Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

João Almeida forçado a abandonar o Giro

Revés doloroso para o português, que alimentava o sonho de fazer pódio na competição. Ainda por cima tinha o 4.º lugar no bolso, o que já seria um feito importante, sobretudo tendo em conta a falta de resultados dos ciclistas nacionais a este nível. É certo que José Azevedo também conseguiu um top-5 neste século, mas nunca entrou numa Grande Volta com a possibilidade de vencer, ao contrário de Almeida que alimentou esse sonho, e isso, apesar das críticas que recebeu (e provavelmente não fez melhor devido ao Covid), diz tudo sobre o patamar que atingiu e onde pode chegar.

João Almeida desistiu do Giro. O português testou positivo à covid-19 e foi o único elemento da UAE-Emirates a ser forçado a abandonar a prova. Atualmente, o ex-Quick Step ocupava a 4.ª posição na geral individual, a 1’54” do líder Richard Carapaz e a 49” de Mikel Landa, o terceiro na classificação.

Segue todos os jogos ao vivo no Flashscore

37 Comentários

  • Olivenza_FP
    Posted Maio 26, 2022 at 10:49 am

    Estou em choque!
    Acreditava piamente no pódio, com boa defesa no sábado e grande ataque no domingo!
    Viu-se nas duas últimas etapas que os adversários estavam a tentar eliminar o João, mas com muito #botalume e sempre sozinho, o João ia aguentando!
    Que tenacidade.

    Num giro com mais TT e menos montanha e mais equipa UAE, acredito numa vitória final do João.
    Força Campeão!

  • João Ribeiro
    Posted Maio 26, 2022 at 10:50 am

    Um revés triste, numa prova que estava a ser boa e onde estava a reforçar o seu estatuto dentro da UAE.

    É a segunda prova por etapas de World Tour que o João Almeida não termina no top 10. A primeira seria o Tour Down Under, na sua primeira prova de sempre no World Tour (e prova onde há pouca ou nenhuma montanha). Isto é assombroso para um miúdo. Vamos ver o que será do resto da época do João. Talvez vá à Vuelta.

  • Olheiro da 2ª
    Posted Maio 26, 2022 at 10:53 am

    É uma pena realmente.
    No entanto fica aqui algumas questões, a “quebra” de ontem será que está relacionada com a infeccção do Covid-19?? (a questão do acompanhamento da equipa não se coloca na etapa de ontem como justificação, porque das poucas imagens que se viu do João, no 1º ataque dos 3 principais notou-se logo que o pedalar dele era diferente dos outros dias… Quem faz ciclismo percebe isso).
    Fica a boa réplica e a incerteza do que seria o restante Giro para o João. É pensar para o próximo ano e entretanto, se fosse eu o Diretor Desportivo, era preparar o João para ir à Vuelta, seja como gregário (o que para mim faz-me mais sentido ) do Tadej ou como líder (ainda é curto como líder, ainda por cima num circuito “novo”).
    O caminho é longo e faz-se com bastantes pedaladas. Com a resiliência que tem estará mais próximo das vitórias.

    As rápidas melhoras!

    • João Ribeiro
      Posted Maio 26, 2022 at 11:09 am

      Acredito que o Pogacar só vá à Vuelta caso não vença o Tour.

      Ainda assim, o João indo à Vuelta muito dificilmente será como líder, não só pelos motivos que referiste mas também porque há Ayuso e Soler que deverão ter papel de relevo na prova.

      Quem sabe não teremos um João Almeida a caçar etapas na Vuelta.

      • Yazalde1906
        Posted Maio 26, 2022 at 11:23 am

        Tanto o Poga como o João estão na startlist oficiosa da Vuelta, juntamente com o Soler, Ackermann, McNulty e Majka.
        De listas oficiosas estão também o Higuita, Roglic, Kuss, Izagirre, O’Connor, Froome, Pozzovivo, Carapaz, Mas, Remco e o Nibali.

        • João Ribeiro
          Posted Maio 26, 2022 at 1:33 pm

          Mas as listas para a Vuelta, por norma, são sempre algo alargadas nesta fase e é natural que sofram muitas alterações, dependendo do desempenho dos ciclistas. Estar, por agora, na startlist não garante presença.

