Jovens ingleses dominam Portugal antes do Euro’2015; Má 1.ª parte e passividade defensiva resultaram interrompem série de 14 vitórias consecutivas dos jovens lusos; Bernardo Silva foi o principal destaque, Bruma o único que desequilibrou, Rui Silva não ganhou pontos, laterais também sofreram com o trio Ings-Redmond-Ince
A Inglaterra, mesmo sem as principais figuras, superiorizou-se a Portugal, com um justo 3-1, numa espécie de aquecimento para o que irá acontecer no próximo Europeu de sub-21. Ao intervalo, os anfitriões, com golos de Ings (6′) e Jenkinson (43′), já venciam por 2-0. Bernardo Silva no principio do 2.º tempo (aos 48′) ainda reduziu, depois de uma jogada de entendimento com Bruma, mas Ings (aos 58′), avançado do Burnley que estava a jogar em casa, encerrou o marcador.
Duelo que fica marcado pelas muitas alterações no onze inicial de parte a parte e em que Rui Jorge aproveitou para começar a intergrar alguns Sub-20 nos Sub-21 (Rui Silva, Tobias Figueiredo e Rafa Soares estrearam-se, tendo sido titulares na partida. Na segunda parte estrearam-se ainda João Cancelo, Fábio Sturgeon, João Teixeira e Bruno Gaspar). Portugal praticamente deu a primeira parte aos ingleses e, na altura de correr atrás do resultado, as falhas defensivas custaram qualquer tentativa de uma reviravolta. No final, fica a interrupção da sequência de 14 vitórias consecutivas e logo com uma derrota frente a um adversário directo pela vitória no Euro’2015.
O jogo não podia ter começado pior para Portugal. Aos 6’, Rafa precipitou-se ao tentar interceptar o cruzamento e deixou Ince sozinho, que serviu Ings para que este marcasse com um desvio de primeira. A Inglaterra continuou a dominar perante a fraca prestação defensiva dos jovens lusos e a incapacidade do meio-campo e ataque de criarem qualquer perigo. Apenas aos 19’ veio o primeiro sinal de perigo por parte de Portugal, com uma boa combinação entre Bruma e Bernardo Silva, mas este não conseguiu bater Butland. Dois minutos depois, novamente o jovem do Galatsaray em destaque, a arranjar espaço na frente de ataque e servir Bruno Fernandes, que rematou rasteiro ao lado. Contudo, os ingleses continuavam a ser mais perigosos e, aos 44’, Jenkinson aproveita uma bola perdida na área para rematar sem hipóteses para Rui Silva. Na segunda parte, Portugal surgiu mais solto e pressionante e, aos 48’, Bruma voltou a fazer das suas e a assistir Bernardo Silva, que colocou a bola entre as pernas de Butland. Os jovens lusos ganharam alento e fizeram sua a bola, criando jogadas mas continuando arredados da área contrária. Aos 51’, um remate de fora da área de Rúben Neve assustou o guarda-redes adversário e, aos 52’, Bruno Fernandes rematou às malhas laterais após bom passe de Rúben Pinto. Porém, foi mesmo durante o melhor período de Portugal que a Inglaterra matou a reacção. Redmond fez de Cancelo gato-sapato e cruzou para que Ings desviasse à boca da baliza, de novo com Rui Silva a não ficar bem na fotografia. Ainda assim, os portugueses não desistiram e Horta ficou à beira do 3-2 após grande passe de Bruma e Rúben Neves rematou de forma desastrosa ao culminar uma boa jogada individual. Os ingleses, por seu lado, continuavam a aproveitar-se da passividade defensiva para provocar alguns sustos. O encontro acabou por entrar numa fase mais morna nos últimos vinte minutos e o resultado acabaria por não se alterar até final.
Portugal – os comandados de Rui Jorge, que alinhou com Rui Silva; Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, Frederico Venâncio e Rafa; Rúben Neves; Rúben Pinto, Bruno Fernandes e Bernardo Silva; Ricardo Pereira e Bruma, estiveram péssimos na primeira parte, “dando” dois golos de avanço aos ingleses com a sua passividade defensiva e falta de intensidade ofensiva. Na segunda parte, surgiram bem melhor e procuraram a reacção, mas a defesa voltou a deitar tudo a perder, especialmente o lado direito. Tobias e Esgaio estiveram particularmente mal, Cancelo atacou bem mas defensivamente esteve muito aquém e Rafa falhou no primeiro golo. Rúben Pinto não ganhou pontos e Bruno Fernandes parece ser o Danny dos Sub-21: destacado no clube mas não consegue ser figura na Selecção. Ricardo não conseguiu brilhar como habitualmente e Rui Silva ficou mal na fotografia dos golos ingleses (deu a impressão que poderia ter feito mais), além de ter revelado enormes inseguranças durante o jogo.
Bruma/Bernardo Silva — os principais dinamizadores do ataque português, o jovem do Mónaco mesmo muito marcado teve momentos de magia e marcou o golo e o ex-Sporting, ainda que visivelmente sem ritmo, criou os principais desequilíbrios Portugal, fazendo-se valer da sua técnica serpenteante, além de ter assistido para o golo de Bernardo.
Inglaterra – não é justo dizer que Portugal esteve menos bem por causa das alterações feitas porque os britânicos também promoveram várias mudanças. Jogo muito competente dos jovens leões, que com a sua superioridade física neutralizaram as forças e exploraram as lacunas de Portugal. Redmond, Ince e Ings foram uma constante dor de cabeça para a defensiva lusa, especialmente o craque do Norwich. E se na primeira parte vulgarizaram a equipa das 14 vitórias consecutivas, na segunda guardaram-se bem na defesa e fizeram valer a sua acutilância no ataque, aproveitando a incompetência portuguesa.
Bernardo e Bruma a aparecerem bem, Ricardo que costuma ser um dos destaques não apareceu e Ruben Fernandes mostrou alguns pormenores mas não passou disso mesmo!
Não percebi a aposta no Rui Silva, penso que Varela sendo o segundo guarda redes habitualmente desta selecção merecia muito mais a chamada à titularidade! Por outro lado até percebo pois é titular numa das equipas da primeira liga!
Resumindo foi um bom teste para mostrar novos jogadores contra uma boa selecção! De todos quem me desiludiu mais realmente foi o Tobias! Penso que este turbilhão de emoções que anda a passar também não o ajuda!
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:48 pm
Queres dizer Bruno Fernandes e não Rúben Fernandes…
É verdade que podia ter estado melhor mas tal como dizes, é com cada pormenor… Gosto dele.
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:51 pm
Rodolfo, é muito simples em relação ao Tobias, quando um jogador nem sequer na B é titular 3 jogos consecutivos, acontece o que acontece, já para nem falar de que devia estar na A e a jogar, ele que para mim, é o central com mais potencial de todos os que rondam a idade dele
André Vieira
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:53 pm
Rúben Fernandes? É o Rúben Neves ou o Bruno Fernandes?
André Santos
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:59 pm
Portugal mereceu perder mas a Inglaterra não mostrou ser nenhum bicho papão. Jogadores com exibições positivas: Frederico Venancio, Bernardo Silva, Bruma, Bruno Fernandes.
Muito trabalho ainda a ser feito. Uma pena jogadores como Esgaio, Ricardo Pereira, Ruben Neves, etc não estarem a jogar ao mais alto nível, estão encostados neste momento. Quase metade desta equipa está encostada neste momento e isso é péssimo para a evolução deles próprios.
Gustavo Gomes
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:02 pm
O Bruno Fernandes quando joga na selecção raramente faz alguma coisa importante no jogo. Já no torneio de Toulon no ano passado não passou de uns pormenores e neste jogo passou ao lado também. Parece que não tinha grande vontade. Espero que guarde toda a vontade para o Euro.
MT
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:14 pm
Mega Badgeras estás enganado em relaçao ao Tobias, ele foi titular em todos os jogos da equipa B( menos os que teve suspenso, claro).
