Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Não sou o melhor treinador do Mundo”; Colombiano do FC Porto derrota o Sporting em Alvalade; Viterbo continua sem perder

O Sporting com esta derrota deve ter ficado definitivamente fora da corrida pelo título, se é que alguma vez esteve na luta (à excepção de Matheus e Rafael Barbosa a equipa tem poucos argumentos); Já os dragões consolidam o estatuto de candidatos, passando a ter agora algum favoritismo, considerando a margem pontual para o Benfica (mesmo com a surpresa Gil Vicente).

O FC Porto venceu fora de casa o Sporting em jogo da sexta jornada na fase final do Campeonato Nacional de Juniores, dando assim um passo importante com vista ao título no escalão. O grande destaque individual do jogo vai para Leonardo Ruiz, já que o avançado colombiano dos Dragões apontou dois golos (aos 67 e aos 87 minutos), permitindo aos Portistas dar a volta à desvantagem inicial provocada pelo auto-golo de Verdasca. Com esta vitória, os Azuis e Brancos isolam-se, à condição, na liderança.

É fácil discordar do catalão, neste momento é o melhor do Mundo mas como qualquer treinador está dependente dos resultados e se o Bayern voltar a falhar na Champions a sua saída é uma forte possibilidade (tem havido algum bate-boca em relação à renovação)– Na conferência de imprensa de antevisão do embate de amanhã frente ao Dortmund, Pep Guardiola rejeitou o rótulo de melhor treinador do Mundo, dizendo que simplesmente “ajuda os seus jogadores”, nos quais deposita “muita fé”. O técnico Catalão disse que os próximos dois meses são um enorme desafio devido à definição da Taça da Alemanha e, principalmente, da Liga dos Campeões. Em relação ao Clássico frente à equipa de Klopp, o treinador dos Bávaros comparou-o ao “El Clásico” entre o Real Madrid e o Barcelona.
Estudantes somaram 12 pontos em 6 jogos com Viterbo e estão quase “salvos”, Pedro Martins continua na luta pela Europa– No jogo inaugural da vigésima sexta jornada da Liga, Académica e Rio Ave empataram a zero em Coimbra, continuando a Briosa sem conhecer a derrota nos 6 jogos orientados por Viterbo desde a saída de Paulo Sérgio. Já o Rio Ave pode cair para o oitavo lugar, dependendo dos resultados de Paços de Ferreira e Belenenses. 

0 Comentários

  • NFM
    Posted Abril 3, 2015 at 5:34 pm

    Grande vitória do Porto que conseguiu uma excelente reviravolta…

    Leonardo foi o homem do jogo pelos 2 golos mas o melhor em campo foi Lumur, grande exibição do lateral esquerdo…

    Do lado do Sporting Mateus Pereira mostrou uma técnica incrivel (mas algo inconsequente) e Rafael Barbosa foram os melhores…

    O Porto mantém assim o primeiro lugar antes de receber o Gil Vicente…

  • Chilavert
    Posted Abril 3, 2015 at 5:36 pm

    Jogo dividido em 2 partes até aos 70 minutos a jogar para o pontinho sem qualquer ponta de iniciativa e completamente amorfos.
    A partir do golo do SCP (infelicidade do Gudino que fez auto golo) e com as substituições operadas(troca de Moretto apagadissimo pelo Bruno Costa e Rui Moreira tambem apagadissimo pelo Elvis) a equipa transfigurou se e passou a jogar algo parecido como aquela tarde no Seixal.
    Conclusão fizemos em 16 minutos aquilo que em 70 nos recusamos a fazer: jogar a bola e fazer golos.
    Resultado natural a vitoria.

    Nota para uma equipa muito fraca do SCP com apenas os laivos do Matheus que pode ser grande se quiser e do impressionante Rafael Barbosa que irá certamente ser um grande jogador.

    Folha pode até ser campeão mas o Capucho ficou em 4º o ano passado é 10 x mais formador que o Folha.
    A postura do pontinho durante 70 minutos é fazer "desformação"

    • Logen
      Posted Abril 3, 2015 at 6:45 pm

      Por vezes é uma forma de jogar ,o Porto no Seixal ,jogou menos que o SLB ,mas em contra ataque matou o jogo .
      Acima de tudo penso que é um treinador que potencia bem o que tem ,porque a meu ver o Porto não é a melhor equipa de jnrs do campeonato!
      Sem nunca tirar o mérito ao seu 1ºlugar ,que é justo !

    • Vital Moreira
      Posted Abril 3, 2015 at 10:01 pm

      Se repararem nenhum dos treinadores de formação do Porto tem qualidades para estar a frente de uma equipa de miúdos e potenciar a sua evolução. Capucho? Folha? Bino? Luís Castro? Como pensam formar bons jogadores locais com estes nomes à frente das equipas? Depois é óbvio que tenham que comprar jogadores estrangeiros para os júniores para fazerem a diferença (como hoje) porque jogadores formados localmente não têm o que é preciso mesmo que estejam nas escolas do Porto há 10 anos.

