Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Isolado

Durante o ano, temos visto Julen Lopetegui a defender afincadamente a sua equipa, como se exige a um treinador que o faça. Umas vezes mais incisivo, outras mais politicamente correcto, as críticas às actuações dos árbitros têm sido recorrentes durante o campeonato. Pode-se argumentar que umas foram com mais razões que outras, se o timing é certo ou não, mas se há coisa que não merece discussão é que o espanhol esteve sozinho na defesa da equipa durante o ano todo. Recentemente, já vimos isto a acontecer com um treinador: Vítor Pereira. E todos sabemos como acabou, e o potencial que o FC Porto desperdiçou. Despediu um treinador bicampeão (tri, como adjunto), com um futebol consolidado e que nos três anos em que fez parte da equipa técnica perdeu apenas um jogo para o campeonato Falou-se no futebol entediante como uma espécie de bode expiatório para a sua saída, mas a verdade é que os adeptos nunca gostaram muito dele, não achavam que tivesse carisma, mas o facto de defender o seu clube contra tudo e contra todos, sozinho, desgastou-lhe imenso a imagem inclusive perante os próprios adeptos, facto que o levou a sair do clube.

Posto isto, e com um exemplo anterior em tudo idêntico, como se pode explicar o silêncio da direcção portista este ano, quer na defesa do seu treinador quer na defesa dos interesses do clube? Como é que uma das mais reconhecidas estruturas a nível mundial deixa a imagem do timoneiro desgastar-se assim? Ninguém reage? Ninguém fala, ninguém dá a cara? Nem o Presidente, que construiu este Porto actual com base na luta duma região, e que criticava tudo e todos cada vez que se justificava, mesmo que por vezes fosse de forma excessiva? Algo está mal, veja-se como já está a opinião pública e a imagem do espanhol. Para o ano, se necessário falar, já ninguém o levará tão a sério nem as suas declarações públicas terão o impacto necessário. Lopetegui tem dado o peito às balas e tem sido baleado semana após semana, sem que ninguém o defenda, quando ele o que faz é defender a sua própria entidade patronal. Este silêncio da direcção é ensurdecedor, e não são umas notícias num jornal online no fim do ano que vão mudar isso.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Guilherme Silva

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 12, 2015 at 10:51 pm

    Completamente verdade, este senhor já perdeu toda a credibilidade que tinha.

    Bruno J

    • Afonso Teixeira
      Posted Maio 13, 2015 at 5:34 am

      É normal a pressão. O Porto fez possivelmente o maior investimento da sua história para esta época e acabá-la sem ganhar absolutamente nada (em 4 provas possíveis) é mau demais.

      As únicas vitórias que o Porto pode ter esta época serão no mercado de transferências para tentar pelo menos cobrir uma percentagem do prejuízo.

      Vai ser interessante ver a estratégia do Porto para a próxima época, será que vai hipotecar o seu futuro com outro investimento megalómano em jogadores de outros clubes (por empréstimo) que recebem salários desproporcionais à nossa Liga.
      Vai continuar com Lopetegui no comando, uma vez que foram mais os jogadores que trouxe que falharam (Adrián, Marcano, Angel, Campaña, Fernandez) do que aqueles que vingaram (Óliver, Tello, Casemiro) sendo que estão todos por empréstimo. Mostrou que mesmo sendo espanhol, não é profundo conhecedor do mercado. Basicamente não estava preparado para as particularidades da Liga Portuguesa e pensava que qualquer badameco da Liga Espanhola conseguia ser um ídolo em Portugal. Completamente errado.

      Pontos a favor:
      – Trouxe novas ideias no que toca à posse de bola e à rotação de jogadores para Portugal bem como novos métodos de treino.
      – Aposta declarada no Rúben Neves, que ele aproveitou (mérito do Rúben, a provar que havendo qualidade não há problema em saltar etapas, mesmo tendo 17 anos).

      Pontos Negativos
      -Falhanço total em inúmeras contratações por ele recomendadas. (Nunca um treinador do Porto teve tanto poder em escolher jogadores e mesmo assim falhou).
      -Camadas jovens completamente abandonadas (podem ganhar o título de júniores mas apenas se deve porque contrataram 5 estrangeiros no princípio do ano e isso para mim não é formação). Há problemas desde a prospecção, acompanhamento, corpo técnico, a Dragon Force não está a dar frutos, mais parece um clube de fim de semana onde os pais metem os filhos toscos a jogar em troca de uma mensalidade choruda, só para dizerem que jogam no Porto, os empréstimos ao Padroense dos jogadores com 15 anos (onde mais de metade deles se perde depois), e por último o aproveitamento da equipa principal.
      -Prejuízos avultados que nem as receitas da Liga dos Campeões conseguiram esconder, subida abrupta da dívida e contnuação de emissão de empréstimos obrigacionistas.

    • Xaimito
      Posted Maio 13, 2015 at 9:38 am

      Também não vejo o presidente do chelsea defender Mourinho. Até acho certo isto. Ele sim tem que ser a voz, porque ele é o maneger da equipa

    • Rui Sousa
      Posted Maio 13, 2015 at 9:48 am

      O Marcano não falhou, assumiu a titularidade desde Janeiro, tendo estado bem em grande parte dos jogos (esteve particularmente desastrado em Munique), tendo sido uma boa valia para a equipa.
      Quanto ao Angel, ele não veio para ser titular, pelo menos esta época enquanto o Alex Sandro cá estiver, tendo estado bem nos jogos em que foi chamado, pelo que não chamaria um falhanço… Uma equipa que está em 4 frentes tem de ter um plantel extenso, e jogares com a mínima qualidade para titulares e para suplente, sendo que alguns dos jogadores foram contratados nessa óptica.
      Quanto aos outros "fracassos" acho que não há como refutar. O Fernandez, não sendo propriamente um fracasso era completamente desnecessário (Helton, Fabiano e Ricardo chegavam), o Adrian passou metade da época no estaleiro, mas quando jogou esteve longe ede apresentar aquilo que se exigia dele e o Campaña nem se viu.

      Não estando perfeito nos reforços, penso que não tenha estado assim tão mal….. Oliver, Casemiro e Tello (este mais inconstante pelo pouco rendimento no início da época e lesão nesta parte final) foram claras mais valias, sendo que o Brahimi (meia época de muito bom nível, mas segunda metade desastrada) e Marcano também foram bastante úteis, o que é quase metade da equipa.
      Um ponto adicional, fala-se muito (não sei se com fundo de verdade ou não), que a compra do Adrian, e envolvendo os montantes que envolveu foi imposto pelo Dono Disto Tudo do Futebol (JM) dadas as necessidades de tesouraria do atlético e pela falta de colocação do Adrian.
      Excluindo esse mega (e completamente estapafúrdio) investimento, o investimento não foi assim tão elevado comparado com anos anteriores, terá sido até menor, porque pagam-se os salários dos emprestados é verdade, mas não se pagam os prémios de assinatura brutais nem os valores das transferências (recordo que só o Danilo (excluindo salário) custou 18M, o que corresponde ao dinheiro quase todo que o porto investiu em transferências no Verão passado (sim já sei que foi um pouco mais, mas era só para dar o exemplo)).

