Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pérolas do Sporting querem jogar na selecção brasileira mas não fecham a porta a Portugal

Boa solução para Portugal? Já está há muitos anos no nosso País e, apesar deste desejo natural de representar o Brasil, não é propriamente uma situação forçada. E aqui o problema é sempre  a falta coerência neste tipo de casos. Quando se fala que um jogador brasileiro pode representar Portugal, mesmo quando ele já está há 6/7 anos a viver no nosso País, é notório que há algum bloqueio, mas se for por um exemplo um atleta guineense que só chegou a Lisboa com 15 anos e passado 2/3 já está nas nossas selecções jovens essa situação é aceite com naturalidade. 

Matheus Pereira, jovem craque do Sporting, que impressionou o Brasil pela sua cláusula de 60 milhões de euros, considerou em entrevista ao “Globoesporte” que o valor é justo.  “É um valor certo, pois aqui na Europa as coisas acontecem rápido. O clube designa uma cláusula alta porque quer que o jogador fique no clube. Acho que não é muito, eu olho bastante por esse lado. Converso com meu pai e ele diz que eles gostam de mim, que estão a blindar-me. Os outros clubes podem querer contratar-me, mas terão que pagar bem. Penso que, neste momento, o clube quer que fazer-me crescer para que eu possa chegar à equipa principal e, lá para a frente, fazer uma venda boa“, disse o ainda júnior dos leões que já joga pela equipa B leonina. Destacando o que falhou no negócio com o Mónaco: “O Leonardo Jardim via alguns treinos e jogos nossos, e foi basicamente ele que me indicou. Vieram olheiros aqui, mas não deu certo. Estava tudo pronto, basicamente encaminhado, acordo assinado, mas aconteceram alguns problemas entre nós e nosso empresário. É uma situação complicada“. Noutro âmbito, Matheus Pereira revelou ao “Globoesporte”, que tem a esperança de representar o Brasil nos JO, ao lado de Wallyson, outra das maiores promessas do Sporting. Apesar de não fechar as portas à selecção portuguesa. “Eu desde pequeno sonhei jogar na seleção brasileira, de ter uma oportunidade. Ainda não chegou, mas meu foco é trabalhar para um dia ter essa oportunidade. Talvez eu possa fazer parte da seleção brasileira. Eu falo para o meu pai que acho que tenho capacidade. Confio bastante no meu potencial. Se for da vontade de Deus, vou ter uma chance ainda antes das Olimpíadas, seria mais um sonho pra mim. Eu converso com o Wallysson, que me disse que o Gallo vê muitos jogos. Acho que posso ser observado sim, mesmo na equipa B“, disse o médio/extremo, respondendo depois sobre a possibilidade de representar Portugal: “Eu falo disso com meu pai bastante. Ele pergunta minha vontade, e eu digo que minha vontade é representar meu país, onde eu nasci. Se não for possível, defenderia a seleção portuguesa, também. Mas meu objetivo principal é a seleção brasileira,” afirmou.

0 Comentários

  • João Dias
    Posted Abril 20, 2015 at 9:01 pm

    Aqui fica claro que Portugal é uma segunda escolha para o Matheus. E não quero que a seleção seja segundas escolhas independentemente do nome do jogador.Jogar por Portugal é demasiado marcante para ser banalizado desta maneira.

    Além disso, o Matheus é um jogador perfeitamente dispensável para as seleções portuguesas.

    • Nelson Mohr
      Posted Abril 20, 2015 at 9:07 pm

      Para ti só o Bernardo Silva é que é bom jogador… Enfim…

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 9:09 pm

      Subscrevo Joao.

      Ricardo

    • Mário M.
      Posted Abril 20, 2015 at 9:11 pm

      A parte do dispensável, é errada, muito errada mesmo, João.
      Portugal não tem, ser o Bruma e o Gonçalo Guedes, nenhum extremo com o potencial e a qualidade do Matheus.

    • João Dias
      Posted Abril 20, 2015 at 9:23 pm

      Mário M,

      Bruma, Gonçalo Guedes, Nuno Santos, Gelson Martins, Ivo Rodrigues, Ricardo Horta, Carlos Mané… São muitos, não são?

      Tudo jogadores com mais provas dadas que o Matheus e que já dão cartas a um nível mais elevado que ele. Dispensável? Creio que sim.

