Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A encruzilhada

Por muitos acusado de ingratidão e desrespeito, Jorge Jesus começou a nova época ao ataque e de língua em riste. O treinador do Sporting diminuiu o trabalho de Rui Vitória e colocou uma pressão enorme e inteligente no conjunto benfiquista. Por seu turno, o treinador do Benfica ouviu e… calou. Este comportamento passivo colocou água na fervura e funcionou como rejeição de um bate boca anunciado, mas também mostrou falta de calo e ausência de fibra de clube grande. Se JJ afirmou que o Benfica entrou medroso em campo, parece líquido notar que esse medo já vinha dos antípodas do jogo e das conferências de imprensa insípidas de Rui Vitória. Ao não responder à letra, Rui Vitória, que para já é só Rui, não defendeu as suas ideias e mostrou falta de coragem para um primeiro round contra um treinador que, sejamos francos, é superior ao ribatejano em tudo o que um treinador deve ser (conhecimento do jogo, táctica, experiência, “espremedor” de jogadores, currículo, treino e, porque não, jogos psicológicos e comunicação).
Há quem não lhes dê importância, mas os mind games servem muitas vezes para ganhar ascendente psicológico sobre o adversário. Jorge Jesus fez soar as trombetas, venceu o combate e no final fez questão de pisar os vencidos (Jonas que o diga). No final do jogo, o treinador das águias manteve-se firme no seu discurso, mas lançou uma farpa ao “mestre da táctica” ao dizer que o deixava a falar sozinho. Jorge Jesus por certo não se importará, primeiro, porque venceu o jogo e, segundo, porque o tom amargurado de Rui Vitória mostra que este ouviu muito bem o que Jesus lhe disse e não gostou nem um bocadinho. Depois desta derrota contra o técnico leonino por falta de comparência, Rui Vitória terá duas opções no comando técnico do Benfica: aproveita o trabalho de Jorge Jesus (4-4-2) ou implementa as suas ideias (4-2-3-1).
Jogar à Jorge Jesus (4-4-2): Órfão de Lima, o Benfica não terá vida fácil para encontrar um goleador operário (Jiménez e Mitroglou não são, para já, esse tipo de jogador) e o sistema táctico que foi trabalhado durante 6 anos no Seixal pede um jogador com as características do brasileiro para ligar sectores e exercer uma pressão alta constante. Este é um sistema que pede muito dos laterais e não é certo que, depois de Eliseu ter sido relegado para o banco, André Almeida, Sílvio, Nélson Semedo, Lindelöf ou Marçal sejam capazes de desempenhar este papel. A saída de Gaitán pode ser outro problema para Rui Vitória, que precisaria de ir ao mercado buscar dois extremos (Salvio está lesionado, Carcela, Taarabt, Ola John e Gonçalo Guedes não convencem no imediato). Ainda assim, a construção do plantel do Benfica aponta mais para este desenho táctico. As contratações de Mitroglou e Jiménez juntam-se a Jonas e Jonathan, ou seja, quatro opções para dois lugares. Perder a jogar neste sistema é o pior cenário para Rui Vitória, que seria acusado de não conseguir vencer com uma equipa perfeitamente trabalhada e automatizada. O treinador encarnado seria visto como alguém que não acreditou nas suas ideias e que não trouxe nada de novo ao clube, já que, depois da saída de Lima, tornou-se óbvio que a mudança do sistema táctico é o caminho mais viável para o sucesso da equipa. Ao vencer, parte dos créditos seriam sempre atribuídos ao anterior técnico dos encarnados, que trabalhou desta forma durante 6 temporadas. Rui Vitória venceria, mas não teria, aos olhos de muitos, mérito total na vitória, acabando por ficar ligado apenas a um trabalho de continuidade. “O trabalho já estava feito”, diriam muitos. Mesmo que mostrasse qualidade e leitura de jogo, Rui Vitória seria uma espécie de Vítor Pereira dos tempos do Porto: um treinador que mesmo ganhando, não convence a generalidade dos adeptos.

Jogar à Rui Vitória (4-2-3-1): Esta é a opção que traz mais mérito ao treinador e que, mesmo com resultados negativos, daria ao ex-treinador do Vitória de Guimarães uma sensação maior de missão cumprida. Talisca é o elemento que mais beneficiaria com esta opção, apesar de isso não se ter notado muito no jogo da Supertaça (o brasileiro passeou-se em campo). Jonas sofre muito isolado na frente de ataque e não surpreenderia se perdesse o lugar para Mitroglou, que funciona bastante bem sozinho na frente. O 4-2-3-1 é um sistema mais seguro defensivamente, onde se corre menos riscos, mas também é um esquema onde a equipa não está rotinada e Rui Vitória foi apenas testando a espaços esta dinâmica durante a pré-época. Este é também um sistema que exige menos defensivamente dos extremos, algo que poderia favorecer Ola John, que parece ser uma opção firme de Rui Vitória e que se perde muito nas transições ataque-defesa. Ganhando neste sistema, Rui Vitória seria senhor e herói no Estádio da Luz. O técnico teria rompido com rotinas de muitas temporadas e provaria a toda gente que Jorge Jesus estava muito enganado quando proferiu palavras duras relativamente ao seu trabalho. Vencer com ideias próprias é o único cenário totalmente feliz para o técnico encarnado, já que seria sintomático de que Rui Vitória está pronto para as exigências máximas de um clube grande e também mostraria coragem do técnico para não se sentar somente em cima daquilo que de bom havia sido construído. Alterando tudo e perdendo, Rui Vitória seria apontado como o principal culpado do fracasso da equipa, já que pegou num plantel vencedor e com uma ideia de jogo clara e estragou tudo. Ainda assim, o treinador encarnado morria de pé, já que saía derrotado com as suas ideias e os seus princípios tácticos. Em suma, perdia com o seu trabalho e não com o de Jesus.
Qualquer que seja a opção de Rui Vitória, parece claro que o treinador do Benfica está algo deslumbrado com a posição que ocupa neste momento. Não demonstrando, para já, que tenha unhas para tocar esta guitarra. As contratações parecem ter o dedo de Rui Costa, o treinador encarnado parece não estar decidido quanto ao sistema táctico que vai adoptar (ficar no meio nesta fase é a pior opção) e em termos comunicacionais não é uma pessoa que entusiasme os adeptos, que, no final de contas, querem um treinador que defenda a casa com pulso firme e no final prove que está certo, ganhando. Ao primeiro assalto, Rui Vitória nem a si se defendeu e o Benfica saiu derrotado.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Bento

0 Comentários

  • Tiago Martins
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:01 pm

    Embora habituados a inícios de temporada irregulares e pouco exuberantes, as hostes benfiquistas tem motivos suficientes para estarem realmente apreensivos quanto ao estado da equipa. Após os duros golpes com Maxi Pereira (uma das figuras do clube) e Jorge Jesus (um dos principais obreiros do ressurgir do clube na onda vitoriosa) exigia-se a uma direcção que se intitula como forte e estável uma resposta dura e afirmativa. Porém, os acontecimentos que se tem seguido não são de todo animadores : pré-temporada fraca (a nível exibicional e de resultados) e desgastante, uma equipa que tarda em demonstrar uma ideia consistente de jogo e uma inércia preocupante no que toca à vinda de reforços dignos da ascensão da palavra. A forma como os encarnados foram vergados na Supertaça ilustra bem a maneira incompetente e atabalhoada como o Benfica tem encarado os primórdios da temporada, sendo que para já os estragos retratam-se numa pré-época pouco profícua e num título perdido.

    Sendo assim, as próximas semanas afiguram-se como de tremenda importância para o Benfica, tanto no plano desportivo como na vertente estrutural. Cabe a Luis Filipe Vieira e seus compadres um ataque forte ao mercado com a chegada de 3/4 mais-valias (o elenco encarnado, já de si algo debilitado na época passada perdeu ainda mais qualidade este ano) – um central, um defesa esquerdo e um mécio centro (contado já com Raul Jimenez e com a permanência de Gaitan) e a Rui Vitória que finalmente se liberte do “fantasma” Jorge Jesus (algo que tem condicionado o seu trajecto, com o ex-vimaranense a demonstrar algum receio em explanar as suas ideias). Se assim não for, e face ao tremendo investimento do Porto (com uma carga salarial nunca antes vista em Portugal) e ao crescimento sustentado do Sporting ( acentuado com o factor JJ) os encarnados correr o risco de passarem de previsível clube dominador em Portugal – face àquilo que se passou sobretudo nos últimos dois anos – para uma época na penúria e que poderia dar aso a uma crise interna.

    • Ruben
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:22 pm

      E seu eu lhe disser que a carga salarial do Porto é inferior à do ano transacto? É que pela maneira que fala parece muito informado, Casillas recebe do FC Porto o mesmo que Andrés Fernandez e Fabiano juntos, que já não estão no clube(Isto foi afirmado publicamente pelo Presidente do clube). Maxi não veio receber mais que o que ganhava Danilo. Danilo Pereira ganha com sorte metade do que ganhava Casemiro. Sergio Oliveira, André e Bueno juntos não recebem metade do que recebiam Oliver e Quintero. Varela não recebe tanto com Quaresma. E Osvaldo deve ganhar cerca de metade do que ganhava Jackson que era o mais bem pago do plantel.

