Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Penálti salva Sporting; Leões abusaram do desperdício e só resolveram nos descontos; Nuno Santos perdoou 3 vezes (já são 6 golos perdidos nos últimos 3 jogos), Porro atirou ao ferro, Tiago Tomás também vacilou em cima dos 90′; Jorge Sáenz destacou-se no Marítimo, Paulo Victor também esteve em evidência mas borrou a pintura com a penalidade

Sporting 1-0 Marítimo (Porro 90’+8 g.p.)

Muito sofrido mas o Sporting conseguiu superar o Marítimo e colocar assim pressão nos rivais. O campeão nacional até teve oportunidades mais do que suficientes para alcançar um resultado tranquilo, no entanto foi pecando na finalização e só nos descontos, e através de um penálti, conseguiu chegar ao triunfo. Nuno Santos, depois de ter desperdiçado 2 golos cantados contra o FC Porto e outro frente ao Estoril, perdeu 3 oportunidades flagrantes na 1.ª parte. Tiago Tomás também vacilou com tudo para marcar em cima dos 90′. Já Porro, tal como na última partida, voltou a ser herói, sendo que atirou ao poste, num jogo em que Vinagre esteve a um nível muito insuficiente. Já o conjunto insular só defendeu (nem um remate na direção da baliza, e o único ameaço foi numa meia distância de Xadas), mas no 2.º tempo até foi controlando as operações, deitando tudo a perder nos minutos finais, com a penalidade cometida por Paulo Víctor, que acabou expulso, o que obrigou o médio Edgar Costa a ir para a baliza (Julio Velázquez já tinha esgotado as substituições).

Sporting – Resultado muito sofrido para os Leões, que estiveram perto de ver fugir dois pontos. Valeu um penalti nos descontos finais (2.º jogo seguido resolvido da marca dos 11 metros), com Porro a converter e a ser novamente o herói dos Verde e Brancos. A equipa leonina até criou várias ocasiões na 1.ª parte, mas não conseguiu marcar e depois do intervalo acusou muito a ansiedade na procura do triunfo, acumulando más decisões e abusando dos cruzamentos para a área contrária. Contudo, no chuveirinho final, o golo acabaria mesmo por chegar. Individualmente, Nuno Santos foi o réu da noite, somando três perdidas clamorosas na cara de Paulo Vítor; Paulinho também pouco se viu e a dupla Jovane e Tiago Tomás entrou bastante mal, ainda que o cabo-verdiano tenha conquistado o penalti. Já Palhinha foi a melhor unidade em campo, acumulando desarmes e duelos ganhos, enquanto Matheus Nunes começou muito bem, mas foi perdendo gás e na 2.ª parte não se viu. Já Sarabia esteve algo escondido, mas isolou Nuno Santos em duas ocasiões, ao passo que Porro foi o principal dínamo na 2.ª parte, ainda atirou ao poste e resolveu de penalti. Em sentido inverso, Vinagre está num momento de forma péssimo e decidiu quase sempre mal e de forma lenta, ao passo que Coates, Feddal e Neto controlaram bem as operações atrás, juntamente com Adán. Nota ainda para Bragança, que veio trazer maior lucidez na circulação.

Marítimo – Os insulares quase conseguiam levar um nulo de Alvalade e estiveram perto de voltar a travar um dos candidatos ao título, mas um penalti nos descontos foi determinante para o desfecho final. Velázquez apostou numa defesa a 5 e os maritimistas colocaram bastante dificuldades ao ataque posicional dos Leões, ainda que ofensivamente pouco tenham produzido. Individualmente, Jorge Saenz e Léo Andrade estiveram intratáveis e somaram desarmes, enquanto Zainadine foi o líder do eixo defensivo, mas perdeu o duelo com Coates no lance chave do jogo. Já Paulo Vítor resolveu quase tudo, mas borrou a pintura nos descontos e foi expulso. Por outro lado, Winck fechou bem o seu flanco, ao passo que China sentiu mais dificuldades com Porro. No miolo, Pelágio e Rossi foram importantes na pressão e ocupação dos espaços, enquanto Xadas foi a unidade que mais perto esteve do golo. Já Vidigal e Ricardinho foram engolidos pela defensiva contrária, tal como Alipour.

XI Sporting: Adán; Neto, Coates, Feddal; Pedro Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Vinagre; Sarabia, Nuno Santos, Paulinho

XI Marítimo: Paulo Victor; Jorge Sáenz, Zainadine, Leo Andrade; Cláudio Winck, Rossi, Pelágio, China; Xadas, André Vidigal, Ricardinho.

75 Comentários

  • poborsky7
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:04 pm

    A estrelinha ainda lá está.. já na época passada ganharam dezenas de pontos com golos nos últimos minutos.. têm mérito na mesma mas ao mesmo tempo disfarça muita coisa

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:12 pm

      2 bolas aos postes, falhanços a torto e a direito e o que se fala é de estrelinha. Que risada.
      O Benfica dar 5 ao Santa Clara com 1.6xG é o quê? Imagino que seja mais que falhar golos cantados e ter bolas aos postes TODOS OS JOGOS.

    • Leonidas
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:14 pm

      Estrelinha é quando o golo acontece sem se ter feito nada. Quando se desperdiçam inúmeras oportunidades como hoje, não acho que seja estrelinha.