Mas sim já merecia estar na equipa A.
Rodolfo Trindade
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:15 pm
Erro meu, obviamente referia-me ao Bruno Fernandes!
Mega Badjeras talvez o problema seja mesmo o factor motivacional! Falta ali um click, falta alguém que pegue nele e o faço ver certas coisas!
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:16 pm
Em Touloun, tirando contra o Chile jogou sempre bem abaixo do seu potencial… Então contra a França fez um jogo horribilis.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:29 pm
Rodolfo Trindade,
Representar Portugal devia ser motivação que chegue…
Ninja
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:31 pm
Sou o único a achar que a travessia no deserto dos jogadores do Sporting B levou a um regredir das suas capacidades?
Daqui dos lados do Porto apenas se ouve nos jornais dos problemas na academia mas o esgaio e o Figueiredo parece que regrediram é impressionante.
Como portista não falo muito de formações alheias porque a beira de Luís castro e das guerras internas do meu clube qualquer meco parece um Mourinho das camadas jovens… Mas como é que os sportinguistas calam e consentem o presidente vir dizer que não ha VERBA para pagar um mero salário a um treinador que potencie estes miúdos depois dos camiões de jogadores que contratou?
É como um tipo comprar um Ferrari e depois queixar se que a gasolina esta cara…
André Vieira
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:43 pm
Vitória justa dos ingleses, que com a sua maior pujança física e agressividade competitiva levaram a melhor sobre uma selecção pouco entrosada, mas não menos talentosa. Bernardo e Bruma são jogadores muito acima da média, Rúben Neves tem uma excelente saída de bola( falhou apenas um passe), falta-lhe mais força física( virá com a idade), quando a ganhar será um jogador de Top, Bruno Fernandes tem um excelente toque de bola e também pode vir a ser um grande jogador. De resto tenho sérias dúvidas que os restantes que jogaram hoje possam vir a ser jogadores de craveira internacional, mas tem tudo para poderem ser úteis à esmagadora maioria dos clubes portugueses.
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:50 pm
Andre, não disfazendo a ideia de que o Ruben tem uma boa saída de bola, discordo quando dizes que falhou apenas 1 passe quando o vi falhar pelo menos 3. Mas não é por aí que deixa de ser um futuro grande jogador, espero que sim.
Rafael
André Vieira
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:58 pm
Eu contei apenas um passe lateral na primeira parte falhado.
Gustavo Gomes
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:04 pm
O Ruben Neves tem vindo a perder a confiança. Não é fácil para um jovem de 17 anos passar do Céu ao ao banco de suplentes e muitas vezes à bancada num grande clube como o Porto. Ofensivamente não ajudou muito, defensivamente foi permissivo. Na posse de bola teve critério, como sempre, mas é isso não chega.
André Vieira
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:20 pm
Gustavo, Rúben Neves foi convocado para todos os jogos do FC Porto( não ficou nenhum jogo na bancada, nos últimos 4 jogos apenas jogou 1, tirando isso jogou nos quase todos os jogos, mas acho sinceramente que irá continuar a ter minutos de jogo em jogos consecutivos. E não perdeu confiança, hoje entrou um mal no jogo, mas acabou igual a si próprio.
Rui
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:26 pm
Gustavo,
retira esse "e muitas vezes à bancada". Nem sei se foi alguma vez para a bancada, mas muitas seguramente que não foi.
Anónimo
Posted
Novembro 14, 2014 at
12:33 am
André, além desse contei mais 2 passes longos falhados, mas lá está para a idade ele tem uma maturidade de jogo impressionante, o que me leva a discordar com o Gustavo, já que o último jogador a aparecer com tão tenra idade como a do Ruben num grande em portugal foi nada mais nada menos que Cristiano ronaldo, logo tudo de bom se pode augurar ao jovem portista, ele agora tem sido suplente mas já era expectável o fulgor acabou e o Porto tem jogadores muito mais trabalhados do que o rapaz, por isso acho que um empréstimo a uma equipa da primeira liga como um nacional ou um Estoril, rio ave por aí seria muito benéfico para ele continuar a sua maturação competitiva.
Rafael
André Vieira
Posted
Novembro 14, 2014 at
1:20 pm
Não concordo com empréstimo, Rúben Neves tem de ser preparado este ano, para que para o ano já esteja em condições de assumir o lugar.
Rúben Cardoso
Posted
Novembro 14, 2014 at
1:37 pm
Ele já está em condições de assumir o lugar, não há é coragem para tal.
André Vieira
Posted
Novembro 14, 2014 at
6:45 pm
Coragem é o que não faltou a Lopetegui quando apostou nele, por muitos defeitos que tenha, neste caso esteve bem. Rúben Neves tem potencial para vir a ser um jogador ao nível de Xabi Alonso ou Busquets, mas neste momento ainda não está preparado para ser titular, porque ainda não oferece garantias na transição defensiva, Casemiro leva a melhor muito devido a esse aspecto, mas acho que é normal porque ainda não tem a robustez física de um "Graúdo", aquilo que ele revela é muito talento a nível técnico e mental, através da sua técnica refinada, leitura de jogo e grande precisão de passe.
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:44 pm
Quando eu vejo Horta, Sturgeon, por exemplo, em vez de jogadores como André Silva, Guedes, Ivo Rodrigues, Podence, Nuno Santos, não sei se hei de rir se hei de chorar. Rui Silva é um GK demasiado inseguro para sequer ser internacional. Bruma sem ritmo de jogo; Cancelo não anda a jogar no Valência, sabe-se lá porquê; Venâncio não é mau, mas não é definitivamente para a selecção; Esgaio também não acrescenta nada; Neves (excelente jogador) mas que não é titular há uns 3 ou 4 jogos no Porto, vê se logo a diferença; e por fim o Rúben Pinto foi mais uma vítima do JJ que estagnou a sua evolução tal como fez com Nelson Oliveira.
PS: a pouco e pouco o Rui Jorge vai começar-se a revelar…
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:50 pm
E tu a dar-lhe… Estamos a falar de sub-21, não sub-20…
Estás a falar de jogadores já com experiência de 1° Liga e já com alguma estaleca ( o Horta tem jogos a titular na La Liga ).
Esses que referes são talentosos mas primeiro têm que ganhar estaleca…
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:53 pm
O Rúben Pinto teve duas lesões graves na transição para senior que lhe custaram dois anos de competição. O que é que o JJ tem a ver com lesões agora? Tem muitos defeitos, mas não tem culpa das lesões graves que o Ruben teve e que lhe retiraram muitas das características que antes tinha. Saudações Crow
Logen
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:55 pm
Calma. Percebo o que dizes, mas não se pode saltar etapas de forma tão incoerente , esta seleção já demonstrou qualidade suficiente para acreditarmos que o trabalho está a ser bem feito (aliás 2 anos sem perder deverá ser coisa unica na Europa) R:Neves saltou etapas ,mas tem algo de incomum para a idade ,e é a tranquilidade e "experiencia" em campo… Os jogadores que sugeriste estão nas seleções mais jovens ,e o Andre so voltou agora a jogar. Cumprimentos Logen
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:57 pm
Só acrescentar que o Tozé tem, obrigatoriamente, de ser titular nestes sub-21.
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:00 pm
Oh João Dias nem me vou dar ao trabalho de argumentar contigo sequer, pois de jogadores de futebol tu percebes muito, mas muito pouco. Só te enterras com o que dizes.
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:04 pm
Cro, antes das lesões do Pinto, o nunca sequer teve uma única oportunidade por parte do JJ. A única que teve, foi ter entrado aos 83 minutos na Eusébio Cup frente ao Arsenal, ora isto é uma vergonha. Eu lembro me que ele com 19, 20, 21 anos tinha bastante potencial. E o mesmo pode acontecer a Bernardos, Cancelos e afins, com este "mister".
