Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Hoje fomos enganados, fomos roubados aqui»

Colocou-se a jeito de ser castigado?

Sérgio Conceição não poupou nas críticas à arbitragem depois do deslize do FC Porto no Jamor. “Fomos à procura do resultado. Pensamos que marcando o primeiro golo as coisas seriam diferentes, o Belenenses foi dependendo como pôde. Nós criámos ocasiões mas não conseguimos marcar golo. Mas fomos vendo uma arbitragem como já não me lembro. Não sei até que ponto um árbitro que está sob polémica incrível vem apitar um jogo que pode ser decisivo para o título. Três jogadores que deviam ter visto segundo amarelo, um deles até roçava o vermelho, é inacreditável como não expulsa. É inexplicável como põem aqui este árbitro. Este penálti é penálti em todo o lado do mundo. Involuntário ou não é penálti. Fomos enganados, hoje fomos roubados aqui”, disse o técnico portista, que também criticou o relvado: Há coisas que não compreendo. Jogarmos neste relvado, a equipa que tem de ir à busca do resultado é mais difícil. É mais fácil defender do que atacar aqui. Não sei como marcam os jogos nesta qualidade de relvado. Há mais possibilidade de haver lesões, incrível.”

99 Comentários

  • Miguel SADSC
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:42 pm

    Para mim é penalti claro, mas é sempre engraçado ver alguém do Porto fazer este tipo de comentários. Esperando pelo castigo que estas palavras merecem.

  • BENFICA36
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:42 pm

    Não acredito que ele disse mesmo isto… surreal, absolutamente surreal .

  • cdiogo77
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:43 pm

    Engraçado, não o vi tão revoltado em todos os jogos em que foi beneficiado este ano (e não foram poucos…. já não se lembra do penalti do Corona em Faro coitado…a amnésia seletiva é tramada)

    Pobre Sérgio, nem sempre os árbitros vão na cantiga das quedas do Taremi ao mínimo sopro. Nem vi o jogo mas se o Porto foi prejudicado verdadeiramente até vou lançar um foguete.

  • Nuno Red Devil
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:45 pm

    Se estás declarações não derem direito a castigo pesado , fechem os conselhos de disciplina.

    Nunca vi um jogo que o Porto não ganhasse que tivesse sido culpa do treinador ou da equipa, tem sido a equipa mais beneficiada de muito longe, mas mesmo de muito longe e tem esta lata… Vergonha de ter um tipo deste no nosso futebol

  • jp
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:45 pm

    eheh qual será a sanção? Nenhuma ou jogo à porta fechada como o Braga? ehehe

  • golias
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:48 pm

    O SC está a mais no futebol português.

  • deus_Ex_machina
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:52 pm

    SC a reclamar a não marcação de penalties (seja por lances voluntários ou involuntários) é para rir não é?

  • T. Pinto13
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:53 pm

    Sempre que perdem é assim.
    Gira o disco e toca o mesmo.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:53 pm

    Na NBA ou NFL levava uma multa e suspensão que até andava de lado, aqui vão-lhe cobrar 50 eur ou parecido…

    • jp
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:42 pm

      E ainda o deixam pagar com notas do Monopólio

    • xhaka
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:46 pm

      Isso é mentira, só pagam esses 50 euros como simbolismo, o Porto paga essas multas e muito mais durante o campeonato. Ai está o grande investimento do FCP.

  • Mike
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:55 pm

    Chora Serginho. Imagino o que diria se não fosse o mais beneficiado neste campeonato.

  • AndreADG
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:55 pm

    A parte dos cartões não vou comentar porque não prestei muita atenção ao jogo, mas o lance do Nanu é completamente inacreditável ser canto e não penálti. Uma loucura, literalmente.

    • Julio D26 LOG
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:02 am

      alias deviam era começar logo com 2 golos de vantagem, tal é à coaliçao anti porto….
      contra tudo e contra todos né ?

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 9:58 pm

    Então basicamente a culpa é da arbitragem e do relvado e não da equipa?
    Sempre que perdem é isto. Aproveito para evidenciar o desnorte do Pepe, diz que “os rivais têm tido penaltis” quando o Benfica tem 0 penalties a favor.

    • AndreADG
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:52 pm

      Sabe que o Benfica não é o único adversário no campeonato, certo? Aliás, está até em 4o e bem longe do 1º. Depois o Pepe é que está “desnorteado”.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:51 pm

        Bem, se é para entrar em preciosismos continua a fazer sentido o que o Bernardo Guerreiro disse pois o Pepe disse OS rivais e não UNS ou ALGUNS rivais. Assim sendo Pepe está a referir-se a TODOS os rivais e não apenas alguns; a menos que não considere Benfica um rival. Vamos lá rever esse desNORTE pois mesmo que fizesse sentido o teu reparo, que não é o caso, o FCP tem mais penaltis (8) que os 3 principais adversários juntos (4+3+0 =7).

      • BenDover
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:02 pm

        Sabe que o Pepe falou em rivais e não em adversários, certo?

    • AlexanderSearch
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:23 pm

      já agora, o Sporting tem 4, o Braga 3 e o Porto…. 8! OITO! e os rivais é que têm tido penaltis…

      • xhaka
        Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:48 pm

        Já estás a contar com o de hoje? que sinceramente oi um penalty daqueles que se não fosse sinalizado não era escândalo nenhum.

      • jp
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:06 am

        ehehehehe

        O Porto está tão habituado a ser beneficiado, que já não reclama quando é prejudicado. Porque isso também não acontece. Reclama quando não é beneficiado.

  • Neves
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:00 pm

    O SC tem que evitar estes comentários. Pelo menos que leve uma multa pesada a ver se começa a aprender.
    Quantos aos lances, é inacreditável como o Calila não leva um segundo amarelo.

