Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting segura Rúben Amorim até 2024

Para cumprir até ao fim? Frederico Varandas, que saiu claramente por cima com a aposta que fez há um ano, apesar de ter sido criticado por tudo e todos, segura o seu maior trunfo (o ex-Braga revolucionou por completo o Sporting), não dando espaço para novelas e especulações. O facto de Amorim também querer renovar nesta fase (certamente ia ser cobiçado no final desta época), demonstra igualmente que se sente bem no clube, como tal respira-se o ambiente ideal em Alvalade. Veremos é até quando vai durar. O clube leonino historicamente, apesar de Varandas estar a tentar contrariar isso, não dando margem a quem prejudicou a Instituição, é  quase anti-estabilidade, mesmo agora em 1.º não falta quem esteja prontinho para potenciar o mínimo deslize, e quando vier uma fase negativa, todo este super-trabalho do ex-médio, independentemente de ser campeão ou não, será facilmente esquecido.

O Sporting anunciou a ampliação de contrato de Rúben Amorim até 2024. O treinador, de 36 anos, que chegou há um ano a Alvalade, com esta renovação fica blindado com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Recorde-se que Amorim conquistou uma Taça da Liga à frente dos verde e brancos e lidera o campeonato de maneira destacada.

38 Comentários

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 4, 2021 at 6:13 pm

    Mais do que merecido! Trabalho excelente esta época com a liderança destacada no campeonato e um aproveitamento das contratações brilhante. E claro, não esquecer a vitória da Taça da Liga.

    É de facto o presente e o futuro do clube.

    • Estigarribia
      Posted Março 4, 2021 at 6:20 pm

      João,

      E com o Rúben como treinador até o Hugo Viana parece ser melhor director desportivo ?

      Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Março 4, 2021 at 6:16 pm

    Completamente justa esta renovação. O Rúben revolucionou todo o futebol do Sporting. Rúben Amorim é um manager á inglesa – ele é treinador, director desportivo, director de comunicação, etc. Será que no futebol português podem começar a aparecer mais figuras de manager como se vê/viu em Inglaterra?

    Já agora, desde o Paulo Bento que o Sporting não tinha um treinador que apostasse tanto nos miúdos da formação.

    Saudações Leoninas

    • Estigarribia
      Posted Março 4, 2021 at 6:23 pm

      Esqueci-me de acrescentar: o Rúben já está convertido ao Sportinguismo. Quem entra neste Enorme Clube, como é o Sporting Clube de Portugal, fica convertido á religião Sportinguista.

      Saudações Leoninas

      • Sporting1906
        Posted Março 4, 2021 at 6:37 pm

        Não acredito nada que o Rúben esteja convertido ao sportinguismo, aposto que ainda é benfiquista. Mas isso não interessa para nada, se fizer um bom trabalho, tanto faz ser sportinguista, benfiquista ou de outro clube qualquer.

        • Estigarribia
          Posted Março 4, 2021 at 7:59 pm

          Sporting1906,

          Eu disse aquilo em modo brincadeira ? Mas concordo contigo. A preferência clubistica não interessa quando se é bom treinador e se faz um excelente trabalho.

          Saudações Leoninas

    • RenatoFr
      Posted Março 4, 2021 at 7:22 pm

      Leonardo Jardim?
      Mesmo o Domingos e aquela chorrada de treinadores que o seguiram naquele ano tiveram de apostar em Ilori, Pedro Mendes, Dier, Bruma, … por necessidade

  • JJoker
    Posted Março 4, 2021 at 6:19 pm

    O problema de o Sporting ser o Sporting é o risco de poder acontecer Sporting a qualquer altura.
    Eu gostava de os ver ganhar isto, mas no limite até podem acabar em 4º ou 5º, matematicamente falando, esta renovação pode-se compreender na perspectiva de alguém vir fazer perguntas em Junho (e se calhar só têm de atravessar a estrada para fazer a dita pergunta….) mas correndo mal o resto da época, é um prémio estéril.

    • Sporting1906
      Posted Março 4, 2021 at 6:41 pm

      Matematicamente falando, ainda pode ficar na 2ª metade da tabela, mas é óbvio que isso não vai acontecer e mesmo para ficar fora do pódio seria preciso um desastre a roçar o único na história do futebol.

