Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Valencia versão 2015-16: Recuperar o estatuto de 3.º Grande

O Valencia é um gigante adormecido, que já nos anos 2000 disputou finais da Champions e uns anos mais tarde, com Benitez, venceu a La Liga por duas vezes e ainda juntou a isso uma Taça UEFA. Não sendo por acaso que está a construir um estádio com capacidade para 77 mil pessoas, o que diz bem da força do clube. Agora, sob a liderança de Peter Lim, o conjunto Che conseguiu já um 4.º lugar no campeonato, mas com todo o investimento que tem sido feito no plantel de Nuno Espírito Santo, o objetivo para a próxima época passa por tentar pelo menos assumir o estatuto de 3.º grande do futebol espanhol. Para tal, o Visão de Mercado aponta um possível elenco para os morcegos para a época 2015-16:

GR: Diego Alves, Moyà (Atl. Madrid), Yoel – O guardião brasileiro foi um dos destaques da La Liga, mas acabou por se lesionar na ponta final da época. Como tal, é necessária a contratação de um novo portero para tomar conta das redes enquanto Diego não recuperar. Valdés, Sirigu e Patrício tem sido falados mas Moyà, que perdeu espaço com a afirmação de Oblak, era uma das melhores escolhas possíveis. Yoel já foi contratado ao Celta e fechava um elenco de luxo para a baliza Che.
DD: Cancelo, Barragán – O espanhol foi o dono do lugar na época passada, mas é provável que este ano o português tenha mais oportunidades e confirme todo o potencial que apresenta (principalmente a nível ofensivo, onde é dos melhores da Europa).
DC: Mustafi, Garay (Zenit), Vestergaard (Werder Bremen), Vezo – Com a provável saída forçada de Otamendi, que já disse que não queria voltar ao clube e até ameaçou não se apresentar, fica a faltar um parceiro para o alemão Mustafi e o ex-Benfica Garay seria um dos melhores alvos. Para não espremer tanto a dupla como no ano passado é viável que Nuno contrate ainda mais um central, sendo o promissor Vestergaard um alvo interessante e uma garantia para o futuro. Vezo fica como 4.º central, já Victor Ruíz vai ficar em definitivo no Villarreal.
DE: Gayà, Orbán – Posição fechada. O espanhol já renovou afastando uma possível saída para o Real Madrid, enquanto que o argentino fica como alternativa, sendo que ainda pode jogar a central (no ano passado destacou-se num sistema a 3).
MDF: Danilo (Braga), Fuego – Faltava uma opção para o meio campo defensivo e a chegada de Danilo Barbosa, promissor médio defensivo do Sp. Braga, resolve essa lacuna. Fuego, no entanto, deve continuar a ser o dono do lugar.
MC: Enzo, Parejo, André Gomes – Outra posição fechada para reforços. Parejo e André Gomes foram dos melhores da equipa na temporada passada e Enzo, apesar de ter sido flop em 2014-15, tem tudo para convencer nesta nova temporada. Guardado esteve em destaque no PSV e vai ficar pela Holanda.
EXT: Cuadrado (Chelsea), Mina, Feghouli, Piatti, Cartabia – Talvez um dos pontos fracos da equipa o ano passado, o que obrigou Rodrigo a jogar descaído sobre a ala várias vezes. Piatti ainda teve uma fase fantástica mas acabou por se lesionar e com isto a equipa sentiu bastante falta de um extremo desequilibrador (Feghouli desiludiu). Com a chegada de Cartabia e a aquisição de Santi Mina, o setor já ganhou nova alma, mas falta uma contratação bomba, como Cuadrado, que não parece ter espaço com Mourinho. De Paul e o recente reforço Bakkali deviam ser emprestados.
PL: Alcácer, Rodrigo, Negredo – Uma das posições com mais qualidade na equipa. Paco Alcácer já deu um cheirinho do que pode fazer no ano passado e tem tudo para impulsionar os seus números, Rodrigo, com a sua versatilidade, pode desempenhar vários papéis em vários sistemas (e esteve bem na segunda metade de 2014-15) e Negredo, apesar de parecer ter sido uma aquisição desnecessária (um dos riscos de contornar o Fair-Play financeiro), oferece experiência e outra presença na área.
Empréstimos: De Paul, Bakkali, Vinícius Araújo
Saídas: Otamendi, Ruiz, Guardado, Míchel, Ibáñez
Entradas: Yoel, Moyà, Garay, Vestergaard, Danilo, Mina, Bakkali, Cuadrado, Negredo
Fábio Teixeira

