Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barcelona conquista o 23.º campeonato; Catalães demonstraram força, qualidade, regularidade e com um super-Messi agravaram a crise do Real Madrid

Apenas um campeonato para o Real Madrid nos últimos 7 anos, 6 deles com Ronaldo, começa a ser grave.

O Barcelona garantiu o 23.º campeonato da sua história ao bater o Atlético de Madrid, por 1-0, golo do inevitável Messi. Depois de um jogo equilibrado e muito disputado, os catalães acabaram por merecer a vitória, que as grandes defesas de Oblak foram adiando. Messi, que facturou após grande combinação, foi mais uma vez herói, que contou com os escudeiros Pedro (muito boa exibição, a criar perigo com a sua qualidade técnica), Neymar (tanto faz dois túneis a Gabi como falha em frente a Oblak), Iniesta e companhia. O Atlético lutou mas a diferença de qualidade era demasiado grande, e apesar dos colchoneros terem obrigado Bravo a intervir, nunca foram um grande opositor ao novo campeão.

Um título Culé que é ganho com justiça dada a grande segunda volta efetuada após a derrota com a Real Sociedad. Luis Enrique (que havia feito muitas rotações até Janeiro, estando talvez aí uma das respostas para o grande estado de forma de todos os jogadores) encontrou a sua equipa, conseguiu sintonizar o trio da frente e vence assim o sétimo título para os Blaugrana em 10 anos, abrindo caminho para uma época que está a duas finais de ser de sonho. Individualmente, Piqué subiu bastante o seu nível em comparação com as últimas épocas, Neymar apontou 22 golos (cifra que daria para ser Pichichi em Itália ou na Alemanha), Messi voltou a demonstrar que é o melhor jogador do Mundo na última década e as contratações de Bravo (um dos 5 melhores guarda-redes do futebol Europeu esta temporada), Mathieu (nem sempre titular mas com golos cruciais contra Real e Celta) e Suárez (depois dum início titubeante, não parou de marcar nem de assistir) acabaram por desequilibrar a balança a favor dos catalães. Para o Real Madrid, este é um final de época que pode ter consequências imprevisíveis, não só porque os Merengues venceram apenas uma das últimas seis ligas, mas também porque terão de lidar com o sucesso do grande rival, algo que pesa sempre na altura de tomar decisões (e dada a situação de Ancelotti, Casillas ou Bale, nas próximas semanas Florentino terá muitas decisões para tomar). Nota ainda para o treinador italiano, que pelo segundo ano consecutivo deixa escapar a La Liga tendo tido o título nas mãos. Aliás, esta passagem pela capital Espanhola só acentua os seus fracos números em termos de campeonatos (só 3 ligas vencidas na sua carreira em 18 épocas entre Parma, Juventus, Milan, Chelsea, PSG e Real Madrid). Finalmente, o Atlético, que passa assim o testemunho, depois de no ano passado, ter conseguido a proeza de contrariar o poderio dos 2 colossos. Uma espécie de voltar à terra, num ano em que, apesar da saída de Diego Costa, houve até um maior investimento no plantel.

0 Comentários

  • Guilherme Loureiro
    Posted Maio 17, 2015 at 7:01 pm

    Está feito! Não vi o jogo. Mandaram-me uma mensagem a dizer que o Barça jogava muito, portanto presumo que tenha tornado o jogo fácil! Grande segunda volta de Messi a empurrar o Barça para o título. Luís Enrique, de muito criticado a herói, devolvendo o título à Catalunha!

    Parabéns ao Barça.

  • Peter Sorum
    Posted Maio 17, 2015 at 7:07 pm

    Facto: Ancelotti é um bom treinador em provas a eliminar em provas de regularidade pontual é um treinador fraco e isso mostra bem que só ganhou 3 campeonatos em tantos anos de carreira e muitas vezes com equipas que eram claramente favoritas. No PSG na primeira época perdeu o campeonato para um grande Montpellier que era muito inferior em termos de orçamento e na época seguinte venceu o campeonato com curta vantagem pontual para o segundo lugar. Esta época tinha 6 pontos de avanço para o Barcelona não soube gerir a equipa e perdeu o campeonato logo em Janeiro.

