Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal vai ser cabeça de série no sorteio para o Mundial… mas há gigantes no Pote 2

Qual o grupo ideal? A equipa das Quinas com Fernando Santos já teve dificuldades em grupos medíocres como em 2016 e passou em cenários mais complicados como em 2021, no entanto no Qatar só passam os dois primeiros.

Portugal vai ter o estatuto de primeiro cabeça de série no sorteio do Mundial 2022. A seleção nacional evita assim o Qatar, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha, contudo pode apanhar a Alemanha, Croácia, Dinamarca ou Uruguai no pote 2. Recorde-se que só faltam apurar 5 seleções para o Qatar.

Possível configuração do sorteio:
Pote 1: Qatar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal
Pote 2: Países Baixos, México*, Alemanha, Estados Unidos*, Dinamarca, Suíça, Uruguai e Croácia
Pote 3: Japão, Irão, Sérvia, Marrocos, Coreia do Sul, Polónia, Senegal e Tunísia
Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões e ainda as três vagas via ‘play-off’ (País de Gales OU Escócia OU Ucrânia), Ásia (Austrália OU Emirados Árabes Unidos) vs América do Sul (Peru) e Oceânia (Nova Zelândia OU Ilhas Salomão) vs América do Norte e Centro (México OU Estados Unidos OU Costa Rica)
* por confirmar

64 Comentários

  • LevonAronian
    Posted Março 30, 2022 at 10:14 am

    Em qualquer grupo Portugal será sempre um dos dois claros favoritos, mas a experiência também nos diz que em nenhum grupo Portugal será arrasador e passará tranquilamente

  • Ibagaza
    Posted Março 30, 2022 at 10:15 am

    África tem poucas vagas. O futebol do Egipto ou da Argélia cabia perfeitamente no Mundial

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Março 30, 2022 at 11:12 am

      Pensei que fosse irónico, depois li Argélia e percebi que não era.

      Bem ter futebol para ir ao Mundial não propriamente o que caracteriza o Egipto de Carlos Queiroz :)

  • Sombras
    Posted Março 30, 2022 at 10:24 am

    o melhor grupo possível com o que já se sabe seria qualquer coisa como:
    Dinamarca ou Estados Unidos
    Tunísia
    Arábia Saudita ou o que sair do playoff Oceania-America do norte

    o pior:
    Alemanha
    Polónia
    Gana/Camarões – Portugal tem sempre muitas dificuldades contra este tipo de equipa mais física.

    • BrunoAlves16
      Posted Março 30, 2022 at 10:40 am

      Dinamarca e EUA eram bons sorteios para Portugal? Olha que não.
      México, Suíça e a própria Croácia (apesar de ser vice-campeã mundial) são, em teoria, mais acessíveis.
      E entre a Dinamarca e os Países Baixos é ela por ela…

    • w0bbly
      Posted Março 30, 2022 at 10:41 am

      A Dinamarca joga imenso. Não gostava nada dos apanhar honestamente.

    • Luke
      Posted Março 30, 2022 at 10:55 am

      Não podem ficar mais de 2 equipas Europeias no mesmo grupo, nem mais de 1 equipa dos outros continentes no mesmo grupo.

      Ou seja, se apanharmos a Alemanha evitamos logo Sérvia e Polónia.

    • Nunop
      Posted Março 30, 2022 at 11:15 am

      A Dinamarca no melhor grupo possível?

      Era garantia que em primeiro já não ficavas.

    • RubenMeireles14
      Posted Março 30, 2022 at 12:54 pm

      Esse pior não podia acontecer, uma vez que não pode haver mais do que 2 equipas Europeias no mesmo grupo. Cumps

  • DICAS
    Posted Março 30, 2022 at 10:26 am

    Tudo que não seja a Alemanha, podemos ganhar.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 30, 2022 at 10:27 am

    Aceedito que os Estados Unidos façam a sua melhor competição de sempre. Cuidado com os yankees.

    Na antecâmara do seu próprio Mundial, vão querer deixar boa imagem e têm jogadores para ombrear de igual para igual com qualquer selecção do mundo.

    • Fireball
      Posted Março 30, 2022 at 1:02 pm

      Nem tu acreditas no que escreves às vezes.

