Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Bruma, Podence, Empis, Rony Lopes e Domingos Duarte chamados aos sub-21

vtElementos como Bruma, Gonçalo Guedes e Rúben Semedo já tem nível de selecção AA, ainda por cima são chamados para jogos que deviam servir para testar novos elementos; As laterais, com Cancelo na AA e Rafa queimado (Rui Jorge não perdoou), são neste momento o principal problema destes sub-21, bem como a ausência de um avançado centro nesta lista.

O Selecionador Nacional sub-21, Rui Jorge, divulgou a lista de convocados para os derradeiros encontros de qualificação para o Campeonato da Europa Polónia 2017. A Equipa das Quinas, que já garantiu a presença na fase final, irá jogar diante da Hungria no dia 6 de outubro e com o Liechtenstein, a 11 de outubro. Domingos Duarte (Belenenses), Pedro Empis (Sporting) e Daniel Podence (Moreirense) estreiam-se no sub-21, já elementos como Rony Lopes ou Bruma estão de regresso.

Convocados de Rui Jorge:
Guarda-redes: André Moreira (Atlético Madrid), Bruno Varela (Vitória FC) e Miguel Silva (Vitória SC)
Defesas: Domingos Duarte (Belenenses), Edgar Ié (Villarreal CF), Fernando Fonseca (FC Porto), Rebocho (Moreirense), Rúben Semedo (Sporting), Simão Azevedo (SC Braga) e Tobias Figueiredo (CD Nacional);
Médios: André Horta (Benfica), Bruno Fernandes (Sampdória), Francisco Geraldes (Moreirense FC), João Carvalho (Benfica), João Teixeira (Wolverhampton), Rony Lopes (Lille Olympique), Pedro Empis (Sporting) e Rúben Neves (FC Porto);
Avançados: Bruma (Galatasaray), Daniel Podence (Moreirense), Diogo Jota (FC Porto), Gonçalo Guedes (Benfica) e Ricardo Horta (SC Braga).

50 Comentários

  • Carlos Marinho
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:32 pm

    Porquê que o Rafa está queimado ?

    • Maradona
      Posted Setembro 29, 2016 at 12:42 pm

      Porque escassos minutos antes do Rui Jorge anunciar a convocatória em directo, o jogador foi impedido de ir. Não sei se houve algum esclarecimento sobre isto, nem sei se a “culpa” do próprio jogador ou do Porto.
      Agora em termos de selcção A, este jogador bem pode esperar sentado. Guerreiro e Antunes para o imediato, Mário Rui estará apto lá para Março e Coentrão está de volta ao activo.

      • Artur Matias
        Posted Setembro 29, 2016 at 1:30 pm

        Coentrão? Já acabou para o futebol. O Rui Jorge a mostrar a verdadeira face. Exatamente o contrário do que Fernando Santos fez quando chegou.

  • Miguel Machado
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:35 pm

    Porque dizem que o Rafa está queimado?
    Por causa dos jogos olimpicos?

  • chemahatma
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:37 pm

    Se salientar os 3 centrais do Sporting CP

  • Manuel Ferreira
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:37 pm

    Rafa foi o único jogador a recusar ir aos Olímpicos? Deve ter acontecido algo mais que não se sabe…de resto vamos sem PL, o Paciência está lesionado? Ainda assim, grande selecção

  • Zé Rodrigues
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:46 pm

    Há jogadores que merecem este tratamento do Rui Jorge, mas o Rafa não creio que fosse um deles. Ele não teve culpa, a transferencia para o Rio Ave fez-se no dia da convocatória e impossibilitou assim a sua chamada, devido aos jogos europeus do Rio Ave.

  • maigo
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:51 pm

    O rafa não recusou os jogos olímpicos … o clube neste caso o R.Ave por ter a qualificação da liga europa impediu o jogador de ir como aconteceu com muitos outros casos iguais.
    Mas pronto ele ficou atravessado ao Rui Jorge pelos vistos que só mostra a sua classe com atitudes do género, chamando 2linhas e fazendo favores a terceiros.

  • Rui Jorge
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:56 pm

    Rui Jorge a queimar o único lateral esquerdo desta geração. Anseio para encontrar esta geração da Espanha, Inglaterra e França e serem humilhados

    • miguel
      Posted Setembro 29, 2016 at 1:03 pm

      Como no ultimo europeu?

