Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting encaixa 23 milhões de euros

Para investir em…? 

O Sporting garantiu o acesso direto à fase de grupos da Champions, onde não estava desde 2017-18, e com isso já sabe que vai encaixar pelo menos 23 milhões de euros. As contas são simples, pela presença os leões recebem um prémio de participação imediato de 15,25 milhões de euros, ao qual irá acrescer um valor de quase 8 milhões devido ao Ranking. Este montante, no entanto, poderá subir, caso as equipas que estão à frente do clube leonino não consigam o acesso, sendo que ainda há os milhões das possíveis vitórias ou empates.

86 Comentários

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 5, 2021 at 11:27 pm

    Em quem não sei mas é para investir com juízo, JUÍZO!

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 5, 2021 at 11:28 pm

    Investir no Porro, num suplente para ele, num central, num médio defensivo suplente e num avançado/abre latas.

    Não é preciso mais nada. De resto, é ver que miúdos podem integrar a equipa na época que vem.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Maio 5, 2021 at 11:41 pm

      Acho que também vamos ter de investir na lateral esquerda com muita pena minha, se bem que financeiramente a saída do miúdo também seja um grande boost financeiro. Sl

      • JoaoMiguel96
        Posted Maio 6, 2021 at 12:05 am

        Sim, se o Nuno sair vamos ter que pagar bem para preencher aquela ala. Apostava no Vinagre.

      • Ricardo F.
        Posted Maio 6, 2021 at 12:25 am

        Não é preciso ir muito longe. É o Vinagre e/ou o Abdu Conté. Nenhum deles é o Nuno Mendes, mas parecem-me os substitutos mais lógicos.

      • Antonio Clismo
        Posted Maio 6, 2021 at 1:34 am

        Não era o Jorge Mendes que ia assumir a dívida do Rafael Leão para com o Sporting e colocar o Rúben Vinagre em Alvalade como colateral?

    • Ricardo F.
      Posted Maio 6, 2021 at 12:26 am

      Concordo. O essencial é o Porro e o tal abre latas (se o Plata desse o passo seguinte, nem era preciso…).

  • Estigarribia
    Posted Maio 5, 2021 at 11:35 pm

    Principal objectivo: comprar o Porro, antes que o City mude de ideias ?

    Saudações Leoninas

    • LLight
      Posted Maio 6, 2021 at 7:32 am

      Esse é o passo número 1.

      Pagar o Pote por inteiro e pagar o Rúben Amorim seria para mim o número 2.

      Cumprimentos

      • BenDover
        Posted Maio 6, 2021 at 12:40 pm

        Depois disso lá se vai o dinheiro da Champions e não sobra nada, pelo que o dinheiro para transferências teria de vir de outro lado ou pela venda de jogadores.
        Mas concordo com o pagamento do RA. Quando se pagam dívida fica-se com um balanço mais sólido e em melhor situação financeira.

        • LLight
          Posted Maio 6, 2021 at 1:55 pm

          Sim é verdade, lá se iam os 23M de uma só virada. Mas julgo que fosse a coisa certa a fazer.

          Concerteza que o SCP ainda vai ganhar dinheiro com a venda de jogadores ou como vencedor da 1a liga portuguesa (quando e se ganhar).

          Vai haver uma particular atenção de toda a Europa sobre o SCP este ano. Acredito em boas vendas.

    • Turra
      Posted Maio 6, 2021 at 11:35 am

      O City nao pode bloquear a opçao de compra

  • Joao Silvino
    Posted Maio 5, 2021 at 11:40 pm

    3 anos após o dia mais negro da história do Clube, a situação actual é simplesmente épica.
    Alguém está, definitivamente, de parabéns.

  • MuchoG
    Posted Maio 5, 2021 at 11:45 pm

    O grande desafio para o Sporting para será consolidar-se como um verdadeiro candidato ao título que consegue lutar taco a taco com Benfica e Porto até ao fim, ao mesmo tempo que participa nas competições Europeias.
    Não quero tirar mérito nenhum ao Sporting e ao Rúben Amorim porque estão milhas acima das expectativas traçadas no inicio desta época, mas será muito mais complicado em 21/22 visto que, no mínimo, vão ter 6 jogos extra da Champions na primeira metade em vez de jogar uma vez por semana durante a época toda.
    Não sou do Sporting por isso não vi os jogos todos, mas do que vi acho que o perfeito seria manter o plantel todo ou vender apenas um dos titulares e usar esse dinheiro+prémio da Champions para melhorar a profundidade do plantel e fazer um ou dois upgrades ao 11 inicial. Porque continuo a achar que, apenas em talento, Benfica e Porto continuam a ter 11 superiores mas o Sporting não está muito longe.
    O que é que os leitores sportinguistas acham de um negócio com o City que levaria o Nuno Mendes para Manchester por 40/50 milhões + o Pedro Porro? Na minha opinião seria um excelente negócio apesar da qualidade e ainda tenra idade do Nuno que tem potencial para ser dos melhores laterais do mundo.
    Com esse negócio manteriam uma das peças mais importante deste ano, e ganhariam dinheiro para investir no substituto do Nuno, num verdadeiro craque para a linha avançada, e talvez um central ou médio? E claro melhorar a profundidade da equipa porque penso ser o ponto fraco se o Sporting quer atacar o título e fazer uma boa performance na Europa para o ano.