0 Comentários

  • João Magalhães
    Posted Julho 16, 2015 at 9:12 pm

    Subscrevo o plantel e talvez fosse de evitar a compra de dois centrais, dando espaço na hierarquia ao Vezo e promovendo um outro central da casa. O Orban também faz as duas posições e é um elemento muito importante dada essa polivalência.

    Parece que o André está a acelerar a recuperação, pelo que pode voltar mais cedo para continuar a demonstrar o protagonismo da temporada passada. Revigorado também está o Negredo que, ao que tem sido veiculado pela imprensa, chegou à pré-temporada bem mais magro. O Cuadrado encaixava, de facto bem, e podia suprir essa irregularidade dos extremos do plantel. Jesé podia ser outra opção.

    Mais um dado relativo ao Valência: Carlos Carneiro, ex membro da estrutura do Paços, pode estar a caminho do clube para o cargo de director. Rufete,Salvo e Ayala têm sido despejados do clube desde que a dupla Mendes e Lim entraram em acção.

  • Rodrigo
    Posted Julho 16, 2015 at 9:13 pm

    Bom plantel, Fabio. Creio que daria para os 4 primeiros da La Liga e para realizar uma boa Liga dos Campeoes, apesar do Valencia ter de ultrapassar um play-off.

  • Ricardo
    Posted Julho 16, 2015 at 9:32 pm

    O Patricio era uma solução para o Valencia.
    Central porque não o Vlaar?
    Extremo acho que vai ser o Gaitán.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Julho 17, 2015 at 12:38 pm

      Mais de 10 milhões por um guarda redes quando têm o Diego Alves para assumir a titularidade assim que regressar de lesão? Não faz muito sentido…

      Vlaar e Gaitán também seriam boas apostas do Valência!

  • João Dias
    Posted Julho 16, 2015 at 9:39 pm

    Serei o único a achar que o Vezo seria uma excelente opção para os 3 grandes?

    O Sporting poderia equacioná-lo.

    • Fabio_33
      Posted Julho 16, 2015 at 9:47 pm

      Para quê? Jovens com muito potencial para aquela posição já temos, precisamos de um patrão. Para além disso o Vezo é inferior aos 3 centrais do Sporting.

    • Anónimo
      Posted Julho 16, 2015 at 9:55 pm

      Provavelmente, se ele viesse para o benfica ou para o Porto ia andar pela equipa B ou emprestado. O Sporting precisa de um central experiente, não de mais um miúdo com potencial para isso há Tobias e Paulo oliveira, e também Ruben semedo…

      deixa o estar onde esta…

      Carlitos

    • Ninja
      Posted Julho 16, 2015 at 10:01 pm

      Vezo, Figueiras, Horta…

      No meio de tanta aquisição há valores que escapam ao "eucalipto"

      Como Portista Figueiras esta me aqui atravessado até mais que os outros…

    • Pedro L
      Posted Julho 16, 2015 at 10:04 pm

      O Sporting precisa de um central experiente!! Já o Benfica têm o Luisão que já não caminha para novo, o Jardel que pode ser vendido e o Lisandro Lopéz que têm vindo a decepcionar, mas que eu acredito que ainda vai triunfar na luz. Sendo assim se o Jardel saísse poderia vir o Vezo se bem que eu preferia o Ilori, que pode ser dos melhores do mundo!! Já o Porto acho que deveria aproveitar o Rolando, mas adiante…

    • Anónimo
      Posted Julho 16, 2015 at 10:59 pm

      Pelo menos esta época o jardel não é vendido a não ser por uma grande proposta. Aliás penso que o Benfica quer fazer dele um novo Luisao e acho que ele é capaz de o fazer se der continuidade ao que fez este ano.

