Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Esta dupla de centrais é das melhores duplas de sempre do futebol português»; Leipzig segura liderança da Bundesliga, Dortmund goleia

vtConcorda? Os azuis e brancos contaram com centrais como Fernando Couto, Aloísio, Otamendi, Pepe, Mangala, Bruno Alves e conquistaram títulos europeus com a dupla Carvalho-Jorge Costa.

Pinto da Costa, que resolveu aparecer, falou aos jornalistas no final da vitória do FC Porto frente ao Sp. Braga, tendo reforçado, na sequência do golo de Rui Pedro, que o caminho dos dragões é o de apostar nos jogadores portugueses e da formação. «Eu já disse que o caminho é apostar nos jogadores portugueses e na nossa formação e se der conta hoje jogaram muitos portugueses e jovens da formação. É esse o caminho, não tenho a mínima dúvida. Depoitre? Quem faz a convocatória é o treinador e se entendeu assim, entendeu bem, ganhamos», garantiu. O líder dos portistas desfez-se ainda em elogios à qualidade do futebol da equipa e principalmente à dupla Marcano-Felipe. «A nossa equipa demonstrou que joga bem, que tem força e quem tem uma defesa. Esta dupla de centrais, o Marcano e o Felipe, é das melhores duplas de sempre do FC Porto e do futebol português», afirmou.

Equipa mais odiada da Alemanha continua a sonhar; Hoffenheim não sabe perder; Reus volta a brilhar; Schmidt e Schubert em xeque – O RB Leipzig não para de surpreender e ao vencer, em casa, um Schalke em boa forma, por 2-1, voltou a alargar para 3 pontos a vantagem para o Bayern, seguindo confortavelmente na liderança da Bundesliga. Werner e um auto-golo de Kolasinac fizeram os golos da equipa da casa, ainda que o lateral esquerdo dos mineiros se tenha redimido pelo meio, empatando a partida na altura. Quem também continua a sua campanha fantástica é o Hoffenheim, que ainda não perdeu qualquer jogo no campeonato. O conjunto de Julian Nagelsmann goleou o Colónia por 4-0 com bis de Wagner e golos de Toljan e Uth. O Hertha, a dar seguimento ao que fez no ano passado, continua num espetacular 3.º lugar, sendo que para isso bateu o Wolfsburgo por 3-2 em plena Volkswagen Arena. A equipa da casa até esteve a vencer por 2-1 (e com um golo de Borja Mayoral), mas o domínio do conjunto da capital era evidente e ainda deu para dar a volta ao resultado. Já o Dortmund voltou às vitórias e não deu hipóteses ao Borussia Mönchengladbach, vencendo por categóricos 4-1. O encontro até começou melhor para o conjunto de André Schubert, que marcou logo aos 6 minutos por Raffael (num dos 3 remates que fizeram em toda a partida), mas Aubameyang no minuto seguinte empatou logo. Piszczek, Ousmane Dembélé e Aubameyang de novo, ainda iriam aumentar, num encontro marcado pelas 3 assistências de Reus e pelo show Dembélé, que se fartou de brilhar. Nos outros jogos, o Leverkusen empatou a uma bola na receção ao Friburgo e continua num irregular 9.º posto, nada condizente com a qualidade do plantel. Num jogo onde Dragović esteve a grande nível, Haberer colocou o conjunto de Christian Streich em vantagem, mas Çalhanoğlu empatou à passagem da hora de jogo. Já no minuto 88, Chicharito teve hipótese para fazer o 2-1, mas falhou uma grande penalidade. Por fim, num jogo de aflitos, o Werder Bremen bateu o Ingolstadt por 2-1, e deu um abanão na crise de maus resultados. Bartels, com um golo e uma assistência, foi o MVP.

77 Comentários

  • Diogo Silva
    Posted Dezembro 3, 2016 at 11:53 pm

    Curioso que tanto o Felipe como o Marcano parecem-me inferiores a Lisandro, Jardel, Lindelof, Coates e Semedo.

    • Consuela
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:08 am

      Ele falou de dupla, não de jogadores individualmente. De qualquer forma, a afirmação é só ridícula.

