Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Catástrofe ou um grande negócio?

A história repete-se, à semelhança do que aconteceu na época passa, o Benfica parece destinado a perder vários titulares neste Verão e entrar já numa onda de depressão antecipada. A diferença está no comando técnico. Rui Vitória não é Jesus e isso pode pesar. 

O próximo jogador que se prepara para sair da Luz, é Jonas, aquele que foi o melhor jogador da Liga em 2014-15. O brasileiro deve seguir para o Guangzhou Evergrande, clube chinês orientado por Scolari, a troco de 10 milhões de euros. O que certamente irá ter consequências e provavelmente antecipar os cenários de catástrofe e de futurologias que apontam para um Benfica mais fraco que FC Porto e Sporting. Mas é motivo para tanto? Jonas tem 31 anos, chegou à Luz a custo zero, e nem é certo que encaixe no modelo de Rui Vitória. Além disso pelo que deu em apenas uma época, juntar 10 milhões ao rendimento desportivo parece mais um negócio da China que uma catástrofe. E como ficou provado na temporada passada, vender não é sinónimo de ficar mais fraco (ou mais distante de alcançar os objectivos). Por outro lado, um clube como o Benfica não pode repetir o modelo da época passada: com um 11 envelhecido e  sem jogadores “transferíveis” (apesar das possíveis saídas de Jonas e Lima até contrariarem esta ideia). Assim sendo, além de uma grande transferência este pode ser o click que falta para as águias voltarem à política que resultou na Era de Jesus, com 2/3 elementos experientes a apoiarem jovens promessas (quem sabe Mitrovic), que podem dar o “salto” para clubes como o Real Madrid ou Chelsea.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Paulo Mendes

0 Comentários

  • I.C.E.
    Posted Junho 21, 2015 at 11:48 am

    Em termos económicos, é um bom negócio. Em termos da qualidade individual e coletiva do plantel do SL Benfica, é uma má notícia.

    É pena ver este jogador a abandonar os relvados lusos, mas, é preciso ter em atenção que se Zivkovic e Mitrovic chegarem, tendo em conta, que Jonathan está lá não me parece que seja caso para entrar em depressões ou euforias.

    • Vital Moreira
      Posted Junho 21, 2015 at 1:23 pm

      Há quanto tempo é que o Benfica não vende um jogador sem ser por intermédio do Jorge Mendes?
      Toda a gente sabe que tem aumentado o seu volume de negócios na China nos últimos meses, e que colocou o Scolari (seu agenciado) nesse clube. Agora obviamente que tem que surgem os negócios a injectar ''dinheiro'' no Benfica. Se não fosse vindo da China só poderia vir do Mónaco, Valência, Deportivo etc etc.

      Tenho sérias dúvidas se o dinheiro entra mesmo nos cofres ou é apenas fictício.

    • Sombras
      Posted Junho 21, 2015 at 1:35 pm

      E o Sporting há quanto tempo não vende jogadores sem ser pelo Jorge Mendes, ou Pini Zhavi, ou Doyens etc? Continuem a ser anjinhos. Os negócios do Benfica são tão transparentes como os dos outros. Ou acha que o dinheiro do Rojo entrou no Sporting para agora sair?

    • Rui
      Posted Junho 21, 2015 at 1:38 pm

      Exatamente caro Vital Moreira. Esse dinheiro fictícios de que se fala praí há 5 ou 6 anos deve ser o mesmo que anda a meter comida fictícia na mesa de quem trabalha no clube.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 1:38 pm

      Vendeu matic ao chelsea por exemplo. O dinheiro no benfica é sempre ficticio nao é? Mas houve lucro e abateu.se passivo. A cmvm deve andar a dormir

      José

    • Manuel
      Posted Junho 21, 2015 at 2:25 pm

      Acho um bom negócio, aproveitar uma oportunidade de negócio, estou de acordo com o VM.
      Já aqui tive ocasião de dizer e volto a repetir, o Benfica dá um passo atrás para dar 2 ou 3 para a frente. Sempre foi assim e irá continuar e os resultado provam-no!
      E se Lima de 32 anos sair pelo mesmo preço é também um bom negócio.

      A mudança deve acontecer quando se está a subir ou no topo e não quando se perde, para que a curva continue na mesma tendência ("trend") ascendente e não vire de repente para baixo.
      As mudanças feitas quando se está a perder ou quando se está numa clara tendência negativa são em geral muito mais difíceis de fazer, levam mais tempo e custam muito mais. Vejam o caso do Sporting que esteve a balões de oxigênio.

      Isso é dos livros e por acaso até se aprende nas (boas) escolas de gestão.

      Agora aparecem sempre aqueles que não querem aceitar a realidade, mais um bom negócio feito pelo Benfica, porque vivem em negação dizem que afinal o negócio foi feito por intermédio do Mendes, gostava que me explicassem como é que isso diminui o mérito do negócio, e que o dinheiro nunca irá entrar no clube. Enfim, as desculpas dos habituais que gostavam que o Benfica parasse por uns momentos para que eles pudessem recuperar o fôlego!

      As pessoas que trabalham no Benfica andam todos a receber dinheiro de Monopólio, dinheiro que é feito numa tipografia nas catacumbas do clube e que por isso não vale nada.
      Continuem a enfiar a cabeça na areia!

      O Benfica até já contratou aquele que se não se tivesse lesionado seria um dos 3 melhores marcadores o ano passado, Hassan que veio do Rio Ave. Leiam o que disse o treinador dele.
      Não se anda a dormir na Luz!

    • Júlio Mariano
      Posted Junho 21, 2015 at 2:43 pm

      Perdido por cem.. Perdido por mil. Este ano os adeptos perdoam muito facilmente a falta do campeonato desde que ele não vá para o outro lado da circular. Por isso mais vale despachar os activos mais velhos. Manter alguns que tenham a mística e reformular a equipa que já está velha. Porque se tentativa for correr atrás de prejuízos, a equipa nunca mais fica jovem. E assim começavam um ano zero.

    • Mister JóJó
      Posted Junho 21, 2015 at 7:03 pm

      Que piada, o negócio é do Benfica, logo o dinheiro deve ser imaginário…..Já o André Gomes, Cancelo, Bernardo, etc. Tudo dinheiro fictício na mente de algumas pessoas.

  • Careca
    Posted Junho 21, 2015 at 11:49 am

    Se o Jonas sair por 10M passa a ser o melhor negócio da história do futebol português, pelo que rendeu desportiva e financeiramente em tão pouco tempo (supera o do Cissokho).

    Quanto ao resto, são demasiadas incógnitas pois nem se sabe como vai correr a adaptação a Rui Vitória. No entanto se apenas vierem jogadores jovens como Mitrovica e Zivkovic parece-me curto…

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 12:16 pm

      Supera a transferência do cissokho?
      O cissokho teve no porto 6 meses, e financeiramente rendeu mais que 10 M, julgo que foi 16 M
      João

    • dios10
      Posted Junho 21, 2015 at 12:44 pm

      e foi a ultima vez que o galliani esteve no porto e disse que era muito caro…agora parece que voltou a fazer o mesmo…

    • Ninja
      Posted Junho 21, 2015 at 12:48 pm

      Cissokho nao deu um campeonato ao Porto… Se aliarmos o rendimento desportivo ao financeiro e tivermos em conta a idade creio que o negócio Jonas supera o de Cissokho.

      E atenção que digo isto como Portista.

      Esta venda é no mínimo caricata pois este era a meu ver o melhor jogador do campeonato a par de Jackson… Sei que parece muito dinheiro mas é uma pena.

      A confirmar-se a saída o QI futebolístico médio da Liga NOS sofre uma queda abrupta este ano (Jonas, Gaitán, Oliver, Jackson…)

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 12:52 pm

      E aquele jogador que o Guimarães vendeu para manchester mal comprou, por 9 milhões.
      Quem era?

      Miguel

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 1:06 pm

      Realmente, aquele portento de jogador de seu nome "Bebé" deve ter sido mesmo a melhor transferência da liga Portuguesa, é que além disso saiu do Guimarães e não Porto, Benfica ou Sporting, pelo que os milhões obtidos tiveram ainda mais peso no orçamento do clube!
      Foram quantos milhões por minutos de jogo oficiais, alguém sabe?

      Bruno M.

    • Careca
      Posted Junho 21, 2015 at 1:37 pm

      O Ninja no 1o parágrafo refere o que queria dizer, o rendimento desportivo foi muito superior no caso do Jonas…

      Esqueci-me do "craque" Bebé, mas queria referir jogadores que tivessem passado pela nossa liga. Se formos por aí Cancelo é ainda melhor venda. Isto considerando que os 15M são reais… Com Jorge Mendes nunca se sabe.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 1:55 pm

      0 minutos oficiais, tinha sido contratado ao casa pia dois meses antes, melhor venda de sempre.

      RREB

    • Kacal I
      Posted Junho 21, 2015 at 3:10 pm

      Não foi um negócio superior ao do Cissokho, tivemos problemas na lateral esquerda na primeira metade da época 2008/2009, ele tinha acabado de chegar da 2ª divisão francesa, fez meia época no Vitória de Setúbal e foi contratado por nós, fez meia época, ajudou a conquistar o titulo e a Taça de Portugal e depois foi vendido por 15 milhões ao Lyon, além da diferença de valores ser maior, é diferente o caso do Jonas que já era conhecido e esteve a grande nível no Valência e um jogador desconhecido que passou da 2ª divisão francesa para o Vitória de Setúbal, Porto e Lyon em apenas 6 meses (Jonas foi 12 meses).

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 4:01 pm

      O Prémio de assinatura do Jonas foi bastante maior do que toda a compra do Cissokho, e isso também tem de entrar em equação.

      Iniesta

    • Kacal I
      Posted Junho 21, 2015 at 5:50 pm

      Ainda assim pelo estatuto e situação de cada um e também o tempo que ficaram no Porto e Benfica, a venda de Cissokho foi superior.

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 11:49 am

    Eu tenho apenas uma pequena duvida? Na Liga Chinesa não há aquela regra dos extra-comunitarios? Ao que me parece eles só podem utilizar 4 jogadores de fora sendo um asiático e o resto de onde quiserem certo? Seria um pouco dificil utilizar o Jonas tendo em conta que já contam com Alan (ex-Salzburgo), Goulart (ex.Cruzeiro) e Elkeson e outro central coreano Kim Young-gwon certo? Sem me pudessem esclarecer esta duvida agradecia :)

    João Miguel

    • Redceltic
      Posted Junho 21, 2015 at 12:07 pm

      Amigo, a China não pertence à comunidade europeia para ter regras de extra-comunitários. Qd mto pode ter regras para estrangeiros.

