Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«QUAM CITO TRANSIT GLORIA MUNDI»

Quem és tu? Tu, qual demiurgo, que te pavoneias com um “Rei na barriga”… Tu, que te consideras mártir do fado que os Deuses do Futebol te reservaram… Tu, que, mercê da imaturidade, ousas caminhar sozinho… A ti, insolente filho de Anfield Road, eu te julgo e condeno! 
É oficial! Desfecho previsível para uma das mais badaladas novelas deste verão. Sterling foi oficialmente apresentado como Citizen e muda-se para Manchester, após cinco épocas ao serviço do Liverpool, a troco da módica quantia de 69,5 milhões de euros, repito, 69,5 milhões de euros!
Esta é uma daquelas transferências que, pela sua natureza e pelos contornos da mesma, me deixaria em alvoroço, todavia, não posso deixar de me sentir nauseado pela falta de sensibilidade demonstrada por todos os intervenientes – sem exceção – na hora de lidar com um dossier tão delicado. 
Insatisfeito, o jogador fez uma birra do “estilo Bruma” para forçar a saída do clube. Apregoou ao mundo que queria conquistar troféus, que queria alcançar a glória e escalar até ao cume do Olimpo, olvidando-se, todavia, que os troféus não são prémios honorários, que é necessário merecer conquistá-los, e, aqui, faço minhas as palavras de Jamie Carragher, que, oportunamente, questionou onde estava Sterling na meia-final da FA Cup contra o Aston Villa? O que é que Sterling fez na Liga dos Campeões? Nos últimos meses, Sterling encarnou o papel de virgem ofendida, olhando com desdém os seus antigos colegas, como se estes não fossem dignos do seu talento, como se fosse uma estrela deslocada da sua constelação. 
Na mesma ala da mesa de negociações, o agente do internacional inglês, que, tal como os muitos “Cátio Baldés” deste mundo, faz da sua carreira uma verdadeira odisseia em busca da próxima esmola, tudo terá feito para minar a cabeça do jogador, por forma a convencê-lo que uma mudança para o Etihad seria o grande salto qualitativo que a sua carreira tanto necessitava. 
À margem do litígio entre entidade patronal e funcionário, encontra-se o culpado silencioso, o Manchester City, que durante todo este tempo agiu na penumbra, semeando deliberadamente uma tempestade em balneário alheio, todavia, esperançoso que ninguém denunciasse as artimanhas impúdicas empregues para seduzir o jogador a ingressar nas suas fileiras.
Por fim, resta adicionar à equação a direção do Liverpool, que, ingenuamente, beatificou um jovem que ainda ontem estava na fase puberdade, oferecendo-lhe um salário principesco, outorgando-lhe, consequentemente, um estatuto que, além de imerecido, não foi conquistado. Que terão a dizer Philippe Coutinho e Jordan Henderson, cujo papel na equipa é tão, ou mais, significativo que o de Sterling, deste manifesto culto da personalidade?! Relembro o leitor que estamos a falar de Raheem Sterling e não de Luis Suárez!
Deixemos, agora, o campo da ética e da deontologia e centremo-nos no que realmente importa, o impacto que a transferência mais mediática do defeso terá nos respetivos clubes. 
Contas feitas, o Liverpool, apesar de pressionado, acaba por realizar um negócio brilhante (a meu ver, comparável com aquele que levou David Luiz para o Parc des Princes). Viu-se livre de uma “erva daninha” do viçoso gramado de Anfield Road e, ao mesmo tempo, arrecadou um montante considerável que lhes confere outro poderio de negociação e de investida no mercado, esperando-se – ao invés do que aconteceu na época transata – movimentações cirúrgicas da parte de Brendan Rodgers, a começar, desde logo, pela aquisição de um extremo que colmate a saída do novo “Judas” de Merseyside, que, de resto, não se afigura difícil, pois uma quota-parte da maquia recebida será suficiente para recrutar um jogador de créditos firmados e de qualidade superior à do seu antecessor – já se fala no ingresso de Marco Reus, que, lembre-se, a continuar no Signal Iduna Park, também não ouvirá o hino da Liga dos Campeões esta época e que, a mudar-se para Anfield, teria um impacto imediato na equipa dos Reds e proporcionaria um boost moral em todo o balneário.
