Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cardiff recebeu mais dinheiro que o campeão espanhol e alemão; Real Madrid e Barça são quem mais encaixa com a TV

Imagem: ÁS
As receitas provenientes da TV tem um peso cada vez maior no futebol, até pela maneira como ajudam a desequilibrar as forças. Não só pelo valor do encaixe – a Premier League recebe o dobro da La Liga -, como pelo rácio. Por exemplo enquanto que em Inglaterra o rácio é de apenas 1 para 1,5, no campeonato espanhol o Real Madrid recebe 7,7 vezes mais que os clubes que menos encaixam.
De acordo com o AS, a Liga espanhola quer passar a vender os direitos televisivos de forma centralizada como fazem os principais campeonatos europeus e assim democratizar a divisão das receitas para que o último classificado da Premier League não receba quase o dobro do Atlético de Madrid (o Cardiff na época passada encaixou 74,5 milhões de euros, mais 32,5 que o campeão espanhol e mais do dobro do Bayern). O plano é o seguinte: de um “bolo” de 800 milhões anuais, 10% vão para a II Liga e os restantes 90% são repartidos. Desses 90%, 50% são divididos de forma igual pelos clubes, 25% tendo em conta os resultados desportivos e os outros 25% proporcionalmente à implantação social e geração de recursos. No modelo actual, com a venda descentralizada, o Real Madrid e Barcelona são os clubes que mais cobram na Europa, cerca de 140 milhões de euros. Já na Premier League foi o Liverpool que recebeu mais em 2013-14, cerca de 117 milhões de euros. Enquanto que em Itália, que acaba de firmar um contrato até 2017 por 945 milhões de euros anuais, foi a Juventus quem mais arrecadou: 94 milhões, 5,25 vezes mais que o Sassuolo (17,9). Destaque ainda para o caso francês, que na perspectiva do AS tem o rácio ideal: cerca de 1 por 3,5.  

0 Comentários

  • Estive Lá
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:08 pm

    Daqui a pouco só faltará Portugal fazer isto. Se queremos aumentar o nível de competitivadade só centralizando os direitos desportivos. Senão o fosso entre os três e o resto vai continuando a aumentar. Há que premiar o excelente trabalho de equipas como Braga, Guimarães, etc. Os tres não jogam sozinhos, e só têm a ganhar se os restantes clubes aumentarem a sua competividade.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:12 pm

      Centralização e redução do número de clubes, apra o pouco dinheiro que há ser a distribuir por menos e assim dar mais a cada equipa e consequentemente aumentar a competitividade de todas…sendo o mercado pequeno de apenas 10 milhões de consumidores, não faz sentido o pouco dinheiro que há ser a dividir por 18…

      É quase como um casal em que ambos ganhem o ordenado mínimo e quererem ter 4 ou 5 filhos, não faz sentido algum…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:18 pm

      Concordo, isto vai abrir um fosso ainda maior entre "grandes" e as restantes equipas, mais uma forma de perder competitividade. Enfim espero bem, que não aconteça em Portugal.

      Mário Fernandes

    • joao
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 2:56 pm

      Em portugal a discussao já começou e o modelo preferido da liga é sem surpresas semelhante ao italiano. Ir atrás dos melhores exemplos… pois…

    • Tartaruga
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 7:05 pm

      Mário, não faz sentido nenhum o que dizes, isto só pode diminuir o fosso e não aumentar.

      Mas na minha opinião o campeonato Português dividia as receitas de uma forma semelhante ao campeontato inglês e reduzia-se e bem o numero de participantes na primeira liga para umas 10-12 equipas pq Portugal não tem mercado para uma liga de 18 equipas. Com 18 equipas na liga, e mesmo com 16, o campeonato resume-se a ver qual dos 2-3 melhores clubes é campeão.

      Não é a minha itenção ofender apoiantes de clubes mais pequenos, mas nossa liga é uma especie de competição de ver qual é a equipa que consegue bater nos ceguinhos com mais força..

