Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os sacos de bolas e as sandes de presunto

vtParece que estão longe os tempos onde os clubes mais poderosos recrutavam os miúdos talentosos que despontavam nos pequenos clubes da região, utilizando o expediente habitual dos 5 sacos de bolas e meia dúzia de sandes de presunto.

Os dirigentes ficavam contentes porque num pequeno clube qualquer saco de bolas é um investimento custoso, os miúdos ficavam satisfeitos porque podiam explorar o seu crescimento futebolístico em clubes de maior dimensão e nomeada, e os clubes “poderosos” esfregavam as mãos de contentes porque muitos desses sacos de bolas e muitas dessas sandes de presunto resultariam em vendas avultadas e muitos milhões futuros.

Figo, Renato Sanches ou Cristiano Ronaldo tornaram-se craques mundiais, Benfica, Sporting e os seus empresários ganharam muitos milhões mas os Pastilhas, o Águias da Musgueira e o Andorinha continuaram iguais, e os 5 sacos de bolas por esta altura estarão furados.

Essa realidade foi e ainda é a realidade do clube mais mediático do momento.

O Canelas 2010, provavelmente o clube mais conhecido dos clubes distritais em Portugal, já não beneficiou do expediente dos sacos de bolas e das sandes de presunto.

Renascido das cinzas do anterior Canelas Gaia, clube que chegou a militar na extinta II Divisão B, e que no momento mais alto e destacado da sua existência chegou a disputar uma eliminatória da Taça de Portugal no seu estádio frente ao Sporting, que os leões venceram com muita dificuldade por 1-0 golo de Quim Berto, o actual Canelas 2010 voltou à actividade devido à carolice e ao empenho de muitos anónimos, que em Canelas como em qualquer clube ou pequena localidade fazem o futebol distrital.

Dedicado apenas ao futebol de formação na sua refundação, o novo Canelas 2010 renasceu como muitos outros clubes amigos na dor distrital, ou seja, com parcos recursos, poucas ou nenhumas condições, e com os miúdos em número apenas suficiente para entrar em campo e jogar.

Nessa primeira época, o Canelas 2010, apesar do esforço dos pequenos e dos seus treinadores, era o parente mais pobre da A.F. Porto nos diversos escalões.

Escalão atrás de escalão, muitas goleadas sofridas, algumas vitórias celebradas até à exaustão como se de uma final da Champions se tratasse, esse era o espírito.

Os miúdos que mais se destacavam eram aliciados em pleno relvado sem qualquer pudor, e os clubes mais poderosos podiam faze-lo à vontade já que agora nem é necessário juntar as bolas todas para encher um saco.

Esse paternalismo snob e arrogante não só das grandes agremiações do distrito do Porto, mas também dos clubes rivais do concelho de Gaia foram uma constante e marcaram os primeiros meses de vida do novo clube.

A pacata vila de Canelas, mais conhecida por ser a capital nacional da francesinha, vive também o futebol com muita intensidade e ansiava pela formação de um escalão de nível sénior. Esse desejo viria a ser atendido. Na época seguinte, o Canelas 2010 regressou também à actividade sénior, e foi de imediato notícia por alguns dos integrantes da equipa serem também elementos dos Super Dragões. Logo na primeira época na divisão equivalente à III Distrital, o Canelas 2010 garantiria a subida de divisão. Nessa época não foi notícia nacional, porque ninguém quer saber da III Distrital da A.F Porto, e porque os clubes que os integram são, tal como o Canelas, o espelho da carolice e dos poucos ou nenhuns recursos. E à medida que o Canelas 2010 progredia nas divisões distritais, a maneira como passaram a olhar para o clube também modificou.

Os jogadores, treinadores e Presidentes adversários, já não achavam piada aos convívios e às selfies retiradas no fim do jogo com o mediático capitão Fernando Madureira, e passaram a preocupar-se com o facto de muitos deles terem orçamentos pesados e completamente desajustados para a realidade do Distrital e isso por si só não ser suficiente para subir de divisão.

Às portas de uma subida para os Nacionais (CNS) a mediatização passou a ser uma óptima ferramenta de propaganda para todas as partes envolvidas,  e a Divisão de Elite da AF Porto passou a ter mais cobertura do que a Liga Ledman.

Argumentos sobre a virilidade da equipa, e excesso de dureza são esgrimidos constantemente, como se o qualidade futebolística que se pratica no distrital em Portugal estivesse ao nível do Barcelona de Guardiola…

Ironia das ironias é que o clube com quem todos os adversários gozavam há 6 anos atrás é hoje um clube olhado de forma bem diferente.

Violência gratuita e intimidação nunca deveriam ser permitidos no futebol e são conceitos que deturpam a beleza do jogo.

Contudo se o futebol jogado nas 4 linhas (e não nas conferências de imprensa, reuniões de bastidores e secretarias) seria mais belo se todas as equipas jogassem como o Barcelona de Guardiola, não seria de facto tão pleno e apaixonante se não existissem Atleticos de Madrid à lá Simeone.

