Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As 10 seleções Africanas que se apuraram para o playoff

Quem marcará presença no Qatar? Carlos Queiroz e António Conceição ficaram no lote dos não cabeças de série e quererão evitar Senegal e Argélia, possivelmente as duas formações mais poderosas do continente nesta fase. Por outro lado, a Costa do Marfim, que conta com um elenco com muitos nomes cotados (Pépé, Kessié, Haller, Aurier ou Bailly), ficou pelo caminho, enquanto o Burquina Faso e Cabo Verde, apesar da boa réplica que deram a Argélia e Nigéria, respetivamente, também vão ver o Mundial em casa. 

Os Camarões derrotaram a Costa do Marfim por 1-0, com um golo de Toko-Ekambi, e garantiram a última vaga no play-off de acesso ao Mundial’2022. Após uma fase com 10 grupos de 4 equipas, o conjunto orientado pro António Conceição junta-se a Tunísia, Marrocos, Argélia, RD Congo, Gana, Nigéria, Senegal, Mali e ao Egito, de Carlos Queiroz. Em sentido inverso, os Elefantes ficam de fora, juntamente com Cabo Verde, Burquina-Faso ou África do Sul.

Cabeças de série:

1⃣ ?? Senegal 2⃣ ?? Marrocos 3⃣ ?? Argélia 4⃣ ?? Tunísia 5⃣ ?? Nigeria

Não cabeças de série:

6⃣ ?? Egito 7⃣ ?? Camarões 8⃣ ?? Mali 9⃣ ?? Gana ? ?? RD Congo

29 Comentários

  • Kafka
    Posted Novembro 16, 2021 at 9:59 pm

    Cabo Verde teve perto, faltou 1 golo contra a Nigéria, mas de facto não iam lá fazer nada, são muito fraquinhos… Aliás as seleções africanas estão no geral mais fracas do que estavam há 10/15 anos atrás… Se alguma passar a fase de grupos será um grande surpresa, com excepção se alguma ficar no grupo do Qatar, aí eventualmente poderá ter hipóteses

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Novembro 16, 2021 at 10:09 pm

    Campanha de apuramento muito honrosa para o meu Cabo Verde. A Nigéria era favorita e confirmou, mas é uma Nigéria muito aquém de seleções anteriores e não me admiraria se forem eliminados nos playoffs.

    Quanto ao jogo não foi bem jogado pois mesmo sendo a Nigéria melhor, ter Simons e Aribo não é a mesma coisa que ter Okocha, Oliseh e Ekoku no miolo, e a sua saída e circulação de bola não é propriamente espectacular. Cabo Verde é ainda pior nesse aspecto e, sabendo das próprias limitações, foi a jogo com a estratégia de manter-se na disputa até aos 70/75 mm e apertar no fim. Foi preciso alma par não irmos abaixo pois para a Nigéria o empate chegava e para piorar a situação pôs -se em vantagem logo no primeiro minuto, num golo em que a assistência para o Oshimen é feita pelo Marco Lopes. Podia ter matado a nossa moral mas pouco depois empatamos e conseguimos estar na parte final em condições de pressionar e fizemo-lo. A Nigéria aí já estava pouco confortável e Cabo Verde pôs -se por cima no jogo forçando o 2-1, mas além de não termos tido capacidade para criar grande perigo dentro de área, a arbitragem deu uma ajudinha à Nigéria marcando uma série de faltas ofensivas a Cabo Verde (os comentadores espanhóis a conta disso até já reclamavam com ele) e dos escassos 3mn de desconto (quando, além de substituições, houve assistência no relvado) jogou-se 2.40 e acabou o jogo antes desses miseros 3mn. Não se pode dizer que foram erros graves mas no que as faltas diz respeito foram 4/5 situações em que tirou o nosso ímpeto e permitiu a Nigéria respirar (não que tenha sido um sufoco, mas estava desconfortável no jogo) e ganhar mais uns segundos.Provavelmente se marcássemos seria anulado porque a Nigéria tinha de passar :D

    No geral acabaram por passar as melhores equipas (excepção à Costa do Marfim, que perdeu hoje o mata-mata contra Camarões) mas não vejo nenhuma delas (oxalá Argélia, mais até do que Senegal) com capacidade para fazer bonito no Mundial.