    • Douglas
      Posted Maio 6, 2021 at 12:00 am

      Não acredito que o City coloque esses valores na mesa. Mas seria um negócio justo. 45+ porro

    • Sporting1906
      Posted Maio 6, 2021 at 1:08 am

      Eu gostava desse negócio. E para mim o sucessor do Nuno Mendes já está no Sporting, é o Nuno Santos.

      • Filipe Ferreira
        Posted Maio 6, 2021 at 8:49 am

        O sucessor de Nuno Mendes já está efetivamente no Sporting, mas chama-se Gonçalo

        • Sporting1906
          Posted Maio 6, 2021 at 4:26 pm

          Não conheço o Gonçalo por isso não posso comentar se é um bom sucessor do Nuno Mendes ou não. Quanto ao Nuno Santos, acho que nesta tática de 3 centrais podia ser uma excelente opção para ala esquerdo deixando a posição de extremo para um jogador mais ofensivo e mais desequilibrador.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 6, 2021 at 1:40 am

      A próxima época vai ser completamente diferente. Vão tentar colocar N jogadores em Alvalade e tentar levar uns quantos para destruir o que o Sporting tem de melhor que é o espírito de equipa e a união.

      Esta época os adversários estavam preocupados com as suas guerras internas e só começaram a ficar preocupados com o Sporting em Janeiro/ Fevereiro. Já foram tarde e o Sporting aguentou-se bem até ao fim.

      Na próxima época, como se já não bastasse os jogos da Champions que trazem desgaste com viagens, etc a rotação e gestão de balneário terá de ser ainda mais cuidada e tenho a certeza que os casos fora de campo vão começar logo de início.

      Lá para Dezembro, o Sporting já estará fora da luta pelo título, como é habitual no futebol português.

      • lipe
        Posted Maio 6, 2021 at 12:37 pm

        Esta época ainda não acabou e já estão a chorar pela próxima, incrível.

      • DYI
        Posted Maio 6, 2021 at 1:52 pm

        Mais vale cair em graça do que ser engraçado dizia o meu avô. E tu hoje estás bastante engraçado. Já há uns anos que não me ria face a adeptos rivais aziados.

    • FVRicardo
      Posted Maio 6, 2021 at 1:00 pm

      Não acho que esse negócio fosse beneficiar quer o SCP, quer o Nuno. Ele tem de ficar mais 1/2 anos e no final desse ciclo valerá 70 milhões ou mais.

  • El Bandido
    Posted Maio 5, 2021 at 11:46 pm

    Alguém me sabe dizer em que pote ficará o Sporting se for campeão? Os campeões ainda são pote 1?

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 6, 2021 at 12:05 am

      Sim, fica pote 1. Os campeões das top 6 ligas e os 2 vencedores de Champions e Liga Europa constituem o pote 1.

    • Alex03
      Posted Maio 6, 2021 at 12:14 am

      Sim pote 1.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Maio 6, 2021 at 12:17 am

      Sim. Pote 1. E espero manter um Pote por cá.

    • The Mo
      Posted Maio 6, 2021 at 12:22 am

      O Sporting vai ficar no primeiro Pote, o que não é nada justo diga-se.
      Não está em causa a justiça do campeonato, que foi mais que merecido.
      A realidade é que o Sporting vai para o primeiro Pote à boleia do que o Porto e Benfica fizeram na Europa nos últimos anos.
      O Cluj, por exemplo, foi campeão romeno, e teve de ir à terceira pré eliminatória da champions, tendo de passar 3 eliminatórias para chegar à champions, e se conseguisse passar essas 3 eliminatórias ia para o Pote 4.
      Já o Sporting vai entrar directo na champions, ainda por cima no primeiro Pote.
      O que é que o Sporting fez mais do que o Cluj nos últimos anos?
      Nada!
      O Sporting é mais do que o Cluj na Europa?
      Óbvio que não.
      A verdade é que o Sporting vai para a champions porque pertence ao mesmo campeonato do Benfica e principalmente do Porto, aquele clube que envergonha o futebol português, segundo os moralistas.
      Já o Cluj, não tem a mesma sorte de ter de pertencer a um campeonato que tem um clube como o Porto.

      • Anomalias
        Posted Maio 6, 2021 at 9:38 am

        Que ginástica de raciocínio que se faz para desvalorizar ou criticar o Sporting. Isto é quase desonestidade intelectual. Sobre quantas e quantas equipas em situações semelhantes podemos falar? o Leicester vai à Europa pela primeira vez e é pote 1 pelas mesmas razões, e muitos mais. o Ranking é por países e não clubes. A única que aqui foi feita lamentar uma possível vantagem do Sporting para no final do texto elevar o nome do Porto. podia ter sido só dita a frase final e dava para entender na mesma o objetivo, o resto foi uma ferramenta para chegar a esse fim. A Nobre Arte da Medição Peniana Para Fins Lúdicos. Parabéns.

      • Stromp1906
        Posted Maio 6, 2021 at 9:43 am

        Tens toda a razão, excepto na “boleia”, por esse critério apenas o FC Porto merecia o Pote 1, convém argumentar com critério

      • hferreira
        Posted Maio 6, 2021 at 9:44 am

        Nao percebo porque nao é justo. Todos sabem as regras do jogo, e estamos todos agradecidos ao Porto e Benfica sinceramente. Ao contrario de muitos, eu suporto os clubes Portugueses a ganhar e que ganhem muitos pontos. Alias, o Porto contra o Chelsea, estava a torçer pelo Porto.

