Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não sou muito valorizado por aquilo que faço»

Merecia mais crédito?

Petit destacou, depois da derrota frente ao Santa Clara, que este seu trajecto ao serviço do Belenenses SAD o valoriza. «Às vezes não sou valorizado por aquilo que faço, pelos trabalhos que tenho feito ao longo da minha carreira. Quando vais para projetos em que vais para salvar as equipas és obrigado a ganhar. Muitas vezes as pessoas dizem que o Petit é um treinador defensivo, muito na expectativa, mas quando fazes trabalhos destes é sinal que não podes ser tão defensivo assim. Salvei o Tondela, salvei o Moreirense duas vezes, fiz 30 pontos no Marítimo quando cheguei lá com nove. São trabalhos que eu, como treinador, que nunca tive formação, aos poucos vou melhorando. Muita gente estava na expectativa se o Petit conseguia fazer uma época inteira. Com as condições que temos, com o plantel curto e cheio de juventude que tivemos, é um motivo de orgulho o que fizemos. Mas sem dúvida que foi um trabalho que me deu grande satisfação e que afasta a ideia de que o Petit só salva as equipas. Não sou salvador, não sou milagreiro», disse o técnico dos azuis, que revelou ainda que a renovação está bem encaminhada. «Temos trabalhado nesse sentido, de melhorar o plantel e as condições para o clube poder dar o passo seguinte. Está falado, falta só pegar na caneta e assinar. Mas não estou com muita pressa. Mesmo que não ficasse cá, faz parte do treinador preparar algumas coisas.»

82 Comentários

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Maio 16, 2021 at 11:14 pm

    É verdade filho, mas trabalha como formiga como fazias nos relvados, que a competência vem sempre ao de cima.

  • Manel Ferreira
    Posted Maio 16, 2021 at 11:15 pm

    Não discordando do geral do comentário, a ideia de que ele “só salva equipas”, não era propriamente uma ideia falsa ou injusta. Até porque sempre que ele começava uma época, era despedido a meio (Boavista em 15/16, Tondela em 16/17, Marítimo em 19/20) a exceção foi mesmo em 14/15 aqui no Bessa. Desde então, esta foi realmente a primeira época que ele fez do início ao fim e na qual mostrou que pode liderar um projeto tranquilo. Portanto, não era nenhum preconceito injusto.

    De resto, é óbvio que os treinadores também evoluem, tal como os jogadores, e é refrescante ver alguém a admitir isto. Ele aqui no BFC era bastante limitado, mesmo quando o plantel ganhou mais opções em 15/16. Melhorou em todos os aspetos nestes anos.

    Em relação ao futuro, se calhar, o melhor para ele era mesmo continuar, não estou a ver que projeto claramente superior (e que garantidamente fique na Liga, sniff sniff) ele poderia ter neste momento, sendo que não acredito que vá para nenhum dos dois grandes do Minho.
    Fama se o Ivo sair, talvez?

    • coach407
      Posted Maio 17, 2021 at 11:08 am

      O Fama só quer treinadores sexy que falam à Guardiola. Mais depressa vai para lá o César Peixoto de que o Petit.

    • BrunoAfonso 12
      Posted Maio 17, 2021 at 11:16 am

      Ele em 19/20 não começou a época no Marítimo, quem começou foi o Nuno Manta Santos a qual acabou despedido e foi substituído pelo José Gomes.

  • Marik
    Posted Maio 16, 2021 at 11:16 pm

    Época claramente acima das expectativas. Plantel muito curto no meio campo e ataque, mas com resultados muito positivos. Espero que continue na próxima época.

  • paulosousaw
    Posted Maio 16, 2021 at 11:17 pm

    Petit tem toda a razão no que disse. Acho que é um treinador descrebelizado pelo rótulo que colocaram de ser defensivo e resultadista.
    O homem em todos os projetos que entrou, salvou os clubes da descida, que é basicamente o que lhe pedem, agora não podem pedir ao Petit que metes as suas equipas a fazer o Tiki-Taka, para mim um bom treinador é aquele que reconhece as lacunas do seu plantel e não mete em prática ideias que não vão deixar a sua equipa confortável.
    Para terminar, nem todos os treinadores podem ser Guardiolas, cada um com a sua filosofia de jogo para cumprir objetivos. Os meus parabéns ao Petit pela excelente temporada com um plantel algo limitado.

  • Kacal
    Posted Maio 16, 2021 at 11:22 pm

    Acho que merece mais crédito, sem duvida. É competente e essa é a palavra que melhor o define porque cumpre os objectivos com o que lhe é dado e por vezes até faz mais além. Não acho que tenha o carisma e o “look” para vir a ser muito valorizado, o que hoje em dia vale muito já sabemos por mais que concordemos ou não, é o que é. E há sempre a duvida do que fará com melhores jogadores e outros objectivos, sim porque nem sempre ter melhores jogadores é certo que faça melhor porque treinar gente mais dotada tecnicamente pode deixar a nu certas fragilidades como técnico e ser incapaz de por em prática um futebol ofensivo e que lute por títulos. Depois temos a exigência e pressão de treinar os melhores clubes que é diferente. Treinar para se safar é diferente de treinar para ser campeão. Mas claro que o mínimo que merece é ter mais crédito e conseguir uma oportunidade nesse nível maior e depois logo se vê o que dá, mas merece. Vejo-o a ter um percurso semelhante a JJ, ou seja, andar por estes clubes a fazer trabalhos competentes até que tem uma oportunidade num clube melhor e aí terá o teste e caso passe poderá chegar um “grande”. Ou então andará sempre neste nível e desvalorizado, mas acredito mais na primeira hipótese. O tempo dirá, até lá é continuar assim.