    • MiguelCosta
      Posted Novembro 17, 2021 at 12:43 am

      Diga-se de passagem que a Nigéria não foi a única seleção forte a ter “ajudinhas” nestas alturas mais apertadas contra seleções supostamente mais fracas mas que tinham ainda hipótese de acabar em primeiro.
      Foi a Nigéria, já tinha sido o Gana ontem com aquele penalti e vários lances e faltas estranhas, a RD Congo também teve um penalti estranho e lembro-me de outro jogo mas não me recordo dos envolvidos.
      E os lances eram sempre, curiosamente ou não, a favor das seleções com os melhores plantéis. Não sei se é sempre assim porque não acompanho assim tanto futebol africano mas achei bastante estranho.

    • Kacal
      Posted Novembro 17, 2021 at 5:10 pm

      A Nigéria com Osimhen pode fazer gracinha, o homem está em grande forma.

  • GoldenFCP
    Posted Novembro 16, 2021 at 10:22 pm

    Senegal é uma ótima seleção se olhar-mos só a nomes. Aliás se há seleção africana que pode surpreender no mundial são eles

  • DNowitzki
    Posted Novembro 16, 2021 at 10:24 pm

    Em 84, as seleções africanas – nomeadamente os Camarões e aArgélia – fizeram um brilharete (e foram roubadas, note-se) e chamaram a atenção para o futebol africano. Outras se lhe seguiram, mas e tal, tinham técnica e bom toque de bola, porém faltava-lhes organização tática e blá-blá-blá.

    Resumindo, hoje em dia até podem ser mais organizados e não sei o quê, mas o seu futebol perdeu magia e continuam sem ganhar nada.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Novembro 16, 2021 at 10:48 pm

      Completamente de acordo, e sou caboverdiano. O jogador africano, sobretudo os melhores, “Europeizou-se” e ganhou noções de organização, não só porque jogam em grandes clubes europeus, mas também porque muitos dos treinadores de selecções africanas são europeus. Essa é a parte boa, a tal disciplina que antes faltava. Se tivessemos adquirido organizaação e mantido a “magia” resultaria em algo bom, mas aparentemente, o ganho de um lado é proporcional a perda do outro e, tal como dizes, hoje a magia também se vai perdendo. Honestamente entre uma coisa e outra, se o final for o mesmo – não ganhar nada – prefiro à moda antiga porque entretia mais e permitia mais “festa”…

      • Medean_Lion
        Posted Novembro 17, 2021 at 8:37 am

        A magia de que falas não é mais do que toques artísticos que além de não acrescentarem nada ao jogo da equipa ainda por cima vão cansar mais o jogador que numa equipa bem organizada têm sempre dois ou três colegas em boa posição para o auxiliarem e fazerem desmarcações,o futebol evoluiu tanto que esse tipo de ideia de jogo não tem qualquer tipo de sucesso pois estamos a falar de um jogo colectivo e não de peladinha, futebol africano por ser típico de rua não tem qualquer hipótese contra equipas mais científicas aliás Guardiola e kloop são diferentes no estilo mas há ali muito planeamento e filosofia.
        Acho sinceramente estranho que as seleções africanas apostem tanto em selecionadores não africanos podiam até apostar em gente da terra para desenvolverem quem sabe um novo estilo revolucionário e único provavelmente não o fazem por causa da supremacia branca essa malvada.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Novembro 17, 2021 at 2:28 pm

          Bem, não percebi essa Supremacia branca malvada… Dá para desenvolver? É que um de nós dois está completamente à nora e claramente “leu o que não foi escrito”….