      TM

  • Kacal I
    Posted Julho 16, 2015 at 9:41 pm

    Excelente post, mais um.

    O objectivo do Valência tem que ser assegurar o 4º lugar e lutar pelo 3º, tentar conquistar a Taça (acho que todos os clubes do Top 5 ou 6 devem lutar por esse objectivo, pelo menos chegar à final) e na Champions passar a fase de grupos (depois o que vier será bónus), caso caíam para a Liga Europa é lutar pelo troféu e pronto.

    Quanto aos reforços, pouco a dizer e subscrevo as tuas escolhas, talvez apostasse no De Vrij em vez do Vestergaard (no entanto Mustafi-Garay é uma excelente dupla e para 3ª opção mais vale ter o jovem promissor dinamarquês, concordo), a única alteração que fazia era contratar o Salah em vez do Cuadrado, embora o colombiano também seja uma excelente opção mas preferia o egípcio.

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 16, 2015 at 9:55 pm

      E mais realista, diria. Nós até ja falamos nisso, o Salah em Valência era o ideal para às 3 partes.

      Também não percebo esta atitude com Cuadrado, acho que merece um segunda oportunidade. Chegar a meio de uma epoca não é facil para ninguem.

    • Careca
      Posted Julho 16, 2015 at 9:56 pm

      Concordo com a escolha do Salah, não estou a ver o Mourinho deixar o Cuadrado sair já, especialmente por valores consideráveis. Lamela poderia ser outra boa opção

    • António Vilares
      Posted Julho 16, 2015 at 10:20 pm

      O Sevilla está a reforçar-se muito bem e irá dar mais luta pelo 4ºlugar que penso ser o objectivo da época já que considero que ainda existe uma longa distância para com o Atlético de Madrid.Concordo contigo Kacal I.

      Careca, Lamela também acho que seria uma grande opção para o clube!

    • Kacal I
      Posted Julho 16, 2015 at 10:53 pm

      Rúben Gomes,

      Sim, já falamos nisso e também acho que é uma opção mais realista, seria realmente o ideal para todas as partes e seria brutal ver o Salah na La Liga.
      Quanto ao Cuadrado, subscrevo, acho que merece mais uma oportunidade.

      Careca,

      Também acho que o Mourinho não vai deixar sair e o Cuadrado e, caso deixe, será por valores altos que permitam um excelente encaixe para cumprir as regras do fair-play financeiro e o avança para a contratação de outro jogador, já o Salah seria a opção ideal e o Lamela também seria uma boa opção, concordo.

      António Vilares,

      Exacto, o Sevilla está a reforçar-se extremamente bem e o Atlético também, acho que vai ser uma luta a 3 pelo 3º lugar mas o objectivo do Valência deve ser assegurar o 4º lugar, também acho que o Atlético tem uma vantagem significativa.
      Quanto ao Lamela, seria uma das boas opções mas o Salah era o ideal, a meu ver.

    • Anónimo
      Posted Julho 17, 2015 at 12:23 am

      E porque nao Gaitan em Valencia, acho q encaixaria melhor aqui que no Atletico.
      Manel

  • karabatic13
    Posted Julho 16, 2015 at 9:55 pm

    Os adeptos chés não vão tolerar muito tempo esta afronta do Mendes e seus comparsas. Vocês vão ver.

    • Kafka I
      Posted Julho 16, 2015 at 10:12 pm

      Concordo, e a única coisa que vai salvando o entorno do Mendes será os resultados, mas se a época corre mal, vai tudo out

    • João Dias
      Posted Julho 16, 2015 at 10:12 pm

      " Quem paga a orquestra é que escolhe a música ".

      Se não fosse o Mendes a chamar o Lim já o Valencia tinha ido à falência.
      Seja como for, pelos resultados, eles não têm razão de queixa.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Julho 17, 2015 at 2:25 am

      O Mendes ainda se mexe muito bem, mas espero que por pouco tempo. Este tipo de pessoas não fazem falta nenhuma ao futebol.

