O Benfica está sob fogo cerrado. Não bastava o desgaste provocado pela guerra com o rival Sporting e as sequelas da novela Jesus, os resultados desportivos do futebol têm deixado algo a desejar. Os ânimos exaltaram-se nas hostes encarnadas, e as críticas amontoam-se, do adeptos mais anónimo ao mais notável. Não será o suficiente para abanar a estrutura, mas algumas rachas anteriormente escondidas por movimentos de contra-informação da dita estrutura começam a notar-se. Uma delas prende-se com a política desportiva seguida nos últimos anos, que permitiu a entrada de jogadores por valores assinaláveis que nunca foram ou são opção. Essa política foi amenizada pelas conquistas desportivas, e pelas vendas volumosas de elementos que foram potenciados pela estrutura, dizem uns, ou afinal, apenas e só pelo ex-treinador Jorge Jesus, defenderão outros. Claro que a recente derrota com o Sporting foi determinante, pois um resultado negativo perante o eterno rival, ainda mais sendo o segundo num curto espaço de tempo, é uma ferida difícil de estancar. E ferida aberta é sinal de ataque dos detractores de quem está no poder. Esta semana não foi excepção, e eles saltaram de todos os quadrantes, atacando a estrutura, atacando Vieira, atacando recentes decisões, atacando inclusivamente uma máquina de comunicação que dizem eles, serve para fazer propaganda e dissimular os fracassos. Mas esta situação toma outros contornos quando uma das críticas mais agressivas vem de dentro do próprio clube, de alguém próximo à Direcção… mas ao que se diz, com latentes interesses em subir na hierarquia. Ainda assim, poucos esperariam um ataque daquele tipo, vindo daquele quadrante.
O facto é que as eleições do Benfica não estão assim tão distantes quanto isso, e um ano em branco de Luís Filipe Vieira pode perfeitamente ser o seu óbito enquanto dirigente máximo do Benfica. Esta Direcção apostou em mostrar que o sucesso depende da estrutura montada e não de um único elemento, o treinador, mas para tal terá de ganhar títulos este ano. Vieira conquistou quatro campeonatos nacionais durante o seu mandato, e três deles foram com Jesus ao comando da equipa. Ou seja, o sucesso de Vieira pode não depender de Jesus, mas está intimamente ligado ao agora treinador do Sporting. Não vencer a Liga daria razão àqueles que defendem que o mérito não está na estrutura, mas na qualidade do treinador, ou pelo menos na junção da primeira com um treinador de qualidade. Qualidade essa que poucos vêem (ainda?) em Rui Vitória. Por outro lado, Vieira tem-se mostrado pouco activo na defesa do emblema da Luz nas recentes guerras, mostrando-se reservado e menos agressivo que Bruno de Carvalho.
A verdade é que há muito que a postura de Vieira tem sido pautada pela discrição, reservando-se a palcos amigos como as Casas do clube, e não entrando directamente nas trocas de galhardetes. O presidente que irrompia estúdio de televisão adentro ou insultava adversários desapareceu, e algumas pessoas encaram essa mudança de comportamento como um sinal de fraqueza ou apatia. Ou aburguesamento, se preferirem. Esta passividade pode abrir a porta a quem lhe queira usurpar o poder, sejam eles aventureiros ou candidatos credíveis. É certo que Vieira tem as suas linhas de defesa bem montadas, nomeadamente com a colocação de pessoas de carácter institucionalista em programas de debate que promovem a formação de opinião. Esses elementos, juntamente com o gabinete de comunicação vão chocar com os ataques que os diversos candidatos façam, ora através da imprensa, ora usando o seu tempo de antena enquanto “comentadores desinteressados”.
O Benfica é sempre apetecível, pelo dinheiro que move, pelos interesses que o rodeiam, pelo prestígio, mas Luís Filipe Vieira tem conseguido manter-se no trono sem grandes dificuldades. A recuperação económica, o trabalho feito nas modalidades, as infra-estruturas, a Academia do Seixal, serviram de rampa de lançamento, mas como é sabido, um dirigente de um clube grande só se mantém no poder caso o futebol ganhe com frequência, e no Benfica, quem ganhou com frequência foi Jorge Jesus. Esse já lá não está, e pouco interessa saber como ou porquê. Interessa saber se essas vitórias continuam a surgir, pois caso isso não aconteça, Vieira terá de fazer uma campanha eleitoral notável para não ser apeado. É certo que Vieira já foi um homem só, ironicamente a renovação de JJ sendo uma dessas situações, e tem saído ileso. Mas os inimigos começam a apertar o cerco e a afiar as facas. Convém que as eleições não sejam marcadas para os idos de Março de 2016.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.



0 Comentários
Pedro
Há uns tempos se alguém me dissesse que o Vieira ia perder as próximas eleições dizia que ele era maluco, agora já penso duas vezes. Se a época no futebol correr mal e no final da época aparecer um candidato com uns trunfos fortes, tipo o Mourinho, tudo pode acontecer.
David Gomes
Estava a ir tão bem até ao Mourinho… Acha que é possível, seja em que condições for, isso isso possível? Honestamente não me parece
RREB
A partir do momento que o Jesus tá no Sporting a ganhar 5 Milhões, o Casillas no Porto, o Maxi no Porto, o Sérgio Conceição no Guimarães ainda mando para a mistura o Belenenses a ganhar ao Basileia e o Mourinho em 15 lugar eu já me acredito em tudo David :D
hortalica
o Vieira nunca irá perder umas eleições, ele só sai do Benfica quando se fartar.
Sérgio
Tendo em conta como as coisas extra-desporto lhe têm corrido desde que assumiu a direcção do Benfica, arrisco dizer que é dificil fartar-se…
Ribeiro
Peço que não comentem este meu comentário ou o desviem para o Sporting, pois não é nenhuma boca.
Há uns anos pensava que para se ser presidente de um grande era necessário ser uma magnata ou perto disso, e se há coisa que o Bruno de Carvalho desmitificou foi isso. Quanto um individuo que faliu todas as empresas que teve, que estava desempregado e não tinha condições para pagar as suas despesas chega à presidência de um clube, tudo mudou. E no Benfica pode aparecer alguém assim…
Mas eu continuo a achar que o presidente quando o Vieira sair vai ser o Domingos Soares de Oliveira.
José Miguel Mota Pinho
Pinto da Costa teve um passado semelhante, logo se o mito existia deveria ter acabado na altura deste.
Pinho
Nuno R
O Vieira era um magnata ou perto disso?
RREB
A única forma de ser o Domingos é se não existir candidatos adversários, o homem tem visibilidade 0 e basta aparecer uma cara mais conhecida que por muito bom que ele seja, é ultrapassado.
É o clássico homem de confiança para número 2.
Se o Vieira se candidatar, ganha.
Se alguém se candidatar com o apoio dele, Ganha.
É a minha opinião.
RREB
Não era bem magnata mas já tinha alguma fortuna Nuno.
Filipe
Domingos Soares de Oliveira nunca será candidato… Ele é Sportinguista! E isso faria que perdesse logo as eleiçoes… Os proprios adeptos nao conhecem o seu clube.
