Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ranking: Foi de longe a melhor prestação portuguesa nos últimos 5 anos… o problema é que os Países Baixos continuam a somar

Imagem: kassiesa

Balanço positivo? Talvez o FC Porto, até pelo adversário que tinha, pudesse chegar mais longe, mas as equipas lusas chegaram até onde podiam, e algumas até superaram as expetativas, como o Benfica.

A derrota do SC Braga contra o Rangers ditou o fim da participação portuguesa nas provas da UEFA em 2021-22. Os lusos, no entanto, tem motivos para estar minimamente satisfeitos, é que os 12.916 pontos averbados esta época são a melhor pontuação, até por larga margem, dos últimos 5 anos, os que contam para o Ranking. O problema é que os Países Baixos já somaram 18.400 pontos e o Feyenoord ainda está presente nas meias-finais da Conference League. Assim, já é certo que Portugal vai iniciar a próxima temporada na sétima posição do ranking, com 43.716 pontos, e os Países Baixos na sexta posição, para já com 45.600.

20 Comentários

  • Logen Ninefingers
    Posted Abril 15, 2022 at 10:10 am

    É mais ou menos como o VM diz, fizemos quase o máximo que podíamos fazer. Não se podia pedir ao Benfica nem ao Sporting que eliminassem o Liverpool ou o City, e o Santa Clara já fez muito ao passar 2 das 3 pré-eliminatórias que jogou. O Porto, naquele grupo da Champions, até acabou por não se sair mal mas podia ter ido mais longe na Liga Europa. O Braga também tinha capacidade para ultrapassar o Rangers, mas a prestação global acabou por ser positiva.
    Os Países Baixos é que fizeram mesmo muitos pontos, sobretudo à conta da Conference League (sou da opinião de que os pontos da Liga Europa e da Conference, em comparação com os da Champions, deviam multiplicar por um fator de 0.8 e 0.6, respetivamente – seria mais justo).

    • Tiago Silva
      Posted Abril 15, 2022 at 12:57 pm

      Concordo, seria um bom equilíbrio entre ter sempre as mesmas equipas nas competições europeias e estas desporporções. O mérito tem que ser reconhecido também.

  • Aurinegro
    Posted Abril 15, 2022 at 10:20 am

    Já se começa a ver os efeitos da entrada da Conference League e do ridiculo que é os pontos nos jogos valerem o mesmo nas três competições. Tem de ser revisto rapidamente! Uma vitória contra o Barcelona, Bayern, Real ou City, vale tanto como uma vitória na UCL contra o FC FLora, Lincoln Red Limps, Mura ou Omonia. Isto é ridiculo ! Veja-se quantos países chegaram aos 2 digitos este ano e quantos chegaram nos anos anteriores. Como pode o PSV eliminado pelo Benfica na UCL ter andado a contribuir da mesma maneira até agora, acabando por ser eliminado de três (!!!) competições europeias (o Celtic foi o primeiro a ser eliminado das três na mesma época)? Países como Portugal que as principais equipas andam na UCL a lutar contra o topo do topo, nunca terá vantagem nenhuma nos rankings !

    Este efeito já se está a ver, mas o próximo será no ranking de clubes e na seriação para os sorteios de grupos. As nossas equipas ao jogarem nas competições superiores, tendencialmente somam menos pontos, e serão ultrapassados por equipas de meio da tabela das big-5 por andarem a somar pontos nestas competições. Se por acaso chegam à UCL vão começar a ficar nos potes superiores e à frente das portuguesas. Na UEL ainda vai ser mais visivel este efeito, uma vez que tambem sera dificil de chegarem à UCL, mas chegarão concerteza à UEL.

