Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Yaya Touré explica a importância do rabo…e dá o exemplo de Renato Sanches, que deitou médio da Alemanha

Uma ‘arma’ a ter em conta?

Yaya Touré escreveu um artigo de opinião no ‘The Athletic’ onde realça que «pode parecer cómico, mas o teu rabo pode ser uma ferramenta muito importante quando jogamos futebol», destacando o que faz Eden Hazard.  “Tornou-se quase uma piada ver o quanto grande é o rabo dele mas tornou-se também muito importante para a forma como joga. Hazard é muito perigoso quando a bola lhe chega. Ele tem talvez menos de cinco segundos antes de ter os adversários em cima dele – e lembro-me, do meu tempo no City, que todos querem limitar-lhe o tempo com a bola. Quando ela chega a Hazard, já ele sabe que os adversários estão a vir na sua direção, então ele espera pelo último momento e usa o rabo para os bloquear. Isso acaba por afastar os adversários – é quase como um murro… – e depois, quando há espaço entre ele e o defesa, ele dá início ao ataque”, opinou o ex-médio do Man City, que também deu o exemplo de Renato Sanches, para reforçar a sua ideia. “O Renato Sanches ainda não jogou muito por Portugal [no Europeu], mas houve um momento no jogo com a Alemanha, onde o Emre Can corre até ele para tentar tirar-lhe a bola, mas bateu no rabo do Renato Sanhes e caiu”, apontou. “O Can é um jogador forte – quando ele estava no Livrerpool joguei contra ele num jogo que perdemos – , mas quando foi ao choque com o Sanches, perdeu porque ele utilizou o rabo”.

43 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 22, 2021 at 10:15 pm

    A importância do rabo no futebol! Próximo título de uma tese de doutoramento por Touré! Adoro ???

    • Daiuca
      Posted Junho 23, 2021 at 8:41 am

      Tu a gozar.. espero que saibas que ele está a falar é fisicamente e fisiologicamente verdade. Vê só os velocistas e verás. deve ser só uma piada. Saudações

      • Abbas
        Posted Junho 23, 2021 at 10:53 am

        Também acho muito grave que o Joga_Bonito não compreenda a importância das nádegas na prática desportiva. Espero bem que tenha sido ironia da parte dele, caso contrário teremos consequências.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 23, 2021 at 11:53 am

        Foi brincadeira, achei piada ao título que o VM deu ” a importância do rabo no futebol” quase parece título de uma dissertação! Deu para perceber?

  • Abbas
    Posted Junho 22, 2021 at 10:42 pm

    No basquetebol, temos dois dos melhores jogadores ofensivos do mundo, Harden e Doncic, ambos a cair no gordo, que utilizam efetivamente os traseiros, juntamente com a sua habilidade, para criarem imensos problemas, mesmo sendo lentos e pouco explosivos. No futebol, as nádegas apresentam uma importância similar.

  • Frickelz
    Posted Junho 22, 2021 at 10:45 pm

    O Renato até nisso é forte ahah

  • Abbas
    Posted Junho 22, 2021 at 10:49 pm

    O Janko tentou desativar esta mesma arma do Maxi num saudoso Clássico dos tempos em que o meu Benfica jogava à bola.

  • Cossery
    Posted Junho 22, 2021 at 10:50 pm

    Hilariante! Até porque tem razão!

  • ACT7
    Posted Junho 22, 2021 at 11:06 pm

    Até há um lance semelhante do Bernardo onde ele virou o Rudiger.
    Aliás nesse mesmo lance que o Bernardo vai à frente sozinho vira o Ridiger e o Bernardo faz o cruzamento e a bola é cortada pela Alemanha e nasce o golo anulado. Um dos lances que o Bernardo disputa na área contrária e é acusado de não vir defender.

  • Kacal
    Posted Junho 22, 2021 at 11:45 pm

    É realmente cómico, mas igualmente interessante. E até concordo. Por acaso o Hazard usava bastante o rabo quando recebia a bola e isso ajudava-o a libertar-se dos adversários mantendo-os afastados e depois explodia no drible.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 22, 2021 at 11:46 pm

    [decom_attached_image_1624401966394]

  • Fantantonio
    Posted Junho 23, 2021 at 12:15 am

    Eu cresci com um jogador que está na nossa primeira liga já há alguns anos e houve uma altura, ainda na formação, em que lhe devem ter ensinado isto para proteger melhor a bola porque começou a tornar-se mais difícil tirar-lha, sem ele ter ficado assim muito melhor tecnicamente e ele dizia mesmo em tom de piada sempre algo como “cu para fora” e “jogo de cu”. Isto já há uns 15/16 anos.

    Sei que é a internet e pronto, cada um pode criar as suas fantasias, dizer que conhece este e aquele ou fazia isto e aquilo, mas isto era mesmo uma coisa que ele fazia e metia nojo porque resultava. Ao ler esta tese, percebi que o nabo fui eu por ignorar os agachamentos ?

  • Daniel Goncalves
    Posted Junho 23, 2021 at 12:30 am

    Imagino os treinos de twerk ao som de Nicki Minaj no próximo Inside do Sporting

  • Cardal86
    Posted Junho 23, 2021 at 1:11 am

    Há outro campeão europeu, mítico na utilização do rabo… o Eliseu era perito!

  • Nickles
    Posted Junho 23, 2021 at 6:35 am

    Uma arma perigosa, por vezes explosiva.

    Mas não deixa de ser verdade, é por exemplo o mesmo que andar de carro. Quem tem um bom para-choques está bem mais protegido.