      Ruben

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:37 pm

      Concordo análise, mas que no meio de tanto desnorte o Rui Vitória ganhou uma oportunidade de mudar tudo para suas ideias, acho que no inicio foi "obrigado" a manter as ideias já existentes, lá está, a formula vencedora. Assim sendo ele tem a oportunidade de ouro para colocar as suas ideias em jogo mas também terá que mostrar que tem estofo para equipa grande ou simplesmente será mais 1 Paulo Fonseca.

      Paulo

    • NunoBarrocas
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:43 pm

      Casillas recebe 5M do Porto, dito pelo presidente do real (fonte mais segura), duvido que suppentes tivessem salarios a rondar os 2-3M. Maxi era dos mais bem pagos do Benfica, basta ver os anos e renovacoes que tinha. Para perder o que perdeu e vender o amor que tinha em Portugal de certeza que nao foi receber so mais 5 euros. Osvaldo so jogava nas maiores ligas do mundo, e so tinha um dos maiores salarios na equipa precessora. Claro que esta ca a ganhar bem mais que Jackson, nem se admitiria pagar 5 a casillas e dar.lhe menos do que recebia la fora. Omresto tem razao

    • Ruben
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:58 pm

      Ai o Presidente do Real Madrid é que sabe mais sobre as contas do Porto que o Pinto da Costa? Isso foi certamente uma piada..
      Achas mesmo que o Osvaldo ganha mais que o Jackson? Informe-se.

      Ruben

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:19 pm

      O Casillas deve tar a ganhar umas sandes de mortadela e um sumol.
      Se o Real está a pagar uma parte do salário deve saber o que fala depois o Pintinho nunca mentiu na vida um homem que mente ao Pápa é capaz de tudo.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:24 pm

      Ruben, obviamente que sobre o salário do Casillas, o presidente do Real Madrid sabe tanto como o Pinto da Costa, até porque o Real Madrid até paga uma parte desse salario. Se foi negociado entre o Porto e o Real Madrid quanto cada um pagaria do salario do Casillas, obviamente que o Florentino Perez sabe perfeitamente quanto o Porto lhe paga.

      Até estava tentado a pensar que tinha conhecimentos sobre o que passa no Porto, mas esta ultima mensagem já deu para perceber que sabe tanto quanto eu.

      Mário Rui

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:05 pm

      Ruben, obviamente que o presidente do Real Madrid é uma fonte mais fiável do que PC. Ou achava que este nao saberia o negocio que fez quando Casillas pediu para rescindir a custo zero?
      O Casillas saiu a custo zero com a promessa de que receberia o que tinha a receber até final do contrato com o Real, o que é somente 29M coisa pouca. Dito isto, já veio a publico que o Porto pagaria qqcoisa como 12,5M enquanto que o Real pagará o resto.
      Onde é que o Andrés e o Fabiano receberiam isto em 2 anos? Se calhar o PC enganou-se e quis dizer que nos anos de contrato que ambos têm equivale a um ano de Casillas…

      O maxi, tal como o Helton, recebem ambos 4M, coisa que muito provavelmente receberá tambem o Osvaldo.

      Quintero ainda está no plantel, Varela renovou porque queria receber mais (principal causa pela mudança o ano passado) e ainda foram buscar Cissokho com salário de liga inglesa. Já para nao falar que quando juntou os reforços para meio campo se esqueceu, convenientemente, de Imbula..

      Portanto saíram – Fabiano, Andres, Danilo, Jackson, Quaresma, Reyes
      Entraram – Casillas, Gudino, Maxi, Cissokho, Andre, Sergio O, Imbula, Danilo e Osvaldo

      Mas com certeza que ainda ficaste a ganhar em salarios, nao haja duvidas! Informe-se…

      João Palma

    • Luis Rosalino
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:18 pm

      Olá Ruben. Nao sei se és portista. Eu sou. E digo-te: não tenho problemas em admitir que o porto tem um problema bem grande que se chama: "CUSTOS COM O PESSOAL". São gigantescos e muito desfasados da realidade portuguesa. Eu, enquanto portista, não fico nada satisfeito por saber isto e penso que se tu quiseres ver a realidade tmb não ficarás.
      Já agora, dos jogadores que falaste: Quintero, Andres Fernandez e Fabiano ainda estão contratualmente ligados ao clube pelo que de certeza ainda receberão dinheiro pago pelo fcporto. Particularmente Quintero que ainda nao tem colocação (e será que vai ter?).
      Abraços

    • Madrugadas
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:57 pm

      Ruben, secalhar tu é que te devias informar, o jogador mais bem pago do Porto não era o Jackson, era sim o Tello que auferia 2,4M/ano líquidos, o que significa que brutos rondam os 4,5/5M…

      Quaresma, ganhava, muito provavelmente, o mesmo que o Varela ficou a ganhar com a renovação.

      Casemiro, na melhor das hipóteses, ganhava o mesmo que Imbula, o que dúvido, porque certamente o novo reforço ganhará mais, se juntarmos a isto Danilo, Sérgio Oliveira, André André e a manutenção do Herrera vamos ver que juntos, mais uma vez, ganharão o mesmo que Oliver e Quintero e nem tou aqui a colocar o Bueno…

      Casillas, não ganha nem de perto nem de longe o mesmo que Fabiano e Andrés juntos, aliás, na melhor das hipóteses, ganhariam 2M os dois juntos, o que já é muito, tendo em conta, por exemplo, o clube de onde veio o Fabiano…

      Quanto ao Maxi, rejeitou 1,5/2M do Benfica portanto não acredito que ganhe menos que isso, provavelmente até ganhará 2,5M, coisa que o Danilo não ganhava!!

      Se no final disto tudo juntarmos o ordenado daquele espanhol do ataque que agora não me lembro do nome que foi o motivo da renovação do Jackson (ficar a ganhar o mesmo que ele), Adrian, ja me lembrei, vimos claramente que o Porto, ao invés do 28M que gastou em salários no ano passado, irá passar para um valor a rondar os 35 a 40M tendo um aumento de cerca de 25% a 45% na folha salarial…de ode veio o dinheiro, pois, a questão é essa…

      P.S. e faltam jogadores como Cissokho, Osvaldo e mais alguém que acredito possa entrar até ao final do defeso.

  • Dave Snow
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:06 pm

    Não concordo, penso que tanto eu como muitos benfiquistas já estavam fartos daquele tipo de discurso do JJ, acho bem que o RV ignore o que o JJ diz. Apesar de até agora não estava a correr bem, penso que o JJ esta época no Benfica não fazia melhor.

    O RV tem é que ser mais agressivo no mercado é de forma a trazer reforços para a equipa, é que neste momento só vejo perdas em relação a um ano atrás… Lima, Salvio, Maxi e Lusisao..

    • Stalley VM
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:40 pm

      Se Jorge Jesus tivesse no Benfica, a esta hora já estavam cá os reforços, o plantel do ano passado foi "espremido" ao máximo…

      SL!

    • NunoBarrocas
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:44 pm

      O problema e que em transferencias ja queimaram quase 30M…

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:14 pm

      30M??De quê rupias??

    • micolli30
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:14 pm

      Nem 10 milhoes ainda gastaram. Antes de ser faccioso informe-se

    • Dave Snow
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:32 pm

      NunoBarros não sei se foi tanto, mas penso que é o que tem falhado até agora. Foram poucas as aquisições para o onze titular, e em algumas posições fazem falta. Resta saber se ainda não chegaram reforços, porque o RV não pediu ou por problemas financeiros do clube, é certo é que nesta altura já deviam ter chegado alguns para o onze titular.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:12 pm

      NunoBarrocas gostaria que me dissesses onde estão esses 30M.

      Marçal, Pele, Taarabat – custo zero
      Murillo – 0,7M
      Silvio, Mitroglou – emprestados (1,5M)
      Carcela – 4M
      Bilal – 1,5M
      Ederson, Diego Lopes – *

      Portanto pelas minhas contas gastamos 7,7M + o valor ao Rio Ave.

      A nao ser que o Rio Ave seja o melhor vendedor do mercado e tenha recebido 22,3 M…

      João Palma

    • Tomas W
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:51 pm

      João Palma
      Segundo li na imprensa o Mitroglou tem uma cláusula de compra obrigatória de 6M, por isso dizer que só custou 1,5 é brincar com as pessoas.

    • Manuel
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:11 am

      Tomas, mas isso é apenas para ser exercida no próximo ano. Não tenho a certeza que seja obrigatória.
      O mesmo aconteceu com o Bebé que veio a custo zero e não custou 3M como todos os trolls afirmavam.

    • Samuel
      Posted Agosto 11, 2015 at 7:38 am

      Tomas, quando se comeca uma argumentação com "segundo li" é brincar com as pessoas. Se der alguma prova de que o Benfica é obrigado a comprar 6 M então pode vir aqui reajustar as contas até lá, não brinque com as pessoas.

    • Tomas W
      Posted Agosto 11, 2015 at 10:37 pm

      O Samuel sabe os valores das transferências porque participou nas negociações ou porque o presidente do Benfica lhe ligou a perguntar se achava um bom negócio?
      Será que também leu nalgum lado?