    • Logen
      Posted Junho 21, 2015 at 12:14 pm

      João ,
      O Elkeson quer sair , Cruzeiro no Brasil e algumas equipas da Bundesliga e Sevilha tem sido associados ao Brasileiro (que já pertenceu em parte ao SLB) .
      O Mesmo tem perdido protagonismo em detrimento de Goulart!
      Poderá ser uma das possibilidades …
      Existe outro Brasileiro no plantel ,médio rene junior ,que de todo não é uma mais valia ,este irá sair!!
      Cumps.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 12:31 pm

      Sim Redceltic, era isso que eu queria dizer, apenas me expressei mal…

      Sendo assim Logen já faria sentido, obrigado pelo esclarecimento! ;)

      João Miguel

  • Kafka I
    Posted Junho 21, 2015 at 11:50 am

    Alguns Benfiquistas agora dão sempre o exemplo do ano passado "ah mas o ano passado também já tinham feito o funeral ao Benfica e acabámos por ganhar", pois isso para mim vale zero, porque NINGUÉM ganha sistematicamente a ficar mais fraco todos os anos, isso acontece pontualmente como aconteceu o ano passado, e não é regra assim em lado nenhum, portanto quanto mais fraco o Benfica for ficando menos hipoteses tera de vencer, por muito que venham com a cantiga "o ano passado por esta altura também…"

    Quanto ao caso do Jonas, 10 milhões de eur é demasiado tentador para dizer que não a um jogador que já tem 31 anos, e se for para ir buscar um jogador tipo Mitrovic (dado o valor pedido, talvez só com um negócio com fundos metidos ao barulho desse para o contratar) então assinava já por baixo a troca

    • Sandro Reis
      Posted Junho 21, 2015 at 12:33 pm

      Não é taxativo que o Benfica fique mais fraco…parece me que o Benfica quer apostar forte no mercado

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 12:48 pm

      Porquê mais fraco? Só porque a comunicação social o diz não quer dizer que corresponda à verdade. Aliás os 3 grandes vão estar muito equilibrados o campeonato vai-se decidir por permonores . Contem com um Benfica forte assim como os outros 2 grandes, há muitos anos que em Portugal a liga não tinha tanta qualidade como na próxima época, que ganhe o melhor. Gabri Markes

    • Rúben Gomes
      Posted Junho 21, 2015 at 1:12 pm

      Neste momento, o Porto está mais fraco. Perdeu Casemiro, Danilo, Oliver e Jackson.
      Sporting mais fraco, pois perdeu dois titulares.
      O Benfica "só" perdeu o treinador. Quanta ao resto até agora é tudo especulação.

      Fazer o enterro agora é que não. Se se confirmarem os tais reforços que têm sido ligados ao Benfica parecem bons substitutos e jovens, o que é melhor ainda.

    • Lucas
      Posted Junho 21, 2015 at 1:14 pm

      Na minha opiniao a historia de estar fraco porque perdeu tal e tal nao rola, ora vejamos o benfica a epoca passada perdeu dos titulares rodrigo,siqueira,markovich que pa mim com salvio em condicoes nao seria titular andre gomes nao era titular indiscutivel e cardozo, mas o coracao se manteve quando digo coracao falo de gaitan aquele e' o motor do benfica ele faz cria fabrica etc… agora se perdecem o gaitan e enzo de uma so vez imaginem ai sim o futebol do benfica todo girava em volta destes e nao me venham falar no oblak.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 21, 2015 at 1:18 pm

      Claro que fica mais fraco rotinas de anos perder se vários titulares ao contrário do ano passado que os que sairam não eram 100% titulares.
      Treinador novo ambientar se a uma nova realidade.
      Agora isto são dois bons negócios 20 milhões por jogadores que pensavamos não ver tostões e possibilitar um up grande ao Lima é de aproveitar.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 2:10 pm

      Lucas, perdemos ainda o Garay, um jogador muito importante e ainda o Enzo a meio da época.

      Luis Magno.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 2:38 pm

      O Benfica mantém uma boa dupla de centrais, um médio-defensivo que se jogar como o fez na segunda metade é o melhor na sua posição em Portugal, um bom suplente para o seu lugar, continuamos com Salvio (pena as lesões) e vamos colmatar as saídas. Para vos ser sincero, penso que Taarabt e Carcela foram uma espécie de oportunidades de mercado. É a mesma coisa que irmos ao colombo comprar umas calças pretas, no entanto vemos umas azuis que apesar de não serem tão fixes, são muito mais baratas. Penso que vão ser os dois suplentes.

      Fala-se em Zivkovic e Mitrovic (penso que acabarão mesmo por vir), há-de vir um lateral-esquerdo, um direito, e mais um avançado. Acham mesmo que o Benfica fica fraco? Não me parece… E atenção, o Djuricic tem tudo para ser um jogador fantástico. Vamos ver se fica ou se sai.

      Bruno

    • The Monster
      Posted Junho 21, 2015 at 2:47 pm

      Rúben, obviamente o Benfica irá ter de vender para fazer face as suas necessidades de tesouraria.
      Gaitan é certo que sai, Salvio teve a lesão que complicou a venda, ainda assim será como Fejsa, volta por meados de Janeiro e depois ainda terá de recuperar o ritmo. Mas como tu dizes o Benfica para já "só" perdeu o treinador, o que é muito, é pior do que perder o Gaitan, Jonas, Salvio, Maxi e Luisão.
      Quanto ao Porto perdeu Danilo, Jackson, Oliver e Casemiro, de resto não sai mais ninguém considerado importante, e para o lugar do Casemiro contratou Danilo Pereira que é ao mesmo nível, por "apenas" 4 milhões, digo isto porque o Porto recebeu sete milhões e meio pelo Casemiro e conseguiu um substituto à altura.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Junho 21, 2015 at 3:58 pm

      Cada vez respeito mais o LFV, acho que ele está a ser equilibrado e isso pode vir a salvar o clube em médio-longo prazo, no entanto, o equilíbrio não invalida uma resposta forte a estas saídas e uma boa escolha de protagonistas (não basta equilibrar as finanças se são para ser equilibradas com o Rui Vitória..o Vitor pereira ficaria tao mais caro? o paulo sousa? o marco silva?). Atenção que não estou a dizer que o Rui não resulte, mas é uma incógnita (como foi paulo fonseca no FCP, treinador a quem reconheço valor mas que não singrou naquele balneário de equipa grande) porque nunca treinou um grande..ao contrário dos outros que referi.

      Não vejo mal nenhum em deixar sair JJ, Maxi e Jonas:

      – JJ foi ganhar um absurdo e já ganhava demasiado para o que fazia – mesmo actualmente, sendo dos treinadores mais capazes do nosso país.

      – Maxi tem 31 anos, teve uma boa proposta e pelos vistos, o FCP ainda lhe ofereceu uma melhor. Enfim, um clube que é grande, não se deixa afectar por estas coisinhas, agradece o trabalho, valoriza e parte para outra. Porque os jogadores, treinadores passam, o clube fica.. Quem tem perfil para estar a liderar como o Luisão, deve ser valorizado e apreciado por todos. Quem prefere trocar o clube pelo rival após 8 anos de serviço mesmo tendo uma boa proposta, enfim que vá ..

      Como portista fico (desportivamente) contente com a vinda do Maxi, não vou mentir, mesmo com 2M por época (x4 anos – dos quais só jogará 2). Mas se fosse benfiquista, não ficava chateado com a direcção por o deixaram sair. Tentaram, ele foi ganancioso, então que vá, porque se arranjam outros.

      – Jonas teve uma proposta fantástica para a idade e valor do jogador. Com mitrovic na calha, o sérvio que tb já chegou .. Não sei se fará assim tanta falta, até porque acho que dificilmente iria igualar a época transacta.

      Concluíndo, o SLB está a estabilizar-se e não está a entrar em ondas. Esteve mal nas reacções ao JJ, pois devia ter levado aquilo com desportivismo, agradecer o trabalho com um sorriso amarelo, desejar toda a sorte do mundo. Os insultos, as bocas, as fúrias, essas ficam para os adeptos… A direcção deve ser mais forte que isso e mostrar ao Jesus que ele foi ingrato, dando-lhe uma chapada de luva branca (ou seja, ganhando sem ele, a pagar menos e não lhe dar importância a mais, ex: apaga-lo das fotos dos campeões e assim).
      Tudo o que o JJ quer é ser visto como o criador e deus do Benfica, o que na realidade não é. Foi o homem certo, na altura certa, no clube certo, teve um sucesso razoável, abriu portas e talvez estivesse mesmo na hora de ir embora. Foi para um rival? Sim! Mas o que ia ganhar era incomportável para o futebol português e se há alguém louco para fazer isso, que seja um rival..quanto mais altos ficam, maior a queda.

      Quanto a mim, como portista, vejo a balança lentamente a inclinar-se para o nosso lado mas até setembro ainda muito coisa vai mudar, por isso, fico caladinho no meu canto e espero que algumas contratações se concretizem (ex: danilo pereira e maxi)..e que outras, não saiam da capa dos jornais (ex: lucas silva e lucas lima).

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 5:02 pm

      Pedro, concordo com algumas das coisas que dizes. Não posso é concordar com o teu último parágrafo. O Benfica, além de ser campeão em título, continua com um plantel muito bom, e penso que vai contratar 2/3 excelentes jogadores. O Porto já perdeu alguns bons jogadores, e deverá contratar também. Penso que partem em pé de igualdade para o título. Já o Sporting, muito sinceramente (e pelo que estou a ver), não irá contratar nada de especial. Devem vir 2 ou 3 elementos, nada de mais. Vai ser muito dificil para eles ombrear com Benfica e Porto. Primeiro ainda têm de se qualificar para a champions…

      Bruno

    • Pedro, o Polvo
      Posted Junho 21, 2015 at 5:40 pm

      Sim Bruno, sou portista, entende que vejo as coisas como tal e estou simplesmente a especular. Neste momento o Benfica tem um treinador que é um incógnita em vez de um dos melhores portugueses. É muito possível que saiam jogadores importantes e as contratações feitas até agora, foram na minha opinião, tiros no escuro, principalmente Taarabt.