      Pelo menos foram buscar um grande treinador de formação este ano para os iniciados (Luis Gonçalves) tetra-campeão nacional nesse escalão.

    • João
      Posted Abril 4, 2015 at 3:58 am

      Outra vez a mesma conversa? Se o Porto vai buscar jogadores estrangeiros, é porque pode. Como, aliás, fazem todos os grandes clubes e as melhores escolas de formação. Não vi nenhum adepto do Barça a queixar-se porque o Messi tirou o lugar ao Tello. Quem não pode olhem, temos pena, caçam com Cédrics.

  • André Vieira
    Posted Abril 3, 2015 at 5:43 pm

    Vitória algo injusta do Porto, o empate era o resultado que espelhava melhor aquilo que se passou em campo.
    Destaque para Leonardo, que marcou 2 golos à ponta de lança, Matheus que é de facto um portento de técnica, e Rúben Macedo por a sua velocidade e irreverência habitual, acabando por colocar milimetricamente a bola na cabeça de Leonardo. Do lado do Porto Moreto desiludiu-me um bocado hoje, falhou alguns passes e não teve tão assertivo na decisão como é habitual.

    • Invictus
      Posted Abril 3, 2015 at 7:54 pm

      Lumor hoje secou Matheus, que grande duelo, parece muito bom esse Matheus , mas vedetismo a mais para idade, muito cuidado.
      Moreto algo apagado, esperava mais tambem.. gosto do defesa direito Fernando e gostei do endiabrado Ruben Macedo, Leonardo Ruiz ñ estava a fazer nada de mais ate ao golo, ainda esperava ver entrar Rui Pedro.
      Sporting recuou quando marcou e o FCP foi contudo para "remontada"…

    • KingLeao
      Posted Abril 4, 2015 at 12:37 am

      Secou o Matheus fez o que quiz dele, que jogador que vai dar uma qualidade tecnica fantastica .

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2015 at 5:49 pm

    Incrivel como fomos perder este jogo. Agora o primeiro lugar está a 6 pontos faltando 8 jogos. É algo recuperável, mas quase impossivel. Este jogo veio confirmar aquilo que já se sabia, a maioria dos jogadores do Sporting não tem "estaleca" para representar a equipa "B", quanto mais a equipa principal. Sim, são juniores podem melhorar, mas se não conseguiram aprender até agora, não vai ser no futuro que vai aprender (raramente isso acontece). Destacar a visão de jogo do Rafael Barbosa, este pode chegar longe. Esperemos que não seja mais um André Martins desta vida. Lisandro Semedo é muito rápido, e também esteve bem. Caicedo, não conhecia este jogador, fez um bom jogo, mas não tem muita resistência. Matheus Pereira é o que toda a gente já sabe. Tem o futebol da rua no corpo, o que por vezes é bom, mas quando a equipa está a ganhar 1-0 um jogador que quer seguir as pisadas de CR7 não pode fazer o que ele fez na defesa (se tivéssemos ganho o jogo, provavelmente nem estaria a falar dos dois túneis bem executados perante dois adversários). E 5 minutos após o arbitro dar como finda a partida, Matheus foi tirar "selfies" com alguns adeptos sportinguistas (será que fui o único a ver este ato. Que ele tem aqueles tiques de vedetismo, nós já sabemos, mas aquilo foi um abuso). Ele tem a minha idade, se fosse comigo, eu talvez faria a mesma coisa, mas se ele quer ser alguém no mundo do futebol, tem de crescer bastante e de um puxão de orelhas.
    Alexandre Neto

  • KingLeao
    Posted Abril 3, 2015 at 5:54 pm

    O Caicedo enquanto esteve com forcas foi o Melhor em campo um rato Esta em todo lads !

  • Tiago Fouto
    Posted Abril 3, 2015 at 6:06 pm

    só estrangeiros o porto…

    • Marco Jesus
      Posted Abril 3, 2015 at 6:49 pm

      Não sei se foi ironia ou não.. Mas o Porto jogou com Fernando, Verdasca, Jorge, Moreto, Rui, Sérgio e Rúben (e ainda entrou o Bruno Costa) o que dá um total de 8 portugueses que jogaram hoje. Do lado do Sporting tenho dúvidas que tivessem jogado mais até porque não sei se o Toure, o lisandro, o djal, o caicedo entre outros são portugueses ou não

    • Nuno P.
      Posted Abril 3, 2015 at 7:45 pm

      O FC Porto usou 5 estrangeiros: Gudino, Lumor, Chidozie e Ruiz a titulares e no decorrer do jogo entrou Élvis.
      O sporting usou 5 estrangeiros: Diouf, Caicedo, Matheus e Touré a titulares, tendo no decorrer do jogo entrado o Zhang.

      Que diferença.

