Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Incrível! SC Braga perdia por 2-0 aos 80′ contra o Vitória mas deu a volta em 5 minutos e marcou duelo com o Benfica

Que jogo, claramente dos melhores da época. O Vitória dominou na 1.ª parte e parecia ter a eliminatória no bolso mas o SC Braga, que já tinha entrado forte depois do intervalo, teve um dos momentos mais épicos da sua história e mantém assim o bom momento. Jota e André Silva destacaram-se na melhor fase dos vimaranenses. Já Nélson da Luz teve um falhanço que será complicado de digerir. Nos gverreiros a entrada de Vitinha revelou-se decisiva. O jovem deu outra presença e agressividade ao ataque, e ainda marcou um golaço. Abel Ruiz também está a atrair mais o golo, algo que foi sempre a sua pecha desde que chegou a Portugal.

O SC Braga recebeu e bateu o Vitória SC, por 3-2, e marcou duelo com o Benfica nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Num jogo louco, os vimaranenses foram para o intervalo a vencer por 2-0, com golos de Jota e Anderson Silva (grande finalização), e no 2.º tempo tiveram uma grande oportunidade por Nélson da Luz para chegar ao 3-0, no entanto o angolano desperdiçou e a turma de Artur Jorge aproveitou. Banza falhou o 1-2 logo a seguir, mas Abel Ruiz aos 81′ reduziu mesmo e depois assistiu-se a 5 minutos de sonho da equipa de Artur Jorge, com Vitinha (83′) a empatar com um golaço e Ruiz aos 86′ a consumar a reviravolta.

XI SC Braga: Matheus; Víctor Gómez, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Sequeira; Al Musrati, Račić; Iuri Medeiros, André Horta, Ricardo Horta; Abel Ruiz.
XI Vitória SC: Celton Biai; Amaro, Bamba, Mikel Villanueva; Miguel Maga, Dani Silva, Tiago Silva, Hélder Sá; André Silva, Jota, Anderson.

59 Comentários

  • R1906
    Posted Janeiro 11, 2023 at 8:49 pm

    Espero que o Ruben Amorim , Varandas e Hugo Viana tenham visto este jogo. Isto de ter ponta de lanças no banco ajuda bastante em momentos que se esta a perder. Começa a ser complicado não ver ponta de lanças espalahos pelo top 3 no banco ou titulares que não consigam fazer melhor que o Paulinho.

    O Vitória no entanto deu um choke descomunal. Nelson da Luz depois do que fez não dorme hoje, era o 3-0 limpinho, ainda por cima com um colega ao lado.

    • Abilio
      Posted Janeiro 11, 2023 at 9:01 pm

      Estes brunistas não param com este desgaste

      Que conversa chata

      O Amorim é que não quer mais avançados, o Viana e o Varandas deram-lhe o Slimani e davam-lhe outro no Verão mas o Amorim, como disse, várias vezes não quis.

      Isto é público a brunecada não precisa de estar sempre a inventar. E para ir buscar os Castaignos, Barcos, Cissés, etc, como o BdC comprava por muitos milhões, e que nem um golo marcaram, mais vale não ir buscar ninguém

  • Neville Longbottom
    Posted Janeiro 11, 2023 at 8:50 pm

    Grande Braga!

    SL

  • Frickelz
    Posted Janeiro 11, 2023 at 9:00 pm

    Aquele jogaço que todos os adeptos de futebol gostam.
    E nem parecia de futebol português, as duas equipas a serem raçudas, lutarem por cada bola, com bastante intensidade, mas ao mesmo tempo leais e sem fazer perdas de tempo ou saltos para a piscina ridiculos. Assim dá gosto.
    P.s.: mas vale bujas Vitinha?

    • Boneco21
      Posted Janeiro 11, 2023 at 9:57 pm

      Tudo certo, menos a parte das perdas de tempo… O Celton Biai foi avisado logo na primeira parte pelas demoras na reposição…

  • Borsalino
    Posted Janeiro 11, 2023 at 9:01 pm

    Abel Ruíz é um craque, focado é um jogador para outros voos.

  • henry14
    Posted Janeiro 11, 2023 at 9:05 pm

    Péssima notícia para o Benfica.

  • JMQ
    Posted Janeiro 11, 2023 at 9:13 pm

    Que diferenca faz ter um treinador de futebol a treinar o Braga que sabe que o jogo de futebol tem balizas , ou um daqueles fantasistas da posse, em que se apanha a perder e só se jogava para os lados.
    Grande jogo do Braga e Vitória.
    Isto é futebol!
    2 ex jogadores dos respetivos clubes, dois ex treinadores das equipas B, grande espetáculo de futebol!
    Mais uma noite de terrivel para os Engravatados da “Teoria da Posse “

  • Nando V
    Posted Janeiro 11, 2023 at 9:28 pm

    Digam o que disserem, não há derby como este em Portugal. Ninguém quer saber se é jogo de Taça ou Campeonato ou amigável, joga-se sempre com o máximo de intensidade, até ao último segundo. Foi dos melhores jogos da época, indiscutivelmente.