      Claro que isso pode não significar nada. O Rui pode perfeitamente singrar e mostrar que o dinheiro pago a JJ era excessivo e o Taarabt com a técnica que tem, pode perfeitamente fazer estragos por aqui .. Sou o primeiro a admitir isso, só comentei que neste momento, se tivesse de comentar, diria que a balança pende um pouco para o lado do norte (tb concordo com a tua leitura do SCP).

      A verdade é que isto muda num par de dias, se me dizeres que o Porto perde o Danilo para o SCP e o Benfica renova com o Maxi e nós, por cá, compramos um médio defensivo com o perfil do Darder e outro jogador da Doyen qualquer. Aí, digo-te logo, que a balança vira consideravelmente para sul.

      Assim sendo, podemos ir falando muito até Setembro, mas só lá, é que poderemos fazer previsões devidamente fundamentadas :)

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 11:54 am

    Caso se confirme a venda do Pack (Lima + Jonas) 20 Milhões, na minha opinião trata-se de um grande para as hostes encarnadas… Verdade seja dita, apesar de lhes ser inquestionável a qualidade, e a importância no último ano nos resultados desportivos obtidos pelo Sport Lisboa ew Benfica, tratam-se de dois jogadores que já não caminham para novos, que certamente terão interesse em fazer o último contrato (e contrato de uma vida) enquanto jogadores, auferindo salários extremamente elevados…

    A perda do Jonas será mais difícil de superar, contudo pelo valor da cláusula (10M), parece-me nao haver muito a fazer por parte do Benfica, e no meu entender é uma grande proposta… Todos estamos recordados da forma como chegou Jonas, dispensado pelo Valência (onde muitos "comentadeiros" e cibernautas) o apelidavam de reformado, de qualidade dúbia…

    Sucede-se que se transformou no melhor jogador da Liga, e é hoje um ídolo do clube da Luz, contudo uma oferta de 10M não pode nunca ser rejeitada pelo clube, é uma oportunidade de ouro para fazer um grande encaixe, por um jogador de 31 anos!!

    Quanto às alternativas, caso se confirme a contratação de Mitrovic, acredito piamente que teremos aqui um caso sério na Liga Portuguesa… Jogador de credenciais dadas, muito possante, uma verdadeira besta, e uma garantia assumida de golos! Que grande jogador, 20 anos apenas, com tanto ainda para dar e para mostrar…

    Sinceramente considero 15Milhoes um excelente negócio (acho que o jogador vale muito mais), face aquilo que representa, e à enorme margem de progressao que ainda tem… Tem tudo para nos próximos anos se tornar num dos melhores ponta-de-lança do Mundo (digo-o sem medo), agora coloco algumas reticências quanto à capacidade do Benfica em o contratar… Na minha opinião vale sem sombra de dúvidas um esforço financeiro!

    opoeta

  • Nuno
    Posted Junho 21, 2015 at 11:55 am

    Para mim como Benfiquista, grande negocio. 10 milhoes e muito por um jogador de 31 anos logo, irrecusavel. Desportivamente, so sabendo quem sera o substituto. Se for Mitrovic, seria um enorme reforço. Um 433 ou 4231 com djuricic ou mukhtar a 10, zivkovic na direita e um sonho ficar com gaitan a esquerda, com cristante e cristante como medio centro e fejsa a med defensivo (acho que samaris e vendido) era estrondoso.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Junho 21, 2015 at 11:55 am

    Jonas não encaixa no sistema tático de Rui Vitória e também já não vai para novo. Foi um bom negócio para o Benfica.

  • cards
    Posted Junho 21, 2015 at 11:56 am

    Pela época que fez parece ser uma catástrofe, mas se analisarmos ao pormenor receber 10 milhões por um jogador de 31 anos é um bom negócio. O mesmo vale para o Lima tem 32 anos é bom jogador Num primeiro momento dá a entender que sem Lima e Jonas o Benfica fica mais fraco mas se vierem Mitrovic e outro ponta de lança então aí ficamos tão ou mais fortes como no ano passado

  • Sebastião América
    Posted Junho 21, 2015 at 11:56 am

    Era um bom negócio financeiro mas um mau negócio desportivo. Perder Jesus, Maxi e Jonas, 3 pilares importantíssimos do Benfica nesta época pode ser uma catástrofe. Se continuarem a perder elementos chave assim e a reforçarem-se com Taarbat's desta vida antevejo uma luta com o Braga pelo 3º lugar.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 12:13 pm

      Luta pelo 3º lugar porque? Mesmo assim ainda continuamos a ter melhor equipa que o Sporting. e sem contar com jogadores que possam vir. É que ter apenas Jesus não faz o Sporting ser mais forte que o Benfica. Os jogadores também fazem muita diferença.

      JD

    • Sebastião América
      Posted Junho 21, 2015 at 12:28 pm

      JD se não se reforçarem bem não têm de longe uma equipa melhor que a do Sporting. Aliás tirando o Luisão e o Gaitan o Sporting fica com opções melhores ou tão boas em todas as posições. E com o melhor treinador, porque ter o Jesus torna uma equipa em Portugal muito mais forte, mas duvido que não se reforcem melhor, ainda estamos em Junho e falta correr muita tinta.

    • LeoSLB
      Posted Junho 21, 2015 at 12:40 pm

      O Taarabt vai surpreender tanta gente, meu deus.

    • Jose Ribeiro
      Posted Junho 21, 2015 at 12:49 pm

      Começando pelo GR e acabando no Pl, não vejo setor nenhum em que o Sporting seja superior ao Benfica, talvez possa existir apenas 1 setor, que é o de trinco, mas mais nada

    • RhaiL
      Posted Junho 21, 2015 at 12:54 pm

      Como se o Rui Patrício fosse do nível do Júlio ou algum dos centrais do Scp melhor que o Jardel. Mas sou eu que não percebo nada e o Sporting até me tem contrariado como se vê na história recente. …

    • Pedro
      Posted Junho 21, 2015 at 12:58 pm

      Sebastião América, obrigado por este momento cómico que me proporcionas-te!! Admito que o Sporting tenha melhor treinador que o Benfica, agora equipa, por amor de Deus!! Dizem sempre isso, mas depois no fim não ganham um campeonato há mais de uma década! Não te preocupes que se o Jonas, o Lima, o Gaitan e o Maxi saírem vamos nos reforçar bem!

    • Sebastião América
      Posted Junho 21, 2015 at 1:03 pm

      O Benfica não tem no plantel nenhum DE melhor que o Jefferson (até duvido que tenham um melhor que o Jonathan), o Paulo Oliveira e superior ao Jardel (não foi esta época mas tem mais qualidade), defesa direito o Miguel Lopes é tão bom o melhor que o Silvio. No meio campo o Sporting é melhor em todas as posições visto que o Benfica não tem ninguem melhor que o William, que o João Mário ou que o Adrien. Na frente o Carrillo pelo menos até Dezembro é melhor que qualquer outra opção do Benfica e no ataque o Slimani é melhor PL que o Lima e o Benfica não tem ninguem com a qualidade do Montero. Atenção que isto só se se confirmar que o Maxi e o Jonas saiem do Benfica.

    • Sebastião América
      Posted Junho 21, 2015 at 1:04 pm

      Quanto ao R. Patricio, esta época foi fraca mas tem qualidade para em Portugal ser tão decisivo como o Julio Cesar, daí ter dito que a qualidade é a mesma.

    • Diogo Palma
      Posted Junho 21, 2015 at 1:12 pm

      LeoSLB,

      Pode ser que o Taarant comece por te surpreender a ti mas pelo lado negativo …

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 21, 2015 at 1:22 pm

      Não perceberam ainda? O Sporting tem invariavelmente o melhor plantel de Portugal, desde sempre, para sempre! Júlio César é um menino ao pé do enorme Patricio. Carrillo e Salvio ( esta é das que mais gosto ) Carrillo dá 15-0 ao Salvio. Acha o Jefferson tão superior ao Eliseu? Eu digo-lhe já que não, se o Jefferson fosse para o SLB seria considerado o elo mais fraco do 11 titular. Sporting é isto, são os melhores.. contra tudo e contra todos!

    • Rúben Gomes
      Posted Junho 21, 2015 at 1:31 pm

      Uns vão no #RumoAo35, outros vão no #RumoAo19 e vendem bifanas para construir um pavilhão. Por falar em bifanas… Os cozinheiros do Sporting são melhores do que os do Benfica.

    • Sebastião América
      Posted Junho 21, 2015 at 1:32 pm

      Galileu Galilei,

      o Salvio até Dezembro não vai jogar, daí o Carrillo ser a melhor opção pelo menos até Dezembro. O Jefferson é superior ao Eliseu, ataca melhor e defende menos mal, além de que não pesa 80kg e é muito mais rápido. Quanto ao Patricio mantenho o que disse em forma (o que não aconteceu este ano) é tão seguro como o Julio César.

      PS de todas as posições que eu comentei apenas arranjou argumento para 3, será que concorda com as outras opções, ou vai ser hipócrita e dizer que se lhe dessem a escolher o plantel do SCP e do SLB escolhia o do SLB (depois da saida do Maxi e do Jonas)?

    • Sérgio
      Posted Junho 21, 2015 at 1:32 pm

      A única posição e em que o Sporting está melhor é a trinco, e mesmo assim é discutível, porque Samaris acabou o campeonato como melhor 6.
      Sebastião, os adeptos cegos como tu é que dão graça. Então o Sporting tem melhor equipa mas acaba em 3… Não ganhavam nada há 7 anos… Mudam o treinador e já acham que têm o rei na barriga. O plantel continua fraco para lutar pelo título. E saiu Nani.
      O Benfica vai surpreender muita gente esta época, e se contratar o Mitrovic continua a partir na pole position para o tri.