      Cumps,

    • André Pinto
      Posted Maio 13, 2015 at 2:59 pm

      Só um pequeno aspecto, ele não ganhou nenhum troféu, mas trouxe bastante dinheiro. Além disso, trouxe a garra que faltava ao Porto. E todos criticam, mas foi ele que levou o Porto aos quartos, foi ele que perdeu com o Sporting e com o Benfica (apesar de ser aqueles jogos onde a bola não entraria).

      É fácil mandar abaixo o treinador, mas esquecem-se que nomes não fazem equipa. Vejam o caso do Real, gastam milhões em jogadores e podem nem cheirar títulos.

      Lopetegui para a equipa que fez, levou muita gente a acreditar que podiamos eliminar o todo Poderoso Bayern nos quartos, depois duma primeira mão de génio. Sem contar, que fez o campeonato que fez, estando com 3 pontos a menos e confronto directo do primeiro.

      Claro que não fico feliz por não ser campeão nem ganhar nada, mas a verdade é que acredito neste treinador. Tragam um Moutinho ou um Hulk e para o ano seremos campeões.

      JL espero que fiques. Porto Sempre

  • Mário Rebelo
    Posted Maio 12, 2015 at 10:54 pm

    É por esta e por outras que andam tanta gente contente com o "fim de ciclo". Dizem que o presidente já não têm a capacidade de antes, e que o Porto irá desmoronar por falta de fatores externos. Verdade ou não, isto realmente não é um situação normal…

    • Júlio Antunes
      Posted Maio 13, 2015 at 5:38 am

      O título já está encomendado há muito. Em Portugal a Liga de clubes já sabe quem vai ganhar nos próximos 3 anos, bem como quem vai à Europa, subidas/descidas. Geralmente quem não cumprir com o status quo acaba sem nada (Gil Vicente, Boavista, entre outros), árbitros que descem de escalão sem motivo por não fazerem o seu trabalho.

      O apito dourado nunca deixou de existir, a única diferença é que todos os clubes o fazem, só que neste momento já não por telemóvel.

    • Fábio Mendes
      Posted Maio 13, 2015 at 9:52 am

      Júlio, que comentário tão infeliz…

  • MiguelR
    Posted Maio 12, 2015 at 10:56 pm

    Muito estranho o silêncio do FCPorto.
    Já sei que a maioria dos adversários vai dizer que ele chora por tudo e por nada, e agora para o fim até podem ter razão, mas o que é certo é que ele também tem a razão quando diz que o Benfica foi mais beneficiado que o FCPorto e que o Sporting. Contudo, o benfica é um justo campeão, porque o FCPorto não está em primeiro por culpa própria.. (jogos com boavista, nacional e maritimo mostram isso mesmo, assim como o jogo com o Benfica, principalmente em casa).
    E o FCPorto nao despediu o Vitor Pereira… segundo foi dito na imprensa, se não estou em erro, pelo Pinto da Costa, ele nao quis renovar, mas posso estar errado de momento.
    Cumps

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2015 at 11:07 pm

      Não quero dizer nada que possa estar errado mas ACHO que o Vitor Pereira é que pediu para sair no final da época.

      Bruno J

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 12, 2015 at 11:24 pm

      O Vitor Pereira nunca abandonava um projecto como o Porto por um clube na Arábia Saudita ou lá o que era, sejamos honestos. Foi empurrado para fora do clube.

    • MiguelR
      Posted Maio 12, 2015 at 11:59 pm

      Acreditava nisso Guilherme, mas era se ele sentisse que era acarinhado pelos adeptos e isso claramente não se via. Eu sempre gostei do Vitor Pereira. É certo que não praticávamos o melhor futebol do mundo, mas apenas teve uma derrota em dois anos à frente do FCPorto, e conseguiu os dois titulos nesses mesmos anos.. E também gostava dele, porque adoro quando os treinadores sentem o que os adeptos estão a sentir na bancada e Vitor Pereira era assim mesmo no FCPorto

    • João Carlos
      Posted Maio 13, 2015 at 1:13 am

      Esta falta de posições oficiais, principalmente do lado do FCP, é bem revelador da "paz" assumida. É que este ano tem sido um fartote, mas o porto está fracos e ferido, não tendo coragem, depois do que aconteceu nos últimos 20 anos, para dizer o que quer que seja. Lindo de se ver.

    • wazza
      Posted Maio 13, 2015 at 6:38 am

      Não podes dizer que achas que o Benfica foi beneficiado e que é justo campeão só porque o Porto falhou nos jogos como o do Boavista, Nacional e Marítimo. Se o Benfica não tivesse sido beneficiado não saia do Bessa com vitória, por exemplo e não vencia muitos dos jogos por aí. A diferença é de 3 pontos…

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2015 at 10:08 am

      Não é por dizerem uma mentira muitas vezes que passa a ser verdade…mas onde é que o benfica foi beneficiado no bessa? Se falam daquele fora de jogo bem marcado ao jogador do boavista que vai ter interferencia direta no lance ao impedir o Jardel de cortar a bola e que depois o jogador do boavista já depois do arbitro apitar remata à baliza estamos falados…
      Pedro

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2015 at 11:16 am

      Parece que já nos esquecemos dos jogos do FCP contra Penafiel, Braga, Belenenses, Rio Ave, Setubal, etc…

      Rodrigo Paulo

    • Anónimo
      Posted Maio 14, 2015 at 11:37 am

      penafiel ainda lhe dou de barato (e mesmo assim nao ha motivos para tanta indignacão! Agora braga, belenenses, rio ave e setubal? Tenha um pouco de vergonha. Quer motivos para festejar sem que haja um pequeno sentimento de culpa e entao vale tudo? Um abraço

      P.Pinho

  • Anónimo
    Posted Maio 12, 2015 at 11:23 pm

    Ao dinheiro que teve nas mãos ninguém tem de o defender, ele é que tem de dar provas de qualidade e até à data…

    Ass: Luís Mário Brito

  • Luis La Liga
    Posted Maio 12, 2015 at 11:24 pm

    Se formos ver bem, o campeao com mais pontos foi o Porto em 2002/2003 com Mourinho com 86 pontos. Se o Porto ganhar os proximos 2 jogos fica com 84 pontos, o que é uma epoca que em casos normais daria para ser campeao.

    E verdade que o Porto fez um grande investimento, mas quantos destes jogadores eram certezas. Marcano?Oliver?Casemiro? Aboubakar? Para alem de ter promovido, como ha muito nao se via jovens talentos como Paciencia e R.Neves.