E essa diversidade que vai dos grandes clubes, dos Sheiks, das transferências de 100M e das massivas massas adeptas, aos clubes do distrital dos sacos de bolas e das sandes de presunto é que faz o jogo tão apaixonante como ele é e um verdadeiro fenómeno sociológico onde a paixão é tão grande quer na Liga dos Campeões quer na Distrital.

Flávio Trindade

47 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:10 am

    Graças a Deus existe o youtube…É uma vergonha aquilo que se passa e aquilo que se tem permitido ao Canelas. É inacreditável as entradas duras,agressões,intimidações a jogadores,árbitros e até a treinadores adversários. Os fiscais de linha quase que levam cabeçadas quando assinalam foras de jogo! No ultimo jogo com o Padroense é ver os adeptos do Canelas aos murros da cobertura do banco do Padroense e a policia com uma atitude perfeitamente passiva como quem diz: “Vá…Estejam lá quietos por favor,não se portem mal,já chega meninos”
    No jogo jogado vê-se perfeitamente que os jogadores adversários raramente disputam as bolas e não metem o pé com medo do que possa acontecer. É uma vergonha e algo tem de ser feito!

  • Francisco Viana
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:14 am

    Texto muito bonito mas que não faz esquecer o clima de violência e de intimidação desta equipa do Canelas 2010, dentro e fora do campo.

  • ACT7
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:25 am

    A equipa chama-se Canelas. Curioso não?

  • Kyle
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:26 am

    Não sei comprar é possivel defender o estilo de jogo do Canelas. Só quem nao vê os jogos pode dizer uma coisa dessas. Os jogadores deles fazem me lembrar os bullys ciganos da escola que podiam fazer o que quisessem no futebol dos intervalos porque se os outros miudos se metessem com eles acabavam muito mal.

    É mais do mesmo, são bullies consagrados e protegidos e fazem o que lhes apetece. Aquelas entradas ja acabaram com a carreira se dois jogadores, um com fractura no perónio e outro com um joelho estilhaçado. Mas parece que tem sempre de haver uma contra corrente ao que “está atualmente na moda de criticar”.

    Há uns dias foi o post do William. Hoje somos brindado com este. Não concordo, respeitosamente.

    Cumprimentos desportivos

  • Sirius86
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:33 am

    É estranho que a AF Porto diga que não recebeu nenhuma queixa contra o Canelas, mas se é verdade o que outros clubes alegam isto nem é caso de federações, é caso de polícia…

    • Ricardo Silva
      Posted Outubro 29, 2016 at 1:18 pm

      Mas tu em que mundo vives ???? 12 das 14 equipas recusam-se a disputar os jogos e já assumiram que faltam e pagam a multa de 750€ , mas isto não são queixas ?

      Deves ser um deles …. raça fraca !

  • carlosmarques
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:34 am

    O autor do texto fala sem conhecer a realidade da situação. Não é simplesmente uma equipa com níveis de agressividade a roçar a violência, é mesmo violência gratuita. Coação sobre arbitros, dirigentes e jogadores adversários. É toda uma equipa apoiada por uma massa associativa que tem um peso preponderante nesse estado de guerra, uma vez que são eles os guerreiros das ameaças feitas pelos jogadores dentro de campo. A situação do Canelas é gravíssima e qualquer um que ache exagero o que tem vindo a público então que vá ver um jogo como eu fui e fique pasmado como eu fiquei por ver uma centena de pessoas subverterem completamente os valores do desporto.

    • iBenfiquista
      Posted Outubro 29, 2016 at 6:16 pm

      Os SD são os mesmos que faziam isso nos anos 90 especialmente quando os jogos eram nas Antas. Há tantas histórias… Ainda hoje há adeptos do Porto que preconizam a volta do mesmo para o Porto começar a ganhar.
      Ora leiam o que foi escrito há 2 dias por alguém que se identificou com nome, num blogue azul.

      “Era o tempo em que os adversários tremiam só de pensar em vir a nossa casa. Bastava olhar para a cara deles, o olhar amedrontado dentro das camionetas a chegar à Torre das Antas, para perceber que já estavam derrotados. Já subiam ao relvado a perder 1×0. Como se diz na gíria, os tipos já entravam borrados.

      Eram abanões às camionetas, petardos, isqueiros. Voava tudo o que aparecesse. Quem sabia assobiar, assobiava. Quem só sabia urrar, como eu, urrava. Berros por todo o lado, confusão a rodos, gritos, cânticos, o nosso papel estava feito. Lá dentro, o ambiente não era melhor. Os balneários dos visitantes não eram limpos de forma propositada, era proibido ao adversário colar cartazes e autocolantes de motivação no seu balneário, não havia cumprimentos nem palavras amigas a quem chegava. O ambiente era, por assim dizer, de guerra. No túnel circulavam miúdos e graúdos a arreliar os rivais, a intimidá-los, a amedrontá-los. Aos jogadores do FC Porto só lhes restava cumprir o seu papel: suar a camisola.”

      Assim ganhavam…

  • Jorge
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:35 am

    Texto com muito “floreado”.