    • Tartaruga
      Posted Maio 17, 2015 at 7:29 pm

      Não podia concordar mais. Pior que isso foi no que diz respeito à epoca passada. Numa era em que ou é Barça ou Real, e que para vencer o Barça o Real tem que se espremer todo para ganhar o campeonato, o ano passado ganhou o Atlético.. Isto claro, não querendo retirar o mérito do Atletico e do Ancelotti por ter ganho a LC e a Taça do Rei. Mesmo assim, olhando para o campeonato espanhol pela prespectiva de um adepto do Real, o campeonato do passado parece uma piada de mau gosto. Tal como este, dada a vantagem com que o Real partiu para a 2a volta e a maneira como perdeu pontos estupidos antes de defrontar o Barcelona…

    • Cesar Torres
      Posted Maio 17, 2015 at 7:39 pm

      Piada de mau gosto? O Atlético do ano passado foi só o Atlético mais forte dos últimos 20 anos. Ganharam o campeonato no último jogo contra o Barcelona, não perderam nenhum jogo contra o Barcelona para o campeonato, eliminaram o Barcelona da champions, eliminaram o Chelsea e por pouco não foram campeões europeus. Sim o Ancelotti não tem um bom CV quando o assunto é campeonato mas o ano passado perdeu porque o Atlético foi a equipa mais regular no campeonato.

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 7:51 pm

      E conseguiu vencer a liga dos campeões com uma grande dose de sorte porque o Mourinho em 3 épocas vai as meias finais em que na primeira é eliminado com uma roubalheira do Barcelona, na segunda é eliminado nos penaltis que é uma lotaria como todos sabemos e na terceira foi eliminado apenas por 1 golo em que no jogo em casa contra o Dortmund foram claramente superiores. O Ancelotti chega la na primeira época e vence a liga dos campeões, teve mérito é claro que teve mérito, mas talvez a sorte que faltou ao Mourinho ele teve-a do seu lado! Outro facto é que o Real Madrid ganhou 14 titulos nestas duas passagens do Florentino Perez como presidente do clube o mesmos 14 titulos que o Guardiola ganhou quando esteve aquelas 4 épocas em Barcelona. Para terminar, o Real Madrid gasta milhões em jogadores desnecessários e não contratam para posições em que é mesmo necessário, enquanto que o Barcelona contrata bem e vence titulos. É tão simples quanto isto.

    • Kacal I
      Posted Maio 17, 2015 at 7:53 pm

      Isso é evidente, o Ancelotti é um bom treinador mas em provas longas e de regularidade não é dos melhores.

    • Dario
      Posted Maio 18, 2015 at 1:58 pm

      Anonimo isto depois das coisas acontecerem é muito facil falar, mas nao era preciso tantas inverdades, porque o Real nao foi eliminado frente ao Barcelona devido a um roubo( o chelsea sim), porque se houvesse um arbitro, que os tivesse no sitio o Real ia jogar a 2ª mão sem 3 ou 4 jogadores e mesmo nessa 2ª mao o Ricardo Carvalho só fazia 30 minutos. Depois sim teve o azar na lotaria, mas frente ao Dortmund foi muito bem eliminado mais uma fez, nao deve ter sido por serem superiores que em 4 jogos o Dortmund dominou os 4 e venceu 3 e perdeu 1.

      Depois o Barcelona nao contrata bem, muito pelo contrario porque andou anos e anos com problemas na defesa e só contratava medios e extremos e avançados que nao serviam, segundo o Real tem melhor equipa que o Barcelona.

      E por ultimo o Ancelotti pode ter tido sorte na final, mas até la esmagou tudo o que apareceu, tambem nao deve ter sido só sorte quando ganhou 4-0 ao Bayern

  • Anónimo
    Posted Maio 17, 2015 at 7:15 pm

    Os jogos de hoje mostram uma coisa que me parece muito pertinente na comparação de CR7 e Messi ultimamente: Messi: 1 golo = Título da La Liga. CR7: 3 golos = estatísticas. E é verdade meus caros, essa é a grande diferença. Golos para as estatísticas não chegam.
    Luis Alves

    • David
      Posted Maio 17, 2015 at 7:23 pm

      E qual é a conclusão que tiras desse raciocinio?

    • João Magalhães
      Posted Maio 17, 2015 at 7:24 pm

      Porque o Futebol é um desporto colectivo. É absolutamente impossível associar o fracasso do Real Madrid ao Ronaldo. O que podes alegar é que o Messi é mais decisivo.

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 7:33 pm

      Não sei onde queres chegar com isso Luis, que o Messi é muito melhor que o Ronaldo já toda a gente sabe.

      Bruno J

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 7:43 pm

      João Magalhães e Bruno J, bravo! É exactamente isso que pretendo realçar. É certo que o futebol é colectivo e não se pode associar o fracasso do Madrid ao CR7, mas a verdade é que nos jogos decisivos o Messi está la sempre. Seja a marcar ou a assistir. E o CR7 se não a empurrar à boca da baliza, não consegue ser decisivo nos jogos grandes. Contra o Atlético, por exemplo, isso é bem patente.
      Luis Alves

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 7:43 pm

      A diferença é que o real tem uma das defesa que pior defende do top 15 da Europa. 1 golo em cada jogo numa meia final da UCL devia mais que chegar para resolver a eliminatória, mas lá atrás é sempre a meter água. E hoje foi mais uma vez apesar de que em nada deu.