Filipe
Visconde de Alvalade
Filipe
Não sei se o Domingos Soares de Oliveira é sportinguista mas o Vieira é sportinguista e portista e não foi isso que o impedio de ganhar as eleições
João Carlos
1º o Vieira antes do Benfica tinha uma empresa qualquer em Alverca, a construção só explodiu quando chegou à presidência.
2º sim, o Soares de Oliveira é Sportinguista e isso pode tirar-lhe alguma empatia dos sócios se concorrer a presidente. Como director financeiro isso não tem influência
RF
Quem tinha perto de 100 M depositados no BES pode bem ser considerado Magnata, acho eu…
Tigas
O Vieira é magnata há muitos anos, muitos mesmo.
Aliás, ainda antes de entrar no Benfica já o Vieira tinha mais "massa" que o todo poderoso Balsemão da SIC
Anónimo
Quem conhece o Domingos sabe que as coisas não funcionam assim. Lembro-me de ele dizer "Como posso ser eu Sportinguista se estou nestes anos todos a torcer para que percam?". É fantástico ele.
Luis Magno.
Fábio Pires
Então eu estou desempregado e a minha empresa foi à falência, logo sou incompetente e não tenho direito a uma segunda oportunidade!?
e se em vez de desempregado ou com negócios na falência, se eu tivesse sido condenado por roubo em tribunal, se a minha empresa devesse às finanças e segurança social e eu tivesse uma divida astronómica em crédito mal parado junto de uma instituição financeira, estaria em melhores condições de ser candidato à presidência de um clube? Lá está eu compreendo o ódio a BdC mas existe telhados de vidro do lado contrário, iguais ou piores.
Anónimo
Não conheces o "percurso profissional" de Vieira antes de chegar ao Benfica, de certeza.
Se hoje ele pode chegar a um Banco e pedir 100 milhões de empréstimo, (sem os pagar) deve-o á presidência do teu clube.
Mas tens razão num ponto: não é preciso ser magnata para ser presidente de um grande.
Mais importante é ter paixão ao clube ( implica não ser sócio de outros clubes), ter ideias próprias (não é ler o teleponto que lhe escrevem), defende-lo até à morte (não pagar a a outros para o fazer), ter algumas bases (estudar ajuda!) e claro, ser competente. O resto, aprende-se.
Afonso
Manuel
Sò gente ignorante e mentirosa. Este último comentário do Afonso mostra alguém que nem sequer sabe como é que os bancos emprestam dinheiro.
Vieira foi quem com os seus avales pessoais e da família permitiu ao Benfica ter crédito nos bancos que permitiu ao Benfica construir o que construiu. Sem isso não havia Benfica! E só pode fazer isso quem já tem muito dinheiro é muito boa imagem junto da banca.
Vieira já era muito rico antes de vir para o Benfica mas mais importante do que isso, tinha grande crédito nos maiores bancos portugueses e quando se tem crédito isso significa apenas uma coisa, respeitava os seus compromissos e pagava a tempos e horas para la´ºem de ter umagrande "lastro financeiro. OK?
Agora comparem com os presidentes dos outros grandes!
Zé Maria
Manel do teu comentário retiro simplesmente isto: "Sem isso não havia Benfica". Ou seja, o Benfica depende daquilo que o Vieira fez e deu ao clube. Bom, obrigado, isso é uma coisa que decerto, une muito os benfiquistas.
Alexis
Manuel, com a frase "sem isso não havia Benfica!" acabou de se apresentar… o "senhor" não é Benfiquista.. o "senhor" é Vieirista! Dizer que um clube que já detinha 30 titulos de campeão nacional, entre muitos outros trofeus, não "existia" – e já agora insinuar que o Benfica so existe desde 2003 – é doença, submissão e fetichismo (por uma pessoa) perpetrada por alguém muito pobre de espírito e nulo em ideias próprias!!! Homem você cure-se… isso já não é amor a alguém… isso ja é obsessão!!!
Anónimo
Então o homem deve 600 milhões ao antigo BES e paga a tempo e horas?!? Já nem falo no BPN, onde ficou a dever 16 milhões. Não diga disparates, o crédito foi-lhe concedido por ser presidente do Benfica e não o contrário. Mas quem era Vieira antes de chegar ao Benfica? Um pato bravo de Alverca, como tantos outros do nosso país. E sim, sei como sei como funcionam os bancos e garanto-lhe que ninguém recebe 600 milhões de empréstimo, sem garantias, se não conhecer bem demais alguém da administração.
Afonso
Manuel
Se deve muito dinheiro é porque tem garantias que cobrem o valor e tem CRÉDITO, que é mais do que se pode dizer dos outros presidentes. Sabem o que significa "ter crédito"? O conhecimento de banqueiros advém de uma coisa: CRÉDITO! Isto é, são pessoas sérias, honestas que cumprem! As pessoas que não têm crédito ninguém as quer conhecer e ninguém lhes liga!
Quanto ao Benfica não existia, uma pessoa mínimamente inteligente percebe que me referia ao facto do Benfica de hoje não existir. Mas alguém duvida que sem o estádio e tudo o resto que foi construído em forma de infraestruturas tangíveis e intangíveis o Benfica de hoje não existia?!
Nuno R
Aprigio Santos endorses these comments!!
Jose Vilela
No BPN ficou eternamente com um credito de 16 Milhoes e no BES vai ficar com um de 600 Milhoes assim qualquer um enriquece.
Anónimo
Uma pessoa séria e honesta não é condenada em tribunal por roubar camiões.
Sério e honesto sou eu que nunca falhei uma prestação da minha casa.
Não me interessam os negócios que fez no seu clube, porque isso só diz respeito aos benfiquistas.
Mas interessa-me quando um tipo deve 600 milhões a um banco falido, que foi salvo com o dinheiro dos contribuintes.
Afonso
Manuel
Afonso, não minta! Os créditos que havia passaram para o Novo Banco!
Devia era estar preocupado com a dívida do Sobrinho ao BES, dinheiro que pelo que se lê desapareceu, foi um ar que se lhe deu, o tal que já depois disso investiu e que é dono de um parte significativa da SAD do Sporting e que se prepara para ficar com mais.
Anónimo
Vou deixar aqui a minha opinião. Tenho 19 anos, sou sócio do Benfica desde que nasci, com apenas 1 semana o meu avô fez-me sócio, ele é doente pelo Benfica. Apesar de ter estado presente na Luz aquando da vitória ao Sporting em 2005, apenas comecei a interessar-me mesmo pelo clube com 11/12 anos, para aí em 2007, e fui, ao longo dos anos, questionando o meu pai: "mas então como sendo o maior e melhor clube de Portugal nunca ganhamos nada?". Nunca percebi, nem ele sabia explicar. Se estamos ao nível dos maiores colossos europeus em termos de grandeza, porque não estamos nós a disputar troféus com eles?
Eu sei, isto é Portugal, estamos numa crise tremenda e hoje em dia futebol é dinheiro.
Mesmo assim não entendo porque não dominamos por completo o nosso país. O Vieira, que vai fazer 13 anos de mandato na terça, julgo eu, trabalhou bem algumas vertentes. Mas foram 13 anos caramba!
Whatever, espero não ser o único a projetar o Benfica para daqui a 6/7 anos sermos um dos melhores clubes do mundo, com tanto craque que vai sair do Seixal, tanto dá para manter uma equipa boa competitivamente como estável financeiramente, o problema é se este projeto do Vieira não tem continuidade, porque os Benfiquistas são impacientes e não gostam de ver os rivais no topo.