  • Ricardo Pinto
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:10 pm

    Vi a conferência do Jesus e como sportinguista a muitas coisas que não gosto no seu discurso mas fiquei estupefacto com o que ele disse que não foi realçado em nenhum jornal, passo a dizêr por. Ilhas palavras pois não decorei palavra a palavra as do técnico. '' os jogadores do Sporting quando joguei contra eles nas outras épocas pareciam me sempre com medo e com falta de confiança, e eu queria inverter isso neste jogo, pus a minha cabeça a funcionar e a pensar como raio vou inverter isto, e então comecei esse mind game na outra semana de que o Benfica não tinha alterado nada e disse isso aos meus jogadores, se o Benfica tem as minhas ideias e o Sporting agora também as tem, nos s só temos que ganhar e mais nada''… O homem apesar de ser um fanfarrão não é tão burro como se pensa

    • Sérgio
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:44 pm

      o JJ de burro não tem nada..pode-se gozar com a maneira do homem falar, mas em Portugal, não há ninguém que perceba mais de futebol que o JJ..e isto é indesmentível..o que ele faz fora do campo sim deixa muito a desejar…dentro dele esqueçam…nem vale apena criticá-lo por o homem sabe tudo o que se tem de saber

    • Luis Rosalino
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:22 pm

      Será que ainda há pessoas que acham JJ burro? É que se as houver certamente irão ficar surpreendidas com o desempenho do Sporting….JJ é o melhor em Portugal e que não haja duvidas….

  • LuisRafaelSCP
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:14 pm

    Apesar de gostar do projecto e do trabalho desenvolvido pelo Rui Vitória no Guimarães, sempre fui dizendo que não o via como treinador de equipa grande… ainda é cedo, mas diria que neste momento tenho ainda mais certezas disso. Esta passagem de RV pelo Benfica parece condenada ao insucesso, será preciso uma grande movimentação de mercado nestas últimas 3 semanas (ainda muita coisa pode acontecer) e uma grande força psicológica de Rui Vitória, aliada a um bom início de campeonato, de forma a catapultar a equipa.

    Considero que nem tudo é culpa de Rui Vitória. Há muitos anos que venho dizendo que o sucessor de Jorge Jesus no Benfica teria sempre uma missão complicada (sempre fui avisando que tinham um treinador fantástico e que não estavam a dar o devido valor e que mais tarde, iriam perceber isso), e saindo o técnico como Bi-campeão, essa situação agravou-se. Para piorar tudo isso (para Rui Vitória), chegamos praticamente a meio de Agosto e o que vemos é um Benfica instável (com percas relevantes para os rivais, como Jesus e Maxi Pereira), sem um plantel definido e ainda sem reforços relevantes (e já saíram 2 titulares + Salvio lesionado) para o primeiro jogo OFICIAL da época (o melhor na pré-época foi Carcela que estava lesionado, Mitroglou chegou já em cima do jogo e nem devia ter sido opção).

    Mas… não terá Rui Vitória responsabilidades nisto? Não terá Rui Vitória mostrado alguma passividade na pré-época? Não está Rui Vitória com este discurso sereno (mas que com o decorrer do jogo ontem, fomos vendo que estava nervoso e a sentir-se pressionado) a deixar passar uma imagem que as coisas estão a ser bem feitas, quando todos sentimos que não estão?

    Enfim, passando ao plano desportivo, tive sempre a ideia que Rui Vitória vinha jogar para o 4-2-3-1, mas a verdade é que neste momento ainda me parece algo confuso em relação ao que vai fazer e isso é grave. Se chegar mais um ponta de lança na linha de Mitroglou (Jiménez), não me admirava que Jonas acabe por sair e o RV adopte então o seu sistema preferencial, algo que até seria provavelmente um alívio para ele. Com Jonas, parece-me que RV vai ficar órfão do brasileiro, e isso de “pegar” no bom do antecessor é relativo, porque o 4-4-2 de Rui Vitória será sempre diferente do de Jorge Jesus, porque Rui Vitória não tem esse modelo como preferencial, nem tem a experiência necessária nesse modelo para o colocar em prática numa equipa como o Benfica.

    Para mim, Rui Vitória é um "low profile" (discurso politicamente correto, calmo, braços cruzados no banco, à la Domingos Paciência), que terá muitas dificuldades em assumir-se, como sucessor de alguém tão carismático. O tempo o dirá…

    • CE
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:25 am

      Sendo Rui Vitória à la Domingos Paciência, só pode ser bom. Este substituí-o no Braga e fez muito, muito melhor que o "Mestre da Táctica"

    • Mister JóJó
      Posted Agosto 11, 2015 at 8:31 am

      Eu acho que o Jonas pode jogar mais recuado, a "10", num 4-5-1. Figura pior que o Talisca neste último jogo não fazia. E concordo que RV tem é de jogar no sistema dele.

      Neste momento o Benfica não apresenta fio de jogo, nem processos alguns. Mas com uma pré-temporada sem jeito nenhum em que passaram a vida a viajar de avião para ganhar dinheiro, também não era de esperar melhor. E os reforços, com Vieira e amigos, sempre foram tarde e a más horas. Sabiam que o Maxi ia sair, sabiam que havia essa possibilidade largos meses antes de acontecer, e foram incapazes de tratar de arranjar um substituto à altura. É de um amadorismo completo. Já o ano passado pagaram 1.5M pelo cepo do Eliseu, quando se podia ter contratado o homem um mês antes a custo zero. Tínhamos um defesa esquerdo fraco desde o inicio do ano anterior e quem se vai buscar? Marçal.
      E note-se que Jorge Jesus apenas saiu do Benfica porque não o quiseram lá. Mais outro tiro no pé.

      A minha opinião de RV é que apesar de não ser nada de especial e ser inferior a JJ, também não é tão mau como algumas pessoas o pintam. Recorde-se que já ganhou uma taça ao Benfica de Jesus. Há que dar tempo ao homem.

      De qualquer maneira este parece-me um "ano zero" na luz. Gostava que apostassem um pouco em jogadores como o Guedes, Bilal, Djuricic, e o Cristante. Pelo menos nos jogos mais fáceis.

    • Luis Rosalino
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:26 pm

      Mister JóJó partilho da tua opinião e pensava que não havia mais ninguem com a mesa. Jonas pode perfeitamente desempenhar a posição 10 num 4-2-3-1. E não seria novidade nenhuma para ele.

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:19 pm

    Esta época é que os benfiquistas (pelo menos a maioria) vão dar valor ao JJ e ao trabalho feito nas últimas épocas.
    Pode não ser elegante, não ter grandes estudos nem ser intelectualmente muito evoluído mas é um sobre-dotado e um autodidacta naquilo que faz que é treinador jogadores de futebol sabendo motiva-los e melhorar os seus índices técnico-tácticos bem como os físicos.
    JJ é um lunático fascinante, controverso, impulsivo, imprevisível, indomável e a cima de tudo apaixonado por esta modalidade. É capaz de fazer coisas extraordinárias bem como de cometer erros básicos mas nestes últimos 6 anos na Luz evoluiu imenso e só tenho pena que tenha chegado a neste nível numa fase tão tardia da sua vida.

    O Rui Vitória é a antítese do Jorge Jesus, muito calmo, pragmático, ponderado, calculista, metódico, etc mas continuo a afirmar que é treinador de equipa "pequena" … há coisas que não se aprendem e falta-lhe a centelha divina de génio de o JJ tem e muito poucos nascem com ela.

    • Gonçalo Melo
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:23 pm

      A malta dizer que o vitória é treinador de equipa pequena quando está no clube há mês e meio é no mínimo ridículo. Mas é habitual, se mesmo quando não ganham andam de peito inchado, quando ganham entao nem se vê o pescoço.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:02 pm

      levaram 6 anos a achar isso tudo de JJ…. dêm tempo e condições ao Vitória e daqui a 3 anos falamos(ainda que ache que o Benfica tem tudo para disputar o campeonato esta epoca)!!

      Rui Carvalho

  • MM
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:23 pm

    O preocupante é a falta de fio de jogo e de ideias que a equipa do Benfica tem. Em mais de um mês de trabalho ainda não se vê absolutamente nada. Os resultados de pré-época, como toda a gente referiu, até o Presidente, não contam nada, mas uma pessoa minimamente inteligente percebe que se nesses jogos a equipa não mostra nada de positivo, como não mostrou, não era ontem que de repente iria mostrar porque continua tudo igual. Depois estamos a 10 de Agosto, ou seja, a 21 dias do mercado fechar e a equipa continua com mais interrogações que certezas. E faz-me certa confusão dirigentes virem dizer que ainda há tempo porque o mercado ainda não fechou e estão atentos. Mas essa inércia já custou um título contra um rival. Não se sabe se Gaitan sai ou fica, continuo sem perceber qual será o papel de Jonas, o Talisca já toda a gente percebeu que lhe falta muito para poder ser titular, menos o treinador, o Pizzi não tem qualidade para ser titular, não temos um lateral de qualidade no plantel e continuo a dizer que o Jardel nunca será mais que um jogador razoável, que fez uma época bem acima das suas capacidades mas que muito provavelmente vai voltar ao seu nível normal. Se Gaitan (claramente o melhor jogador da equipa) sair, o Benfica precisa de dois extremos acima da média e com o que falta para o fecho do mercado, cada dia que passar será mais difícil consegui-los, são necessários dois laterais, um para cada lado, que cheguem e sejam titulares. No centro, ou se dá uma sequência de jogos a Lisandro para ver o que vale (na Argentina era dos melhores) ou então é necessário entrar alguém. No meio campo é urgente a entrada de um médio de qualidade, um box-to-box que o Benfica não tem desde a saída do Enzo. Repito, estamos a dia 10 e só estamos bem servidos na baliza e no ataque, que se Jiménez entrar, fica muito forte. De resto, estamos "coxos" em todos os sectores. E repito, faltam 21 dias para o fecho do mercado. Começa a faltar tempo, e de que maneira…

    • Rodrigo
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:38 pm

      Concordo perfeitamente, referi exactamente o mesmo. O sistema não é o principal problema do treinador do Benfica.

