Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga Europa: Lyon no caminho do FC Porto

Ao alcance dos dragões? O Lyon tem sido muito de 8 ao 80, daí a má classificação, mas nas últimas semanas melhorou e com Paquetá, Aouar ou Caqueret é sempre uma equipa temível. Ainda por cima há experiência em Boateng e Anthony Lopes. No entanto o setor defensivo comete erros com facilidade, algo que os azuis e brancos podem aproveitar, e a nível geral a equipa apaga-se com facilidade, sendo que acusa muito quando está em desvantagem.

O FC Porto vai medir forças com o Lyon nos oitavos-de-final da Liga Europa. A 1.ª mão será no Dragão a 9 de Maio. Recorde-se que os Gones ocupam o 8.º lugar na Ligue 1.

42 Comentários

  • Kazamatsuri
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:20 am

    O FC Porto tem equipa para eliminar o Lyon e com aquela competitividade que o Sérgio Conceição impõe na sua equipa nestes jogos, o FC Porto é favorito a passar esta eliminatória. Porto é um dos candidatos a vencer a Liga Europa.

    Saudações Leoninas

    • Mike.Alvez
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:55 am

      É Candidato mas não é favorito a meu ver.
      SL

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:56 am

      O Lyon também tem equipa para eliminar o Porto, pelo que será uma jornada de tripla como foi a anterior (passou o Porto como podia ter passado a Lázio).

      Sobre favoritos, Atalanta, Leverkussen, Sevilla, Barcelona e até Leipzig são mais favoritos que nós! Mas enquanto andarmos lá somos candidatos a vencer, tal como todos os outros.

      A bem do campeonato, espero que deixem esta competição para 2º lugar!

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:21 am

    O lyon até parece mais acessível do que a Lazio, a meu ver

  • Tiago Cardoso
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:22 am

    O Lyon está ao alcance do FC Porto. Mas vai ser uma eliminatória bem renhida!

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:24 am

    A equipa que queria evitar era o Leverkussen. Após este, seria West Ham e Lyon, pelo que o sorteio não foi muito favorável.

    O plantel do Lyon tem mais valor do que aquilo que tem demonstrado pelo que será um jogo complicado. Não é uma equipa de marcar muitos golos mas existem valores como Ekambi, Paquetá, Dembelé que nos irão criar muitos problemas. O seu ponto fraco é a defesa que apesar de ter grandes nomes sofre muitos golos (por exemplo, nos últimos 15 jogos, sofreu golos em 10).

    Eu diria que irá ser equilibrado como a eliminatória anterior, atribuído 50-50 de possibilidade de passar, apesar de em termos históricos termos uma ligeira vantagem.

  • Tiago Peixoto
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:29 am

    Podia ter sido mais difícil (Leverkusen), mas em conjunto com o West Ham, eram o patamar a seguir mais difícil.

    Ainda assim, apesar de ter excelentes individualidades, tal como Aouar, Paqueta, Toko Ekambi, Denayer, Dembele, entre outros, estão apenas em 8.º na Ligue 1 e acho que estão ao nosso alcance (se fosse na Champions estava muito confiante, na LE, a mentalidade é outra infelizmente). Ainda assim eliminaram a Juve e o City recentemente, não são um adversário qualquer.

    Veremos, diria que vão ser 2 bons jogos.

  • Pormenor Tatico
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:53 am

    Tudo a conjugar-se para o Sporting ser bicampeão, a estrelinha do Rúben não falha!!!

    Porto é o mais fraco dos últimos anos, mas esta Liga Europa está tão fraca que podem chegar ás meias, o que irá provocar maior desgaste físico e o Porto não tem plantel para tudo.

    É um mistério como o Porto têm só 3 empates com uma defesa tão fraca, já nem falo dos casos covid.

    • Apessoa
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:08 pm

      A diferença a meu ver, é q marca mais golos que o passado em que tinha o Marega como referência ofensiva. A defesa é pior, mas o ataque é muito melhor ( Quando tinha o Diaz então a diferença era gigante com o passado).