FM
Francisco Xavier
Manuel, o estádio e restantes infraestruturas foram construídas mas nada está pago, isto apesar de Vieira ter prometido o contrário. Mandar fazer cimento qualquer um manda, o problema é pagar os calotes. Quem vier a seguir que tape o buraco.
Manuel
Nada está pago? Leia os R&C e não diga disparates. O Benfica nunca teve calotes desde que Vieira chegou, isso foi no tempo do VA.
Tiago Martins
Acho precipitado estar a avançar cenários com meses de antecedência.
Certo é que se Vieira terminasse o mandato agora, deixaria o clube bi-campeão nacional (passados muitos anos) e ficaria na história como um dos grandes obreiros do projecto que consagra o Benfica como uma das melhores escolas de formação do Mundo !
Rodolfo Marques
Mas quem é que consagrou o Benfica como tendo uma das melhores academias do mundo? O Vieira? O homem parece um politico sul-americano, inventa com cada coisa. O que vai ficar provado depois desta época é que o JJ era mais importante nas vitórias do Benfica que qualquer outra pessoa ou jogador, e o unico culpado por não terem o JJ lá é o Vieira, que num momento infeliz pensou na sua cabeça que se calhar ele era mais importante e que com qualquer treinador conseguiria ser campeão.
Francisco Xavier
Tiago Martins, obreiro de quê? Das dívidas pornográficas que deixou? Ainda ninguém percebeu como é que com tantos milhões em vendas o clube continua enterrado em dívidas. No dia em que alguém se lembrar de fazer uma auditoria de gestão, aí sim ficarão com a verdadeira realidade das coisas e, provavelmente, até apetecerá a Vieira ir para o seu hotel de luxo no Brasil o quanto antes.
Anónimo
Um dos melhores textos que por aqui li. Parabéns, Nuno. Nem sempre concordo contigo, mas este texto está muito bom.
Bruno
ACT7
Não concordo em nada com o funeral qie tenho visto ser feito ao meu Benfica. Parece que as teorias do BdC estão a surtir efeito no seio da manior parte dos adeptos.
O meu clube perdeu tudo contra o Porto de AVB foi humilhado no Dragao por 5-0. Foi humilhado pa taça em casa depois de ganhar 2-0. Levou com os festejos do porto em nossa casa de um campeonato em que fomos atropelados, fomos eliminados pelo Braga na LE senão eramos mais uma vez vergados pelo Porto. Passado uns anos perdemos tudo outra vez mas agora tudo ao famoso minuto 92 perdemos um campeonato, uma LE e perdemos uma taça de Portugal.
O que se passou no ano a seguir foi levantamo-nos e ganhamos as 4 competições a nível nacional feito inédito. E no ano a seguir voltamos a ganhar mais 3. Somos o clube com mais campeonatos e taças de Portugal. Temos o maior número de adeptos. Temos uma escola de formação de fazer inveja. E estamos cada vez mais fortes em todas as modalidades excepto o Andebol.
Agora pergunto porque de fazer este funeral ao Benfica porque perdeu dois jogos contra o rival? Claro que preferia ter ganho. Mas o Benfica nesta semana no confronto direto com o nosso rival deu 7-1.
Agora não nos vamos deixar levar por esta maré de criticas nem vamos agarrar nas lanternas na cruz e chamar o zé da funerária porque o Benfica e o Vieira estam aí para durar.
Ps: vamos na 8a jornada.
Manuel
Encontrar textos escritos por adeptos de clubes conhecidos por manterem uma inimizade aberta ao Benfica cheira-me sempre a esturro. E este texto não é excepção.
Só quem é ignorante da realidade do Benfica e da sua cultura pode pensar, ou esperar (com muita esperança e água benta), que Vieira seja apeado do poder mesmo que perca tudo no futebol e nas modalidades até ao fim do ano desportivo.
Tirando algumas excepções, os benfiquistas em geral têm uma característica pouco portuguesa, são gratos, reconhecem quando há competência e mérito, a ingratidão não faz do seu ADN como há em outros clubes.
As brechas que os adeptos de outros clubes vislumbram tem um nome, "wishful thinking", porque não existem, são criadas por esses adeptos que também estão na CS e que gostariam que Vieira saísse porque estão com medo! Sim, medo! O Benfica não tem parado de crescer, ano após ano, há números que o comprovam! Isso está a assustar muita gente!
Ainda agora o Benfica prepara-se para conseguir um terceiro sponsor internacional, depois de já ter o das camisolas e das camisolas do hóquei!! Os outros 2 grandes nem para as camisolas de futebol conseguiram arranjar! Dizem que assim as camisolas ficam mais bonitas assim! PoisI! Estão verdes, não prestam, não é?
O ruído que tem vindo do lado do Sporting tem a ver com os graves problemas financeiros que estão a acontecer e que estão a causar atraso nos salários e até em renovações de contratos de jogadores importantes.
Mas o ruído irá ter consequências nos lugares próprios como Vieira prometeu hoje no belo discurso que fez.
Isto mostra bem a competência de quem dirige, da grandeza e da boa imagem do clube nos mercados internacionais. E é isso que cria todo esta urticária verde e azul.
Neste momento o Benfica prepara-se para dar um novo passo para continuar a crescer. Chamem-lhe mudança de paradigma ou o quiserem. Quando estiver pronta irá haver choro e ranger de dentes.
Vieira irá recandidatar-se e irá ganhar ainda com maior vantagem do que da última vez. Apostem o dinheiro todo que quiserem nisso. Para grande desespero daquela pequena clique que está há anos à espera de tomar o poder para poderem ir comer dos tachos que apanharem. Nada que a direção e demais sócios do Benfica não saibam e não conheçam. Já são conhecidos!
Por isso bem podem tirar os cavalinhos da chuva. Ainda não é desta que Vieira será apeado. E quando sair, será pelo próprio pé, com muitos mais troféus e com as promessas todas cumpridas.
Cumprimentos
João
Tem alguma prova de atrasos nos salários do Sporting? Ontem era o jogo do Porto com o BATE que era uma fraude das apostas. Já lhe cortavam o pio. Essas insinuações são graves, é o único que parece ter direito a fazê-las, sem nunca ter consubstanciado qualquer delas, é lama num fenómenos singular em que a matéria descreve melhor do que qualquer outra coisa a pessoa que a atira. E também nisso se vê o seu desespero. Mas se fosse homenzinho fazia essas acusações fora do anonimato, para poder responder por elas em tribunal.
Vítor Cerqueira
Concordo completamente com a mensagem geral.
Filipe Santos
Se for para apostar tanto como nos longos passeios que LFV e JJ davam, preparando a próxima época, e que seguiam juntos como unha e carne, tal como o Sr. Manuel disse…diga me já onde é para apostar, que eu faço já all in!
CARLOS GOMES
Medo do quê? O benfica antes de JJ era uma tristeza, depois de JJ será exatamente o mesmo, como se vê aliás.
António
Eu ainda estou à espera que o Presidente do Benfica se demita conforme prometeu sobre a questão dos sócios. Mas isto sou eu.
Recuperação financeira e reerguer o clube? O tempo o dirá… o tempo o dirá…
Nuno
Muito bem, concordo plenamente ctg…. É deixá-los fazer ruído!