Já o Manchester City acaba por concretizar, possivelmente, um dos piores negócios da história da modalidade. É certo que Sterling ainda é jovem e tem muitos anos de futebol para dar, no entanto, creio que os Citizens acabam por pagar um valor excessivamente inflacionado por um atleta que, além de não proporcionar um upgrade qualitativo significativo na equipa, dificilmente conseguirá justificar o montante investido no seu passe. Uma verba de tal ordem deveria, antes, ser investida num jogador de classe mundial no expoente da sua carreira, requisito que, por enquanto, Sterling não satisfaz. O Manchester City acaba, então, por pagar 68 milhões de euros “por potencial”, tal como Rio Ferdinand mencionou. Se por um lado é indubitável que o talento abunda nos pezinhos do jovem extremo inglês, não o deixa de ser também que poucas ou nenhumas garantias existem de que Sterling se irá afirmar perentoriamente na equipa dos vice-campeões ingleses. Aliás, o jogo da maior promessa da seleção dos três leões tem, impreterivelmente, que ser aprimorado. Esta época ficou patente que se trata de um jogador com limitações, na medida em que não tem um plano de recurso quando as coisas não lhe correm de feição, isto é, o seu jogo carece de versatilidade, o que se pode revelar um handicap capital ao serviço de uma conjunto que se bate pelo título como o Manchester City. Quero com isto dizer que as arrancadas explosivas não podem ser o único trunfo do jogo de Sterling, principalmente, se consideramos que na época que se avizinha este irá enfrentar, em 95% das ocasiões, equipas escrupulosamente talhadas para garantir o empate (ao contrário do que se verificava quando alinhava pelo conjunto da cidade dos Beatles), em que o espaço para correr e progredir será substituído por verdadeiras muralhas edificadas à entrada da área adversária e, obviamente, as situações de contra-ataque não irão abundar. Resumindo, Raheem Sterling ainda não é uma garantia de 25/30 golos por época para a sua equipa (golos e assistências combinados), daí, considerar que o City não se perfila como o clube adequado para o jovem inglês desenvolver o seu jogo, onde exibições menos conseguidas poderão culminar na perda de minutos de jogo, premissa que, de resto, corrobora a opinião daqueles que defendiam que a melhor opção seria a continuidade em Anfield
Por fim, podemos levantar uma outra questão intrigante. Suponhamos que tudo o que acabo de referir está errado e que Sterling se torna, no imediato, no jogador sensação da Premier League. Como é que os Citizens vão controlar as aspirações do jogador e o seu ego? É que, de acordo com este cenário e atendendo às informações veiculadas pela imprensa, o mais certo é assistirmos a um novo capítulo na novela “A Diáspora de Sterling”, cujo desfecho passará, tal como os mais recentes contos de fada, por um pedido de “asilo” à embaixada merengue! Posto isto, não posso deixar de atribuir outro estatuto, que não o de derrotado, ao Manchester City, pois nenhuma das realidades projetadas se afigura jovial.
Em suma, e não me querendo alongar muito mais, o caso Sterling traz à tona um dos mais gritantes problemas do futebol contemporâneo: jogadores que carecem de valores e sedentos de glória instantânea, que à merce do estatuto e do poder desmedido que lhes é outorgado, desde muito jovens, se sentem no direito de vergar e humilhar os seus clubes – e até mesmo verdadeiras instituições do universo futebolístico como o Liverpool.
Sentencio este julgamento com um desabafo… Que falta fazem no futebol contemporâneo os “Gattusos”, os “Roy Keanes”, os “Patrick Vieiras”, verdadeiros soldados, capazes de encostar às cordas os “fedelhos”, de lhes mostrar o que é sentir um clube, de colocar sobre os seus ombros o peso da história e do legado do brasão que carregam no seu peito… Bem haja os “Jorge Costas” deste mundo!