      Uma liga com os 3 grandes mais equipas como os Vitorias, Braga, Academica (mercado grande mas este ano estão pessimos), Maritimo, Nacional mais umas outras 3 boas da altura é mais que suficiente!

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:10 pm

    Estou surpreendido que o valor total da Bundesliga seja só 495 milhões, claramente ainda falta a "internacionalização" do campeonato…espero que consiga esse crescimento "internacional" nos próximos anos, se bem que o "handicap" do Bayern ser campeão em Outubro não ajuda nada a essa internacionalização e mediatismo junto do cidadão comum…

    De resto claramente Inglaterra a "golear" neste aspecto, e é de longe o campeonato que melhor se sabe vender aos olhos do resto do Mundo, não sendo necessariamente o melhor (mas também não interessa para aqui)..

    Quanto à centralização dos direitos que a La Liga pretende, estou inteiramente de acordo, pois sou defensor dessa ideia para TODOS os campeonatos, pois só assim há uma maior equilíbrio e maior competitividade com o dinheiro a ser distribuído por todos..

    • João Lains
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:34 pm

      Os clubes alemães ainda não exploram o mercado asiático, provavelmente o maior a nível mundial. Por exemplo, a AFC (confederação asiática) decidiu alargar o número de selecções que participam na Taça das Nações Asiáticas, de 16 para 24 equipas. E se nós, adeptos ocidentais questionamos esta decisão alegando que já os jogos entre 16 equipas não conseguem captar o nosso interesse, uma das principais explicações estará na tentativa da AFC alargar esta prova a outros mercados como o chinês e o indiano, que são gigantes!

      Tens dúvidas que o Dortmund seria uma marca muito forte se apostasse nestes mercados? Nem quero imaginar a quantidade de fãs que conseguiria recolher.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 2:04 pm

      Concordo João

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 2:17 pm

      A Bundesliga ia fazer um novo contrato com a FOX para as Americas…

    • druyda
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 3:42 pm

      A cultura germânica não é tão atractiva como a Anglo-saxónica, Francesa ou Italiana. Acho que aqui diz tudo porque a Bundesliga não vende para Ásia. A realidade é que também não vejo necessidade disso.

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:12 pm

    Realmente é inacreditável,para o bom e para o mau,a Inglaterra é de facto espantosa.

    Nunca esperei que na Alemanha os valores fossem tão baixos e na Itália tão altos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:21 pm

    Nunca em Portugal poderá haver um modelo sequer próximo do inglês…
    Neste momento o mais plausível de ser adoptado é o italiano, mas estou convencido que iremos avançar para a centralização ao mesmo tempo que os espanhóis e os modelos serão semelhantes.
    Marco Faria

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:21 pm

    Nunca em Portugal poderá haver um modelo sequer próximo do inglês…
    Neste momento o mais plausível de ser adoptado é o italiano, mas estou convencido que iremos avançar para a centralização ao mesmo tempo que os espanhóis e os modelos serão semelhantes.
    Marco Faria

  • John Stevens
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:23 pm

    Alguem tem algumas fontes para poder fazer um quadro similar para os clubes da primeira liga ?
    Quanto recebem clubes como o Penafiel ou a Academica ?

  • manelmadeira
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:23 pm

    É incrível como os portugueses com orçamentos absolutamente ridiculos conseguem competir com estas equipas, especialmente as nossas equipas que passam pela Liga Europa (Rio Ave, Estoril, Guimarães)

  • manelmadeira
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:24 pm

    Alguém sabe qual é o total de milhões dos direitos televisivos portugueses? O "bolo"

    • Antonio Oliveira
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 4:19 pm

      Em 2012 era 60M( 12M para Sporting e Porto, 8M para o Benfica, 3,5M para Guimaraes e Maritimo, 3M para Braga, 2,5M para Nacional e 1,8M para as outras todas). Mas fizeram um estudo que estas valiam 120M se fossem centralizadas.