      • Xyeh
        Posted Março 30, 2022 at 2:01 pm

        Exagerou mas cuidado com os EUA, estão cada vez mais a trabalhar na formação, não estão ao nível top 10 mas em teoria daqui a uns anos têm tudo para ser uma das melhores seleções de futebol.

        • cards
          Posted Março 30, 2022 at 6:53 pm

          Já ouço essa história que os EUA vão dominar o futebol desde 1994 e desde aí nunca estiveram perto de vencer alguma coisa excepto uma copa das confederações de 2009. Estão a evoluir mas ainda falta muita cultura de futebol. Naquele país. As seleções jovens ainda não venceram nada de relevante

    • cards
      Posted Março 30, 2022 at 6:54 pm

      Vão fazer um mundial como tem feito até aqui ou são eliminados na fase de grupos ou nos oitavos.

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 30, 2022 at 10:30 am

    Ainda existem algumas seleções a ‘evitar’:
    Alemanha, Países Baixos, Suíca e a própria Dinamarca no pote 2
    Sérvia, Polónia e os países asiáticos seriam as que gostaria de evitar do pote 3.

  • rmatos24
    Posted Março 30, 2022 at 10:33 am

    É provável que existam grupos mais equilibrados (com o típico grupo da morte) e aqueles que não lembram a ninguém, é quase sempre assim. Até acho preferível que Portugal fique num grupo mais competitivo, por norma costumamos estar mais “concentrados”. Independentemente do sorteio, temos que nos assumir como uma das favoritas a chegar longe e tentar fazer por isso, não é jogar para o empate e acender as velas como tantas vezes temos feito.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 30, 2022 at 10:36 am

    Quer tudo evitar a Alemanha no pote 2. Se não calharem no grupo do Qatar teremos um “big clash” logo na fase de grupos.

  • Neville Longbottom
    Posted Março 30, 2022 at 10:41 am

    Aposto em Dinamarca, Senegal e Equador. E como já não passam os terceiros, bye bye Nandinho!

  • Neville Longbottom
    Posted Março 30, 2022 at 10:43 am

    Já foi falado aqui mas continuo sem entender o motivo de África ter tão poucas vagas. Ou melhor sei o motivo “real”, mas não o oficial, é pelo ranking das seleções?

  • Flavio Trindade
    Posted Março 30, 2022 at 11:10 am

    O cenário é francamente favorável.

    A evitar a todo o custo só mesmo a Alemanha que historicamente nos rebenta sempre.

    O resto é exequível.

    E tendo o Engenheiro como Selecionador, as odds são sempre positivas a um bom sorteio.

    Curiosamente, tenho mais receio de Seleções de menor nomeada mas mais habituadas a jogar em condições climatéricas semelhantes às que vamos encontrar no Qatar.

  • Nunop
    Posted Março 30, 2022 at 11:14 am

    Evitar Alemanha e Dinamarca no pote 2 e Senegal no pote 3….

    No pote 2 pedia o Uruguai ou o México (apesar de fazerem sempre boa figura no Mundial, atualmente n jogam nada).

  • Kazamatsuri
    Posted Março 30, 2022 at 11:44 am

    A evitar: Alemanha, Holanda, Suíça, Dinamarca, Polónia, Sérvia, EUA (levamos sempre na pá quando os defrontamos, foi assim em 2002 e em 2014), Uruguai, Croácia e Senegal.

    O grupo perfeito (ou, se quiserem, menos mau): Portugal, México, Canadá, Equador.

    Saudações Leoninas

    • Borsalino
      Posted Março 30, 2022 at 1:49 pm

      México e Canadá são da zona CONCACAF. Não podem calhar no mesmo grupo.

      • Kazamatsuri
        Posted Março 30, 2022 at 3:49 pm

        The Process,

        Obrigado pela retificação. Isto de comentar ao fim de almoço é tramado ?

        Sendo assim, gostava de ver este grupo: Portugal, México, Senegal e Equador (sendo o falecido Christian Benítez um dos meus jogadores preferidos gostava de ver Portugal e Equador defrontarem-se).

        Saudações Leoninas

    • Wey
      Posted Março 30, 2022 at 3:36 pm

      Substituia so o Equador pela Costa Rica caso qualifique.