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:00 pm

    Primeiro
    Já vi treinadores a levarem jogos de suspensão por menos.

    Segundo
    Pelo que fez a partir do banco a pressionar o árbitro em todos os momentos do jogo, o Sérgio Conceição teve sorte em acabar o jogo sem ser expulso.

    Terceiro
    Pelo que diz, deve ter visto outro jogo, só pode. Está apenas a pressionar por pressionar.

  • JJoker
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:01 pm

    Eu estou a ver é muita gente a escrever aqui coisas que o Sérgio Conceição não vai deixar sem resposta já na próxima conferência de imprensa.
    Vocês vão a ver como é que é, vão…

  • Fallen Angels
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:03 pm

    O Sérgio Conceição é bom treinador. Mas não é bom suficiente para justificar a forma como degrada completamente tudo à sua volta. Está a chegar a um ponto em que o nome e valores do Futebol Clube do Porto estão a ser postos em causa e num clube a sério isso nunca pode acontecer. Reclamar e enganar é natural no futebol, mas há limites e Sérgio Conceição sistematicamente passa esses limites.

    É preciso muita falta de vergonha para fazer um discurso destes quando o Porto tem sido claramente beneficiado pelas arbitragens em Portugal esta época. Nem nas distritais se vê disto.

    Até percebia se os adeptos e direção do Porto aguentassem isto caso jogassem bom futebol e ganhassem titulos atrás de titulos… mas a imagem do clube está cada vez pior e o futebol jogado dentro de campo continua a ser bastante pobre e os titulos demasiados esporádicos.

    • JJoker
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:40 pm

      O Pinto da Costa vai ler este comentário hoje e resolver a situação, certamente.

      • Kafka
        Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:56 pm

        O Pinto da Costa não vai ler, mas não tenhas a menor dúvida (e não estou de todo a ironizar) que o Conceição lê o Visão de Mercado (e não só, boa parte do tempo dele é a ler e ver tudo o que se escreve sobre ele)

        • JJoker
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:43 am

          A minha missão neste momento é fazê-lo referir o meu nickname numa conferência de imprensa.
          Que ele lê o VM não tenho eu dúvidas nenhumas.
          Ó Serginho, se me estás a ler, acalma-te filho. Calma.

    • Patton
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:10 am

      Tocas em dois pontos que me preocupam:
      1 – “O SC (…) não é suficientemente bom para justificar a forma como degrada completamente tudo à sua volta” – Mas no teu entendimento se se for suficientemente bom estes comportamentos são aceitáveis no futebol?
      2 – “Reclamar e enganar é normal no futebol”… – A sério que agora já se aceitam comportamentos marginais que visam adulterar a verdade desportiva?

  • AngeloGJ
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:03 pm

    Pergunto-me porque é que as pessoas dao credito aquilo que o SC diz depois de um resultado negativo, ja todos percebemos que o SC é assim, se ganha é sorrisos se empata ou perde a culpa ate pode ser da luz do estadio, hoje o FCP perdeu pontos porque fez pouco para vencer, normalmente nao faz muito mas da para vencer, e nao houve roubo, o FCP simplesmente nao conseguiu desmontar o Belenenses

  • Knox_oTal
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:14 pm

    Ridículo este senhor…

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:17 pm

    Este indivíduo é nefastos para o futebol português. Eu não sou fã do JJ, como já aqui mostrei muita vez, mas ao pé do Serginho, JJ é um senhor.

    Saudações Leoninas

  • Phalasolo
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:18 pm

    Achava que era penalti.

    No juízo final da sporttv, dá para perceber que foi um choque de cabeça com cabeça

  • danielmoreira
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:19 pm

    Das pessoas mais asquerosas da história do futebol português.
    Gostei muito do Sérgio como jogador, agora treinador não faz falta nenhuma.
    Faz personagem de vítima, de boneco, fanfarrão.
    Tudo o que é de negativo numa só pessoa.
    O que lhe retira muito o mérito do trabalho excepcional em termos de resultados e gestão de egos no balneário.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:19 pm

    Esqueci-me de uma coisa: isto não é penalty. Só na cabeça do Sérgio Conceição é que é penalty.

    Saudações Leoninas

  • Stromp1906
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:23 pm

    Devia explicar é a falta de aderência de Taremi, Fábio Vieira e Marega… Sempre a tentar cavar…

    • AbbasK
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:43 am

      Taremi joga de patins. Curioso vindo do clube que tinha dirigentes e newsletter a chamar o jogador com mais impacto no nosso campeonato na década passada constantemente de Piscinas.

  • Louco de Lisboa
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 10:35 pm

    Quando este senhor for despedido e desaparecer do futebol português, festejarei bastante. De longe a pior personagem do futebol português.

    Que vá treinar para a China e nunca mais volte.

  • Quico
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:14 pm

    Sempre a mesma coisa, já enjoa. Este tipo não sabe dizer mais nada, tem um disco para quando ganha (justo vencedor e equipa sem igual) e outro para quando perde (a culpa é dos outros porque sem os outros ganhavamos 15-0 porque somos o FCP). Este tipo de atitude é recorrente, e só é recorrente porque existe uma passividade inexplicável por parte de quem tem autoridade nestas situações. Este indivíduo é o rastilho para a onda de ódio que se vive no futebol português e só ele é que ainda não entendeu isso. Não vejo mais nenhum treinador a ter esta atitude em Portugal. Vi o Amorim e o Carvalhal a serem expulsos na final taça da Liga (e a meu ver bem, por muito que se diga o contrario, porque estás quezílias passam para dentro do campo) e este senhor que faz pior em todos os jogos e no fim dos mesmos nada lhe acontece. Já é altura de se fazer qualquer coisa. Quem não chora não mama, mas há limites.