    • Cossery
      Posted Abril 15, 2022 at 12:46 pm

      Sim, de facto a Conference League valer o mesmo parece injusto. Mas se as competições não valerem o mesmo quase não haveria mudanças neste ranking, acho que deveria era irem menos equipas dos campeonatos big4 à Champions, assim a qualidade distribuía-se nas outras competições, tornando essas mais difíceis e a Champions um pouco mais fácil na fase de grupos ao incorporar mais equipas de ligas fora dos big4. Para mim acho que cada país só podia levar no máximo 3 equipas e algumas destas seriam sujeitas a pré-eliminatórias, assim garantia-se 4 ou mais equipas de topo na Europa League, aumentando-se as receitas desta competição e melhorando a distribuição. Mas claro que isso não irá acontecer, aliás a mudança de formato com aumento de equipas e jogos na Champions é já daqui a dois anos.

  • João Ribeiro
    Posted Abril 15, 2022 at 10:26 am

    Penso que foi um ano em que todas as equipas portuguesas tiveram um bom desempenho. O Paços chegou até onde pôde ir, tendo ainda conseguido uma vitória perante o Tottenham. O Santa Clara, na sua segunda participação em competições europeias, foi muito competente e cai perante um Partizan que terá sido inferior na maior parte da eliminatória. Pagaram pela sua inexperiência.

    Os nosso habitués creio que, à exceção do FC Porto (podia ter ido mais longe na Liga Europa mas teve prestação honrosa na Champions), todos excederam as expetativas. Ninguém esperava ver o Benfica chegar aos quartos eliminando o Barcelona, ninguém esperava ver o Sporting chegar aos oitavos depois de 2 derrotas nos dois primeiros jogos e eliminando o Dortmund numa exibição portentosa, assim como ninguém esperava ver este Braga, uma equipa quase de bebés, a falhar as meias-finais por muito pouco (diria que por medo do próprio treinador).

    Quanto à aproximação dos Países Baixos, tem que ser revisto o método de pontuação da UEFA porque está visto que com a criação da Conference League é muito fácil para países com maior participação lá pontuarem. Os Países Baixos têm uma pontuação superior à Espanha sem que tenha equipas a fazer prestações por aí além, aliás, até teve uma equipa que foi eliminada de 3 competições distintas esta temporada. E o mesmo se passa com Dinamarca, Grécia, Croácia, Suíça ou Sérvia, que acabam por fazer pontuações superiores em relação a anos onde até tiveram melhores prestações europeias.

    Com isto, na próxima temporada, os Países Baixos ameaçam não só Portugal, como também a França, quando a sua prestação foi meritória, mas não numa escala destas.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 15, 2022 at 11:05 am

    Como o Benfica e como o Braga já agora. Ultrapassou as expectativas ao eliminar o Mónaco. O Benfica passou as expectativas ao ultrapassar o Ajax e a própria fase de grupos. O Sporting chegou onde podia e mesmo assim eliminar o Dortmund é muito positivo. O Porto ainda assim conseguiu um terceiro lugar no grupo da morte deixando o Milan para trás e eliminou uma sempre forte Lazio. Prestações europeias muito positivas de todos. Se formos mais além, o Paços não poderia fazer nada frente ao Tottenham e mesmo assim conseguiu vencer um jogo e o Santa Clara chegou à última fase tendo sido eliminado pelo Partizan que tem outros argumentos em termos europeus e mesmo assim ficou a sensação que poderiam fazer mais.

    Os Países Baixos vão ser os principais beneficiados com esta nova Conference League, têm equipas fortes e é um campeonato bem equilibrado portanto qualquer equipa holandesa pode chegar longe nesta competição. E isto ainda se irá agravar mais com a criação da Bene Liga ou lá como se irá chamar.

    Portanto o normal será passarmos para sétimo e não é vergonha nenhuma. Mas a tendência será sempre para descermos se o nosso futebol continuar assim!

