Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sp. Braga rescinde com ex-Sporting; Southampton satisfaz pedido de Fonte e garante internacional inglês; Extremo português agita redes sociais em Espanha; Hull encaixa 21 ME com Robbie Brady e Chester; Bille é o 1.º líder da Volta

Era o mesmo que por exemplo o Tello se apresentar com uma camisola a destacar o Salazar. A dúvida é perceber como seria a reacção em Portugal. Apesar de neste caso até ser mais culpa do clube, que devia ter alertado o jogador, do que propriamente do ex-Santa Clara.

O extremo português Nuno Silva (ex-Santa Clara) foi apresentado esta quarta-feira como reforço do Jaen, clube da II Divisão B espanhola, e rapidamente tornou-se um dos assuntos do dia em Espanha. Tudo porque se apresentou com uma t-shirt com a cara do ditador espanhol Francisco Franco. O que motivou muitos pedidos para que fosse imediatamente despedido. Mais tarde, para tentar suavizar a situação, o português emitiu um comunicado colocado no site oficial do Jaen a pedir desculpas pela situação. “Perante a polémica suscitada pela minha camisola, quero esclarecer que a comprei em Portugal há uns anos e em nenhum momento tive consciência da repercussão que tem esta personagem histórica na sociedade espanhola. Vivi em portugal e Angola e não conheço a história de Espanha, pelo que desconhecia o significado de exibir esta camisola em Espanha. Quero pedir desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas e a quem de alguma forma possa ter ferido sensibilidades. Em momento algum foi minha intenção fazer a apologia das ideologias dessa pessoa. Não tenho preferências políticas de qualquer tipo.”

Quando estava nos juniores do Sporting chegou a ser cobiçado pelo Barcelona mas ao nível sénior, pelo menos por enquanto, ainda pouco fez – O Sp. Braga anunciou ter chegado a acordo com Victor Golas para a rescisão do contrato que ligava as duas partes por mais uma temporada. Recordamos que o guardião, de 24 anos, chegou a Portugal para integrar a formação do Sporting, tendo sido emprestado a equipas como o Boavista e Penafiel, antes de se desvincular aos leões.


José Fonte tinha dito publicamente que eram necessários reforços para o sector defensivo – Steven Caulker é reforço do Southampton. O central, internacional inglês, de 23 anos, chega ao clube por empréstimo do QPR, depois de há um ano se ter juntado aos londrinos a troco de 11 milhões de euros.

A incrível valorização dos jogadores britânicos – O Hull City, equipa que desceu ao Championship, vendeu o defesa James Chester ao West Brom por 11 milhões de euros e o extremo Robbie Brady ao Norwich por 10 M€.

Este ano já tinha dado boas indicações na Volta a Bélgica onde foi 3.º num prólogo semelhante apenas batido Rohan Dennis e Matthias Brandle, 2 dos maiores especialistas do Mundo – O belga Gaetan Bille, da Verandas Willems, venceu o prólogo da Volta a Portugal ao ser 2 segundos mais rápido que Gustavo Veloso, o amarela de 2014. Dimitri Claeys, também da Verandas, completou o pódio. José Gonçalves, em 5.º, foi o melhor português. Ricardo Vilela foi 7.º, Hugo Sabido ficou em 10.º. Nota negativa para Alejandro Marque, um dos principais favoritos, que perdeu 34 segundos, mesmo diferença de Rui Sousa para o líder.  

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Julho 29, 2015 at 4:44 pm

    Jogador bastante inculto e só o que posso dizer, uma vez que afirma desconhecer o impacto de Franco em Espanha. Culpa também do clube naturalmente, numa situação insólita e que promoverá alguma insatisfação dos adeptos para com o Nuno Silva.

    Na Volta, péssimo tempo de Marque, um ciclista que depois de ter sido suspenso e uma incógnita. Veloso muito forte como se esperava e a arrancar já com vantagem, Rui Sousa a fazer um tempo normal para ele e Vilela a ser uma surpresa. Quanto a etapa, Bille tinha algumas credenciais e arranca muito bem na prova, enquanto que candidatos como o José Gonçalves (5o) Rafael Reis, Sabido, Filipe Cardoso ou até o sprinter Vigano não conseguiram estar na discussão.

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 29, 2015 at 4:52 pm

      O Rafael Reis foi uma desilusão para o meu velogames não sei que se passou, os cr curtos não são grande praia para ele mas o tempo que fez foi péssimo.
      Já o Vilela está a fazer por si para ir a Vuelta.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 29, 2015 at 5:03 pm

      Bastante inculto é um bocado exagerado…Nenhum Português é obrigado a conhecer a história de outros países ao pormenor,provavelmente o jogador até já tinha ouvido falar do Franco mas desconhecia o seu rosto. Bastante incultos são os Portugueses que não sabem quem foi o Salazar ou que pensam que o Salazar foi derrotado no 25 de Abril,assim como nem sabem quem é o Presidente da Republica actual,e olha que são muitos milhares de Portugueses,alguns até são universitários.