    • Rui Caeiro
      Posted Junho 21, 2015 at 1:38 pm

      Dizer que Patricio e Adrien estao ao nivel dos seus homologos em qualquer dos dois grandes devia dar cadeia

    • Sebastião América
      Posted Junho 21, 2015 at 1:44 pm

      o Samaris não acabou como melhor 6 do campeonato. o William começou e acabou como o melhor 6 do campeonato.
      Mas o Sporting não ganhar nada há 6 anos impede que o plantel do Sporting seja melhor, então o Benfica perde 2 dos 3 melhores jogadores da época, e os únicos a par do Luisão e do Lima que fizeram a diferença e continua tão forte como no inicio da época passada?
      Eu não acho que tenho o rei na barriga, mas acho que se me derem a escolher o plantel do SCP ou o do SLB escolho o do Sporting, porque de facto tem mais qualidade individual, coisa que neste momento falta no Benfica, porque se nos ultimos 2 anos tinham julio cesar, Matic, Enzo, Maxi, Luisão, Siqueira, Jonas, Markovic, Lima, Gaitan e Salvio treinados pelo JJ neste momento arriscam-se a quando começar a época terem só o Luisão(34 anos) e o julio Cesar (35 anos) e serem treinados pelo Rui Vitória, ou seja, a qualidade do plantel do Benfica desceu, e muito.

    • Gongas
      Posted Junho 21, 2015 at 1:46 pm

      Meu deus o que eu já me ri com este post, há sportinguistas que nao têm mesmo noçao das coisas que dizem, mas pronto aqui vamos nos rumo ao tri enquanto ele vao rumo ao tri da bifana

    • Sérgio
      Posted Junho 21, 2015 at 1:58 pm

      William fez uma primeira volta fraca e na segunda volta do campeonato ficou atrás de Samaris e Casemiro, respectivamente.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Junho 21, 2015 at 1:58 pm

      Sebastião, também é preciso ter calma. Ainda falta muito para o mercado fechar e o Benfica ainda se vai reforçar, fala se no Mitrovic por exemplo que é um jogador muito melhor que Jonas e Lima e mais novo.
      O Sporting também vai perder peças fulcrais da época passada. Fala se de William no Arsenal e a saída de Carrillo parece me iminente. Uma coisa é certa, esta época temos treinador para ganhar a liga!
      Pinho

    • Antonio Oliveira
      Posted Junho 21, 2015 at 2:02 pm

      Cegos sao voces benfiquistas. Nao é por terem sido campeoes que tem melhor plantel, há outros factores. Mas voces querem comparar Eliseu com Jefferson, Samaris com William, Pizzi com Joao Mario??? O plantel do benfica e do Sporting esta epoca estavam ao mesmo nivel tendo o benfica um treinador infinitamente superior. Neste momento trocou-se a questao dos treinadores e com as saidas previsiveis os planteis estao ambos mais fracos, Maxi e Jonas num lado, Nani e Cedric no outro. Sem reforços o plantel do Sporting está mais forte e tem um treinador mais forte. Julio Cesar, ML, Luisao, Ewerton, Jefferson, William, Joao Mario, Carrillo, Gaitan, Slimani é o melhor "11" falta um jogador pois depende das taticas ou medio ou 2 avançado. Só Luisao e Gaitan tem lugar no 11 do Sporting( e fala-se que Gaitan pode sair), enquanto o contrario há varios que tem lugar no benfica. Se o plantel do Sporting é fraco para lutar pelo titulo como voces dizem, o do benfica, neste momento, nem serve para lutar pela europa. Claro que nenhum destes acontece, o plantel do Sporting tem mais que qualidade para lutar pelo titulo e o do benfica tambem.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Junho 21, 2015 at 2:06 pm

      Claro que neste momento o Sporting tem melhor equipa do que o Benfica, mas isso porque no Sporting ainda só saiu Nani e no Benfica fala se da saída de Jonas e Maxi.
      Paulo Oliveira por acaso parece me um bocado limitado apesar de cumprir no momento defensivo na saída de bola é péssimo. Agora Ewerton é bastante superior ao Jardel no meu entender. Rui e Júlio estão ao mesmo nível, tou farto de batalhar em prol do Rui pois não percebo realmente porque o acham assim tão debilitado.
      Pinho

    • Sérgio
      Posted Junho 21, 2015 at 2:25 pm

      "Só Luisão e Gaitan têm lugar no Sporting". Já chega de Internet por hoje. Não vou discutir mais. Façam a festa que depois apanham as canas. Como aconteceu no ano passado… Júlio Cesar, Jardel, Maxi (até ver ainda é do Benfica até dia 30), Pizzi e JM é equilibrado, porém reconheço que João Mário tem muito mais potencial. Mas nas alas Gaitan e Salvio são donos. Na frente, e se se confirmar as saidas de Lima e Jonas Pistolas, o Benfica fica sem avançados, pelo que é injusto comparar por exemplo Slimani com Jonathan que poucos minutos teve.

    • Sebastião América
      Posted Junho 21, 2015 at 2:26 pm

      Sergio
      e a primeira volta do Samaris? O melhor medio defensivo foi o William, o seguido dos Danilos (Maritimo e Braga).

    • Ricardo S
      Posted Junho 21, 2015 at 2:31 pm

      Eu estive uns anos em coma, acordo e leio estes comentários e fico a pensar que o Sporting foi campeão.. mas o patrício foi seguro em alguma época? Os Tobias e o oliveira são centrais para um campeão? O Sporting tem laterais? O meio campo, sem contar com o William, era titular no meio da tabela do campeonato inglês? Nani ainda joga à bola? Carrillo fez três jogos bons seguidos? Ou dois? Slimani é razoável mas Montero ou Tanaka são jogadores de futebol? Jogam como nunca mas perdem como sempre, não percebo como têm sempre as melhores equipas e nunca ganham…

    • Sérgio
      Posted Junho 21, 2015 at 2:43 pm

      Eu nunca disse que o Samaris foi melhor ou pior. Eu disse na segunda volta foi o melhor. Na primeira não, mas William também não o foi. Se não consegues enxergar isso tenho pena, mas se queres falar de regularidade eu elegeria Danilo Pereira como mais regular 6 do nosso campeonato no ano passado

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 21, 2015 at 2:45 pm

      Isto é deveras interessante, conseguem meter Rui Patricio e segurança na mesma frase….. conseguem dizer que num plantel a 2 só Luisão e Gáitan teriam lugar… na frente Slimani dá-me vontade de rir, miguel Lopes que fez 3 jogos é melhor opção que toda a gente para a lateral direita… bem enfim, nem sei que diga acho que não vale a pena argumentar.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 2:53 pm

      Senhor Antonio Oliveira e Sebastião America
      Eu ja percebi que são Sportinguistas e que apoiam o que é vosso, mas tem que se olhar com olhos de ver. . .
      DD o Miguel Lopes é melhor que Sílvio quando o Sílvio está lesionado. . .Pois toda a gente sabe que se o Sílvio não tivesse estes azares das lesões era o DD da nossa seleção !
      DC o Ewerton só fez 9 jogos na liga e já é melhor que o Jardel, nem sei como é que o VM teve a coragem de por o Jardel no 11 do ano, se ele é assim tão fraco. Enquanto a P. Oliveira, tem bastante potencial e espero que atinja esse potencial, mas é preciso ele evoluir mais porque neste momento ainda não é melhor que Jardel.
      Médios, entre Pizzi e Adrien a qualidade é a mesma. Entre João Mário e Talisca digo o mesmo, pois as fragilidades são o ponto forte do outro e vice-sersa
      ED Digam o que disserem o Salvio tem mais qualidade que Carillo a unica coisa a apontar do Argentino são as lesões
      PS1: Antonio Oliveira tu frisas que Gaitan pode sair, mas tambem não frisas que o William, Jefferson, Carrillo tambem tem boas probalilidades de sair. . . .
      PS2 Sebastiao America o Slimani é tão bom, que o Lima ficou sempre a frente dele na lista de melhores marcadores e a função dele é de ajudar a equipa, ao contrario da do Slimani que é o tipo de avançado para marcar golos
      Joel M

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 2:57 pm

      E mais uma coisa. .. Porque é que estão a comparar o plantel do Sporting, com o do Benfica com as saidas de jogadores ? Será que o Sporting está tão bem financeiramente que só gasta e não precisa de vender ? Será que o Benfica está tão mau financeiramente que vai conseguir vendas superiores a 50 Milhoes e não contrata ninguem ?
      Tenham calma que no dia 1 de Setembro comparamos tudo e mais alguma coisa.
      Joel M

    • Tiago Abreu
      Posted Junho 21, 2015 at 3:17 pm

      Não sei como fala-se que o Benfica tem inevitavelmente melhor plantel que o Sporting, quando até fez menos pontos na 2ª volta, mesmo tendo sido campeão…
      O Benfica foi campeão porque tinha os árbitros com medo de Maxi ou Luisão, foi campeão pelo coletivo que tinha que até o Jardel parecia jogador, entre outras coisas. Melhor plantel da liga ano passado era do Porto, o Sporting tinha um plantel tão bom como o do Benfica, a diferença é que o plantel do Sporting tinha potencial para ser superior no futuro, e o do Benfica era mais experiente que os rivais, por isso arriscou-se a ser campeão, que foi mesmo.

    • Antonio Oliveira
      Posted Junho 21, 2015 at 3:20 pm

      Sergio, Jardel é melhor que Ewerton?? O Salvio está lesionado até dezembro. E tens razao esqueci-me do Julio Cesar, apesar de a diferença entre Patricio e Julio Cesar ser muito pequena, o Patricio do Sporting nao tem nada a ver com a da seleçao. Mas pronto sao apenas 3.

      Ricardo S, O Patricio foi seguro em varias epocas, só quem nao acompanha o Sporting pode dizer o contrario. Sao e ainda temos um melhor, Ewerton. O Jefferson é bom lateral, as 12 assistencias provam isso. Nao sei mas Joao Mario( principalmente) e Adrien tem qualidade. Joga quando quer é facilmente o melhor jogador do campeonato, o que fez na champions prova isso. Este ano fez uns 25 jogos bons. O Montero é, se nao ves isso tens que aprender a ver futebol.