    • Cossery
      Posted Abril 15, 2022 at 12:35 pm

      É isso, se Portugal tivesse tido algumas das suas melhores equipas na Conference League, como os Países Baixos tiveram, também teria feito muito mais pontos. Para o ano vai ser complicado manter o 6 lugar, depende muito de como correrem as eliminatórias de acesso às fases finais, na verdade quanto mais equipas tiverem na Europa League e na Conference League melhor, para o ranking ir à Champions normalmente não é positivo porque é mais difícil fazer pontos. Mas apesar disso espero que o Benfica consiga qualificar-se, não foi por isso que não fez pontos este ano :)

      • Footfan
        Posted Abril 16, 2022 at 3:22 am

        Discordo. Tirando o top4 portugues nenhuma das equipas tem experiencia europeia. O mesmo não se aplica às holandesas. Tanto podem ir num ano umas, como noutro outras e, mesmo não sendo champions, vão à LE, sendo que faz muita diferença.
        Mesmo se as holandesas não estivesse tão fortes, terias das portuguesas na mesma 2 na LC e 2 LE e 0 na LCE, porque as equipas portuguesas não têm estofo, mas a holandesas sim

        • Manel Ferreira
          Posted Abril 16, 2022 at 12:43 pm

          O mesmo não se aplica às holandesas? Mas qual estofo de equipas holandesas fora do top-4? Quais? Quais dessas equipas têm experiência europeia e entram nos grupos da LE com regularidade? Vocês continuam a falar do Feyenoord e AZ como se fossem clubes de meio da tabela, quando, na verdade, são equivalentes a Sporting e Braga.
          O resto vai quase sempre de vela nas pré-eliminatórias. O Utrecht eliminado pelo Zrinjski da Bósnia. O Willem II a levar 0-4 do Rangers. Ah, e o Heracles foi eliminado pelo… Arouca. Super-estofo!

          Aliás, não foi assim há tanto tempo que TODOS os clubes holandeses foram de vela nas pré-eliminatórias, incluindo o Feyenoord (repito: Sporting holandês) a levar 5-1 do Trencin da Eslováquia.

          Sim, é verdade que o Vitesse (equipa fora do top-4) este ano passou os grupos da Conference. Mas só porque o Tottenham não pôde jogar o último jogo devido ao Covid (bastava-lhes uma vitória contra um Rennes já apurado). E foi mesmo a única equipa holandesa fora do top-4 a jogar um grupo desde… o Groningen em 15-16!
          Não, não há grande estofo nem experiência nenhuma de equipas holandesas fora do top-4 (diria mesmo que, exceto Ajax, nem dentro do top-4 há muito disso).

          • Neville Longbottom
            Posted Abril 16, 2022 at 1:35 pm

            A verdade é que a Holanda mete 2 equipas a passar os grupos: Groningen e Vitesse, fora do too 4.

            Já nos, nem cheirar sequer.

            • Manel Ferreira
              Posted Abril 16, 2022 at 2:17 pm

              Leste mal. Eu não disse equipas holandesas a passar um grupo. Disse CHEGAR a um grupo. Só essas duas fora do top-4 é que entraram num grupo recentemente. Portugal também meteu o V. Guimarães e até mesmo Rio Ave e Estoril a chegar a grupos em anos anteriores. Aliás, o Groningen ficou mesmo em último nesse ano e foi no grupo do Braga até.
              Portanto, só mesmo o Vitesse este ano é que marca a diferença e mesmo aí houve a questão do Covid que impediu o Tottenham de competir até ao fim.
              Agora, concordo que é mau que nos últimos 15 anos nenhuma equipa portuguesa fora do top-4 tenha passado um grupo. Mas a Holanda não está acima nesse aspeto.

              • Neville Longbottom
                Posted Abril 16, 2022 at 3:31 pm

                Obrigado, li mal!

                SL

              • João Ribeiro
                Posted Abril 16, 2022 at 5:33 pm

                Só para complementar em relação à variedade de equipas portuguesas em fases de grupos, na última década participaram na fase de grupos Belenenses, Académica, Marítimo e Nacional, para além dos que referiste.

    • Nuno Red Devil
      Posted Abril 15, 2022 at 7:18 pm

      De acordo com tudo Tiago, exceto num ponto, a liga holandesa está longe de ser equilibrada, consegue ser muito pior que a portuguesa… Tem 4 boas equipas o resto é só bombos.
      Deve ser o único campeonato onde se vêm goleadas ,várias por ano, das antigas.