  • AlexanderSearch
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:20 pm

    Não dá, sempre que o FCP perde pontos é por culpa do arbitro… nunca será por mérito do adversário

    • AlexanderSearch
      Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:42 pm

      Já agora, onde estava SC, paladino dos jardineiros, quando foram os outros a ter de jogar neste mesmo relvado calamitoso?

  • lipe
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:21 pm

    Ser adepto ou empregado do Porto constitui certamente um dos maiores exercícios de ginástica mental do mundo do futebol, incrível.

  • SCP99
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:22 pm

    Então mas não jogavam na neve e tudo? E não era uma vergonha terem adiado o Nacional-Sporting que se disputou no meio de uma depressão num território em alerta vermelho e contra as recomendações do IPMA e das autoridades locais?

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:52 pm

    Com tanta queixa lá vai o Braga ter de pagar a factura no próximo jogo, já se está a ver.
    É penalti, mas tem sido de longe a equipa mais favorecida, só o facto do Conceição ter ido à Flash é incrível, fosse outro treinador e tinha sido expulso antes. Sl

  • MM
    Posted Fevereiro 4, 2021 at 11:54 pm

    Que arruaceiro

  • Hugorr
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:05 am

    Se há algo que me desagrada em Sérgio Conceição, é esta postura sempre que a equipa perde pontos, não obstante da razão ou não das queixas. Esta postura não tem lugar no futebol, na minha opinião.

    Cumprimentos

  • Pedro FN
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:08 am

    Nanu, meu grande, não mereces o treinador que tens. As rápidas melhoras.

    SS

  • Mantorras
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:29 am

    1. Nao vi o jogo.
    2. O SC reclamar quando perde e normal.
    3. Vi o lance do penalty que ele fala, nao sei se o choque e com a cabeca do GR, mas parece-me claramente penalty ja que quem corta a bola e o defesa. O GR nunca pode simplesmente abalroar o adversario.
    4. Espero que o Nanu recupere bem e completamente, ate assusta ver o lance.
    5. Sporting vai ser campeao.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:40 am

    3 situações…

    1. Para mim o lance é penalty, e sim, pelo menos um jogador da BSad devia ter sido expulso por segundo amarelo. Até aqui percebo.
    De resto, já sabemos que com Fábio Verissimo no apito não se pode esperar grande qualidade. É só mau.

    2. O facto de ter alguma razão nos protestos, não o pode levar a questionar o ocorrido desta forma.
    Tendo em conta que o treinador em causa é super reincidente, e que multas de 150€ devem equivaler às gorjetas que deixa nos restaurantes, espero (se existir justiça tão célere como na despenalização de Palhinha) que apanhe no mínimo 3 jogos.

    3. O último ponto também é importante e apesar de servir como desculpa (as mil e uma desculpas do Sérgio quando não ganha), não deixa de ser factual.

    É totalmente intolerável que a Bsad continue a poder jogar sem estádio e num relvado nas condições do Jamor.

    Ainda há uns dias muittos se congratulavam com a proposta da centralização dos direitos de tv.

    Referi que antes que isso aconteça a Liga tem que garantir que os clubes têm estádios e relvados apropriados, e condições para que esses mesmos estádios possam estar cheios para que o produto futebol português possa ser vendido globalmente.

    Com estádios e relvados equivalentes à III divisão polaca, o interesse é nulo.

    Além do mais, que eu saiba a nossa liga ainda não funciona tipo franchise como nos desportos americanos.
    A Bsad indica que se vai deslocar para Grândola… e afinal o verdadeiro Belenenses até está nas distritais de Lisboa…

    Ou seja soou (e até foi) a desculpa, mas aqui também tem razão na realidade.

    • Sodogodo
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:59 am

      Completamente. O do Jamor é o pior de todos (como é que é possível estádio Nacional estar assim), mas a Liga nada faz contra o estado dos relvados. E as equipa usam muito isso a seu favor e beneficiar do fator casa, mas em alguns é impossível jogar futebol. E quantas lesões já não aconteceram por causa disso? Pouco se fala e pouco se liga as lesões aos relvados, mas não deixa de existir esse factor.

      Já agora elogiar aqui o Gil Vicente. Vi o jogo frente ao Paços, a chover torrencialmente e enorme temporal e o relvado em excelentes condições

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:27 am

      Flávio,

      Mas o Sporting foi ao Jamor também na primeira volta, o relvado também estava mau mas o Sporting ganhou o jogo.
      O BSAD do Petit tem muito mérito na forma como travaram o FC Porto.

      Quanto ao penalty, não me parece que seja penalty. O choque acaba por ser inevitável quando o Kritciuk e o Nanu vão os dois á bola. E ainda aparece um defesa do BSAD pelo meio.

      Saudações Leoninas

      • Pipo
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:59 am

        Estigarribia, o choque é inevitável porque o Kritciuk entra com tudo, tudo punhos cerrados à frente. Não tocando na bola, para mim tem que ser penalti,.

