Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tantos a engolir sapos! O jogador mais criticado e a contratação mais criticada a decidirem, um plantel a dar cartas… mas são os próprios sportinguistas (ou bru…stas) que mandam o clube abaixo

Há 2 semanas, o funeral estava feito. Ainda antes das derrotas contra FC Porto e Desp. Chaves, o Sporting, que fez 85 pontos nas últimas duas temporadas, conquistou títulos, com o campeonato tão desejado à cabeça, e bateu recordes de vendas, era um desastre, apesar de ter contratado St. Juste ou Trincão, claramente acima da média para a nossa Liga, e outros interessantes para a realidade do futebol nacional, como Morita ou Rochinha, além de ter mantido Adán, Porro, Ugarte, Edwards, Coates, Inácio, Matheus Reis ou Nuno Santos, tinha falhado completamente o planeamento desta época (como se isso tivesse lógica, quando a base foi mantida e ainda reforçada) e tudo ia ser um desastre, a começar pela Champions. Varandas tinha ‘tramado’ Rúben Amorim e demonstrado “novamente” a sua incompetência (o ideal tinha sido contratar 20 jogadores caros, com nome, que depois provavelmente, como se viu no passado, nem rendiam, e rebentar com as contas), mas o teimoso técnico também tinha culpas no cartório, ou não fosse a sua tara com Paulinho e a insistência em não contratar um avançado o pior dos pecados que um ser humano pudesse cometer. Ainda por cima, em vez disso optou por ir buscar um extremo do Estoril e um grego que ninguém conhece? Só podem estar a brincar…

O futebol é pródigo em histórias destas, em funerais antecipados e narrativas que prevêm tudo e mais alguma coisa, mas o Sporting tem o condão de acumular casos destes como uma facilidade assombrosa. Quem não se lembra do que foi dito a seguir ao LASK, e curiosamente essa temporada acabou coroada com o título. Mas com tantos adeptos ainda a suspirarem por um antigo líder que nada ganhou e contratou mais de 90% de Jatobás, continua a ser um estranho clube, em que as derrotas e o insucesso muitas vezes é mais desejado do que propriamente as vitórias.

O que é certo é que, desde que foi feito o funeral, o plantel sem avançado do Sporting leva 11 golos marcados em 4 jogos, 0 sofridos e duas das maiores vitórias europeias da sua história, mas…

Visão do Leitor: Nuno  Dias

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

80 Comentários

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:32 am

    Excelente artigo, Nuno Dias. Mas os comentários negativistas são mesmo de Brunistas ou perfis falsos criados no Facebook. Porque o que eu vejo no estádio é precisamente um estádio cheio ao lado da equipa e do Rúben.

    Quanto aos Brunistas, que se dediquem a ver na box o casamento do DJ Brunokas e deixem o Sporting em paz! O Sporting está bem e recomenda-se como diz e bem o nosso grande treinador.

    SL

  • Velho do Restelo
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:40 am

    Bem, concordo com o 1o parágrafo a 100%. Foi muito precipitada a rápida lamentação e até o julgamento feito à direcção (após os deslizes e à venda do MN).
    O Rúben bem a acalmar, sempre inteligente na comunicação e para dentro deve ter sido implacável, mas mostrando sempre confiança no seu (jovem) grupo. Quanto às contratações (Sotiris e Artur), no caso do grego pareceu-me ser um achado, tem ali claro dedo do scouting que nos tem proporcionado boas compras e por isso não vejo onde pode ser criticada (jovem, boas características físicas, internacional) a contratação (na linha do que tem sido), quanto ao Artur, pareceu-me desespero (e não é por um belo golo que isto deixa de ser válido) para tapar buracos na frente, sendo que o perfil que mais se pedia (e continua a pedir) é de um PL mais matador (mas atenção que concordo com o argumento do Rúben, se não há ninguém com as características ao alcance no mercado, não se contrata um “pinheiro” só porque sim).

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 14, 2022 at 10:51 am

      Penso que o Arthur foi uma aposta pessoal do treinador. Não temos de concordar sempre com ele claro. Mas foi isso, penso eu.

      O Sotiris ainda não me convenceu, mas simplesmente porque não teve tempo para me convencer (nada de críticas antecipadas). Vi coisas boas, alguma segurança na posse, ontem tem lá um passe com força que sai desviado, mas ele soube faze-lo de forma segura (ou seja zero risco, numa altura em que estava 0-0). Faz ainda uma abertura para o Porro perto do fim. Com o Portimonense não vi o fim do jogo.

      Quanto à comunicação do Rúben, uma vez mais incrível. Como disse no post do jogo, já há crises e cenários diversos suficientes para que todos reconheçam essa grande mais valia dele?

      Abraço

      • Velho do Restelo
        Posted Setembro 14, 2022 at 11:04 am

        Falando do Sotiris, acho que está ali um bom projecto.
        O próprio Rúben não se inibe de falar dele nas conferências (que eu sigo religiosamente ahah). e já se percebeu que mentalmente ele encaixa bem no grupo (e acho que é este mindset que a equipa técnica procura, acima de tudo o resto), e depois em termos físicos parece poder acrescentar uns cm’s que já faziam falta com as saídas de Palhinha e Feddal. Táctica aprende-se (veja-se a diferença do MN em 19/20 para 21/22) e a técnica afina-se (Palhinha também está longe de ser um prodígio técnico e foi o que foi).
        Confio muito neste jogador, acho que vai ser um bom complemento tanto ao Ugarte como ao Morita (se no fim da época o Uruguaio já cá não estiver).

  • King is back
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:40 am

    Nem mais. Os adeptos do Sporting é que colocam o Sporting na lama, não é preciso rivais. Sempre assim foi, anda aí muito “sportinguista” do reality shows.. Esses q tenham vergonha, um presidente q quase destruiu o Sporting, com patetices e idiotices, apartir do momento que veio para redes sociais criticar jogadores, ofendeu sócios e adeptos deixei de o ver como líder, e sim como um parolo com tiques de riquinho. Saíram jogadores que podiam dar milhões ao Sporting devido a esse reality show, desde Patricio, podence, leão, gelson, William etc, destruiu um clube. Vem o varandas, ganha títulos (campeonato 20 depois), contrata Amorim, vende muito bem, contratam bem… E ainda criticam.. Não sei q têm na cabeça. Eu como Sportinguista varandas é o melhor presidente q me lembro, tenho 37 anos..

  • JFN
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:44 am

    Como dizia há umas semanas, é preciso ser orientado por processos e não por resultados. Desde que as coisas sejam bem feitas, os resultados acabarão por aparecer mais vezes do que não. O mesmo motivo pelo qual a derrota com o Bayern do Barcelona ontem não é preocupante, visto que o jogo foi positivo, apenas o resultado desiludiu. O Rúben acredita que tem o processo certo e não vai deixar de o usar por causa de 3 semanas más. Mau era se mudasse por causa de uns resultados maus aqui e ali.

  • Gunnerz
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:45 am

    E como disse no post de ontem, basta ver como estava o estádio no início do jogo para ver que os adeptos estão com a equipa..

    • lipe
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:49 pm

      39 mil e muitos espectadores. Para um clube que há pouco foi campeão, joga a Champions e tem milhões de adeptos … Mesmo contra o Portimonense estavam 29 mil, é estranho.