Artur Sanches
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:06 pm
Perderam de propósito para não abrirem o jogo para a Inglaterra. Como se viu a Inglaterra não tem jogadores por aí além. O problema é que muitos jogadores portugueses não estão a jogar nos seus clubes e logo aí perdem ritmo e confiança, bem como tempo de evolução, o que é fundamental nestas idades para poder chegar longe.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:17 pm
Mega Badjeras,
Tenho consideração pelos teus comentário mas agorra borraste a pintura toda…
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:03 pm
Não sei precisar as épocas em que o Ruben teve as lesões, mas o Ruben nunca mais apresentou o talento que tinha antes. É natural que não seja chamado nem para amigáveis, quando apesar da garra e benfiquismo que demonstra quando está em campo, não consegue superar as limitações com que ficou e grande parte dos benfiquistas que conheço e que acompanham a equipa B, têm-no como um dos ódios de estimação. Ele antes era mais virtuoso, tinha outra intensidade, tecnicamente perdeu também alguma qualidade e em termos de confiança, nunca voltou a ser o mesmo. Agora é mais posicional, menos rotativo, arrisca menos, porque sabe que não tem capacidade para recuperar, usa e abusa do passe longo, que sai muitas vezes mal. Se o JJ não aposta num Bernardo Silva, que estava no pico da sua forma, na época transacta, vai apostar num jovem que passou pelo calvário que o Ruben passou? Claro que não. Se eu concordo com isso, já é outra questão. Mas com o JJ, já sei o que esperar de tudo. Saudações Crow
Carlos Pedra
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:44 pm
Interessante verificar como Inglaterra se prepara para mudar de paradigma. Olhando o tipo de jogador desta nova geração percebe-se que o mundo do futebol mudou, na era pós-barça. Jogadores com muito toque de bola e bom jogo curto.
Algumas notas:
-Aquele Pinto do Benfica B. Nunca tinha visto jogar. Muito limitado, muito mesmo. E não preciso de ver mais nada, para dizer que nunca será nada.
-Bruma. Apesar de alguns bons lances, temo que será um talento perdido. Perdeu o pique que tinha. Fruto da lesão ou do avançar da idade? Amadureceu nas decisões, mas o que o definia acima de tudo já lá não está.
-Ricardo Horta. Como é que um marmanjo destes já tem uma internacionalização AA? Estamos mesmo mal. Jogador demasiado vulgar.
-Cancelo. Um dos laterais mais acefalos que me recordo de ver.
Mas isto era a equipa B ou C dos sub-21. Espero muito mais no Europeu e acima de tudo que Rui Jorge não me desiluda. Pelas decisões que toma, é dos mais dotados a avaliar talento(sem ligar a estatutos) dos que já passaram pela federação.
André Santos
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:11 pm
É verdade, engana-se quem pensar que a Inglaterra é 4-4-2 de pontapé para a frente com futebol directo como até aqui. A formação inglesa evoluiu muito nos últimos 5, 6 anos. As selecções jovens inglesas têm mais técnica do que as selecções jovens do Brasil ou Espanha por exemplo.
Nero
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:22 pm
Concordo especialmente com a análise ao Cancelo. Deixa cada buraco defensivamente, para além de muitas vezes atacar sem qualquer critério.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:44 pm
Jogo onde o resultado foi o que menos interessou a Portugal. Desde cedo se percebeu que ao contrário da Inglaterra não ia por o pé no acelarador. Vale pelas experiências que foram efetuadas.
De destacar: mais uma vez, a monumental qualidade do Bruma e do Bernardo Silva ( juntos podem fazer as delicías dos amantes do futebol ) o número de soluções abundantes nesta seleção o potencial do Cancelo ( é um crime ele ser suplente ) a boa estreia do Bruno Fernandes ( vê-se que vai craque ).
Porém, não gostei da exibição do Esgaio e do Rui Silva. O Tobias e o Venâncio podiam ter estado melho bem como o Rui Silva que pareceu nervoso.
O resultado não espelha a real qualidade das equipas. Portugal não jogou aquilo que sabe e pode jogar pelo que estou confiante que faremos um bom. Europeu.
PS- o lance entre o Cancelo e o Benardo Silva ao minuto 63 é um hino ao futebol. A reação dos adeptos ingleses diz tudo…
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:55 pm
João Dias o que tens a dizer do excelente Ricardo Horta?? É que é só para rir….ele é péssimo, horrível, nem tenho adjectivos suficientes para o qualificar. Ele só pode ter ido para o Málaga via um magnífico empresário, enfim.
Rodolfo Trindade
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:55 pm
Cancelo terá de evoluir muito, mas mesmo muito na sua agressividade (no bom sentido) defensiva! Parece um jogador sempre muito medroso na abordagem aos lances!
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:07 pm
Cancelo nunca dará jogador, nunca vi um lateral a defender tão mal, e a ser tão inconsequente como ele a atacar, é raro dar uma para a caixa. Esgaio tambem não é um jogador de qualidade para lateral direito, parece que os problemas da selecção A passaram para as selecções jovens, já que riquinho da selecção sub 19 também era o pior jogador.
Edgar Neves
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:19 pm
Rodolfo Trindade,
Mas o talento está lá. Tem uma técnica brutal…
MegaBadjeras,
O Horta provou no Setúbal que é um jovem com valor. Por alguma razão joga na Liga Espanhola…
João
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:27 pm
Ri-me aí à parva na parte do Cancelo. Ambos os laterais estiveram péssimos hoje, mas o que se nota ser falta de confiança no Rafa (aqueles três passes errados sobre a lateral, alguns passes à queima para o Bruma) no Cancelo é mesmo falta de cérebro. 1000x antes o Ricardo Pereira adaptado ali, o Esgaio também é o mesmo que estar lá um pino mas nota-se outro nível, apesar de tudo.
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:49 pm
Seleção com varias alterações, mas péssima estreia de Rui Silva que foi intranquilo o jogo todo, aquela exibição contra o FC Porto, parece que foi coisa do acaso. O Fabio S. jovem do belenenses também não foi muito feliz na sua estreia, aliás raramente tocou na bola. Apesar de tudo, esta seleção tem capacidade para ganhar a qualquer adversário.
André Filipe.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:20 pm
O Sturgeon teve bastante trapalhão…
Awesome_Mark
Posted
Novembro 13, 2014 at
9:54 pm
Continua a achar que seria inteligente chamar nomes como William,J.Mário ou André Gomes para o Euro.
André Vieira
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:02 pm
Para o lugar de William há Rúben Neves, não vejo necessidade de o chamar, quanto ao João Mário e André Gomes concordo, apesar de achar que já são jogadores de selecção principal.
Kafka I
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:07 pm
Com que objectivo? Esses já estão na Selecção principal, não vão fazer nada aos sub 21, ou melhor, vão só tirar o lugar a jogadores que precisam de crescer…
As selecções jovens não é para ganhar títulos, é para formar (quem ainda não está formado) jogadores…
Awesome_Mark
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:37 pm
Eu colocava a carne toda no assador,mais não fosse pelo prestígio de nos podermos qualificar para os JOGOS OLÍMPICOS
José Miguel Mota Pinho
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:56 pm
Concordo plenamente com o kafka. Temos um ótimo meio campo com R. Neves, Rafa, B. Silva, S. Oliveira, Rony lopes e B. Fernandes entre outros. Pinho
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:21 pm
André Gomes só mesmo para ser suplente do Bernardo Silva. o futebol dos dois é como do dia para a noite.
Jaime
Suares
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:00 pm
portugal jogou com sub-20, a inglaterra jogou com sub-22
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:22 pm
E mesmo assim equlibra-mos a contenda…
A doer é que vamos ver o real valor da nossa seleção sub-21…
Não nos podemos esquecer que ganhámos à Holanda quase com as reservas…
Carlos
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:41 pm
Então deixe-me ver se eu percebi Rui Jorge num playoff de qualificação convoca reservas.