    Ha muitas coisas a ponderar, e embora o Lopetegui tenha cometido erros, acho que trouxe coisas positivas ao Porto.

    • Paulo Pereira
      Posted Maio 12, 2015 at 11:41 pm

      Ora aqui está algo de que ninguém fala… O trabalho de Lopetegui (dentro de campo) não está a ser assim tão mau!

      Na Champions, teve um trajeto mais do que positivo.
      No Campeonato, como tu muito bem disseste, pode terminar com 84 pontos – o que mostra que, sobretudo, houve muito mais mérito do Benfica do que demérito do Porto.
      Na Taça da Liga, tem sido recorrente ficar pelo caminho, portanto nem vale a pena usar esta competição para avaliar seja o que for.
      A excepção foi mesmo a Taça de Portugal, em que se pedia muito mais.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 12, 2015 at 11:42 pm

      Até podia ter feito 90 pontos. Se o JJ com um plantel inferior faz mais pontos, ele tinha sempre de o superar, com o plantel que tem…
      Já agora, o Aboubakar não é uma certeza? Era só titular indiscutível nos outros dois grandes de Portugal.

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 12, 2015 at 11:46 pm

      Concordo, Lopetegui tem que ficar, e acima de tudo não pode ser o único a dar o corpo às balas na defesa do clube. Cometeu erros, mas com o tempo mostrou que aprende com eles e que tem tudo para dar mais ao clube, e resgatar o título na próxima época.

    • The Monster
      Posted Maio 12, 2015 at 11:58 pm

      Concordo, e para quem é fã de estatísticas( vale o que vale), o FC Porto deste ano se não sofrer nenhum golo nas últimas duas jornadas será a defesa menos batida dos últimos 23 anos( e não houve golos mal invalidados ao adversário) de todos os campeonatos, contanto também os campeonatos em que havia 16 equipas e menos jogos.

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 13, 2015 at 12:15 am

      Despedi lo não faz sentido nenhum. Não faz sentido começarem do zero outravez. Alem disso vão sair imensos jogadores… E não estou a dizer isso por ser Benfiquista e achar que vai perder outravez.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 12:56 am

      Dizer que o Aboubakar seria titular indiscutível no Benfica é o mesmo que dizer que o Olá João era titular indiscutível no Porto e Sporting. Não esquecer que o campeonato deixou de ter 34 jornadas durante uns anos valentes.

    • Paulo Pereira
      Posted Maio 13, 2015 at 1:21 am

      Luis Rafael, o que estou a dizer é que a pontuação que o Porto pode vir a fazer demonstra que o mérito do Benfica foi muito maior do que o demérito do Porto.

      O Aboubakar quase nem se pôde mostrar. Com Jackson à frente, é complicado fazê-lo. Mas quando jogou, correspondeu. Diz-se que agora não tem jogado pelo facto de que, se fizer mais um jogo, o Porto tem de compensar o seu antigo clube…

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2015 at 1:33 am

      Não se esqueçam que a liga este ano tem 34 jornadas. O que significa que 84 pontos este ano equivale a 74 pontos numa época de 30 jornadas. Perder 16 pontos em 30 jornadas normalmente não se é campeão.
      Bruno

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 13, 2015 at 5:39 am

      Luis la Liga, o Mourinho foi campeão com 86 pontos em 90 possiveis. O Porto este ano pode chegar aos 84 em 102. Aí está a diferença.

    • Gonçalo R
      Posted Maio 13, 2015 at 7:15 am

      Marcano, Oliver, Casemiro e Aboubakar?! Por favor… para o nivel da nossa liga ja eram umas boas certezas. Senão o que se pode chamar a reforços como o Talisca, tiro no escuro?

    • Samuel Noronha
      Posted Maio 13, 2015 at 8:17 am

      LuisRafaelSCP,

      Quantos anos vem o JJ desenvolvendo seu trabalho no Benfica? Quantos anos de experiência de treinador principal tem?

    • Luis La Liga
      Posted Maio 13, 2015 at 8:30 am

      Luis Rafael, a Visao de Mercado ainda ha pouco tempo fez um 11 combinado de Benfica Porto e dava 6 jogadores para o Benfica e 5 para o Porto. Nao acho que o Porto tenha um plantel assim tao superior

    • Luis La Liga
      Posted Maio 13, 2015 at 8:38 am

      Para alem disso o Porto fez mais 6 jogos na LC, entre os quais a goleada imposta pelo Bayern 3 dias antes.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 9:16 am

      Rafael,não estás correto…O Mourinho foi campeão com 86 pontos quando o campeonato tinha 34 jornadas.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 9:28 am

      Lá vem a historia dos 6 jogos a mais da champions…2 foram em Agosto! O Benfica fez esta época 54 jogos e o Porto 58,mas são alguns coitadinhos?

    • Luis La Liga
      Posted Maio 13, 2015 at 10:01 am

      Bruno, sao 72 pontos (84-12)

      006–07 FC Porto 69 Sporting 68
      2007–08 FC Porto 69 Sporting 55
      2008–09 FC Porto 70 Sporting 66
      2009–10 Benfica 76 Sporting de Braga 71
      2010–11 FC Porto 84 Benfica 63
      2011–12 FC Porto 75 Benfica 69
      2012–13 FC Porto 78 Benfica 77
      2013–14 Benfica 74 Sporting 67

      Desde 06-07, que o campeonato tem 30 jogos. E segundo esta estatistica o Porto era campeão das 8 vezes 6.

      E como é obvio e mais dificil fazer 84 pontos em 34 jogos, que em 30 72.

      Gonçalo R, ninguem esta a tirar merito ao Benfica. Antes pelo contrario.

    • Rui Sousa
      Posted Maio 13, 2015 at 10:02 am

      E a quem defende que o Julen deveria ser despedido porque independentemente de poder fazer 84 pontos o que seria um vice-recorde, como tem melhor plantel que o SLB deveria ser campeão, relembro que no segundo campeonato do Vítor Pereira (sem derrotas), o SLB tinha melhor plantel que o Porto e também só teve uma derrota (a 2 jornadas do fim) e não foi campeão, e o que se passou foi que o Vieira segurou o JJ e os resultados estão à vista (com ou sem consenso, vai a caminho de um bi-campeonato que já não se via há decadas).
      Acredito que para o ano o Porto regresse aos títulos, e em grande. Basta comparar a segunda metade da época com a primeira para perceber que houve uma evolução grande nos resultados e qualidade de jogo da equipa. O maior (e grande) revés será a substituição de alguns elementos essenciais neste momento (Danilo, Jackson, Alex Sandro também acredito que saia)…

      Cumps,

    • Luis La Liga
      Posted Maio 13, 2015 at 10:43 am

      Ricardo, enganei-me. Foram 4 depois da fase de grupos. E como é obvio jogar 3/4 dias antes do jogo decisivo contra o Benfica, para a Champions (ainda para mais tendo em conta o desfecho), influencia. O que não implica que o Benfica seja um mais que justo campeão.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 11:14 am

      A este nível não pode influenciar e não são assim tantos jogos de diferença,o Benfica na época passada fez 57 jogos e o Porto fez 53,no entanto limpamos tudo e perdemos a final da Liga Europa.