    • Tpcouto97
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:14 am

      apesar de dar o braço a torcer a essa afirmação por agora não sei se continuará assim por muito tempo,o Felipe a cada jogo que passa fica melhor..Para quem está à tão pouco tempo na alta rodada do futebol europeu(pouco mais de 3 meses) é algo impressionante o nivel que ele já apresenta,quanto ao Marcano é competente,rápido e não inventa muito.O Felipe benefeciaria mais se tivesse ao lado um central com mais técnica ao lado mas por agora é o que há.

    • Nespera
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:26 am

      Mas curiosamente têm estado melhores estatisticamente

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 4, 2016 at 2:18 pm

        Não estou a dizer que concordo com o que o Diogo Silva disse, mas a verdade é que o Sporting de Outubro era muito permeável pelas laterais. Eu confio muito no potencial de Zeegelar (3/4 jogos seguidos de muito bom nível, Real e Dortmund incluídos), mas ele teve muitas dificuldades no início. O mesmo para Schelotto. João Pereira arrancou mais tarde (gosto do português).

        São os 11 que defendem. O ano passado o Sporting teve as melhores estatísticas defensivas, mas tínhamos um DEFESA imperial, de seu nome Slimani. Ajuda teres 11 jogadores coordenados a defender e o Sporting não estava bem oleado neste arranque de época.

    • Gertrudes
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:27 am

      Por mim, desde que o Porto continue a ser a defesa menos batida do campeonato, o Felipe e o Marcano podem continuar a ser inferiores aos jogadores que citaste.
      O Ataque é que tem de finalizar mais.

    • João Pedro
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:44 am

      Tanto o Marcano como o Felipe nem se quer eram convocados nos rivais. Mas depois dos 30M rejeitados pelo Herrera e os 60 pelo André Silva já nem liga ao que o PdC diz…

    • Bradleypitt
      Posted Dezembro 4, 2016 at 2:15 am

      Diogo, as ilusões enganam, ora vai lá ver quem tem a melhor defesa.. E quem já jogou contra os 3 grandes ? Braga incluido.. 5 golos sofridos. Até agora são, de longe, os melhores do campeonato.

      • SWABADZU
        Posted Dezembro 4, 2016 at 5:04 am

        Correção: até agora são os menos batidos do campeonato, o que é bastante diferente de serem “de longe, os melhores co campeonato”.

        A dulpa de centrais do Sporting e o Lindëlof para mim têm sido os destaques da posição na liga…

      • Pedro Almeida
        Posted Dezembro 4, 2016 at 5:22 am

        Isso não é um grande indicador, o Benfica tem mudado a dupla de centrais constantemente.

  • TheGolden
    Posted Dezembro 3, 2016 at 11:54 pm

    Não sei se ri ou se chore.

  • João D
    Posted Dezembro 3, 2016 at 11:56 pm

    A formação é o caminho. O tempo das vacas gordas acabou.

    Diogo Dalot, Rafa, Diogo Costa, Diogo Leite, Moretto Cassamá, Francisco Ramos, Rui Pedro, etc têm que ser a base do Porot nos próximos anos.

    • Francisco A
      Posted Dezembro 3, 2016 at 11:58 pm

      Francisco Ramos? Por favor… o Graça é melhor.

      • Rui Costa
        Posted Dezembro 4, 2016 at 12:41 am

        Não podia concordar mais, o Graça é muito subvalorizado no Porto, joga muito aquele rapaz!

        • Francisco Magalhães
          Posted Dezembro 4, 2016 at 2:20 am

          Atenção que não “conheço” qualquer dos citados, mas… as melhores referiencias e titularidade tem vindo do Fede Varela em vez do Graça.

          • João
            Posted Dezembro 4, 2016 at 3:27 am

            Porque o Graça é medíocre, simples. O problema é esta xenofobia de 3a classe, o jogador com mais potencial do Porto chama-se Raul Gudiño, o segundo Moretto, o terceiro Ismael e o 4o Rui Pedro. Até ao Graça (e Tomás) estão os Galenos e Goveas todos desta vida.

          • Invictus
            Posted Dezembro 4, 2016 at 10:38 am

            Exactamente o Fede Varela alem de jogar a medio é o melhor marcador do FCP b se ñ estou em erro.

