Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os legítimos candidatos

Está à porta mais uma temporada da NBA, as equipas já fazem os jogos de preparação, os adeptos colocam as pipocas no microondas, e o VM faz a sua antevisão das 30 equipas. Nada de novo portanto, pelo que de imediato se avança para a análise dos mais fortes candidatos ao anel de campeão. Será certamente uma época longa, com altos e baixos, lesões, trocas explosivas, surpresas e desilusões, mas não obstante a enorme competitividade que é norma nesta prova, o facto é que o vencedor final raramente foge a um dos presentes no lote de candidatos iniciais. E este ano não vai fugir à regra.

E quem são os mais fortes à partida? Campeão é campeão, e portanto os Golden State Warriors partem na frente. Os vencedores de de 2014/15 mantiveram toda a sua estrutura, conseguindo inclusivamente manter nos seus quadros Draymond Green, pelo que podem perfeitamente repetir a receita. A perda de David Lee, por motivos puramente financeiros, não é relevante, pois o extremo não teve papel activo na conquista do título, e a sua fraca defesa nem encaixava no paradigma imposto por Steve Kerr. E porque das qualidades e virtudes dos Warriors todos são conhecedores, o que pode então correr mal? Em primeiro lugar, GS vai passar o ano com um alvo bem redondo desenhado na camisola, pois são o alvo a abater. Hoje, a maior parte das equipas desenha o seu plantel para combater o small-ball, à imagem do que faziam quando se tentavam adaptar aos Lakers de Shaq O’Neal, pelo que o efeito surpresa já não existe. Por outro lado, o ano passado foi anormal em termos de lesões, pois clientes habituais, como Bogut, passaram incólumes. Os joelhos do poste australiano, os tornozelos de Curry, são constante fonte de preocupação. Por outro lado, há a curiosidade em saber se Green teve ou não um “contract year”. Mas se tudo correr bem, os Warriors são uma força, isto porque Curry é o MVP, e pode continuar a exibir-se como tal, Klay Thompson e Harrison Barnes só podem melhorar, e a defesa agressiva, imagem de marca, costuma ganhar títulos. No entanto, há sempre…
Os San Antonio Spurs! É verdade, os velhos Spurs estão de volta, depois de uma eliminação precoce às mãos dos Clippers. O mercado foi proveitoso para os texanos, que renovaram com Leonard e Green, conseguiram um FA de elite (Aldridge), e ainda um bónus, na figura de David West. Isto depois de convencerem Popovich e Duncan a fazerem mais um ano de competição. As adições do ex-Portland e do ex-Indiana vai permitir uma melhor gestão do tempo de jogo de Duncan, que pela amostra do ano transacto, teima em não definhar. As grandes interrogações passam pela integração de Aldridge no sistema, e pela gestão física, não só evitando lesões mas acima de tudo controlando os minutos de jogo ao longo da temporada. Ainda assim, não obstante os reforços adquiridos no defeso, San Antonio irá tão longe quanto Tony Parker permitir. O francês foi a grande baixa de 2014/15, pois nunca esteve a um nível aceitável do ponto de vista físico, assolado que foi por problemas no tornozelo. O Euro deixou boas indicações, e sabe-se que Parker está sujeito a um programa físico e nutricional semelhante ao de Duncan, pelo que é notório que os Spurs têm noção das debilidades físicas do jogador, bem como da sua importância. Com toda a gente a 100%, San Antonio é um claro candidato ao título, resta saber como vão encarar a fase regular, a todo o gás, ou apenas gerindo uma posição no top8.
No Este, os Cleveland Cavaliers partem como favoritos a toda a linha. A equipa de James não terá as dores de crescimento que mostrou no início da temporada passada, e faz regressar praticamente todo o plantel, incluindo os reforços que foi adquirindo durante o ano. Cleveland tem tudo para ser campeão: o melhor jogador (James), armas ofensivas (Irving, Smith, Love), defesa (Shumpert, James, Varejão, Mozgov) e uma conferência fraca que permite um relaxamento maior durante a fase regular. O talento está lá, a química só pode melhorar (caso contrário não teriam trazido Love de volta), o treinador tem agora um ano de experiência, tudo parece encaixar. Há sempre aquela possibilidade dos egos saírem da jaula e correrem à solta, e claro, a falta de capacidade de Varejão (um habitual), Irving e Love passarem um ano inteiro sem irem parar à enfermaria. Mesmo assim, o factor James deve ser mais que suficiente para bater a concorrência a Este, e depois numa final, naturalmente que todos colocarão de lado as suas divergências e remarão para o mesmo lado.
A única equipa capaz de fazer frente a Cleveland, a Este, parece ser Chicago. As coisas não começaram bem, pois Rose já se encontra de fora, por lesão. As boas notícias, é que foi apenas uma fractura na órbita. Os Bulls não fizeram grande upgrade no seu plantel, mas trocaram de treinador, o que pode representar um acréscimo de qualidade no seu jogo. Thibodeau sempre mostrou muita dificuldade em gerir tempos de jogo (aliás, a primeira lesão de Rose ocorreu num jogo já decidido), e em explorar alguns jogadores com potencial, como Mirotic (que só foi lançado em última instância) e McDermott. Fred Hoiberg tem como função melhorar o ataque, explorando a dupla Rose-Butler, bem como Pau Gasol, que como mostrou no último Euro, tem qualidade de sobra para fazer estragos em qualquer defesa, ao mesmo tempo que mantém a fasquia elevada no que respeita ao processo defensivo. O treinador terá ainda de definir o papel de Noah no ataque, pois o poste francês foi nos últimos tempos mais um problema do que uma solução. Claro que, por melhores intenções que haja, Chicago só é candidato enquanto Rose estiver em campo. Por outro lado, o base não é o único atreito a lesões, pois Dunleavy, Noah e Gasol também são clientes frequentes da baixa médica. Fazendo futurologia optimista, Chicago tem talento para bater Cleveland numa final, e quem lhe aparecer pela frente vindo do Oeste. Isto, sendo optimista.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Fábio Sousa
    Posted Outubro 5, 2015 at 6:57 pm

    Let's go Cavs!!