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Pateira

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Julho 16, 2015 at 12:55 pm

    Texto interessante, que demonstra a tua ligaçao ao Liverpool, mas que na realidade relata aquilo que se passe em geral no futebol moderno. Os jogadores nao pertencem a clube nenhum, alinham naqueles que lhes oferecem melhores condiçoes financeiras e que mais facilmente lhes permitem atingir titulos. Em teoria, Sterling tera maior facilidade em ser campeão no City e nao hesitou, embora tenha sido feia toda esta novela que rodeou um jogador que deve tudo aos Reds, nomeadamente ao seu treinador Brendan Rodgers. Ainda assim, 70M por Sterling sao um grande negocio para o Liverpool, ja que se desfazem de um jogador descontente e prestes a terminar contrato, sendo que, apesar de todo o seu potencial, sao igualmente valores inflacionados, mas que traduzem o "modus operandi" deste defeso.

    Quanto ao futuro, acredito que sera uma peça chave no City, apesar de, como referes, poder ter maiores dificuldades em se impor e render perante equipas mais fechadas. O peso dos 70M estara presente certamente nos ombros de um ainda jovem jogador, na memoria dos adeptos e do seu treinador que espera que ele seja a resoluçao de alguns problemas da equipa, nomeadamente a falta de um elemento que desse alguma imprevisibilidade, explosao e verticalidade ao futebol dos Citizens. David Silva e Nasri parece que perderam o estatuto de indiscutiveis e provavelmente um deles perdera o lugar para o ingles.

    Quanto ao Liverpool, Sterling nao era Suarez, mas sera sempre uma baixa importante. Ainda assim, quando sentirem saudades, os adeptos lembrar-se-ao dos 70M que encaixaram, algo que atenua esta facada. 40M ja foram investidos em Firmino, um jogador muito completo e que pode acrescentar qualidade a equipa, sendo que Markovic ou Lallana terao de assumir outro protagonismo juntamente com Coutinho ou Sturridge (se este se livrar das lesoes). Ainda assim, a chegada de outro avançado sera primordial, bem como de um medio defensivo com outra capacidade fisica.

    • Anónimo
      Posted Julho 16, 2015 at 1:30 pm

      A minha ligação ao Liverpool é inexistente (sou adepto do Arsenal), no entanto, estas birras são vergonhosas e, infelizmente, cada vez mais frequentes, daí a minha indignação.

      Cumprimentos,
      Pedro Pateira

    • Bruno Cardoso
      Posted Julho 16, 2015 at 2:35 pm

      Então se não és do Liverpool não entendo grande parte dos teus comentários. Consigo concordar que o Sterling quis sair (se assim não fosse ainda estaria no Liverpool), mas agora escreveres que ainda não é jogador (titular nas 2 ultimas épocas onde na 1ª foi brilhante onde funcionava às 1000 maravilhas o triple S – sterling, Suarez e Sturridge), e na época passada tentaram que levasse um clube histórico às costas.
      Também gostava de saber porque é que dizes que as equipas contra o Liverpool jogam mais abertas que contra o City e que no City ele não vai vingar. Isso é puro bullshit pois os jogadores do city têm um upgrade brutal de qualidade técnica em relação ao Liverpool e por tal as suas capacidades virão mais facilmente ao de cima, ainda para mais quando os alas do city são o nasri (que nunca o foi) ou o navas que o treinador não aposta a 100%.