    • Luis La Liga
      Posted Maio 13, 2015 at 11:45 am

      Por muito boa que seja uma equipa é dificil recuperar psicologicamente de um 6-1. E o Benfica teve um caso similar quando perdeu Liga Europa, campeonato e taça num curto periodo de tempo. Não foi so fisico, mas tambem psicologico.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 1:26 pm

      Nisso concordo! Fisicamente não tanto.

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 13, 2015 at 1:51 pm

      Ricardo Ricard, estas correto. Obrigado pela correção e peço desculpa pelo engano.

  • Marco Jesus
    Posted Maio 12, 2015 at 11:27 pm

    Tanto falam dele, tanta animosidade perante o treinador do F.C. Porto.. Isto a mim só me diz uma coisa, que temos o treinador certo.

    Por algum motivo, tanto o Vilas Boas, como o Jesualdo, como o Vítor Pereira também eram mal vistos pela imprensa centralista deste país e o Paulo Fonseca era tido em tão boa conta.

    Força Julen!

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2015 at 11:41 pm

      Mas a diferença entre o Jesualdo /Vitor Pereira perante o Lopetegui são os titulos, e um clube como o Porto quando acaba a época é praticamente tudo o que interessa e nesse aspeto o Lopetegui não tem nada para apresentar

      Bruno J

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 12, 2015 at 11:48 pm

      Não sei se é essa a imagem que passa, mas a que eu pretendia passar é exactamente igual à tua: estou com Lopetegui para o que der e vier no próximo ano. Concordo acima de tudo com o 2º parágrafo.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 12:58 am

      E eu como Benfiquista também estou com vocês e com ele! Que ganhem o dobro do que ganharam este ano e venha o tri!

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2015 at 9:04 am

      Desses que referiste, o que era mais respeitado pela competência pelos benfiquistas e imprensa era o vilas boas (seguido de Vítor Pereira). Logo é inválido o teu raciocínio.

      D Pires

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2015 at 10:27 am

      Como benfiquista acompanho. A abordagem aos jogos importantes que teve demonstram o grande treinador que é. Levaram 6 do Bayern por culpa dele, abordagem ao jogo ridícula e dias depois veio à luz entregar o campeonato, já que a preocupação dele era não deixar o Benfica fazer a festa nesse dia… esquecendo o "pormaior" de que o empate praticamente entregava o campeonato.

      Ah, e não se esqueçam que só chegaram à luz ainda com alguma esperança porque apesar de tudo o Benfica também teve alguns escorregancos.

      Por mim que o Julen fique por muitos anos! So quero ver então como vai ser para o ano, em que não vão ter uma equipa destas.

      Tomás

    • Mário Rebelo
      Posted Maio 13, 2015 at 11:38 am

      Tomás, demos 3-1 ao Bayern também por causa dele… Mas sim, no campeonato teve muitas culpas. Que não repita esses erros na próxima época.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 12, 2015 at 11:29 pm

    A direcção deve ter dado a Lopetegui todos os seus desejos no defeso, e portanto, com os argumentos que lhe deram, certamente que esperavam uma época bem superior à que tiveram…
    Agora, também não é menos verdade, que este silêncio que se faz sentir da direcção, há poucos anos atrás, era impensável, aliás, PdC era fortíssimo nas suas intervenções, ao passo que agora, pouco ou nada aparece. Estará ele sem forças e a delegar esse papel ao treinadores?

    • DarkKnight
      Posted Maio 13, 2015 at 8:35 am

      Mas és tu que sabes as condições oferecidas ao treinador? És tu que sabes os objectivos definidos? És tu que sabes a prioridade definida pela SAD? Lá por o Record e A Bola afirmarem que o treinador teve plenos poderes na construção do plantel, isso não significa que seja verdade. Aliás, bem pelo contrário. O que existiu, foi aquilo que deve existir sempre, um esforço de parte a parte para que fosse construído um plantel para disputar as quatro competições. O treinador só teve plenos poderes naquilo que deve ter sempre, que são as dispensas. Aliás, nesse capítulo, só foi contrariado pela direcção no caso de Quaresma, o que acaba por se compreender, tendo em conta o histórico do jogador do clube. Depois, o treinador identificou e bem, que na baliza, sem Helton, havia uma lacuna. A SAD achou que não, impôs Fabiano ao treinador e o resultado está à vista.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Maio 13, 2015 at 9:51 am

      DarkKnight e o Andrés Fernandez, foi contratado pelo Vrazim?!

    • DarkKnight
      Posted Maio 13, 2015 at 10:51 am

      Rodolfo, o treinador identificou a lacuna e apontou dois ou três nomes que acharia que cumpriam as funções. Nenhum deles era Fernandez. A SAD avaliou alternativas e questionou o treinador sobre a possibilidade Fernandez, que achou que seria melhor que alternativa nenhuma. Enfim, a imposição Fabiano ainda estaria lá, ainda que de forma implícita. Já agora, naturalmente, Fabiano não é culpado pelo facto do FC Porto não ser Campeão, ou ter sido eliminado na Champions, mas não é menos verdade que tanto em Munique, como no Dragão com o Benfica, o brasileiro comprometeu seriamente. Com o Benfica, no primeiro golo tem de fazer mais, porque a bola está no seu raio de acção e o segundo golo é oferecido. E em Munique, 3 dos golos seriam evitados por um GR de nível de equipa grande, como por exemplo, Júlio César do Benfica, ou o Helton, que estava compreensivelmente no banco. A Fabiano falta-lhe classe de GR de equipa grande. E iso é óbvio.

  • PedroCastela
    Posted Maio 12, 2015 at 11:35 pm

    Penso que o discurso do lopetegui cai em desgraça só por si. É evidente, que tanto SLB como FCP, aqui e acolá, foram beneficiados pela arbitragem.
    Mas isso não impede o mérito do Benfica. E este mau perder do "basco", é intolerável, soa a desculpa esfarrapada, num choro impaciente e ansioso.
    A direcção do Porto não se revê neste fado desgarrado. Por isso, remete-se ao silêncio.

    Quanto ao Vítor Pereira, é de facto um óptimo treinador. Era quem eu gostaria de ter no SLB no lugar do Midas da Laca.

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2015 at 11:50 pm

      Subscrevo a 200%, Pedro..

      Bruno J

    • Rúben Gomes
      Posted Maio 13, 2015 at 12:17 am

      Já percebi os niveis que o teu odio pelo JJ atinge quando pedes que um Portista ferrenho assuma o comando do teu clube.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 13, 2015 at 7:33 am

      "Basco"???? Estarei a ler bem… BASCO?? Comentário xenófobo! :D "Punetazo" já!

