Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O avançado dos jogos grandes

Os golos não são tudo num avançado, mas, tendo em conta o objectivo primordial do jogo, assumem uma preponderância inquestionável. Deste modo, as grandes equipas costumam formar-se em torno de um grande bombardeiro, aquele elemento que diz presente nos momentos mais difíceis e nas partidas mais complicadas, tranquilizando os adeptos com a sua grande capacidade de finalização. Em Portugal, esse homem é Islam Slimani. O argelino, que até aos 23 anos não era sequer profissional, aterrou em Alvalade por apenas 300 mil euros e, numa prova de que o valor da transferência nem sempre diz tudo, tornou-se num ídolo da bancada verde e branca. Um ícone pela sua entrega, pela sua capacidade física, pelo seu instinto. Na presente temporada, 30 é o número. O número de tentos Slimani, 26 dos quais na Liga, o grande objectivo do clube. É fácil de verificar o aumento de produtividade em relação às duas épocas anteriores, isto após a direcção lhe ter renovado o contrato, em Agosto, até 2020. 10 golos no ano de estreia, 15 no ano desportivo transacto e 30 em 2015/16. A marca dobrou e ainda há duas partidas para disputar. Por outro lado, importa ainda realçar outro factor, isto é, a especial apetência do argelino para facturar nos chamados “jogos grandes”. Este ano, a principal vítima foi o FC Porto, que foi derrotado por duas ocasiões com quatro golos do dianteiro dos leões. Ao todo, em três anos de leão ao peito, Slimani marcou por 5 vezes aos dragões, tendo ainda atirado de forma certeira 4 vezes diante do Benfica. Para aqueles que já incluem o Sp. Braga neste lote, poderíamos ainda somar os seus 5 tentos aos bracarenses, um dos quais na célebre final da Taça de Portugal de Maio último, que lhe permitiu conquistar o primeiro troféu em solo luso. Na luta pelo título individual de melhor marcador do campeonato, há uma diferença de cinco golos para Jonas que é praticamente inalcançável. Contudo, numa comparação directa com o brasileiro, verificamos igualmente que este não possui a mesma facilidade em bater os guarda-redes dos clubes rivais, visto apenas o ter conseguido diante do Sp. Braga. Em suma, o crescimento do magrebino nas mãos de Jorge Jesus é notório, vivendo aos 27 anos a melhor fase da sua curta carreira. O interesse de clubes estrangeiros é conhecido pelos responsáveis leoninos e com este registo goleador é natural que cheguem propostas no próximo defeso. A duvida residirá em manter uma peça fundamental no xadrez, isto numa temporada em que o Sporting regressará à Champions, ou capitalizar o seu rendimento desportivo com um bom encaixe, até porque o clube terá, possivelmente, de realizar uma ou duas grandes transferências para aliviar os cofres. O próprio jogador terá uma palavra a dizer, uma vez que, apesar de provavelmente se sentir extremamente cómodo em Lisboa, terá vontade de experimentar uma das principais ligas europeias. 
Rodrigo Ferreira

0 Comentários

  • Zé do Pipo
    Posted Maio 5, 2016 at 1:30 pm

    Por mim só saía pela cláusula de rescisão,preços mais baixos são saldos

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 2:22 pm

      Tudo que seja >=20M já é um óptimo negócio para o Sporting, não podemos esquecer que o Slimani acaba a época com 28 anos, não é velho mas também já não é muito promissor…

      DM

    • Miguel Oliveira
      Posted Maio 5, 2016 at 3:52 pm

      Mas os jogadores não são apenas comprados por aquilo que prometem, aliás os jogadores mais caros são os jogadores afirmados e que dão garantias de qualidade e golos, como é o caso.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 4:25 pm

      Miguel Oliveira, "como é o caso"…
      Vou ser sincero, acho que o Slimani tem características únicas e é um bom ponta de lança, mas "como é o caso"?!
      Esta é o primeiro ano em que o Slimani ultrapassa a dúzia de golos na liga portuguesa, acha que é este um dos jogadores que dão garantias de qualidade e de golos?
      Nem estou a dizer que é o caso, mas imagine-mos que esta é apenas uma época fora do normal e que para o ano ele volta à dúzia de golos?
      Acha que quem compra não tem atenção a isto?
      Mais garantias de golos dava o Lima por exemplo, que teve uma série de épocas constantes, o Slimani está a fazer uma época fenomenal mas nada nos garante que para o ano não volte a descer o nível.

