Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Depois da tempestade virá a bonança?

Imagem: www.ecodibergamo.it
Imagem: www.ecodibergamo.it

A Académica é um dos principais símbolos do futebol nacional. Nos últimos tempos, a glória foi alcançada em 2012, em pleno Jamor, com a conquista da Taça de Portugal e consequente qualificação para a fase grupos da Liga Europa. Contudo, quatro anos volvidos, o clube caiu na II Liga, o que levou a uma revolução que passou pela mudança de direcção.

O novo presidente Paulo Almeida, contratou Costinha para tentar recolocar os estudantes no convívio com os grandes, o que não foi bem visto pela massa associativa. O antigo médio procura relançar a carreira de treinador, mas vem de más experiências vividas ao comando do Paços de Ferreira e do Beira-Mar. A juntar a isso o plantel passou por uma pequena revolução, devido à redução da massa salarial. E o próprio Costinha, apesar de contar com elementos importantes no processo ofensivo como Tozé Marreco, Marinho e Pedro Nuno, ressalvou após a vitória com o Famalicão que o seu conjunto é dos mais fortes em termos técnicos, porém dos mais fracos ao nível da componente física do jogo, factores a ter conta numa competição que é longa e que por vezes obriga a partidas a meio da semana. “A camisola da Académica não é para passear em campo, é para defender.” Este foi o recado que o ex-internacional português deixou publicamente aos seus pupilos, depois da falta de garra e de vontade demonstradas no desafio contra os durienses.

De momento, os estudantes ainda não conseguiram obter 2 vitórias consecutivas na presente edição da II Liga, um dado revelador da inconsistência a nível de resultados. Contabilizam-se 3 vitórias (Olhanense, União da Madeira e Famalicão), 3 desaires (Vizela, Penafiel e Santa Clara) e 2 empates (Portimonense e Cova da Piedade). Prosseguem na décima segunda posição, a 9 pontos do conjunto de Vítor Oliveira, mas a equipa mostrou melhorias nos últimos encontros e os indicadores parecem ser bons. Veremos se serão suficientes para o emblema conimbricense ter a estabilidade que é fundamental num campeonato sempre tão equilibrado, visto que o objectivo é a subida de divisão e tanto a Académica como Costinha tem aqui um ano que terá de ser de afirmação, para contrariem o ciclo negativo em que se encontram.

 
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Luis Enrique Santos

44 Comentários

  • Kafka
    Posted Setembro 23, 2016 at 11:56 am

    O Portimonense sobe de certeza porque tem o Midas das subidas, logo resta apenas uma vaga para 15 clubes (Equipas B porque não podem e Gil Vicente porque já subiu não contam)

    Num campeonato tão competitivo como é a 2ª divisão, é um completo tiro no escuro acertar em qual será o clube que ira ganhar a corrida aos outros 15…mas se a Académica não subir este Ano (estou a torcer para que fosse o Sta Clara se bem que ao perderem o treinador é provavel que caiam de rendimento) que suba para o Ano, pois é um clube que faz falta à 1ª liga..

    • Frankscp
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:09 pm

      Por falar nisso do Gil Vicente, se sobem dois e descem dois como se vai fazer a integração do Gil? Vai ser a mesma palhaçada do ano passado?

    • LMMarado
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:09 pm

      Eu gosto da AAC, mas porque “é um clube que faz falta à 1ª liga”? Tem sempre o estádio vazio.