      Agora o valor é maior que os 60M. Pois Sporting passou para 15M, Porto para 20M, o Braga tambem deve ter subido, há mais 2 equipas no campeonato que devem receber os 1,8M e o Benfica nao vendeu mas teve uma proposta de 22M. O valor centralizado agora está nos 140M segundo Mario Figueiredo.

      "A direção de Mário Figueiredo propôs o seguinte modelo: do total de €140 milhões, 35% seria distribuído em partes iguais, 25% pela classificação da época anterior, 10% pela classificação das últimas cinco épocas, 5% pela classificação desde 1934/35, 15% pelo número de títulos e 10% pelo número de presenças. Nestas contas, o Benfica (1º) receberia €17 milhões e o Penafiel (último) chegaria a quase €4 milhões"

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:28 pm

    Depois venham perguntar porque é que existem campeonatos mais competitivos uns que outros? E porque é que há equipas de meio da tabela que têm mais poder de compra que outras de topo..

    Agora não deixa de ser interessante os valores globais que se pagam nos diferentes campeonatos. A procura em Inglaterra é certamente superior à de outras países!

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:41 pm

      Correndo o risco de estar a dizer um disparate, mas eu acho que a grande diferença de Inglaterra para as outras 4 grandes Ligas é ao nível do mercado externo e na capacidade que a Premier teve para se internacionalizar…

      As outras grandes Ligas ainda estão um pouco atrasadas nesse aspecto a começar pelos horários dos jogos que dão para ser vistos no Mundo Inteiro (se bem que a Bundesliga já tem horários similares, mas ainda não se internacionalizou de forma efectiva)…e a Espanha já começa a ter essa preocupação, pois o Real e o Barça têm jogado muitas vezes às 3 da tarde, mas continua ainda a haver muitos jogos à noite (e jogos à noite na Ásia ninguém vai ver porque lá é de madrugada)…

      Isto é só um factor, claro que há mais a fazer a diferença, mas por este se pode ver o avanço que a Premier League tem, TODOS os jogos do campeonato Inglês dão a uma hora (3 da Tarde em Londres, 11 da noite na China e 10 da manhã em Nova York), em que o Mundo INTEIRO está acordado…

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:59 pm

      Kafka,

      (Depois de termos andado aí uns dias à porrada, não podia estar mais de acordo contigo).

      A grande questão é que a Premier League é um produto atractivo nos países da Ásia, pelo que os jogos são mais cedo de forma a que se consigam ver. A acrescentar a isto está a questão cultural e a forma como eles negoceiam internamente.

      Muitas vezes nos queixamos que os jogos em Portugal são tarde, e com razão. Os jogos cá no burgo são quando os outros lá foram já foram todos, que é quando há espaço na televisão..

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 2:03 pm

      Inteiramente de acordo

  • LM
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 12:30 pm

    Alemanha e Inglaterra são o melhor exemplo, a disparidade entre grandes e pequenos é menor.

    Em Portugal há que centralizar os direitos, mas já se sabe que os lobbies não vão permitir isso, basta ver o que fizeram ao Mário Figueiredo, quando levantou essa bandeira, imediatamente o derrubaram, e o cúmulo de tudo é que foram as equipas pequenas, as que mais iriam beneficiar disso a derruba-lo por cederem a pressões de quem é contra a centralização (Joaquim Oliveira)

    Creio que a Liga Portuguesa pode render bem entre 20/25 milhões ano por transmissões aos melhores clubes, e pelo menos dar 7/8 milhões aos clubes menos fortes, isto só por si aumentaria muito a competitividade… porque permitiria aos clubes pequenos mais do que duplicar os seus orçamentos ou arranjar melhores condições para disputarem o campeonato…