    As queixas dos adversários em relação ao Canelas (e à vista grossa por parte dos árbitros em relação às agressões) já vêm de há alguns anos, o problema é que a AFP nunca fez nada em relação a isso. Hoje há maior projeção mediática, devido à equipa estar nos lugares de promoção ao CNS, mas estas queixas e ameaças de falta de comparência já aconteciam!

    Uma coisa é virilidade, outra é agressão à descarada. E o Canelas não é viril a jogar de certeza, a apreciar pelas imagens no youtube.

    Cumprimentos

  • Estivela
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:38 am

    Boa tentativa em tentar fazer esquecer os tristes acontecimentos em que o Canelas está envolvido. Infelizmente tudo de bom que têm feito não apaga a vergonha que tem sido.

  • Gullit
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:42 am

    Jogam como se fossem os “Expendables”! É uma pena que se trate de futebol, porque o que eles mereciam era apanhar uma equipa de verdadeiros “bad boys” que tivessem a decência de “jogar duro”, “dar pau”, “distribuir fruta”, “virar os bonecos”… de tal forma que o Macaco e demais rufias ficassem num estado pré-comatoso!

    Atenção, não é um apelo gratuito à violência, mas antes a tentativa de encontrar uma solução eficaz que proteja a integridade dos jogadores das restantes equipas! Se calhar isto só vai lá com um “reset ao cérebro” (se é que aqueles animais nasceram com um)!

  • Emigra
    Posted Outubro 29, 2016 at 11:50 am

    A contrapor a este artigo, basta ver alguns videos de jogos do canelas no youtube.
    O futebol nas distritais nao é seguramente o de guardiola, mas muito menos é o de agressao pura e intimidacao que o Canelas pratica.

    • Miguel
      Posted Outubro 29, 2016 at 12:51 pm

      Exactamente, aquilo é do mais degradante que existe. Eles que sejam banidos do futebol e a Kohler que pegue neles para a UFC em portugal que está com falta de praticantes

    • Abilio
      Posted Outubro 29, 2016 at 1:01 pm

      Outra forma de contrapor o artigo é chegar à fala com alguns jogadores atuais do clube, perguntar-lhes quanto recebem mensalmente e em comissões. E, já agora, tentar descobrir de onde vem o dinheiro.

      • iBenfiquista
        Posted Outubro 29, 2016 at 6:11 pm

        Pergunta-lhes de onde veio dinheiro e eles ameaçam-te, como já ameaçaram jornalistas que foram demasiado curiosos. Há muitas histórias sobre isso.

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 29, 2016 at 12:43 pm

    Flávio Trindade,

    Está bem escrito, mas não percebi a intenção sinceramente! Achas sinceramente que o que o Canelas e o bully Fernando Madureira (o líder do “gangue”), essa pessoa de nível muito baixo que se passeia com ar de impunidade, fazem é legitimo ou sequer irónico?!? Temos todos direito a ter opiniões, mas na minha modesta opinião, o Canelas é neste momento um atentado ao Futebol e ao Desporto em geral, e por ser futebol distrital não pode ser sinónimo de valer tudo!
    Quanto ao “senhor” Fernando Madureira, um bully com um grave complexo de inferioridade sem dúvida, é o porta estandarte de tudo o que vai mal no Futebol Nacional, o porquê de muitas famílias não se sentirem seguras num estádio, de haver tanta violência no Futebol, de negócios obscuros, de intimidação, enfim… Este “senhor”, tal como todas as claques (mesmo todas) com um perfil de comportamento semelhante, deveria ser irradiado dos estádios de futebol, logo é para mim incompreensível como ainda lhe é dado o privilégio de o jogar, nem que seja nos distritais! Não merece! E já agora o Canelas também não merece estar na mão de arruaceiros…

    Desculpem o desabafo, mas esta personagem dá-me imensa urticaria, mais ainda quando é visto por muitos como uma espécie de herói!!! Enfim…

    • Flavio Trindade
      Posted Outubro 29, 2016 at 1:49 pm

      Knox,

      Respondo te a ti mas serve também para memória futura.

      A intenção do texto é a de tentar mostrar que existe uma outra realidade para além daquelas que todos conhecem das ligas de primeira.

      Os clubes do distrital são a base da pirâmide que sustenta o futebol e a mim pelo menos merecem-me o maior respeito.

      O trabalho que é feito ao nível da formação na maior parte dos casos sem quaisquer recursos e o facto desses clubes continuarem a sua actividade devia ser de louvar.

      O texto é sobre o Canelas como podia ser sobre qualquer outro clube da mesma divisão já que os problemas são os mesmos.

      Realisticamente muitas das pessoas que agora criticam nunca viram um jogo do distrital e apenas achavam piada aos personagens que apareciam na Liga dos Últimos (que apesar de mostrar de uma forma bem humorada a vida no distrital, também era quase um programa de serviço público porque essa realidade é a que 80% dos clubes têm).

      Por norma, só se fala quando há taça versão David vs Golias, ou pelos piores motivos como é o caso.

