Jogo sem história. Portugal era super favorito, entrou bem no jogo e resolveu cedo a partida, tendo depois aproveitado pala dilatar o triunfo no 2.º tempo. Cristiano Ronaldo apontou um hat-trick, Bruno Fernandes marcou e assistiu, mas os maiores destaques acabaram por ser Bernardo Silva (importante na jogada do 1.º golo e a atravessar novamente um bom momento de forma), João Palhinha (‘varreu’ tudo no miolo e ainda faturou novamente frente ao Luxemburgo) e Nuno Mendes, que na 2.ª parte somou várias ‘assistências’ primorosas, que os colegas não aproveitaram. Por outro lado, André Silva, que atuou a extremo esquerdo na maioria do tempo, foi o menos inspirado do ataque. Já Rui Patrício chegou às 100.ª internacionalização, mas foi forçado a pouco trabalho, e João Moutinho às 140, continuando a ser a primeira opção de Fernando Santos para ‘8’.
Portugal goleou o Luxemburgo por 5-0 e está cada vez mais próximo de garantir uma vaga no Mundial’2022. Cristiano Ronaldo fez um hat-trick, abrindo o ativo, aos 8 minutos, de penalti, e dilatando, também de penalti, aos 13′. Aos 87′, o capitão fechou as contas, após Bruno Fernandes (17′) e Palhinha (69′) terem também faturado pelo meio. Numa noite de domínio total no Algarve (Patrício, que chegou às 100 internacionalizações, fez apenas 1 defesa), Portugal resolveu cedo o problema e chegou aos 16 pontos, menos um que a Sérvia, ainda que os sérvios tenham mais um desafio realizado.
XI Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; Palhinha, Bruno Fernandes, João Moutinho; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, André Silva.
XI Luxemburgo: Moris; Jans, Chanot, Carlson, Mica Pinto; Christopher Martins, Barreiro, Sébastien Thill, Olivier Thill; Sinani, Gerson Rodrigues.


55 Comentários
Amigos e bola
Mesmo a ganhar, fico sempre com a impressão que não jogamos nada. Não sei se o único a ter este percepção.
Exibição inenarrável do André Silva.
Cambiasso
Não és o único, sofro do mesmo mal. Então ver o FS chateado com a equipa por se estar a “precipitar” quando o jogo está 3-0 dá cabo de mim. Eu já não era apreciador e depois do jogo contra a Alemanha, no Euro, sempre que o filmam no banco português fico com náuseas… E ver o Bernardo (que foi dos melhores elementos) continuar encostado à direita… dói.
Tiago Silva
Cambiasso, eu também prefiro ver o Bernardo pelo meio, mas a verdade é que no meio-campo temos muito boas opções. Para começar há Bruno Fernandes e não podemos negar que tendo um 8 em campo iria dar uma maior liberdade quer ao Bruno como ao Bernardo em termos ofensivos. Por outro lado, não temos muitas opções para jogar sobre a direita, talvez mesmo Guedes ou Rafa possam render ali neste momento. Optando por uma dinâmica em que o Bernardo jogue sobre a direita, mas com muita liberdade para explorar todo o terreno de jogo (como se viu um pouco hoje) penso que é neste momento a melhor opção para a seleção. Se o Pedro Neto regressar bem da lesão, aí sim gostaria de ver testada essa solução com Bernardo e Bruno no meio-campo.
Paulo Roberto Falcao
Ai vinha aí o terrível Luxemburgo diziam os especialistas das dúzias…
Mal vi o discurso do treinador deles, a falar no jogador seu do Sheriff que ganhou no Bernabeu, vi logo que isto ia acabar assim. Entrámos como tínhamos que entrar, e jogámos como tínhamos que jogar. Nada como uma boa provocação para nos picar, afinal de contas não somos o Luxemburgo!…
andresilvac
Jogo com pouca história ganhamos bem e temos quase o apuramento garantido sendo que bastará fazer o mínimo olímpico para o garantir, aliás se o golo na Servia é validado ficava hoje garantido mesmo.
Agora é ganhar na Irlanda e fechar de vez o apuramento.
Cumprimentos
Kafka
Votações da bola de ouro são agora, o L’Equipe já veio dizer hoje mesmo que Cristiano Ronaldo está entre os 5 finalistas… Portanto já sabemos como a máquina de marketing vai exponenciar estes golos de hoje para fazer crer junto dos votantes que deve ser o Cristiano a vencer… Esta é ainda a altura das grades entrevistas dadas pelo rapaz…. A campanhas eleitoral está oficialmente aberta
Estigarribia
Kafka,
Lá vens tu com esse ódio ao Cristiano Ronaldo. Rapaz, sossega o miocárdio e desfruta da qualidade dele enquanto ainda cá anda ?
Saudações Leoninas
Francisco Torgal
Se o Kafka diz então deve ser verdade.
Quinhas
Realmente foi uma Performance de Bolad’Ouro???isto de entrar na corrida já comentei muitas vezes com amigos,que fazendo um hat-trick numa dessas secções que nunca participaram num Mundial,que a Máquina de Propaganda saltaria de imediato!!!