            Para os Diogos ainda é muito cedo, talvez o Dalot ja tenha capacidade para jogar pelos seniores..
            Mas nos juniores temos M.Cassama e Rui Pires esses ja bem capazes de representar os seniores.

  • Francisco A
    Posted Dezembro 3, 2016 at 11:57 pm

    É preciso ter cuidado com estas afirmações, não vá o karma aparecer.
    Se não ganhássemos não aparecia.
    É preciso contenção, olhar para dentro, e evitar fazer capas, para isso já basta o Presidente do SCP.

  • Sirius86
    Posted Dezembro 3, 2016 at 11:58 pm

    Também não exageremos, se continuarem assim até ao fim da época confirmam que são uma dupla muito boa, mas para serem “das melhores de sempre” têm que fazer pelo menos 2/3 épocas a este nível e ganharem títulos.

  • Prosporix
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:00 am

    “Podiamos ter feito 100M com 3 jogadores ”

    Já não sabe mt bem o que diz o Pinto da Costa…

  • Kacal
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:01 am

    Só se for devido à exigência ter diminuído no clube, aí é capaz.

  • The Sporting Fan
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:03 am

    A melhor dupla que vi jogar no Porto foi Pepe e Bruno Alves.

    • Fefe Varanda
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:16 am

      Prefiro Jorge Costa e Ricardo Carvalho.

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 4, 2016 at 1:17 am

        Entendo. Foi a dupla campeã europeia. É apenas uma opinião pessoal.

        • Fefe Varanda
          Posted Dezembro 4, 2016 at 6:02 am

          Pois, como foste dos únicos que abordou este tema por essa perspectiva, ou seja a melhor dupla do Porto (que se viu jogar), então respondi ao teu comentário, nada pessoal.
          Pepe e Bruno Alves faziam também uma óptima dupla.

          • The Sporting Fan
            Posted Dezembro 4, 2016 at 2:12 pm

            Exato! Falei em duplas.
            mas é difícil, o Porto que eu conheci sempre teve grandes jogadores.

        • Invictus
          Posted Dezembro 4, 2016 at 10:33 am

          R.Carvalho e J.Andrade

    • B.Jardim
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:51 am

      Otamendi e Rolando

    • Miguel Martins
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:54 am

      Jorge Andrade e Ricardo Carvalho mandam um abraço

      • The Sporting Fan
        Posted Dezembro 4, 2016 at 1:16 am

        Um abraço para eles. Espero que estejam bem!

      • Bradleypitt
        Posted Dezembro 4, 2016 at 2:14 am

        Jorge Costa e R. Carvalho, sem sombra de dúvida. Dupla que ganhou a champions. J. Andrade só teve 3 ou 4 bons anos. Depois foi lesoes atrás de lesões. O resto nem se compara. Comparar Mangala, Otamendi com eles? Só se for para rir. Digo mais, o R. Carvalho foi o melhor central que vi. Tinha tudo, mas principalmente, e o que falta a todos os outros, classe. Pepe é um monstro, mas não era, nem de perto, tão bom no FCP.

        • Fefe Varanda
          Posted Dezembro 4, 2016 at 6:02 am

          Concordo Ricardo Carvalho sozinho era praticamente “uma dupla”.

        • The Sporting Fan
          Posted Dezembro 4, 2016 at 2:14 pm

          É uma opinião.
          Eu falei de duplas. Não vi a dupla Jorge Andrade e Ricardo Carvalho. Tenho 22 anos, na altura era bem novinho.

          Vi Ricardo Carvalho e Jorge Costa, mas o última era mais uma lenda do clube, um capitão, um guerreiro em campo. Penso que tanto Bruno Alves como Pepe, como dupla (falo da época 2006/2007 principalmente) formavam uma barreira intransponível.

    • Daniel Alves
      Posted Dezembro 4, 2016 at 1:38 am

      Se eu pudesse escolher algum, entre todos os que vi a jogar no Porto, seria um destes 3: Pepe, Ricardo Carvalho ou Otamendi

      • Bradleypitt
        Posted Dezembro 4, 2016 at 4:23 am

        Não me esqueço do lodo que o Otamendi era no último ano. Nem me esqueço das constantes diarreias cerebrais que tinha. Bom, mas nem de perto dos melhores, para mim.