Rodolfo Marques
O que fez o Benfica crescer ano após ano foi um homem e esse homem não foi o Vieira, foi o JJ. Já todos sabemos que o que se está a passar no Benfica é uma cabala mundial, que o projecto desportivo daqui a 3 anos é que vai estar a carborar, que vão cumprir todas as promessas eleitorais do Vieira (eu aponto os 300mil sócios para 2018, e a Champions em 2016). De todos os trofeus que o Vieira ganhou no Benfica, acho que só 4 é que não foram ganhos pelo JJ, antes de o JJ chegar ao Benfica o Vieira já estava a 10 anos no clube, e tinha ganho um campeonato, uma taça e taças da liga. Quando o JJ chegou ganhou o que se sabe.
Essa de falar dos patrocinios das camisolas que ainda não chegaram e que o Sporting tem salários em atraso e que não consegue renovar com ninguém (tirando o Jefferson, o João Mário, o Slimani) também é muito boa. Primeiro a falta de patrocinios, sim é um facto Porto e Sporting não arranjaram nenhum, ou melhor não arranjaram nenhum que lhes pagasse o que eles queriam (e de facto as camisolas ficam muito, mas muito melhores sem patrocinio). Segundo ponto os salário em atraso, se eu lhe pedir para mo provar claro que não consegue (porque não está absolutamente nada em atraso, como os RdC dos ultimos 2 anos mostram) além de que o Sporting hoje em dia consegue fazer mais dinheiro com o actual plantel do que o Benfica (muito devido à qualidade de um vs a falta da mesma do outro), portanto financeiramente o Sporting está a recuperar e cada ano que passa melhora.
Só concordo com uma parte a de que o Vieira quando sair será pelo próprio pé, porque isso é óbvio, e algo me diz que quando ele sair do Benfica vão se descobrir buracos enormes, falcatruas de todo o tamanho (continuo à espera que o Ministério Publico investigue as transferencia "15M") e lá vamos nós para mais uma Missão Coração para salvar o Benfica.
Ricardo F.
Claro, toda a gente sabe que os benfiquista são seres superiores e o facto de primarem pela gratidão é um dos motivos que contribui para os destacar. Pena que, a começar pela direção, não estejam gratos ao homem que tirou o Benfica da "miséria" há uns anos atrás. Mas provavelmente vai dizer que esse não merece gratidão nenhuma, porque se há coisa que carateriza o seu discurso é a incoerência e a bajulação.
Dizer que os outros dois grandes não conseguiram arranjar patrocínios é uma mentira. Os outros dois grandes decidiram não aceitar as propostas que tinham, o que é bastante diferente.
Essa do Sporting ter salários em atraso já foi atirada à parede, há uns meses, na CS (na altura com o exemplo do Téo) e não colou…não teve desenvolvimento, porque não é verdade.
E dizer categoricamente que o Vieira vai ganhar por maior vantagem do que anteriormente, quando até já se começam a ver alguns benfiquistas a duvidar disso…
SL
Nuno R
O que ainda não percebi é que no meio de tanta pujança económica o Benfica continua a vender titulares indiscutíveis em Janeiro.
Devia ser o jesus que pensou, ora deixa cá vender o Enzo e pôr o coxo do Pizzi a titular, pode ser que asim percamos o campeonato…
É que dificilmente a estrutura abdicaria assim de jogadores, pois a confiança nas qualidades do treinador eram poucas (o homem era um arrogante, não tinha dimensão europeia, etc), logo não poderia deixar sair elementos indispensáveis a meio da época desportiva.
Anónimo
Com as promessas todas cumpridas?
O homem já não vai para novo e facilmente se apresenta uma lista bem grande de promessas que nem o Pai Natal era capaz de concretizar.
Belo discurso?
Uma pessoa que para se dirigir aos seus adeptos precisa de estar constantemente a ler um papel, isto é um presidente?
Mário
Pedro Pinto
Mas o Sporting tem salários em atraso e dificuldades em renovar onde?
Acho bem que os deixem "fazer ruído". Já deu para uma Supertaça e uma humilhação caseira. E preparem-se que perto do final do mês há mais festa.
Manuel
Pelo que consta há algum tempo em blogues sportinguistas o JJ já terá 2 meses de salários em atraso. Ora ganhando ele mais de 400.000 euros por mês é só fazer as contas. Se já há noutras modalidades não sei, mas pelo andar da carruagem quando ainda estamos em Outubro não é difícil perceber que ainda irá piorar. Nada que não tenha já acontecido anteriormente.
E se quiserem dar-se ao trabalho de fazer contas, como eu já fiz, e ver quanto entra no Sporting de receitas mensais e quanto dinheiro sai do clube por mês. O Sporting ao ser apeado da Champions, quando fez um investimento brutal porque estava à espera dos 12M da competição, até Janeiro vai estar em grandes dificuldades financeiras porque não creio que bancos ou outras entidades lhe emprestem dinheiro. A não ser que consiga uns empréstimo vindo de África, mas mesmo isso tenho as minhas dúvidas!
Ou façam como o Porto que conseguiu empréstimos de entidades privadas em offshore dando passes de jogadores (Herrera) como garantia.
Irão ter de vender jogadores em Janeiro com pagamentos imediatos. Tão certo como 2+2=4! Infelizmente os perdões da dívida não acontecem todos os dias e o dinheiro não cresce (ainda) nas árvores! E já não estou a falar nas famosas VMOC que terão de ser pagas em Dezembro.
E o mesmo se passa no Porto, basta começar a fazer as contas, como eu já fiz, estão pior do que o ano passado em termos de liquidez. Anteciparam dezenas de milhões de receitas!
Basta dizer apenas isto, (do R&C), contraíram 2 empréstimos de 12M cada que serão pagos um agora em Outubro quando receberam 12M da Champions e o outro quando receberem os 12M do RM da venda do Danilo em Junho de 2016.
Para além disso dando Herrera como garantia conseguiram 5M da Pro Gool uma offshore, que teriam sido pagos em Setembro.
E ainda têm os 2M que já tinham sido adiantados pela Olivedesportos em anos anteriores.
Isto é, andaram a antecipar fortunas que fazem falta agora. Sabendo que saem 10M/euros por mês façam como o outro, é só fazer contas. Para além das dívidas que estão acumuladas a fornecedores e bancos. Um empréstimo de 25M tinha de ser pago em Setembro ao Novo Banco.
Mas o Porto ainda está na Champions o que ainda vai amortecendo as pancadas, já o Sporting… nickles!
Nuno R
Ah bom, consta em blogs leoninos. E eu que duvidava da fiabilidade da informação.
Pegando no assunto, consta em blogs benfiquistas que o Vieira era um pé rapado antes de se meter no SLB; e fez fortuna a usar o nome do clube como alavanca para os seus negócios imobiliários. E que ficou a dever uns milhões ao BPN. E mais uma dividazita ao BES. Não sei se é verdade, mas consta, logo deve ser.
Rodolfo Marques
Tanto preocupação com a situação financeira do Sporting. Mas lá está quando se pede para provar o argumento usado é "segundo o que consta em blogues sportinguistas". Neste momento em Portugal só um clube é que deve ordenados a funcionários, e é o Benfica que deve o mês de Junho ao JJ (300000€ se não me engano), tudo o resto é mentira.
