Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Muitas vezes a minha namorada vira-se para mim e diz ‘oh, vais ver outro jogo’ e eu digo-lhe sempre na brincadeira ‘deixa-me ler um pouco mais do meu livro’»

Numa fase em que a maior parte dos jogadores de topo assume que nem vê jogos de futebol…

Rúben Dias revelou, em entrevista à UEFA; um pormenor curioso da sua vida, por conta da vontade de aprender sempre mais. “Muitas vezes a minha namorada vira-se para mim e diz ‘oh, vais ver outro jogo’ e eu digo-lhe sempre na brincadeira ‘deixa-me ler um pouco mais do meu livro’. Há sempre uma nova oportunidade para aprender, uma parte do jogo que podes analisar, para ver um golo que uma equipa sofre, como a equipa falhou na tentativa de o impedir ou para ver como o impediram de acontecer. Desde muito novo, encorajado pelo meu pai, habituei-me a aprender algo em tudo o que vejo e não ver apenas o jogo como um espectáculo mas sim como material de estudo. Não aprendi com apenas um, dois ou três jogadores. Aprendi com 10, 20 ou 30. Aprendi com tudo o que vi. Mesmo hoje continuo a aprender imenso ao ver outros defesas”, afirmou o internacional português, que abordou ainda o duelo do City contra o PSG. “Foram cinco ou seis temporadas em que não conseguimos passar dos quartos-de-final. É claro que estamos muito contentes por estar nesta fase. Isto quer dizer que estamos um pouco mais próximos do nosso objetivo, mas totalmente conscientes de que há muito ainda a fazer. Quem gosta de futebol já viu o Paris SG jogar, por isso há uma ideia clara de como é o PSG. De igual modo, eles também sabem, tenho a certeza, de como é a nossa equipa. Será como mais uma final. Vamos tentar fazer parecer normal uma coisa que realmente não o é. Temos estado a disputar finais desde o início da época: um jogo de cada vez, tratando cada um deles como uma final, pois só assim a nossa equipa poderá ter sucesso”.

43 Comentários

  • Kacal
    Posted Abril 28, 2021 at 12:12 pm

    Posso estar completamente errado, mas para mim um jogador de futebol deve ver jogos de futebol. Antes da carreira e depois da carreira até pode nem vê-los é lá com ele, mas durante deve ver. Isto porque é uma ótima maneira de aprender mais, seja com jogadores da sua posição ao vê-los jogar, seja estudando os adversários e aqueles pontos ele neles têm mais dificuldade e menos. E acho que o Rúben Dias faz muito bem, daí que seja um jogador tão focado e concentrado mas também tão pouco suscetível ao erro, trabalha imenso e procura sempre melhorar mais. Aliás, ele tem evoluido imenso nos anos recentes.

    • MiguelG
      Posted Abril 28, 2021 at 12:36 pm

      E o pedreiro deve chegar a casa e ir ver vídeos no YouTube de construção, o contabilista ler balanços, etc. Isto é daquelas coisas que só se exige a um jogador de futebol. Eles também são pessoas, têm família, amigos e passatempos, e também têm direito a isso. Se os faz melhores, talvez, mas o jogador deve fazer o que bem entender no seu tempo livre, desde que não meta em causa a sua capacidade física ou rendimento.

      • Eder26
        Posted Abril 28, 2021 at 12:43 pm

        O pedreiro pode não ver esses vídeos mas aposto contigo que engenheiros, arquitectos e afins fazem-no. E há um programa fantástico sobre construção civil no Discovery Channel ou National Geographic, não me recordo bem mas acho que é no DC.

        • Filipe22
          Posted Abril 28, 2021 at 4:06 pm

          Basta verem aqueles tipos que fazem uma piscina ou um palacete, apenas com um pau e no meio da floresta

      • riscas
        Posted Abril 28, 2021 at 12:48 pm

        Eu gasto muito do meu tempo livre a aprender mais sobre a minha profissão, de forma a poder fazer as coisas da melhor forma e para conseguir fazer mais coisas. E ainda tenho tempo para os meus hobbys.
        Claro que um jogador tem direito ao seu tempo livre e a fazer o que quiser nesse tempo, mas esta posição do Ruben Dias mostra profissionalismo e vontade de aprender mais de forma a ser melhor.

