Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Craques do Futuro IV: O 3.º jogador do Barça mais jovem de sempre a chegar à selecção

Foi a grande sensação do início de temporada. Contudo, Munir El Haddadi perdeu protagonismo com o regresso de Suárez, e com o trio composto pelo uruguaio, Messi e Neymar será muito complicado para qualquer jogador ter minutos para evoluir no ataque do Barça. Ainda assim, o hispano-marroquino teve uma ascensão meteórica e tem talento para chegar ao topo. Desde a UEFA Youth League, prova em que foi de longe o melhor jogador, até a primeira equipa do Barça foi um pequeno passo. Impressionou na pré-temporada, aproveitando o facto de os craques estarem a meio gás, e foi opção regular nos primeiros jogos da época, marcando alguns golos. O ponto alto foi mesmo à chamada à selecção espanhola (foi o 3º mais jovem do clube catalão a chegar à selecção), que assim reservou o talento de Munir para os próximos anos. Apesar de ter sido bastante elogiado por Luis Enrique, foi com naturalidade que saiu da equipa. Ainda muito jovem, veremos se terá capacidade de ganhar o seu espaço na equipa catalã. Qualidade não lhe falta, como se comprovou no início de época. É um canhoto com uma técnica muito apurada, com facilidade na criação de desequilíbrios e com bastante versatilidade, podendo actuar em qualquer uma das posições de ataque. Hábil na desmarcação, tem uma excelente relação com o golo, destacando-se pelo oportunismo e grande sentido de baliza. Venha ou não a tornar-se um jogador de nível mundial, já ninguém lhe tira o mérito de ter chegado como um “furacão” à equipa do Barça, algo que não é para todos. 
PS – Por ser de 1996, Adama Traoré, talvez a principal promessa do clube catalão, fica de fora do nosso top. De resto, já destacámos a próxima geração do Barça (ler aqui).

0 Comentários

  • João Dias
    Posted Dezembro 19, 2014 at 7:23 pm

    O Munir não foi de longe o melhor da Yoth League.O Rochinha esteve ao mesmo nível.

    Porque desapareceu do mapa? O que se passa com o jovem Benfica?

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 19, 2014 at 8:19 pm

      Defender os Portugueses é uma coisa, mentir é outra. Munir esteve bem acima de qualquer outro jogador nessa competição. Melhor marcador, melhor assistente, melhor jogador, melhor golo.

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 19, 2014 at 8:38 pm

      João, eu sou Benfiquista, muito respeitador de Portugal, dos jogadores portugueses, dos cidadãos portugueses e das respetivas opiniões nomeadamente a sua. Mas você so pode estar a brincar ao dizer isso, certo? A geração do barça-95/96 e uma mega geração! Claramente superior a nossa. O jogador que chega la mais perto e o guedes, de resto não ha mais nenhum.

    • João Dias
      Posted Dezembro 19, 2014 at 8:52 pm

      O Rochinha foi o melhor jogador do vice campeão europeu.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 19, 2014 at 9:20 pm

      E o Munir foi o melhor jogador do campeão europeu, logo Munir > os outros. Qual é a dificuldade em perceber isto?

      Ah, espera. O Munir não é português.

    • João Dias
      Posted Dezembro 19, 2014 at 9:21 pm

      A geração do Barcelona de 96 é fracota.
      De resto, se é assim tão boa porque é que a Espanha não se apurou para o Euro sub-19 deste ano?

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 19, 2014 at 9:33 pm

      E o melhor do campeão? O homem do jogo na final, quebmarcou um golao a alguns 40 metro? Sinceramente por muito que defenda, discordo

    • Fábio Coutada
      Posted Dezembro 19, 2014 at 10:07 pm

      Eu sou português, João Dias. Será que sou melhor que o Munir?