      E para mim, os clubes do distrital, as pessoas que ajudam esses mesmos clubes a sobreviver com a sua carolice, os treinadores, os jogadores, os miúdos que ali crescem,os seus adeptos e sim, até o estilo de jogo do distrital, merecem mais respeito do que apenas estarem associados aos cromos da Liga dos Últimos e a casos de indisciplina.

      A pergunta é: alguém falaria do Canelas se parte dos seus jogadores não fizessem parte de uma claque de um dos grandes?

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 29, 2016 at 2:07 pm

        Para finalizar, quando se usam argumentos como “aquilo que se vê no youtube… ”

        No YouTube o Fredy Adu também era melhor que o Maradona…

        Aliás se quisesse usar o YouTube para tentar fundamentar uma opinião também podia fazer várias compilações de entradas assassinas que nem falta foram, isto nos melhores campeonatos do mundo.

        • jose_carneiro
          Posted Outubro 29, 2016 at 5:13 pm

          Podes estás certo que não é pelo youtube que se vê a realidade. É bem pior que isso, intimidação, ameaças à própria pessoa, ameaças a mulher e filhos.

          “Vai, marca um golo, marca. Logo fazemos uma visita ao café onde paras. Anda lá, marca.”

        • Jorge
          Posted Outubro 30, 2016 at 5:14 am

          Já que mostras essa arrogância por haver tanta gente a não concordar contigo, cá fico eu à espera desse vídeo, mas faz da mesma equipa e nas últimas 2/3 épocas e com bons golpes de karaté!

          Já que é assim tão comum, não deve ser complicado de fazer.

      • B0SS
        Posted Outubro 29, 2016 at 2:47 pm

        Flávio, em primeiro lugar parabéns pelo texto. Está bem redigido e passa claramente a tua forma de pensamento.

        Relativamente ao Canelas, acho que já foi tudo dito aqui no blog e, na maioria dos comentários, eu subscrevo. Para mim, é uma equipa recheada de arruaceiros, mal educados, bullies, com um comportamento em gangue (se é que não o são) e que praticam um futebol nojento. Associado a isto, nada muda fora de campo!

        Isto não significa que esteja a falar mal ou a diminuir a capacidade/valor dos clubes distritais mas ainda bem que existe youtube para ver o que se passa nos jogos do Canelas!

        Em jeito de resposta à tua questão, apenas de mim posso falar. Se outro clube qualquer, mesmo que não estivesse associado a nenhuma claque dos grandes, praticasse um “futebol” (utilizei aspas porque aquilo é uma mistura de futebol com MMA) criticaria e falaria onde me fosse possível sobre isso. Sem florismos, sem versão David vs Golias, sem rebaixar os clubes e o futebol de ligas inferiores mas há que reparar que há atitudes e ações, por parte do Canelas, que dignas de serem confrontadas com meios jurídicos!

      • Knox_oTal
        Posted Outubro 29, 2016 at 3:40 pm

        Agora sim assino por baixo! Aliás, é por pensar da mesma forma e achar que as divisões inferiores do futebol português merecem mais respeito e reconhecimento, que no meu primeiro comentário achei estranha a tua escolha do clube amador! Na minha modesta opinião, a intenção é de valor, mas ao escolher o Canelas (o problema não é o clube em si, mas sim o tal grupo de arruaceiros que o têm “refém” quase, pelo menos é que me pareceu quando pesquisei sobre o caso), só estás a contribuir para dar mais “holofotes” a esses “senhores” que confundem desporto com violência! E tinhas muitos outros exemplos para relevar o apaixonante e peculiar mundo do futebol distrital! Isso é que me fez confusão, quanto ao resto insisto: muito bem escrito e a intenção de mostrar a realidade da maioria dos clubes em Portugal é de enaltecer! Mas caramba, esta espécie de “louvor” (mesmo que sem intenção) ao “senhor” Fernando Madureira fica mal enquadrado na fotografia!

        Desculpa Flávio, não é contra ti, nem é com o intuito de minimizar, mas é a minha opinião sincera! Ainda assim um obrigado por trazeres o futebol distrital ao debate!

        Saudações Desportivas

    • iBenfiquista
      Posted Outubro 29, 2016 at 6:09 pm

      Por favor, não comparem as claques do Sporting e do Benfica com os SD. Nas 2 primeiras poderá haver gente criminosa, que as há, mas os SD são uma QUADRILHA
      de criminosos.
      Toda a história dessa seita é bem conhecida, está escrita cronologicamente e todos sabemos o que eles têm feito ao longo dos anos, não só cá dentro como em países limítrofes.
      Os crimes vão desde tráfico de droga, lenocínio, roubo, ameaças físicas, etc, etc. E o que mais de desconhece. Agora começaram com as apostas fraudulentas. Sabem quem fazia a venda bilhetes da candonga no Europeu em França? Veio nos jornais.

      Comandam as noites do Porto, toda a gente lá sabe do que vivem, como o caso “Noites Brancas” quando tudo isso foi investigado dando origem a prisões.

      Mas a seita não foi desmantelada, as pessoas continuam as mesmas, elementos da própria polícia do Porto e outros instituições do Porto beneficiam porque estão compradas. Não estou a dizer novidades, tudo isto já foi tornado público até em jornais e blogues. Quem quiser só tem de procurar.