  • Vasco B
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:03 pm

    Minha opinião:
    Warriors principais favoritos, Spurs praticamente tão favoritos quantos Warriors mas dou a vantagem por manterem o núcleo vencedor do ano passado.
    Cleveland é 3ª, a vir do Este, mas se há alguma equipa que pode lutar contra Cleveland acho que vai ser Miami, acho que têm um grupo talentoso com jogadores experientes, frescos depois da 1ª época de descanso em muitas, e com vontade de voltar a lutar pelo título, nem que seja só de melhores do Este…

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 7:17 pm

      Os Heat? A sério?

      Duvido muito mesmo, se a conferência não fosse tão fraca nem aos playoffs chegavam e mesmo assim vão ter de se empenhar forte…

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:01 pm

      Os Miami Heat sem lesões é candidato a discutir o título de Este

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:13 pm

      Não concordo nada com essa opinião…

      Na minha opinião Cavs, Bulls, Atlanta e Wizards vão ficar a frente de Miami e por alguma margem…

      Depois em os Heat, Toronto, Bucks, Indiana e Celtics um deles fica fora dos playoffs..

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:20 pm

      Os Spurs têm obrigação de ganhar.

    • Anónimo
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:24 pm

      Claramente, os Miami com a equipa em forma podem lutar contra qualquer equipa. Não é possível negar o talento de um cinco inicial com Dragic-Wade-Deng-Bosh-Whiteside! Para além disso o treinador é para mim dos melhores da NBA, fazendo o Stoudamire voltar a brilhar, o Green manter o nível da época passada e extrair o que há de melhor em Winslow, temo que sejam ainda melhores que os Bulls.

      Macedo

    • Vasco B
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:16 pm

      NFM,
      5 inicial ao nivel de qualquer outro na liga dá possibilidades a uma equipa de Miami que mistura experiencia e juventude, o que dá um equilíbrio que pode vir a ser importante na "long run"… Wizards, Atlanta são equipas que dependem muito do coletivo mas que lhes falta os Curry's do mundo e aqueles jogadores que trazem a experiência ao de cima nos momentos que contam mais, pelo que quando encontrarem estrelas como o Lebron/Irving nos Cavs e Wade/Bosh em Miami vão sentir dificuldades, tal como o ano passado mostrou… o ano passado vimos isso no MVP das finals…
      Bulls acho que vão ter mais um ano que vai ter muitas variáveis indefinidas, como a entrada de um novo treinador, a capacidade do Rose estar lá para liderar a equipa, e por isso ponho Miami como principal rival de Cleveland na final do Este…
      Isto é uma opinião em Outubro, podemos chegar a Junho e posso estar errado, mas esta é a minha avaliação nesta altura…

    • Anónimo
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:43 pm

      Os joelhos do Wade são um grande senão, o Bosh sendo um excelente jogador falta-lhe um pouco de sacrifício, claro que quando o anel era uma realidade tinha outro estímulo agora a situação é diferente, o Deng há 2 ou 3 épocas que não apresenta o mesmo nível, por estas razões não acredito nos Heat, uma coisa é ver o nomes do jogadores outra é o jogo em si…

      Saganas

    • Pedro Mendes
      Posted Outubro 5, 2015 at 11:53 pm

      NFM, Bucks e Heat fora dos playoff ? Impossível, so quem não viu os Bucks a jogar é que pode dizer uma coisa dessas. E só para relembrar os Heat, quando saudáveis, têm o seguinte 5 inicial: Dragic, Wade, Green, Bosh e Whiteside .. Chega e sobra para ir aos playoff

    • VR
      Posted Outubro 6, 2015 at 8:40 am

      Heat é claramente concorrente a ir as finais de conferência e sem azares e alguma sorte, pode chegar a final da NBA. Falam de falta de sacrifício de Bosh.. certamente não acompanharam Miami nestes últimos anos, mesmo já com anel no dedo sempre foi dos que mais se sacrificou pela equipa, para não dizer que este ano volta cheio de "pica" não estivesse a regressar de uma lesão que o fez ficar sem jogar mais de meia epoca. Depois tem claramente um dos postes mais promissores e com melhores características da liga( rápido, ágil, gigante e genial a defender), Whiteside.
      O Deng, concordo que, pelo menos a níveis ofensivos, não é o que era, mas a níveis defensivos é do melhor que há na posição e é dos poucos capazes de, por exemplo, defender o Lebron em condições( já o dizia quando Lebron estava em Miami e Deng em Chicago) .. Wade é Wade, com ou sem joelho… vai continuar a dar espectáculo e a fazer pontos atrás de pontos. E para juntar isto tudo e andar a "brincar" com Whiteside, Bosh, Green e Stoudamire( estes 2 podem dar muito a esta equipa) temos o aprendiz de um dos melhores bases da historia da liga: Dragic.
      AH! e ainda falta referenciar a que foi considerada por toda a liga a grande jogada da noite dos draft: Winslow.
      E ainda temos alguns jogadores no banco que podem acrescentar muita coisa em bom estado como Chalmers, McRoberts, T.Johnson e BirdMan.