    • João Dias
      Posted Dezembro 19, 2014 at 10:50 pm

      Estão a caricaturar-me mas apenas dei aminha opinião.
      É tranquilo ;)

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 19, 2014 at 11:17 pm

      Oh João, a Holanda sub-21 também não e estes sub 21 na minha opinião até são superiores àqueles onde estava o Huntelaar!

      A Espanha que não se apurou é a Espanha do Óliver Torres!

      Mas tudo bem, o João é livre de defender o jogador português. Mas já ue me permite vou-lhe propôr um desafio: próximo ponta de lança da selecção portuguesa. Um que dê garantias :)

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 19, 2014 at 11:20 pm

      a meu ver o munir foi o melhor. do pouco que vi dele.
      o futebol nao e so estatisticas, o munir teve grandes estatisticas assim como fez uma boa exibiçao frente ao benfica. nao vi as outras dele, por isso nao sei.
      mas aposto que todos os que estao aqui a gozar com o joao dias provavelmente viram quantos jogos do munir? 1, 2 quem sabe…
      mas no entanto, preferem critica-lo, sem saber bem porque.

      rochinha, para mim, foi o 2º melhor (para mim esteve superior ao guedes, apesar deste ter sido decisivo frente ao city, ao nuno santos, balde, entre outros). rochinha espalhou classe pela youth league, prometia muito.
      se benfica tivesse ganho, nao teria problema em dar-lhe o rotulo de melhor da competiçao.

      o que aconteceu com ele? tambem gostaria de saber.
      eu culpo o treinador da B que parece preferir mudar o sistema para o menga entrar, e nao para o rochinha entrar.
      o ano passado jogavamos com o bernardo a 10, ainda nesse ano, começou-se a jogar com 2 avançados, e o bernardo jogava a 8 ou a 2º avançado. rochinha e 10, e nao teve tempo de se mostrar na B. ainda por cima, tendo em conta os jogadores da B, o 4-3-3 e a tactica que mais se adequa a equipa, e poderiamos jogar com um trio de jovens formados no benfica com muito potencial, guedes-rochinha-nuno santos (isto pensando que o helder costa sai por emprestimo, pois ele ja nao devia estar na 2º liga).
      mas pronto, nao vale de muito eu dizer isto quando o treinador prefere meter 3 centrais a um 10…

    • João Dias
      Posted Dezembro 19, 2014 at 11:29 pm

      A Holanda sub-21 do Huntelaar era muito superior à atual.
      Portugal ganhou no play-off com uma perna às costas, vê lá.

      A nossa seleção sentiria mais dificuldades com a Holanda sub-21 da altura.

    • João Dias
      Posted Dezembro 19, 2014 at 11:33 pm

      MosqueteiroSLB,

      Aleluia alguem que concorde comigo…

      O Rochinha tinha tudo para ser tão ou melhor que o Bernardo pelo que mostrou…
      Sabes porque é que não foi convocado para o Euro sub-19?

      É estranho como é que o Benfica vice campeão da Europa só levou 3 jogadores ao Europeu ( Nuno Santos, Rebocho e Guzzo ).

      Rochinha? Gonçalo Guedes? Estrela ? Rafael Ramos?

    • João Dias
      Posted Dezembro 19, 2014 at 11:42 pm

      Frank,

      Errado. Essa foi semi-finalista do Euro sub-19.
      Quem não se apurou foi a Espanha de 95.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 20, 2014 at 12:40 am

      joao dias nao estamos sozinhos nesta "causa". ha mais gente que se pergunta onde anda o rochinha sempre que ve a B jogar, mas nao sao muitos pois, apesar de o benfica ter tido uma boa presença em termos de adeptos na final da youth (a zona da final tambem favoreceu), poucos seguiam a equipa e provavelmente muitos que viram foi mais pelo facto de ser a final, e nem conheciam os jogadores.
      eu nao sei de nada, gostava de saber, mas nao sei.
      o rafael ramos parece que so começou a contar quando foi para a america.