        • DM
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:57 am

          O guarda redes sai com tudo com os braços esticados, o avançado vai com tudo com a perna esticada, o defesa corta a bola e o guarda redes que ia de braços esticados e o avançado que ia com a perna esticada chocam cabeça com cabeça. Porque é que tem de ser penalti? Até podia ser, assim como podia não ser (o que aconteceu), mas gostava de perceber como é que tinha de ser penalti quando os dois jogadores vão a bola com tudo e acabam por chocar cabeça com cabeça

        • Ricard Bapt
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:03 am

          Boas !
          Entao tem de ser penalty porque o Kritciuk nao toca na bola ? Isso quererá dizer q a bola estaria em posse do Nanu… Em momento algum a bola esteve na posse do Nanu ou este fosse o jogador mais perto da bola.
          Cumps

        • Mikenen_PT
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:54 am

          Pipo, nessa linha de pensamento o jogador do Porto lança-se à bola de forma inadvertida e faz falta sobre o guarda-redes… O facto é que nenhum dos jogadores se desloca na vertical, ou seja estão em movimento (direções contrárias) e chocam de cabeça… dizer que há falta de qualquer jogador é um julgamento de parcialidade a meu ver.
          O FC Porto tem que se queixar de si mesmo, das oportunidades falhadas, de ter deixado por opção alguns jogadores de fora, menos bom desempenho em termos individuais e coletivos, e depois sim queixar-se da arbitragem, mas apenas e só no que respeita a um 2ª amarelo (e consequente vermelho) que ficou por mostrar ao jogador do BSad já próximo dos 80 minutos de jogo…..mas também ficaram talvez por mostrar alguns amarelo a jogadores do FC Porto por queda para a piscina….
          As melhoras para o jogador, que isso sim, é o mais relevante neste momento.
          Ao fim do dia de ontem, afinal sempre parece que o nome do treinador é mesmo Sérgio Comichão… sou daqueles que julgo que o SC tem má imprensa, e continua a achar que ele é muito melhor ser humano do que transparece (ao contrário de muitos outros), mas são estes discursos como o de ontem que descredibilizam de todo o SC.

          • Pipo
            Posted Fevereiro 5, 2021 at 1:50 pm

            É um choque, não estou a dizer o contrário. Mas quem entra a matar é o GR, que independentemente de ser sem querer ou não, acaba por fazer um golpe de cotovelo no Nanu, que o deixa KO. Não é um choque de cabeças como muitos querem fazer aqui pensar, algum dia o GR se levantava logo se tivessem batido de cabeça àquela velocidade ? Há imagens a mostrar claramente o cotovelo do GR no Nanu, é só procurar um bocadinho.
            Mas independentemente disso, o Porto devia ter ganho este jogo, óbviamente. Mas uma coisa não anula a outra.

        • zZou
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:55 am

          Não tocando na bola quem faz falta a quem? Claro que não é penalti pq bateram um contra o outro. Os 2 tentam jogar a bola e nenhum conseguiu, por isso chocaram. Simples

    • Patton
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:45 am

      Não posso concordar com a tua visão de que tenha sido pénalti, para mim são 3 jogadores a irem à bola lealmente e todos com hipótese de lá chegar (o Nanu menos), há um que corta e os outros 2 chocam um com o outro, são dois corpos em deslocação, o movimento do GR é absolutamente de disputa de bola e o choque é cabeça com cabeça. As consequências foram piores para o Nanu mas o GR também ficou à rasca da cabeça e teve que ser assistido. São coisas que podem acontecer quando se joga à bola. As melhoras para o jogador Nanu!

      Depois concordo contigo que enquanto os castigos forem para os treinadores de 1ª divisão rirem, mais vale estarem quietos… Parece a formiguinha a dizer para o elefante “Dói, não dói?”.
      Mas depois falas da justiça célere e na despenalização do Palhinha. E este assunto tem-me revirado as tripas e a forma como se fala nele e a culpa nem é tu, só que a CS cada vez cumpre menos o seu dever e mais os seus interesses (que basicamente é SANGUE!!!). O Palhinha não foi despenalizado, o castigo do Palhinha foi suspenso. Não é a mesma coisa, porque o único orgão que deliberou alguma coisa processualmente foi o CD e a decisão foi penalizar o jogador com 1 jogo de fora a cumprir no imediato. O que o Sporting fez foi reclamar para um tribunal civil (algo que por si só já é um bocado “overkill” quando nos lembramos que é um amarelo) de uma deliberação do CD, o tribunal processou a queixa e suspendeu quaisquer efeitos práticos dessa deliberação até apresentação de provas, argumentação e deliberação do tribunal sobre se o Sporting tem razão. Na minha opinião, o tribunal vai-se considerar incompetente para julgar em matéria desportiva, mas… e a ver vamos se no último SCP-SLB não fica manchado pela utilização indevida de um jogador.

      • hortalica
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:50 am

        Exatamente. O defesa do B SAD corta a bola e depois há um choque involuntário entre o GK e o Nanu (já depois do defesa ter cortado a bola), como é que a culpa do choque é inteiramente do GK? O Nanu também chegou tarde à bola, ou seja, chegaram ambos tarde à bola e se nenhum tocou na bola, ambos têm “culpa” no choque. Para ser considerado penalti, o Nanu tinha de ter tocado na bola primeiro (desviando a bola dos opositores e sofrendo falta) ou se o GK/Defesa do Belenenses (ambos) falhassem na bola e assim impediam que o Nanu chegasse à bola, não sendo nenhum dos casos não há penalti. Aqui o penalti tem a ver quem joga a bola primeiro e é o defesa do B SAD, depois quer o GK, quer o Nanu, chegam atrasados e há um choque involuntário tendo ambos culpa. Se por acaso o GK tivesse cortado a bola, a falta seria do Nanu, porque chegaria tarde ao lance.

      • Tonidascouves
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:01 am

        A ineviabilidade do choque não é critério para se decidir o que quer que seja. Há uma abordagem no mínimo imprudente do GR sobre o lance e há contacto com o Nanu.
        Os GR têm um estatuto especial dentro do jogo. Têm a possibilidade de abordar lances dentro de área que os restantes jogadores de campo não têm e devem sempre que decidem intervir como interveio o Kritciuk têm de ser sancionados como é devido pelas leis de jogo…
        No caso, para além de imprudente, o lance, para mim, revela força excessiva, mercê do dito estatuto acima evidenciado, e colocou em perigo a segurança do jogador do FCP… Independentemente, desta questão, sempre seria pénalti.

