Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Benfica: Rafa com Covid-19

Quem deve ocupar a sua vaga? Ainda não esteve ao seu nível com Veríssimo, mas é uma baixa importante (tem sido o melhor jogador das águias esta época), ainda por cima Darwin também está fora. 

O Benfica informou que Rafa teve resultado positivo em teste COVID-19 realizado no Futebol Profissional. O extremo, internacional português, fica assim de fora do embate das meias-finais da Taça da Liga contra o Boavista.

45 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 25, 2022 at 12:44 pm

    Mais uma grande baixa, o Benfica irá entrar na Final 4 sem os seus 3 jogadores mais decisivos esta época. No entanto é para entrar com tudo, acho que este jogo é bom para colocar o 4-4-2 em campo, colocaria o Diogo Gonçalves no lugar do Rafa sobre a direita.

    • CarlosBorges
      Posted Janeiro 25, 2022 at 2:05 pm

      O Benfica não tem médios para jogar em 442, já chega de tentar o que não funciona.

      • CarlosBorges
        Posted Janeiro 25, 2022 at 2:09 pm

        Não há Renatos, Enzos, Matics ou Witsels, só pesos pluma

      • Zerobola
        Posted Janeiro 25, 2022 at 3:02 pm

        Ainda bem que dizes isso às vezes penso que estou louco de ver tanta gente a insistir no 442 e claramente não temos jogadores pra isso . Mas digo ter um 433 com linhas baixas sem pressão frente alta na frente tbm não vamos lá.

      • Tiago Silva
        Posted Janeiro 25, 2022 at 6:24 pm

        Concordo, mas estamos a falar de um jogo frente ao Boavista com muitas baixas, se apresentarmos um bloco alto e tivermos linhas de pressão bem definidas penso que neste tipo de jogos o 4-4-2 é uma boa solução. Mas estou de acordo contigo, não temos médios para jogar nesta tática com frequência.

    • deus_Ex_machina
      Posted Janeiro 25, 2022 at 2:06 pm

      Eu diria sem 4. Há que relembrar que o Lucas Veríssimo vinha sendo decisivo na defesa.

      Não estou muito optimista para o jogo de hoje, quanto mais para a final…

  • FiliGon
    Posted Janeiro 25, 2022 at 12:46 pm

    Será que vai dar o lugar ao Diogo Gonçalves? Ou vai jogar com o João Mário na direita (um pouco como fez com JJ no Sporting) e o Cebolinha fica na esquerda?

    Pessoalmente não estou convencido com o Diogo Gonçalves como suplente do Rafa.

    • RuiCosta10
      Posted Janeiro 25, 2022 at 2:18 pm

      O Diogo podia vir a ser um defesa acima da média, como extremo dificilmente terá nível para o Benfica.

  • Zerobola
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:16 pm

    Apanhou pra dar jeito ao seu mano pizzi que deve ocupar o seu lugar . Pra vergonha de todos os benfiquistas ver um jogador com o carácter de pizzi vestir a camisola do Benfica.

    • fishabc
      Posted Janeiro 25, 2022 at 2:03 pm

      Qual é o caracter do pizzi?

      • RuiCosta10
        Posted Janeiro 25, 2022 at 2:17 pm

        O caracter de alguém que coloca os seus interesses pessoais acima da equipa.

      • Zerobola
        Posted Janeiro 25, 2022 at 3:00 pm

        Se tens de perguntar desconfio do teu. Porque acha bem o que ele faz não pode ter bom carácter e não tem nada a ver com jj porque eu odeio o velho .

        • fishabc
          Posted Janeiro 25, 2022 at 3:32 pm

          Entao o que faz? eu nao sei por tou a perguntar.
          A unica coisa que sei e que é um facto, nao mera especulaçao, é que foi o unico a enfrentar um treinador que nunca deveria ter vindo depois de uma derrota humilhante no dragao, em que questionou a exibição da equipa (isto segundo quase todos os jornais mais uma vez eu nao tou la dentro nao vou especuar)

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:17 pm

    Umaro embaló é o jogador com mais capacidade no 1×1 ofensivo.

    Oportunidade para o lançar às feras.