Nota:Como a avaliação das suas exibições(???) são sempre avaliadas pelo número de golos…1 Golo=Bom,2 Golos=Excelente,3G=ET uiui,depois fez com cada jogada de encher o olho,só ao alcance dos predestinados???
Niall joaQuinn
Deve ser a mesma campanha que o levou a ser o jogador do mês em Inglaterra ou o melhor marcador do fraquito campeonato italiano (com mais 5 golos que o Lukaku).
É óbvio que o CR7 não é neste momento o melhor do mundo, mas ainda é dos melhores. Mas parece que isto oara os portugueses não chega e deve ser criticado.
E sinceramente gostava muito de ver onde anda essa máquina de marketing. É que olho à minha volta e não vejo um único meio de comunicação social, um único jornalista, un único treinador, um único jogador, um único influencer ou decisor que aponte o CR7 à bola de ouro. Um único!
Esta conversa já cansa.
AndreChaves9
Não vê é um único comentador que não diga que não é o melhor do mundo.
Quinhas
Melhor do mês (setembro)em Inglaterra???só um fan muito “fundamentalista” diz que foi justo,e como disse anteriormente,mais importante que os golos dele de ressalto,foram as defesas do De Gea,que garantiram pontos,até Bruno Fernandes esteve muito melhor!!!
SilvadasAguas
Convém haver vergonha na cara, ha liberdade de expressao mas nao abusem dos disparates
Hirok "The Truth"
O Ronaldo deve ficar em 3º ou 4º calma…
Lewandowski deverá ser o vencedor, foi o melhor do ano e merece a bola de Ouro e já lhe devem 1..de seguida Messi e em 3º colocaria Jorginho
Bio
Obviamente que o Ronaldo não merece ganhar a Bola de Ouro. Eu pessoalmente não o colocaria no top 3 e acredito que vá ser isso que vai acontecer.
Agora, pela tua conversa parece que estamos a falar de um jogador fraquíssimo. O homem está em final de carreira e ainda conseguiu ser o melhor marcador de um campeonato de topo com quase 30 golos numa equipa da Juve claramente decadente e que fez muito menos golos do que equipas como o Inter, Atalanta e Nápoles. Voltou a Manchester e está a conseguir ser decisivo em várias partidas. Foi o melhor marcador do Euro, jogando apenas 4 jogos e defrontando equipas como a França, a Alemanha e a Bélgica. Não merece estar entre os melhores do mundo?
E vir criticar depois de um jogo em que ele esteve bem e fez um hattrick… Acho que às vezes se cai um bocadinho no ridículo quando se tenta criticar por criticar.
Bio
Exibição tranquila contra uma equipa que começando a perder rapidamente se desfez.
Cada vez que Portugal pressionava alto, o Luxemburgo perdia a bola e originava uma oportunidade de golo.
Grande jogo de Palhinha, esteve impecável defensivamente e ainda fez um golinho.
Ronaldo esteve bastante bem, fez mais um hattrick e ultrapassou os 800 golos na carreira. Notável!
Bernardo espalhou classe na primeira parte.
Nota menos para Bruno Fernandes, que continua com dificuldades em acertar no posicionamento na selecção, e para André Silva, que continua com dificuldades em acertar na baliza.
Bio
Esqueci-me de referir que Ronaldo esteve perto de mais um golo monumental para a sua colecção.
Kafka
Ainda não ultrapasso isto os 800, tem 794
Estigarribia
Vitória mais do que justa, é justíssima. Fomos sempre superiores ao Luxemburgo, quer na primeira, quer na segunda parte (também se não ganhavamos ao Luxemburgo seria um escândalo ?). E o Qatar cada vez mais perto.
Ainda assim, há algumas individualidades a destacar neste jogo:
– Cristiano Ronaldo: Que monstro competitivo é este homem!!! Mais um Hat-Trick para a colecção e a conta pessoal dos seus golos sempre a “engordar”. Tão cedo não aparecerá um goleador desta craveira no futebol português… É aproveitar para desfrutar da sua qualidade enquanto ainda cá anda e deixar as rivalidades de lado;
Gerson Rodrigues: Bom jogador, sem dúvida. Acho que este jogador poderia ser uma boa opção para qualquer um dos três grandes em Portugal, a não ser que não seja barato para a carteira dos grandes;
Borges: Outro jogador do Luxemburgo que me captou a atenção. Curioso para ver se este jogador consegue dar o salto para um clube mais competitivo.
Pepe: cada vez mais um líder na nossa defesa, mesmo não sendo um jovem talento. Pode ser um jogador um bocado agressivo, mas dá tudo em campo pela nossa Selecção Nacional. Pepe, tal como CR7, mostra que velhos são os trapos, como diz o velho ditado popular.
Saudações Leoninas
Tiago Silva
Quando uma equipa sofre 2 golos tão cedo é difícil recuperar e virou a passeio. Ainda assim bom jogo, pressão bem feita e eficaz e bons momentos de futebol. Melhor jogo do Palhinha pela seleção, estava em todo o lado a recuperar bolas e ainda marcou um golo. Bernardo está num momento incrível! Nuno Mendes também muito bem, o Bruno também. Negativamente só consigo destacar o André Silva, é verdade que é sempre muito trabalhador lá na frente e defende por 2 (ele e o Ronaldo), mas falha demasiado dentro da área e mostrou uma fraca capacidade de decisão, parece ter perdido um pouco o momento que vivia na Alemanha.