  • Bruno S.
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:25 pm

    Quanto ao cv de cada um. É impossível comparar Jorge Jesus com seis anos de grande com Vitória que acabou de chegar. Se comparar Rui Vitória com Jorge Jesus acabado de chegar ao Benfica, Vitória fica a ganhar pois chegou ao Benfica com uma Taça de Portugal – ganha a Jorge Jesus – enquanto Jorge Jesus chegou com uma intertoto.

    Aquilo que não tem comparação é o tamanho do ego, a arrogância e a falta de classe. Aí o Jorge Jesus ganha em tudo.

    Acho muito bem que Rui Vitória não responda. Está lá para treinar o Benfica e não para dar "show" nas conferências a medir o tamanho da pila com o Jorge Jesus.

    O futebol agradece que Rui Vitória deixe Jorge Jesus a falar sozinho. E o passado de JJ mostra que confusões é com ele.

    Bruno S.

    • Pyros
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:45 pm

      É verdade que o ego, a arrogância e a falta de classe não têm comparação.

      Mas uma pergunta aos benfiquistas com memória: quando chegou foi o RV ou o JJ que entusiasmou mais os adeptos?

      Mesmo sendo ocntextos muito diferentes, o certo é que o JJ consegue meter as equipas a jogar bom futebol, mesmo quando os resultados não aparecem.

    • Sérgio
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:48 pm

      nós também agradecemos que assim continue…é da forma que o Sporting entra em campo contra o benfica em superioridade moral (porque dentro das 4 linhas em futebol jogado já somos, sem a mínima dúvida, muito melhores)

    • Bruno S.
      Posted Agosto 11, 2015 at 7:07 am

      Pyros,

      Não posso fazer essa comparação porque JJ chegou a um Benfica cometamente diferente deste que Rui Vitória herda. Tal como JJ apanha um Sporting que tinha vencido uma taça em sete anos. Por exemplo, o último ano do Benfica foi muito sofrível, sobretudo nos jogos fora. As exibições não eram grande coisa.

      Sérgio,
      O campeonato só começa sexta-feira. Compreendo a vossa euforia porque andam longe dos títulos (campeonato) há muito e estão convencidos que JJ vai resolver tudo. Só o desenrolar do campeonato é que irá mostrar se são mesmo os melhores. Vamos ver…

      Bruno S.

    • Bruno S.
      Posted Agosto 11, 2015 at 7:08 am

      Sergio,

      Não vejo superioridade moral em discussões daquele género. O que consideras superioridade moral? A alegria dos adeptos? A mim interessa-me o que se passa no balneário. Rui Vitória podia seguir o caminho de Mourinho e chamar-lhe "burro" mas não ganhava nada com isso.

    • Luis Rosalino
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:33 pm

      Só nao vê quem não quer…Claro que Rui Vitoria entra no Benfica num contexto bem diferente do JJ. Simplesmente Rui Vitoria sucede ao homem que refez o Benfica. Não foi o unico…mas tem uma grande culpa. Quem nao quiser ver isto vai sofrer muito este ano e continuar a apregoar que JJ bateu no Jonas.
      É a vida meus amigos. Se não estivessemos em portugal viamos o Sporting CP (ou qualquer equipa treinada por JJ) e ficavamos deliciados com tudo aquilo JJ trabalha…abram essas pestanas

  • ACT7
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:25 pm

    Eu no lugar de RV apostaria em jogar a minha maneira nem que não fosse para colocar a minha marca. Uma das coisas a fazer seria abdicar de Jonas, e sim eu gosto do brasileiro, achei o melhor jogador do ano passado, mas jogar com ele sozinho na frente é o mesmo que não ter ninguém, e já que contratamos o grego seria para ser a verdadeira aposta como único homem lá na frente, depois O.John pode beneficiar muito disso tal como foi referido a cima e como se comprovou ontem em alguns arranques do holandês na primeira parte. Acho que a Fejsa e Samaris com 1 ou 2 jogos mais fáceis podem ganhar entrosamento (nem sempre é fácil jogar com 2 homens naquela posição falo por experiência própria que já desempenhei esse papel na minha antiga equipa, claro em menor escala) e Também poderia ser uma forma de valorizarmos o Talisca. E não exigir tanto dos laterais visto que é a nossa maior lacuna.
    Espera-se novidades no mercado e uma vitória frente ao Estoril.

  • MiguelSantos
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:30 pm

    Porto e Sporting penso que serão os unicos candidatos ao titulo!

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:39 pm

      O Sporting tem sido sempre candidato todos os anos, muito mais que o Benfica, portanto nada de novo.

    • Pedro Rocha
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:48 pm

      Nem tanto.. o benfca não esta no seu melhor mas ainda é um bocado cedo para o enterrar. Veremos como será o fecho do mercado e o principio do campeonato.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:11 pm

      Não é na pre-epoca que se vê os candidatos ao titulo , e muito menos na supertaça (apenas 1 jogo, serviu apenas para provar que a contratação de JJ foi um belo golpe e que o benfica precisa de contratar)
      Ou será que o chelsea e o bayern não serão candidatos ao titulo?(circunstâncias diferentes, mas penso que percebeste a minha ideia)

      LPP

    • Fernando Reis
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:15 pm

      Claramente exagerado!
      O SLB pode estar mais fraco mas continua a ser imensamente superior a todas as restantes 16 equipas!
      Como tal e obvio que e candidato ao titulo…embora, ate ver, menos que noutros anos…

    • João
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:48 pm

      Ricardo coloquemos então assim: À imagem de outros anos os maiores candidatos são o Porto e a equipa de JJ.

      Assim ja ha algo de novo…sem inovar.

      SD,
      Xait

    • Luis Rosalino
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:38 pm

      Recuemos à epoca de PF no FCPorto. pré epoca maravilha sempre a ganhar, supertaça ganha facilmente ao VGuimaraes de RV e dpois a época…foi o que se viu.
      Se compararmos isto com este inicio de época de RV podemos verificar que RV tem uma vantagem: os resultados podem ajudá-lo a perceber que algo está mal, algo que faltou a PF (dito por lucho).

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:24 pm

      Concordo perfeitamente MiguelSantos, aliás já o ano passado seria entre o Porto e o Sporting (dito por MUITOS aqui…).
      MAS uma coisa é certa: segundo o Record, o Sporting é oficialmente campeão..da PRÉ-época.

      SE me falares que temos uma anedota de treinador (lá me estou eu a repetir o que penso do Rui…) ai concordo.
      Mas acho que é cedo para nos enterrarem. Aliás ainda está tudo a 0….:v

      Lopes

  • JSC
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:30 pm

    O Rui Vitória precisa de mais tempo, acho que pelo menos têm de lhe dar até ao final da época para ver o que ele faz, além de que aparentemente o plantel não está fechado. concordo que alterar o sistema táctico é a opção mais lógica, no entanto apresentará o mesmo problema (de por exemplo o 4-3-3 do Marco Silva, no caso deste era mais por causa de não ter capacidade de reacção à perda de bola) contra equipas de média/pequena dimensão e poderá valer alguns empates por falta de jogadores na frente de ataque.

    O que é feito do Nuno Ranito? Ainda está de "férias" a.k.a período de reflexão?

    • Stalley VM
      Posted Agosto 10, 2015 at 7:44 pm

      Bem lembrado JSC.

      #voltanunoranito

      SL!

    • Bruno Cardoso
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:21 pm

      Não confundir 4-3-3 com 4-5-1. Jogar com 2 homens colados nas linhas não faz deles avançados. Em 4-3-3 jogava o Boavista à alguns anos atras em que o Artur e companhia não saíam la da frente à espera de um contra-ataque venenoso

    • Kafka I
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:14 pm

      Subscrevo JSC e Stalley, volta Nuno Ranito

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:47 pm

      JSC mudar o sistema táctico é o mais lógico? Mas é para (continuarmos a) perder?
      Gostaste do novo sistema que ele apresentou? Curiosamente o nosso melhor período foi quando ele colocou a equipa a jogar…no sistema antigo.
      Coincidências, deve ter sido apenas isso portanto..

      Na pé época testou 3 sistemas….o único com algum (pouco…) futebol foi…e agora a surpresa das surpresas: o "antigo".

      A sério, às vezes penso que não percebo nada disto ou então prontos…NÓS NÃO SOMOS O VITÓRIA para jogar apenas com 1 PL + 2 médios defensivos contra os verdes. Nem o Benfica do 6º lugar era assim…e esse não tinha quase jogadores para fazer o 11 minimamente aceitável…
      E gastamos "montes" de guita em totós e nunca mais resolvemos o problema do DE desde o Siqueira…

      E fico-me por aqui para não estar sempre a massacrar o Rui…Já disse hoje que o Rui não se faz velho no Maior? Acho que não…

      Lopes

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:30 pm

    Essa história da comunicação é tudo treta! Numa equipa o que conta cada vez mais é a QUALIDADE do treinador na ponto final! E Jorge Jesus e Vitor Pereira são dois dos melhores treinadores do mundo e tenho pena que nao sejam reconhecidos por isso só porque nao sao "Quique flores" no que a comunicação para fora do clube diz respeito.
    Melhor forma de descrever o que se passou ontem nao é possivel: Jesus é muito superior a Rui Vitória em tudo o que é essencial num treinador
    Martim

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:16 pm

      Vitor Pereira dos melhores do mundo? Que é feito de Klopp, Mourinho, Guardiola, Ancelotti, Conte e Simeone? Se Vitor Pereira e dos melhores do mundo então e Wenger, Van Gaal, Luciano Favre, Unay Emery, Pellegrinni, Allegri, Blanc e isso também sao? E para não falar de outros.