    O Vitória este taticamente quase perfeito, mas Artur Jorge tem um grande banco, e reconheça-se que o plantel do Braga tem melhores jogadores à disposição — poder lançar Vitinha, Banza e Djaló, já tendo em campo Ricardo Horta, um excepcional Abel Ruiz e ainda Iuri Medeiros, é de luxo. A defesa vitoriana (sobretudo Bamba) e guarda-redes do Vitória estiveram a um nível altíssimo, mas estes derbies do Minho (como já se tinha visto no campeonato) nunca estão decididos antes do apito final. Entrando o primeiro golo, sentiu-se (pelo menos, foi claramente esse o meu feeling a ver o jogo) que o Braga iria poder dar a volta nos 90 minutos, pois tinha muita gente de qualidade na frente e um golo galvaniza sempre. Estes jogos têm uma energia diferente.

    • henry14
      Posted Janeiro 11, 2023 at 10:11 pm

      Não há derby como este em Portugal ????‍♂️.
      Ok…

      • lipe
        Posted Janeiro 11, 2023 at 10:19 pm

        Zero. Não há mesmo.

      • Nando V
        Posted Janeiro 11, 2023 at 10:25 pm

        No sentido em que raramente são monótonos. Ninguém está a pôr em causa a grandeza de outros clubes, está descansado. Enfim…

        • henry14
          Posted Janeiro 12, 2023 at 2:54 am

          Esse “enfim” era escusado ;).
          Tens uma opinião da qual eu discordo profundamente. É um derby muito interessante sem dúvida, sempre muito intenso com muita emoção nas bancadas mas há um derby melhor que este. Se é “como este”? Não, mas se formos por aí os derbys são todos diferentes.
          Abraço.

          • lipe
            Posted Janeiro 12, 2023 at 9:41 am

            Em Portugal não há derby melhor que este.

            • henry14
              Posted Janeiro 12, 2023 at 10:52 am

              Pronto, pronto, pronto .
              Perdão pela minha ousadia em discordar dessa afirmação ??. Fiquem lá com a vossa ideia

            • Aurinegro
              Posted Janeiro 12, 2023 at 1:28 pm

              Temos de pedir desculpa por ter uma opinião diferente da tua? Ou isso é factual e esse é o melhor derby? Apresenta lá os números que faz com que não possamos ter uma opinião diferente da tua.

              • Boneco21
                Posted Janeiro 12, 2023 at 3:03 pm

                Mas ele disse em algum lado que tinhas de pedir desculpa ou que não podias ter opinião diferente? O henry14 disse que há um derby melhor que este e o lipe só respondeu que não há… Porque é que um tem de justificar e o outro não??

                • Aurinegro
                  Posted Janeiro 13, 2023 at 10:27 am

                  Tens em baixo a dizer “isto é factual”. Já te responde a diferença? Como pode ser factual? Como é que isso é medido?

              • lipe
                Posted Janeiro 12, 2023 at 7:47 pm

                É o melhor derby em Portugal, isto é factual. Braga e Guimarães partilham uma rivalidade com séculos de história, algo ímpar em Portugal e que vai muito para além do futebol (é apenas o palco onde ela é mais visível).

                Ninguém me deve um pedido de desculpas nem eu o pedi, amigo. É natural que pouca ou nenhuma gente fora do contexto Braga x Guimarães concorde com esta afirmação, mas penso ser a realidade. Jogos entre os grandes são obviamente intensos mas não se compara.
                Braga e Vitória raramente disputam títulos, muito menos entre si, e mesmo assim os jogos são sempre carregados, seja de equipas A, B, júniores, outros desportos ou até outros clubes mas que sejam das respetivas cidades.

                • Aurinegro
                  Posted Janeiro 13, 2023 at 10:29 am

                  “É o melhor derby em Portugal, isto é factual” e mais abaixo “… mas PENSO ser a realidade”.

                  Então é factual ou és tu que pensas ? O termo factual é porque há factos a justificar, mas ainda não conseguiste dá-los. Pelo menos o Henry não diz que é factual que não é.

                  • lipe
                    Posted Janeiro 13, 2023 at 11:30 am

                    Literalmente expliquei-te em cima o porquê de ser o melhor derby português.