Mantorras
Bernardo a ser novamente farol, ao menos desta vez o VM parece ter visto o mesmo jogo que eu. Jogo sem historia a partir do primeiro golo tao cedo e o segundo de seguida.
PS: nao achei que a falta do primeiro penalty fosse dentro da area.
Quinhas
Com o VAR é inadmissível acontecer lances desses!!! Muitos adoram assobiar para o lado enquanto for a favor…!!!
ruimarcos29@hotmail.com
A falta é marcada onde acaba, não onde começa.
JoaoG
Já mudou há uns anos a regra, uma falta que comece fora da área mas acabe dentro desta é penalty.
Bruno Cunha
Tenho quase a certeza que isso é em caso de agarrões onde se começares a amarrar fora de área e só largares dentro continua a ser penalty.
Falta de contacto é marcada no local do contacto.
Não tenho a certeza sobre isto mas um árbitro deu o parecer dele sobre este lance e disse o seguinte:
“O defesa luxemburguês nunca teve o pé/perna dentro da área.
Com VAR… é totalmente inadmissível a decisão de manter o pontapé de penálti. “
carlos costa
E pronto começou o marketing a um jogador que não vez nada num ano civil mas como agora fez 3 golos(tipo penalty + encostar) a uma seleção de 4 categoria já deve ganhar e é um escândalo não ganhar a bola de ouro.
E 90% dos golos são a estas super potências mundiais, mas a máquina do marketing já começa a bombar.
NR7
Há pelo menos 2 comentadores neste espaço que são sempre “mais do mesmo” quando se trata de falar qualquer coisa sobre um dos melhores jogadores de toda a história e, felizmente, a maioria do pessoal já não liga muito, porque percebe-se que é realmente mais do mesmo (até quando o homem faz um hattrick conseguem arranjar algo). Não queira, por favor, juntar-se a esse lote.
Depois deste comentário inicial, aproveito então para perceber o que é “não fazer nada” – suponho que ser melhor marcador de 2 importantes competições esteja englobado nisso, pelo visto, entre outras performances e feitos dignos de registo ao longo do ano, que não vale a pena repetir, porque já foram mencionados noutros comentários.
Depois…2 penaltys, correto (mesmo assim, não confundam isso com golo garantido). Agora, golo de encostar? Não sei onde é que viu isso, mas não foi neste jogo, acredite.
Por fim, sugiro que tente verificar melhor essas “estatísticas”, porque estão bastante ao lado. Que não gostem da suposta “máquina de marketing”, que nem sequer influencia tanto quanto acham, tudo bem. Mas não deixem que isso não vos deixe apreciar um jogador espetacular como ele, que bate recordes atrás de recordes e continuará a fazê-lo até se reformar.
Daervar
Bom, na verdade todos os sérios concorrentes a uma bola de ouro jogam contra clubes e selecções da treta. Uns enchem o saco, outros não.
Este sempre o fez, aproveita quase todas as oportunidades para, no mínimo ser considerado para o prémio, parece-me bem.
Napoleon
Messi joga contra Brasil, Uruguai, Colombia, Chile todas as qualificações, os mais acessíveis devem ser Bolívia e Venezuela, mas sendo sul americanos têm sempre aquela vontade grande de competir apesar de parecerem terem tijolos nos pés.
Já Ronaldo joga contra San Marinos, Luxemburgos, Irlanda, Andorra, Ilhas Faroé , Gibraltar enter outras em todas as qualificações de seleções, claramente é bem mais fácil encher o ego e os números contra seleções em que até num torneio de inter turmas de 5º ficavam em último.
Por isso, dizer que todos os sérios concorrentes jogam seleções da treta é um bocado mentira, se te referires apenas aos jogadores europeus então já é mais verdade sim.
Francisco Ramos
Aconselho-o a ver quantos golos marcou Messi a seleções de nível igual a Luxemburgo, Andorras e afins. Chamam-se Nicarágua, Haiti, etc.
Os sul americanos como a Equador, Venezuela e Bolivia são sempre aguerridos apesar de levarem saco cheio, mas os da Europa não e são passadeiras. É isso?
Kafka
Qual é mesmo a dúvida que é tremendamente mais difícil jogar em casa da Bolívia do que em casa do Luxemburgo
Já ouviste falar numa coisa que se chama oxigénio? E que sem ele as pessoas morrem? Sabes que em altitude o ar é rarefeito certo?
Ao ponto ridículo que vocês chegam
Kafka
Já agora e uma vez que estas numa de ir ver os jogos e golos, então vê também quantos jogos o Messi jogou em altitude e quantos o Cristiano jogou (se é que ele alguma vez na carreira já jogou algum jogo em altitude)
Depois aproveita e vê também a qualidade de jogos que o Messi fez com Jet lag em cima vs os do Cristiano…. É que a hora na Europa é quase igual em toda a Europa… Na América do Sul andas a jogar à hora que uma semana antes estavas a dormir na Europa
Mas ainda bem que para ti é tudo igual
BAFANA BAFANA
Realmente fogo… Preferia que ele não marcasse nenhum dos 50 e tal golos que marcou nos últimos 50 jogos pela seleção. Tipo nenhum deles interessou para nada!