  • bpstp
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:15 pm

    Estive a ler o texto e reli a tentar perceber se o autor está apenas a enfatizar o feito do canelas ou se está a afirmar que o futebol não pode ser apenas bonito como Barcelona e que a “fruta” faz parte de futebol.
    Honestamente e com todo respeito o que depreendo do texto é uma defesa do estilo do jogo (se é que podemos chamar isso) do clube em questão, ainda que não seja tão claro.

    Quanto ao boicote dos restantes clubes, concordo porque aquilo não é jogar futebol. Pior ainda é a vista grossa feita pelos árbitros, o que até consigo entender, pois os mesmos são intimidados pelos “jogadores” do Canelas. Ver o presidente e o Madureira dizerem que futebol não é ballet é por demais surreal. Concordo que não seja ballet mas não é um campo de batalha.

  • João D
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:23 pm

    O clube mais conhecido dos distritais não é o Beira-Mar? :)
    Seja como for, belo artigo.

    O que se passa no Canelas é uma vergonha. Se o único fosse o Macaco Líder.. Vocês sabem o comportamento do Aranha? Só lá está para partir pernas e dentes a quem ouse disputar uma bola com ele. Já para não falar no árbitro que está completamente condicionado.

    Haja vergonha! Até a AFA tem medo de agir com medo de represálias deste bando que só lá está para agredir, ameaçar e intimidar.

  • Max Alves BR
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:29 pm

    Desta nao percebi,o texto foi bem escrito,prendeu minha atencao….mas o contexto e a real opiniao me parece equivocada,vi este assunto nos comentarios dia desses e sempre na minha curiosidade habitual fui ver videos sobre o canelas 2010,fiquei assustado com as entradas e entrevistas com jogadores,e entendi porque os times nao querem os defrontar,realmente o nivel amador pode nao ser de um barcelona como bem disse no texto,mas tambem violencia e coagir alguem passa longe do esporte,foi quase como ler alguem defender o indefensavel.

  • Hugo Silva
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:52 pm

    isto so é estranho para quem nao conhece o futebol das vilas e aldeias do distrito do porto… eu fui criado numa vila em matosinhos chamado lavra quando eu era miudo nessa vila tinha 3 clubes e sempre que jogavam entre si o campo virava a ser ringue de boxe.. e ate entre adeptos.. o meu tio num jogo desses foi esfaqueado aquilo era pura loucura ate que unfiicaram os 3 clubes num so e a rivalidade ficou perdida no tempo atualmente o clube chama se lavrense .

  • Asantos
    Posted Outubro 29, 2016 at 2:28 pm

    Sinceramente acho que estão a fazer do Canelas um bicho de 7 cabeças, isto pelos jogadores deles serem quem são.
    Basta vermos um jogo da nossa 2ª liga e em alguns jogos dão tanto pau como o Canelas, a grande diferença é que não anda lá o Macaco, nem o Aranha, etc. e então isso é encarado como normal, pois são “aqueles cepos” que não dão pra mais.

    Toda a gente sabe como se joga nos distritais, ainda por cima nos do Porto, onde por norma a malta é mais viril. Não podem estar à espera de Messis e Ronaldos, obviamente que vão ser mais Fernandos Aguiar e Paulinhos Santos, caso contrário não estariam a jogar onde estão!

    Não estou, nem quero, com isto a querer defender a violência gratuita no Futebol, só acho a polémica se instalou apenas pelos jogadores do Canelas serem quem são, pois a este nível não se pode esperar grande futebol e certamente que eles para além de darem também levam muito pau.

    Nem vale a pena também defenderem-se com a tese de que há vídeos no YouTube, toda a gente sabe que quem faz os vídeos só mete o que lhes interessa, basta vermos o Roberto que parecia GR de classe mundial e é o que é.

    Só acho que não devemos marginalizar as pessoas e criar o estigma de que por os jogadores do Canelas serem quase todos membros dos SD aquilo é um Texas e tudo vai passar impune.

    Agora claro que para quem joga é diferente. Se eu vou jogar contra o Zé Manel que é um porreiro, adepto de uma equipa de 2ª linha ou contra o Fernando Madureira que é o líder dos Super Dragões. Mais facilmente mando uma paulada no Zé Manel, que é um gajo pacato e por isso não se vai importar de ficar com os meus pitons marcados do que no Macaco, que sei que a seguir se for preciso me faz o mesmo, mas isso é a lei da vida.

    • José Alves
      Posted Outubro 29, 2016 at 4:09 pm

      Infelizmente, já fiz dois jogos contra esta “equipa”…

      Claramente que não percebe o que se passa dentro de campo (e até fora dele antes de começarem os jogos, colegas agredidos antes do jogo sem qualquer motivo) quando se joga contra estas pessoas… Enfim, acho que vocês deviam deixar de comentar o que não sabem! E pensar o porque de todas as equipas de rejeitarem jogar contra eles…

      Não entro em mais pormenores porque não vale a pena…
      PS: Dos 2 jogos, empatei um (casa) e ganhei outro (fora).