      • Filipe Ferreira
        Posted Setembro 14, 2022 at 1:45 pm

        Os preços dos bilhetes não ajudam, principalmente no campeonato. Ontem a hora do jogo também não foi a melhor. Imensa gente não conseguiu ver o jogo na televisão se quer, ouviu apenas o relato

        • lipe
          Posted Setembro 14, 2022 at 2:29 pm

          Percebo, mas por exemplo no Sábado tanto Porto como Sporting jogaram em casa para o campeonato e o Porto teve 44 mil no estádio enquanto o Sporting teve 29 mil. Penso que mereciam mais.

      • SENSEI
        Posted Setembro 14, 2022 at 2:51 pm

        O jogo de ontem foi às 17h45. A uma terça-feira. Quase garantido que estaria quase cheio não fosse tão cedo e muita gente ainda a trabalhar ou perto do final do dia de trabalho.

  • Filipe Ferreira
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:48 am

    Quero só destacar algo que não tenho visto muita gente a destacar mas o Sporting está a 2 vitórias de chegar novamente aos oitavos. Basta fazermos o trabalho de casa e não seria de descartar uma vitória em Marselha, dado o péssimo registo dos franceses na Champions ultimamente. Está muito bem encaminhado

    • Bruno Cunha
      Posted Setembro 14, 2022 at 11:03 am

      O Marselha é o Benfica de há uns anos. Até podem ser mais fortes que o adversário no papel mas chegam à Champions e desaparecem.

      O objetivo do Sporting agora é lutar pelo primeiro lugar. Não há que ter medo.

      • Sporting1906
        Posted Setembro 14, 2022 at 11:45 am

        Calma. O objectivo é passar a fase de grupos. Se conseguirmos assegurar esse objectivo antes da última jornada e ainda tivermos hipóteses de ficar em primeiro, aí sim o objectivo passa a ser o primeiro lugar no grupo.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 14, 2022 at 12:38 pm

        O Sporting ganhou ao Tottenham mas foi em casa, ainda temos de lá ir…

        Para já 6 pontos abre boas prespetivas para a passagem. Depois logo se vê.

        SL

  • Bruno Cunha
    Posted Setembro 14, 2022 at 10:49 am

    Nem tudo estava mal mas também não vamos dar a ideia que agora é tudo um mar de rosas.

    A venda de Mateus é um assunto complicado. Se por um lado dificilmente desvalorizava, por outro também duvido que conseguissem mais de 50M e Varandas deu prioridade a tapar outros buracos (muitos às vezes esquecessem da situação financeira do Sporting). Varandas deu um passo atrás para dar 2 à frente, nada a apontar.

    Mas quem criticava a casmurrice de Amorim por Paulinho não deixa de estar certo, por ele ontem marcar um golo de canto, quando a equipa tem jogado muito melhor com este trio na frente (quiçá até o melhor futebol da era Rúben Amorim).

    Sim é absurdo o funeral feito à equipa por adeptos do Sporting mas não vamos fingir que não acontece o mesmo noutros clubes. Schimdt já nem estaria no Benfica se tivesse 8 pontos de atraso tão cedo e Sérgio (depois de fazer tanto pelo clube) ainda ontem viu a mulher e o filho de 8 anos serem apedrejados.

    Honestamente nem me espanta os adeptos acharem que a equipa não vai ganhar nada (8 pontos de atraso em tão poucas jornadas é grave), e por isso nem consigo julgar os adeptos sportinguistas. Agora a desvalorização do plantel do Sporting acho estúpido porque apesar de ser um plantel com poucas opções, o onze inicial tem bastantes jogadores acima da média (Ugarte, Porro, Trincão, Edwards…)

  • BAFANA BAFANA
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:04 am

    Quem acredita e sabe o trabalho que está a ser feito ao longo deste anos, não deixa de estar ao lado desta equipa. Gosto de pensar que as pessoas que comentam aqui e fazem funerais antecipados que o fazem com a cabeça quente.. Considero que as pessoas daqui são inteligentes o suficiente para não querer o novo membro das Non-Stop como presidente…

    Mas também quero ressalvar que tal como nada está perdido.. Também nada está ganho! Senti das maiores alegrias ontem a ir ao estádio.. E não me lembro da última vez que celebrei um golo a saltar da cadeira como o do Paulinho… Mas cabeça ainda assente na terra, vão ser muito jogos e há muito trabalho pela frente!

    Para finalizar.. como diria o outro “Haja o que hajar” vou sempre sentir grande orgulho no trabalho que tem sido feito ao longo destes últimos anos

  • ForsenCD
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:06 am

    Paulinho sempre o defendi…

    Mas há um jogador que me deixa muito desconfiado, o seu nome é Francisco Trincão.

    Acho este jogador muito verde, decisões muito pobres quando tem de tabelar sob pressões fortes, muito disciplicente a segurar a bola etc.

    Num entanto se há treinador que pode reabilitar jogadores é Amorim. Trincão por vezes mostra momentos de extrema qualidade em outras ocasiões acaba-se por perder em fintas e “cuecas”.

    Este jogador e esta equipa ainda precisam de muito trabalho pela frente, vamos ver no que dá.

    • batalha34
      Posted Setembro 14, 2022 at 11:15 am

      Trincao é dos jogadores com menos QI futebolistico que tenho visto a passar no sporting, ontem ha pelo menos 2 jogadores que consegue tirar o adversario da frente e tem colegas fora de zona de pressao e tenta seguir com a bola sozinho, parece um Diego Capel com mais tecnica

      • 2DedosDeTesta_
        Posted Setembro 14, 2022 at 2:59 pm

        Concordo, ia-me passando das 2x.

        Muito bom tecnicamente mas a nivel de decisão, muito fraco (até agora).

        Abraços e SL

  • Liedshow
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:17 am

    É verdade que estamos a fazer um inicio de Champions de sonho (acho que nem o mais otimista diria que iamos ganhar 3-0 a Frankfurt e 2-0 ao Tottenham em casa) mas é preciso ver que no campeonato com apenas 6 jogos ja estamos a 8 pontos do 1º lugar. Podem dizer que o jogo com o Porto o resultado foi muito injusto mas aquela derrota com o Chaves ainda me está atravessada. A concorrência é forte e não dá sinais de escorregar (apesar de eu achar que não vão ganhar os jogos todos) e por isso mais que tudo há que manter a forma no campeonato para escalar posições e assegurar o 3º lugar no final da temporada.

  • Ze Tolas
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:26 am

    Vai acontecer regularmente em todas as equipas de Amorim. Monta as equipas de uma maneira algo diferente e não tem medo de “enfrentar” as opiniões comuns. Nós (comentadores de blogs que não percebem nada de futebol, mas temos a ilusão que percebemos) estamos muito habituados ás equipas serem montadas de maneiras similares (o clássico 4-4-2 que a meio se pede para mudar para 4-3-3 porque precisamos de mais músculo no meio campo, ou o 4-3-3 que a meio pedimos o 3-4-3 para compensar os laterais não defenderem bem e etc) e alguém com uma ideia convicta, que não muda de estratégia e que não joga com muitos avançados de área vai sempre causar estranheza e critica. Ele parece lidar bem com isso.