      DM

    • João Victor
      Posted Maio 6, 2016 at 8:04 am

      Caro DM,

      Só contam os golos? Nós adeptos temos de olhar para os jogadores isentos de clubes, como é óbvio. Que ponta de lança na Europa tem a intensidade e a capacidade de pressão do Slimani? Na Europa quantos jogadores além do N'golo Kante tem tantos pulmões como o Slimani? O Slimani é um jogador que tem relativamente poucos anos de futebol profissional, e o tempo de evolução dele começou mais tarde, logo chegou ao pico mais tarde, e um jogador com 27/28 anos ainda garante 3/4 anos a alto nível. O Benfica foi buscar o Jonas com 30 anos, e que ninguém me diga que ele garantia 30/40 golos/época e que ia dar 2 campeonatos ao Benfica sendo o jogador mais influente. Por isso acho o Slimani um jogador interessantíssimo, pois marcando 15 ou 30 golos, dá muito mais à equipa que apenas golos.

      PS: DM que opinião tens do J.Vardy?

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2016 at 11:28 am

      João Victor, do Vardy acho exactamente a mesma coisa que acho do Slimani, jogadores em sobre rendimento em equipas em sobre rendimento. Estão ambos a fazer uma época muito boa, estão ambos a fazer a sua primeira época muito boa e ambos podem estar a fazer uma época fora do normal e para o ano voltar a ser medianos. Quanto aos seus valores de mercado, valem o que alguém esteja disposto a pagar por eles, na minha opinião 20M pelo Slimani e 25M pelo Vardy que até podem ser 30M. A diferença de preço foi devido a um ter feito uma grande época em Portugal e o outro em Inglaterra. Isto é só a minha opinião e acho que a fundamentei, se alguém não concordar que fundamente a sua opinião também.

      PS: Admiro o estilo de jogo tanto de um como de outro, não acho é que sejam avançados de topo mundial, naturalmente.
      DM

  • Cristiano
    Posted Maio 5, 2016 at 1:38 pm

    Slimani teve uma evolução tremenda.

    Ganhou um pouco de técnica e de cabeça está cada vez mais matador. Dá-se muito ao jogo e corre sempre 90 minutos a todo o gás. De cabeça existem poucos como ele na Europa.

    Apesar de ser Benfiquista, aprecio muito as qualidades de Slimani e é bom ver que desde todo aquele estrilho à sua volta mudou um pouco o seu jogo de cotovelos.

    • Drillex
      Posted Maio 5, 2016 at 1:49 pm

      Um pouco?O homem quando chegou tinha menos técnica que o Purovic se for preciso, hoje em dia apesar de não ser nenhum Maradona já é muito razoável com a bola nos pés.

  • chemahatma
    Posted Maio 5, 2016 at 1:40 pm

    Entre Jonas e Slimani, quem tem mais golos de "bola corrida" ?

    • Filipe Bandeira
      Posted Maio 5, 2016 at 1:45 pm

      basta retirar os golos de penalty de Jonas, que Slimani seria melhor marcador.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 1:51 pm

      "Basta". E saber batê-los?

      Bruno

    • Kafka I
      Posted Maio 5, 2016 at 1:54 pm

      Empatados, 24 golos para cada um…mas o Jonas tem muito mais assistências 10 contra 2

    • Francisco A.
      Posted Maio 5, 2016 at 1:54 pm

      Os golos de penalty agora não contam e/ou são menos importantes que golos de "bola corrida" ? Ao que se chegou…

      Isto até fica mal, quando, o teu clube é quem tem o record de penaltys em Portugal numa Liga. Desde então ainda não conseguiram ser Campeões.

    • Cristiano
      Posted Maio 5, 2016 at 1:59 pm

      Vamos então a contas:
      Slimani
      Golos: 26
      Golos Penalti:2
      Minutos: 2733

      26-2=24 golos em 2733 Minutos

      Jonas
      Golos:31
      Golos Penalti: 7
      Minutos: 2680

      31-7=24 golos em 2680 Minutos.

    • Tiago Meireles
      Posted Maio 5, 2016 at 2:00 pm

      Já agora tirem os golos de cabeça… Lógica.

