Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FC Porto no pote 3 da Champions; Sporting e Villarreal no pote 1

Com Lille e Villarreal no Pote 1 dá na mesma para ter um grupo acessível.

A vitória do Villarreal na Liga Europa acabou por ser, pelo menos na teoria, uma má notícia para o FC Porto. É que o submarino amarelo assim vai ficar no Pote 1, onde já estava o Sporting, sendo que a derrota empurra o Man Utd para o Pote 2, e faz com que o FC Porto fique no 3.

Pote 1: Atlético Madrid, Manchester City, Sporting, Bayern Munique, Inter, Lille, Villarreal e Zenit (os russos perdem o lugar se o Chelsea vencer a Champions)
Pote 2: Real Madrid, Barcelona, Juventus, PSG, Liverpool, Sevilha, Manchester United e Dortmund (os alemães caem para o 3.º se o Chelsea perder na final da Liga dos Campeões)
Pote 3: FC Porto, Ajax, RB Leipzig e Atalanta

100 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Maio 26, 2021 at 11:19 pm

    Não me lembro de um pote um tão fraco.

  • Kafka
    Posted Maio 26, 2021 at 11:23 pm

    Se o City vence no Sábado, o Zenit passa para o pote 1 e será mesmo o melhor pote 1 mais fraco de sempre

    Com este pote 1 completamente desvirtuado e nivelado por baixo, ficar no pote 3 não é necessariamente mau, fugindo ao City e Bayern, torna-se um grupo com possibilidades, porque só calhara o tubarão do pote 2

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 27, 2021 at 12:16 am

      Ainda que não tenham exactamente o mesmo poderio que os ingleses e alemães descartas Atlético e Inter? Creio que não serão favas contadas para quem os apanhar (embora o Inter ao que parece vai sair fragilizado no defeso). Mesmo Lille e Villareal não só propriamente Molde ou Rosenborg… O pote tem relativa importância (quem está no 2 por ex., sabe que se livra de todos os parceiros de pote, embora num ano normal livrar-seia na mesma porque estariam todos no pote 1) mas de resto será sempre preciso alguma sorte para um bom emparelhamento e mesmo assim é tudo em teoria… O SCP é que é especial e tem um Pote só para ele eheh

      • BenDover
        Posted Maio 27, 2021 at 11:06 am

        Tenho a certeza que o Sporting preferia evitar PSG ao Lille, evitar Barça e Real ao Atlético e Villareal.
        Ou seja, a “vantagem” dada às equipas do pote 1 que normalmente evitam os adversários mais fortes (do mesmo pote) aqui não se verifica e torna-se até numa desvantagem.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 27, 2021 at 11:33 am

          Digamos que os potes 1 e 2 estão “trocados” e por isso em condições normais o SCP estaria no pote 2 ou 3 e na mesma estaria sujeito a apanhar o PSG, ou Barça ou Real que, em condições normais estariam no Pote 1. Os possiveis adversários continuam a ser praticamente os mesmos… Se o SCP (pq é o exemplo que deste mas é igual para SLB e FCP) pudesse escolher ai entao sim ficaria no pote 1 com os tubaroes que estão no 2, evitando-os dessa forma. Mas como o caprichi deste ano fez com que todas as equipas dessws 2 potes praticamente estejam trocadas diria que os adversários possiveis são os mesmos que seriam num ano “normal”…

    • BenDover
      Posted Maio 27, 2021 at 11:04 am

      Com jeito o pote 3 ainda dá luta ao pote 1.
      Em dezembro podemos constatar duas coisa.
      1- A maioria dos grupos terá sido vencida por equipas do pote 2
      2- As maioria das equipas de pote 1 seguem viagem para casa ou para a liga europa

      • Sporting1906
        Posted Maio 27, 2021 at 3:02 pm

        Bayern, City, Atleti e Inter estão todos no pote 1. É um pote inferior ao pote 2? Claro. É inferior ao pote 3? Nem pensar.

    • Boneco21
      Posted Maio 27, 2021 at 2:14 pm

      “Com este pote 1 (…), ficar no pote 3 não é necessariamente mau”. Para mim é exatamente o contrário… Precisamente pelo facto do pote 1 ser fraco e o pote 2 ter mais equipas difíceis que o pote 1, é que era muito importante ficar no pote 2! Se os tubarões estivessem todos no pote 1, aí sim seria quase indiferente ficar no 2 ou no 3, mas neste caso, ficar no 2 significaria evitar Real, Barça, Juve, PSG, Liverpool e United, enquanto ficar no 3 significa poder apanhar uma destas equipas.