Que chatice.. Esta máquina de marketing tem aquela mania irritante de jogador de bola que é marcar golos.
Concordo em pleno com o teu comentário, já chega de marcar golos Cristiano! Até parece que é algo que seja necessário no futebol… Golos.. Por amor de deus, que falta de noção deste Cristiano
Paulo Roberto Falcao
Não vale a pena dizer o óbvio, a ronaldagem vai fazer a negação da realidade… Mas vá lá ontem nem falhou os golos incríveis que vinha a falhar ultimamente…
Quanto à Bola de Ouro se houver o menor sentido só deve ter um de três destinatários, Messi, Benzema e Levandowsky. Será justo em qualquer um dos casos, porque foram os três melhores jogadores de 2021, sendo que para mim Benzema foi o melhor dos três, e portanto merece o prémio. Mas admito que seja subjetivo, e que o facto do francês não ter ganho nenhum titulo no Real Madrid este ano o venha a penalizar.
Cristiano Ronaldo marca golos, mas em futebol está a ficar cada vez mais longe do nível mínimo para andar nestas andanças, e só o markting o mantém lá. Normal, tem a idade que tem. A mim não me vendem fumo.
opiniaodeadepto
Esta discussão já cansa, mas vou abrir uma excepção!
Concordo que qualquer dos três que referes merece mais do que o Ronaldo vencer a Bola de Ouro e, muito provavelmente, vai ser um deles.
Favoritismo para o Messi, por ter vencido a Copa América, tendo sido decisivo na conquista da mesma.
Mas o meu voto seria também para o Benzema.
Quanto aos comentários sobre o Cristiano só se compreendem por cegueira! Para mim é um gosto vê-lo jogar, mas lá está, não devo perceber nada de bola.
Mas o que vi ontem foi a bola a sair-lhe sempre redonda dos pés, qualidade na concretização e ainda ia marcando um golo de antologia. Se isso são os mínimos, só posso dizer que quase todos os outro estão abaixo dos mínimos.
AndreChaves9
Qualidade da bola a sair dos pés dele não existe simplesmente. Pelo menos quando não é para finalizar. Até para fazer um passa simples se nota na linguagem corporal que é um esforço.
flip_89
Quando leio estes comentários começo a imaginar como será que estas pessoas assistem aos jogos de Portugal…
Será que querem que Portugal ganhe e o Ronaldo não marque?! (de preferência faça um mau jogo para dizer que a seleção sem Ronaldo é que é)…
Será que vão para a cama tristes porque o raio do homem marcou 3 golos (outra vez)…
Enfim, não entendo.
A verdade é que vão ter que apanhar com ele mais uns aninhos, e depois, eventualmente, reconhecer a falta que faz um finalizador como o Ronaldo.
João Ribeiro
O mais provável é estas pessoas nem assistirem aos jogos, porque quem tem tanto ódio por executantes (seja ele Ronaldo ou Messi) de excelência não pode gostar de futebol. Não se trata de não admirar o estilo de jogo ou as caraterísticas do jogador em si, é mesmo só com o intuito de espalhar ódio. Nunca vi nenhum dos habitués em destilar ódio a fazer um comentário ao jogo fundado, nunca mesmo! Falam sempre sempre sempre do mesmo que é o marketing, que são os adversários que são fracos (mas a ignorar o facto de outros jogadores superlativos também defrontaram estas seleções fracas habitualmente e não terem nem metade do rendimento) ou, e este é o que mais piada me mete, de que o futebol não é só marcar golos e que não é uma folha de excel (claro, porque passar constantemente dos 30 golos por época fosse feito por qualquer borra-botas, ou como se essas mesmas pessoas apreciassem futebol).
Outra opção, é que uma boa parte dos que aqui fazem esses habituais comentários sejam apenas incendiários e aproveitam um tema tão controverso para terem o seu tempo de atenção. Neste espaço esta malta está a subir em flecha, infelizmente, o que está a fazer com que comece a ser impraticável discutir futebol, num dos raros espaços onde isso acontecia. Era usual à uns tempos haver boas discussões sobre o jogo, hoje em dia qualquer post é banhado por comentários de ódio, seja ao Ronaldo, seja a clubes e, agora, até sobre questões raciais.
Ze
Ia escrever isto, mas ja escreveste tu. Obrigado :)
Kacal
Concordo totalmente com tudo, João Ribeiro. E subscrevo cada letra! E vejo isso do meu caso, por vezes apenas faço o meu comentário sobre o CR falando um pouco do jogo e elogiando-o também quando merece e lá vem os users do costume com a lenga-lenga do costume criar uma discussão sobre o mesmo. Elogiar aqui o CR está a tornar-se impossível.