      Quanto ao Valência, obviamente que dependendo do investimento (que na minha opinião, até pode claramente ser mais forte do que o "sugerido" neste post), pode muito bem atacar o 3o lugar. No entanto, na actualidade, o Atlético continua a ter o melhor treinador da La Liga e isso tende sempre a balança para o seu lado, nesta luta pela La Liga dos "humanos".

      Estou curioso para ver como corre a época a Luís Enrique, muita gente afirmou que foi a melhor equipa do Barcelona dos últimos anos, que a equipa estava mais equilibrada, que recuperou vários jogadores, que a defesa melhorou, que o ataque encantou, mas a mim, ainda não me convenceu por completo.

      Quem está numa das 3 melhores equipas da europa, arrisca-se sempre a ganhar tudo, mas caso o sucesso de Luís Enrique se repita esta época, essa desculpa de nada valerá, serei o primeiro a vir aqui admiti-lo.

      Na época passada, acho que o RM era o verdadeiro favorito a ganhar a La Liga e foi mais por demérito deles do que por mérito do Barcelona que se deu a vitória. Com isto não quero desvalorizar o Barcelona, porque foi justo vencedor, mas custou-me aquele desperdício do Real, após N vitórias seguidas.

      Acho que o Luis Enrique teve um mérito gigante em manter a equipa sem lesões e com uma capacidade física anormalmente duradoura. Óbvio que também entra aqui o factor "sorte", mas isso é como em tudo na vida. Aqui sim, sem dúvida, teve mérito.

      Na champions gostava de ter visto o Chelsea a ir mais longe e gostava de os ver enfrentar este Barça .. Eram um dos candidatos, bem mais forte que o PSG que justamente os eliminou. Os favoritos foram e serão "sempre" nestes anos seguintes, Barcelona, Real, Bayern e qualquer equipa grande que tenha Simeone, Mourinho, Guardiola ou outro treinador que faça a diferença.

      Resumindo, brilhante época do Barça, justos vencedores em todas as competições. Se Luis Enrique ficar por "aqui", já será relembrado como uma peça importante da história recente dos cules, mas se continuar a destacar-se desta forma, vai calar muitos que como eu, ainda não o colocam no Olimpo dos treinadores.

      PS: O treinador do RM não é do meu agrado, principalmente porque, tal como o seu antecessor, não é propriamente um mestre de maratonas. Algo que o RM precisava urgentemente. Daí uma certa vantagem para os da catalunha.
      Neste momento e já na época passada, após a décima, o Real tinha tudo para apostar a 100% na Liga, mantendo a base da equipa e reforçando o banco e um ou dois sectores. No entanto, aquela gestao danosa foi vender o di maria, comprar o james, vender o morata, comprar o hernandez .. enfim, mexer no que já estava bem .. não se trata de discutir qualidade de jogadores .. se eu tenho um jogador que vale 79 em 100 com margem de progressão, nao vou vende lo para comprar outro que vale 80 em 100 tb com margem, mas que ainda se tem de adaptar .. ainda para mais quando há coisas mais urgentes..

    • Kafka I
      Posted Julho 17, 2015 at 9:22 am

      Pedro

      Subscrevo toda a tua análise ao Barça, penso o mesmo, inclusive do LE, pois há 1 ano atrás eu era um dos seus criticos e não via com bons olhos a sua contratação

      Claro que ele têm-me vindo a calar e o merito que teve não só na questão fisica da equipa, como no ressurgimento de jogadores como Messi, Pique, Dani Alves etc..e até por ter posto o Barça a jogar de uma forma mais vertical apostando mais nas transições (pessoalmente gosto mais deste estilo), há que lhe ser reconhecido, porque isto também é dedo do treinador, não é apenas os jogadores que são muito bons.

      No entanto agora é como em tudo na vida, para seres um dos grandes não basta chegar ao topo, o que marca a diferença dos grandes para os outros, é a consistência, portanto o LE já chegou lá acima, agora o mais difícil será manter-se lá

  • Filipe
    Posted Julho 16, 2015 at 9:55 pm

    Concordo com tudo excepto o cancelo ser dos melhores do mundo ofensivamente, pode ser que la chegue mas ainda ten que ganhar muito calo.