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:33 am

    O Sporting precisa de vender mais 4 ou 5 Matheus Nunes para sair da grave situação financeira em que estão metidos. Não é da agora. A gestão dos últimos 20 anos foi errática e suicida. Agora é preciso pagar a conta.

    Podem não ganhar o campeonato, mas a ida à champions no próximo ano é fundamental para a sustentabilidade do clube.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 14, 2022 at 11:48 am

      A ida à Champions é fundamental todos os anos para qualquer clube em Portugal, não é só no Sporting

    • EduardoSantos
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:01 pm

      É engraçado que o único clube visado quando se fala em contas é o Sporting. O Benfica e o Porto estão metidos numa alhada (então os dragões nem se fala). O Benfica deu prejuízo nos últimos dois anos e o Porto está recorrentemente a ser alertado para cumprir o fair-play financeiro e aos anos que não consegue renovar com os activos saindo todos a custo zero, MAS todos os anos o Sporting é que é o clube falido e blá blá blá… Dá jeito porem as atenções sempre no Sporting e tornar sempre o clube num bode expiatório. Aliás, todos estes anos deu sempre jeito ver o Sporting a afundar porque os outros clubes “rivais” garantiam sempre os títulos e a entrada na Champions. Essa rivalidade é tudo menos verdade. Falei da situação económica como podia ter falado do planeamento desta época… O Porto, como se viu, fez bem pior mas fizeram parecer que o Sporting é que estava mal… mais uma vez. Mas a culpa não é só da comunicação social que alimenta isto é também de uma parte dos “adeptos” do próprio Sporting que gostam de falar mal e levar o clube abaixo.

      • ShowMeDeMane
        Posted Setembro 14, 2022 at 12:33 pm

        EduardoSantos,

        Com todo o respeito, cada um sabe de si. Se os outros estão a ser mal orientados financeiramente, problema deles.

        É certo e sabido que os clubes têm milhões de dívidas, mas o Sporting com Varandas, nesse aspeto (e não só), está a fazer um trabalho bastante digno. Chegou a um clube com imensas dívidas e praticamente sem ativos (devido ao ataque na Academia). Foi necessário bastante esforço, dedicação e devoção…

        Na minha modesta opinião, acho que devem todos ser geridos assim. Encaixar o dinheiro necessário para saldar dívidas.
        A venda de Matheus Nunes, apesar do timing horrível, foi necessária, pois este ano o Sporting tem 72M dívida corrente para pagar.
        O que restar, apostar em jogadores de forma a potenciá-los e tentar manter o nível atual, é assim que se cresce sustentadamente.

        SL ?

      • Mantorras
        Posted Setembro 14, 2022 at 2:49 pm

        O Benfica deu lucro, mais que o Sporting alguma vez deu, anos a fio.

        Deu prejuizo dois anos, de investimentos muito altos e zero titulos, e com pandemia.

        Nao faltou a pagamentos ao banco nem trocou rifas por dinheiro (VMOCs).

        Comparar as duas instituicoes, em termos do que e publico, porque nao sei os meandros de nada, na area financeira, e desonesto.

        Quem dera que todos os males do Benfica fossem as dividas. Ainda da pa ser roubado por quem la anda e emprestar dinheiro ao Sporting para nao ter que pagar em VMOCs. Menos. Muito menos.

        • ShowMeDeMane
          Posted Setembro 14, 2022 at 3:38 pm

          Mantorras,

          Tal e qual. Basta ir ao transfermarkt e lá é possível verificar que nos últimos 10 anos o benfica apresentou um lucro em transferências de ~600M.

          Apesar de não saber contabilidade nem nada parecido, vou tentar dar aqui uma chamada de atenção (e se tiver errado em algo, sintam-se livres para me corrigir):
          Segundo consta no RC do Benfica, têm gastos de 112M em pessoal. No total de gastos operacionais (excluindo transações de atletas), chega aos 246M, o que é pornográfico para o nosso país.
          Outro ano sem Champions seria já algo desastroso para o Benfica, pois mesmo com tantos lucros e afins, nos últimos 10 anos tem cerca de 120M positivos de resultado líquido (para 600M é um “buraco” gritante, mesmo com comissões de 10-30% nas transferências).
          Em 21/22 apresentaram um resultado líquido negativo (-35M) e tiveram uma boa prestação europeia + ~25M lucro em transferências.

          Em comparação, o Sporting tem 67M de gastos com pessoal e 111M no total.

          O que diferencia a saúde financeira do Benfica em relação ao Sporting é mesmo o seu capital próprio, onde o Benfica apresenta 109M positivos e permite realizar grandes “jogadas” financeiras enquanto o Sporting tem 16M negativos e precisa de contar os tostões…

          SL ?

          • Antonio Clismo
            Posted Setembro 14, 2022 at 6:30 pm

            Dependendo das políticas e planos de gestão daqui para a frente, não me surpreenderia se daqui a 4 anos fosse o Sporting a ter 109M de capitais próprios positivos e ser o Benfica com 16M de capitais próprios negativos.

            O Rui Costa prometeu uma auditoria no ano passado e parece que nem em 2030 ela vai estar concluída..

        • Artur Trindade
          Posted Setembro 14, 2022 at 8:04 pm

          Mantorras, aprecio a tua imparcialidade, mas como todos acabas por defender a tua dama, e indo pelo mesmo caminho deixa-me dizer-te que quando falas da questão recente das VMOCS, numa relação entre o Sporting e instituições privadas, deves saber que o Sporting devido ás suas origens, tinha desde a sua fundação um vasto património, dentro do qual construiu o seu novo estádio, junto ao antigo, tendo ainda sido “expropriado”, pelo interesse público de parte valiosa desse património, onde tinha o seu pavilhão e campos pelados, que cheguei a frequentar, onde hoje está construído o interface de transportes/estação de metro/parques de estacionamento do Campo Grande, em troca de terrenos bem menos valiosos, junto ao Pulido Valente, tendo até hoje os terrenos do antigo estádio, valíosissimos, embargados.

          Sabendo que o Benfica tinha menos património desde a fundação, tens informação de como foi o processo dos terrenos do teu clube com a CML, na construção do novo Estádio da Luz?
          Falaste por piada na troca de rifas por dinheiro, e lembraste-me da dação de ações da bolsa, quando ainda não estavam cotadas em bolsa.
          A história é longa, e convém saber das relações dos clubes com entidades públicas.

    • lipe
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:45 pm

      Alguma vez o Sporting se vê em maus lençóis por falhar o acesso à Champions? Pelo amor de Deus. Nem o Sporting nem os outros dois.

      • Antonio Clismo
        Posted Setembro 14, 2022 at 6:32 pm

        O Benfica paga 110 milhões de euros em salários por ano.

        O Sporting aparentemente paga 67 milhões por ano.

        O FC Porto gasta cerca de 90 milhões por ano em salários.

        Explica-me o que aconteceria a estes clubes se falhassem o apuramento para a Champions um ano que fosse com estes valores e onde iriam buscar o dinheiro para honrarem estes salários que têm contractualizados?