    • RuiL
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:22 pm

      Este comentário, das duas uma: ou é de quem não viu o jogo, ou é de quem não percebeu nada do que viu.
      Das duas três, na verdade. Pode ser apenas inflamatório. Seja como for, infeliz.

    • Goncalo Silva
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:33 pm

      Poborsky7, o Sporting acabou com 2,82 xG, ou seja, o resultado mais esperado seria 2 ou 3 a 0. Simplesmente o golo chegou tarde. Acho que é mais o contrário, se o Sporting tivesse empatado teria tido muito azar.

    • MiguelCosta
      Posted Setembro 24, 2021 at 10:41 pm

      Viste o Sporting-Marítimo de que época mesmo?
      E qual é a tua definição de estrelinha? Uma equipa passar 90 minutos a atacar, sem o adversário fazer um único remate à baliza, e só conseguir marcar no fim do jogo? Ok interessante.

      Basicamente qualquer equipa que ganhe com um golo nos descontos teve estrelinha. Interessa lá se essa equipa fez um jogo em condições ou não.

    • Mushy
      Posted Setembro 25, 2021 at 12:26 am

      Mais um pormenor tatico versão encarnada…
      Mais um comentário troll.

      Mais um comentário de quem ligou a TV viu um resumo de 2min e decide fazer um resumo.

      Para si que não se viu quando é chamado para responder às coisas que diz ou quando não convém

      O que tem a dizer do jogo com Boavista e Santa Clara e as ajudar VARiadas e externas??? Não vi um único comentário seu….podia incluir o mesmo que disse??? “tem mérito na mesma mas ao mesmo tempo disfarça muita coisa”
      Em relação aos golos nos últimos minutos você tem 2 jogos que ganhou depois dos 80min e estamos apenas com 7 jornadas, tem alguma coisa acrescentar??

      Acaba sempre por enterrar-se sozinho.
      Tanto mês depois e azia continua…

  • Kafka
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:05 pm

    Vitória que podia ter chegado mais cedo, tantos golos falhados enfim…. fizeram-me sofrer sem necessidade nenhuma…Agora o Porto que tenha mas é juízo e ganhe também para eu começar o fim de semana em cheio

    • Silvarinni
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:17 pm

      Apostas te tbm no Benfica ou os 66℅ de probabilidade de vitória não foram suficientes?

      • Kafka
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:27 pm

        ???

        Ainda hoje no post de antevisão da jornada aqui no blogue, avisei que apostar no SL Vieira era perigoso, porque têm uma oportunidade única na historia de vencer o Barça e isso pode mexer com a cabeça dos jogadores que podem entrar mais focados no jogo do Barça do que no jogo contra o Guimarães….

        Mas cada um sabe o que fazer ao seu dinheiro, até porque isto não é linear e ninguém tem percentagem de acerto a 100% e portanto eu também falho…. Mas esta jornada não mete 1 cêntimo que seja a favor ou contra o SL Vieira

        • Kafka
          Posted Setembro 24, 2021 at 9:27 pm

          **não meto

          • Silvarinni
            Posted Setembro 24, 2021 at 9:37 pm

            Tens razão mas acho engraçado como críticas as falcatruas e todos os defeitos das direções do Benfica mas depois torces pelos adversários do Benfica por dinheiro… São opções…

            • Kafka
              Posted Setembro 24, 2021 at 9:56 pm

              O que é que uma coisa tem a ver com a outra?

              Sabes que as apostas são legais em Portugal não sabes?

              Apostar em Portugal é uma forma LEGAL de ganhar dinheiro, portanto não percebo o teor do teu comentário, porque eu estou a praticar uma actividade legal

  • Mantorras
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:06 pm

    Sporting 0-0 em casa aos 90 é de carregar a sério nos euros minha gente. Valeu.

    PS: resultado justissimo, so du sporting e era muita falta de eficacia nao vencer um jogo destes. Paulinho tem de dar mais no momento de a meter la dentro.

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:06 pm

    E o resumo deste jogo pode ser:

    E tudo o Paulo Vítor pegou…inclusive a cabeça do Jovane.

    Não foi fácil nada fácil e o Sporting parece estar acusar ainda o choque com o Ajax.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:13 pm

      Flávio,

      O antijogo do Marítimo também não ajudou. O que fazer para punir o antijogo?

      Saudações Leoninas

      • SENSEI
        Posted Setembro 25, 2021 at 2:38 am

        João Pinheiro lidou bem com a questão do anti-jogo no jogo de hoje, na minha opinião. Amarelou jogadores com comportamentos anti-desportivos e compensou com as perdas de tempo, inclusive já no prolongamento.

        • Estigarribia
          Posted Setembro 25, 2021 at 10:27 am

          SENSEI,

          Sim, o João Pinheiro admoestou bem as situações de antijogo, concordo. Mas eu falei mais no geral. É preciso começar a punir severamente as equipas que façam isto. Ou então a mudar as regras para combater isto.

          Por mim, e sendo eu um fã de futsal, acho que se deveria dividir cada parte de um jogo de futebol em 30 minutos e a cada paragem o cronómetro era parado. E deveria ser também instituída as pausas técnicas a pedido dos bancos de suplentes como também acontece no futsal.

          Saudações Leoninas

      • Flavio Trindade
        Posted Setembro 25, 2021 at 12:09 pm

        Estigarribia, a arbitragem nem foi má mas quanto ao antijogo pouco mais há a fazer.

        Esta acaba por ser a causa que leva a que as equipas portuguesas sejam pouco competitivas na Europa.