      Mas claro, isto é no contexto atual, e eu percebo que a tua comparação fosse mais no sentido de comparar o facto de ser pote 3 nesta época com ser pote 3 em épocas anteriores, onde aí era muito provável apanhar 2 tubarões. Mas como a notícia é sobre o Porto passar do pote 2 para o pote 3, tive de ressalvar o impacto que isso terá neste contexto específico.

  • TugadaBola
    Posted Maio 26, 2021 at 11:28 pm

    Era muito importante para o Porto ficar no segundo (que é o pote mais forte)
    Tanto o Benfica (se passar) como o porto este ano ou apanham grupos da morte com City Bayern Chelsea e um gigante ou podem até apanhar um Lille/Zenit e um Sevilha ou Dortmund…
    Com a cagada típica do Porto nestes sorteios até acredito num Lille, United, Porto e mais uma… O Benfica apanhara um um inter ou vilareal, Juventus ou Real Madrid e um forte candidato no Grupo quatro (Atalanta?)
    O Sporting apanha um gigante PSG ou Liverpool e um forte do 3° (ac Milão)

  • The Mo
    Posted Maio 26, 2021 at 11:36 pm

    Está regra é ridícula.
    Os lugares nos potes têm de voltar a ser atribuídos consoante a pontuação dos clubes no ranking, e não pelos lugares no respectivo campeonato nacional.
    Isto não premeia o mérito.

    • Wey
      Posted Maio 26, 2021 at 11:41 pm

      Assim e que premeia o merito. Isto e a Liga dos Campeoes logo os campeoes devem ter algum beneficio.

      • The Mo
        Posted Maio 26, 2021 at 11:46 pm

        Os campeões têm o benefício de participar na prova entrando directamente.
        O que não faz sentido é o Lille ser Pote 1 e o PSG ficar no Pote 2, quando o PSG é que “pôs” o Lille no Pote 1.
        Falei deste caso, como podia ter falado no caso dos clubes portugueses, o Sporting está no Pote 1 porque pertence ao mesmo campeonato do Porto, se o Porto não existisse o Sporting estava no Pote 4.

        • Fallen Angels
          Posted Maio 26, 2021 at 11:49 pm

          Realmente o que o futebol europeu mais precisa é mais vantagens para os grandes e mais desvantagens para os mais pequenos.

          Os ricos ficam mais ricos, os pobres ficam mais pobres e temos os mesmos duelos na Champions ano após ano. Que lindo

        • CanelasNba
          Posted Maio 27, 2021 at 12:05 am

          E se não sabes , ficas a saber que esses clubes que têm melhores Rankings já têm o benefício de garantir maiores receitas de participação, mas lá está deves ser do Porto e portanto não espanta essa reação.

        • Mik6
          Posted Maio 27, 2021 at 11:12 am

          Muito engraçado. Quando é que o PSG pôs algum clube em em algum lado? O campeão francês sempre foi pote 1 se não estou em erro.
          Melhor! Se Porto não existisse não havia futebol português.

    • CanelasNba
      Posted Maio 26, 2021 at 11:47 pm

      Onde já se viu na LIGA dos CAMPEÕES premiar os Campeões…pelos vistos não há mérito em ser campeão nacional…

      • The Mo
        Posted Maio 27, 2021 at 12:01 am

        Ai é?
        E onde está aqui os campeões da Letónia e da Lituânia?
        Os campeões dos países mais cotados entraram directamentna prova, e ganharam 40M.
        O mérito já foi premiado.
        A partir daí, é fazer os potes consoante a pontuação nos ranking de cada clube.

        • OlhodeFalcao
          Posted Maio 27, 2021 at 12:30 am

          Todos os campeões da Europa tem hipóteses de aceder à Liga dos Campeões, se vencerem as suas eliminatórias.

          O Pote 1 Premeia o sucesso dos campeões das 6-8 principais Ligas Europeias e vencedores das 2 principais competições europeias. Como é evidente não é possível garantir um pote 1 para todos os Campeões, mas todos têm hipóteses de chegar à Liga dos Campeões.

          Além de que cada País pode almejar uma melhor posição no Ranking para uma futura entrada directa na Champions, que está dependente do sucesso das suas equipas.

          O modelo não é o mais perfeito, porque perfeição não existe, mas tenta colocar alguma justiça.

        • Alex03
          Posted Maio 27, 2021 at 1:58 pm

          40 milhões?