    • Kallstrom
      Posted Março 4, 2021 at 6:44 pm

      Não sei se já reparaste, mas matematicamente falando (se é isso que importa), com 39 pontos por disputar, nenhuma equipa em Portugal assegurou desde já a manutenção. Curiosamente, o Sporting é a equipa mais próxima de o fazer, faltando apenas 4 pontos.

      Por isso, se calhar, o Varandas devia ter esperado 2 jogos para fechar esta renovação. Precipitou-se.

      • _Bendtner_
        Posted Março 4, 2021 at 7:34 pm

        Matematicamente falando.
        Estás errado.
        As equipas do fundo da tabela podem ganhar os jogos todos e passar o Sporting.
        Mas contra quem jogam?
        Com outras equipas que estão atrás do Sporting.
        Para metade das equipas passar o Sporting, a outra metade tem de perder os jogos e ficar atrás do Sporting.
        Simples

    • Mantorras
      Posted Março 4, 2021 at 11:14 pm

      “Tudo pode acontecer”

      Mas liderar e assim, e tomar decisoes a priori, tendo em conta o que se acredita que va acontecer. Nao me parece cedo demais, alias, se esperassem muito mais se calhar p Ruben teria em carteira opcoes que hoje ainda nao tem. Anteciparam se bem.

  • Bmaster
    Posted Março 4, 2021 at 6:20 pm

    Quando um treinador é diferenciado para melhor, é algo que salta logo à vista. Já o tinha sugerido para substituir o Conceição em fim de ciclo mal o vi no Braga, mas a sad portista jamais teria essa audácia.

  • Miguel SADSC
    Posted Março 4, 2021 at 6:22 pm

    Se há clube que é bipolar e rapidamente começa guerras internas é o Sporting, portanto só espero que quando as coisas correrem pior que se tenha calma. Ao dia de hoje, o Sporting está over achieving e rapidamente as coisas podem mudar (veja-se Lage e o Benfica). Espero que quando um período menos bom surgir (seja nesta ou na próxima época), se tenha calma como o Liverpool teve com Klopp, Benfica com Jesus em 12/13, etc etc.

    Quanto ao RA, está a fazer um trabalho fenomenal e até aqui tem estado irrepreensível. Destacar a incrível linha defensiva que montou a nível colectivo e a mentalidade competitiva da equipa. O Sporting já podia ter empatado mais, já podia ter perdido mas o que fica para mim é que é uma equipa muito difícil de vencer e sendo assim, estará sempre mais próxima dos seus objetivos. Como já disse, estou com receio dos 20 anos começarem a pesar e das últimas 4 deslocações (Braga, Luz, Faro e Vila do Conde). Haveria mais Sporting que ser a única equipa a desperdiçar uma vantagem destas, quiçá contra o Braga depois de comprar o treinador e, possivelmente, melhor jogador?

    • Miguel SADSC
      Posted Março 4, 2021 at 6:29 pm

      PS: a minha desconfiança e receio parte muito mais do que é o histórico deste clube do que desta equipa. que me tem deixado muito tranquilo.

      • Sporting1906
        Posted Março 4, 2021 at 6:43 pm

        Se vamos pelo histórico dos clubes então o Braga nem conta para a luta pelo título. Mesmo com o Braga em 2º, a única equipa que tenho medo que nos possa tirar este título é o Porto (acho que o Benfica já está demasiado longe e com demasiadas equipas à frente).

        • Miguel SADSC
          Posted Março 4, 2021 at 7:56 pm

          Claro que sim. É simplesmente uma reação a já ter passado muitos traumas com este clube e algo mais emocional que outra coisa. Fazendo uma análise fria, são 9 pontos a faltar 13 jornadas, sendo que ainda vai haver um Braga-Benfica e um Benfica-Porto. Em condições normais, o título é do Sporting mas com este clube nunca arrisco e há sempre receio de haver um desastre com 1 ou 2 maus resultados nos próximos jogos.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 4, 2021 at 6:25 pm

    Excelente. Demonstra confiança nas capacidades do treinador, que está a realizar um trabalho fenomenal, e que o mesmo gosta de estar no Sporting e que o vê como um projecto a longo prazo. Se vai cumprir até ao fim ou não nunca se sabe, mas parece que a sua estadia em Alvalade está para durar e isso deixa-me satisfeito. Um projecto no futebol tem sempre de ir em linha de conta com as ideias do treinador e parece finalmente isso acontecer.
    Quanto ao Ruben que continue como até aqui, humilde, trabalhador para que possa sair vencedor.