Mas Manuel porque é que não fala da situação financeira do Benfica? Porque é que não fala do suposto downgrade de investimento e da famosa "mudança de paradigma" da estrutura do Benfica. Porque é que estão a tentar baixar os custos, a tentar apostar na formação? Será que financeiramente o SLB está assim tão forte? Eu não vou falar daquilo que não sei, mas do que sei é que se o amigo Mendes não faz as maroscas com o Valencia e Monaco o Benfica neste momento já só apostava na formação, mas agora até existe um problema maior no Benfica, é que tirando o Gaitan nenhum jogador vale sequer mais de 10M… O que comparando com Sporting e Porto é risório. Mas continuam fortes, a navegar contras as tempestades, com o melhor treinador do mundo, o presidente mais sério e honesto do mundo (a porta 18 é um mito da CS portuguesa, pertencente também à famosa cabala mundial contra o Benfica), a melhor academia do mundo, o melhor plantel do mundo e os adeptos mais fieis do mundo (os famosos adeptos "lusco fusco", são 5-7minutos a apoiar). Estarem em 8º é por culpa do arbitros, do calendario e das mensagens do JJ.
Renato
Deixo aqui algumas das promessas que espero ver cumpridas.
"Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica.
Não faço promessas aos sócios.
O Benfica será a espinha dorsal da selecção.
Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabemos que temos um grande técnico(Jesualdo Ferreira). – 28/04/2002
O Benfica será mais forte que o Real Madrid. – 19/04/2003
Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo. – 2003
No Domingo, no jogo com o Chelsea, iremos apresentar dois grandes internacionais(Leo e Tomasson). – 14/07/2004
Vamos arrazar pela Europa fora. – 17/04/2005
Simão provavelmente nunca sairá do Benfica porque quererá acabar a carreira aqui. – 2005
Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro, demito-me. – 2005
Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo. – 29/04/2006
A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial. – 21/09/2006
O Benfica não vai participar na Taça da Liga. – 19/05/2007
-Sabemos que estamos a construir a equipa mais forte dos últimos dez anos do Benfica. Temos grandes ambições e o nosso técnico deve estar muito feliz com o plantel que tem. Qualquer treinador do Mundo gostaria de ser treinador do Benfica com este plantel (depois de Fernando Santos ter dito que perder o Simão seria um pesadelo). -26/07/2007
Temos o melhor plantel dos últimos 10 anos. – 2007
A partir do próximo ano vai surgir um novo modelo para coordenar todo o futebol encarnado onde eu não interfiro mais. – 31/03/2008
A equipa será mais forte com os reforços e com os que vão continuar pois temos o compromisso de não vender ninguém. – 2009
Platini vai voltar a ver o Benfica na Champions. – 04/04/2012
Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade. 22/09/2012"
Sandro
Os outros nao tem liquidez mas depois vemos o clube mais rico de Portugal desesperado para vender jogadores para as Arabias, desesperado em colocar Ola John, em Janeiro ja preparam a saida de Gaitan, como no passado prepararam a de Enzo, Matic etc etc mas claro os outros é que estao mal e quando uma certa senhora deixar de investir fortunas nas modalidades eu depois quero ver como ficam.
Ja agora como vao pagar os 135 Milhoes até Dezembro ? Será com os 600 Milhoes que o Vieira deve ao Novo Banco ?
E claro que o Luis Filipe Vieira vai ganhar as eleiçoes depois da trafulhice que fez para reduzir os candidatos a ele proprio, dificil era nao ganha-las.
Manuel
Vieira ganhou 3 (Três!!) eleições com mais de 90% e 80% dos votos. Acha que está a ser sério e honesto quando diz que uma pessoa que ganha eleições com esse números está a fazê-lo com trafulhice? Seja sério ! Se não tem nada para dizer comente noutros sítios mais aptos para esse tipo de comentários!
Não se preocupe que os milhões já estão todos tratados atempadamente. Como deve ser, sem a ajuda ou necessidade de salários em atraso.
Se os bancos não emprestassem dinheiro a pessoas que lhes pagam, fechavam as portas e o país afundava! Vá aprender economia para a escola!
FRANCISCO RIBEIRO
" se os bancos não emprestassem dinheiro a pessoas que lhe pagam, fechavam as porta" hahahahaha o bes e o bpn mandam cumprimntos.
Manuel
Os bancos que fecharam claro que não o fizeram por causa dos créditos de clientes que pagam mas por causa da dívida e da alavancagem exagerada que adquiriram. Informe-se! Depois já se pode rir.
Pedro Pinto
Eu não sei que contas o Manuel fez, muito menos que dados usou. Mas aconselho-o a ver os relatório de contas do Sporting. Se calhar poderia começar por aí, ao invés dos "blogues" onde consta muita coisa.
Depois essa ideia já desmistificada de que o Sporting fez um investimento brutal este ano e que o Jesus irá ganhar 6M. Os 6M são alcançados cumprido determinados objectivos. Ao ser eliminado da Champions, JJ nunca irá receber os 6M porque já falhou um dos objectivos da época.
Depois importa somar as vendas que o Sporting fez, bem como os alívios salariais que teve ao despachar Capel e Miguel Lopes.
Isto tudo a juntar às receitas de bilheteira. E basta ver o jogo de Sábado, com o Estoril, onde Alvalade irá estar a abarrotar.
#vocessabemla
Manuel
Pedro Pinto eu leio os R&C do Sporting como dos outros e percebo tudo! Mas para estes cálculos pouco ajudam porque o orçamento mudou muito de um ano para o outro.
Não tenho acesso ao orçamento para este ano mas calculo que tenham aumentado os custos de pessoal e FSE em 50% em relação ao ano passado atendendo a que contrataram a equipa técnica (4 elementos + psicólogo) que custará 6M/ano (500.000/mês).
O ano passado tiveram 60M nessas 2 rubricas (5M/Mês).
Depois temos os 4 ou 5 "velhotes" consagrados com elevados salários e prémios de assinatura.
A seguir é só fazer as contas. Os pagamentos de dívidas de curto prazo também contam.
O Sporting tem nesta altura 4M de receitas operacionais por mês? Não tem.
E não falei nas eventuais contas que venham das sentenças que estão em tribunal. Ainda hoje saiu mais uma, a exigência de um antigo jogador (3,6M) a quem ficaram a dever dinheiro.
Na minha opinião é muita areia para a camioneta. O Sporting tem um problema porque abriram demasiado a boca. Se a sentença do TAS sai desfavorável, eu quero ver.
Quando sair o 1º trimestre falamos.
Manuel
Enganei-me a escrever, tiveram 40M o ano passado nas 2 rubricas e não 60M como está escrito. Por isso serão quase 4M/mês com mais outros custos operacionais.
Nuno R
Hoje não saiu gaita nenhuma, o Bojinov tem um litígio com o Sporting, já decidido pela FIFA (o clube foi condenado a pagar 600000€), ambas as partes recorreram da sentença.
O Bojinov quer os 3 milhoes, o Sporting dá zero.
Os encargos com pessoal e serviços externos no exercício de 14/15 foram de 49M, e não 60 (compreendo que dê jeito arredondar).
Nuno R
Aliás, 39M
Sotto
Eu não percebo o porque de a estrutura do Benfica insistir em passar mensagens através de blogs e redes sociais..para alem de anti democratico é de muito mau tom para com os próprios adeptos. O lobbysmo é proibido em Portugal.