          Mas é um forte possibilidade, e acho que fazia sentido ele ir, nem que vencesse o Giro. É importante que comece a conhecer novos calendários e testar-se nas explosivas subidas espanholas.

          • Yazalde1906
            Posted Maio 26, 2022 at 3:28 pm

            Sim, entendo o que dizes, pese embora de momento a lista da UAE para a Vuelta seja composta por apenas 6 corredores, portanto não é como se eles tivessem 12 tipos pré-seleccionados.
            Naturalmente que nenhum dos que estão na lista são presença garantida, basta um azar para deixarem de ir. Parece-me por exemplo estranho o Ayuso não estar na lista para a Vuelta, digo estranho porque o Ayuso é o novo menino bonito do ciclismo espanhol e a malta aqui espera muito dele.

            Creio que se o João estiver em condições não há motivo para não ir, nem que seja como apoio ao Pogacar e ficar de reserva caso algum surja algum azar.

      • AndreChaves9
        Posted Maio 26, 2022 at 12:25 pm

        Pogacar vai fazer Tour-Vuelta.

        • João Ribeiro
          Posted Maio 26, 2022 at 1:35 pm

          Como disse em cima, estar na lista nesta altura e participar na competição vai ainda alguma distância. O ano passado, por exemplo, também estava previsto fazer Tour-Vuelta. O próprio João Almeida, no calendário da Deceuninck, estava previsto fazer Giro e Vuelta.

          • JR41
            Posted Maio 26, 2022 at 4:19 pm

            Não é tanto a questão de estar na lista, o próprio poga disse que queria ganhar tour-vuelta este ano

            • João Ribeiro
              Posted Maio 26, 2022 at 4:49 pm

              Verdade, ele disse isso antes da época começar ou numa fase muito precoce da temporada. Entretanto já correu em inúmeras corridas (acho que nunca tinha tantos dias de corrida até este momento de época) e, ele próprio na altura dessas declarações frisou que esses planos poderiam ser alterados se não se sentisse nas melhores condições. Vamos ver como é que ele estará no final do Tour, mas se ele ainda chega à Vuelta com forma para ganhar depois de “ir a todas” na fase inicial do calendário será algo sobrenatural.

              Por isso é que coloco as minhas dúvidas que chegará a finais de agosto com condições físicas e com força mental para mais 3 semanas de luta. Este Tour vai ser duríssimo para ele, a Jumbo vai com tudo.

            • Yazalde1906
              Posted Maio 26, 2022 at 6:10 pm

              e fazendo um “educated guess” caso limpe Tour-Vuelta a ideia será fazer o Giro de 23 para vencer as 3 grandes voltas consecutivas.

          • AndreChaves9
            Posted Maio 26, 2022 at 10:15 pm

            Não é o estar na lista. É o que está decidido e planeado para este ano. Teimoso

  • Crux100
    Posted Maio 26, 2022 at 10:54 am

    F*****, que azar!! Apesar das dificuldades e da falta de apoio da equipa acreditava que pudesse ainda chegar ao 3º lugar. Muita pena, mas esperemos que faça com que tente ir à Vuelta este ano disputá-la.

    Bota lume!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 26, 2022 at 11:04 am

    Infelizmente fazem-se testes a toda a hora, e agora fica em casa a ver na televisão estando bem para ir à prova, mas pronto são as regras de agora, podes chegar a ultima prova em 1º e um teste tirar-te um titulo só pq sim..
    Em Portugal andamos com esse fenómeno mas maior parte é para ver se tem uns dias de férias pagos..

    • Cambiasso
      Posted Maio 26, 2022 at 11:27 am

      Isso também não é bem assim. Testei positivo a semana passada e apesar de não ter sido grave ainda tive 2 dias difíceis comparado com o resto da semana.
      Por isso tenho muitas dúvidas se o João poderia continuar a competir sem afectar o seu rendimento. Aliás as sensações que ele deixou ontem na entrevista no fim da etapa parecem indicar que ele já estaria a sentir efeitos da infecção. Portanto não estaria bem para competir e com tudo acumulado poderia bem ter uma grande queda na classificação geral na etapa de sábado (vão andar acima dos 2000m).