      Luis Magno.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:23 pm

      Jorge Jesus é tão bom mas tão bom que só uma vez passou a fase de grupo da Champions.

      Vitor Pereira é tão bom mas tão bom que com uma equipa de estrelas nao conseguiu passar um Shakhtar desfalcado.

      Ganham um jogo e de repente o treinador que tanto criticavam no Benfica passou a melhor do Mundo, fu** logic

      João Palma

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 10:08 pm

      Luis Magno, limitaste te simplesmente a citar os treinadores dos maiores clubes da europa…isso é ser melhor? Jesus dá 10 a 0 a Ancelotti, Conte, Wenger (Ofensivamente magnifivo, mas defensivamente defende homem a homem como na decada de 60), Pelegrinni, Allegri e Blanc. Tens que analisar os processos das equipas e a organização e nao os resultados.

      João Palma, sou benfiquista. O jesus é um dos melhores do mundo na minha opinião…Se em vez de dizeres o que lês nos jornais analisasses futebol em vez de tar so preocupado com clubites ganhavas muito

      Martim

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 11, 2015 at 2:27 am

      Martim

      Tem calma homem estás a falar de treinadores que estão no topo há 20 ano não de um treinador que ganhou 3 ligas portuguesas isso até o Jesualdo o fez.
      Ele se fosse dos melhores do mundo não estava no Sporting melhor do mundo não é golear uma equipa que o orçamento de uma época é o seu de um ano.
      É que ele é tão bom que o Benfica levou na pá de equipas dos mesmo valor consecutivamente na Champions.

    • Luis Rosalino
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:46 pm

      VP passou a ser um Excelente treinador depois de passar pela RTP informaçao. Coisas do mundo atual… O mais engraçado é que muita gente nao consegue verificar que VP é muito limitado nas suas opções. Ou a sua equipa joga desta forma: 4-3-3 Pressao alta, posse, muito apoiado, etc etc ou entao nao joga de outra forma. Fazer isto num 4-4-2 no Fenerbahçe como se viu parte a equipa em 3(por exemplo).
      Só mais uma coisa: dizer que jogar com Pyatov,Srna,Ordets,Rakitskiy,Shevchuk,Stepanenko,Marlos,Alex Teixeira,Fred,Taison e Gladkiy é jogar desfalcado é de rir. É simplesmente a equipa mais forte salvo um ou outro lugar…enfim…

  • Pedro L
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:30 pm

    Em primeiro lugar, parabéns pelo texto. Quanto ao Rui Vitória admito que não seria a minha escolha (nem no meu top 3: Marco Silva, Vítor Pereira e José Peseiro, contando com treinadores Portugueses, sendo que só de pensar que Marco Silva estava "livre", mas enfim…), mas dado que o LFV o escolheu, passei a apoiá-lo. Agora, parece me que o melhor é o Rui Vitória por as suas ideias, visto que na pré época ele tentou jogar com a equipa do JJ, e deu maus resultados, sendo que até podia funcionar agora no início, mas as rotinas iriam desaparecer. Dado isto, acho que o RV devia apostar no "seu" esquema, num 4-2-3-1. Porém, existe um problema, denominado Jonas Gonçalves, e que poderia ser resolvido com o "pistolas" a jogar a médio mais ofensivo a variar para 2.º avançado, dado que excluindo Porto, Sporting, e equipas de Champions, poderíamos jogar assim. Nos jogos com um maior grau de dificuldade, apostava em Pizzi para 10 e Mitroglou sozinho no ataque. Agora, para o Rui Vitória, fazer um melhor trabalho, acho que necessita de 4/5 reforços, incluindo um LE, um LD (acho que devia ser dado o lugar a Nelson Semedo), um central, um 8 e um extremo. Assim, tentava o regresso do Coentrão (Grimaldo), mais o Dória (Ilori, Bartra), Aránguiz/Leroy Fer/Elias ou Carlos Peña, e Markovic. Em contrapartida vendia o Talisca (não consigo gostar dele, e até me sinto mal quando penso que o Bernardo Silva não foi aposta ao invés do Talisca), e depois, em Janeiro, Gaitan ou Salvio. Posto isto, os jovens que ficavam na equipa principal seriam: Nelson Semedo, Lindelof, Renato Sanches (entre a A e a B) e o Gonçalo Guedes (a mesma coisa que o Renato). Nuno Santos, João Teixeira seriam emprestados, dado que já não podem estar na B, mas não viriam a ser aposta regular na A.
    Assim, é possível criar uma equipa que consiga jogar em três táticas, 4-2-3-1 (ou 4-3-3), 4-4-2 à Jesus, e 4-4-2 losango.
    Assim, em 4-2-3-1/4-3-3
    GR: Júlio César, Ederson Moraes e Paulo Lopes
    DD: Nelson Semedo, André Almeida (Sílvio também pode fazer a posição)
    DC: Luisão, Dória, Jardel e Lindelof (Lisandro deve ser emprestado)
    DE: Coentrão, Sílvio (Eliseu vendido)
    MDF: Samaris, Fejsa e Cristante
    MDF/MC: Aránguiz, Renato Sanches (Samaris também faz a posição)
    MO: Pizzi, Taarabt
    EE: Gaitan, Gonçalo Guedes
    ED: Markovic, Carcela
    PL: Mitroglou, Jonas e Jonathan

    Em 4-4-2 á Jesus

    GR: Júlio César (Ederson e Paulo L)
    Defesa: Semedo (André A) , Luisão (Lindelof), Dória (Jardel), Coentrão (Sílvio)
    MDF: Samaris (Fejsa e Cristante)
    MC: Aránguiz (Renato Sanches)
    EE: Gaitan (Taarabt)
    ED: Markovic (Carcela)
    SA: Jonas (Pizzi e Guedes)
    PL: Mitroglou (Jonathan)

    Em 4-4-2 losango
    GR: Júlio César (Ederson e Paulo L)
    Defesa: Nelson (AA), Luisão (Lindelof), Dória (Jardel), Coentrão (Sílvio)
    MDF: Samaris (Fejsa)
    MC: Aránguiz (Renato), Pizzi (Cristante)
    MOF: Gaitan (Carcela e Taarabt)
    SA: Jonas (Markovic e Guedes)
    PL: Mitroglou (Jonathan R)

    • Miguel Cardoso
      Posted Agosto 11, 2015 at 11:17 am

      DE e ED são as únicas que precisamos de reforçar. Gr centrais meio campo avançados e esquerda do ataque estamos bem servidos. Em relação ao DD temos Nelson para. Jogos domésticos e o André para jogos maus complicados, sendo que o Sílvio sempre senti que foi fogo de vista. Assim ou vamos buscar o Fábio ou o guerreiro ou trabalhasse o marçal. Para A direita do ataque há essa hipótese clara do markovic, mas também outro jogador DESTRO para dar profundidade. De resto penso que o Jonas não é 10, pois é melhor a receber de costas e no toque e foge, do que receber virado para a baliza e criar situações. Cumprimentos

  • Stalley VM
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:36 pm

    Ontem comentei o jogo, mas o meu comentário não foi aceite pelo VM, não sei o que se passou, já que foi um comentário simples, sem nenhuma provocação, mas pronto não faz mal.
    Aproveito este post para fazer um comentário curto sobre o jogo, Sporting foi um justo vencedor, já se vê um Sporting "á Jesus" e isso em 1mês e tal é obra, melhor em campo ontem, J.Mário.

    Quanto a este post sobre Rui Vitória, já o escrevi ontem eu não ligo a estas discussões entre treinadores, quero é futebol dentro de campo, o Jorge Jesus sempre foi assim, não é agora que vai mudar e ontem mostrou-me futebol.
    No entanto parece-me a mim que Rui Vitória é um "gajo" sem carisma, politicamente correto, não é o estilo de treinador que eu aprecie, um pouco de arrogância não faz mal nenhum, comparem o discurso de Jorge Jesus com o de Rui Vitória…..e ontem durante o jogo via-se que estava bastante nervoso, não sei como vai ser no campeonato, mas é claro, se a tão falada "estrutura" trabalha bem, então tem que contratar 2/3 reforços, sem contar com saídas, como a de Gaitan.

    Veremos o que nos reserva este final de mercado, a época vai ser longa e promete….

    SL!

    • Bruno
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:31 pm

      O teu comentário está lá.

    • Stalley VM
      Posted Agosto 10, 2015 at 11:01 pm

      Bruno, estive a ver de novo o post sobre o jogo e não está, eu também comentei o post da boca do Jesus do "medo" e esse foi aceite, mas é tranquilo…

      SL!

    • Bruno
      Posted Agosto 10, 2015 at 11:22 pm

      Bem posso estar enganado, mas como o teu comentário é dos últimos, quando abres o post, derivado a haver um número elevado de comentário, se carregares na opção "carregar mais" vês que o teu comentário já aparece, aliás eu respondi ao mesmo. Isto se estivermos a falar do mesmo post e do mesmo comentário, pois posso estar errado..

