Apenas 3 centrais, apesar de Danilo poder fazer a posição, o que demonstra falta de confiança em Domingos Duarte ou Rúben Semedo. Por outro lado a chamada de William, tendo em conta a péssima época que realizou e a quantidade de médios defensivos na lista, até é uma falta de respeito com os outros internacionais portugueses, mas no geral, apesar de Paulinho, Nuno Santos, João Mário, Pizzi, Bruma ou José Sá, mais uns que outros, terem justificado a presença, é a convocatória esperada. Guedes terminou bem a La Liga, Pote era obrigatório e Nélson Semedo, apesar de ter desiludido na Premier League, beneficiou do facto de Cédric e Ricardo não estarem a jogar.
Fernando Santos anunciou a convocatória da Seleção Nacional para o Campeonato da Europa 2020. Pedro Gonçalves, que se estreia neste escalão, é a principal novidade, enquanto William ou Guedes estão de regresso. Portugal, recorde-se, está integrado no Grupo F e enfrenta a Hungria, em Budapeste, dia 15 de junho, a Alemanha, em Munique, dia 19 de junho, e a França, de novo em Budapeste, dia 23 de junho.
Os 26 convocados de Portugal para o Euro’2020:
Guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton) e Rui Silva (Granada);
Defesas – João Cancelo (Man City), Nélson Semedo (Wolverhampton), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Man City), Nuno Mendes (Sporting), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);
Médios – Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Fernandes (Man United), João Moutinho (Wolverhampton), Renato Sanches (Lille), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Bétis);
Avançados – Pedro Gonçalves (Sporting), André Silva (Eintracht Frankfurt), Bernardo Silva (Man City), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Guedes (Valencia), João Félix (Atlético Madrid) e Rafa Silva (Benfica).


266 Comentários
Inzaghi09
4 médios defensivos + Sergio Oliveira e Moutinho, como não amar o Sr.Engenheiro!
Venha de lá a taça!
Amigos e bola
Acabo por concordar com a convocatória, tirando o William. Risível convocarmos um suplente de uma equipa média de Espanha.
Quanto ao resto, é o esperado, tirando a parte de que esperava 4 centrais e só vão 3. Domingos Duarte acabou por ser sacrificado.
Estigarribia
Mais um Europeu a termos que levar com o Moutinho… Por este andar vai chegar aos 50 anos na Selecção.
Fora esse pormenor do Moutinho, até aceito a convocatória do Engenheiro Nando. E falando dos jogadores do meu clube, Nuno Mendes, Palhinha e Pote justificam a convocatória (sinceramente, eu não teria levado o Pote, mas aceitar-se, e levava o Sérgio Oliveira).
Saudações Leoninas
OlhodeFalcao
Moutinho é para a despedida. Além disso pelo que fez esta época, merece ir como segundas escolhas.
D.B.Cooper
Não levavas o Pote porque motivo em especial?
Um rapaz novo com golo…
Estigarribia
DB Cooper,
Era mais por causa do Europeu de Sub-21, onde seria fundamental para Portugal tentar ganhar a prova. Era só e apenas por isso.
Saudações Leoninas
margmout
Também sou sportinguista e nao levava o Pote. Acho que tem muito potencial mas ainda deslinga muito durantes os jogos.
Acho que a convocatoria é bem pensada no sentido em que o maior defeito da seleçao é o 8 (nao temos nenhum de nivel internacional). Por isso acho que faz sentido levar muitos jogadores que possam fazer a posiçao e ver o que esta mais em forma. Nessa otica levava o André Gomes em vez do S. Oliveira ou do W. Carvalho, pois é capaz de trazer outras coisas ao jogo.
GuGu
Visto que as convocatórias foram alargadas para 26 jogadores, na minha opinião faz sentido aproveitar essa extensão para levar jogadores mais experientes, mais por uma questão de balneário do que por aquilo que podem acrescentar em campo, como é o caso de Moutinho.
coach407
Além disso, o Moutinho é crucial para bater penáltis ;)
GoldenFCP
A panca do Nandinho com o William é algo bizarro.
4 medios defensivos??
Estigarribia
GoldenFCP,
E a panca com o Moutinho é outra que é bizarra…
Saudações Leoninas
GoldenFCP
Esse já compreendo mais porque sabe pautar o jogo como poucos. Mas o caso do William está a chegar a proporções ridiculas
bruno2000
Com todo o respeito eu não acho bizarrice nenhuma porque para FS, William e Rúben Neves vão ser 8.
Para além do mais frente a França e Alemanha de certeza que vamos jogar com Danilo/Palhinha e William
Kafka
4 médios defensivos é para rodar 2 a 2, porque vais jogar com 2 médios defensivos contra França, Alemanha e em todos os jogos a eliminar
E também não só levas 3 centrais, o 4o central será o Danilo que funciona como médio defensivo ou central
Ainda assim a matriz será defenderam defender o defender defender defender defender em todos os jogos excepto contra a Hungria, portanto vais ter sempre 2 médios defemscosos, especialmente a partir dos 8os de final
GoldenFCP
Com o FS vamos defender sempre isso é garantido. Mas temos qualidade pra assumir jogo, não temos é culpa do nosso treinador ser o maior borrado que vai estar neste Europeu.
Mesmo contra a Hungria não te surpreendas se o engenheiro mandar entregar a iniciativa aos magiares.
Não levava o William. Só vai por ser um tipo do agrado do FS, porque não teve rendimento desportivo que justifique a chamada
El Bandido
O William ser chamado e jogadores como João Mário ficarem em casa é um ultraje autêntico.
bruno2000
El Bandido, William é um jogador com carateristicas muito diferentes, já João Mário é idêntico a muitos outros.
cdiogo77
Com o alargamento a 26 ninguém fica triste com a convocatoria, acho que nao fica ninguem claramente selecionavel de fora. Agora são médios que nunca mais acabam. So 3 centrais mas ta a contar com Danilo/Palhinho pra central se for preciso.
DNowitzki
Acho absurdo e criminoso não ter convocado Pizzi. Um jogador fantástico, a estrela do SLV, incensado por tanta gente aqui e na CS, não foi convocado.
Inacreditável!
Sporting1906
Que obsessão pelo Pizzi, com 26 jogadores na convocatória e vários jogadores que podiam ter sido convocados mas não foram, prefere falar num que nunca esteve na discussão.
DNowitzki
A ironia está cara em Alvalade!
Bom fds!
Sporting1906
Eu percebi que era ironia (difícil era não perceber), o que eu não percebo é que o comentário que tem a fazer à convocatória seja mais um exemplo da obsessão que tem por bater no Pizzi mesmo quando o post não tem nada a ver com ele.
Sombras
Preferia que Pote e Nuno Mendes fossem ao Europeu de sub21, contudo a sua convocatória é indiscutível e justíssima. Pelo momento de forma não faz qualquer sentido levar William, mas Fernando Santos está a Fernando Santar. Mais um belo exemplo é na primeira convocatória a 26, leva apenas 3 centrais, quando marrou durante anos com o 4o central a 23.
Miguel Lopes
O Danilo tem jogado muitas vezes a central no PSG, ou seja, já tem algumas rotinas. Deve estar a pensar nisso.
Sombras
Eu até concordo com isso, o meu ponto é que durante anos marrou com o Bruno Alves em vez de levar o Rúben Neves para o meio, e agora com 26, lembrou-se.
MegaBadjeras
Apenas incluiria Domingos Duarte nesta convocatória. É absurdo ainda irmos com centrais de 36 e 37 anos ao Europeu. Lembra-me o Ignaschevitch e o Berezutskyi da Rússia há uns anos. Até quando?
De resto não gosto de William nem de Renato ali, mas até aparecerem mais médios portugueses com nível de seleção, teremos de levar com estes dois farrapos.
Uma pena Pedro Neto estar lesionado, iria fácil no lugar de Guedes.
De resto a convocatória está ótima!
Sombras
O Guedes tem feito um excelente final de época.
Santos David
O Renato fez uma bela época no Lille que ainda pode ser campeao
Miguel Lopes
O Nélson Semedo? Não consigo pensar nele como jogador para a seleção. Preferia o Esgaio ou Cedric, mas este último tem o perfil do FS.
EduardoSantos
William, Ruben Neves e Renato demonstram bem o nível do nosso meio campo… Ainda assim William é o melhor dos 3, mas a época que fez não fazia nenhum a convocatória. Renato não tem qualidade e Ruben Neves também não o vejo com andamento para isto.
Ray Romanoff
O Renato esta a ser só o melhor jogador do campeonato francês até se lesionar mas se dizes que ele não tem qualidade tu é que sabes.
bruno2000
MegaBadjeras, quem dera a Portugal em outras alturas ter William e Renato como opções.
2 grandes médios, não percebo as criticas, mas já agora quem levavas no lugar deles?
Abraço!
Filipe Ferreira
O esperado.
O meu XI seria
Patrício
Cancelo Pepe Dias Nuno Mendes
Danilo
Bruno Fernandes William
Bernardo Cristiano Jota
Santos David
O Guerreiro nao conta para ti?
Filipe Ferreira
Talvez para a posição do William, ou eventualmente falso extremo que ajuda a fechar a ala, sim. Com Nuno Mendes, não
Santos David
Para a posiçao do William, porque para ti o William é titular na seleçao?
Percebo que cada um tenha os seus gostos, jogadores preferidos, mas se é para brincar a ser selecionador é preciso ser mais objectivo amigo
Filipe Ferreira
Para mim? Porque a palavra do selecionador não conta, também deve andar a brincar a ser selecionador.
Eventualmente no meu 11 predileto o William não jogava, mas no 11 que acredito que será o titular do Euro, não tenho muitas duvidas
Santos David
OK é a equipa que pensas que vai ser titular e nao o teu onze, tudo bem e força Portugal
Sporting1906
Não percebo como é que o Guerreiro fez a carreira praticamente toda a lateral e mesmo assim o pessoal por aqui quer sempre mudá-lo para extremo ou até médio-centro.
Ray Romanoff
Aos anos que o Guerreiro já não joga regularmente a defesa esquerdo e quando o faz é quase sempre na seleção.
Sporting1906
O Guerreiro joga a lateral esquerdo mas numa defesa a 5.
Sporting1906
O mesmo se aplica ao Grimaldo já agora.
Santos David
William titular? Meu Deus….
D.B.Cooper
O William a titular? Nem sei o que pensar…
Filipe Ferreira
Há dúvidas de que irá ser titular?
Miguel Lopes
Não penses. É certinho. É quase certo que estes jogam Patrício, Pepe, Rúben Dias, Cancelo, William, Danilo, Bernardo e Cristiano. Os outros, tudo pode acontecer.
