Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A mensagem de Podence sobre a Superliga Europeia partilhada por Bruno Fernandes e Cancelo

Daniel Podence partilhou nas suas redes sociais uma mensagem sobre a criação da Superliga Europeia, corroborada por Bruno Fernandes e João Cancelo (os primeiros jogadores das equipas fundadoras da competição a pronunciarem-se). «A bola. A música. O sonho. O vólei do Zidane… A jogada a solo do Kaka… Liverpool em Atenas… Ole em Barcelona… Cris e Seedorf… Há certas coisas que não podem ser compradas»

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

60 Comentários

  • RicardoFaria
    Posted Abril 19, 2021 at 4:49 pm

    Excelente post.
    Os jogadores têm uma palavra a dizer acerca desta superliga e espero que estejam todos do lado do futebol.

    Saudações DesPortistas!

    • Number10
      Posted Abril 19, 2021 at 5:48 pm

      Os jogadores agora têm que mostrar se são apenas uns putos ricos que jogam a bola ou amantes de futebol que têm oportunidade de o praticar ao mais alto nível.

      • RicardoFaria
        Posted Abril 19, 2021 at 8:00 pm

        Acredito que muitos deles também gostem de futebol até porque foi isso que os fez começar a jogar.
        Obviamente que a vertente financeira pesa para os lados deles mas pelo menos alguns manifestam-se contra e acho isso bem.

        Saudações DesPortistas!

  • JJoker
    Posted Abril 19, 2021 at 5:14 pm

    “Dreams can’t be buy” , escreve o Bruno Fernandes.
    Mais valia ter escrito em português.
    Já agora, mais valia o Podence ter escrito em português também…

    • Miguel SADSC
      Posted Abril 19, 2021 at 5:27 pm

      A juntar ao “Liverpool in Athens”, está cheio de pérolas este post.

    • Citizen_Erased
      Posted Abril 19, 2021 at 5:59 pm

      Também reparei mas será que a % de jogadores com ensino obrigatório completo aumentou assim tanto nos últimos tempos?
      Depois também vem da facilidade dos mesmos em aprender e captar novos idiomas.. Se alguns já com o português têm dificuldade, que dizer do Inglês…

      • xhaka
        Posted Abril 20, 2021 at 12:36 am

        Amigo eu tenho o ensino obrigatório e pelos visto não falo tão bem línguas como tu. Mas desconfio que ao aprovarem-me o ensino obrigatório é porque acharam que o mereci.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 19, 2021 at 5:18 pm

    Também o Ander Herrera deixou uma mensagem bonita e que dá alguma esperança. Espero que os jogadores se unam contra isto, porque se os melhores se recusarem jogar, os clubes desistem logo da ideia.

  • BrunoAlves16
    Posted Abril 19, 2021 at 6:32 pm

    Os jogadores unirem-se contra isto é bonito mas no fim de tudo “money talks” e se avançar a superliga, com os valores que se falam, os rendimentos dos jogadores iriam subir exponencialmente e aí de que lado estariam?

    Parece-me que a “rebelião” poderá partir mais do lado dos adeptos. Nesse sentido deixo uma questão sincera que me veio há cabeça há momentos: acham possível ou meramente utópico um movimento de adeptos à escala europeia que trave este movimento e que, de certa forma, devolva o futebol às suas raízes?
    Refiro-me ao continente europeu porque é o epicentro do futebol mundial mas já vi notícias de páginas Sul americanas preocupadas com isto e a temer que chegue também à América do Sul, onde apesar de tudo o futebol ainda está mais massificado e menos elitizado.

