Concorda? Podiam ter sido melhores jogadores/ter tido outro impacto internacional com outra opção de carreira? Quaresma falhou 3 vezes em clubes de Top, já em relação a Nani ficou sempre a sensação que podia ter sido uma estrela em equipas com ambições como o Arsenal ou Liverpool se tem saído na altura certa do Man Utd.
Em entrevista ao ao canal de televisão beIN Sport, Arsène Wenger assume que provavelmente teria trabalhado melhor com Quaresma e Nani, sobretudo com o jogador do Sporting, a quem teceu rasgados elogios. “Conheço bem o Quaresma porque ele esteve a jogar fora de Portugal, no Barcelona. É um futebolista que consegue correr com bola e fazer o último passe. É tipicamente português”, começou por dizer o francês que, perguntado se o extremo do FC Porto ainda poderia ter sido melhor, disparou: “Claro que sim. Porque ele é um pouco como outro futebolista de quem gosto mesmo muito, o Nani.” Para o técnico do Arsenal o problema foram os clubes por onde passaram. “São dois enormes talentos e talvez tenham ido para clubes onde não lhes deram o devido valor, porque estavam lá outros futebolistas de topo que dominavam. Uma coisa é ser bom, mas quando se chega a um clube grande há sempre outros que querem ser os melhores e, por vezes, é preciso viver um pouco na sombra deles”, salientou.



0 Comentários
Kafka I
Pois eu ao Wenger faço-lhe a pergunta ao contrário,
Eles foram mal aproveitados? ou foram eles que não tiveram total dedicação ao jogo? não se esforçaram e não levaram o futebol a sério, estando 110% focados no jogo? Nunca hei-de perceber esta sistemática tentativa de desculpabilizar os jogadores pelos seus próprios fracassos…
Pedro Leal
Eu acho que isso é verdade com o Quaresma. Com o Nani talvez, mas acho que tinha mais condições que RQ7 de ser um jogador de top, principalmente por não ser tão conflituoso
João Rodrigues
Concordo completamente no que toca ao Quaresma! Podia ser um dos melhores do mundo na sua posição mas foi aquilo que toda a gente sabe. Uma atitude muito muito má. O Nani esforça-se e nota-se que está focado no futebol mas mentalmente é muito muito fraquinho. Desmoraliza muito facilmente e foi, na minha opinião, a causa que o fez com que estragasse a sua carreira.
Alexis
Concordo por inteiro. O Quaresma faz-me lembrar o Balotelli… muito talento e pouca cabeça. Daqui por uns anos também dirão que o Balo foi mal aproveitado…
O Nani não aguentou a pressão da sombra do CR7. Se é um facto que teve bons jogos, a sua irregularidade, lesões e comodismo (aqui entra o psicológico e dedicação do jogador) fizeram com que não atingisse outro nível.
Pedritxo
joao rodrigues, subscrevo o teu comentario
André Vieira
Não se pode dizer que Nani tenha sido um jogador irregular no United. Até à época 2010/2011 esteve sempre em crescimento, tendo nessa época de 2010/2011 uma excelente prestação, era a estrela da equipa juntuamente com Rooney, tendo inclusive figurado nos 23 da Bola de Ouro, quando tinha apenas 23 anos. Depois teve aquele episódio de ter ficado no banco na final da liga dos campeões, depois de ter sido titular a época toda, e a verdade é que após essa final foi sempre a descer, talvez o João Rodrigues tenha razão, desmoraliza facilmente depois de uma adversidade, e não é capaz de dar a volta por cima.
Katia Aveiro
Para o quaresma sem sombra de dúvida, para o nani não! O nani sempre foi um pouco subvalorizado em Portugal, na minha opinião, por muitas pessoas… Entre 2009/2010-2012 ele foi um jogador de top mundial, teve na lista dos 23 para a bola de ouro como foi referido em cima, tendo sido eleito o 3o melhor extremo do mundo só atrás do cr7 e neymar, era estrela do Manchester united, e mesmo o jogo que ele fez contra o real em 2013 na champions, até que foi expulso, fez um bom jogo, até foi ele que teve na origem do golo que dava a vantagem ao Manchester. Não concordo quando dizes isso, acho que não está onde está hoje só por culpa própria, as lesões e o tempo parado tiveram um enorme peso. Tive uma pena imensa daquela lesão que o afastou da África do sul, ainda hoje penso que nesse mundial pudiamos ter feito muito mais. O quaresma é aquilo que nós todos sabemos.
João
No caso do Nani acho que foi mal aproveitado pelo Ferguson porque chegou a fazer boas épocas no Manchester e grandes exibições mesmo na Champions mas o seu treinador nunca o apreciou muito e depois com as lesões acabou por desaparecer.