        • batalha34
          Posted Setembro 15, 2022 at 10:01 am

          qualquer um desses clubes em ultimo recurso vai buscar dinheiro ao estado portugues, como é evidente o estado nunca deixaria nenhum dos 3 grandes falir, o seu papel em distrair a sociedade de assuntos que interessam é demasiado importante

  • João Ramos
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:48 am

    Tantos a engolir sapos, incluído de outras cores..
    Em Braga o Sporting empata mas podia ter caído para qualquer lado, no Porto o resultado é exagerado, a única derrota que nao se previa foi com o Chaves. Agora, destes adeptos há em todos os lados, esqueçam os Brunistas ou o que quiserem chamar.

  • Ricardo F.
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:49 am

    Lá estão os sapos de novo. Repito o que disse ontem: oxalá todos os sapos sejam tão saborosos. Houve erros no planeamento da época, com a venda do Matheus à cabeça (pelo timing, pelo discurso que vinha sendo passado para fora, pela saída de “gorduras” como esforço para o manter…), e não são estas vitórias que fazem com que isso não exista. O próprio Ruben disse-o, numa conferência.

    Não é por apontar esses erros que quem criticou é automaticamente Brunista. Com certeza esses foram os que mais se aproveitaram, mas criticar não significa não apoiar a direção. É simplesmente ver que, num campeonato como o português, estar a 8 pontos do líder é uma machadada muito grande para curar.

    Mas o Varandas sempre foi o meu presidente. E o Amorim tem toda a minha confiança.

  • Artur Trindade
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:50 am

    Discordando da teoria de base, observei mais os adversários regozijados com a saída de Matheus Nunes e o que isso significava no afastamento do Sporting da luta do título, num plantel já curto de opções.
    Os Sportinguistas apenas acompanharam uma tendência generalizada, partilhada pelo próprio técnico, desconsolado pela perda do seu mais adorado jogador.

    Não existe um único Sportinguista (mesmo que Brunista), que não ache que Amorim seja a melhor solução para o Sporting.
    A tarefa de Varandas, é cumprir um plano para o futuro financeiro do clube, com forte componente nas contas certas, sem chatear demasiado Amorim, que tem metas mínimas a cumprir no plano desportivo.

    E foi aí que Amorim deu a entender que Varandas o tinha desiludido, imagem fortemente aproveitada pelos rivais desportivos, que pretendem a todo o custo a saída de Amorim, criando a clivagem com Varandas, e que alguns Sportinguistas embarcaram, levados pela desconfiança que Varandas continua a merecer em muitos.

    No final todos os adeptos querem o melhor, e no caso de Amorim temos todos que aprender a confiar nas suas ideias, mesmo achando que é necessário alguém com jogo aéreo na área.

    Acreditei desde o início no grego e em Arthur, jogadores com o perfil que gosto, físico e de condução, a questão estava em se têm condições para serem titulares, podendo haver um dowgrade de qualidade do 11, mas aí Amorim melhor que ninguém para fazê-los crescer.

    • Mantorras
      Posted Setembro 14, 2022 at 3:01 pm

      1. Mentira. Assistiu-se, desde o inicio da pre-epoca, a um choradinho imenso sobre o plantel. Choradinho esse apontado mil vezes, por outros users, por exemplo, aqui no bloque. E facil comprovar isto. Os atiraramentos de toalha ao chao quando o Matheus saiu e as comparacoes com o plantel do Braga tambem comecaram e acabaram com sportinguistas, por aqui. Isto e o normal todos os anos e nem era preciso o Matheus sair para isso. Entao depois do jogo com o Chaves… ah, mas depois os jogadores do Sporting sao acima de todos os jogadores ingleses, menos o Foden, e so nao sao mais porque a imprensa (controlada pelo Benfica) os desvaloriza. Ja por isso e que o Adrien nunca foi a seleccao e em vez disso foi emprestado a Academica quando era novo. Por causa do Benfica.

      2. Brunistas? Contra o Amorim? Conheco 2 pessoalmente. Tenho pena deles, e muita, alias, estou constantemente a dizer-lhes que nem sabem a sorte que tem em ter alguem como o Ruben a frente daquilo, mas nao adianta. Sao uma minoria sem duvida. Nem 1% devem ser.

      Eu nao Sportinguista, mas nao odeio o Sporting, ja o disse aqui algumas vezes, a minha familia e Sporting, e infelizmente tenho um rebento a cantar musicas do Sporting ca em casa. O Sporting tem finalmente uma identidaden e deve isso ao Ruben. O plantel, este ano, e inferior ao ano passado, acho normal alguem dizer isso, e quase matematico, mas e o que tem de ser, e falta ver o quanto a equipa ira crescer ate final. Que Trincao acaba a epoca? Que Morita? Que Edwards? Se crescerem todos o qUgarte, por exemplo, na minha opiniao, vale mais que Matheus.

      • Mantorras
        Posted Setembro 14, 2022 at 3:02 pm

        Se crescerem todos o que cresceu Ugarte, por exemplo, que na minha opiniao, vale mais que Matheus.*

        So que nao e imediato. Esse crescimento, individual e colectivo, demora tempo.

      • Artur Trindade
        Posted Setembro 14, 2022 at 4:41 pm

        Mantorras, mas estamos a falar em desejos de um plantel melhor?
        Os choradinhos a que temos assistido aqui no VM, acerca da falta de reforços no Benfica, do Florentino chega apenas para suplente, do JM não serve para titular, dos suplentes Diogo Gonçalves e Chiquinho, que não são jogadores de futebol, dos 6 centrais que são poucos, etc.

        Imagina agora que tinhas assistido a uma cena parecida, a perder Palhinha, Matheus Nunes e Sarabia, todos titulares e teres contratado apenas jogadores para crescer.
        Mesmo Trincão e Edwrdas são para crescer.
        A lógica ” jogador para crescer”, não causa comichão apenas ao adepto leonino, sendo transversalmente contrária ao adepto dos títulos imediatos, espécie espalhada pelo universo futebolístico.
        Não entrava Enzo e entrava Morita, não entrava Draxler e entrava Arthur Gomes, imagina quanto burburinho a mais ainda terias.
        Não é o adepto do Sporting que é Brunista, existem Brunistas por todo o lado…

  • TheMentalist8
    Posted Setembro 14, 2022 at 11:57 am

    É preciso calma nem tudo estava mal antes nem agora esta tudo bem.
    O Paulinho não passou a ser bom jogador porque marcou um golo.
    A saida do Matheus ainda se vai sentir. Agora que estamos num bom momento estamos, é preciso não deitar tudo abaixo quando perdemos nem pensar que somos o City e esta tudo resolvido quando ganhamos.
    Existem problemas e eles vão se refletir no campeonato e na depressão quando acabarmos o mesmo atrás dos rivais pois ja estão a milhas.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:13 pm

    Nuno Dias da CMTV muito bom, já temos aqui jornalistas a expor a sua opinião top! ehehe
    Excelente artigo sem dúvida, mas calma.. o Paulinho não passou a ser bom jogador porque marcou um golo ao Tottenham.. é um jogador “suf” nota 12 vá..