    • Mário M.
      Posted Abril 20, 2015 at 9:27 pm

      João, tirando os dois primeiros, nenhum é superior ao Matheus, acredita. Mesmo os dois primeiros, em potencial, considero-os ao mesmo nível.

    • Joao Pedro Ribeiro
      Posted Abril 20, 2015 at 9:29 pm

      Se o Matheus dá uma declaração dizendo que sonha em representar a seleção tuga o senhor já estaria exaltando todas as qualidades do mais novo craque de Portugal, agora como não é, vira 'dispensável'… É ridículo mesmo.

    • João Dias
      Posted Abril 20, 2015 at 9:32 pm

      Mas tu por já viste o Nuno Santos e o Gelson a jogar? São autênticos craques. E mesmo o Ivo também é reconhecidamente um jogador talentoso.

      Já o Horta, o Bruma, e o Mané jogam com regularidade num patamar bem mais elevado e com provas dadas ao contrário do Matheus que mal joga no Sporting B.

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 9:33 pm

      Senhor Mário M a avaliar pelas suas palavras não sabe mesmo do que fala… O matheus pode até ter muito potencial mas nunca se pode comparar ainda com nomes como: Rafa, Cavaleiro, Bernardo Silva, Mane, Horta, Bruma, nem mesmo com o Gonçalo Guedes que dá mesma idade já demonstrou muito mais… Portanto sim o Matheus é dispensável.

      Luís

    • Mário M.
      Posted Abril 20, 2015 at 9:37 pm

      Não me digas mais nenhuma vez que o Horta é melhor que o Matheus, olha que não aguento.

    • Miguel
      Posted Abril 20, 2015 at 9:46 pm

      Luis, ao dizeres que o Cavaleiro tem qualidade pa seleção tira-te logo a credibilidade toda. É um jogador para equipa pequena. E mesmo o Horta não é nada demais.

      SL

    • João Dias
      Posted Abril 20, 2015 at 9:52 pm

      O Horta joga com regularidade no 7° de Espanha com apenas 20 anos. Isso não quer dizer nada?

      João Pedro Ribeiro, quem me acompanha no blog sabe queu sou contra a ida do Matheus às seleções. Estas declarações não mudam nada.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 20, 2015 at 10:09 pm

      Não sei o que ele joga, mas pelo que diz, descartava-o de imediato. Se não for convocado pelo Brasil, que vá jogar pela Nova Guiné ou outro sítio qualquer.

    • Mah Med
      Posted Abril 20, 2015 at 10:11 pm

      Eras a favor da vinda do Douglas Costa , mas é contra a inclusão do Matheus, coerência…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 20, 2015 at 10:39 pm

      Acrescenta aí o Ivan Cavaleiro. E outro qualquer… qualquer um tuga é melhor que o Matheus, sem dúvida alguma!

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 10:41 pm

      concordo joao, portugal não é a gorda no fim da festa de ninguem.

      rreb

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 11:01 pm

      Concordo plenamente João, não gosto de ver jogadores que só venham para a nossa seleção por terem sido descartados…além disso temos imensos jogadores com qualidade para esta posição.

      Peter Griffin

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 11:07 pm

      Uma coisa é certa, quando diziam que o Matheus iria para o Porto ou para o Monaco vi aqui muito sportinguistas a dizerem que ele não era nada de especial, para fazer boa viagem, que nunca iria singrar na vida, como renovou já passou a ser a ultima coca cola do deserto.
      Mentalidades…

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 11:54 pm

      "última coca cola do deserto" tens que deixar de ouvir o Pedro Sousa e começar a ler os comentários com mais atenção é que eu sempre vi que os sportinguistas consideravam o matheus a maior pérola destas últimas duas gerações (95 e 96), onde se incluem jogadores como Podence, Gelson, Riquicho, Ponde, etc…

      João Pedro

    • Diogo Neves
      Posted Abril 20, 2015 at 11:57 pm

      Sempre foi e sempre será assim, tudo o que vem da formação do sporting para a imprensa e iluminados, basta dar uns chutinhos na bola, malabarismos ainda melhor e já é um novo craque a caminho, um novo ronaldo, ronaldinho e esses todos…