    Éverton cebolinha é sempre menos um.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 25, 2022 at 2:17 pm

      Nao é o momento. Ainda nem calcou e nao se passam atestados assim aos outros. Se ele tivesse limpo o plantel, e fosse evidente ao dia de hoje, quem nao conta e quem conta… e o Umaro tivesse subido a A, entao estaria certo… assim nao.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 25, 2022 at 3:26 pm

      Gouveia merece muito mais

  • Filipe Ferreira
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:20 pm

    Perda importante. Sem Darwin, Rafa e Otamendi para o jogo com o Boavista (que também tem imensas baixas) e possivelmente para a final. Acho que o Diogo Gonçalves vai assumir a posição

  • Nunop
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:31 pm

    Benfica e ir a Final Four da Taça da Liga sem metade da equipa, dupla inseparável

  • Goncalo Silva
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:31 pm

    Sinceramente não vejo tanto como má notícia, já que é uma boa oportunidade para ver o que vale este Benfica de Veríssimo sem Rafa. Com Veríssimo Rafa deixou de render porque não dá largura, e por isso na prática o Benfica quase que joga com 4 médios e 0 extremos. Acho que Everton à esquerda pode fazer melhor esse papel de dar largura e à direita jogaria João Mário com Lazaro a dar a largura. Pior será contra o Sporting, onde acho que Rafa poderia causar muitos estragos a terceiro médio/segundo avançado para explorar a defesa mais lenta do Sporting. Embora mesmo nessa situação seria bem provável que o Sporting baixasse as linhas para retirar esse espaço a Rafa.

    • Filipe Ferreira
      Posted Janeiro 25, 2022 at 1:59 pm

      Por acaso acho que sem o Coates o Sporting até tem uma defesa rápida
      Assumindo que o Porro ainda não está bem fisicamente: Esgaio, Neto, Inácio, Matheus Reis e Nuno Santos, o mais lento é naturalmente o Neto e depois o Esgaio. Os outros três são bem rápidos

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 25, 2022 at 3:15 pm

      Gonçalo,

      Concordo contigo. Um extremo esquerdo a dar largura visto que Grimaldo faz movimentos interiores e um direito a fazer sobreposição ao meio e Lázaro ou Diogo Gonçalves a darem a largura e profundidade. Já tinha dito isto aquando da construção do plantel!

      Com o Sporting, talvez usar ambos os laterais, um à frente e outro atrás para isto, mas aí no meio ficam 2 para 2 e os do Sporting são bem mais intensos que Weigl e quem o acompanhar, pelo que mantinha a decisão.

      Ou então mudar para 4-3-3, com Radonjic e Everton nas alas e deixar Ramos ou Yaremchuk a pressionar os centrais, havendo um 3 para 2 no meio.

  • Stravinsky
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:37 pm

    Segundo as notícias, o Boavista tem 10 baixas, por isso não é preocupante.

    O Benfica tem jogadores para dar 4 ou 5.

    • For Dummies
      Posted Janeiro 25, 2022 at 2:51 pm

      Curioso é que em alguns jogos de certos clubes haja demasiadas notícias sobre ausências de jogadores da equipa adversária, ao contrário de outros.

  • Ramon Caetano
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:46 pm

    Os astros a alinharem-se para o Benfica nem à final da Taça da Liga ir…

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Janeiro 25, 2022 at 1:48 pm

    Vou tentar ver o jogo. É sempre fascinante ver as partidas deste Benfica. Tentar perceber como o técnico vai conjugar aquele grupo de jogadores dá sempre azo a alguma (boa) especulação.
    Darwin não está, e eu acho que é uma boa oportunidade para testar um estilo que case melhor com o Chuk. Não será fácil, creio.
    No meu entender, há no ataque o mesmo problema que existe na defesa: a presença de dois pesos pesados que, não obstante a sua valia individual, não se complementam. Falo de Ota + Vert e Chuk + Darwin.
    Dois jogadores focados no golo, com características diferentes. Nenhum é propriamente forte a criar, e o jogo fica algo “bugado”. Tem sido esta a minha leitura, mas quem sabe o tempo mostre o contrário.

    Fala-se muito no que Amorim poderia fazer com este plantel. Nunca saberemos, mas podemos sempre especular. Acredito que ele teria alguma simpatia pelo Rodrigo Pinho, na lógica de um falso nove com capacidade técnica e boa leitura de jogo. Se Amorim teria peso para fazer valer essa sua “preferência”? Duvido muito. E não é um problema específico do Benfica, é uma realidade do complexo mundo do futebol.