  • Vegeta
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:20 pm

    Tanta critica que foi feita ao Amorim.
    Eu se fosse sportinguista, fazia uma estátua ao homem.
    Quantos treinadores tiveram desde os anos 80 melhor que o Amorim ?
    Nenhum, mas de caras.
    E mesmo antes disso, duvido muito que o Amorim, não seja o melhor da vossa história.
    Volto a dizer, com todo o respeito, coitadinho do Sporting se o seu treinador, não fosse o Ruben Amorim.
    É neste momento, de longe, o melhor treinador português e continua a mostrar isso ano após ano.
    E este plantel do Sporting é mau ? Não, mas é inferior ao do Benfica e Porto e mesmo assim o Amorim faz igual ou melhor.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:37 pm

      Concordo na íntegra com este comentário.
      Não sei se Amorim é o melhor porque não vejo o Sporting desde que existe, mas tenho imensa dificuldade em nomear um superior, do que me lembro é o melhor.

      SL

    • Artur Trindade
      Posted Setembro 14, 2022 at 1:43 pm

      Concordo com a estátua, não ao Sousa Cintra, mas ao Amorim, no entanto troco-a pela sua permanência até 2024.
      Tanta estabilidade, resultados e jovens como Alcantár, Essugo, Mateus Fernandes, Rodrigo Ribeiro, Afonso Moreira, Pedro Sanca, Gabriel Tavares ou Leonardo Barroso, para serem lançados.

      Amorim vale ouro, e quantos mais anos ficar mais o Sporting vai crescer, e que estejamos cá para o ver…
      Se sair antes de 2024, haverá uma cláusula de 30M para pagar, mas não compensa.
      Só nestas 2 vitórias na champions, entraram 6M.
      Claro que é o melhor de sempre, no sentido em que ganhando ou não, estão sempre a ser feitas omoletes sem ovos, ou com ovos caseiros.

  • Ricard Bapt
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:21 pm

    Boas….
    Se ha duas ou tres semanas nem tudo estava mal, nao é agora q apenas apos alguns jogos, por mais importantes q sejam, q tudo esta bem !
    Nao era caso pra desacreditar o treinador, e nao fosse pelos titulos ja ganhos em tao pouco tempo e c tao poucos recursos, q seria agora pra o endeusar…
    Ha lacunas no plantel, como sempre haverá em todos, e é um plantel curto. Nao sao miudos de 16 ou 17 anos, sao os q estimam mais rapidos a chegar ao plantel A, q vao fazer a diferença qualitativa ou determinantes em jogos dificeis.
    Hesistia a necessidade de vender tanto mesmo apos tao gordos numeros de receitas ? Houve receitas de mais de 180M, nunca antes visto pelo clube. Hesiste um numero obeso de dividas ? Hesiste, mas qual dos 3 ditos grandes nao tem ?
    Uns têm de pagar ja e outros nao ?
    Nem tudo é tao cor de rosa nem tao negro, e com certos adeptos continuaremos apenas a ser verde e brancos….
    SL

    • Yazalde1906
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:45 pm

      Eu sei que uma das definições de existir é haver, mas juntar ambos verbos num só é obra!

    • ShowMeDeMane
      Posted Setembro 14, 2022 at 1:16 pm

      Ricard Bapt,

      Sim, existe* .

      Também pensava como tu, não compreendia como era possível ter tanto lucro e mesmo assim ser necessário vender.

      E por essa mesma razão, vi o R&C do Sporting e é lá indicado que temos uma dívida corrente neste ano de 72M, ou seja, este ano vamos ter que pagar 72M de dívidas a empresários e clubes. Se estas dívidas não forem pagas, entra o Fair-play financeiro e serão cobrados juros ainda maiores.
      Curiosamente, o Sporting faz ~74M lucro esta época. Penso que não seja por acaso.

      Não sou contabilista, nem trabalho no Sporting, mas tento entender a informação que chega a nós, adeptos.

      Apenas critico o timing de venda do Matheus Nunes. Acredito que destabilizou a equipa e a ideia de jogo no Dragão. Poderia muito bem ser vendido depois do jogo. Também podia ter-se lesionado e não ser vendido ou acontecer como aconteceu ao Palhinha que estava bem cotado, seguramos, e no ano seguinte vendemos por metade do preço.

      Se não formos tão “retos” a analisar as coisas, todas as decisões tomadas são justificadas e enquanto os resultados forem positivos (o mínimo para mim é garantir a LC), tudo está bem.

      SL ?

  • João
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:24 pm

    O Ser humano é muito 8 ou 80. Se o scp não passar o grupo vai acontecer tudo de novo mas inversamente. É tudo mau , fraco etc

  • Strasza
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:38 pm

    Eu acho que o que acontece com o Sporting, acontece com os outros “grandes” em Portugal e tem um nome: Sindrome de adepto.
    Os adeptos (na generalidade) gostam de sofrer por antecipação. Gostam de achar que têm sempre razão, que sabem mais que o treinador, o diretor desportivo, os gestores ou até os roupeiros todos juntos, e dai criam juízos de valor que mesmo sendo desmontados regularmente, não acaba com a sindrome.
    O clube perde o primeiro jogo = época perdida.
    A contratação é cara = é flop caso não marque hat tricks nos 10 primeiros jogos.
    A contratação é barata = comissões.
    O jogador lançado é da casa = se não se destacar no primeiro jogo é porque está verdinho e precisa de ser emprestado até aos 25anos a clubes de divisões inferiores.
    Treinador quer ter equipa com identidade própria = não percebe nada do assunto. A tática que uso no fm e que me levou a ganhar a champions com 20saves é que devia ser usada.
    E podia continuar a dar exemplos, mas acho que percebem onde quero chegar. Nós adeptos temos de perceber de uma vez por todas que não somos os donos da razão, que vê-mos as coisas “por fora” e da maneira que achamos que queremos ver, não lidamos com os jogadores diariamente para saber quem está apto para ir a jogo e quem não está, muito menos temos lições de táticas para ensinar aos treinadores. Como se diz na giria, cada macaco no seu galho!

    • KAiOWAS78
      Posted Setembro 14, 2022 at 1:17 pm

      Concordo em absoluto. Como socio do Sporting, a viver no Canadà à 10 anos e com as quotas em dia, custa-me ouvir adeptos a dizer “O Sporting somos nòs” e coisas afins! Existe aquele sentimento de posse no adepto q vem das claques. Acho isso muito tòxico!!! Pois qnd se joga mal là vêm os do costume com a lengua lengua ” eles não se esforçam e nòs sacrificamos as nossas vidas pessoais pa apoiar em todo o lado” e blà blà blà! Isso faz sentir nos adeptos um “sentimento de posse” de se acharem maiores do que o clube. Hà q perceber os adeptos NÃO são donos seja em que dimensão for, dos Clubes. Na minha opinião, e como ex membro da Juve Leo, penso q a politica q o Varandas implementou com as claques foi a mais correcta. Apoiem, suportem o clube mas que percebam que o papel de adepto pàra ai! Paulo Bento teve uma frase famosa q definia o Sporting atè ao Varandas chegar… ” Quando 6mil mandarem mais do que 60mil o Sporting não vai a lado nenhum”! Acho q se percebe onde quero chegar…

  • Mantorras
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:40 pm

    Pois, quem tem treinador tem muita coisa, ao contrario do que dizia Guardiola ha uns dias.

    O Sporting na venda do Matheus, porque antes do classico nao podia deixar sair um titular indiscutivel. No fim do classico? Ok.