O Quaresma não sei como foi no Barça que não me lembro mas quando foi para o Inter penso que foi uma má escolha porque o futebol italiano não era o melhor para ele na minha opinião
Alexis
O Quaresma falhou no futebol espanhol (Barça) inglês (Chelsea) e italiano (Inter)… Julgando pelas tuas palavras, so o campeonato português, turco e saudita se adaptam às suas características..
João
Um jogador pode falhar num clube por várias razões, eu no caso de Espanha não posso falar que não sei mas no caso de Italia acho que não era um campeonato para as suas características e no caso de Inglaterra ele além de ir para lá apenas por impréstimo foi já numa altura eu que não jogava regularmente o que não ajuda.
Na alturaeu que saiu para o Inter se tivesse ido para outro campeonato talvez tivesse dado algo mais mas também acho que o seu maior problema é mesmo em termos de mentalidade
Fábio
O Nani foi queimado pelo Ferguson no último ano que o Manchester foi à final da Champions. O Nani fez uma grande época e depois na final foi suplente, desde aí nunca mais foi o mesmo. É pena porque se ele tem ido para o Arsenal, como parece que o Wenger queria, hoje ainda estava a brilhar na Premier League.
TiagoSong
Concordo inteiramente.
João
Verdade
TiagoSong
O Nani foi ligeiramente melhor aproveitado que o Quaresma. O Ricardo nunca vingou em clubes de top muito por culpa propria. Ja o Nani passou por fases onde era um dos melhores se nao o melhor jogador da equipa dele no Man Utd. E atencao que o Nani ainda vai a tempo de ter melhor sucesso na carreira.
Anónimo
O Quaresma não vingou porque é pouco profissional e tem (ou tinha) um ego maior do que o seu talento. No Barcelona, quando chegou, foi titular a primeira metade do campeonato. O problema é que, se tens a mania num clube rico, ninguém vai ter paciência contigo. à primeira que te armas em artista vais logo treinar sozinho porque há outro no banco que também custou 10 milhões. Provavelmente o Porto e o Arsenal serão os únicos clubes de nivel de Champions que têm paciência para "trabalhar" a personalidade deste tipo de jogadores.
Don Jon
Anónimo
O Quaresma não vingou por causa da cabeça e de ser individualista, o Nani não vingou porque simplesmente é mediano e individualista. O Nani é claramente um jogador sobrevalorizado. Os próximos três anos vão-me dar razão. daqui a 1,5/ 2 anos ele regressa ao Sporting a custo zero.
Don Jon.
Filipe M
Antes demais, salientar apenas que Wenger no meio de tantas entrevistas e comentários para jornais e TV's ainda consegue ter tempo para treinar o Arsenal. O dia deve ter 25 horas para o francês.
Analisando os casos concretos, parecem-me situações diferentes.
Ricardo Quaresma falhou em 3 e não em 2 clubes de Top, pelo que não se podem comparar os casos uma vez que Nani apenas conheceu um grande europeu em toda a carreira. O primeiro não vingou em Barcelona, no Inter e em Londres no Chelsea. Raramente foi opção credível para os "N" treinadores que teve e mesmo das poucas vezes em que lhe foram concedidas oportunidades nunca as agarrou, acabando sistematicamente por ser dispensado. Ora, nada que se pareça com Nani que chegou a ser titular indiscutível do Man Utd, evoluindo invariavelmente de forma tão satisfatória que durante alguns anos provavelmente esteve no Top 15/20 mundial. Obviamente que houve uma quebra de rendimento bastante acentuada que levou o extremo a jogar cada vez menos em Inglaterra e consequentemente ser emprestado esta época ao Sporting, no entanto, isso não invalida que tenha sido indiscutível no United e que se tenha cotado durante muito tempo como um dos seus melhores jogadores.
Por outro lado, basta ver o que tem sido o trajecto de ambos na Selecção Nacional. Nani tem sido presença constante há quase uma década enquanto Quaresma apenas esporadicamente tem vestido a camisola das quinas. São jogadores diferentes e, sobretudo, são situações diferentes.