  • Rodrigo
    Posted Abril 3, 2015 at 6:14 pm

    Resultado positivo tanto para Academica como Rio Ave. A Academica sob o comando do Viterbo continua sem perder, algo verdadeiramente extraordinario se olharmos para o que haveria sido feito anteriormente, sendo que o Rio Ave e das equipas mais competentes do campeonato e nao seria facil derrotar a equipa de Pedro Martins. Os vilacondenses continuam na sua luta silenciosa pela Europa, mas a verdade e que o Vitoria de Guimaraes esta cada vez mais perto. Acredito que os vimaranenses ainda sao os favoritos neste momento, mas muita atençao a Paços e Rio Ave. Em relaçao a Academica, veremos qual o desempenho dos Estudantes na Luz.

    Quanto aos juniores, parece evidente que esta e das piores geraçoes do Sporting nos ultimos anos e como refere o VM, apenas de ve Matheus Pereira (tecnica impressionante) e Rafael Barbosa (grande visao de jogo e capacidade de passe) com qualidade para um dia chegarem a equipa principal dos leoes. Quanto ao FC Porto, obtem uma vitoria importante e nos ultimos 5 minutos, reforçando a sua posiçao na luta pelo titulo nacional. Destaque para os 2 golos do Leonardo e para o Lumur, lateral esquerdo dos azuis e brancos.

    Por fim, falar do Guardiola e sempre um bom tema. Nao tenho a minima duvida que se olharmos apenas para a sua concepçao/ideia de jogo e o melhor treinador do mundo. A forma como consegue colocar as suas equipas a jogarem em varios sistemas de jogo, a forma como conseguem dominar um encontro durante 90 minutos, a regularidade exibicional e pontual impressionantes e a forma como os criativos tem toda a liberdade para exibirem a sua qualidade fazem deste treinador um caso a parte em todo o futebol mundial neste momento. Nao embarco naquela teoria de que o Bayern do Heynckes era melhor, que o Guardiola tem o trabalho facilitado pelos jogadores que tem ou teve (no Barça) e que na Bundesliga nao ha quem possa bater esta equipa. E preciso dar merito a quem consegue subjugar os adversarios desta maneira, a quem privilegia o futebol positivo e com isso consegue obter exitos. Como alguem disse um dia ninguem pensa como o Guardiola, mas a verdade e que nem todos o compreendem e a tentativa do desvalorizar e gritante.
    Posto isto, o que acho que poderia ser melhorado? Creio que em alguns jogos a estrategia poderia ser alterado. Percebo que o Pep nao goste de alterar o seu modelo de jogo, mas existem adversarios com qualidade e que sabem aproveitar as fragilidades que o Bayern tem na transiçao defensiva. Sendo assim, jogar com a defesa (literalmente) no meio-campo pode ser um cenario fatidico. Ja o foi no ano passado frente ao Real na Champions, ja o foi nesta Bundesliga frente a Wolfsburgo e Monchengladbach e podera voltar a suceder se essa situaçao nao for revista.
    Quanto a teoria de ter de sair do Bayern e ir treinar pobrezinhos para ser o melhor, discordo totalmente. Muitos tem armas para fazer coisas identicas e nao o conseguem. E o Guardiola ja o conseguiu em 2 clubes diferentes, onde quase todos os jogadores acabaram por crescer nas suas maos. E impossivel dissociar o sucesso do Espanha e da Alemanha nas grandes competiçoes internacionais do trabalho realizado por Guardiola nos clubes por onde passou. Pode nao ter a versatilidade de alguns, nem ter ainda o palmares de outros, mas estou convicto de que isso mais um dia chegara com naturalidade.

    • Rodrigo
      Posted Abril 3, 2015 at 6:28 pm

      de o desvalorizar*

    • Pedro Barata
      Posted Abril 3, 2015 at 6:28 pm

      Eu acho que nem é bem uma questão de mudar a estratégia- linha subida, pressão alta, posse, superioridade no meio- mas sim de a limar e melhorar, ou seja, melhorar a pressão, melhorar o comportamento da linha, saber condicionar melhor as transições de rivais como o Real ou o Wolfsburgo.

    • Rodrigo
      Posted Abril 3, 2015 at 6:42 pm

      Sim, nao me expressei da melhor maneira. O sentido era exactamente esse, isto e, nao abdicar do modelo de jogo, mas rever esse tipo de falhas a nivel defensivo. Ainda assim, defrontar as melhores equipas da Europa com uma linha tao subida e sempre um risco e caso esta situaçao nao seja acautelada a Champions pode fugir de novo.

    • Kafka I
      Posted Abril 3, 2015 at 6:51 pm

      Rodrigo

      Isso é completamente falaccioso, dizeres que o Guardiola teve mérito algum na Alemanha na campeã do Mundo, só pode ser dito por alguém que não via a Alemanha jogar nos últimos anos…

    • João Lains
      Posted Abril 3, 2015 at 7:26 pm

      É claro que o Bayern de Heynckes era superior. Guardiola ainda não fez nada para que pudéssemos pensar de outra forma. Heynckes cilindrou o Barcelona, Guardiola acabou humilhado pelo Real Madrid. Para além disso, nem teve capacidade para que a equipa mantivesse o nível competitivo do início da temporada, na fase mais decisiva da mesma, acumulando alguns deslizes.