      Porque secalhar o futebol nao assim tao linear,se fosse pela qualidade do plantel o Porto tinha sido facilmente campeao.O benfica tinha um treinador infinitamente superior ao sporting e Porto e por isso foi campeao

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Junho 21, 2015 at 3:47 pm

      Joel tenho de concordar contigo a 100% no teu segundo comentário, agora no primeiro discordo de quase tudo. O Silvio e melhor que o ML como disseste mas está sempre lesionado como também disseste por isso se o Silvio tiver a uma próxima época igual a esta é preferível ter o ML. Paulo Oliveira não é melhor que Jardel como já tinha referido mas poderá a vir a ser e tenho de concordar contigo. Agora Ewerton é muito superior. Agora entre ser melhor e estar no onze da liga passada vai uma grande diferença. O melhor onze é feito em base no rendimento dos jogadores na época naquela liga e o Ewerton só jogou poucos jogos e é essa a razão de nem sequer ser considerado para o onze. Mas não deixa de ser superior. O Messi se tivesse feito 5 jogos na época passada na liga provavelmente não estaria no onze da liga mas seria na mesma o melhor jogador da liga. Referente aos médios, Pizzi e Adrien são do mesmo nível mas eu prefiro o Adrien e acho o superior entendendo no entanto quem tem opinião contrária. Agora entre Talisca e João Mário não há sombra de dúvida. João Mário é muito superior.
      Salvio não joga até janeiro e também são muitos os jogos em que ele não faz nada a não ser enrolar se na bola.
      Quanto ao Slimani, jogou quase metade da época condicionado por isso não me venham com histórias sobre golos como já vi aqui muitas vezes. Jogou muitas vezes a suplente, esteve na CAN e quando regressou fez muitos jogos condicionados.
      Pinho

    • rama
      Posted Junho 21, 2015 at 3:48 pm

      antonio oliveira, como é que se pode comparar o patricio com o J.Cesar esta epoca? o JC teve mal no jogo na alemanha para a champions e teve mais 2 jogos no inicio de epoca em que nao esteve seguro (ainda nao estava a 100% e nesses 2 jogos para o campeonato, tremeu, mas nao sofreu pitos) a partir daí foi imperial e com algumas defesas do outro mundo. eu fiquei pasmado pq pensava que ele estava acabado e surpreendeu me bastante.
      Comparar a epoca do patricio coma do julio é incompreensivel, e ja nem falo na seleçao, que aí é sempre o descalabro total…mundial (vais me falar na derrota do brasil, mas o JC nao teve culpa em nenhum golo e se n fosse ele ainda eram mais golos)…qualifiçao para o euro tbm está a ser linda..enfim..

  • João Magalhães
    Posted Junho 21, 2015 at 11:56 am

    Eu diria que é uma boa venda. Para substituto, não vejo no Mitrovic aquilo que se lhe apregoa e tenho dúvidas que vá ter estatuto de grande avançado nos próximos anos. O Benfica podia apostar no Ponce ou Calleri.

  • DNA
    Posted Junho 21, 2015 at 11:58 am

    Se acontecer será uma grande perda para o SLB!
    Jonas além de ser um excelente jogador, pode jogar em várias posições e em vários sistemas (provou isso no SLB e Valência) e ainda poderá dar a tal experiência ao plantel, como o VM refere e bem, e ajudar a crescer jovens promessas. Creio que independentemente do sistema que o RV utilize o Jonas seria sempre referência no ataque da equipa! Vamos ver o que acontecesse mas como portista espero bem que seja vendido! ;)

  • Rodrigo
    Posted Junho 21, 2015 at 11:59 am

    Sera sempre uma perda importante, uma vez que o Jonas foi o melhor jogador do ultimo campeonato, o mais decisivo e sao raros os avançados com a sua qualidade na finalizaçao acessiveis ao Benfica. No entanto, tendo chegado a custo 0 e contando ja com 31 anos sera sempre um grande negocio coloca-lo na China por 10M. Acredito que parte dessa verba sera gasta num sucessor, sendo que me parece que Mitrovic e um alvo inacessivel pelo seu valor de mercado (fixado nos 12-15M). Veremos tambem se Lima e Gaitan tambem sairao, algo que levaria a uma mudança total no sector ofensivo do Benfica e que poderia criar alguns problemas iniciais a Rui Vitoria.

  • The Monster
    Posted Junho 21, 2015 at 12:00 pm

    Muito sinceramente acho que o mais benéfico para o Benfica seria vender o Jonas.
    Caso fique Jonas irá baixar o rendimento, não só porque o sistema de jogo do Rui Vitória não contempla um segundo avançado, mas também porque o Jonas( não lhe querendo tirar mérito) beneficiou e muito do sistema e estilo de jogo que Jesus implementou no Benfica.
    E um negócio destes só aparece uma vez na vida, portanto analisando os prós e contras, o melhor para o Benfica é aproveitar o seu estado de graça e vendê-lo.

    • Kafka I
      Posted Junho 21, 2015 at 12:35 pm

      E tu a dares-lhe com o sistema de jogo, um treinador tem de adaptar o sistema aos jogadores que tem, e não o contrário, como tal o Rui Vitória vai ter de jogar na táctica que os jogadores lhe permitirem jogar, e não na táctica que lhe "apetece"..

    • The Monster
      Posted Junho 21, 2015 at 12:54 pm

      Não costuma ser assim, apesar de Rui Vitória na sua apresentação ter dito que ia aproveitar o que tinha sido feito de melhor por Jesus, existem muitos casos de treinadores que não adaptam a sua táctica aos jogadores que tem.
      Como por exemplo, Paulo Fonseca quando chegou ao Porto inverteu logo o triângulo, mesmo sabendo que o Fernando rende mais sozinho à frente da defesa, mas quis manter-se fiel às suas preferências.
      Depois existe a questão do estilo de jogo, aquela panóplia de movimentações ofensivas que o Benfica teve na segunda volta do campeonato não vai existir com Rui Vitória, e por consequência o rendimento individual dos jogadores vai decair consideravelmente, é preciso ter em conta que um jogador médio tem melhor rendimento individual quando inserido num colectivo forte do que um bom jogador inserido num colectivo mais fraco.

    • Zé Borges
      Posted Junho 21, 2015 at 12:57 pm

      Kafka, por norma concordo com os teus comentários mas desta vez não.
      Um treinador tem o seu sistema de jogo e esse é pra durar. Assim se vê os grandes treinadores, tem a sua filosofia e escolhem a sua tática "mae" conforme a maneira que veem o futebol.

      Os jogadores é que tem que se adaptar ao sistema de jogo do treinador.

    • RhaiL
      Posted Junho 21, 2015 at 12:58 pm

      Concordo contigo Kafka. No entanto, a verificarem se estas saídas e as contratações efetuadas é notório que jogaremos com 1 ponta de lança. Não te vejo muito animado com o Rui Vitória ;)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 21, 2015 at 1:19 pm

      Eu espero bem que o Vitória adopte o 4-4-2 senão estamos mesmo mal. E penso que o Kafka tem razão: o Rui Vitória não se pode dar ao luxo de ter sistemas fetiche.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 21, 2015 at 1:23 pm

      Jogadores adaptam se ao modelo não ao sistema.

    • Galileu Galilei
      Posted Junho 21, 2015 at 1:25 pm

      Zé não acho.

      Há tanta arte na mestria de dominar um sistema, como criar um para os jogadores que se tem no plantel.

    • António Vilares
      Posted Junho 21, 2015 at 1:30 pm

      Exacto, o sistema só indica a modelagem como inicias as partidas. Não acredito que Rui Vitória altere por completo as dinâmicas trabalhadas ao longo destes 6 anos de um dia para o outro, seria uma má partida logo… Mas o fundamental é criar esses princípios que cada um acredita, claro, mas sempre dependente dos jogadores que tens!

    • The Monster
      Posted Junho 21, 2015 at 1:41 pm

      Mas é a partir do sistema que se começam a construir as bases para o modelo.
      Ou seja, os jogadores partem de uma posição fixa de um determinado sistema para depois terem várias movimentações variáveis no decorrer da jogadas, movimentações essas interligadas com as movimentações de outros jogadores para criar dinâmicas, se é que me faço entender.

    • Antonio Oliveira
      Posted Junho 21, 2015 at 2:04 pm

      Nem todos os treinadores sabem jogar em 4-4-2 com qualidade, pelo que vi de Rui Vitoria no Guimaraes tenho quase a certeza que nao tem essa capacidade.

  • Zeta
    Posted Junho 21, 2015 at 12:00 pm

    Apesar do enorme clube que é o Benfica, a meu ver só existe um intransferível, e esse é Luisão. Tudo o resto pode sair caso haja boas propostas. Jonas é um excelente jogador, a custo zero, e um dos melhores jogadores do campeonato na última época, senão o melhor. Agora, 10 Milhões por um jogador de 31 anos que veio a "custo zero" é excelente e o Benfica não pode deixar este negócio cair.

  • Posted Junho 21, 2015 at 12:02 pm

    O Jonas é um excelente jogador, mas 10M€ por um jogador de 31 anos que fez só uma época com excelentes resultados desportivos e que chegou a "custo 0" é um verdadeiro negócio da China!

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 1:31 pm

      O Jackson vai sair por 35M a pronto e so tem menos 2 anos que o tao aclamado jonas pelo qual 10M é um negocio da china. Entao o de jackson é um negocio de outra galaxia. Desportivamente é péssimo para o Benfica e se fosse benfiquista estaria desiludido de ver sair um craque como ele por "10M" dos quais apenas metade ou menos chegarao ao Benfica.

      Sérgio Ribeiro

    • Nuno
      Posted Junho 21, 2015 at 1:45 pm

      Ah o jackson sai a pronto? O falcao tambem saia e ainda o ano passado o atletico devia ao porto dessa transferencia. Para alem de que 5% do passe e do empresario, mais direitos formaçao. Mais custos intermediarios. Diria que ficam com 25milhoes na melhor das hipoteses.

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 4:23 pm

      Nuno e o Jonas sai a pronto? E não há custos intermediarios na transferencia do jonas? Tirando os 5% o Porto tem de receber 33 250 000, acha que vai pagar 8 250 000 em custos intermediários? pelas suas contas a tranferencia do Jonas em 10 milhoes menos os custos intermediários que fala dão qualquer coisa como 1 750 000 que entrão nos cofres do Benfica sem ser a pronto.
      Parabens pelos seus calculos.

      Jozef

  • kanjy6
    Posted Junho 21, 2015 at 12:05 pm

    Como Benfiquista 10M por Jonas/Lima é uma excelente negócio, mas 20M pelos dois é mau!
    Numa estrutura mexer demasiado normalmente dá asneir, como tal, indo buscar um "jovem" seria importante ter alguém para os guiar, na baliza Júlio está certo, na defesa Luisão será fulcal, no meio campo manter o mais possível…

    O problema é na frente, e alterar 3em3 (Salvio lesionado, Gaitan de saída e Lima+Jonas na China) vai exigir dos 3 reforços para titular uma solução no imediato não dando tempo de adaptação (Jonas não foi chegar ver e vencer, Talisca apareceu antes dele e ajudou a que Jonas tivesse margem d manobra)

    Vendendo os dois Prevejo mau cenário, vendendo só um… Muita coisa e possível!