Nome sem Caracteres Ilegais
Antes de ser permitido chamar 26 jogadores eu já tinha pena, mas agora tenho ainda mais pena…porque será que o Sr. Engenheiro não chama mais do que só um ponta de lança mesmo quando temos possibilidade de levar ainda mais jogadores do que antes? Sei lá, gostava de levar um Paulinho, um Lucas João ou algo assim…
À parte disso, estou satisfeito com a convocatória no geral. A maior surpresa para mim nem foi Pote, mas sim N. Semedo, devido à época menos bem conseguida que o lateral teve. Mas também, Semedo não deverá ser titular…e mesmo que seja, se jogar como jogou contra a Holanda na final da Nations League ou contra a França (fora) também na NL, não me vou queixar do seu desempenho. (pelo menos não muito)
Nome sem Caracteres Ilegais
Ah, quase me esquecia: também se podia chamar Eder. Quer dizer, se nos aumentam o leque de 23 para 26, porque não aproveitar um lugar para o Lord Eder? X)
Miguel Lopes
Eu preferia o Ricardo Esgaio ou o Cedric ao Nélson Semedo, até mesmo o Diogo Gonçalves.
Abbas
“Até mesmo”. Tamanho menosprezo a todos os jogadores do Benfica ou ex-Benfica, perfeitamente resumido num post.
Abbas
O Esgaio ficava no banco a ver o Diogo jogar se estivesse no Benfica.
Miguel Lopes
Não estou a desprezar por serem do Benfica ou por terem jogado no Benfica, mas lateral direito atacante, já levamos o Cancelo e preferia um lateral mais tradicional, estilo Esgaio e Cedric a jogar a 4. O “até o Diogo”, porque ele começou a jogar bem numa defesa a 3. Se o André Almeida estivesse a jogar, preferia-o ao Nélson Semedo ou ao Diogo e seria uma boa alternativa aos outros 2 que mencionei.
bruno2000
Miguel Lopes, por muito que tenha que concordar contigo que o Nélson Semedo não fez uma boa temporada, não há comparação possível entre este, Cédric e então Esgaio nem se fala. Esgaio na seleção (com todo o respeito pela tua opinião) era um crime. Com Ricardo Pereira fora de forma, aceitaria a convocatória de Dalot (que não vai pelo Europeu) e de Diogo Gonçalves (que entendo perfeitamente que tem pouco tempo na posição).
Por isso penso que FS bem a escolher Nélson Semedo!
Abraço!
coach407
O Esgaio é um lateral tradicional? O homem no Braga tem jogado praticamente a extremo num 3x4x3. Se queres um lateral tradicional levas o Cédric, Ricardo Pereira, Nélson Semedo, Manafá… O Esgaio tem sido “só” o lateral português mais ofensivo a seguir ao Guerreiro. Até mais ofensivo que o Diogo Gonçalves.
bruno2000
Coach407
O Esgaio até pode ser mais ofensivo que o Diogo Gonçalves (o que discordo totalmente), mas em qualidade ofensiva o Diogo Gonçalves é muito mais jogador e muito mais desiquilibrador do que o Esgaio
Vegeta
O Esgaio ao Semedo ??
?????♂️?♂️?♂️?♂️
Já fizeste a malta do meu trabalho rir
Antonio Clismo
Pote entra para o lugar do Pedro Neto que se encontra lesionado. Para mim é uma convocatória muito bem feita uma vez que não há escândalo nenhum.
É esperar que os jogadores se apresentem bem fisicamente e motivados para o torneio, porque se não estiverem mais vale a pena ficarem em casa de férias.
JoaoC
Grande surpresa a ida de William.
Levaria mais depressa o João Mário, André Gomes ou mais uma opção atacante. Mas enfim, já se sabe que o William é um fetish to seleccionador mesmo tendo feito uma época muito abaixo.
Compreendo a não inclusão do 4° central uma vez que o Danilo faz a posição.
De resto igual à minha convocatória.
Sodogodo
O João Mário só é chamado quando não joga. Se estiver num bom momento é melhor ficar em casa.
Goncalo Silva
Por isso é que não foi titular nos últimos dois jogos. A ver se ainda ia a tempo de ir ao Europeu ahah.
Kafka
Então a lenda Pizzi não vai? O Coach deve estar em choque, o melhor médio da Europa (segundo o Coach) não vai ao Europeu? Não posso…. Estou estupefacto
Bem mas adiante, Nelson Semedo não estava à espera e acho que não justifica mas pronto… De resto não há grandes surpresas, das poucas dúvidas que tinha era o Pote como ontem questione aqui
Mais importante, temos um grande 11 titular, para mim temos a melhor dupla de centrais da competição, e estou confiante para um grande europeu….
Que chegue dia 11 rápido que estou a ressacar de Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos há 3 anos
El Pipito
Acho que o Coach disse mesmo que o Pizzi era o melhor do mundo.
Sporting1906
Aposto que o Coach nunca disse que o Pizzi era o melhor médio da Europa. Mais um comentário à Kafka: meter palavras na boca (ou nos dedos) dos outros para depois poder usá-las como “prova” que os outros só dizem disparates.
Pablo
Essa tática só serve na net se fosse presencialmente era porrada por todos os lados, acusar os outros de coisas não ditas.
Kafka
Exacto Pablo, até porque o Coach ia-me mesmo conseguir bater e tudo, eu até já estou a tremer com medo do Coach
Ganha juízo jovem
Pablo
Sim sim, o Tomané vai ser titular no europeu.
coach407
Eu nunca disse sequer que o Pizzi é o melhor médio do Benfica ?
coach407
O Pizzi nunca foi mencionado por mim sequer como convocável para este Euro. Disse a minha lista, disse as dúvidas, nunca falei do Pizzi e ficaria chocado se fosse convocado.
Nem me passou pela cabeça que o Pizzi poderia estar nesta lista, mas fico contente que o valorizes assim tanto ao ponto da tua reação à convocatória ter sido “olha, o Pizzi não está!” como se isso fosse alguma notícia.
Em relação a essa de ser o melhor médio da Europa, enfim, toda a gente sabe que eu nunca disse isso, mas tu continuas a auto-humilhar-te ao mostrares uma enorme falta de inteligência ao achares que alguém acredita nisso.
Miguel SADSC
Tirava Semedo (época horrorosa) por Cédric e William por João Mário, Nani ou Domingos Duarte. De resto, concordo com tudo.
JoaoMiguel96
Percebo a chamada de Nelson Semedo porque o Ricardo não tem grande ritmo.
Já a de Rafa e William, não. O médio defensivo tem feito uma época fraquissima em Espanha e, neste momento, não tem lugar cá. Já o Rafa, também não me parece ter feito uma época por aí além, mas é daqueles jogadores que pode entrar bem com as defesas adversárias cansadas.
Tinha levado Domingos Duarte e o André Gomes (ou, em último caso, João Mário).
Surpreso por Pote, até porque nunca tinha jogado pela seleção A, mas é um prémio pela época incrível que fez.
Sombras
Faz mais sentido levar o Rafa que pelo menos é um desequilibrador. Não temos nenhum jogador com esse perfil de verticalidade sem o Podence. Eu tinha levado o Ricardo Pereira mesmo assim, nem que fosse como 5o lateral/extremo.
Sombras
*Podence e o Pedro Neto
Filipe Ferreira
Guedes?
Sombras
Perfil diferente. O Rafa é mais desequilibrador em espaços curtos, para além da verticalidade. O Guedes é mais finalizador.
JoaoMiguel96
Sim, foi isso mesmo que pensei. Volto a dizer, não fez um época incrível, mas faltam desequilibradores e Rafa encaixa aí.
Se o Neto tivesse apto, tinha entrado pelo Rafa.
Pactum Santorum
Não, o Guedes é que vem substituir o Neto. O Rafa até pode fazer zero minutos pela 2ª vez, mas como o que importa é lá estar…
Valentes Transmontanos
Só o Eduardo e o Anthony Lopes fizeram 0 minutos.
BrunoV
O Rafa jogou 1 minuto contra a Austria!
Lembro-me muito bem desse minuto que ele jogou… Ele entrou em campo para fazer uma jogada de contra ataque… Meteram a bola em profundidade e ele correu que nem um “”tolinho””” com a bola e na hora de passar para o homem da área perdeu a bola SOZINHO para a linha lateral ou do fundo.
Após essa péssima decisão que lhe é habitual não mais jogou no Euro16 e não foi chamado durante um ano ou dois.
O futebol é mais do que correr em frente…
coach407
Se o Neto tivesse apto tinha entrado pelo Guedes.
A concorrência do Rafa era o Trincão na posição de extremo direito.
JoaoMiguel96
O que era absurdo. Guedes sair para ficar Rafa era muito pouco inteligente.
coach407
Nem o Guedes nem o Pedro Neto jogam na direita. Podem lá jogar, mas ambos têm menos rotinas e são mais fracos que o Rafa nessa posição. Por isso é que concorriam entre eles na esquerda que é onde realmente estão no patamar de seleção e o Rafa concorria com o Trincão na direita, uma vez que são os dois melhores extremos puros a jogar do lado direito.
Jogar com o Trincão na esquerda é outra coisa sem sentido. Jogar com o Salah na esquerda é sem sentido. Jogar com o Messi a partir da esquerda é sem sentido.
São os jogadores que são por jogarem especificamente numa faixa.
O Guedes e o Pedro Neto são o que são por jogarem especificamente na esquerda.
O Rafa é o único mais versátil que pode jogar nas duas faixas, mas agarrou a vaga do lado direito onde só tinha a concorrência do Trincão como referi. O Guedes não tem nada a ver com esse assunto. O Rafa foi convocado por ser o melhor extremo direito português. O Guedes foi convocado por ser o melhor extremo esquerdo português disponível. Isto entre extremos puros, claro. Estou a excluir Bernardos, Jotas, Potes, Cristiano, etc.
OlhodeFalcao
O Rafa foi um dos melhores jogadores do campeonato e tem características ao nível de explosão muito diferente dos restantes jogadores. Se há convocatória que pode ser menos discutida, essa é uma delas.
JoaoMiguel96
Rafa o quê? Até o Nuno Santos fez uma parecida ou melhor que a dele.
Volto a dizer, só está cá porque não há Pedro Neto.
OlhodeFalcao
Sim, no teu comentário (que eu respondi) se mencionasses isso eu concordava. Pedro Neto tirava lugar a Rafa ou Gonçalo Guedes. Mas neste momento não vejo alguém indiscutivelmente melhor que Rafa para ser convocado nesta posição.
bruno2000
JoãoMiguel96
Pelo amor de deus, não compares o Rafa com o Nuno Santos
JoaoMiguel96
Então comparo com quem? O Rafa fez uma época medíocre.
Valentes Transmontanos
O Rafa só serve para correr, por isso com Diogo Jota – que é infinitamente melhor na tomada de decisão – na convocatória torna-se bastante desnecessária a sua presença.
w0bbly
Diogo Jota e Rafa são a antítese um do outro
Valentes Transmontanos
São a antítese em termos de qualidade, porque em termos de estilo, supostamente, são dois jogadores que privilegiam o contra-ataque. O problema é que a tomada de decisão do Rafa é terrível, pelo que com o Jota (e até o Guedes, embora este não esteja ao nível do Jota) na convocatória a chamada do Rafa era desnecessária.
bruno2000
Valentes Transmontanos
Diogo Jota é mais jogador que Rafa, mas acho que isso não deixa de fazer com que o segundo seja também um craque
Já agora, Viva ao Chaves ahah
bruno2000
JoãoMiguel96
Não sei se viste jogos do Benfica, mas o Rafa foi simplesmente o jogador mais consistente em toda a época.