      Isso dá liga Benelux já é oficial? Se for não me parece benéfico, apenas pela razão que não vão acumular as vagas dos 2 países… Será um campeonato mais competitivo, mas algumas das boas equipas destes países vão perder vagas na Europa

  • Neville Longbottom
    Posted Abril 15, 2022 at 12:27 pm

    O Sporting também superou claramente as expectativas.

  • OlhodeFalcao
    Posted Abril 15, 2022 at 12:28 pm

    Os pontos de Portugal foram na Liga Europa e Liga dos Campeões, o que é uma prestação soberba, vai para o topo 3 das duas últimas décadas.

    Os pontos da França e Países Baixos foram estrondosos devido à Conference League. Se não fosse a nova competição estavam quase ao mesmo nível que os pontos de PT.

    É fundamental o 5º e 6º Classificado em PT (Gil e Vitória?) entrarem pelo menos na fase de grupos da Conference League, caso contrário vamos perder o 6º Lugar do Ranking já no próximo ano.

    • Manel Ferreira
      Posted Abril 15, 2022 at 1:11 pm

      França não pontuou assim tanto na Conference quanto isso. E também pontuaram bastante na LC/LE, sendo que três dos clubes franceses venceram os seus grupos nessas competições; aliás Lyon e Lille fizeram mais pontos até que Braga e Sporting (o Lyon é a 9ª equipa que mais pontuou este ano), portanto não se pode metê-los no mesmo saco que a Holanda ou dizer que, sem a Conference, tinham ficado abaixo.

      A Holanda, sim, teve 3 dos seus 4 melhores clubes a pontuar num patamar bastante inferior ao dos seus equivalentes portugueses, ou seja, basicamente Portugal foi castigado por ter sido melhor que a Holanda nos últimos anos, mas paciência.

      Como já disseram atrás foi um ano positivo em que praticamente todos os clubes superaram as expetativas, sendo que foi a melhor pontuação total de Portugal nos últimos 7 anos. Tirando talvez Porto e Santa Clara, não se podia pedir muito mais aos clubes portugueses. Mesmo os açorianos fizeram 5 vitórias em 6 jogos num ano de estreia europeia e caíram perante um adversário que fez de mais 50 jogos europeus nos últimos 10 anos.
      E vejo alguma gente a falar desta eliminação Braga como alguma vergonha ou “ficar aquém”, mas tenhamos em conta que foi apenas a segunda vez nos últimos 10 anos que os bracarenses chegaram a esta fase.

      E lembremos que foi apenas há dois anos que os clubes top-4 portugueses foram todos de vela nos 16avos. E o que se falou nessa altura do repensar todo o futebol português, reduzir para 10 equipas, blá blá blá, e outras parvoíces do género. Pois, não foi preciso. O que é preciso de facto é Portugal ter um 5º clube a pontuar com mais regularidade. Mas ainda assim, o 6º lugar do ranking continua perfeitamente dentro das possibilidades do futebol português.

      • Neville Longbottom
        Posted Abril 15, 2022 at 2:59 pm

        Eu não tenho grande opinião sobre a redução do número de equipas, mas por que motivo é uma parvoíce?

  • Kacal
    Posted Abril 15, 2022 at 2:39 pm

    Paços de Ferreira fez o melhor que pôde e contra o Tottenham foi o desfecho normal. Benfica e Sporting tiveram muito bem, nada a apontar. Santa Clara acho que podia ter chegado à fase de grupos, o Partizan era possível de ultrapassar mas acusaram a falta de experiência. E o Porto acho que podiamos ter feito mais, na Champions tivemos algum azar quase passavamos, mas aceita-se, mas na Liga Europa podiamos perfeitamente vencer a competição mas pelo menos ir às meias dava, a meu ver. Mas no geral foi uma boa prestação. Esperemos que na próxima época tenhamos os três “grandes” na fase de grupos novamente e os clubes da Conference League cheguem à fase de grupos com um pouquinho de sorte, era ótimo.

Deixa um comentário