  • TheWatcher
    Posted Março 4, 2021 at 6:36 pm

    Acima de tudo, o VM toca num ponto crucial: a tendência auto destrutiva do Sporting. Vejo bastante gente ainda a ostentar a expressão #varandasout neste preciso momento. O ex-médico tem cometido alguns erros, e nem toda a gente tem de ser a favor do mesmo, mas a quantidade de “sportinguistas” que se rói com esta época do Sporting é alarmante. É ver no que dá. Mais tarde ou mais cedo, vai dar asneira, e Varandas tem de saber lidar com a situação

  • Ricardo Lopes
    Posted Março 4, 2021 at 6:41 pm

    É o grande destaque deste projeto e o líder perfeito. Tem tudo para ser um treinador de luxo. Praticamos um bom futebol, com um plantel feito de jovens. As contratações foram todas acertadas, todas com a recomendação ou aprovação do Rúben Amorim. Além de tudo isto, parece-me bastante humilde e não alimenta novelas, somando a isto tudo não criar guerras, algo que é muito fácil de fazer no nosso futebol. Tem tudo para levar o Sporting ao título. Acredito que no dia em que ele sair, vai ser muito difícil arranjar um substituto à sua altura, dentro das nossas possibilidades.

  • Pedro FN
    Posted Março 4, 2021 at 6:42 pm

    Não concordo com esta renovação. 2025/26 era o que se queria! Eu sei que o Rúben tem ambições como toda a gente e que é bem provável que chegue ao máximo sucesso, existem poucos treinadores com a sua motivação diária, mas poderia cimentar ainda mais a sua posição e rever os poucos erros que tem realizado. 1/2 anos a mais eram melhores para ambas as partes.
    Agora, outro assunto, na medida em que, se tudo correr pelo melhor, na próxima época iremos ter as competicoes europeias e aí sim iremos ver se temos o que é necessário para fazer uma época interna igual ou se vamos dar prioridade a uma só visto que 4 competições é muito e o plantel é algo curto. Na próxima época o comportamento da equipa e do seu treinador são fundamentais para deixar para trás estes comentários (que eu até concordo) do tempo de descanso e do foco somente no campeonato. Para o ano é que vamos ver se temos pulmão e sanidade para atacarmos todas os jogos e competições.

    SS

    • Tiago Silva
      Posted Março 4, 2021 at 10:22 pm

      Não concordo. Eu acho que as renovações com os treinadores não devem ser muito longas, porque depois se não resultar o treinador pode-se acomodar e depois é uma carga de trabalhos para o tirar de lá. Quanto aos jogadores é mais fácil colocá-lo em algum clube seja por empréstimo ou em definitivo, daí os contratos serem mais longos.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Março 4, 2021 at 6:49 pm

    É uma aposta que faz sentido. O treinador está a trabalhar bem, e provavelmente ganhará o título.

    Se acaba o contrato? Pode até pedir a demissão… Isto dá muitas voltas… ?

  • Johny45
    Posted Março 4, 2021 at 6:49 pm

    Amigos convém dizer que este ano sem adeptos e essencialmente sem EUROPA tornou as coisas mais simples para o sporting.
    Para o ano com a Europa e com deslizes(vai haver muitos mais) é que se vai ver como isto é.
    O Lage era apelidado por muitos por “Deus” ( estupidamente como é obvio), vamos ver o que vão chamar a RA para o ano se as coisas correrem pior.

    • DQuinta
      Posted Março 4, 2021 at 9:16 pm

      Pois. Também diziam que o Sporting não tinha Equipa para discutir o terceiro lugar com o Braga e que os dois primeiros lugares eram uma miragem. Bem sei que não se ganhou nada… Mas luta tem estado a dar.
      SL

  • MikeM
    Posted Março 4, 2021 at 6:58 pm

    O Sporting está, além do excelente trabalho de toda a estrutura, como é óbvio, também a aproveitar o facto de não haver público nos estádios, o que tendo em conta que a maior parte dos adeptos destabilizam a equipa ao invés de apoiar (e aqui meto um sublinhado nas claques e demais adeptos apoiantes do BDC e afins), tem sido sido positivo para os jogadores e parece que lhes dá outra confiança e lhes tira pressão, porque ao mínimo deslize iriam ser assobiados e lá vinham os lenços brancos e os pedidos de demissão ao Varandas.