                    • Aurinegro
                      Posted Janeiro 13, 2023 at 1:44 pm

                      Ah então os séculos de história de Guimarães vs Braga é o que torna factualmente o melhor derby de Portugal. Porque não há séculos de história de rivalidade entre Poto e Lisboa, por exemplo. Ia para dizer que tinhas o segundo facto de serem do mesmo distrito, mas acabas a dizer que acontece os jogos dos vários escalões estarem carregados mesmo contra “outros clubes mas que sejam das respetivas cidades”, ou seja, é independente de ser Braga vs Vitória.

                      Mas se isso é tudo tão factual, porque usas literalmente a palavra “penso”? Ou é factual e nada tem que ver com o que pensas ou se é o que pensas, então não passa da tua opinião.

                  • lipe
                    Posted Janeiro 13, 2023 at 3:09 pm

                    Respondo aqui porque não te consigo responder em baixo.
                    Porto x Benfica não é um derby e a rivalidade Porto x Lisboa tem pouco tempo. Braga x Guimarães tem as suas origens na própria nacionalidade, séculos e séculos de história. É uma rivalidade entre cidades que chega ao seu expoente máximo quando se defrontam os principais clubes (como é lógico). É algo que se sente no dia-a-dia pelas pessoas que gravitam à volta das duas cidades.
                    Pensava que tinha sido claro mas aparentemente não.

                    Estás à vontade para discordar como é óbvio. Tudo isto é subjetivo mas se tivesse que escolher o melhor derby português seria sem dúvida este.

                    • Aurinegro
                      Posted Janeiro 13, 2023 at 3:53 pm

                      Mas a mim também não me custa nada que digas que este é o melhor derby. O que não percebo é como se diz que é factual algo que não é mensurável.

                      Lá está: no fim terminas a dizer que é tudo subjetivo, o que concordo, e que é o oposto de objetivo e factual.

  • Boneco21
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:00 pm

    “Eu sei que dói, mas eu sei que é lindo”!

    Vitória épica, todo o mérito para o Artur Jorge. Há coisas a melhorar (o Bruno Rodrigues não tem qualidade para ser jogador do Braga, acima de tudo pela lentidão), e a equipa ainda alterna muito entre grandes jogos e jogos medíocres logo de seguida, mas tem proporcionado grandes momentos na época

    • panchuvilha
      Posted Janeiro 11, 2023 at 10:57 pm

      O problema que já dura algum tempo mas parece que a direção do Braga não consegue ver ou não quer ver, os chamados “centrais”.
      A partir do momento que olho para o Paulo Oliveira e vejo como uma opção super valida para titular, algo não está bem (não é um jogador horrivel mas é limitadissimo).

  • Nunop
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:02 pm

    Já tinha dito aqui no jogo contra o Benfica e volto a repetir:

    Abel Ruíz em derbis/classicos/liga europa > Haaland, Lewandowski, Benzema > Callum Wilson > Paulinho > Musa > Abel Ruiz contra os “pequenos”.

    Aparece sempre em jogos grandes, é absurdo

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:03 pm

    Nem me vou alongar muito.

    Mas que grande jogo de futebol!!!

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:05 pm

    No post do sorteio comentei aqui no blog que o meu coração dispensava um Derby do Minho para a Taça mas confesso que estava longe de sequer imaginar algo assim. O futebol é mágico, e este jogo foi mágico para o espetador que o assistiu por puro entretenimento, mas para qualquer vitoriano foi algo duro e um arrombo tremendo. Daqueles resultados que será muito mas mesmo muito difícil de superar durante um bom período de tempo, acima de tudo porque não se encontram grandes explicações para o que aconteceu. É difícil explicar que, mesmo após os, possivelmente, melhores 80 minutos da época e um dos melhores dos últimos anos, com uma equipa de miúdos e que mais de metade dos jogadores há um ano estavam na Liga 3, nem assim chegou para passar esta eliminatória e ganhar um bom elã para o clube e adeptos continuarem a travessia no deserto que temos vindo a fazer. Parece quase uma forma dos Deuses do futebol dizerem a nós, vitorianos, que não há nada que possamos fazer para sair do marasmo.

    O futebol tem tanto de mágico quanto de cruel.

    Durante os próximos tempos, e mais a frio, tentarei olhar para este jogo e retirar o que foram aqueles 80 minutos. Admito que me encheram de orgulho pela personalidade e coragem que os miúdos demonstraram. Já tivemos equipas de “consagrados” e que neste estádio se acobardaram por completo. Dani Silva não teve destaque no negrito do VM mas acho que merece todo o destaque. Que jogo estupendo que hoje faz. Para mim, o melhor em campo do nosso lado. O Jota Silva, apesar de o considerar um jogador muito limitado, hoje faz um grande jogo. Do lado oposto, não há como fugir de Nelson da Luz. O desmoronamento da equipa começa nele, e no fundo acaba também nele porque foi aquele o lance que derruba emocionalmente uma equipa que, fruto da sua juventude, se vem demonstrando instável. Bamba também mostra hoje porque é que ainda tem que crescer para subir patamares competitivos. Tecnicamente e taticamente está lá tudo, mas é dos primeiros a ir-se abaixo às primeiras contrariedades da equipa. Foi assim em Vizela e foi assim esta noite, e para o alto nível este é um aspeto onde não há perdão possível. Veja-se o caso de David Carmo no Dragão.

