Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entre a Espada e a Parede

Senhoras e Senhores, por favor, ocupem os seus lugares, a espera finalmente terminou… A I Liga está de volta! As cortinas da competição mais prestigiante do futebol português voltam a subir e depois de um defeso profícuo em surpresas, que brindou os adeptos com nomes como Casillas, Imbula, Osvaldo, Aquilani, Bryan Ruiz, Teo Gutiérrez, Raúl Jiménez, Mitroglou ou Carcela, e que ficou marcado pelo luto da família benfiquista, mercê da partida de Jorge Jesus para Alvalade e do ingresso de Maxi Pereira nas fileiras do Dragão, 2015/2016 promete ser uma época de euforia e emoção para os amantes do futebol nacional! Descansem, portanto, aqueles que, face às saídas de artistas como Jackson Martínez, Danilo, Nani, Lima ou Óliver, temeram por um campeonato carente de emoções fortes, pois o que se perdeu em qualidade, ganhou-se em competitividade e, quase uma década depois, o campeonato voltará a ser disputado pelos três grandes, rompendo com o bipartidarismo que vigora no futebol português desde a época 2007/2008. E se tal argumento não seduz os mais céticos, então, lembro V. Exas. que para apenas um trono existem três pretendentes e esta época todos têm a cabeça a prémio – jogadores, treinadores e, quem diria, presidentes. Está já marcado o auto-de-fé para o final de maio e embora a procissão ainda não tenha saído à rua, já o Zé Povinho se encontra na praça, sedento de sangue, à espera dos infiéis que serão queimados na fogueira.

São 3 candidatos, mas o Benfica parte, novamente, para a nova época como principal favorito à conquista do título. Não só é bicampeão nacional como conseguiu preservar o seu núcleo triunfante e, dos três candidatos, foi aquele que menos alterações sofreu no seu 11 base. Assim, seria incoerente atribuir aos encarnados outro estatuto que não o de favorito. No entanto, não se vaticina uma temporada fácil para o conjunto comandado por Rui Vitória. Incapazes de digerir as perdas de Jorge Jesus e de Maxi Pereira para os seus rivais diretos na luta pelo título, e na ressaca de uma derrota frente ao rival na Supertaça (curiosamente, na temporada transata o Benfica não foi além do empate nas duas partidas que disputou contra o Sporting e perdeu 6 dos 8 jogos que disputou na pré-temporada), uma ampla fação da massa adepta do clube entrou em cisão com a “Estrutura” e a pressão sobre o novo treinador, uma aposta pessoal de Luís Filipe Vieira e que não é visto como um digno sucessor de Jorge Jesus, vai ser sufocante. Vitória tem, portanto, pela frente uma missão ingrata. Naquele que é o campeonato mais competitivo dos últimos anos, será o bode expiatório de toda e qualquer ira dos adeptos encarnados, isto, quando já se encontra sob uma imensa chuva de críticas sem que tenha tido sequer tempo de aquecer a cadeira. Apesar deste clima de instabilidade que assombra a Luz, o historial de RV comprova a sua competência e, apesar de nesta fase inicial ter acusado a pressão do cargo e alguma inexperiência (vacilou na definição do esquema tático e do onze inicial da equipa), poderá beneficiar do calendário acessível do Benfica neste início de época – nas 4 jornadas iniciais, o Benfica disputa 3 jogos no Estádio da Luz e um em Aveiro, em casa emprestada do Arouca – para limar arestas, colmatar lacunas e conquistar os adeptos Benfiquistas, podendo uma série de bons resultados catapultar a equipa qualitativa e animicamente, chegando ao Dragão, onde se desloca na 5.ª jornada do campeonato, com outros argumentos, moral e estatuto. Rui Vitória tem nas suas mãos o seu futuro, o de Luís Filipe Vieira e ainda o da hegemonia dos encarnados. A ver vamos se o ex-Guimarães não cria uma nova dinastia na Luz.

No norte do país, na Alameda das Antas, Julen Lopetegui inicia a segunda época à frente FC Porto, todavia, as remodelações operadas no seio do plantel e, principalmente, do onze inicial, fazem desta época uma espécie de ano 0.1, pois, as diversas entradas e saídas obrigaram a uma nova aprendizagem dos processos, do mais simples ao mais complexo, preconizados pelo treinador basco. A pressão, no entanto, essa, não para de aumentar, pois um clube com a mentalidade e com a história recente do FC Porto não pode ficar duas épocas sem erguer o troféu de campeão, quanto mais três! (A última vez que os dragões atravessaram um período de seca tão longo foi entre as épocas 1999/2000 e 2001/2002). Não obstante os resultados menos positivos da época passada, Pinto da Costa confiou novamente o seu livro de cheques a Lopetegui e o basco não esteve com meias-medidas! Pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto voltou a apostar forte no mercado, no entanto, desta pré-época, fica a ideia que pouco ou nada mudou: a equipa carece de ideias e apresenta um estilo de jogo, um tanto ou nada, inócuo e pouco clarividente, não revelando capacidade para abandonar a sua zona de conforto e, como se isso não bastasse, este ano não há Jackson Martínez para resolver. Ainda assim, convém dar tempo ao tempo, pois, não é aconselhável tirar conclusões precipitadas, até porque os portistas ainda não realizaram qualquer jogo oficial e o seu valor real ainda está por apurar. Certo é que o conjunto azul e brancos terá obrigatoriamente de se assumir candidato ao título, em campo e fora dele, e ao mínimo desleixo, a cabeça de Lopetegui irá rolar.

Por fim, tal como a I Liga, também o Sporting, o verdadeiro Sporting, está de volta! (E que falta fazia o Sporting ao campeonato!) Apresentando Jorge Jesus, aquele que é, de longe, o melhor e o mais experiente técnico do campeonato português, que chega ao clube do coração para incutir a mentalidade de campeão que há tantos anos se dissipou no seio do leão, como figura de proa, o clube leonino, que apesar dos bolsos rasos movimentou-se cirurgicamente no mercado de verão e tentou construir uma equipa à imagem do seu treinador, vincou claramente as suas aspirações para a presente época ao convencer o bicampeão a desertar a Luz! Jesus é apresentado em Alvalade como um verdadeiro Messias e após conquista da Supertaça Cândido Oliveira é o único treinador dos três grandes a reunir o consenso entre os adeptos (onde já vai Marco Silva?!). Deixando a ideia que desta vez, é mesmo a valer, sendo que já ninguém ousa falar de uma corrida ao título a dois: inspirado pela astúcia e pelo carisma de Jorge Jesus, o Sporting deixou de ser um leãozinho para voltar a rugir, tal qual Rei da selva, e promete abanar com a hierarquia da cadeia alimentar! No entanto, nem o Todo-Poderoso está imune ao escrutínio das massas e veremos se Jesus será capaz de devolver ao Sporting a consistência e a qualidade que nos últimos anos têm procurado, pois, quem aufere um salário astronómico como o do ex-Benfica não pode descansar à sombra de um segundo ou terceiro lugar. Interessante será também acompanhar o trajeto dos leões nas competições europeias, dado o historial menos positivo de JJ e o facto do plantel do Sporting parecer curto para disputar duas competições tão exigentes. Será o Sporting de Jorge Jesus o Sporting pelo qual tanto temos ansiado? Não teremos que esperar muito mais tempo para o descobrir.