    O Benfica é exatamente o oposto. A grande parte dos adeptos (como comprova os resultados das eleições) apoiam e nem sequer pensam muito, fazem pressão nos árbitros (o que anda a dar jeito, porque os jogadores nem quando são prejudicados o fazem) e menos na equipa. Além disto, os novos jogadores ainda não sabem o que é jogar num Estádio da Luz a abarrotar nem parecem conhecer a grandeza do clube que representam, parece que lhes falta ali o catalisador para darem algo mais, já aos “antigos” falta-lhes aquele assobio ou insulto para também se ver se acordam.

    • Leonidas
      Posted Março 4, 2021 at 8:26 pm

      A grande diferença entre este campeonato e o da época passada tem sido nos jogos fora de casa. Ou isso não interessa para a narrativa?

  • Fallen Angels
    Posted Março 4, 2021 at 7:34 pm

    Renovação merecida mas obviamente com risco, bastando olhar para a situação Benfica-Bruno Lage para saber que as coisas vão de perfeitas a muito más num piscar de olhos.

    Vamos eventualmente passar fases más com o Ruben Amorim mas é preciso paciência e calma quando tal acontecer. Espero que a aposta na formação e o discurso se mantenha, mas para o ano quero ver esta equipa com um plano B porque vamos ter certos jogos em que esta forma de jogar não vai ser a mais indicada.

    Podemos estar na posição que estamos, mas há muito a melhorar ainda neste Sporting e espero que o RA tenha a coragem suficiente para mudar certas coisas apesar dos resultados positivos.

  • Leonidas
    Posted Março 4, 2021 at 8:33 pm

    O ano passado eu fui um dos que critiquei a contratação do Rúben Amorim (ou melhor, os valores pagos por ele). Disse (e mantenho) que foi um all-in da parte de Varandas. E ainda bem que esta jogada resultou tão bem! Amorim conseguiu inundar o clube de competência a todos os níveis (é provavelmente o melhor comunicador que já vi no clube).

  • Red Punisher
    Posted Março 4, 2021 at 9:34 pm

    O melhor. O mais barato dos 3 nesta época. O melhor. O mais novo, o mais humilde. O melhor. O que joga com vários jogadores 18-21 anos. O melhor. Não há mais palavras, é a luz que Vieira não teve. Varandas tem muito mérito, por também ser o melhor, em termos de presidência em tempos contemporâneos!

  • andresilvac
    Posted Março 5, 2021 at 3:11 am

    Decisão justa tanto para o RA que vê a sua folha salarial “ajustada” a dos treinadores dos rivais como para o Sporting que se coloca numa posição negocial forte caso apareça (tenho quase a certeza que não) um grande europeu para contratar o seu treinador.
    Verdade seja dita muito do que Varandas fez enquanto presidente foi errado/mal julgado mas ter ido buscar RA foi a sua melhor e mais arriscada decisão (fundamentada ou não nunca saberemos) mas o facto é que melhor era difícil e ganha (sim está ganho falta a confirmação oficial apenas) um campeonato que parecia uma miragem, apesar de todas as condicionantes quer o não estar na Europa quer a sobrecarga competitiva dos rivais é inegável que a competência do Sporting o levou a estar na posição que está hoje, depois vem a incompetência dos rivais mas mesmo sem o desastroso campeonato dos 2 rivais estariam sempre na luta

  • Silvestre
    Posted Março 5, 2021 at 9:39 am

    Eu vou em sentido contrário.
    Acho um disparate…Remember Bruno Lage? Este ano foi atípico…SLB e FCP aparecem muito abaixo do habitual…O SCP também tem beneficiado do efeito novidade…Estas renovações em euforia para mim são sempre precipitadas…Depois se a coisa começa a correr mal e logo num clube como o SCP tão talhado a instabilidades externas aparece um problema gigante para resolver.
    Acredito na competência do RA mas o FCP e o SLB não vão dar sempre estas abébias….e para o ano com o dístico de campeão na camisola o SCP, sem o efeito surpresa, vai sentir mais…vai ter a pressão e a responsabilidade…Vai ter que ser candidato…a conversa do só somos candidatos quando tivermos o caneco na mão vai ter que cair….E aí as coisas podem dar uma volta para o pior…como aconteceu com Lage que era a “2ª aparição de Cristo”…que rebentou recordes atrás de recordes e agora está no desemprego a receber vencimento do SLB durante 4 anos…