          • Medean_Lion
            Posted Novembro 17, 2021 at 3:08 pm

            Foi o meu comentário à presença de muito selecionador não africano nas seleções daquele continente acho que obviamente isso é resultado da supremacia branca malvada que leva a que o africano não valorize o que tem em casa, essa é a única explicação que eu acho possível porque passamos a vida toda a ouvir que negros são desvalorizados no mundo do futebol enquanto cabeças pensadoras mas depois são as próprias equipas nacionais que não fazem o que é suposto, obviamente que é a mão maldosa da supremacia branca que está por detrás disso.

            • TOPPOGIGGIO
              Posted Novembro 17, 2021 at 3:59 pm

              Da minha parte de certeza que não ouviste esse discurso embora em muitos casos se ajuste à realidade… De qualquer forma, minha formação permite-me ter um mínimo de bom senso, pensar por mim, e não subscrever por baixo todas as teorias de racismo, ou homofobia ou sexismo. Uma pesquisa (caso interesse) aqui no VM e será fácil aferir da veracidade do que digo.

              Também não acredito que a Europa acredite num Supremacia (sabes a quem é que isso lembra) negra para não só a nível de clubes, mas até de selecções, contratarem atletas africanos para obter melhores resultados. Portugal tem uma série deles por exemplo… Se há atletas brancos porque é que esses são naturalizados? É uma “supremacia” negra? Os referidos atletas querem ganhar, os clubes/selecções também, por isso é uma relação financeira entre as partes. É um contrato. Nessa medida não acho que ter um treinador europeu (repara que no meu comentário inicial não disse “treinador branco”) seja uma má medida, no sentido de que, havendo mais meios de estudo, de visualização de jogos, de enriquecimento enquanto treinadores, etc., na Europa, tendencialmente o treinador Europeu (em grande maioria) hoje estará melhor preparado. Mas s pessoas que acham segundo as tuas palavras” que os negros são desvalorizados, não são regra geral pessoas do futebol; são da sociedade média baixa, que não pode sacar do dinheiro e resolver problemas. Olha eu, no metro do Porto (várias vezes), na Suiça ou em Frankfurt, no meio de grandes multidões, fui revistado muitas vezes porque a “random choice” apanhou-me sempre…. Não sei porquê, mas tem pontaria. E uma vez que levaste a conversa por aí, e sem divagar, faz os todos os cálculos matemáticos que pretenderes e diz-me qual a probabilidade de, no meio de uma multidão, tendo tu o teu comportamento normal como os demais, seres “o escolhido” por várias vezes. E acredito que voltará a acontecer mais vezes no futuro para que atinja umas duas dezenas de vezes pelo menos….

              NOTA: O Nowitzki e eu falamos de futebol, tu é que falaste de supremacias… Ah, e se esses “toques artísticos e nada mais …nada acrescentam ao jogo” achas inteligente contratá-los. A tua resposta vai cair na contradição….

      • Kacal
        Posted Novembro 17, 2021 at 5:10 pm

        Continua a haver magia em jogadores como Mahrez, Salah, Ziyech entre outros.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Novembro 17, 2021 at 6:02 pm

          Claro Kacal; não desapareceu de repente 100% da criatividade do jogador africano (ou de qualquer outro continente), haverá sempre, mas a “formatação” táctica ou “científica” do jogo faz com que seja mais raro ver esses jogadores “insolentes, reguilas, descarados” com a bola…

          • Kacal
            Posted Novembro 18, 2021 at 12:05 am

            Sim nisso concordo, no geral houve essa evolução mas nem é mau de todo, faz com que sejam mais competitivas e possam bater-se melhor nos Mundiais contra as selecções mais fortes. Mas sim, percebo onde queres chegar. Felizmente ainda existe esses x de jogadores que dão essa magia. Mas subscrevo!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Novembro 17, 2021 at 1:05 pm

      Está a falar de um Mundial? Se for, não pode ser 1984 que não foi ano de Mundial. Deve referir-se ao Mundial de 1982, no qual, diga-se, não me lembro de terem sido “roubadas”.