    • Anónimo
      Posted Outubro 6, 2015 at 11:40 am

      Concordo com o VR, dizer que o Bosh tem falta de sacrifício é pecado capital!
      Quanto aos Bucks têm muito potencial e uma equipa para muitos anos, mas acho que é prematuro colocá-los na rota do título esta época, talvez na próxima com um jogador a apresentar números de MVP e o Parker a fazer uma época num nível regular.

      Macedo

  • Sombras
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:05 pm

    Estão apresentadas as 4 melhores equipas indubitavelmente. Se os Cavs não resolverem o embróglio em torno do Thompson, retiro-os deste lote, porque equipas só de artistas não fazem grande coisa.

    Quanto a mim, as finais de conferência serão estas em condições normais, e quanto ao prognóstico final, qualquer coisa que não uma vitória dos Spurs será uma grande surpresa, mas no meio de 80 e tal jogos, tudo pode acontecer.

    • KikoDP
      Posted Outubro 5, 2015 at 7:46 pm

      4 melhores equipas sendo 2 de Este e 2 de Oeste

      Para mim o top 5 da NBA é: GSW, Spurs, Cleveland, OKC, Clippers (nem entram os Bulls)

    • Kafka I
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:01 pm

      Acho exagerado dizeres "tudo o que não seja a vitória dos Spurs será uma GRANDE surpresa" quando GSW parte à frente dos Spurs, mas ok são opiniões :)

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:06 pm

      Os Bulls com os jogadores todos a 100% são tão ou mais candidatos do que OKC e LAC e nos playoffs podem bater qualquer equipa…

      O problema é que metade da equipa parece de porcelana.

    • Sombras
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:13 pm

      Para mim será.

      O ano passado foi um ano perfeito para GSW. Tudo correu da melhor forma que podia correr. Os Spurs fizeram a brincadeira que fizeram tendo um ano horrível a nível de lesões e a juntar a isto tudo ainda adicionam LaMarcus Aldridge. É um claro all in da organização, e a juntar tudo isto à força do colectivo e ao melhor treinador de longe da NBA, são para mim uns enormes favoritos.

      Mas claro, cada um tem a sua opinião. E até estou a torcer pelos Cavs e pelo LeBron.

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:22 pm

      NFM, não digas barbaridades. O Rose nunca mais vai ser o de 2010, isso acabou. Os Chicago vão estar na disputa, mas os Cavs limapm tudo nem dão hipóteses.

    • Sombras
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:22 pm

      KikoDP

      Claro, 4 melhores no sentido de serem elas que vão disputar as finais de conferência. Pois para mim as melhores equipas seriam: Spurs, GSW, Cavs, Clippers, OKC

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:44 pm

      JSC

      eu também concordo com isso, acho e espero que os Cavs ganhem a conferência e o anel…

      Mas mantenho o que disse, sem lesões, os Bulls podem ganhar a qualquer equipa… No ano passado Rose quando regressou fez logo a diferenças e ganhou muitos jogos em "Beats The Buzzer"…

      Os Bulls só terão alguma hipotese com Rose…

    • Vasco B
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:19 pm

      NFM,
      só por curiosidade, nada dessas posições sobre os Bulls envolve alguma afeição pela equipa?

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:35 pm

      Nenhuma afeição gostava que ganhassem os Cavs até….

    • Nuno R
      Posted Outubro 5, 2015 at 11:28 pm

      All-in?
      All in está cleveland, que está muito acima do tecto salarial.

      San Antonio sabe gerir, trocou o Splitter para abrir espaço, foi buscar o LA. O West veio quase à borla,

  • NFM *
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:11 pm

    Grande texto…

    Os Spurs fizeram quanto a mim o maior "steal" da época, Aldridge é um jogador fabuloso e será um enorme upgrade…

    Esperava mais uma solução ofensiva para os Cavs no banco, já que apartir do banco só terá JR Smith para fazer pontos relevantes e isso na época passada foi fatal, especialmente se K Irving não afastar a onda de lesões…

    Os Clippers também fizeram 3 boas aquisições (Josh Smith, P Pearce e Stephenson) e com CP3, Redick, BG e Jordan têm tudo para andar na luta, embora falhem quase sempre nos momentos decisivos…

    Dallas também formou, em teoria, um bom 5 inicial mas o banco é pouco melhor do que miserável…

    • Tomás B.
      Posted Outubro 5, 2015 at 7:48 pm

      NFM não te esquecas do mo williams que se há coisa que sabe fazer é marcar pontos, sendo até mais regular que o JR. Veremos também o que pode adicionar o sasha kaun do ponto de vista ofensivo. Nos clippers também acho que é importante não esquecer o Jamal Crawford.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:02 pm

      Dallas, bom 5 inicial? Com um acabado Deron Williams, um Nowitzki que já não é o mesmo, Matthews a vir de lesão gravíssima, e Pachulia? O unico que se safa é o Parsons

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:13 pm

      Os Clips têm um banco de medo! Talvez melhor bench da NBA, as únicas reticencias que meto à equioa de Doc Rivers é o mental daquela equipa. Vão abaixo facilmente

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:24 pm

      Não digas mal do Dirk.

      É desta que os Knicks vão aos playoff's e fazem alguma coisa de jeito, Carmelo?