  • João Ribeiro
    Posted Março 30, 2022 at 12:00 pm

    Gostava que nos calhasse Suíça, Senegal e Canadá. Seriam jogos onde nos obrigariam a um estado de alerta máximo desde o primeiro ao último minuto da fase de grupos e que nos dariam uma boa preparação para a fase a eliminar.

    Mas seja qual for o grupo Portugal tem obrigação de passar. Pode é não ter competência para tal.

  • Amigos e bola
    Posted Março 30, 2022 at 12:02 pm

    Portugal, México, Tunísia e Canadá

    Mas não quer dizer nada. Não jogamos nada, de qualquer das formas.

  • Fireball
    Posted Março 30, 2022 at 12:58 pm

    Em 2021 o “cenário complicado” era… ganhar à Hungria. Ter Alemanha e França no grupo é indiferente quando passam os terceiros lugares, é só não ficar em último. Passar em terceiro é Fernando Santos vintage.

  • Romeu Paulo
    Posted Março 30, 2022 at 12:59 pm

    Do pote 2, qualquer uma com excepção da Alemanha estão perfeitamente ao nosso alcance, e mesmo a Alemanha não é nenhum papão, mas pelo nosso histórico contra germânicos, é uma seleção a evitar.

    Gostava que saísse uma seleção europeia do pote 2, que assim era garantido que não apanhávamos Polónia ou Sérvia do pote 3.

    Se pudesse escolher o grupo, seria o seguinte:
    Portugal
    Suíça ou Croácia
    Japão
    Canadá

    • BrunoAlves16
      Posted Março 30, 2022 at 1:33 pm

      A Alemanha não é nenhum papão? Que selecção é então?

      • GR24
        Posted Março 30, 2022 at 1:55 pm

        Se olharmos para o nosso elenco, nenhuma é.
        Se olharmos para o nosso selecionador, qualquer uma é.

      • Romeu Paulo
        Posted Março 30, 2022 at 10:05 pm

        Com a qualidade individual que tens neste momento à disposição, na minha opinião não há uma única seleção que seja um papão, há seleções difíceis, mas nenhuma impossível.

        Está minimamente bem servido em todas as posições e em algumas deles tens jogadores top mundial, como por exemplo o trio do Man City à cabeça e o Diogo Jota do Liverpool.

    • Xyeh
      Posted Março 30, 2022 at 1:57 pm

      Holanda também seria a evitar, o nosso historial com a Holanda é sempre batalhas em que só não há mortos porque o arbitro não deixa. Cuidado com a Croácia também.

      • Romeu Paulo
        Posted Março 30, 2022 at 10:15 pm

        Os Países Baixos têm uma boa seleção, mas perfeitamente ao nosso alcance e historicamente damos-nos bem com os neerlandeses.

        O último jogo contra eles foi a final da Liga das Nações em que fomos claramente superiores, temos uma derrota num amigável em 2018 e depois é preciso recuar até 1992 para encontrar nova derrota. Nesse período foram 10 jogos, 6 vitórias e 4 empates, se excluirmos amigáveis são 4 vitórias em 5 jogos.

  • Kacal
    Posted Março 30, 2022 at 1:23 pm

    Seria muito azar calhar a Alemanha… tudo que seja não calhar com eles parece-me um grupo ao nosso alcance perfeitamente e temos obrigação de passar e em 1º! Vamos ver, também não quero um sorteio muito fraco porque quero ver jogos com emoção da selecção, bem disputados e que dêem luta e quero ver-nos a ser bem testados para se passarmos ser por mérito.

    Uruguai (vingar o Mundial 2018), Sérvia (vingar a qualificação para este Mundial) e Canada (têm um elenco com nomes interessantes) seria bem interessante!

  • ricardojrdg
    Posted Março 30, 2022 at 1:38 pm

    Espero que tenham aprendido com o mundial do Brasil e fazer um equipamento de cores claras para que possa ser o mais fresco possível.
    Lembro-me de se dizer na altura que aquele equipamento com uma cor vermelha escura deixava os jogadores todos rebentados (e obviamente que o périplo pelos Estados Unidos foi um fiasco na preparação).