Sodogodo
Basta 2 empates. Como somos, ainda vamos complicar de maneira a ter que ganhar à Sérvia na última jornada lol. Pelo menos dava pica ver esse jogo, é que estes jogos de qualificação não me dão grande vontade de ver. Vi um bocado no início, mas depois do 3-0 já estava tudo a fazer um frete e deixei de lado.
O meu comentário vale o que vale depois deste jogo, mas odeio ver o Bernardo a jogar ali. Prefiro vê-lo no meio-campo central e meter um Guedes naquela zona. Acho que ficávamos com melhor toque de bola, criatividade e largura no jogo. Assim vamos voltar a cometer os mesmos erros deste último Mundial/Europeu na constituição do sistema táctico e no posicionamento dos jogadores, onde existe a necessidade de ter um Moutinho/William para “equilibrar” as coisas. Mas podíamos ser mais equipa com Bruno e Bernardo a médio-interiores. Seria arriscar demais se calhar…
Mantorras
Totalmente de acordo quanto ao posicionamento do Bernardo.
Por um lado, Portugal tem mais jogadores que poderiam jogar ali e que sao capazes de oferecer algo mais a equipa. Sejam Guedes, Jota, Rafa, ou mesmo Felix ou o Leao. Se a ideia dele colocar um extremo a jogar com pe contrario e essencialmente jogar mais por dentro, e permitir a Cancelo explorar o flanco, convem realcar que FS pode perfeitamente fazer isso com Jota ou Rafa, que estao habituados a fazer diagonais e a fazer movimentos interiores “de segundo avancado”, mesmo que partindo da direita (normalmente partem da esquerda). Alem disso, Cancelo esta perfeitamente a vontade a jogae ele proprio mais por dentro, ajudando a construir, e permite que joguemos com alguem como Guedes colado a linha, sem retirar participacao ofensiva do lateral.
Por outro lado, ninguem consegue dar a fluidez ao jogo de Portugal que o Bernardo da, seja num bom momento de forma ou nao. A capacidade de segurar e pressionado nao perder a posse, de jogar em espacos curtos e associar-se com os colegas, a visao/criatividade para encontrar caminhos que os outros nem tentam, etc. Quanto mais ele se der ao jogo e participar, melhor jogamos. Defensivamente ele cumpre e tem pilhas para correr o campo todo nao se escondendo do jogo. Numa equipa que muitas vezes nao consegue construir com qualidade, jogar com o Bernardo no meio pode ser chave.
TiagoAndrade19
Um dos meus passatempos favoritos é analisar comentário a comentário que é aqui escrito após um jogo de Portugal onde Ronaldo, inevitavelmente, marca golos atrás de golos. O tal marketing em volta do Ronaldo hoje em dia é mas é feito pelos milhões de haters que não conseguem lidar com a sua longevidade e predisposição para fazer o que faz.
Queixam-se das seleções que Portugal e todos os top dogs europeus enfrentam nas qualificações, mas na América do Sul o vosso precioso Messi só não apanha tanto futebol à beira do amador porque não lhes dão oportunidade de participar nas qualificações.
É suposto o quê? O Ronaldo fazer gazeta e não marcar golos? Foi inúmeras vezes o melhor marcador de variadissimas competições. Bate recordes inquebráveis todas as semanas. Os outros craques têm todas as oportunidades para fazer o mesmo, a competição é a mesma. Quanto ao Messi, não existe um único argumento que o ponha à frente do Ronaldo quando joga pela seleção. Contra seleções de alto nível pesquisam qual deles têm maior rendimento e depois venham falar.
Para além disso, os haters parece que se esquecem de seleções como dinamarca, polónia, croácia, sérvia, turquia, noruega, eslovénia, suécia, grécia etc etc. Tudo seleções que no mínimo lutariam por lugar de qualificação se jogassem na América do Sul e que cá o nosso Portugal tem de enfrentar. Até parece que jogamos as qualificações todas contra seleções de padeiros.
NunoLFC
Não sei o que é pior. Se os haters, se os fanboys. E pior, é que parece que ser fanboy de um obriga a ser hater do outro. O que tem a ver o desempenho de Messi na qualificação da América do Sul com o facto de Ronaldo marcar golos ao Luxemburgo? Nada, mas toca a destilar ódio ao Messi, porque destilar ódio ao CR é errado, mas ao Messi já é fixe e tal. Achas normal fazeres um post a criticar ao hate ao Ronaldo enquanto dás hate ao Messi? Odeias o Messi porquê? Fez-te algum mal? Se não gostas dos haters do Ronaldo, tenta não ser tu mesmo um hater. Porque és igual aos que tanto criticas, só que para o outro lado.
TiagoAndrade19
campeão, depois de leres os vários comentários em que o Messi está inserido neste post do VM irás perceber porque é que o mencionei. para além disso, comparações/opiniões etc é assim tão anormal na tua cabecinha?
finalmente, diz-me uma unica vez em que tenha dado hate ao Messi.
MiguelCosta
Essa tua cabecinha é que está toda avariada campeão. Vai ver o registo do Ronaldo contra seleções sul americanas e guarda esses comentários de adolescente para outros lugares.