Katia Aveiro
Olhei, li e assino por baixo. Subscrevo inteiramente
Anónimo
Eu concordo parcialmente…O Quaresma, muito sinceramente, é daqueles jogadores que aos 31 anos ainda é um típico brinca na areia e que se tivesse tido mais cabecinha talvez não tinha ido para Besiktas e afins, no entanto também não o acho nada por aí além, seria bom talvez para um clube médio de Inglaterra ou Espanha…O Nani é um caso diferente, toda a gente conhece bem o talento dele e no início foi um autêntico prodígio, sendo dos melhores no fantástico United, ganhando vários troféus e onde conseguiu inclusive estar na lista de nomeados para a Bola de Ouro, muitos até o já apelidavam de novo Ronaldo…Eu penso que ele foi mal aproveitado pelo Ferguson mas ele também não teve cabeça para progredir e depois as lesões também não o ajudaram…Fica de facto um sabor amargo pois ele tinha capacidade para neste momento ser dos melhores do mundo (isso pode ser questionável mas a mim dá-me essa sensação), claro como sportinguista fico feliz por vê-lo de volta, assim como os portistas devem estar felizes com o Quaresma mas penso que tanto um como o outro (principalmente o Nani) mereciam jogar numa liga bem superior que a portuguesa…
Peter Griffin
Nickles
Dois jogadores com uma técnica acima da media e… nada mais. Um não tem cabeça, outro é individualista. Igual a eles há muitos, então no Brasil quase que se tropeça neles. Não concordo quando dizem que o Nani é o melhor jogador deste campeonato! Para mim ele é "overrated" apenas porque veio do Manchester (não confundem com o caso Bebe por favor). Não é mau jogador, mas também não é aquela estrela que a CS portuguesa pinta. Uma coisa é certa, se fosse muito bom não estaria em Portugal.
André Vieira
Nani é overrated? Não deve ter visto o melhor Nani. Da liga portuguesa, o jogador que esteve ao nível mais alto no seu auge foi Nani de longe. Aos 23 anos era estrela de uma equipa top 3 mundial, e figurou nos 23 da bola de ouro. Quanto aos outros, Jackson esteve muito tempo escondido no México, ainda assim quando for para um grande da Europa dificilmente figurará nos eleitos da Bola de Ouro, apesar de ter a quase a certeza que terá sucesso em qualquer lado. Gaitan não tem categoria para mais do que um Zenit ou Mónaco, é um jogador de nível médio na Europa, está à cinco anos em portugal, teve 4 épocas irregulares, e só aos 26 anos é que se destacou na liga portuguesa. Brahimi andou escondido no Rennes e Granada e só agora é que começa a mostrar o seu valor. Oliver e William ainda são muito jovens, mas acredito que o primeiro principalmente será dos melhores jogadores do mundo.
Nickles
Andre Vieira
"Gaitan não tem categoria para mais que um Zenit ou Monaco…" é a tua opinião, mas olho para o P$G e não tem la melhor, Juventus igualmente e por ai adiante. Não consigo é entender como a mesma pessoa que diz que o Gaitan é de nivel médio na Europa, acha o Nani uma estrela. Esteve nos 23 da bola de ouro e dai? O Messi também ganhou 4 das 2 que merecia, só para veres a justiça dessas nomeações.
Nickles
Andre Vieira
E falas de 4 épocas irregulares do Gaitan. Se formos por ai então o Nani não passa de um jogador super banal. 1 boa época em 7 no Manchester.
André Vieira
Claro que não tem categoria para mais do que isso, no PSG Lucas Moura, Cavani e Lavezzi metem-no num bolso, na Juventus não jogam com extremos como é que ele ia ter lá lugar, nem tem lugar em nenhuma equipa de Top, ganhe juízo. Nani aos 23 anos, era dos melhores jogadores do mundo, era estrela numa equipa que esteve na final da Liga dos Campeões e ganhou a liga inglesa. Gaitan está há 5 anos no Benfica e só fez uma época de jeito, que foi o ano passado, isto na liga portuguesa. Nani já foi uma estrela mundial, é óbvio que agora desceu muito de nível e já não o é caso contrário não estava no Sporting, mas o Gaitan no seu pico que é agora aos 27 anos e não dará mais do que isto, não joga nem metade do que jogava Nani no seu auge, nem sequer é melhor que Nani neste momento.
PS: Não sei se já percebeu, mas sou portista, não estou a "puxar a brasa à minha sardinha" logo não me pode acusar de imparcialidade.
André Vieira
Nickles, só por aí já se vê o quanto conheces o trajecto do Nani. o Nani teve 5 épocas regulares no United( 2007/2008, 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), a época de 2011/2012 apesar de ter sido pior que a anterior foi uma boa época para o Nani. As épocas 2012/2013 e 2013/2014 é que foram péssimas muito abaixo das expectativas. Quem acompanhou o trajecto do Nani em Manchester pode confirmar isto.
Anónimo
Concordo Nickles,
Atualmente, o Nani e o Quaresma são claramente jogadores ao mesmo nível e nenhum dos dois tem lugar no Top-10 dos jogadores a atuar no campeonato português.
Stewie.