    • Anónimo
      Posted Abril 21, 2015 at 12:49 am

      João Pedro tens links de posts do vm antigos, é só pesquisares…

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Abril 21, 2015 at 2:12 am

      Mas é do Benfica não é igual para não dizer pior?
      Não era o Cavaleiro que ia ser o novo Eusebio/Ronaldo e o Roderick o próximo Maldini? E agora há o Guedes, que ainda não fez nada do futebol profissional e aparece dia sim dia não a fazer manchete com um novo tubarão em cima dela disposto a pagar dezenas de milhões por ele. É assim no Sporting e no Benfica e é por isso que ambos têm vindo a perder algum dos seus bons talentos (Rony Lopes, Bruma, João Carlos, Romário, Edgar Ié, Paim, Cá, o Matheus também ia agora para o Monaco), porque os empresários e os media viram-lhes a cabeça, depois uns têm a personalidade para vingar lá fora (como esta a acontecer com o Rony), outros (a grande maioria) como aquele lote de jogadores há uns anos que saíram dos juniores do Sporting para o Chelsea perdem-se e dão cabo de carreiras promissoras.

      João Pedro

    • carlos costa
      Posted Abril 21, 2015 at 2:39 am

      Nao vejo mal nenhum convocar o matheus pereira no futuro. Bem como o diego lopes do rio ave e o luka zahovic. Sao jogadores que têm fortes ligaçoes a portugal e que podem vir a ser bastante uteis

    • Tiago Campos
      Posted Abril 21, 2015 at 5:54 am

      Diogo neves, sabes quantos jogadores a seleção nacional tem da formação do Sporting?
      E já agora sabes quantos portugueses actuam no Sporting?
      E o teu clube? (Desconheço qual seja, mas deve ser só craques)

    • escritor de pacotilha
      Posted Abril 21, 2015 at 10:13 am

      E o Iuri, não conta para este rosário? Enfim.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 21, 2015 at 10:27 am

      Diogo Neves,

      Estás a falar de quem? do André Gomes que era o novo Rui Costa? Do Cavaleiro que era o novo Ronaldo?

      João Pedro,

      Já que és tão atento e coerente podias referir o reverso da medalha. É que vi muitos sportinguistas e rivais a atacar o BdC porque ia deixar sair a maior pérola da Academia. Como é agora o jogador com contrato mais longo e maior cláusula dentro do Sporting, já qualquer um é melhor do que ele.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 21, 2015 at 10:29 am

      João Dias,

      O Emerson passou uma época inteira a ser titular no Benfica? Passou a ser bom por isso? O Postiga é um dos melhores marcadores de sempre da selecção… é bom por isso? É esse o teu argumento para dizer que o Horta é melhor que o Matheus? Fraquinho…

      P.s.: O Horta é como o Cavaleiro, para equipas médias lá fora é bomzinho, mas nunca será jogador muito acima da média.

    • Anónimo
      Posted Abril 21, 2015 at 10:34 am

      Miguel o que quis dizer é que o cavaleiro já fez mais que o Matheus que tendo dito o que disse perde por logo a partida a credibilidade, temos qualidade mais do que suficiente nas alas pra ficar com restos do Brasil como tem acontecido… Quanto ao Horta daqui a uns anos falamos

      Luís

    • Rui Magalhaes
      Posted Abril 21, 2015 at 11:22 am

      digam-me se vocês estão pertos de ser contratados para uma mega empresa que oferece um bom salário e de repente chega um brasileiro/angolano/etc, que tem as mesmas referências e notas, só que não conseguiu ser contratado por outra empresa. chega a está empresa e eles o contratam e tu contínuas no desemprego. agora vocês super hiper desportistas(sportiguistas) digam como ficariam.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 21, 2015 at 11:56 am

      O Matheus é, no mínimo, 100x melhor que o Mané.

    • Gabriel
      Posted Abril 21, 2015 at 8:32 pm

      Diogo Neves, isso acontece em todos os clubes. Só reparas no Sporting porque o clube deve fazer-te alguma comichão. No Benfica, por exemplo, qualquer africano é o novo Eusébio. Foi com Edgar, com Pepa, com o Makukula e com o Mantorras. E as capas dos jornais não me deixam mentir…

    • Rui Magalhaes
      Posted Abril 21, 2015 at 11:13 pm

      Gabriel. Nao juntes o Pedro Mantorra com esses lixos. Obrigado.

  • Mário M.
    Posted Abril 20, 2015 at 9:02 pm

    Boas palavras do Matheus, ambicioso e consciente de que pode chegar longe.