      João Fonseca

    • João Lains
      Posted Maio 17, 2015 at 7:44 pm

      Esse pensamento foi muito mal concretizado.

    • João Magalhães
      Posted Maio 17, 2015 at 7:48 pm

      Esta época, concordo que o Ronaldo não esteve ao nível de melhor do mundo em alguns jogos decisivos. Contudo, é demasiado redutor um juízo desse género. O Cristiano já provou que consegue ser importante nos jogos decisivos, especialmente quando não se refugiava tanto na área.

    • Stalley VM
      Posted Maio 17, 2015 at 7:52 pm

      O ano passado foi Ronaldo mais decisivo, este ano aparentemente foi ou vai ser o Messi, veremos na Taça do Rei e na Final da Champions, mas sim em termos de ano civil foi muito melhor que Messi e o Barça muito melhor que Real Madrid.

      SL!

    • Stalley VM
      Posted Maio 17, 2015 at 8:01 pm

      Correção, o Messi foi muito melhor que o Ronaldo neste ano civil**

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 8:12 pm

      Lains, não preciso da tua aprovação. Tens a tua opinião e eu tenho a minha.

      Luis Alves

    • João Lains
      Posted Maio 17, 2015 at 8:30 pm

      Julgava que isto era um espaço de debate. Além disso, como eu, muitos outros não perceberam onde querias chegar. Ou melhor, não dá para lá chegar. Os resultados conquistam-se com golos. Podia soltar aqui uma lista com os jogos em que o Ronaldo se revelou decisivo. A título de exemplo, a par de Aduriz, Ronaldo é o jogador que desbloqueou mais vezes o marcador esta temporada no campeonato espanhol: 12 ocasiões.

      "Se Cristiano Ronaldo joga, a partida começa 1-0"

    • Sebastião América
      Posted Maio 17, 2015 at 8:59 pm

      As equipas a quem o Cristiano marca mais golos em Espanha são o Barça, o Sevilla e o Atletico. é o jogador com mais golos de sempre em meias-finais da Champions (marcou também nas 2 finais que ganhou). Marcou o mitico golo (o que festeja com o "calma") que dá o campeonato ao Mourinho em Camp Nou. Não aparece em momentos decisivos?

    • Carlos Pedro
      Posted Maio 17, 2015 at 9:17 pm

      Sebastião onde foste buscar estes dados que as equipas que o Cristiano mais marca em Espanha são o Barça, Sevilha e o Atlético? Posso ter acesso?

      O Ronaldo na maior parte(na maior parte) dos grandes jogos é bom a marcar se já está tudo mais confortavel ou então marca e depois desaparece. Ronaldo não lida muito bem com a pressão.

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 9:26 pm

      João Lains, Ronaldo até pode ter sido quem mais vezes desbloqueou o marcador através dos golos não contesto isso até porque nao tenho dados sobre isso. Mas quem certamente desbloqueou mais vezes o impasse que se verificava no marcador foi sem dúvida Messi, quer através de golos, quer através de assistencias ou de jogadas que acabaram por dar em golo. O Messi está noutro patamar completamente à parte dos demais.

      Cumprimentos,
      João Gonçalves

    • RV
      Posted Maio 17, 2015 at 9:46 pm

      Enquanto as pessoas continuarem a achar que apenas o número de golos interessa, então o Cristiano vai continuar a ser idolatrado. Porém, qualquer pessoa que tenha dois dedos de testa, um pouco de imparcialidade e paciência/vontade de ver os jogos das duas equipas tem perfeita noção que a influência que o Messi tem no Barcelona é muitíssimo maior do que a do Cristiano no Real. Em 6 anos de Real Madrid o Cristiano só ganhou 1 Liga e 1 Champions, mas como muita gente não é realmente adepta do Real e sim do FC Ronaldo, então foram uns anos brilhantes, com Ballon D'ors e Botas de Ouro à mistura.