    Seja como for só o vejo a treinar o Benfica sinceramente caso queiram um perfil tipo SC seria uma boa hipótese, mais arriscada mas que podia resultar. Mas penso que irão continuar com JJ e portanto no imediato só no estrangeiro.

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 17, 2021 at 12:01 am

    Que mais crédito quer o petit? As suas equipas nunca jogam futebol mínimamente de qualidade e passa a vida em clubes que lá se vão salvando da manutenção. Que quer mais?

    • Marik
      Posted Maio 17, 2021 at 9:23 am

      Só por curiosidade, quantos jogos da Belenenses SAD viste esta época, sem ser jogos contra os grandes?

      • Carlos Fierro
        Posted Maio 17, 2021 at 10:57 am

        Isto.
        Provavelmente viu os dois contra a sua equipa e queria que o Petit adopta-se o estilo de Guardiola contra um Benfica\Porto\Sporting.

      • J Silver
        Posted Maio 17, 2021 at 11:05 am

        Tem o 2º pior ataque da liga e a 4ª melhor defesa. Estes dados revelam alguma coisa, suponho.

        • Marik
          Posted Maio 17, 2021 at 12:23 pm

          E ter a 4ª melhor defesa da liga não é sinal de qualidade? Principalmente numa equipa da dimensão do Belenenses?

          E quanto ao ataque, é certo que marcamos poucos golos. Mas analisar apenas dessa maneira é demasiado redutor. Quantas oportunidades foram criadas? Sabem as opções que temos para o ataque? Eu posso esclarecer.

          Os 3 habituais titulares são o Varela, que com 36 anos oferece experiência e técnica, mas que dificilmente desequilibra, e que desde a temporada 2014/2015 que não marca mais do que 4 golos numa temporada; Cassierra, que destacou-se na equipa B do Ajax mas pouco tinha mostrado em equipas seniores, tendo marcado apenas 4 golos na época passada; Miguel Cardoso, que é um extremo com algum golo, mas cujo máximo de golos numa primeira liga foram 8 pelo Tondela há 3 épocas atrás (nesta já bateu esse número e vai com 9).

          E se tirarmos estes 3 jogadores, sabes que outras opções temos? Eu digo. Francisco Teixeira, que fez 23 anos há duas semanas, e que subiu dos sub23; Jordan, 22 anos, subiu esta época dos sub23; ultimamente tem jogado o Edgar Pacheco, 20 anos, subiu dos sub23; e saíram em janeiro o Edi Semedo 22 anos, subiu dos sub23, e foi emprestado ao Mafra; Robinho, 23 anos, subiu dos sub23 e foi emprestado ao Penafiel; Richard, 21 anos, voltou para o Brasil.

          Com estas opções, era praticamente impossível ter um ataque mais concretizador do que temos.

          • J Silver
            Posted Maio 17, 2021 at 2:22 pm

            O meu comentário não pretendeu ser negativo, apenas factual. Há quem goste do estilo mas a maioria dos adeptos não valorizam e penso ser essa a questão mais premente deste tema. O percurso profissional do Petit foi, para azar dele, o da “salvação” de equipas e isso, aliado ao estilo de jogador que foi, pesa muito na opinião das pessoas.

            Pessoalmente, prefiro vê-lo a trabalhar na 1ª liga e a conseguir ter estabilidade.

            p.s.: essas referências à idade dos jogadores fazem-me confusão no futebol moderno. O CR ganhou a primeira bola de ouro com 23 anos. A equipa do Sporting campeã esta época está recheada de jogadores nucleares ainda mais novos do que isso. Hoje em dia parece que um jogador é “jovem promessa” até aos 22/23

            • Marik
              Posted Maio 17, 2021 at 4:06 pm

              A questão das idades continua a ser relevante. Claro que há exceções, mas a maioria dos jogadores “normais” continua a despontar aos 20 e poucos. Ainda há pouco tempo o Sérgio Oliveira disse mesmo que nem todos são como o Mbapé. E no caso do Sporting, é mais fácil aos jovens destacarem-se quando têm um Coates ou um João Mário na equipa.

              Mas a minha referência nem era tanto às idades mas sim ao contexto competitivo em que estavam inseridos. Todos eles tinham apenas experiência do campeonato sub23, que não tem comparação com a primeira liga.

        • Abbas
          Posted Maio 17, 2021 at 12:30 pm

          Verdadeiros adeptos de futebol gostam de ver boas equipas defensivas. A Serie A era a melhor liga do mundo entre 1980 e 2005 e tinha poucos golos.

          • Xyeh
            Posted Maio 17, 2021 at 4:27 pm

            Mas tinhas jogadores de qualidade a atacar e a defender, em Itália chegaste a ter Nesta e Maldini a defender com Kaká e Fenómeno (a rebolar) a atacar, ou Ronaldinho. Tinhas poucos golos porque os defesas eram incríveis mas os golos que tinhas eram de levantar estádios, a liga Italiana teve um período que era um espectáculo ver os jogos, qualidade ofensiva com defensiva misturada.

