Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica anuncia saída de Joel Rocha

Quem deve ser o sucessor? Joel devia ter feito mais com a enorme  qualidade dos plantéis que orientou, ainda por cima esta época sofreu algumas derrotas pesadas frente ao Sporting.

O Benfica comunicou o fim da ligação com o treinador de futsal, Joel Rocha. O técnico estava na Luz desde 2014 tendo conduzido os encarnados à conquista de 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 3 Taças da Liga e 2 Supertaças. Recorde-se que esta época o Benfica não venceu qualquer troféu no Futsal.

48 Comentários

  • Nunop
    Posted Junho 18, 2021 at 7:47 pm

    O Benfica tem é de anunciar a saída do Roncaglio para ontem. O Chiskala tb podia ir.

    Guarda-redes é só a posição mais importante do futsal…faz toda a diferença, sou da opinião sincera que se tem sido Guitta na baliza do Benfica e Roncaglio na do Sporting, o Benfica tinha sido campeão.

    • JoaoMiguel96
      Posted Junho 18, 2021 at 10:06 pm

      Claramente isso. Levar 6 no último jogo não demonstrou a superioridade tremenda do Sporting.

      • Nunop
        Posted Junho 18, 2021 at 10:15 pm

        Tens razão, ganhar um jogo com uma bola que não entrou é que demonstra! Abraço

        • MiguelCosta
          Posted Junho 18, 2021 at 10:46 pm

          Oh amigo, deixa lá de dizer disparates. Não ganham um jogo ao Sporting em tempo regulamentar há 9 jogos seguidos e ainda há alminhas que acham que é pura e simplesmente por causa dos guarda redes de cada equipa.

          Começa a ver os jogos da fase regular e deixa-te lá de ver apenas os jogos dos play offs e vais perceber porque é que o Sporting é melhor. Guarda redes ajuda mas qualquer pessoa que acompanha futsal e não vê apenas os jogos finais, percebe que a diferença não vem só daí.
          Ou então pronto deixa-te lá estar nesse mundo em que achas que a diferença está nos guarda redes e nessa bola. Esta época levaram duas vezes 6-2, uma delas nas finais, mas epá foi mesmo essa bola que mostrou que a diferença não é grande.

          • Nunop
            Posted Junho 19, 2021 at 3:06 pm

            Gabaste tanto do 6-2, fica aí o resumo.

            https://youtu.be/S5U5A0hGme4

            Conto 5 defesas do Guitta, 2 do Roncaglio.
            Conto também 1 golo Guitta e 3 patos do Roncaglio.

            Abraço e parabéns por achares que vês mais fase regular que eu. Enquanto tu vias a fase regular, eu joguei futsal durante 5 anos, onde aprendi por experiência propria e com excelentes treinadores que guarda-redes é a posição mais importante do futsal.

            • MiguelCosta
              Posted Junho 20, 2021 at 12:19 am

              Não me gabei do 6-2. Gosto de ver é que pareces ter ignorado o facto de não ganharem há 9 jogos seguidos em tempo regulamentar.

              Essa conversa a dar a entender que percebes mais de futsal que eu, porque jogaste 5 anos (??) diria que é tipo do século passado. Mas obrigado por me dizeres. És, assim, a prova viva do que já desconfio há algum tempo: há muita malta que joga futsal (ou outro desporto) e não percebe nadinha do que joga em termos táticos. Por isso, devolvo-te o abraço e muita força!

              Por último, podes continuar a ir buscar vídeos à net e a andar a contar as defesas de cada guarda redes por jogo. Espero que todos os adeptos do Benfica pensem como tu e a estrutura também. Assim continuam a achar que o problema é o GR e não a falta de organização ofensiva, que nos jogos mais apertados assenta praticamente em meter a bola no Robinho e esperar, ou a organização defensiva que por vezes roça o fraquíssimo ou o banal 5 para 4.
              O Benfica também já teve o Juanjo, um excelente GR, e o Sporting nunca ficou tanto jogo sem ganhar. Mas sim, o problema é só o GR. Quem sou eu para contrariar um suposto jogador de 5 anos de futsal.