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 6:46 pm

      Bruno

      Não acho de todo possível, e digo-te porquê, porque os adeptos dos clubes participantes até querem esta Superliga, basta ires ao Twitter do Real Madrid e vê a maioria dos comentários

      Depois os adeptos “neutros” ou que nem ligam muito a futebol ou só vêm jogos muito importantes (caso das Mulheres por exemplo e já há mts Homens assim), no fim do dia vão sempre preferir ver um Real Madrid – Barcelona do que um Estrela Vermelha-Maribor

      Portanto epah, ok os adeptos dos clubes pequenos até ao início vão dizer ah e tal não vejo e bla bla, mas depois vão ser engolidos pelas circunstâncias, pois a maioria vai acabar por ver o Real-Barça

      Faço-te uma pergunta simples, caso tenhas namorada e ela não goste de futebol, consegues mais facilmente convencê-la a estares num Domingo à tarde em casa para veres um Real-Barça ou um Barça-Huesca?

      Falo pela minha, se eu lhe digo que é para ficarmos em casa porque vai dar o Barça contra o Huesca ela até se ri e acha que eu estou a gozar com ela, e como é óbvio não vejo jogo nenhum coisa nenhuma …. Já se eu lhe disser que é para ver um Real-Barça, ela reclama e tal mas lá aceita que fiquemos em casa e ainda acaba tb a ver o jogo cmg

      • RicardoFaria
        Posted Abril 19, 2021 at 7:58 pm

        Kafka,

        Vi comentários de vários adeptos de Tottenham, Liverpool e Chelsea e estavam todos contra a criação desta superliga.
        Do Real Madrid também vi vários contra mas confesso que perdi pouco tempo a ler os comentários na publicação dos espanhóis no Facebook.

        Saudações DesPortistas!

        • Kafka
          Posted Abril 19, 2021 at 9:12 pm

          Ricardo admito que só perdi mais tempo no Twitter do Real Madrid e pelo menos a ideia que fiquei foi que a maioria dos adeptos do Real estava de acordo…

          • hortalica
            Posted Abril 19, 2021 at 10:20 pm

            Há muitos adeptos ingleses que preferem ganhar a Premier League que a Champions e o Liverpool no ano que ganhou a Champions com o Kloop muitos adeptos e até jogadores disseram isso. Para os Ingleses a Premier League é o topo.

      • Pyros
        Posted Abril 19, 2021 at 8:09 pm

        Nem mais Kafka.

        A maioria dos que protestam parece não ser contra a ideia, é contra o respetivo clube não estar lá.

        Os apreciadores de futebol estão naturalemnte interessados, mesmo que discordem de algumas coisas.

        Aliás, retirando a questão da (polémica) “blindagem” de lugares, quem discorda mesmo?

        • w0bbly
          Posted Abril 19, 2021 at 9:31 pm

          Eu discordo de forma acérrima. E se o meu clube estivesse lá discordaria na mesma.

        • Santos David
          Posted Abril 19, 2021 at 9:50 pm

          Mas é esse mesmo o problema, se nao estas à partida acabou-se e ja podes participar mais, achas normal?

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 19, 2021 at 10:57 pm

          Toda a gente discorda e não é pelo seu clube naõ estar lá, é porque isto mata qualquer ideia de competição, ninguém mais pode crescer ou diminuir, a história morre aqui, é preciso explicar mais?

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 9:37 pm

        Esse comentário sobre mulheres é completamente despropositado.

        • Kafka
          Posted Abril 19, 2021 at 10:10 pm

          Despropositado? É a realidade, a maior das mulheres que conheço não gosta de futebol a começar pela minha…. E apenas vêm a Selecção no Europeu e Mundial ou vêm grandes jogos como

          Aliás basta veres quantas mulheres comentam aqui no blogue? Quantas comentam nas redes sociais dos clubes? Algo completamente residual, a grande maioria das Mulheres pouco ou nada liga a futebol e a maioria apenas conhece os jogadores principais e mais nada

        • CanelasNba
          Posted Abril 19, 2021 at 10:21 pm

          Vamos fingir que as melhores no geral dão tanta importância ao futebol como os homens ?? é isso? como não adorar estas mentalidades…