          40 milhões para as melhores classificadas no ranking e das melhores ligas.
          O Sporting parece que vai ganhar entre 27 e 30 milhões. Outros no pote 2 vão ganhar mais pelas suas prestações passadas. Logo os 40 milhões não podem ser tidos nem achados para premiar o mérito.

        • CanelasNba
          Posted Maio 27, 2021 at 2:45 pm

          Se não sabes ficas a saber que tanto Porto como Benfica já ficaram no Pote 1 por esta mesma regra, apesar de haver equipas no Pote 2 com muito melhor ranking…mas este ano é que faz comichão.

    • disturbed17
      Posted Maio 27, 2021 at 2:52 am

      Como assim não premeia o mérito? Quer dizer, o Sporting é campeão vamos premiar com o pote 3 para apanharem 2 tubarões..

    • Joao X
      Posted Maio 27, 2021 at 10:56 am

      Assim é que se premeia o mérito.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 27, 2021 at 11:17 am

      The Mo, percebo perfeitamente o teu raciocínio e até concordo, mas se elas estiverem sempre a serem beneficiadas e a receber mais dinheiro estarão sempre mais perto de chegarem mais longe e de ter mais vantagens no ano seguinte e acaba por ser um ciclo vicioso. Atenção não estou a discordar.

    • Sporting1906
      Posted Maio 27, 2021 at 3:03 pm

      O Sporting foi campeão, o Porto foi 2º. Sendo assim, premiar o mérito é pôr o Sporting num pote teoricamente melhor do que o Porto.

  • JJoker
    Posted Maio 26, 2021 at 11:38 pm

    Tendo em conta os comentários, as equipas do pote 1 ficarão em último lugar dos seus grupos.
    Fará sequer sentido haver fase de grupos na próxima época?

    • For Dummies
      Posted Maio 26, 2021 at 11:45 pm

      Completamente de acordo, na mouche.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Maio 26, 2021 at 11:54 pm

      Não me admirava que metade delas ficasse em último nos seus grupos.. tirando City e Bayern que ficarão em 1o venha quem vier, as restantes só Atlético lutará pelo 1o lugar do seu grupo

      • JJoker
        Posted Maio 27, 2021 at 12:12 am

        Obrigado pelas dicas, vou apostar assim que der.

        • Hirok "The Truth"
          Posted Maio 27, 2021 at 10:08 am

          Eu não sou de apostar.. mas aconselho a não apostar em Villarreais e zenits desta vida a passarem os grupos..

          • MMR
            Posted Maio 27, 2021 at 11:44 am

            Percebe-se bem o porque de não apostares…

            • Hirok "The Truth"
              Posted Maio 27, 2021 at 1:04 pm

              Sim não gosto de arriscar muito com dinheiro, porque apostar em coisas certas não dá nada..
              mas força apostem em Lille, Zenit, Sporting, Lille e Villarreal para passarem em 1º.. os milagres acontecem é verdade

      • Sporting1906
        Posted Maio 27, 2021 at 3:04 pm

        Não se admirava que metade destas equipas ficasse em último nos seus grupos? Portanto para si até as equipas do pote 4 são superiores às do pote 1?

    • BenDover
      Posted Maio 27, 2021 at 11:00 am

      Com jeito, a maioria das equipas de pote 1 estão na liga europa no final da fase de grupos. Em Dezembro cá estarei para ver se isso aconteceu ou não.

    • Deco10
      Posted Maio 27, 2021 at 12:56 pm

      Não é que vão ficar em último, mas tirando o City e Bayern não há mais nenhuma equipa que tu olhes e tenhas logo 90% de certeza que fica em primeiro. Caso não acompanhes a Champions, podes só acompanhar as competições em que o teu clube entra, normalmente o pote 1 costuma ter 5/6 equipas que se olha e pensa-se logo que vão dominar o seu grupo.

      As surpresas acontecem, mas são isso mesmo, surpresas. Agora não vamos andar aqui a brincar e querer fazer parecer que um pote 1 com Atlético, City, Bayern, Inter, Lille, Villareal e Zenit é tão forte como Bayern, Sevilha, Real Madrid, Liverpool, Juventus, PSG, Zenit e Porto. Do pote 1 deste ano, 5 em 8 equipas venceram o grupo, 7 apuraram-se para os oitavos. Vamos ver quantas ganham o grupo e quantas se apuram no próximo ano.

  • BrunoAfonso 12
    Posted Maio 26, 2021 at 11:39 pm

    Se o Benfica conseguir entrar para a fase de grupos vai para o pote 3 ou 4?