      • JFN
        Posted Abril 28, 2021 at 12:48 pm

        Está errado quando diz que só se exige a jogadores de futebol. Em todas as profissões de topo se exige que os profissionais continuem a estudar no seu tempo livre de modo a não estagnar. Sejam médicos com novas técnicas ou tecnologias, advogados com novos casos que possam ter aberto novos precedentes legais, engenheiros com avanços na ciência a ter que ler novas publicações. Quem deixa de estudar os frutos de resultados de outros não evolui.

        • PedroSCP
          Posted Abril 28, 2021 at 1:15 pm

          Não poderia estar mais de acordo. Eu trabalho no mundo da tecnologia, se não tivesse capacidade de aprender e reinventar-me estava condenado

      • Nickles
        Posted Abril 28, 2021 at 1:08 pm

        O Kacal em nenhum momento falou nisto como uma obrigação. Os jogadores também DEVEM ter uma vida saudável, dormir cedo, não fumar, ter uma alimentação equilibrada, etc… mas se quiserem não fazem nada disso.

        Por exemplo na minha área que é informática, mais especificamente programação, deve-se estudar constantemente (fora do horário laboral) para otimizar códigos ou aprender novas tecnologias.
        Claro que eu poderia parar onde estou, com o conhecimento que tenho, e mesmo assim não faltariam oportunidades no mercado de trabalho. Mas não é isso que quero, porque sei que há pontos onde devo e tenho de melhorar, e paralelamente vou aumentando o meu leque de opções de trabalho.

        Ah e também tenho família, namorada, amigos e passatempos. Uma coisa não impede a outra.

      • Kacal
        Posted Abril 28, 2021 at 1:29 pm

        Até respondia Miguel, mas já o fizeram por mim. Subscrevo os comentários que fizeram a te responder. Dá uma vista de olhos!

      • Citizen_Erased
        Posted Abril 28, 2021 at 1:29 pm

        E não o fazem? No mundo das finanças, por exemplo, se não te vais atualizando nas mudanças de normas / novos programas de análise, etc ficas estagnado no tempo… como em todas as profissões, se não investes, corres o risco de ser apanhado na curva…

        • Sombras
          Posted Abril 28, 2021 at 1:35 pm

          Era o que aqui vinha dizer. Se um contabilista não se for constantemente actualizando sobres as mudanças nas leis fiscais por exemplo é um péssimo contabilista.

      • Abbas
        Posted Abril 28, 2021 at 1:43 pm

        Médicos chegam a casa e vão estudar e a conferências, professores vão a ações de formação.

      • Mantorras
        Posted Abril 28, 2021 at 2:11 pm

        Alguem da area de TI, se ficar 4/5 anos sem aprender algo novo e ir completando a sua formacao passa a pre historico rapidamente. Ha exemplos para tudo.

      • DM
        Posted Abril 28, 2021 at 2:14 pm

        Aviso te já que se queres ser diferenciado naquilo que fazes tens de ver muitos outros a fazer ou ler sobre a opinião de muitos outros, só assim serás diferenciado. Assim como os jogadores de futebol, se querem ser diferenciados têm que se dedicar a 100% ao que fazem, mas não é daquelas que só serve para os jogadores de futebol

      • Kafka
        Posted Abril 28, 2021 at 2:24 pm

        Miguel G

        Eu não sei a tua idade, mas com a minha experiência de vida e experiência profissional que já é alguma apesar de não ser velho, posso dizer-te que ou tu estás em constante actualização ou rapidamente perdes o comboio

        Eu falo por mim que trabalho no mercado financeiro há mais de uma década, e mudou tanta coisa desde que saí da faculdade, senão tivesse constantemente a actualizar-me para ser melhor dentro dos mercados financeiros, provavelmente já nem emprego tinha

        Não tens hipótese, a competitividade é tão grande que para te diferenciares dentro uma grande banco (e penso que seja assim para qualquer empresa e qualquer outro sector ), ou vais mais além das horas de trabalho a nível de estudo e aplicação, ou não tens hipótese

    • Filipe Ferreira
      Posted Abril 28, 2021 at 1:22 pm

      Eu percebo a tua ideia e até concordo, mas não esquecer que clubes como o Man City tem scouts e adjuntos que fazem todo um relatório extenso sobre as equipas e jogadores adversários. É possível um jogador conhecer perfeitamente o adversário sem nunca o ter visto jogar. Mas pronto, é um bocado como aquela lengalenga, quem conta um conto acrescenta um ponto, é diferente ver com os nossos próprios olhos do que ser contado por outra pessoa. Existem sempre pontos que escapam.