            • Abbas
              Posted Maio 18, 2021 at 12:26 am

              O outro user certamente mediu boa defesa em poucos golos concedidos e mau ataque em poucos golos marcados. Repito, poucos golos marcados não é sinónimo de mau futebol, a defesa tbm é uma arte.

  • ruiian
    Posted Maio 17, 2021 at 12:08 am

    E tem toda a razão. Existe a ideia que as equipas do Petit jogam mal e porcamente. Muito longe de ser verdade. São equipas muito competentes em todos os momentos do jogo.

    A somar a isto o Petit cumpre objetivos. Ponto final parágrafo. O homem merece muito mais crédito mas como não mete as suas equipas a sair numa primeira fase de construção logo pelo GR não tem a imprensa a dar-lhe esse crédito.

    Fosse eu presidente de um clube de primeira liga (fora grandes) e o Petit estava certamente na minha lista de 2/3 treinadores que iria tentar contratar.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 17, 2021 at 11:53 am

      Concordo, não tem esse estilo apreciado por muita gente, mas é uma equipa muito bem trabalhada a todos os níveis. Um dos treinadores mais competentes e equilibrados em Portugal, a malta que diz que o B SAD só defende é porque não vê os jogos deles, jogam bem subidos e muito coordenados na pressão e sabem jogar de forma objetiva. Que continue com o bom trabalho.

  • untaxpt
    Posted Maio 17, 2021 at 12:28 am

    Tenho a mesma impressão.
    Sempre agarrou projetos instáveis e operou verdadeiros milagres ” com o que tinha “. Se calhar com outras condições poderia subir a sua reputação. Mas para tal acontecer é preciso dar a oportunidade. O trabalhos com o b sad foi mais positivo possível, que é um plantel limitado.

  • Oakander10
    Posted Maio 17, 2021 at 8:03 am

    Como ele há e houve muitos, alguns até melhores que não chegaram a ser devidamente valorizados como Vítor Oliveira.

    Agora, também enquanto andar nisto de “salvar” equipas e passar para outra não vai mostrar nada de novo. Além disso terá sempre a cruz de nunca ganhar ao Benfica.

    • Abbas
      Posted Maio 17, 2021 at 9:26 am

      O Marco Silva também nunca ganhou ao Benfica e treinava equipas top 5. Desde quando isso virou critério?

      • Abbas
        Posted Maio 17, 2021 at 10:54 am

        O Ricardo Soares nunca pontuou contra o Porto, mas esse é bom. O Portimonense nunca pontuou com o Porto e tem um presidente acionário do Porto, mas esse é bom.

      • Oakander10
        Posted Maio 17, 2021 at 11:07 am

        Meus amigos, o Petit não é só o “não ganhar” ao Benfica, é perder SEMPRE. Tem 13 jogos contra o Benfica e 13 derrotas, enquanto que contra Porto e Sporting consegue fazer vários pontos. Qual é o tal treinador portista com semelhante registo?

        E atenção que isto nem é uma opinião pessoal, é um facto que muitas pessoas o olham com desconfiança por esta estatística.

        • Abbas
          Posted Maio 17, 2021 at 11:17 am

          De cabeça: Ricardo Soares e Folha nunca pontuaram contra o Porto.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Maio 17, 2021 at 11:20 am

          António Folha, 5 jogos, 5 derrotas, entretanto chegou a ganhar ao Benfica. Pelo menos nunca vi uma equipa do Petit a defender da maneira que o Portimonense defendeu um canto contra o Porto, a qual resultou o 3-2, com todos os jogadores praticamente no primeiro poste.
          Se calhar o Petit devia ter 13 jogos, 7 empates, 5 vitórias e 2 derrotas frente ao Benfica, como se tivesse jogado em equipas de igual valor ao Benfica.

          • Oakander10
            Posted Maio 17, 2021 at 4:10 pm

            Uma coisa são 5 jogos, outra são 13…
            É óbvio que as equipas do Petit não têm valia semelhantes às do Benfica mas isto é um registo demasiado mau. Ainda por cima não se pode argumentar que ele não sabe preparar jogos grandes porque dá sempre bastante trabalho a Porto e Sporting.

            • BrunoAfonso 12
              Posted Maio 17, 2021 at 4:41 pm

              Não interessa, continua 100% de derrotas. Para além de que o António Folha tinha mais recursos do que o Petit sempre teve.
              Acho graça a essa conversa, mas o Petit diz aos jogadores para abrir as pernas ao Benfica? Mentalidade mesquinha do futebol português.

          • Xyeh
            Posted Maio 17, 2021 at 4:10 pm

            5 Jogos 5 Derrotas é quase tão bom como 13 Jogos 13 Derrotas.

            • BrunoAfonso 12
              Posted Maio 17, 2021 at 4:44 pm

              100% de derrotas, é exatamente o mesmo. A diferença é que um jogou mais 8 vezes do que o outro.

              • Xyeh
                Posted Maio 17, 2021 at 6:20 pm

                É um argumento falacioso, repara 100% das pessoas do blog considera o Folha mau treinador mas quanto ao Petit consideram que faz um bom trabalho, até consegue tirar pontos aos grandes (menos ao SLB). O Folha até pode tirar pontos aos grandes mas continua a ter um historial de maus trabalhos.