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Junho 21, 2015 at 12:06 pm

    Já é oficial? É verdade que onde há fumo normalmente há fogo, e toda a comunicação desportiva está a dar o negócio como certo. Mas às vezes o fumo não é de fogo… é de gente a fumar coisas estranhas.
    Seja como for, do ponto de vista financeiro é mesmo um grande negócio. Mas desportivamente pode pesar, tanto mais se saírem Lima e Jonas, as duas referências atacantes da época passada. Ainda assim acho que não há insubstituíveis, e tudo também depende da táctica a utilizar, embora um jogador com a classe de Jonas seja sempre uma mais-valia, seja em que táctica for.

  • PedroCastela
    Posted Junho 21, 2015 at 12:07 pm

    Para mim, desportivamente é simplesmente ruinoso. Do ponto de vista financeiro é um péssimo negócio. Acredito que o Jonas ficando, nos daria bem mais do que 10 M.
    Basta pensar como era o SLB antes do Jonas, e depois. Basta lembrar como foi o Benfica na liga dos campeões onde o Jonas não jogou e como poderia ter sido se jogasse.

    O Jonas é de longe o avançado mais completo que passou pelo Benfica nos últimos 30 anos.

    Excelente jogo de pés, com muita classe, com muita inteligência e uma dinâmica imprevisível.
    Sabe baixar para segurar a bola, distribui com critério e na área é letal. Técnica na verdadeira essência.
    Como pessoa, é um verdadeiro Senhor.

    Um verdadeiro craque! Vai fazer muita falta e os jogos serão menos sorridentes!
    A sair, é um tiro no pé. Mais um do LFV.
    O problema não é o JJ ter saído, isso até foi um bem que nos fez. Os grandes erros, é o Benfica perder as referências e começar tudo do zero.

    E não são os Mitrovic e os Campbell desta vida que nos vão preencher. Não valem uma perna do Jonas..

    Força campeão. Boa sorte!

    • Kafka I
      Posted Junho 21, 2015 at 12:30 pm

      O Jonas ficando daria mais de 10 milhões? ele tem 31 anos, a partir de agora o valor dele vai sempre ficar mais baixo, por muito que baixe…vender um jogador de 31 anos por 10 milhões é sempre um grande negócio do ponto de vista financeiro…já desportivamente sim é uma enorme perda

    • Kafka I
      Posted Junho 21, 2015 at 12:40 pm

      *por muito que renda

    • Nuno R
      Posted Junho 21, 2015 at 12:48 pm

      O Jonas tem só mais um ano de contrato… Não saindo agora, vai à sua vida no próximo verão

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 1:43 pm

      Por momentos pensei que tivesses a descrever o eusebio. Que exagero.

      Jose

    • Nuno
      Posted Junho 21, 2015 at 1:48 pm

      Mitrovic nao preenche? Mitro o ano passado no Anderlecht marcou 27 golos em50 jogos. E o futebol la e muito de bola ca bola la. Nao sabem controlar o jogo, marcam mas sofrem. Aqui com a equipa a jogar para ele (que e o que aco tece normalmente em 90% dos jogos), se vier, prevejo no minimo 25 golos no campeonato.

    • Manuel
      Posted Junho 21, 2015 at 2:50 pm

      O Jonas já disse que o que lhe oferecem é mais do que ele ganhou em toda a sua vida. Se fosse obrigado ficaria contrariado e nos não queremos jogadores contrariados no Benfica. Seria um mau exemplo para o futuro, para a imagem do clube e também perante outros jogadores! Nós não queremos no Benfica casos como o do Rolando e outros parecidos!

      A gestão de uma empresa para ser bem feita tem de olhar numa perspectiva holística, isto é, tem de ter em conta a sua totalidade, as suas várias partes, e não apenas olhar na perspectiva egoísta do adepto! Se o Benfica já é visto como um clube querido dos jogadores para onde eles querem vir jogar isso não acontece por acaso.

      As prioridades podem mudar durante um curto período de tempo. É apenas um aparente recuo táctico, com ênfase no "aparente", para avançar com mais força para o futuro.

      De outro modo a gestão estaria a ser feita de fora para dentro e isso é contrário a todos os princípios da boa governação.

    • PedroCastela
      Posted Junho 21, 2015 at 4:44 pm

      Kafka, naturalmente que não me refiro ao valor do passe.
      Refiro-me sim ao proveito desportivo. Acredito que com o Jonas, as nossas possibilidades de ganhar mais dinheiro, por exemplo, na liga dos campeões, aumentariam muito. Embora sejam só suposições, penso que é quase unânime que se no ano passado o Jonas tivesse jogado a mesma champions, a história seria diferente.
      Além de que posso dar dezenas de exemplos de jogadores com mais de 30 anos que valem bem os 10 M.

      Nuno R, o Jonas mostrou publicamente total abertura para renovar contrato.

      José, eu não vi o Eusébio jogar e não estava a descrever o Rei. Mas nos últimos 30 anos, não tivemos um avançado tão completo.

      Nuno, golos e estatísticas não são tudo. Senão o Cardozo e o Pauleta eram as últimas coca colas do deserto! Mitrovic não é craque, ponto.

    • PedroCastela
      Posted Junho 21, 2015 at 6:13 pm

      Manuel, primeiro, não me parece que seja o caso do Jonas. Mas, se me puderes facultar o link ou a fonte onde tiveste acesso à essas declarações do Jonas, eu agradeço. Apenas para salvaguardar que não se tratam dumas "fontes seguras".
      Segundo, percebo o que queres dizer ao nível da boa gestão, mas cada caso é um caso. Não podes generalizar conceitos.
      Não concordo que um clube não deva manter um jogador contrariado. Há um contrato, logo, salvo entendimento entre todas as partes para o revogar, deve ser cumprido. Tens o exemplo do Otamendi (entre muitos outros) que já faz birra e não quer ficar no Valência. Para mim, ficava lá encostado até mudar de postura e pedir desculpa, no limite, os restantes 4 anos do contrato que de livre vontade assinou.

      Senão é uma mama. Assinam contratos de longa duração, se tiverem lesões ou não se valorizarem, o clube que coma com a bucha! Se eles se valorizam, basta ficarem contrariados e podem sair… Grande lógica!

    • Nuno R
      Posted Junho 21, 2015 at 6:32 pm

      Castela, falaste que o Jonas daria mais dinheiro ao Benfica ficando… Ora, se renovasse, não era vendido, logo não traria lucro financeiro.
      O teu último parágrafo da resposta… Sim, basicamente é isso o futebol moderno.

    • Manuel
      Posted Junho 21, 2015 at 9:10 pm

      Pedro, não posso generalizar conceitos, mas posso generalizar princípios! E é disso que se trata!
      No caso do Jonas não é apenas uma questão de não lhe cortar as pernas mas também de ser grato porque nos ajudou e perceber o que está em causa.
      O Jonas vai ganhar 12M líquidos durante 3 anos!

      Se achas que os contratos são para cumprir, eu também acho, explica isso ao Bruno de Carvalho, para quem assinar contratos é uma mama!

      A questão aqui é que no caso do Bruno de Carvalho, no estado em que o Sporting se encontra, está a marimbar-se para a imagem do clube. Assim como Vale e Azevedo esteve em relação ao Benfica naquela altura! E como Pinto da Costa também esteve durante muitos anos, não só em relação à sua pessoa como ao clube que dirige. Agora parece que perdeu o pio.

  • Stalley VM
    Posted Junho 21, 2015 at 12:07 pm

    Afinal a minha fonte estava errada, acertou no Jesus para o Sporting, falou-se no Jonas para o Sporting, a mim parecia impossível, tal como Jesus.

    Quanto ao este negócio a ser verdade, tem duas vertentes, a boa é a quantia 10 M, por um jogador de 31 anos que veio a "custo zero", a má é a vertente desportiva porque o Jonas foi uma aposta para "já" dar o contributo e assim foi este ano, (é o que eu quero que o Sporting com Jesus faça, ir buscar jogadores para dar já o contributo) se isto se confirmar, vai ter de vir um reforço para o lugar de Jonas, mas também vai depender da táctica de Rui Vitória.
    Eu como Sportinguista por mim podem velar o Jonas, melhor jogador em PT este ano, certamente o Benfica fica mais fraco.

    SL!

  • Sombras
    Posted Junho 21, 2015 at 12:10 pm

    É um grande negócio e é justo para Jonas sair e ir fazer o contrato da vida dele (segundo li vai quadruplicar o salário que auferia no Benfica). O Benfica recebe 10M€, o Jonas vai dourar a sua reforma. É justo. Resta agradecer a Jonas o período que cá passou e tudo o que nos deu!

  • Pedro Costa
    Posted Junho 21, 2015 at 12:11 pm

    Já saiu o Jesus, se saírem também o Maxi, Gaitan, Lima, Jonas e considerando que o Salvio só deve voltar em Dezembro/Janeiro, é uma reformulação ainda maior que a que aconteceu no inicio da época passada, pois para além de sair o treinador, saem todos os pilares do plantel, à excepção do Luisão e porventura do Júlio César. O Benfica vai ter que atacar o mercado de maneira muito competente (algo que nem sempre tem feito…) ou arrisca-se a ter uma época muito abaixo das expectativas.

  • Gongas
    Posted Junho 21, 2015 at 12:28 pm

    Esqueceram se foi de dizer que 10 milhões é a sua cláusula de rescisão, o benfica nao pode fazer nada, so o jogador é que pode decidir

  • Alexandre Guerreiro
    Posted Junho 21, 2015 at 12:28 pm

    Parece que aos 31 está acabado ou algo.. Mentalidade tuga.. O que rende desportivamente compensa os 10M que nunca mais ninguém os ve

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 12:31 pm

    Curiosamente o Benfica é o único dos grandes que ainda não perdeu nenhum dos titulares – no Sporting saiu Cedric e no Porto Olivér, Danilo e Casemiro (sendo que Jackson está muito próximo disso).

    Tiago

    • Rodolfo Marques
      Posted Junho 21, 2015 at 1:36 pm

      pois não, perdeu o treinador para o Sporting. Está muito perto de perder o Maxi para o Porto. Pelos vistos Gaitan e Jonas também saiem (estão tão em risco como o Jackson).