        Os grandes passam a maioria dos jogos a jogar contra blocos baixos e depois têm muita dificuldade em jogar olhos nos olhos com equipas do mesmo nível ou superiores, e as equipas mais pequenas não têm argumentos depois para se assumirem na Europa.

        Fazem falta projectos de bom futebol e de filosofias positivas.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:08 pm

    Aí está, segue jornada após jornada a famosa incrível eficácia do Sporting.

    3 centrais maus com bola, 2 médios que não primam por ser incríveis no passe vertical entre linhas e uma incapacidade enorme de jogar pelo meio. A quantidade de vezes que Sarabia e Paulinho estiveram entrelinhas a pedir bola e ela não chegou foi paradigmático. Falta Inácio, falta Pote e, em alguns momentos, falta João Mário (ou pelo menos, mais minutos a Bragança).
    Incrível Porro a levar a equipa para a frente, pena não caber no top 3 de laterais direitos da liga do Benfica36. O Gilberto e o João Mário de facto, são fenómenos para ser melhor que isto.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:10 pm

      Destacar ainda o horrível relvado em Alvalade. Inenarrável.

      O Maritimo, passe quem passar pelo 11 ou pela equipa técnica, continua absolutamente execrável no que diz respeito ao anti jogo. Mau de mais.

    • BENFICA36
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:17 pm

      O Porro é a par de Corona o melhor lateral direito do campeonato em termos de qualidade, o Gilberto e o João Mário estão em excelente momento de forma .

      Já agora ele é excelente nos pênaltis e o Sporting já têm tantos pênaltis em 7 jogos como o Benfica em todo o campeonato do ano passado.

      Assim fica fácil… o pênalti ao menos é pênalti?

      Parabéns por vencerem o Marítimo em casa, já agora, em caso de estarem empatados , é dar minutos até o Sporting marcar , 8 minutos ?? Alguém foi atropelado e eu não vi ? Falamos do Porto mas isto está visto que para o Benfica ser campeão, vai ser preciso jogar o quádruplo.

      • Estigarribia
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:23 pm

        BENFICA36,

        O penalty é bem assinalado já que o Paulo Victor abalroa o Jovane Cabral, quando a bola nem sequer está em jogo. Logo é mesmo bem assinalado.

        Quanto aos oito minutos, claro que é justo esse tempo de compensação, já que o Marítimo passou 90 minutos a fazer antijogo constante.

        Saudações Leoninas

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:24 pm

        Que comentário inenarrável. Quem viu o jogo, viu o Maritimo a perder tempo desde a primeira parte os 8 minutos são mais do que justificados.
        Quanto aos penaltis, há alguma dúvida que são penaltis? Por amor de deus, se estes dois não são penaltis, nada é.
        Incrível essa forma do João Mário e do Gilberto que nem para serem titulares indiscutíveis dá. Claramente em melhor forma que o Porro, que deste que tem sido titular depois da lesão tem sido dos melhores jogadores do campeonato.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:27 pm

        É um lance mais duvidoso do que aquele do Otamendi contra o Boavista…por isso talvez não fosse. Agora a sério, viste o jogo? Tendo em conta o anti jogo do Maritimo, 8 minutos é mais do que justificado.

        PS: Será que este arbitro vai ser castigado como foi aquele que deixou passar em claro a expulsão do Vlacho???

        • Estigarribia
          Posted Setembro 24, 2021 at 9:34 pm

          Filipe,

          Ainda o jogo estava nos 80 e tal minutos, eu comentei com o meu pai que o árbitro tinha de dar no mínimo 8 minutos de compensação. E o árbitro fez o que lhe competia.

          É preciso começar a punir de forma severa estas equipas que fazem antijogo constante. Isto só afasta ainda mais os adeptos dos estádios e do futebol.

          Saudações Leoninas

          • Filipe_Carvalho
            Posted Setembro 24, 2021 at 9:56 pm

            Estigarribia,

            Claro que é mais que justificado. O comentário do user Benfica36 foi inqualificável. Não viu o jogo mas critica o perido de compensação (que até tem sido por norma a rondar este tempo como um outro user demonstrou). Depois mesmo sem ver meteu em causa o penalti e diz que o Benfica tem de jogar o quadruplo. Isto depois do que se passou nas ultimas duas jornada…Claro que riu muito com o que escreveu.

            • Estigarribia
              Posted Setembro 24, 2021 at 10:24 pm

              Depois do penalty do Otamendi na jornada passada e da não expulsão do Vlachodimos nos Açores, virem criticar este penalty bem assinalado a favor do Sporting é de rir.

              Saudações Leoninas

      • Filipe Ferreira
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:31 pm

        O Corona que está farto de jogar a lateral nos últimos tempos.

        Pôr em causa o penalti é qualquer coisa… tanto este como o do último jogo.

        Quanto ao tempo extra, é claramente de quem não viu o jogo, tal foi o anti jogo. De qualquer forma, não é a 1ª nem a 2ª nem a 3ª vez e nem será a última que os árbitros deram 8 minutos de desconto esta temporada. Tem sido norma. No Benfica – Tondela teve 8; No Gil – Benfica teve 6; No Moreirense – Benfica teve 9.

      • BrunoAlves16
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:40 pm

        Qual é a dúvida no penalty mesmo? Ah espera não deves ter visto o jogo e vieste só mandar a posta.
        Penalty claríssimo e cometido dentro do tempo de compensação. Se depois foi demorado a marcar deveu-se ao facto de o Marítimo ter ficado sem GR e ter de ir um jogador de campo para a baliza.