      Isto tudo para dizer que a direcção se revê nas declarações do treinador, até porque fez um comunicado ontem onde mostrou isso mesmo!

    • PedroCastela
      Posted Maio 13, 2015 at 9:55 am

      Rúben, eu ainda acredito que há profissionais. Espero que tu também.
      Ou acharás tu que o JJ é um benfiquista dos 7 costados desde pequenino? Pois…

      Luís, nem mais! Ehehe! Punetazo sem dó nem piedade!
      Mas penso que não, esses comunicados são tão ténues, que parecem respostas mais para picar do que propriamente para falar do que o Castanholas se anda a queixar.. Os árbitros.

      Abraço

  • Kacal I
    Posted Maio 12, 2015 at 11:49 pm

    Excelente post Guilherme Silva, uma tema pertinente na actualidade do nosso clube.

    Na verdade há algo de errado neste silêncio, só há duas hipóteses, estão a preparar alguma e daí estarem calados ou então o Pinto da Costa está mesmo a perder "qualidades" e a idade já o leva a não se querer chatear, muitas pessoas têm medo do "fim de ciclo" mas eu nem por isso, nos últimos dois anos conquistam um troféu (a Supertaça), ouve um silêncio da administração na maior parte do tempo e passaram-se situações estranhas, ou seja, parece que o Pinto da Costa está ausente.
    Se calhar está na hora de "passar o testemunho" e termos um Presidente mais jovem, com a mesma garra e os meus princípios que continue a levar o clube ao sucesso e a defende-lo até às últimas, tenho uma enorme consideração pelo PdC e agradeço tudo o que fez pelo clube, no entanto, até pela sua idade e saúde, talvez esteja na hora de uma mudança.

    Quanto ao Vítor Pereira, eu também não era fã do futebol praticado e achava que ele não tinha aquele "carisma" de clube grande, no entanto a equipa defendia que era uma maravilha, nos clássicos dava "banho táctico" muitas vezes e tinha os resultados pretendidos, embora nas Taças e na Champions pudesse ter feito mais e melhor, é caso para dizer "volta Vítor Pereira, estás perdoado", contudo continuo a acreditar e confiar no Lopetegui e acredito, depois deste ano de aprendizagem, que vamos fazer uma excelente época no próximo ano

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 12, 2015 at 11:59 pm

      Subscrevo o teu 3º parágrafo acima de tudo, por muito que me custe. Para a maioria dos portistas, é um tema tabu mas julga que está na hora de entrar num novo ciclo, com uma mudança de estratégia (as contas não estão nada famosas) e de dar o lugar a alguém com carisma e que venha empenhado em acima de tudo defender o clube e devolvê-lo aos títulos.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 13, 2015 at 7:32 am

      Se mantivessem o plantel, eu diria até que qualquer treinador (até o Petit ou o Rui Quinta) era capaz de ser campeão pelo Porto na próxima temporada. O problema é que Danilo, Jackson e Oliveira são ausências certas, o Casemiro para lá caminha, ou seja, 4 em 11 já foram.
      Estas vagas terão de ser MUITO bem colmatadas…

    • Kacal I
      Posted Maio 13, 2015 at 3:35 pm

      Guilherme Silva,

      Exacto, é preciso um "novo ciclo" com mudança de estratégia e dar o lugar a alguém mais jovem, com carisma e que defenda o clube até às últimas, basicamente devolver o ADN ao clube, depois com um treinador competente os títulos aparecerão novamente, eu continuo a acreditar no Lopetegui e vamos ter de esperar para ver o que acontece.

      LuísRafaelSCP,

      Sim, é certo que vamos ficar em Danilo, Jackson e Óliver, Casemiro é também provável, no entanto continuo com a esperança de ver Casemiro e Óliver a ficarem e, mesmo que saiam e se confirmem as quatro saídas, tenho confiança de que essas vagas vão ser colmatadas com jogadores de qualidade.

  • Roberto
    Posted Maio 13, 2015 at 12:09 am

    Defender o clube? Mas defender o clube é queixar-se de tudo e espingardar em todas as direções?

  • Fábio Coutada
    Posted Maio 13, 2015 at 12:21 am

    I have a dream! Que os treinadores treinem, que os jogadores joguem, que os dirigentes administrem. É pedir muito?

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2015 at 1:56 am

    Apenas um constatar dum facto, que muitos ainda não querem ver.
    Em matéria de "mistica", e refiro em todas a todas suas vertentes, comunicação, força de balneário, o estar "sempre um passo à frente", o não deixar ser "gozado" e principalmente LIDERANÇA, o FCP está em decadência e já não é de agora.
    Quem muito sobe….com ou sem mérito (aqui nem vou dar aminha opinião)… esta é a verdade.
    Os factos comprovam. Impensável há 3/4 anos esta situação do Lopetegui, estar a "batalhar" sózinho era impensável.

    Cumprimentos

    Mario Pedro

  • André Correia
    Posted Maio 13, 2015 at 2:36 am

    A certa altura Lopetegui esteve e aliás está correcto, visto que sem tirar mérito ao Benfica o 1o terço do campeonato do Benfica foi sofrivel (mau futebol, erros defensivos graves, era uma equipa sem ideias) tendo a arbitragem nessa altura "segurado" o Benfica que nao fossem os erros estaria com o título hipotecado em Novembro assim não o foi, salvo erro lopetegui critica em novembro jesus dizendo que era normal não gostar das arbitragens europeias ja que estava mal habituado com as portuguesas.
    Nessa altura não foi critico como teria que ter sido, e objectivamente o Benfica na 2a volta nao foi beneficiado que foi quando lopetegui mais criticou,a ausência de suporte do staff do porto e normal quem o fazia esta castigado e não esta de acordo com a política do clube, a direcção do Porto esta a agir de uma forma compreensivel empurrando Lopetegui para a vala que ele próprio cavou.
    Posto isto como portista não vejo motivos para o despedir praticou um futebol agradável no confronto entre os grandes so perdeu o jogo no dragão contra o Benfica e até eu estou para perceber como pois apesar da equipa não ter sido objectiva foi muito superior ao benfica nesse jogo mas o futebol e para quem marca mais e olha.
    Na Europa facturou quase 30 milhões e a excepçao do último jogo fez uma carreira brilhante por isso sou da opinião que lopetegui não tinha experiência/conhecimento para treinar o Porto mas vejo nele se aprender com os erros desta época qualidades mais que suficentes para poder ser campeão e até fazer uma carreira interessante.
    Cumprimentos

  • André Correia
    Posted Maio 13, 2015 at 2:49 am

    Quanto a VP e a comparação com a situação de Lopetegui na minha opinião a situação não e comparável,VP se nao estou em erro a eliminar apenas venceu equipas de divisões inferiores e o vitória de Setúbal para a taça da liga todos as outras eliminatorias UCF LE e TP foi eliminado por málaga, city, academica e braga quando tinha eliminatoria ganha quanto a taça da liga e eliminado na primeira época pelo Benfica na segunda epoca perde a final, pelas minhas contas e se nao estou em erro apenas eliminou um clube de divisões inferiores e o Setubal .
    Mas que de facto o Porto era uma equipa defensivamente equilibrada e que VP tinha uma visão tactica muito boa tinha la isso e verdade trocar Vitor Pereira por Paulo Fonseca foi um erro descomunal, mas no caso acho que Lopetegui e superior se agora com conhecimento da realidade Portuguesa e nao voltar a cometer os mesmos erros pode perfeitamente ser campeão e ter sucesso.