    • Anónimo
      Posted Julho 16, 2015 at 4:24 pm

      Muito sinceramente, não preciso de ser adepto do Liverpool para ter uma opinião formada sobre um assunto associado ao clube. Além disso, este assunto não se cinge ao universo dos Reds, visto que todos os anos se repetem episódios semelhantes nos principais campeonatos da Europa.
      Quanto à primeira época "brilhante" do Sterling gostava de lembrar que, em 41 jogos, Sterling marcou 12 golos e fez 10 assistências, isto, numa época em que o Liverpool marcou 101 golos só na Premier League (110 em todas as competições), o que, não deixando de ser bom, está a uma distância considerável de brilhante. Esta época, em 52 jogos, marcou 13 golos e assistiu para 9, mais uma vez, uma marca que ainda não pode ser apelidada de brilhante (bem sei que a estatística não retrata, per si, a capacidade/qualidade de um jogador, no entanto, trata-se do indicador mais objetivo de que dispomos).
      Depois, assumir que as equipas jogam de igual modo contra o Liverpool e contra o Manchester City, é pura ingenuidade, pois, tal como tu dizes, a diferença de qualidade entre uma e outra equipa são visíveis. Aproveita para rever alguns jogos da época passada.
      E, se leres atentamente o post, não afirmo que ele não vai vingar. Refiro, antes, que o seu jogo ainda apresenta limitações e que, portanto, tenho dúvidas quanto ao impacto que este vai ter na equipa, uma vez que as suas características podem revelar-se limitadas num clube com as aspirações do Manchester City.
      Por fim, concordo contigo na análise do Nasri e do Navas, mas o que o texto pretende afirmar é que o Sterling, não obstante a sua qualidade, não é a solução para esse problema, visto que, por enquanto, não é um jogador de classe mundial.

      Cumprimentos,
      Pedro Pateira

  • Kafka I
    Posted Julho 16, 2015 at 12:57 pm

    Pedro PAteira

    Apenas tenho a dizer que subscrevo palavra por palavra do teu comentário, não tiro sequer uma única virgula ao mesmo, simplesmente na mouche sobre o que penso deste negócio e deste tipo de jogadores como o Sterling

  • Nunes
    Posted Julho 16, 2015 at 1:00 pm

    Ficam todos a ganhar. O Liverpool fez um excelente negócio, com o dinheiro que recebeu pode contratar um substituto a sério. O jogador fica mais perto de conquistar alguma coisa. O City é o que ganha menos com a transferência porque apesar de Sterling ser um bom jogador, o valor que pagou é exagerado e com esse dinheiro podia ter comprado alguém com mais qualidade e experiência mas na prática, para o City, gastar 70M ou 30M é igual, quem já enterrou tanto dinheiro no clube não se importa muito com isso. No futuro até podemos considerar que afinal foi o clube de Manchester que fez um excelente negócio, tudo depende do que Sterling fizer dentro de campo.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Julho 16, 2015 at 1:01 pm

    Fantástico texto concordo com todos os pontos.
    O futebol está a caminhar por um caminho muito mau.

    • Diogoribeiro
      Posted Julho 16, 2015 at 1:41 pm

      Não acho que seja um problema do futebol moderno. Nos dias de hoje é simplesmente mais fácil mudar de cidade ou de país por isso é normal que cada vez os jogadores mudem de clube. Vai haver sempre jogadores que irão jogar num só clube mesmo que não tenham a possibilidade de ganhar troféus ou balúrdios. Basta olhar para o Dortmund.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 16, 2015 at 2:10 pm

      Diogo

      Não entendeste o que quis dizer e um pouco do texto também.
      Tem mais haver com o pouco profissionalismo é um miúdo que tem contracto por mais tempo e faz birrinha e não quer treinar prejudica o grupo e o clube e os força a tomar uma decisão na altura que foi aumentado e renovou não se queixou de não ganhar titulos.
      Isto é que falo de um caminho mau cada vez mais aparece empresários fundos senhores do petróleo que vão inflacionar o mercado e o futebol vai ser apenas para as elites algo anti natural da história do futebol,o futebol é o desporto rei pelas massas do povo e isso está a perder se e vai perder se ainda mais já não há gosto pelo jogo mas pelo life style que lhes proporciona.

  • Pedro Fernandes
    Posted Julho 16, 2015 at 1:04 pm

    Só não concordo com a parte de Reus rumar a Anfield porque acho que merece uma equipa que lute pela Champions. De resto, subscrevo palavra por palavra, grande texto.