      • DNowitzki
        Posted Novembro 17, 2021 at 2:02 pm

        Desculpa, foi um erro indesculpável meu. É claro que foi em 82.

        Basta constatar como a Itália sobreviveu à fase de grupos. Foi uma vergonha.

  • Meshuggah_SLB
    Posted Novembro 16, 2021 at 10:39 pm

    As seleções africanas sempre tiveram aquela aura e magia…

    Mesmo aos dias de hoje, não tendo nomes tão sonantes como há 15 anos atrás, creio que Senegal, Marrocos e Argélia são boas seleções e as duas primeiras têm um ou outro jogador de topo. E o Egito até tem um dos jogadores de topo mundial e em melhor forma na atualidade.

    De resto, mesmo as seleções acima referidas só não são mais fortes porque muitos craques jogam por França, onde a maior parte até nasceu. Muito perfume ainda há nos pés destes jogadores.

    Acredito que Senegal e Marrocos possam fazer uma gracinha se chegarem ao Mundial. Aliás, Marrocos deu uma ótima réplica contra Espanha e Portugal (dominaram-nos completamente, aliás).

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 16, 2021 at 11:18 pm

    Acho o futebol africano mais evoluído actualmente em termos gerais. Há cada vez mais equipas competentes. Há 20 anos atrás havia 2 super equipas (Nigéria de Okocha e Camarões de Etoo) e há 10 anos atrás havia na mesma 2 super equipas (Gana de Essien e Costa do Marfim de Drogba).

    Hoje em dia há mais qualidade espalhada e trabalha-se melhor. Há 20 ou 10 anos atrás as 5 vagas africanas eram manifestamente exageradas (bastariam 3) mas hoje em dia já começam a ser poucas porque mesmo com as 5 seleções africanas apuradas vai sempre haver uma grande equipa que irá ficar de fora.

    Será o Egito de Mo Salah ou Marrocos de Hakimi e Ziyech a ficar de fora?

    Penso que o futebol africano evoluiu mais do que o futebol sul-americano, acho que num Mundial de 32 equipas neste momento faz mais sentido 6 equipas africanas e 4 sul-americanas do que as actuais 5 africanas e 5 sul-americanas (neste momento Peru e Chile estão em zona de qualificação.. Ora o principal jogador do Peru é o Farfám que tem 37 anos.. e o principal jogador do Chile actual é o Brereton que joga no Championship…)

    • MiguelCosta
      Posted Novembro 17, 2021 at 12:37 am

      Ai o principal jogador do Peru é o Farfan? Bela maneira de dizeres que o único que conheces da seleção peruana é o Farfan. Mas o facto de ser o único jogador que conheces não significa que seja o principal. Tu pura e simplesmente não acompanhas o futebol sul americano nem as qualificações, apesar de continuares a insistir em falar sobre os mesmos. E ainda por cima consegues fazê-lo de uma maneira super convicta que uma pessoa se já não soubesse que tu gostas de inventar, até acreditaria. Vai lá ver quantos minutos tem a principal figura do Peru nestas 2 últimas pausas para seleções.

      É que por acaso até concordo com parte do teu comentário principalmente sobre a evolução do futebol africano e regressão de algumas seleção sul americanas, mas depois exageras sempre.

      Eu diria que não faz sentido atribuir mais vagas a África. As coisas estão justas como estão agora. Se nos próximos anos as seleções africanas provarem que estão uns níveis acima das sul americanas então faz sentido (não sei como funciona isso, se for por ranking então nem vem de opiniões mas sim de dados estatísticos), mas isso ainda não aconteceu. Apenas se prevê que possa vir a acontecer. Apesar de eu ter bastantes dúvidas.