    Acredito que ele e Wallyson (que jogador) possam ser integrados na equipa principal na próxima época época, principalmente o último, já que Matheus apesar de ser júnior acredito que podem queimar etapas. Isto para dizer que devemos parar com a mentalidade de que o jogador português (ou que joga em Portugal) deve emadurecer antes de chegar à equipa A. Isso quem tem talento e cabeça tanto faz ser lançado aos 17 como aos 30.

  • Zé do Pipo
    Posted Abril 20, 2015 at 9:05 pm

    A diferença do africano para o brasileiro (em termos de selecções nacionais) é mesmo pela falta de vontade que os segundos demonstram em representar a nossa selecção,vendo-a como uma segunda via enquanto o jogador africano procura independentemente das suas origem de representar a nossa selecção.
    Por outro lado,há casos como o do Rony Lopes, onde ninguém é contra,visto que apesar de ser brasileiro de naturalidade, escolheu sempre Portugal e no oposto temos o Fernando que viu a selecção portuguesa como um reconforto de não ter sido valorizado na sua selecção, coleccionando bastantes ''fãs'' para não o quererem cá.

    • Nelson Mohr
      Posted Abril 20, 2015 at 9:11 pm

      Mas também sejamos sinceros, se dão a um míudo da Guiné a escolher entre representar a conhecida selecção portuguesa e a Guiné, ele vai obviamente escolher Portugal pela visibilidade. Dúvido que seja por sentir afecto pelo país e tal…

    • Kafka I
      Posted Abril 20, 2015 at 9:23 pm

      Nelson Mohr

      Ia comentar precisamente isso, os jogadores Africanos (da Guiné e afins) preferem Portugal logo à partida, porque sabem que pelas suas Selecções nunca terão visibilidade alguma nem nenhuma hipotese de sucesso, ao contrário de um Brasileiro que sabe que se um dia chegar à Selecção Brasileira terá mais reconhecimento (e possibilidade de vencer títulos) que em Portugal

      Fosse a Guiné uma potencial Mundial no futebol ao mesmo nível que o Brasil e eu queria ver se eles preferiam jogar por Portugal

    • Guilherme Loureiro
      Posted Abril 21, 2015 at 6:08 am

      Zé do Pipo, o contra argumento é bastante fácil dada a diferença entre Brasil e Guiné/Cabo Verde etc…

  • João Magalhães
    Posted Abril 20, 2015 at 9:06 pm

    Eu acho que o diferente tratamento entre Guineenses/Brasileiros reside em ser a 1º ou 2º opção. No caso dos primeiros, eles preferem sempre jogar por nós, até porque a selecção deles é o que é. Agora, alguns Brasileiros só jogam por nós, porque não têm lugar no Brasil.
    Não é o caso do Pepe, nem do Deco, como todos sabemos. Optaram por Portugal antecipadamente, mesmo sabendo que podiam jogar no Brasil.

    Liedsons,Maicons e outros são casos antagónicos pelos motivos que sabemos.

    • Ricardo Carvalho
      Posted Abril 20, 2015 at 9:21 pm

      Deco?

    • João Magalhães
      Posted Abril 20, 2015 at 9:25 pm

      Sim,Deco. Ou não tinha lugar no Brasil? Mesmo depois de se retirar, sempre veio dizer que não se arrependeu de jogar por nós. Nunca vi falta de respeito nenhuma por parte dele.

    • Cesar Torres
      Posted Abril 20, 2015 at 9:37 pm

      Deco optou antecipadamente? Meu caro como portista só posso dizer-lhe que isto não corresponde a verdade. O Deco quando(2003) começou a jogar pela nossa selecção já tinha 25 anos e nunca tinha sido chamado para jogar pela selecção brasileira. 25 já não é uma criança no futebol e cada dia precisa ser bem aproveitado, por isso ele escolheu representar as quinas.

    • Anónimo
      Posted Abril 20, 2015 at 9:39 pm

      O Deco sempre esteve a espera de ser chamado ao Brasil muito diferente do Pepe esse sim escolheu Portugal já estava no Real bem diferente do caso do Deco

      Filipe Ribeiro

    • João Magalhães
      Posted Abril 20, 2015 at 9:55 pm

      O Deco apareceu mais tarde ao mais alto nível, mas quando optou pela selecção(2003) podia ter esperado mais e teria a chamada pelo Brasil. Julgo que um jogador que acabava de ganhar o destaque dele e se transferiria para o Barcelona no ano seguinte, teria espaço na selecção do Brasil.