    • Diogo Palma
      Posted Maio 5, 2016 at 2:06 pm

      Se também desvalorizam o Teo por em 5 dos 6 golos que marcou nos últimos 6 jogos terem sido com sorte (dizem os iluminados) …

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 2:13 pm

      Diogo Palma, que comentário é esse? Ninguém desvalorizou ninguém. A verdade é que nem todos são bons batedores de penalties.

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Maio 5, 2016 at 2:16 pm

      Sorte? Isso não existe no futebol.

      Os golos de penalty contam, entram na estatística (até contam para o Encostiano Penaldo), e até há quem defenda que é preciso alguma técnica para os concretizar, não basta correr para a bola e mandar um bico.

      Já agora, também gostava que o Slimani soubesse marcar livres. Não era bola corrida, mas davam jeito.

    • João
      Posted Maio 5, 2016 at 2:17 pm

      Sou do Sporting mas isso de tirar os golos de penalti não faz sentido visto que tem de se saber marcar, se o slimani fosse excelente marcador de penaltis também os marcava

      Sem comparações são dois avançados diferentes mas ambos excelentes

    • Diogo Palma
      Posted Maio 5, 2016 at 2:18 pm

      Cá para mim os golos com sorte e os penaltys não deviam contar para o totobola … já agora também não vale remate com força à queima roupa porque alguém se pode aleijar.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2016 at 2:22 pm

      Em números o Jonas foi superior com 24 golos e 10 assistências, o Slimani tem os mesmos golos mas apenas 2 assistências. Depois ambos foram cruciais no ataque das suas equipas e resolveram nos jogos pequenos, onde acho que o argelino esteve bastante melhor foi nos jogos grandes e isso também é muito importante.

    • Nuno R
      Posted Maio 5, 2016 at 2:24 pm

      é isso Diogo, não vale bujas de força, nem fazer pontaria ao redes, que o gordo da baliza pode ficar com a marca da casa.

      Só vale de fora da área, e dentro só de cabeça.

    • Ace-XXI
      Posted Maio 5, 2016 at 2:28 pm

      Os golos de pênalti valem tanto como os outros… mas é verdade que se slimani fosse o marcador escolhido estaria muito provavelmente a lutar pela bota de ouro.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 2:29 pm

      O Slimani tem 26 golos, 2 de penalti e um na recarga, depois de ele próprio ter falhado um penalti, conta também com 2 assistências. Participação em golos excluindo penaltis – 25
      O Jonas tem 31(melhor marcador do campeonato), 7 deles de penalti mais 11 assistencias(3º melhor assistente do campeonato). Participação em golos excluindo penaltis – 35

      Até acho o Slimani bom jogador, não tentem é fazer crer que é melhor que o melhor jogador desta liga… O Jonas é só fenomenal, e continuava a ser com metade dos golos, pois a qualidade que ele oferece ao jogo, principalmente fora de área e/ou a jogar entre linhas, é incomparável e desfaz defesas…
      Outro ponto é que o Jonas o ano passado já teve uma média de golos/minuto bem jeitosinha, o Slimani é a primeira época que passa a dúzia de golos na liga portuguesa

      DM

    • Dona Dolores
      Posted Maio 5, 2016 at 2:32 pm

      Impressionante como uma simples pergunta deixa tanta gente ofendida

    • chemahatma
      Posted Maio 5, 2016 at 2:40 pm

      Pessoal, calma, eu nunca disse que os golos de penalti não contavam, só queria saber a diferença em nº de golos "corrido".

      Obrigado Cristiano e Kafka I pelos números apresentados.

    • DR
      Posted Maio 5, 2016 at 2:58 pm

      Jonas: 32 jogos, 31 golos, 7 de penalty, 0 golos contra SCP e FCP
      Slimani: 31 jogos, 26 golos, 2 de penalty, 5 golos contra SLB e FCP

      Apesar de Jonas ser melhor jogador, até acho os números do Slimani superiores.

    • chemahatma
      Posted Maio 5, 2016 at 3:09 pm

      Alguém sabe quantos golos tem o Adrien de penalti com o Slimani em campo ?

