Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Robben volta a terminar a carreira

Que lugar ocupa nos melhores extremos deste século? Pela direita poucos fizeram a diferença como o holandês.

Arjen Robben anunciou, através das redes sociais, o adeus aos relvados. Recorde-se que o holandês, de 37 anos, que passou pelo Real Madrid, Chelsea ou Bayern, já se tinha retirado em 2019, mas voltou em 2020 para fazer uma época no Groningen, o clube onde se formou, no entanto, devido às lesões, só fez 7 jogos.

24 Comentários

  • RuiCosta10
    Posted Julho 15, 2021 at 12:48 pm

    Extremos direitos assim de cabeça o Figo apresentou rendimento superior e o Bale também a espaços, Di Maria e Salah foram semelhantes em nível diria eu.

    • Abbas
      Posted Julho 15, 2021 at 1:43 pm

      Bale ali por volta de 2015/2016 era melhor, Figo tbm foi, mas o Robben está um patamar acima de Salah e Di Maria.

      • Pedro Almeida
        Posted Julho 15, 2021 at 11:27 pm

        O Salah para mim já passou o melhor momento dele. Teve 2 épocas de excelência e agora voltou apenas a um bom nivel.
        Mas olha que não sei quanto ao Di Maria, já são tantas épocas ao mais alto nível e também já teve momentos de top 5 Mundial naquela época com Ancelotti.
        É verdade que o Argentino não tem grande marketing associado mas em termos de carreira e qualidade intrínseca será que não se equipara com a do Robben?

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Julho 15, 2021 at 11:42 pm

          Estou contigo mas eu sou suspeito porque hoje em dia é o meu jogador favorito. Sei que há Messi, ok. Mas Di Maria, além do que joga há anos seguidos, pela versatilidade, pelo facto de ser low-profile, pelo facto de ter rendimento tanto no clube como na selecção
          e claro, ter brilhado com o manto sagrado, permitam -me fazer uso desse direito :)

        • GAS
          Posted Julho 16, 2021 at 12:53 pm

          Sou fã do futebol do Di Maria mas acredito que o maior problema com ele foi a regularidade, havia jogos que ele só faltava fazer chover e outros que sumia do resvaldo.

        • Abbas
          Posted Julho 16, 2021 at 2:41 pm

          Lá está, acho que o Di Maria só teve essa época de top 5 mundial, quando jogou a interior esquerdo com o Ancelotti. O Robben teve múltiplas épocas de nível top 5 mundial, daí estar um patamar acima, para além de que acho que, ambos no auge, o Robben era mais decisivo para o sucesso da sua equipa.

          No entanto, se calhar colocava o Di Maria um patamar acima do Salah, o argentino tem uma longevidade incrível e é um jogador super completo e trabalhador mas tbm com imensa fantasia, o que é mt raro no futebol. Não beneficia de tão boa imprensa quanto alguns.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 15, 2021 at 1:31 pm

    É um dos poucos extremos que ainda era extremo de facto. Hoje é só interiores a fazerem tabelinhas e cruzamentos previsíveis, este dava gosto ver jogar, bola colada ao pé, finta curta e resultava sempre.
    A nível de extremos vai haver certa polémica, porque vai partir muito do que se define como extremo.
    Se contarmos o CR de MU e mesmo esse para muitos era extremo-esquerdo, por isso só por aí haverá polémica, eu poria assim:
    1º Figo
    2º CR (de MU)
    3º Robben

    Di Maria também teve um nível muito elevado mas não tanto como Robben.

    • Abbas
      Posted Julho 15, 2021 at 2:27 pm

      O Robben estava muito longe de ser um extremo clássico, nunca foi jogador de linha, procurava sempre o interior.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 15, 2021 at 3:57 pm

        Um extremo clássico é por si uma definição que vai também gerar polémica. Se por extremo se entende alguém apenas colado à linha, então mesmo Figo nem isso foi. Na verdade, os extremos, sobretudo a partir dos anos 80 e 90, alternaram o jogo de linha com entradas pelo interior, sobretudo para rematar, a tal ponto que esse tipo de jogadas é hoje “clássicas de um extremo”. Extremo que só joga na ala e cruza hoje há pouquíssimos e nos anos 90 mesmo já estavam em declínio. Nesse sentido, o Robben era um extremo clássico, como se entendeu a partir dos anos 90, jogador técnico, finta curta, grande cruzamento e com jogo interior a rasgar, mas não este jogo interior dos Pizzis de hoje, que é só tabelinhas básicas para rematar de encostar e marcar 30 por ano.

        • Abbas
          Posted Julho 15, 2021 at 6:28 pm

          Duvido que alguém chame o Pizzi de extremo, pelo menos alguém que o veja jogar. É um médio ofensivo.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 15, 2021 at 7:57 pm

            Supostamente devia ser extremo mas sem drible, velocidade e capacidade de ruptura tem tanto de extremo como eu.

            • Pedro Almeida
              Posted Julho 15, 2021 at 11:24 pm

              Supostamente devia ser extremo porquê? Quando joga na ala ele joga na posição que João Mário teve no Sporting no primeiro ano de JJ.
              Não é por jogares numa ala que és automaticamente extremo.