JoaoMiguel96
Fui vendo sim e não acho. Otamendi (tirando o início) esteve fortíssimo. Muito melhor que o Rafa, por exemplo.
Flavio Trindade
Duas meias surpresas.
Uma totalmente justa e merecida, Pote, e a outra porque é um jogador fetiche de Fernando Santos, William, que fez uma época miserável no Betis.
No lugar de William deveria estar um quarto central, Domingos Duarte ou Ruben Semedo.
Perceberia essa escolha numa lista a 23, numa lista de 26 é totalmente incompreensível que esse quarto central não tenha sido convocado, ainda para mais quando duas das 3 opções para a posição estão bem acima dos 30 anos.
Poderão dizer que Danilo pode jogar ali e fazer as vezes de 4 central, mas lá está, seria compreensível numa lista de 23.
Com 26 parece-me um erro crasso.
O resto está normal e a convocatória é justa e equilibrada.
Peter S
Fonte, Moutinho, William… deve ter-se esquecido do Cédric, só pode. Sérgio Oliveira para não ter de ouvir os portistas (eu preferia Otávio, mas era impossível) e Rafa para o Benfica ter lá alguém. Pote é mais do que justo e não é só pelos golos.
Quanto à desejada renovação, confirma-se que não podemos contar com Fernando Santos para a fazer. Vai o núcleo duro do costume e as novidades são mais do que óbvias.
Sombras
Sim, porque tem toda a lógica fazer renovações antes de um Europeu. Sem dúvida.
Peter S
Já devia ter sido feita. Como eu disse, isto é só a confirmação.
Miguel Lopes
Calma, apenas vão 11 dos que ganharam o europeu de 2016. A renovação está ser feita.
Yes Man
Sim, o Fonte não é o capitão do clube que está a um passo de destronar o PSG…
SCP99
Tirando o Semedo pelo Cedric e possivelmente o WC pelo JM e pouco mais faria diferente. Não gosto do Rafa, do Renato, do Guedes, do Moutinho, do Fonte e do SO mas neste momento não temos muitos jogadores em melhor forma.
Já agora o Jota não teve uma lesão grave ainda à uns dias?
Louco de Lisboa
Klopp creio que ja afirmou que Jota estaria apto para o Euro.
SCP99
Não sabia, boas notícias então!
Pactum Santorum
Não, foi uma lesão menor. 15 dias de paragem.
SCP99
Obrigado pela informação, não sei porquê fiquei com a ideia que seria de longa duração.
Santos David
Se percebo bem escolhias o NunoSantos, o TiagoTomas, o Bragança, O Nunes, o RubenSemedo e o AdrienSilva, é isso?
SCP99
Não percebeste bem. Eu disse que não gostava de alguns dos jogadores convocados MAS que neste momento não havia ninguém em melhor momento de forma, logo escolheria exactamente os mesmos porque embora não sejam o meu tipo de jogador não há melhor.
E não percebi muito bem porquê de só meteres aí jogadores associados ao Sporting (sendo que o Matheus nem pode ser convocado…) é que que eu saiba também falei do WC, Moutinho e Fonte todos formados no Sporting.
Santos David
Foi mais para te picar um bocadinho
Força Portugal
SCP99
Certo! Se assim foi sem problema. Agora é esperar que s faça um bom europeu
EduardoSantos
Este tipo de comentário é tão desnecessário. Parece que tem que gostar dos jogadores que são considerados unanimes. O Renato é banalissimo, O SO não tem nível para a seleção, o William não faz sentido pela sua época, assim como o Guedes (o fechar bem a época não apaga o que fez o resto desta e a anterior). Até tem a sua lógica o comentário. Cada um tem os seus gostos.
bruno2000
EduardoSantos
O Renato é o médio mais diferente na convocatória, foi um dos principais responsáveis pela conquista do Euro e é um grande jogador.
Mas já agora, quem convocarias? João Mário (Este sim, banal)?
Otávio ( banal ), Pizzi (descabido)??
Pinto8
Esta chamada do William é bizarra.
Marik
Era trocar o William pelo João Mário ou André Gomes e era basicamente isto. Boa convocatória.
Judge_Dredd
Os mais polemicos são Nelson Semedo(está numa forma horrivel) e G.Guedes.
De resto é o esperado
MegaBadjeras
O William não é polémico?
Pipi Romagnoli
Concordo, até fazia mais sentido levar o Xeka. Sl
MegaBadjeras
Até o Gamboa do Estoril Praia
Pactum Santorum
O Gonçalo Guedes acabou a época num nível superior, sendo que é a alternativa óbvia ao Pedro Neto. Polémica zero.
Yes Man
Obrigado pelo comentário, William! Fico feliz por saber que frequentas este espaço!
Hamukau
Vai o William que fez uma época terrível mas o J.Mário não é convocado!? 4 medios defensivos vai ser para o pontinho mesmo, vai ser um europeu muito fraquinho.
OlhodeFalcao
No geral parece-me uma boa convocatória.
A posição de Central é uma posição de muito valor e importância, para convocar centrais inexperientes. Temos vários médios experientes que podem fazer a posição de central. Agora a opção “extra” ter recaído no William é bastante discutível, mas compreensível tendo em conta o que já deu à selecção, sendo que também jogou alguns jogos no final do campeonato.
Af2711
Só falta William ser titular.
deus_Ex_machina
Mas tens dúvidas que isso vai acontecer?
Af2711
Espero que não, neste momento é o último dos médios na hierarquia.
Santos David
Alguns por aqui metiam o a titular, ainda bem que nao somos todos selecionadores
Borsalino
Tenho poucas dúvidas que é o que vai acontecer.
SCP99
Esqueci-me de mencionar que é ainda assim uma das melhores convocatórias que me lembro de ver este artista fazer! O meu 11 seria:
GR: RP
LD: Cancelo
DC: Pepe e RD
LE: Nuno Mendes
6: Palhinha
MC: BF e Guerreiro
ED: Bernardo
PL: André Silva
EE: CR7
Pote como alternativa directa ao BF, Danilo ao Palhinha. Com o Guerreiro a fazer de LE se for preciso tirar o Nuno.
Miguel Carvalho
Com esse 11 nem precisava saber o teu clube consegues por o jota no banco, o guerreiro a médio e uma ginástica do tamanho do mundo para pores Bruno palhinha e Nuno a titular e nem falo do Danilo no banco.
SCP99
Jota disse no meu outro comentário que achava estar lesionado, se não estiver tirava o AS e passava o CR7 para o meio. O Guerreiro a médio não é ginástica nenhuma, ele já jogou várias vezes aí no Dortmund e não havendo grandes médios não defensivos foi a soluçãoque arranjei. Palhinha para mim está num momento de forma bem melhor que o Danilo. Além disso ambos mostraram na última convocatória que são opções mais do que válidas como titulares. Não que precise de justificar a minha opinião pois afinal é apenas uma opinião, não gostas bom para ti.
EduardoSantos
11 bastante interessante! Claramente que guerreiro oferece mais que a nulidade do renato, que o moutinho ou sérgio Oliveira. Palhinha numa forma tremenda a varrer. Eu apostava nesta equipa, sem dúvida.
NoSense
Semedo por Ricardo (se William não joga e vai, Ricardo também podia ir), William por João Mário e Moutinho por Paulinho… De resto, tudo ok
011eleven
Eu acho escandaloso três nomes estarem na convocatória e são Nelson Semedo, William e Rafa. O William não foi titular no Betis e ganha a corrida a João Mário ou até ao Otávio que fez mais por merecer. O Rafael Leão por exemplo esteve muito melhor que o rafa e fica de fora. A não presença do Ruben semedo também é estranha por ter sido titularíssimo no Olimpiakos que foi campeão com a defesa menos batida. Enfim veremos como correrá este euro.
offtopicguy93
Então mas o meu amigo compara a época de um avançado e de um extremo? O rafa apesar de ter feito uma época algo fraca, por diversos períodos da mesma, foi o melhor jogador do benfica, aquele que desequilibrava mais e dava mais em prol da mesma. Rafael leão, se ainda não o viste jogar nos sub 21 aconselho a veres um jogo ou dois, demasiados tiques de vedeta e não faz nada, nada!
Santos David
NélsonSemedo e Rafa é escandaloso e vais buscar Otavio e RubenSemedo?
Por vezes nao percebo, devias ter encontrado verdadeiros exemplos
Borsalino
Ainda mais escandaloso é este comentário.
coach407
O Olympiakos é a defesa menos batida jogue lá o Rúben Semedo, o Domingos Duarte, o Gonçalo Inácio, o Rúben Vezo ou até o Rúben Fernandes.
Mas é incoerente da tua parte dizeres isso e depois não falares do José Sá que é o GR menos batido enquanto que o Rui Silva é precisamente o guarda-redes mais batido da La Liga. Aí já não contam os golos sofridos?
O Rafa foi convocado por ser o melhor extremo direito puro entre as opções que eram ele e o Trincão. O Rafael Leão jogou a extremo direito? Não então não percebo o que tem a ver ter ficado de fora com o Rafa.
BenDover
Escandaloso é meter o Otávio na conversa. Qualquer dia um marroquino dá à costa algarvia e já pode ser chamado à selecção no dia seguinte! Ele tem ZERO jogos pela selecção portuguesa, fala pt-br, mas merece ir ao europeu. É isso!
bruno2000
BenDover
E tem ZERO apreço da generalidade dos adeptos portugueses pelas suas atitudes (tirando os portistas claro)
BenDover
Já nem ia tão longe mas tens razão. A atitude conta muito.
coach407
Face ao esperado, a única surpresa é Domingos Duarte de fora e a entrada do William.
Além desta alteração só tinha uma dúvida que seria quem seria o lateral direito e aqui a minha dúvida seria entre o Nélson Semedo e o Cédric.
Em relação à minha convocatória, trocava o Rui Silva pelo José Sá, Nélson Semedo por Cédric e o William por Lucas João. São 3 mudanças sendo que 2 delas não são muito relevantes. A única mais significativa é que realmente não levava o William e acho que não levar o Lucas João é um grande erro pelas suas caraterísticas.
Red Scorpius
E o Pizzi?
coach407
Que tem?
Vegeta
??????
Tão bom
Goncalo Silva
Tiraria William e Sérgio Oliveira para colocar Domingos Duarte e Paulinho. De resto deixava assim, se calhar só colocaria José Sá em vez de Rui Silva porque tem estado melhor e parece-me com melhor perfil de 3° guarda-redes.