Manuel
Eu não percebo a razão pela qual o Sporting, por estratégia, trabalha com 3 agências de comunicação e tem um exército de pessoas que passam o dia a infiltrar-se em blogues benfiquistas, passando-se por benfiquistas.
Também não percebo a razão pela qual adeptos de outros clubes pensam que o Benfica passa mensagens através de blogues e redes sociais e pensam que trabalho para o Benfica. Eu que até passo grande parte do meu tempo fora do país.
O Benfica nunca precisou disso e não vejo razão para mudar essa política já que tem um departamento próprio de informação que tem por norma e princípio informar apenas em ocasiões especiais. Para grande desespero de muitos adeptos que preferiam que o Benfica fizesse o mesmo chiqueiro que fazem outros clubes.
Marcelo Carvalho
Senhor Manuel tenha o favor de se quiser falar mentiras passeios a beira mar e do dinheiro que lfv injecto no benfica.. Fale.. Mas para que inventa sobre os outros clubes?seja um homem e tenha respeito por todos se quer que todos tenham respeito por si.
SlyRP
Excelente texto, com uma excelente análise.
No entanto, na minha opinião, o LFV só perde as eleições, se por acaso o Rui Costa se candidatar, de resto parece-me pouco provável que alguém o vença.
O Rui Gomes da Silva, enfim, acho que esse nem devia contar, apesar da "agenda própria", o Bruno Carvalho é só mais um boneco que por aí anda, que também se lembrou de aparecer agora nas derrotas.
Há e houve muitos erros cometidos pelo LFV, até pelo passado de sócio de outros clubes, mas a verdade é que neste momento só lhe crítico a escolha de treinador. Ele pouco, ou nada, percebe de futebol, portanto devia arranjar alguém que tomasse essas decisões por ele, porque RV é a prova de que o homem escolhe por amizade, porque aposto que não viu nenhum jogo do Guimarães na época passada, sem ser contra o Benfica.
Recuperou o Benfica financeiramente (muito JJ contribuiu para isso), fortaleceu as modalidades (tirando o andebol, que quase parece impossível para o Benfica ter bons resultados) e temos agora uma excelente escola de formação.
Portanto é como digo, ele só tem o facto de não perceber nada de futebol contra ele, que até nem é grave se tiver alguém ao seu lado que o corrija e que ele aceite o reparo, fazendo com que na minha opinião, se mantenha firme na presidência. A não ser, lá está, que o Rui Costa se candidate.
Pyros
Bom texto, gostei em particular a referência aos idos de março :)
Quanto à estrutura, bom, o que me disseram aquando da mudança do Jesus, era que havia pessoas nela que queriam protagonismo. E que o Jesus o roubava todo. Não podia ser e que trabalharam no sentido de fazer ver ao LFV que nem era necessário gastar tanto dinheiro num treinador quando a estrutura é que fazia a diferença. Que a "máquina" estava afinada.
Provavelmente algures no meio.
O futuro? veremos, mas o do LFV depende do sucesso desportivo, tal como os seus antecessores. Maas penso que pode resistir bem a uma má época. Ou mesmo duas.
Alexis
Eu sempre fui critico de LFV: veja-se quanto gastou em 13 anos para conseguir 4 titulos. Basta contar o numero de atletas contratados por 2 ou mais M€ que não jogaram 5 jogos.. que não jogaram 1 jogo… ou que jogaram mas que sempre se viu que não prestavam..
Vejam-se algumas negociatas realizadas por este (vide Pizzi)… ou então vejamos em quanto aumentou a riqueza pessoal dele e em paralelo o aumento do passivo.
Fez algumas coisas boas? Fez claro! A CFC à cabeça. Mas o certo é que a lacuna da formação ja ha muito que estava detectada.. não era preciso ser um visionário para perceber que sem uma academia com infra-estruturas e pessoal tecnico (e obviamente o seu know-how) nâo se poderiam formar atletas de top – e já nem menciono que um clube ganhador ou tem muito dinheiro para nào ter de recorrer à prata da casa ou forma atletas de elite para sustentar o futuro.
Mas ja ha alguns anos que defendo uma mudança. Por tudo. O pior? O pior é que, tal como o Nuno R referiu, o Benfica movimenta muito dinheiro, dá muito prestígio… e com essa atractividade, corre-se o risco de aparecer um outro Vale e Azevedo… Porque se aparecesse alguem competente e que pusesse os interesses do Benfica acima de tudo, o Benfica voltaria a ter a hegemonia do futebol Nacional… o potencial está todo lá… Faltam é pessoas integras, com capacidade de gestão e que percebam de futebol e os seus meandros….
Sebastião América
No fundo o presidente que quer para o Benfica é um BdC, pelo menos foi o que pareceu pela descrição.
Alexis
Sebastião, por diversas vezes ja o disse aqui, que gostava de alguém com a paixão do BdC.
Mas não um BdC… e porquê? Porque quero alguem que saiba gerir, aue entenda de futebol, que ame o Benfica acima de tudo… mas que saiba o lugar que ocupa. Não quero um pistoleiro, alguém com queda para auto-ridicularizar-se, e que compre guerras com tudo e todos. Acima de tudo que saiba rodear-se de uma equipa capaz e competenteas que tambem saiba que a melhor maneira de se superiorizar aos inimigos é mantê-los por perto…
Não quero um querido lider, com postura de adepto de claque a liderar a maior instituição desportiva e uma das marcas mais valiosas de Portugal. Quero alguem que saiba o que fazer para aglomerar os adeptos e socios à volta dele, que recupere economicente o clube e que nos devolva a hegemonia…. e não, o BdC não tem esse perfil, apenas uma ou outra característica…
Pedro Pinto
Um Presidente que encontra um clube praticamente falido, que gastou balúrdios em jogadores velhos e medíocres que auferiam de ordenados chorudos, pejados de negócios prejudiciais a nível desportivo, e consegue recolocá-lo na luta pelo campeonato nacional e na conquistas de títulos é, sem dúvida, um Presidente que um clube precisa.
Francisco Xavier
E que conseguiu aumentar o passivo mais de 20 vezes. Consegue mentir constantemente aos sócios e ignorá-los em assembleias gerais, sim, realmente é o que um clube precisa.
Nickles
O Luís Filipe Vieira só não ganha as próximas eleições se do outro lado tiver o Rui Costa. O resto são "piners".
Anónimo
Rumo, rumo, rumo.
Não há que vacilar, projecto em novo paradigma: formação.
RV estilo Wenger a longo prazo, chega de derivas.
J.César, Ederson, Moreira, N.Semedo, A.Almeida, Luisão, Lisandro, Jardel, T.Ilori, N.Santos, Eliseu, Samaris, Danilo, Cristante, R.Sanches, R.Amorim, Djuricic, Pizzi, Salvio, Guedes, Cervi, Gaitán, Jonas, Mitroglou e Jiménez
Ass: Rui Bastos
Rodolfo Trindade
O Dragão de ouro nunca perderá as eleições!!! Não vale a pena andarmos iludidos!!!
Todo o sistema de votação está montado para que o Vieira nunca perca as eleições, foi muito inteligente a assegurar-se disso desde cedo!