        • JoaoMiguel96
          Posted Junho 18, 2021 at 11:09 pm

          Ui, é só isso que tens? Levaste 6 e falas de um golo que foi num instante e sem tecnologia? Muito bom.

          • Nunop
            Posted Junho 18, 2021 at 11:20 pm

            Primeiro, é “so” isso que eu tenho? Ahah
            É “só” terem dado o 2-1 ao Sporting em jogos, quando a eliminatória tava 1-1. É “só” isso sim.

            E aposto que tb se vier aqui um adepto do Porto queixar-se do basket vais-lhe dizer que foi “só” o campeonato que deram ao Sporting com uma arbitragem escandalosa.

            Segundo, eu não levei 6, o Benfica levou 6. E o Roncaglio tem culpa no mínimo em 3 desses 6. O Guitta tirou não sei quantas bolas e ate um dos 6 marcou, ve la tu a diferença entre o que um tem na baliza e o que o outro tem.

            • JoaoMiguel96
              Posted Junho 19, 2021 at 12:42 am

              Isso é tudo muito giro, mas fixares te num lance para resumir um campeonato é absurdo. Somos muito superiores, somos campeões da Europa e ainda há coragem para dizer que foi só o Guitta? Que falta de noção.

              Agora até o Porto já metemos ao barulho? Quando se defende o indefensável…

              E tu não és do Benfica? Não foi o teu clube que perdeu? Ah, agora é o Roncaglio.
              O Guitta marcou porque vocês estavam com GR avançado. Acho que não era difícil de lá chegar.

              • Nunop
                Posted Junho 19, 2021 at 11:32 am

                Sim foi o meu clube que perdeu, não fui eu. Eu sou do Benfica, não sou o Benfica.

                Fixar-me num lance que para ti vale zero mas que na realidade deu o 2-1 ao sporting em jogos. Se o Benfica ganha o jogo 3, vai com 2-1 para o pavilhão da Luz com hipótese de ser campeão.

                Não entendes a importância da decisão porque es do Sporting e não te interessa.
                Se fosse ao contrário, o choradinho que não ia ser aqui no blog…

                • Alex03
                  Posted Junho 19, 2021 at 1:20 pm

                  Queres falar do penalti que tiveram sem repetições no jogo 2?
                  Queres falar dos golpes de judo que o Zicky sofreu no primeiro jogo e o Rocha a tareia que levou no 2º?
                  Queres falar da agressão do Arthur ao Erick?
                  Das constantes mãos na cara dos jogadores do Benfica nas equipas adversárias?
                  É que no futsal a 6º falta dá livre direto e curiosamente o Benfica tem o condão de ter a mesma atitude em campo e quando chega as 5 o critério alarga.
                  No jogo 2 o Jacaré dá com a mão na cara do Erick, amarelo. Logo a seguir , Merlim faz o mesmo e leva. Uns lances a seguir o Jacare estica o braço no remate que acerta num jogador do Sporting, era falta pelo menos, e segue.

                  Se calhar se estes critérios fossem ao contrário o choradinho era outro e são bem mais escandalosos que um lance que só com repetições em camara lenta e de angulos específicos é que dize que por POUCO não entrou.

                • JoaoMiguel96
                  Posted Junho 19, 2021 at 2:41 pm

                  Na realidade não deu nada. O Benfica foi inferior ao Sporting a época toda. Não foi um jogo, foi a época toda.

                  Como é que é possível dizer que um lance muda um campeonato inteiro ou que um GR é a única diferença a assinalar quando o Sporting ganhou tudo este ano, incluindo uma Champions, e o Benfica não?

                  Se fosse ao contrário? Tu ainda não te calaste com o chorarinho do tal golo desde esse jogo.

                  • Nunop
                    Posted Junho 19, 2021 at 3:03 pm

                    https://youtu.be/S5U5A0hGme4

                    Gabaste tanto do 6-2, fica aí o resumo amigo.
                    Nesse vídeo vê-se 5 defesas do Guitta, 2 do Roncaglio.
                    E vê-se um golo do Guitta e 3 patos do Roncaglio, um deles absolutamente escandaloso.

                    Se achas que a diferença não tá nos guarda-redes não sei que te dizer.