          • Kafka
            Posted Abril 19, 2021 at 11:14 pm

            Canelas

            Onde é que eu disse isso? Então não percebeste o que disse, pois eu disse precisamente o contrário, ou seja, o futebol é maioritariamente um desporto que os adeptos são Homens

      • BrunoAlves16
        Posted Abril 19, 2021 at 10:22 pm

        Compreendo o que dizes e em certo ponto esses a que chamas adeptos neutros são os que eu chamo “consumidores” de futebol e não “adeptos” de futebol. Da maneira que o futebol está , a perder cada vez mais interesse junto das camadas mais jovens , teremos cada vez mais “consumidores ” e menos “adeptos” com a diminuição dos “adeptos ” a ser bem mais acentuada do que o aumento de “consumidores” .

        Quanto à minha namorada, sim tenho e gosta de futebol, curiosamente gosta mais de ir ao estádio do que ver em casa na tv (agora só tem essa opção) mas gosta. Não com o fanatismo e interesse com que eu sigo claro, mas gosta e acompanha.

        • Kafka
          Posted Abril 19, 2021 at 11:23 pm

          Bruno Alves

          Excelente analogia essa entre Adeptos vs Consumidores, concordo em absoluto

          Mas até nesse teu prisma do “adepto” vs “consumidor”, a Superliga acabará msm por ser uma realidade a meu ver, porque havendo cada vez menos “adeptos” e mais “consumidores”, ora tu enquanto consumidor acima de tudo queres o quê? Queres qualidade, seja no futebol, no cinema ou numa simples ida ao supermercado

          Nesse âmbito, um Real-Barca terá sempre mais qualidade que um Real-Huesca, assim sendo o mercado vai “pedir” mais Reais-Barça e não vai querer consumir Barcas-Huesca

    • Cimentador
      Posted Abril 19, 2021 at 8:22 pm

      Acho que mais do que ser possível ou não é uma luta que vale a pena travar e gostava e espero que nos próximos tempos possamos ver momentos de união em torno dos valores do futebol sobrepostos ao do dinheiro um pouco por toda a Europa.
      Se isso bastará? Não sei, mas vivemos um momento histórico e podemos vir a ter momentos muito bonitos, vamos ver a evolução!

      • Pyros
        Posted Abril 19, 2021 at 10:54 pm

        Mas toda esta discussão é, do início ao fim, sobre dinheiro. Os que têm e querem mais, os que têm menos e também querem aceder ao bolo e assim por diante.
        Porque é que a UCL é importante para os clubes portugueses (ou fora do TOP20)? por causa do prestígio de chegarem a uns quartos de final (se correr bem)? Ou por causa de guito?

    • riscas
      Posted Abril 20, 2021 at 12:19 am

      Se os adeptos de futebol não aderirem a isto, a competição não tem pernas para andar. Se não houver público não há publicidade nem interesse nos direitos televisivos.
      Eu vou fazer a minha parte, e não vejo mais jogos destes 12 clubes, nem de outros que venham a entrar nesta palhaçada.

  • Kafka
    Posted Abril 19, 2021 at 6:35 pm

    Isto agora são palavras bonitas

    Mas eu quero ver depois quando o Real Madrid chegar ao pé de um destes jogadores e lhes disser assim

    “ganhas quanto mesmo? 4 milhões por ano? Então eu dou-te 40 milhões por ano”

    Bem lá se tem de apagar o post do Twitter….

    Nunca se deve subestimar o poder do dinheiro,… Já vi famílias chatearem-se por heranças, irmãos que eram mt unidos e tal, mas assim que o pai morreu cheirou-lhes a herança e dinheiro e lá se foi a união toda e ainda hoje andam às turras e em tribunais para ver quem fica com o quê, e antes da morte do pai tb eram só Twitter e Facebook cheios de amor familiar

    O dinheiro tem um poder único sobre os Seres Humanos,

    • hortalica
      Posted Abril 19, 2021 at 9:50 pm

      O Podence acho que seria o exemplo perfeito disso que falas. Segundo palavras do Sousa Cintra, ele só não ficou no SCP (após o ataque da academia) porque pedia mesmo demasiado dinheiro para ficar, ou seja, houve negociações e pelos vistos ficava a troco de muito dinheiro. Resultado: como o SCP não pagou os valores estratosféricos que queria, veio dizer que era impossível continuar por causa do que se passou. Agora eu pergunto, o ordenado que ele tanto queria já dava para ficar e esquecer os horrores que ele tanto fala?