      o que mais me escandaliza em nao terem ido, e que muitos desses estavam no onze ideal da youth champions. por isso, nao so pelo facto de estarem no vice-campeao da europa, tambem foram considerados os melhores da prova.

      agora e esperar e ver o que acontece no mercado de inverno. pode ser que seja desta que o nuno santos passa a ser titular definitivo, e que o rochinha apareça mais vezes.
      para mim era facil, como ja disse. era so mudar a tactica, e favorecer o aparecimento de rochinha, para se demonstrar como o bernardo o fez.
      visto que a equipa B e para meter jogadores na A, nao percebo o porque de nao se tentar favorecer um ou outro jogador com mais potencial mudando a tatica, ainda por cima era a mesma que teve sucesso na champions, composta exactamente pelo mesmo trio.

      se tem potencial para ser melhor que o bernardo nao sei. o bernardo tem uma epoca realizada a altissimo nivel na 2º divisao. e nao sofre de um sindrome que o proprio joao dias gosta de referir, que e o da seleçao, visto que quase sempre que la vai e um dos melhores em campo.
      preciso de ver o rochinha a ser opçao regular para poder julgar, mas do que vi nos juniores, potencial ele tem, diria que dessa equipa, em termos de potencial, so ficava atras do guedes (e so porque este e mais novo).

      tinhamos um 10 de muita qualidade e foi emprestado ao monaco, temos um que estranhamente nao e aposta… so espero que o joao carvalho seja aposta, quando chegar a sua altura.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 20, 2014 at 12:44 am

      Eu por acaso até vi mais do que 2 jogos, inclusivé na Youth League. Só para teres uma pequena noção do impacto dele, dos 10 jogos disputados, apenas em 3 ele não facturou (num deles só entrou aos 88). Ele foi absolutamente decisivo, e na fase a eliminar, marcou em todos os jogos. Foi uma peça fulcral e o jogador mais entusiasmante em prova (apesar de ter especial carinho pelo Adama, pelo Samper e pelo Sandro). Mas pronto, se vocês é que sabem, quem sou eu para contrariar…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 20, 2014 at 1:22 am

      ruben cardoso, eu nao te estou a contrariar. se fores ao inicio da epoca do barça eu sempre defendi que este devia integrar o plantel principal.
      dos jogos dele, sem ser os desta epoca que ja vi, na youth league so vi mesmo a final, contra o benfica, e na qual me demonstrou ter muita qualidade.
      alem disso ja vi um video ou outro, e a qualidade esta la.
      o golao que marcou ao benfica foi incrivel.
      que ele teve impacto eu sei que teve.
      mas, ruben, acredita que mesmo todos os que vieram aqui comentar viram os mesmos jogos do munir que o senhor? eu fico surpreso por ter visto mais que dois (final e meia final), mas acredito, so duvido e que mais gente tenha feito o mesmo.

    • Coríntio
      Posted Dezembro 20, 2014 at 2:46 am

      O Rochinha faz-me lembrar o Leandro Pimenta, que também era rei e senhor no futebol de formação e depois demorou imenso tempo para se habituar ao futebol sénior. Aos 24 anos, parece que ainda não está completamente ambientado à primeira liga.

      Por vezes isso acontece, lá por um jogador ser muito bom nos júniores, não quer dizer que será um bom jogador nos séniores.

      O Rochinha é daqueles que não defende, só está lá para fazer bons passes e bons movimentos, mas isso é apenas 20% daquilo que o futebol hoje em dia exige. Ele além de ser zero a defender, não tem físico, permeável pelo ar, só sabe jogar com um pé, e é tacticamente fraco (só sabe jogar numa posição).