              • Joga_Bonito
                Posted Julho 16, 2021 at 11:56 am

                Numa ala está lá a fazer o quê?Passinhos para o lado e para trás básicos? Numa ala tem sim de desempenhar funções de extremo, mas ele nunca teve essas características,…

  • Kacal
    Posted Julho 15, 2021 at 1:58 pm

    Sem lesões acredito que fosse o maior rival de CR e Messi na luta pela Bola de Ouro nos “anos dourados” deles, pena ser tão de “cristal” mas foi um craque na mesma. Bola no pé esquerdo na direita e meter para dentro com o timing perfeito era das coisas a acontecer com sucesso mais certas do Mundo, daí o meme eheh. Depois muitas das vezes remate em arco ao canto contrário e dava golaço. Mas dava gosto ver jogar ainda me lembro de destruir a Espanha em 2014. No Bayern foi formidável. Mas faz bem acabar a carreira já não tem o que é preciso fisicamente, ficará na história.

    • GAS
      Posted Julho 16, 2021 at 12:50 pm

      Joga demais, mas acredito também que além das lesões, o psicológico lhe afetava e muito em grandes decisões…sendo um ponto que tinha que melhorar se comparado com o Messi e o CR7

      • Kacal
        Posted Julho 16, 2021 at 1:59 pm

        Sim, sim GAS concordo totalmente, tivesse ele o psicológico de físico de CR e seria um rival à altura deles, mas o “se” ainda não joga claro ahah, sendo assim não deixou de ser um craque.

  • porra33
    Posted Julho 16, 2021 at 12:29 pm

    Para mim o melhor extremo do século é sem dúvida Cristiano Ronaldo. O rendimento que apresentou ali nos dois últimos anos de Manchester e os primeiros 3 ou 4 no Real foi do outro mundo. Um extremo que destruía qualquer lateral através da sua potência e técnica e aliava golos e assistências e magia ao seu jogo. Para quem gosta de futebol que vá ver qualquer jogo dessas épocas do Ronaldo e vê jogos de 10/10 daquilo que é um extremo de classe mundial. O nível soberbo de Cristiano Ronaldo nesses anos para mim vale tanto como 10 ou 11 anos de carreira do Robben, Ribery Bales e mesmo do Figo ou Neymar.
    Messi também é top 3 do século em 2 ou 3 posições juntamente com o Ronaldo. Não há muitos jogadores com essa capacidade.
    Robben foi dos melhores extremos na sua função e foi pena as lesões senão podia ter um palmarés ainda mais rico. Um jogador que fazia a diferença. Tomara Gnabry ou Sané serem 75% de Robben!

    • GAS
      Posted Julho 16, 2021 at 12:48 pm

      O mais impressionante é que o CR7 praticamente tem a mesma idade dele e continua a jogar e se destacar dos demais, sendo artilheiro e decisivo em vários jogos…e tem gente que critica ele ainda, o que está a fazer atualmente nesse nível de futebol moderno com essa idade é surreal!

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 16, 2021 at 5:27 pm

      Não discordaria disso se Ronaldo tivesse jogado a maioria da carreira a extremo. Agora a questão é que só foi extremo verdadeiramente até aos 25 anos, mesmo no Real já não era um extremo como no início. Para mim o melhor Ronaldo a extremo foi o do MU, o Ronaldo no Real acho que era mais um 9 escondido que partia de uma aula. Contudo, como mudou de estilo e posição numa fase ainda precoce da carreira creio que isso poderá pesar na decisão. Nesse sentido, Figo ganha-lhe, mas se virmos pelos picos que cada um teve, concordo que o Ronaldo do auge como extremo foi melhor que Figo.

  • Zerobola
    Posted Julho 16, 2021 at 1:45 pm

    Extremos a antiga são cada vez mais raro aquele extremo que procurava a linha de fundo e cruzava agora em vem todos pra dentro jogam com o pé invertido nas alas . O famoso 442 do jj em que os seus extremos não procuram a linha de fundo pra cruzar mas sim cortar pra dentro . Não consigo perceber jogar com 2 avançados se os jogadores que jogam da ala não fazem cruzamentos . Pra cortar pra dentro melhor jogar em 433

    • Abbas
      Posted Julho 16, 2021 at 3:59 pm

      Classicamente as equipas do Jesus do 4-4-2 atacavam em 3-5-2, laterais dão a largura, 8 sobe, extremos tendencialmente a entrar por dentro e trinco junto dos centrais. No Benfica, não tinha plantel para isso, correu mal e a equipa só começou a jogar bem em 3-4-3.

      Basicamente é:
      GR
      Central Trinco Central
      Lateral Extremo 8 Extremo Lateral
      Segundo avançado
      Avançado

  • porra33
    Posted Julho 16, 2021 at 10:13 pm

    Resposta ao @Joga_Bonito.

    Percebo o teu critério de ter feito a carreira toda, nesse sentido também acho que o Figo foi dos jogadores que mais me encheu as medidas. Nunca jogava mal e aliava técnica e classe a uma grande leitura de jogo. Mas se tiveres disponibilidade vai ver nem que seja uns highlights do Ronaldo ali nas primeiras duas ou três épocas do Ronaldo em Madrid e constatas que o homem tem jogadas a partir laterais de todas as equipas. Bem sei que os highlights valem o que valem mas mesmo jogos completos são um regalo. É tempo bem passado para quem gosta de ver futebol. O que para mim torna Ronaldo e Messi em jogadores à parte, é nestas épocas dos seus auges tu poderes escolher 3 ou 4 jogos seguidos ao calhas e as exibições deles de 0-10 variam entre 8-10. Faziam numa época tantas exibições soberbas quanto Robbens ou Bales fizeram na carreira toda.

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 16, 2021 at 10:55 pm

      Por uma questão de gosto pessoal prefiro o CR de MU, mas creio mesmo que parecia por vezes um 9 escondido, apesar de achar que as épocas iniciais de CR no Real foram óptimas, o CR de 2007 foi o que eu senti que tinha mais classe, mas é apenas o meu gosto pessoal.

Deixa um comentário