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 9:56 pm

      "Se Cristiano Ronaldo joga, a partida começa 1-0". Pois claro, em 6 anos esse mote deu-lhe 1 liga. Esse é o problema. Tal como um utilizador escreveu aqui há uns dias, num excelente artigo comparando o actual Ronaldo com o de há uns anos, o CR7 actual (de há uns anos para cá na verdade) vive para as estatísticas em detrimento da equipa. E isso, na minha opinião, é triste. Ninguém nega que a ambição é importantíssima em qualquer carreira, mas, actualmente, o que ele tem não é ambição, é obsessão pelos golos. Um jogador que está 90% do tempo na área, à espera que as bolas sejam postas para encostar, que amua com os golos dos companheiros, e que leva a "aficcion" a assobiar colegas de equipa por nao lhe passarem a bola, é triste e lamentável.
      O segundo parágrafo do Carlos Pedro ilustra bem a situação dele. Ele fica demasiado obcecado e não lida bem quando tem pressão. Não chega marcar um golo de encostar e não fazer mais nada pela equipa. De que é que serve marcar 100 golos se nas alturas mais cruciais ele não aparece?! Com a Juve, viu-se isso. Com o Atlético tem-se visto tambem, com o Valência esta época foi o mesmo. Enfim, negar que ele é um grandíssimo jogador e acima de tudo goleador, seria evidentemente absurdo. Mas não reconhecerem a sua falta de capacidade decisiva nos jogos mais importantes e não reconhecerem que grande parte dos golos dele devem-se ao facto da equipa jogar para ele, é também lamentável. E em muitos jogos, não tenho dúvidas que isso se deve ao facto de ele não lidar bem com a pressão. Porque quando se nota que ele não está pressionado para marcar um golo (muito raro), tudo sai mais natural e espectacular, a meu ver. E digo isto, não por ser um acérrimo crítico dele, mas precisamente por ter vibrado muito com o futebol dele antigamente.
      Luis Santos

    • João Lains
      Posted Maio 17, 2015 at 10:23 pm

      João, só recorrendo a factos para o confirmar. Eu também não os tenho à mão. Se recorrermos aos números, Ronaldo participou em 50 golos, Messi em 51, mas é claro que a influência do argentino no jogo do Barcelona é muito superior à de Ronaldo no Real. Mas também não percebo porque é que o Ronaldo tem de ser desprezado por isso. A ele pedem-lhe para fazer aquilo que ele melhor sabe, marcar golos. Senão defende, isso já é uma conversa que têm de ter com o Ancelotti. Ele é que é responsável por lhe dar instruções.

    • Anónimo
      Posted Maio 17, 2015 at 11:33 pm

      João Lains, por acaso tendo em conta apenas a La liga e falando apenas em numeros Ronaldo soma 61 golos+assistencias, enquanto Messi tem 59. Mas eu não tava a desprezar o Ronaldo, acho-o fenomenal e na minha opinião continua a ser o segundo melhor do mundo, desculpa se passei uma ideia errada (o que nem sempre é facil fazer, visto que cá em Portugal há muito a ideia de que falar bem dos de fora é a mesma coisa que dizer mal dos que nasceram cá). Mas só queria sublinhar que na minha opinião desbloquear um jogo, o mérito maior não tem que ser necessariamente do marcador do golo, nem do que faz a assistencia, mas sim tem que se ver a jogada toda e ver quem teve o maior mérito em desmontar a defesa do adversário ou a aproveitar algum erro, e acho que neste aspecto Messi é de longe o jogador que mais tem feito isto. Por exemplo, fala-se muito nos numeros de Neymar mas arrisco de dizer que grande parte dos golos dele foram muito mais mérito do Messi do que propriamente do Neymar que se limitou (e bem, claro!) a acompanhar a jogada.
      Mas pela tua resposta deduzo que concordes mais ou menos com isto que estou a dizer ;)

      Cumprimentos,
      João Gonçalves

    • Karabatic13
      Posted Maio 18, 2015 at 8:23 am

      Essas assistências do cristiano sem querer são de rir. Não há comparação.
      É como comparar Jardel com Maradona

  • fernando pangane
    Posted Maio 17, 2015 at 7:19 pm

    Sem estofo chegamos ao título!
    Abraços a todos culés e um enorme obrigado aos jogadores e treinador por mas esta alegria.

    SOM UN EQUIP! Visca Barça…

  • Kacal I
    Posted Maio 17, 2015 at 7:21 pm

    Parabéns ao Barça e seus adeptos e simpatizantes, foram a equipa mais forte, regular e eficiente, o Real teve muitos altos e baixos fracassando nos momentos decisivos, o titulo está bem entregue e é preciso uma mudança de mentalidade no Real para voltarem a ser campeões.

    O trio ofensivo do Barça foi fundamental e estiveram em grande nível, o Messi fez uma excelente época e foi o jogador da época.

  • Tartaruga
    Posted Maio 17, 2015 at 7:23 pm

    Só de pensar que em Janeiro se falava no despedimento de Luis Enrique.. Foi realmente uma segunda volta impressionante, o Messi ligou o turbo.

