5:34 pm

        Estatisticamente falando, nunca podemos afirmar que VP foi melhor que SC. Por um lado, a amostra de jogos de SC é bastante maior, o que dá mais solidez às suas estatísticas.
        Por outro lado, SC tem uma diferença média de golos ligeiramente superior à de VP (SC – 1.34 vs VP – 1.32) e também média de pontos superior (SC – 2.31 vs VP – 2.26). A média de derrotas de facto é superior de SC, mas no geral a média de pontos por jogo continua a favorecer SC.
        Finalmente outro argumento que ainda não vi ninguém usar é que VP herdou a base de uma equipa super vencedora, mas os 2 campeonatos que venceu devem-se, principalmente, a deslizes do Benfica na reta final de cada um:

        Basta ler os comentários dos usuários neste blog após a conquista do campeonato em 2012: https://blogvisaodemercado.pt/2012/04/fc-porto-sagra-se-bicampeao-naciona/

        Em 2013 até houve menos contestação aqui no blog, no entanto os problemas existentes no ano anterior não tinham sido resolvidos: https://blogvisaodemercado.pt/2013/05/fc-porto-sagra-se-tricampeao-naciona/)

        • Francisco Ramos
          Posted Fevereiro 3, 2021 at 6:23 pm

          Foi isso que eu referi, que VP não pode ser considerado melhor que SC com base em todos os argumentos apresentados.

          Obrigado pela partilha dos links dessa altura, já tinha saudades de bater no Vitor! Ahah

  • João Lains
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 3:22 pm

    Achei interessante recolher os números de ambos pelo Porto:
    SC
    Jogos: 193
    Vitórias: 141 (73%)
    Empates: 23 (12%)
    Derrotas: 29 (15%)
    Golos Marcados: 436 (2,26)
    Golos Sofridos: 177 (0,92)
    Pontos por Jogo: 2,31

    VP
    J: 92
    V: 64 (70%)
    E: 16 (17%)
    D: 12 (13%)
    GM: 189 (2,05)
    GS: 67 (0,73)
    PPJ: 2,26

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 3, 2021 at 3:48 pm

      É isto.

      Ir para a televisão mandar umas larachas agora virou moda, perceba-se muito ou pouco, dependendo dos intervenientes.

      Agora numa coisa não concordo com SC, não devia andar a comentar tudo o que é falado na comunicação social sobre si e sobre o Porto.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 3:28 pm

    VP o génio por detrás daquele Porto de 10/11

  • Af2711
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 3:56 pm

    O Sérgio Conceição seria um bom comentador. Gosta sempre de ter a sua visão muito particular sobre tudo, ainda mais quando falam dele.

  • Johnaw
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 3:59 pm

    Atenção aos comentários que fizerem aqui acerca do Porto. Correm o risco de levar resposta na próxima conferência de imprensa do SC.

  • JJoker
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 4:37 pm

    Anseio pelo dia em que SC dirá numa conferência de imprensa “e aviso já que aquele engraçadinho do VM chamado JJoker só diz disparates”.

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 5:13 pm

    1.º) O Vítor Pereira tinha um plantel muito superior ao do Sérgio Frontal Conceição.

    2.º) Os plantéis dos adversários de VP e SFC são bem bem diferentes; neste caso, o do Benfica é bem inferior.

    3.º) A liga portuguesa, no seu conjunto, desceu de qualidade. Basta atentar que, por mais forte que o Braga esteja, naquela época chegou a uma final europeia. O próprio JJ ganhou a Intertoto. Atenção ao contexto largo.

    4.º) É claro que SFC, em determinados jogos, coloca em campo um autocarro, três porta-aviões e quatro muralhas da China.

    5.º) Do alto da minha ignorância, diria que VP prefere um jogo de posse e SFC prefere muitas o biqueiro para a frente.

    6.º) Em suma, SFC tem um ego mais frágil do que a chávenas que parti ontem à noite sem querer. Lembra-me o Kevin Durant (sem a história das contas falsas de Twitter). Que tipo mais inseguro!