    • charles eclair
      Posted Maio 26, 2022 at 1:17 pm

      Informa-te antes de mandar postas de pescada para o ar.
      Não foram testes de rotina ” a toda a hora”, o João estava com sintomas e por isso foram feitos os testes, incluindo um de confirmação. Duvido que com febre e outros sintomas, o João estivesse bem como dizes para as próximas etapas de montanha.
      Se estivesse sem sintomas, até era provável que finalizasse o giro porque podia não ser detetável nos testes rápidos que vão fazendo (já não são testados diariamente como nos dois anos anteriores).

    • Boneco21
      Posted Maio 26, 2022 at 2:17 pm

      Febre, arrepios e dores de garganta… Realmente estava perfeito para andar a subir montanhas em cima duma bicicleta.

  • Yazalde1906
    Posted Maio 26, 2022 at 11:30 am

    Neste novo mundo de covid todos estão sujeitos a testar positivo.
    É pena mas enquanto estas regras durarem será sempre assim, não será o primeiro e infelizmente também não será o último.
    Resta descansar, recuperar a forma e preparar-se para a Vuelta onde caso se confirme a lista da equipa irá trabalhar para o Pogacar, tendo quiçá liberdade em alguma etapa para tentar uma vitória.

  • MM
    Posted Maio 26, 2022 at 11:45 am

    Serio??! Que pena!!
    Tinha tudo para fazer uma boa marca, em 4o ou ate 3o.
    Que azar!
    Sera que o covid ainda é assim tao perigoso para justificar exclusao?

    • ktc
      Posted Maio 26, 2022 at 12:25 pm

      Esta provado que o covid ataca o sisyema cardiorespiratorio, achas que algum médico iria permitir que um atleta de alta competição continuassr em competição mesmo infetado?

    • Cambiasso
      Posted Maio 26, 2022 at 12:27 pm

      Ele tem sintomas ligeiros segundo um dos directores da equipa. Assim o João não ia estar no topo das suas capacidades e com todo o acumulado na etapa de sábado poderia acabar por perder bastante tempo. Depois ainda há o risco de poder infectar outros corredores e mesmo que fosse possível ficar na corrida, tal como aconteceu com o João, as suas performances poderiam não ser iguais e até acabarem por perder bastante nas próximas etapas…

    • Joaopcalves
      Posted Maio 26, 2022 at 5:47 pm

      Continua a ser preciso fazer isolamento.

  • Littbarski
    Posted Maio 26, 2022 at 12:47 pm

    Óbvio que foi o único atleta da EAU que acusou covid, os outros andaram nas etapas tão longe dele que devem ser, de todo o pelotão, aqueles que correm menor risco de testar positivo nos próximos dias.

  • Red Scorpius
    Posted Maio 26, 2022 at 2:10 pm

    Provavelmente o seu mais fraco rendimento na última etapa poderá ter sido também resultado da infecção, além de todo o desgaste causado pela mesma.
    Ficamos sem saber se poderia pu não chegar ao pódio, ou algo mais.
    Ficou a experiência de ter enfrentado muitas etapas de alta montanha sob ataques constantes.
    Talvez possa recuperar a tempo de participar na Vuelta.
    Não será o ano da plena afirmação mas deixa muitas esperanças para o futuro, tendo também que melhorar muitos aspectos técnicos.

  • porra33
    Posted Maio 26, 2022 at 2:48 pm

    Acaba por fazer sentido. Acho que mesmo relativamente aos Giros anteriores o João Almeida este ano estava abaixo em termos de desempenho. Por exemplo o ano passado atacou várias vezes os homens da montanha (e nenhum deles inferior aos que cá estão este ano) e conseguiu fazer a diferença em certas etapas (apesar de estar descartado da geral nessa fase). Este ano nunca mostrou esta capacidade e deveria ter mais capacidade na teoria, com o passar do tempo deveria estar em crescendo de forma.
    No geral acho que mesmo assim ainda estava na disputa pelo terceiro lugar mas não era fácil.