  • Nelson Mohr
    Posted Maio 17, 2015 at 7:24 pm

    Parece-me que no Real devem sair o Casillas, Bale e Ancellotti. E não me admirava se não saisse o Benzema e contratassem o Falcao (antigo desejo de Florentino), indenpendemente da forma que este atravessa é um bom ponta de lança e ainda causaria estragos na La Liga, mas na minha opinião Benzema oferece muito mais ao jogo do Real do que o colombiano. Porém, gostaria de ver Benzema na Premier League (United ou Chelsea).

    Grande Messi por ter marcado o golo que deu o título e uma palavra de apreço para o Ronaldo que marcou 3 golos hoje também! Espero é que o Ronaldo saia o mais rápido possível do Real e volte a vencer titulos colectivos, porque o Real não lhe vai permitir isso, nem na próxima época de certeza.

  • Lourenço Alves Ribeiro
    Posted Maio 17, 2015 at 7:26 pm

    Oh Luis Alves, a ignorância é uma benção dizem alguns! O CR7 é apenas o jogador que dá mais pontos ao clube que joga na La Liga e é o que abre mais vezes o marcador! Nenhum outro jogador faz isto! Portanto é melhor refazeres essa frase. E mais é só o jogador com mais golos na fase a elminar da Champions! Vai para a escola rapazinho. Quando se tenta engrandecer um grande jogador menosprezando outro grande jogador dá nisto. Como diz o outro às vezes mais vale estar quieto.
    Lourenço Alves Ribeiro

  • Miguel'zinho
    Posted Maio 17, 2015 at 7:27 pm

    2015 foi um ano muito muito forte para o Barcelona, desde a derrota com a Real Sociedad que o Barcelona voltou a ser avassalador e conquistanto o titulo de maneira merecida. De destacar o muito bom trabalho que o Luis Enrique teve esta época, apesar dos conflitos que houve conseguiu recuperar o Pique, Busquets e o Dani Alves e pricipalmente o Messi para as suas melhores formas e todos acabaram por fazer uma excelente epoca.

    Visca el Barça!

  • Rúben Gomes
    Posted Maio 17, 2015 at 7:28 pm

    Obrigado e … Desculpa, Luis Enrique. Mesmo sem estofo la ganhamos o titulo, merecido. Messi fez uma epoca … à Messi. Não só pelos golos, nem pelas assistencias, mas sobretudo pelo que jogou. Recital atras de recital, magia e mais magia, rins destruidos, colunas estragadas, as melhoras Boateng. Agora é pensae ja na proxima final.

    Visca el Barçá.

  • João Gonçalves
    Posted Maio 17, 2015 at 7:32 pm

    Parabéns ao Barça.. Não sou adepto do clube (em Espanha tenho mais afecto pelo Depor) mas é impossível ficar indiferente ao Messi quando ele joga assim.. Espero que tenha um dia mau na final da Champions porque senão vai ser duro..

  • João
    Posted Maio 17, 2015 at 7:32 pm

    Hoje o Cr7 fez 3 golos e uma assistência, alguém me sabe dizer que fez uma boa exibição, ou foi só estatística?

    Parabéns ao Barcelona, titulo merecido, foram a melhor equipa ao longo da epoca, espero que também vençam a taça do rei e a champions, apesar de não gostar do clube, esta epoca(tirando o meu em portugal claro) passei a querer que as equipas que jogam bom futebol ganhem, goste ou não do clube.

    Bota de ouro já não deve fugir ao CR7 e a bola de ouro(principalmente de ganhar a champions) ao Messi, mesmo apesar de nem a meio do ano estarmos.

    • João Magalhães
      Posted Maio 17, 2015 at 7:41 pm

      Exacto. E se os títulos ficam para a história, os prémios individuais também. Será a 4º do Cristiano, que é verdadeiramente incrível.

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 17, 2015 at 8:00 pm

      João, apenas um detalhe, o Messi e Barça ainda não venceram a Champions, falta a final. Não menosprezem a Juventus, o Real fê-lo e deu-se mal.

    • João
      Posted Maio 17, 2015 at 8:19 pm

      Rafael Vicente eu no meu comentário não disse que o Barcelona a ganhou, leia lá novamente com atenção. Disse que vou estar a torcer por eles, infelizmente não tenho o poder de fazer com que ganhe quem eu quero.

      E na bola de ouro disse "principalmente se ganhar a champions"(enganei-me a escrever e meti "de", será esta a confusão?).

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 17, 2015 at 8:41 pm

      Sim foi essa a confusão João, sendo assim peço desculpa. E concordo com quase tudo exceto o primeiro parágrafo.