    • Kafka
      Posted Fevereiro 3, 2021 at 5:24 pm

      Tudo dito, o ponto 6 então é na mouche

    • Tonidascouves
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 12:08 pm

      Susbscrevo. Embora no ponto 3 ache que, mais do que a liga ter “perdido” qualidade, perderam-na os plantéis das equipas que disputam o título. Ao nível do futebol jogado, é evidente o que dizes: o jogo do Porto é “forçado” a todos os níveis; ou os jogadores estão no máximo da intensidade física ou as coisas acabam por não funcionar. Globalmente, contudo, tem funcionado.

  • Mascarilha
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 5:56 pm

    Boa tarde a todos os que compõem este magnífico blog, não tenho por hábito comentar muitas vezes no blog e discordar das opiniões que costumo ler pot aqui mas sinceramente há muita gente que me dececiona pela visão retrógrada que está a demonstrar neste tema, porque claramente o Vítor Pereira tem razão, o porto dele controlava o jogo com bola o Sérgio mete defesas para não se deixar empatar ou até perder, não consegue controlar qualquer jogo com bola em vantagem acabando até muitas vezes até quando está a ganhar por 2, empatar e perder. Dizer que os jogadores eram melhores é uma falsa questão porque lembro-me que o Danilo, alex Sandro e mangala quando chegaram não tinham qualquer tipo de noção tática, tinham habilidade com a bola mas não tinham cultura quer a nível de organização ofensiva quer defensiva, mas foram trabalhados e melhoraram, na segunda época inclusive o banco do Porto era abdoulaye, Castro, atsu, seba, Kelvin, defour, izmaylov e liedson, os 2 últimos claramente cheio de lesões quase nem jogaram. O porto de Sérgio é uma equipa que de positivo tem intensidade porque nos aspetos técnico e tácticos de jogo é uma vergonha, mais soluções de qualidade no banco, piores laterais sim mas igual ou mais talento nas alas, Corona e Luís Diaz, muita qualidade, pena que o colombiano não tenha um Vítor Pereira para o ajudar a definir e a entender melhor o jogo. Dizer que o porto de SC não tem reforços é ridículo, este ano evanilson, 9 milhões, zaidu 4, taremi 4, 5 entre, Toni Martinez 3, ano passado o maior investimento feito no Porto desde o início do século 61 milhões em transferências nakajima 12, uribe 7, Luís Diaz 7,5, loum 6,5, marchesin 6, entre outros que não me vêm agora à cabeça. De resto, VP é o melhor bicampeão da história no nosso futebol, 1 derrota e 6 empates em 60 jogos, Sérgio já deve seguramente passar as 10 derrotas neste 4 anos portanto, desculpem-me mas acho que nem pode haver discussão e o Sérgio devia de tentar aprender alguma coisa para ser cada vez melhor treinador porque sim acredito que tem potencial para se tornar um bom treinador a todos os níveis mas como ele é bronco e casmurro nunca vai passar de banal. Obrigado e tudo de bom para todos

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 3, 2021 at 6:22 pm

    Acho desnecessário responder a estas coisas, como sempre achei que não lhe fica bem ser tão respondão a comentários de jornalistas, programas de TV, etc. Agora, que teve razão naquilo que disse, teve sim senhor. Não sou fã do Sérgio, já o admiti múltiplas vezes, também devido ao seu estilo de jogo, mas sobretudo ao seu caracter fora de campo (apesar de às vezes gostar de o ouvir), mas que é um treinador tecnicamente bastante forte, isso é sem dúvida. Muitas vezes tem maus executantes (e aqui ele próprio tem culpa nos jogadores que pede e nos que exige manter), mas com um plantel de Colosso europeu acredito que pudesse fazer um excelente trabalho. Essa é a minha opinião, sei que há muita gente que o considera limitado, mas eu penso o contrário e penso que as exibições do Porto sobretudo nos jogos grandes comprovam isso (raros são os jogos em que o Porto não é superior). Se não fosse tão teimoso e insistisse em jogadores tão fracos talvez as coisas fossem diferentes, mas é o que é.

Deixa um comentário