MiguelCosta
Ronaldo contra seleções sul-americanas:
Portugal 2×0 Brasil 2007 – 0G 0A
Brasil 6×2 Portugal 2008 – 0G 0A
Portugal 0x0 Brasil 2010 – 0G 0A
Portugal 1×2 Argentina 2011 – 1G 0A
Portugal 2×3 Equador 2013 – 1G 0A
Portugal 1×0 Argentina 2014 – 0G 0A
Portugal 0x0 Chile 2017 (com derrota nos penaltis) – 0G 0A
Uruguai 2×1 Portugal – 0G 0A
Portanto, 2 vitórias em 8 jogos e 2 golos do Ronaldo. Nada mau han?
Mas o que vale é que as seleções sul-americanas são fraquinhas e boas boas são as europeias. Estes 8 resultados são só coincidências tramadas.
Chegas ao ridículo de dar a Eslovénia e a Grécia como exemplos de boas seleções, vê lá bem. Depois a cabecinha dos outros é que não consegue perceber certas coisas.
E mesmo que apanhássemos alguma Sérvia ou Dinamarca no grupo, é, no máximo, UMA seleção com qualidade razoável. Tu nunca apanhas um grupo com essas seleções todas. Na américa do sul, joga-se contra as seleções todas, desde a Bolivia até ao Brasil.
No dia em que a tua cabecinha perceber que um dos principais motivos pelo qual muita gente considera as qualificações sul americanas mais difíceis e competitivas, não é por serem todos craques da bola, mas sim porque não há nenhum San Marino/Andorra/Liechenstein/Gibraltar no grupo e porque o futebol sul americano é muito mais físico e intenso.
Mas até lá podes continuar a falar com os outros como se conhecesses as pessoas de algum lado e fosses algum entendido na matéria, coisa que não pareces ser.
TiagoAndrade19
No meu comentário falei em rendimento contra seleções de alto nível, não me lembro de ter mencionado os jogos contra seleções sul-americanas. Que já agora é um exemplo mais que péssimo visto que desses jogos todos só 1 deles vale para alguma coisa que foi o Uruguai em 2018. Logo aí perdeste a credibilidade toda.
Continuando, nunca disse que as seleções sul-americanas são fracas, apenas mencionei muitas outras seleções europeias que os grandes europeus têm de enfrentar para além desses San Marino, Andorra etc. Outra razão de mencionar estes europeus medianos é porque na minha opinião, Bolivia, Venezuela, Paraguai, Chile, Peru são tudo seleções que passariam as maiores dificuldades contra seleções como a Grécia e a Eslovénia que tu estás a desvalorizar redondamente.
Bolivia – 8M valor plantel
Venezuela – 34M valor plantel
Peru – 53M valor plantel
Paraguai – 118M valor plantel
Chile – 99M valor plantel
Grécia – 105M valor plantel
Eslovénia – 123M valor plantel
Sei que é algo que pode não querer dizer nada, mas foste pegar nas equipas supostamente mais medíocres das que eu disse, então fui recolher esses dados no transfermarkt que tu deves muito bem conhecer. Como podes ver só o Chile e o Paraguai chegam aos pés das supostas seleções europeias medíocres.
Curioso também que só o Uruguai e naturalmente o Brasil e a Argentina (únicas 3 seleções a ter sucesso no Mundial. já agora aquele troféu douradinho que não sai da europa há 20 anos) têm um plantel mais valioso que a Dinamarca e Sérvia.
Durante isto tudo até conheci um jogador novo, o melhor marcador da qualificação sul-americana, craquezão Marcelo Moreno. Presumo que conheças esse astro do futebol.
Tocando noutro assunto, não sei se és a mesma pessoa mas em outra conta que respondeu primeiro ao meu comentário, mas epa devo dizer que foi um bocado infeliz responderes com essa condescendência e arrogância toda. Tenho a cabeça avariada pelos vistos. Sou um adolescente também, interessante. A minha cabecinha também não percebe nada. E por fim, falo com as pessoas como se as conhecesse de algum lado e armo-me em entendido da matéria mas no fundo não percebo nada. Epa, tudo bem! É a tua opinião amigalhaço, mas eu comecei a resposta ao NunoLFC com “campeão” porque ele ao dizer aquelas coisas parecia mesmo um campeão das insinuações, dizendo que sou hater do Messi. Se vens aqui ao meu comentário defender uma pessoa por um simples “campeão” mas acabas por disparar em todas as direções, no fundo estás só a fazer figura de palhacinho. Até podias ter razão em alguma coisa dentro do conteúdo que foi acima falado, mas nem isso.
Um abraço.
TiagoAndrade19
Ah.. e faz-me um favor! Para de tentar arranjar forma de castigar o Ronaldo, a sério já não faz sentido. Desde os 31 anos, fez 49 jogos pela seleção. 54 golos foram marcados, nada mais digo.
MiguelCosta
Castigar? Mas porque é que eu haveria sequer de fazer isso?
Ao contrário do que tu pareces ter com o Messi, eu não tenho nada contra o Ronaldo. Esses registos são muito bons. Só não sou de exageros.