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 3:37 pm

      Uma coisa que disse no início da época e que se tem revelado importante: bons batedores de bolas paradas. O Benfica está a conseguir mais golos decisivos de bolas paradas nesta fase da temporada, principalmente porque Gaitan lá ganhou força para meter a bola na area. Bons de cabeça o Benfica tem lá alguns bastante bons. Já com os pés…

      Bruno

  • ACT7
    Posted Maio 5, 2016 at 1:54 pm

    Nunca se pode compara Slimani com Jonas, mas as pessoas insistem. Slimani só pode ser comparado com Mitroglou por exemplo.
    Aprecio muito as qualidades do argelino, melhorou muito desde que chegou e agora com JJ foi brutal a sua evolução. Na minha opinião vai sair no final da época sendo que a PL era o destino ideal para ele.
    Terá que melhorar alguns aspectos caso abandone o Sporting, é que por cá os 3 grandes tem uma enorme protecção e Slimani com alguns dos seus comportamentos poderá ser severamente castigado caso ingresse em Inglaterra ou Alemanha. Mas tem tudo (pena a idade) para ser um dos avançados da PL para o ano.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 2:20 pm

      Um dos avançados da PL? Se isso for um avançado a jogar na PL, tudo bem, até o Eder foi um dos avançados da PL este ano. Se com isso quiser dizer um dos melhores… Só não digo impossível porque no futebol não há coisas dessas, mas muito dificilmente, não nos podemos esquecer que esta é a melhor época de sempre do Slimani, pode ser uma boa época e no próximo ano voltar à dúzia de golos por época. Contudo acho o Slimani um bom avançado com bastante raça e acho que podia muito bem jogar numa equipa de meio da tabela na PL.

      DM

    • Nuno Gouveia
      Posted Maio 5, 2016 at 2:25 pm

      Que o digam por exemplo o Enzo e o Javi Garcia que qd saíram de Portugal eram corridos a 1 amarelo por jogo praticamente

    • ACT7
      Posted Maio 5, 2016 at 2:32 pm

      O Slimani pelo seu estilo de jogo encaixa muito bem na PL, claro que não é para City, Arsenal, Man United e Chelsea, mas para um Leicester (o deste ano), Everton ou Newcastle era bem pensado. Acho que pode render mais que Vardy (na próxima época) por exemplo. Agora claro que é uma incógnita se vai correr bem ou não jogar na PL, mas penso que todos que apreciam o argelino (e não é só os Sportinguistas que o apreciam) gostavam de o ver na PL.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2016 at 5:02 pm

      ACT7.

      Concordo com o teu comentário a 98%, só discordo na parte que o Slimani poderá render mais que o Vardy, acredito que o argelino será uma mais-valia e fará muitos golos mas não chegará ao nível do inglês, a meu ver.

    • João Victor
      Posted Maio 6, 2016 at 8:17 am

      Caro Kacal,

      Gostava que me esclarecesses dessas certezas sobre o Vardy? Julgo que o ano passado viste 30 jogos do Vardy e terias sido capaz de me dizeres as melhores características dele. Porque essas certezas que o Vardy renderá mais que o Slminani na BPL são puramente especulações. Veremos se para o ano o Vardy renderá o mesmo de este ano.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 5, 2016 at 1:58 pm

    É por causa de jogadores como o Slimani que o futebol é um desporto tão imprevisível e emocionante.
    Quem acharia que o argelino iria chegar onde chegou (e espero que venha a alcançar coisas ainda maiores no futuro) quando chegou a Portugal?

  • Rodrigo A.
    Posted Maio 5, 2016 at 1:58 pm

    Dos melhores negócios do século em Portugal. Que achado!

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 2:14 pm

      Igual para o Jonas, que veio a custo zero (não sei se trará um bom encaixe financeiro, mas há dias falou-se numa proposta irrecusável de 20 milhões oriundos da China).

      Bruno

    • Nuno R
      Posted Maio 5, 2016 at 2:28 pm

      Tirando os (falsos) custos zero, pode ser uma das maiores valorizações de sempre, não?
      Actualmente serão Cissoko e Coentrão o topo da lista(?)

    • Rodrigo A.
      Posted Maio 5, 2016 at 2:42 pm

      Bruno, também é verdade se bem que os valores gastos nos Jonas ainda são um pouco superiores ao Slimani, mas sim foram ambos dos melhores negócios do século.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 3:39 pm

      David Luiz também foi muito barato, acho que dá para entrar aí. Não sei valores ao certo, mas estes três devem entrar nesse top. E o Fernando, quanto custou ao Porto?