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:01 am

      O Adama não jogou muito nessa Youth Cup porque já estava na equipa B mesmo sendo mais novo que o Munir. O Munir só chegou à equipa B no fim da época passada devido ao desempenho no escalão de Juniores ( Juvenil A em Espanha).
      E nesta época o Munir devia estar na equipa B e quem devia estar na equipa A é Sandro. Jogador superior, neste momento, e que já marcou 5 golos apesar da pouca utilização.
      O Rochinha esteve muito bem na Youth league mas o Munir foi a grande estrela da prova. Sem discussão.

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 20, 2014 at 6:58 pm

      Quanto a espanha lapso meu peço desculpa João.
      Quanto a Holanda nao concordo, porque esta seleção e mais equipa, apesar de não haver muitas individualidades de destaque (claro que o maior destaque tem de ir para o Kishna e John, mas o Willems ainda jogou no apuramento e tem tudo para ser um dos melhores laterais do mundo, ja esta e na Holanda ha anos a mais a meu ver)

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:39 pm

      Esqueci-me ainda de falar do Nathan Ake… Esta holanda ainda vai ser muito forte

  • Luis La Liga
    Posted Dezembro 19, 2014 at 7:23 pm

    Adama Traoré daquilo que vi ainda tem demasiadas falhas e não se aproxima nem um pouco de El Munir. Vi o Barcelona B o jogo passado e continua a tentar fintar meia equipa a partir do meio campo.

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:04 am

      Discordo. Munir subiu precocemente à equipa principal mas devia ter voltado à equipa B. O ano passado Adama já jogava na B e fez parte da equipa ideal da II Liga. Adama tem um potencial monstruoso e já o demonstra.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 19, 2014 at 7:26 pm

    Esperemos que esta ascensão meteórica, não faça deste miúdo um novo" Bojan", que com esta idade também era uma grande esperança e agora anda "meio perdido" e com algumas incógnitas em relação ao futuro.

    É um elemento com boa técnica e bom poder de finalização, realmente deslumbrou a época passada na Youth League, e teve um início promissor na equipa A dos catalães embora agora com alguma naturalidade esteja mais tapado (e até pode ser bom, para não ter a pressão de ter de ser indiscutível nesta altura da carreira).

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2014 at 8:32 pm

      Concordo com o teu comentário, no entanto, a comparação com Bojan peca pela diferença abismal de talento. É verdade que Bojan era visto como tendo um futuro promissor mas nunca fez nada que se equiparasse a Munir.

      Carlão

    • João Lains
      Posted Dezembro 19, 2014 at 9:31 pm

      Pois não, só é o melhor marcador de sempre das camadas jovens do Barcelona e por alguma razão o Luís Aragonês quis convocá-lo para Euro 2008. Na altura, falou se em cansaço, porque senão poderia hoje ser o campeão europeu mais jovem de sempre (corrijam me se estiver errado). Mais, marcou mais de 10 golos pela equipa principal em várias temporadas consecutivas (foram 3? ). Veremos o que este Munir vale. O Bojan também se impôs de certa forma com Messi, Eto'o, Henry, etc.

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:05 am

      O Lains tem razão no que diz.

  • vsn7647
    Posted Dezembro 19, 2014 at 7:28 pm

    Em parte concordo mas pra mim o melhor jovem do Barça é mesmo o Sergi Samper.
    Um miúdo que joga com uma inteligência de invejar a muitos jogadores já feitos.
    Lembro me de ter visto num programa espanhol (creio que o Punto Pelota) ele a tentar adivinhar que linha de passe iria optar Busquets em cada jogada e explicar porquê, e não é que o puto acertou em todas ?

  • Stalley
    Posted Dezembro 19, 2014 at 7:45 pm

    Neste momento só depende dele para se tornar num excelente jogador.

    ps: Porque é que a grande parte dos jogadores são "azeitolas"? ahahah

    SL!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 19, 2014 at 8:04 pm

      São "azeitolas" porque lhes falta formação e evidentemente ficam presos numa mentalidade adolescente durante muito tempo. Não sei se pode ser considerado um problema, para a industria é claro que este não existe, os jogadores produzem entretenimento de elevado valor independentemente da sua capacidade de raciocínio. A nível social poderiam gerar-se fenómenos interessantes, no entanto estes mantêm-se apenas nos jovens que tentam imitar os seus ídolos. Assim que ganham maturidade, lá se vai o "SWAG".