    • Stalley VM
      Posted Agosto 11, 2015 at 12:04 am

      Amigo, fui ver de novo e assim está lá essa opção de "carregar mais" e de facto está lá o meu comentário, bem peço já DESCULPA! á rapaziada do VM e Obrigado Bruno, isto costuma carregar tudo, mas agora vou estar atento a essa opção.

      E já agora concordo com a tua resposta, um DD e um Extremo acima da média, o plantel do Sporting ficava no "ponto", veremos…acredito mais que venha um Extremo….

      SL!

    • Bruno
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:13 am

      Pois, era o que eu pensava, tudo esclarecido.
      Em relação a esses dois reforços (concordo contigo) é esperar para ver, mas parece-me difícil que venha mais um DD (o que seria o ideal), mas é expectável que venha um jogador que seja mais extremo puro.

      SL!

  • Ricardo Ricard
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:44 pm

    Eu acho engraçado mas mesmo muito engraçado a diferença de discurso que houve nos tempos em que o Jesus deveria ter sido preso pela bárbara agressão a um polícia e outras situações do género para agora, ontem tentou acertar em cheio da cara do Jonas e falhou por muito pouco, com a força com que ia era um belo estalo, mas não se passa nada,até acham engraçado, até os camaleões mudam menos.

    • João
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:17 pm

      Esse mesmo homem foi idolatrado na luz, mesmo com todos esses defeitos. Portanto, a conivência era geral (ou pelo menos da maior fatia de adeptos/simpatizantes).
      Engraçado, mas mesmo muito engraçado é tudo o que o JJ tem de horrível ser repudiado por quem o bajulou.
      O "monstro" foi criado e sustentado ao longo de seis anos. Agora é apenas igual a ele mesmo.

    • Joao Tome
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:47 pm

      tu por acaso viste as imagens de frente aquando comprimento do Jesus??o homem até estava a rir quando o comprimentou parece que estava numa boa,mas o teu ódio ao Jesus e ao Sporting deixa-te assim

    • André Filipe
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:47 pm

      Acho uma piada ao facto de tu falares de uma forma como se so os sportinguistas tivessem mudado de opiniao. A vida nao é de sentido unico amigo

    • Ben Klock
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:00 pm

      Ou se calhar é mais ao contrário, aqueles que diziam que JJ apenas "afastou" o polícia, são os que hoje dizem que ontem ele deu uma chapada no Jonas.

      Já eu, disse no passado e reafirmo hoje que em ambos os casos o JJ abusou da impunidade que tem em Portugal, muito por culpa dos anos a fio onde lhe foi permitido tudo e mais alguma coisa com o claro apoio da "tal" estrutura…

    • Francisco Vieira
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:03 pm

      Ricardo Ricard, sem entrar em guerrinhas de crianças que é o que parece que queres fazer, gostava que desses a tua opinião no post do Pedro Bento.

    • João Machado
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:15 pm

      A diferença é que agora é treinador do Sporting, qual é a duvida?

      SL

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:17 pm

      É verdade que muitos Benfiquistas também mudaram de opinião mas ao menos têm razão para isso, já que muitos consideraram traição o ir para o Sporting. Agora é muito mais grave ser amado e bajulado por quem o odiava e por quem gozava por ser um labrego, agora parece um senhor do Estoril… Quanto à chapada no Jonas, é preciso ser mesmo doente para não entender que foi uma clara provocação de um claro provocador, uma coisa era dar-lhe uma palmadinha na cara mas de frente para o Jonas, outra é tentar dar-lhe uma palmadona sem o Jonas o estar a ver, agora sim têm um treinador à vossa imagem, um triste.

    • Pedro Rocha
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:31 pm

      Achas que aquilo foi uma agressão? o oliver kahn esta se a rir neste momento. Se o benfica ganhe se aposto que aquela palmada não iria doer tanto ao Jonas, aposto.

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:49 pm

      Francisco Vieira, eu opino sobre o que quiser e estou cansado que queiram ver o futebol de outra maneira, quando ganham são os maiores, quando perdem são os piores, se são arruaceiros,deselegantes e provocadores é porque são, se não dão troco é porque são uns fracos e uns mansos, o Benfica perdendo o jogo de ontem iriam sempre dizer que foi porque o Rui Vitória mordeu o isco, jogasse com qualquer táctica a desculpa seria essa, aliás, as desculpas já estavam preparadas, um pouco como a mania de baterem no Ola John mesmo quando ontem foi dos melhores do Benfica. Só espero que o Vitória seja campeão para eu me rir muito dos próprios Benfiquistas que o criticam por tudo e por nada, aqueles que afirmam com toda a categoria que o Rui é treinador de equipa pequena, como se o Jesus quando chegou ao Benfica fosse treinador de equipa grande, como se o Mourinho não fosse gozado quando chegou ao Benfica e como se os adeptos do Sporting não tivessem demonstrado que não o queriam em Alvalade!

    • ADCD
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:51 pm

      Ricardo quando não tenho mais nada cómico para ver, venho procurar os teus comentários….. heheheh,.,. Durante anos esse triste trouxe ao Benfica aquilo que mais nenhum trouxe desde os anos 90.. Durante anos esse triste levou o Benfica a duas finais Europeias.. Venceu campeonatos, taças.. Ganhou prestigio.. Durante anos esse triste devolveu ao Benfica aquilo que tinham perdido durante muitos mais anos, projeção internacional…. Mas agora, esse triste mudou para o clube rival, porque esse triste sentiu, que como tu há muitos, que só dão valor quando perdem… sim, porque conheço uma enorme quantidade de Benfiquistas que não gostavam do Jesus no Benfica… A diferença é que esse triste vai continuar a ser o mesmo provocador egocêntrico de sempre, com a diferença de não estar na luz a vencer, mas no clube rival a mostrar que ele tinha razão, pode ser tudo, mas que mete as equipas a jogar e a vencer ninguém tenha dúvidas…. Vá, já chega, tu nunca irás sair do teu registo…. Como vi aqui num post hoje, em Portugal o privilégio é o clubismo e não o futebol propriamente dito, e tu meu caro, és um perfeito exemplo desta matéria.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 10:44 pm

      ainda dizem que existe muita rivalidade em Portugal, em que outro pais se vê adeptos a elevar o passado de um treinador que conquistou prémios contra os seus clubes e os adeptos do clube campeão a defender o ex treinador do clube rival pelo trabalho feito , fair play é lindo :D

      RREB

    • Ricardo Ricard
      Posted Agosto 10, 2015 at 11:49 pm

      E entretanto esqueceram-se do colinho…

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Agosto 11, 2015 at 7:33 am

      Para quem tanto o criticava, e agora passaram a idolatrar um bronco, um labrego que nem sabe comer de boca fechada… um arrogante sem nível… Os viscondes são os maiores, são uns seres especiais.

      Esperem pelo CSKA e vão ver o estado de graça a acabar!!!

      O R.V. Precisa de tempo para conhecer uma nova realidade que o JJ conhece há 6 anos. Não há comparação. Mas para mim já gosto bem mais do Rui Vitória, mesmo perdendo, do que desse irascível labrego.

      Ricardo Ricard – até podes ser algo exagerado, em algumas opiniões, mas louvo-te a consistência das tuas ideias.

    • gonçalo pereira
      Posted Agosto 11, 2015 at 9:15 am

      ADCD se o JJ se foi embora do benfica porque havia adeptos que nao gostavam dele ja foi 3 anos atrasado nao sejas inocente a saida do JJ do benfica nao teve nada a haver com ser ou deixar de ser apreciado pelos adeptos benfiquistas ou ser ou deixar de ser apoiado pela direccao benfiquista.

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 9:28 am

      tempos estranhos estes em que ser arruaceiro é sinonimo de "capacidade de treinar equipa grande"….
      ai essa euforia…

      Rui Carvalho

    • Vila Verde
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:46 pm

      bem, as coisas andam mesmo muito mal para os lados da Luz. Agora até já são adeptos ferranhos do CSKA. Não me digam que vão alugar charters para irem à Russia apoiar o CSKA na 2ªmão

  • Ricardo Pinto
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:47 pm

    Um pequeno a parte em relação aos métodos de trabalho de cada treinador, o Sporting de Jesus que foi vencedor da taça e que segundo alguns dizem já está mais adiantado na preparação começou a treinar já hoje, o Benfica de Rui vitória que perdeu e segundo dizem esta mais atrasado só treina amanhã… No recta final da época pode ter riscos, mas só se consegue coisas com muito trabalho….

    • SwissMan
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:23 pm

      Sim mas o Sporting ja joga sexta feira, o Benfica so joga domingo. Mas que os encarnados precisam de trabalhar muito, isto sim é verdade.

  • Kafka I
    Posted Agosto 10, 2015 at 7:52 pm

    Pedro Bento

    Excelente texto

    Quanto ao Benfica, já disse tudo o que tinha a dizer desde o dia da assinatura do RV portanto tudo o que disser será apenas repetir-me, no entanto hoje vi no expresso uma frase que resume na perfeição o estado caótico em que o Benfica se encontra, vou aqui deixar, pois penso exactamente da forma como o Pedro Candeias do Expresso falou

    https://expresso.sapo.pt/newsletters/expressomatinal/2015-08-10-Jesus.-E-tudo-dele-o-sistema-a-ideia-as-bolas-paradas-o-cerebro-e-a-Supertaca

    "É sempre melhor ter uma boa ideia, mas há coisas piores do que ter uma má ideia e uma delas é não ter uma ideia do que se quer para a vida. É um bocadinho como o Benfica, que não sabe para onde se voltar, se para dentro, se para fora,se para a formação, se para o mercado, se joga com um ou dois avançados e dois ou três médios – e se deve ou não responder à letra a Jorge Jesus quando este diz que levou a fórmula secreta do sucesso com ele para o Sporting."