  • Sobe Alges
    Posted Junho 23, 2021 at 7:01 am

    Lembro-me bem de ver este lance no jogo e pensar que o Emre tinha batido contra uma parede. O Renato é dos poucos jogadores da seleção com um físico capaz de fazer frente a estas seleções de topo. Não é por acaso que a França é campeã do mundo, com aqueles cavalos no meio campo (e o ataque também obviamente…)

  • Mighty10
    Posted Junho 23, 2021 at 7:55 am

    Tudo certo, tem toda a razão! Menos na parte dos 5 segundos, que falta de noção do quão longo 5 segundos são

  • Oakander10
    Posted Junho 23, 2021 at 8:09 am

    Por acaso é mesmo verdade e há vários atletas a destacarem-se por isso, sendo que alguns só dão essa percepção ao ver ao vivo e não pela TV. Griezmann é um desses casos e depois há outros onde é claramente mais perceptível como Hazard, Hulk ou o Morelos por exemplo…

  • Valderrama
    Posted Junho 23, 2021 at 9:44 am

    A capacidade de proteger a bola quando pára e dá as costas ao adversário é claramente o ponto forte do Renato, não vejo um jogador no mundo com a mesma capacidade actualmente. E isto já vem com ele pelo menos desde que começou a jogar na equipa principal do Benfica, sempre me impressionou muito nesse aspecto. É recorrente que isto que aconteceu ao Emre Can aconteça aos adversários do Renato quando o abordam por trás com a bola parada, parece que embatem contra uma parede.
    Pena não ter mais nenhuma situação de jogo onde seja tão claramente de TOP mundial

    • Abbas
      Posted Junho 23, 2021 at 10:36 am

      A melhor qualidade é progressão com bola, onde também é de topo, mas claramente.

      • Valderrama
        Posted Junho 23, 2021 at 11:06 am

        Estamos em desacordo então. Acho muito mais forte na proteção de bola do que na progressão

        • Abbas
          Posted Junho 23, 2021 at 11:15 am

          Nunca vi um jogador progredir com bola com tanta qualidade em Portugal como o Renato, conseguir ganhar tantos metros com facilidade, mas deve ser isso.

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 23, 2021 at 10:20 am

    O Herculano Nabian do Vit. Guimarães com apenas 17 anos já vira adversários trintões no CNS com esta mesma técnica.

    Fisicamente são capazes de fazer isto na protecção da bola, vamos ver se a técnica acompanha.

    Se não houver progressão após lances destes, não vale a pena.

    • Abbas
      Posted Junho 23, 2021 at 10:53 am

      Tens razão, o Renato realmente não sabe progredir, mais valia perder a bola e deixar o Emre Can fazer o golo. Obrigado, Michael Owen.

    • Filipe22
      Posted Junho 23, 2021 at 12:00 pm

      Espero que essa obsessão com putos de 16 e 17 anos se cinja apenas ao futebol. É muito estranho conheceres os juniores todos do distrito de Braga

  • Number10
    Posted Junho 23, 2021 at 11:37 am

    O Renato é mesmo muito bom na proteção da bola, muitos níveis acima de qualquer jogador do atual Benfica. Nem queria imaginar se fosse o Pizzi nesse lance, acho que ia aterrar de cabeça no chão.

    • Abbas
      Posted Junho 23, 2021 at 12:24 pm

      O Taarabt não é mau nesse aspeto, tem só o defeito de usar demasiado os braços e fazer faltas desnecessárias por vezes nestas situações. Dito isto, o Renato é bastante melhor. Só me lembro do Witsel como superior neste aspeto no Benfica.

    • Kacal
      Posted Junho 23, 2021 at 1:48 pm

      O Gerson também é bastante forte na protecção da bola, é difícil tirar-lhe a bola. Ficava impressionado ao ver o Flamengo com essa sua capacidade. Daí que a #8 no Benfica com certeza iria elevar o nível da equipa, felizmente não aconteceu.

  • Pao com Presunto
    Posted Junho 23, 2021 at 1:51 pm

    E não esquecer a importância do equivalente frontal… o nabo! O Ronaldo que o diga, que há uns anos atrás marcou um golo com o nabo.

  • Aurinegro
    Posted Junho 23, 2021 at 2:17 pm

    Para mim, o melhor que vi a fazer este tipo de proteção à bola foi (é) o Witsel. Era incrivel neste aspecto !

    • Abbas
      Posted Junho 23, 2021 at 2:42 pm

      O Witsel era com o corpo todo. Era algo de impressionante, ninguém lhe tirava a bola. Uma pena que não tenha passado o auge em equipas de topo, teria sido dos melhores médios da década passada.

  • Quinhas
    Posted Junho 23, 2021 at 2:18 pm

    Vamos lá ver se o rabo e essa grande ascenção de popularidade de Renato Sanches ,tal como em 2016 ,não cause confusão ao “sr.Inginheiro” e outros…

  • Niall joaQuinn
    Posted Junho 23, 2021 at 2:56 pm

    O jogador que vi no meu clube a segurar melhor a bola foi o Pedro Barbosa, de quem um dia Quinito disse ter um “cu de croissant”.

    Se bem que, para mim, a questão está mais nas pernas e na tração que se coloca no terreno.

    • Abbas
      Posted Junho 24, 2021 at 12:37 am

      Do ponto de vista biofísico, a questão está mesmo nos glúteos e nos músculos do core (abdominais…), que permitem esta estabilidade.

Deixa um comentário