Pactum Santorum
O Paulinho serve para quê, quando há lá um tipo que, sendo melhor ou pior, marcou 27 batatas numa Liga dos Big 5? Eu nem gosto do André Silva, mas quando há números desses…
Goncalo Silva
Paulinho seria mais para ficarmos com um avançado caso André Silva se lesione durante a competição ou tenha covid. Aliás é mesmo para isso que são 26 convocados. Claro que com todos saudáveis nunca jogaria porque André Silva está bastante acima neste momento.
Tiago Silva
Incrível como estão 4 médios defensivos e um deles é o William que fez uma época terrível e nem no Bétis joga (não é titular desde Dezembro)! Também não gostei que fossem apenas 3 centrais e 1 ponta de lança, temos 4 médios defensivos e 3 médios centro! O que é isto, mas somos alguma Albânia?
Era tirar um dos médios centros (Moutinho ou Sérgio Oliveira) e o William e colocar um central e um ponta de lança (levaria Domingos Duarte ou Inácio e Paulinho).
Tiago Silva
Já agora deixo aqui o meu XI: Lopes, Cancelo, Pepe, Dias, Guerreiro, Palhinha, Renato, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Jota e Ronaldo. Num 4-4-2 losango, com o Bernardo a 10 e Jota e Ronaldo soltos na frente.
BioSpot
Era a convocatória esperada. Por força do núcleo no FS e por força dos momentos de certos jogadores.
A pergunta que se faz é, será que William irá ser titular?! Como o visão de mercado disse, nem faz muito sentido a sua inclusão, quando há tanta opção e poderia abrir espaço para a entrada ou de um central ou de um outro médio com outras características.
Nunop
Entao qd o Joao Mario n jogava, era presença assídua e titular. Este ano que merecia, fica de fora de uma convocatória alargada.
Andre Gomes tb morreu para Fernando Santos va se la saber porquê, fez um boa época no 8o classificado da Premier League.
+ João Mário/Andre Gomes
– William Carvalho
Nelson Semedo n teve o melhor rendimento no Wolves, mas vai com muito ritmo ao contrário do Ricardo, e não esquecer que foi com o Nelson que limpámos a final four da Liga das Nações, onde esteve muito bem. Era a melhor opção.
Estigarribia
[decom_attached_image_1621539996125]
Amigos e bola
Mendes no lugar do Guerreiro e Palhinha titular. Nada parcial.
BenDover
Desde que Palhinha não entre a tremer nem se mije todo com os adversários franceses e alemães, nada contra. Não é num europeu que se ganha calo, convém ir já calejado para lá.
Hirok "The Truth"
Se jogarmos com Moutinho e Palhinha é meio caminho andado para vir embora..
Renato e Danilo têm de ser os titulares, já para não falar no Bruno Fernandes.. na frente Jota e Cristiano, e o Guerreiro será titularissimo também, tem outra experiência que o Nuno ainda não tem..
EduardoSantos
Jogar com Renato? É com esse jogador que vais ficar no europeu? Brincadeira… Esse a comer banquinho é que está bem.
Santos David
O Guerreiro nao conta?
Miguel Carvalho
Mendes e palhinha pk foram campeões? Não faz sentido nunca na vida são melhores que Danilo e guerreiro neste momento e mesmo o Moutinho n tem andamento para titular.
w0bbly
Guerreiro no banco é impensável. Seja a medio ou a ala interior tem de jogar
Miguel Lopes
Estigarribia, estás a esquecer-te do Danilo e William. Pelo menos, um deles joga senão os dois.
Estigarribia
Miguel,
Eu coloquei o Nuno Mendes e o Palhinha no meu XI porque quando estava a fazê-lo lembrei-me da Selecção Nacional do Euro’2004 que tinha alguns nomes do Porto de Mourinho.
Saudações Leoninas
Filipe22
Pois mas esse Porto tinha jogadores com vários campeonatos, assim como uma taça UEFA e uma Champions. Tirando uma mão cheia deles, os jogadores do Sporting não têm grande pedigree
coach407
Colocaste o Nuno Mendes e o Palhinha porque lembraste-te do Porto de 2004?
Estás a comparar o Porto CAMPEÃO EUROPEU com o Sporting?
E achas que 2 jogadores fazem algo comparável sequer? Se dissesses que jogavas em 3x4x3 com Rui Patrício, Rúben Dias, Pepe, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário, Pedro Gonçalves, Diogo Jota e Cristiano eu até percebia a ideia e nem achava estúpida (mesmo sendo evidente que o Sporting e o FC Porto do Mourinho são tão parecidos como o Tondela e o Benfica). Agora meteres 2 jogadores a jogar num 4x4x2 que nenhum deles jogou esta época e o argumento é melhorar as rotinas da equipa via entrosamento no clube? Se queres rotinas metes jogadores que se conhecem e a jogar em dinâmicas semelhantes.
Ainda por cima, é um lateral esquerdo e um médio defensivo que é um entrosamento completamente irrelevante quando podias ter escolhido o Rúben Neves em vez do Palhinha que tem um entrosamento muito mais relevante com o Moutinho. Meio-campo a 2 como tantas vezes jogaram juntos (mais do que uma época no Wolves e na seleção há vários anos). E ainda há outra. É que com a troca Palhinha – Rúben Neves ainda tinhas entrosamento com o Diogo Jota que também jogaram juntos no Wolves e tanto Neves como Moutinho sabem bem os seus movimentos para colocar lá a bola.
Com o entrosamento do City na direita e o do Wolves no meio/esquerda, o evidente seria tirares o Nuno Mendes e colocares o Raphael Guerreiro que joga há muitos anos no mesmo clube que os outros todos. Há anos que joga com o Pepe, com o Dias, com o Neves, com o Moutinho, com o Jota… o Nuno Mendes e o Palhinha nunca jogaram com nenhum. Jogaram os dois um com o outro só. Se achas que isso é minimamente semelhante ao FC Porto que eram muitos mais e que jogavam há anos na seleção… ya, é parecido.
bruno2000
Estigarribia
O Porto de Mourinho foi campeão da Europa, o Sporting foi campeão nacional…
joaodjesus
Renato pelo Moutinho e Guerreiro pelo Nuno e tens o meu 11.
Sporting1906
E não corrige o erro mais grave do 11 do Estigarribia: Bruno Fernandes de fora.
Valentes Transmontanos
Queixa-se de o Moutinho ir… e coloca-o no 11. Como não adorar?
Estigarribia
Valentes Transmontanos,
Do que adianta reclamar com a chamada do Moutinho, quando ele deverá ter minutos no Europeu? Resignei-me ?
Saudações Leoninas
Zizaran
Se não concordas com a chamada dele é por que não achas que ele tem qualidade para jogar e vais pô-lo no 11?
Podes-te resigar quanto à chamada, mas não o vais por no teu 11.
Zizaran
Pensei exatamente no mesmo…
Pablo
João Moutinho aquele que não servia agora colocas a titular?
masterDC
Em termos gerais tirando um ou outro jogador isto seria mais ou menos o esperado. Curioso que só leva 3 centrais, aqui não estava nada à espera, o Danilo será o nosso 4.º central. Engraçado que quando a convocatória é alargada para mais 2 jogadores é quando decide levar só 3 centrais. Para mim o impensável, embora faça parte daquele lote restrito, é a chamada do William. Pensei mesmo que pudesse ficar de fora, visto que não é titular desde Dezembro e esta época pouco tem jogado, mas o Fernando gosta de fazer das suas.
Quanto ao resto, apesar de gostar do Pote, já tinha dito que preferia vê-lo nos sub 21, mas fico contente na mesma pela sua chamada, merece. Outra surpresa para mim, talvez até mais que William, é mesmo o Semedo. Não fez uma boa época e o Cédric até tem jogado, por isso pensei que a escolha fosse recair no lateral do Arsenal. A única diferença que tinha na minha convocatória era o Semedo, William e Pote, por Cédric, Domingos Duarte e André Gomes, de resto foi tudo igual.
São estes 26 que estão e são estes que irão defender as cores da nossa Seleção. Estamos num grupo complicadíssimo mas à semelhança do anterior Euro o 3.º lugar pode muito bem dar-nos a passagem, não é difícil. Mesmo assim, pode ser que esteja a sonhar muito, mas com a melhor dupla de centrais da competição e com um XI fortíssimo podemos muito bem lutar pelos 2 primeiros lugares e chegar longe, assim o desejo. Força Portugal!
Red Scorpius
Como benfiquista custa-me dizer isto mas o Rafa só é convocado porque o selecionador e sua equipa entendem que é importante que o Benfica tenha um jogador no Europeu.
O selecionador também, como muita gente, entenderá que não é competição para o Pizzi.
Santos David
Quem levavas em vez de Rafa?
Red Scorpius
O Rafa já teve algum jogo conseguido na seleção? É rápido, tem boa técnica mas é mauzinho a definir. Haverá alternativas como Trincão e Rafael Leão. Não me parece que Rafa jogue muitos minutos, mas a ver vamos.
Abbas
Há algum jogador português capaz de criar mais perigo em contra-ataque rápido do que o Rafa? Ninguém conduz com mais velocidade e com melhor controlo de bola do que ele.
Pablo
O Guedes é bom, o Rafa vai que nem um seta mas nunca dá em nada.
Sobe Alges
O problema é que futebol não é atletismo, se não até concordava. O Rafa é capaz de correr o campo todo com a bola, mas depois chega ao último terço e faz tudo mal. E atenção, eu digo isto e sou do Benfica.
Futbolero
Com o Porto igual…
coach407
O Rafa foi convocado porque é o melhor extremo direito português (de longe).
O Fernando Santos queria um extremo puro para a direita e outro para a esquerda. Sem Pedro Neto e Podence era óbvio que iam o Rafa e o Guedes.
BenDover
Se o euro fosse mesmo em 2020 nenhum jogador do sporting seria convocado. Nesse argumento, qual seria então o jogador que FS convocaria para fazer a vontade aos sportinguistas?
MiguelCosta
Sim porque na Liga das Nações não aconteceu nem nada. Vai lá ver quantos jogadores do Sporting foram convocados para a última dupla jornada da Liga das Nações. Estou a ver que está difícil de lidar este ano. Muita força nessa luta amigo!
RobbenKroos
A minha convocatória: Anthony Lopes, Rui Patrício; Domingos Duarte, Pepe, Rúben Dias, José Fonte, Ricardo Pereira, Cancelo, Nuno Mendes, Guerreiro; João Mário, Palhinha, Rúben Neves, Danilo, Bruno Fernandes, Pedro Gonçalves, Bernardo Silva, Sérgio Oliveira, Renato Sanches; André Silva, Rafael Leão, Ronaldo, Diogo Jota, João Félix, Bruma, Nuno Santos
Santos David
NunoSantos? Bruma?
RobbenKroos
Sim senhor, Bruma e El-Arabi foram os dois melhores jogadores do Olympiakos desta época, finalmente uma excelente época do Bruma depois de 17/18 ao serviço do Leipzig, traz a fantasia e criatividade na ala que desde Nani e Quaresma faz falta na Selecção.