  • For Dummies
    Posted Maio 26, 2021 at 11:39 pm

    Até à lavagem dos cestos é vindima.
    Os potes cada vez mais vão tendo menos peso, o sorteio é que ditará a facilidade ou dificuldade do grupo, sempre teoricamente, como bem sabemos.
    Espero que as 2 (+1) equipas na LC consigam bons resultados e pontuações para o país.

  • Wey
    Posted Maio 26, 2021 at 11:43 pm

    Sendo que Atletico e Villareal nao podem apanhar as equipas espanholas, o Sporting tem 50% de chances de apanhar uma equipa espanhola, 3 ESP no pote 2 para 6 equipas no Pote1. Na teoria a melhor ate seria o Sevilla, mas com as fracas champions recentes de Real e Barca ja nem digo nada…

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 26, 2021 at 11:48 pm

    Se o Zenit ficar no Pote 1 com a vitória do City, seria o pote1 mais fraco da história da Champions league, tendo só City e Bayern como equipas a evitar para todas as outras, sendo qualquer equipa do pote 2 que não apanhe estes 2 automaticamente favorita a vencer o respetivo grupo.. foi mesmo um ano atípico, vem provar a força do público dos clubes grandes, é mesmo o 12o jogador

    • Mik6
      Posted Maio 27, 2021 at 9:05 am

      O Pote um mais fraco da história? Baseado em quê realmente?
      Todos que foram campeões mereceram mais que os outros.

      • Kafka
        Posted Maio 27, 2021 at 9:27 am

        Merecer mais não significa ser melhor

        O Lille não passou a ser melhor que o PSG só por que lhe venceu o campeonato

        • MMR
          Posted Maio 27, 2021 at 10:19 am

          Então ser campeão quer dizer o quê? Que o segundo é melhor que o primeiro? xD
          Tens umas lógicas da batata

          • panchuvilha
            Posted Maio 27, 2021 at 10:42 am

            Apesar de ter sido campeão, o PSG tem bem melhor equipa que o Lille….Se te desse a escolher quem preferias apanhar na fase de grupos entre o PSG e o Lille, ias escolher o PSG? Claro que não.

            • MMR
              Posted Maio 27, 2021 at 11:14 am

              O ter melhor equipa, ou ter equipa mais cara? Relembro que o PSG perdeu e empatou com o Lille.

              • Kafka
                Posted Maio 27, 2021 at 11:34 am

                O MMR acredita que o Benfica/Porto/Sporting têm mais hipóteses de eliminar o PSG do que o Lille… ???

                Pronto esta bem

              • panchuvilha
                Posted Maio 27, 2021 at 11:38 am

                Sem duvida que é melhor equipa. Se não o fosse, porque é que consideras um grande feito o Lille ter sido campeão ? … E uma pequena correção, o PSG ganhou, perdeu e empatou com o Lille esta época

          • Dca
            Posted Maio 27, 2021 at 10:45 am

            Então preferes que o teu clube numa eliminatória apanhe PSG e não Lille é isso?

            • MMR
              Posted Maio 27, 2021 at 11:39 am

              O preferir não é factual. Depende muito da nossa experiencia. E nada te garante que não ganhes ao PSG. Facto é que o Lille este ano foi mais forte que o PSG

              • Kafka
                Posted Maio 27, 2021 at 11:48 am

                Enrolaste mas não respondeste à pergunta

                Preferes portanto que o teu clube calhe com o PSG em vez do Lille??

              • Dca
                Posted Maio 27, 2021 at 1:20 pm

                A minha pergunta foi simples.
                O Benfica também pode ganhar ao City e ser eliminado pelo Zagreb, mas eu antes vou preferir apanhar o City.
                Responde só.

          • DM
            Posted Maio 27, 2021 at 10:48 am

            Quer dizer que foi melhor em 30 e poucos jogos por um motivo ou outro. Ou estamos a tentar fazer crer que no próximo ano todas as equipas vão estar a rezar por um PSG no pote 2 para fugir ao Lille do pote 1?

          • Kafka
            Posted Maio 27, 2021 at 11:32 am

            Ser campeão quer dizer que fez mais pontos, ou que ganhou um determinado jogo jogo na final (no caso de provas a eliminar), não quer no entanto que seja

            Mas se tu acreditas mesmo que o Lille é melhor que o PSG ???, boa sorte nessa lógica

            • CGH80
              Posted Maio 27, 2021 at 11:44 am

              O absurdo que estão a dizer é que: “Até à criação da Liga dos Campiões a Taça Uefa era mais forte que a aça dos Campiões Europeus!!”:

              • Kafka
                Posted Maio 27, 2021 at 11:56 am

                Errado, não foi isso que foi dito…. Para o ano, as melhores condições equipas provavelmente já voltam a vencer e o pote 1 volta a ter os melhores….