      Bruno

    • coach407
      Posted Maio 5, 2016 at 6:28 pm

      Cissokho? Há muitos que valorizaram mais. Witsel custou 8M € e saiu por 40. Mais do dobro da valorização do Cissokho.

      Mas sim, houve jogadores muito baratos que valorizaram imenso como Oblak, Cissokho, Coentrao, David Luiz, Matic…

      E há outros a caminho como João Mário, Renato Sanches, Slimani, Jonas (este é mais estranho ainda porque já tem 33 anos se não estou em erro. Se sair por 20 milhões como já se falou é qualquer coisa de incrível. Não acredito pessoalmente), Ederson, Lindelof, Nélson Semedo, Rúben Neves, William Carvalho…

  • Kacal I
    Posted Maio 5, 2016 at 2:20 pm

    O Slimani é realmente um bom PL e um finalizador nato, capaz de resolver os jogos pequenos mas dizer presente nos jogos grandes e isso é muito importante, o Sporting investiu um pouco dinheiro nele, recebeu rendimento desportivo e vai fazer um encaixe muito bom com toda a certeza, dos melhores negócios que já houve em Portugal. Em termos de capacidade física, jogo aéreo, atitude competitiva, entrega ao jogo e raça é um PL de topo, depois tem as limitações técnicas mas evoluiu imenso desde que chegou a Portugal e está cada vez melhor, com o JJ passou a render o dobro como era previsível e fez uma excelente época com números muito bons, pena ter aparecido tarde, caso tivesse chegado a Portugal mais novo podia ter evoluído mais rapidamente e ser até melhor do que é actualmente, provavelmente já teria dado o "salto" mas assim, a caminho dos 28 anos, acredito que vai fazer o seu contrato e rumar a uma liga Top3 para um bom clube e fazer umas épocas a bom nível, sempre com golos porque o "faro" está lá, não engana, o mais provável é rumar à Premier League para um clube médio ou então o Leicester.

  • Nuno R
    Posted Maio 5, 2016 at 2:21 pm

    Coisas da vida…

    Hoje é idolatrado pelos adeptos (aqueles que chamam mercenários aos jogadores, mas teimam depois em endeusar e acreditar em juras de amor eterno), não só pelos golos e entrega, mas também pela evolução que só é possível a quem trabalha e se esforça.
    Verdade seja dita, já com Marco Silva fez mais e melhor do que com Jardim. Ou seja, com todo o mérito que jesus tenha, e tem, não foi propriamente um salto de "tronco que sabe cabecear" para "avançado completo".
    Voltando atrás… o que lhe chamaram quando fez aquela birra por querer sair (Slimoney?). Mas já passou, e o que lá vai, lá vai.

    • NS
      Posted Maio 5, 2016 at 2:53 pm

      O Li€dson levezinho também era idolatrado depois de 8 anos a "resolver" no grande Sporting. Depois foi considerado persona non grata pelos sportinguistas. São as coisas da vida, em meio ano no Porto foi pela primeira vez campeao nacional.

    • CARLOS GOMES
      Posted Maio 5, 2016 at 3:30 pm

      Liedson em Alvalade estará sempre em casa e ter ido para o Porto não mudou, não muda absolutamente nada.

    • chemahatma
      Posted Maio 5, 2016 at 3:36 pm

      Não gostei da sua atitude nessa altura, mas não é por um cavalo dar um coice que se vai cortar-lhe a perna.

  • Wonderkid
    Posted Maio 5, 2016 at 2:23 pm

    Daqueles jogadores que fazem valer cada cêntimo do valor do bilhete. É uma alegria ver o seu empenho, raça, esforço e vontade de vencer. Fossem todos como ele.
    Costumo dizer na brincadeira durante os jogos que o Slimani tem 4 pulmões. Ele e o Adrien. Foram, para mim, os jogadores que mais beneficiaram com a chegada de JJ ao Sporting, mas também porque são aqueles que mais se esforçam e que deixam a pele em campo, sempre, todos os jogos.

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2016 at 2:27 pm

    É um jogador voluntarioso e com raça. De resto faz os mínimos. Tecnicamente é limitado, compensa com a velocidade. Prova que na nossa liga quem tem olho é rei.