Nuno Santos foi um dos melhores jogadores do ataque do Sporting, tanto é que em grande parte da temporada o melhor Sporting foi ele, TT e Pedro Gonçalves no trio de ataque móvel, finalmente realizou o seu potencial após lesões tremendas no Vitória e Benfica, e faz mais uma grande temporada à imagem da que faz no Rio Ave em 19/20, com a diferença para melhor de o fazer numa equipa grande.
bruno2000
RobbenKroos
Com todo o respeito pelo Nuno Santos, é um jogador banal que nem nível para o Sporting tem, acho que comparar Nuno Santos a Rafa, Trincão, Guedes e etc é tão absurdo que não consigo conceber.
Abraço!
André Pires
Trocava o William pelo Pizzi, Paulinho ou João Mário, de resto concordo com tudo.
JoseAmaral15
Temos jogadores muito bons mas ir com 4 médios defensivos não faz sentido nenhum. Estou com um mau pressentimento… Será que é ideia dele é jogar com o Danilo e William juntos? Já fez isso no último jogo com a França e correu mal.
Kafka
Não duvides que será assim que vamos jogar contra França, Alemanha e em todos os jogos a partir dos 8os final até à final
O único jogo onde provavelmente não jogaremos com 2 médios defensivos será contra a Hungria
Amigos e bola
Lá vai Portugal para a retranca outra vez. Como o Engenheiro do Bombo gosta
JoseAmaral15
Sim concordo, vamos jogar a maior parte dos jogos com 2 médios defensivos. Eu só espero que o William não seja titular, ele não está em grande forma e temos muitas opções, estava a esquecer-me do Sérgio Oliveira também. São 5 mais defensivos para 2 posições, parece-me que dava mais jeito um quarto central, basta haver alguma lesão ou castigo para a coisa correr mal.
RobbenKroos
Onxe ideal neste momento; Anthony Lopes, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes, Cancelo, Palhinha, Guerreiro, Bruno Fernandes, Ronaldo, André Silva, Diogo Jota
Mantorras
Destaco Palhinha e Pote. No inicio do ano, disse aqui que deviam ser convocados porque estavam num optimo momento, e era altura de testar… parece-me justo serem chamados apos a epoca que fizeram, mas gostaria de os ter visto serem testados mais vezes antes do Euro.
De resto… tudo mais ou menos o esperado. Os treinadores tem preferencias e… dai alguns parecerem terem lugares cativos. No geral acho uma boa convocatoria.
BenDover
Esses dois vão completamente verdinhos para o euro, como foi o Svilar para a champions com 18 anos. Podem tremer (seria normal) e o facto de pouco ou nada terem jogado na selecção também me deixa desconfiado. Mas que consigam contribuir para o sucesso do Portugal, é o que lhes desejo.
Isto só prova que, não interessa quais o jogadores que andam a suar no apuramento. Aqueles que estiverem em melhor forma uns meses antes do euro, são os chamados.
Sem covid nenhum jogador do sporting era convocado, é um facto.
Sporting1906
Alguém precisa de rever a definição de facto porque facto não significa opinião altamente parcial nem tentativa de provocação aos rivais.
BenDover
Quem eram Pote, Palhinha e Nuno Mendes no final da época de 2019/2020?
Definitivamente não é um facto, agradeço o reparo. Se pensares na resposta à minha pergunta percebes onde quero chegar.
Quanto a provocar rivais, não os tenho. Posso ter adversários, rivais é coisa de sportinguista e portista que gostam de usar palavras com conteúdo bélico.
MiguelCosta
Acho que qualquer pessoa com um mínimo de consciência e que acompanhe futebol, nem tente pensar numa resposta para te dar a essa pergunta mas sim que se comece logo a rir. É capaz de ser dos argumentos mais ridículos que li. Agora o covid, para além de ter dado o campeonato ao Sporting, também já mete jogadores na seleção. Se calhar deixa lá de ver apenas os jogos do teu clube e começa a ver futebol no global e vais perceber.
bruno2000
MiguelCosta
Estás com alguma dificuldade em perceber o que o BenDover disse.
Parece-me que ele está a dizer que se o Euro tivesse sido em 2020, não iria nenhum jogador do Sporting, o que é evidente pq Pote não jogava lá, Nuno Mendes estava a começar e Palhinha estava em Braga…
Acho q não é dificil…
MiguelCosta
Acho que também não é difícil ires ler os outros comentários que ele fez antes de vires tentar dizer-me o que outra pessoa escreveu.
Menos difícil ainda é perceber que se o Euro vai ser disputado em 2021 pouco interessa quem eram os jogadores em 19/20. É que isto tem 0 de sentido num post de uma convocatória. Afinal de contas, quais são os motivos para as queixas sobre o William? Se os jogadores novos que entram não deviam cá estar ou devia ser pensado muito melhor, porque no ano anterior não jogavam como jogaram esta época? Para quê a preocupação com a idade do Pepe e do Fonte? Não podemos meter outros aqui, mesmo que façam boas épocas, porque não têm experiência e em anos anteriores não tinham esse nível. É o que eu digo, este ano está a ser difícil para muita gente. Grande parte do pessoal neste blog não, mas aparecem sempre algumas alminhas com estes comentários. No Euro 16 também reclamavam e o trio do Sporting do meio campo fartou-se de jogar futebol. Estamos a falar de jogadores que estão a jogar neste nível de qualidade há 8 9 meses, não há 1.
É os do Sporting que vão tremer todos e o ano passado não tinham este nível, é o Sérgio Oliveira isto e aquilo, o Otávio isto e aquilo. Mas não há um piu sobre o Rafa, um jogador que até o Nuno Santos acabou a época com estatística parecida. Um jogador com 28 anos que continua sem sair de Portugal, tem 1 ou 2 épocas realmente muito boas e é convocado com a justificação de ser rápido, mas quem é questionado é a malta que joga no Sporting, agora com a justificação que o ano passado não eram os mesmos. Como não amar.
ktc
Com esta convocatória temos a confirmação que o William tem nudes do Fernandinho. Impossível levar este rapaz quando ele não tem jogado nada. Não faz sentido nenhum. Levaria João Mário ou André Gomes no seu lugar.
A chamada do Nelson Semedo também faz pouco sentido pela má época que fez.
Também não percebo a malta que acha que o Nuno Mendes vai ser titular em vez do Guerreiro, o Guerreiro é dos melhores da sua posição há muitos anos e tem feito por merecer o lugar, acredito sim que o Nuno Mendes irá agarrar o lugar no curto/médio prazo e será dono do lugar durante muitos anos.
O meu 11:
RP – Cancelo / Dias / Pepe / Guerreiro – Danilo / B Fernandes / Renato (ou Moutinho) – Ronaldo / Bernardo / Jota
SuperEsteves
Concordo com tudo menos com Sérgio Oliveira, não acho que tenha nível para a seleção. Encaixa bem no Porto com o Conceição, mas não vejo utilidade neste grupo.
Trazia Paulinho, Duarte ou Nuno Santos.
Jay-Jay Okocha
GR Patrício
DC Pepe
DC Dias
DC Fontes
DC/MD Danilo (liberdade criativa entre a zona dos centrais e a dos trincos)
MD Ruben Neves
MD Palinha
MD/MC Moutinho (liberdade criativa entre a zona dos trincos e a dos medios centros)
MC Bruno Fernandes
MC João Moutinho
AC Ronaldo
w0bbly
Olha o nosso onze contra a França e Alemanha eheh
golias
Não há muito a dizer mas parece-me algo arriscado levar apenas 3 opções para defesa central (onde jogam 2) e 4 jogadores para médio defensivo (onde só joga 1…). Eu sei que o Danilo pode fazer a posição de central mas mesmo assim é curto! É muito fácil haver uma lesão e/ou suspensão por causa dos cartões a centrais…
coach407
O Danilo é melhor defesa central que o melhor central que ficou de fora dos convocados portanto não há grande questão.
E não é verdade que só jogue 1 porque com o Fernando Santos é normal ver Rúben Neves e William a jogar juntos com o William mais a 8.
Concordo que nunca levaria os 4, mas não exageremos.
JimmyZoSo
Convocatória parecida àquela que antecipei, as únicas diferenças sendo a presença de Sérgio Oliveira e William em vez de Otávio e João Mário. Sérgio Oliveira fez uma boa época mas o elevado número de penalties inflacionaram a sua verdadeira performance desportiva. Rúben Neves, William, João Mário, André Gomes e Moutinho são jogadores com características parecidas e que considero superiores ao Sérgio. Convocar Otávio seria semi polémico, admito, mas é um jogador versátil e com características que não abundam na nossa seleção. William é o jogador fetiche de Fernando Santos. Não há muito a dizer. Mal jogou pelo Bétis, que está longe de ser uma equipa de elite. William até poderá ser titular contra a França ou Alemanha porque o Engenheiro considera que William oferece consistência defensiva à equipa como segundo médio. Não poderia discordar mais. Só por alto não significa que defenda bem. Com o atual William Carvalho (reconheço que já esteve em grande forma na seleção no passado) em campo estaremos mais longe de ser vencedores. Convocaria João Mário pela sua qualidade na circulação de bola, recorte técnico e serenidade em campo. De resto, concordo com tudo. Nelson Semedo teve uma má época, mas Cedric nem tem jogado pelo Arsenal e Ricardo está longe da sua melhor condição física (há um ano atrás, sem a lesão, seria titular de caras). Rafa é o único verdadeiro extremo direito nesta seleção, oferecendo verticalidade, drible e imprevisibilidade vindo do banco. Com lesão de Pedro Neto, estava certo que Rafa estaria presente nesta convocatória, para infelicidade de muitos.
w0bbly
Titular de caras não seria porque existe o Cancelo. Mas seria a segunda opção de forma isolada isso sim
Abbas
Estava a tentar montar um onze e deparei-me com uma enorme dificuldade em construir um onze com Ronaldo ou conciliando Bruno, Bernardo, Félix e Jota.
Eu ia com:
Patrício
Cancelo, Pepe, Dias, Mendes
Palhinha (a varrer)
Bruno, Bernardo
Jota, Félix, Ronaldo (Félix falso 9, os outros dentros de fora para dentro)
Mas para isto funcionar era preciso ter um treinador com mãozinhas, dava para emular algo parecido com o Guardiola atual.
Santos David
Até gosto do teu 11 mas o Guerreiro tem de ser titular Abbas
Abbas
Gosto mais do Mendes como lateral. O Guerreiro é um versão melhorada do Grimaldo, numa defesa a 4 não gosto de o ver.
Pactum Santorum
O Nuno Mendes tem sequer experiência para enfrentar os jogadores que vai encontrar no Europeu? É que se se puser com a sobranceria que apresenta por cá, vai dar-se mal.