            • Vegeta
              Posted Maio 18, 2021 at 5:17 pm

              5 do Folha e os do Ricardo Soares não contam ?

    • Johny45
      Posted Maio 17, 2021 at 9:41 am

      ahahahah, o que não falta por ai são treinadores que nunca ganharam ao Porto. Não é por isso que não falta trabalho. Aliás há treinadores que por mais fracassos que tenham, só por terem ligação ao FCP têm sempre trabalho! Incrivel!

    • riscas
      Posted Maio 17, 2021 at 10:32 am

      De facto os adeptos portugueses tem o futebol que merecem. Além de serem dos primeiros a desvirtuar a competitividade ao apoiarem na grande maioria apenas 3 clubes depois ainda vêm com estas desconfianças, que infelizmente, é normal acontecerem devido à mentalidade que de ser ter de apoiar um dos 3 clubes vemos os outros como não sendo por nós são contra nós.
      Teríamos um futebol muito mais justo e com mais desportivismo se os adeptos estivessem mais bem distribuídos. Mas os problemas do futebol é sempre dos outros e quando perdemos é porque fomos prejudicados.

      • Conquistador
        Posted Maio 17, 2021 at 12:08 pm

        Concordo plenamente, a mim como vitoriano que sou e sempre fui, faz-me imensa confusão ouvir alguém dizer que é do clube A ou B e não são do clube da própria cidade acho uma falta de identidade gritante ( e que me perdoem os users que assim são, afinal estamos em democracia e cada um é da equipa que quer). Todas estas situações de desconfianças e dualidades entre os chamados 3 grandes e os outros aumenta significativamente porque infelizmente em Portugal 99% dos adeptos são dos “3 grandes”

    • Aurinegro
      Posted Maio 17, 2021 at 1:09 pm

      O Jorge Costa ainda agora levou 5 porque foi jogar com um futebol ofensivo. Ninguém pôs em causa a derrota, mas se fosse o Petit e contra o Benfica, lá vinham as mesmas virgens ofendidas.

      Pensava que isto já tinha sido ultrapassado quando o Costinha levou 10 na Luz.

      O Petit abrir as pernas para o Benfica (como se não tivesse jogadores portistas e sportinguistas no plantel), o Braga ser o Benfica B e outros que tal, todos os anos tem de vir à baila. Mas quando o Portimonense perde contra o Porto, quando o Jorge Costa perde contra o Porto e por aí fora, já ninguém abre a boca.

      • Xyeh
        Posted Maio 17, 2021 at 4:13 pm

        A questão é que as equipas do Petit contra o SLB adormecem, contra o Sporting e FCP até conseguem pontos, a equipa do Jorge Costa tenta vencer o jogo porque precisa, se fosse no ínicio do campeonato não tenhas dúvida que iam jogar na retranca, além disso o Jorge Costa já tirou pontos ao FCP enquanto treinador.

    • coach407
      Posted Maio 17, 2021 at 4:12 pm

      O mais engraçado é que o próprio Vítor Oliveira que referiste também nunca ganhou ao Benfica. E a única vez que ganhou ao FC Porto foi na última época da sua carreira.

      E é preciso dizer que o Petit nunca ganhou ao Benfica… mas também nunca ganhou ao Sporting.

      O Leonardo Jardim defrontou o Benfica a treinar clubes como o Sporting e o Braga e também nunca venceu o Benfica.

      O Marco Silva idem como já mencionaram.

      Em relação ao Porto, também falaram do Ricardo Soares ou do Folha, mas pode-se acrescentar nomes mais fortes como o Abel Ferreira, por exemplo.

      O Paulo Sérgio é outro exemplo. Treinou equipas como o Vitória e o Sporting e nunca venceu o FC Porto (nem o Sporting).

      O Peseiro também treinou o FC Porto, SC Braga ou Vitória e nunca venceu o Sporting.

      O Jorge Simão também nunca ganhou ao Sporting. Aliás, o Jorge Simão até tem a particularidade de em 9 jogos contra o Rio Ave ter 8 derrotas e 1 empate. Até há treinadores que nunca ganharam ao Rio Ave com um número de tentativas significativas…

      O João Henriques também nunca ganhou ao Sporting.

      Nunca ganhar ao Benfica neste tipo de clubes é relativamente comum como penso que já está mais de que comprovado. Ter 13 derrotas em 13 jogos não é tão normal, mas houve imensos jogos que foi pela margem mínima, golos em cima do apito para o intervalo ou logo no início da 2ª parte… cada jogo é um jogo, mas houve vários que provocou dificuldades ao Benfica.

      Contra o Porto realmente o Petit tem tido muito sucesso, mas também é preciso ver que o Petit começou a treinar a meio de 2012/13 e a partir daí apanhou logo o Benfica que conquistou 5 dos 6 campeonatos portanto o normal de todos os treinadores nesses 6 anos é que fizeram mais pontos contra o Porto ou Sporting de que contra o Benfica. Agora nos últimos jogos já não foi um Benfica tão forte, mas não conseguiu não perder na mesma.

      Ainda não é nada de especial. Há treinadores neste tipo de equipas que fazem 20 e tal jogos contra um grande e só vencem 1.

      • Abbas
        Posted Maio 17, 2021 at 8:27 pm

        Acrescento que Tondela e Santa Clara, clubes associados pela cartilha portista ao Benfica, nunca ganharam ao Porto desde que subiram.