      • Sombras
        Posted Abril 28, 2021 at 1:42 pm

        Discordo um pouco do que dizes. Há coisas que por muito estudo que outros tenham feito que só tu com a tua experiência consegues perceber. Pequenos detalhes e nuances características da posição – no caso centrais vs avançados – que só mesmo os jogadores que os defrontam vezes sem conta conseguem perceber.

        Lembro-me de ler há uns anos que o Oliver Kahn na selecção alemã e no Bayern antes das decisões em eliminatórias estudava vezes sem conta os marcadores dos penálties, mesmo para além dos relatórios normais de tendências de lado e etc, para tentar detectar possíveis subtilezas do género se o jogador X mexia no cabelo antes de chutar para a esquerda, ou se puxava as meias para saber se chutava colocado e coisas desse género, que os elementos do scouting não conseguiam apanhar.

      • Kacal
        Posted Abril 28, 2021 at 3:51 pm

        O Sombras falou por mim, mas tendo tu razão em certa parte, concordo com o que ele disse.

    • Mantorras
      Posted Abril 28, 2021 at 2:11 pm

      Tudo o que for acrescentar e positivo. Claro que sim.

    • MiguelG
      Posted Abril 28, 2021 at 2:29 pm

      Meus amigos, com todo o respeito por vocês, mas penso que nenhum dos intervenientes desta conversa é topo mundial na vossa profissão. Pois o Rúben Dias é. E o clube onde ele milita é o Manchester City, não é o Cucujães de Cima. Se vocês acham que o treino destes jogadores não envolve no seu horário laboral assistir a centenas de horas de filmagem sobre todos os jogadores e mais alguns que possam ser adversários, não vivem neste mundo. Baste assistir ao documentário do Man City para perceberem o tempo que eles passam a analisar adversários, para além de uma equipa técnica extensa e super profissionalizada que tem todas as métricas e informações que um jogador precisa de receber para enfrentar o adversário. Isto não são os Iniciados na distrital de sei lá de onde, onde só conhecem do adversário o nome do clube e o campo onde vão jogar. Com todo o respeito por todos vocês, eu percebo, tal como eu o faço, em estudar os melhores das nossas áreas, para podermos ser melhores, outra coisa é os melhores das áreas virem estudar-vos a vocês. O que é que o Ruben Dias vai aprender num Farense – Portimonense que a sua extensa equipa técnica nunca lhe tenha mostrado e treinado à exaustão? Claro que pode ver por lazer, mas ter essa obrigação? Não concordo.

      • Kafka
        Posted Abril 28, 2021 at 3:11 pm

        Mas tu achas que ele vai ver um Farense-Portimonenses? Como em tudo tu vais buscar informação a quem terá mais informação que tu

        Se achas que quando se chega ao topo já não é preciso ver o que os outros que estão no topo fazem, então não tens noção de como é as coisas são

        Depois tu continuas a insistir na obrigação, quando ninguém aqui fala em obrigação, o que não percebes é que quem mais estuda mais preparado está para evoluir…. Tu não és obrigado a querer evoluir no teu emprego, mas se quiseres evoluir o horário das 9 às 17 não chega, precisas de dar mais, é isto que não percebes e confundes com obrigação

        Tu não és obrigado a nada, mas se queres ser melhor tens de o fazer

      • Kafka
        Posted Abril 28, 2021 at 3:16 pm

        Aliás tens um bom exemplo de completa estagnação que é o Mourinho…. Como não quer evoluir e se adaptar ao que se faz hoje, continua agarrado aos dogmas que tinha há 15 anos atrás e como tal está completamente ultrapassado, precisamente por ter o teu pensamento de que se chegou ao topo então já não tem nada para aprender com ninguém

