Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Itália só resolveu no prolongamento

Imagem: UEFA

Jogo mais sofrido para a Squadra Azzurra do que seria de esperar, mas a maior qualidade individual (e do banco) fez a diferença. A turma de Mancini teve mais iniciativa, voltou a não sofrer golos nos 90′, mas sentiu dificuldades para furar a pressão austríaca e criar ocasiões de golo (Spinazzola, que assistiu no 1-0) foi dos poucos a agitar. Immobile, tirando um remate de longe ao poste, acumulou más intervenções, Berardi também revelou muita dificuldade em definir com pouco espaço e Insigne não esteve inspirado. Com o meio-campo sempre bastante amarrado, acabou por ser Chiesa a desbloquear no prolongamento, enquanto Pessina voltou a faturar. Do outro lado, a Áustria ameaçou a surpresa na 2.ª parte e, mesmo após o 2-0, teve forças para lutar até final, deixando, por isso, uma boa imagem na despedida. Sabitzer subiu claramente o nível em relação à fase de grupos e foi um dos melhores em campo, Arnautovic também criou problemas à defensiva italiana, ao passo que as duplas Schlager-Grillitsch (muita disponibilidade física e critério na posse) e Dragovic-Hinteregger (muitos duelos ganhos) estiveram em destaque.

A Itália apurou-se para os quartos-de-final do Euro’2020 ao bater a Áustria, por 2-1. Os italianos tiveram mais iniciativa, mas ainda tremeram na 2.ª parte e só resolveram o encontro no prolongamento, tendo Chiesa, com uma bela finalização, desbloqueado aos 105′. Em cima do fecho da 1.ª parte do prolongamento Pessina ampliou e deu mais conforto à turma de Mancini. Aos 114′ Kalajdzic ainda reduziu de cabeça, mas a Squadra Azzurra seguiu mesmo em frente e fica agora à espera do vencedor do duelo entre Portugal e Bélgica.

XI Itália: Donnarumma, Di Lorenzo, Bonucci, Acerbi, Spinazzola, Barella, Jorginho, Verratti, Berardi, Immobile, Insigne.
XI Áustria: Bachmann, Lainer, Dragović, Hinteregger, Alaba, Schlager, Grillitsch, Laimer, Sabitzer, Baumgartner, Arnautović.

52 Comentários

  • Amigos e bola
    Posted Junho 26, 2021 at 10:35 pm

    Este jogo mostrou que a Itália não é o bicho papão que estavam a fazer dela.
    Perfeitamente ao nosso alcance, se jogarmos contra eles.

  • MansoFrancisco
    Posted Junho 26, 2021 at 10:36 pm

    Vão ganhar isto, têm um belo 11 e um banco à altura. Estou expectante com o que Sponazzola vai fazer nas mãos do Mourinho

    • João Lains
      Posted Junho 26, 2021 at 10:41 pm

      Certamente não vai melhorar muito, até porque já foi dos melhores da Roma esta temporada. O problema foram umas lesões no último mês, mês e meio.

      • MansoFrancisco
        Posted Junho 27, 2021 at 12:37 pm

        Sim desequilibrava muito mesmo, esta temporada com menos lesões pode ser que suba ainda mais o nível

    • stanpanan
      Posted Junho 26, 2021 at 10:54 pm

      Não me parece assim tão certo isso… Hoje, uns centímetros a menos e o 1-0 para a Áustria ia eliminar a Itália.. a Itália mostrou hoje fragilidades que até agora não se tinham visto

      • Pactum Santorum
        Posted Junho 26, 2021 at 11:18 pm

        Entrava o Chiesa e o Pessina e a Itália no mínimo empatava… Muito fácil, viu-se que a solução estava treinada e fácil de executar.

        • Sporting1906
          Posted Junho 26, 2021 at 11:36 pm

          Se a solução era tão fácil de executar então porque não despacharam o assunto antes dos 90 minutos sem correr riscos da Áustria ganhar o jogo com um golo na altura certa?