    Rui Vasques

  • loris
    Posted Maio 5, 2016 at 2:28 pm

    para mim slimani e o melhor avançado a jogar em portugal alem da sua presença fisica e da sua alta qualidade no jogo aereo ainda por cima e um jogador que mesmo que as coisas nao esteijam a correr bem a sua equipa nunca se esconde nunca deixa de lutar e enorme esse supersli!!!!!!!!

  • Mr. Pink
    Posted Maio 5, 2016 at 2:33 pm

    O Slimani está a fazer uma época estrondosa. Jogador com características algo raras e com que muitos treinadores gostariam de contar. Nos jogos grandes, então, é uma grande mais valia para o Sporting.

    Este ano está também a beneficiar muito do facto de estar integrado numa equipa do Jorge Jesus, o que acaba por disfarçar algumas das suas lacunas. Tecnicamente era e continua a ser limitado, mas estando num ataque em que os processos são muito mecanizados, isso nota-se menos. A sua agressividade é, a par do cabeceamento, talvez a sua maior qualidade, mas a verdade é que o seu excesso de agressividade nunca é punido cá em Portugal. Noutro campeonato, com melhores árbitros e com menor proteção aos grandes, nesta época já teria ido para a rua pelo menos um par de vezes. Isto é só um aparte pois a sua capacidade de pressão e luta é realmente um grande plus para o jogador.

    Na minha opinião, acho que poderia ser um bom jogador para equipas de meia tabela da Premier League, já que com a sua capacidade de investimento não teriam problemas em pagar 15/20 milhões pelo Slimani.

    • Pedro Henrique Santos
      Posted Maio 5, 2016 at 3:43 pm

      Concordo que com critérios diferentes os jogadores começassem a impor o corpo de forma diferente e mais "limpa", mas continuamos a ter que distinguir a agressividade positiva de maldade e também a intenção (e muitas vezes entradas são bem piores que chapadinhas) e a punir adequadamente. Agora isso dos outros campeonatos não é bem verdade, bem se viu como o Costa era em Espanha e como todos os centrais se queixavam do Van Persie quando foi o melhor artilheiro a jogar com os cotovelos.

    • Mr. Pink
      Posted Maio 5, 2016 at 4:42 pm

      Depende das entradas, grande parte delas são agressivas mas estão também relacionadas com intensidade inerente à modalidade. Em relação ás chapadinhas, existe intenção e não é de acariciar o outro jogador certamente. Aqui o que interessa é que o Slimani é um verdadeiro adepto de dar cotoveladas aos jogadores adversários. Num campeonato como o Inglês, Alemão ou Espanhol teria levado com no mínimo 2/3 jogos de suspensão, sem grande margem para dúvidas. Este tipo de castigos fazem também parte da educação de um jogador.

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2016 at 2:41 pm

    A transferência do Slimani vai ser à Cissokho :D

    Jonathan

    • The Monster
      Posted Maio 5, 2016 at 2:56 pm

      O Cissokho foi de 300 mil para 15 milhões em meio ano.
      O Slimani já vai no terceiro ano.

    • Diogo Palma
      Posted Maio 5, 2016 at 3:03 pm

      O Slimani tambem nao vai ser por 15 milhões, 30 milhões e não se fala mais nisso.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 3:43 pm

      30M…
      Há coisas que as pessoas quando analisam estas coisas se esquecem.
      Estes são factores que todo o comprador analisa:
      idade, Slimani acaba a época com 28 anos
      consistência, Slimani só ao terceiro ano marcou mais de uma dúzia de golos na liga portuguesa
      clube de origem, quer queiram quer não o Sporting não tem estatuto na Europa nem selo de qualidade neste tipo de negócios
      teoricamente, o Sporting não negoceia com a ajuda de fundos, isto é um factor que pode influenciar negativamente o valor da venda

      Por estes motivos volto a repetir o que disse em cima, mais de 20M é um grande negócio para o Sporting, pois mesmo no melhor ano da sua carreira acho que o Slimani não vale mais que isto.