        E que o Sporting ganhe pontos para que um dia o Benfica ou Porto ou Braga ou outros tenham a mesma sorte.

      • Gustavinho
        Posted Maio 6, 2021 at 10:41 am

        The Mo, só para relembrar que a competição se chama liga dos CAMPEÕES.

      • JoaoMiguel96
        Posted Maio 6, 2021 at 10:48 am

        O Sporting não é mais do que o Cluj na Europa ?????

        Não é cedo para se dizerem barbaridades dessas?

      • Jan the Man
        Posted Maio 6, 2021 at 12:00 pm

        Ranking de coeficientes de clubes europeus:

        32. Sporting CP – 45,500
        (…)
        97. CFR Cluj – 16,500

        São “quase” a mesma coisa

      • Boda_FTW
        Posted Maio 6, 2021 at 12:10 pm

        E ao amealhar esses pontos todos que falas, o Porto (mais que o Benfica) também ganhou muito mais dinheiro que o Sporting, o que lhes permitiu aumentar a “décalage” entre ambos. Isto é uma pescadinha de rabo na boca, o Porto amealha uns pontos >> ganha mais dinheiro >> melhora o plantel >> amealha mais pontos. O facto de uma equipa conseguir quebrar esse ciclo (i.e roubar um desses lugares aos que acumulam mais pontos) é muito mais meritório porque torna-se muito mais difícil ser competitivo (internamente e lá fora) com menos recurso.

      • johnnyp96
        Posted Maio 6, 2021 at 12:13 pm

        Bom dia companheiro,

        Eu tenho aqui em casa uma caixa de Rennie, visto que tenho problemas de estômago, terei todo o gosto em oferecer-lhe o que tenho aqui, parece-me a mim que precisa mais do que eu!

        SL

      • DYI
        Posted Maio 6, 2021 at 1:40 pm

        Deixa te disso… Se os pote1 fossem por coeficientes nem o Porto nem o Benfica cheiravam o Pote 1. Estas são as regras do jogo e por isso tens que aprender a jogar com elas.

      • ShowMeDeMane
        Posted Maio 6, 2021 at 1:50 pm

        Benfica? Contam os últimos 5 anos para a cotação do ranking. O que o Benfica fez nos últimos 5 anos? Vamos relembrar os anos em que fizeram 0 pontos e o melhor marcador foi o Svilar com um autogolo. Arrisco a dizer que o Sporting em 2 anos, apanhando Juventus, Barça, Real e Dortmund, fez igual ou pouco menos que o Benfica.

        SL

    • jafdfm
      Posted Maio 6, 2021 at 12:26 am

      Sim, o campeão nacional fica no pote 1.

    • AlexanderSearch
      Posted Maio 6, 2021 at 12:49 am

      Sim os campeões das 8 melhores ligas são cabeças de série no sorteio

      • BenDover
        Posted Maio 6, 2021 at 12:35 pm

        Errado. Campeões 6 ligas mais bem classificadas no ranking e os vencedores da Champions e Liga Europa do ano anterior.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 6, 2021 at 3:27 am

      Deverá ficar no pote 3 ou 4 uma vez que tem muito poucos pontos fruto das péssimas campanhas europeias que tem feito nos últimos 5 anos..

      Ou seja, em termos de coeficientes de clubes da UEFA o clube português melhor colocado é o FC Porto no 16º lugar (muito dificilmente fugirá ao pote 3).. Benfica no 24º lugar mas se passar no playoff deverá ir para o pote 4…

      Tal como o Sporting que está em 32º no ranking da UEFA mas como é campeão foge ao pote 4 e fica no pote 3.

      • BrunoV
        Posted Maio 6, 2021 at 8:09 am

        Vê-se logo que percebes muito pouco de futebol, até da formação costumas falhar bastante!

        Uma rápida pesquisa e era escusado esse comentário errado!

        Deixo aqui uma imagem, a demonstrar que o campeão da liga portuguesa ficará no pote 1, como tem sido nos últimos anos.

      • BenDover
        Posted Maio 6, 2021 at 12:36 pm

        Que tiro no pé Clismo! É um comentador assíduo aqui mas depois não conhece as regras de constituição dos potes da champions.

      • DYI
        Posted Maio 6, 2021 at 1:44 pm

        Isto está tão errado que nem sei por onde começar.

      • Sporting1906
        Posted Maio 6, 2021 at 4:30 pm

        O Sporting se for campeão tem lugar garantido no pote 1. O Porto se não for campeão é capaz de conseguir um lugar no pote 2. E o Benfica se chegar à fase de grupos deve conseguir um lugar no pote 3.

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 6, 2021 at 12:04 am

    Porro, óbvio!

  • Miguel SADSC
    Posted Maio 6, 2021 at 12:48 am

    Porro, alternativa a Porro (talvez venha a ser Hevverton), central para o lado direito, um extremo (quem sabe, Trincao por empréstimo, já falei aqui disso) e um PL suplente. Não me importaria de emprestar Max e ir buscar um GR suplente.
    Depois ficará dependente de possíveis saídas do João Mário e Nuno Mendes.