    Do lado do Braga, eu acredito que daqui a uns tempos os seus adeptos, que hoje estarão eufóricos (e como não estar?), olharão para este jogo e ver os imensos sinais de alerta que foram dados. Esta pode ser a minha leitura a quente e com algum misto de azia, mas senti que, taticamente, foi mais uma derrota do seu treinador. O Braga vence mas Artur Jorge demonstrou que ainda tem bastantes limitações. É o segundo jogo contra o Vitória que faz e é o segundo jogo em que é maneatado taticamente e em que demonstra imensas dificuldades em dar a volta ao jogo. Sim, o Braga deu a volta ao jogo, mas fruto do rasgo individual dos belíssimos jogadores que tem que podem, a qualquer momento, virar um jogo que até lhes pode nem estar a correr de feição. Hoje, Vitinha entra e estava a fazer um jogo em que podemos procurar todos os adjetivos negativos, somá-los e nem assim ser suficiente para descrever o quão mau ele estava a ser, até que espeta aquela bomboca. E isto não tem nada de treinador, é aqui onde quero chegar. É um resultado que surge da inspiração momentânea (no caso de Vitinha diria que a única inspiração que teve no jogo) dos jogadores.

    Analisando inclusivamente a época do Braga, sinto que é uma equipa que, se não entra bem nos primeiros 20 minutos, dificilmente se encontra porque acho o Artur Jorge um treinador ainda incapaz de ler corretamente os jogos e mudar o rumo dos acontecimento. Mais uma vez, hoje foi um desses jogos. Acredito que com um treinador mais apto no imediato e este Braga seria sim um claro candidato ao título, ao invés das dúvidas que ainda se vai tendo se o são ou não.

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 11, 2023 at 10:10 pm

      Esqueci-me só de um último apontamento: que comecemos a respeitar mais o nosso futebol. Parece que esta temporada se começa a tornar repetitivo o número de jogos do nosso campeonato em que há comentários onde se lê “que grande jogo, nem parece do futebol português”. Sim, o nosso futebol tem qualidade, tem crescido imenso e merece a nossa atenção e menos desprezo. Compreendo que o clima cá instalado seja demasiado tóxico, mas acreditem que vale a pena investirmos o nosso tempo livre para seguir o nosso futebol. Tem havido belíssimos espetáculos e de forma mais recorrente do que fazem crer.

      • lipe
        Posted Janeiro 11, 2023 at 10:18 pm

        João, belos comentários. Reforçava este só com uma crítica ao horário ridículo do jogo de hoje.
        Quem marca um Braga x Vitória para as 18:45 de uma quarta feira não tem respeito pelo adepto de estádio ou apreço pelo produto que quer vender.

        • João Ribeiro
          Posted Janeiro 11, 2023 at 11:03 pm

          De acordo. Acabei por não o indicar no comentário acima, mas quando refiro que se deve respeitar mais o nosso futebol parte também pelas mais altas entidades do mesmo. E bem mais escandaloso que o “nosso” horário foi o do Vilaverdense – B SAD, disputado às 14h, ou do Nacional – Rabo de Peixe.

          Ao menos que acabem com a palhaçada de usarem termos como “festa da Taça”.

      • Manel Ferreira
        Posted Janeiro 11, 2023 at 10:34 pm

        Excelentes comentários, João. Ao contrário do catastrofismo geral (quase sempre de adeptos dos 3 grandes), parece-me que a tendência no futebol português tem sido de crescimento e de melhoria, de projetos cada vez mais interessantes, de cada vez mais talento descoberto, de cada vez melhores vendas e independência financeira dos clubes.
        Agora, claro que ainda há muito a fazer. Mas este negativismo do “tudo horrível, tudo fraco” tomou conta das pessoas e, como dizes, muito disso é baseado apenas em rivalidades, “está tudo contra o meu clube” e por aí fora. É o pessoal do reduzam para 10 clubes e outras palhaçadas do género, que nem percebem o que iam fazer ao futebol português se levassem a sua avante.

        Em relação ao teu primeiro post… mas vocês estão num marasmo assim tão grande? Olho para a classificação e vejo-vos em 6º lugar, a 4 pontos do 4º lugar que quase certamente dará LE. Não creio que cheguem lá (Conference é o mais provável), mas tendo em conta as previsões pessimistas de início de época, e numa altura de desinvestimento enorme, esta vossa temporada parece-me bastante positiva, com um “bis” europeu bem possível, algo que vocês raramente têm conseguido neste século.
        Agora, claro, terem conseguido a vitória neste jogo, por tudo o que implicava, teria sido uma injeção brutal para o resto da época.