      Ele optou por Portugal, agora o que estaria por trás disso, é outra história. Também há uma escuta disponível online em que o Pinto da Costa fala com o Deco sobre uma entrevista a um jornal português em que teria de passar a mensagem que, e passo a citar, " Diz que se não te despenalizarem do castigo, não representas Portugal no euro 2004". Mas, já estamos a entrar por outros caminhos.

      A questão era que Pepe e Deco foram jogadores que actuaram por nós, tendo qualidade para jogar pelo Brasil.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 20, 2015 at 10:06 pm

      Foi mesmo assim Filipe. Aliás, ele próprio o disse.

    • Stalley VM
      Posted Abril 20, 2015 at 10:41 pm

      O Deco iria acabar sempre por representar o Brasil com qualidade que apresentou no Porto e no Barcelona, isto claro na minha opinião.

      SL!

    • Cesar Torres
      Posted Abril 21, 2015 at 12:29 am

      Stalley, sinceramente, não acho que seria assim tão fácil. Na auge do Deco, não faltavam grandes jogadores brasileiros na mesma posição. Prova disso é que ganharam o mundial, taça das confederações e copa ámerica.

    • Anónimo
      Posted Abril 21, 2015 at 4:10 am

      A piada é que ele quis jogar por Portugal pk em Inglaterra não podia jogar e no Barcelona já tinha extra comunitários a mais mas prontos o Deco adora tanto Portugal.

      Filipe Ribeiro

    • Tartaruga
      Posted Abril 21, 2015 at 6:20 pm

      Filipe, depois de ter ouvido essa conversa do PdC com o Deco sobre o euro 2004, soube logo que o Deco ia dar um grande empresário no mundo do futebol, um excelente disciplo do Jorge Mendes.

      Quanto à selecção que venham os melhores. Sou mais contente com Decos e Nanis a ganhar títulos so que ter uma selecção "pura" que não vai a fases finais. Claro que deve haver algum empenho e ligação com Portugal, mas tipicamente se os jogadores em questão já tiverem nacionalidade portuguesa essa relação já existe. Seja o Luka Zahovic que passou cá a sua infância ou o Fernando que foi uma estrela no nosso campeonato durante varios anos.

    • Tartaruga
      Posted Abril 21, 2015 at 6:23 pm

      Não sei se alguma vez já notaram, mas tipicamente vejo que tanto neste blog, como noutros blogs ou até nos jornais, existe um carinho especial por jogadores que passaram alguns anos no nosso campeonato e que deixaram lá a sua marca. Às vezes é estranho, aliás como foi com o Deco de inicio. Mas quando graças a ele (e muitos outros) chegamos à final do Euro, já ninguem se lembrava da polémica.

      “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”

    • Tartaruga
      Posted Abril 21, 2015 at 6:28 pm

      Mas agora se os jogadores são de qualidade duvidosa, isso já é outra história. A selecção é para jogadores feitos, não para promessas, e este Matheus Pereira nem sequer na 1a liga joga por isso acho uma parvoice sequer considerar uma chamada. É chamado quando e se vier a ter qualidade para isso!

      Isto claro que não quer dizer que não se chamem jovens para a selecção. Podem ser chamados desde que já tenham demonstrado qualidade. Aconteceu isso com o CR. De momento pode acontecer com o Bernardo Silva e com o Ruben Neves. Recentemente já aconteceu com o William Carvalho.

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2015 at 9:06 pm

    Não acredito que Wallyson vá alguma vez envergar a camisola das quinas. Matheus pereira acho mais provável apesar de achar que para a sua posição temos muitas soluções de futuro (Rony Bruno Fernandes Bernardo Silva)

    Henrique

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2015 at 9:06 pm

    Quer o Brasil, se não for possível faz o frete de jogar por Portugal! Detesto este discurso! Parece que as selecções são como os clubes! Para jogar numa selecção é precisos sentir o pais. Nunca este jogador (e outros com o mesmo discurso) deviam jogar por Portugal!

    João

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2015 at 9:12 pm

    O que eu retiro daqui é que o Matheus Pereira conversa muito com o seu pai.

    Mike

  • SENSEI
    Posted Abril 20, 2015 at 9:14 pm

    Creio que as Selecções Nacionais não deveriam ser vistas como uma montra, mas antes como o orgulho de se estar a representar o seu país, a sua terra natal, ser mesmo um orgulho para os familiares, por terem o seu ente-querido a representar o seu país. Arrepiar-se a cada vez que se entra em campo, não pelos observadores dos diversos clubes estarem presentes, mas pelo peso do país às costas, sabendo que esse jogo será em parte a imagem de que o país mostra para o exterior (ver a peça no VM acerca do Uruguai, e do típico jogador uruguaio, que a raça que mostram em campo retrata a mentalidade do país).