    • Pyros
      Posted Abril 19, 2021 at 10:41 pm

      Dinheiro…
      Episódio giro sobre Salazar (não sei se é verdadeiro)
      O Ministro falou-lhe de um nome para Diretor-geral, indicando após pergunta, que era de boas famílias e “muito amigos e unidos uns dos outros”.
      Ao que Salazar terá retorquido “Sim, sim. Mas já fizeram as partilhas?”

      • Kafka
        Posted Abril 19, 2021 at 11:58 pm

        Ora nem mais Pyros, tal e qual o caso que conheço… Era só “peace and love” enquanto o Pai deles teve vivo, assim que morreu uiiii…

  • Abbas
    Posted Abril 19, 2021 at 6:56 pm

    Podence, se fosse mesmo assim como dizes, não estavas a jogar pelo Wolves. O Cancelo ainda estava no Benfica e o Bruno andava pelo Boavista. Dinheiro.

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 19, 2021 at 8:36 pm

    Jogadores do nível de Pode de é normal que tenham essas reações. O que interessa agora é as reações dos Ronaldos, Messis, Neymar, Haalands, etc… Porque esses é que irão jogar a Superliga, se ela vier a acontecer, e não os Podences.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 9:36 pm

      Esses não se vão importar. Basta ver quanto ganham as estrelas da NBA, que é um desporto com um mercado muito inferior. Basta imaginar o futebol. Se a Superliga for para a frente, acredito que nos 20 desportistas mais bem pagos, 16 ou 17 passem a ser futebolistas, enquanto agora são uns 3 ou 4, salvo erro.

      • Kafka
        Posted Abril 19, 2021 at 10:06 pm

        Exactamente Abbas… Os salários vão subir brutalmente, as grades estrelas estão a maioria a desejar que isto vá para a frente

        Salários de 40/50 milhões eur/ano vai passar a ser salário normalíssimo… Mbappe daqui a 3/4 anos pode estar a receber uns 70/80 milhões facilmente só de salário…. Actualmente isso nem é assunto, com a Superliga será uma realidade esses salários

    • Santos David
      Posted Abril 19, 2021 at 9:42 pm

      Esses nao dirao nada, de certeza

    • GuGu
      Posted Abril 19, 2021 at 10:02 pm

      Mas isto é noticia pelo facto de ser partilhado pelo Bruno e pelo João…

  • Pyros
    Posted Abril 19, 2021 at 9:38 pm

    Bom, pelo o inglês usado ao menos ficámos a saber que foram os próprios a escreverem e não uma qualquer agência por eles :P

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Abril 19, 2021 at 10:31 pm

    Coloco a questão noutro prisma.

    A acontecer então o mercado de transferências fica totalmente absurdo. Alguma vez algum jogador que esteja na Superliga irá querer transferir-se para uma equipa fora da Superliga?

    Podemos falar nos salários dos jogadores que estejam nos clubes da Superliga mas estamos a falar de uma pequena percentagem, pequena, de jogadores profissionais de futebol que, por exemplo, jogam em equipas da Champions.

    A distorção do mercado de transferências será brutal e para além do absurdo.

    Supostamente um dos argumentos jurídicos tem a ver com concorrência e monopolismo por parte da UEFA ao não permitir uma competição nova. Mas isto é juridicamente absurdo pois a falta de concorrência acaba por ser a própria Superliga.