    • João
      Posted Maio 17, 2015 at 11:23 pm

      Ora essa, o erro foi meu, tranquilo. O 1º paragrafo? Foi mesmo uma pergunta sem qualquer 2º intenção, não vi nada do jogo, não sei se ele jogou bem ou mal, por vezes há jogadores que em alguns jogos conseguem marcar 2 ou 3 golos e a sua exibição é menos conseguida, não é qualquer critica ao Ronaldo, que até é o jogador que mais gosto.

  • Anónimo
    Posted Maio 17, 2015 at 7:45 pm

    Apesar de que gostava de ver o Ronaldo bater o record do Raul acho que ele não devia ficar mais um ano no Real. O trabalho de florentino a reforçar-se com jogadores como illaramendi por 40 milhões é deprimente.

    Gostava de o ver mudar-se para o bayern este verão e actuar no lugar do ponta de lança, ou como vagueante, e sempre seria um extrema a mais nos 1023109 jogos que robben ou ribery estão de baixa.

    Carlos Pereira

    • Bruno Caseiro
      Posted Maio 17, 2015 at 9:09 pm

      A questão é mesmo essa. Gastar 40 milhões num jogador que nem sequer dá confiança para estar no banco. Tantos jogadores no mundo que poderiam ser mais valias neste Real por essa verba…E para além da pouca capacidade de Ancelloti nas competições regulares, a falta de banco foi preponderante para este desfecho na liga…

    • João Magalhães
      Posted Maio 17, 2015 at 9:29 pm

      A falta de banco também é criada pela incapacidade do treinador. Porque é que o Khedira não joga? Porque é que não sobe o Coentrão para o meio campo, onde já se viu que é competente?

    • Karabatic13
      Posted Maio 18, 2015 at 8:24 am

      O Khedira está de férias desde Janeiro. Merece.

  • Carlos
    Posted Maio 17, 2015 at 7:50 pm

    Na visão desportiva concordo a 100% com o artigo, mas temos que adicionar aqui uma visão extra que passa muito despercebida ao comum adepto.

    Este Real Madrid não é construído para joguinhos ao fim de semana e a meio da semana, é uma empresa construída para fazer dinheiro. E o Real Madrid novamente vai acabar como a equipa mais rica do Mundo.

    Eu tenho vindo a ler muito sobre empresas, e se os títulos desportivos têm uma valorização subjectiva, a verdade é que o dinheiro não tem uma valorização subjectiva, o Barcelona sem dúvida que merece o campeonato, mas a verdade é que esse campeonato não representa muito valor a nível monetário quando comparado com a máquina de dinheiro que o Real Madrid montou.

    Tudo isto para dizer que a "crise" do Real Madrid, tem um cariz subjectivo, já que o Real Madrid nunca foi tão rico como é actualmente, nem nunca nenhuma equipa da história do futebol foi tão rica como o Real Madrid é…

    • João Magalhães
      Posted Maio 17, 2015 at 7:55 pm

      É o exemplo perfeito de uma multinacional, que compra ativos em valorização, que vende os que não são os apelativos, e que é gerida com base na maximização do lucro. O sucesso desportivo é uma formalidade naquele clube.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 17, 2015 at 9:50 pm

      O sucesso desportivo é uma formalidade? tem 32 campeonatos e 10 champions…Nao percebo onde queres chegar.

    • Carlos
      Posted Maio 17, 2015 at 11:00 pm

      Luis La Liga,

      Desses 32 só 3 foram conquistados por Florentino Perez….12 anos à frente do Real Madrid, 3 títulos de campeão, 2 Champions League, 2 Supertaças Europeias, 1 Intercontinental, 1 Campeonato do Mundo de Clubes, 2 Copas do Rei e 4 Supertaças de Espanha.

      12 anos, 15 titulos….no entanto o Real Madrid ser só campeão 3 vezes em 12 anos é ridículo, eu que sempre fui um adepto fervoroso do Real Madrid desde a Quinta del Buitre custa-me ver o Real Madrid, e alguns jogadores do plantel do Real, como Pepe, Varane, Carvajal, Kroos, Modric, Isco, James, Jese, Benzema e Cristiano a terem o seu talento sacrificado em prol do dinheiro e não dos titulos e submetidos a um presidente que obriga certos jogadores a jogarem por decreto em prol do equilíbrio e qualidade do plantel…

  • Stalley VM
    Posted Maio 17, 2015 at 7:56 pm

    Bom 2015 do Barcelona, para ser excelente é ganhar a Champions, já nem falo da Taça do Rei.
    Messi um 2015 até ao momento em muito bom nível, uma palavra para Luis Enrique.
    Outra coisa é se Neymar em ano de Copa América, não entra luta pela a Bola de Ouro, veremos…..