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 20, 2015 at 9:23 pm

    A introdução do texto diz tudo sobre a nossa mentalidade.

    De qualquer das formas ,continuo com a mesma opinião de sempre em relação a esta questão das naturalizações… se o jogador for abordado desde cedo, e mostrar disponibilidade e orgulho de imediato, é bem vindo, se mostrar que Portugal é uma opção secundária e só aceitar jogar pela nossa selecção quando vê que não tem hipóteses de chegar à canarinha (como no caso de Liedson e Fernando) então que fique de fora, pois a selecção não deve ser a santa casa da misericórdia, nem uma associação que não olha a meio para atingir os fins (ganhar).

    Em relação a este caso específico do Matheus, parece-me que não aceitará jogar tão cedo por Portugal, alimentando o sonho da Canarinha, e portanto, não me parece opção… isto pode mudar, se dentro de 2/3 anos (agora tem 18, nessa altura ainda será um jovem) ele mostrar vontade imediata de representar a nossa selecção.

  • Chilavert
    Posted Abril 20, 2015 at 9:27 pm

    Se o Matheus Pereira está a confiar no Gallo(coordenador da formação da CBF) para ir a Selecção Brasileira tenho pena do Matheus…

  • Cesar Torres
    Posted Abril 20, 2015 at 9:27 pm

    As pessoas precisam deixar a hipocrisia de lado e assumir a realidade. Estamos muito distante da selecção brasileira(história,títulos e respeito) e qualquer jogador com dupla nacionalidade optaria sempre pela amarelinha.Dá mesma forma que para os africanos existe maior visibilidade jogar pelas quinas do que pelos seus países, o mesmo acontece em relação aos luso-brasileiros. Todo jogador de clubes espera ganhar a champions league e pela selecção espera ganhar o mundial., sendo o brasil o país com mais mundiais, é fácil entender estas escolhas…Simples

  • Abel Alves
    Posted Abril 20, 2015 at 9:36 pm

    Aquilo que o Matheus tem no um para um nenhum jogador Português tem. Falta-lhe maior capacidade de jogo colectivo, mas em qualidade inata nem o Bruma e o Gonçalo Guedes estão no seu patamar em minha opinião.

    Contudo, tem ainda que mostrar que tem o necessário para ser profissional de futebol, ou seja, tem de provar tudo pois ainda não é ninguém no futebol.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 20, 2015 at 10:21 pm

      No um para um concordo. Mas o Gonçalo demonstra já outro nível de jogo coletivo e de entrega ao jogo… tudo depende da evolução quando passam a séniores.

    • Mário M.
      Posted Abril 20, 2015 at 10:54 pm

      Obrigado! Mas acho que GG, Bruma e Matheus estão no mesmo patamar, na minha opinião.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Abril 20, 2015 at 9:42 pm

    nao critico o matheus por preferir o brasil e perfeitamente normal. se eu estivesse no estrangeiro (e se tivesse qualidade…) escolheria sempre por portugal, logo nao me queixo que os outros o façam tambem. e logico, e e patriotico.
    agora, portugal nao e o brasil B, nao somos a 2º opçao de ninguem. nao somos o centro de dispensas dos brasileiros. querem jogar por portugal, entao demonstrem isso (e dependendo da situaçao ca, se vive ha muito tempo, se tem qualidade, veremos se ficam). nao quero este puto a jogar nas camadas jovens para se der o salto nos seniores ir trocar de seleçao. e mesmo que nao de o salto, nao o quero ca com essa mentalidade.

    portugal tem varios jogadores de nivel, nao precisamos disto. que fique claro.