        Excelente comentário para calar estes conspiracionistas.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Maio 17, 2021 at 11:24 pm

          Se não estou em erro, o Tondela ganhou ao Porto no Dragão, era o Petit o treinador do Tondela, na temporada 2015/2016. Acabaram por fazer um “milagre” pela forma como conseguiram salvar-se na primeira liga.

          • Abbas
            Posted Maio 18, 2021 at 12:22 am

            Tens razão. O sítio onde estava a ver só mostrava os últimos encontros e eu achei que eram todos.

  • Abbas
    Posted Maio 17, 2021 at 8:08 am

    Treinador mais subvalorizado em Portugal. Tem o azar de não passar por intelectual modernóide da bola.

  • Lameur
    Posted Maio 17, 2021 at 9:20 am

    O pessoal prefere os Migueis Cardosos desta vida, não há hipótese.

    • Abbas
      Posted Maio 17, 2021 at 10:42 am

      Petit tem que rapar o cabelo, começar a usar camisola de gola alta e ler Miguel Esteves Cardoso para ser respeitado neste país.

    • Kacal
      Posted Maio 17, 2021 at 1:03 pm

      Acho que as pessoas confundem as coisas. Acredito que a maioria prefere esse perfil de treinadores, mas aqueles que conjugam esse perfil com resultados (Aka Guardiola, por exemplo) não Miguel Cardoso que tem esse perfil, ou tenta ter, mas os resultados são maus.

      • Lameur
        Posted Maio 17, 2021 at 2:41 pm

        Mas sabes o que irrita? A forma como se vende uma ideia, e não a outra. Se ligasses a Sportv quando o César Peixoto passou pela Académica ou Chaves, dois trabalhos deploráveis, era quem mais o bajulava, como ele tinha uma ideia única e muitissimo interessante. Pena que houvesse zero processos e falhas de entrosamento gritantes. A mesma coisa vale para o Miguel Cardoso, que tem zero trabalhos dignos de registos (para mim, aquele ano do Rio Ave até podia ter bom caudal ofensivo, mas a transição defensiva era pavorosa), mas continuou sempre a ter mercado por esse mundo fora. O homem esteve a treinar o Celta, é surreal para mim como é que chga lá. Mesma coisa para o José Gomes, que com todo o respeito, nunca mostrou nada de nada. Sabe vender-se, tem o empresário a empurrá-lo, e chega bem para andar por aí.
        Já os Petits, os Ricardo Soares ou até os Vitores Oliveiras, toda a gente torce o nariz. Apontar estes nomes a equipas de maior dimensão é cómico, não faz sentido, o futebol deles não é para equipas grandes, blablabla. Irrita-me solenemente esta ideia de que se pode dar bons trabalhos simplesmente pelo romantismo, e que haja grandes profissionais que sofram exactamente por serem bons, e por terem demonstrado mais que esses filósofos da bola todos.

        • Xyeh
          Posted Maio 17, 2021 at 4:06 pm

          O Vítor Oliveira deve ter sido o treinador português a roubar mais pontos aos grandes, é outro patamar. Para mim o Petit é um novo José Mota, Manuel Machado, não lhe vejo competência para uma equipa que jogue competições europeias, talvez chegue ao nível de um peak Cajuda.
          Para um treinador como o Petit deve ser ingrato ver um Rúben Amorim, SC, NES a terem lugares nos grandes clubes de Portugal e ele em equipas da pior metade da tabela (tanto NES como SC começaram a treinar equipas portuguesas no mesmo ano que o Petit), se calhar para ele merecia uma oportunidade num clube melhor, eu acho que não está pronto para esse nível.

          • Abbas
            Posted Maio 17, 2021 at 4:19 pm

            Jorge Costa? Capucho? Nuno Valente? Costinha?

            • Xyeh
              Posted Maio 17, 2021 at 6:15 pm

              Vá vamos lá desmantelar isto? Costinha levou 10-0 do SLB, se calhar o estilo dele contra equipas mais fortes resulta nisto de não treinar uma equipa desde 2018/2019 curiosamente levou nessa época 7 golos do FCP em 2 jogos e 14 do SLB em 2 jogos. Jorge Costa como te respondi noutro comentário roubou pontos importantes ao FCP na luta pelo campeonato no ano em que acabou por ficar em 3º lugar. Nuno Valente nunca defrontou o FCP por isso essa posta de pescada vai ser guardada para mais tarde. Capucho defrontou o FCP quando treinou o Rio Ave, começou o jogo a ganhar depois ficou a jogar com 10 e o FCP deu a volta ao resultado. Se quiseres mandar casos estranhos estás à vontade, queres falar agora dos treinadores com ligação ao FCP como por exemplo Luís Castro que no Guimarães empatou 1 jogo e venceu o outro ao FCP? O único caso igual ao Petit é mesmo o Folha com muitos menos jogos e que acaba por perder contra todos.