                Ainda assim a Taça UEFA na altura era fortíssima, muito mais forte do que actualmente

      • Hirok "The Truth"
        Posted Maio 27, 2021 at 10:05 am

        Não estou a falar em questão de merecimento, claro que têm mérito, mas não deixam de ser piores que clubes que ficaram em 2o ou 3o.. Nem precisamos de ir muito longe o caso português é um deles, assim como em França e Itália..

        • DiogoC
          Posted Maio 27, 2021 at 10:40 am

          Mas neste momento o Sporting é pior que Benfica ou Porto? Ou o inter pior que a Juventus? Só am tua cabeça

          • El Pipito
            Posted Maio 27, 2021 at 1:44 pm

            Em termos de plantel sem dúvida que é! A comparação da Juve e Inter não faz tanto sentido. Realidade diferente.

          • Alex03
            Posted Maio 27, 2021 at 1:49 pm

            É fácil perceber qual era o objetivo do comentário do Hirok desde inicio.
            O Hirok é daqueles que escreve as realidades paralelas para acreditar mais nelas.

            Eu sinceramente gostava mesmo de ver o Estádio da Luz com adeptos…gostava mesmo de ver com as manifestações semanais marcadas para os lado do Benfica se ia ser um bom ambiente. Se a famosa guerra 62% vs 38% não iria passar para as bancadas. Isto porque até parece que um pouco desta crise não começou com adeptos no estádio.

            Achar que por quando escolhemos o clube e isso define o tipo de adepto é apenas retrogrado.

            É que depois os famosas equipas grandes, uma delas, quando foi para o pote 1, parecia uma do pote 4. Mas foi a falta de um estádio maior decerteza.

      • Hirok "The Truth"
        Posted Maio 27, 2021 at 10:07 am

        Faltou referir o Villarreal e Atlético que são muito inferiores a Real e Barça.. portanto sim este pote 1 é um chocolate para os do pote 2 se não apanharem City ou Bayern..

        • MMR
          Posted Maio 27, 2021 at 11:44 am

          O atletico é tão inferior que foi campeão. Tão inferior que o barça não lhes conseguiu ganhar, mas conseguiu perder. Só o real conseguiu ganhar ao atletico

          • Hirok "The Truth"
            Posted Maio 27, 2021 at 12:19 pm

            Faltou referir pior Barca da década, e isso não quer dizer nada, mas se preferem um grupo com Barça ou Real do que o Atlético e o mesmo vale para o Inter, Sporting, Lille etc, que são inferiores aos que ficaram atrás nas respetivas ligas.. as condicionantes deste ano vieram provar que foi o ano para alguns clubes aproveitarem que a probabilidade de voltar a acontecer é mínima, só a liga Alemã manteve o campeão, mas o Bayern é um clube a parte, venha covid ou estádios vazios estão sempre preparados

      • panchuvilha
        Posted Maio 27, 2021 at 10:27 am

        Se não é o mais fraco, não é barbaridade nenhuma dizer que é dos mais fracos. As unicas duas equipas que metem medo são o City e o Bayern.
        Depois tens o Atletico que é sempre uma equipa chata, o Lille provavelmente vai ter de fazer uma reconstrução da equipa porque é provavel que venda alguns jogadores importantes para manter as receitas como tem feito nos ultimos anos, o Inter é outro que pelo que parece não está numa boa situação financeira e também deve vender jogadores importantes (o facto do Conte ter ido embora faz me acreditar ainda mais nisso), por fim Villareal, Zenit e Sporting são claramente equipas de pote 3/4 (atenção, nao estou de maneira nenhuma a querer tirar merito nem desvalorizar as equipas).

        • Mik6
          Posted Maio 27, 2021 at 10:56 am

          Sim eu percebo o que dizes em relação às equipas que estão no pote 1 mas a verdade é que as regras já existiam.
          Mas como sempre, antes dos sorteios é fácil dizer que só dois metem medo. O que vale é que as equipas portuguesas têm feito grandes prestações europeias.

          • panchuvilha
            Posted Maio 27, 2021 at 11:08 am

            Não me estou a queixar das regras, aliás eu concordo com as regras, sou a favor que estejam a premiar o mérito. Quanto as equipas portuguesas, espero realmente que tenham uma excelente prestação na europa tal como teve o Porto este ano.