  • Pedro Antunes
    Posted Outubro 29, 2016 at 2:39 pm

    Para quem conhece a distrital do Porto sabe que a realidade é:
    2ª distrital: equipas com poucos recursos, muitas vezes vindas dos amadores ou do inatel. Futebol mais duro e físico e geralmente em pelados. Nada de diferente do que é praticado pelo Canelas e por isso a sua subida foi natural.

    1ª distrital: equipas já com algum futebol mas ainda assim mais físico que técnico. Só subiram no 2º ano muito devido aos treinadores que tinham porque tentavam jogar algum futebol.

    divisão de honra: novo treinador, já com fama de ter equipas que batem mais do que o que jogam. Mistura explosiva. Isto num campeonato em que já há mais alguma técnica. Começam a aparecer os primeiros casos a envolver o Canelas.

    divisão de elite: a mistura explosiva continua mas neste campeonato estão as equipas da extinta 3ª nacional que não estão, e bem, dispostas a jogar como num combate de boxe ou karaté e com árbitros condicionados.

    Solução para isto: se os árbitros se recusam a apitar, se os clubes se recusam a jogar, ou a associação de futebol do porto toma uma medida contra o canelas ou então já podem pensar na subida de divisão. Se quisermos tomar como exemplo um caso semelhante de há uns anos atrás em que um juiz de linha foi brutalmente espancado em campo, esse clube teve uma subida vertiginosa, 2 ou 3 anos sempre a subir, até chegar ao nacional e agora começa o caminho inverso de volta à sua realidade. Com o Canelas será igual.

  • Carlosfcp
    Posted Outubro 29, 2016 at 2:58 pm

    Este Canelas é uma vergonha! Sem esse pessoal dos Super Dragões nem sequer chegavam a estar tão perto dos Nacionais, quem já assistiu aos jogos sabe que os jogadores entram como querem sobre os adversários, os árbitros não puxam dos cartões por terem medo das consequências no final dos encontros, os jogadores do Canelas coagem e ameaçam como bem lhes apetece, os árbitros não escrevem devidamente os relatórios por isso a AF Porto está de mãos atadas! Em quase todos os jogos devia de haver expulsões, o Madureira, se virem os vídeos que anda pela Net ou se assistirem a um jogo, devia de ser expulso em quase todos os jogos mas nunca sequer leva um amarelo, o Aranha já não joga porque está em prisão domiciliaria por causa dos esquemas ilegais das apostas mas era dos piores em campo, nunca era advertido por nada! Como é que uma equipa com metade dos titulares para cima dos 33 anos consegue subir de divisão e vencer jogos atrás de jogos?! O presidente do Canelas e o Madureira ainda têm a lata de atirar areia para os olhos de quem não está a par do que tem acontecido em todos os jogos, se fosse tudo limpo como querem fazer passar nunca teriam chego a esta divisão nem tinham atingido estes resultados!

  • Júnior Sousa
    Posted Outubro 29, 2016 at 3:38 pm

    1- O canelas passou a ser o clube mais conhecido dos distritais? Pronto nesse caso gozemos então com o Alverca, o Beira-Mar, Sporting de Espinho, Leça ou Tirsense (isto para falar só em equipas que já estiveram na 1ª LIga porque não são meia dúzia de noticias sobre “violência gratuita” que fazem um clube ser conhecido e principalmente respeitado.
    2- Comentário muito bem escrito, mas completamente ridículo (na minha opinião e pelo que leio nos outros comentários também para uns 90% das restantes opiniões) pois dizer que a distrital é mais dura tudo bem, agora dizer que violência gratuita e intimidação é normal é completamente ridículo de quem tem falta de noção, e de quem não sabe o que é o futebol, mas acham que os jogadores adversários entram em campo tranquilos quando sabem quem vão defrontar depois de ver coisas como o famoso “Vilanovense – Canelas” do ano passado? Quem podem disputar uma bola e acabar com a perna partida e não poderem ir trabalhar no dia seguinte? E que se entram numa picardia normal com um adversário ainda acabam com o carro, pernas ou braços partidos? Acham que os árbitros entram em campo munidos de um ambiente sem pressão para ajuizarem o melhor que sabem sabendo que se correr mal os dias seguintes da integridade física deles também pode “correr mal”? E mais importante acham que a AFP não se sente intimidada atendendo a que se “eles” até tribunais já invadiram no passado o que lhes custa invadir uma sede de uma associação de “expressar” o seu descontentamento? Dá que pensar…
    3- Comparar uma equipa que semeia terror, intimidação ao futebol viril mas leal do Atlético é inademissível, tal como dizer que se não fosse por ter membros de uma claque de um dos grandes a jogar nesta equipa ninguem falava deles, pois muito bem caro Flávio as pessoas falam do Canelas devido a cenas de violência que se tornaram noticia, e falam porque há violência e não pelo resto pois as pessoas só conhecem o Macaco e o Aranha mas falam da equipa inteira
    4 – eu já ouço falar das cenas de violência do Canelas há uns 2 anos no mínimo e no ano passado acho que toda a gente no país viu o video do jogo contra o Vilanovense e que eu saiba nessa altura o Canelas não disputava uma possível subida aos Nacionais por isso não me venha com o argumento de que só agora se fala porque estão perto de subir porque isso não cola, daqui a nada estamos a dizer que os coitadinhos são eles e as outras equipas é que são as viris, e estou a usar o termo viris para ser simpático.
    5- fui jogador e fiz grande parte da minha carreira na distrital, cheguei mesmo a jogar meio ano na distrital da AF Porto e nunca vi o tal portanto não venham dizer que é normal,
    6 – de facto concordo com uma coisa e apenas com uma do comentário que fez amigo Flávio, é que Canelas tem de facto umas francesinhas fantásticas.