    Por isso, não creio que esta proposta seja boa para os jogadores. Pois estes ficam “fechados” num sistema durante quase toda a sua carreira. Lá se vai a ideia mítica de ganhar os principais campeonatos…

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 19, 2021 at 10:55 pm

      Exacto, isso vai afectar o cv de muitos jogadores. Já chamei a atenção do caso do CR que pode ficar inibido de atingir o recorde de golos pela seleção, é por isso que acho que se isto não recuar ele sairá de Turim.Não me surprendia nada que nem jogasse mais pela Juve enquanto isto não se resolver. Já agora, um pouco off-topic, alguém sabe dizer se isto afecta a BO? Como é que a BO será dada se alguns jogadores só competirem aqui? Por exemplo, se a Super liga for tipo a NBA e algumas equipas forem arrumadas no início da época, isso vai afectar a candidatura de muitos jogadores à BO, é que uns estarão a jogar mais jogos que outros, imaginem Messi arrumado nos oitavos da SL e Neymar a ganhar tranquilo a LC pela 1ªa vez, como fica a BO?

      • Kafka
        Posted Abril 19, 2021 at 11:56 pm

        Joga Bonito

        A Champions não vai ter interesse nenhum nem terá lá jogadores como Neymar que estará a jogar na Superliga

        A Champions vai ser uma competição menor, uma Liga Europa sem importância nenhuma e ganha por clubes menores, se isto fôr para o frente Bayern e PSG acabarão por ir lá parar tb

      • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
        Posted Abril 20, 2021 at 12:17 am

        Não há BO como a conhecemos.

        Fica apenas a existir o MVP de uma suposta Superliga.

        No pior dos cenários (ou seja, expulsão e só se joga dentro da liga fechada) temos um mundo bicéfalo:

        1 – Prémios individuais para jogadores e equipas dentro da Superliga;

        2 – Prémios fora da Superliga.

        Dois mundos paralelos. Um total absurdo…

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 11:12 pm

      Exato…. Isto para os jogadores que conseguirem entrar na bolha, será um mina de ouro

      Um jogador como Mbappe pode facilmente vir a limpar 70/80 milhões eur ano, nunca na vida vai querer sair da bolha da Superliga para ir ganhar 4 ou 5 milhões

      Até porque é preciso ver que os recursos alocados ao futebol não são infinitos, logo muitas das empresas/televisões que actualmente têm dinheiro na Champions irão tirar de lá o dinheiro para o meter onde estão as estrelas, ou seja, na Superliga

      Ora esta “transferência” de dinheiro a nível de patrocínios etc, da Champions para a Superliga, irá ao mesmo tempo enriquecer mais os clubes da Superliga como tirar recursos aos clubes da Champions, logo esses clubes da Champions que hoje em dia podem pagar um salário de 6 ou 7 milhões ano, depois terão menos receitas e só poderão pagar 3 ou 4 milhões por exemplo

      Portanto o gap entre Superliga e tudo o resto será ENORMEEEEE

      • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
        Posted Abril 20, 2021 at 12:14 am

        Kafka,

        O meu ponto é ligeiramente diferente.

        Penso mais naquilo que é a evolução da carreira do jogador.

        Classicamente o objectivo é chegar aos grandes clubes. Ou através da sua formação, ou através de subida através de clubes. Progressão natural então.

        O meu ponto é: será que um jogador quererá ficar 10 anos no mesmo clube e numa liga fechada? Sem incentivos para ir para outro lado se se confirmar que clubes nesta Superliga não podem participar noutras competições?

        Por mais que o valor financeiro seja importante claro, nem todos os jogadores quererão ficar 10/15 anos no mesmo clube especialmente se não houver incentivos competitivos fora desta liga fechada.

        Onde está a competitividade laboral…

        Eu posso trabalhar na Apple ou Google mas se eu quiser sair posso pois estou num mercado onde posso encontrar satisfação noutra empresa do mesmo sector porque me vou motivar mais se tiver um desafio diferente.