    • Visão de Mercado
      Posted Julho 29, 2015 at 5:03 pm

      O Rafael Reis, até ia com tudo para ser Top 10, talvez ficar nos 5 primeiros, mas teve um problema mecânico e depois foi "em modo passeio" até à meta.

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 5:11 pm

      Parece-me infeliz e até infantil chegarem a pedir o despedimento do jogador porque é ignorante. E chamo-o de mas também o sou, não fazia ideia de como era a cara do Francisco Franco. Toda a situação parece-me exagerada, mas estas reacções na net costumam sê-lo.

      Humberto Cruz

    • Rodrigo
      Posted Julho 29, 2015 at 5:22 pm

      Não vi o Rafael, e pens. Também o tenho Rui.

    • Rodrigo
      Posted Julho 29, 2015 at 5:22 pm

      pena*

    • Rodrigo
      Posted Julho 29, 2015 at 5:25 pm

      Ricardo e Humberto, a questão é que ele sabia que aquele era o Franco. Não saber o impacto negativo que tem em Espanha e ridículo e uma falha cultural gritante.

    • Rui Magalhaes
      Posted Julho 29, 2015 at 5:33 pm

      VM, foi pena mesmo. O Rafael pode ganhar mercado nesta Volta e ainda por cima com a Caja Rural em prova. Muito potencial, no ciclismo estamos cada vez a formar boas esperanças.

    • joao
      Posted Julho 29, 2015 at 6:11 pm

      Caro Rodrigo não vi em lado nenhum que ele sabia que aquele na t-shirt era o Franco… Se soubesse concordaria consigo, era bastante inculto mas não li em lado nenhum que fosse esse o caso… O mesmo não se passa com o pessoal que trabalha no Jaen que obviamente não fez o seu trabalho.
      Não reconheceria a cara de um pol pot ou de um bokassa. Ninguém está livre de cometer este erro em qualquer lado do mundo. E mesmo sendo em espanha é natural que uma pessoa mais jovem nunca tenha visto a cara de Franco

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 10:12 pm

      Quantas etapas de montanha há na volta? É que eu só tenho equipa para a montanha no velogames.
      Delio Fernandez
      Vigano(sprinter)
      Gallego
      Carvalho
      Reis(contra-relogista)
      Sandro Pinto
      Frederico Figueiredo
      Joaquim Silva
      Ricardo Mestre
      Comentem, pfv!

      AM23

    • NSC
      Posted Julho 30, 2015 at 12:24 am

      Todos os dias vejo gente com a imagem do Carnicero de La Cabaña em t-shirts sem criar algum problema.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 30, 2015 at 10:47 am

      NSC

      Mas o que tem haver ver shirts do Che com este caso?
      Não foi um jogador português com uma shirts do Che em Cuba.
      Neste caso o bom senso devia imperar não sei quem é o fulano na shirt não uso é simples.

  • Kacal I
    Posted Julho 29, 2015 at 4:59 pm

    Era uma situação perfeitamente evitável, além de demonstrar desleixo e alguma falta de cultura, o clube também é culpado porque de certeza que algum responsável o viu com a camisola antes de apresenta-lo e nada fizeram, todos estiveram mal e os adeptos não devem estar nada satisfeitos, só espero que não o "marquem" e passem a desgostar logo de inicio porque será um mau começo, é esperar para ver.

    Quanto ao Caulker, é um central com maturidade e qualidade, no Cardiff esteve muito bem e foi dos melhores centrais da Premier League na altura e até se falou do interesse de Liverpool e Tottenham (regresso) mas preferiu o QPR e mal, jogou com regularidade mas a época correu mal ao clube e sofreram muitos golos até à descida, ainda assim é um bom reforço para o Southampton e num clube mais estável e com outras ambições em relação ao QPR poderá ser uma mais-valia, uma dupla com o Fonte será interessante.

    Por fim, mais uma vez a inflação do mercado inglês e o poder financeiro dos clubes, Chester e Brady não são jogadores de classe mundial, nem muito conhecidos mas eram dos melhores do Hull e fizeram épocas interessantes recentemente, agora não valem estes valores mas quem lucra é o Hull que encaixa um bom valor e os clubes pagam caro mas até recebem bons reforços.