      • Cambiasso
        Posted Setembro 24, 2021 at 9:50 pm

        Tanto o penalti foi bem assinalado e dentro do tempo de compensação como os 8 minutos foram bem aplicados. O guarda-redes do marítimo foi expulso por acumulação de amarelos e o primeiro foi mostrado, pasme-se, por demora na reposição dos pontapé de baliza, depois de o árbitro já o ter avisado algumas vezes.
        Se a azia é tanta e o Sporting continua atrás, agora com 1 ponto à condição, nem quero imaginar como seria se estivéssemos 4 pontos à frente…

      • MiguelCosta
        Posted Setembro 24, 2021 at 10:36 pm

        Um dia ainda gostava de perceber se há pessoal aqui que recebe por cada comentário que faz. É que só pode ser essa a justificação para se comentar quando, claramente, não se viu o jogo em questão, ainda para mais com umas boas bicadas irónicas pelo meio.

      • Miguel Lopes
        Posted Setembro 24, 2021 at 11:46 pm

        Comentário muito pouco sério.
        O penalti é marcado aos 93m, o jogador é expulso entretanto e a falta é batida aos 97m depois da assistência ao Jovane.
        Só aqui, o delay são de 4 minutos.

      • Mushy
        Posted Setembro 25, 2021 at 12:13 am

        Temos mais um pormenor tactico mas em versão vermelho…
        Agora os arbitro vão andar de papelinho na mão para saber quantos penaltis houve o ano passado e ver se marcam ou não.

        A questão é: Foi falta ou não foi falta???
        Ok que por si mesmo sendo falta devia ser canto ou livre indireto fora da área.

        Em relação ao “assim fica fácil”: Está esquecido do jogo do Santa Clara e do Boavista e não vi comentar os penaltis nos dois jogos que não foram marcados e dizer “assim fica fácil”…..
        Sim porque o Vlacho já sabemos que não arrancou cabeça logo é amarelo

      • SENSEI
        Posted Setembro 25, 2021 at 2:41 am

        O user Benfica36 claramente não viu o jogo, nem mesmo o resumo.
        Limita-se a olhar ao flashscore, a meter o palito na boca e a começar a teclar bacoradas sem nexo.

  • Selva1906
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:10 pm

    Vitoria a ferros mas merecida. Para quando tabata a 8 nos jogos em casa? Contra blocos baixo acho que devia ser titular pq em espaços curtos é muito forte. Marítimo abusou do anti jogo e quase levou um ponto. A falta que Pote faz a este sporting!!! SL

  • DICAS
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:10 pm

    Sporting controlou o jogo todo mas criamos pouco. Apenas a partir do minuto 80 fomos para cima deles com tudo.

    Está vitória soube bem por duas razões:
    Anti jogo do marítimo … Constante

    E a arbitragem claramente a prejudicar o Sporting mais uma vez mais com uma dualidade de critérios muito suspeita. A facilidade com que se dá amarelos ao Sporting é ridiculo !!! Os outros rivais dão pau e nada se assemelha ao que o clube de Alvalade recebe em cartões.

    Destaques positivos:

    Bragança tem de jogar sempre. Epa, venham com o que vierem é um jogador com um potencial incrível.

    Bem palhinha, coates, porro, Nuno Santos e neto

    Mal:

    Vinagre perdoem me a expressão, é um inútil.
    Defensivamente é muito fraco ( então a nível aéreo é ridiculo perde todos os duelos)
    Ofensivamente, não tem mentalidade de ir para a frente. Com autênticas autoestradas a frente dele e o homem para o jogo todo e passa para o Feddal ???? Isto umas 7/8 vezes em oportunidades que teve ? Estranho. O homem até tem técnica mas não ataca uma única vez é surreal … Pareceu me lento também.

    Paulinho, no máximo é um segundo avançado porque não tem mesmo instinto matador. Fala todas as oportunidades que tem surreal.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:28 pm

      Vinagre está numa fase menos positiva: começou muito bem quando o Mendes não esteve, mas agora anda “tímido”. Ajax bateu forte.
      É jovem, e ainda vai lá. Tem características muito boas. Quando está confiante, parte para cima. Parece um extremo esquerdo à antiga.

      O Bragança… que precisa de jogar isso é óbvio. Mas o Amorim aposta muito no Nunes, e eu acho que isso não vai mudar tão cedo até porque há o interesse em levar o jogador à seleção e vender depois com a ajuda do Mendes. Faz parte.

      P. S – parabéns pelo elogio ao Neto. Hehe ? o homem merece.

      • Mushy
        Posted Setembro 25, 2021 at 12:07 am

        Gostava de saber onde anda a ver esses jogos, para ir ver também e dizer que o Vinagre só jogou mal depois do jogo do Ajax.
        Mesmo o UNICO jogo que correu-lhe bem, teve falhas gritantes a nível de passe e domínio de bola quando tinha uma autoestrada pela frente.
        Mas pronto só opiniões, mas ao que parece igual à da maioria

  • Estigarribia
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:11 pm

    Vitória do futebol sobre o antijogo. Incrível como o Marítimo passou 90 minutos a fazer antijogo e a queimar tempo. Mas justiça não falha.