          • Kafka
            Posted Maio 27, 2021 at 11:38 am

            Mik6

            Tirando o user “The Mo”, não vi mais ninguém neste bloguet_economia se queixar das regras

            Mas pronto, tu como Sportinguista presumo que que estejas super aliviado de não poderes calhar com o Lille, e preferes mil vez que calhe o PSG

            Pronto tudo certo, achas que o Sporting tem mais probabilidades de vencer o PSG do que o Lille, ok tá certo

            • El Pipito
              Posted Maio 27, 2021 at 1:45 pm

              Os Sportinguistas só estão com este discurso porque o raro aconteceu. Foram campeões.

              • Mik6
                Posted Maio 27, 2021 at 2:27 pm

                Mas querias que o Sporting Campeão ficasse no pote 3 ou 4 pq não nunca vai à Champions?
                Se formos pelo estatuto é muito fácil fazer potes pegamos em 5 inglesas, 5 espanholas, 5 alemãs e ‘depois’ vêm os do ranho no nariz.

              • CanelasNba
                Posted Maio 27, 2021 at 2:34 pm

                Mas qual discurso? de concordar com as regras?

                É que de forma geral é inegável que o pote 1 é bem mais fraco que nos anos anteriores, portanto o Sporting nem irá ter a vantagem que seria suposto.

                Depois não esquecer que apesar de presentes no Pote 1, a maioria dessas equipas por terem posições mais baixas no Ranking não terão acesso ao mesmo dinheiro (e justamente) que equipas noutros potes mas melhores classificas no ranking.

                O curioso é haver alguns comentários a criticar as regras com base num ano atípico, e isso sim é hipocrisia, pois as regras já estavam definidas e eram iguais para todos.

                Veremos se este ano atípico até não criará uns grupos engraçados.

  • Abbas
    Posted Maio 27, 2021 at 12:40 am

    O pote 2 é muito mais forte. Esta ideia não faz muito sentido.

    • CanelasNba
      Posted Maio 27, 2021 at 2:08 pm

      Ideia? isto são as regras, que por acaso já estavam em vigor, não apareceram agora por magia, mas como num ano “anormal” não gostamos de como os potes ficaram formados vamos mudar as regras ??

  • Deco10
    Posted Maio 27, 2021 at 1:27 am

    O Zenit cai para o pote 3 se o Chelsea ganhar?

    • Boneco21
      Posted Maio 27, 2021 at 2:28 pm

      Sim. O pote 1 é para os vencedores das ligas top-6 + vencedor da Champions + vencedor da Liga Europa. No caso de um dos vencedores das ligas top-6 ser vencedor de uma das competições europeias, o 8º lugar no pote 1 passa para o campeão da 7ª liga no ranking (se ambos os vencedores das competições europeias alcançarem o pote 1 via campeonato, creio que serão os campeões da 7ª e 8ª liga do ranking a preencher esses lugares, mas não tenho a certeza), que atualmente é a Rússia. Se o Chelsea ganhar a Champions, entra no pote 1 como vencedor dessa competição e o Zenit passa a ser colocado num pote consoante o seu ranking, que neste momento lhe daria o pote 3. Isto porque apenas o pote 1 está relacionado com vitória em competições, os outros 3 são completados usando apenas e só o ranking, daí o Zenit nunca ter hipótese de ficar no pote 2, ou fica no pote 1 ou no pote 3.

  • Stromp1906
    Posted Maio 27, 2021 at 10:49 am

    Menos mal que ontem durante o repasto do leitão da Mealhada, Varandas colocou o lugar no pote 1 á disposição. Leu os comentários no VM e concluiu que ser campeão não dá mérito suficiente para ficar no pote 1, e ainda sugeriu a mudança de nome da competição para Liga do Ranking, mas terá que ser JJ a sugerir porque o homem foi treinador do século e tem mais influência.

    • For Dummies
      Posted Maio 27, 2021 at 10:54 am

      Concordo em parte.
      A verdade é que no pote 1 estão os campeões, e bem, mas os próprios campeões são escolhidos pela liga que integram.
      Dizer Liga dos Campeões tem de fazer sentido, mas também ela é uma falácia porque como já afirmado num comentário abaixo, campeões das ligas europeias periféricas com menor ranking têm de cumprir pré-eliminatórias que campeões das big 6-8 não têm.
      A minha questão, para a malta em geral é: como tornar a LC mais justa? Integrar só e apenas os campeões (e eventualmente vices) equitativamente? Utilizar o mesmo modelo sem rankings? Utilizar o mesmo modelo com rankings à mistura?
      É uma questão, e consequentemente solução, algo complexas.