        • João Ribeiro
          Posted Janeiro 11, 2023 at 10:47 pm

          Sim, acho que estamos num marasmo imenso. Desportivamente a época tem corrido bem, no entanto de momento isso acaba por ser o menos importante tendo em conta o estado calamitoso que o clube se encontra financeiramente.

          Até 2025, o Vitória tem de fazer, anualmente, 20M para poder ter orçamentos ao nível do que tem tido, e uma pessoa olha para as perspetivas de futuro e encontra uma equipa B com apenas 4 pontos na Liga 3, está sem sub-23 porque tiveram de ser extintos por causa da situação financeira e de momento não se sabe bem como se vai fazer esses 20M neste verão, quanto mais nos 2 seguintes. Quando falo em marasmo é nisto que me baseio. O futuro do clube está negro, diria que é dificil até de vislumbrar o que poderá acontecer e isso é do pior que qualquer adepto pode sentir. Tu, como boavisteiro, já passaste, e ainda passas, por um cenário identico e melhor que ninguém sabes o duro que é. O marasmo que estamos inseridos é este: não há perspetivas de um bom futuro no Vitória, independentemente do quão bom o presente possa ser.

    • panchuvilha
      Posted Janeiro 11, 2023 at 10:52 pm

      Grande comentário João, concordo com esse teu 3º paragrafo principalmente na derrota na parte tatica. Na primeira parte fomos completamente comidos taticamente, fomos completamente anulados no ataque e na defesa estavamos completamente aos papéis com as movimentações principalmente do Jota. Na segunda fomos nós mas é a ordem natural das coisas porque eramos nós atrás do prejuízo e colocamos mais gente no ataque. A verdade é que ao colocar mais atacantes podia ter corrido muito mal e podiamos ter sofrido mais golos (aquele lance do Nelson da Luz fez me tremer) mas por acaso correu bem.
      Quanto o Vitinha, ele claramente tem problemas tecnicos mas tem uma grande capacidade de criar oportunidades e uma disponibilidade fisica absurda, o jogo até pode estar a correr mal mas a qualquer momento pode meter uma bomboca lá dentro.

      • João Ribeiro
        Posted Janeiro 11, 2023 at 11:11 pm

        Em relação ao Vitinha, já aqui expus várias vezes a minha opinião sobre ele: acho um jogador tremendamente útil, acima de tudo pela capacidade que tem de desgastar as defesas, mas tem lacunas técnicas demasiado graves que o irão impedir de ter a carreira ao alto nível que imensa gente lhe apregoa. Se ele fosse jogador de um grande seria constantemente ridicularizado e vítima de compilações no YouTube dignas dos apanhados por parte dos adeptos do mainstream português, mas no entanto é um jogador incrivelmente útil. Tem muitas semelhanças ao Marega.

        • panchuvilha
          Posted Janeiro 11, 2023 at 11:21 pm

          Sim, percebo o teu comentário e revejo o jogador no que disseste mas é importante também ter em conta que tem 22 anos e ainda pode corrigir alguns problemas que tem tecnicamente (apesar de isto ser uma componente de jogo que é dificil ter grande margem de progressão porque já nasce connosco) e se continuar apurar o seu faro de golo pode perfeitamente ter uma excelente carreira, no entanto também acho que não vai conseguir dar o salto ao mais alto nivel. Por mim também não me chateia muito se não conseguir dar o salto, gosto muito de o ter no Braga eheheh

        • Boneco21
          Posted Janeiro 12, 2023 at 10:00 am

          Percebo a comparação, mas ainda assim o Vitinha é bem melhor que o Marega tecnicamente, e acho que tem um tecto bem mais alto. O Vitinha tem lances de distrital, mas depois também tem lances tecnicamente perfeitos, coisa que o Marega nunca teve. O golo dele em Guimarães na época passada, o golo de ontem, o golo dele no Estoril esta época, entre vários outros, são golos como eu nunca vi o Marega fazer…

          Não acho que o Vitinha tenha lugar num grande clube europeu, mas pode perfeitamente jogar num clube de meio da tabela da Premier ou num Sevilha/Bétis. Acho que esse é o seu tecto máximo, e para isso “basta” ele conseguir controlar melhor o seu jogo, ser mais cerebral e menos impulsivo, por vezes, mesmo mantendo as lacunas técnicas.