    Quanto ao jogo jogado, a vitória assenta bem no Sporting, já que os leões foram superiores á equipa madeirense que se limitou a estacionar o autocarro á frente da baliza e a queimar tempo. A nível ofensivo, concordo com o Visão de Mercado, o Sporting abusou demasiado do desperdício, mas mesmo assim gostei do que vi do Sarabia que ia marcando um golaço na primeira parte; já a nível defensivo, o Marítimo não nos fez cócegas, nem o Adán teve que suar muito.

    Contudo, individualmente, gostei do Pedro Porro esta noite. O espanhol está um senhor jogador: desequilibrou no ataque e manteve a segurança no trabalho defensivo. Espero que, pelo menos, em Maio já tenhamos o jogador contratado.

    Por outro lado, o Marítimo mereceu perder este jogo. Quem faz o antijogo que os madeirenses fizeram não merece ganhar. Há que começar a punir o antijogo. E bem o árbitro a dar 8 minutos, tal como eu comentei com o meu pai.

    Venha de lá agora o Borussia Dortmund.

    #ondevaiumvãotodos

    Saudações Leoninas

  • ItsAboutTime
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:14 pm

    2 Notas da minha parte.
    – Se era para brincar aos cruzamentos tinham ido mesmo buscar o Slimani.. mas quem lá está é que sabe. Segue jogo..
    -Se ensinassem o guarda redes do Maritimo a sair-se ás bolas em vez de andar aprender como perder tempo, provavelmente teriam saído de Alvalade com 1 ponto..

  • Mpenza
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:14 pm

    O Pote é o único jogador que sabe rematar neste plantel. O Paulinho não dá nada a mais que o TT. Não há um PL que se aproveite na formação? Nem precisa de ser bom, basta ser ao nível do Luiz Philipe.

  • Filipe Ferreira
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:17 pm

    E quando se falava que o Sporting era muito mais eficaz que os rivais.
    Estou mais feliz pela maneira como o Marítimo (e bem) perdeu do que como ganhámos.
    Espero que tenha servido para abrir os olhos relativamente a algumas opções.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:20 pm

      Filipe,

      Tão isto.

      Saudações Leoninas

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:32 pm

      Factos:

      Desde o início da temporada:
      Sporting xG 16.5; 14 Golos Marcados;
      Benfica xG 20.6; 22 Golos Marcados;
      Porto xG 14.4; 15 Golos Marcados;

      • Estigarribia
        Posted Setembro 24, 2021 at 10:05 pm

        É narrativa que os rivais criaram…

        Saudações Leoninas

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 24, 2021 at 10:09 pm

        Também tens que ver que os penaltis dão quase 1 de xG. Logo aqui tens no mínimo 2,7 xG para o Sporting, 0,9 xG para o Porto e 0 xG para o Benfica. Ainda assim concordo com o geral do teu comentário, mas a diferença não é grande e prova que o Benfica tem criado muito volume ofensivo (20 xG em 6 jogos e sem penaltis é bastante bom).
        Quanto à narrativa do Sporting não criar, essa narrativa terminou em Fevereiro quando Paulinho entrou na equipa, e já disse isso a outro user aqui no blog. Acho que já estaria na hora de deixar de bater nessa tecla, claro que há sempre gente que pega em tudo o que for preciso para desvalorizar o rival mas aqui no blog já são poucos os que acham isso.

        • Filipe Ferreira
          Posted Setembro 24, 2021 at 10:52 pm

          É verdade que o penalti vale mais sim, acho que é qualquer coisa como 0.6 ou 0.7, não tenho bem a certeza.

          Estes valores são no entanto referentes a TODOS os jogos desta temporada, Supertaça para o Sporting e play offs da Champions para o Benfica, não é só do campeonato.

          O Sporting tem 1.83 xG médio por jogo, Benfica 1.87 xG e o Porto 2.05 xG

      • Mr. Mojo Risin'
        Posted Setembro 25, 2021 at 12:15 am

        E na época passada, a pior equipa também foi o Sporting.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:19 pm

    Penalty indiscutível, vitória merecida. Palhinha monstruoso. Abençoados empréstimos.

    Coates, melhor jogador do campeonato passado, é um estorvo no que à construção de jogo diz respeito. Coisas do futebol: o uruguaio dá imenso no jogo aéreo, safa lá à frente nos momentos de aflição, tem um cabedal único naquele plantel, dá solidez defensiva, mas treme muito no que ao capítulo dos passes diz respeito. Contei bastantes mal executados, e outros tantos falhados sem que o jogador estivesse pressionado.

    Ele até é forte em progressão, mas neste capítulo parece-me estar nos antípodas do que o treinador pretende ali no meio da defesa. Talvez isto explique a utilização de Inácio na direita: desda forma, usando o seu pé esquerdo, ele pode derivar para terrenos mais centrais.
    Honestamente creio que é mais por aqui que Neto, e não Feddal, vá para o banco.
    Numa outra perspectiva, Neto dá mais solidez defensiva que o Inácio na direita. Fez um bom jogo.
    Opiniões.

    Enfim, é uma forma interessante de conjugar as características dos jogadores disponíveis. Coates não perderá a titularidade num futuro próximo, e a equipa tem de sair a jogar.

    Sarabia, sem Pote, está muito mais longe do golo. Não há nenhum jogador de pé direito neste plantel que, jogando a partir da esquerda, tenha capacidade de construção. TT e Jovane são diferentes, e o Paulinho não vai sair do meio. Nuno Santos, como se viu, na esquerda procurará mais o golo. Pelo menos como extremo.
    É um jogador muito útil.