      Enfim, detalhes para entreter a mente.

      Gustavo

  • Anónimo
    Posted Dezembro 19, 2014 at 7:53 pm

    Desde a final da Youth League na época passada frente ao Benfica que captou a minha atenção. Se não cometer erros na sua carreira vai ser um craque.

    Gostava no futuro ver uma tripla atacante constituida por Munir Sandro e Adama, mas será praticamente impossivel pois não estou a ver Neymar, Messi e Suarez a sairem nos proximos tempos.

    Para concluir, estou de acordo com o VM. Esta geração de jovens de La Masia pode ser muito proveitosa para os Blaugranas. Se houver um treinador como Guardiola, que pegue nestes jovens e torne-os na espinha dorsal dos Catalaes sera muito bom pois todos têm talento, destacando Adama e Samper

    Henrique

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:06 am

      O problema é que Guardiola só existe 1 e está na Baviera. O que ele fez com Busquets e Pedro é brutal.

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:07 am

      E incluo Thiago e Montoya que está vetado ao ostracismo por Enrique em detrimento de um cepo chamado Douglas.

  • Pedro Barata
    Posted Dezembro 19, 2014 at 8:18 pm

    Mais um belo produto da excelente fornada do Barcelona que aí vem, com nomes como Samper, Adama, Dongou, Samper, sem esquecer Halillovic, que foi contratado e tem jogado pele equipa B. Munir apareceu do nada, como um relâmpago, tendo o mérito de aproveitar a ausência ou má forma dos pesos pesados. Com o regresso destes, naturalmente perdeu espaço, mas ainda esta semana para a taça voltou a provar o seu potencial. Julgo que a convocatória para a seleção A foi mais para o "segurar" mas claro que tem mérito.

  • Frank Rijkaard
    Posted Dezembro 19, 2014 at 8:41 pm

    E um jogador excelente! Pegou quase como que "de estaca" no barça, mas ainda e muito jovem e com a estreia do Suarez , como foi de esperar perdeu algum protagonismo digamos. Considero contudo o Halilovic superior, pondo-o no top da cantera blaugrana de momento (a posição em que joga requer uma inteligência e leitura de jogo muito diferentes. Contudo confesso que não sei se e de 95 ou de 94)

    • jaynaz
      Posted Dezembro 19, 2014 at 9:47 pm

      O Halilovic é de 96.

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 19, 2014 at 11:18 pm

      Pronto, errei redondamente eheh, obrigado jaynaz!

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:11 am

      Acho que o Halilovic é o mais "verdinho" dos 5: Adama, Munir, Sandro, Samper e ele. Mas também é o mais novo e só chegou ao barcelona este ano. Mas na selecção já foi várias vezes titular mesmo com Modric, Rakitic e Kovacic. Mais 1 época a ganhar algum músculo e experiência só lhe farão bem até porque na pole-position dessa posição está Denis Suarez, emprestado ao Sevilha.

  • Awesome_Mark
    Posted Dezembro 19, 2014 at 8:48 pm

    Gostaria de um empréstimo em janeiro ao Villarreal

    • Carlos Aguiar
      Posted Dezembro 20, 2014 at 9:15 am

      Penso que o melhor é evoluir na equipa B. Ainda fez poucos jogos nessa categoria e no Villareal não ia jogar. O Barça tem os 3 craques da frente e depois tem Pedro, Munir, Sandro e devia incluir Adama nesse lote de 4 suplentes jogando 3 deles na equipa B para continuar a evolução.
      Mas Enrique não me convence. E Zubizarreta é um incomptente na função.

Deixa um comentário