    • Boneco21
      Posted Janeiro 12, 2023 at 9:42 am

      Tenho visto esta ideia ser repetida em muitos lados, dos excelentes 80min e da vitória táctica do Moreno, e juro que não percebo. O Vitória fez uns primeiros 20min de grande nível! A partir daí, e em vantagem, foram recuando, e o Braga estava claramente por cima nos últimos 10/15min da primeira parte, até que no último lance da primeira parte o Vitória se aproveita da falta de qualidade do Bruno Rodrigues para fazer o 0-2. Entre o 0-1 e o 0-2, o Vitória não fez um único remate, e houve 35min a separá-los… É certo que o Braga estava a ter dificuldades em criar oportunidades, apesar de várias entradas na área do Vitória. E por isso acho perfeitamente justo que se diga que o Vitória foi superior na primeira parte, porque efetivamente o foi.

      Agora, na segunda??? Antes do lance do Maga, já o Braga tinha criado 2 lances de golo logo de início, e aos 15min da segunda parte o Braga já tinha feito mais que suficiente para empatar o jogo.

      O Braga na segunda parte entrou na área do Vitória de todas as maneiras e feitios! Pela esquerda, pela direita, pelo meio, pelo ar, pelo chão,… Como é que um treinador tão superior como o Moreno viu isto durante 35min (até aos 80) e não fez nada para o contrariar? Como é que um treinador tão limitado como o Artur Jorge conseguiu com que a sua equipa tivesse uma avalanche ofensiva daquelas? Só com as individualidades???

      Querem fazer parecer que o Braga só apareceu no jogo aos 80min e caído do céu? O Braga fez 16 remates na segunda parte, 8 deles à baliza! E não foram todos depois dos 80min, de certeza…

      O Vitória teve oportunidades na segunda parte? Evidentemente, uma equipa a perder 0-2 num jogo a eliminar, não pode estar preocupada com o equilíbrio defensivo, e acaba por ser natural que com tanto espaço e em lances de igualdade (ou até superioridade) numérica, o Vitória tenha criado perigo. Mas achar que a exibição do Vitória foi quase perfeita durante 80min é demasiado otimista, ou muito pouco exigente. Foi uma grande primeira parte sim, mas na segunda o Vitória não conseguiu controlar minimamente o Braga, de todo. E não é só por a bola entrar ou deixar de entrar que isso muda…

      O golo do Vitinha surge de inspiração momentânea, mas o do Jota em que a bola sai pelo meio das pernas do Iuri já foi mérito coletivo? O do Anderson que só teve de correr em frente e ficou isolado depois do A. Silva ganhar um ressalto já não é um acaso? O Vitinha marcou aquele quando antes já tinha falhado 5 (!!!) oportunidades (3 delas de forma ridícula), por isso não percebo como se pode insinuar que caiu do céu ou coisa parecida, porque a equipa estava a criar oportunidades em catadupa.

      É verdade que o Artur Jorge já demonstrou incapacidade de reação em alguns jogos, mas ontem é ele que ganha o jogo a partir do banco! O Moreno estudou bem a lição e anulou o Braga na primeira parte, mas na segunda o Artur Jorge voltou a mudar e o Moreno não conseguiu responder durante os 50min que durou a segunda parte… A entrada de Vitinha, que tendo estado terrível até ao golo (não é o seu único momento de inspiração, já agora, é ele que inicia o lance do 3º golo com um grande passe a desmarcar o Abel), abriu e desgastou a defesa do Vitória. Banza entrou muito bem, com uma grande assistência para o Vitinha, depois dele próprio ter estado perto do golo e de ter feito outro excelente passe a desmarcar o R. Horta que depois fez um passe não correspondido pelo Abel. O Djaló fartou-se de desequilibrar e é nele que começa a jogada do 3º golo. Até a colocação do Iuri a médio (uma estreia) ao lado do Musrati foi bem conseguida, com o Braga a ganhar melhor troca de bola e mais fluidez.

      Acho que a tua análise está muito ligada ao resultado e acho-a injusta. Um bom exemplo daquilo que eu digo é o lance de perigo do Banza: uma equipa que está a ganhar 2-0 fora nunca pode permitir um lance daqueles, em que o Braga tinha 4 atacantes para 2 defesas do Vitória, é impensável, e tu incluis um lance como esse nos 80min de grande nível que viste.

      Talvez se voltasses a ver o jogo mais a frio viesses a concordar comigo, mas presumo que não o vás fazer, por razões óbvias.

  • Reanu Kiefs
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:10 pm

    Que bela maneira de ganhar 400 paus! Obrigado Braga!

  • lipe
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:16 pm

    Nem sei o que dizer.
    Sou obviamante suspeito mas ninguém me convence que os jogos entre estes dois clubes não são os melhores que se fazem neste retângulo. Hoje teve tudo: jogou-se à porco, picardias, perdas de tempo, desespero, euforia, duas massas adeptas antagónicas mas muito mais semelhantes que distintas.
    O derby da nacionalidade, o único onde cada um reclama para si o ser português!