  • produtordevinho
    Posted Julho 29, 2015 at 5:03 pm

    Não saber quem é o Franco é indesculpável, mas podia ser desculpável ele não saber que aquela figura na t-shirt era o Franco, isto é, associar a cara ao nome. Mas ele veio confirmar que desconhecia de completo, portanto esta questão é irrelevante.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 5:08 pm

      Sim essa pode ser a unica desculpa não saber qual era a cara do Franco mas andar com uma shirt de um líder militar não fica bem em lado nenhum.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 29, 2015 at 5:22 pm

      Quantas milhares de camisolas existem do suposto herói Che Guevara em Portugal?

    • João Dias
      Posted Julho 29, 2015 at 5:25 pm

      É indesculpável? Acham que os espanhóis se dariam ao trabalho de saber quem era Salazar?

      Se fosse um espanhol a vir para cá com uma t-shirt com o rosto de Salazar, já não seria escândalo nenhum…

      E diga-se, a ditadura portuguesa é muito mais interessante de analisar que a ditadura espanhola que se limitou a "imitar" Salazar aquando da sua implantação em Espanha.

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 5:31 pm

      Ricardo Ricard, essa é a verdade, mas custa a muitos engolir…

      Erwin SS

    • Pedro Leal
      Posted Julho 29, 2015 at 5:37 pm

      João Dias,

      Até no fascismo português sentes orgulho, incrível

    • Pedro Soares
      Posted Julho 29, 2015 at 5:44 pm

      João Dias, tu tens mesmo um complexo de inferioridade perante tudo o que não é estrangeiro, até numa questão de ditadura tu tens de vir dizer " a nossa ditadura é que era boa, a.dos outros não prestava"

      Pelo amor de Deus, mas há ditaduras melhores ou piores? Mais ou menos interessantes? Tu tens noção do que acabaste mesmo de dizer? Toda e qualquer ditadura é profundamente repugnavel PONTO, logo vires dizer que a.ditadura de Portugal é mais interessante não passa de uma criancisse e falta de noção, até porque as ditaduras na sua génese são todas iguais, não foi o Salazar que inventou nada

    • João Dias
      Posted Julho 29, 2015 at 5:46 pm

      Pedro Leal,

      De modo algum. Uma página muito negra da nossa história num período de total desrespeito pelos direitos humanos e liberdades cívicas.

      Agora, o facto de me interessar pelo tema não significa que me orgulhe ;)

    • Lars
      Posted Julho 29, 2015 at 5:47 pm

      João Dias não fales do que não sabes. Ja basta quando falas de desporto e só sai asneira.

      Para mim é uma imagem como as do Che Guevara. Além disso no ensino português só se dá, infelizmente, a ditadura de Franco e os seus detalhes no ensino superior, em cadeiras relacionadas com o sec. XX (e nem todas). É normal não associar o nome à cara, provavelmente comprou a camisola porque achou engraçada.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 6:17 pm

      Mas por haver milhares de shirts invalida alguma coisa que ele é nabo?
      O mesmo quem usa cá em Portugal shirts do Che Guevara e nem sabe que ele treinava as guerrinhas em Angola contra Portugal.
      As pessoas são incultas ponto.Vai tudo pela moda.

    • Madrugadas
      Posted Julho 29, 2015 at 6:28 pm

      Sim, é indesculpável alguém não saber quem foi o General Franco, bem como seria indesculpável não saber quem foi Salazar, Hitler, Mussolini, Perón, Fidel, Estalin, Kim Il-Sung, Pinochet, Saddam, Ceausescu, Gaddhafi, Kim Jong-Il, Eduardo dos Santos etc, etc, etc.

      Não digo que saibam o que fizeram, mas pelo menos saber que não foram propriamente pessoas para serem estampadas em camisolas…

      São monstros e devemos aprender que foram e o que fizeram ou ainda fazem, para não repetirmos erros!!

      Quanto ao que ele disse depois, desculpem-me mas ainda é pior, basicamente dizer que não sabe porque não tem de saber, porque viveu em Portugal…eu também vivo em Portugal!!! Isto só acresce ao estereótipo de que o jogador de futebol é bronco e só vê bola à frente, quando na realidade isso já não é bem assim, muitos e muitos jogadores são super inteligentes e poderiam ser outra coisa qualquer sem ser jogador de futebol!!

      É vergonhoso para Portugal e principalmente para os portugueses, e João Dias, só porque os outros podem não o fazer, nós devemos ser superiores e fazer, ou seja, só porque um espanhol poderia chegar cá com uma camisola do Salazar e não ser um escandalo ou não saber quem foi Salazar não significa que nós não devamos saber e possamos fazer o mesmo…
      Por essa lógica de ideias vamos começar a bombardear tudo só porque os Americanos e os Russos o fazem e ninguém diz nada, pelo amor de Deus….