        Já Sir Alex Fergusson conseguiu estar no topo durante 30 anos e vai lá ver porquê, vai ver as palavras dele e ele diz o quanto foi importante para ele ver o que Wenger e Mourinho estavam a fazer quando chegaram à Premier League, para assim se adaptar e não ficar para trás, e tanto que não ficou e não só aprendeu com eles como de seguida voltou mais forte para derrubar o Mourinho e ao Wenger

      • Kacal
        Posted Abril 28, 2021 at 3:49 pm

        Não me vou alongar neste assunto, dei a minha opinião e tu tens a tua, aceito e respeito. Apenas digo que em lado nenhum falei em obrigação, mas sim que na minha opinião deviam. E já várias pessoas aqui falaram o mesmo e trabalham em diversas areas, penso que é um bonus ao seu trabalho e o Rúben Dias concorda neste caso. E não é ver um Farense vs Portimonense, são outros jogos de topo obviamente. Se calhar se o Rúben Dias ainda vê futebol é porque gosta de ver e depois quer aprender algo extra por ele em casa, não há mal nenhum isso e ninguém é obrigado mas na minha opinião ele faz bem e todos o deviam fazer, só isso.

      • JFN
        Posted Abril 28, 2021 at 5:07 pm

        Então o teu argumento era que isto só era pedido a jogadores de futebol, isso foi o que as pessoas aqui rebateram. Agora estás a dizer que o Rúben Dias não precisa de o fazer porque é de topo, já não tem nada a ver com a tua premissa inicial.
        No entanto, essa ainda é mais fácil de rebater. Aliás, o próprio Rúben o fez, visto que foi ele que disse que ao ver jogos nos tempos livres dele continuava a aprender. Mas se tu achas que sabes mais sobre o que ele aprende e como do que ele, aí já tens todo o teu direito à opinião, não há muito por onde te convencer do contrário.

  • Amigos e bola
    Posted Abril 28, 2021 at 12:30 pm

    Moral da história: as namoradas atrapalham :D

    • AlexanderSearch
      Posted Abril 28, 2021 at 2:19 pm

      Ya, ganda frete namorar com a April Ivy ?

    • Filipe22
      Posted Abril 28, 2021 at 4:06 pm

      Curiosamente lembro-me, aquando da contratação do Umtiti, de ler num jornal espanhol que só o iam contratar por se tratar de um jogador maduro. Na altura (pelo menos) não tinha namorada nem era casado. E o Barcelona passa disso para começar a contratar putos com talento mas que só pensam em comer batatas fritas e jogar Fortnite

  • Richrad
    Posted Abril 28, 2021 at 1:03 pm

    Por ser jogador de futebol, não necessita com obrigação moral de ver e ver jogos de futebol.
    Cada vez mais um jogador de futebol profissional, não é somente um atleta que treina e compete em treino, não é somente um atleta que entra às 9h no balneário e às 11h está já no bem bom da vida… não. O atleta profissional de hoje no seu tempo útil de trabalho e ligação com o seu clube, analisa jogos, treina as conclusões tiradas dessas observações e análise. O futebol evoluiu imenso e só quem não teve essa possibilidade de lá estar, presenciar ou de constar é que considera que um jogador de futebol, deve ver e ver e ver jogos de futebol.

    O Francisco Geraldes gosta de ler.
    O Ricardo gosta de jogar golf.
    O Ronaldo gosta de continuar a treinar e a treinar.
    O Jota gosta de jogar FM.

    São pessoas como as outras, têm o seu horário de trabalho e o período restante fazem aquilo que os seus gostos e possibilidades pessoais oferecem.

    • MiguelG
      Posted Abril 28, 2021 at 2:33 pm

      Exacto, se as pessoas acham que o Futebolista é ter 2h de treino e ir para casa jogar Fifa, não sabe o que é futebol profissinal. Esta malta passa o dia dentro do centro de estágio, a trabalhar todos os detalhes e mais alguns do próximo jogo, e ainda tinha de chegar a casa e ir ver jogos de futebol? Por amor de Deus.
      Ainda digo mais, com os jogos cada vez mais próximos uns dos outros, os microciclos de treino são tão curtos, que passam mais horas em recuperação física e no auditório que no campo.