      • João Pereira
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:22 pm

        Um clube com a história da Académica, com a relevância histórica até à nível político que a Académica tem, Com a capacidade de renovação que a cidade de Coimbra tem, de captar possivelmente milhares de jovens todos os anos é sim um clube que faz falta à primeira liga. Agora, se essas características foram mal aproveitadas? Se foram…

      • João D
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:23 pm

        Em 140 000 pessoas que residem na cidade só 2500 é que vão ao estádio escancarado no centro da cidade. Faz falta à I Liga…

        • Kafka
          Posted Setembro 23, 2016 at 12:32 pm

          João Dias

          É mais do dobro, na época passada a Académica terminou com média de 5.742 espectadores por jogo no campeonato e 5.354 espectadores por jogo no somatório de todas as competições

          Ficou em 8º lugar nos clubes com melhor média de espectadores

          • João D
            Posted Setembro 23, 2016 at 12:50 pm

            Agora tira os 3 grandes dessa média de assistências

            • Kafka
              Posted Setembro 23, 2016 at 1:02 pm

              Para tirar a Académica tem de se tirar de todos os outros e vai dar ao mesmo

              • Francisco Magalhães
                Posted Setembro 23, 2016 at 2:48 pm

                não é tão linear assim, por exemplo com o Benfica e o Sporting a casa estava quase cheia, logo estes dói contribuíram com, mais ou menos, uma média de 20000 espectadores, nesse jogo. Por exemplo se fores retirar o Arouca, com os 3 grandes não perdem assim tanto

                Tirando isso, claro que tens razão no que diZes.

                A Académica vai crescer e corrigir os erros que fez, crescendo sustentadamente e, sonho eu, um dia podemos atingir o patamar onde está agora Braga/Guimarães

      • André
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:29 pm

        LMMarado,

        Já compreendi o nome.

        Factos (é só consultar o site da liga):
        época 2015/2016
        8º lugar em assistências no conjunto das ligas profissionais.
        época 2014/2015
        6º lugar em assistências no conjunto das ligas profissionais.

        Convém referir, a bom da verdade, que há bastantes clubes da 2ª liga com assistências superiores aos da 1ª liga.

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:29 pm

        LMMarado,

        Se me permites discordo, a Académica é dos clubes que melhores médias tem

        A Académica na época passada (em que desceu e portanto os resultados não eram nada famosos logo chama menos pessoas ao Estádio), conseguiu ficar em 8º lugar na média de espectadores, com 5.354 espectadores por jogo

        Os únicos clubes que ficaram à frente da Académica, foram Benfica, Porto, Sporting, Guimarães, Braga, Marítimo e Boavista

        https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/estatisticas/espectadores/clube/20152016

        Em 2014/2015 ficou em 6º lugar

        https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/estatisticas/espectadores/clube/20142015

        Em 2013/2014 ficou em 6º

        https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/estatisticas/espectadores/clube/20132014

      • Nuno R
        Posted Setembro 23, 2016 at 12:29 pm

        E quem não tem o estádio vazio, à excepção dos do costume?
        (e aqui se inclui o Minho)

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:03 pm

    Não conheço bem o plantel da Académica mas olhando para os resultados e para o treinador que tem…Bonança não vai ser de certeza. A 2ª liga é um campeonato difícil e o Costinha não tem mãozinhas para tal.

  • Nuno R
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:11 pm

    Com Marreco na frente, nada há a temer.

    A Académica tem que rever muita coisa, e não apenas dentro das quatro linhas.
    Foram anos de entra e sai de jogadores, muito estrangeiro, alguns dos quais nem sequer chegaram a pisar a erva do Bolão. Quem acha que o contentor se restringe aos grandes emblemas, desengane-se.
    Ainda mais, a AAC/OAF é potência exclusiva na zona; o União foi-se, a Naval idem (obrigado Aprigio, mais um dos que ficou a dever ao BPN, e não só, embora os bancos só emprestem a quem tem garantias), mesmo a Norte (Beira-Mar) e Sul (Leiria) a coisa está dura em termos de futebol profissional.

    • João D
      Posted Setembro 23, 2016 at 12:19 pm

      Se com o Leiria a situação não melhorou, com os rivais a norte já não se pode dizer o mesmo. Subida de divisão logo no ano do “hacatombe” , média de assistência à volta das 3000 pessoas e número de sócios que não para de aumentar.

      O objectivo, este ano, é subir ao CNS.

  • João D
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:12 pm

    A II Liga´e um cameponato de “operários” e “empregas domésticas” e o Vítor Oliveira das descidas só quer “mordomos”.