        Lei 12:
        Um pontapé-livre direto é concedido à equipa adversária do jogador que cometa uma das seguintes infrações contra um adversário de forma a que o árbitro considere imprudente, negligente ou com força excessiva:
        -carregar
        -saltar sobre
        -dar ou tentar dar um pontapé
        -empurrar
        -agredir ou tentar agredir
        -entrar em tackle ou entrar sobre
        -rasteirar ou tentar resteirar
        (…)
        Imprudente significa que o jogador mostra falta de atenção ou consideração ao entrar sobre um adversário, ou que atua sem precaução.
        Negligente significa que o jogador atua sem ter em conta o perigo ou as consequências do seu ato para o seu adversário.
        Força excessiva significa que o jogador faz um uso excessivo da força colocando em perigo a segurança de um adversário e deve ser expulso.

        Errou a equipa de arbitragem pelo menos no plano técnico e nunca o VAR teve tanto tampo para ver imagens de um lance em Portugal. Concluir de modo diverso só é possível se não atendermos àquelas que são as Leis de Jogo.

        • TR10
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 1:51 pm

          O guarda-redes nem se lança na direção do Nanu e se o defesa não tem cortado a bola iria ser falta do Nanu, porque viu-se nas imagens que o corte é feito imediatamente antes de o guarda-redes socar a bola.

          Se o guarda-redes acertasse a soco no Nanu seria penalti, se o Nanu acertasse com o joelho no guarda-redes seria falta. Nada disto aconteceu, foi um choque fortuito entre 2 jogadores que só tiveram olhos para a bola.

        • Patton
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 2:29 pm

          Boa argumentação até ao último parágrafo onde descamba.

          Na verdade, chegamos exactamente sempre à mesma conclusão: as regras do futebol são na sua maioria interpretativas e logo subjectivas. A maior concordância ou discordância dependem do lance em análise ser mais ou menos claro. Mesmo aí a clubite entra sempre em jogo.

          Na minha opinião, o GR não investe contra o Nanu mais que o Nanu investe contra o GR. A imprudência, a negligência e a força excessiva acontece de parte a parte e não havendo medidor para estas grandezas, é irreal dizer-se que um foi mais que outro, isso sim, seria um exercício de irrazoável e de resultado nulo, alimentando apenas o delírio clubístico das massas.
          Foi a tempestade perfeita gerada pelo ímpeto e vontade de 3 jogadores para desempenhar o seu papel dentro de campo que quase originou uma tragédia (espero que o Nanú recupere totalmente e creio que, felizmente, foi maior o susto que as consequências).

          Não se podendo determinar maior culpabilidade de um ou outro agente ou até que (como me parece ser o caso) houve conduta por parte de algum dos participantes que não se enquadre dentro das leis do jogo, não se pode atribuir punição a alguém.

          Para quem gosta de desportos que não tenham esta componente interpretativa sugiro o Badminton.

      • Miguel Caçote
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:40 pm

        O Sporting foi para um tribunal civil,as não foi por nenhuma questão desportiva. O alegado foi que não foi assegurado o direito constitucional de defesa do Palhinha. Quem vai decidir da questão é o TAD não o TCAS.

        • Patton
          Posted Fevereiro 5, 2021 at 2:13 pm

          Obrigado pelo esclarecimento e se for o TAD a decidir já acredito que possa haver uma resolução nessa instância.
          No entanto, o cerne da minha questão era que o Palhinha não foi despenalizado, teve sim o castigo suspenso. Isto está certo ou não?

          • Miguel Caçote
            Posted Fevereiro 5, 2021 at 3:07 pm

            Correto. O que aconteceu é que como a decisão do TAD nunca chegaria em tempo útil, para acautelar o efeito útil dessa mesma decisão, o TCAS aceitou decretar uma providência cautelar que suspende a eficácia do castigo. Assim e salvo melhor opinião, eu diria que quando chegar a decisão do TAD e caso se mantenha o cartão amarelo, o Palhinha terá necessariamente de ficar suspenso um jogo, caso o amarelo seja retirado, ficará suspenso quando vir o cartão seguinte.

            • Patton
              Posted Fevereiro 5, 2021 at 4:19 pm

              De acordo. O problema é a Caixa de Pandora entretanto aberta e a utilidade ou não é discutível.
              Imagina este cenário:
              – Um qualquer jogador (imaginemos que é um dos mais influentes) de qualquer equipa (imaginemos que luta pelo título, por uma promoção ou por uma não despromoção), nas últimas e decisivas jornadas de um qualquer campeonato, completa uma série de cartões amarelos (bem mostrados, mal mostrados, pouco interessa para o caso) e é castigado. O Clube deste jogador age exactamente da mesma forma e o jogador joga os jogos decisivos do campeonato. Inclusivamente pode apanhar múltiplos cartões e recorrer sempre a este processo e continuar a jogar. Entretanto o campeonato acaba, o jogador é transferido para o estrangeiro e não cumpre castigo efectivo nos nossos campeonatos. Ou é transferido para um clube nacional e não cumpre castigo no clube no qual prevaricou. Ou na pior das hipóteses, cumpre castigo numa fase do campeonato menos sensível e com uma preparação mais cuidada por parte da equipa técnica.
              Alguém me explique qual foi a utilidade disto?