    • Tiago Pereira
      Posted Setembro 29, 2016 at 1:04 pm

      Comentário tão pequenino… Não só porque não estás a falar do Maradona, como não sabes o que se passou. O jogador deu o consentimento para ser excluído da convocatória 15 minutos antes! Só faltava informarem o Rui Jorge quando ele estava a anunciar a convocatória.
      De certeza que eras daqueles que querias que Portugal fosse humilhado por levar o Éder e no final de contas acabaste a festejar…

      • Rui Sousa
        Posted Setembro 29, 2016 at 2:02 pm

        Desconheço o que se passou realmente nos bastidores, assim a grande maioria de nós desconhecerá, mas (na minha ótica) o mais provável que o tenha feito com instruções explícitas do clube. Sendo com 15min ou 15 dias de antecedência, o jogador NUNCA pode ser prejudicado se for esse o caso, uma vez que não tem cabimento nenhum.

        Cumps

        • chemahatma
          Posted Setembro 29, 2016 at 2:18 pm

          Para ele só ter sido retirado em cima de hora houve algo mais.
          Ao longo dos dias vários jogadores iam dizendo que não , até que minutos antes o Rafa diz que não vai, gosto do jogador, mas é atitude para o Rui Jorge deixar de contar com ele.

          • Rui Sousa
            Posted Setembro 29, 2016 at 2:38 pm

            Então mas se foi o clube que o obrigou a renunciar à Seleção (assumindo essa premissa), que culpa tem ele, e porque deveria ser prejudicado?

            Cumps

          • Rui Sousa
            Posted Setembro 29, 2016 at 2:50 pm

            Aliás, o Rui Jorge condenou publicamente o único jogador (na teoria) que recusou ir por ele por ainda não sentir a 100% fisicamente para representar Portugal, não me parece que tivesse problemas em fazer o mesmo com outros jogadores…

    • Pedro Gonçalves
      Posted Setembro 29, 2016 at 2:45 pm

      Único lateral esquerdo da geração? Então e o Rebocho? Tudo bem que teve uma lesão prolongada, mas tem qualidade

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 30, 2016 at 3:48 am

      O Rui Jorge não é estúpido. Com certeza o Rafa terá algumas culpas no cartório. Ou achas que o selecionador preferia abdicar de um bom jogador para queimá-lo sem ele ter tido culpa nenhuma? É que nem para castigar o Rio Ave esse argumento serve, já que o jogador fica fresquinho para os jogos do campeonato (e o Rio Ave não precisa de o valorizar para nada, o jogador não lhes pertence).

      Com este hipotético “castigo” o Rio Ave esfrega as mãos de contente e o Rafa lixa-se. Qual o sentido, se a culpa (pelo menos parcial) não foi do jogador?

      O Rui Jorge seria um valente urso se tivesse essa atitude.

  • FGomes
    Posted Setembro 29, 2016 at 12:59 pm

    Não sabia dessa “queimadela” do Rafa. É uma perda. Sooner or later a coisa recompõe-se. Relembro que o Pedro Empis é lateral (embora no Sporting B tenha vindo a jogar mais à frente). Saliento apenas a falta de um PL, again. O Gonçalo Paciência estava indisponível?
    Confesso o meu desconhecimento sobre quem é o Simão Azevedo, do Braga. É filho do ex-Braga José Nuno Azevedo?
    De resto, destaco também a qualidade desta seleção, penso que ao contrário do que muitos auguravam aqui há uns anos em relação ao futuro do futebol português, podemos estar descansados que continuam a surgir bons valores, fruto da qualidade inata e do cada vez melhor trabalho desenvolvido pelos clubes (não só pelos grandes).

  • João D
    Posted Setembro 29, 2016 at 1:07 pm

    O Rui Jorge está a dar um tiro nos pés a fazer uma ” Bentice” com o Rafa. Nenhum DE se aproxima dele em termos de qualidade.

  • Lucky Luciano
    Posted Setembro 29, 2016 at 1:11 pm

    Rui Pedro podia ter sido chamado para ponta de lança.

    Há aqui jogadores como Fernando Fonseca, João Teixeira, Ricardo Horta, Bruno Varela, Edgar Ié, que não tem sentido estarem nesta convocatória.

    Tinha levado o Nuno Santos ou o Diogo Gonçalves no lugar do Ricardo Horta, e o Rúben Dias no lugar do Edgar Ié, Joel Pereira no lugar de Bruno Varela, Pedro Rodrigues ou Guga no lugar do João Teixeira, e Pedro Pereira ou Diogo Dalot no lugar do Fernando Fonseca.

    • Logen
      Posted Setembro 29, 2016 at 2:18 pm

      Mas para que?
      Queres mudar a seleção de s. 21 para 20?
      Estes fazem parte desta geração!
      Teixeira é um dos destaques do championship, Guga só volta la para abril (lesão)
      Dalot tem tempo

  • Mário
    Posted Setembro 29, 2016 at 1:16 pm

    Ricardo Horta again?
    Que jogador fraquinho!