    • max alves
      Posted Julho 16, 2015 at 10:48 pm

      Axo um grande grupo,concordo contigo e so nao entendo essa rejeicao ao de paul fez uma boa temporada e teve minutos ano passado deveria continuar no clube,e outro ponto era tentar um meia e vender o enzo porque pra mim nao eh assim tao bom quanto muitos pensam….mas aceito uma nova aposta

  • Rafael Vicente
    Posted Julho 16, 2015 at 9:59 pm

    Quando é que o novo estádio vai estar pronto?

    • Kafka I
      Posted Julho 16, 2015 at 10:08 pm

      Caro Rafael

      O Estádio até já devia estar feito há anos, as obras estão paradas desde 2009 ehehe

      Mas agora mais a sério, as obras acho que já foram reatadas e está prevista a inauguração para 2019, ano do centenário do valência

    • luis bcn
      Posted Julho 16, 2015 at 10:15 pm

      Nunca…acabaram agora de renovar o velho (que ficou um espetaculo, pelo menos à primeira vista, por fora). De facto o Mestalla por fora era muito mau

      O Nou Mestalla está parado creio que desde 2008 e estes novos investidores fizeram promessas… mas até ver as obras continuam parada (mas falasse que em 2017 pode estar pronto).

      De referir que o Nou Mestalla (Novo Mestalla) vai ser um estádio verdadeiramente espetacular (se alguma vez o acabarem) e vai ter capacidade para 75 mil pessoas

    • Rafael Vicente
      Posted Julho 16, 2015 at 10:22 pm

      Pois eu tinha ideia que já estava planeado há muito tempo. Mas tenta demora pôs-me em dúvida.
      Quanto à inauguração do Valência ser no centenário acho que faz sentido. E já agora também se vai chamar Mestalla?

      E obrigado pelo esclarecimento.

    • Kafka I
      Posted Julho 16, 2015 at 10:28 pm

      Penso que sim Rafael, irá manter-se o nome, mas isso não tenho a certeza

  • Anónimo
    Posted Julho 16, 2015 at 10:09 pm

    Preferia valdes para a baliza de resto só trocava o empréstimo de bakali pelo de cartabia porque acho que o holandês vai jogar muito com o Nuno e contratava jese Rodríguez em vez de quadrado de resto está perfeito.
    Francisco Borges

  • Pedritxo
    Posted Julho 16, 2015 at 10:21 pm

    Moya para a baliza seria a contrataçao perfeita, porque Diego Alves voltando continua a ser o titular,isto se mantiver a sua qualidade e Moya da segurança, enquanto ele nao regressa, agora valdes nao faz sentido ,porque se valdes vai e para ser titular e depois de po-lo la e dificil tira-lo.

    Vezo Mostrou qualidade quando jogou pelo valencia, poderia ser a 3ºopçao, mas porque nao contratar o defesa do bremen?
    Qualquer coisa poderiam tentar vlaar.

    O Meio campo parece ja estar fechado.

    Como dito, os extremos foram o ponto fraco, tambem muito por culpa da ma epoca de Feghouli, porque ele tem qualidade e se rendesse o que se esperava tava garantida grande rendimento nas alas.
    Cuadrado seria excelente para eles, se falhar cuadrado ,Gaitan ja que o valencia tem boas relaçoes com o benfica, poderia ser uma hipotese.

    Avançados fechados e com grande qualidade

    O Futebol Espanhol e o futebol precisam do valencia do virar do seculo, como o futebol era muito melhor na altura, com imensas equipas tao boas e a praticar bom futebol, com nrs10 nas equipas a espalhar magia.

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 16, 2015 at 10:52 pm

    Recuperar o 3º lugar?

    O Valencia tem é que se pôr a jeito para não perder o 4º para o Sevilla, já que o Atlético está neste momento 3 patamares acima dos che.

    Quanto ao plantel, é bom de facto, mas totalmente irrealista.
    Garay é nesta altura um dos melhores centrais do Mundo, mas que infelizmente optou por uma Liga periférica e sem expressão.
    Duvido seriamente que a sair do Zenit, vá parar a Valencia, quando assentaria que nem uma luva em Manchester.
    Cuadrado só sairá de Londres, caso o Chelsea recupere o seu investimento, e os londrinos e Mourinho não são o Real Madrid a negociar.