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 6:29 pm

      Eu vou para o terceiro ano de medicina e não fazia a mais mínima ideia de quem era o Franco. Não vejo qual é o drama, ficaria muito mais preocupada se não soubesse quem tinha sido o Salazar. Esquecem-se que nem todos tem que saber acerca de tudo.

      Catarina Sousa

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 6:42 pm

      Ricardo e bandeiras ? Assim para o topo sul …

    • Madrugadas
      Posted Julho 29, 2015 at 7:02 pm

      Por esse prisma catarina sousa, também não há problema em não saber quem foram os outros, niguém tem de saber de tudo…

      Lamento que um estudante de medicina seja, pela intensidade e importância da matéria e das médias que tem de atingir, obrigado a não conhecer um bocadinho de história mundial, até porque são essas pessoas que mais tarde é esperado que liderem o nosso país!!

      Depois admiram-se que em pleno sec XXI ainda existam ditaduras…claro!! Não só não aprendemos com os erros do passado como a maior parte das pessoas nem acham mal não conhecer as piores pessoas do mundo!! Se fosse um Badoxa, Anselmo Ralph ou C4 Pedro ee Bo tem mel etc já conheciam, isso é que é importante, depois aparecem com camisolas de ditadores numa conferência de imprensa para o país ver…por acaso foi na 2ª B, se fosse no Real Madrid…Se não sabem quem são as pessoas não comprem camisolas com as caras estampadas!!!!!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 7:23 pm

      Madrugadas

      Subscrevo por completo.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 8:26 pm

      Madrugadas

      Aqui já concordo inteiramente contigo

    • Czarli
      Posted Julho 29, 2015 at 11:32 pm

      Meter Perón com Pinochet, Hitler e tantos outros… uiii… essa foi um tanto ao lado!!

      Não saber quem foi o Franco… Palavras para quê? Basta dizer que o Nuno Silva não é mais ou menos ignorante do que alguém que vai no 3º ano da faculdade. Cultura não se aprende mas adquire-se.

    • Anónimo
      Posted Julho 30, 2015 at 10:35 am

      Pedro Soares, nao concordo. Eu acho as ditaduras repugnantes mas que elas são repugnantes PONTO nao concordo. Ha certas coisas como a ordem pública que sao pontos positivos. E ha pessoas que apoiam os sistemas corporativistas e de direcção central (aconselho o debate sobre socialismo do século XX onde muitos supostos herois defendem um estado controlador). Com isto nao estou em NADA a defender uma ditadura. A democracia, como todas as suas limitações, é o melhor sistema político e aquele que permite uma economia baseada no mercado. Mais a vez eu repudio um sistema onde nao ha liberdade.

      Ze Maria

  • Filipe Ribeiro
    Posted Julho 29, 2015 at 5:03 pm

    Lá a maior parte dos jogadores de futebol tem a minima ideia quem é o Franco,Mussolini,Stalin,Pol Pot,Idi Amin,Mao Zedong etc.
    Eles sabem mas é quem é o dj do momento e coisas banais do género.

    • w1z3guy
      Posted Julho 29, 2015 at 6:12 pm

      É Mao Tse Tung, e nao Mao Zedong.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 6:15 pm

      Subscrevo inteiramente Filipe

    • Chinaman
      Posted Julho 29, 2015 at 6:31 pm

      Mao Zedong = Mao Tse Tung!

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 6:35 pm

      É o mesmo o que disseste é o nome traduzido do chines Mao Zedong era a tradução feita cá na Europa.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 29, 2015 at 6:49 pm

      A maioria dos jogadores vieram de origens humildes e não tiveram as condições de vida que muitos de nós aqui tivemos.

      Eu estudei historia a relativamente pouco tempo, ou seja, no 2° e 3° ciclo, não estudei no secundario porque sou de Ciências, mas Sei quem é o Franco, o Mussolini, etc, mas se me mostrarem a cara dos homens não sei identificar.

    • João Dias
      Posted Julho 29, 2015 at 7:01 pm

      Algo vai muito mal no ensino português. Rúben, no 6° ano já sabia dizer quem foi Hitler, Salazar, Mussolini, Franco e já sabia falar da 2° Guerra Mundial.

      E sou uma pessoa normalíssima, estudante universitário.

    • Pedro Leal
      Posted Julho 30, 2015 at 1:10 pm

      O Franco é muito pouco reconhecível pela cara, há que admitir.

  • António Vilares
    Posted Julho 29, 2015 at 5:03 pm

    Tudo bem que o clube deveria ter avisado mas acho que é preciso um bocado de bom-senso (e até educação) e perceber que não são preparos mínimos para ir a uma apresentação num novo posto de trabalho.