  • Anónimo
    Posted Julho 16, 2015 at 1:04 pm

    Excelente texto, Pedro. Sempre que eu quiser mostrar a minha opinião em relação a estes negócios, irei buscar este artigo. Não tiro nem uma vírgula e destaco o ultimo parágrafo.

    Tomás

  • Nuno
    Posted Julho 16, 2015 at 1:05 pm

    Tudo dito. Para mim Sterling vai ser um dos maiores flops da historia. Nao vai justificar nada. E apos uma rpoca mal conseguida vai ser emprestado a clubes demenor valia. E depois pergunto : como se vão sentir o Aguero, Silva e Toure? A ver um puto a ganhar 250mil semanais, contrato de uma superestrela mundial?

    • Vitor Machado
      Posted Julho 16, 2015 at 1:15 pm

      Presumo que os jogadores citados ganhem bem mais que isso por semana, como tal não devem ficar nada chateados! SL

    • Nuno
      Posted Julho 16, 2015 at 1:23 pm

      Pelo que dizem o unico que recebe mais e Toure. Todos os outros recebem menos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 16, 2015 at 1:34 pm

      Presumes mal,o Silva ganha bem menos,o Aguero ganha mais um bocadinho e é o que ganha mais,o Toure ganhava mais mas baixou o salário,deve ganhar cerca de 250mil por semana também.

    • Vitor Machado
      Posted Julho 16, 2015 at 1:58 pm

      Então andam a ganhar mal coitados, 250 mil semanais se estivermos a falar em euros é 1 milhão por mês se for em libras é um pouco mais, alguma coisa deve estar mal nessas contas parece-me a mim! SL

    • Nuno
      Posted Julho 16, 2015 at 2:08 pm

      Eles ate podem gsnhar 250 mil por semana. Mas sabendo que um puto que nada mostrou gsnha tanto quanto eles nao deve ser bom. Isso e o mesmo que tu teres um trabalho, 20 anos de experiencia e receber 5mil euros e aparece um recem licenciado e ganha 5mil. Como te sentias?

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 16, 2015 at 2:19 pm

      Andam a ganhar mal não…O Sterling é que vai ganhar um abuso para aquilo que já deu ao futebol!
      Está tudo em euros,o Toure chegou a ganhar 300 mil euros por semana.

    • Vitor Machado
      Posted Julho 16, 2015 at 2:24 pm

      Peço desculpa, fiz mal as contas porque não pensei no valor ao ano, são 12 milhões por um puto que nada fez ainda! Realmente é um absurdo o que vão pagar… SL

  • Vitor Machado
    Posted Julho 16, 2015 at 1:12 pm

    70 milhões bem investidos garantem pelo menos investimento para 2 reforços de topo para este Liverpool!
    Deixem de gastar fortunas em ingleses de valor inflacionado para o dobro ou triplo do que valem na realidade e comprem com algum critério.
    Olhando para a liga portuguesa dava para comprarem um Gaitan e um William Carvalho por exemplo… SL

  • Antonio Oliveira
    Posted Julho 16, 2015 at 1:21 pm

    Bom texto mas nao concordo muito. Para mim este negocio é bom para as 3 partes:

    -Sterling, queria sair, vai para um clube que tem condiçoes para lutar por titulos e receber um ordenado monstruoso.

    -Liverpool, vende um jogador que queria sair por um preço acima do seu valor real.

    -Man City acaba de comprar um bom jogador e com muito potencial. Foi demasiado caro mas temos que ver que ele é formado em Inglaterra e os clubes ingleses sao obrigados a ter 8 jogadores formados na Inglaterra, que jogadores nesta situaçao sao melhores que Sterling?? Penso que dos que estao disponives Sterling é o melhor de longe.

  • Cristiano
    Posted Julho 16, 2015 at 1:24 pm

    Nem mais, nem menos! Texto muito bem escrito e que retrata o panorama mundial no que ao futebol diz respeito. Como muitos dizem o futebol está louco, o mercado está inflacionado ao máximo, ao ponto de um jovem sem provas dadas "vale" 68 milhões!
    Não tenho dúvidas que o que se passa no futebol é o que se passa na vida real, em que a maior crise é a de valores e falta de carácter!