              • Abbas
                Posted Maio 17, 2021 at 8:11 pm

                Este comentário era para responder aquele em que sugerias que os treinadores do Porto é que eram bons e por isso tinham oportunidades, dei exemplo de quatro medíocres. Devo-me ter enganado no comentário a que respondi. Não, a diferença é que o Petit é competente, o Folha foi lá metido por cunhas, perdeu sempre contra o Porto e depois foi parar ao Porto B. Mas não quero falar para mim, para mim isto é um não assunto, n treinadores nunca ganharam ao Porto ou ao Benfica. Só é assunto com o Petit e o Pepa pq fogem à regra, não são treinadores ex-Porto, que é o habitual na nossa liga desde que eu sou garoto. Eu não acredito nestas teorias da conspiração, mas se um portista acredita, o que dizer de todos os treinadores ex-Porto da nossa liga ao longo de décadas? Estariam também “moralmente comprados”? Ou só vale quando é o Petit ou o Pepa? Abre um pressuposto caricato em que um clube seria muito mais beneficiado que o outro…

  • Xyeh
    Posted Maio 17, 2021 at 9:28 am

    O que o Petit fez andaram outros a fazer durante muitos anos, José Mota e Manuel Machado chegaram a ser bons e agora estão ultrapassados, o Petit falou dos projectos onde correu bem mas esqueceu-se dos que correram mal, e enquanto tiver o asterisco de nunca ganhar ao SLB vai ser visto com desconfiança por muita gente. Para mim é um treinador na onda do Pedro Emanuel, competente mas não sei até que ponto vai dar o salto e se vai manter actualizado no futebol.

    • Abbas
      Posted Maio 17, 2021 at 10:47 am

      Desconfiança por portistas, que não veem mal nenhum nos milhentos treinadores ex-Porto que tivemos na liga durante anos ou num Portimonense que nunca pontuou contra o Porto, salvo erro. Depois o Folha acaba por cair no Olival.

      • Xyeh
        Posted Maio 17, 2021 at 3:54 pm

        Queres mesmo falar dos treinadores ex Porto? Domingos quase foi campeão pelo Braga, NES levou o Rio Ave à final da Taça de Portugal e Taça da Liga, meteu o Rio Ave na Liga Europa pela primeira vez, vai ver os resultados dos treinadores ex FCP contra o FCP. O Portimonense em casa ganhou 4 jogos ao FCP e empatou 4. Os portistas não podem ter desconfiança no Petit que realmente nunca derrotou o SLB mas tu claramente tens desconfiança mesmo quando não tens razões para ter. Nada que não tivesse à espera.

        • Abbas
          Posted Maio 17, 2021 at 4:16 pm

          És muito novo ou ceguinho.

          • Xyeh
            Posted Maio 17, 2021 at 6:04 pm

            Eu é que sou muito novo? Jorge Costa roubou pontos ao FCP no Dragão no ano em que o Braga ficou em 2º lugar, Domingos nesse ano ganhou ao FCP também, o caso de Petit é mais estranho porque desde 2012 a treinar equipas da primeira divisão simplesmente não ganha ao SLB quando consegue fazer bons resultados com os outros grandes, o Folha é simplesmente horrível, para se dizer que o Folha abre as pernas ao FCP tem que se dizer que abre as pernas a todos os outros clubes :p

        • Jcarlos
          Posted Maio 17, 2021 at 5:50 pm

          é com essas teorias das conspirações que a cultura desportiva em Portugal não evolui. O Abbas tem razão ao referir a folha, mas se calhar o porto fez o trabalho dele. Assim como o benfica frente ao bsad.
          E mais não te esqueças que o treinador campeão é socio e formando e jogador profissional no Benfica.

          • Xyeh
            Posted Maio 17, 2021 at 6:26 pm

            Eu não tenho teoria nenhuma do Petit, eu comecei por dizer que ele não tem mais crédito precisamente por essa desconfiança por nunca ter ganho ao SLB e outros utilizadores vieram mencionar os treinadores do FCP e eu só fiz questão de desmistificar essa situação, o Folha é horrível como treinador. Mesmo assim acho que o Petit é um treinador para meio da tabela, ele com certeza acha que merece dar o salto como SC, NES e outros deram e deve doer ver um caso como o do Rúben Amorim que saltou etapas e foi campeão nacional.

        • Mantorras
          Posted Maio 17, 2021 at 6:19 pm

          O Ruben Amorim foi campeao. No Sporting.

  • Miguel Lopes
    Posted Maio 17, 2021 at 9:36 am

    Para mim, o Petit só é bom para salvar equipas em perigo de descer, ou seja, é na altura de “atiçar os cães” para ir atrás do pontinho, coloca os jogadores a “rosnar” ao adversário e consegue fazer milagres.
    No entanto, fazer um trabalho de base não corresponde à praia dele e mesmo que queira salvar a equipa da descida, já não consegue acicatar a “matilha”.

    • Abbas
      Posted Maio 17, 2021 at 10:48 am

      O Clint Eastwood trata os atores como cavalos, o Petit trata os jogadores como cães. Que giro.

      • Miguel Lopes
        Posted Maio 17, 2021 at 11:28 am

        Sim, lembra-me muito o Jaime Pacheco (na raça) que foi campeão com o Boavista.
        No entanto, a qualidade futebolística do Jaime sempre foi superior.

        • Abbas
          Posted Maio 17, 2021 at 12:31 pm

          Vês as equipas do Petit jogar? Olha que o homem do teu avatar também adora futebol ultra-ofensivo e com jogadores soft tipo Palhinha.

          • Miguel Lopes
            Posted Maio 17, 2021 at 6:38 pm

            Se formos a ver assim, há muitos treinadores que gostam de jogadores “soft”. O teu tem um fetiche pelo Gabriel, ele é que não tem ajudado nada.
            E sim, vejo alguns jogos do B-SAD e das equipa dele, vejo sempre a vontade que apresentam contra o Porto e o Sporting, e que lhes faltam as forças quando jogam contra o Benfica.