    • Kafka
      Posted Abril 28, 2021 at 2:38 pm

      “São pessoas como as outras ”

      Sim, e por serem como as outras é que quem quer ser melhor profissionalmente, tem de se aplicar também fora do horário de trabalho, tal como em qualquer outra profissão

      Claro que se quiseres estagnar e não ser dos melhores na tua profissão não precisas de te aplicar fora do horário de trabalho…. Mas se quiseres ser dos melhores, tens que te aplicar fora do horário para que te pagan

  • Kafka
    Posted Abril 28, 2021 at 2:19 pm

    Isto é como em qualquer profissão, quem estuda mais a profissão em si, terá sempre mais possibilidades de ser melhor, porque vai estar sempre mais bem preparado para enfrentar todos os problemas que a profissão exige no dia a dia

  • Miguel SADSC
    Posted Abril 28, 2021 at 3:00 pm

    1. Nunca achei que o Rúben chegasse a este nível.
    2. É mais um exemplo do quão fundamental é a mentalidade, o trabalho e a ética em relação ao talento. Tinha tudo para ser um central mediano e muito menos ferramentas para ser de topo que outros, mas consegue compensar isso com a vontade, trabalho, concentração e mentalidade. Está sempre ligado ao jogo, sempre atento, é agressivo (e diminuiu bastante isso desde que entrou na equipa do Benfica, aí exagerava nuitas vezes) e já aprendeu a defender sem braços (era recorrente nas disputas no ar, quando tinha um adversário a proteger a bola). Com os pés, está mais confiante não sendo um fenómeno mas cumpre.
    Pensemos em alguém como Rúben Semedo, Ilori ou Todibo. Todos eles são mais fortes, mais rápidos, mais altos creio e melhores a sair a jogar. A diferença está no cérebro e na forma como abordaram o dia a dia, o treino e a carreira durante estes anos. Parabéns ao Rúben, nunca pensei que lá chegasse, vamos ver se mantém.
    3. Em relação ao ver futebol, naturalmente acredito que vários jogadores de topo acabem por saturar e desligar do que se passa, até porque nem todos têm a mesma paixão e podem simplesmente levar isto como uma profissão. Não vejo mal nisso e não vejo que mostre mais competência a quem o faça. Recordo-me de ouvir Carragher (creio que no podcast dele ou numa entrevista) dizer que durante aqueles 00’s e aquelas batalhas de United com o Chelsea de Mourinho (os dois maiores rivais do Liverpool na altura talvez), por vezes chegava ao balneário e 90% dos jogadores nem sabia que tinha havido jogo. Gosto dos jogadores com interesse principalmente no final de carreira, pelas histórias e iniciativas que fazem no final da mesma. Ter esse interesse em falar de futebol e estudar é algo interessante, especialmente quando vem por iniciativa de quem esteve lá dentro. O podcast do Carra é muito interessante, o Ferdinand entrevistou o Van Nistelrooy no seu e surgiram muitas histórias deliciosas também.

    • porra33
      Posted Abril 28, 2021 at 4:00 pm

      Por curiosidade tenho duas questões: qual é a tua opinião sobre Gelson Martins? e que clubes europeus achas que apresentarão propostas pelo Palhinha?
      Não percebo quando te referes que Rúben Dias poderia ser um central mediano, tipo o quê um Raul Silva? Um Fábio Cardoso? Um Ilori ou um Rúben Semedo?
      Rúben Dias sempre foi fortíssimo em aspectos como o desarme, marcação e concentração e apesar de não ser o mais alto ou o mais pesado é um central muito forte fisicamente, a única característica que ele não tem de topo é praí a saída de bola, de resto nos aspectos defensivos, que é a principal função de um central, sempre foi super competente. Comparar com centrais que tem mais pinta porque são rápidos e saem a jogar e tal mas são burros a jogar fracos na marcação e desastrados no desarme não faz lá grande sentido.