    De facto, o Pote é a versão moderna do João Vieira Pinto: constrói e marca. Muita capacidade. Não esperava tamanho impacto.
    Pela amostra de hoje, vamos ter um Sarabia muito mais preocupado em servir.

    Como eu esperava, Esgaio para o lugar de Neto em momentos de aflição. Faz todo o sentido.

    Enfim, agora é ver em Dortmund no que dá. Um ponto já seria “tópe”.

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 24, 2021 at 9:45 pm

      Não concordo nada com essa avaliação de Coates.

      Ainda no jogo com o Estoril deu show a sair a jogar. Nota-se que não tem muita técnica, logo não arrisca tanto num passe muito longo como o Inácio por exemplo, mas a encontrar linhas de passe é muito bom.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Setembro 24, 2021 at 10:23 pm

        Sair a jogar é uma coisa, capacidade de passe é outra.

        Talvez me tenha explicado mal, mas no meu comentário disse que sabe progredir mas que demonstra fragilidades ao nível do passe, como hoje se viu.

        Creio que o objetivo de Amorim seria ter ali um líbero, alguém com mais mobilidade e capacidade de passe. Há tempos dei o exemplo do antigo capitão Beto como alguém que poderia fazer esse papel com bastante qualidade.

        O Coates é demasiado “pesado” para sair da posição a jogar demasiadas vezes em progressão. E no passe é fraco.
        Mas compensa noutros aspectos.

        • Miguel Lopes
          Posted Setembro 24, 2021 at 11:59 pm

          Eu acho que o Coates tem dias, hoje estava a sair tudo mal nos passes que fazia quando saia a jogar, mas já vi jogos em que ele sai a jogar e tudo lhe sai bem, mesmo no jeito pesadão dele.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 24, 2021 at 10:34 pm

        Eu concordo com OMotoqueiroGuti, o Coates de facto é forte a construir e contra o Estoril isso esteve bastante evidente. No entanto tem que melhorar ao nível do passe para subir de nível em termos de construção, falha muitas vezes na força do passe e fica um pouco nervoso quando está mais pressionado. Em termos de condução e mesmo em colocação do passe o Coates é bastante acima da média, falta mesmo ter outro conforto neste momento.

    • Ramon y Cajal
      Posted Setembro 24, 2021 at 11:45 pm

      apreciacao do Coates bastante exagerada. Nao é um Hummels a sair a jogar mas não é um estorvo. e´lento mas nao é de todo mau o passe e tem bastante noçao de posicionamentos da equipa, fazendo até passes a romper linhas pelo meio. A verdade é que com Feddal, Neto e Palhinha (que tem melhorado mas não é de todo um organizador de jogo ofensivo) não ha hipoteses e tem de fazer muito coisa sozinho. Em suma, para a realidade Sporting, Coates e o melhor central em organizaçao ofensiva . Nos rivais, sendo titular, a historia talvez fosse outra.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Setembro 25, 2021 at 12:20 am

        Discordo.
        Acho que o Inácio tem as características técnicas que Amorim pretende para aquela posição central da defesa. Mas Coates é globalmente um defesa muito competente e por lá vai ficar. Tudo bem, nada contra.

        Agora… quando se lhe pede para distribuir a bola… Lamento mas acho bem medíocre. Assim de cabeça lembro-me de 3 passes falhados não forçados hoje, fora os que os colegas tiveram que corrigir.

        Progredir com ela? Fez isso bastantes vezes até com Jesus… mas era mais novo e o joelho provavelmente estava melhor. Ainda hoje dá, mas já não com tanta frequência.

        Palhinha? Acho que, ao dia de hoje, é superior ao Uruguaio no capítulo do passe. Evoluiu muito.

        Enfim, são opiniões.

        • Ramon y Cajal
          Posted Setembro 25, 2021 at 4:45 pm

          desculpa, era tarde e expressei-me mal: queria dizer que o Coates, estando Inacio de fora, é o melhor central com bola. Concordo a 100% que o Inacio é o nosso melhor central em organizaçao ofensiva – e ganhariamos em termos ofensivos se jogasse pela esquerda ou no meio.

          Quanto ao Palhinha, tambem concordo que é melhor no passe que o Coates mas, num sentido geral, não é um bom organizador de jogo ofensivo. falta-lhe muito noçao de timings ofensivos e não é aquele mdf que está constante a dar linhas de passe. Tem melhorado no entanto – no passe longo está até a ficar muito bom.

          são opiniões

  • Pipi Romagnoli
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:24 pm

    Chupa Vidigal!!!
    Espera lá… afinal é chupa Velazquez, ou espera, se calhar o mal nem é dos treinadores que por lá passam, talvez seja esta a ideologia que o Marítimo tem para o futebol, é que é isto todos os anos contra toda a gente. Sl

  • BrunoAlves16
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:31 pm

    Demasiado sofrido para a superioridade demonstrada. Eficácia em mínimos gritantes, jogo que poderia ter sido bem tranquilo acabou por ser sufocante até final.
    Ainda assim nota-se um jogo ainda algo preso e em muitos momentos falta de lucidez. O constante jogo de cruzamentos também não ajuda, embora perceba a partir de determinadas altura.