    De resto, acho que Nuno deveria moldar a equipa à qualidade dos jogadores que tem à disposição, e quem tem no ataque Negredo, Rodrigo e Paco Alcácer, não pode jogar só com 1…é quase um crime!

    Sugeria uma mudança táctica para um 4-4-2 com utilização de interiores, reforçando a equipa che 3 posições core, lateral direito, central e mais um médio de apoio.
    Para guarda-redes optaria por um elemento experiente que pudesse garantir tranquilidade ao sector defensivo enquanto não volta Diego Alves,que é senão o melhor, parte do top 3 de La Liga, e neste caso a aposta em Moyá é muito bem vista.

    Seria algo deste género:

    Moyá/Diego Alves
    Van Der Wiel, Mustafi, Umtiti, Gaya
    Danilo, Parejo, Enzo/André Gomes, Kovacic (sim seria esta a loucura do Verão ché, mas encaixava que nem uma luva)
    Negredo, Alcácer/Rodrigo

    • Rúben Gomes
      Posted Julho 16, 2015 at 11:10 pm

      Subscrevo. Eu proprio ja defendi essa mudança tatica.

      O NES deveria saber que Rodrigo é muito mais produtivo como 2.° avançado. Deveria saber que Enzo só rende como médio centro fazendo area a area.

      Poderão perguntar: " E o Gomes?"

      Ele jogou imensas vezes descaido para a esquerda ( no Bernabeu, por exemplo ) e dada a escassez de alas/extremos acima da média e que possam acrescentar qualidade ao ultimo terço era a opção acertada.

    • Flávio Trindade
      Posted Julho 16, 2015 at 11:34 pm

      Sim Rúben,

      A ideia seria um pouco essa.

      Bakkali é um jovem de grande potencial, mas ainda verdinho para estas andanças, Rodrigo na ala não rende metade,e sinceramente não sou grande fã de Feghouli, que sempre me pareceu daqueles jogadores de engate. Até Cancelo jogou a extremo na época passada.

      Logo adoptar uma táctica que colocasse o ênfase nas valencias dos próprios jogadores e que além do mais é raramente utilizada na Espanha seria óptimo.

      O meio campo ganharia capacidade de pressão, maior capacidade de posse e estaria menos dependente das transições e os movimentos ofensivos pelas alas ficariam a cargo dos laterais, e quer Gayá, quer Van Der Wiel e mesmo Cancelo são fortissimos nesse capítulo. Além do mais, estes 3 avançados dos che são garantia de golos, de muitos golos caso sejam bem servidos.

    • Pedritxo
      Posted Julho 16, 2015 at 11:49 pm

      Essa tatica seria bastante boa para o valencia, porque precisa de laterias ofensivos e cancelo e gaya sabem subir bastante bem.

  • Marcelo Silva
    Posted Julho 17, 2015 at 12:20 am

    Acho muito curto só haver 5 médios, esta época o Valência vai ter jogos a meio da semana

  • Correia
    Posted Julho 17, 2015 at 2:37 am

    Apesar da boa equipa o Valencia fica atrás do Atlético Madrid.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 17, 2015 at 8:17 am

    Isto era excelente. Conseguir Garay para o lugar de Otamenti, com a contratação de Danilo e conseguir Cuadrado para a direita, o Valência ficava ainda mais forte para a nova temporada!

  • De Carvalho
    Posted Julho 17, 2015 at 11:17 am

    Excelente análise mas penso que este Valência podia tentar o regresso de SILVA e na extrema ir buscar o lamela aí sim ficavam com uma grande equipa.

    De salientar a falta de ética desportiva de OTAMENDI é incrível o que anda a fazer.

  • The Monster
    Posted Julho 17, 2015 at 12:02 pm

    Em vez de contratarem esse jovem ao Werder Bremen, contratavam um jovem de 18 anos, espanhol, que foi titular e capitão do Zaragoza, falo de Jesús Vallejo.

Deixa um comentário