    Quanto a questões que vi aqui levantadas há algumas com a quais não concordo, nomeadamente a questão do Giro este ano ter pouco contrarrelógio. Se o perfil do Giro fosse diferente a concorrência do João também seria diferente, estes ciclistas eram os mais apropriados das devidas equipas para este perfil de Giro. Se tivesse 50km de contrarrelógio a Bahrain não iria meter as fichas em Landa por exemplo. Portanto o João integraria sempre um lote de ciclistas que pudessem lutar pelo pódio.
    Outra questão que vi aqui debatida foi a falta de desempenho da equipa no apoio ao João Almeida mas nesse aspecto vi comentários muito bem estruturados e com os quais concordo (nomeadamente o do user João Ribeiro), que são aqueles em que referem que neste momento o João está a cimentar o seu lugar na estrutura da UAE e que a prioridade da equipa é claramente o Tour e não deixar o Podgaçar sozinho à sua sorte como tem acontecido nos anos passados (pode correr bem, mas não é o mais provável). Talvez o João consiga caçar umas etapas na Vuelta mas deverá estar a trabalhar para Podgaçar.

    No geral a desistência do João tira mais interesse a um Giro que considero que tem sido demasiado morno. Hindley não parece capaz de atacar com perigo Carapaz e Landa consolidará o terceiro lugar uma vez que tem sempre o handicap do contrarrelógio.

    • JR41
      Posted Maio 26, 2022 at 4:22 pm

      também me pareceu que o João não estava tão forte este ano, já desde o crono. Ano passado deixava Bernal ou Yates para trás e este ano não segue Hindley? hmmmmm

      Pena que já seja o “fim” da época do João, se for a mais alguma grande volta ou grande corrida vai ser para trabalhar. Ainda assim, gostava de ver JA a demolir pelotões na vuelta para poga.

      • porra33
        Posted Maio 26, 2022 at 4:53 pm

        Terá sido mesmo pelo covid, o seu desempenho com mais um ano de experiência terá necessariamente de ter tendência a melhorar e não a piorar.
        Acho que o João ainda entrará em provas mais curtas de uma semana para ganhar, nomeadamente Volta à Polónia, que é o detentor, ou mesmo no Dauphine ou Volta à Suiça. Indo com Podgacar à Vuelta será um dos principais apoios na montanha e ficará numa segunda linha no caso de acontecer alguma coisa ao esloveno.
        Na mesma linha a Jumbo terá Vingaard ou mesmo Kruijswijk no apoio a Roglic

  • DNowitzki
    Posted Maio 27, 2022 at 12:49 am

    Sabe-se agora que o João já se sentia mal na etapa de ontem. À noite, estava febril, com dores corporais e garganta. É evidente que de forma nenhuma ele teria condições de continuar em prova, mesmo que não houvesse qualquer restrição relativa à COVID.

    Dito isto, em circunstâncias normais o João seria o quinto mais forte a subir, atrás de Carapaz, Hind, Bardet e Landa. Com os CR, poderia recuperar para um ou dois destes.

    Dito isto, 3 anos seguidos a fazer top 10 no Giro é absurdo para o nosso ciclismo.

    O que lhe falta? Melhorar na montanha.

    • Alforreca
      Posted Maio 27, 2022 at 9:10 am

      Em ciclismo esse tipo de comparações X melhor que Y, não faz muito sentido. Há muitos factores – tipo de prova, perfil de subida, extensão ou altitude. Nessa tua lista então faria sentido, pelo menos, incluir Yates antes do João.

      Contudo o João o ano passado na alta montanha – 3a semana – esteve a um nível muito bom e mostrou até alguma capacidade de explosão – talvez aquilo que este ano se tenha sentido mais falta. Lembro-me de um etapa em alguns muito bons nomes ficaram nas “covas” após ataque do João.

      Este ano pareceu sempre em esforço – excelentes recuperações ou perdas minimizadas, é verdade – dando sempre a sensação que o que aconteceu nesta etapa – antes do abandono forçado – era uma questão de tempo (bem sei que muito provavelmente o vírus poderá ter já tido algum tipo de efeito nesta etapa). Pergunto-me se não terá falhado algo na preparação ou se a consequência da sua preparação foi perder alguma capacidade de explosão?

      Quanto a melhorar na montanha é um desejo algo genérico e difícil de concretizar a curto termo, já técnica de descida é algo que é urgente melhorar e penso que seja mais fácil de trabalhar.

Deixa um comentário