            • Richrad
              Posted Junho 19, 2021 at 1:21 am

              Eu ia primeiramente defender o teu ponto de vista sobre a importância do guarda-redes mas depois deste confronto com o João… considero já que não vale a pena.
              Porque tem nos momentos de derrota, existir sempre uma desculpa que coloque em causa o mérito da equipa vencedora?

              Colocas à baila o basquetebol mas viste sequer algum jogo da final ou somente o lançamento livre que deu o titulo do Sporting? Já nem questiono se saberás as regras porque para se ter cultura desportiva é preciso ter conhecimento desportivo.

              Se o ecletismo é assim tão importante para vós massa associativa, antes dos atletas olhem para quem está à frente das modalidades e do pressuposto projeto desportivo sustentável.

              • Estigarribia
                Posted Junho 19, 2021 at 6:25 am

                Richrad,

                Tudo dito.

                Saudações Leoninas

                • Nunop
                  Posted Junho 19, 2021 at 11:35 am

                  Mas viste estes jogos também ou estás a fazer como fazes sempre que é comentar sem ver as coisas?

                  É que tu já ganhaste a fama de mandar umas postas sem ver as coisas, és corrigido e dizes que comentaste a quente.

                  Para quem achava que o Nasri e o Tevez eram lendas do City, que a Italia do Euro 2021 era cinica quando é uma maquina de jogar bom futebol, entre outras coisas, enfim.

                  • Estigarribia
                    Posted Junho 19, 2021 at 11:44 am

                    Nunop,

                    Vi os jogos, sim senhor. E também vi a bola passar a linha de golo.

                    Saudações Leoninas

                    • Patton
                      Posted Junho 19, 2021 at 12:57 pm

                      Toda? Completamente? É que é isso que é preciso para ser golo. E não vou ser ignorante e dizer que o Sporting não foi superior quando o foi, e que mais golo menos golo é um merecido campeão nacional e europeu. Agora, dizer que aquilo é golo é querer acreditar que aquela bola só tem metade da esfera.

                    • BrunoAfonso 12
                      Posted Junho 19, 2021 at 1:21 pm

                      Não me digas que a bola é quadrada ou tem um formato de um cubo para teres a certeza que passou a linha de golo.

                      Este tipo de lance só com olho de falcão, e fez-me lembrar um bocado um jogo que o Liverpool perdeu contra o City, em que a bola não entrou por milímetros.

                      Eu não digo que o Benfica perdeu por causa da arbitragem, ou só porque o Sporting tem o melhor guarda redes do Mundo em futsal, mas o facto de ter um Roncaglio e não um Guita desequilibra e muito a balança.

                      Curioso ver os comentários dos adeptos do Sporting quando o Benfica ganhava ao Sporting com o Juanjo a limpar tudo e todas, e ver como o discurso muda com o Guita na baliza.

                    • Nunop
                      Posted Junho 19, 2021 at 3:09 pm

                      Ah agora a bola é quadrada?
                      Mais um pérola do Estigarribia. Aqui para esta posta, acho que ficava melhor que a bola era uma lenda do City, ou que era cínica.

                  • Richrad
                    Posted Junho 19, 2021 at 11:44 am

                    Bem,
                    Se isso é uma resposta para a minha pessoa, desafio a esclareceres cada ponto que referiste e assim ver se ou és mentiroso ou é um mal entendido.

                    • Nunop
                      Posted Junho 19, 2021 at 11:54 am

                      Era para o Estigarribia, que gosta de comentar sem ver as coisas, comentar por comentar. Diz barbaridades e depois diz que comentou a quente ahah.

                      Eu respondi ao teu comentário, mas ainda não foi aceite.

                  • Richrad
                    Posted Junho 19, 2021 at 11:45 am

                    Bem,
                    Se isso é uma resposta para a minha pessoa, desafio a esclareceres cada ponto que referiste e assim ver se ou és aldrabão ou é um mal entendido.

                  • Richrad
                    Posted Junho 19, 2021 at 11:46 am

                    Bem,
                    Se isso é uma resposta para a minha pessoa, desafio a esclareceres cada ponto que referiste e assim ver se ou és espertinho ou é mal entendido.