          • Aurinegro
            Posted Junho 27, 2021 at 8:13 am

            Ele está a fazer copy paste deste comentário em todos e nem se apercebe do ridículo que está a dizer. O Pessina por exemplo entrou a mais de 20mim do final, mas claro que o pactum diz que era só pô-lo que ele resolvia logo.

          • Pactum Santorum
            Posted Junho 27, 2021 at 8:20 am

            A Áustria ganhar? Esteve perto isso alguma vez, mesmo mesmo? Não, quanto muito de perder por 1, e isso até foi o que aconteceu. Se calhar Portugal não conseguia tanto…

      • Santos David
        Posted Junho 27, 2021 at 6:53 am

        O Immobile também meteu aquela bola no angulo e saiu

    • Tiago Silva
      Posted Junho 27, 2021 at 11:02 am

      Concordo, mas recordo que o Spinazzola rende num contexto muito específico, é muito bom em termos ofensivos, mas dá demasiadas casas a defender na minha opinião. Esta época isso foi bem compensado pelo Paulo Fonseca com a utilização dos 3 centrais e muitas vezes o Ibañez que era quem jogava mais vezes sobre a esquerda teve pouco apoio a defender. Aliás a prova é que com a lesão do Spinazzola, a equipa passou logo para um sistema de 4 defesas porque já não precisava de cobrir esse “buraco”. Algo interessante que o Mourinho poderia testar era jogar num 4-2-3-1, com um lateral esquerdo mais contido e o Spinazzola como extremo. Karsdorp a dar total profundidade à direita, permitindo o Zaniolo a jogar mais por dentro com Mkhi/Pellegrini e 2 médios mais atrás, quase num 3-4-2-1 a atacar. Seria uma dinâmica que gostaria de ver implementada.

      • MansoFrancisco
        Posted Junho 27, 2021 at 12:36 pm

        Tiago concordo com o teu comentário, daí dizer que estou expectante com ele nas mãos no Mou, porque ele a defender precisa de alguém que lhe faça muito bem as dobras e pode ser que com Mourinho melhore a vertente defensiva, se o fizer fica um lateral de topo a meu ver

      • MansoFrancisco
        Posted Junho 27, 2021 at 12:39 pm

        Essa dinamica seria bastante interessante mas creio que o Mou vai optar como fez nos Spurs, usar um lateral direito mais contido para conpensar as constantes subidas do Spinazzola. E creio que o meio campo dele vá ter alguém com características tipo Diawara em que o jogo dele é destruir as ofensivas adversárias e cobrir os espaços nas costas

        • Tiago Silva
          Posted Junho 27, 2021 at 2:27 pm

          Talvez MansoFrancisco e deverá ser o mais provável de acontecer, um pouco como tem feito a Itália sim. Espero que o Mourinho não se inibe de utilizar o Darboe, tem imenso potencial! Já Diawara tem muita qualidade, mas terá que lutar por um lugar, há muitas opções para essa dupla de médios, sendo que o Cristante e o Veretout deverão ter lugar certo na minha opinião.

  • Mastodon
    Posted Junho 26, 2021 at 10:38 pm

    Portugal têm mesmo o caminho aberto até as meias-finais. Enfrentando amanhã a seleção com mais hype do mundo dos últimos 10 anos (é sempre favorita a tudo mas nunca chega se quer ás fases importantes) e depois esta Itália que não mete medo a ninguém, onde o Chiesa é o unico jogador top mundial.

  • Estigarribia
    Posted Junho 26, 2021 at 10:38 pm

    Franco Foda ia f***** a Itália ?

    Falando mais a sério, este jogo com a Áustria fez a Itália suar e bem para poderem passar aos quartos-de-final do Europeu.

    Individualmente, Federico Chiesa entrou e ajudou a resolver o jogo no prolongamento. Fica a pergunta: porque não entrou nos 90 minutos?

    E agora um facto curioso: no Europeu de 1996, Enrico Chiesa marcou pela Itália; passados 20 e tal anos, o filho Federico imita o pai e marca também num Europeu.