  • marcelo féria
    Posted Maio 13, 2015 at 7:11 am

    Eu não acredito que o basco fique, e aposto em Paulo Sousa para assumir o Porto no próximo ano.

  • Samuel Noronha
    Posted Maio 13, 2015 at 8:02 am

    Não concordo muito com o texto, ainda ontem a estrutura do clube veio criticar publicamente o treino do Marítimo no Seixal, enquanto o mesmo Marítimo impediu o FCPorto treinar na Camacha quando já estava tudo acertado. Portanto não acho que Lopetegui esteja a sozinho nesta "luta", até porque para lutar pelo clube ou treinador não é preciso vir para comunicação social fazer peixeirada como BDC faz.

    Para mim que sou portista é bom que não nos levem a sério para o ano, cometeu erros é verdade, mas aprendemos é com o erros, fez boa Champions, um campeonato de bom nível, em 50 jogos 5 derrotas, eu pessoalmente gosto do seu futebol. Ainda lançou R. Neves e G. Paciência, portanto acho tem mais aspectos positivos que negativos, não é por não sermos campeões que estamos em crise.

    • Samuel Noronha
      Posted Maio 13, 2015 at 9:19 am

      E nestas ultimas palavras de Lopetequi, revelou-se mau perdedor e está frustrado por não ter conseguido o que queria, e obviamente a direcção vai se remeter ao silencio, mas isso não quer dizer que o basco está a dar o peito as balas sozinho, apenas não se identificam com o seu mau perder.

  • José Pedro Teixeira
    Posted Maio 13, 2015 at 8:12 am

    Apesar de não adepto do FC Porto, nem de nenhum grande, tenho estado muito atento a isto. Lopetegui, treinador do qual as qualidades técnicas admiro, tem-se vindo a mostrar cada vez menos merecedor da minha admiração como personalidade pública.
    Tendo eu 24 anos, cresci com o Porto como força dominante no futebol português, para o bem e para o mal, mas analisando agora, cada vez me é mias fácil perceber a atitude da estrutura directiva, mais especificamente do presidente Pinto da Costa. É um homem muito inteligente, um pioneiro, e o facto de não se colar à opinião do treinador é apenas o tentar distanciar-se do fracasso (comparado com o que têm sido os últimos anos) desta época. Não sei, até, se esta atitude, na minha opinião demasiado provocadora e desculpabilizante de Lopetegui e da equipa não é imposta pela direcção.
    O que eu sei, ou o que entendo, é que Lopetegui, depois de um período de experimentação (injustamente criticado) foi capaz de montar uma equipa competitiva o suficiente para ganhar o título na próxima época, desde que sejam contratados um 2ª médio de qualidade indiscutível (como Youri Tielemans, que segundo o que consta, o Porto tem preferência, e que não terá dificuldade em lhe trabalhar a intensidade), um Médio defensivo com margem para progredir (Sérgio Oliveira será suficiente para consumo interno, com Mikel bem próximo, ao contrário do que pensam) e uma alternativa a Ricardo Pereira no lado direto, considerando que Tello tem mais um ano de empréstimo e que não sai mais nenhum elemento-chave (a saída de Jackson será SEMPRE difícil de suprimir).

  • Nuno R
    Posted Maio 13, 2015 at 8:34 am

    No discurso do Lopetegui é complicado distinguir o que vem da cabeça dele e o que vem da comunicação do clube.
    Claro que existe no caso do espanhol, não diria xenofobia, mas corporativismo. O clã do futebol defende os seus, e treinadores estrangeiros são à partida menorizados. Isso é um facto. As diatribes do Lopetegui não são novas em Portugal, nem o seu suposto mau perder. Por outro lado, ele parece ter uma postura de superioridade, de quem vinha à província ensinar os campónios acerca da ciência da bola.
    Quanto à "credibilidade", cada um tem aquela que acha ter. Que credibilidade tem alguém que afirma que para uma qualquer equipa vencer na Luz, só na Playstation?

  • enfim ...
    Posted Maio 13, 2015 at 8:43 am

    Problema do Lopetegui em portugal foi o de atacar a comunicação social e mostrar a sua realidade, o que faz com que eles se tenham sentido atacados e tudo serve para atacar o treinador espanhol.
    Remete-se ao silencio como tem sido já desde há muitas epocas atras desde o tempo do AVB, com jesualdo já era assim e com os outros iguais.
    Engraçado como se esquece facilmente o que passou na1 volta se é para o interesse da maioria fosse ao contrario o fado era outro e muito maior patrocinado pela comunicação social.

  • Joe
    Posted Maio 13, 2015 at 8:47 am

    Nas últimas duas temporadas (2013/14 e 2014/15) o Porto viu sair mais jogadores da equipa titular e investiu menos dinheiro na aquisição de novos jogadores do que o Benfica, pelo que a primeira época do presente treinador do Porto é positiva. Alias basta ver os comentários dos adeptos portistas.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 10:09 am

      O que esta gente inventa para defender o indefensável…

      Martins Indi 8 Milhões / Brahimi 6.5 milhões / Adrian Lopez 11 milhões

      E agora…E os jogadores emprestados,não contam? Quanto custaria o Casemiro? E o Tello? E o Oliver? Não jogam com eles?

      Simplesmente patético tentar fazer desta época positiva quando gastaram mais de 30 milhões de Euros e não vão ganhar nada, só porque chegaram aos quartos final da Champions a jogaram com equipas medianas e depois levaram uma goleada das antigas em Munique. Em 2 jogos com o Benfica nem 1 golo marcam,perdem em casa com o Benfica e são eliminados em casa pelo Sporting na Taça de Portugal,a Taça da Liga não conta mas foram eliminados a jogarem com quase todos os titulares. Patético.

    • Pedro Antunes
      Posted Maio 13, 2015 at 10:33 am

      Ricardo apenas uma nota…classificares o desempenho na champions como patético retira toda a credibilidade ao teu comentário porque é apenas a melhor competição de clubes do mundo…

      É um comentário equivalente a este: "a campanha do Benfica na Champions foi feita contra equipas medianas e mesmo assim só chegaram aos quartos…do Seixal"

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 10:53 am

      Pedro,se leres com atenção eu não referi que a campanha do Porto na Champions foi patética…O que é patético é tentar fazer desta época uma boa época!