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 16, 2015 at 1:24 pm

    Os valores da transferência e do ordenado são simplesmente patéticos.

    Espero que não mas começo a desconfiar que vai ser um belo flop,ainda por cima no City

  • Anónimo
    Posted Julho 16, 2015 at 1:28 pm

    Desde a contratação de Robinho que este texto espelha a realidade do Manchester City.

    Ze Maria

  • Rudi Teixeira
    Posted Julho 16, 2015 at 1:34 pm

    Esse comentário para mim faz todo o sentido. Só tenho pena de não ter ouvido comentários semelhantes quando o João Moutinho decidiu trocar o scp pelo Porto, pese embora ter contrato com o clube que o formou e fez dele capitão de equipa. Na altura parece-me que toda a gente considerou legítima a opção do puto em forçar a saída recusando-se a treinar.

  • Anónimo
    Posted Julho 16, 2015 at 1:34 pm

    Mais um Shaun Wright Phillips com a agravante de ter uma fortuna bem mais grandiosa.
    HCaulfield

  • Diogoribeiro
    Posted Julho 16, 2015 at 1:34 pm

    Se também tivesse 37 filhos para alimentar provavelmente ainda tinha feito uma birra maior que a do Sterling.

    Agora a sério, os valores são claramente exagerados (li no twitter que desde que o Abramovich foi para o Chelsea, os dois clubes de Manchester já gastaram mais que os blues – net spend) mas se o City ganhar a liga, eles não se vão importar.

    Pode muito bem acabar como o Ferdinand no United, que na altura foi comprado por valores exagerados mas depois compensou. Se o Sterling atingir o seu potencial, der titulos ao City e daqui a três ou quatro anos sair para Espanha por 80 ou 90 milhões, os citizens vão acabar a rir. Pessoalmente, não me acredito que isso vá acontecer mas é possível.

    Há dias vi um documentário dos Football greatest sobre o Batistuta, que ficou na Fiorentina até aos 32 anos (salvo erro) sem ganhar a liga, rejeitando propostas da Roma e do M. United, porque "um campeonato com a Fiorentina iria saber melhor que 10 na Roma". Aos 32 anos, quando a Fiorentina estava em declínio, decidiu juntar-se à Roma para ter uma última oportunidade de ganhar a Serie A (e consegui fazê-lo).

    Em vez de sair do Liverpool porque o clube não lhe dá condições para ganhar o título, o Sterling devia dar tudo para elevar o clube para este ter condiçoes de ganhar a liga. Não acho que seja um problema do futebol moderno como está escrito no post. É um problema do Sterling. Basta olhar para Dortmund para vermos o oposto da situação Sterling.

    Cumps

  • Bela adormecida
    Posted Julho 16, 2015 at 1:38 pm

    Muito bom comentário, concordo com quase tudo. Talvez vá gerar alguma controvérsia com o meu comentário ou talvez não, mas não é a minha intenção. A meu ver apesar e como tu referes, os jogadores de hoje em dia vão atrás do dinheiro mas tu também vês que por vezes não há esforço por parte dos clubes em manter as velhas lendas nos clubes e neste defeso tens vários exemplos disso, Casillas (apesar do Real ser mau exemplo neste caso), Xavi, Gerard, Maxi (não sei se foi ele que não quis assinar ou se foi o Benfica que não quis, mas nunca o ouvi dizer que queria sair do Benfica ao contrário do Luisão).

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Julho 16, 2015 at 1:38 pm

    Aqui está a verdade nua e crua, e sem pudores vou dizer que este foi o texto que mais gozo me deu ler.

    O amor à camisola morre a cada dia que passa, restando apenas uma réstia de esperança, para nós comum mortais que apenas seguimos o desporto pelo desporto. Acabou toda a esperança, e tudo o resto, quando os jogadores se tornaram mercenários, capazes de trair o peso de decadas de história.