  • masterDC
    Posted Maio 6, 2021 at 1:01 am

    Os investimentos terão que ser consoante as possíveis saídas e com muito critério. Se ninguém sair, o que acho muito difícil, teriamos que investir no Porro e num suplente para o seu lugar, num central titular para a direita, passando o Inácio para a esquerda, num suplente para o Palhinha e num médio titular que jogue ao seu lado (espero que não seja o João Mário). Na frente de ataque só é necessário um extremo esquerdo que seja titularíssimo. Penso que sejam estas as prioridades.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 6, 2021 at 1:33 am

    O dinheiro deveria ser investido no futuro do clube, ou seja, metade no departamento de formação, prospecção e desenvolvimento de jogadores e a outra metade no abate da dívida que continua a ser colossal.

    Se o Sporting quiser existir daqui a 10 anos terá de começar a abater a dívida e a continuar a apertar o cinto com plantéis baratos, jovens (com alguns elementos experientes) e de alto rendimento.

    Se começarem a colocar-se em bicos dos pés e a gastar como gastam os rivais então não tenho dúvidas que o Sporting pode já não existir na década de 2030…

    • Kafka
      Posted Maio 6, 2021 at 12:26 pm

      O Sporting com Varandas tem estado a investir bastante na formação, têm andado a contratar olheiros de topo etc

      O trabalho de formação está a ser feito feito, agora leva tempo

    • lipe
      Posted Maio 6, 2021 at 12:32 pm

      Que exagero. Estamos em Portugal. Algum dia se deixava um dos grandes simplesmente “deixar de existir” ? Acho que sabes a resposta.

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 6, 2021 at 9:24 am

    23 só em prémios já garantidos, já nem falo do market pool, se o Benfica ou Porto não entrarem, ganharemos ainda mais, mais os prémios de desempenho, acaba por chegar aos 35, 40 facilmente, se passarmos a fase de grupos(não é impossível), podemos receber 50 ou 60.

    Este dinheiro era muito importante para as contas do clube, para fazer face aos problemas de tesouraria, do tempo de crise, teremos alguma margem para investir, pois ainda iremos vender jogadores e é assim que os plantéis começam a ser construídos.

  • Mildio
    Posted Maio 6, 2021 at 9:30 am

    Espero que invista no futuro sustentável do clube. espero que nao sigam exemplos dos rivais e caminhemos para ser um clube estilo Bayern, no sentido da sustentabilidade.. penso ser possível.. esse dinheiro parte seria para abater dividas, passes de jogadores etc, passivo, e para investir na academia e na prospeção de novos talentos, tanto em Portugal para as camadas jovens como jovens em campeonatos periféricos, estilo países do norte, America latina, e Europa de leste. ter uma rede de prospeção altamente especializada nestes campeonatos, para que num ano de sorte e muita muita competência se consiga sacar um halland.
    Apenas gastaria dinheiro nisto, depois o investimento no plantel seria mediante vendas.. temos de criar um equilíbrio, entre vendas e compras.. tentar com as vendas ter sempre maus dinheiro do que vais gastar nas compras, isto sim torna o sporting sustentável, para isso muito conta o investimento na academia que com a venda de um miúdo temos dinheiro para as compras. O plantel do sporting tem aquilo que é mais importante, foco determinação união e garra, mas a qualidade individual é francamente muito inferior aos rivais e sobretudo para tentar chegar o mais longe possível na Europa. o segredo aqui será nao destruir o espirito do balneário tentado melhorar a qualidade individual. parece fácil mas é extremamente difícil e delicado este passo. e no plano geral o sporting tem qualidade, mas peca imenso numa posição que é o fundamental para este esquema tático.. a posição de segundos avançados / extremos. nao ha ninguém no plantel do Sporting que desbloqueie em drible e progressão, nao ha que assuma 1×1, e isto torna o jogo do sporting demasiadamente previsível e muitas vezes inconsequente.. aqui seria para mim o grande investimento. 1 a 2 jogadores para esta posição..

    GK: Adan ainda dura mais 2 ou 3 anos.. suplente nao sei se max lhe faz bem ficar no plantel no banco ou sair emprestado para evoluir. 0€
    DD: nao compraria ja o porro, ainda temos mais um ano de empréstimo, ir pondo de lado o dinheiro para ele. JP ainda faz mais uma epoca.. a jogar como ontem serve bem, e ir metendo o Heverton aos poucos. 0€
    DE: Nuno Santos e ver aqui uma alternativa ou dentro ou no campeonato nacional podendo o Matheus reis fazer a posição. 0€
    DC: Fedal Inacio Matheus reis Coates neto + AQUISIÇÃO. neto para o espirito do balneario.. e uma aquisição para o lado direito, podendo estar no clube. o quaresma precisa de crescer ,mentalmente e focar no futebol. 5M 10M€
    TRINCO: Palhinha, mas nao ha alternativa validada. ver o que ha dentro de portas, ou no campeonato nacional capaz de aprender com o palhinha, jovem e com margem 5M€
    MC: Matheus Nunes Bragança Gauld e Bruno paz. resgatar Gauld. 2M€
    2avançados / extremos: Pote TT Joelson + CONTRATAÇÃO + CONTRATAÇÃO o grande problema do sporting. aqui é preciso claramente investir. ha os casos de plata, mas se for para o colocar a lateral mais vale a pena vender.15 a 20M€
    Avançados: Paulinho Sporar Luiz Phelipe. ja gastamos muito dinheiro em Paulinho, agora nao ha mais nada.. é o que temos.. so vem alguém se algum destes sair.. gostava de vender Sporar e vir alguém mais mortífero dentro de área.. alguém para os jogos de aperto e cruzamento para a área.. estilo coates..