    Claro que o Pedro Guerra e os seus heterónimos, virão já ai dizer mil uma coisa a fazerem propaganda e atacarem tudo e todos aqueles que pensam de forma diferente, mas já sabemos o que a casa gasta

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:07 pm

      Isso que dizes é uma grande verdade é o rumo incerto isso é mais preocupante do que se o Vitória é ou não treinador para o Benfica.
      Não termos uma politica desportiva um rumo traçado esse é o meu receio.

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:21 pm

      Tem ponta de verdade, parece que o Benfica está perdido mas mais em relação ao sistema táctico. Em relação ao mercado nunca nos deixaram ficar mal, este ano muito menos, devido ao facto de terem de dar uma enorme resposta e mostrar a "estrutura".
      Em relação a responder a JJ, Benfica sabe muito bem o que está a fazer, não era por acaso que JJ estava bem controlado aqui por estes lados. O Benfica e forte em termos de comunicação.
      Estamos perdidos em termos tácticos, mas isso espero e acho que nos vamos encontrar.

      Luis Magno.

    • Pedro Silva
      Posted Agosto 10, 2015 at 8:59 pm

      Excelente texto esse do expresso e um óptimo comentário Kafka. Sou dos que ficou triste com a saída do Jesus e entrada do rui Vitória mas ontem foi o começo da confirmação que realmente as coisas mudaram. Não soubemos dar valor ao que tínhamos, por isso acho normal a saída do Jesus para o Sporting. Parece que este ano a formação do Benfica vai ser o menor dos nossos problemas, tenho pena.

    • Kafka I
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:12 pm

      Exactamente Filipe

  • Filipe Ribeiro
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:02 pm

    Só gostava de saber porque se diz 4-4-2 é o sistema do Jesus??
    Agora o Rui não pode jogar nesse sistema porque é o do Jesus,sinceramente tantas vezes falado ainda pensam que modelo e sistema é tudo a mesma coisa se o sistema é o mesmo jogam da mesma forma.

    • Pedro
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:12 pm

      Da mesma, maneira que o 4-3-3 é o sistema do RV.

      Todos os treinadores tem o seu sistema e o RV não está a jogar com o dele

    • Rúben Gomes
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:18 pm

      Querem fazer à força uma omolete com agua, digamos. Se ele tem jogadores, quase todos eles, que têm maior produtividade naquele sistema de 4-4-2, obviamente que não vão render o mesmo noutro sistema. Enfim, não vale a pena falar sobre isto, mas essa do "expremer jogadores" quando o Rui fez o que fez no Vitoria e com quem fez dá que pensar.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Agosto 10, 2015 at 10:15 pm

      Mas porque que o sistema dele é o 4-3-3??
      O que intressa é o modelo e como o Rúben falou e bem o plantel está feito para um modelo sistema que era o que o Jesus queria.
      O Rui não pode alterar o modelo sistema como muitos dizem porque não tem jogadores para o fazer 11 contratações e 3 para a equipa a um chegou à 2 dias outro gordo como um chibo e outro nem sei o que dizer,maior culpa do Vitória é não querer fazer ondas de desagrado com o presidente como se lhe deve se algo.
      Agora vão ser contratações à toa e ver o que existe no mercado e culpa disto é do Vieira e do menino Rui Costa que está agarrado ao tacho.

  • João
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:05 pm

    Demasiadas linhas para explicar algo que é bem simples: O JJ é muito mas muito melhor treinador do que RV. Estão a anos luz de distância.

    O RV está a ser completamente engolido pela pressão. Num clube como o benfica tudo é esmiuçado, tudo é colocado em causa, tudo é analisado até ao tutano. Como tal, nada pode ser deixado ao acaso, "ao sabor do vento", sem perceber as consequências do que se faz, antecipando cenários.

    O RV é fraco. É demasiado notório.

    Discursos que se esgotaram há 20 anos atrás. Falta de ideias. Uma postura pseudo-calma quanto emana intranquilidade.

    Jogar um pré-época em 4-4-2 e no primeiro jogo oficial 4-2-3-1;
    Apostar no lateral com menos tempo de jogo da pré epoca;
    Apostar num jogador com dois treinos em detrimento dos que lá estiveram a dar no duro estas semanas;

    Sintomas de quem está completamente perdido, que não acredita no própria esquema nem nos próprios jogadores

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 10:46 pm

      Mau era se não fosse melhor João, o JJ teve 6 anos no maior de Portugal a aprender a evoluir e a melhorar o Rui Vitoria entrou agora, tens de dar tempo ao homem e depois comprar os períodos certos (os treinadores também evoluem tal como os jogadores) neste momento o Rui estará nos seus 22 anos futebolísticos e o jj nos 30 e picos ;) espero ter-me feito entender.

      RREB

    • Anónimo
      Posted Agosto 11, 2015 at 9:34 am

      dá tempo ao homem… aposto que se tiver 200 ou 300 M para gastar em 6 anos não faz pior que o antecessor…

      Rui Carvalho

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:06 pm

    O SLB este ano tem um plantel fraco e um treinador cujo trabalho não está a ser fácil uma vez que está refém do seu antecessor. Na minha opinião ele devia começar a implementar as suas ideias de jogo e deixar as ideias de jogo de JJ cada mais longe, foi o que se viu ontem, JJ conhece a equipa do SLB como ninguém e para ele ontem foi fácil. Os jogadores são os mesmos e o futebol não melhorou, parecendo que não treinar jogadores durante 6 anos não é brincadeira. MAS ISTO QUE DISSE NÃO É DESCULPA PARA O JOGO POBRE DE ONTEM.
    O SLB tem de ir urgentemente ao mercado, reforçando-se esta semana, para domingo entrarmos a ganhar. Apesar de achar RV um grande professional, não me parece que este tenha estofo para gerir jogadores com valia do que os do guimarães.

    AM23

    • Anónimo
      Posted Agosto 12, 2015 at 12:03 am

      Estás a brinca na parte do plantel fraco, certo?
      Maxi+Lima…2 em 11.

      O problema foi mesmo esse, ele mudar o sistema.
      O nosso melhor período foi com o sistema "antigo"…a não ser que a minha televisão estivesse estragada e mostra-se apenas 1 PL + 2 médios defensivos + extremos de 2º linha (John+Talisca) desde o início…

      O homem é que é BURRO e deixou-se ludibriar pela lenga lenga do jj e quis mudar…como eu disse logo que saiu o 11 inicial e ANTES do jogo começar, era um erro mudar assim do nada e apenas por orgulho o que resultava.
      O problema nem é perder, é perceber-se ANTES que não iria resultar. Mudou uma equipa rotinada a jogar…!"#$%&/()=

      Lopes

  • Joao Marques
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:13 pm

    Já o disse e sublinho novamente: ou RV assume as suas ideias de vez e toma conta do "barco" ou será fuzilado pela "estrutura". Pode nem responder aos mind gomes de JJ, pode ser low profile na comunicação, mas terá sempre de assumir o quer para o Benfica. E mais importante do que passar isso para fora é motivar os jogadores para o seu sistema. Dar-lhes "ganas" e vontade de ganhar, porque ali há mto talento, principescamente bem pago e que têm de render. Se continuar com esta "excursão" híbrida, RV não passa de seis meses e dura até ser eliminado da Champions e ficar arredado do título em Janeiro.

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:46 pm

    Já não bastava o Acordo Ortográfico alterar a minha percepção do Português, agora, num curto espaço de tempo, temos estas "subtis" alterações. Obviamente a quem lhes convier:
    – antes jogador caceteiro, agora jogador de raça e viril
    – antes mal educado e baixo nível, agora homem com calo e com fibra de clube grande

    E podíamos ir por aí adiante, como passar de clube com rigoroso planeamento financeiro para clube gastador, mas quando é o Benfica a virar o diapasão já não é clube organizado. É um clube à deriva.

    São opiniões, mas haja paciência para esta gente.

    No fim falamos.

    Paulo

    • Rúben Gomes
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:15 pm

      Tudo dito. É tanto histerismo que nem me vou prenunciar sobre este assunto.

    • gonçalo Duarte
      Posted Agosto 10, 2015 at 9:31 pm

      Nem Maxi deixou de ser caceteiro nem JJ mal educado e baixo nível,o que não implica que tenha calo e fibra de clube grande

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:50 pm

    Para mim o grande problema do Rui Vitoria, é o Jonas, que foi o melhor jogador no ano passado, e para ele render tem que jogar num 4-4-2 , e assim o Rui não sabe jogar, na minha opinião ele devia impor as suas ideias, jogar como sabe que é 4-2-3-1, e o jonas ficava no banco ou saia , visto que o jonas nao rende tanto nesta tatica, ou entao fica e seria para um esquema de segunda opçao mas de melhor jogador do campeonato passava para suplente e acho que o jogador nao ia aceitar.
    ps: o jonas é o jogador com mais qualidade individual neste momento
    joão Neves

    • Anónimo
      Posted Agosto 10, 2015 at 11:15 pm

      Em concordo contigo mas tenho quase a certeza que o SLB na primeira jornada vai jogar em 4-2-3-1, com mitroglou a titular, e caso ganhe jonas vai ter cada vez menos importância no plantel. Admito menos que os rumores de que será vendido terão um fundo de verdade. Será com muita pena minha mas é melhor do que não jogar.