    Saudações Leoninas

    • Pactum Santorum
      Posted Junho 26, 2021 at 11:16 pm

      Porque o Mancini quis poupar ao máximo já a pensar no jogo dos 1/4 de final. Eles têm um prémio muito chorudo caso ganhem o Euro e estão a apostar tudo nisso, portanto já estavam a pensar na Bélgica ou e Portugal, e o importante era não sofrer, como diz o Mourinho, meio a zero chegava.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Junho 26, 2021 at 10:40 pm

    Faltou aquele bocadinho à Áustria… aquele bocadinho que Portugal tem.

    A Itália a jogar como hoje jogou não assusta caso passemos a Bélgica. Por vários momentos a Áustria esteve por cima, faltando alguma eficácia e criatividade ofensiva. A Áustria conseguiu pressionar bem e suster a pressão italiana de uma forma que nenhuma equipa neste Euro antes deles conseguiu.

    Ofensivamente a Itália cria e cria muito bem, aquele tridente ofensivo pode fazer muitos estragos, bem como o meio-campo. Mas contra uma equipa que defende bem e contra-ataca ainda melhor, como Portugal, os italianos sofrem e até porque falamos de uma defesa que não é muito rápida.

    Para a história fica a vitória e 31 jogos sem perder, um recorde nacional que bate o anterior estabelecido há mais de oito décadas.

    Vamos ver… se passarmos a Bélgica podemos ter aqui uma boa oportunidade…

  • Tiago Silva
    Posted Junho 26, 2021 at 10:41 pm

    Grande jogo da Áustria, viu-se que estudaram muito bem a Itália e conseguiram anular bem o seu jogo, obrigando a maioria das vezes a jogar longo através da colocação de muitos homens na minha do meio-campo de forma a evitar os passes entre-linhas que os centrais da Itália gostam de fazer. Algumas zonas de pressão muito bem definidas, gostei bastante desta Áustria de Foda, muito ricos em termos táticos. Na Itália faltou alguma imaginação do Berardi, Insigne decidiu muitas vezes mal, Barella um pouco apagado. Spinazzola voltou a desequilibrar pelo corredor esquerdo, está na sua praia naquela posição.

    Grande jogo de futebol, digna desta fase do Europeu. Parabéns aos austríacos que se bateram muito bem e parabéns aos italianos por passarem à próxima ronda, que nos encontremos lá ?

  • ACT7
    Posted Junho 26, 2021 at 10:45 pm

    Bom jogo da Áustria, foi até algo injusto isto não ir para os penaltis.
    A Itália têm uma boa equipa e ainda se dá ao lucho de ter um banco capaz de agitar com o jogo.
    A Itália tem de fazer muito mais se quer eliminar o vencedor de Portugal vs Bélgica. Hoje a equipa concedeu a bola e raramente criou oportunidades na 2a parte.
    Donnarumma é um GR super competente, no jogo aéreo limpa tudo, joga bem com os pés e enche a baliza. Aquela defesa é espectacular.
    Chiesa agitou e foi decisivo.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 26, 2021 at 10:49 pm

    Muito muito difícil para a Itália.

    Primeira parte absolutamente dominadora, com muita pressão alta e chegando muitas vezes a estar 21 jogadores no meio campo austríaco.

    Enquanto Verratti e Barella duraram a pressão foi hiper intensa.

    Spinazzola (que máquina que está) e Insigne semeavam o terror pela esquerda, e ia valendo a exibição superlativa de Hinteregger.

    Mas esta Austria tem uma belissima equipa e não é por acaso que assim de repente e em bicos de pés a liga austríaca já esteja no top 10 do ranking.

    Junte-se a isto uma excelente geração e temos equipa.

    Alaba, Schlager, Grillitsch e principalmente Sabitzer (craque) e o perdido na China Arnautovic (mau feitio, mas belo jogador) foram crescendo e conseguiram por várias vezes superiorizar-se aos italianos.

    Mancini acabou por ganhar o jogo no banco com as substituições e vencer o jogo com justiça, mas a Áustria pôs a nu algumas fragilidades do jogo italiano que podem ser aproveitadas.