    Compras 30 a 35M€ + 8M€ Porro.

    Vendas: Nuno Mendes dificilmente fica, tentaria negocio com o clube comprador, que certamente será um tubarão, que tem imensos jogadores sobre contrato que podem vir acrescentar ao sporting. favoreceria negócios com o City que temos a parceria e tentaria outros estilo Porro. 30M€ pelo Nuno Mendes mais porro mais empréstimo de um extremo talentoso por duas épocas com opção de compra. Jogadores como Tabata Jovane etc seria para vender. os velhotes antunes JP neto, ficam para dar mística ao balneário e orientar os jovens.

    • Pyros
      Posted Maio 6, 2021 at 1:15 pm

      Em geral concordo, mas compraria já o Porro. Seria um claro sinal para o jogador, que é o melhor lateral direito em Portugal.
      ISto visto de fora, claro (não conheoço o jogador nem o contrato).

      • Mildio
        Posted Maio 6, 2021 at 1:55 pm

        apenas digo para nao comprar ja o porro porque ainda podemos poupar o dinheiro da compra dele para investir em alguém mais urgente, e como ele nao vai a lado nenhum podemos gerir o dinheiro da compra dele. nao tou a duvidar da qualidade dele.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 6, 2021 at 10:11 am

    Esta presença na Champions, principalmente se for alcançada através da vitória no campeonato (que dará lutar no pote 1), dará muito mais do que estes 23 milhões inicialmente calculados. O clube tem andado longe dos grandes palcos por isso irá sentir uma maior diferença em termos de patrocínios, audiências, publicidade, interesse de empresários, os seus jogadores serão mais cobiçados, também terá mais poder para atrair jogadores de outro gabarito, etc … até o eventual regresso do Ronaldo também só está a ser falado porque o clube está à beira de ser campeão, ir à Champions e passará a ser equipado pela Nike.

    Veremos como será trabalhada a próxima época mas espero que se mantenha a matriz do planeamento feito no ano passado. Aposta na formação e contratação cirúrgica de jogadores.
    Diria que se ninguém saísse (dos titulares) era preciso contratar principalmente um central direito (ter o Inácio com o pé trocado não me parece boa opção, o Neto não tem qualidade para ser titular e o Quaresma precisa de rodar), dois laterais (um para cada lado uma vez que o J. Pereira e o Antunes já não devem fazer a próxima época) e um titular para extremo (Nuno Santos não me convence para titular assim como Cabral, Tabata, etc). Sporar regressando poderá ficar como suplente do Paulinho sem se contratar mais ninguém.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 6, 2021 at 10:54 am

      Concordo Diogo Palma, ó Sporting precisa de ter cuidado agora e continuar a sua política. Que não se iludam peço dinheiro para irem buscar pseudo-craques. Quanto aos reforços totalmente de acordo, um central pela direita que dê garantias, 2 laterais e um extremo, sem tirar nem pôr. Acrescento só um possível substituto ao João Mário no plantel que quase de certeza que não irá continuar e aqui poderiam apostar forte no Eustáquio.

      • DICAS
        Posted Maio 6, 2021 at 12:42 pm

        Eustáquio não vai acrescentar nada em relação a Bragança ! Bragança é um predestinado ! É só apostar nele que o resto vira naturalmente

        • Tiago Silva
          Posted Maio 6, 2021 at 3:09 pm

          Também prefiro o Bragança, o Eustáquio viria para dar mais profundidade ao leque de opções no Sporting, ficando Palhinha, Matheus Nunes, Bragança e Eustáquio.

  • Factualista
    Posted Maio 6, 2021 at 10:47 am

    Se o Sporting for campeão entra directamente no pote1. Uma passagem será sempre uma tarefa hercúlea, mas teoricamente, pelo menos dará para sacar uma ou outra vitória e empates, que são mais milhões em carteira.

    Desta vez o Sporting teve essa sorte do destino, a subida de Portugal à posição 6 do ranking calhou mesmo na altura certa. Recordo-me que há uns anos (há mais que uma década) os prémios da LC dispararam no ano seguinte que o Sporting começa a falhar qualificações e o ranking português entrou em quebra. Até neste pormenor parece que o RA quebrou esta malapata.

    • DiogoC
      Posted Maio 6, 2021 at 11:47 am

      É dificil mas não hercúlea, depende das equipas do pote 3 e 4 que apanhas:

      Houve grupos este ano que tinham:
      A
      FC Salzburg e Lokomotiv Moscovo

      B
      Mochengladbach e Shaktar

      C
      Olympiacos e Marselha

      E
      krasnodar e Rennes

      F
      Brugge e Zenit

      G
      Dinamo de Kyev
      ferencvaros

      Em qualquer um destes grupos o Sporting podia perfeitamente lutar pela qualificação

      • Sporting1906
        Posted Maio 6, 2021 at 4:36 pm

        No grupo B o Borussia e o Shakthar mandaram o Inter para fora das competições europeias, o Sporting não tinha hipóteses de se apurar nesse grupo. Mas concordo com a ideia geral do comentário porque podíamos perfeitamente passar em qualquer um dos outros grupos.