    • João D
      Posted Outubro 29, 2016 at 6:29 pm

      Quando o Flávio disse que o Canela era o clube mais conhecido dos distritais, todos percebemos o propósito. De que serve essa crítica?
      O artigo está muito bom e concordo com ele.

      Parabéns, Flávio.

  • Fefe Varanda
    Posted Outubro 29, 2016 at 3:57 pm

    Canelas 2010 não havia melhor forma de fazer jus ao nome do clube como os jogadores vão ás canelas.
    Tem aqui uns comentadores que dizem que tudo o que se vê no youtube não corresponde à realidade pois nos vídeos metesse o que quer, é verdade, mas não comparem melhores jogadas com entradas brutais, digam-me aí um clube que tenha uma compilação de entradas brutais como o Canelas 2010?

  • DJRP
    Posted Outubro 29, 2016 at 4:34 pm

    Começando pelo inicio, falo aqui como socio do Canelas 2010, acho muito incrível os comentários acima relativamente as imagens do youtube, e passo a explicar, mostram jogos essencialmente de realizados 1-2 anos atras, com o Vila, Com o Senhora de Hora, etc,,que eu condeno e por isso deixei de ver jogos do Canelas. Depois assisto a vários comentários sobre os jogadores e o “Macaco” e deixem que lhes diga mas o “Macaco” é talvez o jogador que menos problemas cria e ajuda a que não haja problemas.
    Relativamente Ricardo Ricard, gostava que que indicasse qual o jogo que viu essas intimidações todas quando eu que este ano vi os jogos não vi, e quanto aos murros na cobertura do banco de suplentes, pergunte antes o porquê dessa atitude(que eu condeno), mas pergunte antes a um senhor que estava nesse banco o que foi que disse aos jogadores do Canelas, não foi por lhes ter chamados doutores, gostaria que tivesse o seu filho, irmão ou familiar a ser insultado no campo que a sua reação seria igual ou pior.
    Para finalizar gostaria de chamar atenção para alguns pormenores :
    a)- O porquê da realização de reuniões secretas com alguns Presidentes de clubes fora de horas
    b)- O porquê da AFP ter reunido com os clubes e ter convidado o Canelas 2010 a se retirar dessa reunião sem isso a dita reunião não se efetuaria.
    c)- O porquê de reuniões secretas na horas de jogo, preferindo tais presidentes ver qual o melhor caminho para travar o Canelas do assistir aos jogos dos seus próprios clubes
    d)- O AD Grijó, que na TV na qualidade do seu presidente, se recusava a jogar contra o Canelas, e fez a ultima da hora exigências, (jogos filmados por independente, foi feito, mais policiamento, foi feito, mais delegados da AFP, foi feito, árbitros do Nacionais, foi feito) e no fim perderam e depois tiveram essa atitude perante a comunicação social, relembro que nesse jogo foi para o hospital um jogador do Canelas e levou 4 pontos na cabeça, mas os arruaceiros somos nós.
    e)- Para a Taça Brali, acho muito engraçado, no jogo com o AD Grijó efetuado fora de portas pois o Canelas 2010 tinham o campo castigado da época passada, devido aos fumos na bancada), a AD Grijó enviou uma fatura para o Canelas 2010, para pagar o excesso da viagem de autocarro pois não tinham que pagar o excesso enão tinham dinheiro, mas agora tem dinheiro para pagar 750,00 euros devido a não comparência em jogo. Curiosidades.
    d)- O Canelas 2010, tem mais assistência neste momento que qualquer outro clube da mesma divisão, tem delegados, tem o próprio Presidente da AFP, tem Presidentes doutros clubes de Gaia que preferem ir ver o Canelas do que ver o seu clube num dérbi da cidade de Gaia.
    Finalizando, nos jogos com o Canelas 2010 :
    – Querem mais delegados da AFF, tem mais 3 delegados da AFP, peçam delegados adicionais
    – Querem mais policiamento, tem mais policiamento – talvez na próxima peçam policia de choque
    – Querem filmagens dos jogos, tem filmagem dos jogos – peçam RTP, SIC, TVI, etc
    – Querem árbitros dos nacionais, tem árbitros dos nacionais – peçam árbitros internacionais
    com todas estas exigências eles continuam a perder, e não me venham dizer que há coação dentro e fora do relvado, pois este ano vi todos os jogos, e no fim todos os jogadores adversários cumprimentam os nossos e vice-versa, não é por medo certamente, pois se fosse eu não cumprimentava. Como adepto do Canelas, estou salvaguardado pois se existe coação como dizem, pois coagimos jogadores, árbitros, delegados, Presidente da AFP, e até policia, estou muito bem e não receio nada. Tenham vergonha e deixem-se de birras de criança pois isto não é por causa do desporto mas sim de carater POLITICO.