    Agora, que a sua saida nao era o fim do mundo? Claro que nao, mas tambem nao e igual ter Matheus, Ugarte e Morita, ou Ugarte, Morita e Alex. Assim como nao e a mesma coisa ter 45M no banco, ou nao ter.

    O Sporting investiu num treinador 10M. Apostou forte e muito bem. Arranjou um homem a serio. Daqueles que nao papa birras do Slimanizito como a maioria dos Peseiros deste blog achariam bem. Sabe ser homemzinho e sabe a responsabilidade que e ser treinador de um clube grande como o Sporting e exige-o dos outros. Nao arranja desculpas, nem esta mais preocupado com o CV dele do que com o clube, convive com o que tem e cumpre o projecto definido. Arranjou solucoes. Alguns falaram aqui (eu incluido), jogar com 3 soltos na frente abertos era uma hipotese, e deixar 2 na frente com o Pote a frente dos medios e outra, e outras havera.

    A equipa do Sporting vai evoluir ainda ate final da epoca. Vai crescer, porque tem um bom treinador a frente. Eu nao sou Sportinguista e orgulha-me, enquanto PT, a forma como actuaram na champions do ano passado (memso com as goleadas) e o que estao a fazer ate agora. Nao foi por marcarem 2 golos no final aos Spurs que passou a ser assim. Foi porque ESTE Sporting tem identidade.

    • Mantorras
      Posted Setembro 14, 2022 at 12:42 pm

      na venda do Matheus esteve muito mal*

    • 2DedosDeTesta_
      Posted Setembro 14, 2022 at 2:47 pm

      Obrigado Mantorras. Ás vezes tem de ser um Benfiquista a dissecar o Sporting para que os próprios adeptos compreendam o projecto hehe.

      Numa altura que se fala tanto de coerência, nao posso deixar de dar os meus parabéns ao Mantorras pelo seu bom senso, imparcialidade e coerência – o amigo faz muito bem aqui ao blog.

      Um abraço e SL!

  • Yazalde1906
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:43 pm

    O anunciado funeral só espanta quem não é do Sporting.
    O maior inimigo do Sporting é o próprio Sporting.
    Hoje já somos os maiores, mas se encostarmos no Bessa já estará novamente tudo mal.
    Há uma falange de sportinguistas que parecem desejar o mal do clube apenas para terem oportunidade de dizer “estão a ver, eu nunca gostei do Varandas, do Amorim, do Paulinho, do Esgaio, do Neto, do St Aleijadinho, do Arthur Gomes, tinha razão”.
    Basta ir-se ler um pouco os comentários presentes noutros tascos e é um fartote de rir com o alheamento em que algumas pessoas vivem.

    • Velho do Restelo
      Posted Setembro 14, 2022 at 2:51 pm

      Epa acredito pouco que haja alguém que diga “nunca gostei do Amorim”.
      Acredito que 1 em 1000, aliás um em 5000 possam dizer isso, mas é um daqueles maluquinhos.

  • Miguel Jack
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:52 pm

    Excelente artigo

    Tentei explicar algo do genero ontem e poucos entenderam ou levaram para a azia

    O adepto do Sporting é o maior inimigo so Sporting e não vejo isto acontecer em mais clube nenhum

    Ontem o Paulinho era o “Sr. Champions League” (nunca mais me vou esquecer deste nome) quando a semana passada era “o maior cepo que vestiu a camisola do Sporting”

    O adepto do Sporting é bipolar e quando as coisas correm mal, asfixiam a equipa

    Ontem foi uma vitoria épica e em nada pode gerar azia a quem for portugues e goste de ver futebol

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 14, 2022 at 1:23 pm

      Não vês a acontecer lado nenhum?

      Ontem sonhamos todos em conjunto com adeptos do Porto a apedrejar o carro da família do treinador. Depois da mega festa quando deram 3-0 ao Sporting.

      Ou quando o Jesus foi apresentado no Benfica da última vez (sim vou ignorar porque me da jeito os benfiquista que estavam contra a vinda dele, acho que é justo).

      Mas não há em mais lado nenhum.

      • Velho do Restelo
        Posted Setembro 14, 2022 at 2:48 pm

        Sim, acho surreal este autoflagelo dos Sportinguistas, então ainda me lembro bem dos benfiquistas a quererem correr com tudo e com todos um ano após ganharem um tri. Sempre que oiço um benfiquista a queixar-se seja do que for, só penso “Havias de ser adepto do Sporting” ?. Aí sim tinhas razão para queixume.
        Mas pronto, a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa.

        • Velho do Restelo
          Posted Setembro 14, 2022 at 2:49 pm

          Para não falar dos jogadores.
          Há dois meses ninguém prestava, era João Mário, era Florentino, era Ramos… Agora são os melhores do mundo.
          Se acontece um deslize naquele lado da 2a circular vão rolar cabeças, aposto.

        • Sporting1906
          Posted Setembro 14, 2022 at 3:56 pm

          Foi pior do que isso. Ganharam o tetra e depois como não ganharam o penta disseram logo que a direcção estava a sabotar o clube. No ano a seguir voltaram a ser campeões e disseram que era uma vergonha só terem sido campeões 5 vezes em 6 anos.

    • Stravinsky
      Posted Setembro 14, 2022 at 2:38 pm

      Creio que não percebeste a referência ao “Sr. Champions League”. Pelo que percebi, é porque o Paulinho tem números fracos no campeonato português, mas acaba por não ter números assim tão maus nos jogos da Champions League.
      Acho que essa referência é mais numa de “senhor que não marca no campeonato, mas na Champions League vai picando o ponto”.

    • 2DedosDeTesta_
      Posted Setembro 14, 2022 at 2:41 pm

      Outra vez?

      Relativamente ao “adepto do Sporting”, acho que vai prai uma generalização gigante. Também podia fazer o mesmo em relação aos “adeptos do Benfica” ou aos “adeptos do Porto” mas seria intelectualmente desonesto.

      Em relação ao “Sr.Champions League”, eu li o comentário em questão e digo-te – O maior cego é aquele que nao quer ver (neste caso compreender, porque o comentário é bastante explicito).

      Abraços e SL

    • Artur Trindade
      Posted Setembro 14, 2022 at 3:10 pm

      Miguel Jack, não sei se és Benfiquista, mas se és deves ter verificado a esquizofrenia, de engolir sapos/melões, e estados de espírito de vitórias/derrotas, nesta fase Vieira/Jesus, em que o Benfica se partiu em apoiantes/haters do presidente/treinador, em que era comum ler por aqui, que se desejava que o Benfica perdesse para poder atacar essas pessoas.

      Mesmo em relação a Rui Costa, ainda são vários que ligam a sua direção a Vieira, olhando-o de soslaio.

      Em relação a ser bipolar, está obviamente relacionada com os longos períodos sem ganhar, que levam a que a satisfação/ansiedade por vitórias/derrotas seja imediata.
      O adeptos do Benfica, como tem sido falado estão mais próximos deste estado, mesmo que sejam só 3 anos sem títulos.
      O Porto tem tido uma constância de vitórias neste século, que os deixa mais ou menos imunes.

      Como deves perceber, estas questões nada tem a ver com isoterismo, ou genética, calha a todos, e é tudo muito racional com a natureza humana.