    O jogador de hoje não entende que passa, que a sua carreira começa e acaba, mas que salvo raras excepções o clube e a sua história permanecem para sempre. Sterling não é diferente de um Luís Figo, de um Maxi Pereira, ou de muitos outros que ousam virar as costas a quem lhes deu milhões, que pelos vistos não eram suficientes. Milhões que valem mais que o amor, o respeito, de muitos que não ganham milhões de euros, mas que gastam balúrdios para seguir quem mais amam…

    Pena dos Sterlings desta vida que de conta cheia têm o coração vazio…

    • Kafka I
      Posted Julho 16, 2015 at 1:57 pm

      Subscrevo a 100% o teu comentário

    • Bandicoot
      Posted Julho 16, 2015 at 3:55 pm

      Há muita gente que não entende bem a questão do amor à camisola. Para mim só pode existir se representares um clube minimamente competitivo por um período de tempo significativo. Eu só conseguiria sentir isso pelo meu FCP.

      Eu caso fosse jogador do Liverpool nos últimos 2/3 anos (caso Sterling) e aparecesse um clube a oferecer mundos e fundos e a oportunidade de conquistar títulos eu nem pensava duas vezes (obviamente que teria de ser numa liga de topo). Fazia birra para sair? Claro que não, acima de tudo respeitaria o clube que me potenciou.

  • Kacal I
    Posted Julho 16, 2015 at 1:44 pm

    Sensacional texto, um excelente trabalho da tua parte, Parabéns Pedro Pateira, gostei bastante.

    Em geral concordo com tudo e tenho a mesma opinião, resumindo e concluindo o Liverpool fez um fantástico negócio e terá a possibilidade de se reforçar com 2 ou 3 jogadores de grande mais-valia, o Man City contrata um bom jogador mas por um valor absurdo e o jogador "vendeu-se", de resto é o que tu dizes e nada mais.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 16, 2015 at 1:45 pm

    Excelente texto, muito bem redigido.

    Agora parece-me um pouco exagerado algumas das coisas que dizes e que secalhar até demonstram um pouquito de "azia", presumo que sejas adepto do Liverpool.

    Agora também não posso deixar de concordar em muitas das coisas que dizes.

    Reus seria de facto uma excelente contratação, mas não acredito minimamente.

    Espero é que peguem em parte desse dinheiro e depositem na conta do Aston Villa para trazer o Benteke.

  • Fabio Tomaz
    Posted Julho 16, 2015 at 1:53 pm

    Meu deus! que texto espetacular! Um enorme Obrigado e Parabens!

  • André Arrojado
    Posted Julho 16, 2015 at 1:59 pm

    Não concordo na análise ao jogador. O Sterling já é o melhor jogador inglês da actualidade, e continuará a sê-lo nos próximos 10 anos. Não ganhou nada, nem marcou 100 golos numa época, mas quem vir com olhos de gente os jogos da seleção inglesa, percebe que ele é muito diferente dos outros, para melhor. Daí que 70M pelo melhor jogador do país não me pareça desmedido.

  • António Vilares
    Posted Julho 16, 2015 at 2:02 pm

    Sou apreciador do talento do Sterling mas a denominação "erva daninha" é brutal :) O Liverpool perde um jogador que já não estava no clube basicamente…São muitos os casos idênticos hoje em dia.

    Parabéns pelo magnífico texto!

    Sobre o Liverpool: com Coutinho, Firmino, Markovic e Lallana, acho que só devem investir em mais um jogador para esta posição, caso seja um jogador top! A contratação de Benteke seria muito boa mas duvido que consigam o belga abaixo dos 40 Milhões… Um trinco forte fisicamente também é uma necessidade.

  • Fabukaz
    Posted Julho 16, 2015 at 2:10 pm

    Grande texto, parabéns Pedro. Agora em relação ao conteúdo concordo em tudo, as verdades estão todas mas falta mencionar que o Sterling saiu de um clube que há imenso não ganhava títulos mas foi para outro que está no mesmo patamar em relação a troféus na minha opinião.