  • M1950
    Posted Setembro 29, 2016 at 1:19 pm

    Empis na esquerda.

  • MarcVerdão
    Posted Setembro 29, 2016 at 1:23 pm

    O Gonçalo Guedes nunca terá nível para a Sellecção A e não é o golo quando estava fresco que me faz mudar de opinião. Bruma e Semedo sim, têm qualidade para a A e provavelmente não demorarão muito a lá chegar.

    Quanto às chamadas de Rui Jorge, como sportinguista fiquei obviamente contente com as chamadas de Domingos Duarte, Empis e Podence a mostrar que continua em grande a fábrica de talentos da Academia leonina.

    SL

    • Nuno Pereira
      Posted Setembro 29, 2016 at 1:27 pm

      “Gonçalo Guedes” … “como sportinguista”. Palavras para quê?

      • Francisco Magalhães
        Posted Setembro 29, 2016 at 1:41 pm

        Mas hoje tudo tem que ser clubista?
        De certeza que há benfiquista que pensam que o Guedes não tem nível de seleção e muitos sportinguistas que têm a opinião contrária. O teu argumento é que não precisa de palavras

        Eu como portista não tenho opinião para dar do Gonçalo. Fora seleções e jogos com o Porto, nunca vi tempo suficiente para ter uma opinião

      • João F
        Posted Setembro 29, 2016 at 1:46 pm

        Nuno qual é o problema de “Gonçado Guedes” e “Sportinguista” na mesma frase? Eu não tenho nada contra ele, mas basta ver os comentários por aqui onde até os próprioos benfiquistas dizem que “ah e tal é muito esforçado mas não passa disso”.. Então porquê insistir que GG irá ter lugar na seleção?

        • Luis Santos
          Posted Setembro 29, 2016 at 2:05 pm

          Sou Benfiquista e tenho algumas reservas com o Guedes mas daí a dizer-se que “nunca terá nível para a selecção A”… Deve ter sido o mesmo que disse que o Mané era o próximo Ronaldo.

          • José
            Posted Setembro 29, 2016 at 2:37 pm

            Ele tem 19 anos..queriam que fosse um jogador feito? já tem imensas qualidades e com o tempo irá se desenvolver..

      • The Sporting Fan
        Posted Setembro 30, 2016 at 3:40 am

        Sou sportinguista e penso que o Guedes deveria ser chamado, E há benfiquistas que discordam…

    • Logen
      Posted Setembro 29, 2016 at 2:15 pm

      Não terá nível porque?
      Essa parte é que custa explicar não?
      Guedes não tem a ginga de Gelson mas tem mais capacidade física.
      Em condições normais em 3 anos ambos serão bastante importantes na seleção!
      Sendo ainda que Guedes é o mais novo dos três!

      • The Sporting Fan
        Posted Setembro 30, 2016 at 3:42 am

        Tem mais capacidade física? O Guedes?
        Tem bastantes qualidade, mas discordo em relação a ter mais capacidade física que o Gelson…

    • Nelson veiga
      Posted Setembro 29, 2016 at 2:30 pm

      O guarda redes do nacional merecia ser chamado em vez do Miguel Silva do guimarães que ainda não fez nada este ano.

      Realmente as laterais são o sector mais problemático desta seleccão. É preciso apostar nos jogadores, há 3 anos atrás tambem ninguem dava Nada pelo raphael Guerreiro que jogava no Modesto Caen

  • Kacal
    Posted Setembro 29, 2016 at 2:20 pm

    Não percebo a perseguição ao Gonçalo Guedes, não é um prodígio de técnica ou um jogador virtuoso mas fisicamente é muito bom (vai evoluir mais nesse aspecto, a tendência será essa), tacticamente também e depois tem uma garra e atitude competitiva enormes para a sua idade, além de ser um jogador objectivo e bom finalizador, para mim poderá ter lugar na selecção A no futuro. Nem todos os jogadores são craques e também há os “work horses” e o Varela, por exemplo, também não era um prodígio e chegou à selecção e foi bastante útil em muitos momentos. Há clubes atrás do Guedes e ele vai dar o “salto”, caso ele continue humilde e com os pés bem assentes na Terra, caso continue com esta atitude em campo, caso continue a evoluir vai com certeza chegar à selecção A e ser útil, a meu ver.

    • José
      Posted Setembro 29, 2016 at 2:36 pm

      Concordo, tem faltado golos, mas é um jogador que trabalha imenso e bem e tacticamente já é muito bom.