    • T. Pinto13
      Posted Março 5, 2021 at 12:02 pm

      A pensar assim nunca vamos lá.
      O RA tem mostrado ser o treinador certo e merece toda a confiança que lhe tem sido dada.
      Na altura da festa é que se deita os foguetes.

    • Antonio Clismo
      Posted Março 5, 2021 at 12:27 pm

      O Ruben Amorim está aqui para ser mais um a ajudar na reconstucção do Sporting.

      Tem o sue modelo e é para continuar a criar valor a partir dos jogadores que consegue aproveitar.

      O Sporting tem a base montada e não vai precisar de investir muito na equipa no próximo ano, mesmo que vá jogar na Champions.

      Espera-se que o Rúben Amorim vá conseguir integrar cada vez mais jovens na equipa principal do clube, valorizar activos para venda e usar esse dinheiro para pagar a dívida astronómica do clube.

      Se quiserem que o Sporting exista daqui a 50 anos, vai depender muito do que esta direcção actual fizer. E se conseguirem juntar a isso alguns títulos, ainda bem para eles, porque o jejum já vai longo.

      Neste momento mais importante do que ganhar o campeonato é criar as bases para não terem de passar mais 19 anos para ganhar outro.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 5, 2021 at 10:52 am

    A instituição Sporting não se reconstrói em apenas um ano. Vai ser preciso pelo menos uma década de intenso trabalho de base para alavancar o clube e dar-lhe bases de sustentação para um futuro sólido.

    Geralmente os primeiros mandatos são sempre bons, quando os presidentes colocam os interesses do clube acima dos seus. A oposição continua bem presente e obriga a não haverem falhas. O escrutínio é maior quando existe uma oposição e um debate saudável de ideias e pontos de vista.

    O problema é quando existe o segundo mandato (o chamado de validação) e os presidentes começam a colocar os seus interesses acima dos interesses do clube e quando assim é as coisas geralmente só param com destituições em praça pública e o clube novamente envolvido no lamaçal do costume.

    Uma coisa é certa, sem tranquilidade e estabilidade nenhum clube chega a lado nenhum. O Covid ajudou o Sporting a ter essa estabilidade porque muitos já não se lembram mas o Varandas estava a travar uma luta feroz com as claques que só estavam a causar entropia no clube.

    Vejam esta estratégia publicada pela direcção do Sporting no ano passado com o plano delineado até 2022, até agora estão a conseguir cumprir tudo e ainda superar as espectativas.

    https://scpconteudos.pt/sites/default/files/scp_-_visao_estrategica_2020-2022.pdf

  • Macaco
    Posted Março 5, 2021 at 5:47 pm

    ha de haver sempre haters a por pimenta na historia…
    Acho muito bem renovar. Comparar com Bruno Lage?
    A epoca passada foi um desastre com RA na segunda metade da epoca… Ele teve hipoteses de criar a sua equipa depois a sua imagem.
    Logo aqui ja é diferente de BL que usava o que lhe davam sem opção.
    Alias o BL era uma marioneta da direção e fazia o que lhe mandavam.
    RA tem o que pede desde que faça sentido e gere a equipa de forma diferente.
    Eterno não será certamente, mas é preciso estabilidade e com esta direção que acredita de verdade no seu treinador tudo é possivel.
    BL foi reforçado e no dia seguinte despedido… Tudo por luzes e visoes psicotropicas de um pseudo lider.
    Não ha comparaçoes.
    Aqui ha jovens, aqui ha grupo, aqui ha garra, aqui a direao aposta mesmo no treinador.
    O resto é folclore
    Espero que seja por muitos anos um Fergusson em PT. seja com derrotas ou vitorias.
    Estabilidade é essencial para criar a base do futuro, coisa que no SCP n existe há seculos por causa das linguas de trapo.

Deixa um comentário