      AM23

    • gonçalo pereira
      Posted Agosto 11, 2015 at 9:22 am

      Se podessemos trocar o Jonas pelos dois laterais do olympiakos era para ontem

  • Anónimo
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:53 pm

    Creio que é cedo demais para estar a fazer o funeral a Rui Vitória e a glorificar o Sr. Jorge "Arrogância e Zero Fair-Play" Jesus, isto ainda agora começou. Como benfiquista como é óbvio não gostei da exibição e do resultado, no entanto, já contava com um início complicado. Saída de jogadores nucleares, treinador novo e sobretudo a seguir a um "reinado" (que foi demasiado longo e parco em vitórias tendo em conta o que lhe foi proporcionado, e sim sempre defendi esta ideia, nos bons e maus momentos) de seis anos do mesmo treinador num clube o que hoje em dia é muito tempo em futebol, logo seria sempre uma transição difícil.
    Todavia, isto interessa é como acabava e não como começa, por deixem o Sr. JJ falar o que quiser, pode ser que lhe corra mal (não seria a primeira vez). E apesar de haver muita gente a dizer que o discurso de RV é fraco, não estou de acordo, mesmo nada, quer dizer por que alguém é serio no que faz, tem respeito pelos outros, aprecia sim falar em futebol e pensa duas vezes antes de falar é alguém fraco em liderança e comunicação?! Acho que nos habituamos de mais à toada infeliz do nosso futebol, à base do ridículo, polémico, irresponsável e incendiário discurso, de por exemplo Bruno de Carvalho (o expoente máximo do que está mal no futebol neste momento, ninguém aponta a porta de saída a este senhor?) ou mesmo o "meu" presidente LFV, passando pelos catedráticos Pinto da Costa e JJ.
    Por fim, continuar a comparar JJ e Rui Vitória em currículo e conhecimento é simplesmente ridículo e sem fundamento, porque um tem 45 anos e chegou agora a um clube de exigência máxima e outro tem 61 anos e teve a sorte de um clube grande lhe ter dado oportunidade e meios de ser o que é hoje (tendo paciência para aturar todos os seus devaneios e mau comportamento, mesmo cívico, com mais um episódio lamentável com Jonas no Domingo. No entanto, as pessoas tem memória curta,enfim…). Só para acrescentar, Rui Vitória chega ao Benfica com melhor currículo (uma Taça de Portugal e um trabalho fantástico em Guimarães) do que o catedrático tinha quando chegou à Luz, referindo também que em Belém e no Braga teve de longe melhores planteis e condições que Vitória não tinha no Vitória.
    Em jeito de conclusão, vamos com calma e lá para Outubro falamos melhor…

    Knox_oTal

    Ah se os sportinguistas estão satisfeitos com o Mestre que o guardem por muitos anos, que eu estou satisfeito com o nosso treinador e tenho confiança nele, mantendo claro a exigência natural do maior clube português!!!

  • Francisco Vieira
    Posted Agosto 10, 2015 at 8:57 pm

    Sempre fui das pessoas que acreditam que o carisma é o elemento mais importante de um treinador de futebol. Não é por acaso que muitos dos melhores treinadores de futebol de sempre tinham línguas afiadas e personalidades fortes. Ferguson, Bilardo, Mourinho, Clough, Paisley, Menotti, etc. são exemplos do mesmo. Na minha opinião, um treinador ser arrogante é algo positivo. Eu sei que muita gente discorda de mim mas isto é apenas a minha opinião. Ter uma personalidade forte é muito importante para um treinador de futebol.

    Pelo que vi de Rui Vitória nas conferências de imprensa não me transmite confiança de que o Benfica vá melhorar nos próximos meses. Não acho que tenha a confiança/arrogância necessária para impor as suas ideias no futebol do Benfica. Exatamente o contrário aconteceu com Jorge Jesus no Sporting. Mudou o discurso e mudou drasticamente o futebol praticado. O Rui Vitória parece-me um Yes Man e não há muitos Yes Men que tenham sucesso contínuo.

    No entanto, volto a relembrar como o fiz ontem, que no futebol as coisas mudam muito rapidamente e que não se devem tirar ilações dos primeiros jogos da época. Quanto ao futebol não posso criticar o Rui Vitória (afinal de contas só se jogaram 90 minutos) mas o discurso de Rui Vitória merece ser criticado.

    Cumps

  • João Machado
    Posted Agosto 10, 2015 at 9:13 pm

    O Rui Vitoria seria uma excelente opção para substituir um treinador como Quique Flores, substituir Jorge Jesus é outra pressão.
    Sinto o Rui Vitoria preso no esquema de ideias que não é o dele e penso que só teria a ganhar em romper com o passado e adoptar definitivamente o 4x2x3x1

  • Rodrigo
    Posted Agosto 10, 2015 at 9:35 pm

    O sistema não é o mais importante neste momento. O Rui Vitória tem é de definir o modelo de jogo e o seu 11 base. Não se sabe se o Benfica quer jogar em transição ou em posse, quem são os elementos chave da equipa, quem está seguro no plantel e quem não está, enfim uma série de problemas que depois redundam também no sistema de jogo naturalmente. Parece-me que Jonas será sempre indiscutível, mas rende mais jogando nas costas do avançado, pelo que o mais natural é Vitória lançar a dupla Jonas-Mitroglou, mesmo que o brasileiro tenha de actuar mais recuado do que era habitual.

  • Bruno
    Posted Agosto 10, 2015 at 9:37 pm

    Já dei a minha opinião acerca deste assunto, ainda ontem esmiucei o mesmo, logo repetir-me seria chover no molhado, mas queria felicitar o autor por elaborar todos os cenários (bom post), e parece-me que em nenhum o RV sairá a ganhar.

    SL!

  • Guilherme Loureiro
    Posted Agosto 10, 2015 at 10:37 pm

    Acho acima de tudo que é o estilo de Rui Vitória, mas no entanto já não está em Guimarães e quer queiramos quer não, tem que haver outra fibra quando se comanda um grande! JJ percebeu isso, atacou inteligentemente, tira pressão dos seis e coloca mais sobre o adversário. Golpe de génio, embora não reconhecido por todos. Vamos ver como será com o Lotopegui.

  • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
    Posted Agosto 11, 2015 at 7:21 am

    Artigo precipitado e que faz lembrar "algo-que-se-paga-na-beira-da-estrada" para satisfazer o JJ, continuamos a valorizar as declarações terroristas, a falta de respeito e o deboche. O JJ tem os seus méritos, mas é uma vergonhas como ser humano e pior ainda como colega de profissão. Durante 6 anos envergonhou-me. No final do jogo não fiquei nada contente com o resultado, mas muito orgulhoso com as declarações do HOMEM que temos à frente da equipa.

    Para já parece aparente que o "treinador do sporting" ganhou mesmo ficando a falar sozinho… mas deixem-no ser ignorado por mais algum tempo e veremos quem ganha a guerra das palavras (ou falta delas).

    Sempre soube que a melhor forma de derrotar fanfarrões é ignorar… e com BC+JJ+OM eles próprios se encarregarão de cavar a sua sepultura… e engolir as suas palavras.

  • Miguel Cardoso
    Posted Agosto 11, 2015 at 10:07 am

    Só há uma coisa que não entendo: O Benfica com Jonas, Mitroglou, Jiménez e talvez Jonathan ou Nélson, fica com um lote de avançados de grande qualidade, pelo que torna-se necessário utilizar um sistema com 2 avançados, para potenciar os setores com maior qualidade. O que eu gostava de saber é se esse senhor, cujo apelido em nada personifica a própria pessoa, tem a patente do Sistema 4x4x2? É que parece que agora o Rui, para não se mostrar "passivo", tem de ser original e não utilizar sistemas que o seu antecessor utilizava, pelo que o "Jogar à Jorge J" me faz uma enorme confusão. De resto é um artigo com muito mau timing, pois faria todo o sentido fazê-lo a meio da época, ou pelo menos Novembro/Dezembro, e não começar a condenar à Inquisição um treinador que fez 1 jogo oficial, por amor de deus. Saudações Desportivas para todos

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Agosto 11, 2015 at 1:39 pm

      basta ganharem algo e é vê-los a "sair da toca"… ou pior ainda: basta uma derrota e a oposição põe-se logo em bicos-dos-pés… mas em ambos os casos rapidamente desaparecem, por mais algumas temporadas.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Agosto 11, 2015 at 12:33 pm

    Nota 10 a este texto. Que haja mais.

  • Anónimo
    Posted Agosto 11, 2015 at 4:57 pm

    O nosso problema foi o treinador ter ido no engodo no jj.
    Em 6 anos jogámos com uma táctica que deu frutos, o único (e foi apenas a 1ª parte) que jogámos bem na pré época com com essa táctica…Chega ao jogo oficial e muda…WTF
    Repito o que já aqui disse desde que foi confirmado (e disse a ele): Não se faz velho no Benfica.
    Não me vou alongar mais, mas repito também o que já disse: ele ou o Vieira não chegam ao final da época no Benfica.

    Ps. para o nosso bem, espero ser eu que não perceba nada disto (eu que nem os conheço…) esteja enganado.
    Se for o caso, já lhe disse que serei o primeiro a ligar-lhe.

    Lopes

Deixa um comentário