    SL!

    • RV
      Posted Maio 17, 2015 at 9:49 pm

      Ou muito me engano ou o Neymar vai mesmo entrar no top3. Não diria que entra na luta porque este ano vai a Bola vai para o Messi e a luta acaba sempre por ser com o Cristiano, mas um lugar no top 3 de 2015 seria justo, pelos títulos colectivos e também porque o homem a brincar a brincar já vai com 37 golos na temporada e ainda faltam 3 jogos…

    • karabatic13
      Posted Maio 17, 2015 at 10:30 pm

      Faltam os marcados pela canarinha

  • karabatic13
    Posted Maio 17, 2015 at 8:04 pm

    1 já está. Mesmo com o árbitro a prejudicar. Grande golo de messi.
    O barça renasceu e é, inquestionavelmente, a melhor equipa do mundo no momento.
    19 golos sofridos na Liga. 4 de bola parada em todas as competições. 4! Incrível a evolução com LE e Unzué. E são os mesmos defesas. Só prova o que sempre se dizia: era uma questão táctica e de posicionamento. O Real tem Pepe,Ramos e Varane, os supra-sumos, e sofreu quase 40 golos só na Liga.
    A Liga do Tridente, a Liga MSN, a Liga de Messi.
    Limparam os adversários todos. 4 em 4 com o Atletico.

  • Rodrigo
    Posted Maio 17, 2015 at 8:35 pm

    Quem tem um trio de ataque destes sujeita-se a vencer. Messi, Neymar e Suarez sozinhos podem vencer qualquer equipa e poderao levar a equipa Culé ao triplete em 2014-15. Creio que o titulo e claramente justo, sobretudo pela grande 2ª volta da equipa catalã, sendo que o Real Madrid fraquejou em varios momentos e o Atletico regressou ao seu lugar como era de esperar. Veremos o que acontecera no defeso, sabendo-se que o Barcelona nao podera contratar e que o Real Madrid, por via de ter ganho apenas 1 titulo em 7 anos e de ter fracassado tambem na Champions, querera promover varias mudanças internas.

  • Kafka I
    Posted Maio 18, 2015 at 2:09 am

    Fantástico título, por motivos óbvios não vi nada deste jogo mas foram-me enviado sms e do que me foram contando fui estando tranquilo (até porque mesmo que não vencêssemos hoje, venceríamos na última jornada contra o Depor em casa),

    É um titulo mais que justo, e tenho de tirar o chapéu a Luis Enrique que fez renascer jogadores como Pique, Dani Alves, Iniesta ou Messi….que melhorou significativamente o processo defensivo (apenas 19 golos sofridos)…que melhor significativamente tanto nas bolas paradas defensivas como atacantes…e admito que sempre duvidei dele, mas ele calou-me bem caladinho

    No entanto tenho de tirar o meu chapéu a Lionel Messi, este é o campeonato de Messi mais que qualquer outro jogador, Messi ganhou este campeonato, jogou, fez jogar, marcou, assistiu, até defendeu, simplesmente SOBERBO…Messi voltou a ser Messi e eu que pensava que não voltariamos a ter o melhor Messi, mas afinal voltamos e de que maneira, e quando Messi volta a ser Messi pouco ou nada há a dizer, é de muito longe o melhor desta geração pós-fenómeno e o seu nível não está ao alcance de ninguém desta geração

    Portanto enorme MEssi, esta Liga nº 23 é inteiramente tua…

  • Mateus Oliveira
    Posted Maio 18, 2015 at 10:52 am

    Em primeiro lugar, parabéns ao vencedor, neste caso o FC Barcelona. E depois uma nota: Acho revelador do pouco racional que é o futebol comentários como "Messi este campeonato foi teu", "Messi foste tu que ganhaste este campeonato". São frases sem sentido num jogo colectivo. O FC Barcelona ganhou com justiça e a sua vitória assentou nestes pilares principais: 1) Direcção com visão e estratégia, Bartolomeu faz no FC Barcelona o que Florentino não faz no Real Madrid, 2) Luis Enrique com excelente planeamento, da mesma forma faz no FCB o que Anceloti foi incapaz de fazer no RM, 3) plantel do FCB, com a excepção do ano da décima, foi sempre mais equilibrado do que o do RM. No entanto, estes pilares por muito que sejam verdadeiros poderiam não ser suficientes, senão vejamos: a dada altura do campeonato os adeptos do RM festejavam não só os seis pontos de vantagem sobre o FCB mas os mais de 10 golos marcados pelo CR7 sobre o Messi. Nesta altura escreveram-se coisas como "Bola de Ouro e Bota de Ouro já estão entregues", "sextete à vista" e outras preciosidades. Tolice já que o RM cometeu a proeza de não só perder com o FCB mas de perder mais 7 pontos em jogos com outras equipas. Ao contrário, o FCB ganhou o que tinha de ganhar, com mais ou menos "sorte" (se ela existe), e.g. jogos com o Valência. Em suma: o FCB foi competente e o RM incompetente. As razões para cada um dos casos estão intrinsecamente ligados aos três pilares que apontei no início.