Filipe22
A minha dúvida com o Nuno Mendes prende-se com o facto dele jogar no Sporting com 3 centrais. A jogar numa linha de 4 será que é tão bom? Não estou com segundas intenções e pergunto genuinamente: jogou algumas vezes sequer numa linha de 4 esta época?
De resto concordo com o 11 e especialmente com a inclusão do Palhinha, com o restante meio campo é preciso um jogador como ele.
Abbas
O problema do Mendes também se aplica ao Guerreiro, mas acho o Mendes melhor defensivamente e mais sóbrio, apesar da idade.
KCL
E com mais físico que é muito importante numa defesa a 4.
Como eu gostava do Eliseu defensivamente a usar o corpanzil xD
Ricardo F.
É um belo onze, mas falta o último parágrafo. Caramba, temos uma Seleção tão boa.
SL
Cossery
Essa também é a equipa com que eu sonhava, mas com laterais ofensivos e só um a defender no meio campo ficam muito desequilibrados…
Abbas
Pensei em jogar com 3 centrais com Danilo, Jota ou Félix saltam fora, Guerreiro em vez de Mendes para maior acutilância e Bernardo nas costas de Jota/Félix e Ronaldo.
Cossery
Seria uma possível solução mas só temos três centrais de nível alto, era um risco se algum se lesionasse.
Dentro das ideias do FS (que não seriam as minhas) espero que o 11 seja este:
Rui Patrício
Cancelo, Ruben Dias, Pepe, Guerreiro
Danilo, Renato Sanches, Bruno Fernandes
Bernardo Silva, André Silva, Ronaldo
Talvez resulte, os laterais projectados e Bernardo a ir para o meio e Ronaldo a ir para a área, não deixa de ser muito ofensiva.
Claro que ter Jota e Félix no banco custa, mas por outro lado tens trunfos brutais no banco, podes mudar um jogo com isso, e mesmo para o meio campo podes fazer entrar gente com qualidade (embora preferisse ter lá o André Gomes ao William…).
Apesar do plantel e do possível 11 acho que o segredo do sucesso é como se vai lidar com o factor Ronaldo. Não tem corrido bem porque a equipa fica condicionada a jogar para ele. Se conseguissem usar isso como vantagem era excelente, o Ronaldo vai estar muito marcado portanto vai haver espaços que outros podem utilizar, assim que o adversário perceba que a equipa não está condicionada ao Ronaldo vai deixá-lo com mais espaço e é aí que ele pode sobressair.
Joao X
Trocaria BF por RN.
coach407
Não precisas do Guardiola. Com o Rui Jorge tenho quase a certeza que ele jogava com 4 defesas, Rúben Neves, Bernardo, Bruno Fernandes e João Félix num losango com Félix a 10. Na frente Diogo Jota e Cristiano.
Sporting1906
Quem me dera ver isso. Mas preferia Palhinha em vez do Rúben Neves para ter um jogador a defender e dar liberdade aos outros.
coach407
Ainda no Euro Sub-21 ele acabou a abdicar do Florentino e do Gedson por opção para jogar com Daniel Bragança, Vitinha, Fábio Vieira e Pote no meio-campo. Todos defendiam e todos tinham liberdade. O Bragança (a jogar a 6) até aparecia na largura no último terço ofensivo, só para veres o que é liberdade…
Resultado? Enorme chocolate com bola. Defensivamente? Zero golos sofridos, o Diogo Costa mal sujou o equipamento em toda a competição, mesmo tendo defrontado boas equipas como Croácia, Inglaterra e Suíça. Parecia que estávamos a jogar contra o Luxemburgo, Andorra e Chipre. E sim, a seleção inglesa tinha muitos Palhinhas, Renato Sanches e tal. É uma seleção feita apenas de jogadores titulares na Premier League e no Championship (ou muito utilizados em equipas de topo mundial) que são os dois campeonatos com melhores índices físicos do Mundo.
A equipa vice-campeã europeia que deu 5-0 à Alemanha nas meias-finais jogava com William a 6, Sérgio Oliveira, João Mário e Bernardo. É um pouco mais físico, mas mesmo assim é o William a 6, não é um Palhinha. O Rúben Neves é muito mais intenso que o William e o Bragança.
Já aqui disse que o melhor meio-campo que vi do ponto de vista defensivo foi Busquets – Xavi – Iniesta. Sem bola engoliam qualquer meio-campo. E com bola tinham liberdade, como é óbvio. O físico interessa, mas depois vemos treinadores como Rui Jorge a tomar decisões com resultados incríveis em que ficas a achar que afinal tudo que achavas que percebias de futebol talvez não faça sentido. Com boas ideias coletivas é possível.
Voltando à seleção A portuguesa, é preciso ver que estamos a falar de um meio-campo a 4. Tens superioridade numérica no meio-campo contra qualquer equipa. É muito difícil alguma equipa conseguir jogar pelo meio, vão ter de jogar por fora, o que diminui logo o impacto de ter Palhinha ou Rúben Neves.
Depois ainda há outro pormenor. É que o Rúben Neves, Bernardo e Bruno Fernandes não são propriamente como o Bragança, Vitinha, Fábio Vieira e Pote… São 3 estrelas da Premier League, são jogadores super intensos, não têm problemas nenhuns em meter o pé, são agressivos, correm loucuras (mais que o Palhinha, em média)… tendo o Félix a condicionar o 6, não sei como seria possível uma equipa entrar na teia Rúben Neves – Bernardo – Bruno Fernandes a jogar em superioridade numérica. Não precisas mesmo do Palhinha ali. É menos um com bola e isto é uma equipa para ter mais de 60% de posse de bola em todos os jogos.
TOPPOGIGGIO
De acordo com o esperado. Há um grupo de confiança do selecionador e depois entra um ou outro como prémio da época actual e para se ir ambientando para o futuro.
Eu sou sempre optimista com a seleção portuguesa (creio que nos PALOP temos mais esperança na selecção do que a maioria dos portugueses) e acredito num bom europeu e até num revalidar do título. Há equipa para isso. Contudo, tirando estes 26 é muito fácil enumerar os outros eventuais selecionáveis (R.Pereira, Pizzi, João Mário, Paulinho, Domingos Duarte ou Lucas João são as outras opções de todos) ao contrário de seleções como França ou Alemanha (já teve mais opções ainfa assin) em que a malta enumera 2 ou 3 x 26 jogadores sem grande dificuldade. Isto quer dizer que se Portugal não ganhar não é nenhum escândalo. É levar esses 26 ao colo porque são bons e são os que temos. Jogo a jogo e venham eles.
BrunoAlves16
Efeito Palhinha a fazer-se sentir no centro da defesa em vez de no meio campo. Santos ao ter de levar Palhinha e como não abdica de Danilo (ou William) sacrifica o quarto central, tendo Danilo de reserva para essa função. Domingos Duarte ou Ruben Semedo claramente perderam a vaga para Palhinha.
De resto dúvidas por Nelson Semedo mas a verdade é que Ricardo tem jogado pouco no Leicester pelo que se aceita. William acaba por ser inesperado (ou talvez não conhecendo Fernando Santos). Pote totalmente merecido.
William, Pote e Guedes na minha opinião a serem os principais beneficiados do alargamento da convocatória a 26, se fossem os 23 habituais acredito que não iam.
Pormenor Tatico
O Santos vai conseguir a proeza de deixar o Palhinha no banco para meter Danilo ou William, o João Félix é outro que vai ter a titularidade garantida, enfim, uma seleção de padrinhos, nojo disto, não é preciso ter uma bola de cristal para perceber que ficamos fora na fase de grupos, pode ser que Santos saia, só se safa o apelido, o resto.
MisterVaz
Só se safa o apelido e talvez o facto de ser campeão Europeu.
Melchior
Concordo plenamente. Convoca o Palhinha porque “tinha de ser”, mas se houvesse o mínimo de dúvida já não iria. Não beneficiaria da confiança dada a William, Danilo, Guedes e até mesmo do Félix. O Pote só vai porque foi o melhor marcador do campeonato português, se assim não fosse, arrisco dizer que ia logo para os sub-23.
Analisando o lote de jogadores, convém jogar um pouco melhor à bola do que tem sido jogado por parte da seleção.
BenDover
O Euro devia ter decorrido em 2020, em circunstâncias normais. Quem era o Palhinha há 1 ano atrás?
MiguelCosta
Olha, entrego-te o prémio de comentário com menos sentido que li nesta época desportiva. Mas de longe mesmo, parabéns!
Então o Euro vai ser disputado em 2021 e tu tás a perguntar quem era o Palhinha em 2020? Muito bom ahahah isso interessa para quê mesmo? Vai ser a versão Palhinha 19/20 a jogar este Euro é? Muito me contas. O mesmo para o Nuno Mendes e o Pote, como também já falaste. Interessa o quê se eles em 19/20 ainda não estavam neste nível?
E já agora, qualquer pessoa que saiba ver futebol sabe perfeitamente que a época passada do Palhinha já foi bastante boa. Não estivesse a jogar no Braga mas sim num grande ou no estrangeiro, e tinha-lhe sido dada muito mais atenção.
O Palhinha é capaz de ter sido o melhor jogador na sua posição do campeonato, o Nuno Mendes foi de longe o melhor lateral e o Pote melhor marcador do campeonato, mas o que importa aqui é que nenhum dos 3 estava neste nível o ano passado, e por isso tem de ser melhor discutido. Muito bom a sério! Não tires essas palas clubísticas não.
Pormenor Tatico
Mais uma convocatória ridícula do engenheiro, têm tudo para correr mal este Euro, a ver se é desta que lhe colocam os patins, já não há pachorra para o futebolzinho que apresentamos, temos das melhores seleções do Mundo, talvez a melhor geração que tivemos num todo e jogamos sempre como equipa pequena.
Inadmissível levar tantos médios e ter só 1 ponta, tantos jogadores nesta lista que fizeram péssimas épocas ou que não têm nível para a seleção, casos de Sérgio Oliveira( o tal que disse que a nossa Liga era uma Champions…), Moutinho, William, Rafa, Nélson Semedo, o próprio Danilo pouco têm jogado e não anda numa boa forma, mesmo com Félix.
Em vez de aproveitar as rotinas made in Alchochete, como em 2016 e que tão bons frutos deu, é incompreensível como Paulinho e J.Mário não são convocados, são jogadores que claramente não temos nesta convocatória, André Gomes também recuperou bem da lesão e nada, sempre os mesmos afilhados.
Preferia levar Otávio em vez de Rafa, que é um jogador super unidimensional, precisamos de jogadores de equilíbrio, não é só tração à frente.
TugadaBola
Epa ficava bem um bocadinho menos de sportinguismo nesse comentário ou noutros em que referes a “recuperação”de uma tal hegemonia (que na nossa vida nunca existiu…) Percebo a frustração porque convocar William em vez do domingos é provocador. Mas de resto a convocatória está “certa” e logica. Falar de Paulinho e de rotinas Alcochete com João Mário… Obviamente que a época do Sporting foi boa e acima de tudo bastante surpreente. Mas ficar indignado com o Paulinho não ter entrado nas contas quando há um Cristiano cada vez mais ponta e o André Silva… é de rir. O próprio João Mário não merece mais que o Sérgio nem está tão rotinado com a seleção como os outros médios.