              • Miguel Caçote
                Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:00 pm

                Eu entendo o que dizes e é óbvio que essa situação não é desejável, mas acho que também tem de partir do Conselho de Disciplina uma mudança ao modo como age. Para a providência cautelar ser aceite tem de haver um fumus boni Iuris (aparência do bom direito) e o periculum in mora (perigo da decisão final perder o efeito útil provocando graves danos). Ora, se os tribunais já decidiram antes que tem de ser salvaguardado o direito de defesa, talvez seja de o Conselho de Disciplina mudar os regulamentos para se adequar à lei. Repara que o que está em discussão não é sequer se o amarelo foi ou não justificado, mas uma questão meramente processual.

                • Patton
                  Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:51 pm

                  Eu também percebo o teu ponto de vista e está perfeitamente suportado. O CD é suposto apenas fazer cumprir um regulamento previamente acordado pelos clubes e Liga, enquadrando situações em molduras penais já formatadas. E isto é uma situação corriqueira, mais do mesmo, um amarelo como tantos que foram mostrados bem e mal e tantos que ficaram por mostrar e é até muito possível que o Palhinha no decorrer destes jogos já se tenha safado de um amarelo ou outro que lhe perdoaram. Porque é que este é mais importante que o 2º amarelo da série, ou de um possível 3º?
                  Há cenários ainda mais absurdos que depois disto no meu entendimento deixam de o ser. Repara neste:
                  – Um jogador que está à bica nos amarelos, faz uma falta para amarelo clara que o árbitro no campo acha que não é. As imagens mostram que é amarelo claramente. O clube com quem o jogador vai jogar a seguir pede um sumaríssimo àquele jogador para que tenha o amarelo que lhe é devido e não jogue contra eles. O CD, obviamente não defere o pedido. O clube vai para tribunal e o tribunal viu as imagens e realmente parece-lhe que há argumentação para tal. O que faz? Suspende o jogo? Suspende o jogador até decidir? Suspende o campeonato?

                  Não gosto de ver campeonatos decididos por processos e contra-processos. O árbitro cometeu um erro, tudo bem, garanto-te que já cometeu muitos e mais graves anteriormente e vai cometer muitos mais. É uma função que os leva ao limite das capacidades e uns são melhores que outros, têm bons e maus dias, como qualquer um. Decidir fora do jogo algo que aconteceu no jogo é por princípio errado a meu ver. A excepção deve ser realmente excepcional, agressões bárbaras, cuspidelas e afins. De outra forma é só remexer num verdadeiro balde de m…

  • AbbasK
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:41 am

    Não me lembro da última vez que o Porto não ganhou por mérito do adversário em competições internas. Acho que desde que acompanho futebol nunca aconteceu.

    • Selva1906
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 2:01 am

      Marítimo e Paços está época não? Ganharam por mérito apesar de terem sido fortemente prejudicadas pelas arbitragens.

      • Fabio Mendes
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:19 am

        O Abbask estava a ser irónico.

        O FCP quando perde, nunca admite que é por demérito próprio e justifica-se constantemente com o anti-jogo do adversário, arbitragem, calendário apertado, etc..

      • AbbasK
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:46 pm

        Não, acho que desde que Pinto da Costa assumiu a presidência, o Porto tem sido sempre a melhor equipa em campo, só não ganham às vezes por causa dos árbitros.

  • vaienaovoltes
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 1:20 am

    Sinceramente, pode haver algum tipo de queixa sobre amarelos, mas o Porto não tem moral para falar de árbitragens, nenhuma mesmo.
    Sobre o choque, que resultou na lesão do jogador do FCP não nenhum penalty, o contacto é cabeça com cabeça e até penso que se poderia considerar naquela situação falta do jogador do FCP, que infelizmente depois também caiu muito mal, e até penso que é nessa queda que a lesão da vértebra / medula ocorreu.
    Outra coisa é a incrível condescendência que a arbitragem e a comunicação em geral têm com o Sérgio Conceição, é inacreditável, berra, grita, chama nomes a tudo e a todos e nada lhe acontece… Como é que isto pode ser.

  • M'difh
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 2:02 am

    Se é verdade que o Sérgio Conceição segue este blog então deixo aqui bem claro que é ser mais asqueroso, mesquinho e hipócrita que já vi representar as cores do meu clube. Se isto é representar o FC Porto, qual máfia dos anos 90, então eu não me identifico com estes valores e esta postura. Títulos à parte, o mérito tem que ser dado, a mancha financeira e a imagem que deixa no clube na verdade vão trazer más consequências ao clube num futuro próximo. É o que dá ter um gangue a satisfazer todos os caprichos a um treinador que se acha demasiado para o que é, só sabe ensinar futebol de sapateiros a atletas de velocidade. Quando fores embora, deixa a porta aberta para o próximo…

    Saudações Portistas

  • Selva1906
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 2:07 am

    E a mão do Corona a semana passada em Faro? Enfim, o discurso típico do Sérgio quando perde a culpa é do árbitro mas quando ganha com ajudas o mérito já é da equipa. O Porto é equipa mais benéficiada de longe está época e ainda choram.

  • TR10
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 3:12 am

    2 jogadores procuram dispotar uma bola, nem olham um para o outro, sempre com o olhos na bola. Ora bem, para isto ser penalti um deles tinha que ter tocado na bola. Não aconteceu, foi pura e simplesmente um choque entre 2 jogadores.

    É o mais provável era ser o guarda redes a só ar a bola, porque nota-se que está mais à frente. Mas isso nem interessa para o caso

    • johnny balls
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:19 am

      portanto, só há falta se um deles tivesse tocado na bola? o problema do futebol é que há demasiada gente a amar este desporto sem conhecer as regras. O GR entrou a punhos e acertou com os punhos na cara do nanu sem ter jogado a bola, com ou sem intencionalidade é grande penalidade, está nas regras.