      • BenDover
        Posted Maio 28, 2021 at 10:46 am

        Antigamente a taça dos campeoes europeus era mesmo só para campeões dos respectivos país. Depois criou-se a Champions League e com ela todo o dinheiro e mercantilização do futebol, obrigando à presença de clubes não campeões.

        Pensa desta forma. Se esta competição contasse apenas com os campeões dos respectivos países, não era assim tão descabido a um clube português voltar a ser campeão ou pelo menos lutar para isso, mais ainda numa época como a actual cheia de campeões outsiders.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 27, 2021 at 11:12 am

      Eu até acho que isto dos potes desvirtua a competição, sei que alguns se apuraram primeiro que outros, ou com classificações mais acima e mais abaixo, mas acima de tudo deveriam receber mais dinheiro por acabarem em primeiro ou em segundo ou pelo ranking. Por mim não haveria potes, sendo as únicas restrições do sorteio as equipas do mesmo país, com tantas condicionantes no sorteio acabamos por ver quase sempre as mesmas equipas a jogar umas contra as outras.

      • CanelasNba
        Posted Maio 27, 2021 at 2:17 pm

        Tiago, as equipas já recebem maiores “Bolos” consoante a sua posição no Ranking. Por exemplo Porto apesar de estar no Pote 3 tem direito a 23M de ser 13º do Ranking, já o Sporting apesar de estar no Pote 1 tem direito a “apenas” 8 M pela sua posição no Ranking, sendo que depois ambas as equipas têm mais 15M por prémio de participação.

        Quanto às condicionantes, numa competição minimamente organizada terás sempre cabeças de série, sendo que esta foi uma forma de premiar tanto a performance anual, como a performance histórica.

        • Tiago Silva
          Posted Maio 27, 2021 at 3:33 pm

          Sim eu sei CanelasNba, e penso que deveria haver prémios para os clubes que fazem melhores performances seja na Europa como nas competições internas, nisso penso que o formato da Champions está justo. Agora penso que seria muito mais emocionante se não houvesse condicionantes nos sorteios, teríamos mais jogos diferentes ao longo dos anos. Seria prejudicar os mais fortes? Sim mas um clube que mereça ganhar a Champions tem que estar disposta a defrontar qualquer adversário, seja no inicio ou no fim da competição e este formato daria uma maior espetacularidade e até poderia dar outra ambição a clubes menos favoritos na prova. Mas até gosto do formato atual da Champions, só acho que deveria haver vagas para mais países de forma direta.

  • Bmontero
    Posted Maio 27, 2021 at 10:56 am

    Sporting
    Manchester United
    Leipzig
    Estrela Vermelha
    Mais que fazer boa figura, o mais importante na próxima época e o Sporting lutar pelo título e garantir novo acesso a Champions
    SL

  • BenDover
    Posted Maio 27, 2021 at 11:10 am

    O “prémio” dado às equipas do pote 1 que supostamente evitariam os adversários mais fortes (do mesmo pote) não se verifica nestas circunstâncias. De certeza que os sportinguistas preferiam evitar o PSG ao Lille e evitar Barça e Real ao Atlético e Villareal.

    Regras são regras mas é precisamente aqui que este sistema perde o sentido porque neste caso as equipas do pote 1 não saíram beneficiadas/premiadas como seria suposto.

    • Boneco21
      Posted Maio 27, 2021 at 2:23 pm

      Respondendo ao teu último parágrafo: ninguém lhes mandou ganharem todos na mesma época ahahah

      O sistema não perde sentido nenhum, simplesmente houve vários outsiders a ganhar este ano. Pegando no exemplo do Sporting, se o Sporting tem entrado sem ser campeão, muito provavelmente seria pote 4 (dependendo de quem se qualificar para a fase de grupos)… O Lille também seria pote 4, o Inter e o Villareal seriam pote 3. É ou não é melhor ser deste pote 1 do que ser do pote 3 ou do 4? Na minha opinião foram beneficiados na mesma, se calhar não tanto como esperavam. Mas estes clubes têm de perceber que para eles estarem no pote 1, alguém tem de sair… Havendo demasiados clubes menos cotados a conseguir o pote 1, acabam por tirar de lá muitos tubarões. Mas isso porque estes “não tubarões” acabaram por ser melhores que os tubarões nesta época, o sistema não perde sentido por isso.

      • BenDover
        Posted Maio 28, 2021 at 10:42 am

        Sim, totalmente de acordo. Foi um feito extraordinário haverem vários outsiders campeões na mesma época, o que leva a que isto pareça estranho e que não saiam tão beneficiados com o pote 1 como seria em circunstâncias mais normais.