DYI
Pior que este comentário só mesmo os que dizem para levar o Lucas João. Até aceito que o João Mário pudesse ser chamado. Mas Paulinho porquê? Tens 2 9 ou, pelo menos, dois jogadores que ocupam o mesmo espaço, um deles é Cristiano e o outro é o segundo melhor marcador da Bundesliga. O Paulinho ia lá fazer o quê? São lugares porreiros para ver o jogo é verdade, mas é que nem seria para preparar o futuro porque tem 29 anos, e não é de todo pela época fantástica que teve.
E já começa a ser altura de largar a treta dos afilhados… Primeiro o Fernando Santos mexe muito com as convocatórias e depois o homem tem direito a ter os seus homens de confiança ou não? Isto é uma equipa para ganhar jogos não é para teres um poster no teu quarto.
BenDover
Convocatória ridícula? Se não fosse o covid tinhas lá ZERO jogadores do sporting!
Quando falas em Otávio é mesmo para trollar então.
JoseGalhe
Explique lá essa, estou a tentar perceber os seus motivos e não passo do nada!!
BenDover
O Pormenor Táctico é um conhecido user aqui que gosta de trollar. Só lhe dei troco.
No entanto não parece descabido afirmar que se o euro fosse em 2020 não haveria um único jogador do sporting na convocatória (que até seria de 23 em vez de 26 jogadores). Ora vejamos. Quem eram Pote, Palhinha e Nuno Mendes no fim da época 2019/2020?
JoseGalhe
Se a minha avó tivesse tomates, era o meu avô..
JoseGalhe
Provavelmente, mas o SE tem sempre muito que se lhe diga!!
bruno2000
Pormenor Tatico
O teu comentário roça o absurdo, primeiro queixas te do excesso de médios, e uns segundos depois pedes o Otávio no lugar do Rafa.
Em relação as rotinas de alvalade, estou muito curioso para vos ver sofrer na Champions para o ano, há jogadores que jogaram acima das suas possibilidades.
Em 2016, William, João Mário e Adrien eram jogadores com estofo e que mostravam um nível superior ao João Mário de hoje por exemplo.
Paulinho no Sporting já mostrou ser um enorme barrete, está a anos luz de André Silva (que não é nenhuma estrela) e de Ronaldo que é o outro 9, era só absurdo Paulinho estar convocado.
Tenho muita pena que pessoas não se consigam distanciar dos seus clubes em relação à seleção, eu sou benfiquista e penso que de momento só Rafa teria que estar na convocatória.
O teu 11 deveria ser parecido com isto:
GR – Patricio
DD – Cédric
DC – Inacio e Quaresma
DE – Nuno Mendes
Méd – Palhinha, JM, Bruno Fernandes
ATA – Ronaldo, Paulinho e Nuno Santos
Chomate
O Matheus Pereira, tendo interesse em representar Portugal (não sei se tem), tinha lugar de caras nesta seleção. Não tem comparação a época que ele fez com a do Rafa por exemplo.
Lucas João também podia ter ido, até me faz lembrar um pouco o Éder a jogar.
Domingos Duarte também merecia a chamada, e até achei que esteve bem quando foi à seleção. Com 26 jogadores, não há desculpa para não levar 4 centrais.
De resto, convocatória sem discussão.
Amigos e bola
Alguma vez o Lucas João tem nivel de seleção portuguesa?
O Éder estava a jogar numa das melhores equipas de França na altura, o Lucas João joga na II Divisão de Inglaterra.
Por favor, não somos a Macedónia.
Futbolero
Grande convocatória na minha opinião. Alinhava com:
Patrício
Cancelo, Pepe, Dias, Raphael
Danilo/William, R. Neves
Bernardo, Bruno, Jota
Ronaldo
Knox_oTal
Uma convocatória já esperada e, há que dizer sem medo, um belo grupo de jogadores! Claramente acima de nós, em termos de qualidade individual, só coloco a França.
Ainda assim, a chamada de William, mais do que ser justa ou não (e não fez muito por merecer esta época), não é muito lógica havendo já Neves, Palhinha e o Danilo para a posição 6… e se foi a contar como 8, João Mário era muito mais lógico e merecido pela época muito positiva no Sporting (FS não deve mudar as suas ideias de jogo, mas eu até ensaiava um meio-campo a 3 com o Palhinha, o João Mário e o Bruno, aproveitando o conhecimento da dupla campeã no Sporting e a sua complementaridade com o craque dos Red Devils). Ou então até levar mais um 9 de referência, como Paulinho no lugar do jogador do Bétis! Mas pronto, até gosto do William, é claramente um homem de confiança do FS e uma chamada mais discutível em 26 não está mau!
A chamada do Pote é merecida, e tal como já tinha dito (e muitos outros), numa convocatória alargada e com a época que fez, era muito complicado justificar a sua ausência. E os sub-21 não ficarão assim tão desfalcados pois baixará o Trincão, que até é melhor jogador (o contexto é que não é o mesmo) e mais importante nesse escalão para equipa.
Fico contente igualmente pelo Guedes, recuperou muito bem a forma e é muito bem-vindo, pois tem sido produtivo na selecção… decisivo até! Espero que saia de vez de Valencia, até gostava de o ver em Liverpool como colega do Jota (não faria pior que Shaqiri ou Origi), ou então em Leicester para preparar a sucessão de Vardy, fazendo dupla com Iheanacho.
De resto, boa convocatória, excelente grupo! Vamos lá para ganhar, já que temos equipa para isso! Quanto ao seleccionador, concordo que devia estar a explorar o potencial da pool de seleccionáveis à disposição de uma forma mais eficiente e com um futebol mais positivo e com qualidade… no entanto, há um facto indesmentível, se há alguém que sabe como levar Portugal à glória nestes torneios é ele, logo se ele acredita, vamos acreditar também!
Força rapazes! #tugapower
Saudações Desportivas
KCL
A Premier é claramente uma liga para o Guedes
Kacal
Surpreende-me levar Guedes e Rafa (refiro-me a levar ambos em vez de apenas um) e só 3 centrais. E não levava o William mas é um jogador com características peculiares naquela zona e é da confiança do seleccionador portanto não é uma surpresa. Levar Semedo também surpreende mas Ricardo Pereira também não está em melhor forma propriamente. No geral acho uma convocatória muito boa e equilibrada com várias soluções.
Aplaudo a presença de Pote teve essa coragem e faz bem porque pela polivalência dele, a facilidade de remate e eficácia em frente à baliza (o homem passa para a baliza, não remata, parece fácil, subtil) e está em alta na motivação depois de ser campeão no Sporting e melhor marcador da Liga, acho que vai oferecer diferentes soluções e merece esta chamada.
Algarvio marafade
A verdade é que não se consegue agradar a todos!! Quaisquer que fossem as opções, iriam gerar discórdia! O Homem pode não ser o melhor treinador do mundo mas foi o único que em mais de 100 anos de história deu títulos a Portugal. Bem sei que o nível de exigência está alto, mas Portugal apenas há 20 anos começou a ser presença regular em fases finais! Antes disso, só 66,84 e 86. Se temos de ser ambiciosos? Claro que sim… A qualidade que temos assim o obriga! Mas há seleções com mais experiência de vitórias, consequência de cultura e décadas de presenças em fases finais! Portugal começou agora o seu caminho! As opções são do treinador, tal como nos clubes! E até agora Fernando Santos não deu razões para desconfiar! Até tem cumprido os seus objectivos, tendo em conta que Portugal não vai ganhar sempre! Talvez o Mundial de 2018 tenha sido a pedra neste trajeto…
Pablo
Convocatória normal de FS, levou o William porque é de confiança do treinador. O europeu é diferente de uma competição regular, se o William estiver bem fisicamente pode ser titular (não merece). O Palhinha está em melhor forma, mas ainda não jogou com tubarões. Por vezes quando não tens experiência só vês a bola passar…
SrDelgado
Tudo a malhar no William, mas olhando para o papel que o FS vê nele é compreensível, não vai para ser trinco vai mais para a posição 8/10, não foram poucas as vezes que o selecionar o usou num papel de médio mais liberto quase só com trabalho com bola. Apesar de não ser fã de William a nível de passe e percepção de jogo ofensivo é muito bom jogador. Penso que o 11 do Fernando Santos será algo do género Patrício
Cancelo Dias Pepe Guerreiro
Danilo Moutinho William
Bernardo Bruno
Ronaldo.
Para mim não funciona muito bem. Estratégia vai passar por encher o meio campo para não deixar o adversário jogar e depois bola no William, do William para o Bernardo ou Bruno e passem ao Ronaldo.
Pessoalmente face aos jogadores convocados gostaria de ver um 11 com
Patrício
Cancelo Dias Pepe Guerreiro
Danilo William Renato
Bernardo Felix Ronaldo. Sem bola defender em 4 5 1 e com bola atacar em 4 4 2 deixando o Renato assumir uma das Alas e Felix a ligar no meio entrevista linhas.
DICAS
Como é óbvio isto nunca vai acontecer mas na minha opinião este é de longe o melhor onze:
Patrício
Pepe
Dias
Guerreiro
Cancelo
Palhinha
Bernardo
Bruno
Felix
André silva
Jota
Genuinamente acho que com esta seleção ( sem Ronaldo, podíamos surpreender tudo e todos)
BenDover
Félix? Seria titular pela meia época que fez no benfica há 2 anos atrás?
Vegeta
Ben dover, já passaram 2 anos e ainda estás aziado com.o Félix?
Isso está difícil ?
hortalica
Acompanhaste a época do Félix este ano? O Félix começou muito bem a época com 5 golos e 8 assistências nas primeiras 10 jornadas do campeonato, entre a 10º (21 de Novembro) e 37º jornada do campeonato (hoje) marcou 2 golos e fez 3 assistências, isto são 6 meses com uma produção inferior a 1 golo ou assistência por mês. O Félix em 2021 tem 3 golos e 3 assistência (champions + campeonato + taça) em 5 meses e 21 dias de competição, queres sentar o Ronaldo por um PL que é suplente e está com um resisto de um 1 golo ou assitências por mês? Faltam-me as palavras… Este endeusamento ao Félix é incrível, sentar um titular indiscutível que vale 40 golos esta época, por um suplente que vale 16 golos.
E tens vistos o Félix na selecção? A maior parte dos seus jogos na selecção o seu rendimento é fraco e tem sido acusado de falta de entrega/intensidade nesses mesmos jogos.
ShowMeDeMane
Uma coisa, para mim, parece óbvia, apesar de possivelmente não ser consensual: Palhinha tem que ser titular. Temos excelentes laterais em termos ofensivos, que gostam de subir e é lá que se sentem confortáveis, pelo que é necessário o tampão Palhinha. Ele enche o meio campo e corta muita transição ofensiva dos adversários.