        O mesmo para um jogador de futebol. Que terá todo o tipo de incentivos e objectivos.

        Dinheiro? Claro mas há muito mais para além disso.

        Por isso é que entendo que esta ideia é ainda pior para os jogadores…

        • Kafka
          Posted Abril 20, 2021 at 12:51 am

          Sim Pedro, o ponto de vista é pertinente sem dúvida

          Diria que aí os jogadores da Superliga passariam um pouco a ser como os jogadores da NBA e NFL, que vêm a NBA/NFL como o topo e lá chegando depois acabam por fazer lá a carreira toda mesmo que aquilo seja fechado

          Mas não deixa de ser bastante pertinente essa questão da falta de estímulos, especialmente para um miúdo que aos 19/20 anos consiga logo ganhar a Superliga e fique a ganhar 40 milhões de eur por mês, basicamente ficava com a carreira feita porque aos 20 anos já não teria mais nada para vencer porque já sabia que até aos 35 anos só tinha a Superliga para jogar e aos 20 o sonho já estava comprido

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 11:53 pm

      Esquece, não percebi que estavas a dizer que será mau para os jogadores.

      Eu por acaso aqui discordo, acho que para os que ficam dentro da bolha será bom, o gap financeiro será enorme

  • Kacal
    Posted Abril 19, 2021 at 10:49 pm

    Bruno Fernandes subscrever isto mas continuar no United ficando impedido de ir à sua selecção numa fase em que procura essa afirmação, seria hipocrisia. Mas teremos que esperar para ver se a SuperLiga se confirma e confirmando-se ver depois a reacção destes jogadores.

    • hugosilva79
      Posted Abril 20, 2021 at 1:19 am

      Tem de se compreender,não é o patriotismo que lhe paga e tem contrato para cumprir. E uma situação delicada para os jogadores!

      • Kacal
        Posted Abril 20, 2021 at 12:22 pm

        É uma situação delicada Hugo, certíssimo. Mas então terá que abster-se de comentar ou por likes em quem comenta porque “coloca-se a jeito”. Obviamente não vai prejudicar a sua vida por causa disto, mas caso isto avance e ele possa sair do United sem grandes consequências aí devia fazê-lo se é contra isto, há outros clubes como PSG e Bayern que não estarão na SuperLiga e teriam todo o gosto de o receber, acredito.

    • Andre A
      Posted Abril 20, 2021 at 8:58 am

      Ainda é cedo para dizer o que se pode fazer. Não podem querer que os jogadores saiam logo no dia seguinte, precisam de saber que direitos têm, que escolhas podem fazer. Eu por muito que odeie a ideia e não estivesse lá só pelo dinheiro, também esperava para ver, especialmente sobre os contractos porque uma coisa é aceitar ganhar menos, outra é pagar milhoes em multa por quebra de contrato.

      • Kacal
        Posted Abril 20, 2021 at 12:23 pm

        Claro André, foi exactamente o que disse. Concordo totalmente. Primeiro é ver no que isto dá e só depois podemos ver as reacções até lá compreendo que os treinadores e jogadores fiquem quietos e recusem dar uma decisão.

  • Nicola
    Posted Abril 19, 2021 at 11:20 pm

    Estive a ler uma parte dos comentários ao tweet do Podence e dei-me conta que ignorava o ódio que têm ao homem. Inacreditável.

  • Alex03
    Posted Abril 20, 2021 at 12:09 am

    O Podence de facto e a pessoa ideal para falar disto. O tal que veio para a TV que se aproveitou para sair a todo o custo do clube que o formou porque queria ir ganhar mais e passou 2 anos a mandar larachas ao mesmo na CS.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 20, 2021 at 12:36 am

    Para mim, as provas da UEFA, como estão, já têm vários dos defeitos da ‘Superliga’.
    Por mim fazia-se só uma prova, em sistema semelhante ao antigo da Taça de Portugal.

Deixa um comentário