    Actualmente o que acontece é que Porto e Benfica gastam 60/70 em orçamento…
    Sporting gasta 25, o Braga gasta 12/13 e depois o resto é sempre a descer… o Guimarães deve gastar uns 5 ou 6 milhões, e os outros todos gastam entre 2 e 3 milhões de orçamento de época, e nem podem gastar mais, porque aquilo que recebem da televisão actualmente não é mais do que 1 ou 2 milhões…

  • Pedritxo
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:17 pm

    Se portugal tivesse um valor parecido ao praticado ate na frança, seriamos uma força ainda maior.
    So o que o sassuolo ganha da televisao da para pagar orçamentos a umas 6/7 equipas da nossa liga,o que e imenso,mas mesmo assim as nossas equipas conseguem ser competitivas.
    O problema do nosso campeonato esta na pouca populaçao,esta na mentalidade do adepto e no proprio espetaculo e seus intervenientes,aqui a tatica sobrepoe-se ao espetaculo e ainda mais coisas.
    Para nos centralizar, teria-se que mudar muita coisa, entre elas mudar os horarios dos jogos para conseguir atrair outros mercados,porque aqui os jogos so dao quando os dos outros acabam.
    Tenho curiosidade quanta quantia conseguiria o campeonato portugues a centralizar.

    Equipas como o penafiel devem receber uns 500/1M no maximo dos maximos nos direitos.

  • Stanley
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:25 pm

    Os jogos em Inglaterra não são às 15h por causa das transmissões televisivas, mas sim por causa dos adeptos visitantes. Por acaso dá jeito em termos televisivos, mas essa não foi a premissa inicial. Tanto que sempre se jogou às três da tarde ainda nem TV havia.

  • João Lains
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:26 pm

    Assim estes dados são ainda mais esclarecedores (tive o cuidado para que todos os campeonatos estivessem representados). Números de equipas, por país, que compõem o top 35 (o Bayern de Munique aparece na última posição deste top):

    20 equipas inglesas – 57%
    7 equipas italianas – 20%
    4 equipas espanholas – 11%
    3 equipas francesas – 9%
    1 equipa alemã – 3%

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:28 pm

    Enquanto não der jeito a alguns, a centralização dos DT em PT vai ser impossível.

    Nem na próxima, nem daqui a 5 épocas.

    Manel Matias

  • Stanley
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 1:30 pm

    Aliás, os jogos das três da tarde nem podem ser vendidos/transmitidos para o próprio país de forma a assegurar as assistências em Estádio, quer da Premier League, quer da Football League. Só os restantes horários (Sábado de Manhã, Domingo e Segunda) é têm transmissão nacional.

    • Augusto M.
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 3:54 pm

      Em Portugal chegou a adoptar-se a mesma medida. Todos os jogos eram marcados para o Domingo às 16h (ainda hoje assim é) e só os que tinham o horário alterado eram transmitidos. Os que ficavam às 16h não poderiam ser transmitidos. Hoje essa regra já não se verifica, penso, pois já houve transmissões ao Domingo a essa hora.

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 2:19 pm

    Na Liga portuguesa nunca irá haver divisão mais ou menos igualitária porque os clubes estão-se nas tintas para a Liga enquanto competição. E convenhamos, essa filosofia enquadra-se na seguida pelos adeptos.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 3:14 pm

    Comparar os numeros dos Big5 com Portugal é ridiculo! Deviam é por os numeros da Suica, Belgica e Holanda que sao mais parecidos em populacao. Anos e anos o Benfica recebia metade do valor do Porto e Sporting pq tinha contratos antigos e nunca houve preocupação com isso…. agora todos querem um sistema mais justo mas vai tarde.

    Hugo Neto

    • druyda
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 3:46 pm

      O Benfica, como qualquer clube, depende dos outros para jogar. Quando se fala num sistema mais justo, é para os restantes clubes mais pequenos que em Portugal recebem 'peanuts' em relação aos grandes.