  • CarlosFCP
    Posted Maio 27, 2021 at 11:30 am

    O pote 2 é mais forte porque os campeões não foram os clubes previsíveis

    Há clubes no pote 1 que duvido que passem aos oitavos

    Se o Porto ainda tiver a vaca toda dos sorteios vai sair lille e Sevilha

    Zenit Villarreal inter e Barcelona também era um bom sorteio

    Só não meto a juventus e real porque depende de como preparem a época

  • DICAS
    Posted Maio 27, 2021 at 12:31 pm

    Surreal o Sporting ser campeão ficar no pote 1 e ser prejudicado ( não por ninguém especificamente acalmem se lá) por ficar num pote com qualidade semelhante ao Pote 3 …

    Irra a sorte deste clube.

    Como os campeões dos outros campeonatos mais liga Europa foram em boa parte outsiders isso vai jogar contra o Sporting …

    É esperar um grupo deste gênero para ir em linha a sorte nos sorteios do Sporting na Champions:
    Sporting
    Real Madrid
    Red Bulls Leipzig
    E a equipa mais acessível do grupo 4 (aí costumamos ter sorte)

  • Manel Ferreira
    Posted Maio 27, 2021 at 2:42 pm

    Isto é preso por ter cão e preso por não ter. Se os tubarões contolam tudo está mal, são protegidos pela UEFA, têm todas as regalias e por aí fora. Se os tubarões não controlam tudo também está mal porque o pote 1 é uma palhaçada e é uma injustiça que os campeões tenham sido diferentes porque, como sabemos, a única coisa justa é serem sempre os mesmos clubes a ganharem tudo.

    É por isto que eu acho sempre piada quando a pessoal se vira contra a UEFA por dar primazia aos principais campeonatos e tubarões, sempre com queixas de que “o interesse do dinheiro está a sobrepôr-se ao interesse público”. Não, amigos, o interesse público é mesmo este: tubarões, tubarões e mais tubarões. Se até aqui num país como Portugal se pensa assim, imaginem em países com pouca tradição de futebol (e que são mercados cada vez maiores para o futebol). Depois mandem vir com a UEFA…

    • CanelasNba
      Posted Maio 27, 2021 at 2:50 pm

      Comentário PERFEITO!!! Em vez de se achar engraçado e curioso o facto do Pote 1 até ser mais fraco do que o 2, não, vamos mas é mudar as regras porque onde já se viu estes clubes “ranhosos” estarem no pote 1 e o “meu” Barça, Juve, ou Real” estarem no pote 2.

      • Kafka
        Posted Maio 27, 2021 at 3:24 pm

        Tirando o The Mo, mais NINGUÉM se mostrou contra… Mas tu transformas a opinião de um ÚNICO user, numa opinião generalizada… Esta certo

    • Kafka
      Posted Maio 27, 2021 at 3:23 pm

      Enganaste-te no blogue?

      É que neste blogue, tirando o user “The Mo” (que é um fanático pelo que Porto), mais NINGUÉM disse que era injusto este modelo…. Pelo contrário até houve foi various comentários a dizer que este modelo era justo e a forma de premiar os campeões

      Deves ter feito confusão com o blogue, leste essa indignação toda noutro blogue

    • Deco10
      Posted Maio 27, 2021 at 3:29 pm

      A maioria dos comentários é a comentar que é um pote 1 mais fraco que nos outros anos, excepto um ou outro que realmente critica a maneira como os potes são feitos, o que o pessoal está a dizer é que não há memória de um pote 1 com tão poucos “tubarões”. Por exemplo, enquanto portista, este ano estou bem mais preocupado com quem vai sair do pote 2 do que do pote 1, algo que não é normal. Com isto não quero dizer que não nos pode sair uma excelente equipa do pote 1, mas as probabilidades são mais baixas.

  • Bluerock
    Posted Maio 27, 2021 at 4:40 pm

    Não é a situação ideal para o Porto, mas neste clube a mentalidade é só uma. Ganhar. Seja contra quem for.
    Temos demonstrado nos últimos anos que não é preciso ter uma equipa de milhões para sermos competitivos na Europa.

  • DQuinta
    Posted Maio 27, 2021 at 4:55 pm

    Não vejo problema. São tempos de mudança quiçá. No ano 2000 considerariam um City, PSG ou um Chelsea como tubarões?
    Quem sabe como estarão as coisas daqui a uns anos. Só estes cenários permitirão isso!

Deixa um comentário