Deixemos, a partir de agora, que a conversa seja feita pelos intervenientes, num ano em que mais que os jogadores e presidentes parece estar destinado a ter como protagonistas, os treinadores. A temporada 2015/2016 está aí e Benfica, FC Porto e Sporting vão, ao longo dos próximos 9 meses, disputar o Santo Graal do futebol português em areias movediças! Que comecem os jogos de bastidores, que saiam os comunicados, que comece a festa do futebol, pois, a partir de hoje as conversas de segunda-feira nunca mais serão as mesmas… Haverá melhor tempo para se ser adepto de futebol em Portugal?!

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Pateira

0 Comentários

  • Muska
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:14 pm

    Grande texto, deu gosto a ler e retrata bastante bem a realidade do futebol português atual.

    De qualquer forma, tendo a discordar quando dizem (incluindo o próprio JJ) que apenas este ano o Sporting vai realmente lutar pelo título. O Sporting ficou em 2º lugar com o Leonardo Jardim tendo estado em primeiro várias jornadas e sendo a única oposição ao Benfica nesse ano. Já o ano passado com o Marco Silva, apesar do 3º lugar, também esteve sempre perto do topo da tabela, e não fosse aquele golo do Jardel talvez a história fosse diferente.

    • gonçalo pereira
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:21 pm

      https://en.wikipedia.org/wiki/2013%E2%80%9314_Primeira_Liga#Positions_by_round

      Dizer que o sporting teve em primeiro "várias" jornadas pode ser enganador mas sinceramente acho que vai fazer muito mais mossa este ano mas o futebol o dirá.

    • Matxubarela
      Posted Agosto 14, 2015 at 8:14 am

      Na época de Leonardo Jardim o Sporting ficou em 2º mas foi tudo fruto do acaso. Convém não esquecer que foi o ano zero da direção, na qual não definiram como objetivo lutar pelo título mas sim disputar jogo a jogo. O facto de não ter participado em provas internacionais foi determinante para essa prestação. E o Porto teve uma época desastrosa a todos os níveis.
      No ano passado, apesar de ter praticado do melhor futebol que se viu em Portugal, acredito que mesmo ganhando ao Benfica naquele jogo em casa, mais cedo ou mais tarde o Sporting acabaria por vacilar emocionalmente. A meu ver não tinha estofo emocional e ambição suficientes para recuperar a desvantagem pontual em relação aos dois oponentes, Porto e Benfica.
      Este ano podemos ver que, em termos de postura dentro de campo e em entrevistas (através do discurso), os jogadores estão mais ambiciosos e com vontade de ganhar títulos, não sei se por consequência da entrada de Jesus ou pelo facto de ter conquistado um título no final da época passada, provavelmente tudo junto.
      Uma coisa é certa, este é um Sporting como já não víamos há bastante tempo e isso só é benéfico para o futebol português uma vez que ganha mais um clube a lutar pelo campeonato, a trazer atletas de nível internacional e, quem sabe, a disputar títulos internacionais. Nada, para já, garante que o Sporting vá ter sucesso a curto prazo, mas que está mais perto disso que nos últimos anos, está.

      Cumprimentos

  • Kafka I
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:14 pm

    Antes demais 2 pontos

    1- É sempre um prazer ler os textos do Pedro Pateira, têm sempre imensa qualidade e este é mais um, parabéns
    2- FINALMENTE acabou a pré-época, "detesto" a pré-época e os jogos "a brincar"…que comece finalmente o futebol de verdade e a sério..

    Quanto ao teor do post, desta vez não concordo nada quando que o Benfica parte como principal favorito ao titulo, pois nem sequer é o 2º favorito, na minha opinião claro

    Como já frisei e expliquei hoje num post em baixo, para mim

    Porto: 45%
    Sporting: 35%
    Benfica: 20%

    • Alexis
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:33 pm

      Subscrevo, sem nada a acrescentar.

    • Ricardo Eduardo
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:45 pm

      Caro Kafka, tenho reparado que qnd chegamos aos prognósticos de um vencedor de um jogo/campeonato/torneio/prémio individual, etc… a equipa que tu apoias é muitas vezes a menos favorita (dentro dos candidatos) a vencer. Não sei se é para baixar as expectativas e enaltecer a enorme vitória quando "nada o fazia prever" ou para ter uma desculpa no caso de as coisas darem para o torto, ou por outro motivo qualquer que desconheço (sendo ainda possível que tal comportamento aconteça por mero acaso e seja só impressão minha).

      Assim de imediato lembro-me do "tão" inferior plantel do Barcelona em relação ao Real e agora a diferença (diria abismal) de hipótese do Benfica ser campeão novamente quando é o campeão em título e tem uma "super estrutura". Lembro ainda que o Sporting não é campeão há anos e o Porto já mostrou que um super plantel não quer dizer títulos.

      Mas claro que isto não passa de uma observação (possivelmente sem fundamento tendo em conta que se baseia em factos que digo de cor) e tens direito a ter a tua opinião, apenas me parece que desvalorizas as "tuas" equipas exageradamente….

      Já agora, aproveito para dizer que leio sempre os teus comentários, procuro saber a perspectiva de alguns leitores aqui do blog além da do próprio VM, e que aprecio muito a tua participação mesmo não estando de acordo algumas vezes.

      Por ultimo, excelente texto Pedro Pateira!

    • E Jorge
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:59 pm

      Kafka deixa-te lá de modestias, fazes sempre isso. Eu sou do Barcelona e do Porto, já dei conta que fazes sempre isso em relação aos clubes que suportas…Come on, onde é que o Benfica não é o mais favorito dos 3? Menos favorito é aquele em que os jogadores têm um melhor entendimento?