      É claro que o trabalho de Guardiola está facilitado, como estaria para qualquer treinador que recebesse a mesma herança. Como se isto não bastasse, ainda resgatou as duas principais referências ao seu maior rival. Portanto, sim, neste momento, o Bayern de Munique não tem nenhum rival interno, daí que estas contas pelo título estejam normalmente fechadas no final da primeira volta.

      Subjugar os adversários era o que o Bayern de Heynckes fazia, com goleadas dentro e fora de portas. O Bayern de Guardiola domina a posse de bola, mas não domina assim tão bem o jogo. Contra as equipas da Bundesliga que eu julgo serem mais perigosas no contra-ataque sofreu sempre. Dortmund, Wolfsburg e Gladbach e podia incluir aqui o Hoffenheim, porque o 4-0 da primeira volta é completamente enganador. Se ele é assim tão génio porque é que não é capaz de corrigir os problemas que nós, treinadores de bancada, identificamos? Plano B? Onde está ele? Nunca vi. É refém do tiki-taka para o bem e para o mal.

      Eu não o desvalorizo, nem acho que ele tenha de treinar pobrezinhos, agora não esperes que eu, como muita outra gente, lhe reconheça os mesmos méritos, que por exemplo, Mourinho acumulou ao longo da sua carreira.

    • Kafka I
      Posted Abril 3, 2015 at 8:59 pm

      João Lains

      Sou um admirador do Guardiola pelo que fez no "meu" Barça, mas subscrevo palavra por palavra o teu comentário, simplesmente NA MOUCHE

    • E Jorge
      Posted Abril 3, 2015 at 9:37 pm

      João, com todo o respeito, ninguém ganhou em tão pouco tempo como o Guardiola. Nenhum treinador marcou tanto o futebol dos últimos 10 anos como o Guardiola. Prefiro ser refém do tiki-taka do que ser refém do autocarro. Mourinho tirando o autocarro, qual é o outro plano? Mourinho joga como treinador pequeno contra as equipas grandes e nos últimos anos tem se tornado um treinador banal, Guardiola perdendo ou não, joga a olhar para os olhos do oponente. Reforças o facto do Guardiola ter perdido contra o Real com a equipa que tem mas não falas do Mourinho ter sido eliminado contra o Borussia, que o plantel todo não era mais caro do que o Coentrão…
      Mourinho só tem grande mérito no Porto, clube mais pobre que treinou e este já tinha 1 champions league. O Inter dele também não tinha nínguem para dar luta a nível interno, o Chelsea dele foi o clube que mais gastou entre 2004-2008 e no Real Madrid chegou de ter a equipa mais cara do mundo e mesmo assim viu nestum em títulos europeus, mas para todo o mundo fez um grande trabalho porque ganhou uma La Liga em 3 anos, não ganhou nada na última temporada e saiu com -15 contra uma equipa sem treinador. Por isso, dúvido muito que o Mourinho fosse manter o mesmo nível do Barcelona ou do Bayern, estariamos a ver Robben,Messi,Iniesta e Ribery a montarem o autocarro e seria doloroso para qualquer amante do futebol. E outra, é que se formos pela logica de muitos, o melhor treinador de sempre é o Ernst Happel porque foi o único que conseguiu ganhar tudo por 2 clubes que antes dele eram nada e que depois dele voltaram a ser nada.

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 3, 2015 at 9:42 pm

      Subscrevo E Jorge.

    • Rodrigo
      Posted Abril 3, 2015 at 10:08 pm

      O Bayern do Heynckes ciclindrou o Barcelona e era uma grande equipa sim, mas recordo que o mesmo Bayern perdeu a Champions anterior em casa, bem como os dois campeonatos do ano anterior para um Dortmund que, apesar de talentoso, nao tinha melhor plantel. Alem disso, o Guardiola esta apenas na 2ª temporada na Baviera e se vencer a Champions esta epoca nao sera nada que surpreenda.

      Quanto ao ter a herança do Heynckes, concordo em parte, mas a reformulaçao da forma de jogar foi tao grande que nao vejo grande coisa desse tempo na equipa actual. Poucos se atreveriam a cortar com um modelo de uma equipa que conquistou o triplete, mas e por isso que o Guardiola e diferente. A somar, a maioria dos jogadores atingiu um patamar competitivo ainda superior com o catalao.

      Quanto ao ponto de sofrer perante as equipas com mais qualidade da Bundesliga estou inteiramente de acordo e referi-o no meu comentario. Parece-me ser o unico handicap do Guardiola, isto e, nunca abdicar do seu modelo de jogo. Percebo que nao queira adulterar as suas ideias, mas as vezes seria o mais recomendavel perante adversarios que tao bem exploram a transiçao ofensiva. Caso essa situaçao nao seja revista e melhorada, poderao ter serios problemas na Champions como no ano passado.