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:37 pm

      Deron está acabado mas achas que o Wade pode levar o Heat a discutir o titulo de Este?

      Eu disse em teoria pois são jogadores de cartel mas não espero nada de Dallas até porque o banco é muito fraco…

      Em relação ao Matthews podemos dizer o mesmo de Rose, KD, PG e muitos outros mas é um grande jogador…

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:50 pm

      NFM, queres mesmo comparar o rendimento de D-Will com o de Wade?

      JSC, este ano penso que ainda não, embora acredite que andem lá perto. A equipa está melhor pensada para o triangle, tem em Lopez uma âncora defensiva que nunca teve (considero Chandler um rim protector e não uma verdadeira âncora), Porzingis e Jerian Grant entusiasmaram na Summer League e depois ainda há Afflalo, O'Quinn, Seraphin e Vujacic. Será uma época em que a pressão será muito pouca, ninguém exige os Playoffs aos Knicks, mas será uma época fundamental porque na próxima época há KD na FA e os Knicks já manifestaram o interesse, logo caso façam uma época agradável será mais apetecivel para KD. Vai ser divertido ver os Knicks este ano, penso eu

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 9:32 pm

      Eu no Este só sei que os Cavs estão nas finais de conferência e quase de certeza estão nas finais.

      Preciso ver uns jogos a contar, para decidir.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 9:52 pm

      No Este a qualidade ainda está nivelada por baixo, mas gradualmente está a subir e a tendência é que suba ainda mais. Pacers, Pistons, Magic e Hornets acredito que estarão mais fortes, a par dos Bucks que penso que acabarão a lutar pelos 4 primeiros lugares de Conferência. Chamem-me lunático, mas é um palpite que tenho

  • Slim Shady
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:14 pm

    Excelente texto Nuno, já tinha saudades de textos sobre NBA !!
    Em traços gerais concordo, no Este apesar de Bulls e Heat serem equipas fortes e experientes, habituadas às alturas de decisão , para ser sincero, acho que os Cavs não têm um verdadeiro adversário à altura.

    No Oeste ( conferência fortíssima para variar ) já há mais equipas de qualidade superior e valia similar. Além de Spurs e Warriors, Clippers e principalmente Thunder (sou suspeito para falar pois são a minha equipa e estou com fé que com o novo treinador este é o ano ) são também sérios candidatos.

    De resto só nos falta esperar que comece o espetáculo o mais rapidamente possível para termos mais um grande ano de NBA

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:07 pm

      Ao tempo, rapaz… Tens de ter fê no maluco do WB.ahah

    • Slim Shady
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:35 pm

      É verdade já não comentava há algum tempo mas com o início da época vou remeçar a faze lo.
      Quanto aos Thunder , vamos ver mas estou com uma fezada que é este ano ahahah

    • José Soares
      Posted Outubro 6, 2015 at 11:51 am

      Partilho da mesma nostalgia quanto aos textos da NBA, já faziam falta!

      Boa análise. Claramente no Este, os Cavs são os favoritos tendo chicago e Miami à perna, mas não assim tão longe quanto isso senão tiverem imensos jogadores no estaleiro como o ano passado. Sou suspeito, pois Miami é a minha equipa, mas este ano têm um plantel bastante profundo, e se tiverem saudáveis, poderão ser um caso sério, até porque à menor de 7, muita coisa se pode passar. Um palavra ainda para os Bucks, que apesar da juventude, irão dar um ar da sua graça!

      Lá mais ao longe, no Oeste, só não meto os Spurs à frente como maiores candidatos, pois os campeões em titulo são os Warriors. Quanto aos Clippers, reforçaram-se bastante bem, portanto vamos a ver se a experiência de Paul Pierce os ajuda nos play-off. Relativamente aos Thunder, é suspeito mas tem razão para ter essa esperança. Se Durant estiver saudável, não há melhor dupla na NBA do que Durant e Westbrook.

  • Forever
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:20 pm

    Concordando com o que foi escrito, penso que falta uma referência ao Thunder. Parece que toda a gente se esqueceu de Durant. Se este regressar em boas condições, OKC fica com o melhor big3 em termos gerais (ofensivos e defensivos). Para além disso existe uma série de bons role players: Kanter (muito forte ofensivamente, tem de começar a defender), Waiters, Adams e até mesmo Morrow e Singler podem contribuir bastante. O único wild factor pode ser o treinador, que honestamente não conheço. De resto, penso até que os colocaria como 2ª força no Oeste, à frente dos sempre candidatos Spurs.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:15 pm

      Queres comparar esses Role Players com os de Spurs, GSW ou Clippers? E se OKC tem big3 o melhor big 3 (o que é parvoice) então que dizer do 5 dos Spurs?

    • Sombras
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:42 pm

      O melhor big 3 é o dos Cavs: LeBron a PG, LeBron a SG e LeBron a SF. Tudo o resto é paisagem!!

    • KikoDP
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:47 pm

      Uma coisa concordo, não há outra equipa com 2 jogadores tão bons como KD e Westbrook.

    • José Soares
      Posted Outubro 6, 2015 at 11:53 am

      Big2 concordo, pois Durant e Westbrook são a melhor dupla da NBA. Agora para que com Kanter se considere um Big3, este ainda tem que mostrar muito mais.

  • brankela
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:35 pm

    Parece-me GSW, SAS, LAC… e CLE. (+OKC?)

    Voltamos aos passeios agradáveis no Este vs Maratonas Pesadas do Oeste. Já estou farto de ver o Lebrão a descansar na post-season… gostava de o ver defrontar equipas tipo Memphis ou Clippers, etc antes de ir à final.