    E verdade seja dita, seja Portugal ou Bélgica, será um adversário de outro nível para esta azzurra.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 26, 2021 at 10:58 pm

      Vão baquear contra Portugal ou Bélgica.
      Primeiro porque, como dizes, são de outro nível face ao que têm defrontado até aqui.
      Depois porque a história destas competições mostra que quase sempre quem começa bem acaba mal e quem começa mal acaba bem.

      • Cossery
        Posted Junho 26, 2021 at 11:20 pm

        Bem gostava que essa regra tivesse acontecido em 2004!

        • Amigos e bola
          Posted Junho 26, 2021 at 11:37 pm

          Se considerarmos que fomos pela primeira vez à final do Europeu, mesmo que tenhamos perdido a final, não consideraria como “acabar mal”.

          • Pactum Santorum
            Posted Junho 27, 2021 at 8:21 am

            Perder a abrir e a fechar com o mesmo… O que se passou foi que houve festa antecipada no dia da final, já se sabe isso hoje.

  • BrunoAlves16
    Posted Junho 26, 2021 at 10:51 pm

    Itália a acusar o nervosismo de um jogo a eliminar (neste tipo de competição por muito que se faça uma série de jogos brilhantes, um jogo mau e estamos fora) e a Áustria a vender cara a derrota.
    Primeira parte sem grande interesse, com o meio campo italiano menos coeso e o trio de ataque mais amorfo do que nos jogos anteriores. A Áustria controlou bem esse período e entra no segundo tempo por cima e só o VAR salva (e bem) a azurra em duas ocasiões.
    Prolongamento com a Itália mais incisiva, as substituições de Mancini melhoraram consideravelmente o jogo da equipa e com dois golos nos 15′ iniciais parecia resolvido. No entanto a Áustria a tentar tudo nos últimos 15′ e fez por ser feliz (enorme defesa de Donnaruma a abrir, falhanço de Sabitzer e golo de Kaladzjic).

    Individualmente Spinazzola pareceu-me novamente dos melhores, mais apagado no primeiro tempo mas quando começou a carburar na velocidade levou a equipa para a frente (muito curioso para ver o seu rendimento sob as ordens de Mourinho na próxima época). Chiesa também decisivo e Locatelli e Pessina trouxeram outra agressividade ao meio campo. O medio do Sassuolo tem de ser claramente titular. Quanto à Áustria creio que pagou um pouco pela falta de frescura no prolongamento, Foda só mexeu na equipa depois de sofrer o primeiro golo.

    Em suma, passagem justa da Itália mas terá de fazer muito mais para ultrapassar Portugal ou Bélgica, pois são selecções de um patamar completamente superior a esta Áustria.

  • Kacal
    Posted Junho 26, 2021 at 10:52 pm

    Boa 2ª parte da Áustria e com jeitinho a Itália ficava já pelo caminho, pena aquele golo anulado por pouco não seria. Tenho respeito pela Itália, mas medo nunca. Hoje ficou provado que num jogo podemos perfeitamente eliminá-los, falta ver o que darão contra um adversário mais complicado.

    • Pactum Santorum
      Posted Junho 26, 2021 at 11:13 pm

      A Itália respondia fácil ao golo do Arnautovic, bastava meter Chiesa e Pessina que estava ganho. Mancini foi cínico, quis poupar ao máximo e deu-se ao luxo de entrar com um Fiat 500 de 1970 aka Verratti, que joga de cadeirinha. A mentalidade já estava no jogo do 1/4 de final, a competição começa nesse jogo.

      • Sporting1906
        Posted Junho 26, 2021 at 11:39 pm

        Poupava mais se não deixasse o jogo ir para prolongamento

      • carlos costa
        Posted Junho 26, 2021 at 11:44 pm

        Só faltou dizer que só não decidiram na 1 parte porque não quiseram.