  • Anónimo
    Posted Julho 16, 2015 at 2:23 pm

    O Sturridge é 50 vezes melhor e o proprio Markovic tambem é melhor que este. Grande negócio para o Liverpool! Comprar o Firmino (!!!???) por 40 ou mesmo por 4 é que não lembraria ao Diabo.
    Joao

    • YNWA
      Posted Julho 16, 2015 at 5:44 pm

      O Firmino custou 31 milhões de euros.Mas pode chegar aos 40 milhões por objectivos durante dois anos. Da maneira que esta o mercado este ano ate acaba por não ser muito caro.

  • Awesome_Mark
    Posted Julho 16, 2015 at 4:11 pm

    Não obstante a forma como desprezas o talento de Sterling e com a qual não posso concordar, brilhante texto Pedro Pateira. Os meus parabéns. Aliás, o Visão do Leitor muito raramente não apresenta um nível de qualidade elevada.

    One Man Club – um dos cenários a extinguir-se no futebol do futuro.

    • João Lains
      Posted Julho 16, 2015 at 6:03 pm

      Subscrevo. Não há necessidade de menosprezar desta forma um dos jogadores mais talentosos da sua geração para expor este ponto de vista.

  • Diogo JR
    Posted Julho 16, 2015 at 5:35 pm

    Gostei especialmente da parte em que diz que daqui a uns anos o Sterling está a fazer birra para sair para um clube maior, fez-me lembrar logo o Otamendi, chorou muito para sair do Porto, e agora está a chorar para sair do Valência, se eu fosse presidente de um clube, nunca contraria um jogador assim, pois sabia que mais dia menos dia ele ia chorar para sair do meu clube.

  • Bruno
    Posted Julho 16, 2015 at 8:13 pm

    Grande post, quando comecei a ler até pensei que o Ranito tivesse voltado, nota-se que tens uma ligação ao Liverpool. Acho que o Sterling tem um grande potencial mas longe de valer este dinheiro, mais a mais quando era público que fez birra e não renovaria, mas não espanta vindo de um clube que já teve o Mancini como treinador. Até aqui em Inglaterra dizem que o valor é obsceno.

    Penso que é uma má jogado do jovem, pois duvido que vá jogar com regularidade e a pressão, até pelos valores envolvidos, será enorme. Na perspectiva do clube, vender um judas por 70M€ tem de ser o negócio do século e uma venda fantástica, agora o Liverpool como equipa tradicional Inglesa que é, vai estoirar este dinheiro só em 1 ou 2 flops como é costume.

    SL!

  • Anónimo
    Posted Julho 17, 2015 at 7:11 pm

    Sterling não tratou com desdém os seu ex-companheiros, o seu litígio era com o Rodgers e com a forma de jogar do Liverpool – não tem direito a estar insatisfeito?
    Dizer que é um dos piores negócios da história da modalidade é um tremendo exagero (atendendo que se trata de uma transferência de mercado interno, com a recente inflação do mercado e, para mais, numa época em que os clubes assinaram um contrato televisivo pornográfico
    Também é profundamente errado considerar que Sterling não vem melhorar o 11 do City; vem, e muito – dá muito mais qualidade que o Navas numa cambiante de jogo que o futebol do City precisa, largura e vertigem
    Desconsiderar dessa forma o valor e o talento de Sterling é de quem não andou a ver futebol nos últimos tempos.
    Por fim, o último parágrafo é totalmente ao lado. Onde é que o Sterling humilhou o Liverpool? Então o rapaz proporciona uma venda que o autor considera como altamente sobrevalorizada e deixa o clube na mão? Já para não falar do juízo de carácter totalmente imberbe e desprovido de fundamento real.

    De resto, bons vocábulos. No entanto, incorre no risco da adjectivação gratuita e mal empregue – o exagero continuado. Muito gostam as pessoas de extrapolar sobre tudo e mais alguma coisa de assuntos em que apenas têm conhecimento da espuma da onda.

    Afonso Sobral

Deixa um comentário