    • Pedro
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:00 am

      Os jogos a brincar já acabaram à 1 semana.. Apesar de, para o Benfica e seus adeptos, a Supertaça deste ano ainda ser pré época

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:02 am

      Ricardo

      É mesmo o que eu acho, nada mais que isso, da mesma forma que em 2013/2014 achava que o Benfica tinha o melhor plantel e por isso era favorito, em 2014/2015 achava e mantenho mesmo não tendo ganho que o Porto tinha melhor plantel que o Benfica…

      E já por mais de uma vez aqui frisei que o Benfica ganhou com plantel inferior em 2014/2015, mas também se deveu em grande parte, não só à qualidade do seu treinador (trunfo que agora é do Sporting) como o facto de desde Dezembro até Maio só termos jogado 1 jogo por semana ajudou bastante, porque caso tivéssemos passado a fase de grupos ou ido para a Taça Uefa duvido que o Benfica tivesse ganho o campeonato, porque o plantel estava expremido ao máximo comparativamente com o do Porto…

      Quanto ao Barça, mantenho a época passada o Real Madrid tinha (e tem) melhor plantel que o do Barça e provou-o ao ter estado até à penultima jornada a lutar pelo titulo, quando teve 2 meses devastadores com lesões em jogadores chaves do seu onze titular entre Fevereiro e Março e mesmo assim so perdeu o titulo mesmo no fim, ao invés do Barça (que como por diversas vezes já frisei aqui) teve um ano atipico onde NINGUÉM do onze titular teve lesões, porque caso tivessem havido (como existe sempre) lesões no onze titular, duvido que o Barça tivesse conseguido vencer as 3 competições que venceu, porque o plantel é inferior ao do Real Madrid, compara o banco de ambas as equipas e verás que o Real tem um banco superior…

      O facto de eu apoiar uma equipa, não me faz passar a achar que essa equipa é melhor só porque eu a apoio, e seja equipa ou jogador, da mesma forma que em Maio de 2015 eu achava que o Jesus era o melhor treinador do campeonato e o RV um treinador banal, não é passado 3 meses que vou mudar a opinião, ao contrário de muitos (Benfiquistas e Sportinguistas) que já vi mudarem a opinião sobre estes 2 treinadores em apenas 3 meses :)…

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:08 am

      Faltou-me só agradecer o elogio :)…e quanto à "super-estrutura" se reparares tenho sido dos mais críticos a essa Pseudo "super-estrutura" :)

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:51 am

      Até dou de barato que o Porto seja favorito porque para mim mesmo com um treinador tão bom como o Vitória ou pior veremos tem o melhor plantel e mais soluções para já.
      Agora o Sporting nunca na vida não nos vamos esquecer que é normal o Sporting neste momento estar bem melhor que o Benfica e Porto tem uma pre eliminatoria a chegar tem que estar noutro patamar competitivo o Benfica e Porto tem tempo para o atingir.

    • Alex Turner
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:28 am

      Totalmente de acordo Kafka.

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2015 at 7:58 am

      Colocar o Benfica abaixo do Sporting como favorito só pode ser brincadeira!!!

      Manel

    • Scp_10
      Posted Agosto 14, 2015 at 8:14 am

      Sim realmente é uma brincadeira meter o vencedor da supertaça que por acaso venceu o Benfica à frente na luta pelo título, já agora o Kafka é do Benfica.

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2015 at 8:28 am

      E Jorge

      Se eu acho que o Real Madrid e o Porto têm melhor plantel que o Barça e Benfica. queres que diga que mesmo com pior plantel são favoritos só porque eu os apoio é isso? isso sim não faz sentido nenhum…

      Uma equipa vencer não faz dela automaticamente melhor, é preciso contextualizar, e pode muito bem vencer porque seguiu a melhor estratégia e não por do ponto de vista individual ser melhor

      Por fim dizeres que o Benfica é favorito "porque os jogadores se conhecem melhor" para mim não tem fundamento algum, primeiro porque o Benfica perdeu 3 titulares e o treinador e depois alguns dos titulares que ficaram, rendiam dentro do modelo do Jesus e na minha prespectiva vão render menos com RV, porque lá esta, eu não mudo de opinião tendo como base o facto de alguém ter assinado pelo meu clube…em Abril de 2015 eu achava o RV um treinador sem qualidade para o Benfica, logo não vou mudar de opinião em Agosto de 2015 só porque ele assinou pelo Benfica, portanto mantenho a mesma opinião de Abril de 2015, até ele me provar o contrário

      É que muita gente muda de opinião apenas com base no critério de um jogador/treinador ser do nosso clube ou não, isso para mim não faz sentido algum…não só todos como é óbvio, mas esta pré-época tem sido muito engraçada quando relativamente às opiniões de Benfiquistas, Portistas e Sportinguista, sobre o RV, Maxi Pereira e JJ quando comparada com as opiniões que essas pessoas tinham sobre esses mesmos 3 em Abril/Maio de 2015

      Não estou a dizer que és um deles, nem que são todos, mas há muitos que conseguiram em 3 meses mudar radicalmente de opinião, quando nestes 3 meses apenas houve 1 único jogo oficial, é curioso…

      Pedro

      Diz-me lá onde é que eu disse que a Supertaça foi a brincar? mete ai um comentário meu a dizer isso, um que seja…boa sorte na procura, mas procura sentado porque em pé vais-te cansar, enfim se o disparate pagasse imposto…

    • fui
      Posted Agosto 14, 2015 at 9:10 am

      Estou de acordo. Tb não acho o Benfica favorito. Aqueles que dizem que é favorito esquecem que a equipa está rodada noutro esquema de outro treinador, que essa mesma equipa foi durante todo o ano passado considerada fraca e o plantel curto, que a saída de um treinador campeão que construiu um trabalho de 6 anos para o maior rival é uma substituição quase impossível no imediato, que o Benfica é quem tem o plantel e a equipa títular ainda por fechar. É óbvio que o Benfica não é favorito, talvez pudesse ser, com outras contratações atempadas e outro treinador que tivessem oferecido outros resultados até agora, mas neste momento não é, longe disso!
      A sorte pode estar num Porto frágil como no ano passado e num Sporting que tenha mais percalços do que se espera, sobretudo a partir de Março, que é quando as equipas de JJ que são preparadas para as pré-eliminatórias começam a dar o berro fisicamente.

    • Bruno Cardoso
      Posted Agosto 14, 2015 at 10:18 am

      O problema não é a equipa estar rotina noutro esquema de outro treinador. É o facto deste treinador não estar a dar seguimento a esta rotina através do treino, visto que não tem conhecimento do tipo de treino específico que era dado.
      RV deveria ter agarrado na equipa e começado logo a meter tudo a seu gosto e não o fez. Na minha opinião, um treinador vê os jogos dos outros clubes, e por isso não me parece que ele necessite de 6 semanas para estudar os jogadores e começar a pedir este ou aquele. Isso foi um travão que o LFV lhe colocou e com o qual ele vai ter de trabalhar e porventura será um dos 2 motivos que farão com que não tenha sucesso. O outro é a sua incapacidade como treinador (estou a falar em treinar a equipa durante a semana). Não se esqueçam que o Queirós eram um treinador brilhante durante os treinos mas quando assumiu equipas principais foi um descalabro pois tinha de tomar decisões durante os jogos, e isso nem todos têm capacidade para tal

    • Pedro, o Polvo
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:56 pm

      Concordo com a apreciação do Kafka .. Alias eu apoio o FCP e o RM e já a época passada lembro-me de comentar aqui isso com ele, apesar de terem melhores equipas, perderam os respectivos campeonatos..