    • JonySilva
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:31 pm

      Dizer que esta liga Europa esta tao fraca num ano em que até parece estar bem competitiva e com nivel champions é brincadeira!
      Talvez também porque vem de um adepto de uma equipa que na 1º mao da champions demonstrou 0 de competitividade e andamento para isto.
      É o que temos, tudo é usado para descredibilizar e tirar mérito ao trabalho feito pela equipa do FCP e pelo seu treinador.

      • Apessoa
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:59 pm

        Até porque Dortmund, Barcelona, Leipzig, Porto, Atalanta, estiveram no ano passado nos oitavos da Champions e este ano esta o Lille, Salzburg, ou mesmo o Sporting que tem zero historico na competição. Pelos clubes esta Liga Europa é das mais fortes dos ultimos anos.

    • paulosousaw
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:35 pm

      Os teus comentários são pérolas, deviam criar um espaço só teu neste blog.
      A LE é muito fraca mesmo, nem tem o Barcelona, Leipzig, Atalanta, Porto, etc.
      Secalhar quando a final foi Zenit x Rangers era mais forte.
      Aconselho o senhor Proença já a deixar a taça e as medalhas em Alvalade. Mas com ponderação pois o Sporting tem grandes possibilidades de passar frente ao City e aí perder a nível físico para o Porto.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:19 pm

        O Sporting tem grandes possibilidades de passar frente ao City? Ou era para achincalhar?

    • Dragão em Lx
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:39 pm

      Se estas previsões estiveram tão certas como as últimas, o Porto vai ser campeão e não passa dos quartos da Liga Europa.

      Depois, duas perguntas. Uma Liga Europa com Barça, Atalanta, Sevilha, Leverkusen, West Ham, Leipzig, etc., é fraca? Se o Porto é tão fraco, o que será o Sporting que vai 6 pontos atrás?

      Continua o deslumbramento com um campeonato ao fim de 20 anos.

  • Mike.Alvez
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:54 am

    Candidato sim, Favorito não

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 11:56 am

    Se contra a Lazio acreditava que o Porto era favorito, agora acho que é mesmo 50/50. O Porto como equipa é superior, está melhor, mas o Lyon já nos habituou a surpresas nas competições europeias, há pouco tempo eliminaram o City da Champions com categoria (apesar de ter sido uma eliminatória a 1 mão). Acredito que o Porto acabe por passar. São duas equipas com bons ataques, jogadores tecnicistas mas defesas que deixam a desejar.

    Como Sportinguista só tenho pena que o jogo seja já ali em França e não tenham que viajar a Europa quase toda ahah. De resto, espero que passem a eliminatória

  • Cljool
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:01 pm

    Excelente sorteio para a comunidade portuguesa na frança e suiça.

  • BrunoAlves16
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:05 pm

    Porto com ligeiro favoritismo. Ainda assim adversário de respeito que conta nas suas fileiras com individualidades como Paquetá e Aouar no meio campo (superior à Lázio neste capítulo) e Dembele e Ekambi na frente (aqui inferior aos romanos). Tal como os italianos pecam muito no sector recuado, um pouco marca de água de Peter Bosz.
    Acho que o Porto passa.

    • Oakander10
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:26 pm

      Paquetá e Aouar será um meio campo superior a Savic e Luís Alberto? É bastante discutível…

      • BrunoAlves16
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 2:13 pm

        Acho Paqueta superior a Milinkovic-Savic e com Aouar no miolo parece-me superior ao meio campo da Lazio, vendo Luis Alberto mais como MO/SA. Mas é sempre discutível claro.
        No ataque sim a Lazio tem melhores argumentos, parece-me pacífico. O Lyon é muito irregular e nesta fase sucumbe muito à pressão, parece-me que o Porto tem boas hipóteses

        • FMSM
          Posted Fevereiro 25, 2022 at 5:45 pm

          Acho que devias comparar o Paqueta com o Luis Alberto, tem pouco a ver como jogador com o Savic. Agora concordo que não é assim táo simples de dizer que um meio-campo é mais forte que o outro

  • GoldenFCP
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:20 pm

    Este ano nao há a lenga lenga dos sorteios faceis para desmerecer o percurso europeu do FC Porto. Apanhamos Milan,Liverpool e Atletico na champions e na LE ja apanhamos a Lazio e agora levamos com o Lyon

    • henry14
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 2:04 pm

      Golden concordo com quase tudo. Este ano tiveram sorteios fodidos, mesmo a Lazio que muita gente subestimou acho que é uma excelente equipa. Agora este Lyon? 8º classificado da liga francesa?? É verdade que havia 2 ou 3 equipas mais acessíveis mas vais ver que se vão safar na boa. Este Lyon é bem fraquinho, já perdi várias apostas à pala destes banais que atualmente de grande só têm mesmo o nome.