      • Miguel Jack
        Posted Setembro 14, 2022 at 5:50 pm

        Artur, podes pensar que o meu comentário foi em tom incendiário, mas acredita que fico contente com uma vitória como a que o Sporting conquistou ontem!! Nunca desvalorizei esta vitoria nem o titulo conquistado merecidamente….o que quis dizer e repito porque é a minha opinião, é que o Sporting tem adeptos que não aceitam as boas e as más fases do clube, como eu nunca vi em lado nenhum!!

        Recentemente vi criticas ao Amorim, quando a sua contratação foi o melhor que poderia ter acontecido ao sporting e não me importava nada de o ver no meu clube.

        Após o mau arranque de campeonato, tudo estava perdido e jogadores de qualidade inegável eram cepos, agora são craques, como o Trincão por exemplo.

        Este comportamento é muito mais visivel nos adeptos do Sporting do que no Porto ou Benfica.

        Se os sportinguistas ficam ofendidos com o que disse, a intenção não foi essa.

        Este blog é para expressar opiniões com respeito.

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 15, 2022 at 3:05 pm

          Como é que é mais visível desculpa lá?

          Ainda ontem o carro da família do treinador foi vandalizado! Um treinador que deu a dobradinha ao clube há uns meses!!

          Está tudo bem? Isto é aceitar melhor uma má fase que nós?

          Por amor de Deus.

  • ShowMeDeMane
    Posted Setembro 14, 2022 at 12:59 pm

    34 jornadas indica 102 pontos possíveis de fazer.
    8 pontos já perdidos, ainda podemos terminar com 94 e sermos os campeões com o recorde de pontuação na liga Portuguesa.

    Como é óbvio, não vamos ganhar todos os jogos, ainda vamos perder/empatar alguns. Tal como os nossos rivais que ainda têm de vir a Alvalade, ir a Braga/Porto/Benfica, enquanto que ao Sporting falta apenas ir à Luz. Isto apenas falando de jogos grandes.

    O jogo em Alvalade com o Chaves fomos completamente apanhados de surpresa. Era o suposto jogo de viragem, na 1ª parte fizemos por estar a vencer tranquilamente e a partir daí iríamos começar a crescer, motivar e ganhar confiança para as difíceis semanas que vinham (Estoril, Frankfurt, Portimonense, Tottenham…).
    Não aconteceu, o futebol é mesmo assim. Tivemos que o fazer em casa do Estoril e em Frankfurt, o que dá ainda mais ânimo dado que, na teoria, seria muito mais complicado.

    Isto tudo para concluir que não é necessário já o desespero. Está difícil, mas também já passamos uma fase difícil visto que já fomos ao Dragão e à Pedreira.
    Mas também não é com estas recentes vitórias (muito importantes) que podemos exigir mundos e fundos e, assim que um resultado menos positivo aparecer, voltarmos à lama.

    Uma vez que o Braga está, atualmente, uma máquina trituradora, pode ser que roube mais pontos ao Benfica/Porto do que roubou ao Sporting e assim os 85 pontos habituais de Rúben Amorim sejam suficientes para ser campeão.
    Ou quiçá, Braga seja campeão e o Sporting termine em 2º lugar…

    A única coisa que peço a todos é que, assim que voltarmos a perder pontos, não voltem a pedir a cabeça de Amorim e que a Direção seja mandada abaixo.
    Desde 2018 que crescemos exponencialmente. Ambição é bom, mas também é preciso relembrar de onde começamos.
    Até mesmo comparando com a época passada ou a que fomos campeões, vejo o Sporting a jogar melhor futebol, mais dominador/controlador, manda e dita o jogo ao seu gosto e sabe sofrer como uma equipa quando necessário.

    Não é por acaso que o verde representa esperança. Não é fácil, é preciso ser um autêntico leão.

    SL ?

  • SENSEI
    Posted Setembro 14, 2022 at 1:18 pm

    Não fui eu, mas bem poderia ter sido eu a escrever.
    Aliás, comentei algo nesta linha ontem à noite neste blog e ,em privado com os meus amigos, venho dizendo o mesmo desde a derrota com o Porto e o Chaves.

    Afinal somos mais os sensatos do que pensava.

  • Lonzo Ball
    Posted Setembro 14, 2022 at 1:41 pm

    Este tema ja cansa e é ridiculo. Se os adeptos fossem assim tao anti-sporting o Varandas tinha ganho com 85% dos votos ainda este ano? So porque uns pseudo adeptos fazem barulho nas redes sociais a favor do Bruno e afins englobam logo todos os sportinguistas. Meu deus tomem juizo.

    O Sporting esta bem e recomenda-se. Desde dos tempos de 2000 que nao se via um Sporting tao saudavel e unido. Mas claro que o Sporting de hoje, incomoda muita gente. Entao tem que arranjar maneiras de destabilizar seja atraves da comunicaçao social ou redes sociais.

    • ShowMeDeMane
      Posted Setembro 14, 2022 at 2:09 pm

      Lonzo Ball,

      Concordo que já cansa, mas é preciso combater isso diariamente, pois adpetos com olhos e cérebro podem cair na tentação de ir na lenga-lenga após um par de maus resultados.

      SL ?

    • lipe
      Posted Setembro 14, 2022 at 2:25 pm

      Não estou por dentro da realidade da massa associativa do Sporting. No entanto, atirando um pouco de barro à parede, diria que há uma diferença substancial entre os sócios que efetivamente votam e o grosso da massa adepta (que não são sócios e portanto nem contam para estas coisas).

      • Artur Trindade
        Posted Setembro 14, 2022 at 3:34 pm

        Tentando te ajudar na compreensão do universo do Sporting, existe uma diferença substancial entre o grosso da massa adepta e aqueles que se manifestam nas redes sociais ou na blogosfera.
        Já não faz sentido falar em Brunismo, porque o mesmo está morto e enterrado, existindo apenas uma franja irrelevante de adoradores.

        Faz sentido falar em visão de resultados imediatos (que erradamente são associados aos Brunistas), e uma visão sustentada de crescimento (projeto Varandas), que obviamente só pode ser mantida, enquanto houver decisões acertadas ao nível desportivo (técnicos e jogadores), e isso viu-se nos 2 primeiros anos de Varandas, que já tinha o seu projeto, mas faltava-lhe quem o executasse, somando uma série de opções discutíveis, que estavam prestes a arruinar toda a possibilidade de continuação.
        Amorim foi a última cartada de Varandas.

      • Neville Longbottom
        Posted Setembro 14, 2022 at 4:32 pm

        Graças a Deus.

        O que dizes é verdade e a falange com mais votos são Varandas, mas acho que a vitória aconteceria à mesma porque ele também teve muitos mais votantes do que os outros.

        Agora há muita gente pró Varandas (como eu) que não se manifesta nas redes sociais. Eu consegui ler um gajo mandar a direção para um determinado sítio horas depois de termos ganho ao Tottenham. Isto de facto é surreal. Saudosimo do macabro só pode.