    Victor Golas prometia nos escalões de formação (muita gente quase pedia de joelhos que o brasileiro em tempos deveria substituir Rui Patrício no onze). Dos jogos que vi, até reconheço qualidade e acho que deveria ter tido oportunidades de continuar a evoluir em clubes de menor dimensão. A saída para um clube de Segunda Liga poderia fazer-lhe bem e ganhar um novo impulso na carreira

  • PM
    Posted Julho 29, 2015 at 5:04 pm

    Incrível essa situação do Nuno Silva!

    Que falta de noção, de um mínimo de conhecimento…enfim que falta de respeito!

  • João Dias
    Posted Julho 29, 2015 at 5:21 pm

    A ditadura franquista em tudo se assemelhou à ditadura salazarista. Ambos exaltavam o nacionalismo, o culto do chefe, a valorização da religião e mesmo o conservadorismo social e cultural.

    Agora, porque é que defendem tanto que este jogador deveria conhecer a figura de Franco?

    Acham que os espanhóis conhecem a ditadura de Salazar?Mas se não sabem, deviam saber até porque foi graças a Salazar que os nacionalistas venceram a Guerra Civil. Rezam as lendas que depois do apoio português a Franco, o ditador espanhol terá jurado a Salazar cooperação total.

    Mas ao que se sabe, ambos tinham uma relação muito fria. Meramente política. Basta dizer que um era nacionalista português e outro era nacionalista espanhol.

    • Kacal I
      Posted Julho 29, 2015 at 5:35 pm

      Ok, agora ele também podia ir vestido de uma forma diferente para a apresentação, é futebol mas não deixa de ser uma entrevista de trabalho (o Jackson no Atlético foi de camisa pelo menos) e sem esquecer o clube que podia ter avisado e evitado esta situação.

    • Lars
      Posted Julho 29, 2015 at 5:52 pm

      Como disse noutro comentário, não desfies conhecimentos sobre o que não sabes. Se não sabes o que foram as ditaduras autoritárias, totalitárias e as suas características não tentes mostrar que sabes.

      A ditadura franquista não era de inspiração portuguesa.

    • Rodrigo
      Posted Julho 29, 2015 at 5:55 pm

      Por favor se ele diz que sabe que e o Franco que esta na camisola sera que nao pensou que isso poderia causar algum mal-estar ? Qualquer pessoa com bom-senso evitaria uma situaçao deste genero.

    • Lars
      Posted Julho 29, 2015 at 5:56 pm

      Acrescento que, quando alguém usa a ditadura como uma forma de de vangloriar e dizer que é superior a outros, algo de estranho se passa.

    • João Dias
      Posted Julho 29, 2015 at 6:07 pm

      Lars,

      Estás a ter uma leitura desenquandrada das minhas palavras.

      Alguma vez eu me vangloriei com a ditadura salazarista?

      Apenas referi que o Salazarismo é mais interessante de se estudar que o Franquismo. É um tema que me cativa e tenho inúmeros livros em casa sobre esta matéria.

      E quando digo que é mais interessante de ser estudado baseio-me no facto da ditadura franquista se ter baseado em muito do que era o Salazarismo na altura.

      Aliás, digo-te, o salazarismo foi bem mais repressivo que o franquismo.
      Acham que em Espanha havia um Tarrafal?

      Já para não falar na tenebrosa PIDE que chegou a matar e torturar bem mais gente do que se julga.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 6:30 pm

      Um Português chega a Espanha com uma camisola do maior ditador de Espanha, e o que o João Dias faz?

      O João Dias vem atacar os….Espanhois e chamar os Espanhois de burros, porque pasme-se UM PORTUGUÊS foi para Espanha com a camisola de um Ditador Espanhol, o teu comentário é completamente surreal e sem sentido algum, e demonstra até alguma xenofobia/racismo, pois só para poderes atacar os Espanhois e defenderes um Português, chegas ao absurdo de vangloriar a ditadura em Portugal

      A sério o teu comentário não tem ponta por onde se pegue, e depois como o Lars diz e bem, é estranho quando alguém usa a ditadura como forma de vangloriar e dizer que é superior a de outros Países, sinceramente nenhuma ditadura é superior, são todas miseráveis e repugnantes

    • Lars
      Posted Julho 29, 2015 at 6:42 pm

      Meu amigo, os teus livros estão a enganar-te à grande. A ditadura de Salazar não era, de forma alguma, mais repressiva que a franquista. Eu estudei e estudo todas as ditaduras europeias do século XX.

      O salazarismo é um regime autoritário conservador de inspiração fascista. O franquismo é uma ditadura de inspiração fascista, igualmente, sendo que Franco era próximo do regime totalitário nazi e alguns autores reclamam que estava muito próxima de ser um regime totalitário.

      E a PIDE eram uns meninos comparados com as polícias secretas a sério do sec. XX, que essas sim, controlavam totalmente a vida da pessoa e por isso o regime de Hitler e de Estaline é considerado totalitário, tal como Cuba do século XX e a actual Coreia do Norte.