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:27 pm

      Que má onda agora ele tem culpa que os do Oeste gostam todos de lá ficar. Em vez de criticares o LA, o M. Gasol consegues criticar o Lebron pela falta de competitividade do Este, a culpa não é dele a culpa é de jogadores como ele, mas que vão/ficam todos no outro lado.

    • brankela
      Posted Outubro 6, 2015 at 12:05 am

      Alguém disse que é culpa dele? Só digo que é pena o melhor jogador da NBA se fica por uma seire dificial por ano

  • Jonas
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:43 pm

    Os Mavericks vão ganhar este ano!

  • Kafka I
    Posted Outubro 5, 2015 at 7:49 pm

    Excelente texto mas só concordo parcialmente com o mesmo, ou melhor concordo com o texto só acho que faltou a inclusão dos Thunder no principal lote de favoritos, é que desde que não tenham lesões OKC não tem plantel inferior aos Spurs por exemplo, e depois tem um dos 3 melhores jogadores da Liga Kevin Durant…sem lesões podem perfeitamente ganhar 4 jogos em 7 aos Spurs, GSW e Cleveland

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:07 pm

      Kevin Durant… e WB.

    • Sombras
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:19 pm

      Eu tenho sempre muitas dificuldades em considerar OKC como um claro candidato enquanto o Westbrook lá andar. Acho que ele é demasiado ballhog para conseguir fazer parte de uma equipa candidata ao título. É um jogador que em dia sim ganha jogos sozinho, mas que em dia não arrasta a equipa para um buraco porque não solta a bola, e isso em alturas de playoff é dar tiros nos pés.
      A acrescentar a isto, têm um treinador que tem muito a provar e pouco provado. Mas na NBA mais do que em qualquer o lado, chegando aos playoff, qualquer um pode ganhar se vencer nos momentos certos.

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:29 pm

      Eu já referi várias vezes a equiap que tiver o Russel nunca irá ganhar um campeonato a menos que as suas percentagens de lançamento deixei de ser ridículas. Ou o largue a bola.

  • João Russo
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:04 pm

    Se tiverem todos em forma, Spurs são para mim os grandes favoritos. Tony Parker precisa de uma época sem lesões, ou pelo menos chegar ao playoff em boa forma. Duncan vai continuar a ter minutos de (muita) qualidade . A chegada de Aldridge vai dar novo fogo ao ataque do Texas. O resto da equipa, Leonard à cabeça é toda ela muito versátil e praticamente são todos bons defensores. Os Warriors continuam com boas possibilidades mas repetir uma época perfeita e isenta de lesões não é fácil. Apontar ainda para Oklahoma que vem com tudo este ano. Durant, Westbrook, Ibaka, etc têm qualidade aliada a maior maturidade competitiva e depois de um ano de problemas, a sua vontade para ganhar será maior que nunca. Referir ainda Clippers e Rockets (podem chegar a semi-final de conferência) e até onde o (semi)Deus Anthony Davis pode levar New Orleans.

    A conferência Leste é Cavs e pouco. Sou tentado a dizer que LeBron e quatro cones ganhavam a conferência. A maior curiosidade é Miami que tem um cinco interessante e pode criar problemas. Os Bulls dependem das lesões de Rose mas também não melhoraram o plantel por isso não espero grande coisa. Destacar ainda Wizzards e Toronto, espero uma boa campanha dos canadianos.

    Mesmo assim o Cavs para mim está atrás dos 5 primeiros do Oeste (Spurs, Warriors, Clippers, Thunder e Rockets), mas deve chegar à final porque a conferência deixa muito a desejar.

    Infelizmente acredito que o factor decisivo da época serão as lesões.

    JR

    • Sombras
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:26 pm

      Acho que só o LeBron, Love, Thompson, Irving e Mozgov chega e sobra para ser a 3ª melhor equipa da liga, mas aceito a opinião, e concordo que o Este está nivelado por baixo.

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:26 pm

      As casas de apostas discordam, Cavs é o favorito a 4 e GSW e Spurs a 6…

      Os Cavs atrás dos Clippers e Rockets deve ser brincadeira…

      Entre Spurs, Cavs e GSW é renhido mas OKC parte atrás até porque não sabemos como está KD

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:33 pm

      Muito bom comentário, revejo a minha opinião em quase tudo o que dizes. Só não concordo nisso dos Cavs serem a 6ªequipa, eles vão às finais depois "só" precisam de ganhar 4 jogos a uma outra equipa.

    • João Russo
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:50 pm

      JSC, vão às finais porque estão no Leste duvido que no Oeste também conseguiriam. É claro que podem ser campeões mas acho que LeBron vai morreu na praia (outra vez).

      NFM, as casas de apostas dão para tudo não consigo analisar favoritismo a partir daí. Quanto aos Clippers acho que, no 5 inicial, só perdem para os Cavs a SF considero melhores nas outras posições. Os Rockets aceito que é mais discutível mas mesmo assim não me parece nada brincadeira. Mas isso é porque eu acho que Irving não é tudo o que dizem e Love perde muito do seu jogo por causa do Lebron.

  • João Ribeiro
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:10 pm

    Concordo, são estas as 4 principais favoritas a chegar às finais da NBA, com favoritismo para Cavs do lado de Este e GSW de Oeste.