    • Kafka I
      Posted Maio 18, 2015 at 1:42 pm

      Esse 3º ponto não faz sentido e não é verdade de todo, pois o Real nos últimos anos tem tido sempre planteis mais equilibrados e melhor banco que o Barça e este ano mais uma vez o banco do Real Madrid é muito melhor que o do Barça…

      Logo estando o 3º ponto errado, o primeiro acaba também por estar errado, porque o Barça nos últimos anos não tem sabido ter um plantel mais bem composto e completo…

      O único ponto que esta certo é o 2º, de facto Luis Enrique teve bem melhor que Ancelotti, visto que o Luis Enrique com pior banco conseguiu mesmo assim vencer o Real Madrid, mas aí entra o factor Messi co-adjudado por Neymar e Suarez, porque apesar do melhor banco do Real, o Real não tem um jogador do patamar de Messi e que faça tanta diferença como ele faz e foi aí que esteve a chave deste título do Barça, portanto sim este é o titulo de Messi, foi ele que desiquelibrou a balança para o lado do barça este ano..

    • Mateus Oliveira
      Posted Maio 18, 2015 at 9:26 pm

      Adaptando uma frase dita pelo Einstein: não é insistindo em coisas sem sentido que se consegue ter razão. Podes bater com a cabeça na parede as vezes que quiseres que a terra continua a ser como é e não como tu queres que ela seja. Posto isto e como insistes em ideias que só são válidas na tua cabeça não faz sentido estar a comentar o teu comentário. Isto é sobre futebol, não me aquece nem arrefece, mas espero que na vida profissional sejas mais sensato porque o mercado de trabalho não está fácil e não se pode ser tão desfocado. Apenas um reparo nada de mais e siga para o próximo campeonato.
      Mateus Oliveira

    • Kafka I
      Posted Maio 18, 2015 at 10:09 pm

      O conselho é bom, mas serve apenas para ti, até porque se vê que pouco ou nada percebes de futebol para dizeres coisas sem o mínimo sentido como o banco do Barça ser melhor que o do Real…espero que no teu emprego não cais no absurdo de falares de coisas que não sabes porque depois opinas coisas sem sentido algum como foi agora o caso, e só ficas mal visto perante os teus colegas e chefias, fica a dica…boa sorte

    • Kafka I
      Posted Maio 18, 2015 at 10:27 pm

      Por fim deixo-te mais um conselho para o Mundo do trabalho, convém sermos rigorosos e meticulosos, é que tu mentes quando dizes que o Real chegou a ter 6 pontos de avanço sobre o Barça, ora nada mais errado visto que a maior diferença entre ambas as equipas foi de apenas 4 pontos, e depois voltas a demonstrar o teu pouco rigor de análise visto que desde "a crise de Anoeta" (foi esse o ponto de viragem do Barça) o Real não perdeu "3 pontos com o Barça e mais 7 contra outras equipas", mas sim perdeu 3 pontos com o Barça e mais 10 pontos com outras equipas

      Se tivesses o meu emprego a cometer erros básicos destes ainda para mais com números, estavas bem tramado estavas, ia-te custar bastante ao fim do mês tantos erros…

      Mas pronto agora já sabes, ser sempre rigoroso ao cêntimo, boa sorte se um dia arranjares trabalho, é com tanto erro não sei não…não te recomendaria de todo à minha chefia..

  • Nico "El Mago" Gaitan
    Posted Maio 19, 2015 at 6:12 pm

    Oh kafka não me quero meter na vossa "guerra" de argumentos. Mas parece-me evidente que o Mateus não liga ao futebol tanto como tu e provavelmente vai-te deixar a "falar" sozinho. E mesmo que tenham sido 4 e não 6 pontos, 10 e não 7 who cares???? A verdade é que eu concordo com ele na substância. O resto são minuências. Achar neste caso que para se demonstrar que a teoria está errada apenas se tem que descobrir estas coisinhas é de novato desculpa que te diga. E boa sorte aos dois nos vossos trabalhos que de facto a coisa não anda famosa! Temos sorte que a bola sempre vai animando.

Deixa um comentário