      Por fim, e natural que ainda nao tenha o mesmo palmares de Mourinho ou Ancelotti, mas a marca que ja deixou no futebol em tao pouco tempo quase que superou isso tudo. Alem disso, acredito que mais tarde ou mais cedo continuara a somar titulos ao seu curriculo. Se vencer a Champions com o Bayern e triunfar, por exemplo, em Inglaterra essa teoria podera esfumar-se.

    • João Lains
      Posted Abril 3, 2015 at 10:17 pm

      Vais me desculpar mas não vou responder diretamente ao teu comentário e não é porque me falta argumentos. O nome de Mourinho surgiu como uma mera referência mas eu não estou minimamente interessado em reabrir o debate Mourinho versus Guardiola.

      Eu limitei me a comparar o Bayern de Heynckes com o Bayern de Guardiola. Quero lá saber se a passagem de Mourinho por Madrid foi ou não um fracasso.

    • Pedro Coelho
      Posted Abril 4, 2015 at 12:58 am

      Quanto a quem não acredita que Guardiola tenha elevado o nível do Bayern, nada como as palavras do Uli Hoeness após a brilhante vitória do Bayern em Manchester por 3-1, onde a equipa tinha apenas alguns meses de trabalho com o Guardiola: "Durante 80 minutos jogamos um futebol perfeito, o melhor que vi em toda a minha vida."

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2015 at 1:15 am

      Sou do Real Madrid(Não porque existem lá portugueses mas sim porque sempre me identifiquei) mas tenho que concordar com o E Jorge. Apesar de não gostar do Tiki taka, isto porque a minha equipa sofreu muito com este esquema, tenho de reconhecer que é uma beldade quando a equipa toda está em sintonia. O Guardiola fez do Piqué, Busquets, Pedro, Xavi, Iniesta, Messi, Alves, Valdez, Puyol e Abidal uma família. Em que a equipa mesmo perdendo era considerada a melhor do mundo. Não tenho problemas em assumir que o Barcelona do Guardiola dava inveja por tudo que representava dentro e fora do campo, pela harmonia e o respeito que reinavam entre eles.
      Ninguém melhor do que ninguém nesses últimos tempos soube lidar tão bem com o ego de super estrelas. As confusões do tempo do Guardiola só estão a vir ao público agora e ninguém de dentro confirma ou desconfirma. Já Mourinho teve atritos com quase todos os jogadores(Até com Ronaldo, Coentrão e Pepe que são portugueses) directores e o presidente.
      Em suma, Mourinho em madrid foi um flop pelos gastos que teve e pelos títulos que conquistou em 3 anos, podem não reconhecer isso mas é a verdade, o objectivo não era gastar rios de dinheiro para fazer 100 pontos na Liga e ganhar 1 vez a mesma. Mourinho foi conquistado para ganhar a DECIMA e falhou. A desculpa a nível interno pode ser o facto de estar a lutar contra o Barcelona mas na Europa só encontrou-se com o Barcelona 1 vez. E as outras 2? Qual é a desculpa? Depois foi para o Chelsea, gasta milhões e perde contra o Atlético e PSG, em que o pior não foi perder, foi sim a forma como ficou cheio de medo e procurou ao máximo empatar na primeira mão, para tentar a sorte na segunda mão. Sinceramente…Melhor do mundo entre 2004-2007/2008 e 2009-2010? Concordo sim, agora melhor do mundo na actualidade? Nem em sonhos, patriotismo ou fanatismo o Mourinho é o melhor treinador da actualidade.

      Gonçalo Pinheiro

    • João Lains
      Posted Abril 4, 2015 at 9:18 am

      O meu último comentário era em resposta ao E Jorge. Não sei porque é que derivam sempre para o duelo Guardiola versus Mourinho. Eu estou a falar do Bayern! Será assim tão difícil de entender?

      Pedro Coelho, como se isso valesse grande coisa. Nem quero imaginar o que terão dito quando o Bayern goleou o Barcelona com Heynckes.

    • Pedro Coelho
      Posted Abril 4, 2015 at 11:32 am

      Pelo menos o Hoeness não tem dúvidas quanto à sua preferência.
      Mas picardias à parte, acho o resultado dos 7-0 completamente desajustado, porque não retratou nem de perto nem de longe a real valia das equipas. Foi um epifenómeno que levou à criação de muitos mitos. Ninguém pensa que o Barcelona conseguiu chegar às meias finais da Champions sem treinador, com o Messi lesionado, e onde dois dos quatro golos na Alemanha foram ilegais. Ninguém tira o mérito ao Bayern, mas não jogou nem de perto nem de longe de forma tão superior assim.

    • Kafka I
      Posted Abril 4, 2015 at 1:22 pm

      Pedro Coelho

      Tu acreditas mesmo que o Hoeness estava a ser sincero nessas palavras e não foi meras palavras de circunstancia? pelo amor de deus,

    • Pedro Coelho
      Posted Abril 4, 2015 at 4:45 pm

      É certo que ele foi condenado por corrupção fiscal, bem vistas as coisas deverá haver certamente algo de pouco verdadeiro ou desprezível nestas palavras.
      Para além do mais, não foi o único a achar que o Bayern jogou de tal forma que atingiu a perfeição futebolística em largos minutos do encontro.