      Quanto ao nosso campeonato, acho que os 2 principais favoritos continuaram a ser o SLB e o FCP. O Sporting de Jesus, têm o melhor treinador e com uns pozinhos de sorte, isso pode chegar.. mas acho que só ganharia 1 campeonato em 5, porque o plantel é o mais fraco dos 3. O Benfica ainda está instável, mas vão ver que em setembro já conta com mais 1/2 bons reforços para a equipa A.

      Já sobre o FCP, estou com muitas dúvidas .. Temos plantel (também ainda falta 1 ou 2 ajustes) para ganhar a liga e fazer uma boa participação na Champions, mas teremos treinador para isso? … Não quero opinar nada só com base na pré-época, mas pareceu-me que os erros se mantinham .. E não me esqueço que acabei a época passada a querer este treinador na rua, sendo que até me considero um adepto com muita paciência e adverso a estas mudanças constantes de treinadores.

      Vamos indo e vamos vendo, ficou, tem o meu apoio e espero que me surpreenda pela positiva, somos o único dos 3 que manteve o treinador e isso tb faz diferença.

      Conclusão, para colocar isto em "números" diria assim:

      FCP tem o plantel mais forte, seguido de SLB e SCP.
      Por isso de 1 a 20, o FCP seria no máximo um 16 em 20. O SLB um 15 em 20 e o SCP um 13 em 20.
      No entanto, acho MUITO difícil que o FCP jogue no seu nível máximo com este treinador. Idem aspas para o benfica. Mas exactamente o contrário para o SCP, provavelmente tem dos únicos treinadores disponíveis que pode espremer toda a qualidade da equipa.
      Ou seja, imaginemos que:

      – FCP joga, em média, a 60-70% do seu potencial: jogará entre 9.5 e 11.2 +/-
      – SLB " ": jogará entre 9 e 10.5 +/-
      – SCP joga, em média, entre 70-80% do seu potencial: jogará entre 9 e 10.4 +/-

      Este é o valor que considero que as equipas se vão exibir mas isto tudo é muito varíavel com lesões, com novas contratações etc etc

      Concluíndo, na minha opinião o campeonato terá 3 candidatos no início, mas em janeiro o cenário ja poderá ser diferente. Porque o que pus aqui são probabilidades e com valores relativos à minha opinião, apenas para a "ilustrar" ..
      Daqui tiramos que:

      1) na minha opinião, o SCP até pode ganhar o campeonato, mas para isso, tinha de cumprir o esperado com JJ (que é jogar bem melhor que no passado) e além disso tinha de ter sorte com lesões e outros infortúnios…aliando ainda o facto de esperarem que o FCP e SLB não façam épocas acima das expectativas. É possível mas vão andar sempre com a corda ao pescoço.

      2) já o FCP pode ser campeão, mesmo não jogando por aí além, só porque tem um plantel mais forte… no entanto, se não puser o pé no acelerador arrisca-se que os outros 2 candidatos o superem caso façam grandes épocas (sendo que o Benfica não está assim tão longe em termos de qualidade e estará sempre à espreita para um mínimo deslize, nem precisará de um assim tão grande..)

      3) o Benfica é o actual campeão, mas com este treinador está a viver um certo período de incerteza .. se sobreviver na luta até janeiro, este factor incerteza vai desvanecendo e só um FCP sem deslizes ou um SCP muito bem oleado, conseguirá ser campeão

    • JSC
      Posted Agosto 14, 2015 at 2:01 pm

      Primeiro dizes que concordas com o Kafka, mas depois das os seguintes valores, 9,5 a 11,2 para o Porto, 9 a 10,5 para o Benfica e 9 a 10,4 para o Sporting em percentagem dá:

      Porto: 34,55%
      Benfica: 32,72%
      Sporting: 32,72%
      (valores mais baixo, 9,5, 9, 9)

      Porto: 34,89%
      Benfica: 32,71%
      Sporting: 32,40%
      (valores mais altos 11,2,10,5 10,4)

      Portanto neste caso em particular não concordas.

      No geral concordo que o Kafka é justo, para este campeonato só digo alguma coisa depois do Benfica jogar no Dragão, já dará para ter uma boa percepção depois deste mercado turbulhento.. Mas o Barcelona tem o melhor 11 e se ninguém se lesionar é o mais forte candidato.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Agosto 14, 2015 at 7:02 pm

      JSC, se calhar não fui explícito mas repare que digo que concordo com o Kafka relativamente à apreciação dos planteis do FCP e RM vs SLB e Barcelona. Se não foi essa ideia que passou, era isso que queria dizer..

      No campeonato não concordo e até comecei por dizer que os maiores favoritos são o FCP e o SLB, apesar de à priori, existirem 3 candidatos, o que já não acontecia há muito tempo! (À PRIORI atenção, porque já existiram campeonatos nos últimos anos que com o decorrer dos jogos nos foram surpreendendo bastante, como no caso do Braga como vice campeão há pouco tempo atrás, ou do FCP ficar em 3o na época do Jardim ao leme dos leões).

      Com essa brincadeira dos números, só estava a ilustrar a minha opinião e já agr obrigado pelo trabalho de passar para percentagens ahah. Opinião essa, que pode ser simplificada assim, SLB e FCP levam a vantagem na qualidade individual dos jogadores, SCP leva a vantagem no treinador.

      Cumprimentos

  • Litos
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:15 pm

    Bom post.

    Para mim:
    Favorito – Benfica
    Melhor plantel – Porto
    Quem vai ser campeão – Sporting

    • coach407
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:51 pm

      Dizes que o Benfica é favorito e depois dizes que o Porto tem o melhor plantel e dizes que o Sporting vai ser campeão.

      Ou seja dizes que o Benfica é favorito só mesmo por dizer porque nem tem o melhor plantel nem achas que é o clube com melhores condições para ser campeão. O que torna o teu comentário muito hipócrita, não acreditas nada que o Benfica seja campeão e dizes que é favorito. É ridículo, dá a tua opinião sincera. Se achas que o Sporting vai ser campeão é porque consideras o Sporting o principal favorito

  • Ricardo
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:17 pm

    Desconhecia esse pormenor do calendário do Benfica, penso que isso vai facilitar bastante a vida ao Rui Vitória. Mesmo assim acho que quem tem mais obrigações de ganhar este ano é o Porto.

    • coach407
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:02 pm

      Um pormenor insignificante pois o Benfica vai jogar contra o Estoril, Arouca, Moreirense, Belenenses e Porto nas 5 primeiras jornadas. Um calendário muito perigoso que até pode ter o efeito exatamente oposto porque logo a seguir ao Porto tem o Paços, vai à Madeira defrontar o União e recebe logo o Sporting. Duas derrotas contra os dois rivais e mais dois empates que podem muito bem acontecer contra adversários do nível do Estoril, Moreirense, Belenenses e Paços, por exemplo, colocarão logo o Benfica fora da corrida pelo título e o treinador na rua.