      Cai-se muito o erro de se comparar jogadores feitos com projecto de jogadores, ele tem 19 anos ainda é bastante novo, o gelson está agora a apresentar qualidade de jogo mas tem 21 anos por exemplo demorou a chegar aquele nível. É preciso tempo e com trabalho tem probabilidade de lá chegar, para já trabalho tem demonstrado.

      • Kacal
        Posted Setembro 29, 2016 at 3:14 pm

        Exactamente! Deixem-no evoluir com calma e dêem-lhe o beneficio da duvida. Tenho a certeza que será bastante útil no futuro à selecção A. Nem todos serão craques mas ele pode chegar a um bom patamar.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 29, 2016 at 3:00 pm

    Não é só o Rafa o queimado, existem mais, mas também estou convencido que Rui Jorge vai querer dar o salto e será o seu último apuramento pelos sub 21.

  • André V
    Posted Setembro 29, 2016 at 3:48 pm

    Percebo que digam que o Guedes nunca terá nível para a selecção A. Mas quero lembrar que ele é ainda um miúdo e que, apesar de não ser um prodígio tecnico, é muito bom táctica e fisicamente e sabe finalizar (apesar de poder evoluir um pouco neste último aspecto). Penso que pode ser um jogador bastante util. Lembro também que há jogadores bons e alguns até muito bons que jogam na sua posição e que não são um primor técnico, como por exemplo (sem querer estabelecer um termo de comparação atual) Kuyt, schurrle, Müller etc. Temos de esperar para ver a sua evolução nos próximos anos e na minha modesta opinião, penso que o Gonçalo está no bom caminho.
    Ps. Não costumo comentar, mas leio sempre o vm, não só pela sua qualidade e imparcialidade mas também por algumas pessoas que aqui comentam e trazem sempre informação pertinente. Cumprimentos a todos

  • Rui Sancho
    Posted Setembro 29, 2016 at 4:18 pm

    Quem diz que o Guedes não tem nível para a selecção A percebe zero de bola. Não é um prodígio técnico? Então mas perder-se em fintas é um sinónimo de técnica? Técnica é fazer bem os movimentos técnicos: o passe, a recepção, o drible, etc. Se tem mais ou menos rodriguinhos, isso é irrelevante para a técnica.

    Quem acha que o Guedes não domina isto, não está sequer a olhar para ele, é só hater.

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 29, 2016 at 6:54 pm

      exacto! não podia concordar mais!

    • The Sporting Fan
      Posted Setembro 30, 2016 at 3:39 am

      Eu posso gostar do Guedes, achar que tem técnica, mas dizer que não tem nível para a seleção A (o que não é o caso). Perceberia zero de bola?

  • M4R7UCH0
    Posted Setembro 29, 2016 at 4:46 pm

    Com a chamada de Domingos, Tobias, Empis, Geraldes, Podence e mesmo Semedo que merecia estar na A, vejo que ainda temos uma boa base na formação.
    As vezes fico pensando como seria o SPORTING, se alguns dos seus miudos não fossem tão cedo e evoluicem como se esperava.
    Nuno Reis, Ilory, Dier, Semedo, Edgar Ié, Tobias, Cedric, J Mario, William, Zezinho, Agostinho Cá, Filipe Chaby, Fokobo, Cristian Ponde, Bruma, Iury, Pdence, Gelson, Matheus… uns ainda vão a tempo, outros azar que tiveram ou nas escolhas de carreira ou na sorte da vida, mais alguns eram mesmo brilhantes, outros ainda são, ou pelo menos têm talento para tal.

  • JSC101
    Posted Setembro 29, 2016 at 5:31 pm

    Não estou a dizer que é impossível (Slimani, embora nunca tenha tido formação como Guedes), mas o que lhe falta é qualidades técnicas que são difíceis de melhorar (tendo em conta que deve ter trabalhado isso no Seixal), isto para ser uma clara mais valia. Para ser um tipo normal já tem tudo o que é preciso

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 29, 2016 at 6:53 pm

      continuam a avaliar um jogador pela capacidade de fintar 11 jogadores dentro de uma cabine telefónica…

      é simplesmente estúpido!

      São os mesmos que dizem que gostavam mais de ter o Ronaldo que fitava 20 (num jogo) e marcava 20 golos por época, do que o Ronaldo que poucos malabarismos faz mas marca regularmente mais de 50 por ano.

      • JSC101
        Posted Setembro 29, 2016 at 7:23 pm

        O Guedes não consegue dominar a bola sem fazer 2 toques, não é capaz de rematar/cruzar/rematar de primeira, é fraco ao nível do passe quer ao nível da criatividade quer da execução. É bom em remate preparado (às vezes). Traduzindo não é suficiente para ser acima da média. Discordas?

Deixa um comentário