Depois tem uma máquina muito bem montado com os Manéis/Pedro Guerra´s desta vida a debitarem disparates por ele e a fazerem o trabalhinho de propaganda por ele. São pessoas que em põe o amor a Vieira acima do amor ao clube.
Infelizmente e o que me faz mais confusão é não aparecer uma alternativa credível, um nome forte que possa pelo menos por um pouco em causa o Vieira. Um nome como Humberto Coelho ou alguém assim, que seja um reconhecido Benfiquista e não um adepto tricolor.
Não vou estar a bater mais nas teclas que tenho batido insistentemente, não há dúvidas que coisas boas foram feitas, que foi feita obra e que Vieira fica na história do clube pois foi muito importante no "renascer" do Sport Lisboa e Benfica, mas é tempo de MUDANÇA!!!
A mudança tem de suceder pois o poder subiu à cabeça de Vieira que hoje é um autêntico ditador e que se julga dono e senhor do clube, e o mais grave é que já há quem confunda o Sport Lisboa e Benfica com Luis Filipe Vieira e isso sim é que é muito preocupante.
A teoria do apocalipse que sem Vieira o Benfica acaba foi algo que o dragão de ouro trabalhou muito bem, incutindo medo aos adeptos do novo Vale e Azevedo (ai o bicho papão). Esquecem-se é que o Benfica já teve 34 presidentes.
O Sport Lisboa e Benfica nasceu em 1904 e tem um palmarés fantástico sendo reconhecido como um grande clube mundial, não nasceu em 2003, daí chamar-se SPORT LISBOA E BENFICA e não Sport Vieira e Benfica!!!
P.S. Excelente texto Nuno R. (o habitual)
Manuel
Continua com a habitual mentira, Vieira não é dragão de ouro!
Não vale a pena estar sempre a repisar o mesmo tema pois uma mentira repetida não se torna verdade. Para além disso quem lhe pagou as quotas foi alguém que pertence aos corpos dirigentes do clube porque Vieira nunca pagou as quotas.
Além disso, acha que isso tem alguma importância para os verdadeiros benfiquistas? A melhor reposto foiçada por estes em todas as eleições!
Os benfiquistas que conhecem a história e a cultura do clube e os escritos de Cosme Damião são superiores a isso e não ligam a pormenores que não têm grande importância para a vida do clube, como comprovam os factos!
Por isso, quando eu vejo alguém repetir algo que não passa de um "fail divers", se é benfiquista acho que se deve ter enganado no clube.
Rodolfo Trindade
Manuel não se dá lições de Benfiquismo a ninguém, mas deixo-te só um conselho:
Ser "banana" e ser pago para debitar disparates, nem se ter opinião própria, não torna ninguém mais Benfiquista!!!
Aliás ser comprado para para debitar o que lhe mandam mesmo que por vezes contra a opinião própria, não faz ninguém Benfiquista, mas sim oportunista!!!
As melhoras!!!
DiogoFSP4ever
Apesar do Manuel ter o seu feitio, ele constata sempre tudo e muito mais importante nunca rebaixa ou ofende ninguém! È díficil ás vezes ver comentários ofensivos! O homem está a expressar a sua opinião de forma cívica…
Alexis
Diogo, desculpe mas o Manuel é dos users mais ofensivos aqui do blog, não olhando a cores clubisticas quando insulta. Sim, o homem já chamou de trolls e mais uns quantos nomes a muitos dos users daqui…
Quanto ao Rodolfo, nada a acrescentar, até porque partilhamos da mesma ideia ja ha uns largos meses….
Bruno Cruz
Um Presidente do Benfica que é socio dos 3 grandes deve ser record do Guiness.
Se nao ganhou teve nomeado mas o senhor ja se esqueceu de como Vieira recebia Pinto da Costa no Alverca, ou como tratava o Benfica nesses tempos, normal para quem come do tacho.
Manuel
Mas acha que isso interessa a alguém? Aos benfiquistas não interessa por elegeram-no 3 vezes com mais de 80% e 90%. Até podia ser sócio de todos os clubes em Portugal.
É isso que lhe dói? Pois então prepare-se porque para o ano ira ser eleito com mais de 90%.
Passe bem!
Rodolfo Trindade
Alexis é verdade, eu, tu, o Kafka, o Castela e outros que agora não me recordo temos tido sempre a mesma posição de à uns tempos para cá!
Diogo, o Manuel o quê?!?
Jose Vilela
Manuel dificil era o Vieira perder quando os unicos que podem ou estao debaixo da asa dele ou entao nao tem credebilidade nenhuma e apresentam candidaturas fracas como o Bruno de Carvalho, ou á ultima da como Rui Rangel.
Assim é muito facil ser eleito, o Rui Costa que se candidate que o Vieira ja via os seus 90% a cairem para uns 20%, e aqui nos depois ja viamos o seu amor e apoio a passarem tambem de panela, como o fez em relaçao JJ/RV.
Manuel
E que culpa é que o Vieira ou o Benfica têm de não haverem candidatos credíveis?
Acha que baixando a idade do candidato ou o número de anos de sócio essa qualidade aumentava?
Acha que o Benfica é uma pequena ou média empresa e que se gere como uma mercearia?
Continua a ter dificuldades com a reflexão.
Na altura em que o Rui Costa se candidatar será no ano em que Vieira lhe passará a pasta.
Fábio Pires
Tenho de dar os parabéns, este é um dos melhores textos que já li aqui no VM, primeiro porque é realmente representativo da realidade e em segundo efectuado com a distância emocional com que devemos sempre pautar as nossas intervenções. Parabéns ao autor.
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
Tal como na Política, Economia e em praticamente tudo, este tipo de prognósticos são divertidos de ler mas não adiantam muito mais do que levantar poeira para o ar.
A gestão do LFV tem poucas coisas boas e muitas coisas más. Se poderia ter sido melhor, poderia, mas tenho dúvidas.
A minha questão prende-se com dois pontos e já o disse antes e, creio, pessoas como o Manuel ou lá como se chama terão sérias dificuldades em contra-argumentar:
1 – Todos os Homens têm uma duração limitada nos cargos que ocupam, ou dito de forma mais simples, cada um tem o seu tempo. Uma estrutura piramidal de poder, como seja um clube, como seja uma empresa, como seja um País, só poderá ter um sistema de governação da sua comunidade sólido e consolidado quando a chefia do Poder é rotativo. Uma prolongação da detenção do Poder para lá daquilo que a comunidade, em específico, possa considerar como suficiente, é porta aberta para o surgimento dos fenómenos mais negros do exercício do Poder dentro de uma comunidade. Leia-se, vícios próprios de uma estrutura de Poder, composto por homens e mulheres, que corrompem o interior da comunidade. É o que está a acontecer no Benfica (quanto aos outros clubes, para aqui não são chamados…). Por isso, é natural que haja uma renovação dos quadros dirigentes, inclusivé e especialmente, do topo da pirâmide. Ou seja, LFV. Está mais do que na hora de haver essa renovação e uma lufada de ar fresco. E não me venham com as tretas de aventureiros e mais não sei o quê. Isso é tão só os argumentos dos fracos e de quem teme perder o Poder porque não tem como sobreviver sem ele. Uma comunidade sólida, eficiente, estruturada ao longo de décadas tem os mecanismos suficientes de auto-controlo para evitar que isso aconteça. Se por acaso deixa que um aventureiro chegue ao Poder, então, lamento, mas é sinal que essa comunidade está a "pedir" que seja governada por aventureiro;
2 – A partir do momento em que os actuais Estatutos do Benfica foram aprovados, um dos baluartes do Benfica – Democracia – levou uma machadada profunda. Não vou estar aqui a repetir argumentos que já aqui escrevi há uns meses. Simplesmente não se pode esperar muito de alguém que defende, sustenta e age de forma determinante para que os actuais Estatutos estejam em vigor. O que é, manifestamente, lamentável. Juridicamente, é um absurdo aberrante. Em termos da História do Benfica, é um insulto gritante. Mas é o que existe… Infelizmente…
Que o Benfica precisa de uma mudança em termos de chefia de Poder e associados, disso não haja dúvida. Se irá acontecer, duvido muito. Mas isso está nas mãos de cada um benfiquista. Protestar é muito giro, mas agir é que é difícil… Enfim, é o que temos, infelizmente…
Rodolfo Trindade
Excelente comentário!!!