Anónimo
O Nani chegou a ser, na minha opinião, o melhor jogador do ManU (devia ter sido eleito o melhor jogador da liga inglesa na época 2009/2010, só ganhou o Bale por ser britânico e por causa daquela exibição frente ao inter na champions). Portanto não diria que foi mal aproveitado nem que não vingou, mas é verdade que podia ter sido ainda melhor (um misto de "culpa" de Ferguson, das lesões e claro, do próprio jogador).
Já o Quaresma não há muito a dizer. Para o mal e para o bem foi sempre fiel ao seu estilo durante toda a carreira, algo que o acabou por prejudicar quando a exigência era máxima.
Daniel
Stalley VM
Considero o Nani um mau profissional, o único culpado é o próprio, a partir do momento que não é opção durantes 2/3 anos no Manchester, só tinha que sair e não renovar, okey um salario alto numa boa cidade onde é Manchester, até não é mau de todo, mas a nivel desportivo é mau demais, ainda por cima na idade que estava. Na quando da volta ao Sporting nunca fiquei muito entusiasmado e neste momento não tem jogado nada, exigo muito mais a Nani nesta segunda volta.
Quanto a Quaresma, mal aproveitado? Nada disso na minha opinião, volta ao Porto, depois de um ano em Barcelona, basicamente "parte tudo" enquanto está cá, volta ao Inter numa segunda oportunidade, volta a fracassar, sai para Chelsea de novo, nada feito, no Besiktas ainda deu o ar da sua graça, mas com a idade a avançar, vai ganhar o seu para as Arabias, nesta segunda etapa do Porto, está como gosta, num clube que já conheçe, numa cidade onde "gostam" dele, e tem feito a sua parte quer no clube quer na Selecção enquanto jogo, penso que o Quaresma é jogar para jogar em Portugal somente, porque não da ou não quer fazer por isso.
SL!
Kacal I
O Nani não foi mal aproveitado, ele no Sporting teve as oportunidades e agarrou a titularidade, brilhou e foi transferido para o Man Utd, chegou à selecção onde fez boas exibições ao longo dos anos, e também começou bem na sua passagem por Inglaterra só que depois acho que foi mais demérito do próprio Nani nos últimos anos de Man Utd que outra coisa.
Quanto ao Quaresma, no Porto foi aproveitadissimo e teve uma 2ª oportunidade de ascender ao topo mundial no Inter mas fracassou e aí talvez tenha sido um pouco desaproveitado mas a partir daí também fez más escolhas de carreira e teve algum demérito.
Luís Resende
O Quaresma nunca vingou em clubes de topo pq simplesmente não sabe mais. Grande qualidade técnica mas sempre pecou pela fraca tomada de decisão e nos melhores clubes do mundo isso é fulcral.
Anónimo
Quaresma,
Sporting
Primeira Liga: 2001-02
Taça de Portugal: 2002
Supertaça Cândido de Oliveira: 2002
FC Porto
Primeira Liga: 2005-06, 2006-07, 2007-08
Taça de Portugal: 2006
Supertaça Cândido de Oliveira: 2004, 2006
Taça Intercontinental: 2004
Chelsea
FA Cup: 2009
Internazionale
UEFA Champions League: 2009-10
Serie A: 2009-10
Coppa Italia: 2009-10
Besiktas
Turkish Cup: 2011
Selecção Portuguesa
Euro Sub-17: 2000
NANI
Sporting
Taça de Portugal: 2006–07
Manchester United
Premier League: 2007–08, 2008–09, 2010–11, 2012-13
Carling Cup: 2008–09, 2009–10
FA Community Shield: 2007, 2008, 2010, 2011
Liga dos Campeões da UEFA: 2007–08
Mundial de Clubes: 2008
Vejam os títulos de cada, e tirem as palas anti-Porto. Não vejo o que o Nani tenha feito a mais do que o Quaresma. Esperem já percebi o Nani sempre pensou q seria o próximo CR7 e a CS ajudou…
E no momento atual, e é a minha opinião, o Quaresma está em melhor forma…
Por ultimo não se esqueçam que muito do que o Nani fez em Manchester foi por causa do efeito CR7..Quando viram que não seria o mesmo, vejam o destino que teve. Ao menos o Quaresma arriscou, coisa que o Nani em 7 anos não teve coragem.
Ass. Pedro V.
João Dias
O Quaresma podia ter atingido o estrelato se tem tido mais cabeça.
Ele no Inter trocou " mimos " com o Mourinho e isso queimou a carreira dele.
Martucho
É triste quando se perde jogadores por num momento menos bom faz frente ao treinador.
Isso aconteceu com NANI.
Ja Quaresma continuo e vou continuar sem perceber como nao atingiu o nivel 1, tinha tudo pra ser dos melhores.