      Isso do calendário não quer dizer nada

  • Anónimo
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:17 pm

    Excelente poste.
    Não acredito que Porto e Benfica cheguem ao fim da época com o mesmo treinador…
    Posto isto, let the games begin…

    Miguel Pedro

  • Diogo Moura
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:18 pm

    Excelente crónica. Super dinâmica e bom óptimas metáforas. Uma descrição muito boa que serve de tónico para esta nova época que está aí à parta.
    Congratz Pedro Pateira.

  • Fernando
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:21 pm

    Dificilmente os 3 vão durar até ao final da época, prevejo que em Novembro, Dezembro, um dos treinadores já tenha sido substituido.

    Todos estão na corda bamba, o RV pelo que está escrito no post, o Lopetegui pelo ano em branco – vai ser muito assobiado ao minimo deslize, e o Jesus se falhar o acesso à fase de grupos da Champions vai ficar duplamente apertado… jogar à quinta condiciona e o Sporting, que já não tem uma grande equipa (acho que estão todos muito iludidos) vai ter de vender.

  • Anónimo
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:21 pm

    Prevejo uma liga nivelada por baixo…
    Ainda assim os meus "desejos" para a liga deste ano são:
    -Mais público nos estádios.
    -Melhores horários para os jogos.
    -Que a arbitragem não seja polémica.
    -Luta até ao fim pelo título, lugares europeus e permanência.

    Vitorino

    • Kafka I
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:32 pm

      Dos teus 4 desejos (que partilho diga-se), informo-te mesmo não sendo o prof Bambo, que só o último é possível de acontecer, os outros 3 são utópicos neste Pais, infelizmente

    • Anónimo
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:39 pm

      De facto a minha escolha em usar a palavra "desejos" está errada…
      Devia ter usada a palavra "sonhos".

      Vitorino

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:54 pm

      Em relação a isso acho que passou despercebido aqui no blog mas Liga ou FPF teve mais uma decisão de um nivel absurdo de estupidez ao proibir a entrada de menores de 6 anos no estadio.
      Enfim…

    • Kafka I
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:09 am

      Sério Gonçalo???? isso é a serio? as crianças vão deixar de poder ir ao Futebol? isso é completamente RIDICULOOOOO

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:23 am

      Não sabia dessa decisão doa organismos que gerem o nosso futebol, obrigado pela informação Gonçalo Duarte..de facto, uma medida horrível (mais uma!) dessas entidades…Depois querem estádios cheios…

      Vitorino

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:19 am

      Não sabia dessa medida. Obrigado pela informação…de facto uma ideia absurda…

      Vitorino

    • Ruben
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:19 am

      As polémicas nas arbitragens somos nós, adeptos, que as criamos. As arbitragens são ou boas ou más. O resto geramos nós e os media

    • JSC
      Posted Agosto 14, 2015 at 9:42 am

      Não me parece mal, por exemplo um programa de televisão com a linguagem que se ouve nos estádios é sempre para maiores de 12, aliás até se pode considerar curto.

    • Bruno Cardoso
      Posted Agosto 14, 2015 at 10:26 am

      Mais público no estádio…. ora, nesta primeira jornada temos logo algumas surpresas que poderão intervir neste tópico. O Sporting parece estar a mover uma grande massa para o jogo de hoje, sendo que o União da Madeira ainda nem tem os bilhetes à venda (WTF??). Com os novos horários na luz, também me parece que a assistência vá diminuir durante estes primeiros jogos

      Melhores horários para os jogos…tudo dito!
      A arbitragem não tem qualidade para ser melhor. Enquanto as tendências clubisticas continuarem a mover as pessoas, eles irão errar propositadamente.

      Luta até ao fim é tudo o que se quer, desde que não se vá à frente, porque quando lá estamos, queremos é que os outros percam sempre :P

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 14, 2015 at 11:42 am

      Kafka não sei se é definitivo mas para p Tondela Sporting a entrada não é permitida a crianças menores de 6 anos

    • coach407
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:15 pm

      A arbitragem em Portugal é das melhores da Europa. Claro que existem árbitros melhores nos escalões abaixo porque isto pra chegar lá cima é preciso muita influência e árbitros como o Cosme Machado, o Capela, entre outros, são árbitros que estão num nível inferior a alguns que até estão no distrital ou no CNS. Mas pronto acaba por ser algo "normal" em todas as profissões mas a maioria dos árbitros são bons (incluindo o último classificado da última época, o Marco Ferreira).

      Elogiam muito a arbitragem inglesa no entanto a diferença está na mentalidade das pessoas, os árbitros são obrigados a apitar qualquer merdice tal é a pressão exercida pelos adeptos, pela comunicação social, por esses programas nojentos… Espremem tudo até ao último pormenor e os árbitros acabam por apitar qualquer coisinha que embora não seja grande coisa realmente existe infração. Portugal tem dos melhores árbitros do Mundo mas acredito, sinceramente, que isto tenderá a haver mais qualidade até porque acredite que daqui a poucos anos esteja lá eu também eheh

      Já agora e conhecendo vários árbitros da Liga isso de beneficiar alguma equipa propositadamente… não digam isso, é que os árbitros dentro de campo são insultados pelos adeptos da "sua própria equipa" mas apenas assinalam o que acham. Olhem quantas vezes acusaram o Proença de prejudicar o Benfica… E ele é benfiquista! A mesma coisa acontece com os outros árbitros. A classificação é muito mais importante para eles que ver o seu clube a ganhar como é óbvio.

    • Bruno Cardoso
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:58 pm

      Que eu saiba, em Inglaterra e em todos os outros paises do mundo também existe pressão sobre os árbitros e não é por isso que eles estão sempre a fazer os mesmos erros beneficiando os mesmos. A classificação não lhes interessa, pois o ordenado cai na mesma ao final de cada jogo. Eles movem-se por interesses e só assim sobem. Não é pelas suas exibições certamente

    • coach407
      Posted Agosto 14, 2015 at 3:02 pm

      A pressão é completamente diferente, os adeptos não reclamam nem um décimo dos portugueses! É que em Portugal assinala uma falta e já ouves gente a chamar "filho da pu**" e se for preciso nem viu o lance porque tava distraído a falar para o lado. É ridículo. São pessoas muito mal formadas. Claro que a educação dos ingleses é completamente diferente dos portugueses e essa é a verdade. Apreciam o desporto e não andam a arranjar desculpas para os seus falhanços. Compreendem muito mais o erro.

      Não sei se tás a perceber mas tás a falar do que não sabes. "A classificação não lhes interessa"? Tu conheces quantos árbitros? Ah espera, tás a mandar aquelas postas de pescada típica dos portugueses… Pois, não conheces o "eles", mas dizes que se movem por não sei o quê e não sei que mais, és espetacular :)

  • tomas eusebio
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:22 pm

    Fantástico texto, estás de parabéns!