  • Diogo Moura
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 4:25 am

    Nota ainda para Pepe a dizer que o penalti é claro e que se fossem os rivais era logo marcado.
    Estranho. Quantos penaltis tem mesmo o Benfica na Liga?
    Alguém que me elucide porque não estou a ver a lógica disto.
    Relativamente ao SC, nada de novo.
    E o Sporting devagar devagarinho lá vai chegando à hipótese de ganhar o tão ambicionado título!

  • xhaka
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 5:03 am

    Malta, vamos ser sinceros ninguém pode ficar indiferente a este lance e o SC não é diferente.

    O problema é o entranhado que ele tem de reclamar e mandar vir com os árbitros, assim como os jogadores que ele tem que se fazem constatemente às faltas (Taremi, Pepe, Luiz Dias, Otávio) estes principalmente que ele deve ter pensado que foi mais um lance de tentar cavar um penalty.

    Estou a ser sincero, e quero acreditar que o SC não é o que apareceu nas câmaras.

    Quanto ao Nanu, espero que seja só um susto e volte rápido.

    SL

  • MikeM
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:52 am

    O futebol português é um autêntico lodo!
    Este indivíduo é um dos grandes, se não o maior, responsável, pelo clima de guerra que se vive no futebol, que até deveria ser um escape, para a maior parte das pessoas, de tudo o que tão grave está a acontecer no país.
    É um exemplo de mau perder, de falta de ética e desportivismo, com gente desta nunca iremos ter rivalidades saudáveis nem um clima respirável no “nosso” desporto rei.
    Que algum clube o venha buscar, que vá ganhar mais para outro lado e faça uma excelente carreira, mas lá fora, e que lá fique muitos anos.
    Não me lembro de um treinador tão miserável, tão fraco a nível pessoal e de valores como este senhor.
    E outro é o Pepe, que é uma extensão do treinador em campo. Lá dentro é um jogador desleal, ao qual nem deveria ter sido permitido continuar a jogar, depois do que fez (sobretudo) a um colega de profissão.
    Agora cada vez que não ganha entra também pelo caminho da arbitragem, não sei se são as indicações que lhe dão, se é mesmo o espírito que lhe incutem no balneário, que fica tão enraizado e depois dá nisto.
    É ridículo.

    • johnny balls
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:16 am

      efectivamente, até à entrada de SC no FCP o futebol português era um exemplo do cordialidade entre os clubes

      • MikeM
        Posted Fevereiro 5, 2021 at 1:20 pm

        Não era. Mas com a entrada de SC conseguiu piorar.
        O que está mau piorou, e só uma pessoa muito especial para conseguir que isto acontecesse.
        SC não é frontal como tanto apregoa, é apenas mal formado e educado, o que o torna realmente especial, lá isso ninguém lhe tira.

    • MikeM
      Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:38 am

      E em relação ao lance, não é penalti em lado nenhum.
      Os jogadores chocam um com o outro, cabeça com cabeça, onde é que aquilo pode ser penalti?

  • Vegeta
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 8:54 am

    Senão for castigado depois disto…
    E ainda dizem alguns que é o melhor treinador do campeonato ??

  • RMCL
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:05 am

    Se há coisas que metem nojo no futebol Português, é Sérgio Conceição, ontem no infeliz lance que lesionou Nanu em vez de se preocupar com o seu jogador, esta mais preocupado em vir cuspir-se todo a pedir penalti, e temos isto no Porto mandar umas carvalhadas e vota para a frente, ridículo este senhor quando ele sair do futebol certamente que ficara bem mais saudável! Outro igual a ele é Pepe que fez um flash interview ridiculo, certamente que não sabe do que fala! No meio disto tudo as melhoras para Nanu! Esquecera-se foi de perguntar ao demagogo Conceição o porque da sua equipa jogar tão mal! Mas vá importante é ele criticar tudo e todos quando as coisas correm lhe mal!

  • Littbarski
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:13 am

    O Sérgio e o Pepe não podem ter este tipo de declarações os regulamentos são claros, têm de ser penalizados. O Sérgio ainda vai mais longe que o Pepe e tenta pressionar para que o árbitro de ontem não volte a apitar jogos da sua equipa.
    Esta é a postura normal de quem perde no futebol português, nomeadamente quando quem perde são os grandes, não podemos ter uma liga forte com os fracos e fraca contra os fortes, este tipo de declarações, venha de onde vier, tem de ser punida exemplarmente, não se podem colocar a integridade moral de um ser humano em causa assim em praça pública, existem meios para se reclamar em sede própria e se se provar que os clubes prejudicados têm razão, que se castigue os juízes da partida, de acordo com as medidas previstas nos regulamentos aprovados pelos clubes.
    Agora, esta choradeira que se vê, ano após ano, é só triste e já devia ter terminado há muito tempo.

  • Litmanen
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 9:45 am

    Enfim, o que dizer. O Sérgio é tão previsível que já nem mete piada, mas honestamente acho que até pode ter algum fundo de razão, porque na minha opinião e como já tenho dito várias vezes, o Veríssimo é um árbitro péssimo (mesmo para os padrões nacionais).

    O lance do Nanu foi arrepiante e espero que esteja bem, mas eu não acho que seja assim um penalty tão claro como alguns, embora pudesse ter sido assinalado. Acho sim, que o árbitro geriu muito mal o jogo e o critério disciplinar, aliás como de costume, e isso acaba por prejudicar sempre a equipa que mais quer ganhar. (de assinalar também, que os jogadores do Porto por vezes preocuparam-se mais em cavar faltas ou penalties do que em jogar…)

    Ainda assim, acho que o Petit e os seus jogadores têm mérito na maneira como travaram o campeão nacional.