    Os Bulls mantêm o mesmo plantel, embora Mirotić e Gasol tenham recebido um grande boost de confiança pelo Euro que fizeram. Estou curioso por ver Hoiberg em ação, tem ideias interessantes para melhorar o jogo ofensivo dos Bulls e para tal a primeira medida deverá passar por retirar Noah do banco e colocar Mirotić, dando mais poder de fogo, sem perder a capacidade de ressaltar.

    Depois os Spurs, a par dos Clippers, são as equipas que mais me entusiasmam pelo que fizeram na FA. Que equipa extraordinária, vai ser um enorme duelo a 3 (considero OKC um degrau abaixo) de enorme qualidade!

    E venha mais uma grande época!!

    PS: não concordo quando se diz que Tony Parker fez um bom Euro. Para mim foi uma desilusão. Esteve melhor Nando De Colo

    • NFM *
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:48 pm

      Nisso concordo contigo Tony Parker esteve muito mal no Euro, já o Gasol parecia o LJ europeu, até nos triplos caia tudo…

  • Anónimo
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:14 pm

    Uma antevisão dos meus Utah Jazz, pleeeeeeeeease ?
    Nuno Conceição

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:39 pm

      Não vão aos playoff's :D, está feita a previsão.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:55 pm

      JSC, não tinha assim tanta certeza. Os Jazz tiveram fenomenais desde a trade de Kanter e a promoção de Gobert ao 5. Com Gobert, passaram de 27° no ranking defensivo para 1° na NBA! Já para não falar que terminaram com um recorde de 19-10 depois da trade. Muita atenção aos Jazz este ano

    • Jonathan
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:57 pm

      Excelente JSC!

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 9:25 pm

      O problema é quem sai dos playoff's no Oeste só vejo duas equipas que desceram de qualidade, Portland sai e deve entrar OKC, depois Dallas será que perderam o suficiente para sair dos playoff's? No entanto considero que partem melhor que as outras que vão estar na disputa, Phoenix (principal candidata), Sacramento, Lakers, Utah.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 5, 2015 at 9:31 pm

      Sim, Dallas creio que sai também. O 5 para West já não é nada famoso, a juntar a um banco terrível, seria uma surpresa enorme se mantiverem o lugar no Playoff. Deron terá o mesmo impacto que Rondo, ou seja 0, e ainda perderam Chandler e Ellis e substituiram por Pachulia e Matthews, que é um craque atenção mas vem de uma lesão no tendão de aquiles que é devastadora. Nem deve estar apto para o começo da época

    • SoNNy Bernardo
      Posted Outubro 5, 2015 at 11:55 pm

      Os Jazz estão a construir uma equipa jovem e com futuro (atenção ao Gobert!) mas neste caso têm de ser pacientes, perder uns jogos valentes para quem sabe para o ano pescar um bom FA que os possa catapultar para outro nível. Um PG de topo fazia muita falta a esta equipa mas o facto de pertencerem a um mercado pequeno não ajuda… Talvez se estivessem no Este conseguissem chegar lá, assim é impossível.

  • JSC
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:15 pm

    New Orleans, o A. D. e companhia levam o anel para começar uma hegemonia imparável.

    Warriors vão estar lá no tempo das decisões, mas duvido que voltem a ganhar.

    Bem se os Spurs se não ganham este ano, estão super recheados a dúvida é perceber se o Tim Duncan tem ajuda a rodar com alguém na posiçao de poste neste momento têm 3 PF's que seriam titulares em qualquer equipa, L.A, o David West, e o Timmy. Só têm esta debilidade.

    Chicago, vão aos playoff's fazer mais figuras tristes. O Rose ainda nem começou já está duas semanas de baixa (osso à volta olho partido pelo Gibson). Já toda a gente está a pensar quando é que ele se vai embora. Chicago vai aos playoff's, porque o Este é ridiculo, mas nem às (meias-)finais de conferência vão.

    Cavs em condições normais limpam tudo no Este, falta saber a questão do Thompson, para mim o Love é melhor, mas o pessoal estava todo maluco com o T.T. nos playoff's.

    No Este, à frente de Chicago estão Atlanta, Washigton e Toronto pelo menos.

    Suponho que irás fazer mais posts acerca de equipas também relevantes por isso não vou falar nelas.

  • Jonathan
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:19 pm

    Mais uma vez vai ser um passeio para cleveland até a final. Incrível como alguns dos melhores não aproveitam quando são fa para ir para o este garantir melhores condições para chegar a uma final. Gostava que Carmelo tivesse alguém a acompanha lo mas mais uma vez vai ser um ano de férias e os anos a passar. Do oeste mais uma vez vai ser renhido mas será apenas entre 9 ou 10 equipas. Continuo curioso a ver se os lakers têm alguma estratégia ou não e o mesmo digo de new York já que ambos renovaram a dois anos com os melhores, kobe e Melo, e ao lado disso não mudaram nada. É só para vender camisolas.

    Quanto aos favoritos meto os spurs a campeões numa final de conferência com os thunder e depois cm os cavs.

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 8:40 pm

      Exacto, dizem que o objectivo é ganhar um anel, no Este têm mais possibilidades e ganham o mesmo dinheiro (se bem que no Texas não se pagam impostos estatais).

    • Nuno R
      Posted Outubro 5, 2015 at 11:19 pm

      Os jogadores não escolhem conferencias, escolhem cidades (por serem bonitas ou apelativas) ou então franchises que lhes deem garantias.
      E as melhores, e mais organizadas, estão no Oeste.