    Mais um belo jogo de Porro e Palhinha, ao invés exibição menos fulgurante de Matheus Nunes e fraquíssima exibição de Vinagre. Começamos a ter um problema na lateral esquerda. Falhanços de Nuno Santos não surpreendem. Muito pouco frio em frente à baliza, para além de um pé direito completamente cego.

    Vitória incontestável mas podemos ainda jogar melhor e não sofrer tanto

  • Azra Bloom
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:34 pm

    Como pensava, o Sporting na ausência do Pote sofre muito para concretizar as oportunidades.

  • masterDC
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:38 pm

    Vitória sofrida mas mais que merecida. Podiamos ter tido uma noite tranquila, mais uma vez falhámos muitos golos. Abusámos dos cruzamentos e sendo que estes não estavam a sair em condições deviamos ter tentado chegar à área de outra maneira. É nestes momentos que falta um jogador como o Pote que tem uma capacidade de remate fantástica.

    O MVP foi claramente o Porro, desequilibrou bastante no ataque, marcou o golo da vitória e ainda atirou ao poste (3.º jogo seguido em que a bola bate no poste). Bom jogo também do Palhinha a quem eu pedia para descansar.

    Mais uma vez o destaque negativo vai para Vinagre. Se na lateral direita estamos muito bem, na esquerda já não se pode dizer o mesmo. O Vinagre veio com a função de substituir o Nuno Mendes no futuro mas para sua sorte acabou por ser dono do lugar devido à saída do Nuno. Infelizmente não tem correspondido e tem estado péssimo, precisamente desde que assumiu a titularidade. Um jogador que tem técnica e não arrisca no 1×1, preferindo passes seguros para o lado. Também ainda não é capaz de aguentar os 90 minutos. Espero que ganhe confiança e melhore, tem condições para isso. Destaque também negativo para Jovane que entrou e não teve uma única ação positiva no jogo. De todos os que entraram diria que o Dani foi o único que justificou os minutos dados.

    Vencemos, dominámos o jogo, mas continuamos a desperdiçar muitas oportunidades. Há que melhorar muito. Temos agora mais um jogo difícil, desta vez para a Champions frente ao Dortmund. Não prevejo nada de bom, mas espero estar enganado.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 24, 2021 at 10:24 pm

      Não vi o jogo, mas o Bragança tem que ser titular neste tipo de jogos, é o único que consegue colocar a bola entre-linhas, algo importantíssimo quando o adversário joga com as linhas juntas. O Matheus e o Palhinha melhoraram imenso nesse aspeto mas não chega a meu ver. O Bragança é inteligente nesse aspeto e passa com muito melhor precisão e tensão.

  • Lumago
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:39 pm

    Vitória merecida. O jogo do Marítimo é digno de distrital. Se a centralização servir para trazer melhores treinadores com ideias diferentes que seja, mas calculo que, para algumas equipas, vá servir apenas para contratar 14729037294 defesas e pagar maiores comissões.

    PS: Como é que os clubes concordam com uma lei que resulta numa bancada INTEIRA completamente vazia. É literalmente deitar milhares de euros para o lixo por jogo. Será que ainda vamos ter o desprazer de ver um estádio “esgotado” com uma bancada vazia?

  • Fantantonio
    Posted Setembro 24, 2021 at 9:54 pm

    O Nuno Santos é o Pote dos lances falhados, incrível

  • Mertens14
    Posted Setembro 24, 2021 at 10:09 pm

    Vinagre de início significa começar com menos 1… será o peso da camisola?
    Incrível como peca ofensiva e defensivamente

  • NoSense
    Posted Setembro 24, 2021 at 10:16 pm

    Acabado de chegar do estádio, para mim, o melhor em campo foi o Nuno Santos, seguido do Porro e do Daniel Bragança. Vinagre, Paulinho, Jovane e Tiago Tomás muito mal, e Matheus Nunes a mostrar toda a sua inexperiência quando acabam as pernas (acaba a cabeça também).
    Palhinha, Neto e Coates também com um bom jogo…
    Nota negativa para o futebol português onde vale tudo seja de quem está em campo, seja de quem está fora (e não, não é uma queixa da arbitragem)…

  • Kacal
    Posted Setembro 24, 2021 at 10:28 pm

    Sarabia tem golo! Desde que assinou pelo Sevilla marcou 11 golos em 16/17, 9 em 17/18 e 23 em 18/19. Depois no PSG marcou 14 em 19/20 e 7 em 20/21. Para a sua posição isto é ter bastante golo. Agora todos precisam de um período de adaptação e tempo, até Messi que é Messi tem precisado no PSG. Acho que nunca encontrou um sistema e forma de jogar como de Amorim portanto vai levar algum tempo, mas acredito que vai ser uma grande mais-valia e fazer golos. Agora Pote nisso é diferenciado, o homem tem um remate que parece que passa para a baliza, tem uma facilidade incrivel em colocar a bola e depois é eficaz. Com Paulinho a ter falta de eficácia e Sarabia em adaptação é complicado não ter Pote.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 24, 2021 at 11:21 pm

    Mais do mesmo. Continuação do ano passado e não corrigimos essa lacuna. Nuno Santos, Paulinho e TT não fazem golos. Jovane até faz, mas é muito curto para titular, passa mt ao lado do jogo. Só pote não chega, veremos se sarabia pode ajudar..

  • Mushy
    Posted Setembro 24, 2021 at 11:53 pm

    Mais uma semana, mais uma vez a viola no saco..
    Nunca mais se ouviu falar dos astrónomos aqui nos comentários e do Sporting ter poucas oportunidade e ser muito eficaz..