      Abraço

      • GoldenFCP
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 7:11 pm

        A Lazio é bem superior ao Lyon, concordo. Mas o Lyon tem grandes jogadores e vai-se focar nisto a 100%. Prevejo dificuldades, ainda para mais o SC tem rodado sempre na LE, antevendo que nao está a dar grande importancia á competiçao e a equipa anda muito sobrecarregada
        Abraço

  • Oakander10
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:25 pm

    Ao contrário daquilo que parece ser a opinião geral, acho que a Lazio era bem mais difícil do que este Lyon. Embora seja verdade que a Lazio também tem estado mal no campeonato, continuam a ter alguns jogadores que são (ou ainda eram recentemente) autênticas estrelas, como Immobile, Savic ou Luís Alberto e um treinador mais conceituado.

    O Lyon é o 9° pior ataque da liga e apenas a 9° melhor defesa, números que justificam plenamente o 8° lugar que ocupam. Têm um bom guarda-redes e um bom meio campo, mas a defesa e o ataque deixam a desejar, principalmente em número de opções. Além disso, o próprio ambiente e a deslocação aquando do jogo fora são mais tranquilos.

    No entanto, o Porto não pode ser um Porto na sua máxima força nesta Liga Europa, caso não queira hipotecar o objetivo principal. Jogadores como Marchesin, Grujic, Pepê, Toni Martinez, Galeno ou até Bruno Costa e Ruben Semedo vão ter de aparecer mais e em melhor rendimento do que o fizeram até agora.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:47 pm

      O plantel do Lyon vale 316M, o da Lazio vale 267M.

      Num onze combinado, diria que prefiro os laterais do Lyon, os centrais da Lazio, o ponta de lança da Lazio e o resto seja à vontade do freguês.

      Um meio campo com Luis Alberto, Lucas Leiva e Savic é melhor que Aouar, Ndombéle e Paquetá? Não sei até que ponto. Então em profundidade nesta zona, obviamente o Lyon.

      A Lázio também é a 9ª melhor defesa e isso não fez com que o Porto criasse oportunidades em catapulta!

      Sobre o Porto e quem tem que aparecer, concordo!

      • Oakander10
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 2:09 pm

        O valor das equipas é uma má ferramenta para se diferenciar o valor delas neste caso. Basta ver que há uma diferença de quase 3 anos na média etária das duas equipas e que no Top-10 dos jogadores mais valiosos do Lyon só 2 jogadores têm mais do que 25 anos. É um plantel mais jovem, logo mais valioso. Não significa melhor em termos atuais.
        O meio campo do Lyon até pode ser equilibrado ao da Lazio, mas o ataque dos italianos é muito melhor por exemplo…

        • Francisco Ramos
          Posted Fevereiro 25, 2022 at 4:01 pm

          Não considero uma má ferramenta, não pode é ser usada em isolado. Daí ter descriminado os jogadores pelas quais o valor global é o que é.

          Sobre o ataque, considero que a Lazio tem um melhor PL (de longe e ontem notou-se a diferença). Mas o melhor extremo em termos de rentabilidade é Ekambi, do outro lado aquele que mais me agradou foi Zaccagni (e nem o conhecia). Tal como Faivre tem surpreendido no lado francês. Logo não sei se tem o melhor ataque na globalidade.

          E mesmo na defesa, onde estão os melhores laterais? Não serão Dubois e Emerson? Mesmo nos centrais, tirando Luiz Filipe, foi uma casa a arder (como a nossa), tanto que de todos o mais pretendido até é Denayer! Já na baliza Anthony Lopes, já foi nomeado para a equipa ideal da Liga dos Campeões e tudo, fora as vezes que foi eleito o melhor guarda redes do campeonato.