    Ainda estou pra perceber se o Artur Jorge sabe de facto o que está a fazer ou se os astros se vão alinhando de uma forma inexplicável. Está a ser uma época difícil de definir, mas pelo menos aborrecida não tem sido.

    Por muito que o Braga tenha tentado e insistido, não há explicação para o Vitória não ter saído do Municipal de Braga apurado hoje. Foram 2 e se fossem 4 não teria sido escândalo nenhum.

    • Boneco21
      Posted Janeiro 12, 2023 at 9:09 am

      Eu juro que não percebo essa última frase… Se isso é verdade, também é verdade que foram 3, mas podiam ter sido 5 ou 6, tantas foram as oportunidades do Braga…

      • lipe
        Posted Janeiro 12, 2023 at 9:40 am

        Há um jogo antes e depois dos 79 minutos. O Braga em 15 minutos podia ter feito 5 golos mas antes disso podia perfeitamente ter sofrido mais.

        • Boneco21
          Posted Janeiro 12, 2023 at 1:07 pm

          Há um jogo antes do intervalo e outro depois do intervalo, não dos 79 minutos… O Braga entrou muito forte na segunda parte, e fartou-se de criar perigo antes do primeiro golo! Podia ter sofrido mais, porque estava a perder 2-0, tinha de se desequilibrar obrigatoriamente. Mas antes do primeiro golo já podia ter marcado por várias vezes… Como disse abaixo, o Braga faz 16 remates na segunda parte, 8 deles à baliza. Não foram todos nos últimos 15min, ou foram?

  • Jeco Baleiro
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:16 pm

    Está visto que a Pedreira é a capital nacional do futebol-espectáculo este ano. Quiçá estivemos perante o melhor jogo da época em Portugal.
    A eliminar tem outro sal.

    Nelson da Luz não poderia ter perdoado, e daquela forma, o 0-3. Perdoar-se-à e perdoar-lhe-ão os vitorianos?

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 11, 2023 at 11:20 pm

      Muito dificilmente será perdoado. Não por este lance em si, mas pelos imensos lances ao longo da sua curta carreira cá, em que se coloca à frente do coletivo e prejudica a equipa. Hoje foi a cereja no topo do bolo de todo o individualismo que ele tem tido em campo nas suas prestações. Por isso é que pouco contava para Pepa, mesmo quando marcava, e por isso é que facilmente caiu das opções iniciais de Moreno assim que surge alguém minimamente em forma.

      Em resumo: dificilmente será perdoado porque é um estilo de jogador no qual os vitorianos não se revêem. Pelo menos é esta a sensação que tenho.

      • Jeco Baleiro
        Posted Janeiro 12, 2023 at 11:58 am

        Compreendo e visto de fora tenho a mesma sensação.
        Podemos concluir que, literalmente, o Vitória perdeu o jogo naquele lance. Quem não mata morre. Foi a sensação imediata com que fiquei quando o Matheus lhe consegue tirar a bola.

        Dia de ressaca amarga para os vitorianos e prevêem-se tempos difíceis para o Nelson.

  • panchuvilha
    Posted Janeiro 11, 2023 at 10:42 pm

    Que grande jogo e que grande vitoria do meu Braga!

    Na primeira parte estivemos mal, tivemos muita posse bola mas sem objetividade nenhuma e defensivamente estávamos com muita dificuldade a travar as dinamicas ofensivas do Vitoria ( fiquei muito impressionado com Jota, fez um grande jogo e fez a vida negra à defesa do Braga). No primeiro golo, Victor Gomez muito mal no posicionamento e é notorio que defensivamente deixa muito a desejar mas pelo menos, ofensivamente até acrescenta (no caso do Fabiano nem defensivamente nem ofensivamente acrescenta). No segundo golo, Racic (que ainda não me convenceu, apesar de dar musculo no meio e de ter um bom toque de bola, não tem muita intensidade e é lento a soltar a bola) não pode perder assim aquela bola no meio mas o pior é mesmo a abordagem dos dois centrais que nem tenho palavras para o amadorismo que tiveram no lance.

    Na segunda parte, estivemos muito mas muito melhor e fomos superiores ao Vitoria, a mudança para o 4-4-2 foi essencial porque o jogo pedia mais alguem com presença na área e que conseguisse desgastar e desmontar a defesa adversaria (que estava a fazer uma exibição excelente de tal modo que na primeira parte anulou completamente o ataque do Braga). Tivemos uma excelente entrada, o golo não aconteceu por azelhice e porque o Celton Biai estava a ser um autentico muro mas tivemos oportunidades para isso. Bem o Artur Jorge a arriscar tudo e a meter um PL por um medio e um extremo por um lateral, neste ponto tanto podia correr bem como podiamos ter sofrido mais por estarmos mais expostos.