        • Daniel Alves
          Posted Dezembro 4, 2016 at 4:57 pm

          A meia época má que ele fez não me faz esquecer os 3 anos excelentes que teve. Das duplas recentes, para mim foi o melhor

      • The Monster
        Posted Dezembro 4, 2016 at 11:04 am

        Jorge Andrade e até Fernando Couto foram bem melhores que Otamendi

  • ACT7
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:05 am

    O Sporting quando não vence um campeonato à anos – apostar na formação é o objectivo.
    O Benfica ano passado quando estava atrás do Sporting – apostar na formação é importante.
    O Porto não ganha à 3 anos – apostar na formação é o caminho.
    Desculpas de quem não tem dinheiro e gastou tudo em desconhecidos de qualidade duvidosa.

    A defesa do Porto tem estado muito bem. Então o Marcano está de parabéns, não sei como é possível um jogador depois do que enterrou tanto o ano passado se tenha conseguido erguer sem trocar de clube.

  • André Tomás
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:13 am

    Eu honestamente acho o Marcano terrível, mas confesso que como näo vejo os jogos do Fcp näo posso ter uma opiniäo total: o que sei é que nos jogos contra o Sporting foi sempre um dos piores elementos. Quanto ao Felipe, näo tenho qualquer opiniäo uma vez que o único jogo que vi, foi contra o Sporting e esse deve ter sido o seu terceiro ou quarto jogo oficial pelo Fcp.

  • Diogo Moura
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:13 am

    Faltou aí o Jorge Andrade, o eterno esquecido que brilhou ainda no super Deportivo com Diego Tristan e Roy Macckay.

    • Invictus
      Posted Dezembro 4, 2016 at 10:32 am

      R.Carvalho e J.Andrade melhor dupla que vi jogar no FCP

      ñ esquecer os eternos F.Coutro e J.Costa

  • Goncalo Gaia
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:16 am

    Puxar a brasa à sua sardinha tem que ter os seus limites…

  • Dca
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:16 am

    Impressionante a categoria dos treinadores alemães hoje em dia. Há uma nova geração muito forte. Curioso para saber as diferenças a nível de cursos e não só, para Portugal e outros países.

    • Kafka
      Posted Dezembro 4, 2016 at 12:26 am

      Bem verdade….a Alemanha parece ser a que tem a melhor fornada de treinadores da nova geração

    • Pedro o Polvo
      Posted Dezembro 4, 2016 at 1:07 am

      Nem mais!

    • Jorge Santos
      Posted Dezembro 4, 2016 at 1:45 am

      Tem aquele moço do hofenheim com 28 anos que Vai ser treinador de TOP.

      Depois é tuchel, Klopp, schmidt, hasenhuttl, etc etc. Tudo treinadores que metem equipas a praticar futebol, na verdadeira essencia da palavra.

      Não é como a escola portuguesa de meter o autocarro é rezar a Jesus para não sofrer golos.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:49 am

    Sempre gostei do Marcano e pareciam-me despropositadas as críticas da massa adepta do FC Porto. É um bom central. Quanto ao Felipe, começou mal, mas tem vindo a melhorar. No entanto, ser uma das melhores duplas de sempre parece-me excessivo além de ser cedo para o dizer.

    • Pedro o Polvo
      Posted Dezembro 4, 2016 at 1:07 am

      Eu pelo contrário nunca gostei de Marcano, mas está a realizar um arranque de bom nível, dou o braço a torcer. Felipe, como disseste, começou mal mas está melhor. A defesa está bem no geral (acho que fica melhor com Telles), mas a verdade é que o FCP nunca foi muito testado – tirando contra o Sporting (que nos fez sofrer, mas numa fase precoce da época) e um ou outro momento na Champions.
      Há mérito? Sem dúvida, gosto muito dos laterais mas não ponho as mãos no fogo por estes centrais, ainda tenho de ver mais uns meses deste Porto para admitir que esta é uma dupla como o FCP nos habituou – acho completamente descabido o que o PdC disse, o Porto já teve duplas ENORMES.

      • João
        Posted Dezembro 4, 2016 at 3:24 am

        Até porque o Marcano foi só o melhor central do campeonato na sua época de estreia, enquanto a venda do Otamendi foi um crime de lesa pátria depois da meia época mais ridícula que um central fez por qqr um dos 3 grandes na história recente do futebol português. E atenção que o Otamendi é Sr. Central, mas já passa do despropositado a marrada no Marcano por fazer parte da Squadra Lopetegui.