            • Abbas
              Posted Maio 17, 2021 at 8:07 pm

              Este comentário é tão irónico vindo de alguém com um avatar do Amorim, sócio do Benfica desde pequenino e jogador do Glorioso entre 2008 e 2015. Há uns dias também devem ter faltado as forços ao Sporting quando jogou contra o Benfica.

  • Eagle1991
    Posted Maio 17, 2021 at 10:24 am

    Petit é subvalorizado. É low profile, não é um intelectual da treta nem se mete em escaramuças. Trabalha, muito. Já teve c0ondições de trabalho muito priores do que no Bsad em que encontrou estabilidade. Espero que esta época tenha acabado com as dúvidas, Petit é muito mais que um salvador de aflitos. Pepa já esteve nesse lote e está a ser valorizado. Espero que aconteça o mesmo com o ex médio defensivo..

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 17, 2021 at 10:57 am

    Surpreendeu-me imenso. No início da época, depois de ter visto o Belenenses jogar na pré-época, não augurava nada de muito bom para eles. A verdade é que, à semelhança do Sporting, souberam reconhecer as suas fraquezas mas sobretudo identificar os seus pontos fortes e fizeram uma época muito tranquila. Roubaram pontos ao Porto e ao Sporting, têm das melhores defesas do campeonato e tudo isto com um plantel limitado e curto. Muito bom trabalho de Petit

  • coach407
    Posted Maio 17, 2021 at 11:04 am

    O nº de golos marcados do Belenenses iludem porque a equipa joga um bom futebol. Claro que uma equipa pequena jogar em 3x4x3 perde ímpeto ofensivo e o número de golos marcados da equipa não é propriamente favorável à ideia do bom futebol, mas a realidade é que a equipa do Belenenses tem bons princípios de jogo e esta forma de jogar foi decisiva para a evolução do Tomás Ribeiro, do Tiago Esgaio, do Afonso Sousa…

    Só acho que o Cassierra deveria ter sido ainda melhor potenciado. É verdade que agora com o Petit marcou quase o triplo dos golos da época passada, mas tem de se fazer ainda melhor. O colombiano é um craque para esta realidade, já o dizia na época passada quando só tinha marcado 4 golos, mas não sei porquê nunca foi indiscutível. Fez agora os últimos 8 jogos a titular e correspondeu com uns brutais 6 golos (tantos como o Paulinho no campeonato inteiro).

    É um jogador que tecnicamente não deve nada aos avançados dos grandes – muito pelo contrário. Muito refinado. É um luxo ter um Cassierra num Belenenses, estamos a falar de um jogador que com 19 anos fez 29 jogos na equipa principal do Ajax, marcou 29 golos no Ajax B.

    É verdade que depois nas 2 épocas anteriores a vir para o Belenenses desiludiu no Groningen e no Racing, mas nota-se que é um jogador super talentoso. Numa equipa como o Belenenses só tem é de ser ele e mais 10.

    Ainda tem 24 anos, é um jovem, não faço ideia como é que o Belenenses conseguiu um jogador destes a título definitivo, mas é de aproveitar. Será talvez o jogador mais prejudicado pelo 3x4x3 porque falta-lhe apoios centrais às vezes e não é o tipo de jogador que resolve sozinho. É mais na linha do Jackson. Muito refinado tecnicamente (se calhar até melhor que o Jackson), fisicamente é bom (não sendo tão forte como o Jackson), mas não é propriamente um Darwin para ir para cima dos defesas sozinho, precisa da equipa, tal como o Jackson. Ter um 10 ou um 2º avançado perto dele seria melhor para ele, mas não se pode ter tudo, tem de se adaptar à equipa e a verdade é que fazer 11 golos não é um mau registo para um avançado do Belenenses que nem sequer foi titular indiscutível durante a época.

    Aliás, sem penáltis o Cassiera marcou 10 golos no campeonato. Apenas batido por Seferovic (19), Pote (18), Mario Gonzalez (15), Taremi (12) e Beto (11). Marega só marcou 7, Douglas Tanque marcou 5, Darwin marcou 6, Paulinho marcou 5… Não se pode dizer que 10 golos seja nada mau mesmo.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 17, 2021 at 11:48 am

      Pois fala-se muito do Beto, Douglas Tanque, Mario Gonzalez, mas há ainda o Cassierra muito bom avançado mesmo! O nosso campeonato está recheado de bons avançados, o que eleva imenso o nível das equipas mais pequenas.

      • coach407
        Posted Maio 17, 2021 at 3:18 pm

        O Douglas Tanque desiludiu-me imenso esta época por acaso. Apesar do Paços ter feito uma primeira volta espetacular, ele pareceu-me sempre um corpo estranho nesta equipa, mesmo durante esse período fantástico. Agora na 2ª volta ninguém joga bem no Paços, estão num nível medíocre, é normal que o Tanque vá a rasto com o resto da equipa.

        Acho que, além dos que referiste, o Estupiñan, Pedro Marques, Alexandre Guedes, Rodrigo Pinho ou Anderson Silva também estão acima dele, na minha opinião. O Anderson Silva será o mais discutível, têm caraterísticas algo semelhantes, mas pareceu-me melhor do que vi.