      • Kacal
        Posted Junho 27, 2021 at 1:11 am

        Tendo em conta que Pessina e Chiesa não têm feito parte do XI base não me parece que “poupar ao máximo” seja a realidade do que aconteceu. Ele jogou com a melhor equipa apenas Locatelli não jogou com Verratti no seu lugar mas recordo que ele esteve lesionado e por isso não iniciou o Euro a titular, mas o Mancini aproveitou foi para rodar contra País de Gales metendo o Verratti após lesão e como venceu teve a desculpa para dar a titularidade a ele que é um nome de peso. Nada mais, a meu ver. E com isso complicou a vida a si próprio. Como disseram abaixo quem quer poupar espaços não vai ao prolongamento…

        • Pactum Santorum
          Posted Junho 27, 2021 at 2:42 pm

          O Renato Sanches e o Moutinho também não, e deviam ser sempre titulares, nem que saíssem aos 60 minutos. Ou seja, same rules apply. O Verratti foi titular porque ele torna o jogo pastelão, demorou foi muito tempo a sair porque estava mesmo a pastelar aquilo…

          • Kacal
            Posted Junho 27, 2021 at 3:53 pm

            Isso não tem qualquer sentido, mas se te queres convencer que o Mancini quis ir ao prolongamento vá se lá saber porquê, ok.

      • Aurinegro
        Posted Junho 27, 2021 at 8:07 am

        Respondia fácil ao golo mas não foi capaz de marcar ? Certo. Falta só dizeres que eles fizeram de propósito para jogar mais 30min.

        • Pactum Santorum
          Posted Junho 27, 2021 at 2:41 pm

          Pergunte isso ao Fernando Santos em 2016 e vai surpreender-se com a resposta dele. Aquilo foi tudo planeado, a única forma de se tornar o pior campeão europeu de sempre.

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 27, 2021 at 8:55 am

    Já sabia que vinham aí comentários a desprezar o nível da Itália. As pessoas esquecem-se é que a forma não vem de agora, não perder há 31 jogos consecutivos não é para qualquer equipa.
    Para mim continuam a ser dos melhores do torneio, mas a Áustria demonstrou que nenhuma eliminatória está garantida.

  • Kong
    Posted Junho 27, 2021 at 9:09 am

    Tal como previa,com mais ou menos dificuldade a Italia passou esta eliminatoria…
    Agora é esperar que Portugal tambem chegue la

  • filipe19
    Posted Junho 27, 2021 at 10:27 am

    Não percebo como alguns User vêm à ideia que Portugal tenha “aqui uma boa oportunidade” de passar às meias-finais ou “Portugal tem mesmo o caminho aberto até às meias-finais” (que comentário ridículo). Parece que toda a gente já se esqueceu do jogo contra a Alemanha em que todas as nossas debilidades ficaram bem à vista.
    A Italia podia muito bem ter terminado o jogo já na primeira parte com uma bola ao poste (seria cá um golaço) ou com as oportunidades do Insigne e Barrella. Na 2a parte, sim, perderam um pouco o gás e a Austria teve aí um período de dez minutos, ou pouco mais, em que teve melhor, mas a Italia joga com uma dinamica e velocidade impressionante, sobretudo tenta em quase todas as jogadas ir para frente e procurar o espaço entre linhas. Muito semelhante à Alemanha. Repare-se no primeiro golo a quantidade de jogadores na linha da frente, são 4, mais o jogador que dá o passe, são 5, tal e qual como Alemanha furou o nosso sector defensivo. Sinceramente um Spinazolla e o Insigne vão dar cabo do nosso flanco. Parece-me que em Portugal ninguém tem uma receita contra este sistema a três defesas, o Ruben Amorim ao tempo que sabe disso e não é o Fernando Santos que vai contornar com essa tendência. Ele bem provou como errou contra a Alemanha e é hoje vamos ver se aprendeu a lição. Até pode ser que vamos passar esta Bélgica que também joga a três defesas, e que nesse sector são muito lentos e têm problemas em sair a jogar, daí os vejo, em comparação à Italia, um pouco menos fortes, principalmente por não jogar com a mesma velocidade e garra como os italianos. Mesmo assim tenho a certeza absoluta que hoje vamos ter que sofrer imenso para passar.
    E se o realmente conseguirmos digo que caímos com a Italia, o problema não é por não ter jogadores à altura, mas sim um mister que não sabe encontrar um meio entre potenciar o caudal ofensivo da nossa equipa e o jogo conservador dele.