Depois equilibramos( é assim que se escreve) que jogo ? Na 1ª parte fomos banalizados pela a Inglaterra, e na 2ª tivemos mais bola porque a Inglaterra desceu as linhas e como consequência Portugal teve mais bola.
José Miguel Mota Pinho
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:03 pm
Se forem a seleção nacional de Inglaterra vem jogadores como sterling berahino stones chambers chamberlain shelvey wilshere com idade para jogar nos sub 21 para alem destes jogadores tambem, tal como nos, não jogaram com os titulares todos. Pinho
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:03 pm
Usei no passado o verbo…
Sem André Gomes, João Mário, William Carvalho, Tiago Ilori, Bruma, Rony Lopes… E mesmo assim ganhámos à Holanda.
Carlos
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:16 pm
Joao Dias, nao tenho mais nada a dizer, ja vi que a sua noçao de portugues é igual ao seu conhecimento futebolistico, que é nulo. Deixo-lhe só o Preterito Perfeito, que é o passado( podia fazer confusão) do verbo equilibrar.
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu equilibrei tu equilibraste ele equilibrou nós equilibramos vós equilibrastes eles equilibraram
E penso que queria dizer—- Usei o verbo no passado, assim já faz sentido a frase.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:23 pm
E eu disse que estavas errado??
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:15 pm
Nestas idades esse factor já não faz diferença…..o que faz é os ingleses já jogam todos ao mais alto nível e os portugueses não. E quando digo ao mais alto nível, não é fazer um jogo a titular de 5 em 5 jogos, é fazer vários jogos consecutivos a competir a sério.
Enquanto não entenderem isto, nunca vamos evoluir, por mais potencial que tenhamos. Podemos chegar às gerações de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, por aí fora.. que nada vai mudar, se a Federação Portuguesa não impuser regras como acontece em na Alemanha por exemplo
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:45 pm
Este meu comentário era em resposta ao comentário do Suares que aparece logo em cima em que disse" portugal jogou com sub 20, a Inglaterra jogou com sub 22". Escrevi no local errado, lapso meu
Joe casanova
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:48 pm
Realmente pegar na Inglaterra e tentar exibir a mesma como sendo um marco das camadas jovens a nível Europeu é um momento marcante neste blog. De facto nós perdemos com os ingleses pq não temos as mesmas regras da Alemanha e os ingleses têm… not… Aliás os principais clubes ingleses estão carregados de internacionais sub 21… mas de outros países…
João-Pedro Cordeiro
Posted
Novembro 13, 2014 at
10:35 pm
Um resultado que pode ajudar a deixar cair alguns mitos e dogmas. Apenas reiterar que adoro o Hughes e o Ings.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:04 pm
Que mitos e dogmas? Quais os jogadores portugueses e ingleses que destacas?
Miguel
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:18 pm
Mitos daqueles que o senhor Joao Dias afirma que a Inglaterra nao tem qualidade e que Portugal lhes ganha sempre.
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:24 pm
Miguel,
E é mentira?
João-Pedro Cordeiro
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:41 pm
Eu não queria estar a fazer grandes juízos de valor em função de um amigável em que ambas as equipas promoveram várias alterações e, muitas delas, não são sequer as segundas escolhas. Mas acho que por vezes temos de olhar mais para dentro que para fora em determinadas situações e o inverso noutras. O mito da hiperbolização em relação à imprensa, media e adeptos Ingleses. Isso não acontece mais em Inglaterra que o que acontece cá. A ideia que a formação inglesa é má. Não é, está ao nível das melhores actuais. A ideia de que o jogador inglês continua a ser um tronco físico, a jogar em 442 e no pontapé para a frente. Já não estamos em 2001. A ideia de que Portugal, em especial os três grandes, têm as melhores formações da Europa, do Mundo e do Universo. A ideia de que a Selecção Portuguesa ganha sempre tudo e a todos e depois quando não acontece há sempre desculpas para o fracasso que raramente estão relacionadas com o facto de o adversário ser tão bom ou melhor. O João é só um destes exemplos, mas a mensagem não é exclusivamente para si/ti.
Eu passei hora e meia de uma dupla de comentadores a tentar desculpabilizar tudo o que de errado a selecção portuguesa fez em Inglaterra, perante uma das selecções jovens mais fortes do Continente. Perante uma selecção que fez um percurso quase tão imaculado quanto o Português. Uma dupla de comentadores que não fazia a mais pequena ideia de quem é um dos mais promissores jovens europeus da actualidade. De uma dupla de comentadores que achava que o Ings jogava no meio-campo. Portugal não joga sozinho. Não é a melhor selecção do Mundo. Aliás, muito raramente ganha alguma coisa. E a soberba com que um Português fala das restantes selecções, Inglaterra incluída, quando até apresenta piores resultados, afasta-me desse pensamento.
Em relação ao jogo, vi uma Inglaterra superior. Isso não significa que tenha dominado totalmente o jogo, mas há muito mais em futebol que posse de bola. Portugal teve um bom momento na segunda parte, entraram forte, fizeram um golo, mas não souberam reagir quando o Ings fez o seu segundo e, curioso, ou não, é que a Inglaterra foi tacticamente superior. Mas, lá está, é só um jogo amigável e não quero estar a tirar grandes conclusões tácticas de algo que serviu mais para ganhar ritmo e ideias. Tive pena que o Hughes tivesse saído tocado, estava a ser o melhor em campo.
João-Pedro Cordeiro
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:43 pm
Sim, João. É.
Pedro Barata
Posted
Novembro 14, 2014 at
12:46 am
Grande João. Subscrevo. Mas espera que vão chamar-te anti-Portugal ou traidor.
Kafka I
Posted
Novembro 14, 2014 at
9:21 am
João Cordeiro
Ainda bem que te encontro por aqui, no outro dia eu e mais outro user (penso que era o Pedro Barata) tínhamos uma dúvida relativamente ao futebol Inglês, sobre o motivo pelo qual equipas como o Cardiff ou Swansea jogam em Inglaterra, por acaso sabes o porquê de ser assim?
Obrigado Pedro Barata, na altura não reparei e passou-me por completo o Post, obrigado aos 2
Rodrigo
Posted
Novembro 14, 2014 at
3:33 pm
Brilhante comentario Joao-Pedro Cordeiro.
Anónimo
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:11 pm
VM, quando se referem às principais figuras inglesas, referem-se a quem especialmente? Shaw, Dier, Berahino, Ward-Prowse e Kane? Saudações Crow
José Miguel Mota Pinho
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:29 pm
Shaw e agora berahino já deram o salto tal como sterling wilshere stones chambers Chamberlain e shelvey. Por acaso é uma pergunta interessante sendo que Ward-Prowse deve ser uma delas com certeza. Pinho
Mega Badjeras
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:55 pm
E ainda há o Barkley, Wickham, Coady. Mas não acredito que a Inglaterra possa vencer o Europeu. A minha aposta vai para a Itália.