  • Tiago
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:25 pm

    A ilusão habitual… mas vai ser mais do mesmo, e este ano em dose reforçada: arbitragens e mais arbitragens. O fora-de-jogo, o amarelo, o vermelho, o penalti, a falta, só se vai falar disto. E com a qualidade dos jogadores da nossa Liga – este ano estamos bem mais fracos, ao contrário do que os especialistas dizem – prevejo mais maus espectáculos.

    • Kafka I
      Posted Agosto 13, 2015 at 11:30 pm

      Concordo nisso, ninguém se iluda o campeonato Tuga é fraco e vai continuar a ser fraco e num ano onde os 3 grandes estão cada um à sua maneira a apostar tanto, será mais um ano onde se vai falar mais de coisas extra futebol e pouco ou nada de futebol, porque neste País apesar de haver uma só única modalidade que é o futebol (as outras só existem de 4 em 4 anos durante 2 semanas nos J.Olimpicos) nunca se fala de futebol, nem sequer os programas que teoricamente são sobre futebol falam de futebol, com rarissimas excepções que as há …

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2015 at 12:44 am

      Concordo com Tiago e Kafka I.
      A LIga vai ter ainda menos competitividade. Igualada muito por baixo.
      Os autocarros, camiões TIR e afins vão proliferar…
      Vai-se discutir cada vez mais as arbitragens.
      Jogos (nem preciso mencionar as equipas), muitos jogos quase sem publico e sem qualidade de futebol.
      E para já chega (e já não é pouco).

      Carlos Silva

    • Alex Turner
      Posted Agosto 14, 2015 at 1:33 am

      É verdade e deixem-me acrescentar que continuo a achar que temos demasiadas equipas no campeonato. Um campeonato fraco como o nosso não pode ter 18 equipas, isto não é a Bundesliga.

  • Rui Amaral
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:28 pm

    promete ser o melhor campeonato do milénio !

    de voltar a sofrer a da conversa durante a semana ser 50% sobre futebol
    esta na altura das provocações e de aguentar com elas

    está na altura de finalmente ver o nosso clube jogar

    vai ser a tres mas que ganhe o melhor ! Força Sporting

    ps: A pressão sobre Jorge Jesus nao será so apenas pelo salario! mas sim porque é o principal alvo a abater pela CS … agora ele joga do outro lado

    • óscar ferreira
      Posted Agosto 14, 2015 at 2:51 am

      acho que tambem vai ser dos melhores campeonatos que ja assisti mas discordo quando dizes que o Jesus é o alvo a abater pela CS , ja que tudo o que ele faz (bem ou mal) é sempre protegido pela impresa

    • Ricardo SCP
      Posted Agosto 14, 2015 at 9:48 am

      Já não treina o Benfica logo a parte do protegido não faz sentido

  • Anónimo
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:31 pm

    Acredito que este ano a competição interna estará ao rubro, quanto mais não seja pelos três grandes partirem no mínimo, do mesmo patamar.
    Por outro lado, acredito que as competições europeias serão um fracasso para qualquer equipa portuguesa, o que tornará ainda mais relevante a conquista do título.

    Bernardo C.

  • Jose Lopes
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:43 pm

    Deliciei me ao ler este texto. Que escrita.

  • Joao Marques
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:59 pm

    O post até pode estar bem escrito mas não concordo minimamente com o mesmo. Primeiro, o SLB favorito pq foi o que me mexeu menos ?!! Sai "só" o melhor treinador dos últimos anos e mais 4 jogadores nucleares: Maxi, Lima, Salvio e Gaitan (este só pro final do mês e para o Zenit…). O Benfica vai ser uma grande incógnita e dos três é o que vai ser mais pressionado. O FC Porto perde os mesmos 4 jogadores (Danilo, Jackson, Oliver, Casemiro) mas ganha valores firmados que podem não ter a mesma qualidade mas não tremem, nem estão gordos (Maxi, Danilo, Imbula e Osvaldo). Para mim é o favorito, pq acho que o Lopetegui vai inventar muito menos do que fez o ano passado. Pode não fazer grandes exibições como fez na Champions o ano passado, mas tb não me parece que vá perder pontos de forma absurda. Quanto ao Sporting, sinceramente acho que o Jesus vai espremer aquilo até rebentar, mas não acredito minimamente que seja um candidato ao título até final. Em Janeiro JJ vai pedir mais jogadores pq vai ter que vender Carrillo e William e vai dar confusão para os lados de Alvalade. Meu prognóstico: (com mta pena minha) FC Porto campeão sem grandes problemas. Na verdade, nesta época bom, bom seria o meu Maritimo ficar no 4 lugar ! Felicidades a todos e que ganhe o melhor com a máxima transparência possível.

  • JSC
    Posted Agosto 13, 2015 at 11:59 pm

    Acho que ao contrário de anos anteriores este Campeonato vai-se mesmo decidir nos clássicos, não me espantava de ver os três grandes entre 27 a 30 vitórias nos outros jogos.

  • Gonçalo Melo
    Posted Agosto 14, 2015 at 12:15 am

    Que comece o espetáculo! Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Benfica, sem colinhos nem artimanhas. Quem quer que ganhe, que ganhe limpo e justamente. Saudaçoes desportivas.

  • Miguel Bitton
    Posted Agosto 14, 2015 at 12:56 am

    Excelente texto! O meu desejo é "simples" e um só: que não haja asneiras (para não estar a dizer a outra palavra). zero de guerras, zero de violencia, zero de tudo o que. e mau. bom campeonato senhores e que ganhe o. melhor

  • PedroCastela
    Posted Agosto 14, 2015 at 2:00 am

    Texto belíssimo, com uma excelente narrativa. Muitos parabéns ao autor.

    Sobre o conteúdo, estou em total desacordo com o favoritismo do título.
    É por demais evidente que o SLB parte em último nesta corrida a três..
    Lima? Maxi? Salvio? Fio de jogo de RV? Gestão de LFV?

    Que role a bola!

    • Jose Nuno Alves
      Posted Agosto 14, 2015 at 9:50 am

      Jackson, OIivier? Modelo de jogo de Lopetegui?
      BdC + Otavio + JJ… um ano inteiro?
      (para não entrar na discussão tipica dos valores individuais de cada equipa)

  • Anónimo
    Posted Agosto 14, 2015 at 2:07 am

    O sporting para além dos adversários que vai ter em campo terá um extra que já anunciou ao que vem. Uma certa franja da comunicação social vai fazer tudo para derrubar o JJ e consequentemente o sporting. Basta dizer que o cm abriu os seus noticiários todo o dia com o "caso" dos sms do JJ, dedicando-lhe uma bela fatia do seu tempo e sempre num tom altamente acusatório. Veremos se os "casos" em torno do JJ do sporting e seus jogadores não se vão suceder a um ritmo vertiginoso. Mas se queremos ser campeões não podemos estar à espera de facilidades e palmadinhas nas costas. Há que cerrar os dentes e ir à luta com tudo o que temos. Saudações leoninas. Cabeças

  • Anónimo
    Posted Agosto 14, 2015 at 2:45 am

    Gostei do tom inicial à Memorial do Convento :)

    Penso que este ano será imprevisível, o Porto tem o plantel, o Benfica o título e o Sporting o treinador. A verdade é que os dados estão lançados e o arranque será decisivo, quaisquer pontos perdidos agora poderão ser fatais. May the odds be ever in our favour!