      • Rodolfo Teixeira
        Posted Dezembro 4, 2016 at 5:16 am

        Já eu, acho os centrais muito superiores aos laterais… Devo ser o único que “não gosta” do telles e que acha o felipe a melhor contratação da epoca por parte do fcp (isto a incluir o emprestimo de oliver, que jogador…). Em relação ao layun sinto que esta epoca está bastantes furos a baixo daquilo que mostrou a época passada, dando pouco tanto como defensivamente como ofensivamente … falta aos laterais cortarem para dentro, não se pode só jogar na linha

  • Pedro o Polvo
    Posted Dezembro 4, 2016 at 1:11 am

    Calma com os centrais…..Temos estado bem defensivamente (não só por eles), mas ainda passou pouco tempo e não foram assim TÃO testados (às vezes por mérito da restante equipa). Nunca foi fã de Marcano, mas tem me calado e bem nos últimos jogos. Felipe ainda não me convenceu por completo (começou mal, agora está bem). Não nos vamos esquecer que dispensamos o melhor central da equipa, na minha opinião…

  • IbrahiModric
    Posted Dezembro 4, 2016 at 1:20 am

    Alguém me sabe explicar porque é que o Leipzig é a equipa mais odiada da Alemanha?

    • Pedro Barata
      Posted Dezembro 4, 2016 at 2:24 am

      Recupero um comentário que fiz há uns meses, espero ajudar:

      Como dizia Guillermo Valverde, um comentador espanhol que aprecio especialmente, eles representam o “mal”: a penetração do capitalismo no desporto, a venda de identidades ao dinheiro, a força desse mesmo dinheiro, o fazer tudo para ganhar. Todos os adeptos dos clubes rivais recebem o Leipzig com animosidade, seja atirando notas falsas ao autocarro da equipa, vestir um estádio inteiro de luto quando o RB vai lá jogar ou atirar uma cabeça de touro para o relvado.

      Mas, ódios de parte, este clube faz parte de um plano muito sério e com objectivos definidos. A marca austríaca queria entrar no futebol alemão, e o lugar escolhido não foi ao acaso: em todo o Este da Alemanha havia um claro vazio de emblemas de topo. Num raio de 250 km não havia um só emblema na Bundesliga. Para além disso, a existência de um estádio de topo em Leipzig (construído para o Mundial’2006) era outro factor que aconselhava o investimento num emblema na cidade.

      A primeira tentativa foi comprando o FC Sachsen Leipzig, clube centenário, da mesma forma que tinham comprado o Salzburgo. No entanto, não só os adeptos protestaram com o facto do seu clube de sempre ir mudar de cores e até de nome como também a Federação Alemão vetou a operação alegando demasiado poder por parte de um patrocinador.

      Então, a Red Bull voltou à carga em 2009, comprando o SSV Markranstädt, um clube dos arredores de Leipzig que estava na quinta divisão. E porquê na quinta divisão? Porque se o clube estivesse abaixo da quarta divisão o processo de licenciamento por parte da Federação era bem menos rigoroso. Assim, fizeram o registo sob o nome de Rasenballsport Leipzig e.V – não podiam ter Red Bull no nome – e colocaram mãos à obra. Compraram os direitos do estádio de Leipzig até 2040, por exemplo.

      A partir daqui, o crescimento foi rápido, tendo novo momento chave em 2013: foi nomeado para director desportivo Ralf Rangnick. Quem é este homem? Um revolucionário, que nos anos 90 levou um grupo de jogadores amadores do modesto Ulm a duas subidas de divisão consecutivas, servindo de clara inspiração para homens que hoje estão no topo da liderança técnica do futebol alemão e até europeu, como Klopp, Tuchel ou Low. Rangnick havia abandonado o Schalke – emblema que havia guiado às meias-finais da Champions e à conquista da Taça da Alemanha – e mal entrou no clube revolucionou toda a sua filosofia, dotando-a de uma abordagem estilística moderna e de um caminho conceptual claro. Foram investidos 35 milhões para a criação de uma nova cidade desportiva, que é a maior do país.