    Mais um jogo e Vinagre mostrar zero, centros sem nexo, passes falhados, passe sempre para trás, domínio de bola mau.
    Não se percebe tanta falta de eficácia destes jogadores e tantas bolas nos postes.
    Tirar um central parece ser complicado para Amorim, com 11 a defender podia ter tirado muito mais cedo um central.
    Mais uma vez o Nuno Santos recua para lateral esquerdo e o jogo por aquele lado quebra logo.
    Paulinho pode lutar muito e estar em todo o lado ajudar, mas nunca está presente para marcar.

    Guarda redes hoje só não defendeu o penalti porque foi expulso, de resto estava em todas.

    E por fim, é um premio envenenado dedicado para o treinador do Marítimo e seus jogadores, jogo constante a perder tempo, só interessava defender e jogar futebol está quieto.

  • batalha34
    Posted Setembro 25, 2021 at 12:05 am

    O Tiago Tomás nunca podia ter começado a epoca como sendo a unica alternativa no plantel ao ponta de lança, isto gera expectativas absurdas sobre o rapaz que a meu ver até tem bastante potencial mas ainda precisa de crescer muito, nao é ainda jogador para se lançar e resolver o jogo com consistencia

  • Filipe Ferreira
    Posted Setembro 25, 2021 at 12:24 am

    Quem entra com Nuno Santos quase como referência ofensiva, fazendo Paulinho e Sarabia descer para construir à vez e na primeira substituição mete TT, está a pedir para sofrer até à última à procura de um golo. Para além de acrescentar pouquíssimo ao jogo ali, Nuno Santos tem uma dificuldade na finalização incrível. A quantidade de golos desperdiçados nos últimos jogos deve já ser superior aos do Paulinho. Jovane naquela função era muito mais interessante, apesar de novamente nem ter entrado da melhor maneira, o que acho natural uma vez que entrou numa fase já atabalhoada do jogo. TT acrescenta sempre pouquíssimo, não tem a capacidade de jogar entre-linhas e ainda peca de forma inacreditável na finalização.

    Vinagre parece um a menos, está claramente afetado psicologicamente. É preciso ter calma. Não desaprendeu, mas foi um choque enorme. Com o tempo vai lá. A paragem de seleções será importante para ele.

    Destaque negativo para o anti-jogo do Marítimo e para o relvado. O relvado está em muito mau estado, parece impossível rematar uma bola sem abrir um buraco de terra. Espero que também ele aproveite a paragem de seleções.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 25, 2021 at 11:38 am

      Os dados no campeonato são:

      ->Nuno Santos, 15 remates e 1 golo.
      ->Paulinho, 21 remates e 1 golo.

      Neste capítulo, o Nuno até agora está melhor.

      Também acho o Jovane mais perigoso no que aos remates diz respeito, mas é um jogador que ainda tem de colocar mais massa cinzenta naquelas botas. Nem sempre decide bem. É jovem.

      Contra o Dortmund, um velocista como ele fará sentido. Não acredito que fique fora do 11.

      Amorim dá ares de ser bastante inflexível na sua forma de jogar.
      O facto de não ter um único ponta de área no plantel é sintomático.

      O que se deu por Paulinho mostra que não me parece disposto a equacionar uma tática que não contemple este tipo de avançado.

      A época vai mostrar se é teimosia ou se ele está correcto.

      • Filipe Ferreira
        Posted Setembro 25, 2021 at 12:29 pm

        O nº de remates não é completamente esclarecedor quanto ao desperdício, já que o Nuno falhou um maior número de oportunidades flagrantes do que o Paulinho creio eu.

        Preferia o Jovane pela sua capacidade de aceleração e por ser muito mais capaz de jogar por dentro do que o Nuno Santos. O Nuno naquela função fica limitado à profundidade, quase nunca explora o corredor que é onde é mais forte.

        Contra o Dortmund já preferia o Nuno exatamente por isso. Vai permitir atacar a profundidade e acrescenta nervo e pode fazer quase de 2º lateral esquerdo

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Setembro 25, 2021 at 1:03 pm

          Se jogas com Paulinho, Sarabia e Santos não tens ninguém especialmente forte no contra golpe.

          Se há jogos bons para o Jovane são estes, Com espaço.

          O espanhol, devido também à ausência de Pote, terá um papel importante na construção até porque Nunes vai ter lutar muito.
          Tudo junto, acho um Sporting demasiado inofensivo no terreno do Dortmund.

          Mas até poderá ser essa a opção inicial: parar o jogo adversário, marcar um golo e depois meter alguém como o Jovane para aproveitar o “desespero” alemão.
          Não acredito muito nisso. Acho mais razoável apostar logo nele, até porque numa fase inicial de 0-0 é ao Dortmund que caberá as despesas do jogo, havendo por isso logo ali abertura para o Jovane e, mais tarde, para o TT.

          Enfim, o Amorim pode ler de diferentes maneiras.

          Só se o Sarabia não estiver no 11…
          Acho que não vai acontecer.

          Isso das oportunidades claras tem muito que se lhe diga. Por vezes é mais fácil fazer golo de fora da área e com espaço do que na cara do redes… É complicado. Mesmo assim, acho que estes dados mostram que o Paulinho tem rematado com muito pouco sucesso.

Deixa um comentário