        Aliás, se há algo pouco comum deste campeonato é que quase todas as equipas fora do top 4 estão espetacularmente bem servidas no centro do ataque, algo que no teu comentário também acabaste por referir indiretamente ao destacares a quantidade anormal de bons avançados em equipas pequenas.

        O Nacional ficou em último e tem o Bryan Rochez, Brayan Riascos e o Pedro Mendes. Nenhum é nada de fabuloso, mas ter 3 avançados de um nível interessante não é propriamente normal no último classificado.

        O Rio Ave será mesmo a equipa mais pobrezinha face às suas ambições e a rotura de ligamentos do André Pereira ainda acentuou mais uma lacuna clara da equipa.

        • Tiago Silva
          Posted Maio 17, 2021 at 3:55 pm

          Dos que referiste penso que apenas o Rodrigo Pinho está à frente do Tanque. Esqueci-me dele, mas a verdade é que o Rodrigo Pinho só deve andar atrás do Beto nos avançados extra-grandes + Braga. O Pedro Marques penso que é o que mais se aproxima em termos de qualidade em relação ao Tanque, mas mesmo assim não teve uma sequência assim tão grande de jogos para se ter a certeza e a verdade é que está bem incluido no coletivo do Gil. O Guedes não acho nada de especial, prefiro o Anderson e mesmo assim penso que é inferior ao Tanque, o Estupiñan apareceu ali num momento, mas não me convence inteiramente, até tem o estilo semelhante ao Tanque, mas é inferior em termos físicos e em termos de finalização.

          O Douglas Tanque não encaixa tão bem no estilo do Paços, é um jogador de área, muito semelhante ao Vinicius em termos de características a meu ver, mas inferior fora da área, tem feito épocas muito interessantes, esta talvez até tenha sido uma das suas piores. Penso que será uma peça muito importante para o Paços na próxima época.

          • Miguel Lopes
            Posted Maio 17, 2021 at 6:46 pm

            O Pedro Marques, espero que seja aproveitado pelo Sporting em 21/22, porque ele tem muita qualidade como avançado.
            Teve o azar de ter estar emprestado a equipas holandesas e o Rúben não o ter observado no final de época passada, como observou os juniores TT, GI, EQ e NM.

            • Tiago Silva
              Posted Maio 18, 2021 at 11:56 am

              O Pedro Marques até fez bastantes golos na Holanda, 6 em 21 jogos pelo Dordrecht e 8 em 7 jogos pelo den Bosch. Mas o Pedro Marques ainda não foi testado num patamar mais elevado, o máximo que fez foi esta época pelo Gil e mesmo assim só fez 14 jogos. Eu tentaria tê-lo debaixo de olho e deixá-lo a evoluir por cá, numa venda com metade do passe para evoluir noutra equipa em Portugal e para se mostrar no nosso campeonato.

    • Marik
      Posted Maio 17, 2021 at 12:32 pm

      Concordo com a generalidade do teu comentário. Sempre gostei do Cassierra, e claramente que devia ter sido titularíssimo toda a época.

      Tecnicamente é muito bom, e é claramente avançado para jogar de maneira mais associativa com os colegas, algo que só recentemente começámos a fazer mais frequentemente com a passagem do Afonso Sousa para o meio campo.

      No entanto, e apesar de ter um bom registo de golos, tem ainda muito para melhorar na finalização. É bom a finalizar jogadas em que vai isolado ou quando tem a bola dominada, mas em termos de remates de primeira, cabeceamentos e remates de longe é ainda algo fraco. E normalmente também gosto de avançados com um pouco mais de “raça”; o Cassierra por vezes tem poucas ganas.

      Espero que fique na equipa na próxima temporada, pois tem tudo para crescer mais enquanto jogador, e dificilmente arranjamos um avançado da mesma qualidade.

      • coach407
        Posted Maio 17, 2021 at 1:47 pm

        Concordo. Sempre foi o problema dele. Falta-lhe a agressividade ofensiva dos grandes avançados. É por isso que o Seferovic joga no Benfica e o Cassierra joga no Belenenses.

        É a característica mais importante de um avançado e ele não tem, apesar de no resto ser de um nível muitíssimo elevado até para um avançado de um Benfica. Tecnicamente não deve nada a um Rodrigo, por exemplo.

        Eu até acho que ele é bom finalizador, o problema é que é princesa, quer finalizar sempre sem pressão, não é aquele avançado que vai à dividida, mete o pé e marca com o nariz se for preciso. De cabeça também se nota isso, cabeceia se tiver de ser, mas não tem aquela “fome”.

        Basicamente concordo com tudo o que disseste.

  • FVRicardo
    Posted Maio 17, 2021 at 12:59 pm

    Opiniões que podem ser pouco populares, ao dia de hoje:
    Cassierra > Beto
    Afonso Sousa > Angel Gomes
    Tiago Esgaio > Manafá/Sacko

  • johnny balls
    Posted Maio 17, 2021 at 5:53 pm

    de tanto dizerem que o petit é subvalorizado, elogiando-o em seguida, já se encontra sobrevalorizado ;)

  • RMCL
    Posted Maio 18, 2021 at 2:23 pm

    Sem duvida um dos bons valores do nosso futebol, acaba por ser pouco valorizado pelo trabalho que têm realizado visto que anda sempre nos comboios da descida!

Deixa um comentário