      DM

    • João Victor
      Posted Maio 6, 2016 at 8:55 am

      Sim por essa ordem de ideias é mais seguro dar 30M por um jogador de 18 anos que em jogador de 28 anos. Quem quer qualidade já não vai de certeza contratar um jogador ainda a crescer. Equipas como Leicester, Man Utd, Milan, Chelsea de certeza que vão procurar mais rápido jogadores de 28 que de 18 anos. E não estou a associar o Slimani a estas equipas.
      O quanto vale o Slimani não sei, sei que o preço vai mudar dependendo das equipas interessadas, pois pode haver um "leilão" e poderá ser aí a sorte do Sporting, pois se houver poucos interessados reais, não só mas também pelas dividas que estão em stand-by vai ser obrigado a vender, seja por 15M ou 30M, e aí não vai ter grande margem.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2016 at 11:31 am

      João Victor duvida que um avançado de 18 anos avaliado em 60 numa escala de 0 a 100 será mais caro que um avançado de 28 anos avaliado em 70, na mesma escala?

      DM

    • João Victor
      Posted Maio 6, 2016 at 1:36 pm

      Caro colega DM,

      Nessa possível escala que falas, deixa-me discordar, um avançado de 18 anos não pode pertencer à mesma escala de um avançado de 28 anos. Um avançado de 18 anos teria sempre uma escala de promessa, quantos jogadores com 18 anos eram promessas e deixaram de existir no futebol mundial? Como é óbvio à jogadores com 18 anos que são realmente muito boas promessas, Renato Sanches é um exemplo, e perdoem-me benfiquistas, mas apesar de ser um jovem fora do normal, como não haverá muitos pela Europa fora, não me conseguem fazer acreditar que vale 80M, e que é mais valioso que James Rodríguez, Kevin De Bruyne, Ángel Di María, Raheem Sterling, Zlatan Ibrahimović, Edinson Cavani. Jogadores vendidos por valores mais baixos com provas dadas.
      Isto para dizer que é incomparável por vários fatores comparar um avançado com 18 e outro de 28 anos. Só me lembro de um ponta-de-lança com 18 anos Rashford (e veremos) até onde chegará. Custa-me muito avaliar um jogador com uma época a nível profissional.
      Mas cada um é legitimo de ter a própria opinião e discordar da minha pessoal.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2016 at 4:11 pm

      João Victor, eu até simpatizo com o Slimani, mas temos de concordar que é a sua primeira época acima da média. E um jogador mais novo é sempre mais valioso.
      Por estes dois motivos volto a dizer, uma transferência >=20M já é um grande negócio. Na minha opinião Slimani vale 15M, com a boa época que está a fazer ascende a algo entre os 20 e os 25, acho que sinceramente não vale nem nunca vai valer mais que isso.
      Quanto ao Renato, tem 18 anos e uma margem de progressão enorme, também não acho que valha os 80M mas acredito que possa bater o record de transferências em Portugal, pela inflação no mercado de jogadores de futebol e também porque cada vez mais os grandes tubarões, aqueles que gastam 50M em suplentes, querem garantir logo os jogadores mais promissores. O Renato este ano também fez alguns jogos muito bons na LC, esteve na equipa da LC 3 vezes, isto com 18 anos, acho que pode haver um leilão pelo miúdo e aí é lógico que os preços disparam em flecha. Se fosse há alguns anos julgo que sairia por 30M(como o Anderson que trocou o Porto pelo ManUtd), hoje em dia acho que não sai por menos de 60M. Pessoalmente não acho que valha 60M, mas acho que tem um futuro muito risonho(achava o mesmo do Anderson), nem todos o conseguem.
      Agora não faz sentido estarmos a comparar jogadores de posições diferentes, com idades diferentes, a jogar em clubes diferentes, as transferências pura e simplesmente não podem ser comparadas assim…

      DM

  • Rui Sousa
    Posted Maio 5, 2016 at 2:52 pm

    Super-Sli, quem te viu e quem te vê. Grande evolução como já foi referido, sendo hoje a par de Jonas e de Marega o melhor avançado a actuar no campeonato português. Não vou entrar em comparações porque são os três muito bons.
    A única crítica que posso apontar ao Super-Sli, é ao mesmo tempo uma das suas maiores virtudes (senão a maior) que é a raça e vontade com que disputa cada lance. Porque isto de se dizer que o que o Bruno Alves e o Renato fazem é agressividade e o Slimani é raça e VICE VERSA é muito bonito, mas nos três casos é AMBOS agressividade raça.