Porque é que não me falas do facto de o Ronaldo, em tantos Europeus e Mundiais, nunca ter ganho um único prémio de melhor jogador do torneio?
O Messi já foi eleito melhor jogador em 2 torneios, um deles o Mundial, foi o melhor assistente em 5 (um deles o Mundial), foi o melhor marcador em tantos como o Ronaldo (1). Mas ok, “não existe um único argumento que o coloque à frente do Ronaldo com a seleção”… porque o Ronaldo tem mais golos certo? É essa lógica correto?
O Messi é o melhor marcador da américa do sul, com 80 golos. Se calhar é mais dificil de se marcar golos lá porque lá está não se apanham Andorras e afins em todas as qualificações. Digo eu.
TiagoAndrade19
Castigas a partir do momento em que começas respostas com números do Ronaldo contra as magníficas seleções sul-americanas. Eu continuo sem perceber onde é que disse que tenho algo contra o Messi. Tiras a pinta a valores de mercado mas dás o argumento dos prémios, bateste no fundo do poço ahaha. Prémios de melhor marcador são factuais, prémios de melhor jogador são opinativos. Um gajo que é o melhor marcador da história do Europeu não precisa de ganhar esses prémios reles que eles lá dão. Sendo um avançado tem de fazer golos, ser eficaz e ter resultados. Bates ainda mais no fundo quando falas em Copa América, uma competição que só passado 1800 anos umas 20 vezes a perder na final a argentina lá ganhou com o Messi.
O Ronaldo tem mais argumentos não só por ter mais golos, mas porque secalhar já ganhou o Europeu com uma seleção fraca, uma Nations League com uma seleção média-boa, marca imensos golos em fases finais de torneios, marca imensos golos nas qualificações não só contra as seleções de padeiros. No final de contas obviamente que a seleção que o Messi tem mais golos é a Bolívia… ai ai
MiguelCosta
Ah ok amigáveis agora não contam. Espero, por exemplo, que não tenhas visto o jogo contra o Qatar nem tenhas festejado os golos nem nada. Afinal de contas, não estás a festejar nada.
Já agora, o 0x0 com o Brasil foi para o Mundial e o jogo com o Chile foi para a taça das confederações, tudo competições oficiais.
Portanto vá, em 3 jogos 0 vitórias, 0 golos 0 assistências. Top.
Tu falas de seleções superiores e continuas com essa lenga lenga toda. Quantas seleções consideras de topo na américa do sul? 1? O Brasil? E o resto é tudo europeu certo? Ou seja, o Ronaldo tem 3 ou 4 competições para marcar a essas seleções, o Messi tem 1, mas sim.
Depois o Messi como está inserido num continente com 10 seleções, cada vez que se arranja um amigável contra alguma seleção, os golos não contam.. porque são amigáveis. Há quem tenha a sorte de todos os anos bater em mortos diferentes, sem precisar, praticamente, de amigáveis.
Nos golos em competitive games do Ronaldo aparecem os golos nas qualificações a Andorras e etc. O Messi fica sem os golos a mortos como a Guatemala e etc porque são amigáveis. Estou a ver onde queres chegar com essa conversa restringida a x tipo de jogos.
E também deixa que te diga que se achas que rendimento = pura e simplesmente marcar golos, então realmente estou só a perder o meu tempo.
Eu vou tentar explicar outra vez que estou a ver que está dificil de lá chegares.
Começaste por dar a entender e continuas a defender que as qualificatórias europeias são mais competitivas que as sul-americanas porque têm melhores equipas.
E ainda não me viste negar que as seleções europeias são melhores, porque são.
E, portanto, tu podes continuar a ir buscar o valor do plantel de cada seleção e dizeres que é mais alto que algumas sul-americanas, que isso tem 0 a ver com o que eu disse.
Achares que o Chile, Venezuela, Bolívia etc iam passar dificuldades por causa da diferença de valor é pura e simplesmente quem não acompanha futebol sul-americano.
Volto a repetir: na américa do sul, os jogadores não têm medo de meter o pé, os “craques” levam porrada o jogo inteiro, os árbitros não prestam e deixam o jogo correr neste registo, alguns campos são autênticos batatais, tens estádios como o da Bolívia (gostava de ver a Grécia a lá ir jogar confesso) ou até o do Equador na altitude. Os sul americanos fervem em pouca água e as confusões que isso traz torna o jogo ainda mais quizilento e menos jogável.
Há quem goste de futebol assim. Há quem prefira o futebol de seleções na Europa onde em cada jornada há um ou dois jogos a acabar 6×0 ou 7×0, onde os jogadores não metem o pé porque têm medo de se lesionarem e estão mais preocupados com os clubes, onde os jogadores entram em campo sem precisarem de correr muito porque sabem que o jogo está garantido. Tirando uma seleção ou outra, os ambientes nos estádios, com as seleções, são fraquíssimos, ao contrário dos sul americanos.
Mas ok, a Grécia tem um plantel mais valioso.
Ah e o facto de não achar nem a Grécia nem a Eslovénia boas seleções, não significa que as acho medíocres. Nem 8 nem 80.