              • MR
                Posted Junho 19, 2021 at 11:14 am

                Falam aqueles que durante anos falam do Ronny

        • Carjakim
          Posted Junho 19, 2021 at 1:33 am

          Mas vamos voltar à arbitragem desse jogo?

          Aliás, queremos mesmo falar da arbitragem nos 4 jogos da final?
          Queremos falar da porrada que o Rocha levou no jogo 2? Ou no penalty fantasma do Paçó no mesmo jogo?

          Ou queremos ir para o jogo 3, onde há esse golo do Sporting, em que pelas imagens que vi, se é golo ou não, é por milímetros (a imagem que foi posta nos comentários desse jogo demonstra isso mesmo), mas existe também o Alex Merlim a levar amarelo por mão na cara, e o Jacaré no lance a seguir a fazer o mesmo (pela segunda vez), e a não ser disciplinado? Ou então falar na agressão CLARA que existe sobre o Erick nesse jogo?

          E podia continuar a falar de lances em que houve um duplo critério CLARO, a benefeciar o Benfica ao longo dos 4 jogos da final, ou a falar do facto do Rocha e o Zicky na Europa serem máquinas, e depois contra o Benfica de repente não conseguem produzir porque aparentemente serem agarrados e pontapeados não é suficiente para ser assinalada falta.

          Os benfiquistas a falarem de arbitragem despois destes 4 jogos da final, é só rídiculo, até porque o único lance de que se queixam, nem é um lance em que, sendo honestos, podem afirmar que a bola não entrou, da mesma maneira que eu digo, muito honestamente, que não consigo dizer se a bola entrou ou não, porque não há nenhuma de cima para baixo que mostre se a bola passou toda ou não.

          O Sporting ao longo deste ano todo mostrou que é muito mais do que um guarda-redes e um golo controverso.
          Já o Benfica, pouco mais mostrou de que é uma equipa com excesso de agressividade, e que não está ao nível do Melhor da Europa.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 19, 2021 at 4:18 pm

        Levar 6 em erros do adversario não mostra uma superioridade tremenda, demonstra eficácia. O Sporting pode ser melhor que o Benfica no geral, mas não muito superior. Tem Guitta e é muito mais eficaz e joga para ganhar, coisa que o Benfica não faz.

    • Sessenta e um
      Posted Junho 18, 2021 at 10:07 pm

      O Benfica só tem que ir a Espanha e trazer um tal de Manu, que está a um nível muito superior do que o Roncaglio e até é português.

    • Patton
      Posted Junho 18, 2021 at 11:54 pm

      Reduzir isso a um GR é como dizer que o Benfica não foi campeão no futebol de 11 por causa da COVID

    • Alex03
      Posted Junho 18, 2021 at 11:59 pm

      Dizer que a unica diferença foi Guitta, vai para os níveis do ” O Joel é melhor que o Nuno Dias” que tanto se ouviu nos últimos anos.

      Só este ano é que passou a ser consensual o quão bom é Nuno Dias para os adeptos do Benfica.

  • Estigarribia
    Posted Junho 18, 2021 at 7:52 pm

    Apesar de ter feito boas épocas na AD Fundão espero que não regresse. Nuno Couto merece continuar no Fundão até porque conseguiu a melhor classificação desde que o Fundão está na I Divisão de Futsal – 3° lugar – só atrás de Benfica e Sporting.

    Saudações Leoninas

    • Lopes da Silva
      Posted Junho 19, 2021 at 12:29 am

      O Fundão já ficou em segundo, perdendo a final contra o Sporting. E no mesmo ano ganhou a Taça de Portugal. Dificilmente o Couto vai bater esse ano de 2014 do Joel Rocha. Aliás, ele foi para o Benfica precisamente no culminar dessa época incrível.

      • Estigarribia
        Posted Junho 19, 2021 at 6:22 am

        Lopes da Silva,

        Eu referia-me apenas
        á fase regular. E na fase regular, o 3° lugar é um grande feito. Mas, sim, eu lembro-me dessa final entre o Sporting e o Fundão até porque eu estive nesse jogo.