    • Amigos e bola
      Posted Março 30, 2022 at 1:44 pm

      Bem visto. Mas o Mundial vai se jogado no Inverno pelo que os dias são mais pequenos. Logo, se jogarmos às 17 jogamos de noite, logo perde-se o efeito útil já que não há a questão da concentração de calor no equipamento fruto dos raios solares.

    • GuGu
      Posted Março 30, 2022 at 2:29 pm

      O mundial 14 foi qualquer coisa de inesquecível, desde a preparação, até, ao salvo erro, 11 lesionados em apenas 3 jogos, onde até os três guarda-redes jogaram, só não deu para Rafa e Neto; mas nada bate aquela linda convocatória com, por exemplo, André Almeida como única alternativa a Coentrão e a João Pereira.

  • cratera
    Posted Março 30, 2022 at 1:44 pm

    Ideal seria Mexico, Japao, e Arabia Saudita.

    Era giro poder humilhar os EUA, mas atendendo ao nosso historico contra os EUA (2002 e 2014) e ao facto de terem provavelmente a sua melhor seleccao de sempre, motivada para preparar o mundial seguinte tambem, desengane-se quem os quer no grupo. So pode correr mal para Portugal.

    Mas seja quem for que apareca, ja se sabe, passamos em segundo e de calculadora na mao, nos oitavos sai-nos um dos mais fortes, e para nao variar o Fernando Santos vai queixar-se do azar no sorteio, omitindo convenientemente o facto de que so tivemos um sorteio complicado porque, vintage Fernando Santos, nao conseguimos ficar em primeiro num grupo teoricamente acessivel (como em 2021, 2018, 2016…)

  • Borsalino
    Posted Março 30, 2022 at 1:50 pm

    Portugal, México, Irão e Tunísia.

  • jimmyvicente
    Posted Março 30, 2022 at 2:14 pm

    Melhor grupo possível seria
    Portugal
    EUA
    Coreia do sul
    Tunísia

    Pior seria
    Portugal
    Alemanha
    Senegal
    Equador

    • DinhoRMG
      Posted Março 30, 2022 at 4:16 pm

      Concordo no pior grupo, o Senegal pode tentar bater a melhor classificação de seleções africanas nos mundiais e o Ecuador é igualmente muito forte!

  • Dca
    Posted Março 30, 2022 at 2:17 pm

    Se não passasse em 2021 era grave. Podíamos passar em 3° calma.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Março 30, 2022 at 2:33 pm

    De momento só queria evitar a Alemanha de resto somos muito superiores a todas as outras do Pote 2 para baixo, portanto espero um 1º lugar no grupo se começarmos a jogar à bola..

  • Meshuggah_SLB
    Posted Março 30, 2022 at 4:26 pm

    Boas a todos!

    Epa em vez de ir por preferências, acho que é importante lembrar que historicamente somos muito fortes em Europeus e muito fracos em Mundiais…

    Tanto assim é que em 8 europeus nunca fomos eliminados em fase de grupos, tendo conquistado 1 europeu, chegado 1 outra final e outras 3 vezes às meias finais (com mais 2 eliminações nos quartos e 1 nos oitavos).

    Em 7 mundiais, com exceção de 1966 – Inglaterra e 2006 – Alemanha, fazemos sempre muito má figura, especialmente quando é fora da Europa.

    Eu nasci em 1991 e sigo futebol desde 2000 (primeira competição que acompanhei foi o Euro desse ano), pelo que já vi 5 mundiais desde então. Contrariamente a europeus, que me deram jogos épicos e memórias para a vida, em mundiais desiludimos sempre.

    Só me lembro de vibrar minimamente com a batalha de Nuremberga, mas mesmo esse jogo, tal como o resto da prestação no mundial, foi ganho mais na fé e na raça do que na qualidade (com Scolari, jogámos melhor futebol no Euro 2004 ou 2008, do que no Mundial 2006).

    O que acho que historicamente acontece? Epa em mundiais parece sempre haver uma má preparação física (especialmente face às condições climatéricas muito diferentes que se irão encontrar) e técnica, bem como ao nível do estudo dos adversários não europeus.