    • francisco neves
      Posted Dezembro 4, 2016 at 2:24 am

      porque o dono da redbull e austriaco

  • The Monster
    Posted Dezembro 4, 2016 at 1:29 am

    É um claro exagero, do tamanho do mundo, e apenas uma tentativa de amenizar os muitos erros que a SAD tem cometido com o facto de ter conseguido corrigir a péssima dupla de centrais que o Porto teve o ano passado.
    Quanto à dupla actual, Marcano voltou à forma de 2014/2015, e Felipe é um central “mandão”, é fraco na saída de bola, mas é imponente no jogo aéreo, muito rápido para a altura que tem, hoje o lance que ganhou ao Djavan (que é rapidíssimo e tinha acabado de entrar) em velocidade é bem demonstrativo disso mesmo, e muito agressivo( ás vezes até demais).

    • Jozef
      Posted Dezembro 4, 2016 at 10:59 am

      Gosto muito do Felipe (pena já ter 28 anos) mas espero que continue no Porto, não acho que seja fraco na saida de bola, não é um Lindelof mas está longe de ser um Paulo Oliveira, acho que é suficiente honestamente, pelo menos sinto lhe garra e vontade por jogar no nosso clube, e dá tudo em todos os lances, é rapidissimo como disseste (fiquei muito surpreendido nesse lance com o Djavan) e fortissimo no jogo aereo, a verdade é que a garra que traz ao jogo contagia os companheiros e os adeptos, estava bastante céptico com os 6 milhões mas neste momento estou bastante satisfeito, espero que faça carreira no nosso clube.

      • Francisco Magalhaes
        Posted Dezembro 4, 2016 at 12:45 pm

        Subscrevo o Jozef. Felipe tem evoluído muuuito! Não é Lindelof, mas isso mais ninguém é em Portugal

  • Pedro o Polvo
    Posted Dezembro 4, 2016 at 2:04 am

    Leipzig continua invicto! Hoje com a derrota do SLB, nas 8 maiores ligas da europa, sobram os INVICTOS:
    Real Madrid, Leipzig e Hoffenheim

  • Francisco Magalhães
    Posted Dezembro 4, 2016 at 2:28 am

    Algumas notas…

    1o sempre gostei do Marcano e foi das melhores contratações de Julen. Alguma vez pensei que atingisse este nível? Nunca

    2o incrível a sua força mental. Depois da final da taça de Portugal pensei que fosse sair pela porta do cavalo, sem qualquer respeito da massa adepta. Hoje é capitão e tenho todo o orgulho nisso!

    3o Felipe é um monstro! Limpa tudo, depois claro que não tem a Tecnica de um Lindelof p.e, mas de resto é quase perfeito. Não pedia mais, e tem evoluído muito
    No princípio do ano punha todas as minhas fichas em como ia ser o flop da época (fora Depoitre).

    4o são a melhor dupla de sempre do Futebol Clube do Porto? Not in this lifetime
    Podem vir a ser das melhores? Daqui a muito tempo, se os resultados corresponderem… podem vir a entrar na luta sim. Apesar de nenhum deles chegar aos calcanhares do Ricardo Carvalho. Melhor central a pisar solo tuga

    5o se pudesse escolher dois jogadores da liga para central? Felipe e Lindelof. Que dupla seria…ponho o R Semedo como uma forte possível entrada

    • Kacal
      Posted Dezembro 4, 2016 at 5:08 pm

      Concordo com todos os pontos. Eu também dei o beneficio da duvida na contratação do Marcano, na altura, depois ele convenceu-me na sua época de estreia, teve mal como toda a equipa na época seguinte mas eu continuava a ver qualidade nele, não era excelente mas também não era medíocre como diziam, é um bom central, certinho e concentrado, também é útil e ele foi capaz de dar a volta por cima e voltar mais forte e está a exibir-se novamente ao nível de 2014/2015, um jogador que exibe-se assim em 2 épocas não é sorte ou “fogo de vista”, ele tem qualidade. Quanto ao Felipe, subscrevo! Só nunca achei que fosse dar em flop, já via qualidades nele e achava que adaptando-se à Europa iria ser uma mais-valia e confirmou-se.