    • Kacal
      Posted Junho 27, 2021 at 11:11 am

      Certo, mas também é verdade que a Áustria mesmo na 1ª parte em contra-ataque podia ter “ferido” a Itália caso tivessem mais gente de qualidade na frente e decidissem melhor, mas Arnautovic estava sozinho e mesmo assim ainda incomodou um pouco. Contra nós repetindo-se podemos castigá-los porque temos mais gente de qualidade na frente.

      • filipe19
        Posted Junho 27, 2021 at 12:03 pm

        Certo, e o que tu tens visto da nossa qualidade ofensiva até agora?
        É certo que já marcamos sete golos, mas mais do que metade foram de bola parada ou de penalti (sem querer tirar mérito a esse feito) e de resto não nos vi “ferir” muito os nossos adversários. O jogo contra a Hungria foi bom, sim (até parece-me que sou o único com essa opinião), podíamos ter massacrado logo de início, mas de resto não criamos muitas oportunidades de jogo corrido.
        Eu na Italia além da coragem de explorar o jogo ofensivo e entre-linhas, também vejo um enorme espírito de equipa, eles tem jogadores do Torino e do Sassuolo em campo e vê-se aquela vontade e aquela garra para ganhar os jogos. Tirando o Renato e o Pepe não vejo isso na nossa equipa, e ao meu ver até ao dia de hoje é mesmo essa qualidade esperada de jogadores que ganham o dinheiro em clubes de topo (Liverpool/City) que mais me desiludiu.
        E mais uma coisa, se a gente passar hoje, a seleção vem para Lisboa e vai tirar ainda mais o foco e a concentração que um torneio destes exige. Honestamente eu sou pessimista de natureza (infelizmente) e vejo sempre mais as nossas debilidades do que os nossos pontos fortes. Mas neste momento, antes do jogo do dia de hoje, falta-me a criatividade de imaginar que esta nossa seleção chegue às meias-finais.

        • Kacal
          Posted Junho 27, 2021 at 1:19 pm

          Sendo verdade o que dizes, ter capacidade é diferente de o fazer. Não tivemos uma exibição brilhante até ao momento concordo, mas temos capacidade para explorar com espaço. Jogadores como Renato, Jota e CR são muito fortes nesse aspecto. Não tiro mérito à Itália e já os elogiei por aqui, estão a jogar muito bem e têm um historial recente nos jogos muito positivo, mas a realidade é que ainda não defrontaram nenhum adversário realmente forte e aí sim serão testados. Apenas quis dizer que caso deem a oportunidade que deram à Austria em certos momentos ontem a nós, temos a capacidade de os “ferir” bem mais que a Austria, só isso. Apenas acho que a Itália não é o “papão” que faz parecer e está ao nosso alcance, agora não será nada fácil claro.

          • Pactum Santorum
            Posted Junho 27, 2021 at 2:45 pm

            O Jota tem sido sempre dos piores em campo, não é por fazer uma assistência e um golo no pior jogo da equipa que o torna um bom desempenho.

            • Kacal
              Posted Junho 27, 2021 at 3:52 pm

              E?! O homem deixou de ter qualidade por isso? Recordo o que fez no Wolves e no Liverpool, é um jogador de qualidade. A qualquer momento pode reencontrar-se com o seu melhor futebol e num só jogo nunca se sabe, se a Itália lhe der espaço pode sofrer consequências. Falei do ponto de vista das características do jogador e da sua qualidade, obviamente.

      • Pactum Santorum
        Posted Junho 27, 2021 at 2:44 pm

        Sim, 7 golos em que o 1º foi um golo de sorte, mais 3 penalties e outros 2 golos mérito do Ronaldo. Ou seja, se anularem o Ronaldo, Portugal não joga nada. Ponto.

Deixa um comentário