          E em termos de valores individuais, os jovens do Lyon tendem a pender a balança para um lado, mas os 70M do Savic tende a pender para o outro.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:17 pm

      O Porto tem mais 6 pontos que o segundo classificado tem já os 2 jogos feitos com este. Se não pode lutar pela LE nestas condições, só o pode fazer am anos como os do Mourinho ou AVB.

      SL

      • Oakander10
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 2:16 pm

        Não deixa de poder lutar pela Liga Europa alternando a equipa. Ontem jogou no Olímpico de Roma com Bruno Costa e Zaidu a laterais e Toni Martinez a ponta de lança… Os restantes suplentes não são piores do que isto.

  • Hugorr
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 12:47 pm

    Podia ter sido pior, mas não será fácil, de todo.

    Espero é que continuem a levar o campeonato como prioridade máxima, fazendo alguma gestão nesta eliminatória, nunca abdicando da mesma, mas tendo em consideração de que o que interessa é vencer o campeonato.

    Cumprimentos

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:01 pm

    Algum azar para o Porto, no entanto é uma equipa bem possível de eliminar, diria que o Porto até tem um ligeiro favoritismo. Este Lyon tem alguns craques no meio-campo (Caqueret, Ndombele, Aouar, Paquetá ou mesmo Cherki), mas parece-me que a defesa treme muito e não é uma equipa mentalmente muito forte. O Porto só tem que ser igual a si próprio, pressionar alto e jogar de forma intensa de forma a encostar o Lyon atrás e retirar espaço e bola aos criativos do Lyon, em termos de encaixe de modelos de jogo, o Porto está por cima. Diria que vai ser uma eliminatória emocionante e ainda assim difícil para o Porto.

  • Neville Longbottom
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:21 pm

    O Porto tem equipa para seguir em frente e não estou a ver nenhuma equipa claramente superior no resto da competição. Atalanta e Sevilla talvez, mas Porto pode perfeitamente elimina-los.

    SL

    • MagISCO
      Posted Fevereiro 25, 2022 at 3:17 pm

      O Barcelona é claramente superior. Individualmente nem há comparação, nenhum jogador do Porto era titular no Barça. E agora com Xavi, a tendência tem sido sempre a crescer coletivamente e parece-me que assim vai continuar.

      • Tiago Peixoto
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 7:22 pm

        Exato, neste momento, o Barça é o principal candidato, sem dúvida.
        Com as contratações de janeiro e assimilação por parte do plantel das ideias do Xavi, tudo mudou na Catalunha. Parecem uma equipa diferente, estão a jogar um futebol anos-luz melhor que há uns meses.

      • henry14
        Posted Fevereiro 25, 2022 at 8:36 pm

        Vocês nem parecem portistas!! Os portistas que eu conheço são extremamente confiantes. Tão confiantes que por norma se tornam arrogantes e é por isso que eu não consigo gostar da maioria de adeptos do porto (da malta do blog tenho pouco a dizer porque até me parecem bastante razoáveis e “porreiros”).
        Ninguém do porto calça neste Barcelona???
        Como se o Barcelona fosse atualmente um colosso. Vocês já não jogam com maregas e sergios Oliveiras, agora jogam com Vitinha, Fábio Vieira e Evanilson. Vocês e o Barcelona são 2 dos 3 candidatos a ganhar a liga Europa. Não sei qual é a dúvida. Não são tão fortes como às vezes querem fazer crer, mas são a par do Barcelona uma equipa de Champions. Podes dizer isso de mais alguma equipa que esteja presente? Só se for o Sevilha.