      De resto, essa também seria a minha dupla se pudesse escolher dois centrais da liga.
      Acho que individualmente já tivemos centrais melhores mas como dupla é boa e pode vir a ser das melhores, vamos ver.

  • Apessoa
    Posted Dezembro 4, 2016 at 4:08 am

    Que declaração do nosso Presidente. Ricardo Carvalho – J.Costa; Aloisio – J.Costa
    J.Andrade – R.Carvalho ; Pepe – B.Alves ; Não tem a mínima comparação.

  • radiofutebol
    Posted Dezembro 4, 2016 at 5:08 am

    Uma vitória e aparecesse logo. Que grande líder. Só falta dizer que foi ele que os escolheu aos 2.

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 4, 2016 at 8:21 am

    O Pinto da Costa está a começar a ficar parvo! O Felipe e o Marcano serem uma das melhores duplas de centrais de sempre? Eles têm estado bem mas nem de perto são uma das melhores duplas de centrais do futebol português. Nem atualmente são a melhor: Lindelöf-Jardel e Coates-Rúben Semedo são melhores.

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 4, 2016 at 9:11 am

    É difícil levar isto a sério. O Felipe é um central competente, no entanto, e isto é apenas a minha modesta opinião, sendo o melhor dos dois (tem a tremenda mais valia de ser muito competente no jogo aéreo) duvido que algum adepto de Sporting e Benfica o preferisse em detrimento de qualquer um dos seuselhores titulares para o eixo da defesa (Semedo, Coates, Lidelof e Jardel).
    No entanto parece-me ser a melhor dupla do Porto desde Alves + Rolando e talvez até melhor que estes dois juntos.
    Quanto à aposta na formação, é mais conversa de mentalização do que outra coisa qualquer… o Porto tem excelente matéria prima e o paradigma para a equipa B parece estar a mudar, no sentido de apostar mais nos jovens da casa – simplesmente porque o dinheiro não abunda e há agora que fazer os possíveis com as ferramentas que se tem ao dispor. O benefício disso será também para as selecções, como já tem vindo a acontecer (miúdos com mais rodagem e desse modo muito mais competitivos e a conseguirem melhores resultados) mas tendo em conta o que se passa em Lisboa (investimento contínuo em mais valias) parece-me difícil que o Porto seja competitivo a nível interno. Para o ser precisa urgentemente de mudar a estrutura interna e de contar nos seus quadros com um treinador que saiba potenciar os miúdos que forem aparecendo e não me parece que NES seja esse treinador (também duvido que Marco Silva o seja).

  • Cesar rodrigues
    Posted Dezembro 4, 2016 at 11:23 am

    Lima pereira geraldao

  • Pedro Salgado
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:23 pm

    Só faltou acrescentar liderados pelo melhor treinador de sempre. Enfim…..

  • Marco
    Posted Dezembro 4, 2016 at 12:49 pm

    E assim se põe o campeonato português ao nivel do da Suazilandia na voz do dirigente mais titulado de sempre… A NOS ouve isto e passa a pagar 10 euros por ano pelos direitos televisivos de todas as divisoes nacionais + treinos + reality show com os presidentes todos na mesma casa uma semana a ver quem diz a maior bacorada

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 4, 2016 at 2:11 pm

    É oficial…Pinto da Costa acabou! O homem está completamente demente e já mete pena,a família deveria tomar medidas.

  • gabeste
    Posted Dezembro 4, 2016 at 4:03 pm

    Sou o único a achar uma grande dupla de centrais? O Porto este ano até pode estar muito mal a muitos níveis, mas não é certamente pela defesa, muito menos pela dupla de centrais. Complementam-se muito bem, o Filipe é melhor no desarme e jogo aéreo e o Marcano na marcação e antecipação.

  • Afonso Gonçalves
    Posted Dezembro 4, 2016 at 4:10 pm

    Então o Marcano na época passada era criticado por todos e agora já é bom?

    • Kacal
      Posted Dezembro 4, 2016 at 5:11 pm

      Eu nunca critiquei o Marcano, posso ter dito que ele fez más exibições e ter criticado nos jogos específicos mas nunca achei que fosse medíocre, como nunca achei que fosse excelente, é um bom central e está a jogar ao seu melhor nível outra vez como em 2014/2015, na época passada todos estiveram mal.

Deixa um comentário