Anónimo
Posted
Novembro 14, 2014 at
12:12 am
A minha pergunta prende-se com o facto daqueles nomes que citei, serem os principais jogadores que participaram na qualificação. O Sterling, o Wilshere, o Chambers, que saltou dos sub-19 para a selecção, se não me engano, o Chamberlain e o Shelvey não participaram, segundo consegui perceber, dai tentar perceber quem o VM considera como principais figuras desta equipa. Saudações Crow
José Miguel Mota Pinho
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:12 pm
Rui Silva titular no nacional. Esgaio titularissimo na equipa b do Sporting (tendo já jogado na equipa principal) P. Oliveira titular no sporting Ilori titular no bordeus Vezo tem alternado na titularidade no valência. (Tobias tem idade de sub 20, Venâncio tambem se não me engano) Raphael guerreiro titular no lorient R. Neves titular no inicio de época e agora tem tido minutos de jogo. Rafa titular no Braga. S. Oliveira titular no paços. B. Silva tem jogados em quase todos os jogos e já foi titular no monaco. R. Lopes o mesmo caso de B. Silva mas no Lille. B. Fernades titular na udinese Toze titular no Estoril R. Horta tem tido minutos de jogo no malaga sendo no inicio de época titular. Bruma não tem jogado. Cavaleiro tem tido minutos de jogo merecendo a titularidade em alguns jogos pelo Depor. Mane e neste momento o terceiro extremo só Sporting tendo já sido titular na champions legue. R. Pereira habitual escolha no porto b se não me engano sendo o suplente de Danilo (já jogou na equipa principal). Não chega? Isto e a equipa habitual. Pinho
João Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:24 pm
Tal e qual. Falar em falta de andamento é um mito…
Miguel Dias
Posted
Novembro 13, 2014 at
11:24 pm
Este jogo serviu principalmente para o Rui Jorge testar novas soluções para a nova etapa dos sub-21(apuramento euro 2017). Enquanto ao jogo foi uma boa conjugação dos jogadores que estarão no euro 2015 com jovens valores da selecção sub-20 que fará parte da qualificação dos sub-21 e quem sabe numa participação olímpica nos Jogos Olímpicos de 2018. Enquanto ao jogo foi agradável de ver uma 1ª equipa quase composta por titulares no euro 2015 mas também com jogadores sub-20 que comutaram as baixas da equipa titular dos sub-21 (principalmente na esquerda). Na 2ª parte foi engraçado ver uma equipa composta pelos sub-20 que deixaram bons apontamentos.
Saudações Desportivas
Anónimo
Posted
Novembro 14, 2014 at
9:26 am
Foi melhor assim, uma derota para descer à terra e adverter das dificuldades que iremos ter na competição, assim já não vão com o peito inchado ( tambem acho que não estavam mas… ) , pés bem assentes na terra e com trabalho e concentração a gente pode fazer um brilharrete. FORÇA PORTUGAL
Samuel
Rúben Cardoso
Posted
Novembro 14, 2014 at
10:23 am
Bruma em má forma consegue ser o melhor jogador desta selecção de sub-21, a par do Bernardo. Se chegar ao Europeu em forma, tem tudo para voltar a brilhar.
Anónimo
Posted
Novembro 14, 2014 at
1:16 pm
Não percebo porque não foi o Bruno Gaspar 1a ou mesmo 2a opção, tendo jogado mais este ano que o Esgaio e o Cancelo (de realçar que a respectiva equipa é o Guimarães, 2o classificado do campeonato). Mesmo sendo um estreante, os jogos particulares deveriam servir para isto mesmo. As laterais defensivas estiveram péssimas BP
eurico
Posted
Novembro 14, 2014 at
1:30 pm
1º – Jogar em casa tem uma vantagem muita grande do que jogar em campo neutro num europeu. 2º- Tanto uma equipa e outra deixaram jogadores de fora, mas a Inglaterra mudou muito menos que Portugal neste jogo, principalmente no meio campo e defesa, relativo ao jogos de qualificação. 3º- Com os melhores jogadores estas equipas são muita equivalente, mas como os 3/ 4 melhores não devem ir ao europeu, acho que Portugal tem vantagens pois tem mais escolha.
0 Comentários
Rodolfo Trindade
Foi uma pena aquela primeira parte!
Tobias, Rafa e Ruben Pinto estiveram horríveis!
Bernardo e Bruma a aparecerem bem, Ricardo que costuma ser um dos destaques não apareceu e Ruben Fernandes mostrou alguns pormenores mas não passou disso mesmo!
Não percebi a aposta no Rui Silva, penso que Varela sendo o segundo guarda redes habitualmente desta selecção merecia muito mais a chamada à titularidade! Por outro lado até percebo pois é titular numa das equipas da primeira liga!
Resumindo foi um bom teste para mostrar novos jogadores contra uma boa selecção! De todos quem me desiludiu mais realmente foi o Tobias! Penso que este turbilhão de emoções que anda a passar também não o ajuda!
João Dias
Queres dizer Bruno Fernandes e não Rúben Fernandes…
É verdade que podia ter estado melhor mas tal como dizes, é com cada pormenor… Gosto dele.
Mega Badjeras
Rodolfo, é muito simples em relação ao Tobias, quando um jogador nem sequer na B é titular 3 jogos consecutivos, acontece o que acontece, já para nem falar de que devia estar na A e a jogar, ele que para mim, é o central com mais potencial de todos os que rondam a idade dele
André Vieira
Rúben Fernandes?
É o Rúben Neves ou o Bruno Fernandes?
André Santos
Portugal mereceu perder mas a Inglaterra não mostrou ser nenhum bicho papão.
Jogadores com exibições positivas: Frederico Venancio, Bernardo Silva, Bruma, Bruno Fernandes.
Jogadores com exibições negativas: Rui Silva, Tobias Figueiredo, Ruben Pinto, Rafa, Esgaio, Ricardo Pereira, Ruben Neves.
Muito trabalho ainda a ser feito. Uma pena jogadores como Esgaio, Ricardo Pereira, Ruben Neves, etc não estarem a jogar ao mais alto nível, estão encostados neste momento. Quase metade desta equipa está encostada neste momento e isso é péssimo para a evolução deles próprios.
Gustavo Gomes
O Bruno Fernandes quando joga na selecção raramente faz alguma coisa importante no jogo. Já no torneio de Toulon no ano passado não passou de uns pormenores e neste jogo passou ao lado também. Parece que não tinha grande vontade. Espero que guarde toda a vontade para o Euro.
MT
Mega Badgeras estás enganado em relaçao ao Tobias, ele foi titular em todos os jogos da equipa B( menos os que teve suspenso, claro).
Mas sim já merecia estar na equipa A.
Rodolfo Trindade
Erro meu, obviamente referia-me ao Bruno Fernandes!
Mega Badjeras talvez o problema seja mesmo o factor motivacional! Falta ali um click, falta alguém que pegue nele e o faço ver certas coisas!
João Dias
Em Touloun, tirando contra o Chile jogou sempre bem abaixo do seu potencial…
Então contra a França fez um jogo horribilis.
João Dias
Rodolfo Trindade,
Representar Portugal devia ser motivação que chegue…
Ninja
Sou o único a achar que a travessia no deserto dos jogadores do Sporting B levou a um regredir das suas capacidades?
Daqui dos lados do Porto apenas se ouve nos jornais dos problemas na academia mas o esgaio e o Figueiredo parece que regrediram é impressionante.
Como portista não falo muito de formações alheias porque a beira de Luís castro e das guerras internas do meu clube qualquer meco parece um Mourinho das camadas jovens…
Mas como é que os sportinguistas calam e consentem o presidente vir dizer que não ha VERBA para pagar um mero salário a um treinador que potencie estes miúdos depois dos camiões de jogadores que contratou?
É como um tipo comprar um Ferrari e depois queixar se que a gasolina esta cara…
André Vieira
Vitória justa dos ingleses, que com a sua maior pujança física e agressividade competitiva levaram a melhor sobre uma selecção pouco entrosada, mas não menos talentosa.
Bernardo e Bruma são jogadores muito acima da média, Rúben Neves tem uma excelente saída de bola( falhou apenas um passe), falta-lhe mais força física( virá com a idade), quando a ganhar será um jogador de Top, Bruno Fernandes tem um excelente toque de bola e também pode vir a ser um grande jogador.
De resto tenho sérias dúvidas que os restantes que jogaram hoje possam vir a ser jogadores de craveira internacional, mas tem tudo para poderem ser úteis à esmagadora maioria dos clubes portugueses.
Anónimo
Andre, não disfazendo a ideia de que o Ruben tem uma boa saída de bola, discordo quando dizes que falhou apenas 1 passe quando o vi falhar pelo menos 3. Mas não é por aí que deixa de ser um futuro grande jogador, espero que sim.