  • MM
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:23 pm

    Infelizmente não me parece que ainda seja desta para os Bulls. Mantiveram Noah, que a atacar é um pino, não reforçaram a equipa e ninguém sabe mais uma vez qual será a condição física do Rose, mas uma coisa me parece certa, este Rose nunca mais será o Rose MVP. Veremos se pelo menos se mantém saudável e consegue ser um apoio para o Butler e o Gasol, o que já seria uma boa notícia. Ainda assim não acho que possam competir no Este contra os Cavs.
    Do resto, concordo, até dou uma ligeira vantagem aos Spurs, porque mantiveram os "velhinhos" que continuam a jogar como jovens, sobretudo o Duncan e contrataram o principal free agent, o Aldridge.
    Faltam sobretudo duas equipas nesta lista, na minha opinião, que são os Thunder, que com Durant sem lesões, passam a ser das maiores forças do Oeste e os Clippers, que foram das equipas que se reforçaram melhor, com Pierce, Josh Smith ou Stephenson, mantendo o núcleo duro.

  • Anónimo
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:38 pm

    Como já disseram atrás os Thunders são o outro grande favorito, uma equipa com 2 jogadores talvez top 5. E os Chicago são favoritos por serem do Este, no Oeste há melhores rosters.

    Saganas

  • Anónimo
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:42 pm

    O pior disto tudo foi ficarmos sem a NBA TV…:-( Bem vindo de volta Black Mamba…Paulopes.

  • André Gomes
    Posted Outubro 5, 2015 at 8:49 pm

    A meu ver os candidatos para, ao menos, chegarem às finais de cada conferência são: Golden State e San Antonio (Oeste), Cleveland e Miami (Leste). Os Bulls a meu ver, ainda mais com o Rose lesionado, estão atrás do Heat que possui um elenco ao meu ver mais equilibrado. E acredito que Chicago ficará alguns anos sendo apontados como possível campeão de conferência e, como sempre, morrendo na praia.
    OKC tem uma palavra a dizer, mas enquanto o jogo se basear em bola no Durant e no Westbrook e seja o que Deus quiser, nunca chegarão a ser mais do que eternos candidatos. No entanto, ainda que mudem esse "estilo" de jogo, ainda vejo o Thunder atrás de GS e SA e também dos Clippers que se reforçaram bem.

  • Anónimo
    Posted Outubro 5, 2015 at 9:00 pm

    É evidente que GSW, Spurs e Cavs são candidatos. GSW segurou o núcleo, Spurs reforçaram-se bem e Cavs podem ter aproveitado os últimos meses para recuperar a equipa fisicamente. Em relação a estes últimos gostaria de salientar que ainda não seguraram o Tristan que fez um bom playoff! Mas também não se sabe qual irá ser a contribuição do Varejão.
    Em relação ao quarto candidato não estou assim tão convencido dos Bulls. Todos os anos é a mesma esperança que o Rose repita uma época dourada. Além disso, um treinador novo após tantas épocas do Thibodeau podem criar alguma inércia, mas se o Hoiberg conseguir extrair o melhor de Noah e Mirotic claro que são uma grande equipa.
    Como quarto candidato apostaria mais em LA Clippers, OKC ou até mesmo Miami. Os Clippers são os mesmos do ano passado mas com um banco ainda melhor. OKC tem Westbrook e Durant, dois candidatos a MVP… argumento suficiente! E Miami tem uma equipa experiente e com muito talento.
    Outro desafio pode passar por adivinhar os prémios do final da época:
    MVP – Durant: o rapaz vai voltar com a força toda!
    Melhor Defesa – Lebron: acho que a tentação vai ser demasiado grande, tantos anos a falar-se nisto que um dia vai ter que acontecer.
    Most Improved – Payton: se ele passar a lançar de forma decente de 3 pontos pode ser o boost que os Magic tanto precisam. (Atenção: Não sei se é possível incluir o Noah na classe dos Most Improved caso ele volte à sua melhor forma)
    Rookie do ano – Mudiay: não vou mentir, aqui é mesmo um palpite. Não vi jogos do campeonato universitário nem a summer league. Isto é apenas baseado nos box score da summer league, nos highlights, tempo de jogo esperado e necessidade de impacto nas equipas onde os jogadores entraram (por exemplo, é normal que o Portis tenha mais dificuldades em jogar e brilhar do que o Mudiay).
    Treinador do Ano – Spoelstra: Miami de volta a brilhar! (O prémio seria para o Popovich se fosse entregue no final do playoff porque sei que vai como sempre fazer uma gestão de mestre para ter a equipa a 100% no playoff e ainda assim conseguir mais de 50 vitorias).

    Macedo

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 9:34 pm

      MVP – Paul George.
      Melhor defesa – Paul George
      Rookie – Myles Turner.

      Tenta lá adivinhar que equipa apoio :p?

    • Slim Shady
      Posted Outubro 5, 2015 at 9:55 pm

      Jsc só uma pergunta és o Mateus, user que costumava comentar aqui no VM e que também apoiava os Pacers ?
      Abraço

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:19 pm

      Sim, comentava com esse nome, mas já mudei há mais de um ano.

    • Slim Shady
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:32 pm

      Bem me parecia não há muitos adeptos dos Pacers, pelo menos que eu conheça xD

    • JSC
      Posted Outubro 5, 2015 at 10:37 pm

      Sou eu e o Lucas.