TDNM
Sim, sim! Excelente comentário! O Pinto da Costa manda um grande abraço. Já agora o seu texto tem de tudo um pouco e muito de nada.
Quanto aos estatutos, foram aprovados por quem de direito, e não és tu quem tem o direito de opiniar sobre a opinião de cada um. Se fores sócio vais pros locais próprios opinar. Lá não existem aqueles monólogos feitos de braços cruzados.
Pra terminar, no benfica falar de aventureiros não é um mito urbano. Aconteceu! Chama-se vale e azevedo (nome que não merece maiúsculas). Serviu-se do clube, enterrou o património que existia, destruiu o que restava a nível desportivo.
Os aventureiros existem e muitas vezes são apenas marionetes nas mãos de gente com agenda própria. Esses sim perigosos.
O LFV não é santo nem infalível, mas é um homem que evolui e isso revela humildade para receber conhecimento novo. Não fez tudo bem mas fez muitas coisas bem feitas.
O caminho da sustentabilidade e sucesso desportivo são possíveis em simultâneo? Se calhar não este ano ou no próximo mas, quanto mais cedo se perceber que o caminho a trilhar é este, menos risco se corre de fazer uma travagem a fundo no futuro.
Manuel
A chefia do poder é rotativo e o prolongamento da detenção do poder é determinado única e exclusivamente pelos sócios do clube, porque o Benfica já tem uma tradição centenária de DEMOCRACIA. Por isso, quem decide a rotação do poder ou o seu prolongamento são única e exclusivamente os seus sócios, por mais que hajam pessoas que não estejam de acordo, esperneiem, berrem ou reclamem.
Quanto à mudança de estatutos, foi das melhores coisas que fizeram, para evitar paraquedistas e aventureiros ambiciosos, que os havia e ainda há. Foi um passo acertado, a prova é haver tanta gente a queixar-se com os calos pisados, feito também na tradição democrática do clube já que foi decida em AG que é o órgão democrático o único que o pode determinar.
Por isso, bem podem continuar a berrar que a caravana continua a rolar sem parar em direção ao seu destino.
Como escreveu Cosme Damião há 100 anos:
"O êxito de um Clube está na COESÃO e UNIFORMIDADE dos elementos que o defendem. O triunfo do ideal que se defende está na UNIDADE DE PENSAMENTO E ACÇÃO que os inspira e guia.
Jamais instituição alguma progredirá quando minada pela INCOERÊNCIA, INDISCIPLINA, MESQUINHICE DE INTERESSES, diversidade de pensamentos ou ANARQUIA NA ACÇÃO."
Temos pena!
Cumprimentos
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
Realmente, não há grande paciência para Vieiristas…
Como não perceberam o que foi escrito, atiram barro para a parede a ver se cola…
Enfim… É que nem dá "pica" para argumentar…
Nuno
O Vieira jamais perdera as eleições, por muita pena minha. Os socios aibda nao abriram bem os olhos. Estao cegos. 13 anos a enterrar o clube. Este ano nao investiram quase nada. No ano que vem gasta 40M em reforços e ja estao comprados 80% dos votos. É a estratégia.
Nuno R
Quase nada? Jimenez, Mitroglu, Carcela, Bilal, foram baratinhos, não?
O investimento foi é mal feito… ou o treinador não tem mãos para os valorizar. Esse é o "debate"… a estrutura escolheu mal os reforços, ou os reforços são bons e o treinador não os consegue potenciar?
Nuno
Nuno R, pelo que consta, Jimenez 9M, Carcella 2.5M, Bilal 1.5M e Mitroglu emprestimo de 1M. 14M. Um clube qye vinha gastando 30 e ate 40M ao ano passar para isso e reduzir. para o ano gasta 50M e ganha as eleiçoes.
Jose Vilela
Como é que ele pode perder as eleiçoes se com os estatutos mudados por ele impossibilita 98% dos benfiquistas se candidatarem, por acaso tambem impossibilitava ao Vieira mas nada que comprar um novo numero de socio nao resolveu.
Manuel
José Vilela, o que diz é uma refinada mentira! Os 98% de sócios que não podem ser presidentes são aqueles benfiquistas que nem sócios são, já que há apenas 200.000 sócio. Só os sócios podem candidatar-se à presidência, não sei se sabe.
Significa por isso que NÃO ESTÃO interessados, porque não querem ou porque não podem, por variadas razões, ser presidentes do clube. Percebeu?
Se tivesse alguma capacidade de reflexão escusava de dizer disparates!
Nuno R
200000? Em junho eram 156k, se em menos de seis meses metem quase 50000… Vao rebentar o guiness
Anónimo
Não é possível o Vieira perder as eleições. Os estatutos foram blindados de tal forma, que apenas o Cosme Damião se poderia candidatar!
P.S- O que não é nada justo, tendo em conta que Viera foi sócios dos 3 (pasme-se!) e só era sócio do Benfica há 10 anos quando se candidatou.
Henrique Cimento
Piloto
Ha muitas questoes que podem e devem ser colocadas:
Politica desportiva?(sejomos sinceros,os adeptos fartaram se pedir a integracao dos jovens do CFC);
Constituicao do plantel?(com lacunas claras,tal como o do ano passado);
Dispensa do R.Amorim?(de momento titular indiscutivel nesta equipa);
Saida de Jesus?(com a agravante de ser para um rival,muito mal gerida);
Mas o pior foi a escolha do treinador e discute se muita coisa no futebol,mas em 2009 aquando da saida do Quique era tudo mau,so flops etc etc e chegou um treinador que soube pegar na equipa e potenciar jogadores com ideias proprias…
Com possibilidades como P.Sousa,P.Fonseca e M.Silva,o atual treinador nunca me pareceu a melhor opcao.As equipas do Vitoria nunca tiveram um futebol de qualidade,sempre muito na base do pontape para a frente e contra ataque e com epocas muito irregulares(grandes oscilacoes entre as 1as voltas e as 2as.e a conversa de potenciar jovens no Benfica ou no Vitoria faz uma grande grande diferenca.
Acredito que tivessemos algumas dificuldades mas com uma boa escolha de treinador nao teriamos tantos desaires e a equipa tivesse uma identidade e fio de jogo proprios que notoriamente no presente nao possui.