    DemaDrogo

  • 31ago
    Posted Agosto 14, 2015 at 7:29 am

    Parece-me que partem os 3 com as mesmas possibilidades de êxito. O campeonato português é muito pouco equilibrado e permite que as equipas grandes consigam de forma fácil, maquilhar os seus defeitos, ganhando persistentemente os jogos do campeonato. Ainda para mais, num ano em que os jogadores emprestados não podem jogar contra as "equipas mães" (algo que concordo, diga-se).

    Assim, o Benfica, que tem estado à procura de identidade, com o início de campeonato que tem, terá tempo para a encontrar, o Porto, que tem tido dificuldade em marcar golos e em ser objetivo dentro de campo, também terá tempo paras elevar os seus padrões, e o Sporting, que sendo aquele que aparentemente encarou a pré-época de forma mais séria (até pela necessidade de passar à fase de grupos da champions), entrará no campeonato em pé de igualdade com os demais, pese embora se encontre num patamar competitivo um pouco superior.

    Em suma, partem os 3 em pé de igualdade porque os 3 pontos em Portugal são fáceis de conquistar. Por isso, sou daqueles que defende que o modelo competitivo está errado. Sem querer desrespeitar ninguém, mas equipas como Tondela, Arouca, Moreirense, União, e outras, não trazem nada de interessante à 1ª liga. Para além da falta de competitividade, julgo mesmo que fazem cair o valor financeiro da liga, por exemplo, ao nível das transmissões televisivas, isto se estivermos a falar na intenção de as exportar. Qual o interesse de um Braga-Arouca, ou de um Moreirense-Rio Ave? Não têm audiência em Portugal e muito menos terão em qualquer outra parte do globo…

    Diz-se que é importante que o futebol tenha representatividade no país profundo e que as equipas pequenas são importantes, mas salvo erro, Arouca, Moreira de Cónegos, Tondela e outras regiões, elas sim, são pouco representativas, mesmo num país como Portugal (não têm capacidade para gerar adeptos, pois nem sequer têm gente suficiente…). Estamos a falar de clubes que dependem normalmente de um investidor ou de dinheiros públicos. Esses casos, diria que no médio/longo prazo estão condenados, basta para tal que o investidor bata com a porta ou que a torneira do dinheiro público se feche (são crescimentos artificiais e pouco sustentáveis).

    Daí que uma liga com 10 a 12 clubes faça sentido (por exemplo, a 4 voltas). Outra hipótese seria implementar algo parecido a um sistema de playoffs (porque não?). Noutros campeonatos a coisa resulta e aí, mesmo que a fase regular não fosse vendável ao resto do mundo, podem ter a certeza que a fase decisiva já o seria.

    Enfim, são meras divagações. Que role a bola, que sim, isso é o mais importante.

    • Alexis
      Posted Agosto 14, 2015 at 9:36 am

      31ago Esse tema da reducao esta mais que debatido aqui no blog e leva sempre a discordias. Eu tambem sou defensor da ideia de 12 clubes. Ha muitos users que pensam de igual forma. Mas ha muitas e mais profundas mudancas a ser efectuadas. E ha sempre discordia.

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2015 at 10:15 am

      Gostava que o campeonato fosse a 10 ou 12 equipas…porém acho muito improvável isso acontecer…
      Talvez um campeonato com um modelo competitivo parecido com o da Bélgia seja possível.

      Vitorino

    • Anónimo
      Posted Agosto 14, 2015 at 11:34 am

      Bélgica*

      Vitorino

  • Tiago Niza Niza
    Posted Agosto 14, 2015 at 7:54 am

    Não costumo comentar, mas queria deixar uma palavra de apreço às pessoas que escreveram este e tantos outros textos durante esta pré-época.

    Muito obrigado VM tem sido um gosto, e concerteza que continuará a ser.

  • Anónimo
    Posted Agosto 14, 2015 at 8:45 am

    "Luto da família benfiquista"!? Claro que como benfiquista não gostei de nenhuma das "traições", em especial a do Maxi, mas tudo isso é relativizado ao poder saborear o bicampeonato..E se pudesse escolher, trocava ter o tri do que não ter havido estas duas trocas..

    Luisão4

  • Ricardo SCP
    Posted Agosto 14, 2015 at 8:47 am

    Prevejo uma excelente época para Porto e Sporting já para o Benfica dou até ao Natal para o RV, não tem nem plantel nem cabedal para aguentar uma equipa como o Benfica.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Agosto 14, 2015 at 8:54 am

    Primeiro que tudo excelente texto, gostei muito do que li.

    Para este ano o que gostava mesmo é que se deixasse de falar tantos de arbitragens e complôs, que não se comece logo com a choradeira.

    Depois tal como já disse noutro post, para mim o grande candidato é o SCP, JJ tem a obrigação de ser campeão.

    Apanha uma equipa reforçado com jogadores de qualidade como (Teo e Ruiz) e perdeu apenas Nani que até nem vinha tendo muito impacto a época passada. Juntando a isso, conta com um William, um João Mário, um Mané e outros com mais um ano de primeira liga e mais experientes e um Carrillo que a cada ano que passa se torna melhor jogador.

    Apanha também uma equipa embalada pela vitória na taça e pela boa segunda volta que fez do campeonato, ora juntando todos estes ingredientes, parece-me lógico que o SCP é o grande candidato ao título.

    Quanto ao FCP quanto a mim apresenta um plantel com menos qualidade que o da época transacta, perdeu muitos titulares e jogadores muito influentes o que poderá dificultar a construção da equipa, daí dar-lhe menos favoritismo que o SCP!

    Quanto ao meu Benfica parece-me óbvio que para começar toda a planificação da pré-época foi uma vergonha. Perderam-se 3 semanas de trabalho a viajar de país em país com fusos horários diferentes, condições atmosféricas adversas, treinar com 77,823 jogadores e juntando a tudo isto……. um novo treinador! Um novo treinador que o que menos precisava era duma situação destas, precisava isso sim de trabalhar em sossego e com condições para tentar implementar as suas ideias, sejam elas boas ou más.