      Mas volto a frisar: Andar a comparar ditaduras não lembra a ninguém

    • João Dias
      Posted Julho 29, 2015 at 6:52 pm

      Dizer que os tipos da PIDE eram uns meninos é não saber do que se fala. Vê-se mesmo que não tens familiares que tenham sido vitímas da brutalidade dessa polícia política.

      E foste buscar o exemplo nazi quando nos estamos a cingir às ditaduras ibéricas.

      Franco não era de modo nenhum próximo do regime nazi. Nã havia qualquer caráter racista no seu regime muito menos uma visão imperalista ( aqui está a único ponto comum entre o regime nazi e o salazarimo).

    • Lars
      Posted Julho 29, 2015 at 8:51 pm

      João Dias… Perde 5 min e vai ler artigos científicos sobre a guerra fria e as posições ibéricas. Vai-te confirmar tudo o que disse sobre franquismo e salazarismo.

      Por fim… Um historiador não avalia a história segundo a ideia "tenho familiares que…". Um historiador olha para os FACTOS. Não olha para as suas proximidades emocionais/familiares/nacionais

    • Ana Sofia
      Posted Julho 30, 2015 at 12:26 am

      Joao Dias se o Lars estuda ditaduras europeias do sec XX acho que sabe o que está a dizer, acho que fala com conhecimento de causa e não por nacionalidade como o senhor. Penso eu que uma pessoa que faz do seu ganha-pão o estudo de ditaduras vai ter mais conhecimento do que outro que ainda anda na universidade e que se baseia em defender tudo o que é português, pasme-se até a ditadura ( o que ajuda a entender a maioria dos seus comentários). Só lhe falta dizer que a ditadura portuguesa foi pior que a Alemã.

      De resto estou de acordo com o Kafka e também já tinha reparado nisso, mas não é só com os espanhóis é também com holandeses e ingleses, principalmente a nível de jogadores.

  • HVieira
    Posted Julho 29, 2015 at 5:51 pm

    Meu deus, como é que uma equipa que desce ao Championship vende jogadores por mais de 10 milhões… Isto diz bem alguma coisa sobre o campeonato inglês

  • João Lains
    Posted Julho 29, 2015 at 5:55 pm

    Eu considero-me um indivíduo moderadamente culto (a literatura é o meu grande calcanhar de Aquiles), mas a única coisa que sei acerca do Franco, é que foi um ditador espanhol. Se me colocassem uma foto dele à frente, nem sequer o reconheceria. Porquê? Porque, para além de nunca ter mostrado curiosidade pela história do nosso país vizinho, os únicos regimes ditatoriais que foram aprofundados na disciplina de história, foram o alemão e o italiano. Será que também estou sujeito ao mesmo tipo de críticas que o jogador em questão?

    • Rodrigo
      Posted Julho 29, 2015 at 6:02 pm

      A questao e que ele sabia que personagem estava na camisola, logo deveria ter tido o mesmo raciocinio que tu.

    • João Dias
      Posted Julho 29, 2015 at 6:09 pm

      Não estás. De modo algum. Não tens obrigação nenhuma em conhecer a história do país vizinho quando do outro lado também não há curiosidade nenhuma em conhecer a nossa.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 6:13 pm

      Claro que não é normal levar uma t shirt para trabalhar com a cara do Stalin na Rússia do Pol Pot no Cambodja do Idi Amin no Uganda do Ceausescu na Roménia é o normal de cada dia nesses países.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 6:35 pm

      João Lains

      Se tu não conheces a personagem, impera o bom senso que no teu primeiro dia de trabalho num País estrangeiro não leves uma t-shirt de uma personagem que tu não conheces

      João Dias

      E em que te baseias para saberes que os Espanhois não conhecem a nossa história, neste caso em concreto há um Português que não conhece a história de Espanha e faz uma afronta destas no seu primeiro dia de trabalho, mas para ti claro, quem esta mal nesta história são os Espanhois e não os Portugueses, alias vindo de ti nem podia ser de outra forma

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 6:37 pm

      Claro João se o teu vizinho é ignorante tu também o podes ser.
      É só lógica nessa cabeça.

    • Pedro Pereira
      Posted Julho 29, 2015 at 7:49 pm

      Caro João, de facto a história interessa até ao ponto que se aprenda algo é se use eventualmente como ferramenta ou como criação de valores tendo em vista a evolução do ser. Neste caso vemos que a ignorância de um facto tão sensível como o regime de Franco ser usado de um modo leve (que de facto até concordava se o jogador soubesse o que andava a fazer e quisesse fazer qualquer afirmação de uma ideia) provoucou um episódio evitável, que poderá provocar mossa na carreira do jogador. Penso que neste caso nem foi ignorância, pois é coincidência a mais. É mais cobardia de não admitir a vontade. Um homem que fraquejou.