    Sinceramente, já sabem o que acho. O clube mais “overrated” em Portugal que vive de uma tradição académica que já não existe. E

    • Rodolfo
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:20 pm

      Mas como somos o clube mais overated?? Somos os melhores da zona centro (sim o Tondela so teve um ano na primeira por isso somos os melhores) e tenho a certeza que vamos chegar mais rápido ao 1 escalão que o clube de Aveiro, que quando estava na primeira liga tinha um estádio às moscas, literalmente…
      Eu tenho 2 tacas, outros tem 1, fui á Europa e ganhei ao Atlético do Simeone, outros foram á Europa no seculo passada. Mas sim voces são os maiores!

    • Martin Pringle
      Posted Setembro 23, 2016 at 6:38 pm

      Ver o João D a falar da história do beira-mar e compará-la com a da Velha Senhora a única e inimitável Briosa é como ver o outro a mandar Saraivadas ao Benfica!

  • João D
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:16 pm

    A II Liga é um campeonato de operários e empregas domésticas e o Vítor Oliveira das descidas só quer mordomos.

    Sinceramente, já sabem o que acho do clube e não me vou repetir quanto ao facto de viver de uma tradição académica que já não existe.

    Prefiro viver de um clube com história como o meu mas que está a conseguir projetar-se com um futuro risonho evitando os erros do passado.

    • Francisco Magalhães
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:37 pm

      Que tradição é que não existe? Apesar de ser organismo autónomo, tem e deve ser conotado com a trDiçao académica, as duas direções DG e OAF estão se a aproximar

  • António
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:26 pm

    A Académica não tem feito falta nenhuma à 1ª Liga, nas últimas temporadas praticou um futebol deplorável, bem pior que grande parte das equipas do escalão inferior.
    Agora se a presença do Clube na 1ª Divisão faz falta à zona de Coimbra? Sem dúvida alguma. Sou acima de tudo contra o centralismo que existe no futebol Português. O Norte do País tem conseguido nos últimos anos recuperar imensas equipas, com futebol atrativo e investimentos bem calculados (Chaves, Moreirense, Tondela são exemplos disso) e a presença de uma AAC competitiva seria óptimo para todos, agora darem tudo para subir e ficarem cá mais 2 ou 3 anos a fazer o que têm feito nas últimas temporadas não me parece positivo de todo

    • João Rodrigues
      Posted Setembro 23, 2016 at 1:47 pm

      Centralismo? Estás a falar do centralismo no norte em que grande parte das equipas são dessa região e ainda integram incompreensivelmente o Boavista na Primeira Liga? Daqui a bocado é o Gil Vicente…

      • Miguel Macedo
        Posted Setembro 23, 2016 at 2:58 pm

        Deve ser esse o centralismo que o Pinto da Costa defende. E veja-se o caso dos outros desportos/modalidades em que grande parte das equipas são do Norte, mesmo nas divisões secundárias.

    • Kafka
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:13 pm

      António

      Ou não tens noção geográfica do País, ou caiste cá em Portugal de para-quedas agora mesmo….vens falar de centralismo na 1ª divisão? quando há mais de 20 Anos que o Norte TEM SEMPRE mais equipas na 1ª divisão, do que a região de Lisboa e Zona Sul…

      Como o João Rodrigues diz, se há algum centralismo esse é do Norte que tem sempre mais de metade das equipas do Campeonato

    • Francisco Maglhães
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:32 pm

      Como adepto é sócio da Mágica desde o meu nascimento, concordo em pleno contigo. Claro que não queria descer, mas se foi para mudar a mentalidade, então ainda bem que aconteceu.

  • Miguel Fonseca
    Posted Setembro 23, 2016 at 12:31 pm

    Só uma retificação – apenas Ivanildo foi despedido. Todos os restantes ou rescindiram por mútuo acordo ou aceitaram a redução salarial.