    Acredito que Veríssimo também esteja condicionado, e que tenha de fazer opções na lógica do negócio.
    Li algures alguém a dizer que esperava que o Veríssimo viesse limpar alguns jogadores… Sério? Que ingenuidade, meu caro. Esse tipo de decisão passa também muito pelas outras figuras de cúpula das estruturas. No Fm somos “managers”. Aqui em Portugal um treinador não tem tanto poder.

    Quanto ao onze… não espero muitas surpresas.
    O que eu gostaria de ver? Numa realidade paralela gostaria de ver Chuk e Pizzi, com Dias e Lazaro nas alas. João Mário a descansar e Bernardo com Weigl para perceber se o jovem tem pulmão e garra para defender.
    Na defesa, Gri + Vert + Ferro + Gilberto.

    Era só para tirar mais algumas notas sobre determinados jogadores.

    Que ganhe o melhor.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 25, 2022 at 3:25 pm

      O problema do Benfica parece exatamente ser os avançados. Nenhum deles casa bem com Darwin mas este tem números e não pode ser deixado de fora. Gostava que fosse testado e extremo num 4-3-3.

      Esse sistema parece ser o único capaz de beneficiar Chuk, enquanto Gonçalo Ramos me parece o único talhado para 4-4-2.

      Também acredito que Ruben apostasse em Pinho até porque é o único avançado parecido com Paulinho. Se teria coragem? Não sei mas até Jesus começou a época com Ramos na frente.

      Quanto ao Paulo Bernardo, do que mostrou para já, acho que defender e pulmão até são as suas melhores características.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Janeiro 25, 2022 at 3:50 pm

        Não é apenas uma questão de coragem, esse tipo de decisão também envolve outros elementos.
        Há treinadores que têm instruções específicas para utilizar determinados jogadores em função do que custaram ou do que podem vir a render, etc.

        O Ramos é da escola Benfica, logo tem um peso incomensuravelmente superior ao do Pinho. São situações diferentes, creio. Alguns elementos da estrutura iriam rir na cara do Amorim se ele lhes dissesse que o Rodrigo seria aposta forte.

        O Darwin tem números, é um facto, mas sem ele a equipa poderia marcar golos de uma forma mais distribuída e produzir mais caso a tática fizesse sentido. “Poderia”… estou a especular. Ninguém tira valor ao Darwin, simplesmente parece-me que as peças não encaixam lá muito bem. Vamos ver, vamos ver…

        O Chuk parece-me um homem de área, alguém que se mexe bem mas que precisa de alimento.
        Naqueles 4-4-2 de Jesus era homem para marcar muito.
        Já o Ramos… ainda não percebi. Não sei se consegue criar jogo por aí além e, apesar de histórico de matador, tem falhado nesse capítulo.

        Pizzi parece ser o jogador com mais golo naquela zona da área adversária. Nesta fase da carreira é com foco na baliza que ele parece render.

        Nunca vi o Paulo Bernardo a jogar só com o Weigl, e nesta minha proposta o Weigl seria o jogador a fazer de João Mário. Portanto, seria interessante ver até que ponto o rapaz sujaria os calções a valer.

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 25, 2022 at 6:20 pm

      Totalmente de acordo em relação ao ataque, aconselho-te a ver um vídeo da página Lateral Esquerdo que fala exatamente nisso. O Darwin e o Yaremchuk são jogadores diferentes, mas ambos fazem movimentos muito parecidos jogando como dupla, há uma clara falta de coordenação entre eles, algo que não acontece por exemplo no Sporting, onde os 3 avançados estão sempre muito bem coordenados.

      Vejo 2 opções: ou colocar o Darwin como extremo e o Yaremchuk como avançado que precisa de ser alimentado (possivelmente pelos 2 médios numa espécie de 4-3-3) ou se quisermos manter o 4-4-2, terá que jogar o Gonçalo Ramos com um deles. Para este jogo gostaria de testar uma dupla com Gonçalo Ramos e Yaremchuk, até porque o ucraniano é um jogador que joga melhor em apoio sem retirar alguns movimentos em profundidade e que casa melhor com o Ramos que gosta de aparecer mais entrelinhas para se poder associar com os colegas.