Rafael
André Vieira
Eu contei apenas um passe lateral na primeira parte falhado.
Gustavo Gomes
O Ruben Neves tem vindo a perder a confiança. Não é fácil para um jovem de 17 anos passar do Céu ao ao banco de suplentes e muitas vezes à bancada num grande clube como o Porto. Ofensivamente não ajudou muito, defensivamente foi permissivo. Na posse de bola teve critério, como sempre, mas é isso não chega.
André Vieira
Gustavo, Rúben Neves foi convocado para todos os jogos do FC Porto( não ficou nenhum jogo na bancada, nos últimos 4 jogos apenas jogou 1, tirando isso jogou nos quase todos os jogos, mas acho sinceramente que irá continuar a ter minutos de jogo em jogos consecutivos.
E não perdeu confiança, hoje entrou um mal no jogo, mas acabou igual a si próprio.
Rui
Gustavo,
retira esse "e muitas vezes à bancada". Nem sei se foi alguma vez para a bancada, mas muitas seguramente que não foi.
Anónimo
André, além desse contei mais 2 passes longos falhados, mas lá está para a idade ele tem uma maturidade de jogo impressionante, o que me leva a discordar com o Gustavo, já que o último jogador a aparecer com tão tenra idade como a do Ruben num grande em portugal foi nada mais nada menos que Cristiano ronaldo, logo tudo de bom se pode augurar ao jovem portista, ele agora tem sido suplente mas já era expectável o fulgor acabou e o Porto tem jogadores muito mais trabalhados do que o rapaz, por isso acho que um empréstimo a uma equipa da primeira liga como um nacional ou um Estoril, rio ave por aí seria muito benéfico para ele continuar a sua maturação competitiva.
Rafael
André Vieira
Não concordo com empréstimo, Rúben Neves tem de ser preparado este ano, para que para o ano já esteja em condições de assumir o lugar.
Rúben Cardoso
Ele já está em condições de assumir o lugar, não há é coragem para tal.
André Vieira
Coragem é o que não faltou a Lopetegui quando apostou nele, por muitos defeitos que tenha, neste caso esteve bem.
Rúben Neves tem potencial para vir a ser um jogador ao nível de Xabi Alonso ou Busquets, mas neste momento ainda não está preparado para ser titular, porque ainda não oferece garantias na transição defensiva, Casemiro leva a melhor muito devido a esse aspecto, mas acho que é normal porque ainda não tem a robustez física de um "Graúdo", aquilo que ele revela é muito talento a nível técnico e mental, através da sua técnica refinada, leitura de jogo e grande precisão de passe.
Mega Badjeras
Quando eu vejo Horta, Sturgeon, por exemplo, em vez de jogadores como André Silva, Guedes, Ivo Rodrigues, Podence, Nuno Santos, não sei se hei de rir se hei de chorar.
Rui Silva é um GK demasiado inseguro para sequer ser internacional.
Bruma sem ritmo de jogo; Cancelo não anda a jogar no Valência, sabe-se lá porquê; Venâncio não é mau, mas não é definitivamente para a selecção; Esgaio também não acrescenta nada; Neves (excelente jogador) mas que não é titular há uns 3 ou 4 jogos no Porto, vê se logo a diferença; e por fim o Rúben Pinto foi mais uma vítima do JJ que estagnou a sua evolução tal como fez com Nelson Oliveira.
PS: a pouco e pouco o Rui Jorge vai começar-se a revelar…
João Dias
E tu a dar-lhe…
Estamos a falar de sub-21, não sub-20…
Estás a falar de jogadores já com experiência de 1° Liga e já com alguma estaleca ( o Horta tem jogos a titular na La Liga ).
Esses que referes são talentosos mas primeiro têm que ganhar estaleca…
Anónimo
O Rúben Pinto teve duas lesões graves na transição para senior que lhe custaram dois anos de competição. O que é que o JJ tem a ver com lesões agora? Tem muitos defeitos, mas não tem culpa das lesões graves que o Ruben teve e que lhe retiraram muitas das características que antes tinha.
Saudações
Crow
Logen
Calma.
Percebo o que dizes, mas não se pode saltar etapas de forma tão incoerente , esta seleção já demonstrou qualidade suficiente para acreditarmos que o trabalho está a ser bem feito (aliás 2 anos sem perder deverá ser coisa unica na Europa)
R:Neves saltou etapas ,mas tem algo de incomum para a idade ,e é a tranquilidade e "experiencia" em campo…
Os jogadores que sugeriste estão nas seleções mais jovens ,e o Andre so voltou agora a jogar.
Cumprimentos
Logen
Mega Badjeras
Só acrescentar que o Tozé tem, obrigatoriamente, de ser titular nestes sub-21.
Mega Badjeras
Oh João Dias nem me vou dar ao trabalho de argumentar contigo sequer, pois de jogadores de futebol tu percebes muito, mas muito pouco. Só te enterras com o que dizes.
Mega Badjeras
Cro, antes das lesões do Pinto, o nunca sequer teve uma única oportunidade por parte do JJ. A única que teve, foi ter entrado aos 83 minutos na Eusébio Cup frente ao Arsenal, ora isto é uma vergonha. Eu lembro me que ele com 19, 20, 21 anos tinha bastante potencial. E o mesmo pode acontecer a Bernardos, Cancelos e afins, com este "mister".
Artur Sanches
Perderam de propósito para não abrirem o jogo para a Inglaterra. Como se viu a Inglaterra não tem jogadores por aí além.
O problema é que muitos jogadores portugueses não estão a jogar nos seus clubes e logo aí perdem ritmo e confiança, bem como tempo de evolução, o que é fundamental nestas idades para poder chegar longe.
João Dias
Mega Badjeras,
Tenho consideração pelos teus comentário mas agorra borraste a pintura toda…
Anónimo
Não sei precisar as épocas em que o Ruben teve as lesões, mas o Ruben nunca mais apresentou o talento que tinha antes. É natural que não seja chamado nem para amigáveis, quando apesar da garra e benfiquismo que demonstra quando está em campo, não consegue superar as limitações com que ficou e grande parte dos benfiquistas que conheço e que acompanham a equipa B, têm-no como um dos ódios de estimação. Ele antes era mais virtuoso, tinha outra intensidade, tecnicamente perdeu também alguma qualidade e em termos de confiança, nunca voltou a ser o mesmo. Agora é mais posicional, menos rotativo, arrisca menos, porque sabe que não tem capacidade para recuperar, usa e abusa do passe longo, que sai muitas vezes mal. Se o JJ não aposta num Bernardo Silva, que estava no pico da sua forma, na época transacta, vai apostar num jovem que passou pelo calvário que o Ruben passou? Claro que não. Se eu concordo com isso, já é outra questão. Mas com o JJ, já sei o que esperar de tudo.
Saudações
Crow
Carlos Pedra
Interessante verificar como Inglaterra se prepara para mudar de paradigma. Olhando o tipo de jogador desta nova geração percebe-se que o mundo do futebol mudou, na era pós-barça. Jogadores com muito toque de bola e bom jogo curto.
Algumas notas:
-Aquele Pinto do Benfica B. Nunca tinha visto jogar. Muito limitado, muito mesmo. E não preciso de ver mais nada, para dizer que nunca será nada.
-Bruma. Apesar de alguns bons lances, temo que será um talento perdido. Perdeu o pique que tinha. Fruto da lesão ou do avançar da idade? Amadureceu nas decisões, mas o que o definia acima de tudo já lá não está.
-Ricardo Horta. Como é que um marmanjo destes já tem uma internacionalização AA? Estamos mesmo mal. Jogador demasiado vulgar.
-Cancelo. Um dos laterais mais acefalos que me recordo de ver.