      Sobre o regime em si, penso que o João deveria investigar mais profundamente o que foi o regime, a guerra Civil que permitiu o controlo de Espanha, o genocídio perpetrado por comando de Franco, e claro a ideia ignorante de oferecer o território a uma família. De resto foi como Salazar, mais do mesmo, controlar o território por via da ignorância e repressão , para que os mesmos instalados continuassem instalados a beber bom vinho.

      Pedro Rosa

    • João Lains
      Posted Julho 30, 2015 at 9:14 am

      Pedro, eu enveredei pela área das ciências, mas o meu manual de história só aprofundava os regimes nazista e fascista. Em relação ao espanhol, limitou-se a fazer referência ao Franco, já que como dizes, é mais do mesmo, com a palavra repressão como denominador comum.

  • Nuno
    Posted Julho 29, 2015 at 6:00 pm

    O belga venceu mesmo, grande vitória. Era um dos que poderia fazer um bom resultado neste CR (até mesmo pelo que o VM disse acerca do prólogo que ele fez na Volta à Bélgica), mas não esperava que fosse mesmo vencê-lo. Gaetan Bille é, portanto, o primeiro ciclista a levar a camisola amarela desta Volta a Portugal. Em princípio, amanhã irá mantê-la, visto que se prevê uma chegada ao sprint. O Gustavo Veloso voltou a ficar perto da vitória na etapa (apenas a 2 segundos), sendo que o também belga Dimitri Claeys (e colega de equipa do Bille) ficou no 3.º lugar. Apenas destacar os mais de 30 segundos perdidos do Marque para a primeira posição deste prólogo, não esperava isto de um dos favoritos (poderão ser segundos importantes para se decidir, quem sabe, o vencedor). Ainda assim, falta muita Volta a Portugal pela frente e esperam-se grandes alterações na geral depois da 2.ª etapa com a primeira grande montanha desta Volta.

    • Nuno
      Posted Julho 29, 2015 at 6:36 pm

      Esqueci-me de referir que realmente foi um grande azar o que aconteceu ao Rafael Reis. Pelo CR que estava a fazer até ao momento, aponto mesmo para um possível top5 na etapa. Infelizmente aquelas coisas acontecem. Acredito que dará uma melhor resposta no CR longo.

  • Bruno S.
    Posted Julho 29, 2015 at 6:08 pm

    Dou o desconto do Nuno Silva não saber quem foi Franco e qual o impacto na história espanhola. Acredito que tenha gostado da tshirt e nada mais do que isso. E não deve ser censurado por isso.

    A questão é como é que ninguém no clube reparou na tshirt do rapaz. A falha está aí pois supostamente são espanhóis que estão à frente do clube.

    E uma coisa é certa: o Real Jaén atingiu as luzes da ribalta através de uma tshirt.

    Bruno S.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 6:40 pm

      O próximo jogador que assinar por um clube do Irão levar uma t shirt do Bush ou bandeira americana também lhe vão dar um desconto.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 7:03 pm

      Bruno S

      Vou dar-te a resposta que dei ao João Lains, se tu estas num País estrangeiro no teu primeiro dia de trabalho impera o bom senso que leves algo formal e discreto, e jamais uma camisola com a foto de alguém que tu não conheces

      É como o Filipe Ribeiro diz e bem, até lhe correu bem ter sido em Espanha, imagina lá tu que ele ia jogar para o Irão e levava uma camisola com a bandeira dos Estados Unidos, e o que não falta são t-shists com bandeira dos USA (ele é menino para não saber o que se passa entre os USA e o Irão)? Estas mesmo a imaginar o que ia acontecer? é melhor nem imaginarmos…

    • Bruno S.
      Posted Julho 30, 2015 at 8:38 am

      Kafka I

      Não te tiro razão. Deveria imperar o bom senso mas até já existem jogadores que são apresentados de boné. Longe vão os tempos em que a apresentação era algo formal.

      Mas não lhe posso apontar o dedo pela falta de cultura. Quantas das pessoas que aqui comentam só sabem quem foi Franco por causa das notícias?

      Nuno tem culpa. Mas as pessoas do clube também têm.

      E acredito que este episódio vai ditar uma curta aventura em Espanha.

      Bruno S.