      Quanto a Darwin, percebo o teu ponto e concordo. Será muito difícil tirá-lo do XI quando ele tem mais golos do que o resto do ataque todo junto.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Janeiro 25, 2022 at 2:01 pm

    Além das possibilidades já mencionadas, pode ser uma oportunidade para testar o Radonjic. Certo que ainda nada mostrou cá, mas é bom jogador, veloz, e acredito que seria o mais “proximo” de Rafa…

  • BENFICA36
    Posted Janeiro 25, 2022 at 2:07 pm

    Vlachodimos

    Lázaro
    Morato
    Vertonghen
    Grimaldo

    Paulo Bernardo
    Weigl
    João Mário

    Diogo Goncalves
    Gonçalo Ramos
    Everton

    Ou

    Vlachodimos

    Lázaro
    Morato
    Vertonghen
    Grimaldo

    Diogo Goncalves
    Meite
    Weigl
    Everton

    Gonçalo Ramos
    Yaremchuk

    Ou

    Vlachodimos

    Gilberto
    Morato
    Vertonghen
    Grimaldo

    Lázaro
    Weigl
    Paulo Bernardo
    Everton

    Gonçalo Ramos
    Yaremchuk

    Tantas opções.

  • MegaBadjeras
    Posted Janeiro 25, 2022 at 2:32 pm

    Se houvesse coragem e visão seria o Tiago Gouveia.

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 25, 2022 at 6:10 pm

      Primeiro ainda seria o Umaro Embaló, mas adoro o Tiago Gouveia e acho que ambos têm potencial para fazerem parte do plantel principal pelo menos até ao próximo ano.

  • Mantorras
    Posted Janeiro 25, 2022 at 2:43 pm

    Ody
    Gilberto Vertonghen Morato Valentino
    Diogo Bernardo Weigl Nemanja
    Goncalo
    Yaremchuk

    A taca da liga é mais para experimentar que outra coisa.

  • offtopicguy93
    Posted Janeiro 25, 2022 at 3:01 pm

    Os rivais perdem o coates ou o pepe e cai o Carmo e a trindade, começam logo a dizer que a equipa se vai ressentir, que não vao jogar o mesmo, enfim desculpas… o rafa fica indisponível e vejo isto como uma oportunidade para outros jogadores aparecerem, nomeadamente radonjic e uma possível chamada de umaro embalo (que já vem merecendo alguma confiança). A época está quase perdida, a não ser que sporting continue a perder pontos e nos permita fazer um sensacional segundo lugar mesmo com meia época de avanço, portanto há que apostar nos valores da casa e deixarem se de desculpas! Há muito material para se trabalhar na formação, já apareceram jogadores como Renato, felix, Ruben, cancelo, Bernardo, já se potenciaram jogadores como matic, enzo, Rodrigo e Ramires podemos perfeitamente voltar a esse registo e voltar aos títulos! Não há clube com mais potencial que o benfica, mas não basta a teoria, tem que se meter mãos à obra e trabalhar, dar ao cabedal!

    Para este jogo, alinhava:
    Ody
    Valentino vertong morato grimaldo
    Weigl paulo joaoM
    Radonjic goncalo everton

  • Neville Longbottom
    Posted Janeiro 25, 2022 at 3:11 pm

    O Benfica pode ter muitos problemas, Petit é craque dos bancos, vai fazer vida negra seja com que jogadores tiver.

    No entanto, acho que com maior ou menor dificuldade, o Benfica acabará por passar.

    SL

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Janeiro 25, 2022 at 4:39 pm

      O Petit perdeu todos os jogos com o Benfica na carreira. 13 jogos, 13 derrotas, 3 golos marcados e 34 sofridos.

      • Goncalo Silva
        Posted Janeiro 25, 2022 at 6:27 pm

        No entanto o Petit nunca teve tanta matéria prima como agora e nunca defrontou um Benfica tão fraco como este. Vamos lá ver se é desta a exceção à regra.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Janeiro 25, 2022 at 6:47 pm

        Pouquíssimos serão os treinadores sem ser dos outros 3 clubes mais fortes (FCP, SCP e Braga) que em treze jogos não perderam 11 ou 12 ou mesmo 13 jogos e levaram umas cabazadas (contra os 3 grandes), mas o Armando é especial… O próprio SCP, se te deres ao trabalho de analisar os confrontos com o Benfica (excepto, claro, estas vitórias como Amorim) verás que tem tido periodos de longas secas para ganhar ao Benfica com várias derrotas e um ou ouro empate pelo meio… E é o SCP, com muitos mais recursos que as equipas que o Petit treinou…

        • Neville Longbottom
          Posted Janeiro 25, 2022 at 7:44 pm

          Por muito que aplauda o teu argumento isso não é verdade.