        • MagISCO
          Posted Fevereiro 26, 2022 at 12:07 pm

          A 1a parte do comentário não tem lógica, nem vou responder.
          Depois, sim, nenhum do Porto calça neste Barça. Falas do Vtinha. Excelente, mas não é melhor do que o De Jong. Fábio Vieira. Fenomenal, mas não é melhor do que o Pedri. Evanilson. Muito bom, mas não é superior ao Aubameyang neste momento. Portanto, dás 3 exemplos de jogadores claramente inferiores aos do Barcelona.
          Depois, ”não são tão fortes como querem fazer crer”, quando aqui no blog não encontras um único portista a dizer que vamos ganhar a Liga Europa ou que somos favoritos sequer.
          No máximo dizem que somos a melhor equipa em Portugal e até aqui temos sido
          Posso. Leverkusen tem equipa para nos eliminar, assim como Leipzig, Atalanta e West Ham e o próprio Bétis tem estado em grande forma. Dizer que somos claramente superiores a estes, é só para depois dar a entender que fomos um fracasso

          • henry14
            Posted Fevereiro 27, 2022 at 2:31 pm

            Pronto ok. O Porto é apenas o 8º clube com mais possibilidades de ganhar a liga europa. Se por acaso acontecer é um feito inacreditável de Sérgio Conceição. É esta a narrativa que desejas? Ok.
            Ainda estou para ver se este Barcelona será assim tão forte como falam. Para mim não é certo sequer que fiquem no top 4.
            Agora vamos à parte de “quando aqui no blog não encontra um único portista…”. Tens que perceber que o mundo não gira à volta apenas deste blog e que obviamente me referia ao universo portista no geral. Não acabei de dizer que curto os portistas aqui do blog?
            Mas pronto, dou-te um desconto. Tu na ânsia de endeusares este super colosso Barcelona, Leipzig, Leverkusen, Atalanta perdeste algum discernimento, tranquilo.

            Agora pego na tua frase e meto-a ao contrário. Tás aí a valorizar bué estas equipas para depois sacudir responsabilidades. Se Conceição ganha é um génio, se perde “ah e tal quantos jogadores nosso é que seriam titulares no Barcelona, no Atalanta e leverkusen?”
            Pensei que conversa de coitadinho era noutros clubes.

  • jolasdasagres
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:36 pm

    Gostaria que acabasse por vencer umas das equipas alemãs, bundesliga e o campeonato que mais acompanho, que mais me fascina ( a par da premier league claro), no entanto a falta de solidez defensiva, vertigem e o all out attack caracteristico destas equipas, em provas a eliminar e confrontadas com a “matreirice” das equipas do sul da europa torna-o dificil.
    Adoro ver este Leverkusen jogar, a mota do Frimpong pelo lado direito (cansa ver os km que o homem faz em sprint a cada jogo), a classe do Bellarabi, irreverencia do Diaby e claro as duas jóias Schick e Wirtz (proximo havertz?).
    Do outro lado vai estar a Atalanta sem o seu melhor jogador Zapata e Muriel tambem ele lesionado. Boga não me convence, a lesão prejudicou-o imenso e estes ultimos tempos de sassuolo foram decepcionantes, fiquei surpreendido por ter custado tanto dinheiro. Espero que renasça porque é fascinante se voltar ao boga de 2019. Mas quem tem malinovski nesta forma….
    Uma coisa é certa serão dois jogos que não vou perder.

  • Xyeh
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:42 pm

    O FCP com as casas que tem dado na defesa vai para este jogo num 50-50, o Lyon é sempre uma equipa complicada nas competições europeias.

  • henry14
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 1:58 pm

    O 8º classificado da Ligue 1??
    Porto vai passar isto com relativa facilidade, não sei qual é a dúvida. A Lazio é bem mais forte que este Lyon. Lyon esse, que já não tem Depay ou Bruno Guimarães.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 25, 2022 at 3:17 pm

    O Lyon já teve melhor equipa do que tem esta época (as saídas de Bruno Guimarães e Depay são importantes) e a época não tem sido a melhor. Se eliminamos a Lazio temos capacidade para eliminar o Lyon também portanto acaba por ser um sorteio aceitável e temos todas as condições para seguir em frente. Isto não significa que não tenhamos que estar 100% focados e dar o máximo, isso tem que ser sempre e nunca menosprezar o adversário. Assim como não significa que o Lyon não tenha as suas chances e não vá ser capaz de equilibrar a eliminatória, é uma boa equipa. Mas está longe de ser um desafio impossível. Mas diria 55-45 para nós.

Deixa um comentário