    Depois perdemos dois dos jogadores mais importantes do plantel (Lima e Maxi), juntando a estes a ausência prolongada de Salvio e não esquecer que o ano passado para nos ajudar a embalar ainda contámos com Enzo. No pós-Enzo perdemos muito mais pontos do que com ele, por isso desengane-se quem julga que Pizzi é uma solução para jogar num meio-campo a 2.

    Para terminar os reforços só agora começaram a chegar, tarde e a mais horas, sendo que os problemas mais graves continuam por resolver.

    Por isso vaticino um SCP campeão!

    Que comece a rolar a bola.

    Carrega Benfica! 1904!

  • Aguia
    Posted Agosto 14, 2015 at 8:55 am

    Este ano ė verdade qur o campeonato vai ser mais interresante de se ver estao se a criar muitas expectativas e o campeonato ainda.nem sequer comecou verdade que os 3 grandes reforcaram se bem mas tal como os 3 grandes cada um tem um ponto fraco no plantel na minha opiniao la pelo jesus ter ido para o sporting nao quer dizer q vå ser campeao tem muito trabalho pela frente e tudo vai depender do seu estado de espirito se passar ou nao a pre eliminatoria tal comp a dele e a dos jogadores mas desejo sorte ao sporting

  • carlos ferreira
    Posted Agosto 14, 2015 at 9:38 am

    Se o sporting ira ser o vencedor so no final se vera,agora que nas duas ultimas epocas ganhou mais tiulos que o FCP ganhou , que as ultimas duas taças em disputa foram suas, foram…tem tudo para sair a frente .
    Um grande buraco no caminho CSKA….. que tudo pode mudar.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Agosto 14, 2015 at 9:49 am

    Infelizmente, e para mal dos meus e de todos aqueles que apenas se interessam pela arte de jogar futebol e a arte da táctica que rodeia o desporto, esta será, desde há muito tempo, a época "perfeita" para falar de arbitragens.

    Tamanha é a pressão nos três grandes que, mais tarde ou mais cedo, irão sucumbir perante o El Dorado das desculpas – a arbitragem, conseguindo assim dois grandes objectivos: mascarar problemas internos (estrutura, financeiros, relações de balneário, you name it) e conseguir galvanizar o núcleo duro de sócios e adeptos com clubite aguda, arregimentando-os numa tribo feroz que irá propagar essa mensagem através de megafones electrónicos até à exaustão.

    O que será muita pena porque, do mesmo modo, será uma das épocas em que o aspecto táctico desta nossa pobre liga será mais interessante. Todos os três grandes terão a necessidade de se virarem para dentro e questionarem-se, tacticamente, para onde querem ir e para onde querem evoluir. Terá que haver, forçosamente, mudanças tácticas em todos eles, o que irá levantar, imediatamente, questões mais simples e complexas, dúvidas insanáveis, certezas inabaláveis, o que torna isto tudo ainda mais imprevisível e interessante.

    Ficam as minhas apostas pessoais:

    1 – Jesus continuará overrated e ganhará algo para alimentar o seu ego;
    2 – Vitória passará pelos pingos da chuva, molhando-se de vez em quando, mas safando-se no final;
    3 – Lopetegui chegará ao fim mas não irá passar deste ano;
    4 – Long story short: quatro competições, divididas por todos e assim o povo fica feliz.

  • Pedritxo
    Posted Agosto 14, 2015 at 10:03 am

    Finalmente, começa a Liga, e espero muito desta liga, nao so dos 3 grandes, mas de outras equipas tambem.

    Nao so os 3 grandes se reforçaram com qualidades, houve outras equipas que o fizeram, como por exemplo os novos clubes Uniao e Tondela.
    A academica e um clube que espero mais, porque os 11's que vi nos jornais da pre-epoca eram em 4231, com rui pedro atras do ponta de lança, o que mostra ambiçao, e depois clubes como o Maritimo,Nacional,Braga,Rio ave,belenenses e ainda ha o Guimaraes(o treinador parece mt fraquinho),Paços e Moreirense.

    E ha um clube este ano que tem um treinador bastante melhor que o ano passado e nao joga sempre de autocarro que e o arouca, e portanto com o plantel que tem, poderao proporcionar melhores espetaculos.

    Salvo erro, a Sport TV vai transmitir 6 jogos nesta 1ºjornada, mais o jogo na BTV, sao 14 equipas que irao dar na televisao, o que e bastante bom.

    Os direitos da nossa liga foram vendidos a uma tv que tem ligaçoes com a al-jazeera, que vao transmitir 1 jogo por jornada, tendo Eua e Espanha garantidos para transmitir e de certeza terao o Medio Oriente tambem.

  • Anónimo
    Posted Agosto 14, 2015 at 11:56 am

    Sou o único a ter reparado que a espada está apontada ao Lopetegui?…. Tem uma certa piada
    Para o resto excelente texto, let's the show begin

    Rob

  • Stalley VM
    Posted Agosto 14, 2015 at 2:56 pm

    Vamos por Equipas:
    Porto-O plantel neste momento é mais fraco que o ano passado (falta um médio ofensivo/nº10), mas continua a ser o melhor plantel em Portugal, para mim já o ano passado era favorito a vencer a Liga em teoria e continua este ano também, veremos agora o que faz o treinador Espanhol, matéria prima ele tem outra vez, exigi-se mais e melhor (neste caso como Sportinguista, espero que seja mais um ano com zero títulos).

    Benfica-Entrou mal na época, perde a Supertaça, mas vamos ver agora no campeonato, é uma nova "Era" na Luz, com Rui Vitória. Parece-me a mim que Visão de Mercado do Benfica está época não tem sido a melhor, era óbvio que tinha que se ir ao mercado, olhando para o plantel, falta um DE,nº8 e um Extremo, isto sem contar com saídas por exemplo de Gaitan. Contudo o Benfica continua a ter melhor plantel do que as outras 15 equipas portanto abaixo do 3º lugar não fica, estou curioso para ver como o que vai ser da época do Benfica( aqui igual espero que Rui Vitória no fim, só seja Vitória no nome)

    Sporting- Meu clube, este ano estou com mais esperanças do que estava o ano passado, contratamos o melhor treinador em Portugal, começamos bem a época, com a vitória na Supertaça e já se vê um futebol "á Jesus", que eu gosto bastante por sinal, a Visão de Mercado do Sporting tem sido boa, contratou jogadores onde eram necessário, ainda falta para mim essencialmente um extremo a este plantel do Sporting e até contratou um ou dois jogadores a mais, falo de Ciani e Aquilani, o Françês vai de vela, o Italiano não tenho muita esperanças, mas veremos.
    Para finalizar, os Sportinguistas merecem um Sporting a jogar á "Grande" e que pelo menos dê luta até ao fim aos dois rivais, acredito que com Jorge Jesus vamos conseguir o tão desejado titulo de Campeão Nacional nos próximos 2/3 anos, aliás é para isso que o homem veio.

    SL!

Deixa um comentário