    • Francisco Maglhães
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:31 pm

      Exato, Ivanildo não foi acrescentar nada aos 8.
      Dos 8, o único que não chegou a acordo foi o Ivanildo, sendo que inclusive alguns dos 8 têm jogado muito é bom tempo

  • Pedro
    Posted Setembro 23, 2016 at 1:33 pm

    Tivesse o Beira-Mar um estádio (definiyivo) no centro da cidade e isto nunca tinha acontecido.
    Mas para o ano já há derby novamente. Beira-Mar – académica no CNS.

    • Rodolfo
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:21 pm

      Nos nunca vamos descer tão abaixo como certos clubes…

    • Francisco Maglhães
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:29 pm

      Tens uma piada. A Briosa vai acabar mais perto da subida do que da descida

      #APAIXÃOQUENOSMOVE

    • João D
      Posted Setembro 23, 2016 at 2:41 pm

      A Académica é um clube sem futuro.

      Aveiro é uma cidade mais jovem e que tem uma Univ cada vez mais prestigiada. Coimbra vive do passado tal como o clube.

      Mais dia menos dia vai acontecer a académica o que aconteceu ao Beira-Mar.

      • Phantom
        Posted Setembro 23, 2016 at 3:03 pm

        Comparáres a Académica com o Beira Mar é como comparares o Real Madrid com o Deportivo da Corunha

      • Nuno R
        Posted Setembro 23, 2016 at 3:07 pm

        Queres mesmo comparar universidades?
        Deves pensar que a UC se esgota na porta férrea.

        Aveiro andou uns mesitos com eles apertados, à espera do que decidia a Altice.
        Felizmente tomaram a decisão “certa”, mas o pólo tecnológico da cidade não devia andar a cantar de galo.

      • Kafka
        Posted Setembro 23, 2016 at 3:56 pm

        No ranking Mundial de Universidades que saiu esta semana, referente ao Ano Lectivo de 2015/2016 a Universidade de Aveiro não esta a frente da de Coimbra, estão ambas metidas entre o posto 401 e o 500

        O Técnico em Lisboa continua a ser a melhor Universidade do País, situada entre o 351 e o 400 lugar

      • Guilherme
        Posted Setembro 23, 2016 at 10:18 pm

        Isso é para rir João? Falar de futebol é uma coisa, e mesmo assim a Académica não estará tão perto da mediocridade em que puseram o Beira-Mar. Mas comprar Coimbra com Aveiro, principalmente Universidades é confundir a beira da estrada com a estrada da beira. Não é que Coimbra esteja espectacular, mas Aveiro não é um modelo também. Mas aí esperemos que seja que é bom para todos!

    • Pedro
      Posted Setembro 23, 2016 at 7:38 pm

      Com um bocado de sorte ainda pode ser este ano na taça de Portugal. Caso os dois passem as suas eliminatórias. Podem não descer tão baixo, mas é o pior que vos pode acontecer. O Beira-mar voltou aos sócios, à cidade.
      A melhor coisa que aconteceu ao beira-mar foi ter “batido no fundo”.
      Chegamos a ter assistências de quase 7000 espectadores na segunda distrital, enchemos todos os campos pelo distrito fora.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 23, 2016 at 2:28 pm

    A Académica tem um boa oportunidade para subir. Este ano e em excepção de Portimonense e Santa Clara as equipas estão muito irregulares, por isso basta a Académica não perder muito o comboio e depois poderá esperar uma quebra do Santa Clara.

  • Jeremias
    Posted Setembro 23, 2016 at 6:11 pm

    Espero que a AAC suba o mais rápido possível… Mas se tiver que escolher entre uma mudança de mentalidade e subida… prefiro a mudança de mentalidade!

    Já agora, acho isto triste:
    Vou à terra dos meus pais que é a uns KM da cidade de Coimbra, e no café da terra tem um cartaz para as escolinhas do Benfica e não há nenhuma referência ou papel que mencione as escolinhas da AAC…

    Que se comece a mudar estas mentalidades e apostar na prata da casa e apostar no scouting….

Deixa um comentário