      A campanha do Porto na Champions foi boa,mas foram sempre favoritos em todos os jogos até chegarem ao Bayern,antes disso nenhuma equipa que defrontarem era igual ou superior ao Porto.

      A campanha do Benfica foi má,mas isso não tem nada que ver com o Porto…

    • André Correia
      Posted Maio 13, 2015 at 11:13 am

      Ricardo realmente Jesus nao passa na champions por na liga dos campeões apanhar grupos recheados de tubaroes europeus passo a citar…celtic,olympiakos,leverkusen e a maior equipa de todos os tempos Monaco realmente as hipóteses de quem apanhar um colosso destes em fase de grupos reduzem se a lutar pela LE e as vezes aparecem outros colossos como o Zenit (que o ano passado era fraco) e nem para isso.
      Se quer que lhe de mérito ao campeonato do Benfica não retire merito aos outros se os números provarem que gastou menos em Contratações que o Benfica empréstimos nao requerem um investimento tao grande quanto uma transferência ( e oliver tello e casemiro eram jogadores encostados nas equpas mãe)

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 11:27 am

      Mas o que é que a campanha europeia do Benfica tem a ver com a do Porto? O objectivo é fazer melhor do que o Benfica? O Porto gastou menos que o Benfica? Só se foi 1 euro…

      Aos anos que ando por aqui a desejar que o Jesus seja corrido e uma das razões é o que faz na Champions,portanto não me parece ter grande lógica esse comentário…

    • Samuel Noronha
      Posted Maio 13, 2015 at 11:36 am

      Ricardo,

      Razões para esta época ser positiva,

      1º treinador inexperiente, independentemente dos adversários chegou aos quartos da champions, até agora tem um total de 50 jogos e apenas 5 derrotas
      2º ficamos ou ficaremos em 2º lugar, portanto, apurados novamente para a champions
      3º valorizou os activos do clube
      4º lançou 2 jovens Portugueses das escalões de formações
      5º apesar do investimento avultado tivemos boas receitas na champions
      6º Lopetegui foi considerado pela CWR o melhor treinador no campeonato Português e o 9º mundialmente

      Patética, é a tua vontade de apenas dizer mal.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 12:14 pm

      1º Começas bem…Treinador inexperiente…Que nunca deveria ter vindo para o Porto depois de uma época em que ficaram em 3º lugar!
      2º Eu ainda sou do tempo que o Porto não se contentava minimamente em ficar em 2º lugar,mas ainda bem que assim é.
      3º Valorizou os activos do clube…E o Quintero? O Indi? O Adrian? O Reyes?
      4º Além do Ruben Neves não estou a ver quem é o outro…E isso de lançar tem muito que se lhe diga.
      5º Tiveram boas receitas…Positivo. Menos prejuízo,senão ainda tinham de pedir um empréstimo maior do que o que pediram.
      6º Lopetegui foi considerado pela CWR o melhor treinador Português e o 9º mundialmente…A mesma CWR que mete o Ancelotti em 2º,o Guardiola em 4º,o Wenger em 8º e o Mourinho em 10º…Que credibilidade dos diabos…

      Patético é não perceberem o obvio,não foi uma época horrível mas positiva não foi,ou então estão cada vez mais parecidos com o Sporting.

    • The Monster
      Posted Maio 13, 2015 at 1:27 pm

      Samuel, concordo em algumas coisas, mas esta época não é positiva, uma época positiva é uma época em que se ganha o campeonato.
      No teu primeiro concordo, nas competições europeias o Porto esteve muito bem.
      No teu segundo ponto não concordo, o segundo lugar é o primeiro dos últimos.
      No teu terceiro ponto concordo, não haja dúvida que elementos como Danilo, Alex Sandro, Maicon, Indi, Herrera, Tello, Brahimi e Jackson saíram valorizados.
      No teu quarto ponto concordo em metade, lançou um jogador( Rúben Neves) e deu-lhe minutos e continuidade, já o Gonçalo até pode o ter lançado, mas foram em jogos como a Taça da Liga e não lhe deu continuidade em jogos de outra importância portanto de pouco vale.
      No teu quinto ponto concordo, o FC Porto este ano bateu o recorde de receitas de um clube português nas competições da UEFA.
      No teu sexto ponto, é um facto mas não me me diz nada.
      Concordo com a tua conclusão, o Ricardo está a ser patético, o que um bicampeonato( que já não ganhava há 32 anos) lhe faz, tanta arrogância, mas esquece-se que bicampeonatos nos últimos 30 anos para o Porto tem sido o pequeno almoço.
      Defendo a continuidade de Lopetegui, porque olhando bem os prós e contras, mostrou alguma qualidade, e acho que dispensá-lo e começar outra vez do seria muito pior.

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 13, 2015 at 1:46 pm

      Arrogância? A sério,vocês têm problemas…

      Eu estou a dar a minha opinião sobre o Porto,a afirmar que tinham equipa para fazer melhor e não falei do Benfica…Isto é arrogância onde?

    • Samuel Noronha
      Posted Maio 13, 2015 at 1:59 pm

      The Monster,

      Uma época positiva é quando a época não é negativa, foi negativa? podia ter sido pior? Acho que me faço entender, não quero dizer que me contento nem que estou satisfeito, mas no geral estamos de acordo. Já o Ricardo precisa de saber ganhar, já que perder está habituado hehe

    • The Monster
      Posted Maio 13, 2015 at 2:18 pm

      Podia ter sido pior, digamos que de zero a vinte esta época leva um 8,5, se compararmos à da época passada que levou nota 2 sem dúvida que foi muito melhor, mas não deixa de ser negativa visto que não ganhou o campeonato.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 13, 2015 at 9:32 am

    Post muito interessante do Guilherme!

    Um dos pontos que tocaste parece-me especialmente interessante, que é o desgaste da imagem. Realmente para o ano, todas as queixas e chamadas de atenção, não serão tão levadas a sério.

    Um ponto que eu gostaria de destacar, é o facto que desde o tempo de Mourinho que nenhum treinador teve tanta liberdade na escolha do plantel como o Espanhol. Este foi claramente o plantel pedido por ele e feito por ele.

    Mas de facto não deixa de ser estranho este silêncio, mas continuo com poucas dúvidas que será o treinador na próxima época.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Maio 13, 2015 at 10:05 am

      Gostaria de falar de outra situação. para o caso de alguém ter algum conhecimento no assunto.

      Como será que está o balneário? Existiram alguns problemas ou não?