  • Pedro Barata
    Posted Abril 3, 2015 at 6:14 pm

    A diferença do melhor treinador do mundo para o segundo melhor é, no mínimo, gritante- o primeiro é Pep Guardiola, o segundo não tenho a certeza quem será. Pep é um génio, um mago, como disse um dia Valdano, é o Steve Jobs do futebol, um criador, um inovador, alguém que com meia dúzia de anos de trabalho não só ganhou tudo mas, muito mais importante, deixou uma marca indelével na história do jogo, ao ponte de haver um antes e um depois de 2008. Como diz o mestre Cesar Luis Menotti, Guardiola é um furacão cuja dimensão está ainda por perceber em toda a sua extensão.

    • André Vieira
      Posted Abril 3, 2015 at 6:29 pm

      Discordo, isso tudo aconteceu porque deu de caras com o plantel do Barcelona. Se tivesses noutro clube qualquer já não teria ganho metade do que ganhou.Para mim o melhor é o Mourinho.

    • Rodrigo
      Posted Abril 3, 2015 at 6:46 pm

      O plantel que ele deu de caras era um plantel em convulsao, com meia duzia de focos de instabilizaçao e com outros que pareciam perdidos. Partindo desse pressuposto, o Guardiola nao olhou a nomes, afastou quem tinha de afastar, algo que na altura deu uma grande polemica, mas o tempo deu-lhe razao. Construiu a mehor equipa da Historia, conquistou tudo o que havia para conquistar e como disse o Pedro, e bem, deixou uma marca na historia do jogo. Alem disso, o crescimento de quase todos os jogadores e inegavel, sendo muitos deles elementos vindos da formaçao.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Abril 3, 2015 at 6:54 pm

      Mourinho só joga para títulos. É um treinador pragmático que não priveligia em nada a modalidade. Ver então alguns jogos é um tédio pois ele abdica da criatividade de muitos dos seus jogadores de modo a não criar possíveis desiquilíbrios defensivos.
      Guardiola conjuga os títulos com um futebol atractivo. Acho que não ha duvida quanto ao melhor.
      Pinho

    • Kafka I
      Posted Abril 3, 2015 at 6:58 pm

      Pedro Barata

      Partilho a admiração que tens pelo Guardiola, acho fantástico ter sabido juntar e aprimurar o futebol de posse o Ajax de 70 com a pressão alta do Milan de Sacchi, tudo numa só equipa, e isso é simplesmente genial e subscrevo as tuas palavras

      Agora ao dia de hoje (friso agora e não a nível global de carreira, não me intrepretes mal) o Simeone o que fez o ano passado merece (na minha opinião) ser considerado o melhor do Mundo da actualidade (não estou a dizer que Simeone é melhor que Guardiola, estou a dizer que ao dia de hoje o Simeone ser considerado o melhor)…o que o Atl Madrid fez o ano passado senão é o maior feito deste novo século, digamos que anda muito perto, na minha opinião, e isso merece ser destacado ..

    • Aristides Monho
      Posted Abril 3, 2015 at 7:01 pm

      Deu de caras com um plantel individualmente muito forte mas trocou Ronaldinho, deco, motta, yaya toure por Pedro e busquets Pique. Esteve para ser despedido no fim De Setembro e em Julho do ano seguinte tinha ganho 3 títulos. Que gajo fraco.

    • Kacal I
      Posted Abril 3, 2015 at 7:02 pm

      Conquistar uma Taça UEFA e uma Champions League em dois anos seguidos com o Porto, com um plantel cheio de portugueses e outros jogadores que andavam perdidos e o treinador potenciou também não é nada mau, assim como conquistar um "triplete" num Inter que parecia em decadência e dar o titulo europeu aos seus adeptos 50 anos depois, sem esquecer do bi-campeonato no Chelsea que não conquistava esse titulo há muitos, muitos anos.

      Em termos de resultados práticos acho que o Mourinho é o melhor pelo "milagres" que fez, em termos de jogo admito que o Guardiola seja melhor.

    • Anónimo
      Posted Abril 3, 2015 at 7:19 pm

      Cansativo essa fala que o Guardiola pegou um plantel isso é aquilo. Quem era Pedro? Busquem? Piquet? E até o próprio Messi antes do Guardiola? Ronaldinho ele mandou embora, Déco, idem, e construiu uma equipe nova. Gênio! Natan Fox

    • Pedro Coelho
      Posted Abril 3, 2015 at 7:29 pm

      O plantel do Barcelona que terminou na época anterior a 18 pontos do Real Madrid. Um plantel onde foi necessário dispensar o Ronaldinho e o Deco, plantel onde o Pedro e o Busquets, miúdos provenientes da terceira divisão acabaram por se afirmar. Treinar um grande clube poderá ser uma bênção, mas apenas os melhores conseguem ser tão grandes ou maiores que os próprios clubes, coisa que Guardiola conseguiu. E mais importante que tudo, conseguiu tudo isso com uma ideia de futebol que revolucionou o Mundo. É isso que distingue os grandes dos génios, ou neste caso, do génio do futebol.