  • António Vilares
    Posted Junho 21, 2015 at 12:44 pm

    Lado Financeiro: Enorme negócio! Por um jogador de 31 anos, garantir um encaixe de 10 Milhões é muito bom!
    Lado Desportivo: Perda de um grande jogador que foi completamente decisivo o ano passado, acrescentando muito poder de ter bola e de decisão em todas as suas acções. Caso Rui Vitória opte por mudar o sistema para apenas um homem na frente, e Jonas acabe por ficar será curioso onde o brasileiro irá encaixar (como craque que é joga em qualquer das posições, a dinâmica é que terá de ser diferente)

  • Joao Souto
    Posted Junho 21, 2015 at 12:44 pm

    Muito sinceramente não vejo como bom nem mau negócio, é um negócio. Deve ter recebido um bom prémio de assinatura, não deve ter recebido mal, mais os prémios dos golos/campeao/taça da liga, não vão receber uma margem de lucro por aí além.
    Corta – se na folha salarial um jogador que para além de não receber mal ainda devia querer um aumento e o rendimento dele só vai baixar a partir daqui.
    Já lima por 10 milhões é O negocio

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 10:18 pm

      Hás de me dizer um clube que em prémios de assinatura, golos, e de equipa (por campeonato/taça da liga) pague 10M aos jogadores individualmente !
      Não tentes menosprezar o negocio que só te fica mal. Com salários + prémios o Benfica no máximo pagou a Jonas algo como 3/4M numa época, nunca mais.

      João Palma

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 21, 2015 at 12:59 pm

    As necessidades do Benfica são conhecidas.
    Não é motivo para ficarem surpresos. O Benfica quer chegar ao valor de 100M em vendas neste defeso.
    A lesão de Salvio complicou as contas à Direcção, que assim teve que se virar para outro lado para suprir a receita do argentino.

    Gaitan, Talisca, Jonas, Lima, Ola John, Sidnei, Farinã, Funes Mori, Sulejmani, Lisandro Lopez e mais um ou outro negócio inesperado farão o Benfica chegar confortavelmente à barreira dos 100M e até ultrapassa-la.

    Outra situação, e esta estritamente financeira, prende-se com a redução da carga salarial.
    Como temos assistido no caso de Maxi, também Jonas é um dos elementos cujo vencimento é mais alto.
    O capitão Luisão será o único elemento a receber o topo salarial, servindo de figura de exemplo para outros seguirem.

    Desportivamente, e se nos restantes elementos a gestão é boa, Jonas, Lima e Gaitan valem 50 golos por época. E isso é muito difícil de encontrar.

    Seja como for, não será por aí que o Benfica parte enfraquecido face aos rivais, uma vez que o grande goleador do campeonato, Jackson também irá sair, e que os 3 avançados do Sporting todos juntos não fazem sequer o mesmo número de golos de Jonas sozinho.

    Mitrovic, caso se confirmem os rumores, é um grande reforço!
    Tem uma média de quase meio golo por jogo desde que chegou ao Anderlecht, o que significa que numa equipa com um potencial inferior ao Benfica consegue 16 golos época, mas tem apenas 20 anos, é fortissimo no jogo áereo, tem facilidade de remate com os 2 pés e fisicamente é muito potente.
    Na Liga Portuguesa, é menino para marcar facilmente 25 golos/época e será sempre um investimento cujo retorno estará garantido.

    Contando ainda com um avançado explosivo como Jonathan Rodriguez e mantendo Nelson Oliveira como back up, não creio que o Benfica ficasse pior do que com Jonas, Lima e Derley, muito pelo contrário.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Junho 21, 2015 at 2:15 pm

      Não percebi essa tua análise aos golos de Mitrovic. Se marca 16 golos na Bélgica, cá marca 25? Não percebi sinceramente a tua conclusão….
      Pinho

    • Flávio Trindade
      Posted Junho 21, 2015 at 2:48 pm

      José Miguel,

      A conclusão é simples.

      O Benfica tem um volume de golos muito superior ao do Anderlecht.
      A liga portuguesa não é pautada pelo equilibrio, ao contrário da belga, onde a diferença dos 3/4 grandes clubes para os demais não é tão evidente.

      Mitrovic tem 20 anos, e se aos 20 anos já apresenta uma média de golos deste relevo a tendência será para evoluir ainda mais esse registo.

      Logo, parece-me ser um número perfeitamente realista.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 21, 2015 at 3:01 pm

      A diferença do Benfica para as restantes equipas é muito maior a do Anderlecht para as da liga belga um avançado de qualidade num grande português faz sempre mais de 20 golos na liga.
      A liga belga é mais competitiva.

    • Pedro
      Posted Junho 21, 2015 at 3:04 pm

      O Benfica é uma equipa melhor que o Anderlecht, logo vai marcar mais golos, logo se o Mitrovic marca 16 no Anderlecht vai marcar mais no Benfica. Acho que foi mais ou menos esta lógica!

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Junho 21, 2015 at 7:05 pm

      Sendo assim percebo Flávio! Não tenho acompanhado o campeonato belga mas apesar de nas competições europeias as equipas belgas não serem sempre as mesmas o Anderlecht está quase sempre lá e pensei que dominasse os títulos nestes últimos anos sem grandes dificuldades (o standard de Liège já não é a equipa que era).
      Pinho

  • Diogo Palma
    Posted Junho 21, 2015 at 1:05 pm

    O Benfica na próxima época terá uma árdua tarefa para voltar ao nível que apresentou nos últimos anos é que desta vez não só vai perder vários titulares (é o que tem sido anunciado) como a equipa técnica é nova (e inexperiente a trabalhar a este nível de "grande") e o presidente parece que está focado em estabilizar as contas do clube pelo que poderá haver um desinvestimento que será colmatado com a aposta na formação.

    Perder Jesus, Maxi, Jardel, Gaitan, Jonas e Lima (sem contar com suplentes como Ola John, Sulejmani, etc) é desmanchar a espinha dorsal da equipa e começar literalmente do zero com Rui Vitória e novos jogadores a partir de Julho.

    A equipa do Benfica sofreu uma razia depois de ter sido campeã em 2013/14 tendo encaixado muitos milhões o que permitiu que na época seguinte continuasse forte com a chegada de alguns reforços experientes e revalidasse o titulo mas isso aconteceu também por mérito da equipa técnica (e mesmo assim a equipa ficou enfraquecida comparando com o ano transacto) … na próxima época não vejo as coisas com bom ar para os lados da Luz com estas alterações todas principalmente no que diz respeito à mudança de treinadores.

  • Diogo Palma
    Posted Junho 21, 2015 at 1:09 pm

    O Júlio César e o Luisão também já não irão durar muitos mais do que a próxima época, não será fácil encontrar sucessores à altura …

  • André Dias
    Posted Junho 21, 2015 at 1:09 pm

    O Jonas veio como um desenrasque a custo zero porque o Benfica abordou mal o mercado na época passada. Acabou por ser o melhor jogador da liga e agora o Benfica pode ganhar 10M com um jogador de 31 anos. Eu vendia, acho um bom negócio. As pessoas passam mas o Benfica continua, outros jogadores virão, ninguém é insubstituível. Quem sabe se daqui a um ano não estamos a elogiar um outro avançado do Benfica que brilhou durante a época.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 21, 2015 at 1:24 pm

    Financeiramente é, efectivamente, um negócio das China.

    Desportivamente não é uma catástrofe, mas é mau. Tenho imensa pena que o Jonas parta. Confesso que tal nem me passava pela cabeça. Um jogador com técnica e visão de jogo e, principalmente, com um refinado conhecimento do jogo. E, é claro, um goleador mortífero e eficaz. A manutenção de Jonas e a aquisição de um bom ponta de lança para substituir Lima era meio caminho andado para manter a qualidade ofensiva do Benfica.

    Agora, restam as dúvidas….

  • Galileu Galilei
    Posted Junho 21, 2015 at 1:30 pm

    Para mim é um bom negócio. 31 anos, 10 M , deve ganhar bem no Benfica, está bem vendido. Agora que se vá ao mercado buscar alguem que possa ter impacto! Quem me dera "comprar" todos os anos Jonas, virem render o que este rendeu e saírem no fim de uma época por 10M.

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 1:31 pm

    Uma equipa com Salvio na 2 metade da epoca Samaris Fejsa Julio Cesar Mukthar Jonathan Cancela Zivkovic Cristante Carcela e possivelmente Mitrovic e ainda os regressos de Djuricic de Farina mais as contratacões face as saidas de Maxi Lima Gaitan e jonas . Benfica estara ainda mais forte . Scp foi buscar Jesus mas nao tem capacidade financeira para ombrear com o Benfica ja o Porto nao se pode dizer o mesmo .

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 1:43 pm

    Só faltou dizer que os 10 Milhões são a clausula de rescisão. Logo nada a fazer por parte do Benfica. E o Jonas também vai ganhar muito e bem merece.
    De resto, o Benfica vai ter o melhor avançado atuar em Portugal (Mitrovic). 20 anos e já leva números estrondosos. É um goleador nato para pena de muitos que dizem que é hype.

    Rui Silva

  • Rui
    Posted Junho 21, 2015 at 1:45 pm

    Está a fazer um ano que via por aqui os benfiquistas a defenderem-se e a argumentar contra a ideia de que o benfica não iria ficar em terceiro, porque estava "claramente inferior ao Porto e ao Sporting".

    Não sei o que me deixa mais espantado: se esse tipo de comentários, se ver os benfiquistas a perder tempo com esse tipo de discussões…

    Quem tem e deve estar preocupado são os adeptos dos outros clubes.

    • Manuel
      Posted Junho 21, 2015 at 3:03 pm

      Totalmente de acordo. O que eu me fartei de rir quando há pouco menos de um ano se lia o que se dizia por aqui! Eu discordei, justifiquei e toda agente se ria de mim!

      Este ano vai ser um ano de consolidação e de virar de página.
      Ou muito me engano ou o Benfica prepara-se para ganhar o 35º. O Sporting com o JJ ainda está muito verde!