        Saudações Leoninas

  • Yes Man
    Posted Junho 18, 2021 at 8:02 pm

    Nunca gostei do homem, mas também é inglório ser o concorrente interno do Sporting de Nuno Dias, um dos trabalhos mais difíceis atualmente. (Sou sportinguista, portanto sou suspeito)

    • Marcio Ricardo
      Posted Junho 18, 2021 at 10:00 pm

      Mas tens razão. O trabalho de Nuno Dias é épico e já o é há muitos anos. Um dos melhores treinadores do mundo. E sou benfiquista.

    • Patton
      Posted Junho 18, 2021 at 11:52 pm

      É inglório mas também não podemos apenas “roll over and die”.
      Já sei que hoje em dia é proibido dizer que a direção do Benfica decidiu bem mas vou arranjar uma armadura de metal inexpugnável e vou dizer: “Boa decisão tenha ela partido de quem quer que seja.”

  • kanjy6
    Posted Junho 18, 2021 at 8:21 pm

    Um treinador que em 7 campeonatos vence apenas 2 num clube como o Benfica/Sporting não pode continuar!

  • Miguel Lopes
    Posted Junho 18, 2021 at 10:58 pm

    Eu até posso não gostar muito da pessoa, mas tenho de reconhecer que é um excelente treinador e se tivesse um Guita na baliza seria mais vezes campeão.
    O Benfica tinha uma excelente equipa, mas faltava-lhe um redes bom.
    E tal como o Estigarribia, saudações leoninas.

  • Ventola28
    Posted Junho 18, 2021 at 11:00 pm

    Podia ter feito melhor? Podia, mas tambem é preciso ver que apanhou um super sporting! Este ano sofreu pesadas derrotas com o sporting é verdade mas a grande diferença era na baliza onde o sporting tem um monstro na baliza!

    Quanto ao futuro, da maneira que o andre lima anda a gabar o vieira nao me admira nada que seja ele o proximo treinador!

    Tambem se fala que o ricardinho e o bruno coelho estao de regresso ao Benfica e tambem que ja garantiu o bruno cintra! Mas precisa é de mandar embora o roncaglio e ir buscra um GR muito melhor que o roncaglio, ja que arranjar um melhor q o guitta é impossivel

  • Sporting1906
    Posted Junho 18, 2021 at 11:11 pm

    As críticas ao Joel Rocha parecem-me exageradas. Está a competir com um Sporting que é provavelmente a melhor equipa da Europa, é normal que perca mais vezes do que as que ganha.

    • Patton
      Posted Junho 18, 2021 at 11:49 pm

      Mas convém tentar alguma forma de virar a maré. E acho que é mais ou menos claro que não é este treinador que iria ser capaz disso

  • Richrad
    Posted Junho 19, 2021 at 1:25 am

    O Joel não é um treinador que tenha um sincero apreço, contudo dou-lhe a mão à palmatória e reconheço a sua continua evolução enquanto treinador ( aspetos técnico-táticos) e também a sua compostura para com os seus colegas de profissão.

    Fecha-se um ciclo e compreendo que e se o SL Benfica quer realmente ter um projeto desportivo sustentável, seja necessário existir uma remodelação estrutural em todas as áreas para que o clube se possa reencontrar no caminho das vitórias.
    Desconheço em parte o universo técnico do futsal e assim não conheço ( tirando os nomes da velha guarda) um treinador que possa estar próximo de ser o novo técnico dos encarnados.

  • LevonAronian
    Posted Junho 19, 2021 at 10:22 am

    Parece-me que só estes últimos dois anos começou a ficar abaixo das expetativas.
    Tem tido equipas mais fracas que o Sporting, e em 17/18 e 18/19 onde teve equipas mais fortes ganhou uma das finais tendo em duas finais onde o derrotado se exibiu a um grande, grande nível.
    Desde a época passada que os jogos com o Sporting têm corrido constantemente mal, quando isso no passado chegou a não acontecer com diferenças de plantel maiores que as atuais, e isso tem levado ao Sporting limpar os troféus todos

  • Primo1904
    Posted Junho 19, 2021 at 2:14 pm

    Estava na altura de mudar.
    Sim, apanhou um Sporting campeão europeu mas e então não se faz nada para mudar a tendência!? O Sporting quando apanhou o Benfica campeão europeu com Ricardinho,César Paulo etc também relaxou só porque eram campeões europeus!?
    E sim um jogador pode fazer muita diferença, e Guitta faz claramente, mérito do Sporting.
    O Barcelona sem Messi não é metade do que com ele em campo.
    Mas nada nos diz que o Benfica seria ou não campeão se tivesse um Guitta na baliza pois o Sporting tem excelentes jogadores.
    Alguém sabe que nome pode suceder ao Joel? Ou mesmo novos jogadores?