William está a mais, até João Moutinho poderia ser deixado de fora.
Estando todos a 100%, melhor XI:
GR – Rui Patrício;
DD – Cancelo;
DC – Pepe e Ruben Dias;
DE – Guerreiro;
MC – Palhinha e Rúben Neves (complementa bem o Palhinha, uma vez que sabe sair a jogar e posiciona-se bem, tendo bom remate de longe);
MO – BF (com Palhinha pode andar livremente);
EE – Jota;
ED – Bernardo;
PL – Ronaldo (ou troca com Jota, já que ele prefere partir da esquerda);
Palhinha para além de esconder as debilidades defensivas dos laterais, permite liberdade ao BF e sabemos que Ronaldo já não se esforça a defender.
?? Saudações Portuguesas para um Europeu complicado desde logo na fase de grupos ??
BenDover
O palhinha podia ser titular no terceiro jogo caso já estivéssemos apurados. É que aquilo não é só chegar a jogar como se fosse no tugão. O gajo está ainda verdinho para estas andanças e pode muito bem tremer, o que seria natural. Mas também pode ser que nos surpreenda, esperemos que sim.
Ryovanni
Convocatória, no geral, aceitável, mas mesmo assim faria pelo menos 2 trocas: tiraria William, para meter um lateral com mais garantias defensivas (Cédric) e tiraria o Sérgio Oliveira por um médio mais polivalente (Otávio). Talvez metesse o Ricardo ao invés do Semedo, mas aceito assim como está.
fsrgio
Boa piada essa do Otávio ??
Xyeh
Vamos lá, o FS leva o William mesmo que ele não tenha jogado praticamente nada este ano mas muda o critério com o Ricardo Pereira e leva o Nelson Semedo, na baliza talvez trocasse Rui Silva por José Sá, no meio campo talvez chamasse o André Gomes e abdicaria de William, na frente talvez tivesse chamado Nani ou Quaresma (mais Nani) a nível de balneário Nani era o 2º capitão por isso seria importante e ainda desbloqueia jogos.
lux.19
A França foi campeã do Mundoi que dois laterais PAVARD e HERNANDEZ que não tihnam experiença nenhuma de grande competições. Um euro ou um Mundial é o momento. Parem de ter esta mentalidade que é precisa 50 anos de experiença para jogar na seleção. Quem esta em melhor forma e que esta bem no grupo dos 26 joga!
fsrgio
Isto! Finalmente alguém com 2 dedos de testa! Competições de seleção devia ser quem está em melhor forma e não quem tem mais experiência mas não joga nos respectivos clubes!
lux.19
Sem esquecer que em 1998 foi campeão com putos de 19 anos chamados HENRY e TREZEGUET. Putos novos que tiveram as carreiras que todos sabemos. Até acho que um pouco de juventude refresca as ideias. Temos o exemplo do campeonato do mundo de 2002 que foi um desastre para Portugal, com uma geração em fim de ciclo que tinha muita experiençia!
Pablo
Por um lado é válido mas depois não se consegue ter rotinas de jogo.
MrShadyCharacter
Pedro neto?!
Tiago Silva
Está lesionado.
Mikenen_PT
Em geral, foi tudo dentro do esperado.
Incompreensível a meu ver levar apenas 3 centrais. Deveria ir o Ruben Semedo ou o Domingos Duarte. Mesmo com a possível adaptação do Danilo a central, parece-me muito curto, atendendo que o Eng. aposta sempre mais em defender….. a não ser que esteja à espera de fazer apenas 3 jogos neste Europeu, pois Pepe e Fonte estão longe de serem novos….
Semedo ser convocado em detrimento de Cédric ou Ricardo Pereira, só mesmo por questões extra futebol. Temos 4 laterais que nenhum deles é exímio a defender….Cédric não sendo sensacional oferecia mais garantias.
Convocar William parece-me rídiculo, pois não faz um jogo completo há mais de 3 meses. Levar William, Moutinho, Sérgio Oliveira e Ruben Neves, parecem-me todos ser mais do mesmo. Levaria destes 4 apenas dois deles, dado que são redundantes. Julgo que faria mais sentido levar o Otávio (caso tivesse sido anteriormente convocado, o que não aconteceu). Não percebo onde é que o Sérgio Oliveira é melhor que o Pizzi, por exemplo. Levar Rafa e Guedes não me faz sentido. Pelo final de época que fez, o Guedes merece estar na seleção, já o Rafa parece-me um pouco forçado…parece que foi apenas para garantir que o SLB tinha um representante na seleção (lembram-se da promessa do LFV da espinha dorsal na seleção ????). O Félix, ou muito me engano, mas está lá pelo que fez há 2 épocas no Benfica e pelo preço que custou ao Atl. de Madrid, pois pelo que tem feito, não merece ser chamado…..talvez o Paulinho fizesse mais sentido, mas espero que o Félix demonstre que estou enganado.
hortalica
O Félix não fez uma época boa mas chamar o Paulinho em detrimento de Félix acho que é exagerado. Primeiro porque com as características idênticas ao Paulinho já vai o André Silva (a fazer super época) e para levar outro avançado que seja um com características diferentes (caso o rendimento não seja muito bom que é o caso).
O registo de ambos é parecido esta época mas o Félix joga num campeonato muito mais exigente e jogou na champions (Paulinho na LE). O Paulinho no SCP devia ter feito bem melhor, perdi a conta das oportunidades de golo falhadas. O RA dizer que ele já tá pago por o golo ao Boavista foi um exagero e tentou tirar a pressão do jogador, porque aquilo que mostrou no campeonato estava ao nível do Sporar, ou seja, bem na ajuda aos companheiros e muitos golos fáceis falhados.
Mikenen_PT
Sinceramente não acho o André Silva similar ao Paulinho…o Paulinho não fez uma boa época, muitas lesões e a camisola do Sporting pesou um pouco, juntamente com o valor da transferência. O Paulinho é um jogador bom para a entrada de outros avançados, seja o Ronaldo ou o Bernardo Silva, pois tem algum porte atlético e segura bem o jogo e tabela bem….o André Silva já nem tanto, talvez seja melhor finalizador que o Paulinho, mas n liga tanto o jogo, e nas últimas aparições na seleção André Silva tem deixado muito a desejar…. mas o meu ponto é mesmo o Félix, pois acho que fazia-lhe bem descansar e sair um pouco do radar….julgo que a exposição na seleção não vai ser positiva, pois ou muito me engano ou vamos jogar com um a menos, ou o Félix vai estar muito tempo a aquecer o banco……
hortalica
O Paulinho jogou muitas vezes condicionado (no Braga) mas acho que na primeira metade da época teve oportunidades para fazer melhor. No SCP o que falhou foi a pontaria, principalmente. Os primeiros jogos dou de borla que era ambiente novo e mais pressão mas em março(final)/abril/maio devia ter sido mais afinado. Um jogador que custa 17M e teve os falhanços que ele teve não se pode escudar em desculpas como novo na equipa, pressão/etc. Aquilo foram falhanços que não podiam acontecer e podiam ter custado caro ao SCP.
Quando digo mesmas características, neste caso digo Ponta de Lança mais fixo. O André Silva e Paulinho a jogarem na selecção serão sempre mais fixos, enquanto que o Félix é um elemento mais móvel quase como um segundo avançado. Eu sei que o André Silva na selecção ás vezes também sai mais da sua zona mas não tem comparação com o Félix que já o faz no Atlético e fazia no Benfica.
O André Silva quando fez dupla com Ronaldo (e marcavam muito) foi um tempo interessante no ataque da selecção mas depois veio a fase negativa do André Silva e acabou-se esta produtividade. Pode ser que vá lançado por esta época e volte a esses registos, mas duvido muito que o Engenheiro arrisque tanto num europeu ofensivamente como numa fase de qualificação de um europeu.
Entendo o que dizes do Félix mas acho que seria pior psicologicamente deixá-lo de fora. Imagina que tens uns 20 anos e passar de golden boy de 120M a cortado da selecção? Psicologicamente ia ser muito complicado para o rapaz. Mas caso o Paulinho tivesse feito uma grande época o Engenheiro teria um problema em mãos.
Mikenen_PT
Concordo que o menor fulgor do Paulinho tenha redundado em menos uma dor de cabeça para o Engenheiro na hora de definir os 26. Temo que a precipitada transferência do Félix e pelos valores elevados (insuflados na minha modesta opinião) tenham de algum modo queimado um rapaz que é um ótimo jogador e com um grande potencial…tem características ímpares para jogador jovem, com um grande instinto e facilidade de finalização, coisa rara especialmente no nosso “burgo tuga”. Agora o mediatismo da transferência, aliada ao facto de ter ido para uma equipa cujo modelo de jogo não é o que melhor se adequa ás caraterísticas do João, têm feito com que o jogador perda confiança, e consequentemente o seu desempenho tenha estado em queda. Julgo que o ambiente de seleção nomeadamente numa fase final não é a meu ver o melhor enquadramento para a recuperação do jogador…oxalá me engane e o João engate num grande Europeu para benefício de todos nós….mas receio que este jogador se perda a breve trecho, se ele não for de algum modo protegido…claro que falar em proteção a um jogador que custou 120M€ parece ridículo…mas não deixa de ser um ser humano e acima de tudo um jovem….
BAFANA BAFANA
Epa já só penso em ir beber uma imperial e pegar na minha bandeira e na minha t-shirt do Euro e inventar músicas no momento e cantar!!
Adoro competições internacionais, como o Euro e Mundial!!
Ainda por cima este ano vou com a felicidade de ser campeão nacional!
Já sabem, se virem um maluco com uma t shirt do Eder e uma bandeira de Portugal na zona de Telheiras vou ser eu!!
QUE VENHA DE LÁ ESSE EURO!
rmatos24
É indiscutível que temos um dos melhores elencos que estarão presentes no presente Euro. Pode-se criticar uma ou outra opção, mas na generalidade foi dentro do esperado. Surpreendeu-me a chamada do William, não por ser o William, mas porque quando só podia convocar 23, levava 4 centrais, agora que pode convocar 26, só leva 3. Mas aceito, William é jogador fetiche e Danilo pode muito bem jogar a central. De resto, Pedro Gonçalves teria que ser chamado por tudo o que tem feito e dos restantes, as dúvidas estão naqueles que provavelmente poucos minutos terão, portanto nem é por aí.
O que me custa é saber que com um elenco tão bom, dificilmente se traduzirá em campo em termos da qualidade de jogo, mas com o Engenheiro é o que podemos esperar. Claro que só quero que Portugal ganhe sempre, independentemente de jogarmos bem ou não, mas com jogadores deste calibre, seria tão bom vincarmos e marcarmos um período do futebol europeu e mundial com um futebol agradável aliado a títulos. É bom sonhar, mas com o Engenheiro o que espero é ir novamente de empate em empate até ao caneco. A ver vamos.