    • Pyros
      Posted Maio 6, 2021 at 2:58 pm

      Difícil é passar a partir do pote 4.. Pot 1, com um mínimo de sorte, só apanhas um “tubarão”. Nas últimas participações do SCP (com o JJ), fez sempre razoáveis campanhas – não necessariamente bons resultados, mas deu sempre luta, mas com Barcelona+Juventus ou Real Madrid + Dortmund, não é fácil.

  • FVRicardo
    Posted Maio 6, 2021 at 12:01 pm

    O plantel para mim seria o seguinte. Entre parenteses jogadores da equipa B que entrem nas contas da equipa A em caso de lesões e castigos.

    Adan, André Paulo (Callai)

    Nuno Mendes, Matheus Reis (Gonçalo Costa)

    MAKSIMOVIC(“0”), Quaresma, Neto
    Coates, GUILHERME RAMOS(1)
    Inácio, Feddal

    PORRO(8.5), Hevertton (Lóide)

    Palhinha, Bragança (Rodrigo Fernandes)
    Pote, João Mário(10) (Essugo, João Daniel)

    NANI(2),Tabata, Plata (Joelson)
    Nuno Santos, Jovane

    Paulinho, TT

    Emprestar na I liga
    Bruno Paz
    Pedro Marques

    João Pereira e Antunes integrados na equipa técnica/estrutura

    Vender
    Max 6
    Renan 2
    Ilori 0.5
    Bruno Gaspar 0.5
    Lumor 0.5
    Rosier 4
    Battaglia 3
    Doumbia 3
    Mateus Nunes 15
    Misic 1
    Eduardo 2
    Camacho 3
    Diaby 1
    Pedro Mendes 1
    Sporar 5
    Luíz Phellype 3

    • Iosonopaulo
      Posted Maio 6, 2021 at 12:30 pm

      Vender Matheus Nunes ?! Pah …

      • FVRicardo
        Posted Maio 6, 2021 at 12:52 pm

        Por acaso foi o que me deu mais que pensar, mas acho que seria o melhor para clube e jogador. No Sporting nunca vai ser titular indiscutível (espero eu) e terá oportunidade de rumar á Premier League. Para o clube: é óbvio que Matheus tem características diferentes de todos os outros, por isso mesmo só acrescenta em jogos em que há espaço, penso que Bragança tem maior potencial e merece mais minutos do que teve esta época.

        • DYI
          Posted Maio 6, 2021 at 1:29 pm

          Portanto no ano em que em princípio estamos a defender um campeonato e a jogar na champions queres ter um meio campo com menos qualidade. Estes jogadores tipo Matheus são importantíssimos, pode jogar mais à frente e mais atrás e fazer a ala esquerda se for preciso. Numa época em que vamos jogar pelo menos mais 6 jogos pode vir a dar muito jeito e valorizar bem mais que esses 15 milhões.

          • FVRicardo
            Posted Maio 6, 2021 at 2:14 pm

            Ter Pote e João Mário para 8 é uma diminuição de qualidade?
            Ala esquerda? Matheus fez a direita, contra o poderoso Sacavenense.
            Bragança para substituto de Palhinha não é inferior a Matheus.

            • DYI
              Posted Maio 6, 2021 at 3:44 pm

              Queria dizer Ala direita. João Mário e Pote já nós temos. Bragança não serve para substituto de Palhinha porque são demasiado diferentes. Dário e Rodrigo Fernandes devem começar a ter minutos mas pelo menos numa primeira fase serão piores que o Matheus diria eu. Em jogos que precises do palhinha e ele não esteja disponível não é o Bragança que o vai substituir. A verdade é que o Matheus para além de ser bom jogador é um jogador útil.

              • FVRicardo
                Posted Maio 6, 2021 at 5:37 pm

                Sobre o Bragança não concordo, não é o “trator” que é o Palhinha, mas vejo-o bem capaz de ocupar o lugar, pois é forte na reação à perda e nos duelos e ainda acrescenta com bola.
                Em relação ao Matheus eu também acho que os jogadores polivalentes/úteis são importantes, mas em plantéis que tenham lacunas. Na minha opinião o plantel que comentei tem 2 boas opções por posição, pelo que essa mais-valia do Matheus esfuma-se

            • hortalica
              Posted Maio 6, 2021 at 4:46 pm

              O pessoal esquece-se é que vamos ter muito mais jogos e rodar bastante.

              Certos jogos da champions não vamos jogar como no campeonato nacional, duvido muito que se meta um meio campo com Palhinha+JM(ou Bragnça)+Pote, provavelmente podem jogar estes 3 mas terá sempre um elemento com as características do Matheus Nunes nos jogos com mais dificuldade. Jogos que não vamos ter tanta bola ter Palhinha + JM (ou Bragnça) + Pote poderá não funcionar muito bem.

              Outra coisa boa do Matheus Nunes é a sua polivalência, ele ao inicio jogava mais recuado e ultimamente tem jogado mais adiantado e ainda pode fazer uma perninha a DD.

              • FVRicardo
                Posted Maio 6, 2021 at 6:09 pm

                Em relação ao aumento de jogos, repara que Bragança nem 800 minutos tem esta época. Não é por termos mais jogos que devemos ter um plantel de 30 jogadores à moda de JJ. Para além do mais Amorim sempre disse preferir plantéis curtos e competitivos.

                Pelo que tenho visto Amorim utiliza 3 médios em jogos contra equipas mais fechadas, pois contra equipas difíceis os extremos ajudam muito a fechar as alas, o que é bem importante.