          O Sporting esteve sem ganhar ao Benfica em Alvalade de 2012 a 2021, mas nesse período registou vários empates (1-1 em 13/14, 1-1 em 14/15, 1-1- em 16/17, 0-0- em 17/18), tendo eliminado o Benfica da Taça por 2-1 em 15/16 e 1-0 em 18/19). Na Luz ganhamos 3-0 e recentemente 3-1. E também ganhámos a super taça em 15/16 por 1-0.

          Como vês, isso foi construído por alguém que se baseou em: “o Sporting já não ganha ao Benfica há imenso tempo em Alvalade”. Está muito longe de ser 13 derrotas em 13 jogos. Nenhuma equipa (salvo o Porto obviamente) tem estes registos contra o Benfica, muito menos o Petit que perdeu sempre.

          O que eu quero dizer é que isso vale pouco dentro das 4 linhas. Só isso.

          SL

      • thiago97
        Posted Janeiro 25, 2022 at 7:12 pm

        Será já recorde do Guinness ou ainda não ??

      • Neville Longbottom
        Posted Janeiro 25, 2022 at 7:40 pm

        Não consigo ver o que queres dizer com isso. Que a história há-de repetir-se para sempre? Para mim isso vale muito pouco quando a bola rolar, estatísticas e histórias.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 25, 2022 at 3:12 pm

    Nos jogos da taça da liga é sempre obrigatório começar o jogo com pelo menos 2 jogadores formados no clube no 11 titular com menos de 21 anos não é verdade?

    Do lado do Benfica acredito que sejam o paulo bernardo e o gonçalo ramos de início.

    Já do lado do Boavista é que não abundam soluções porque quase que não querem saber da formação para nada. A não ser que estejam com a corda na garganta e precisem de fazer dinheiro rápido vendendo ativos.

    Talvez tiago morais e guito madureira de início.

    • Sodogodo
      Posted Janeiro 25, 2022 at 4:59 pm

      O Boavista tem no plantel Tiago Morais, Malheiro, Luís Santos, João Gonçalves e Francisco Pereira. 5 jogadores da formação. E tem convocado Guito dos juniores, mais o Berna que já esteve no banco de um jogo da Liga este ano. Levou também para Leiria, o Joel Silva e Martim (que veio este ano do Porto), ambos dos juniores, além do Flores que tem sido o 4º redes e treinado com a equipa principal apesar de não estar inscrito. O que não faltam são miúdos formados no Bessa no plantel. Não faço ideia do que falas.

      • Manel Ferreira
        Posted Janeiro 25, 2022 at 5:50 pm

        Não fazes tu ideia, nem ele faz. Tem piada que 95% dos posts dele são sobre formação e depois não está minimamente informado sobre o que os clubes fazem nesse aspeto. Este até deve ser a época em que temos mais miudagem da formação no plantel. Mas ir ao Zerozero dá muito trabalho, ele tem muitos jogos dos sub-23 do Anadia para ver…
        E não, não é nada obrigatório começar o jogo com dois formados no 11 inicial, pelo menos nos grupos não foi.

        Em relação ao jogo, esta baixa ajuda-nos um bocadinho, mas a diferença de ataque do Benfica para a nossa defesa “remendada” (no pun intended) continua a ser brutal. Curioso para ver o que o Petit vai apresentar, tenho sempre algum medo de lançar num jogo destes um miúdo sem qualquer experiência de futebol sénior, por muito promissor que seja. Talvez meta o Reymão ao lado de Abascal e Filipe Ferreira.

        • Antonio Clismo
          Posted Janeiro 25, 2022 at 7:57 pm

          O Boavista. Aquele clube que aposta tanto na formação que entra em campo com 11 estrangeiros jogo sim… jogo sim.

Deixa um comentário