  • JSC
    Posted Julho 29, 2015 at 6:58 pm

    A educação no Mundo está virada para que cada pessoa saiba muito de algo, o tempo em que qualquer pessoa sabia tudo já passou há cerca de 300/400 anos é natural que um jogador de futebol não se interesse por história e ninguém o pode censurar, sinceramente esta situação não me faz confusão nenhuma, os responsáveis do clube devia ter previsto isto quando se encontraram com ele antes da conferência de imprensa.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 7:30 pm

      O mal da educação mundial hoje em dis é a formatação dos jovens estudam para ter curso superior e só sabem o que estudam o resto do tempo perdem tempo com casas dos segredos e programas da treta.
      Não tenhas dúvidas que existe como eu conheço pessoas com o 6° ano com muito mais cultura geral do que os estudantes de medicina,advogacia por aí fora.

    • JSC
      Posted Julho 29, 2015 at 7:52 pm

      As pessoas são cada vez mais especializadas num só tema, só assim podem competir no mundo globalizado. Não tenho qualquer problema em assumir que a tua última frase esteja correcta, mas provavelmente esses "doutores" sabem muito mais acerca das suas respectivas disciplinas, portanto o nível de conhecimento seja equivalente, mas direccionado apenas num sentido.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 8:11 pm

      Mas quantos tem curso superior e depois trabalham no mesmo local dos que tem p 6° ano e o nível de conhecimento do mundo é banal.
      Sinceramente não sei qual a dificuldade de se querer ter cultura geral e ter boas conversas sobre os mais variados temas.
      Ainda para mais numa era que o acesso à informação está há distancia de um clique.

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 8:25 pm

      JSC

      Conhecer o suficiente da nossa história Mundial, é o minimo exigivel para não voltarmos a cometer os erros do passado…a hora e meia que talvez perdem a ouvir Anselmo Ralph ou a ver a casa dos segredos, dava para uma ida à Net e ficar a saber um pouco mais do Mundo em redor, e não deixariam de se poder especializar na mesma

      Claro que ninguém é obrigado a conhecer o passado, alias isto não é uma ditadura portanto somos livres para escolher aquilo que queremos saber e nos interessarmos, portanto até somos livres para decidirmos não querer saber NADA de NADA, mas quem escolhe ignorar por completo o passado da Humanidade, depois que não se admire de um dia voltar a apanhar um Hitler ou alguém dessa estirpe pela frente, porque esses Senhores chegaram também ao poder, não só por via da força, mas também pela ignorância do seu povo, pois alguns até chegaram ao poder de forma democrática, mas em virtude de terem um povo ignorante souberem transformar essa democracia numa ditadura, e depois já era tarde..

      Volto a frisar, não estou a dizer que as pessoas são obrigadas a saber, agora não se admirem um dia destes

    • João Batista
      Posted Julho 29, 2015 at 8:44 pm

      Va la que alguém tem bom senso!

    • JSC
      Posted Julho 29, 2015 at 8:59 pm

      Acho que um jogador de futebol não saber que a figura que trás na t-shirt é uma pessoa de interesse no país que vai seja uma regra válida para que seja despedido de se jogador de futebol (que suponho que tenha um código de conduta, a menos que esteja explicito nesse documento que essa razão seja suficiente para ser despedido por justa causa).

      Num âmbito mais geral, uma pessoa é mais interessante quando tem um discurso fluido e consistente sobre vários temas, no entanto algo que possa parecer de conhecimento geral para uma pessoa não quer dizer que o seja para outra, daí ser enriquecedor de vez em quando interagir com pessoas fora do nosso circulo.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 9:48 pm

      Ok para mim conhecimento geral é conhecimento geral e em muitas situações neste espaço reparo que maior parte até estudantes universitarios quando é preciso ter um pouco de conhecimento global é só pérolas.
      A mim faz me impressão porque antes as pessoas não tinham a mesma facilidade de ter conhecimento hoje não se tem porque não se quer,são muitas distrações que os jovens tem hoje em dia,fogo até pareço um velho a falar eheh

  • Paulo Ferreira
    Posted Julho 29, 2015 at 7:21 pm

    Ponham o rapaz num crucifixo! "O rapaz é ignorante", foi um acto indesculpável", "bastante inculto", etc,etc.
    É só pessoas eruditas para estes lados. Nem todos podemos ter uma sabedoria mais completa em todas as áreas, e muitos não sabem de certos temas e nem é por ignorância, só mesmo falta de interesse. É só "artistas". E o clube nem tem ninguém a acompanha-lo antes da apresentação para de chamar a atenção e assim mudar de T-shirt. A culpa é toda do rapaz. Poupem-me.

  • Bearzot
    Posted Julho 30, 2015 at 9:28 am

    "O que nasce torto tarde ou nunca se endireita"…tem tudo para ser o Paulo Machado do Jaen.

    Só uma pergunta: vocês já repararam bem no estilo da MAIORIA dos jogadores de futebol? O que está na moda é que impera no guarda roupa diário. O Nuno Silva nem fazia ideia do que levava estampado…

Deixa um comentário