      • Miguel SADSC
        Posted Abril 28, 2021 at 4:21 pm

        Refiro-me a um central mediano para o panorama do top mundial. Não te consigo dar um exemplo concreto, mas pareceu-me que o tecto dele, quando apareceu, era no máximo meio da tabela/luta pela europa nos 4 principais campeonatos. Quando apareceu, nunca achei que tivesse qualidade para ser titular num colosso confesso. Não é questão de terem pinta, é questão de terem mais atributos para serem de topo. Mas é o que referi quando disse o quão fundamental é a mentalidade e o trabalho em relação ao talento. Houve muitos centrais fisicamente e tecnicamente bem melhores que Puyol, Carragher, etc que nunca fizeram 1/3 das carreiras deles. Não é crítica a eles, quanto muito é a quem tem mais ferramentas e não as aproveita porque a mentalidade está longe de ser a melhor. O Rúben se tivesse essas ferramentas, com a sua mentalidade, era um Varane e um central geracional. Não tenho dúvidas disso. O comentário é muito mais elogioso do que crítico.

        Em relação ao Gelson e ao Palhinha. O Gelson sempre teve muitas debilidades e, quanto a mim, está a fazer uma carreira em clubes muito acima do que é a sua capacidade. É destemido no 1 para 1, pode causar dificuldades a muitos laterais pela forma como muda de direção, é imprevisível do ponto de vista do corpo (como o Di Maria mais novo, parece que se trocam todos e tornam dificil adivinhar para onde vão) é rápido e ajuda muito a defender mas a decisão é muitas vezes péssima. Cruza mal, remata mal (é todo um conjunto, pega mal na bola em geral) e não tem calma a finalizar. Acresce ser péssimo a gerir a stamina. Desde que apareceram em 15/16 que acho o Matheus Pereira superior.
        Quanto ao Palhinha, é um médio defensivo muito útil. Acho que vai para o City ou para o PSG? Não, obviamente. Apesar de ter um passe longo interessante, continua a ter debilidades técnicas quando pressionado. Não sei quem poderá fazer propostas nem de que valor será. Sei que tem um perfil relativamente único neste momento e que pode ser útil em equipas como um Wolves, West Ham, Sevilla.

      • El Pipito
        Posted Abril 28, 2021 at 4:27 pm

        Exato. O Rúben sempre mostrou características defensivas top.

    • Sombras
      Posted Abril 28, 2021 at 4:09 pm

      O Rúben é apontado como chegando a este nível desde que tem 12 anos. Sinceramente só mesmo por uma questão meramente de opinião se pode dizer que não se esperava que chegasse a este nível quando toda a gente ligada ao futebol jovem português pensa isso há diversos anos. Sobre a questão do talento…não tem os pés do Varane, mas de resto tem mais que tudo para ser um central de topo, e acrescenta-lhe os intangíveis (liderança, carisma, dedicação, etc) desde os iniciados.

      • Miguel SADSC
        Posted Abril 28, 2021 at 4:40 pm

        O que não falta são miúdos apontados ao topo desde que são jovens. Isso não me diz nada. As minhas opiniões são minhas e pelo que vejo. Quando apareceu, nunca achei que fosse capaz de estar a este nível numa equipa destas. Conseguiu com mérito pelo que referi no meu comentário acima. O futebol não é linear e não precisam de ser todos prodígios técnicos, poços de velocidade e força para fazerem carreiras de topo. Da mesma forma que nunca pensei que o Puyol fosse ter a influência e carreira que teve quando chegou à equipa principal. Foi como eu disse e tu reiteraste, esses intangíveis podem contar muito mais que talento.

  • Slayer666
    Posted Abril 28, 2021 at 5:33 pm

    portanto a Ipril Ivy a querer atenção e tu preferes ir ver – mais – futebol?

    Ipril, pareces muito fofa e querida, e segundo as experts do assunto que conheço , isso é uma RED FLAG…SAIR SAIR SAIR
    Já me disseram isso quando , e que saudades disso, disse à “mina” que ia sair para Lisboa ver o meu Benfica…kkkkk

  • Macaco
    Posted Abril 28, 2021 at 9:55 pm

    Como gostava de o ter visto no Barcelona… era um Puyol 2.0
    Este menino promete…

  • Vegeta
    Posted Abril 29, 2021 at 9:21 am

    Vai ser o melhor central do mundo

Deixa um comentário