    • Nuno R
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 4:14 pm

      Antigamente também era uma sardinha a dividir por 8 e ninguém se queixava… agora todos querem comer bife do lombo ao jantar… mudam-se os tempos…

    • Luís bcn
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 8:01 pm

      O benfica continua a receber menos que o porto e o Sporting…e andam contentes

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 11, 2015 at 11:22 am

      Sim Luis, ando bastante contente que "o Benfica continua a receber menos que o Porto e o Sporting" deve ser a razao pq agora fala-se tanto na centralização dos direitos desportivos depois do Benfica seguir o seu caminho sozinho

      Hugo Neto

  • Bruno Djokovic
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 3:42 pm

    Encontrei uma informação acerca da distribuição dos Direitos Televisivos em Portugal na época 2011-2012 (não sei se são verdadeiros)

    https://1.bp.blogspot.com/-r08BowgO4G8/UFJnfLjW0pI/AAAAAAAAA-4/Cc7uBF_ByZs/s1600/direitos_televisivos_2012.jpg

    • Bruno Djokovic
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 4:01 pm

      Li em alguns jornais que a Centralização dos direitos (segundo estudos feitos pela Liga) poderia fazer crescer de 60 para à volta de 140 milhões o tal de direitos televisivos, sendo que 40 milhões era distribuído pelo 3 grandes e os restantes 100 milhões pelos 13 (referindo-se a épocas anteriores).

      Não sei até que ponto os 3 grandes achariam piada em não terem um valor mais significativo distribuído pelos 3 mas para mim era certamente a solução para que o campeonato ganhasse maior competitividade.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 4:19 pm

      140 milhões a dividir por 12 clubes, em que os 3 grandes ganhariam 20 milhões cada, e os restantes 80 milhões a distribuir por 9 clubes daria quase 9 milhões de eur a cada…ou seja, a qualidade iria aumentar e muito, e todas as 12 equipas do campeonato ficaram muito mais competitivas, logo o campeonato seria bem superior ao actual, onde há equipas com orçamentos de 1 milhão de eur por exemplo..

      A título de exemplo quantas equipas hoje em dia têm orçamento igual ou superior a 9 milhões de eur? Garantidamente só Porto, Benfica e Sporting…não sei quanto será o do Braga, mas deve ser a volta de 9/10 milhões, ou seja, passaríamos a ter como que o actual nivel do Braga (que é a 4ª melhor equipa do campeonato), passaria a ser a pior equipa do campeonato (o nível do 12º classificado)

      Isto é como 2 mais 2 serem 4, aqui e na China…

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 4:24 pm

      Todos os clubes passariam a ganhar mais…os adeptos passariam a ter mais e melhores jogos…a competitividade aumentava exponencialmente…e mesmo na Europa, passaríamos a ter mais equipas competitivas para além dos 3 grandes e do Braga…

      Não consigo ver um único contra na redução para 12 equipas e centralização dos direitos..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 4:36 pm

      140 milhoes em Portugal e Alemanha tem agora 500 milhoes que é so a maior economia na Europa em que mundo vivem quem fez este estudo? Querem aumentar a competitividade do nosso campeonato que cortam nas equipas na Liga para 10 ou 12.

      Hugo Neto

    • Bruno Djokovic
      Posted Fevereiro 10, 2015 at 8:53 pm

      O estudo foi feito por ingleses a pedido da Liga Portuguesa de Futebol, agora se é ou não fiável não o podemos dizer mas eu gostaria que o fosse.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 10, 2015 at 3:55 pm

    Caro Hugo, não podia concordar mais.
    Assunto esquecido durante décadas e so se ouve falar da centralização desde que o Benfica saiu da sporttv. A isto chama se, noticias encomendadas e implantadas.
    O bicho papão da liga não são os 3 grandes mas sim quem detém/detinha o monopolio das transmissões televisivas, em que cresceu e engordou à conta de contratos exploratorios para com quase todos os clubes.
    Pedro carvalho

Deixa um comentário