    • DICAS
      Posted Maio 6, 2021 at 12:41 pm

      Gosto das escolhas (excepto Nani, penso que já não acrescenta a este nível).

      Porém juntava Slimani para termos um jogador mais de área e que podia jogar ao lado de Paulinho em alguns jogos como mandzukic fazia na Juventus ( Paulinho faria de mandzukic e Slimani de 9)

      Daria algo que não temos no plantel já conhece a casa e campeonato e está habituado a Champions e grandes palcos

      • FVRicardo
        Posted Maio 6, 2021 at 12:55 pm

        Nani era mais um jogador experiente que assumiria os momentos difíceis (e vão ser muitos). A qualidade dele para mim é inegável, não seria o melhor jogador da Liga, mas traria consistência no seu jogo e tranquilidade aos mais jovens.

    • Mildio
      Posted Maio 6, 2021 at 1:04 pm

      vender Matheus Nunes e comprar Joao Mario? vender um jogador de 22 anos muito superior a um de 29 e lucrar 5 milhões.. espero bem que nao sejas o gestor do sporting.

      • FVRicardo
        Posted Maio 6, 2021 at 1:36 pm

        E então? Há alguma dúvida que João Mário é superior ao Matheus?? E eu nem sou fã do João Mário.

        Ultimamente parece que a idade dos jogadores e o dinheiro são tudo no futebol… Se ao dia de hoje tivesses de escolher entre Toni Martinez ou Taremi, quem escolherias?

        • Mildio
          Posted Maio 6, 2021 at 1:49 pm

          jovem se ha alguma duvida que o Joao Mario é superior ao Matheus?? sim ha!! todas!! Joao Mario é um nao jogador.. nao basta a epoca sofrível que fez este ano e ainda queres pagar para ter um gaijo a bloquear a afirmação de dois jovens que tem potencial, que são nossos e mais e melhores jogadores que ele.. não é pela idade nem dinheiro, é pelo rendimento, e potencial rendimento financeiro e desportivo. se achas que o Joao Mario é solução, pagar um ordenado gigante a um gaijo que nem titular seria e vender um que foi decisivo nos momentos chave desta epoca, e é superior em todos os aspectos e sim é mais jovem, e sim a juventude conta!! para o bem e para o mal… é a tua opinião..

          • FVRicardo
            Posted Maio 6, 2021 at 2:08 pm

            Sim, claro. Coloca o Matheus a jogar a 8 contra qualquer equipa abaixo do 5º lugar da nossa Liga e verás o rendimento dele…
            É um bom jogador, tem grande capacidade de progressão com bola (necessita de um jogo com espaço), bom drible (coisa que Bragança e Pote são superiores), é polivalente, rápido, entrega-se ao jogo, defende bem, mas nunca será titular indiscutível no meu SCP, o SCP QUE EU QUERO, que lute por todos os títulos, que vá longe na Europa (Oitavos da CL ou quartos da LE). É preferível aproveitar este hype devido ao campeonato conquistado e golos que marcou ao Benfica e Braga e ter uma mais valia de 1500% em relação ao valor de compra.

      • FVRicardo
        Posted Maio 6, 2021 at 1:47 pm

        Já agora, ao dia de hoje Bruno Paz tem capacidade para estar no plantel do SCP a jogar de 3 em 3 dias, a lutar em 4 frentes? Um jogador que não se destaca quando jogo contra as melhores equipas do Campeonato de Portugal, apenas dá nas vistas contra os últimos classificados.

  • BenDover
    Posted Maio 6, 2021 at 12:31 pm

    Quando deixaram o “pró ano é que é” e passaram a pensar “jogo a jogo”, o resultado apareceu.
    Quando deixaram de cantar “só eu sei porque não fico em casa” e ficaram mesmo em casa, o resultado apareceu.
    Quando deixaram de trocar de presidente com a frequência que os outros clubes trocavam de treinador, o resultado apareceu.
    Quando deixaram de exigir o título e passaram a definir um objectivo mais realista, o apuramento para a Champions, o resultado apareceu.
    Coincidência ou não, tenho visto os sportinguistas que conheço com uma postura mais serena e humilde, em vez da habitual bazófia.
    Esta época todos podemos aprender algo com o sporting, principalmente os sportinguistas que devem conseguir perceber o que andaram a fazer errado nestes 19 anos.

    • hortalica
      Posted Maio 6, 2021 at 3:53 pm

      Comentário sem nexo, cheio de “não factos” e contradições.

      Primeiro, sabes que o “pró ano é que é” só vem depois de um arranque em falso ou duma altura menos boa na competição, e como esse momento (este ano) não chegou, o SCP manteve-se sempre perto da luta, se por acaso tivéssemos feito um mau arranque acredita que o discurso tinha mudado para “pro ano é que é”. No ano de recorde de pontos do SLB, o SCP acreditou sempre, logo é falso que temos pensado apenas “no pro ano é que é”. O SLB este ano desde cedo é que começou a pensar nisso e sabes porquê? Porque teve mais que uma fase no campeonato má que os deixou demasiado longe para pensar no jogo a jogo.

      Outra coisa que estás errado, “o SCP não muda de presidente como quem muda de treinador”, o penúltimo presidente eleito teve mais de um mandato e por acaso esse presidente lutou por um título até ao fim. E que eu saiba haver diferentes presidentes é bom, olha para o caso do SLB/FCP em que os seus presidentes são pessoas duvidosas que tornaram os clubes muito duvidosos. Se calhar ter presidentes anos e anos à frente dos clubes, a servirem-se dos clubes é que é bom…

      Primeiro dizes que pensamos todos os anos “pró ano é que é” mas depois dizes que “exigimos o título”? Decide se faz favor, que eu saiba se exigimos o título não pensamos que “para o ano é que é”. Ou uma coisa ou outra,.