    • Anónimo
      Posted Outubro 6, 2015 at 11:50 am

      Se fores por aí diria:
      MVP: Leonard
      Melhor Defesa: Leonard
      Rookie: Marjanovic

      Adivinhaste, sou adepto dos… Celtics xD

      Era fantástico voltar a ver o Paul George a 100%! Mas não sei não… Ainda por cima parece que o coach o quer fazer jogar a PF!
      Mas também já li coisas boas sobre o Turner, e após a saida do Hibbert a concorrência resume-se a Mahinmi, portanto vai ter minutos.

      Macedo

  • Kurt Cobain
    Posted Outubro 5, 2015 at 9:00 pm

    Na minha opinião, Chicago só é candidato por estar no este pois, no oeste, dificilmente ficaria à frente de GSW, SAS, OKC, HOU e LAC (ou mesmo dos MEM). Acho que para além das 4 equipas que falaram deveria também ser feita uma referência aos OKC (sem lesões e com o Kanter a colmatar uma das grandes falhas das ultimas épocas que foi o jogo ofensivo interior), aos HOU que com o Ty Lawson fica com um 5 inicial fortíssimo apesar de estarem limitados em relação a alternativas ao jogo interior e, principalmente, aos LAC que têm um banco fortíssimo e que à ultima da hora conseguiram manter o DeAndre Jordan. PS: Quem acha que Dallas é candidato que se prepare para uma enorme desilusão (se fizerem melhor que 7º lugar na conferência já seria uma surpresa para mim.

  • Kafka I
    Posted Outubro 5, 2015 at 9:11 pm

    Já agora alguém sabe se a Sportv manteve contrato com a NBA? o ano passado tiveram até à ultima mas não percebi se o contrato era por 1 ou por mais anos

  • Anónimo
    Posted Outubro 5, 2015 at 9:54 pm

    conf este – go knicks!!

    conf oeste – go rockets !!

    brendan rodgers

  • SoNNy Bernardo
    Posted Outubro 6, 2015 at 12:33 am

    Boa análise e para mim também serão estas quatro equipas a encontrarem-se nas finais de conferência.

    Apoio os Warriors mas tenho de admitir que este ano os Spurs deverão estar um passo à frente da concorrência, pelo fator treinador (Kerr foi uma óptima surpresa mas ainda tem de comer muita sopa para chegar ao Popovich), mas sobretudo pela força do seu jogo interior (para além disso conta com bons atiradores para complementar, Green sobretudo). O ano passado o adversário mais complicado dos campeões foram os Grizzlies, com Tony Allen (até se lesionar) e Conley em destaque na defesa e Randolph e Gasol a carregarem no ataque. Ora os SA contam com 2 excelentes defensores de perímetro (Leonard e Green) e no garrafão terão Duncan e um dos melhores PFs ofensivos da atualidade, Aldridge, que teoricamente serão defendidos por um Bogut propenso a lesões e Draymond Green, com muita atitude mas falta de peso e sobretudo de centímetros para parar o ex-Portland. O roster de SA é sem dúvida assustador!

    Já no Este, tudo dito. Chicago tem potencial mas falta ali sempre qualquer coisa. Este ano já vamos começar a perceber que deixará de ser a equipa do Rose para passar a ser a equipa do Butler mas creio que são eles que mais luta darão aos Cavs, juntamente com os Heat. Relativamente à turma de Cleveland, permanece o impasse relativamente a TT mas os grandes reforços deste ano serão Irving, Love e mesmo Varejão à boa forma. Parece que o pessoal tem memória curta, mas Kevon Love era há pouco tempo uma máquina ofensiva brutal que dominava a tabela (sobretudo a defensiva). O homem esteve a adaptar-se à nova realidade de não ser o líder da equipa mas se estiver bem física e psicologicamente pode tornar-se na chave de sucesso para a turma do Ohio.

    Claro que não cabia tudo, mas na verdade LAC e OKC também caberiam nesta lista. Destaque para os Thunder que renovaram com Kanter por um valor semelhante ao qual poderiam ter renovado com Harden no passado (KD está no último ano de contrato e fizeram o all in possível) e para os Clippers, que sempre com o influente Doc Rivers a comandar as operações fizeram um milagre ao recuperar DJ e pescaram a preço de saldo Paul Pierce e Josh Smith (que motivado pode ser um caso sério, sobretudo na defesa).

    Nota: na análise aos GSW faltou uma referência a Igoudala, o MVP das finais, que defensivamente costuma fazer a diferença.

    Venha a época!

  • Telmo Luz
    Posted Outubro 6, 2015 at 11:30 am

    Este ano a Liga vai ter um atractivo a mais com a entrada do Caboverdiano(nascido e criado nas ilhas) Eddie Tavares.
    Pelo menos a nos Caboverdianos e aos Lusos.

  • José Soares
    Posted Outubro 6, 2015 at 12:50 pm

    Relativamente à conferência de Oeste, Golden State parte à frente porque são campeões, mas não acredito que repitam a façanha do ano passado. Os spurs vêm logo a seguir e este ano estarão mais do que prontos para voltar as conquistas.
    Quanto à conferência mais próxima de nós, não concordo que chicago seja a unica equipa capaz de se bater com cleveland. Não digo isto por ser a minha equipa, mas Miami, num cinco inicial com Dragic, Wade, Deng, Bosh e Whiteside, apoiado com um banco com Stoudemire, Gerald Green entre outros jogadores bem capazes, apresenta uma qualidade dificil de encontrar em muitas equipas da NBA, e mais do que capacidade para fazer frente aos cavaliers. Toronto e os wizards irão fazer boas épocas, mas não melhores comparativamente ao ano anterior, estando eu ainda convicto que os Bucks irão ser a equipa surpresa desta conferência.

Deixa um comentário