    • Pedro Barata
      Posted Abril 3, 2015 at 7:37 pm

      Essa história do plantel é MENTIRA. No ano anterior os mesmos jogadores haviam ficado a 18 pontos do Real, em terceiro no campeonato, tendo acabado a ter de fazer um Passillo em pleno Bernabeu aos Merengues, vencendo zero títulos. No Verão, Pep encontrou um balneário cheio de egos e desleixo, tomando como primeira medida dispensar Deco e Ronaldinho, jogadores acomodados e focos de instabilidade para o grupo. Como reforços recebeu de relevo apenas recebeu Dani Alves, já que, por exemplo, Piqué, era um jovem que pouco jogava no United.

      Assim, pegando no mesmo grupo de jogadores, mais elementos da formação como Busquets, Pedro e Piqué, conquistou tudo, cimentou um estilo, marcou uma Era. Com um grupo que no ano anterior tinha ficado a 18 pontos.

    • Kafka I
      Posted Abril 3, 2015 at 9:04 pm

      Kacal

      Só um reparo, o Inter não estava em decadência, o Inter estava na mesma posição que está a Juventus hoje em dia, ou seja, era o único candidato ao título em Itália na altura…não estou a desvalorizar o trabalho do Mourinho pelo contrário, Mourinho é um dos maiores da história PONTO…nem vou entrar por aí, mas a verdade é para ser dita :) eheh

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 3, 2015 at 9:19 pm

      O Pep iniciou uma nova era no futebol. Criou um novo estilo neste desporto. Comandou a melhor equipa de sempre. Plantel? Quantos jogadores desse plantel eram jogadores feitos? O Mourinho é um grande treinador, sem duvida … Mas ultimamente so estraga no que toca.

    • João Lains
      Posted Abril 3, 2015 at 9:47 pm

      Kafka, mas o Mourinho foi contratado para conquistar a Liga dos Campeões (e conseguiu-o). De outro modo, o Inter jamais prescindiria de um treinador tricampeão, embora as capacidades do Mancini sejam um pouco duvidosas.

    • Kacal I
      Posted Abril 3, 2015 at 10:02 pm

      Sim, expressei-me mal mas o João Lains já explicou e foi nesse sentido que falei..

    • André Vieira
      Posted Abril 3, 2015 at 10:28 pm

      Apesar de tudo, seria muito mais fácil o Guardiola ganhar a Champions com o Bayern na primeira época do que o Mourinho ganhar a Champions com o Inter fosse em que época fosse. Mas quem ganhou foi o Mourinho,
      Se o Guardiola encontrou o Barcelona que tinha estado 18 pontos atrás do Real Madrid o Mourinho encontrou o Porto que estava atrás do Boavista e conseguiu 2 títulos europeus nas 2 épocas a seguir.

    • André Vieira
      Posted Abril 3, 2015 at 10:29 pm

      Isso de iniciar uma nova era vale o que vale, também o Roger Milla começou uma nova era e não é por isso que é bajulado por todos.

    • E Jorge
      Posted Abril 4, 2015 at 12:45 am

      Inter em decadência??????? Ganhava tudo a nível interno, durante 4 anos seguidos em uma das 3 ligas mais competitivas do mundo(palavras do special one) antes da chegada do Mourinho e estava em decadência? Tudo explicado…

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 4, 2015 at 11:04 am

      O Di Matteo também ganhou a Champions com o Chelsea.

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2015 at 6:15 pm

    João Pereira disse:
    Basta ver o segundo golo da equipa de juniores do FCP, para perceber, que além desta equipa de juniores do Sporting ter vários jogadores sem qualidade… não tem treinador! A forma como se defende aquele campo é sintoma de desorganização total. Sofrer golos de canto acontece até a equipas organizadas, mas aquilo nem é carne nem é peixe! O treinador dos juniores do Sporting, como outros que gravitam agora na formação do clube, de certeza que não estão nos quadros do clube pela política de meritocracia que se anunciou na campanha eleitoral. A formação do Sporting não está nada bem e era o ex-libris do clube. Mas como vivemos um clima de contestação a qualquer crítica que seja feita à Direção neste momento, vai demorar anos até muitos perceberem que muita coisa… também está a ser mal feita!

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2015 at 6:24 pm

    O Bayern-Dortmund nem o reconhecimento de um Benfica-Porto tem quanto mais do El Clássico! Oh Guardiola dar graxa tudo bem mas não é nem de perto comparável. Aliás uma das falhas da Bundesliga é não haver um grande clássico. O mais próximo do clássico é um derby, o Dortmund – Schalke 04

    Del Piero

    • João Lains
      Posted Abril 3, 2015 at 10:24 pm

      Não percebo porque é que são tão preciosos do relação a estas palavras. À primeira vista, o duelo com o Dortmund é o de maior e exigência para o Bayern, sobretudo fora, portanto é perfeitamente natural que ele estabeleça este paralelismo. Capiche?

      Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Abril 3, 2015 at 6:43 pm

    Parabéns ao Porto pela vitória. Não acho que a formação do Sporting mereça assim tantos reparos sinceramente. Há certamente que repensar algumas estratégias, mas a formação não serve para ganhar mas para fazer crescer. Sei que muitos não concordam, mas eu faco desporto de alta competição e a maioria dos craques/vedetas dos escalões de formação não dão em jogadores ao passo que aqueles mais na sombra dos primeiros acabam por surpreender com o tempo.

    Ja ouvi dizer que o segundo golo do Porto foi azelhice do treinador, que não trabalhamos a defesa das bolas paradas etc. Mas para trabalho táctico os jogadores só com largos anos de seniores é evoluem nesse aspecto (certo que é necessário trabalha-los desde pequenos, mas não creio que isso seja o fundamental – o VM publicou há pouco tempo um artigo onde se privilegiava o futebol de rua).

    Agora há um terceiro ponto que eu desconheco que é o trabalho/investimento na academia. Nao vou falar porque não sei mas os resultados dos investimentos só são visíveis apos um período bem mais longo do que dois/três anos, por isso cuidado com as conclusões precipadas.

    Isto para dizer que um jogador com 18 anos não é ninguém no mundo (futebol ou outra coisa qualquer) e não devemos ja colocar rótulos (ddo género, esta geração do Sporting é das piores salvo 2 jogadores).

    Mais uma vez, parabens ao porto

    Ze Maria

    • Tiago Fouto
      Posted Abril 3, 2015 at 6:57 pm

      Qual é a tua opinião, porque os maiores craques não dão jogadores? Vedetismos? Falta de empenho?

    • Anónimo
      Posted Abril 4, 2015 at 4:01 pm

      Tiago, o problema é que aqueles que não são tão dotados com 12/13 anos têm de trabalhar mais do que os talentosos. E no desporto "hard work beats talent when talent doesn't work hard". Com 14 anos se fores um craque isso pode chegar para te superiorizares aos outros. Mas com 20, só talento é mais do que insuficiente. Só que como os talentosos desde cedo se convenceram de que iriam sempre levar a melhor devido ao talento, não trabalham tanto como os outros que nunca usufruiram disso.

      Claro que quando falo de "menos talentosos" é obviamente função dos jogadores de futebol e não da população em geral, como o Kafka já aqui apontou.

      Abraços

      Ze Maria

  • Kafka I
    Posted Abril 3, 2015 at 6:49 pm

    Eu até sou um confesso admirador do futebol Alemão, da Bundesliga e do Guardiola, agora comparar o Dortmund-Bayern ao maior jogo do Planeta Terra ("o el classico")…

    Oh Guardiola pôe mais tabaco nisso sff, essa nem o Pai Natal se lembrava por muito boa vontade que tenha, acho que nem preciso de tecer argumento algum, para contrariar tamanho disparate dito pelo Guardiola

  • José Miguel Mota Pinho
    Posted Abril 3, 2015 at 6:55 pm

    O Matheus teve cada pormenor técnico. É fantástico o talento que tem. Claramente o jogador mais promissor que esteve em campo na minha opinião.
    Pinho

  • Jesus
    Posted Abril 3, 2015 at 6:57 pm

    O Matheus Pereira e o Rafael Barbosa são de longe os craques desta equipa, apesar de achar que o Caicedo e o Lisandro também têm potencial, agora aquela defesa é fraquissima então o Bubacar Djaló nem nos iniciados tinha lugar.

  • Guilherme Silva
    Posted Abril 3, 2015 at 7:04 pm

    Não vi o jogo, mas das análises que já li, o Folha foi mais do mesmo – jogar para o resultado. Isso não é formação, preferia ficar em 3º ou 4º e realmente formar jogadores com capacidade para vir jogar nas equipas seniores.

    Quanto ao Pep, para mim é fácil discordar dele. Sim, é o melhor do mundo.

  • Pedro, o Polvo
    Posted Abril 4, 2015 at 12:22 am

    Guardiola, é difícil dizer quem é o melhor claro mas obviamente que estás no top. Mourinho e Simeone também. Sendo que apenas Mou e Pep tem vários anos acumulados de vitórias atrás de vitórias, Simeone ainda precisa de provar durante mais uns aninhos..

    Tudo o resto que se pode discutir é um bocado "treta" .. Há imensos bons treinadores, alguns por mérito, outros por moda. Há alguns admirados pelos seus métodos mas que contam com poucos títulos (Bielsa) mas friamente não vejo ninguém ao nível daqueles 3 neste momento. E daqui a um ou dois anos, quanto muito pode ter saído o Simeone e entrado um ou outro mas Mou e Pep muito provavelmente vão continuar ali.

Deixa um comentário