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 19, 2021 at 4:15 pm

    O plantel do Benfica só pode ser considerado excelente se por comparação com os demais. Está a anos luz da qualidade que tínhamos até 2010. A qualidade geral dos futsalistas caiu a pique e o sinal disso foram os jogadores que começamos a ver ainda no início deste século estarem a jogar ainda a este nível no Benfica e Sporting, quando normalmente ter-se-iam já reformado.
    A qualidad dos futsalistas caiu devido a vários factores e a base de recrutamento ressente-se disso. Não interessa agora as causas, este não é um post sobre isso. Contudo, ao passo que o Sporting tentou contornar isso, recrutando os melhores que havia no mercado, nacional e estrangeiro, esse declínio coincidiu com o desinvestimento geral nas modalidades que o Benfica tem tido há uns anos.
    Poucos falaram disso, mas desde há uns anos para cá, ainda antes do Rocha ter entrado como treinador (e já lá vão mais de 7 anos portanto), todos os anos o Benfica ia mandando embora jogadores de nível, que ainda poderiam jogar a um alto nível, trazendo jogadores de qualidade cada vez mais reduzida para o seu lugar. Quem não se lembra das dispensas de Bebé, César Paulo, que ainda poderiam dar algo ao clube? E todos os anos saía um ou dois jogadores importantes, dispensados, para virem jogadores de segunda (por comparação com eles). Esperava-se o quê?
    O Benfica pode ser muito melhor que a maioria das outras equipas, excepção do Sporting,mas está longe da qualidade que já teve.
    Essa é que é essa!
    O próprio Joel Rocha ter ficado tanto tempo sem ganhar no clube e ter saído só agora mostra bem o problema disto, a total falta de ambição nas modalidades, foi-se cortando no investimento das modalidades e colocando lá jogadores e treinadores q.b. só para dar o ar que se faz alguma coisa. O que importa é encher o pavilhão para dar lucro ao corporate.
    Joel Rocha tem de sair, sem dúvida, mas o problema não é dele apenas. É da direcção e da sua alta de ambição e estratégia, onde o que tem de aumentar em despesas é o bolso dos adeptos que pagam cada vez mais para seguir um clube que querem tornar de forma contra-natura uma empresa.
    Posto isto, tem de haver uma mudança na abordagem ao futsal. Se o futebol de 11 se ressente da falta do futebol de rua, o futsal aind mais. É um jogo que precisa de muita habilidade e ninguém está para estar num pavilhão que no verão gera muito calor para estar a ver um jogo chato, previsível, onde os jogadores fazem sempre as mesmas jogadas combinadas, sem improvisação.
    A mudança tem de começar nas próximas gerações e numa nova abordagem que valorize a magia e o espectáculo e a improvisação. O que me apaixonou no futsal foi o seu absurdo nível técnico e o ambiente fantástico dos pavilhões. Agora temos jogos chatos (podem ter muitos golos mas são chatos na mesma) onde os golos e jogadas estão a léguas do que já tivemos. Cliquem no youtube e vejam alguns highlights do futsal até 2010 e vejam se há comparação entre o nível técnico que existia nessa altura e o que há hoje.
    Quanto a Rocha, é fraco como treinador apesar de eu achar que até tentou motivar os jogadores. Contudo sem a qualidade para jogar como dantes e partir para cima, tudo é assente na vontade. Além disso, Joel Rocha não potenciou da melhor forma o que tinha.
    Por isso ele tem de sair, mas o problema é muito maior do que ele.

  • Guga21
    Posted Junho 23, 2021 at 11:54 am

    Falta dizerem que não precisam do Guitta para nada ..

Deixa um comentário