Mas isto era a equipa B ou C dos sub-21. Espero muito mais no Europeu e acima de tudo que Rui Jorge não me desiluda. Pelas decisões que toma, é dos mais dotados a avaliar talento(sem ligar a estatutos) dos que já passaram pela federação.
André Santos
É verdade, engana-se quem pensar que a Inglaterra é 4-4-2 de pontapé para a frente com futebol directo como até aqui. A formação inglesa evoluiu muito nos últimos 5, 6 anos. As selecções jovens inglesas têm mais técnica do que as selecções jovens do Brasil ou Espanha por exemplo.
Nero
Concordo especialmente com a análise ao Cancelo. Deixa cada buraco defensivamente, para além de muitas vezes atacar sem qualquer critério.
João Dias
Jogo onde o resultado foi o que menos interessou a Portugal.
Desde cedo se percebeu que ao contrário da Inglaterra não ia por o pé no acelarador.
Vale pelas experiências que foram efetuadas.
De destacar:
mais uma vez, a monumental qualidade do Bruma e do Bernardo Silva ( juntos podem fazer as delicías dos amantes do futebol )
o número de soluções abundantes nesta seleção
o potencial do Cancelo ( é um crime ele ser suplente )
a boa estreia do Bruno Fernandes ( vê-se que vai craque ).
Porém, não gostei da exibição do Esgaio e do Rui Silva.
O Tobias e o Venâncio podiam ter estado melho bem como o Rui Silva que pareceu nervoso.
O resultado não espelha a real qualidade das equipas. Portugal não jogou aquilo que sabe e pode jogar pelo que estou confiante que faremos um bom. Europeu.
PS- o lance entre o Cancelo e o Benardo Silva ao minuto 63 é um hino ao futebol.
A reação dos adeptos ingleses diz tudo…
Mega Badjeras
João Dias o que tens a dizer do excelente Ricardo Horta?? É que é só para rir….ele é péssimo, horrível, nem tenho adjectivos suficientes para o qualificar. Ele só pode ter ido para o Málaga via um magnífico empresário, enfim.
Rodolfo Trindade
Cancelo terá de evoluir muito, mas mesmo muito na sua agressividade (no bom sentido) defensiva! Parece um jogador sempre muito medroso na abordagem aos lances!
Anónimo
Cancelo nunca dará jogador, nunca vi um lateral a defender tão mal, e a ser tão inconsequente como ele a atacar, é raro dar uma para a caixa. Esgaio tambem não é um jogador de qualidade para lateral direito, parece que os problemas da selecção A passaram para as selecções jovens, já que riquinho da selecção sub 19 também era o pior jogador.
Edgar Neves
João Dias
Rodolfo Trindade,
Mas o talento está lá. Tem uma técnica brutal…
MegaBadjeras,
O Horta provou no Setúbal que é um jovem com valor.
Por alguma razão joga na Liga Espanhola…
João
Ri-me aí à parva na parte do Cancelo. Ambos os laterais estiveram péssimos hoje, mas o que se nota ser falta de confiança no Rafa (aqueles três passes errados sobre a lateral, alguns passes à queima para o Bruma) no Cancelo é mesmo falta de cérebro.
1000x antes o Ricardo Pereira adaptado ali, o Esgaio também é o mesmo que estar lá um pino mas nota-se outro nível, apesar de tudo.
Anónimo
Seleção com varias alterações, mas péssima estreia de Rui Silva que foi intranquilo o jogo todo, aquela exibição contra o FC Porto, parece que foi coisa do acaso.
O Fabio S. jovem do belenenses também não foi muito feliz na sua estreia, aliás raramente tocou na bola.
Apesar de tudo, esta seleção tem capacidade para ganhar a qualquer adversário.
André Filipe.
João Dias
O Sturgeon teve bastante trapalhão…
Awesome_Mark
Continua a achar que seria inteligente chamar nomes como William,J.Mário ou André Gomes para o Euro.
André Vieira
Para o lugar de William há Rúben Neves, não vejo necessidade de o chamar, quanto ao João Mário e André Gomes concordo, apesar de achar que já são jogadores de selecção principal.
Kafka I
Com que objectivo? Esses já estão na Selecção principal, não vão fazer nada aos sub 21, ou melhor, vão só tirar o lugar a jogadores que precisam de crescer…
As selecções jovens não é para ganhar títulos, é para formar (quem ainda não está formado) jogadores…
Awesome_Mark
Eu colocava a carne toda no assador,mais não fosse pelo prestígio de nos podermos qualificar para os JOGOS OLÍMPICOS
José Miguel Mota Pinho
Concordo plenamente com o kafka. Temos um ótimo meio campo com R. Neves, Rafa, B. Silva, S. Oliveira, Rony lopes e B. Fernandes entre outros.
Pinho
Anónimo
André Gomes só mesmo para ser suplente do Bernardo Silva. o futebol dos dois é como do dia para a noite.
Jaime
Suares
portugal jogou com sub-20, a inglaterra jogou com sub-22
João Dias
E mesmo assim equlibra-mos a contenda…
A doer é que vamos ver o real valor da nossa seleção sub-21…
Não nos podemos esquecer que ganhámos à Holanda quase com as reservas…
Carlos
Então deixe-me ver se eu percebi Rui Jorge num playoff de qualificação convoca reservas.
Depois equilibramos( é assim que se escreve) que jogo ? Na 1ª parte fomos banalizados pela a Inglaterra, e na 2ª tivemos mais bola porque a Inglaterra desceu as linhas e como consequência Portugal teve mais bola.
José Miguel Mota Pinho
Se forem a seleção nacional de Inglaterra
vem jogadores como sterling berahino stones chambers chamberlain shelvey wilshere com idade para jogar nos sub 21 para alem destes jogadores tambem, tal como nos, não jogaram com os titulares todos.
Pinho
João Dias
Usei no passado o verbo…
Sem André Gomes, João Mário, William Carvalho, Tiago Ilori, Bruma, Rony Lopes…
E mesmo assim ganhámos à Holanda.
Carlos
Joao Dias, nao tenho mais nada a dizer, ja vi que a sua noçao de portugues é igual ao seu conhecimento futebolistico, que é nulo. Deixo-lhe só o Preterito Perfeito, que é o passado( podia fazer confusão) do verbo equilibrar.
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu equilibrei
tu equilibraste
ele equilibrou
nós equilibramos
vós equilibrastes
eles equilibraram
E penso que queria dizer—- Usei o verbo no passado, assim já faz sentido a frase.
João Dias
E eu disse que estavas errado??
Mega Badjeras
Nestas idades esse factor já não faz diferença…..o que faz é os ingleses já jogam todos ao mais alto nível e os portugueses não. E quando digo ao mais alto nível, não é fazer um jogo a titular de 5 em 5 jogos, é fazer vários jogos consecutivos a competir a sério.
Enquanto não entenderem isto, nunca vamos evoluir, por mais potencial que tenhamos. Podemos chegar às gerações de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, por aí fora.. que nada vai mudar, se a Federação Portuguesa não impuser regras como acontece em na Alemanha por exemplo
Mega Badjeras
Este meu comentário era em resposta ao comentário do Suares que aparece logo em cima em que disse" portugal jogou com sub 20, a Inglaterra jogou com sub 22".
Escrevi no local errado, lapso meu
Joe casanova
Realmente pegar na Inglaterra e tentar exibir a mesma como sendo um marco das camadas jovens a nível Europeu é um momento marcante neste blog.
De facto nós perdemos com os ingleses pq não temos as mesmas regras da Alemanha e os ingleses têm… not… Aliás os principais clubes ingleses estão carregados de internacionais sub 21… mas de outros países…
João-Pedro Cordeiro
Um resultado que pode ajudar a deixar cair alguns mitos e dogmas. Apenas reiterar que adoro o Hughes e o Ings.
João Dias
Que mitos e dogmas?
Quais os jogadores portugueses e ingleses que destacas?