Mas lá está, continuas sem perceber. O que estou a defender é que as qualificações sul americanas são mais competitivas e mais difíceis de se conseguir golos e etc. E tu continuas a achar que estou a dizer que as seleções sul americanas são melhores. OK.
Olha, eu por acaso até conheço o Moreno. Aliás, quem acompanha futebol brasileiro ou sul americano no geral sabe quem é, e sabe que é bom jogador. O facto de tu não o conheceres explica muito do teu comentário, estou literalmente a escrever para alguém que tem conhecimento nulo da américa do sul. És daqueles que vê futebol europeu apenas mas depois opina sobre tudo.
Já agora, aproveito para dizer que acho estranho achares que um jogador por ter uma nacionalidade mais “exótica” (neste caso da Bolívia), não pode ser bom jogador.
Mas olha, eu também adoro que o 2º melhor marcador da qualificação europeia seja o Zahavi, da toda poderosa e colosso Israel. Vê lá tu bem que Israel é a seleção 80 do ranking e a Bolívia 83. Afinal afinal vais aprendendo umas coisas se começares a prestar mais atenção.
Sobre o último parágrafo, não tenho nenhuma outra conta nem respondi em defesa de ninguém. Só li o comentário do Nuno e a tua resposta, e a maneira como se te dirigiste a um comentário complemente normal.
Apenas e só me dirigi a ti com o mesmo à vontade que pelos vistos tens com o pessoal do blog que te contraria.
Abraço.
TiagoAndrade19
Epa festejo o natal e os aniversários, agora festejar amigáveis contra o Qatar epa desculpa mas dispenso. Mas pronto quase conseguiste usar isso como argumento a favor dos amigáveis. Ah pois aquele Mundial em que Portugal jogava com o Mário o Carteiro e Hugo Almeida, sim de facto Portugal era muita forte, praticamente a mesma qualidade da seleção argentina…
A percentagem de jogos amigáveis disputados por um e outro é mínima, o Messi obviamente que adora marcar não é, aliás só o vejo a fazer golos ao Brasil quando é amigável mas pronto, coincidências.
Ok acabas de admitir que o Cristiano Ronaldo pura e simplesmente marca golos, deves ser daqueles que diz que jogamos melhor sem o Ronaldo, secalhar tens saudades do Hélder Postiga ou do Éder ahahah, que cromo. Não fosse o Ronaldo Portugal nunca saía das fases de grupos e nem sequer chegávamos a qualificar-nos para mundiais. Por alguma razão vias sempre o Mundial na TV antes dele aparecer…
Ser mais competitivo é argumento para quê mesmo? Isso serve para quê, para a moral? É que o Brasileirão é uma festa da competição no entanto jogam zero à bola e os craques lá do sítio chegam cá e 3 anos depois têm um nome chinês.
Sim, o pé, o ambiente, tudo muita giro. Podem fazer tudo o que quiseres, mas depois os cá da Europa, que não põem o pé, ganham na mesma.
Últimos 4 mundiais:
2006 – 4 latinos, 0 nas meias finais
2010 – 5 latinos, 1 nas meias finais
2014 – 6 latinos, 2 nas meias finais
2018 – 5 latinos, 0 nas meias finais
Primeiro vens dizer que sim a Europa é melhor, mas depois gastas metade do teu discurso a falar em ambientes no estádio e batatais.
O Marcelo Moreno é bom é, veio à europa fazer 10 golos em 3 anos e foi-se embora de volta para o brasileirão, único campeonato onde chegou aos 20 golos, com uma carrada de jogos como é costume, mas lá chegou!
Já o Zahavi, joga ali no PSV que teve no playoff da champions. Só neste inicio de epoca tem quase tantos golos como o Moreno nos 3 anos que teve na europa. Tem 31 golos só a jogar em competições europeias como Champions e Liga europa, deves conhecer.
Secalhar o Haland também é um falhado porque nasceu num país mais virado para o Ski de inverno.
IKnowMyName
O Cancelo é um excelente jogador mas se o objectivo nestes jogos é o Ronaldo marcar golos não seria mais proveitoso ter outro tipo de lateral direito? Um lateral com intensidade e mestre na arte do cruzamento milimétrico. Falo de André Almeida, a lenda. Houve uma época onde vimos cerca de 12 assistências SÓ NA LIGA PORTUGUESA, até salivo de imaginar estes cruzamentos para o Ronaldo. A verdade é que tivemos Quaresma, e fora isso, nunca ninguém soube cruzar decentemente para o filho da Dona Dolores.
Caso o selecionador queira mesmo manter o Cancelo pela sua qualidade técnica e jogo interior até dou uma segunda opção. Sai Nuno Mendes e entra Almeida para a lateral esquerda. Sei que o puto fez várias “assistências” neste jogo, mas está na altura de removermos as aspas.
Numa última nota, concordo com vários users aqui, é colocar o Bernardo no meio e outro do lado direito. Opções não faltam, com Pizzi à cabeça.
filipe19
Talvez já seja tarde e ninguém mais lê isto, mas alguém pode explicar-me porque contra o Lux houve VAR no lance do golo do CR e contra a Sérvia não houve?