  • Rabensandratana I
    Posted Maio 13, 2015 at 9:57 am

    O Lopetegui pode estar a assumir o barco sozinho mas pelo menos tem o apoio de grande parte dos portistas que eu conheço e claro está eu também quero e espero sinceramente que continue no comando técnico do FCPORTO.

    Vamos por partes, Lopetegui tirou proveito de vários jogadores tornando-os muito melhores do que no início da temporada, Óliver (era muito bom e agora está excelente), Marcano fez a sua melhor temporada na carreira, Tello (as lesões acabaram por fazer estragos quando estava num ponto altíssimo), Herrera fez a sua melhor temporada em termos de golos e assistências.
    Quaresma é hoje um jogador diferente, mais de equipa apesar de continuar a ter tendência para fazer quase tudo sozinho.
    Rúben Neves, quem é que teria coragem nos dias de hoje e especialmente num clube como o FCPORTO de apostar num jovem de 17????

    Dos jogadores que me lembro só o Quintero, o Andrés e talvez o próprio Martins/ Reyes é que foram as grandes desilusões.

    Apesar de achar que tanto o guardião espanhol como o Martins possam sair rentabilizados por esta passagem no Dragão, especialmente o central holandês que tem muito mercado em Inglaterra.

    Posto isto, acho que o Lopetegui, colocou a sua equipa a jogar num esquema de posse em que tenta desgastar os adversários, futebol pragmático e ao mesmo tempo que exponencia grande parte das características dos jogadores mais tecnicistas da equipa portista.

    É certo que foi eliminado pelo SCP e pelo Marítimo nas taças nacionais mas fez um grande trabalho na UCL, amealhou vários milhões de euros, depois de fracas prestações nessa mesma prova dos antecessores.
    É um treinador que será importante para promover vários jogadores novos que quase de certeza que serão promovidos na próxima temporada (já que o dinheiro não é muito e o FCPORTO tem um lote de jovens jogadores interessantes).

    Fez imensos pontos no campeonato, a exemplo do José Camacho no SLB quando estava o Mourinho no comando do FCPORTO, a diferença é que teve muita infelicidade no Dragão frente ao SLB, jogo em que deveria pelo menos ter conseguido empatar mas as bolas à trave e a ineficácia do Jackson e dos seus companheiros foi por de mais evidente e quando tal acontece não se pode fazer nada.

    Pinto da Costa, espero que não cometa o erro de o mandar/(despedir/convidar) embora, já que se partirmos mais uma vez do ano 0 não será nada benéfico e trará muitos benefícios aos adversários directos, especialmente ao SLB.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 13, 2015 at 1:51 pm

    "Para o ano ninguém o levará tão a sério?" Mas alguém o leva a sério para além de um core de portistas mais acérrimos? A sério?

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 13, 2015 at 3:13 pm

      Sim, e só não o leva a sério quem anda bastante desatento.. ou não quer ver.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 13, 2015 at 4:21 pm

      Caro Guilherme, eu estou razoavelmente atento e gosto de ver. Esse argumento pode ser facilmente invertido. Mas como bem sabe, a minha opinião é comungada por muita, mesmo muita gente.

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 13, 2015 at 5:26 pm

      Assim como a minha. Nestas coisas o que tende a ficar é a última imagem, e já ninguém se lembra da postura do Lopetegui no início da época, nomeadamente depois do jogo de Guimarães. Nos primeiros erros, veio sempre dizer que os árbitros eram humanos e também erravam, e blá blá blá, tentando-os desculpar. Correu mal, e o timing para atacar este tema foi totalmente errado, agora no fim da época nada há a fazer. E sim, levo o espanhol bastante a sério, e junto-me aos benfiquistas que querem que ele fique, mas claro que por razões diferentes. Já vejo por aí muita gente a falar em tri e até em tetras.

    • Fábio Valente
      Posted Maio 13, 2015 at 7:46 pm

      Eu cá nunca gostei do Lopetegui. Acho uma pessoa sem humildade, que tem a mania que só ele é que sabe, por vezes é mal educado e vinha para aqui e pensava que eram favas contadas. Um treinador que NUNCA mas NUNCA assumiu em momento algum que foi ele que errou é grave. A culpa nunca é dele é sempre de alguma coisa. Muita gente não o leva a sério porque a conversa é sempre a mesma. E as x sem razão alguma. Porque o próprio só sabe ver o que os outros foram beneficiados por decisões erradas, não vê que também beneficiou de alguns desses erros de forma escandalosa até.
      Não houve um jogo onde o Porto perdesse pontos q ele não falasse dos árbitros mesmo quando não tinha razão.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 14, 2015 at 9:34 am

      Subscrevo na íntegra o comentário do Fábio Valente.

      Pode ver essas pessoas Guilherme, mas não a mim. Eu aguardo tranquilamente pelo bicampeonato que ainda não é um facto consumado. Em Julho começo a pensar no Campeonato de 2015/16.
      Quanto ao Lopetegui, confesso que me é indiferente que fique ou que vá, o que me importa e o que eu quero é que Jesus continue no Benfica.

  • de Carvalho
    Posted Maio 13, 2015 at 1:52 pm

    Está mais que na altura do Porto ser uma equipa com um plantel mais curto mas com qualidade em todo lado e com jogadores da Formação aparecerem para colmatar ausencias.

    Tal como vi num comentario atrás a Dragon Force não está a dar rendimentos, apareceu o Ruben, e o Gonçalo e o resto?

    Eu olho para a equipa B e vejo um RAFA que podia muito bem ser o suplente do AlexSandro, já não precisava de vir o Angel.
    Campana?-> Ruben, Mikel(que se lesionou), Xico Ramos não chega?
    Fernandez?-> Ricardo, Kadu será necessário ter um GR caro ?

    Plantel 15/16

    Helton Fabiano Ricardo/Kadu
    FABINHO , Ricardo
    AlexSandro, Rafa
    BRUNO ALVES, Indi, Maicon, Reyes
    Ruben NEves, Mikel, DANILO(braga)
    OLIVER,evandro, BERNARD(guimaraes)
    herrera, SERGIO OLIVEIRA
    brahimi, RAFA(Braga)
    TELLO, Quaresma
    adrian, Abouba, MITOVIC

    TREINADOR : VITOR PEREIRA / JARDIM

    Tudo que está com letras grandes são compras do clube.

  • Stalley VM
    Posted Maio 13, 2015 at 2:07 pm

    Eu coloquei o Porto como vencedor desta Liga ao inicio da época.
    E para mim Lopetegui tinha e tem que fazer melhor, com o plantel que teve, os Quartos de Final da Champions de facto foram bastante bom, mas e o resto?
    Na Liga fracassou demais, na Taça de Portugal foi logo de vela com o Sporting a jogar em casa, na Taça da Liga ai dou de barato.
    Por mim é me igual se fica ou não, ao Sporting cabe fazer o seu trabalho e deixar os "outros da mão".

    SL!

Deixa um comentário