    A malta treme quando pensa nos grandes adversários europeus (e claro que merecem respeito, e temos um saldo lixado com a Alemanha, França ou Espanha, entre outros, não digo que não), e acha que joga contra asiáticos, americanos ou africanos e são favas contadas.

    Em 2002 foi um descalabro autêntico, mas os últimos 3 mundiais foram igualmente terríveis. Com os EUA levamos sempre na pá, sofremos muito para ganhar ao Gana ou a Marrocos (e mesmo Angola em 2006), empatámos com a Costa do Marfim, com o Irão empatámos em 2018 (em 2006 ganhámos em sofrimento), fomos esmagados em 2014 pela Alemanha. Quando passámos os grupos, bastou aparecer uma seleção do mesmo nível ou melhor (Uruguai, Espanha) e fomos logo varridos. Salva-se um empate com Brasil num jogo muito mal jogado em 2010, o empate contra a Espanha em 2018 (com três golos do Ronaldo, um frango monumental, um penalty e realmente um grande golo de livre) e uns 7-0 à mísera Coreia do Norte.

    Tudo isto para dizer o quê? Não vai haver qualquer grupo fácil neste mundial. Para além de o nível de várias seleções estar a aumentar, jogamos tão mal e acredito que nos vamos preparar tão mal, que tanto faz ser um Japão, Equador, Senegal, Canadá ou Alemanha, vamos sofrer a bom sofrer se algo não mudar até lá.

    E honestamente, da lista já fechada, parece-me que apenas a Arábia Saudita, a Tunísia, os Camarões, o Irão, o atual Gana e o Qatar são mais para o frágeis (e mesmas as africanas serão sempre combativas e causarão dificuldades a seleções como a nossa). Tudo o resto acredito, sinceramente, que são seleções competitivas, com cada vez melhores jogadores e que irão causar enormes dificuldades.

    Se eu acho que temos uma geração brutal e assumir-nos como candidatos? Sim, aliás, em talento puro, não duvido que temos uma das 7 / 8 melhores seleções que estarão na prova (sendo até discutível se não temos mesmo uma das 5 melhores).

    Mas não confio no Fernando, nem no trabalho do staff da seleção para nos darem grandes alegrias no Mundial.

    Basta pensar que a Alemanha, na preparação do Mundial 2014, chegou com várias semanas de antecedência ao Brasil (foram das primeiras seleções a chegar), preparou-se devidamente e levavam os adversários bem estudados, pois a verdade é que mesmo sofrendo mais nuns jogos do que noutros, foram derrotando equipas competitivas de todos os continentes.

    Abraço

    • Amigos e bola
      Posted Março 30, 2022 at 4:39 pm

      Excelente comentário. Tudo dito.

    • Borsalino
      Posted Março 30, 2022 at 5:18 pm

      Excelente comentário. Concordo com tudo!

    • Neville Longbottom
      Posted Março 30, 2022 at 7:49 pm

      Concordo no geral. No entanto, acho que o facto de termos boas performances em Europeus e más em mundiais seja mais fruto do acaso do que propriamente sermos inatamente maus em mundiais.

      Fernando Santos é limitadíssimo e devia ter saído logo após o Euro em 2016, é demasiado tempo termos alguém tão fraco a comandar bons jogadores. Não sou, no entanto, tão otimista. Diria que Portugal está no limiar do top 10, porque há seleções bem melhores do que aquilo que as pessoas realmente pensam que são (por exemplo a Dinamarca bate Portugal aos pontos. Olham para a qualidade individual dos jogadores e pensam que isso resolve as coisas, mas de facto não resolve. Para além do mais, Portugal tem limitações na baliza, nos centrais e na frente de ataque (não tem jogadores verdadeiramente de topo aqui, com exceção do Rúben Dias, mesmo sabendo que o Pepe goza de muita popularidade aqui) e são posições fundamentais (ver parágrafo abaixo).

      Na minha maneira de ver futebol, prefiro ter um Benzema e um Park Ji-Sung do que um Neymar e um Morata (ou seja prefiro um PL de classe mundial e um extremo não tão bom do que o oposto) e por isso é que acho que somos desequilibrados. E mesmo falando de extremos, não temos nenhum que seja acima da média, olhando para o que os nossos “extremos” têm jogado ultimamente (Guedes não sei porque não tenho acompanhado, mas Rafa, Bernardo, Jota têm pisado terrenos interiores por exemplo). Ronaldo tem mesmo de perder importância porque é um estorvo, podia ser um Ibra e uma espécie de amoleto, mas exige que o jogo seja canalizado para si.