Miguel
Mitos daqueles que o senhor Joao Dias afirma que a Inglaterra nao tem qualidade e que Portugal lhes ganha sempre.
João Dias
Miguel,
E é mentira?
João-Pedro Cordeiro
Eu não queria estar a fazer grandes juízos de valor em função de um amigável em que ambas as equipas promoveram várias alterações e, muitas delas, não são sequer as segundas escolhas. Mas acho que por vezes temos de olhar mais para dentro que para fora em determinadas situações e o inverso noutras. O mito da hiperbolização em relação à imprensa, media e adeptos Ingleses. Isso não acontece mais em Inglaterra que o que acontece cá. A ideia que a formação inglesa é má. Não é, está ao nível das melhores actuais. A ideia de que o jogador inglês continua a ser um tronco físico, a jogar em 442 e no pontapé para a frente. Já não estamos em 2001. A ideia de que Portugal, em especial os três grandes, têm as melhores formações da Europa, do Mundo e do Universo. A ideia de que a Selecção Portuguesa ganha sempre tudo e a todos e depois quando não acontece há sempre desculpas para o fracasso que raramente estão relacionadas com o facto de o adversário ser tão bom ou melhor. O João é só um destes exemplos, mas a mensagem não é exclusivamente para si/ti.
Eu passei hora e meia de uma dupla de comentadores a tentar desculpabilizar tudo o que de errado a selecção portuguesa fez em Inglaterra, perante uma das selecções jovens mais fortes do Continente. Perante uma selecção que fez um percurso quase tão imaculado quanto o Português. Uma dupla de comentadores que não fazia a mais pequena ideia de quem é um dos mais promissores jovens europeus da actualidade. De uma dupla de comentadores que achava que o Ings jogava no meio-campo. Portugal não joga sozinho. Não é a melhor selecção do Mundo. Aliás, muito raramente ganha alguma coisa. E a soberba com que um Português fala das restantes selecções, Inglaterra incluída, quando até apresenta piores resultados, afasta-me desse pensamento.
Em relação ao jogo, vi uma Inglaterra superior. Isso não significa que tenha dominado totalmente o jogo, mas há muito mais em futebol que posse de bola. Portugal teve um bom momento na segunda parte, entraram forte, fizeram um golo, mas não souberam reagir quando o Ings fez o seu segundo e, curioso, ou não, é que a Inglaterra foi tacticamente superior. Mas, lá está, é só um jogo amigável e não quero estar a tirar grandes conclusões tácticas de algo que serviu mais para ganhar ritmo e ideias. Tive pena que o Hughes tivesse saído tocado, estava a ser o melhor em campo.
João-Pedro Cordeiro
Sim, João. É.
Pedro Barata
Grande João. Subscrevo. Mas espera que vão chamar-te anti-Portugal ou traidor.
Kafka I
João Cordeiro
Ainda bem que te encontro por aqui, no outro dia eu e mais outro user (penso que era o Pedro Barata) tínhamos uma dúvida relativamente ao futebol Inglês, sobre o motivo pelo qual equipas como o Cardiff ou Swansea jogam em Inglaterra, por acaso sabes o porquê de ser assim?
Pedro Barata
Kafka, o João respondeu-nos, está aqui:
https://visaodemercado.blogspot.pt/2014/11/dortmund-deixa-zona-de-despromocao-de.html
Kafka I
Obrigado Pedro Barata, na altura não reparei e passou-me por completo o Post, obrigado aos 2
Rodrigo
Brilhante comentario Joao-Pedro Cordeiro.
Anónimo
VM, quando se referem às principais figuras inglesas, referem-se a quem especialmente? Shaw, Dier, Berahino, Ward-Prowse e Kane?
Saudações
Crow
José Miguel Mota Pinho
Shaw e agora berahino já deram o salto tal como sterling wilshere stones chambers Chamberlain e shelvey. Por acaso é uma pergunta interessante sendo que Ward-Prowse deve ser uma delas com certeza.
Pinho
Mega Badjeras
E ainda há o Barkley, Wickham, Coady.
Mas não acredito que a Inglaterra possa vencer o Europeu. A minha aposta vai para a Itália.
Anónimo
A minha pergunta prende-se com o facto daqueles nomes que citei, serem os principais jogadores que participaram na qualificação. O Sterling, o Wilshere, o Chambers, que saltou dos sub-19 para a selecção, se não me engano, o Chamberlain e o Shelvey não participaram, segundo consegui perceber, dai tentar perceber quem o VM considera como principais figuras desta equipa.
Saudações
Crow
José Miguel Mota Pinho
Rui Silva titular no nacional.
Esgaio titularissimo na equipa b do Sporting (tendo já jogado na equipa principal)
P. Oliveira titular no sporting
Ilori titular no bordeus
Vezo tem alternado na titularidade no valência.
(Tobias tem idade de sub 20, Venâncio tambem se não me engano)
Raphael guerreiro titular no lorient
R. Neves titular no inicio de época e agora tem tido minutos de jogo.
Rafa titular no Braga.
S. Oliveira titular no paços.
B. Silva tem jogados em quase todos os jogos e já foi titular no monaco.
R. Lopes o mesmo caso de B. Silva mas no Lille.
B. Fernades titular na udinese
Toze titular no Estoril
R. Horta tem tido minutos de jogo no malaga sendo no inicio de época titular.
Bruma não tem jogado.
Cavaleiro tem tido minutos de jogo merecendo a titularidade em alguns jogos pelo Depor.
Mane e neste momento o terceiro extremo só Sporting tendo já sido titular na champions legue.
R. Pereira habitual escolha no porto b se não me engano sendo o suplente de Danilo (já jogou na equipa principal).
Não chega? Isto e a equipa habitual.
Pinho
João Dias
Tal e qual.
Falar em falta de andamento é um mito…
Miguel Dias
Este jogo serviu principalmente para o Rui Jorge testar novas soluções para a nova etapa dos sub-21(apuramento euro 2017). Enquanto ao jogo foi uma boa conjugação dos jogadores que estarão no euro 2015 com jovens valores da selecção sub-20 que fará parte da qualificação dos sub-21 e quem sabe numa participação olímpica nos Jogos Olímpicos de 2018.
Enquanto ao jogo foi agradável de ver uma 1ª equipa quase composta por titulares no euro 2015 mas também com jogadores sub-20 que comutaram as baixas da equipa titular dos sub-21 (principalmente na esquerda). Na 2ª parte foi engraçado ver uma equipa composta pelos sub-20 que deixaram bons apontamentos.
Saudações Desportivas
Anónimo
Foi melhor assim, uma derota para descer à terra e adverter das dificuldades que iremos ter na competição, assim já não vão com o peito inchado ( tambem acho que não estavam mas… ) , pés bem assentes na terra e com trabalho e concentração a gente pode fazer um brilharrete. FORÇA PORTUGAL
Samuel
Rúben Cardoso
Bruma em má forma consegue ser o melhor jogador desta selecção de sub-21, a par do Bernardo. Se chegar ao Europeu em forma, tem tudo para voltar a brilhar.
Anónimo
Não percebo porque não foi o Bruno Gaspar 1a ou mesmo 2a opção, tendo jogado mais este ano que o Esgaio e o Cancelo (de realçar que a respectiva equipa é o Guimarães, 2o classificado do campeonato). Mesmo sendo um estreante, os jogos particulares deveriam servir para isto mesmo. As laterais defensivas estiveram péssimas
BP
eurico
1º – Jogar em casa tem uma vantagem muita grande do que jogar em campo neutro num europeu.
2º- Tanto uma equipa e outra deixaram jogadores de fora, mas a Inglaterra mudou muito menos que Portugal neste jogo, principalmente no meio campo e defesa, relativo ao jogos de qualificação.
3º- Com os melhores jogadores estas equipas são muita equivalente, mas como os 3/ 4 melhores não devem ir ao europeu, acho que Portugal tem vantagens pois tem mais escolha.