    Eu como portista sempre gostei de ver o Bruno Alves em campo por mais raçudoagressivo que fosse (não queria que lesionasse ninguém atenção), por isso compreendo com toda a lógica que os SCPistas adorem o Slimani (isto não é uma crítica, é um elogia).

    Cumps

  • CARLOS GOMES
    Posted Maio 5, 2016 at 3:37 pm

    Slimani e Mitroglu os melhores avançados da liga portuguesa, ao contrário de muita gente acho-os perfeitamente compatíveis e bastante pena tenho de Mitroglu não ter ido para o meu clube.

  • Pedro Henrique Santos
    Posted Maio 5, 2016 at 3:38 pm

    A capacidade de trabalho de Slimani é absolutamente incrível, dado que além de ser uma ótima mais valia no momento defensivo (se Téo também tivesse aquela disponibilidade melhorava ainda mais os já ótimos momentos do Sporting na pressão da primeira fase de construção do adversário) não é apenas um finalizador nato, isto porque na sua entrega total e disponibilidade massacra os centrais o jogo todo, que têm que lutar ao máximo para não serem batidos em bolas aéreas ou na profundidade, e isso também abre espaços para os colegas, para não falar que com bola melhorou a olhos vistos. Por isso, tal como Jonas é fantástico jogador não só pelos golos mas pelo que faz com a bola nos pés (e aí contam assistências e com todo o mérito) Slimani é também uma das figuras do campeonato pelas "assistências" sem bola, pelo alvo que representa, e a falta dos dois (argelino ou brasileiro) nota-se imediatamente.

    Cumps

  • Mr. Pink
    Posted Maio 5, 2016 at 3:59 pm

    Como assim os melhores avançados da liga?
    Não te estarás a esquecer do melhor JOGADOR da liga? Jonas joga e faz jogar,marca e dá a marcar, tem uma classe e uma leitura de jogo muito boas. Podem-me dizer que ele não tem marcado contra os grandes, o que é verdade, mas a malta esquece-se do que ele joga nesses jogos… Futebol não é só marcar golos e nesses jogos ele é algo sacrificado em prol da equipa.

    • Kacal I
      Posted Maio 5, 2016 at 5:00 pm

      Provavelmente estará a separar SA de PL e daí não por o Jonas ou então é uma falha grave, não sei.

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2016 at 4:32 pm

    Poderemos entrar com os 6 golos de Slimani pela seleção? Aí teremos a época de Slimani na sua verdadeira dimensão. Na verdade foi condicionado pelo peso do possível castigo, poderia ter sido ainda melhor
    Artur Cunha

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 4:36 pm

      Ou pior se considerarmos que o possível castigo não passou da parte do "possível" e deveria ter levado pelo menos 2 jogos

      DM

    • ACT7
      Posted Maio 5, 2016 at 5:01 pm

      Acho uma piada dizerem que foi condicionado pelo possível castigo. Ele comete uma agressão, não é castigado e ainda é condicionado.
      Tipico descurso português, na nossa justiça fora do futebol é igual.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2016 at 6:08 pm

      O jogo era da Taça e não há castigos na Taça com recurso a imagens ou vídeos.
      Como é que era castigado?

      Abria-se uma excepção e castigava-se o jogador no Campeonato por uma falta cometida num jogo da Taça que nem tem nada a ver?

      Fora isso estou de acordo que foi falta e que o jogador em questão deveria ter sido expulso no momento.

      Pedro Guia

  • Paulo Gaspar
    Posted Maio 5, 2016 at 9:15 pm

    O Slimani não é só golos. Não nos devemos esquecer o número de bolas que o Slimani recupera em zonas avançadas do terreno. Quantas vezes os guarda-redes e defesas adversários mandam bolas para a bancada, ou falham passes à conta da pressão exercida pelo Slimani. Não podemos falar num avançado pelo número de golos e assistencias.

  • Paulo Gaspar
    Posted Maio 5, 2016 at 9:22 pm

    Não se pode ver o rendimento do Slimani apenas pelos golos e assistencias. As bolas que recupera ou obriga os adversários a enviar bolas para a bancada ou a entrega las a jogadores do Sporting é incrível.
    Único handicap é o ramadao. Foi nesta altura que o Jonas distanciou-se do Slimani que teve 5 jogos sem marcar

Deixa um comentário