      Em suma, muitos jogadores em grandes equipas e com ótimo rendimento, mas seleções com um pedigree inferior, mas com um 11 muito competitivo e sólida taticamente pode bater-nos aos pontos (estou a lembrar-me da Dinamarca por exemplo).

      Agora, é futebol, é evidente que jogadores como Rúben Dias, Bernardo, Ronaldo, Jota ou Bruno Fernandes podem resolver jogos e passando os grupos tudo pode acontecer. Mas como diria Guardiola, tens de eliminar a aleatoriedade do jogo para estar mais perto de vencer e Portugal não faz isso.

      SL

    • Cambiasso
      Posted Março 30, 2022 at 8:20 pm

      Só para relembrar que em 2014 a selecção alemã fez estágio no Brasil para se prepararem-se da melhor maneira às condições climatéricas do país e deu resultado, foram campeões. O que fez Portugal? Uma digressão pelos EUA, provavelmente para fazer tratamento ao joelho do Ronaldo, que já tinha jogado a final da liga dos campeões com ele ligado.
      Não é que tenha grande esperança para este torneio, porque não tenho nenhuma, mas pelo menos espero que a FPF seja competente e que marque estágio para um país daquela região (se no Qatar não for possível) de forma a melhorar a aclimatação.

    • Kazamatsuri
      Posted Março 31, 2022 at 7:29 am

      Meshuggah_SLB,

      Subscrevo tudo. Tenho a mesmo opinião há vários anos.

      Saudações Leoninas

    • Pedro Geraldo
      Posted Março 31, 2022 at 9:15 am

      Concordo completamente com o teu comentário. O Mundial é outra história: qualquer adversário é complicado. É necessário um grau de competitividade muito elevado para fazer uma boa figura. É por isso que chega quase sempre um underdog às meias finais.

    • rmatos24
      Posted Março 31, 2022 at 9:47 am

      Excelente comentário. De facto, temos sido muito menos competentes em mundiais. Há muitas seleções/fatores com as quais não estamos habituados a jogar e que nos trazem problemas inesperados e, tendo em conta que Fernando Santos e o seu staff são previsíveis e rotineiros no que fazem, acabam por (quase sempre) não estarem preparados para vários fatores: Aquilo que muitos já aqui disseram, as diferenças de ambiente, que no Catar serão certamente notadas; se apanharmos uma seleção tipo Japão/Coreia do Sul, muito verticais, rápidas, “mexidas”, duvido que o Nando valorize isto. Um Senegal, que se tem tornado uma seleção muito competente, não sei se iremos dar grande importância… Entre outras, como o caso também já aqui dito dos EUA, que tantas dificuldades nos tem trazido. Tem a palavra o senhor engenheiro e a sua equipa.

  • coach407
    Posted Março 30, 2022 at 5:39 pm

    A única equipa a evitar é a Alemanha. Contra os restantes somos favoritos pelo que pelo menos o 2º lugar é mais do que obrigatório, apesar de haver grupos perigosos.

    Não sei se para Portugal é bom estar no pote 1. Tendo o Fernando Santos, a probabilidade de nos sair o Qatar no pote 1 ainda era grande.

  • cards
    Posted Março 30, 2022 at 6:47 pm

    Teoricamente o mais fraco ė
    Portugal
    EUA
    Tunísia
    Representante da AFC.

    O mais forte ė
    Portugal
    Alemanha
    Japão
    Equador

  • chuta dai
    Posted Março 30, 2022 at 7:52 pm

    O melhor sorteio para Portugal é ser sortiado no B e que a Alemanha calhe no nosso grupo. Portugal mesmo com Alemanha no grupo terá obrigação de passar e assim só poderia apanhar a Alemanha nas meias finais. E sendo do grupo B jogariamos os 8º de final com equipas do grupo A que tem o Quatar como cabeça de grupo.

Deixa um comentário