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 2:09 pm

    Os chineses de facto percebem imenso de bola para acharem que o Lima vale o mesmo que o Jonas. Enfim, acho que isto analisa-se com grande facilidade: 10 milhões pelo Lima é o negócio do século (e gosto muito dele, atenção) e em relação ao Jonas nem o Benfica tinha nada a dizer, pois 10 milhões não é só muito bom, é mesmo o valor da cláusula, acho. E lembrem-se que também já só tinha mais um ano de contrato. E em ambos os casos, os jogadores já passaram os 30 e estão naquela fase em que querem agarrar o contrato da vida. Vao agora para a China e em 2 anos fazem mais dinheiro do que se ficassem a jogar 5 ou 6 na Europa, o que provavelmente já nem sequer seria possível para nenhum deles. E assim voltam felizes e contentes para o Brasil no final das carreiras, com as contas bem folgadas para o futuro. E é totalmente legítimo da parte deles quererem isso neste momento da carreira, do mesmo modo que acho que devemos compreender e aceitar isso, ainda mais quando estão em causa dois jogadores que foram profissionais muito sérios e que muito contribuíram para o sucesso do Benfica enquanto cá estiveram. Quero que a política de "razoabilidade 0" e "os contratos são para cumprir" (se bem que só pelos outros) fiquem lá do outro lado da segunda circular, não acho que seja forma de gerir um clube: se o Jonas soubesse que era essa a política do Benfica provavelmente não tinha vindo para cá e também não tínhamos campeonato, nem estes 10 milhões, etc..

    Em suma: é inevitável, resta deixá-los ir e agradecer pelo que fizeram enquanto cá estiveram.

    Agora, é preciso saber como vai ser no futuro: ficamos com derley, jonathan e Nelson Oliveira? Com muita pena minha, duvido que o primeiro e o último alguma vez se venham a assumir e o mais provável é terem que sair ou andar por aí emprestados, se bem que também é possível que o rui vitória tente recuperar o Nelson Oliveira (até porque se conseguisse fazê-lo, conseguiria algo que o JJ não conseguiu, o que é importante na sua difícil afirmação); o jonathan confesso que ainda não consigo dizer, mas pelo menos para já parece-me arriscado ver nele o ponta de lança da equipa principal, para além de que não podíamos ter só um, como é óbvio. Espero portanto duas contratações de peso para esta posição, mitrovic era muito bom, mas também gostaria de um outro jogador mais experiente. O mitroglou foi um fiasco no fullham mas qualidade não lhe falta, será que não se conseguia trazê-lo por valores aceitáveis, nem que fosse num empréstimo com opção de compra razoável?

    Tomás

  • CB-Futsal
    Posted Junho 21, 2015 at 2:40 pm

    pena pelo rendimento, mas é o negocio do seculo…
    Uns vendem laterais por 5 milhoes com vinte e poucos e nos vendemos trintoes por 10 milhoes!
    Obrigado por tudo Jonas

    • Nuno R
      Posted Junho 21, 2015 at 2:55 pm

      Só que neste caso o trintão era um jogador de selecção (já o li aqui, e não só), e o lateral é um perneta (idem)

    • Tiago Abreu
      Posted Junho 21, 2015 at 3:25 pm

      nem compares a qualidade que o Jonas dá à equipa com a do Cédric por exemplo…

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 6:00 pm

      Comparação absurda. Verdade seja dita que vender o Cédric por 6,5 milhões também foi um excelente negócio para o Sporting, considerando que não só era um perneta (o que me ri quando o apontaram ao Arsenal e, melhor ainda, ao Barça! Passar de um Dani Alves para um Cédric nem seria de cavalo para burro, seria de cavalo para pé cochinho!), como era um perneta que só tinha mais um ano de contrato, logo em Janeiro já seria livre para assinar por qualquer clube para a época seguinte. Enfim, é inquestionavelmente um excelente negócio para o Sporting, não vale deitar abaixo só porque sim.

      Mas também não tentem desvalorizar a venda do Jonas: é de facto um excelente jogador e ainda capaz de espalhar MUITA magia, como este ano se provou, e se não foi à selecção foi por pura e simples estupidez do seleccionador (o mesmo que por exemplo deixou fora o Hulk). Mas facto é que tem 31 anos, 10 milhões é o valor da cláusula e só tinha mais um ano de contrato. Em cima de tudo isso, segundo consta estão a oferecer-lhe nada mais, nada menos, que 12 milhões LIMPOS por 3 anos de contrato. É inclusivamente mais do que ele ganhou em toda a sua vida até ao momento e, obviamente, irrecusável. Resta deixá-lo ir e agradecer pelo fantástico ano que fez, sem ele muito provavelmente não teríamos chegado ao título.

      Tomás

  • Nuno R
    Posted Junho 21, 2015 at 3:01 pm

    Mas o Benfica não quer dar ao Vitória as bases de trabalho que deram sucesso ao Jesus? Convinha manter o esqueleto da equipa (uma das virtudes do Benfica nos últimos anos), nomeadamente os mais experientes. Assim, seria benéfico renovarem ou manterem jogadores como Maxi, Jonas e Lima, isto dando de barato que o Gaitan é inevitável sair já.
    Esta estrutura consolidada facilita a entrada dos tais jovens, tarefa que será uma das prioridades (será?) do Rui Vitória. E não esquecer que há Liga dos Campeões, onde a experiência conta muito.
    Uma questão interessante é a financeira, pois é escrito aqui várias vezes, e replicado em outros veículos informativos, que o Benfica está financeiramente estável, e consegue manter o passivo controlado (que é realmente o que importa) e cobrir as despesas correntes do futebol apenas com as receitas ordinárias, sendo que os investimentos em compras são cobertos pelas vendas.
    Assim sendo, porquê a sanha de lançarem jovens (se o modelo actual funciona, desportiva e financeiramente), e de reduzirem salários? Como dizem os engenheiros, se está bom, não lhe mexas.

  • Kacal I
    Posted Junho 21, 2015 at 3:05 pm

    Em termos financeiros é um excelente negócio, chegou a "custo zero" e rendeu desportivamente onde ajudou a sua equipa a conquistar o campeonato e a Taça da Liga, tem 31 anos e portanto é quase impossível rejeitar uma oferta destas, depois o jogador com a idade que tem vai para um campeonato onde será estrela com facilidade e terá um contrato chorudo, é compreensível que aceite.

    Acrescento que cada vez mais o 4-2-3-1 parece uma realidade, acho que o Rui Vitória vai adoptar outro sistema táctico, Mitrovic seria um reforço fantástico e há ainda o Jonathan Rodríguez.

  • Tiago Abreu
    Posted Junho 21, 2015 at 3:27 pm

    Ataque do Benfica para o ano:
    Salvio, Carcela, Taarabt, Zivkovic, Nuno Santos – extremos.
    Diego Lopes e Mukhtar – médios-ofensivos.
    Mitrovic, Jonathan Rodríguez, Nélson Oliveira – pontas-de-lança.

    Nélson, Diego e Nuno são da formação, já são 3 da formação.

  • João
    Posted Junho 21, 2015 at 3:33 pm

    Grande venda do Benfica, chegou a custo zero e num ano vai por 10 milhões é grande negócio ainda por cima por um jogador de 31 anos que bem sabemos se iria conseguir repetir o que fez este ano

  • Fabio Tomaz
    Posted Junho 21, 2015 at 5:03 pm

    Como os 10 milhoes não entram no meu bolso, para mim é mais uma desilusão esta saída. Mas concordo que é dificil dizer não a uma proposta destas; pensando positivo: vai ser interessante ver como o Benfica se vai agrupar na próxima época.

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 5:36 pm

    Aos profetas da desgraça posso afiançar que a equipa deste ano será de topo.
    Sei de fonte segura que Mayke, Dória (emprestado), Coentrão (emprestado), Zivkovic, Campbell e Mitrovic serão reforços do SLB.

    Ass: Carlos Dores

    • Anónimo
      Posted Junho 21, 2015 at 5:43 pm

      Zidane, Figo, Beckham, Ronaldo, Guti, Raul e Roberto Carlos jogaram juntos na mesma equipa. Resultado: zero
      E eu sei de fonte segura que Nabi Sarr será o central do Benfica em 2015/2016 e que vai substituir o Luisao que vai para o Real Madrid.

      Ze Maria

  • Joao Goncalves
    Posted Junho 21, 2015 at 5:57 pm

    Alguém me pode esclarecer uma coisa… o Jonas não está em final de contrato e este não acaba agora a 30 deste mes? Ele já renovou?

    É que desde que ouvi esta ainda não vi nada nem ninguém, oficialmente, alterar a história que vinha de trás e essa era que o Jonas estava em conversações para renovar…

  • MM
    Posted Junho 21, 2015 at 6:45 pm

    Se Lima e Jonas saírem por valores próximos dos 20 milhões, como se fala, será, em termos financeiros, um dos melhores negócios da história do clube. Dois jogadores com mais 30 anos, apenas com mais um ano de contrato, sendo que um desses jogadores entrou há menos de um ano na equipa, a custo 0 e o outro está no clube há três épocas, tendo custado na altura cerca de 4 milhões. Financeiramente, repito, é um autêntico negócio da China. Desportivamente, a saída de Jonas será sentida, mesmo como vocês dizem, não se sabendo como ou se se iria adaptar a um novo modelo de jogo. Ainda, pelo que mostrou, parecia um jogador capaz de jogar em qualquer sítio e sempre bem. Já o Lima, por mais de 4 milhões seria para vender, por 10 é algo de extraordinário. Deu muito ao clube mas o seu ciclo chegou ao fim e será a última oportunidade do Benfica para fazer dinheiro com ele.
    Com este dinheiro dará para ir buscar o Mitrovic, que seria uma contratação excelente e provavelmente outro jogador, apesar de eu achar, que se a táctica mudar e for apenas utilizado um ponta de lança, que Mitrovic (se se confirmar), Jonathan e Nelson Oliveira serão suficientes e dão garantias.
    Resumindo, vender dois jogadores de 31 anos por 20 milhões de euros e com esse dinheiro ir buscar um (ou dois) de 20/22 anos que daqui a algumas épocas podem render o triplo, tem de ser sempre considerado um bom negócio.

  • Anónimo
    Posted Junho 21, 2015 at 10:52 pm

    Obrigado pela ajuda no #34 e pode seguir para a China. e se os Chineses quiserem ainda oferecemos mais uns 5/6 jogadores pelos mesmo 10 milhões…é tipo paga 1 leva 6 ou 7… :v

    Alguém na sua real faculdade pode pensar que é um mau negócio 10M€ por um jogador com 31 anos no último ano de contrato?
    E se ele ficar e em Janeiro assinar pelos Chineses a custo 0? nem 10M nem jogador motivado por perder o contracto de toda uma vida!

    Lopes

Deixa um comentário