        Há uma coisa que tenho algum orgulho. Eu passei a apoiar Varandas antes do seu sucesso. E foi quando ele iniciou a guerra com as claques. As claques do Sporting são fachada para o crime organizado. Há gente séria e boa? Há, sim. São mais precisos noutro lado do que ali na minha opinião. Ainda ontem o Nuno Mendes (Mustafá) foi detido e está à espera das medias do coação. Essa gente tem de estar bem longe dos miudos e dos “inocentes” que só querem ver bola e os seus ídolos em família. E muitos destes são os tais brunistas com muita expressão nas redes, mas com pouca expressão nas urnas. E, novamente, graças a Deus.

        Abraço

  • PedroAguiar
    Posted Setembro 14, 2022 at 1:43 pm

    Ontem fiquei genuinamente feliz pelo Sporting. Jogaço, limpinho limpinho.
    Saudações Benfiquistas

  • Fireball
    Posted Setembro 14, 2022 at 2:23 pm

    O futebol é o momento, para o bem ou para o mal. O meu respeito ao Amorim e ao Varandas por se manterem fiéis ao seu projeto e às suas ideias. Deixem-nos trabalhar, eles já provaram que sabem o que estão a fazer.

  • Steleao
    Posted Setembro 14, 2022 at 4:17 pm

    No fim do mercado vi um plantel a imagem do Amorim no ataque aos reforços:
    – O pinheiro Paulinho vai ser alternativa a partir do banco para o jogo directo em desespero de resultado, assim como para barralhar as marcações aos adversários que já tenham se encaixado na estretegia do Sporting ao longo do jogo. Daí que evitou ter um 2o ponta pois o 1o náo é para titular, antes utilizará os miúdos Ribeiro e Chermiti.
    – O Fatawu é a alternativa para avançado centro móvel, o lugar actual do Edwards.
    – O Edwards será o avançado esquerdo sempre que Trincão não possa jogar. Pessoalmente acho que Trincão devia ser o titular ao centro.
    – O Artur é a escolha do Amorim para alternativa ao Pote, o Rochinha deve ser a opção oferecida pela direção até a altura, mas que não terá dado a Amorim garantia de poder render tão alto como o trio da frente. Embora possam jogar nas trés posições frontais é a esquerda onde tem rendimento diferenciado.
    – O Jovane teve a sua reintegração para reserva na posição que rende mais a de avançado direito para alternativa directa a Trincão. Assim como 3a opção a avançado centro móvel caso Fatawu não resulte ao centro.
    – Sotiris penso que veio claramente para suprir Nunes, porque Amorim reclamou de alguem com suas caracteristicas. No entanto creio que quando veio o Morita a ideia da direção era precaver saída de Nunes, e contava com Bragança como o titular/2a opção. Entretanto Morita tem vindo a destacar-se melhor como um 8, Sotiris também destaca-se melhor como 8, Bragança que esta lesionado é apenas um 8. Pelo que nas contas finais o Bragança irá continuar com poucos minutos. E a falta de um 6 realmente alternativo ao Ugarte pode fazer-se sentir, ao longo da época.

  • Kacal
    Posted Setembro 14, 2022 at 5:21 pm

    As pessoas vão muito do 8 ao 80 também mas não é só de um lado, é de todos. Concordo que tirar conclusões negativas de forma extrema criticando tudo e todos é errado, mas também não aceitar que contestem uma direcção e um treinador dando a sua opinião de forma construtiva e discordando de certas coisas também é errado.

    Eu como adepto rival mas de futebol acima de tudo falo por mim dei a minha opinião. O Morita é muito bom mas não é Matheus Nunes, agora o japonês está a demonstrar um bom nível e a evoluir bem agarrando o lugar, ótimo para vocês. O tal jovem grego eu não conhecia mas no meu comentário ao post da sua contratação falei no sentido positivo dizendo que devia ser dado o benefício da duvida e podia sair dali uma “truta”.

    A única crítica que fiz e mantenho é a falta de um PL mas continuo a achar o mesmo e pode ser que durante a época se venha a confirmar. Vencer estes jogos é fantastico mas estamos no inicio da época. Onde vemos essas falhas é durante a época e é nos pormenores que se decidem titulos. É nos jogos com o Chaves em casa que se podem decidir titulos e é aí que podemos notar a ausência de um goleador. Não é porque o Sporting está a vencer que deixa de haver coisas menos boas feitas, assim como não estava tudo mal feito. Mas mérito de Amorim em potenciar o que tem.

  • NinjaDaBola
    Posted Setembro 14, 2022 at 6:26 pm

    Boas!
    Não sou do Sporting desde pequenino, mas simpatizo. Sou adepto de futebol, acima de tudo.
    A minha simpatia começou no ano do título, em que a aposta em Ruben Amorim (e a sua forma de estar e comunicar) e consecutiva aposta em jovens e numa identidade me cativaram. Aliado a isso ajudou tbm a comunicação institucional excelente, sobretudo no YouTube.

    A identidade do Sporting, agora com Varandas, mudou radicalmente. Um clube sério, que, vendo de fora, me parece muito bem gerido (não esquecer que o Sporting é líder nas ditas “modalidades”).

    Ao contrário dos dois maiores clubes nacionais, e talvez porque o insucesso mais recente tenha tornado as expectativas mais fáceis de gerir, o Sporting está a planear para o futuro, em vez de querer executar JÁ, para ontem. Para mim, isso é apelativo e valioso. A longo prazo, pode dar frutos e reformular o panorama nacional.

    Por vezes, o Benfica tem planeamentos de época que são “ou vai ou racha”, e isso pode ser muito perigoso para o futuro do clube, apesar de ser obviamente aliciante para os adeptos ver chegar as trutas todas no início da época..

    Por vezes (quase sempre?) a paciência recompensa. Falta ver o futuro para este Sporting.
    A mim, enquanto adepto de futebol sobretudo, agrada-me ver certezas no trajeto que se está a fazer. Mais devagar, como a tartaruga, mas de forma séria.

    Ainda há de chegar o Bragança este ano (?), e para o ano os Tomás T e Gonçalo Est. Está o Essugo em linha de espera. Os Rodrigos.. o novo guarda-redes tbm me parece uma escolha acertada… Ainda o Calai.

  • Miguel Lopes
    Posted Setembro 14, 2022 at 7:23 pm

    Pessoalmente, considero que a direção fez muito bem em vender Matheus Nunes, 45M€ são 45M€ e liberta o Sporting da asfixia financeira durante este ano.
    Podemos dizer que poderia ter esperado mais 4 dias para ele jogar no Dragão, mas nem todos são como o Benfica que permitiu que o João Victor jogasse pelo Corinthians e infelizmente, se lesionasse. E este negócio nem se compara em termos de valores, ou seja mais razão para os Wolves e o Sporting não quererem arriscar uma lesão. Segundo, os Wolves já tinham perdido Palhinha por esperarem sentados a tentar o melhor negócio.
    E como pudemos verificar, o Sporting já tinha alguém muito bem observado para entrar (Alex) que irá crescer debaixo das asas de Morita e Ugarte, preparando-se para substituir numa futura venda (Ugarte).
    Contrariamente a muitos users, para mim, o Sporting tem uma equipa curta, mas equilibrada e com espaço para lançar jogadores da formação na equipa A.
    Foi pena estas lesões em alguns jogadores, mas ficam criadas as condições para os mais jovens entrarem na equipa sustentadamente.

Deixa um comentário