      Os Sportinguistas estavam errados por não serem campeões? Que raio de pensamento é este? Quem é que elegeu o Varandas para começar? Foram os Benfiquistas? Foram os Portistas? Só porque o SCP é campeão este ano tem mais a ensinar que os Portistas e Benfiquistas? Tu não dizes coisa com coisa. Estar errado ou correcto não tem nada a ver com o ser campeão e prefiro estar mil vezes errado do que ter um presidente como o Vieira ou Pinto da Costa sem nunca os destituir. Nós tivemos o BdC mas ao menos tivemos aquilo que foi preciso para o tirar de lá, já os portistas e benfiquistas vêm o circo que o clube se está a tornar e continuam a não fazer nada.

    • xhaka
      Posted Maio 6, 2021 at 3:56 pm

      Percebo a intenção do comentário está engraçado, mas muito do que escreveste não é verdade!

      SL

  • Diogo Palma
    Posted Maio 7, 2021 at 10:43 am

    Em termos de reforços sugeria:

    Primeiro tentaria manter o Porro e J. Mário que estão emprestados. E veremos quem dos titulares será vendido … mas neste exercício vou supor que ninguém sai.

    Piccini – poderia ser alternativa a lateral direito e central direito. É certo que teve uma época para esquecer este ano mas a sua passagem pelo Sporting foi muito positiva. Seria um bom suplente e polivalente.

    Rúben Semedo – seria titular como central direito. É certo que já teve episódios infelizes principalmente fora de campo mas tem características muito boas e já teve sucesso no clube.

    Rúben Vinagre – para preparar a sucessão ao Nuno Mendes. Apesar desta época não lhe ter corrido bem continua com muito potencial.

    William Carvalho – poderia ser um dois em um como alternativa para 6 ou 8. Está desvalorizado mas, tal como aconteceu com J. Mário, poderia renascer em Alvalade.

    Ryan Gauld – como alternativa ao Pote. Penso que seria um bom regresso e dificilmente se encontrará melhor substituto para o Pedro.

    Trincão – seria titular a extremo e o Barcelona parece disposto a emprestar/vender. Acredito que um empréstimo com cláusula de 20 milhões seria algo que agradaria aos blaugrana. Seria um investimento avultado mas acredito que se iria voltar a valorizar muito.

    GR: Adan – Max
    DD: Porro –
    DCD: Semedo – Piccini
    DCC: Coates – Neto
    DCE: Inácio – Feddal
    DE: Nuno Mendes – Vinagre
    MD: Palhinha – William Carvalho
    MC: J. Mário – Bragança e Mateus Nunes
    MO/ED: Pote – Ryan Gauld, Nuno Santos e Cabral
    ED: Trincão – Tabata e Plata
    PL: Paulinho – Sporar e Tiago Tomás

    Seria um 11 muito forte para atacar a próxima época com a Champions (estando no pote 1 o objectivo tem de ser passar a fase de grupos) e as competências nacionais em vista.

  • Pao com Presunto
    Posted Maio 7, 2021 at 1:58 pm

    Vou dar os meus 2 cêntimos ao debate. Não me aventuro muito em nomes para entrarem no plantel, mas assumindo que João Pereira e Antunes não continuam, é obrigatório manter a receita deste ano, em que se balanceou juventude com experiência. Nesse sentido, Nani era muito bem sacado (desde que troque aquele corte de cabelo, claro). Em alternativa, outros que via com bons olhos seriam: José Fonte (apesar de estar valorizado, a idade é limitadora e pode querer “assentar”), Miguel Veloso (até por serem reforços em posições necessárias, como segundas linhas), ou talvez Daniel Carriço?

    Depois, os reforços têm de ser pensados de acordo com o número de jogos acrescidos, e na intenção de procurar melhorias ao 11 base, ou seja: central para o lugar de Neto (que tanto pode ficar no plantel como sair); 1 médio (assumindo que João Mário sai); pelo menos mais um extremo (assumindo que Jovane é vendido, aproveitando o hype que tem nesta fase); um PL de outras características (visto que Sporar parece não chegar, e Luiz Phellype claramente não conta).

    O caso mais bicudo (além do “entulho” que falta despachar) parece-me o de Sporar. Foi uma das contratações mais caras do clube, não valorizou, e parece algo estagnado. Daria oportunidade na pré-época, mas se aparecer alguma proposta razoável (perto de 7M) era vender. Não vendia Matheus Nunes pois parece-me que tem mais para dar ao clube.

    Finalmente, é FULCRAL não mexer com a base do grupo, manter o espírito e a garra, e não entrar em loucuras. É preciso pensar que a bagagem da equipa actual para andanças de Champions é quase nula, pelo que se tem de usar outras armas (a tal garra e união na disputa de cada bola).

    Dar uso aos empréstimos como nesta época (só com novo empréstimo entendo a permanência de João Mário), de forma a suavizar a folha salarial, e aceitar que há jogadores que dificilmente vão ficar: Jovane, Nuno Mendes, JM, João Pereira e Antunes.

Deixa um comentário