    • iBenfiquista
      Posted Outubro 29, 2016 at 5:54 pm

      Cuidado que o papel do Macaco é fazer de “polícia bom”. É o que tem os contactos “privilegiados” com a polícia e as autoridades. É o que distribui as “funções” aos outros grunhos e sabe tudo que se passa.
      Sempre foi o seu papel cínico e nojento, mas é tão grunho e criminoso como os outros.

  • Bruno Leça
    Posted Outubro 29, 2016 at 5:00 pm

    Já joguei a época passada contra o Canelas e cada vez que passava pelo Aranha por exemplo ele dizia-me o nome do colégio onde anda a minha filha (9 anos) e as horas a que ela costuma sair, depois disto acham mesmo que eu metia o pé? Querem ganhar assim ganhem, não vou ser eu o herói, de herois tá o cemiterio cheio como tristemente aconteceu ao quem se meteu com o Pidá, querem ser mais um Marlon? Força, queria ver quem escreveu este texto se tinha coragem de jogar contra eles e meter o pé, por detrás de teclado somos todos herois, agora no terreno a coisa pia mais fino, evitamos, sobretudo quem tem familia.

    • iBenfiquista
      Posted Outubro 29, 2016 at 5:51 pm

      Pois eu continuava a meter o pé, só que depois do jogo ia direitinho à polícia, fazia queixa e participava do grunho. Depois, no jogo seguinte, levava uma cópia da participação à polícia e entregava-a ao grunho. Assim como enviava uma cópia para o MP! Ficava marcado!
      Não faltava mais nada!

      • B0SS
        Posted Outubro 29, 2016 at 10:48 pm

        Isto é muito bonito ao escrever num blog, quando a vida de pessoas que amas está em causa, não é tudo simples e banal. Quem passa por elas é que sabe! Isso de fazer participação à policia é muito interessante mas todos sabemos no que isto resulta: nada. É só ver pelas mulheres que são vitimas de violência doméstica… Não é um papel que diz que X pessoa não devia estar mais próximo do que 100m de ti ou da tua família que te ia proteger caso te quisessem fazer mal.

        É que atrás do teclado é só campeões mas a fazer isso que dizes era por-se a jeito a sair de lá embrulhado num saco ou, no mínimo, dentro de uma ambulância a escorrer sangue! Dobra lá a capa, herói!

        • iBenfiquista
          Posted Outubro 29, 2016 at 10:56 pm

          Mas qual herói?
          Pensas que esse grunho fazia mal à tua filha? Isso é cão que ladra mas não morde! Gente que ameaça é gente cobarde! Se fosses à polícia, participavas e acabavas com o problema! Não passam de grunhos cobardes!!!
          Estamos no Iraque?

          • Ximenes Feio
            Posted Outubro 30, 2016 at 6:29 am

            Manuel vai pesquisar quem foram Aurélio Palha, Ilídio Correia, Berto Maluco, Marlon Correia, Mesquita Alves etc etc, achas mesmo que só acontece aos outros? A policia a norte do Vouga não vai actuar nestes casos porque também tem medo, é só guardas Abeís.

          • Joseph White Castle
            Posted Outubro 30, 2016 at 11:22 am

            A realidade é que até os próprios polícias têm receio (principalmente neste caso) de intervir nestas situações devido a represálias.
            Nem todos são assim, mas há muitos que têm consciência que quando despem a farda são cidadãos comuns e não super-herois.

  • cards
    Posted Outubro 29, 2016 at 10:44 pm

    O objectivo do Canelas é chegar às ligas profissionais através do medo.
    Quando jogarem contra Benfica B e Sporting B o objectivo deles será lesionar cm gravidade os jogadores jovens do Benfica e Sporting.
    Ou a FPF toma alguma medida, a Associação de Futebol do Porto não vai tomar, ou vai haver muitros problemas com o Canelas.
    Há que matar o mal pela raiz.

  • Artur
    Posted Novembro 4, 2016 at 5:26 pm

    Caro Flávio Trindade

    Um elogio para a sua eloquência. No entanto, o pressuposto de que parte é completamente distorcido. Não falamos neste caso numa virilidade um pouco excessiva, numa entrega desmedida dos jogadores do Canelas. A realidade, e q muitos recusam denunciar e outros tantos procuram esconder, é q se tratam de métodos de actuação próprios de uma máfia. Uma entrada mais violenta, um sopapo às escondidas já todos vimos nos escalões mais baixos do nosso futebol, agora ameaças directas a jogadores, técnicos e árbitros, que revelam conhecimento da vida privada de cada uma dessas pessoas…isso sim, é perigoso e novidade.

Deixa um comentário