      • filipe19
        Posted Novembro 17, 2021 at 9:39 am

        @MiguelCosta eu sei que dantes a FIFA atribuía os lugares através de uma conjunção de resultados alcançados nos mundiais. Ou seja quanto melhor os teus resultados quanto mais lugares consegues nos mundiais. E se formos ver os resultados das equipas africanas ainda há muito por evoluir. Neste século só duas equipas africanas conseguiram o apuramento para os quartos de final. O Gana em 2010 e o Senegal em 2002.
        Mas sim, as equipas têm dado uma passo para a frente e se conseguirem evoluir tacticamente podemos um dia também ter mais equipas nos quartos e talvez até ver uma ou outra equipa africana numas meias. Eu adorava ver esse cenário.

        • MiguelCosta
          Posted Novembro 17, 2021 at 6:55 pm

          Obrigado pelo esclarecimento, não tinha mesmo a certeza como funcionava.
          Sabes se essa conjunção de resultados é desde há imensos anos ou funciona como os rankings de competições da UEFA, em que contam os últimos x anos apenas e não desde o início?
          É que se contarem desde o início dos Mundiais muito dificilmente alguma vez vai mudar o número de vagas. Mas se contarem apenas com, por exemplo, os últimos 5 Mundiais, então até podemos a vir a ter algumas mudanças no futuro quem sabe.

    • Jan the Man
      Posted Novembro 17, 2021 at 11:00 am

      A CONMEBOL apenas tem 4 vagas, o 5o classificado vai sempre a um playoff internacional (apesar de teoricamente mais forte, não é lugar garantido).

      No formato actual, faz pouco sentido mudar. Para além dos históricos Argentina e Brasil, tanto Colômbia como Uruguai têm realizado boas campanhas e o Paraguai, na última vez que esteve presente (2010), atingiu os 4os Final. A nível de resultados, nem há comparação com as equipas africanas.

      No entanto, penso que está já aprovado o alargamento para 48 Selecções em 2026, logo é provável uma maior atribuição de vagas à estas confederações em comparação com a UEFA.

  • MiguelCosta
    Posted Novembro 17, 2021 at 12:45 am

    Veremos se será RD Congo ou o Benin. É que a RD Congo usou 4 períodos para fazer subs e nenhum desses períodos foi o intervalo. Pelos vistos o Benin já protestou, mas acho que ainda não se sabe nada acerca de possíveis alterações na tabela classificativa.

    • Sodogodo
      Posted Novembro 17, 2021 at 2:51 pm

      Que desastre. Ficar eliminado por meter Kayamba no tempo de compensação quando o jogo já estava ganho e controlado é de uma estupidez enorme. Cometer um erro destes não tem desculpa, quando a equipa técnica do Héctor Cuper não são nenhuns amadores.

      Mas vindo da RD Congo nada surpreendente, eles nem conseguiram em Março a qualificação para CAN, num grupo bastante acessível. O amadorismo paga-se caro.

      • MiguelCosta
        Posted Novembro 17, 2021 at 6:51 pm

        Pelo que percebi o jogador que saiu estava lesionado mas é inacreditável que em vez de ficarem a jogar os descontos com menos 1, e com vantagem de 2 golos, se esqueçam completamente e façam a substituição. Eu espero isto de equipas de distritais e assim. Não de seleções com qualidade e com um bom staff (supostamente).

        E para mim é uma pena porque acho que é uma seleção muito mais interessante de ver e com mais qualidade (quer coletivos quer individuais) que o Benin e tinha imensa curiosidade em ver se a RD Congo conseguia chegar ao Mundial. É certo que, tal como dizes, ainda há pouco tempo falharam o apuramento para a CAN mas gostei desta fase de grupos deles.
        É ver qual vai ser a resposta da FIFA mas diria que há 99% de hipóteses de passar o Benin.

  • BrunoAlves16
    Posted Novembro 17, 2021 at 2:46 pm

    Creio estarem 9 das 10 selecções mais fortes de África neste play off, a surpresa é a ausência da Costa do Marfim, mas seria sempre uma das mais fortes a ficar de fora pois coincidiu no mesmo grupo dos Camarões. O outsider é claramente a RD Congo.

    Vai ser muito interessante de seguir o play off final africano

Deixa um comentário