    • Cesar Torres
      Posted Abril 20, 2015 at 9:50 pm

      MosqueteiroSLB, vamos lá imaginar que tu tenhas dupla nacionalidade(portuguesa e alemã). Se o Low e o Fernando Santos estiverem a chamar por ti, quem irás escolher? É que o futebolista vive de títulos pelo clube e pela selecção. Todo jogador a actuar na Europa espera vencer a champions league e todo jogador pela sua selecção, espera ganhar o mundial. Os interesses sempre existiram e vão continuar a existir.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 20, 2015 at 11:19 pm

      visto que sou 100% portugues, e toda a minha vida vivi ca, iria para a seleçao portuguesa, e a seleçao portuguesa ate podia ter a qualidade de uma qualquer seleçao muito inferior. a minha escolha seria a mesma.
      primeiro vem a honra, depois, se der, os titulos.
      eu nao vou para uma seleçao para ter mais hipotese de ganhar um mundial, eu vou la para representar o meu pais.

      agora, como ja disse nao censuro quem o faz ao contrario. o matheus nasceu no brasil tem todo o direito de la querer jogar. mas la esta, era escusado tornar isto publico. nao queremos ser vistos como a equipa que fica com os restos.
      a meu ver sao declaraçoes muito escusadas.

    • Cesar Torres
      Posted Abril 20, 2015 at 11:33 pm

      Não foi este o meu exemplo meu caro. Eu gostaria de saber qual seria a tua escolha se não fosses 100% português. Portugal(Selecção sem título e com pouca história no futebol) ou Alemanha(no top das melhores selecções de sempre)?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 21, 2015 at 11:04 am

      cesar nao te sei dizer. depende das raizes que teria dos dois lados e em que pais tivesse nascido, em que pais tivesse vivido, etc. os titulos nao seriam uma das causas para escolher.
      eu disse, como no caso do matheus, que e um caso diferente do que o que me propoes.

  • Bruno
    Posted Abril 20, 2015 at 9:59 pm

    Isto é um não assunto. Se o jogador é Brasileiro tem mais é que querer jogar pelo Brasil, independentemente da qualidade, do clube em que joga, isto é a minha posição mas sabendo da vossa abertura para criar uma selecção de estrangeiros este post não surpreende.
    Espero que o Matheus Pereira tenha a oportunidade de que tanto espera e que possa jogar pela selecção do seu País, desejo-lhe os maiores sucessos.

    SL!

  • Fábio Coutada
    Posted Abril 20, 2015 at 10:21 pm

    Que esperem um pouco. O Qatar quer contratar o Bielsa e ao que parece o processo de naturalização por lá é bastante simples. Vão certamente montar uma boa equipa. Que mostre disponibilidade e os responsáveis qataris logo farão a proposta ao empresário.

    Acho bem que os jogadores pensem no seu futuro. E se é para ser á balda, mais vale ganhar uns trocos com isso.

  • Stalley VM
    Posted Abril 20, 2015 at 10:43 pm

    Matheus primeiro de tudo tem que ganhar o seu lugar no Sporting na equipa A e provar o que vale, se conseguir mostrar todo o potencial que tem, as coisas irão acontecer naturalmente.

    SL!

  • Diogo Palma
    Posted Abril 21, 2015 at 8:22 am

    Vejo aqui muitas "virgens" ofendidas com as declarações do Matheus, o que ele disse é normalíssimo e é a vontade de praticamente todos os jogadores estrangeiros que atuam em Portugal e têm a possibilidade de representar ambas as seleções.
    Se perguntassem o mesmo ou Deco ou Pepe quando tinha 18 anos provavelmente diriam o mesmo que o Matheus, no rapaz não deve é ser crucificado por isso ainda para mais quando estava a dar uma entrevista a jornalistas brasileiros.

    Existem vários desportos onde as naturalizações são algo vulgares e até se pode representar vários países diferentes durante a na carreira, não sei porque é que no futebol existe nesta mentalidade tão fechada.

  • Fernando
    Posted Abril 21, 2015 at 3:37 pm

    Não se chama incoerência, mas como aprendi na Faculdade, chama-se a isso… sentimento de pertença.
    Numa analise de carácter social, poderemos facilmente analisar, as fortes ligações com os PALOP… até à relativamente pouco tempo, que nem a G.Colonial esfreou… poderei recordar episódios em que como diria Sol nado "a guerra parava" aquando da emissão radiofónica do campeonato luso.
    Quanto ao Brasil, mesmo com a alteração da gestão do reino… o sentimento não sedimentou, o processo de independência foi à já alguns sec.
    Repare-se no processo que se efectua neste momento em Angola, a pouco e pouco o sentimento de pertença perde-se e não se fortalece com cimeiras CPLP.
    Enquanto português, vejo como irmãos os PALOP e Timor… Brasil tende a desvanecer-se os laços.

Deixa um comentário