    Para mim o melhor em campo é sem duvida o Abel que entrou com tudo em 2023 e finalmente está a dar cartas mas tenho de dar destaque ao Musrati que é o jogador que dá equilibrio à equipa (é um craque, este não sabe jogar mal) e Vitinha que mudou completamente o jogo e que fez um golaço.

    Parabéns ao Vitoria que fez um excelente jogo principalmente, defensivamente e é importante salientar que têm ali jogadores jovens de qualidade (Do que vi gostei do Jota, Bamba, Celton Biai e André Silva).

    • Boneco21
      Posted Janeiro 12, 2023 at 9:05 am

      Fogo, o que fez de mal o Victor Gómez no primeiro golo??? Mal no posicionamento? Nós estávamos a atacar, e por isso ele estava aberto e subido na direita, a ser marcado pelo Hélder Sá… A equipa perde a bola e ele, como é óbvio, não tem capacidade de se teletransportar e chegar lá a tempo… Quem não acompanha o Jota é o Iuri, o Victor não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

      • panchuvilha
        Posted Janeiro 12, 2023 at 9:28 am

        Tens razão, fui ver o lance e realmente o Iuri é que não fecha no lugar dele. O que não muda o que acho sobre ele, defensivamente ainda é um jogador muito verdinho mas ofensivamente acrescenta.

        • Boneco21
          Posted Janeiro 12, 2023 at 1:05 pm

          Defensivamente é o melhor lateral direito que temos… Não é um portento, mas está longe de ser um buraco. É melhor que o Esgaio, que foi o dono do lugar durante anos

          • panchuvilha
            Posted Janeiro 12, 2023 at 1:30 pm

            Ah sim, iso não há duvidas, apesar que agora com o Zé Carlos (se realmente contar para o Artur Jorge, o que não me cheira) pode ser bastante discutivel mas vamos ver como é que esta situaçao vai ser gerida. Para mim o ideal seria mandar o Fabiano embora e ficar com o Victor e o Zé Carlos.

            • Boneco21
              Posted Janeiro 12, 2023 at 3:01 pm

              O problema do Zé Carlos não é o Artur Jorge, é o Salvador… Aparentemente tiveram uma discussão, e é por isso que ele foi riscado

  • MM
    Posted Janeiro 11, 2023 at 11:22 pm

    O resumo de 1 min não faz jus ao jogo…

    Muita emoção e oportunidades de ambos os lados, 1a parte do vitória, 2a do Braga. Adivinhavam se mais golos, o Vitória perdoou de forma inaceitável o 3-0, o Braga já podia ter reduzido ao início da 2a parte mas continuou por cima e a acreditar e deu nisto!

    AJ comido de cebolada na 1a parte mas a qualidade do banco salvou-o. Não foi só o Vitinha, acho até que o golo adivinhava se a partir do momento que entrou o Djaló…tem muita qualidade, é um jogador muito importante para abrir defesas.

    Muito bem o Ruiz, que finalmente se encontrou com os golos, espero que continue a perder a fobia de baliza que costumava apresentar…

    O Vitinha nem estava a jogar por aí alem mas marca um golaço, espetáculo! Ricardo Horta não sabe jogar mal, ainda mandou uma de fora da área ao poste, musrati é o nosso pêndulo, incrível como ninguém o leva.

    Já a defesa esteve fracota, nomeadamente o Bruno Rodrigues que é mt mal batido no 2o golo…se ele corre para a baliza em vez de se antecipar chegava á bola. Está na altura de dar minutos ao Turco. O Victor Gomes foi importante ofensivamente, mas defensivamente não achei mt seguro. Paulo Oliveira e Mateus foram os melhores na defesa. Necessário arranjar substituto á altura para o Sequeira, está sempre por um fio..

    Grande ambiente nas bancadas de parte a parte, grande jogo de futebol. Venham mais destes!

  • FiliGon
    Posted Janeiro 11, 2023 at 11:58 pm

    Como benfiquista e pelo jogo que foi. Assumo que fosse o Vitória ou o Braga a passar, seria uma eliminatória difícil para o Benfica. Aliás como tem sido apanágio das equipas minhotas.

    Grande jogo de futebol. Antes demais também convém deixar uma palavra de apreço ao mister Moreno (um dos míticos jogadores à vitória), as coisas não foram fáceis no início e pareceu uma espécie de “solução de recurso” face à saída do treinador anterior. E mesmo tendo que recorrer à equipa e a reforços de jogadores que militavam na liga 3 (como o Zé Carlos que veio do Varzim). Está a fazer um belíssimo trabalho e desejo que no próximo ano esteja nas competições europeias pois além de ser uma merecida recompensa, acredito honestamente que podem ajudar o nosso campeonato a subir no ranking.

Deixa um comentário