  • tdantasribeiro
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:24 am

    Estou enganado ou o FC Porto só fez 4 substituições.?
    Assim sendo porque não entrou ninguém para o lugar do Nanu?

  • For Dummies
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 10:47 am

    Se há indivíduo que no futebol tem uma postura que detesto é SC – quezilento e rufia quando as coisas não correm a seu favor.
    Apesar de todos termos telhados de vidro, não deixa de ter nas suas afirmações dados que me façam concordar, especialmente que Fábio Veríssimo, (não só) após ação revertida pelo Tribunal do amarelo ao Palhinha não esteja sob a alçada de uma suspensão e que na jornada seguinte volte a arbitrar um jogo como se nada se passasse + a acção do bandeirinha na entrada em “tesoura” sobre o Corona, passou completamente impune uma falta a 2m de si, descarada e merecedora do 2º amarelo. Já a queixa de 2º amarelo para Sphephelo Sithole sobre Fábio Vieira acho exagerado.
    Mais ainda, o lance sobre Taremi na grande área, rapidamente ajuizado pelo VAR, leva-me a crer que numa análise sobre mais ângulos há contacto na zona posterior da perna do mesmo. Fala-se sobre um lance sobre Pepe mas não vi nada acerca do assunto.
    Em suma, o SC tem uma postura que desgosto assim como o FJM, mas não invalida o facto de terem razão sobre a liberdade excessiva e sensação de impunidade por que os árbitros passam.

  • SuperEsteves
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:17 am

    Com todo um respeito pelo Sérgio e a sua carreira de jogador.
    No entanto, acho que faria muito bem ao futebol português que abandonasse e nunca mais pusesse cá os pés em qualquer cargo relacionado com o futebol.

    Pessoa sem valores, incendiário e personificação total de todos os valores que não são necessários no futebol, nem na sociedade. Já nem vejo os resumos/conferências do Porto, porque cria em mim um sentimento com o qual não me revejo.

    Com todo o respeito, que vá e nunca mais volte. O futebol português agradece profundamente.

  • Andrezinho14
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:23 am

    Porquê que é penalty mesmo?
    Defesa corta a bola antes dos jogadores que chocaram poderem disputar a mesma.
    Dois jogadores a olhar a bola. Um vai de punhos à frente porque era assim que acertaria na bola. Outro vai de perna à frente porque seria assim que acertaria na bola.

    Porque é falta do Kritciuk e não do Nanu?
    Porque é que um choque tem de ser sequer falta para um dos lados?
    Se fosse o Messi a chocar com o Peter Crouch ali, era uma rasteira?

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 11:49 am

    Isto é um escândalo, o individuo pode dizer o que quiser e nada lhe acontece. Aliás muito me admiro de ele não ter sido expulso durante o jogo, este individuo deveria ser erradicado do futebol.

  • Stromp1906
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 12:18 pm

    1 – Aceito todas as opiniões mas para mim não existe penálti, Nanu não tem espaço ocupado nem salta na vertical, ambos tentam ocupar um espaço “morto”. Defender que existe penálti é tão aceitável como defender que existe falta de Nanu. Se eventualmente o toque tivesse sido com as mãos do guarda redes poderia ter mais dúvidas, sendo cabeça com cabeça é apenas e só um choque (“só” com grandes aspas porque colocou em causa a saúde de um jogador que espere que recupere rápido.
    2 – Ver o FCP a reclamar de arbitragens, para mim que tenho 45 anos, é como ver um carteirista queixar-se de assalto. O único clube em Portugal julgado e culpado de corrupção, e não me venham com artimanhas jurídicas para justificarem áudios que estão disponíveis para todos ouvirmos. É a minha opinião e não mudo, por muito respeito que tenha por alguns portistas amigos, e outros que escrevem aqui regularmente com o Kacal á cabeça que é um exemplo de desportivismo e FairPlay
    3 – Hoje vem o guru da comunicação falar de lances do jogo, em Alvalade não o vi reclamar de entradas para vermelho, de penaltis revertidos pelo VAR, nem em Guimarães falar de Baró e da sua substituição apressada, nessa altura SC foi esperto, ontem Petit foi “artista “.
    4 – A imagem de ontem de SC a pressionar toda a gente de forma tresloucada enquanto o seu jogador estava a ser alvo de preocupação é absolutamente lamentável. Gostaria de lhe perguntar o que pensaria se o lance fosse com um dos seus filhos futebolistas, e o respectivo treinador tivesse a mesma reação
    5 – Queiram-se de quedas e faltas… Têm Taremi, têm Octávio, têm Marega, que passam a vida a patinar no relvado (apesar de ser uma arte), falam de lances á vista do fiscal de linha, pergunto “serão aquelas tentativas consecutivas de pisões de Pepe a Tiago Tomás na Taça da Liga?!”, foi há uns días, mas a memória é muito selectiva.
    6 – Não me iludo, ontem e já hoje a estrutura do Porto mais não fez do que preparar o que aí vem. Cá estaremos para confirmar
    Saúde

  • Mascarilha
    Posted Fevereiro 5, 2021 at 3:41 pm

    Sou portista e não me revejo neste homem que pensa que é treinador, para já começo por dizer que não há qualquer penalti por marcar a favor do Porto e o único lance que a meu ver, foi de equívoco do árbitro é o não ter dado o segundo amarelo e consequentemente vermelho ao Diogo calila oor falta sobre o Corona mas isso não deve e não serve de desculpa para nada, porque o Paços e o marítimo foram roubados contra o porto e ganharam portanto, o meu clube que se deixe de desculpas e treinem processos de jogo porque chutao para a frente não é jogo de equipa grande que de bom só tem intensidade, de resto futebol é “0”. Obrigado e bom fim de semana para todos!

Deixa um comentário